Вы находитесь на странице: 1из 21

1. A FORMAO DO POVO FRANCO* Fabiano Fernandes1 A primeira poca dos francos est marcada pelo signo da guerra e da romanidade.

neste contexto que se gestou uma identidade tnica intimamente ligada a uma poderosa ideologia monrquica. O sistema poltico franco tornou-se aos poucos alinhado no eixo povo/realeza. Mas o processo de formao desse povo bastante complexo e deve-se recorrer a abordagens de distintas naturezas: lingusticas, arqueolgicas e textuais.

O processo de etno-gnese dos povos brbaros, na maioria dos casos, ocorreu durante o processo de migrao. Da fuso de diversas tribos surgiram povos em armas que aos poucos construram suas representaes sobre o passado.

A crena de uma origem de uma ptria comum, normalmente fictcia. No caso dos francos, o aparecimento de uma realeza guerreira nica, no sculo VI, e a fundao de um reino no mbito dos limites e no interior do territrio do Imprio Romano do Ocidente, aceleraram o processo de formao da identidade dos francos.

Quando Clvis conquistou a Glia no incio do sculo VI, os godos e burgndios, instalados na Glia do Sul haviam fundado poderosos reinos federados Roma. Estes ltimos reinos brbaros buscavam preservar suas identidades em relao aos galoromanos, interditando inclusive os casamentos mistos. Os francos foram bem mais maleveis.

A Histria recente dos francos foi totalmente condicionada pelo curso da Histria romana. O termo franco apareceu pela primeira vez em III d.C., no panegrico do imperador Constncio Cloro (293-306). Este texto sugere que a palavra franco j era utilizada pelos romanos.

Os romanos tinham hbito de designar como francos as tribos instaladas na regio do Reno inferior de onde partiam razias martimas e terrestres em direo ao territrio do imprio.

* 1

O termo franco vem do germano Frank, que significava ousado, forte e corajoso.

Material didtico. . Professor adjunto de Histria Medieval do curso de histria da UNIFESP Campus Guarulhos.

Designava inicialmente uma das tribos que se reuniu contra os romanos em uma liga de outros grupos germnicos.

De incio, os francos no estavam unidos sob uma nica autoridade. Muitos dos que eram chamados francos, a partir do sculo III, passaram a fazer parte do Imprio Romano e alguns francos passaram a fazer parte da guarda pessoal de determinados imperadores.

No sculo V, as tribos francas obtiveram o estatuto de federadas e se uniram aos romanos, burgndios e visigodos na derrota dos Hunos nos campos catalnicos, perto de Troyes. Em 481-482 d.C., quando Clvis sucedeu seu pai Childerico, as tribos francas estavam longe de formar um grupo unido: uma gens dirigida por um s rei. Os francos do leste estavam unidos em torno de um rei instalado na cidade de Colnia. Os francos do oeste estavam divididos em diversas tribos, onde cada grupo seguia um determinado chefe.

Clvis unificou as tribos francas, venceu os visigodos arianos no sul da Glia 2. Por volta de 508 d.C., Clvis teria sido batizado e supostamente se convertido ao cristianismo catlico. O rei dos francos se colocou ao lado dos bispos catlicos da Glia na luta contra o Arianismo. Por sua vez, os bispos passam a sustentar ideologicamente a expanso do reino franco.

Aparentemente, aps a converso de Clvis toda a Glia teria se tornado crist. Na prtica, as coisas no ocorreram de forma to instantnea. Cristianismo estava presente: a) Nas cidades com seus bispos; b) Nos oratrios construdos nas terras dos grandes proprietrios; c) Nas igrejas fundadas para abrigar o corpo de algum que era considerado santo; d) Nos monastrios e ermidas que se multiplicaram no decorrer dos sculos VII e VIII. Funcionando como verdadeiros instrumentos de cristianizao nos campos; A compreenso que as pessoas tinham da religiosidade crist era bem distante daquela

proposta pela hierarquia. Muitas vezes a salvao passava mesmo pela expiao fsica das faltas. Ex.: Anatolius, rapaz de doze anos de idade, se fez emparedar em uma cripta por cerca de oito anos, se contentando apenas em se alimentar de comida e bebida: aos poucos teria se tornado louco.
2

. A vitria dos francos se sucede aps a morte de Clvis. Em 531-35 d.C., foi eliminado o reino da Turngia. Em 532-34, foi conquistado o reino dos burgndios e, por volta de 536-37, a Provena foi ocupada.

