Вы находитесь на странице: 1из 9

Ano I - N 02 - Julho de 2001 - Bimensal - Maring - PR - Brasil - ISSN 1519.

6178

Consideraes sobre O Homem Cordial, de Srgio Buarque de Holanda e A Teoria do Medalho, de Machado de Assis
* der Silveira

E esta a pior hipocrisia que entre eles encontrei: que tambm os que mandam simulam as virtudes dos que servem. Eu sirvo, tu serves, ele serve- assim reza, aqui tambm, a hipocrisia dos dominantes e ai, quando o primeiro senhor somente o primeiro servidor. Friedrich Nietzsche (2000: 205)

Resumo Neste artigo busca-se problematizar alguns aspectos atinentes a duas construes de identidade do ser brasileiro, atravs de um estudo comparativo entre a concepo de Medalho, expressa no conto do escritor carioca Machado de Assis (1839-1908), A Teoria do Medalho, e aquela de Homem Cordial, desenvolvido pelo historiador Srgio Buarque de Holanda (1902-1982) na obra Razes do Brasil. Palavras-chave: Literatura brasileira, historiografia brasileira, identidade nacional.

Resum Mon but avec cet article, est de demontrer quelques aspects lis deux constructions de lidentit brsilienne. Il sagit de mettre en vidence quelques points de repre entre le conte de lcrivain carioca Machado de Assis (1839-1908), A Teoria do Medalho, et la dfinition de lHomme cordial dveloppe par lhistorien Srgio Buarque de Holanda (1902-1982) dans son livre Razes do Brasil.

A busca da psique [1] da obra do historiador paulista Srgio Buarque de Dado enfatizado por diversos comentadores Holanda: um dos principais objetivos de Razes do Brasil era delinear uma psicologia do povo brasileiro, em algumas de suas principais nuances. Da mesma forma, Machado de Assis, em vrios momentos de sua obra, recorreu sensibilidade de zonas mais sombrias da cultura brasileira para detectar sentimentos e formas da psique do brasileiro. Acaso de encontro entre a histria do Brasil e sua literatura em diferentes geraes? Parece a constatao, em diferentes tempos, de uma certa tica que se forma na maneira de ser destas gentes debaixo da linha do Equador. No um acaso histrico; ocaso civilizatrio, talvez. Controvertido e polmico conceito, a noo de homem cordial merece, de antemo, esclarecimentos. Mas antes, lanar-se- mo de uma parbola. Diz-se que um velho funcionrio pblico carioca, ante a mnima meno literatura brasileira, teimosamente afirmava a superioridade de Lima Barreto sobre Machado de Assis. Acintosamente desafiava quem dissesse o contrrio, disparando que somente um dbil, um estpido, no reconheceria a superioridade de Lima sobre Machado, o qual cobria de improprios, bem como aquele que ousasse defend-lo, por mais discreta que fosse essa defesa. Os anos passaram, o funcionrio pblico cada vez mais se indispunha com as pessoas que o rodeavam e cada vez mais se isolava. Diz-se que as suas ltimas palavras, beira da morte, doente e cansado, foram uma espcie de murmrio, dizendo algo como: que Lima maior que Machado; ningum duvida,... no entanto, no li nenhum dos dois... (MERQUIOR.1990: 343) Essa negao a priori e radical da noo de Homem Cordial creio partir de uma postura similar do rabugento funcionrio pblico quanto dicotomia Machado/Lima. Se por bom tempo os ensastas brasileiros, principalmente a gerao de 1930, foram tomados como criadores de mitos, verifica-se que o os anos 90, com a quebra dos paradigmas rigidamente cientficos, fez com que a

