Вы находитесь на странице: 1из 18

11. RETIFICAO 11.1. Introduo A retificao um processo de usinagem muito utilizado na indstria metal-mecnica.

. Muitas das peas usinadas tem a retificao como a ltima operao de uma ou vrias de suas superficies. Suas principais caractersticas so: a possibilidade de obteno de tolerncias apertadas (tolerncia dimensional entre IT 4 e IT6 e tolerncia geomtrica compatvel) e de baixas rugosidades (Ra de 0,2 a 1,6 m); baixa capacidade de remoo de cavaco. Assim, em geral, um processo de acabamento. Algumas vezes, a retificao tambm utilizada como uma operao intermediria, para gerar superfcies de referncia para outras operaes, mas na maioria das vezes a ltima operao a ser realizada em uma dada superfcie. Ento, o processo de retificao requer bastante ateno, pois se a pea for danificada nesta operao, todo o custo acumulado nas operaes anteriores no poder ser recuperado. At h bem pouco tempo, a retificao, por ser um processo abrasivo de usinagem, era um dos nicos processos utilizados em peas que j haviam sido endurecidas por tratamento trmico. Atualmente, parte destas operaes, principalmente as realizadas em superfcies de revoluo, tm sido substitudas por outros processos, como o torneamento, por exemplo. Este fato se explica pelo surgimento de materiais de ferramentas como o nitreto de boro cbico e o material cermico, que podem ser utilizados para o torneamento de peas duras e tambm devido a melhoria das caractersticas de projeto e construo das mquinas-ferramentas. O torneamento tem substitudo a retificao cilndrica externa (e, as vezes, a interna) em muitos processos produtivos que exijam tolerncia dimensional na casa de IT5. Por outro lado, novos desenvolvimentos tm ocorrido com o processo de retificao, tais como: novos materiais para ferramentas (CBN e diamante como material do gro abrasivo do rebolo); projeto mecnico mais moderno da mquina retificadora (mancais e guias hidrostticas, mecanismo de compensao da deformao trmica, etc.). Assim, pode-se dizer que o espao que a retificao tem perdido para outros processos sempre que a ordem de tolerncia IT5 ou maior, tem sido recuperado em situaes em que as classes de tolerncias so mais apertadas, como IT4 ou menor. A ferramenta de retificao denominada rebolo. O rebolo um corpo, em geral cilndrico, formado por um material ligante ou aglomerante, cuja funo reunir os inmeros e gros abrasivos, que vo entrar em contato com a pea e realizar a usinagem. Assim, cada gro abrasivo retira uma quantidade minscula de material da pea (por isso o processo chamado de abrasivo), o que confere retificao a possibilidade de obteno de tolerncias bastante apertadas.

11.2. Classificao e Descrio dos Processos Os processos de retificao podem ser classificados em: a) Segundo a dureza da pea usinada: retificao mole ou verde: realizada antes do tratamento trmico, com a pea ainda mole, para gerar superfcies precisas que sirvam de referncia para outras operaes de usinagem; retificao dura: realizada depois do tratamento trmico, com a pea j endurecida, com o fim de conferir as dimenses finais pea usinada. b) Segundo a superfcie a ser usinada Esta classificao pode ser esquematizada como segue:

Figura 11.1 Processos normais de retificao (conforme a superfcie a ser usinada) A seguir, passar-se- a descrever resumidamente cada um destes processos. 11.2.1. Retificao cilndrica externa entre pontas Pode ser de mergulho ou de passagem. A pea fixada, normalmente, pelos seus dois extremos utilizando-se de contra-pontas. Nos dois casos, t anto a pea quanto o rebolo possuem movimento de rotao. Na retificao de passagem (figura 11.2 ), tambm chamada de retificao longitudinal, o avano paralelo ao eixo da pea, pode ser efetuado atravs do movimento da mesa da retificadora ou atravs do movimento do rebolo. O avano em profundidade discreto e realizado ao fim de cada avano

longitudinal (quando o rebolo chega ao fim da pea), para propiciar uma nova retirada de material na prxima passada do rebolo durante o avano longitudinal.