2. PODER RGIO E PODER RELIGIOSO A prpria relao com Deus era comumente pensada de uma forma muito diferente da atual. As relaes de reciprocidade calcadas na entrega e redistribuio de bens, to comum aristocracia merovngia, era estendida tambm para a relao com o mundo sobrenatural. Exemplos: 2.1. Meroveu, av de Clvis, ao entrar na igreja que continha o tmulo de S. Martinho de Tours, ofereceu todo o ouro e prata que trazia consigo. Orou e pediu para que o santo o ajudasse a ascender ao poder. 2.2. Por volta de 500 d.C., possvel que Clvis tenha se declarado cristo para alcanar apoio dos bispos catlicos da Glia na luta contra os visigodos arianos. Mas o Deus atraente para esta sociedade violenta e belicosa era justamente o do Antigo Testamento: o Dominus Deus Sabaoth, senhor Deus dos exrcitos, to presente nos textos Vetero-Testamentrios. 2.3. Segundo a tradio, Clvis teria se feito batizar com os 3.000 homens de seu exrcito por S. Remi quando se preparava para a guerra contra os godos. Esta era tambm uma estratgia de buscar no sagrado um apoio seguro para obter a vitrias. 2.4. Na narrativa tradicional, Clvis teria sido tocado ao entrar em uma igreja quando se cantava o salmo 18, 40 e 41, onde se diz o seguinte: Tu me cinges de fora para a guerra e curvas sob mim os meus agressores: entregas-me a nuca dos meus inimigos e eu extermino os que me odeiam.3 2.5. Na mentalidade medieval, Deus responsvel pela derrota ou vitria de algum. A batalha uma espcie de juzo de Deus. Esta perspectiva , em certo sentido, um ponto de convergncia entre as religiosidades germnica e a tradio judaica presente no cristianismo medieval.
3

. Fonte: Bblia de Jerusalm. So Paulo, Editora Paulus, 2002.

Nuances: Para os germanos, adorar os deuses era um dever sagrado. Abster-se de o fazer era um crime contra a prpria sociedade. Religio, comunidade e sociedade encontravam-se intimamente relacionados, de forma anloga ao perodo medieval. Idias fundamentais: a) Para os germanos, a ordem da sociedade fora estabelecida pelos deuses. b) A vida para os germanos era governada por leis inflexveis que se faziam sentir no homem em cada momento como a fora do DESTINO. O sentido de vida para os germanos se assentava originalmente numa entrega confiante s mos do destino. Neste ltimo ponto, a interveno do cristianismo foi mais profunda, introduzindo bem lentamente a noo de livre arbtrio, perspectiva que durante muito tempo no deve ter sido compartilhada pela esmagadora maioria das pessoas no mundo medieval, ao menos nas regies mais germanizadas. Mesmo aps a converso oficial, nem sempre essa f crist to blica estava consolidada. O prprio rei Clvis em uma expedio frustrada ao sul da Glia mandou decapitar os prisioneiros e entreg-los para agradar os seres que habitavam os rios. 2.6. Uma srie de prticas oficialmente condenadas pela Igreja era considerada como dignas de crdito pela grande maioria das pessoas, inclusive clrigos: a) Consulta a pitonisas consideradas pela Igreja como endemoninhadas; b) Era algo comum entre clrigos colocar sobre o altar trs livros: o dos profetas, o dos apstolos e os evangelhos. Abria-se o livro aleatoriamente e considerava-se a pgina aberta uma revelao; c) Era algo comum deixar pequenos bilhetes nos altares onde se colocava o pedido em um papiro ou em uma pele. Ao lado do pedido se deixava algo em branco para se obter a resposta no altar; 4

d) Sonhos, meteoros, rvores que florescessem em dezembro (inverno), eclipses, serpentes tombando das nuvens eram considerados pressgios; Mas o que representa o rei seno a manuteno da ordem ao mesmo tempo csmica e social! A cristianizao do ofcio real no anulou o seu princpio csmico do passado (to presente) pago. Em certo sentido, a cristianizao da funo rgia passou pela absoro do aspecto csmico pr-cristo.

No podemos nos deixar enganar pelo discurso triunfalista dos bispos cristos da Alta Idade Mdia. Grande parte do mundo rural, onde vivia a maior parte da populao, fora apenas superficialmente cristianizado. O prprio comportamento dos clrigos, muitas vezes, pouco se diferenciava do comportamento do resto da aristocracia (franca ou galoromana) de onde provinham.

O comportamento moral cristo nem sempre era a medida utilizada pelas pessoas para avaliar a relao do clrigo com o sagrado. Julgava-se por vezes que detinham diretamente uma parte do poder aterrorizante dos cus.

A sacralidade de origem pag e o imaginrio cristo se misturavam. A luta dos clrigos era para deter o controle do poder religioso. O sentimento religioso era vivido principalmente na liturgia, por intermdio dos rituais, por intermdio do culto s relquias.4

A liturgia tinha algo de frmula mgica, ainda que o latim fosse compreendido pelos galo-romanos e por boa parte das populaes de origem germnica.

