Вы находитесь на странице: 1из 32

Histria da Arte Brasileira: Questes Contemporneas

Professora autora: Dra. Maria Elizia Borges

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

APRESENTAO
Caro estudante, Na disciplina Histria da Arte Brasileira: Questes Contemporneas, nosso dilogo se aproxima do contexto artstico do sculo XXI, apresentando artistas e movimentos que aliceraram os princpios conceituais e construtivos do que chamamos de arte contempornea brasileira. Aqui apresento um recorte do perodo que envolve a dcada de 60 a 90 do sculo XX do contexto das Artes Visuais brasileiras. Nesse estudo, refaa percursos, releia os mdulos anteriores, conecte-se a outros espaos de informao e de pesquisa ampliando as informaes aqui apresentadas. Bom estudo! DADOS DA DISCIPLINA EMENTA Realismo versus Abstracionismo. Arte concreta e neoconcreta. Anos 1960 e 1970 e a nova figurao na arte brasileira pop art, o novo realismo e o realismo mgico. Arte conceitual brasileira. A arte performtica, o iderio construtivo e procedimentos tecnolgicos. Gerao 80 e a descentralizao do mercado das artes.

142

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

UNIDADE 1: MULTIPLICAM-SE OS PROCEDIMENTOS ARTSTICOS 1.1. Realismo Versus Abstracionismo 1.2. A Vanguarda Figurativa no Brasil UNIDADE 2: A MULTIPLICAO DOS PROCEDIMENTOS ARTSTICOS 2.1. Desmaterializao da Arte 2.2. Iderio Construtivo 2.3. Alguns Procedimentos Artsticos Tecnolgicos UNIDADE 3: ESSA NOVA GERAO 3.1. O Artista Brasileiro Contemporneo 3.2. O Mercado das Artes 3.3. O Processo Artstico 3.4. Descentralizao do Eixo Expositivo de Norte a Sul

143

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

UNIDADE 1 Multiplicam-se os Procedimentos Artsticos


1.1. REALISMO VERSUS ABSTRACIONISMO A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi um marco que levou o homem a modificar o seu modo de pensar e viver. A passagem do figurativismo para o abstracionismo no ocorreu em funo da vontade isolada de um artista ou de um grupo, mas sim do peso desse fato histrico, que levou os homens a modificarem o modo de ver e de fazer. Assim como a arte moderna, o abstracionismo internacional chega ao Brasil com uma defasagem de anos. A polmica realismo versus abstracionismo, desencadeada a partir de 1948, consolida-se na 1a Bienal de So Paulo (1951), com a obra Unidade Tripartida (Figura 1) do escultor suo Max Bill um exemplo clssico de arte concreta, uma expresso cunhada pelo holands Theo Van Doesburg, em 1930. Ela surgiu como uma tentativa de redefinio da pintura no figurativa (abstrata). Para o argentino Toms Maldonado, citado por Ferreira Gular (1985), o processo criador da arte concreta inicia-se na imagemideia e culmina na imagem-objeto. Isto , o significado da obra reside na sua estrutura. H um senso de equilbrio, proporo e ritmos contnuos nas formas de Bill, comunicando-nos uma beleza advinda de uma nova linguagem visual sombra projetada da obra e seu suporte quase imperceptvel. Em sua obra, Mrio Pedrosa foi um defensor da arte abstrata, uma corrente da arte moderna que se caracteriza pela representao no objetiva da realidade, que construda por meio de manchas, cores e formas geomtricas. A Bienal de So Paulo de grande importncia. Ela foi criada nos moldes da Bienal de Veneza pelo empresrio Francisco Matarazzo Sobrinho, homem de viso e sempre vinculado s causas culturais do Pas. Trata-se de uma megaexposio peridica, de carter internacional, que oferece um rico e atual material para a discusso das questes que envolvem a arte contempornea. Na poca, ampliou os horizontes da arte brasileira, facultando encontros internacionais, numa cidade da Amrica Latina, e proporcionando aos artistas e ao pblico um contato direto com o que se fazia de mais novo e audacioso nas grandes metrpoles do mundo.

Figura 1 Max Bill. Unidade Tripartida. 19481949. Ao inoxidvel.

144

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

Passou por diversas fases e teve perodos de boicote e de exaltao, transformando-se cada vez mais em um evento institucional complexo. Ela ainda existe e continua a propiciar o intercmbio artstico internacional. Todavia, no tem mais o impacto de outrora, porque mudaram as circunstncias e a maneira de se relacionar com as artes visuais. Os jovens artistas dos grupos Ruptura (SP) e Frente (RJ) foram os que enfrentaram a hostilidade do meio artstico, ao experimentarem as artes concreta e neoconcreta. O primeiro grupo servia os introdutores da arte concreta. Iniciado por Waldemar Cordeiro, Geraldo de Barros, Lus Sacilotto, Hermelindo Fiaminghi, Lothar Charoux e outros, pregava-se a dinmica visual, com efeitos de construo seriada, a ideia rtmica linear do movimento, um fundo plano onde a forma se desenvolve, a eliminao dos vestgios da subjetividade, enfim, uma obra de arte como produto. Formaram o Grupo Frente os pioneiros da arte neoconcreta. Agruparam-se os artistas Ivan Serpa, Abrao Palatnik, Franz Weissmann, Lgia Clark, Hlio Oiticica e outros. Acreditavam na arte como uma atividade autnoma, vital e de elevada misso social. Tendo em vista a necessidade de educar os homens para conhecer suas emoes plenas, a linguagem geomtrica apresenta-se como um campo aberto para alcanar essas experincias e indagaes (Ferreira Gullar, 1985). Havia divergncias tericas entre os dois grupos. Enquanto o primeiro propunha a arte como processo de informao e elemento de insero na sociedade, o segundo concebia a arte como processo revitalizador do relacionamento do sujeito com o trabalho. O artista Waldemar Cordeiro, autor de Movimento (Figura 2) considerado o barroco da bidimensionalidade. Pode-se observar que a superfcie da tela est trabalhada com cores primrias e complementares, apresentando um movimento linear horizontal contnuo. Essa rigorosa estruturao das cores alinhadas construda segundo os preceitos matemticos que se reportam s sociedades tecnolgicas. Voc tem preferncia por algumas dessas cores? Lus Sacilotto, autor de Concreo 5629 (Figura 3), sempre esteve preocupado com a organizao serial das formas. Para tanto, exerce a funo de desenhista tcnico, ao compor os tringulos de forma binria brancos ou pretos , provocando um ritmo cintico, desfazendo totalmente a relao entre figura e fundo. interessante olhar primeiramente apenas os tringulos brancos e a seguir os pretos. Franz Weissmann, autor de Torre Neoconcreta (Figura 4) um escultor de grandes dimenses. Para ele a arte deve ser posta na rua, nas praas, para o povo participar, e a escultura deve nascer do cho como uma rvore (Ferreira Gular, 1985). Assim, a obra transforma-se em linhas rtmicas leves que funcionam como anotaes no espao, isto , no espao vazio. Destaca-se a leveza estrutural dessa obra.

FIGURA 2 Waldemar Cordeiro. Movimento, 1951. Tmpera sobre tela, 90,2 cm x 95,0 cm. Museu de Arte Contempornea USP.

FIGURA 3 Lus Sacilotto. Concreo 5629, 1956. Esmalte sobre alumnio, 60 cm x 80 cm. Museu de Arte Contempornea USP.

FIGURA 4 Franz Weissmann. Torre neoconcreta, 1958. Ferro Pintado (preto), 140 cm x 55 cm x 55 cm. Museu Nacional de Belas Artes RJ.

145

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

Figura 5 Lygia Clark. Srie Bichos 1960/1961. Alumnio anodizado. Colees particularese acervo de museus RJ e SP.

Figura 9 Milton da Costa. Em vermelho. 1958. leo sobre tela, 73 cm x 92 cm. Coleo particular So Paulo.

Lgia Clark, na Srie Bichos (Figura 5), rompe com o conceito tradicional de quadro e escultura e prope uma obra no objetos mveis sem base e sem moldura. Os bichos so chapas de alumnio que se articulam por dobradias e funcionam como a espinha dorsal da estrutura. Cabe ao espectador manipul-los e transform-los em um processo contnuo de recriao da obra num espao tridimensional. Assim, a artista est provocando novas relaes entre o homem e a obra, criando novo vocabulrio visual. Para Hlio Oiticica, autor de Bilateral (Figura 6), a forma um elemento importante ao qual se pode dar um sentido espacial atravs da cor. Nessa obra, o cromatismo varia em torno do branco, na textura e na intensidade. E assim ela pode ser contemplada de uma maneira silenciosa e asctica. Essa nova experincia esttica est calcada nas relaes espaotemporais, em que as superfcies sem fim indicam mltiplas direes do espao. Voc gostaria de passar por entre esses espaos? Toc-los? Outros artistas foram, aos poucos, aderindo s formulaes abstratas, cada um a seu modo, como foi o caso de Amlcar de Castro (Figura 7), Srgio Camargo (Figura 8), Milton da Costa (Figura 9), Mary Vieira (Figura 10). Todos estavam preocupados em promover novo intercmbio cultural entre o artista e o pblico. Deve-se pensar para ver a importncia da linguagem geomtrica para essas experincias e indagaes.