academia passasse a olhar com mais simpatia para a intuio e brilho das anlises desses ensastas. Gilberto Freyre, Srgio Buarque e Paulo Prado, para citar apenas alguns, so todos atualmente relidos, no mais das vezes com um olhar mais generoso do que o de outrora, quando uma gerao [2] de intelectuais radicados majoritariamente na USP buscou enterrar esses autores, alguns com mais intensidade (G. Freyre, Paulo Prado), outros com certos cuidados (Srgio Buarque). Mas, buscando entrar na discusso mais diretamente, onde est o cerne da noo de homem cordial? Srgio Buarque afirma de antemo, buscando evitar ms compreenses: a referida cordialidade no se trata, necessariamente, de um referncia direta ao significado literal da expresso. Na realidade, ao referir-se cordialidade, Srgio Buarque busca enfatizar uma caracterstica marcante do modo de ser do brasileiro, segundo sua lupa: a dificuldade de cumprir os ritos sociais que sejam rigidamente formais e no pessoais e afetivos e de separar, a partir de uma racionalizao destes espaos, o pblico e o privado. Mais do que uma espcie de indivduo, a cordialidade perpassa, em maior ou menor escala, a todos os atores sociais no Brasil. Afirma Buarque de Holanda:
A lhaneza no trato, a hospitalidade, e generosidade, virtudes to gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um trao definido do carter brasileiro, na medida, ao menos, em que permanece ativa e fecunda a influncia ancestral dos padres de convvio humano, informados no meio rural e patriarcal. Seria engano supor que essas virtudes possam significar boas maneiras, civilidade. So antes de tudo expresses legtimas de um fundo emotivo extremamente rico e transbordante. Na civilidade h qualquer coisa de coercitivo ela pode exprimir-se em mandamentos e sentenas.(HOLANDA. 1999: 141)

Consiste, ento, a cordialidade dos gestos largos, deste esprito aparentemente folgazo, que tm como marca o uso exagerado dos diminutivos, visando, justamente, a quebra da formalidade da relao que deve estar se estabelecendo, para que esta passe a se tornar uma relao de amigos, para que passe a imperar a mxima, dito popular que se torna regra de conduta e verdade sociolgica: Aos inimigos, a lei; aos amigos, tudo! (DAMATTA.1997: 24) Quer dizer, preciso dominar as regras do trnsito facilitado pelas esferas do poder, que se estabelecem, por laos pessoais, em microrelaes que se desdobram ad infinitum. Uma vez quebrada a formalidade, a relao assume sua proximidade e d vazo aos necessrios desdobramentos de uma relao de amigos. Por isso, por exemplo, pde assinalar Buarque de Holanda o fato de pertencer mesma ordem de manifestaes certamente a tendncia para a omisso do nome de famlia no tratamento social. (HOLANDA. 1999) Logo, pode-se dizer que toda esta parafernlia de sentidos, de aparncias e de mincias presentes diariamente nas relaes pessoais/pblicas, trata-se apenas de aparente gentileza e afetuosidade, sendo, efetivamente, uma cpsula protetora, uma estratgia tanto de ascenso quando de sobrevivncia em sociedade. Todas essas questes acerca da cordialidade explicitam a essncia, da cordialidade; uma norma de conduta estruturante, sendo que no h um homem cordial, pois, em maior ou menor escala, todos brasileiros so cordiais. Tal forma de identidade faz com que Srgio veja este indivduo como uma figura diluda na massa. Buscar-se- em Nietzsche, seguindo a pista deixada pelo prprio Srgio, a caracterizao desse indivduo. Ao afirmar que: Mais antigo o prazer pelo rebanho do que o prazer pelo eu; e, enquanto a boa conscincia se chama rebanho, somente a m conscincia diz: Eu.(NIETZSCHE. 2000: 86) Quer dizer, esta crtica ao ideal cristo do amor ao prximo tambm uma crtica forma atravs da qual manifesta-se a individualidade, pois, como afirma Ernani Chaves, evidencia-se portanto, para Nietzsche, a ambivalncia do amor ao prximo, na medida em que ele nada mais seria, em princpio, do que a forma socialmente aceitvel para que o eu pudesse se manifestar. (CHAVES. 2000: 54) Assim, este homem cujos movimentos na sociedade esto condicionados a relaes sobre as quais ele deixa de ter pleno controle, pois so partilhadas, meticulosamente tramadas como os laos de uma rede, faz com que ele se desindividualize, passando a no ser socialmente um, mas vrios, pois todas as suas relaes so definidas a partir de trocas e de susceptibilidades que no podem ser feridas. Talvez por isso, no Brasil, como j acentuou Da Matta, seja impossvel negar uma gentileza a um amigo. Por essa impossibilidade de afirmar-se por suas prprias foras como indivduo, passa, em meio a esta teia de relaes a viver nos outros (HOLANDA. 2000: 147). Noo esta que tm outras implicaes, como o gosto pelo perdulrio, pelo saber meramente bacharelesco e de adorno,