Figura 11. 2 - Retificao cilndrica externa longitudinal entre pontas Na retificao de mergulho (figura 11.3), tambm chamada de retificao com avano de penetrao, o rebolo executa movimento de avano numa direo perpendicular superfcie retificada. Em geral, a pea possui somente movimento de rotao podendo, no entanto, apresentar um pequeno movimento longitudinal. O rebolo, em geral, mais largo que o comprimento da superfcie que est sendo retificada e o processo mais rpido e econmico que o anterior. Pode-se fazer a retificao de vrias superfcies simultaneamente (figura 11.3.b), com diversos rebolos montados um ao lado do outro, separados por anis (isto se d em mquinas retificadoras convencionais de alta produo), ou uma superfcie de cada vez (figura 11.3.a - principalmente nas retificadoras CNC). O processo de retificao de mergulho tambem permite a usinagem de perfis variados, bastando para isso dar a forma adequada ao rebolo.

Figura 11.3 - Retificao cilndrica externa de mergulho entre pontas

11.2.2. Retificao cilndrica externa sem centros Uma pea cilndrica comprida e de pequeno dimetro fixada entre centros numa retificadora cilndrica, tende a fletir devido presso exercida pelo rebolo durante o passe de trabalho. Uma pea tambm cilndrica, mas curta, torna difcil a retificao entre pontas, devido proximidade dos contrapontos, o que dificulta a aproximao e movimentao do rebolo. Para casos como estes, foi desenvolvido o processo de retificao cilndrica externa sem centros (tambm chamado de retificao "centerless"), realizado em mquinas especialmente construdas para este tipo de processo. A retificao mais fcil e mais rpida (no se perde tempo passivo com a colocao e retirada da pea da mquina e com a aproximao e afastamento do rebolo), porm normalmente menos precisa e, lgico, no pode ser feita em peas que apresentem muitos escalonamentos. A figura 11.4 mostra um esquema deste processo. A pea apoiada (no fixada) na rgua, de ao durssimo ou de liga dura. O rebolo de corte roda velozmente e faz presso sobre a pea, retificando-a. Esta, rola sobre si mesma devido ao atrito gerado pelo rebolo de arraste, o qual gira no sentido indicado pela seta. Para se obter uma boa retificao, a pea deve constantemente tangenciar os dois rebolos e a rgua.

Figura 11.4 - Retificao cilndrica sem centros (ou centerless) O rebolo de corte tem dimetro maior (de 400 a 600 mm), largura de 100 a 250 mm e velocidade perifrica tambm maior (20 a 30 m/s). O rebolo de arraste tem dimetro entre 300 e 350 mm, largura igual do rebolo de corte e velocidade perifrica da ordem de 8 a 30 m/s.

Os eixos dos dois rebolos so levemente inclinados um em relao ao outro, com ngulo de inclinao de 1 a 3 (conforme mostrado na figura 11.4a), para possibilitar o arraste da pea no sentido longitudinal (sentido de avano da pea). Muitas vezes, duas ou mais retificadoras sem centros so colocadas em srie, de tal maneira que a pea passa por vrios processos de retificao consecutivamente, sem interrupo. Este procedimento ajuda a melhorar a qualidade da pea obtida por este processo, que como j citado, no to boa quanto quela da retificao entre pontas. 11.2.3. Retificao cilndrica interna Normalmente a pea fica presa ao cabeote da mquina com movimento de rotao (figura 11.5). O movimento de avano pode ser realizado pelo cabeote ou pelo rebolo. Este movimento axial de ida e volta. No retorno do rebolo, este sai da pea e, ento, ocorre um pequeno movimento de penetrao radial, para que uma nova camada de material seja retirada no prximo passe da ferramenta. Geralmente so necessrias diversas passadas do rebolo para se retirar todo o sobrematerial. Existem algumas retificadoras que no tem movimento de rotao no cabeote porta-pea e o rebolo tem movimento planetrio.

Figura 11.5 - Retificao cilndrica interna

O fato da retificao interna exigir que o rebolo fique em balano, causa maior impreciso no processo, devido deflexo do eixo porta-rebolo. Tambm, a necessidade de se ter um rebolo com dimetro pequeno para poder entrar no furo a ser usinado, faz com que sua rotao tenha que ser bastante alta (por volta de 15.000 rpm) para que se possa obter velocidades perifricas similares s da retificao externa.