Figura 7 Amlcar de Castro. Sem ttulo. 1970. Ferro, 350 cm x 300 cm x 250 cm x 5 cm. Praa da S SP.

Figura 8 Srgio Camargo. Sem ttulo. 1978. Mrmore, 83 cm x 83 cm x 55 cm. Coleo do artista.

Figura 6 Hlio Oiticica. Bilateral. 1959. Tmpera sobre madeira.

Figura 10 Mary Vieira. Polivolume: disco plstico. 1953-1962. Alumnio amonizado, 37 cm x 37 cm x 4 cm. Coleo MAC USP.

146

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

saiba mais
Plano-piloto para Poesia Concreta. In: TELES, Gilberto Mendona. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. Petrpolis: Vozes, 1983, p. 403-405. Manifesto Neoconcreto. In: TELES, Gilberto Mendona. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. Petrpolis:Vozes, 1983, p. 406-411. O que ver: MARTINELLI, Mirella. Novos Rumos. O ps guerra (vdeo). Instituto Cultural Ita. So Paulo, 1991. (19 min) Produo START Studio de Arte Eletrnica. Memria do corpo: Lgia Clark (vdeo). Rio de Janeiro, 1989. (28 min). MOREIRA, Roberto; CARVALHO, Guto. Caminhos da Abstrao (Vdeo). Instituto Cultural Ita. So Paulo, 1993. (13 min.)

1.2. A vanguarda figurativa no Brasil


Quando algum se refere dcada de 1960, imediatamente, so lembrados alguns fatos gravados na nossa memria, pela vivncia ou por informao posterior: a msica contagiante dos Beatles; o olhar crtico das imagens de consumo apropriadas por Andy Warhol; a busca de liberdade poltica e sexual do movimento hippie, baseada no pensamento de Marcuse e de Macluhan, preocupao com a utilizao dos recursos mecnicos e eletrnicos, cada vez mais sofisticados. No Brasil, iniciou-se, em 1964, um perodo de domnio militar. A cultura ressentiu-se das limitaes impostas pela censura que norteou a poltica brasileira. Mesmo assim, a dcada de 1960 foi um perodo de intensa efervescncia artstica. Os artistas procuraram novas estratgias para se comunicarem. Fortaleceu-se, no meio jovem e estudantil, a ideia de uma produo artstica mais engajada em questes polticas. Muitos artistas dedicaram suas pesquisas na criao de uma arte participante e denunciadora, conforme a realidade social do Pas. A partir das primeiras bienais de arte, os artistas comearam a acertar os ponteiros da arte brasileira de acordo com o relgio da arte internacional (Morais, 1997), fato consolidado nas dcadas de 1960 e 1970. Eles recebem definitivamente, nesse perodo, a denominao de artistas de vanguarda aqueles com ideias avanadas que questionam: a instituio artstica burguesa; o circuito artstico como produo, crtica e processo de distribuio da obra de arte; os suportes tradicionais da obra, substituindo-os por conceitos, objetos e/ou aes. Segundo Andreas Huyssen (Ribeiro, 1997), existe uma diferena entre ser modernista e ser vanguarda. O modernismo, dentro da modernidade, foi um projeto elitista que pregou um distanciamento entre
147

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

a cultura erudita e a cultura de massa, dado seu preconceito contra a produo industrial. A vanguarda foi um estgio subsequente na trajetria da modernidade, que buscou inserir a prtica da vida na arte, transformando-a em instrumento de construo utpica de uma nova ordem social. A cidade de Nova Iorque tornou-se o centro produtor e o centro consumidor da arte de vanguarda. Para So Paulo e Rio de Janeiro continuavam a convergir os artistas de outros estados do Pas. Houve, a partir da dcada de 1960, uma fase de exploso criativa. Conhea a expanso das entidades culturais nos anos de 1960 e 1970. Criou-se o Museu de Arte Contempornea da USP (1963). Proliferaram as galerias de arte (So Paulo e Rio de Janeiro). Iniciaram-se os Festivais de Msica Popular Brasileira (1965). O Teatro de Arena e o Grupo Opinio iniciaram espetculos musicais que defendiam a liberdade de pensamento e de criao artstica (1965). Bienal da Bahia (1966). Implantaram-se os MIS (Museu de Imagem e Som) no Rio de Janeiro e em So Paulo. Os Centros Populares de Cultura (CPCs) promoviam espetculos revolucionrios nas ruas, sindicatos e com populaes rurais (teatrlogos Gianfrancesco Guarnieri, Oduvaldo Viana Filho e Augusto Boal). Incio do Cinema Novo no Brasil com Nlson Pereira dos Santos, Roberto Santos, Glauber Rocha, Lus Srgio Person e outros. Bienal de So Paulo (da VI XV). Perodos de crise poltica, gerando boicote internacional. Exposio no MAM, RJ Nova Objetividade Brasileira (1967). Primeiro marco da arte brasileira de vanguarda. Lanamento do disco Tropiclia (1968). Contm poemas musicais de Caetano Veloso e de Gilberto Gil; arranjos experimentais da msica concreta e aleatria de Rogrio Duprat e de Jlio Medaglia. Fundao da Escola Brasil (1970). Evento: Domingos da Criao MAM, RJ (1971). Criao da Fundao Nacional de Arte FUNARTE (1975). Departamento de Informao e Documentao Artstica IDART (1975). Fundao da Associao Brasileira de Crticos de Arte ABCA. Fundao do Comit Brasileiro de Histria da Arte CBHA. Manifestaes multimdia e mail art no Pas MAC/USP (1974-1977). Houve uma convivncia sincrnica entre vrios procedimentos artsticos. Esses movimentos foram ambguos, pois, ao mesmo tempo em que assimilavam tcnicas, informaes e comportamentos dos mo148

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

vimentos internacionais, situavam-se no limiar entre os pensamentos moderno e ps-moderno, devido s peculiaridades histricas do Pas. Assim, criou-se um processo de desconstruo e construo de vrias linguagens artsticas. A arte foi usada como forma de protesto, atuando tambm nos limites da denncia, seja na forma de experimentao, no retorno figurao, ou na participao ativa do espectador. As correntes artsticas foram muitas, cada qual se ramificando em vrias vertentes, e os artistas tiveram a liberdade de transitar entre os vrios movimentos. Todos contriburam para uma ruptura com os valores artsticos vigentes, ocasionando uma srie de surpresas e escndalos. As vertentes das correntes artsticas mais relevantes do perodo foram a pop art, o novo realismo e o realismo mgico, ambos da chamada Nova Figurao. Tal vertente contempla as correntes artsticas que buscam trazer o retorno da figurao atravs de uma nova mensagem esttica: a pop art, o novo realismo e o realismo mgico. A pop art movimento artstico originrio da Inglaterra (1950), amplamente difundido nos Estados Unidos (1960) e no Brasil (1965) influenciou alguns artistas como Rubens Gerchman, Jos Roberto Aguilar e Nelson Leirner. Suas pinturas apropriaram-se dos signos emblemticos da cultura de massa e da sociedade de consumo, que permeiam o imaginrio cotidiano do homem urbano. Nesse processo mental, reduzem a arte a imagens mticas do cotidiano, dos meios de comunicao e da publicidade, vinculadas a materiais pr-codificados como a fotografia, os outdoors e as histrias em quadrinhos. Em Lindonia, a Gioconda do Subrbio (Figura 11), Rubens Gerchman busca o significado social desse ser annimo que habita as grandes cidades. A ironia do ttulo est associada aos suportes utilizados pelo artista. J em Made in So Paulo (pesquisar na internet), Jos Roberto Aguilar expe sua criatividade vulcnica e dionisaca. Na tela campo de ao , codifica carros, pirmides, bandeiras, avies, palavras, etc. Enfim, expressa uma viso expressionista e ldica daquilo que se consome na cidade de So Paulo. O novo realismo, movimento artstico que emergiu em Paris, no final da dcada de 1950, propunha uma nova figurao para a natureza moderna, isto , para a cidade, a cultura de massa e a cincia. No Brasil, o novo realismo emergiu como uma crtica voltada para a realidade poltica e social do pas. Coube a Pierre Restany e Mrio Schemberg congregar os jovens artistas, como Antnio Dias, Carlos Vergara, Flvio Imprio e Frans Krajcberg. Na obra O Carrasco (Figura 12), Antnio Dias ordena um mundo dilacerado atravs de uma narrativa que envolve sexo, tortura e morte fortalecidos pela ideia de uma cultura engajada na poltica vigente. H uma valorizao de materiais industrializados e uma superao do quadro de cavalete.