. Igrejas, batistrios e monastrios se multiplicavam no interior das muralhas das pequenas cidades. E boa parte das construes religiosas estavam relacionadas s relquias de determinado santo. Grande parte das igrejas no passava de edifcios rsticos de madeira, sobretudo no ambiente rural e mesmo as baslicas construdas em pedra tinham uma dimenso bastante modesta se comparadas s construes de outras pocas. Um exemplo bastante significativo foi a igreja erguida pelo bispo Namatius em Clermont, por volta de 450 d.C. Esta igreja tinha cerca de 50 metros de comprimento, 20 de largura, 16,5 de altura. Outro exemplo era a baslica de S. Martinho de Tours que tinha cerca de 53,33 metros de comprimento, 19,8 metros de largura e 15 metros de altura. As igrejas maiores, em geral, tinham o teto em forma de abobada. Se comparadas s igrejas gticas dos sculos XIII e XIV, estas igrejas no passam de pequenas capelas. A pequenez das igrejas no deve nos levar a subestimar a importncia desses edifcios. O interior de algumas das principais baslicas causava uma forte impresso nas pessoas que por ela passavam. A baslica de S. Martinho de Tours, por exemplo, tinha cerca de 52 janelas, 32 s em torno do altar. Esta luz que aflua de certa forma valorizava a decorao policromtica dos pavimentos em mrmore. Constantemente iluminadas pelos crios, incensadas nos ofcios, decoradas com diversos tipos de afrescos narrando histrias bblicas, estas baslicas alto-medievas tinham uma importncia fundamental na vida das pequenas cidades e dos campos circundantes. Nas noites freqentemente escuras dos pequenos centros urbanos a luz transbordava a partir das dezenas de pequenas janelas, o que talvez trouxesse um certo conforto para as pessoas neste mundo cheio de ameaas e angstias. LELONG, Charles. La vie Quotidienne en Gaule. A L'poque Mrovingienne. Paris, Hachete, 1963, p. 115-116.

Narrativas quanto s relaes entre os homens e o sagrado: Rei Childerico ousou despojar o bispo de Aix e, por isso, teria morrido um ano depois. Cria-se que se um clrigo coloca uma simples cruz em uma esttua pag, a esttua caa por terra.

Um bispo se dirigiu durante trs dias para diante da casa de um conde considerado inquo. Aps trs dias, os criados foram atingidos por uma estranha febre e morreram. Os bispos supostamente se distinguiam da humanidade comum, pois aps a morte, muitos deles realizavam milagres nas localidades prximas aos seus tmulos. Estas estrias faziam parte da propaganda ideolgica do episcopado, ainda que existisse por parte dos prprios prelados um certo grau de crena no que diziam e no que mandavam escrever. Dizem que Roque santeiro .... O rei tinha que governar compondo com o poder religioso dos bispos, dos abades

e com o poder militar da aristocracia leiga. A ossatura herdada do Estado romano no dava suporte para a noo de poder pblico em uma poca em que grande parte da vida est no mbito do privado. Para os recm-chegados, os germanos, quase tudo do domnio privado. A Alta Idade Mdia foi uma poca em que os poderosos, em nome do rei, governavam a sua localidade com mos de ferro e tendiam a compreender a prtica do poder como algo que lhes pertencia por direito. um pouco sobre esta estrutura de poder herdada e suas re-interpretaes que trataremos daqui por diante.

3. A ORGANIZAO SOCIAL NO MUNDO MEROVNGIO Sob o poder imperial, a Glia era administrada por 17 governadores provinciais sob a autoridade do prefeito do pretrio. Existiam cerca de 120 cidades, em sua maioria de pequeno 6

porte. Inicialmente, o triunfo dos povos brbaros aboliu calcou-se no aproveitamento parcial da organizao administrativa romana. Permaneceu uma vaga idia de que a Glia constitua uma certa unidade poltica na vastido da romnia.

Sob os francos em fins do sculo VI e no sculo VII, fala-se de um reino francorum. Mas este reino foi diversas vezes partilhado entre os filhos de determinado rei. Mesmo quando o reino no era momentaneamente repartido, existia um reino onde os irmos eram eventualmente chamados igualmente de reis. O carisma do poder vinha pelo sangue, portanto, todos os filhos poderiam ser reis e o reino era partilhado revelia da vontade dos sditos e das tradicionais fronteiras polticas e culturais. Mas isto no significa dizer tal como na perspectiva germanista que os novos reinos no concebiam uma esfera pblica de poder. Todavia, a pessoa do rei tendeu a se tornar frgil no decorrer do sculo VII, pois os

prefeitos do palcio se aproveitavam das divises polticas para fazerem prevalecer seus prprios interesses. Quatro regies principais existiam na rbita do mundo merovngio: Nustria, Austrsia, Borgonha e Aquitnia.

A Aquitnia nunca foi efetivamente integrada ao reino franco. A regio foi conquistada no reinado de Clvis. Governava-se parcialmente independente e, ou era retalhada nas partilhas sucessrias. Para conter os bascos, os reis merovngios deram autonomia aos duques da Aquitnia. Os duques s reconheciam a autoridade dos reis na medida em que esta era exercida com moderao.