11.2.4. Retificao plana Costuma-se distinguir entre a retificao plana tangencial e frontal (figura 11.6). Na retificao plana tangencial o eixo do rebolo paralelo superfcie retificada. A mesa executa um movimento de avano alternativo e um movimento de avano transversal, enquanto que o rebolo executa o movimento em profundidade. Este tipo de retificao plana mais lento e muito usado para a retificao de peas grandes de baixa produo. Na retificao plana frontal o eixo do rebolo perpendicular superfcie retificada. Em geral, o rebolo bem maior que a pea, o que dispensa o avano transversal e possibilita a retificao de diversas peas simultaneamente, aumentando em muito a produtividade do processo.

Figura 13.6 - Retificao plana tangencial e plana frontal

11.3. Caractersticas do Rebolo Os elementos que precisam ser especificados na escolha de um rebolo so: material do gro abrasivo tamanho do gro dureza do rebolo estrutura do rebolo ligante ou aglomerante.

11.3. 1. Material do gro abrasivo Os abrasivos podem ser naturais ou artificiais. Os principais abrasivos naturais so o quartzo, o esmeril, o corindon e o diamante. Os abrasivos naturais normalmente somente so empregados em

ferramentas especficas como lixas, por exemplo. Os abrasivos artificiais tem uma utilizao muito mais abrangente. Os principais abrasivos artificiais so o xido de alumnio e o carboneto de silcio, e tambm so empregados os chamados superabrasivos, como o nitreto de boro cbico (CBN) e o diamante policristalino (PCD). A seguir tem-se uma descrio de alguns tipos destes abrasivos: xido de alumnio (Al2O3)- indicado para a retificao de materiais de alta resistncia trao tais como ao carbono, ligas de ao, ao rpido, ferro fundido malevel, ferro fundido nodular e outros metais similares. classificado nos seguintes tipos: xido de Alumnio Comum (A) - apresenta 96 a 97% de Al 2O3 cristalizado e a dureza de ~ 2000 Knoop. Utilizado em operaes de desbaste e retificaes cilndricas em geral, exceto em aos de elevada dureza e sensveis ao calor. xido de Alumnio Branco (AA) - uma forma mais refinada do xido de alumnio comum, chegando a ter 99 % de Al2O3. Possui alta dureza e friabilidade (contrrio de tenacidade) e utilizado principalmente em usinagens leves onde seja preciso evitar o aquecimento superficial. xido de Alumnio Rosa - obtido atravs da adio de Cr 203 em porcentagens que variam de 0,2 at 2,5 %. Possui dureza levemente superior ao branco e alta friabilidade. xido de Alumnio Zirconado - utilizado em rebolos com ligas resinides especialmente para desbastes de lingotes de aos especiais, particularmente os inoxidveis. Contm xido de zircnio em teores de 10 a 40 %. Apresenta alta tenacidade. Carboneto de Silcio (SiC) - indicado para a retificao de materiais de alta dureza como o ferro fundido cinzento, materiais no ferrosos (principalmente o metal duro) e no metlicos. No deve ser utilizado na retificao de aos. Seus principais tipos so: Carboneto de Silcio Comum (C) - utilizado nas retificaes em geral dos materiais citados acima. Carboneto de Silcio Verde (GC) - uma variedade do anterior, indicado especialmente para o trabalho em pastilhas de metal duro. Por ser uma forma cristalina mais pura que a do SiC comum, apresenta mais facilidade de ruptura dos seus cristais. Como j citado anteriormente, alm destes dois tipos de abrasivos, existem ainda o diamante artificial, usado para a retificao de materiais no ferrosos (ferramentas de metal duro, peas cermicas, porcelana, vidro e corte de pedras) e o nitreto de boro cbico (CBN), utilizado principalmente para materiais ferrosos (ferros fundidos e aos de extrema dureza). O CBN se apresenta em dois tipos. O primeiro, com recobrimento de 60% em peso de nquel, recomendado para ferramentas com ligante resinide, e uma outra qualidade sem recobrimento, para ligas vitrificadas e metlicas. Os diamantes