FIGURA 11 Rubens Gerchman. Lindonia, a Gioconda do subrbio. 1966. Serigrafia ecolagem com vidro metal sobre madeira, 60 cm x 60 cm. Coleo Gilberto Chateaubriand, Rio de Janeiro, RJ.

FIGURA 12 Antnio Dias. O Carrasco. 1965. Massa vinlica e tinta acrlica sobre madeira, 123 cm x 133 cm. Coleo Luisa Strina, So Paulo, SP.

FIGURA 13 Glauco Rodrigues. A primeira missa no Brasil.

149

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

Figura 14 Wesley Duke Lee. A zona (consideraes Retrato de Assis Chateaubriand). 1968. Ambiente pintura de telas com mveis, 2 m x 2 m x 2 m. Coleo Gilberto Chateaubriand, Rio de Janeiro, RJ.

Em Primeira Missa no Brasil (Figura 13), Glauco Rodrigues aproxima-se do hiper-realismo (imagem-foto) ao propor um novo realismo para um tema histrico grandiloquente, retratado de maneira folclorizante. Atente-se para alguns personagens direita do quadro, como o banhista e a porta-bandeira. O Realismo mgico, termo cunhado pelo crtico Pedro Manuel, em 1963, para caracterizar obras de Wesley Duke Lee, do fotgrafo Otto Stupakoff, Luiz Paulo Baravelli, Maria Ceclia e outros, que procuravam retomar as razes do surrealismo fantstico para uma transfigurao da realidade cotidiana, por meio de relaes intuitivas e inesperadas. Wesley Duke Lee veio da prtica publicitria, foi estimulado pela pop art e mostra-se sempre envolvido em sua mitologia pessoal. Ao retratar Assis Chateaubriand (Figura 14), compe uma ressonncia mgica inspirada no cotidiano irreverente desse grande empresrio e na mass mdia. As suas criaes ambientais tornaram-se referncias de renovaes estticas. Luiz Paulo Baravelli tambm um artista pesquisador de mltiplas tcnicas e materiais. Em O Viajante, busca a associao ambgua do plano vivncia do espao repleto de humor e lirismo. Farnese de Andrade, por sua vez, reordena fragmentos de materiais, propiciando uma recontextualizao dos objetos, como se pode observar na obra Formao de um Pensamento.

150

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

Unidade 2 A Multiplicao dos Procedimentos Artsticos


2.1. Desmaterializao da Arte A desmaterializao da arte propiciou novas formulaes para o conceito de arte, como, por exemplo, reintegrar a arte com a vida. Para isso, o artista prope ao espectador ver as experimentaes e tambm participar delas. So exemplos dessa vertente a arte conceitual e a arte performtica (body art, happenings e outros). A Arte conceitual teve sua primeira mostra, em Berna (1969), quando artistas reuniram informaes, documentos e processos para que os espectadores refletissem sobre o que estavam vendo e imaginassem. Segundo Abraham Moles, o artista no luta mais com a matria, mas com a ideia. No faz mais obras, prope ideias para fazer obras (Morais, 1989). Essa nova maneira de conceber o objeto artstico como objeto conceitual e auto-reflexivo causou grande estranhamento, como se pode observar em obras de Cildo Meireles, Waltrcio Caldas, Artur Barrio e Antnio Henrique Amaral. Na obra Campo de Batalha III (Figura 15), de Antnio Henrique Amaral, o componente conceitual est na metfora da banana (o homem latino-americano) espetada pelo garfo (metal da represso), fato corriqueiro na poca. Barrio, por sua vez, recorre ao Livro de carne (Figura 16) para expressar sua solidariedade com as vtimas da represso poltica. J em Misso, Misses, Cildo Meireles (Figura 17) faz referncias ao genocdio dos ndios dos territrios administrados pelas misses jesuticas. Outro exemplo a obra Lugar para uma pedra mole, de Waltrcio Caldas (Figura 18), que simboliza a imensa e incomensurvel Amaznia. O artista entalha e agrupa duzentas vezes o algarismo zero em diferentes madeiras da regio. Em todas as obras analisadas, v-se que o material empregado est em conformidade com a ideia proposta. A exposio Nova Objetividade Brasileira, realizada no museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1967, foi considerada o primeiro marco da arte brasileira de vanguarda. Contou com crticas de Frederico Morais e propostas performticas significativas de Lygia Clark e Hlio Oiticica, alm da participao de outros artistas ligados Nova Figurao.

FIGURA 15 Antnio Henrique Amaral. Campos de Batalha III, 1973. leo sobre tela, 153 cm x 183 cm. Coleo do artista, So Paulo.

FIGURA 16 Artur Barrio. Livro de Carne. 1979.

FIGURA 17 Cildo Meireles. Misso, Misses. Instalao com 2.000 ossos, 700 hstias, 600.000 moedas e fil, 1987.

151

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

Arte performtica O corpo humano torna-se material e o elemento energtico da obra, isto , o objeto experimental. As maneiras de conduzir e explorar o potencial humano so inmeras. Na body art, o artista usa o prprio corpo como suporte para uma criao artstica, utilizando-se da expresso corporal, do procedimento ritualstico e teatral. As experincias de corpo e tato de Lygia Clark em O eu e o tu (Figura 19), so exerccios sensoriais que buscam, no gestual, a liberao da imaginao criativa. A efemeridade do ato entendida como nica realidade existencial.
Figura 19 Lygia Clark. O eu e o tu. 1967. Roupas de plstico.

Figura 18 Wesley Duke Lee. A zona (consideraes Retrato de Assis Chateaubriand). 1968. Ambiente pintura de telas com mveis, 2 m x 2 m x 2 m. Coleo Gilberto Chateaubriand, Rio de Janeiro, RJ.

Figura 20 Hlio Oiticica. Parangol P8. 1965. Vrios materiais.

Figura 21 Hlio Oiticica. B8 Blide vidro 2, 1963-1964. Madeira, vidro e pigmento rosa.

J, os Parangols (Figura 20), de Hlio Oiticica, convidam o expectador a participar da arte performtica, vestindo as CAPAS, fazendo-o senti-las como parte integrante do corpo e assim podendo expressar a sensao de liberdade do movimento, ao andar e danar. Enfim, um processo de transmutao expressiva-corporal meta corpus. Hlio Oiticica tambm explora experincias do toque em suas Blides (Figura 21) espaos potico-tcteis. So caixas (de madeira, vidro, plstico ou cimento), sacos, latas e bacias que contm materiais (areia, terra, carvo, anilina, gua, etc.) para serem manipulados e vistos por dentro e por fora. Assim, o espectador conduzido a uma desconstruo do objeto-obra e articulao de um novo sentido da construo, por meio da transformao material obtida no ato da experimentao ttil e sensorial. A cor-luz torna-se focos de energia que transcendem o objeto (Favaretto, 1992). H tambm a Bolha Amarela (Figura 22), de Marcelo Nitsche, dotada de uma beleza plstica incomum. Ali, o pblico v o objeto inflvel que tem seu ciclo de vida prprio em repouso, um crescendo, um morrendo acompanha-o inicialmente com espanto; a seguir, deseja toc-lo, empurr-lo, domin-lo e, por ltimo, h o sentimento da perda do gozo ldico (Amaral, 1983).

152

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

O Happening um acontecimento que ocorre uma nica vez, entre o artista espectador e o objeto, como na obra de Flvio de Carvalho. Para Alan Kaprow, o happening tambm uma crtica aos valores de consumo, pois no comercializvel. Um dos primeiros happenings do Brasil foi a exposio Ligas Encarnadas, de Wesley Duke Lee, no Joo Sebastio Bar, em So Paulo, em 1963. Houve tambm a Exposio-no-Exposio (1967), que contribuiu para o encerramento das atividades do Grupo Rex, uma vez que todas as obras expostas foram destrudas. A tnica da desmaterializao artstica, pelos exemplos acima citados, foi uma busca de liberdade da forma e o rompimento com os referenciais ento definidos como escultura e pintura. O artista, nessa sua nova percepo, dependia da participao ativa do pblico, que passou a ser atuante. Juntos, artista e pblico procuravam adquirir, atravs de um comportamento inusitado, a construo e a conduo de impulsos advindos do imaginrio coletivo do homem. OLHO VIVO
Para relembrar o significado do termo Happening e a obra do artista Flvio de Carvalho, consulte o Mdulo 5 de seu livro Licenciatura em Arte Visuais e releia a Unidade 2 Desafio dos Modernistas, inserido no captulo Histria da Arte Brasileira Sculo XX.

