Вы находитесь на странице: 1из 7

Acadmica: Nagila Sabrine Czuy 2 Ano de Secretariado Executivo.

01-Explique porque se diz que onde h sociedade, existe direito. Sim, pois o Direito existe para soluo dos conflitos, ou, pelo menos, minimizar, evitando que as pessoas, no se conformando, acabem fazendo justia pelas prprias mos. Contudo, existem tambm sociedades que podem ser orientadas pelo Direito ditatorial (ditador), que praticamente exclui a democracia, estabelecendo regras de comportamento subjetivas ou por critrios adotados pelo Ditador. 02-Dentre a pluralidade de significaes da palavra direito, quais so as realidades fundamentais. Pluralidade de Significaes do Direito Cinco realidades fundamentais: 1 o direito no permite o duelo; 2 o Estado tem o direito de legislar; 3 a educao direito da criana; 4 cabe ao direito estudar a criminalidade; 5 o direito constitui um setor da vida social. 03- Represente graficamente a teoria tridimensional do direito jurista Miguel Reale. Fator Valor

So os elementos para a teoria tridimensional.

Norma

04- Qual a importncia do direito para a vida social? A sociedade sem o direito, simplesmente deixaria de existir. A mesma sempre teve necessidade do convvio com o direito. O alinhamento da sociedade o direito, ele est ali determinando o que certo ou

errado, determinando os limites de cada indivduo, criando parmetros em decorrncias de seus direitos e obrigaes. 05- Explique a mutua dependncia entre o direito e a sociedade apresentada no texto de Paulo Nader. Atravs do texto de Paulo Nader vimos o quanto o Direito influencia no Estado e tambm na Sociedade. Verificou-se que o Estado sendo uma instituio jurdica, depende diretamente do Direito para organizar-se, revelando inclusive a existncia de um Poder Poltico como rgo controlador da produo jurdica e da sua aplicao. Direito e Estado so considerados meios ou instrumentos a servio da coletividade. Quanto a Sociedade, pode-se verificar o quanto esta ligada ao Direito, pelo simples fato que o homem, principal componente dela no foi criado para viver sozinho, e estando organizado de forma coletiva, necessita de mecanismos reguladores para que esta vida seja efetivamente mantida em harmonia.

06- Distinga moral autnoma de moral social. Moral autnoma: a concepo do conceito de bem individualizada conscincia de cada indivduo. uma moral separada de quaisquer influncias externas. interna a cada pessoa, tendo sua vontade livre. Moral social: conjunto de princpios e critrios que orientam a vida social de um povo, em uma determinada poca e local. Vale dizer que esse moral no fruto de uma conscincia individual, mas de acordo com valores eleitos por uma sociedade. 07- Quais as distines que podem ser estabelecidas entre direito e moral. A MORAL: Esta contm as regras que so cumpridas espontaneamente sem a necessidade de coao. O indivduo que age moralmente e possui conscincia desse ato, j se enquadra as regras dos ditames da moral. DIREITO: o complexo de normas jurdicas que regem o comportamento humano, de modo obrigatrio, prescrevendo uma sano no caso de sua violao.

08- Exemplifique a seguinte classificao das fontes do direito: Fonte principal: Acessria:

Formal: Leis em sentido amplo Material: Fatos sociais (acontecimentos) 09- O que representa a pirmide de Kelsen? A teoria da hierarquia das normas jurdicas um sistema de escalonamento das normas, que tambm chamado de Pirmide de Kelsen.

10- Como esta estruturada a pirmide de Kelsen?

11- O que constituio federal? um livro onde esto determinados os direitos e deveres dos cidados e cidads brasileiras. a lei mais importante do Pais. Todas as outras leis tm que ser feitas respeitando o que diz a constituio 12- O que lei complementar?

A lei complementar uma lei que tem como propsito complementar, explicar, adicionar algo constituio. 13- O que lei Ordinria? So as leis tpicas, ou as mais comuns, aprovadas pela maioria dos parlamentares da Cmara dos Deputados e do Senado Federal presentes durante a votao. 14- O que lei delegada? Editadas pelo Presidente da Repblica, nos limites da autorizao conferida pelo Congresso Nacional por Resoluo. 15- O que so Medidas provisrias? Editados pelo Presidente da Repblica, regulamentam as leis e dispem sobre a organizao da administrao pblica. 16- O que decreto? Um decreto uma ordem emanada de uma autoridade superior ou rgo (civil, militar, leigo ou eclesistico) que determina o cumprimento de uma resoluo. 17- O que portaria? Portaria um ato administrativo praticado pelos chefes de entidades e rgos pblicos, mediante o qual so emitidas determinaes gerais ou individuais ao funcionalismo, bem como veiculados os atos de gesto de pessoal (exs.: concesso de frias, nomeao, exonerao e aplicao de punies).