povoado pelas mximas e frases de efeito, em uma relao esquizofrnica, que em muito remete ao conto dO Espelho, de Machado de Assis, em que, sem sua trupe de bajuladores, o velho alferes no podia se reconhecer, no podia ver sua imagem refletida no espelho, pois ela existia apenas na medida em que era sustentada pela horda que o rodeava. Ou seja, voltando a Nietzsche No vos suportais a vs mesmos e no vos amais bastante: ento, quereis induzir o prximo a amar-vos, para vos dourardes com seu erro.(NIETZSCHE. 2000: 87) Culto aos smbolos e estratgias Para compreender-se melhor os aspectos referentes s estratgias de ascenso social permeadas pela cordialidade, buscar-se- introduzir na discusso o conto de Machado de Assis. Em A Teoria do Medalho, presente na coletnea de contos Papis Avulsos, lanada em outubro de 1882, Machado de Assis imagina um dilogo entre pai e filho, no dia do aniversrio deste ltimo, que estaria completando 21 anos. Desta forma, o primeiro ponto sobre o qual busca-se lanar luzes a idia de rito de passagem. Assim como o personagem-autor de O Ateneu, que, na primeira frase do referido romance assevera: Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, porta do Ateneu. Coragem para a luta.(POMPIA. 1997:11). Assim, Pompia marca o sentimento da passagem do protegido mundo do interior dos sobrados para o mundo exterior, onde o menino de onze anos precisaria de coragem para enfrentar todas as agruras que o destino certamente este lhe reservaria. O conto machadiano, por seu turno, retrata o momento do ingresso do filho na maioridade, para o qual o pai busca dar-lhe os conselhos certos, estimando que este possa vencer na vida, com galhardia e rasgo. Mas v-se no conto de Machado de Assis, em uma sutileza, a marca das guas que se dividem neste momento de passagem ao mundo dos homens. Ante um comentrio do pai, em tom memorial, em que frisa lembrar-se bem do dia em que o filho nasceu, e hoje o v homem feito, de bigodes e namoros, o filho replica com um tratamento um tanto aucarado: papai.... sendo que o pai lhe responde imediatamente: No te ponhas com denguices e falemos como dous amigos srios.(ASSIS. 1997: 65) Alm disto acentuar a importncia dada pelo progenitor ao assunto, mostra que esta conversa era, como tanto ouve-se no dia-a-dia, nas mximas populares, de homem para homem. mister observar que o tom das intervenes de Janjo, a partir deste momento se altera. Passa a tratar sempre seu pai como Senhor. Passa ento a se desenrolar a conversa. O pai passa a examinar o que possivelmente o futuro reserva ao filho. Vislumbra uma srie de possibilidades de carreira profissional, todas abertas diante do rebento: Vinte e um anos, algumas aplices, um diploma, podes entrar na indstria, no comrcio, nas letras ou nas artes. H infinitas carreiras diante de ti. Mesmo percebendo que vrias so as possibilidades de carreira que o filho dispe, o nico desejo verdadeiro do pai que este se faa grande e ilustre ou, pelo menos notvel. Aspira que o filho se erga acima da obscuridade comum. (ASSIS. 1997: 65) A questo centra-se no em vocaes, mas em posio social. A crtica endereada por Machado de Assis nesta passagem deixou poucos homens pblicos do Sc. [3] XIX impunes. O bacharelismo grassava nos mais variados campos da vida social brasileira, onde raramente algum seguia uma carreira de acordo com sua formao acadmica. O ttulo era uma chave, que alm de servir para abrir as portas para a ascenso social, era usada largamente para compor a figura do medalho. Como assevera Srgio Buarque de Holanda, visando pontuar a presena de resqucios senhoriais nesta valorizao do ttulo: Numa sociedade como a nossa, em que certas virtudes senhoriais ainda merecem largo crdito, as qualidades do esprito substituem, no raro, os ttulos honorficos, e alguns dos seus distintivos materiais, como o anel de grau e a carta de bacharel, podem equivaler a autnticos brases de nobreza.(HOLANDA. 1999: 83). Alm disso, preciosa a interpretao de Buarque de Holanda do fato acusado por Machado de Assis em Teoria do Medalho, quando o historiador paulista afirma que
...as atividades profissionais so, aqui, meros acidentes na vida dos indivduos, ao oposto do que sucede entre outros povos, onde as prprias palavras que indicam semelhantes atividades podem adquirir acento quase religioso. Ainda hoje so raros, no Brasil, os mdicos, advogados, engenheiros, jornalistas, professores, funcionrios, que se limitem a ser homens de sua profisso. (HOLANDA. 1999: 156)