FIGURA 22 Marcelo Nitsch Bolha Amarela. 1968. Nylon, Exaustor e Capa Galvanizada, 700 cm altura.

saiba mais
O que ver: Barreto, Flvio. O que isso Companheiro. (filme), 1998. (105 min.) Santos, Nelson Pereira dos.Vidas Secas. (filme), 1962. (103 min.) Rocha, Glauber. Deus e o Diabo na Terra do Sol (filme), 1963-1964. (125 mim.) Gomes, Dias. O pagador de Promessas. (filme), 1960. (95 min.) Capelato, Daniela e Barbosa, Andra. Baravelli (vdeo). Instituto Cultural Ita SP. (12 min.) O que ler: Holanda, Chico Buarque. Roda Viva (pea teatral), 1968. Marcos, Plnio. Navalha na Carne (pea teatral), 1968. Aonde ir: Museu de Arte Contempornea (MAC) So Paulo, SP. Museu de Arte Moderna (MAM) So Paulo, SP. Museu de Arte Moderna (MAM) Rio de Janeiro, RJ. O que pesquisar: Histria do Grupo Opinio e do Teatro de Arena O Tropicalismo

153

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

2.2. Iderio Construtivo Muitos artistas, no fim da dcada de 1960, persistiram no cultivo das linguagens construtivas, to polemizadas no incio da dcada de 1950. Procurava-se, ento, uma dialtica em cada espao selecionado, como exemplificam as esculturas pblicas de Amlcar de Castro (Figura 7) e de Frans Weissmann (Figura 4); as esculturas de Leon Ferrari (Figura 23) e de Paulo Roberto Leal (Figura 24); as pinturas de Mira Schendel (Figura 25) e Maria Leontina (Figura 26) e na forma do livro de artista de Lygia Pape. Na obra Lembranas de Meu Pai (Figura 23), Leon Ferrari utiliza fios metlicos que sugerem visionrios espaos fractais, equilibrados e tensos ao mesmo tempo. Paulo Roberto Leal, no Desmoven (Figura 24) propicia ao espectador o manuseio de caixas que contm formas em papis. Em ambas as obras, prevalece a maneira sutil da ocupao geomtrico-espacial dos elementos. Mira Schendel, em Relevo (Figura 25), conduz sua experincia grfico-geomtrica por meio de signos representados, no caso, por relevos de materiais variados, desvelando a existncia do espao e da textura. Maria Leontina, por sua vez, constri linhas, formas e planos de cores, como na obra Os Jogos e os Enigmass (Figura 26). Estas so propostas plsticas com organizao espacial, em que o enigma da comunicao ocorre dentro de um processo de interpretao intuitiva. Alguns artistas passaram a se expressar atravs do Livro de artista uma arte conceitual que fica na fronteira da leitura e da sugesto visual, segundo Jorge Glusberg (Morais, 1989). Annateresa Fabris e Cacilda Teixeira da Costa realizaram a mostra Tendncias do livro de artista no Brasil, no Centro Cultural de So Paulo, em 1985. O Livro do Tempo, obra de Lygia Pape, faz uma relao dialtica entre fundo e forma, cheios e vazios, luz e sombra; enfim, intenes geomtricas que se apresentam visualmente anticonvencionais. 2.3. Alguns procedimentos artsticos tecnolgicos A dcada de 1970 foi um perodo em que artistas brasileiros de vanguarda vincularam-se a processos avanados da tecnologia, como j ocorrera anteriormente em outros pases. Tinha-se como intuito a gerao de novas linguagens artsticas, favorecendo, assim, a explorao da imagem por outras formas de conhecimento e de percepo do mundo. Para tanto, utilizaram fotografia, xerox, vdeo, cinema, correio, heliografia, holograma, raios laser, etc. Esses novos meios foram pesquisados de maneira seletiva e surpreendente, propiciando um relacionamento artstico-tecnolgico complexo e rico de possibilidades criativas. Para a maioria das pessoas, esse

Figura 23 Leon Ferrari. Lembranas de Meu Pai. 1977. Ao inox, 100 cm x 50 cm x 50 cm. Coleo MAC/USP.

Figura 24 Paulo Roberto Leal. Desmoven. 1970. Acrlico e papel, 50 cm x 50 cm x 50 cm coleo particular, Rio de Janeiro, RJ.

Figura 25 Mira Schendel. Relevo. 1954. Madeira pintada, 51 cm x 66 cm. Coleo Adolfho Leirner, So Paulo, SP.

154

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

tipo de produo artstica inusitado, uma vez que a maioria das ferramentas empregadas faz parte do cotidiano e do trabalho no mundo do homem contemporneo. Essa proposta de criao artstica, segundo Jlio Plaza, privilegia um tipo de produo coletiva, em que o artista no pode mais criar sem a ajuda do engenheiro, do matemtico e do programador de dados (Morais, 1989). Percebe-se, ento, que a produo individual pode ser substituda pela coletiva, sem, com isso, perder o seu valor plstico, perceptivo e comunicativo na produo da imagem. Mostra Artenica (So Paulo, SP, 1972) Imagens tratadas por computadores. Waldemar Cordeiro, organizador do evento, afirma: Se os problemas artsticos puderem ser tratados por mquinas ou por equipes que incluam o partner computador, poderemos saber mais a respeito de como o homem trata os problemas artsticos. interessante fazer uma anlise comparativa entre O Homem Amarelo (Figura 27), de Anita Malfatti, e a obra Portrait of Fabiana (Figura 28), de Waldemar Cordeiro, feita no computador IBM 360, em 1970. Mostra Expoprojeo (So Paulo, SP, 1973) Reuniu audiovisuais, filmes super 8 e discos de 42 artistas, sob a curadoria de Aracy Amaral. Participaram Antnio Dias, Dcio Pignatari, Olvio Tavares de Arajo, Rubens Gerchman, Iole de Freitas e outros. O principal ncleo audiovisualista no Brasil surgiu em Belo Horizonte, onde se destacam os registros das imagens de Maurcio Andrs, Paulo Emlio Lemos e Beatriz Dantas. Ela procura, atravs da figurao, desvendar o cotidiano de um Matadouro. Recorde-se que era ainda o perodo de regime militar, em que a censura persistia no Pas. Xerografia implica usar a cpia xerox como forma de arte. O artista Ben Fonteles, o Rei do Xerox no Brasil, iniciou em 1974 um trabalho de desfazer e de recriar imagens pelo processo de xerocopiar o mesmo papel continuamente (Figura 29). Videoarte Emprega o vdeo como forma de arte em si, diferente da TV comercial. Os primeiros vdeos de arte brasileiros surgiram com Anna Bella Geiger, Ivens Olinto Machado, Fernando Cocchiarale, seguidos por Jlio Plaza, Regina Silveira e outros, culminando no I Encontro Internacional de Vdeo no Brasil, em 1978, no Museu da Imagem do Som-MIS, em So Paulo. Como exemplos, podem ser citados o videopoema O Arco-ris no Ar Curvo, de Jlio Plaza, e o vdeo Morfas (Figura 30), de Regina Silveira. No ltimo vdeo, a imagem do objeto altera-se pelo uso de close-up da cmara. Regina Silveira questiona os cdigos de viso: modos de representao das imagens e suas percepes. Por meio de um processo construtivo rigoroso, a artista distorce os cnones clssicos da perspectiva anamorfose , alterando formas e sombras dos objetos, transformando-os em anomalias visuais, como se pode verificar em Projectio 2.

FIGURA 26 Maria Leontina. Os jogos e os enigmas. 1958. Olo sobre tela, 73 cm x 92 cm. Coleo Jos Paulo Gandra Martins .

FIGURA 27 Anita Malfatti. O Homem Amarelo. 1917. leo sobre tela, 61 cm x 51 cm. Instituto de Estudos Brasileiros da USP, So Paulo, SP.

FIGURA 28 Waldemar Cordeiro. Portrait of Fabiana. 1970, out put, list. 32,7 cm x 48 cm, computador IBM 360. Universidade de So Paulo, So Paulo, SP.

155

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

Figura 30 Ben Fonteles. Xerografia. 1980.

Figura 30 Regina Silveira. Morfas, 1981. VT, cor 7.

Arte postal Para Walter Zanini, a arte postal ou mail art uma atividade processual que evidencia o fenmeno de desmaterializao da arte (Morais, 1989). O artista desenha cartas ou interfere em cartes postais e envia-os pelo correio. A XVI Bienal de So Paulo (1981) fez uma mostra bastante representativa da arte postal (Figura 31). Anna Bella Geiger (Figura 32), numa srie de cartes postais, problematiza questes ideolgicas que envolvem os significantes de brasilidade. Os artistas brasileiros de vanguarda tambm exploraram outros processos de intermediao nessa fase de produo ecltica. Dentro de uma cultura afirmativa, que procurou integrar arte e cultura de massa, destacam-se ainda obras que utilizaram na expresso matria os seguintes suportes: a fotografia (Vera Barcellos), materiais industriais (Iole de Freitas, Nelson Leirner e Tunga) e materiais naturais (Frans Krajcberge). Vera Barcellos apresenta uma instalao Exposio e exibio de objetos a partir de uma ideia ou conceito sobre as Misses Jesuticas do Rio Grande do Sul. A imagem da santa barroca, sem cabea, reproduzida em cores, e os fragmentos da imagem reaparecem na parte inferior, entre pedaos de carvo mineral, isto , no fogo sacrificatrio, segundo Frederico Morais (1986). Iole de Freitas compe suas esculturas apenas com elementos necessrios para mant-las de p (Figura 33). A estrutura do trabalho parece expandir-se alm do limite espao-temporal com volumes flexveis e levess. So dignas de contemplao as formas espiraladas na transparncia metlica das telas, a leveza e imobilidade da pedra abrigada no interior da Coluna tripartida.