podem ser revestidos com uma quantidade de nquel ou cobre de at 50 a 60% em peso, o que limita a transmisso de calor para a liga e melhora a adeso gro-liga, alm de prover alguma proteo contra o ambiente. So utilizados em rebolos com ligas resinides (para cortar metais duros e/ou para operaes de preciso com ou sem fluido de corte) ou com ligas metlicas (para trabalhos com exigncias de manuteno do perfil do rebolo, sempre com fluido de corte, para corte de pedras, cermicas ou vidros). As caractersticas do diamante artificial usado como gro abrasivo variam desde o gro policristalino de forma irregular, fraco e frivel (ou frgil) at o gro monocristalino com forma regular e tenaz. Os gros mais frgeis so aplicados principalmente para a retificao de metal duro com rebolos com liga resinide, tendo os gros recobertos com nquel. Os gros monocristalinos e mais fortes e tenazes so usados principalmente com liga metlica para cortar cermicas, pedras, vidros e outros materiais duros e frgeis. Em comparao com o diamante, uma importante vantagem do CBN sua estabilidade trmica. Normalmente ele resiste oxidao at temperaturas da ordem de 1.300 C, enquanto o diamante estvel termicamente at 800 C. Uma consequncia importante deste fato a possibilidade de se usar o CBN em um rebolo com liga vitrificada. A tabela 11.1 apresenta algumas propriedades dos materiais abrasivos.

Tabela 11.1 Propriedades de materiais abrasivos usados em retificao

Dentre as consequncias das caractersticas do gro abrasivo que se pode mencionar est a alta tenacidade que implica em um gro abrasivo de dificil fratura cada vez que se impacta contra a pea, enquanto um gro mais frivel (menos tenaz) regenera suas arestas abrasivas atravs da fratura (autoafiao) a medida que o gro perde a afiao durante o uso. Em geral, gros menores do mesmo material so menos friveis, j que que eles so produzidos pela moagem de gros mais grossos. Gros mais duros e mais friveis so aplicados geralmente para operaes de preciso, enquanto gros mais tenazes de tamanhos maiores, so mais adequados para cortes mais pesados.

11.3.2. Granulometria ou tamanho do gro Para rebolos com abrasivos convencionais (Al2O3 e SiC), o tamanho do gro representado por um nmero que corresponde ao nmero de malhas por polegada linear da peneira de classificao chamada classificao em Mesh. Um gro 60, por exemplo, ir passar livremente numa peneira de 60 malhas por polegada linear, mas ficar retido em uma peneira com 61 ou mais malhas. Estes nmeros classificam-se segundo a escala granulomtrica mostrada na tabela 11.2. Para rebolos de CBN e diamante (superabrasivos), a FEPA Federao Europia de Produtores de Abrasivos - classifica os abrasivos atravs de seu comprimento linear dado em micrometros e com valores padronizados.

Tabela 11.2 Escala granulomtrica Para a seleo do tamanho de gro, as seguintes regras devem ser obedecidas: Gros grossos devem ser escolhidos: a) para materiais moles, dteis ou fibrosos, como aos moles ou alumnio; b) para remoo de grande volume de material (desbaste); c) onde no se exige boa qualidade superficial; d) para grandes reas de contato. Gros finos devem ser escolhidos: a) para materiais duros ou quebradios, como metal duro ou vidro; b) quando se deseja bom acabamento superficial; c) para pequenas reas de contato; d) para manuteno de bordas e perfis de pequenas dimenses.

11.3.3. Dureza A dureza de um rebolo representa o grau de coeso dos gros abrasivos com o ligante. portanto um ndice da resistncia com que o gro abrasivo retido no material ligante. Se esta coeso for grande, capaz de resistir aos esforos de retificao que procuram retirar o gro do rebolo, o mesmo classificado como duro. Em caso contrrio tem-se uma liga mole. Segundo a ABNT, a dureza dos rebolos classificada em ordem crescente por letras que vo de E a V, a saber: E-F-G H-I-J-K L-M-N-O P-Q-R S-T-U-V Rebolos muito moles Rebolos moles Rebolos de dureza mdia Rebolos duros Rebolos muito duros

11.3.4. Estrutura Indica a concentrao volumtrica de gros abrasivos no rebolo. A estrutura de um rebolo representada pela srie de nmeros inteiros a partir de 1 , sendo: de 1 a 4 de 5 a 7 - rebolo com bastante abrasivos - estrutura mdia de 8 a 1 2 - estrutura fechada; - estrutura aberta

acima de 12 - rebolos com poucos gros (pouco abrasivos)

Uma estrutura mais aberta, em geral d um acabamento mais grosseiro do que uma estrutura mais fechada. Por outro lado, conforme os gros abrasivos cortam a pea, deve-se procurar um meio de retirar os cavacos da zona de retificao. Os vazios da estrutura do rebolo fornecem o meio para rpida remoo do cavaco. 11.3.5. Liga ou ligante A liga o componente do rebolo que mantm os gros abrasivos unidos. Os principais tipos de ligas so: Vitrificada (V) - a liga mais comum para retificaes de preciso. Sua rigidez facilita a manuteno do perfil do rebolo, permitindo trabalhos com maior preciso. No resiste a grandes impactos ou presses e no afetada pela gua, leos ou cidos. Trabalha normalmente com velocidade perifrica de 33 m/s.