A Austrsia era a regio menos romanizada e foi a base poltica da futura famlia carolngia. No Nordeste da Austrsia, a populao era composta em grande parte de elementos de origem germnica.

A Nustria era, por sua vez, uma regio mais romanizada que a Austrsia. Regio com grandes propriedades desde a poca romana. Nesta regio, a mistura entre germanos e galo-romanos foi mais freqente do que na Austrsia. 7

A Borgonha foi freqentemente alvo de partilhas. Fazia fronteira com a Austrsia, com Nustria e a com a Aquitnia. Foi tambm retalhada durante as partilhas.

3.1. O PODER RGIO Os reis merovngios se diziam rex francorum. Portavam diadema, faziam-se chamar de vossa sublimidade e de vossa excelncia. Mantinham parcialmente as prerrogativas de manuteno das estradas construdas pelos romanos e a assistncia parte da populao. Mas exploravam o pas quase como era explorada uma mera propriedade rural, como uma propriedade pessoal. Lanavam sobre as pessoas dois tipos de impostos: 1. A capitatio humana. 2. A capitatio terrena. 3. A principal renda era oriunda dos saques e cabia ao rei redistribuir boa parte do que acumulava entre o seu squito de guerreiros. A populao resistia aos impostos na medida do possvel. Principais pagamentos: Cereais, vinho, alimentos em geral canalizados para o sustento dos guerreiros; No apenas os francos serviam nos exrcitos rgios, mas inclusive os galo-romanos estavam sujeitos ao servio militar;

No esquecer: existia uma poltica deliberada de integrao da aristocracia galo-romana com a aristocracia de origem franca promovida pelos reis merovngios; O principal objetivo da guerra: obteno de saque e escravos. Objetos e bens de luxo

de origem romana eram amplamente apreciados. => Smbolos de poder e status. CUIDADO: O comrcio no deixou de existir e era conduzido, principalmente por comerciantes judeus e orientais que recebiam a 8

denominao genrica de Srios. O comrcio de produtos de luxo oriundos de pontos longnquos do mediterrneo no cessou. Assim como existia uma rede de comrcio regional e local. A guerra no decorrer do sculo V tornou-se, mesmo para os galo-romanos, o fim ltimo da sociedade. No incio de cada ano, homens livres eram chamados para prestar juramento de fidelidade ao rei. O lao para com o rei, chefe de guerra, eram pessoais e baseados na palavra empenhada. A quebra da lealdade, em tese, devia ser vingada e punida com a morte. A ausncia nas operaes militares devia ser compensada com o pagamento de uma pesada multa.

Mas estes laos pessoais nem sempre garantiam as fidelidades locais. Existia uma certa instabilidade social onde frequentemente cidades de diferentes reinos lutavam contra outras, acompanhando os interesses de poderes locais que teoricamente representavam o poder soberano. Ex.: Segundo Gregrio de Tours, a cada conquista de uma cidade, os vencedores passavam pelo fio da espada todos que podiam urinar na muralha. Por conseguinte, levavam consigo, escravos, todas as mulheres, os meninos de peito, os meninos com menos de trs anos. Os mais velhos eram sistematicamente mortos. Fundamental: Apesar do aprofundamento do processo de ruralizao nos sculos V e VI no Ocidente, os merovngios utilizaram as cidades como unidades administrativas, preservando assim, parte da tradio romana. Nas cidades, dois poderes se destacavam: o dos condes e dos bispos.

3.2. OS CONDES O conde governava a partir da cidade um determinado territrio comumente chamado 9

de pagus. E tinha diversas atribuies: a) Cobrava e enviava os impostos para o rei; b) Comandava o contingente local na guerra; c) Praticava a justia em seu tribunal que, por sua vez, contribua para reforar o poder local e reforar a unidade da civitatis; Na poca merovngia, existia um tribunal para cada cidade, onde o conde designava os chamados boni homines, viri magnifici ou racchinburgi (em lngua germnica latinizada).

Durante o julgamento, os homens livres aclamavam ou desaprovavam a sentena, sobretudo, nas localidades de forte povoamento germnico. A tendncia que se delineou foi a de se elaborar pouco a pouco uma noo de direito comum, sobretudo, nas regies onde era mais frequente o povoamento misto entre germanos e galo-romanos, tal como a regio prxima bacia do Rio Sena.