Figura 32 Anna Bella Geiger. Brasil nativo. Brasil aliengena. 1977.cartes postais, 10 cm x 15 cm.

Figura 31 Vrios artistas. Arte Postal. 1981. XVI Bienal de So Paulo.

156

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

Nelson Leirner, ao recorrer ao objet-trouv objeto j pronto no caso, o porco empalhado (Figura 34), teve como objetivo a contestao das estruturas da criao artstica e do establishment que os sustenta. A aceitao dessa obra no Salo de Arte Moderna de Braslia, em 1967, causou grande polmica no ambiente artstico brasileiro da poca. Tunga vale-se da cincia fsica para relacionar materiais diversos como ferro, cobre, m, feltro, borracha e outros. Eles passam por uma estranha transformao de identidade, como na obra Escalpo, composta por pente e cabelos gigantes, que intrigam o espectador pelo seu carter surrealista. Frans Krajcberg pesquisa a tridimensionalidade com materiais naturais, como razes, troncos e solos. Diante dessa relao entre beleza e caos, explicita que a destruio do meio ambiente ameaa tambm as relaes estticas entre o homem e a natureza (Verncio Filho, 1997). Ao rever os inmeros procedimentos artsticos gerados a partir da dcada de 1960 nova figurao, desmaterializao da arte, iderio construtivo, arte tecnolgica, processos intermedirios v-se que foram propostas estticas geradas dentro de um contexto histrico singular: vivia-se a represso do regime militar. O impulso vanguardista, inicialmente questionador e inovador, foi aos poucos tornando-se autorreflexivo e coerente nas suas diversidades e nas suas diferenas. O conjunto dessas experimentaes no constituiu uma unidade, foi apenas uma aglutinao de pensamentos e conceitos. Foram questionados os suportes tradicionais, o consumo de massa, o iderio poltico e social, o plano pictrico e a figura do artista. Props-se uma arte inovadora e participante, explorando o aleatrio, o eventual, o comportamental e o gestual. A arte resultante gerou rupturas, protestos, inconformismo, ironia, humor, sarcasmo e o prazer ldico. Finalmente, instalou-se uma arte multidisciplinar.

FIGURA 33 Iole de Freitas. Sem Titulo, 1997. Albita com mica, ao inox, lato, chumbo e cobre. 320 x 280 x 380 cm.

FIGURA 34 Nelson Leirner. Porco empalhado. 1967. Porco empalhado em engradado de madeira, 83 cm x 159 cm x 62 cm. Coleo Pinacoteca do Estado de So Paulo, So Paulo, SP.

157

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

saiba mais
O que ver: Produo START. Studio de Arte Eletrnica. Iole de Freitas (vdeo). Rio de Janeiro, 1989. (4 min). Produo START. Studio de Arte Eletrnica. Lygia Pape (vdeo). Rio de Janeiro, 1999. (43 min). Produo START. Studio de Arte Eletrnica. Perfil da Linha Amilcar de Castro (vdeo). Rio de Janeiro, 1989. (8 min). Lima Jr., Walter. Brasil Ano 2000 (filme). 1968. Santos, Nelson Pereira dos. O amuleto de Ogum, 1975 (filme). O que ler: Guarnieri, Gianfrancesco. Um grito parado no ar, 1973 (pea teatral).

para refletir
Ai de quem no fizer uma viso global do conjunto do fenmeno artstico da poca, ou no se armar de uma concepo filosfica, cientfica, sociolgica, esttica e histrica para enfrentar o caleidoscpio dos ismos, sem faniquitos de impacincia, sem timidez, sem seguismo acrlico ou boc, sem frustraes de incompreenso, nem negativismos, mas aberto, aberto e crtico. (Pedrosa, Mrio. CATLOGO da Primeira Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 1997).

158

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

Unidade 3 Essa Nova Gerao


3.1. O Artista Brasileiro Contemporneo H um senso comum sobre a transformao do mundo em uma aldeia global, com uma universalidade de linguagens. De fato, a partir da dcada de 1980, a complexidade e a abrangncia dos veculos de telecomunicaes permeiam ostensivamente a maneira de as pessoas relacionarem entre si e com os objetos. Os programas de TV e os computadores on-line colocam todos em contato com todos os indivduos, as culturas, as naes , percebendo-se o rompimento de fronteiras. De casa, todos, de todos os lugares, assistimos ao enfraquecimento de governos militares; morte de personalidades; aos acidentes ecolgicos, s catstrofes de todas as dimenses; ao movimento das organizaes em prol dos direitos humanos; fragmentao e unio de pases e interculturalizao dos hemisfrios ocidental e oriental. Em oposio a essa globalizao, perduram manifestaes culturais que procuram manter o seu carter regional e particular, propagando-se inclusive atravs dos meios de comunicao. Todos esses processos de comunicao influenciam significativamente a produo artstica contempornea (dcada 1980 e 1990), caracterizada por uma arte multidisciplinar. As expresses figurativistas e abstracionistas convivem lado a lado; as linguagens artsticas vo do intimismo suave extroverso gestual; as mensagens podem ser ou no de cunho poltico; a histria da arte no mais se processa de maneira linear, mas simultnea, e os suportes das obras variam do mais simples ao mais sofisticado (Costa, 1991). Diante de tamanha diversidade surgem questes: qual a formao e a transformao do artista contemporneo? Como entender o seu processo artstico? Como ele se relaciona com o pblico e o mercado de arte? A partir da dcada de 1980, os artistas, na maioria dos casos, tiveram sua formao artstica em escolas de arte, como a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro, RJ), a Fundao Armando Alvares Penteado (FAAP, So Paulo, SP), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP, So Paulo, SP) e a Escola de Comunicao e Artes (ECA-USP, So Paulo, SP). Essas escolas contaram com a participao de alguns artistas-mes159

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

Figura 35 Iber Camargo. Ncleo em expanso. 1965. leo obre s/ tela, 130 cm x 225 cm. Coleo particular, Rio de Janeiro, RJ.

tres: Regina Silveira, Jlio Plaza, Carmella Gross, Amlcar de Castro e outros. A nova gerao foi tambm influenciada por artistas como Lygia Clark, Hlio Oiticica, Waltrcio Caldas, Iber Camargo (Figura 35), Antnio Bandeira e por movimentos artsticos significativos, como o neodadasmo e o neoexpressionismo. De forma gradual, os artistas brasileiros foram-se inserindo no plano internacional das artes. Um exemplo disso que a Revista Internacional de Arte LAPIZ dedicou, em 1997, os nmeros 134 e 135 ndole construtiva de uma nova vanguarda especificamente brasileira, voltada tambm para a cultura de massa, as novas tecnologias e o mercado de arte. Para caracterizar o artista brasileiro contemporneo, pode-se dizer que ele desenvolveu o hbito de reunir-se em atelis coletivos, tidos como locais de trabalho e de discusso; est sempre em busca de novos materiais, interessado em apurar tcnicas pictricas, discutir questes de ordem esttica e conceitual e de relacionar-se com a arte internacional. 3.2. O Mercado das Artes Desde sempre, no curso de sua histria, mercado de artes impulsionou o meio artstico em formao. A partir dos anos 1960, fatores socioeconmicos singulares contriburam para a ampliao profissional no campo cultural e para o crescimento do mercado de bens de consumo, como a obra de arte. Entre as muitas mudanas verificadas no contexto social, as que mais interferiram na circulao da produo artstica foram: o grande crescimento da populao universitria; a elevao do consumo de servios culturais pela mulher, agora, incorporada ao mercado de trabalho; a incluso rotineira de exerccios artsticos na educao pr-escolar; a obrigatoriedade da disciplina Educao Artstica no ensino secundrio oficial; um ensino universitrio voltado para a formao de professores de Educao Artstica (Durand, 1989). De forma geral, em decorrncia dessas transformaes, todo o mercado cultural expandiu seus mecanismos de divulgao para atender esse consumidor, agora mais exigente. Assim, desenvolveu-se, nesse sentido, grande movimentao em todos os setores: O mercado editorial Dedica-se ao produto cultural impresso, colocando-o disposio da sociedade, em bancas e em livrarias: fascculos especficos como Gnios da pintura, editados pela Abril Cultural, a partir 1967; revistas de arte como Arte Hoje, editada pela Rio Grfica Editora, na dcada de 1970; livros como o Projeto Arte Brasileira , da FUNARTE, na dcada de 1980 e a Srie de Artistas Brasileiros, da EDUSP, na dcada de 1990, alm dos excelentes catlogos produzidos por galerias, museus e centros culturais como Panorama de Arte Atual Brasileira 97, do Museu de Arte Moderna de So Paulo, em 1997.