Sendo o sonho do pai ver o filho tornar-se aquilo que no foi, ele passa a aconselh-lo passo a passo sobre as mincias desta frmula mgica: como tornar-se um medalho. O fato de ser uma conversa de pai para filho remete, imediatamente, para um momento de Razes do Brasil, em que Srgio

Buarque menciona a dificuldade de romper-se com a imbricao entre pblico e privado no Brasil atendo-se a comentrios sobre a educao dos filhos. Afirma o historiador paulista que esse tipo ambiente familiar, pintado com tanta maestria por Machado de Assis, voltado para a criao de um microcosmo ao mesmo tempo superprotetor e deformador de personalidades, acaba circunscrevendo os horizontes da criana dentro da paisagem domstica, formando assim uma verdadeira escola de inadaptados e at de psicopatas(HOLANDA. 1999: 145) A primeira preveno do pai afastar o filho das idias e de toda e qualquer manifestao de originalidade. Diante da afirmao peremptria do pai de que deveria sofrear com todas as foras as idias, o filho expe sua aflio, pois esta parece-lhe uma tarefa difcil. Mas o pai tranqiliza-o, h uma forma de deter a erupo das idias: mat-las. Para isto, o filho deve lanar mo de um regmen debilitante, ler compndios de retrica, ouvir certos discursos, etc. (ASSIS. 1997: 68) Sugere-lhe, igualmente, embrenhar-se caminhando entre as pessoas, para que possa saber como todos pensam. Porm, adverte para que se afaste da solido, que solo frtil para o aparecimento das idias, bem como das livrarias. Porm, quanto a estas, h excees. Passagens por livrarias podem ser importantes para a formao do medalho, porm nunca s ocultas, mas sempre s escncaras(ASSIS. 1997: 68). Pois o objetivo destas idas, eventuais e espalhafatosas, no a busca pelos livros, mas sim uma conversa, deve ir...
...ali falar do boato do dia, da anedota da semana, de um contrabando, de uma calnia, de um cometa, de qualquer cousa, quando no prefiras interrogar diretamente os leitores das belas crnicas de Mazade; 75 por cento destes estimveis cavalheiros repetir-te-o as mesmas opinies, e uma tal monotonia grandemente saudvel. (ASSIS. 1997: 69)