Falar dos ordlios. Durante grande parte do perodo merovngio, os reis deixaram a cada povo a

possibilidade de julgarem pela lei de seus ancestrais. O princpio da personalidade das leis, j utilizado com os povos federados no perodo romano, permaneceu com fora na Alta Idade Mdia. Espacialmente podemos apresentar a seguinte sntese quanto ao tipo de direito utilizado: a) No norte do Loire, dominava o direito romano; b) No sul, o direito romano se mantinha com muitas variaes locais;

O poder condal encontrava um srio entrave para seu poder. => Os reis merovngios multiplicaram crescentemente as terras imunes, nas quais era interdita a entrada de juzes e representantes do conde. Nestas localidades imunes, os intendentes dos domnios faziam o papel de juzes.

As isenes geravam importantes conflitos polticos entre os condes e os principais beneficirios da concesso de terras imunes, bispos e abades. 10

3.2.1. FONTES DE RENDA DOS CONDES O conde era um verdadeiro vice-rei no plano local. A sua remunerao tinha origem variada e os abusos de prerrogativas eram frequentes. a) As rendas das terras familiares e das terras doadas pelos reis como forma de remunerao. b) 1/3 das multas. Isto levava o conde a extorquir a regio que administrava, j que sua renda em multas era proporcional ao cobrado. Frequentemente, os principais adversrios das arbitrariedades dos condes eram os bispos. 3.3. OS BISPOS Lembrar da importncia do bispo na administrao das cidades j no Baixo Imprio Romano. Durante o perodo merovngio, o poder dos bispos no cessou de aumentar devido s inmeras doaes piedosas dos reis e dos demais aristocratas. Este processo era ainda mais acentuado no caso das abadias, que muitas vezes eram de fundao real. Principais funes dos bispos: a) Organizar os hospitais; b) Promover a visita s prises; c) Resgatar cativos; d) Pedir a reviso dos impostos; e) Arbitrar quaisquer querelas; f) Praticar a justia, sobretudo, no que se refere ao direito de asilo; g) Dirigir espiritualmente as populaes, j que ocorria um certo alastramento das parquias rurais, formadas frequentemente a partir dos grandes domnios episcopais; ( Poder da escrita a produo de memria)

11

Era comum que bispos obtivessem imunidades e isenes de impostos. Em alguns casos, o bispo era o verdadeiro chefe da cidade. Exemplos: a) O rei Dagoberto concedeu ao bispo de Tours a faculdade de nomear o conde. b) No era incomum que bispos vendessem as funes eclesisticas. c) Muitos dos bispos do sculo VI tinham origem na tradicional aristocracia galoromana, inclusive nas antigas famlias senatoriais. IMPORTANTE: No decorrer do sculo VI, as famlias senatoriais e a aristocracia de origem germnica tenderam a se fundir, inclusive mediante casamentos. Portanto, no sculo VII e VIII, surgiu paulatinamente uma nova aristocracia fruto do processo de fuso social ocorrido na poca imediatamente anterior. Uma nova aristocracia que tende a patrimonializar as funes apontadas teoricamente como pblicas. Bispos = hbitos aristocrticos. No sculo VI e VII, o bispo tinha um papel fundamental na disciplinarizao da

sociedade e da conduta do clero. Aos olhos dos leigos, a Igreja quase se formava um mundo parte. Os clrigos deviam se distinguir dos leigos por diversos aspectos: a) A tonsura; b) Absteno do uso de barba; c) Interdio terica do casamento; d) Caso j fossem casados deveriam viver com suas esposas como se fossem irms; Para os clrigos, era teoricamente interdito: a) Servio militar; b) Participar em banquetes de casamentos; c) Caar; d) Praticar usura; 12

Os clrigos, na viso de muitos, participavam na sabedoria de Deus e dos santos. Bispos e clrigos eram ao mesmo tempo chefes temporais e espirituais: a) Recebiam dzimos (menos comum); b) Oblatas ofertas feitas no altar durante as missas e festas litrgicas. Linho, po, azeite ou mesmo pequenos animais; c) Pelo assassinato de um dicono, o bispo poderia receber nove vezes o valor da multa paga pela morte de um homem livre;

Os Bispos eram responsveis pela coeso moral do reino, neste sentido, os conclios regionais, convocados pelos reis merovngios propiciavam uma ocasio privilegiada para estreitar laos entre o rei, a aristocracia eclesistica e as cidades.

No existiu durante o perodo merovngio uma poltica clara de unidade religiosa. O fato dos soberanos e de parte das populaes citadinas assumirem a religiosidade catlica no modificava a realidade de fundo destes sculos iniciais da Idade Mdia. Neste sentido, importante discutirmos um pouco a respeito do discurso episcopal sobre a realidade poltica e religiosa da poca.