160

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

O mercado das galerias Torna-se cada vez mais profissional, especializado em um gnero de produo artstica especfica. H tambm uma supervalorizao de obras criadas por jovens artistas. Das inmeras galerias voltadas para esse pblico, podem ser destacadas, a ttulo de exemplo: Lusa Strina, em So Paulo, Thomas Cohn, no Rio de Janeiro, Gesto Grfico, em Belo Horizonte, Pasrgada, no Recife e Tina Presser, em Porto Alegre. O mercado dos leiles Categoriza e amplia o nmero de obras de arte oferecidas ao mercado. Ao longo do tempo, criou-se uma hierarquizao entre as casas de leiles, as de categoria e aquelas voltados para um pblico menos exigente, pois seu poder de comercializao de peas de arte. As megaexposies So realizadas para atender a uma grande massa de espectadores. Empresas e governos tm interesse em investir nesse tipo de evento, fazendo marketing indireto. A 1 Bienal de Artes do Mercosul, realizada em Porto Alegre, em 1997, foi a maior mostra de arte latino-americana j feita no Pas, com estimativa de um milho de visitantes. Quatorze diferentes espaos de exposio da capital gacha abrigaram 866 obras, alm das diversas atividades artsticas paralelas que foram promovidas. Essa megaexposio necessitou de um curador, seis subcuradores, rgos de promoo e de apoio, alm de grandes patrocinadores devido complexidade da montagem da mostra, bem como seus elevados custos. Os museus de arte So instituies cuja funo colecionar, selecionar, preservar e restaurar obras de arte (documentos artsticos) dos seus acervos, as quais so expostas, de modo planejado, ao pblico. A sua responsabilidade educacional e social advm do fato de efetivar a preservao da memria artstica e de nortear a compreenso da leitura visual da obra de arte. O museu tambm refora a aura e a fetichizao do documento artstico exposto. Os centros culturais Propiciam programaes culturais contnuas e diversificadas. Alguns so vinculados a rgos governamentais, como o Centro Cultural Vergueiro, em So Paulo, e outros so mantidos por empresas e fundaes, como o Instituto Cultural Ita, em So Paulo; Centro Cultural do Banco do Brasil, em So Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Braslia e o Museu Lasar Segall, em So Paulo. rgos culturais oficiais O Ministrio da Cultura promoveu uma campanha intitulada Viva melhor, viva a cultura. Seu objetivo era sensibilizar pessoas fsicas e jurdicas para que investissem em projetos culturais, valendo-se da Lei de Incentivo Cultura, Lei 8.313/91. As secretarias de cultura de estados e municpios so tambm geradoras de projetos culturais. O mercado virtual A Internet permite o acesso nas 24 horas do dia, aos acervos dos maiores e melhores museus do mundo. Alis, hoje
161

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

os eventos artsticos, na maioria dos casos, so formatados em CD-ROM para serem vistos no computador. Um exemplo o CD-ROM Intervenes Urbanas 1.0, que registra a exposio de obras instaladas em vrios pontos estratgicos da cidade de So Paulo, em 1997. O mercado das artes tem-se expandido em vrias direes. Uma delas a crescente absoro de profissionais com conhecimento artstico, a saber: historiadores da arte, marchands, mecenas, crticos de arte, agentes culturais, curadores, cengrafos, leiloeiros, restauradores, designers grficos e outros colecionadores. A difuso da imagem da obra de arte tornou-se, indiscutivelmente, mais acessvel. Todavia, necessrio criar condies para que o pblico possa ver a arte e inteirar-se do que est vendo. s vezes, o marketing de um evento artstico transcende a importncia da arte propriamente dita. H necessidade de diferenciar claramente ao espectador valores artsticos inerentes de um determinado artista dentro do seu perodo histrico. 3.3. O Processo Artstico Num primeiro momento, a Gerao 80 retoma a pintura e redescobre o prazer de pintar. Para o crtico Achille Bonito Oliva, a tela tornouse um depsito de energias, transpondo as barreiras entre a cultura popular e a alta cultura (Farias, 1994). Valorizam-se o uso experimental de materiais como cera, pigmentos, objetos diversos e fragmentos do universo industrializado. H, enfim, uma ausncia da composio formal, que leva a valorizar a poesia matrica por um vigor agressivo, ampliado no agigantamento das telas sem moldura e chassis. O entendimento da pintura produzida pela Gerao 80 teve um marco polmico na megaexposio denominada A Grande Tela, ocorrida na XVIII Bienal de So Paulo, em 1985, sob a curadoria de Sheila Leirner. Criou-se um longo e estreito corredor onde foram fixadas pinturas, lado a lado, de artistas nacionais e internacionais. Para Agnaldo Farias (1994), isso resultou em uma cacofonia visual, num nivelamento arbitrrio de obras com diversos graus de maturidade. Tal provocao alertava para um entendimento da pintura como algo espontneo, que necessitava de refinamento tcnico e de interpretar questes estticas da poca. Destacam-se, como exemplo, alguns pintores representativos: Jorge Guinle (1947-1987) Artista autodidata, professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, e com uma vasta vivncia artstica internacional, de uma maneira gestual, costumava utilizar-se dos dedos para pintar, tendo assim uma relao mais ntima com a tinta. Segundo seu depoimento, queria colocar tudo dentro do quadro at que ele casse como um fruto podre no cho (Morais, 1991). Na Figura 36, pode-se observar o abstracionismo expressionista da composio.
162

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

Jos Leonilson Dias (1957-1993) Aluno da FAAP, So Paulo, utilizava pincis para a composio de imagens simplificadas no espao da tela. Pesquisar na internet. Daniel Senise Frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O artista faz emergir da tela imagens estranhas e enormes. Como se v, em O beijo do elo perdido (Figura 37), a cor soturna e densa, cria uma atmosfera que fruto de uma imaginao contemplativa e inquietante. Num segundo momento, muitos artistas da Gerao 80, que iniciaram sua produo dentro de um processo pictrico, desenvolveram tambm trabalhos tridimensionais e/ou apropriam-se de objetos de diferentes procedncias, desvinculados do universo cannico da arte (Chiarelli, 1997). O parmetro do artista a sua prpria obra, desenvolvida e exposta de vrias maneiras propondo experincias espaotemporais, multissensoriais e interativas. O importante que haja uma comunicao da obra com o espectador dentro de uma relao analgica. Para Robert Hugres (1998), a arte no capaz de nos libertar. Mas h uma coisa que se pode fazer contra a presso da cultura da mdia. Pode nos induzir a olhar as coisas com ateno e refletir sobre elas, em silncio. Arte algo muito especfico e consegue limpar as engrenagens da mente. Algumas obras so destacadas e comentadas aqui com o propsito de atestar o quanto elas contribuem para que se compreenda a autonomia da arte como geradora de objetos indissociveis a vida do homem. Chica, a gata, e Jonas, o gato (Figura 38). Lda Catunda (FAAP- So Paulo) explora o universo matrico feminino, ao costurar e bordar almofadas, colchas e toalhas. Suas peas (almofadas) so hbridas, pois so objetos do cotidiano e, ao mesmo tempo, fornecem um novo cdigo de visualizao esttica. Os Cem. Jac Leirner (FAAP-So Paulo) prope a ordenao de universos caticos quando recicla os materiais, revalorizando o descartvel. Aqui, o dinheiro paralisado, retirado de seu uso original, assumindo uma outra funo: de ser um elemento compositivo da forma elaborada. Fachadas e Caatingas. Ana Mariani (fotgrafa) retrata o nordeste brasileiro em busca de uma imagem sinttica. Ela percebe a fachada da casa, com simplicidade compositiva. A caatinga, por sua vez, fotografada em ritmos de linhas emaranhadas. As afinidades eletivas. Rosngela Renn (Escola Guignard, Belo Horizonte) prope resgatar aspectos da identidade cultural da sociedade brasileira atravs de fotos antigas. Chama ateno a fotografia bidimensional, que so retculas fotogrficas de imagens de casamento. V-se, atravs da redoma com leo mineral, uma superposio de imagens que propiciam a leitura simultnea dos fatos. um exemplo de obra que rompe de vez com as fronteiras anteriormente existentes entre fotografia e artes visuais. Instalaes 111. Nuno Ramos (Ateli Casa 7 So Paulo) associa em seu campo potico csmico, pinturas e objetos. As telas contm vaseli-

FIGURA 36 Jorge Guinle. Listen To The Blues. (Dptico) 1986. leo sobre tela, 150 cm x 300 cm. Coleo Galeria Lusa Strina, So Paulo, SP.