Ou seja, eis a a caracterizao do tpico bacharel que ocupar cargos como funcionrio pblico, visto em Razes do Brasil por Srgio Buarque com muitos dos traos os quais o pai roga ao filho. Agarrados ao smbolo, ao ttulo que confere distino, raramente passaram estes letrados de ventrlocos. ainda quando se punham a legiferar ou a cuidar de organizao e coisas prticas afirma Buarque de Holanda, os nossos homens de idias eram, em geral, homens de palavras e livros; no saam de si mesmos... (HOLANDA. 1999: 163) Eram os beletristas, portadores de ttulos que nada alm de posio social lhe conferiam, pois, certificavam um conhecimento que no era real, antes fruto de um amor bizantino aos livros, que eram pouco mais que um adorno nas paredes dos sobrados. Existe tambm nestas passagens da Teoria do Medalho uma crtica endereada por Machado de Assis, sempre de forma sutil, ao personalismo dos polemistas da poca, alguns dos quais, ainda que em vo, buscaram desafi-lo. Roberto Ventura, em Estilo Tropical, ao analisar a polmica entre Silvio Romero e Machado de Assis, verificou que, a partir de 1875, Machado passa a progressivamente se afastar da crtica literria, evitado envolver-se em disputas. Todavia, a ponderao de Ventura torna-se ainda mais atraente na medida em que este ventila a possibilidade de, por um lado Machado de Assis realmente estar assumindo uma posio blas em relao bile e ao personalismo de contumazes polemistas, como Silvio Romero e, por outro, buscando evitar inimizades que pudessem dificultar sua ascenso social e literria, alm de, claro, refletir-se em um j bastante acentuado ceticismo de sua parte quanto s possibilidades e eficcia da interveno social e cultural.(VENTURA. 2000: 105) Ironia e chalaa Justamente sobre o humor reside uma das mais pungentes recomendaes expressas pelo pai zeloso a seu filho, para que este seja mestre em pensar o pensado, em repetir com garbo o ululante, enfim, para que se torne um medalho: os cuidados com o riso. O filho, preocupado com qual deveria ser a sua atitude ante a vida e diante das pessoas que o rodeiam, pergunta ao pai:
Tambm ao riso? Como ao riso? Ficar srio, muito srio... - Conforme. Tens um gnio folgazo, prazenteiro, no hs de sofre-lo nem elimin-lo; podes brincar e rir alguma vez. Medalho no quer dizer melanclico. (ASSIS: 1997: 74)

Porm eis a um dado importante a ser realado. Diante do impasse do filho sobre o riso, o pai imediatamente afirma que ele no precisa ser grave a todo momento, porm chama-lhe ateno

para um cuidado importante que o filho deve ter ao rir. Que este riso venha aberto, espontneo e despreocupado, que venha sob forma de chalaa, a nossa chalaa amiga, gorducha, redonda, franca, sem biocos, nem vus... O filho poderia, seguramente, lanar mo dela, mas nunca da [4] ironia , desta ele deveria se afastar sem pestanejar, pois a ironia, esse movimento ao canto da boca, inventado por algum grego da decadncia, contrado por Luciano, transmitido a Swift e Voltaire, feio prpria dos cticos e desabusados. (ASSIS. 1997: 74) Ou seja, deve ser o Medalho, como descrito por Machado de Assis, cordial. Deve saber habilmente ser bem quisto por aqueles que o rodeiam, homem de inteligncia tacanha, no agredindo ningum por suas idias, no mantendo nenhuma posio poltica firme, nem mesmo uma posio filosfica, alis, da filosofia interessava apenas os discursos metafsicos e incorpreos, sem preocupaes verdadeiras e palpveis, alm de suas prprias estratgias e relaes para que possa ter uma profisso para a velhice. (ASSIS. 1997: 63) Porm, a esta altura da argumentao, cumpre diferenciar pontualmente os conceitos com os quais se joga. Como afirmado acima, deve o medalho, segundo Machado de Assis, saber com preciso usar da simpatia e da cordialidade, da nossa chalaa amiga, quer dizer, usar-se habilmente da cordialidade, inata ao carter nacional. interessante perceber como este dilogo-receita se trata da exposio minuciosa pelo pai de uma estratgia de ascenso social recomendada ao filho, que, como possvel perceber, imbrica-se e principalmente alimenta-se deste escudo socialmente aceito no Brasil e prprio, segundo o autor de Razes do Brasil, aos brasileiros: a cordialidade, ou lanando mo de uma expresso de Antnio Candido, da mentalidade cordial; que se trata de uma forma espontnea de manifestao prpria ao temperamento do brasileiro, mui habilmente canalizada pelo progenitor para servir como veculo de navegao social no conto machadiano. A espontaneidade da cordialidade explicitada por Srgio Buarque quando este afirma que:
Ela (a polidez) pode iludir na aparncia e isso se explica pelo fato de a atitude polida consistir precisamente em uma espcie de mmica deliberada de manifestaes que so espontneas no homem cordial : a forma natural e viva que se converteu em frmula. Alm disso, a polidez , de algum modo, organizao de defesa ante a sociedade.(HOLANDA. 1999: 147)