No entanto, operaes a 60 m/s so comuns atualmente e ligas especiais foram desenvolvidas para atender a esta necessidade. Resinide (B) - composta por resinas orgnicas, so ligas de elevadas resistncia e resilincia. Dependendo da construo do rebolo podem operar at a 100 m/s. Utilizada para operaes de desbaste pesado, cortes e, por outro lado, operaes que exijam alto nvel de acabamento. Como esclarecido no exposto acima, cada caracterstica do rebolo representada por uma letra ou nmero. Assim, um exemplo de especificao de um rebolo pode ser: AA Tipo de Abrasivo Quando se trata de rebolos superabrasivos, 2 dgitos extras so includos, quais sejam: Dgito de concentrao - vem logo aps a letra referente dureza do rebolo e indica a quantidade de abrasivo contida no rebolo. O nmero da concentrao baseado numa escala proporcional, onde tal nmero dividido por 4 igual porcentagem volumtrica de gros contidos no rebolo (por exemplo, uma concentrao 100 significa 25 % de gros no volume total rebolo + liga). Concentraes tpicas para ligas resinides ou metlicas variam de 50 a 150. As ligas superabrasivas requerem uma concentrao maior, o que torna o rebolo mais caro. Dgito de profundidade do abrasivo - o ltimo dgito de especificao de um rebolo superabrasivo a profundidade de penetrao do abrasivo, j que neste tipo de rebolo somente a casca externa do rebolo contm liga e abrasivo. Normalmente este nmero est em polegadas ou milmetros. 60 Granulometria K Dureza 8 Estrutura V Ligante

11.4. Fatores de Influncia na Seleo das Caractersticas do Rebolo 11.4.1. Material da pea O material de pea influi na escolha do tipo de abrasivo, do tamanho do gro e da dureza do rebolo. Aos em geral e suas ligas devem ser retificados usando o xido de alumnio como abrasivo ou, se a escolha recair sobre os superabrasivos, o nitreto de boro cbico. J o carboneto de silcio apropriado para a retificao do ferro fundido, metais no ferrosos (principalmente o metal duro) e no metlicos.

Com relao ao tamanho do gro, materiais duros e frgeis, que tendem a formar cavacos curtos, devem ser retificados com rebolos de gros finos e a retificao de materiais moles e dteis, que tendem a formar cavacos longos, deve ser feita com rebolo de gros grossos. Materiais duros que j receberam o tratamento trmico final, devem ser retificados com rebolo de baixa dureza, que geram menos calor e, por isso, fazem com que o risco de se danificar a estrutura superficial da pea seja menor. Materiais moles, nos quais o dano gerado pelo calor pequeno e no causa perda do tratamento trmico, devem ser retificados com rebolos duros. 11.4.2. Volume de material removido e acabamento superficial da pea O volume de material removido da pea, que est diretamente ligado ao seu acabamento superficial, influi na seleo das seguintes caractersticas do rebolo: Tamanho do gro - quanto maior o gro, maior a remoo de material da pea e pior o acabamento superficial. Ento, rebolos com gros grossos so recomendados para operaes de desbaste, enquanto rebolos com gros finos, paro operaes de acabamento. Ligante - a liga vitrificada deve ser utilizada quando se deseja um acabamento mdio da pea, enquanto a liga resinide se presta para acabamentos de alta qualidade. Para se obter muito bom acabamento superficial, necessita-se de grande velocidade perifrica do rebolo, que somente pode ser obtida com rebolos resinides. Os rebolos resinides, por outro lado, tambm podem ser usados em operaes onde se deseja retirar grande quantidade de material. 11.4.3. Fluido de corte A existncia ou no do fluido de corte afeta na seleo da dureza do rebolo. Operaes refrigeradas eficientemente permitem o uso de rebolos com dureza mais elevada sem modificar a estrutura superficial da pea, que j est tratada termicamente. Esta modificao da estrutura da pea chamado de "queima", pois muitas vezes vem acompanhada de uma mudana de colorao da parte "queimada" da pea. O uso de refrigerantes e dureza mais elevadas permitem um incremento na produtividade do rebolo. 11.4.4. Velocidade de corte do rebolo A velocidade de um rebolo limitada pela resistncia da liga aglomerante. Ligas vitrificadas trabalham normalmente at 33 m/s e algumas ligas vitrificadas especiais, at 45 ou 60 m/s. Acima disso,