FIGURA 37 1992. Tcnica mista sobre tela, 273 cm x 157 cm. Coleo Thomas Cohn, Rio de Janeiro, RJ.

FIGURA 38 Lda Catunda. Chica, a gata, e Jonas, o gato (dptico). 1985. Acrlico sobre pelcia e veludo, 150 cm de dimetro. Coleo Gilberto Chateaubriand, Rio de Janeiro, RJ.

163

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

na, parafina, cera, linhaa e esmalte sinttico. Os objetos so iluminados de formas inusitadas. Sem ttulo. Ester Grinspun (arquiteta) desenha uma nova gramtica caligrfica: delicada, tmida, frgil e ilusria. As imagens arriscam e prometem simetria; todavia, isso no se cumpre, criando, assim, um efeito de desvanecimento da forma. A arte contempornea, pelos exemplos aqui selecionados, mantmse como expresso atravs do trabalho de artefato colar, pintar, costurar, montar, etc. Muitas dessas obras causam repulsa e escndalo? Sim. Pois bem, parte do processo. Esse direito deve ser estimulado e garantido ao artista e a sua obra. A arte continua promovendo uma expressividade ilimitada; logo, compreend-la complexo e exige reflexo. Hoje, a chamada arte contempornea continua representando os diferentes extratos multiculturais, mas de maneira fragmentada o cotidiano, a poltica, a famlia, os sentimentos mais intrnsecos do homem. Assim, a arte contempornea tambm abre caminhos para o desenvolvimento da sensibilidade das pessoas, no deixando que elas sucumbam ao mito da aldeia global, propiciadora de uma comunicabilidade ideal e no perceptiva e real. saiba mais
O que ver: MOREIRA, Roberto. BR/80. Pintura Brasil dcada 80. So Paulo; Instituto Cultural Ita, 1991 vdeo. (10 min). MOREIRA, Roberto. Nuno Ramos. So Paulo: Instituto Cultural Ita, 1991.Vdeo. (13 min). Aonde ir: Instituto Cultural Ita So Paulo; Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, So Paulo e Braslia. Centro Cultural Vergueiro So Paulo; Museu da Escultura So Paulo. O que acessar: Sites de Museus da Internet http://www.memorial.org.br/ http://www.macnit.com.br/ http://www.usp.br/mac/ http://www.visualnet.com.br/cmaya/cc-pr-00.htm http://www.mam.ba.gov.br/ http://www.mamrio.com.br/ http://www.visualnet.com.br/cmaya/

164

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

3.4. Descentralizao do eixo expositivo de Norte a Sul As cidades do Rio de Janeiro e So Paulo continuam promovendo os maiores eventos artsticos do Pas. Ao mesmo tempo, as capitais dos demais estados e outras cidades de grande porte, propiciam programas que refletem certo nvel de descentralizao das artes no Brasil. Pode-se fazer, ento, um mapeamento da produo artstica generalizada, levando em considerao as peculiaridades da criatividade plstica de cada regio e local. A introduo da arte moderna, que se desdobra at a arte contempornea, nas cidades tidas como perifricas, seguem um percurso similar, de acordo com cada contexto histrico: Normalmente, no primeiro momento, radicaliza-se na cidade um artista moderno, com formao em centros cosmopolitas (dcadas de 1930, 1940 e 1950). Criam-se escolas de arte particulares, que, com o passar dos anos, agregam-se ao ensino universitrio local (dcada de 1960). Alguns artistas locais exercem o papel de lderes, com uma produo artstica significativa, exposta inclusive em grandes eventos nacionais, como as Bienais de So Paulo (dcadas de 1950 e 1960). As universidades estaduais e federais investem no ensino de graduao e ps-graduao em artes (a partir da dcada de 1970). Houve grande expanso dos cursos de ps-graduao nas universidades pblicas (USP, UNICAMP, UFRJ, UFMG, UFRS, UNESP, UnB, UFB e outras); As universidades mais recentes compem o seu quadro de docentes, inicialmente, com artistas de outras localidades, com experincia j consolidada. Este foi o caso da Universidade Federal de Uberlndia, MG, Universidade Estadual de Londrina, PR, Universidade de Braslia, DF e Universidade Federal de Gois, GO. Constroem-se locais propcios para investimentos em programaes artsticas, como o Museu de Arte Moderna de Salvador, o Museu de Arte da Universidade do Cear, o Ncleo da Arte Contempornea da Universidade Federal da Paraba e o Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Cuiab. Alguns eventos artsticos tornaram-se marcantes, pois propiciaram um intercmbio entre a arte regionalista e a nacional: o evento de vanguarda Do Corpo Terra (Belo Horizonte, 1970), a I e II Bienal Nacional de Artes Plsticas (Salvador, dcada 1960). Muitas cidades centralizam eventos tradicionais e de repercusso nacional, como as edies da Exposio Internacional de Esculturas Efmeras (Fortaleza, CE), a Bienal da Gravura (Curitiba, PR), o Salo do Humor (Piracicaba, SP), o Festival de Inverno (Ouro Preto, MG) e o Festival de Vero (Nova Almeida, ES). Os crticos de arte pesquisam, cada vez mais, as cidades perifricas
165

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

Figura 39 Emzmanuel Nassar. Serra. 1990. Objeto em madeira e lata pintada, 40 cm (dimetro). Coleo do artista.

Figura 40 Jos Rufino. Sem Ttulo. 1997. Livro, madeira e folha de ouro sobre calcrio, 23cm x 19 cm x 20 cm. Coleo do artista.

Figura 41 Francisco Brennard. Fachada do ateli. Recife, PE.

Figura 42 Rubem Valentim. Emblema. Dcada de 1980. zMadeira, 100 cm de altura. Coleo particular

brasileiras em busca de jovens artistas com uma produo contempornea, integrando-os aos circuitos dos centros cosmopolitas. A produo artstica nacional prolifera em todas as regies, incrementando assim o carter descentralizador das artes. Selecionamos no presente texto, alguns artistas que nos ajudam a vivenciar uma produo artstica produzida de norte a sul do Pas. Emmanuel Nassar (Capanema, PA, 1949). Procura manter quase intacta a identidade dos elementos que recolhe. A Serra (Figura 39) perdeu sua funo, ao ser recontextualizada em forma. Jos Rufino ( Joo Pessoa, PB, 1965). Partindo do universo familiar, procura chegar a um universalismo desenraizado. Suas correspondncias-objeto, na obra Sem ttulo (Figura 40), estabelecem um canal de comunicao entre os elementos da obra, propiciando um dilogo entre o tempo e a memria. Joo Cmara Filho ( Joo Pessoa, PB, 1944). Em Olinda (PE), dedica-se pintura neofigurativa. Ao fazer a apologia da ditadura getulista, transforma a histria do fato num jogo plstico-poltico, em que estranhos objetos, corpos e ambientes transformam o conceito de verdade e veracidade dos fatos num blefe assimilado pela imaginao do artista. Francisco Brennard (Recife, PE, 1927) tambm adota a figuratividade nas cermicas. Seu ateli (Figura 41) remete a um museu a cu aberto, composto por um conjunto escultrico de homens, mulheres e animais exticos. Juraci Drea (Feira de Santana, BA, 1944). No serto nordestino, o artista, que arquiteto, formado pela Universidade Federal da Bahia, fincou estacas toscas, amarrou-as e cobriu-as com couro. Uma obra de arte para o itinerante annimo, para que dela faa uso conforme lhe convier: amarrar animais, recostar-se, servir como marco, enfim, um objeto a merc do tempo e de quantos por l transitem. Rubem Valentim (Salvador, BA, 1922 So Paulo, SP, 1991). Fixou-se em Braslia por um longo tempo. Pesquisou a simbologia mstica afro-brasileira, um dos valores culturais de maior alcance mgico, transfigurando-a em formas pictricas abstratas universais (Figura 42). Bia Medeiros (Rio de Janeiro, RJ, 1955). professora do departamento de artes da Universidade de Braslia. Para os artistas envolvidos com arte tecnolgica, o computador no apenas uma nova ferramenta, os seus dispositivos causam efeitos sobre o pensamento, o processo e a realizao artstica. Essa nova prtica esttica incentiva a revisar os processos contemporneos de criao artstica e refletir acerca de suas potencialidades. imprescindvel manter-se atualizado para acompanhar e perceber as novas produes, conforme sugere o livro A arte no sculo XXI: a humanizao das tecnologias (Domingues, 1997). Siron Franco (Gois, GO, 1947). Demonstra grande afinidade com os aspectos naturais. Assim, est sempre alerta para denunciar questes

