Вы находитесь на странице: 1из 4

O Templrio

Julho / 2008 -

Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil

O Templrio
ANO III NO 15

Distribuio Gratuita

Julho / 2008

A Festa do Solstcio
Sempre encerramos o outono com as fes- homem ainda no aprendeu a se beneficiar tas juninas. Mas, ser que conhecemos re- verdadeiramente desta poca do ano. almente a razo pela qual essas comemo- No hemisfrio Sul, em junho, ocorre o conraes existem? trrio, os raios solares comeam a diminuir, As festas juninas, tambm chamadas de toda a Natureza est concentrada em seu joaninas, acontecem h milnios, porm no interior, recebendo a fora Solar que surge do como as celebraes da atualidade. Elas surgi- interior da Terra para a superfcie. Nesta poram nos povos primitivos, tanto no hemisfrio ca bom lembrar que precisamos olhar para Sul, marcando a passagem do Equincio de a Terra, sentir a chama de seu interior, tal Outono para o solstcio de Inverno, quanto no como olhar para dentro de ns, como lagarhemisfrio Norte, quando se encerra o Equincio tas tecendo a sua crislida. Enxergar, verdadeiramente, aquilo que mais escondemos. da Primavera e se inicia o solstcio de Vero. S para reavivarmos nossa memria: a pa- Transformar tudo em um novo comeo. lavra solstcio significa Sol parado, ocorre duas vezes por ano, durante o dia mais longo e durante a noite mais longa. Se no hemisfrio Sul ocorre o solstcio de Vero (dia mais longo do ano), no hemisfrio Norte acontece o solstcio de Inverno (noite mais longa do ano), e vice-versa. O principal smbolo das festas juninas a fogueira, que surgiu tambm das comemoraes pags e tem como objetivo lembrar o elemento fogo. Em todos os lugares, e principalmente aqui no Brasil, a fogueira sempre esteve presente. Cada estao do ano traz sua mensagem, no podemos escolher uma como preferida. Todas so necessrias e vivenci-las mgico. O universo, com amor, lembra ao homem que o esprito precisa se libertar do materialismo que, por teimosia perpetua. Todos ns passamos os dias sem sentido, e, com menor sentido ainda, deixamos a vida correr sem nos darmos conta do que est nossa volta.

O momento agora. No vamos perder mais nenhum minuto. Vamos nos concentrar na E por que o elemento fogo seria to impor- chama do nosso ser. tante para celebrar os solstcios? No hemisfJeniffer Ribeiro da Cruz rio Norte, no fim de junho, entra o Vero, e os povos antigos davam graas ao deus Sol. Toda Errata fora do astro-rei est penetrando na Terra, Na pgina um da edio 14, do jornal O dando-lhe alimento e alimentando os seres que Templrio, onde se l no ttulo Para meditar nela vivem. As lavouras so as evidncias mais sobre a Era de Aqurios, o correto Para meditar sobre a Era de Aquarius. ntidas deste acontecimento. Infelizmente, o

2 - O Templrio

Julho / 2008

Sobre o infinito
Pertencemos ao infinito e o mesmo est contido em ns. Se deixarmos nosso pensamento percorrer o infinito, veremos que impossvel limit-lo. Para alm de algo, deve haver outra coisa, outro espao sem fim. Com esse raciocnio, para o ser pensante, s o ilimitado faz sentido. No h limites no espao, no tempo e nem nas nossas aspiraes.

O pensamento cria e o universo cresce pelos nossos pensamentos. As entidades pensantes criam seres e esses se manifestam de alguma forma. Onde no havia nada, h algo novo: um pensamento. Mas, cuidado, pois podemos criar luz ou caos! A boa vontade e a persistncia podem disciplinar pensamentos desgovernados. E este o primeiro passo. Tudo nasce antes no pensamento, tanto o amor como a guerra e tambm a msica das esferas.

Pensemos infinitamente, eternamente. Vamos aspirar luz, verdade, beleza e sabedoria. O nosso sublime ideal a nica realidade. No so os opostos que se atraem. No mundo fsico, o negativo a continuao do positivo. Se fatiarmos um m, cada uma das partes continuar tendo plos opostos, demonstrando que no existe um plo positivo e um outro negativo, mas, sim, direo de atrao magntica. No mundo espiritual ocorre a mesma coisa. Semelhante atrai semelhante. Alegria atrai alegria. Portanto, somos responsveis pelo que atramos. Estamos destinados a trilhar o caminho da evoluo do todo, pois no existe separao. A cincia comprova. Houve um instante em que todo o universo estava contido num mesmo ponto de origem, que foi o ncleo da evoluo, da expanso para o infinito, do movimento eterno.
Maurizia Greca Orfei

O Templrio

Julho / 2008 - 3

Biografias - C.Jinarajadasa
Charles Jinarajadasa foi escritor, orador e educador. Nasceu a 16 de dezembro de 1875 no Ceilo (hoje Sri Lanka) e com 11 anos ingressou na Escola Budista da antiga capital Colombo, inaugurada por Charles Webster Leadbeater. Estudou lnguas em Cambridge, na Inglaterra, graduando-se em Filosofia e Letras, em 1900. Ingressou na Sociedade Teosfica (ST), atravs da Loja de Londres, em 14 de maro de 1893. Em 1901, assistiu pela primeira vez Conveno Teosfica em Adyar, na ndia; e a partir da tornou-se um grande colaborador da instituio em todo o mundo. Realizou conferncias em todos os continentes. Quando regressou Europa, foi encarregado de ser o professor de Jiddu Krishnamurti e outros jovens que estudavam em Londres sob a custdia da S.T.. De 1921 a 1928, foi vice-presidente internacional da Sociedade Teosfica, estando na presidncia Annie Besant.