torna-se insegura a utilizao do rebolo. J os rebolos resinides operam normalmente at 48 m/s, sendo que alguns tipos especiais podem chegar at 80 ou 100 m/s. Como vai ser visto posteriormente neste trabalho, quanto maior a velocidade perifrica do rebolo, mais duro ser o seu comportamento na usinagem. 11.4.5. rea de contato Quanto maior a rea de contato rebolo-pea, maior deve ser o gro e o rebolo deve ser mais macio e mais poroso. A explicao para este fato se encontra posteriormente neste trabalho. 11.4.6. Potncia da mquina Rebolos duros, que resistem s foras de usinagem e no soltam os gros do rebolo, fazendo com que os mesmos percam sua agressividade e, portanto, fazendo com que as foras de corte aumentem, devem ser especificados para mquinas de alta potncia.

11.5. Algumas Caractersticas do Processo de Retificao A formao do cavaco no processo de retificao se d de uma maneira diferente dos demais processos de usinagem. A retificao um processo abrasivo e, portanto, a abraso fator fundamental na retirada de cavaco. O rebolo uma ferramenta com uma quantidade muito grande de arestas de corte distribudas de forma aleatria. Cada gro, ao entrar em contato com a pea, possibilita a formao de um cavaco muito pequeno. Quando o gro comea a atritar com a pea ele causa, primeiramente, deformao elstica na pequena poro de material tocada por ele (escorregamento do gro). Ao prosseguir no seu caminho na pea, as tenses vo aumentando e, ento, o gro passa a causar deformao plstica em outra pequena poro do material (riscamento), at que, finalmente, continuando o processo de crescimento das tenses, a tenso de ruptura do material frente do gro ultrapassada e acontece a remoo de uma pequena poro de material em forma de cavaco. A figura 11.7 ilustra a formao de cavaco na retificao.

Figura 11.7 - Fases da formao do cavaco na retificao Este tipo de formao de cavaco, aliado alta velocidade do gro abrasivo (cerca de 10 vezes maior que a velocidade de corte em processos como o torneamento), geram os seguintes fatos: as foras normais (radiais) so bem superiores s foras tangenciais, pois o atrito prevalece sobre a fora de corte; altas temperaturas de corte so desenvolvidas (1000 a 1600 C) - como o tempo de exposio esta temperatura muito curto (da ordem de milsimos de segundo), possvel ao material atingir e superar sua temperatura de fuso, sem se fundir; a energia total requerida para o processo de retificao da ordem de 2 a 20 vezes maior que para outros processos de usinagem, para o mesmo volume de cavaco removido na unidade de tempo. Como em outros processos, quase toda esta energia se transforma em calor; em nmeros mdios, 85% do calor gerado vai para a pea, 5% para o cavaco e 10% para o rebolo. O calor que vai para o rebolo no causa dano considervel, pois o rebolo de material refratrio, na maioria da vezes bem grande e tem bastante rea para dissipar o calor. O calor que vai para o cavaco tambm no causa preocupaes. O problema maior est no calor que vai para a pea, j que esta recebe a maior parcela de calor. Tal calor pode determinar mudanas estruturais na superfcie da pea, que na maioria das vezes j recebeu o tratamento trmico. Alm disso, pode gerar erros de forma e dimenso na pea, o que muito grave, pois, em geral, a retificao o ltimo processo de usinagem sobre a superfcie, aquele que proporciona as dimenses finais da pea, isto , determina a sua qualidade. Por isso, existe a necessidade de utilizao de fluido de corte de uma maneira abundante e eficiente. Tambm, as condies de usinagem e as caractersticas do rebolo devem ser tais que minorem este problema.