3.4. O DISCURSO EPISCOPAL E A SOCIEDADE MEROVNGIA Por volta do ano 500 d.C., a religio crist era fundamentalmente uma religio das cidades romanas. Um dos principais objetivos do poder episcopal era edificar a ordem catlica nas vilas. Por volta de 573, Gregrio de Tours construiu 24 igrejas nas vilas de sua diocese, nos campos circundantes os proprietrios construam igrejas em suas terras. Sculo VI: Os cristos deviam enfrentar a sacralidade difusa que todo o mundo da antigidade deixou de herana. O campo absorvia mais de 90% da populao. Era no mbito campestre que os homens viviam mais intensamente os ciclos das estaes e colheitas, em uma natureza impregnada de foras sobrenaturais. 13

No era suficiente para as pessoas conceber um Deus nico cabea do mundus. As pessoas buscavam obter a partir do sentimento e das prticas religiosas: a) A generosidade das colheitas; b) A reproduo e sade dos animais; c) A fertilidade das mulheres; d) Proteo contra os perigos naturais e sobrenaturais; e) Para cumprir estes objetivos utilizavam-se de ritos que remontavam a Pr-Histria. A paisagem pr-crist era bem mais antiga e bem mais complexa. Da Glia at a Itlia do Sul, era possvel encontrar templos desertos com dolos usados secularmente, fontes sagradas, bosques considerados assombrados e diversos outros aspectos de uma natureza considerada animada. Nem sempre estes santurios estavam completamente inativos; Recomendaes especiais: a) S os altares cristos deveriam ser honrados com ex-votos; b) Devia ser evitado o culto pago que era comum nas seguintes localidades: estradas, encruzilhadas, alto de colinas e perto de rvores; Na Glia, durante o sculo VI, deviam existir cerca de 6.000 fontes sagradas. 3.3.1. CESRIO DE ARLES (502-542) Cesrio, grande admirador de Santo Agostinho, era um aristocrata galo-romano tpico. Representante da tradio religiosa do monastrio de Lerins, fundado por Santo Honrio em 400 d.C., inspirado na tradio dos homens do deserto do Egito. Numerosos bispos de Arles vieram deste mosteiro. Lerins => Capital religiosa da Glia. Em Lerins, aprendiam a utilizar a retrica a servio do cristianismo. Os jovens que passavam por Lerins aglutinavam a autoridade das antigas famlias aristocrticas com a rgida disciplina monstica da humildade. Concepes de Cesrio de Arles: a) Para ele, o paganismo no era um sistema autnomo de ritos, mas vestgios de hbitos sacrlegos, que permaneceram pela fora da inrcia dos costumes. Portanto, cair no paganismo 14

era uma falha de educao e formao. b) Aquele que praticava o paganismo era antes de tudo um rusticus que por sua vez era fechado razo e refratrio cultura, surdo pela paixo. c) Qualquer um poderia se tornar um rstico se algumas regras fossem quebradas, tal como fazer amor no dia consagrado do domingo. d) Para Cesrio de Arles, o principal objetivo da ao pastoral no era a erradicao do paganismo, mas sim, podar a rusticidade no corao dos cristos. e) Podar, polir, moldar as antigas concepes era algo mais trabalhoso que apenas destruir os antigos templos. Era necessrio destruir a antiga imagem do mundo. f) Para Cesrio, o curso das coisas no mundo material podia ser mudado pela vontade dos homens, mas, ao mesmo tempo, cada evento dependia da vontade de Deus. Portanto, os homens no so prisioneiros de foras ocultas. Ex.: Alguns conselhos de Cesrio de Arles eram bastante exticos. Era comum durante o eclipse lunar que os camponeses gritassem Vince Luna (Vena Lua). Cesrio sugeria que se gritasse apenas para Deus perdoar o pecado dos homens. H indcios de permanncia de algumas dessas prticas at o sculo XIX. g) Estratgia de Cesrio era ajustar o cristianismo a algumas das prticas consideradas rsticas. O cristianismo deu novos sentidos aos antigos cultos. Monges e clrigos distribuam amuletos e remdios para diversos problemas cotidianos. Ex.: Espargir gua benta pelos campos e abenoar os instrumentos de trabalho. - Lema de Cesrio de Arles e de boa parte do episcopado da Alta Idade Mdia: Dar significado cristo antigas prticas religiosas. h) O conceito bsico era reverentia. Reverncia para com os santos, para com os grandes santurios e implicitamente, para com a autoridade episcopal. Por intermdio da reverentia, os santos poderiam convencer Deus a tocar o mundus em todos os nveis. A interveno dos santos poderia dotar de uma nova qualidade os lugares do mundo natural, onde at ento os homens buscavam o sagrado. 3.3.2. S. GREGRIO, BISPO DE TOURS (573-594 d.C.) 15

Gregrio nasceu em 538, poucos anos antes da morte de Cesrio. Na poca de sua ascenso ao episcopado, algo tinha mudado no panorama poltico do Ocidente Medieval. A tentativa de reconquista da Itlia pelo imperador bizantino Justiniano havia tornado mais tensa as relaes entre os reinos romano-germnicos e o Imperador do Oriente.

No perodo de 542-570, a peste bubnica devastou e reduziu a populao ainda mais. difcil fazer uma estimativa, mas a mortalidade no deve ter afetado menos de 1/3 da populao.