Visitou o Brasil trs vezes (1928, 1934, e 1938), onde conheceu o instituidor da Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil, professor Jlio Guajar Rodrigues Ferreira. As conferncias que realizou em nosso pas foram publicadas na obra "Conferncias Teosficas". So destaques, uma realizada no Instituto de Educao, no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, com o ttulo "O Professor e a Criana", e uma outra no Par, "As Crianas, Agentes de Deus". Ao falar sobre o Brasil, Jinarajadasa destacava a grande misso que nosso pas tem a desempenhar com o ressurgimento do "novo homem". Era um orador fluente. Em 1945, foi eleito presidente da Sociedade Teosfica, posto no qual se manteve at a sua passagem para os planos superiores a 18 de junho de 1953, nos Estados Unidos. Escreveu vrias obras de filosofia oriental, teosofia, misticismo e educao. Entre seus livros, o mais conhecido, embora atualmente esgotado, Fundamentos da Teosofia, lanado em 1921, produzido a partir de uma srie de conferncias ministradas em Chicago, nos EUA, em 1909. Foi tambm um ardoroso investigador das cincias naturais. O belo na natureza e a arte o fascinavam. Apreciava a msica clssica ocidental.
A Redao

4 - O Templrio

Julho / 2008

Uma viso espiritual da pena de morte


Segundo as correntes espirituais existentes, a Terra um planeta de provas e expiaes: local, no atual estgio de desenvolvimento espiritual, moral e de conscincia da humanidade, em que deve ser feito o resgate crmico do homem. Uma regio onde nos deparamos com os prprios reflexos, medos, ansiedades e, enfim, os sentimentos que no deveramos expressar. Porm, este mal no est sozinho, h tambm o amor que deve ser desenvolvido no patamar do amar ao prximo como a ti mesmo, o sentimento capaz de transformar o mundo num local melhor, com a conseqente evoluo de todos. Vivemos, hoje, um perodo conturbado no qual atos impensveis de toda espcie so cometidos. Nesses momentos as pessoas clamam por justia, que nem sempre elas respeitam, mas, assim mesmo, clamam por essa condio, inclusive, como se justas fossem. Nesse clamor surgem os pedidos para que a pena de morte seja implantada. Num contexto coletivo, ela j est at ocorrendo.

sua evoluo, podendo fazer mesmo com que este ser seja uma pessoa pior na sua prxima jornada e, o que mais grave, que aps aplicada, este ser permanea por um longo tempo nas regies prximas ao plano material, incitando os encarnados suscetveis sua influncia a repetirem atos insanos, elevando ainda mais o carma A viso espiritualista que o ser humano nas- j existente no planeta. Aqueles que vibram pela ce, vive, morre e renasce sempre melhor, pois em pena de morte tambm adquirem forte carma, se cada ciclo ele eleva a conscincia com novos prin- sintonizando com essas correntes de destruio. cpios. Esta evoluo se adquire atravs dos aspectos crmicos recebidos e da experincia assi- O homem precisa mudar e entender que faz milada. Os Mestres ensinam que, ao deixar este parte de um todo, que sua individualidade termina plano, o esprito passa por um processo de de- nos limites de seu prximo, que enquanto este purao, como se assistisse a um filme de sua no evoluir, possuindo direitos bsicos iguais, as vida, inclusive com a conseqncia de seus atos, penas sero eternas e cumpridas na mesma do ponto de vista de suas vtimas, recebendo masmorra. Amemos o semelhante como a ns assim uma espcie de freio que ficar gravado em mesmos, esta a receita para que possamos ter um mundo melhor, baseado na nica opo de seu tomo semente. salvamento: o amor. A pena de morte cerceia o homem de todos os Leonardo Gomes Pereira aspectos naturais preparados sabiamente para

A Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil uma instituio doutrinria de culto e cultura, fraternal e universal, que se compe de ilimitado nmero de filiados, de ambos os sexos, sem preconceitos de crena, nacionalidade, cor ou posio social. Os seus objetivos so administrados sob as regras disciplinares do Rito Templrio. Diretor - Redator Responsvel David Soares Telles Reviso Horcio R. de Freitas e Deyzi T. Cavanellas Endereos e horrios dos cultos pblicos Templo de So Joo Rua Afonso Pena, 75 (Pa. Afonso Pena), Tijuca, RJ. Tel.: 2569-7625. Cultos pblicos nas teras-feiras, s 19h45min (Chegar com antecedncia). Site: www.rosacruzdobrasil.org.br E-mail: frcb@rosacruzdobrasil.org.br
Editorao, Criao, Arte e Impresso Letras e Magia Editora - www.letrasemagia.com.br

da Fraternidade Rosa-Cruz do Brasil: Captulo de So Luiz Rua Anglica Mota, 166, Olaria, RJ. Tel.: 2564-7121. Cultos pblicos nas quartas-feiras, s 19h45min (Chegar com antecedncia).

Вам также может понравиться