11.6. Parmetros de Caracterizao do Processo de Retificao e suas Influncias nos Esforos de Corte e na Vida do Rebolo Um dos parmetros do processo de retificao mais utilizados o chamado espessura de corte equivalente (heq), que dado por: heg = a (vp / vc) ..............................................................................(11.1) onde: a = profundidade de usinagem (aP) na retificao cilndrica longitudinal, profundidade de penetrao (ae) na retificao plana tangencial ou avano por volta (f) na retificao cilndrica de mergulho; vp = velocidade da pea; vc = velocidade de corte que a prpria velocidade do rebolo. A espessura de corte equivalente representa fisicamente a espessura de material que os gros removem. O aumento de heq, quer seja pelo aumento de a ou de vp, ou pela diminuio de vc, causa aumento dos esforos de corte e da rugosidade da pea e diminuio da vida do rebolo. Por isso, sempre procura-se ter rebolos cujas ligas suportem altas velocidades, pois, quanto maior a velocidade do rebolo, maior a sua vida, melhor a rugosidade e menores os esforos de corte. A rea de contato rebolo-pea de grande interesse. Para um determinado esforo no sentido radial do rebolo, tem-se uma presso especfica de corte, que funo inversa do comprimento de contato rebolo-pea. A presso rebolo-pea repartida sobre os gros abrasivos de forma que, quanto maior o comprimento de contato, maior o nmero de gros a suportar o esforo e menor a presso que cada gro dever suportar. O rebolo parece mais duro, pois quo menor o esforo sobre o gro, mais difcil remov-lo do rebolo. Assim, se o comprimento de contato cresce, pode-se aumentar a porosidade do rebolo e o tamanho dos gros. Com isso, diminui-se o nmero de gros do rebolo todo, mantm-se o nmero de gros em contato com a pea e permite-se uma melhor dissipao do calor gerado, j que uma maior porosidade permite liberar mais facilmente o cavaco e favorecer a ao do refrigerante. Isto explica o que foi afirmado no item 11.4.5 - "Quanto maior a rea de contato rebolo-pea, maior deve ser o gro e o rebolo deve ser mais macio e mais poroso". 11.7. Vida, Desgaste e Agressividade do Rebolo Dois fenmenos distintos, que dizem respeito vida do rebolo, acontecem durante sua utilizao, quais sejam:

Desgaste do rebolo - quantidade de rebolo consumida durante um determinado ciclo da operao, causando perda volumtrica ou diametral do rebolo; Perda de afiao - decorrente do arredondamento das arestas cortantes e/ou do entupimento dos poros do rebolo. Um rebolo pode sofrer desgaste sem perder sua afiao (ou agressividade) e vice-versa. Quando o gro sofre o atrito inerente ao processo, ele pode se fraturar e depois se desprender do rebolo, causando o desgaste, ou simplesmente ter suas arestas arredondadas, causando a perda de afiao. O acontecimento de um ou outro fenmeno depende de diversos fatores, mas principalmente da dureza do rebolo. Um rebolo duro consegue segurar o gro por mais tempo e, com isso, a perda de afiao acontece mais rapidamente. Com um rebolo macio, o aglomerante no consegue suportar as tenses geradas pelo processo e solta o gro, gerando o desgaste. Quando o desgaste do rebolo nulo, logo ele perder a afiao. Quando o desgaste grande, ele sempre se encontra agressivo. conveniente ento, ter-se desgaste na retificao com a usinagem, os gros vo se desgastando, o rebolo vai perdendo a agressividade, as foras crescem, at que os gros se desprendem dando lugar a novos gros afiados, da camada mais interna do rebolo. Este seria o mecanismo ideal na utilizao do rebolo, isto , uma combinao de perda de afiao e de desgaste do rebolo. Normalmente no isto que acontece, pois um dos fenmenos predomina sobre o outro. Se o desgaste (ou perda diametral) do rebolo o mecanismo que predomina, depois de um certo tempo de usinagem o rebolo deve ser reposicionado para evitar que a pea saia da sua faixa de tolerncias. Alm disso, o rebolo nunca perde dimetro de um forma homognea (o rebolo se torna oval), o que gera desvios de forma na pea. Neste caso, mesmo que o rebolo ainda esteja bastante agressivo, ele precisa ser dressado, para ter restituda a sua forma original. Se a perda de afiao o fenmeno predominante, os esforos de corte crescem e, se estes maiores esforos no forem capazes de retirar o gro desgastado da liga (isto , causar perda diametral), o rebolo precisa ser dressado, a fim de que no ocorra a "queima" da pea (danificao da estrutura superficial) ou prejuzo ao seu acabamento superficial. Dressagem do rebolo o nome que se d operao de reconstituio da camada exterior do rebolo. Existem diversos tipos de dressagem, mas o mais comum aquela realizado com uma ponta de diamante. O processo se d como se o rebolo fosse a pea de uma operao de torneamento e o dressador (ponta de diamante) fosse a ferramenta. Assim, o rebolo gira e a ponta de diamante avana, retirando uma pequena camada superficial do rebolo (centsimos ou dcimos de milmetro). Com a dressagem, novas e afiadas arestas dos gros do rebolo so colocadas em utilizao. A dressagem realizada para se atingir um ou mais dos seguintes objetivos: conferir ao rebolo uma determinada forma;