A partir de 561, a Glia merovngia foi dividida em quatro reinos. De forma ainda mais acentuada que na poca anterior, o bispo representava a ordem politica e social em sua cidade. Ex.: Quando o bispo era consagrado e entrava na cidade e era conduzido em uma alta cadeira, tal como faziam outrora com um cnsul entre os romanos.

O bispo dirigia as cerimnias solenes nas baslicas e nos batistrios, espetculos acompanhados de incensos e crios. Muitos bispos eram grandes proprietrios, alguns chegavam a acumular cerca 300.000 hectares de terras. Por intermdio do brilho e do fausto nas igrejas, fazia-se uma espcie de transferncia mgica, em um contexto teatral onde o bispo enviava aos cus o pedido dos fiis. A liturgia permitia tambm que o cu descesse at a terra. Os santurios tinham de refletir este esplendor celeste na riqueza e brilho da decorao.

Para a aristocracia dirigente do mundo franco, a relao dos santos com Deus era concebida de forma anloga relao estabelecida entre os poderosos e o rei. O pedido feito pelos santos a Deus, tal o dos poderosos ao rei, poderia beneficiar o povo. Ao mesmo tempo em que os rsticos deviam obedincia e reverncia aos santos, tambm deviam obedincia e reverncia a aristocracia de homens de orao e de guerra. A cidade terrestre deveria, na medida do possvel, refletir a perfeio da cidade celeste.

3.5. A ARISTOCRACIA LEIGA

Em boa parte composta por grandes proprietrios de terras que buscavam se distinguir das 16

demais pessoas livres atravs do luxo, do fausto e da ostentao de riquezas. A principal funo desses homens era a guerra. Cabe aqui algumas palavras sobre essa atividade nos sculos VI e VII: a) Todos os homens livres convocados pelo conde deviam se armar para o combate. Os aristocratas levavam, por vezes, seu sqito pessoal. b) A pilhagem era a regra. A cidade de Touraine, por exemplo, foi pilhada por seis vezes no perodo de 573-590. c) A caa era um aspecto fundamental da vida aristocrtica, pois permitia aos homens se exercitarem para a guerra. d) A violncia era considerada um valor positivo na sociedade. O prprio estatuto de liberdade se definia pela possibilidade de participao militar. e) A prpria relao da aristocracia com o poder rgio estava ligada capacidade do rei em liderar, obter vitrias e dividir o saque. f) As ddivas piedosas tambm faziam parte dessa rede de acmulo e redistribuio de bens. Ex.: 1. Para o sculo VI, no era incomum achar nos tmulos joias, animais, armas e utenslios; 2. Com o avano da cristianizao, estes bens foram direcionados como ofertas piedosas para as igrejas; g) No esquecer que da aristocracia eram retirados os principais membros do episcopado. h) A aristocracia galo-romana era qualificada normalmente de optimates, proceres, nobiles, principes, primi. Muitos eram descendentes das antigas famlias senatoriais. i) Entre os francos, desde a poca das invases, foi se formando uma aristocracia de fato, mediante casamentos, recebimento de doaes de terras e sucessos militares. j) Alm dos saques, grande parte da renda da aristocracia era oriunda da terra. Nos sculos VI e VII, o cultivo da terra baseava-se na utilizao de um vasto conjunto de escravos, assistidos periodicamente por camponeses que vinham auxiliar na poca de semear e de colher. k) Por presso dos poderosos, a partir dos sculos VII e VIII, a independncia dos camponeses tornou-se cada vez mais residual.

17

3.6. OS HOMENS LIVRES Existiam diferentes gradaes entre a liberdade plena e a escravido. Mas consideravase que os homens livres tinham os seguintes direitos e deveres: a) O direito de usar armas e seguir o chefe na guerra; b) O dever de participar das assemblias regulares para definir a lei e praticar a justia; c) Cada homem livre tinha voz nas decises da explorao coletiva dos baldios, nas decises de receber ou no um recm-chegado na comunidade de vivinhos ou vici; d) Nas provncias mais romanizadas, a liberdade de boa parte dos camponeses foi bastante minada. Grande parte dos camponeses, talvez a maioria, era constituda de colonos cultivando terras alheias; 3.6.1. OS COLONOS Os colonos eram reputados como livres. Mas existiam fatores que limitavam bastante o grau de liberdade desse grupo social, tais como: a) Normalmente, estavam hereditariamente vinculados a uma determinada terra. Caso contrrio, podiam ser vinculados fora a uma parcela especfica; b) Cooperavam para a situao precria do colono duas prticas bem antigas: o patronato romano e a compannage germnica; c) Uma das fontes geradoras do colonato era a grande quantidade de pessoas humildes que se recomendavam e se doavam a um senhor em busca de socorro e ajuda. Esta proteo era designada pelo termo germnico latinizado mundium; d) O protetor tornava-se o senior. O protegido se tornava o gasindus ou vassus. Importante: O ltimo desses termos no tm nada a ver com a vassalidade feudal do sculo X em diante. e) Os miserveis que se recomendavam contentavam-se em viver ao lado do senhor ou por vezes recebiam um lote de terra; 3.7. OS ESCRAVOS 18