166

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

sociais que afligem o homem no contexto goiano brasileiro. A linguagem plstica da Srie Csio vigorosa e alucinante. Pintada com tinta automotiva prateada e fosforescente azul, segue as pegadas da arte fantstica. Antnio Poteiro (Portugal, 1925). Est radicado em Goinia. Tambm abarca, em sua narrativa espontnea, temas regionais e religiosos. Seus Deuses so representados de maneira simples, mas irreverente, em face da viso peculiar que o artista tem do mundo. Humberto Espndola (Campo Grande, MS, 1943). A potica da sua arte est centrada na bovinocultura, que simboliza a fora econmica, social e poltica de sua regio. digna de nota, a sntese das formas com o apropriamento das cores da Bandeira Nacional e o seu vnculo com a estrutura da pop art (Figura 66), que d ao produto regional uma amplitude nacional, com agudo sentimento crtico. Shirley Paes Leme (Cachoeira Dourada, GO, 1956), foi professora da Universidade Federal de Uberlndia, MG. Procura adaptar o processo de construo artesanal a uma concepo plstica construtiva, em que a essncia matrica da obra se expressa na simplicidade da massa formal. Lucimar Bello (Itajub, MG) tambm foi professora da UFU, MG. Capta a essncia do instinto feminino e materializa-o na forma de desenho. A artista afirma: o desenho, para mim, independe do material e da tcnica. uma estrutura espacial, so espaos grficos fsicos e poticos transcendentais em si mesmos. Em Cidades utpicas, h uma sensualidade sugerida na relao dos materiais (borracha e couro), uma proposta de desenho escultrico. Marcos Coelho Benjamim (Nanuque, MG, 1952) reside em Belo Horizonte desde 1969. Suas peas so objetos artesanais elaborados. Observe o procedimento construtivo das formas no espao, sua projeo sobre o cho, sua policromia e textura. Bernardo Caro (Itatiba, SP, 1931) foi professor da UNICAMP. Mantm um dilogo contnuo com o processo histrico contemporneo. Na Srie Magia, a sua imaginao trabalha no sentido da energia, da fora e da alucinao contidas no ato do pedir (Catlogo Bernardo Caro, proposies 1964-1984, UNICAMP, 1984). Marta Strambi (Ribeiro Preto, SP, 1960) vive e trabalha em Campinas. Emprega silicone, matria dctil e malevel para modelagem do corpo. difcil resistir ao desejo de tocar a obra (Figura 43). Nela, a artista questiona a sua genealogia. Bassano Vaccarini (Itlia, 1913) foi professor na Universidade de Ribeiro Preto (UNAERP). Suas esculturas partem de uma figurao expressionista, como se pode observar no grupo dedicado s mulheres. Eliane Prolik (Curitiba, PR, 1960). Graduou-se em pintura na Escola de Msica e Belas Artes do Paran. Os objetos familiares, como os sinos so remetidos a um outro territrio, o da arte, no qual as formas curvas e volumosas insinuam o reconhecimento do banal, mas de uma maneira minimalista.

FIGURA 43 Marta Strambi. Uno. 1996. Silicone e maquiagem, 61 cm x 157 cm.

167

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

Francisco Stockinger (ustria, 1919) vive em Porto Alegre. Ele cria uma iconografia representativa da gente e das lendas do Rio Grande do Sul. Ao representar os Gabirus homens nanicos, em consequncia da desnutrio crnica ele est denunciando as profundas desigualdades sociais do Pas. A variedade de obras aqui mencionadas, a ttulo de ilustrao, permite detectar pontos comuns da arte brasileira contempornea: a obra de arte no tem mais fronteiras; dogmas e regras da forma deixam de prevalecer; tudo se compe e se recompe; o sacro e o profano convivem no mesmo espao; as opes vo do artesanal ao tecnolgico, e o geomtrico e o figurativo reciclam-se. Persiste o gesto criador do artista e a necessidade premente da interpretao da obra de arte pelo espectador. O valor da educao visual faz-se essencial, para que se descubram outros aspectos estticos que envolvem o fim deste milnio.

168

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

olho vivo

A Galeria da FAV, espao Prof. Antnio Henrique Pclat, foi inaugurada em 21 de maio de 2002. o ncleo responsvel pela guarda, catalogao e conservao das obras integrantes do acervo artstico da Faculdade de Artes Visuais, FAV/UFG. Tem sob seu cuidado um conjunto de obras de artistas brasileiros, nas categorias de desenho, pintura, gravura, escultura, objeto, vdeo e fotografia, abrigando um patrimnio formado por cinco colees distintas. Sua misso atuar como um laboratrio esttico que promove o dilogo entre a Faculdade de Artes Visuais, outras instituies de ensino e a comunidade em geral. A instituio tem investido no processo contnuo de aquisio de novas peas para o acervo, procurando criar uma identidade pautada a partir da arte contempornea, uma vez que pretende transformar-se em Museu Universitrio de Arte Contempornea. Sua programao anual atravs do edital de seleo, discutido pelo Conselho Consultivo e Curatorial da Galeria da FAV, formado por professores da Faculdade de Artes Visuais, que analisa e seleciona, entre as propostas enviadas Galeria, quais devem ser exibidas, responsabilizando-se pela manuteno da qualidade da programao. A Galeria da FAV teve, de 2002 a incio de 2007, o professor e artista plstico Carlos Sena como coordenador desse espao, e Selma Parreira, artista plstica e professora da FAV, assumiu a coordenao da Galeria desde ento. Para saber mais visite o site da galeria: <http://www.fav.ufg.br/galeriadafav/>

169

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

referncias bibliogrficas
ALMEIDA, Paulo Mendes de. De Anita ao Museu. So Paulo: Perspectiva, 1976. AMARAL,Araci Abreu. Artes plsticas na Semana de 22: subsdios para uma histria das artes no Brasil. So Paulo: Perspectiva-EDUSP, 1972. ________. Arte e meio artstico (1961-1981): entre a feijoada e o x-burguer. So Paulo: Nobel, 1983. ________. Mario Pedrosa, dos murais de Portinari aos espaos de Braslia. So Paulo: Perspectiva, 1981. A ARTE BRASILEIRA. Luiz Gonzaga Duque Estrada: Introduo e notas de Tadeu Chiarelli. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. BORGES, Maria Elizia. A Pintura na Capital do Caf: sua histria e evoluo no perodo da primeira Repblica. So Paulo: Dissertao de Mestrado, Fundao Escola de Sociologia e Poltica, 1983. _______ Arte funerria no Brasil (1890-1930) ofcio de marmoristas italianos em Ribeiro Preto = Funerary Art in Brazil (1890-1930): italian marble carver craft in Ribeiro Preto. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2002. BR 80, PINTURA BRASIL DCADA 80. Instituto Cultural Ita. So Paulo, 1991. DURAND, Jos Carlos. Arte, privilgio e distino. So Paulo: EDUSP, Perspectiva, 1989. CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. So Paulo: Lemos Editorial, 1999. CHIARELLI, Tadeu. Um jeca nos Vernissages : Monteiro Lobato e o desejo de uma Arte Nacional no Brasil. So Paulo: EDUSP, 1995. CHRISTO, Maraliz de Castro V.Algumas observaes sobre a pintura em reas cafeeiras: Juiz de Fora (MG), 1850-1930 IN: LOCUS, Revista de Histria, Juiz de Fora: NHR/EDUFJF, 1995. ABRIS, Annateresa. Cndido Portinari. So Paulo: EDUSP, 1996. FABRIS, Annateresa (org.). Ecletismo na Arquitetura Brasileira. So Paulo: Nobel;USP, 1987. FAVARETTO, Celso Fernando. A inveno de Hlio Oiticica. So Paulo: EDUSP, 1992. FROTA, Llia. Mitopotica de 9 artistas brasileiros Vida, verdade e obra. Rio de Janeiro: Fontana Ltda., 1975. GULLAR, Ferreira. Etapas da arte contempornea : do cubismo ao neoconcretismo. So Paulo: Nobel, 1985. LOPES, Almerinda da Silva. Arte no Esprito Santo do Sculo XIX a primeira Repblica.Vitria: Ed. do Autor, 1997. MORAIS, Frederico (Cur.). Misses 300 Anos. A viso do artista, Catlogo. Porto Alegre: Projeto Cultural IOCHPE/Ministrio da Cultura, SPHAN e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 1987.

170

Histria da arte brasileira: Questes Contemporneas

RIBEIRO, Marlia Andrs. Neovanguardas : Belo Horizonte anos 60. Belo Horizonte: C/Arte, 1997. TRIDIMENSIONALIDADE NA ARTE BRASILEIRA DO SCULO XX. Instituto Cultural Ita. So Paulo: 1997. ZANINI, Walter. (Coord.) Histria Geral da Arte no Brasil, 2 Vol. So Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983. ZILIO, Carlos. A querela do Brazil: a questo da identidade da arte brasileira: a obra de Tarsila, Di Cavalcanti e Portinari, 1992-1945. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, 1997.

171

Вам также может понравиться