18- O que resoluo? Resoluo norma jurdica destinada a disciplinar assunto do interesse interno do Congresso Nacional. 19- O que e para que serve o vacatio legis? Quais so os seus perodos? Vacatio legis o perodo de tempo entre a publicao e a vigncia da lei. Seus perodos so: Validade, publicao, vivencia/ vigor/exigibilidade, eficcia.

20- O que repristinao?

A Repristinao pode ser compreendida como uma restaurao, ou seja, uma forma de se voltar a uma passada estrutura ou situao jurdica. 21-O que validade? Validade o processo legislativo legitimo e regular, integrao no ordenamento jurdico. 22- O que vigncia? Validade tcnico- formal, existncia . Publicao e entrada em vigor. 23- O que Eficcia? Capacidade de atingir objetivos previamente fixados como metas. 24- Em quais situaes a lei posterior revoga a anterior? a) Expressamente o declare como ocorre no final de muitas leis que rezam: revogamse as disposies em contrario, ou quando revoga especialmente outra lei ou artigo de lei. b) Seja ela incompatvel. Exemplo seria prescrever conduta totalmente contraria a especificada na lei anterior. c) Regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. As leis n 8.212/91 e 8.213/91, que tratam de organizao do custeio da seguridade social e dos benefcios da previdncia social, regularam inteiramente a matria, tendo revogado a antiga norma que versava sobre o assunto: a lei n 3.807/60, embora inexista determinao expressa nesse sentido nas novas leis. 25- Explique: a)Ato jurdico perfeito: o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. b) coisa julgada: Coisa julgada a deciso judicial de que j no caiba qualquer recurso. c) Direito adquirido: o que integra o patrimnio jurdico da pessoa, por esta j ter implementado todas as condies para adquirir o direito, podendo exerc-lo a qualquer momento. Consideram assim, adquiridos os direitos que seu titular, ou algum por ele, possa exercer, como aqueles cujo comeo do exerccio tenha prazo prefixado, ou condio preestabelecida inaltervel em relao a vontade de outra pessoa.

26- Diferencie maioria simples de maioria absoluta: Maioria simples quando para a referida lei ser aprovada basta metade mais um dos parlamentares presentes em plenrio, em seo com o qurum mnimo, votem a favor da referida lei. Maioria absoluta, quando para referida lei ser aprovada necessita de dois teros, do total dos membros da casa (cmara ou senado), votem a favor da mesma. 27-Explique o surgimento do Estado. A existncia das sociedades levou o ser humano a criar o que hoje chamamos de estado. O Estado surgiu da necessidade que o Homem encontrou em controlar o convvio de diversos sociais de um mesmo territrio, e, como forma de se estabelecer certo limite e ordenamento nas atitudes dos sociais nesse ambiente. Foi um fato evolutivo que surgiu da simples necessidade do homem de se relacionar com os outros humanos de outros territrios e controlar seus direitos e deveres perante estes, para que a sua comunidade no fosse prejudicada. 28- Conceitue Estado a partir das ideias de Max weber. Segundo Weber, o estado a instituio poltica que, dirigida por um governo soberano, detm o monoplio do uso da fora fsica, em determinado territrio, subordinando a sociedade que nele vive.

29- Explique os trs componentes que compe o estado: Territrio o espao geogrfico onde o estado exerce a sua soberania (poder politico administrativo). a base fsica. Povo o conjunto de cidados do estado. Populao o conjunto dos habitantes de um Estado. o componente humano do Estado. Soberania o poder mximo de que est dotado o Estado para fazer valer suas decises e sua autoridade dentro do seu territrio. 30- Quais so os fins do Estado? Entende-se que o estado no pode ser um fim em si mesmo, mas um meio para o amplo desenvolvimento dos indivduos e da sociedade. O estado deve ter como finalidade prestar servio ao ser humano, promovendo o bem comum geral do povo e melhorando as condies da vida social. 31- Diferencie fins jurdicos dos fins sociais.

Fins jurdicos: (Essenciais do Estado) Garantir a ordem interna- O que chamado policia (Por meio de foras armadas), assegurar a soberania na ordem internacional, dizer o direito ou seja fazer as leis, ministrar ou distribuir justia. Fins sociais: (No essncias do Estado) So cumpridos por meio de atividades concorrentes com a iniciativa privada. Mais a ingerncia do Estado marcante nesse terreno para que fiquem assegurados os princpios de proteo social que desde o tratado de Versalhes e a constituio de Weimar se inseriram em vrios ordenamentos jurdicos. 32- Quais so os principais fundamentais da republica federativa do Brasil? Eles esto elencados nos artigos 1 a 4 da constituio federal, e referem-se aos seguintes temas bsicos: -Regime politico Jurdico (Art. 1) -Forma de governo (Republica) - forma de Estado (Federao) -Diviso funcional do poder (Art. 2) -Politica interna: Objetivos nacionais (Art. 3) - Relaes Internacionais: Princpios das relaes Exteriores. (Art.4)

Вам также может понравиться