Constituam a camada inferior da sociedade. No tinham direito a possuir bens prprios e o casamento estava submetido aprovao do senhor. Os escravos que casassem com mulheres livres estavam sujeitos ao suplcio da roda e a mulher livre que casasse com escravo deveria ser submetida escravido. Poderes do senhor sobre os escravos: a) O senhor podia separar esposas, filhos e pais conforme sua vontade; b) Filhos de escravos pertenciam ao senhor; c) O senhor tinha direito de vida e morte sobre o escravo; d) Pequenas faltas dos escravos eram punidas com a maior crueldade; Exemplos: Suplcio da roda, corte das orelhas, marcas com ferro quente. e) A lei previa penas infamantes para os escravos. Receberiam 120 chibatadas pelo roubo de objetos que valessem 20 dinheiros ou pelo comrcio ilcito com escravo de outro senhor. Pelo roubo de objetos no valor de 40 dinheiros, determinava-se a castrao. No caso de rapto de mulheres livres, o escravo deveria ser condenado morte. Caso fosse acusado por um crime, o escravo normalmente era torturado at confessar; f) Na prtica, o escravo no tinha direito de asilo nas igrejas; g) A relao do escravo com o senhor era ambivalente, por vezes, matava o senhor, em outras ocasies, tornava-se homem de confiana de seu senhor; h) Existia uma certa diviso do trabalho na vida do escravo. Existiam escravos cavalarios, cozinheiros, artfices, ourveres, tecedores, sapateiros ou que apenas lavravam os campos. Alguns escravos mais afortunados chegavam a estudar as letras com os filhos do dono da propriedade. Em alguns raros casos, tornavam-se uma espcie de mdico; i) A tendncia a partir do sculo VII foi a de que os escravos fossem fixados em pequenas propriedades como servi casati ou mansionarii; j) Atuao da Igreja melhorou um pouco a situao do escravo, mas a escravido propriamente dita no foi condenada. Os bispos e as abadias tinham seus rebanhos de escravos exercendo ofcios e lavrando os campos. Mas, como um todo, a influncia da Igreja foi importante, pois prescreveu que o casamento do escravo era indissolvel, que as famlias no deviam ser separadas e que se deveria respeitar o direito de asilo dos escravos nas igrejas. 19

A Igreja propunha ainda o resgate dos cativos e condenava os executores de escravos a dois anos de excomunho; k) Eventualmente, os escravos eram libertados mediante carta ou perante o rei; l) O liberto ficava marcado pela sua origem no-livre. No caso dos escravos libertados no interior das igrejas, os bens dos mesmos revertiam para a instituio aps a morte dos libertos; m) Os escravos, em geral, viviam pouco e morriam de fome, de maus tratos e doenas. Mas as guerras do sculo VI, renovavam constantemente a populao escravizada. Muitos escravos eram anglos, jutos, eslavos e de diversos outros povos. Homens livres tambm se tornavam escravos: para expiar os pecados, por certos crimes (adultrio, rapto, traio, moeda falsa, envenenamento);

4. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA PARA A ELABORAO DOS TPICOS BLOCH, Marc. Os reis taumaturgos. So Paulo, Companhia das Letras, 1998. 20

BROWN, Peter. L'Essor du christianisme occidental. Triomphe et diversit. 200-1000. Paris, ditions du Seuil, 1997. CONTAMINE, Philippe (dir.). Histoire de la France politique. Le Moyen ge. Le Roi, L'glise, les grands, le peuple. 481-1514. Paris, ditions du Seuil, 2002. DUBY, Georges. Guerreiros e Camponeses. Os primrdios do crescimento econmico europeu. Sc. VII-XII. Lisboa, Editorial Estampa, 1993. FOURQUIN, Guy. Histria Econmica do Ocidente Medieval. Lisboa, Edies 70, 1993. LELONG, Charles. La vie Quotidienne en Gaule a L'poque Mrovingienne. Paris, Hachette, 1963. RICH, Pierre. La vie quotidienne dans L'Empire Carolingien. Paris, Hachette, 1973. ROUCHE, Michel. A Alta Idade Mdia Ocidental. In: VEYNE, Paul (Org.). Histria da Vida Privada. Vol. 1. Do Imprio Romano ao Ano Mil. So Paulo, Companhia das Letras, 1992. 5. FONTE CONSULTADA Les canons des conciles Mrovingiens (VI-VII sicles). Tome I et II. Paris, Les ditions du CERF, 1989.

21

Вам также может понравиться