devolver ao rebolo sua forma original; conferir agressividade (capacidade de corte) ao rebolo; informar mquina-ferramenta a real posio da superfcie externa do rebolo (como foi visto, o rebolo pode se desgastar perdendo dimetro. Assim, como a mquina est informada da posio do dressador, um passe de dressagem no rebolo informa a mquina qual o novo dimetro do rebolo). Quanto maior o passo (o equivalente ao avano por volta) e/ou a profundidade de dressagem at um certo limite (equivalente profundidade de usinagem no torneamento), mais agressivo se torna o rebolo, gerando foras de retificao menores e maiores vidas dos rebolo, porm com maiores rugosidades da pea usinada. O limite para o crescimento do passo de dressagem a largura de atuao da ponta dressadora. Se o passo ultrapassar a largura da ponta, o dressador no remover material do rebolo em toda a superfcie, gerando uma espcie de rosca. O limite para o crescimento da profundidade de dressagem est relacionado com o tamanho do gro. A partir de determinado valor toda a camada de gros desgastados j foi removida e um crescimento adicional da profundidade de dressagem somente provocaria desperdcio de material do rebolo. 11.8. Operao de Faiscamento do Rebolo Para se exemplificar a operao de faiscamento (ou centelhamento ou spark out) do rebolo, usarse- a retificao cilndrica externa de mergulho, mas a necessidade desta operao se d em quase todos processos de retificao. Neste tipo de operao, quando o rebolo toca a pea e comea o seu avano radial, a pea e o eixo porta-rebolo se deformam elasticamente, fazendo com que, inicialmente, o avano por volta desejado e comandado na mquina, no seja o avano real, o que faz com que a posio real do rebolo seja atrasada em relao posio terica (calculada a cada instante, pelo produto do nmero de voltas e o avano por volta). Depois de algumas voltas, o avano real se iguala ao avano comandado, mas a diferena entre a posio real e a terica continua. Ento, para garantir a dimenso desejada da pea necessrio que, ao fim do corte, o rebolo pare seu movimento de avano radial por alguns instantes, at que a pea e o eixo porta-rebolo se recuperem da deformao e voltem s suas posies originais. A este perodo em que o rebolo fica rodando sem avano, d-se o nome de faiscamento (ou centelhamento ou "spark out") do rebolo. Durante este perodo, ainda existe corte, com profundidade de penetrao cada vez menor, a medida que a deformao elstica vai se recuperando. A fase de faiscamento aumenta o tempo de ciclo de retificao, mas fundamental para que se obtenha uma boa qualidade da pea usinada.

BIBLIOGRAFIA Diniz, A. E., Marcondes, F., Coppini, N. Tecnologia da Usinagem dos Materiais,

MM Editora, So Paulo, 1999. p. 223-242.

OBS - Uma outra explicao para o faiscamento a de que o rebolo composto por um srie de partculas abrasivas e essas no tm o mesmo tamanho e no esto alinhadas em relao superfe de retificao. Com os movimentos de avano do processo, a partcula que executa a usinagem no passa exatamente pela mesma regio e nem executa um sulco com a mesma profundidade que as partculas adjacentes, portanto, mesmo sem profundidade de corte, ocorrem ainda pequenas remoes de material (Schuitek).

Вам также может понравиться