Como a leitura paralela de Machado de Assis e Srgio Buarque aponta, este jogo de sociabilidade tm suas regras, forma uma espcie de circulo vicioso. Em Razes do Brasil, seu autor busca, dado o olhar negativo que lana sobre estes fenmenos, propor uma sada para este dilema, a qual interessar, a seguir, ser compreendida, temperando a discusso com alguns dilogos polticos presentes em Machado de Assis. A moral das senzalas e a razo utpica Dado pouco enfatizado sobre Razes do Brasil, obscurecido em grande parte pela anlise tipolgica [5] weberiana , o apelo poltico que fecha a obra, em tom quase didtico, buscando alinhar os prximos passos em busca de um saneamento deste personalismo e desta falta de ordenao e racionalizao quanto gesto da res publica, que no consegue desligar-se destes vcios senhoriais, frutos, na anlise de Buarque de Holanda, dos resqucios daquilo que ele ir chamar de moral das senzalas, que consiste em uma avaliao do quanto a formao, ao longo da maior parte da Histria do Brasil, de uma sociedade patriarcal e escravocrata foi contaminada por um sem nmero de vcios. Sinuosa at na violncia, negadora das virtudes sociais, contemporizadora e narcotizante de qualquer energia realmente produtiva, a moral das senzalas veio a imperar na administrao, na economia e nas crenas religiosas dos homens do tempo. A prpria criao do mundo teria sido entendida por eles como uma espcie de abandono, um languescimento de Deus. (HOLANDA. 1999: 62) So estas marcas profundas de segregao e do fortalecimento do desprezo ao trabalho manual no imaginrio nacional que se convertem no dilema apontado por Buarque de Holanda. Arrastando-se desde o comeo da formao do Brasil, esta instituio tratou de contaminar sobremaneira a forma mentis nacional, viciando-a de uma forma tal em preconceitos e uma tica peculiar. Nesta relao entre os proprietrios de escravos e seus cativos, no h necessariamente uma vitria por parte dos

senhores, uma vez que saem desta relao impuros, pois o mundo que criaram pela dominao tambm os dominou, tornando-os uma casta de inadaptados aos novos processos sociais, como o da urbanizao rpida e progressiva, que acabou rendendo-lhes a imagem que os eternizou na arte, a do sinhozinho boal que sobrevive apenas pela fora dos seus jagunos e de suas srdidas jogadas polticas. Obviamente no h, em nenhum momento, a pretenso de afirmar nem mesmo sugerir que sejam os ndios e negros os culpados por esta moral, contaminando os senhores de engenho luso-descedentes. A rigor, e esta afirmao pode ser buscada em Srgio Buarque, foram estes antigos senhores de engenho carrascos e vtimas de uma lgica que lhes mais prpria do que aos demais povos, pois curioso notar como algumas caractersticas ordinariamente atribudas aos nossos indgenas e que os fazem menos compatveis com a condio servil sua ociosidade, sua averso a todo esforo disciplinado, sua imprevidncia, sua intemperana, antes de serem caractersticas prprias aos povos indgenas, ajustam-se de forma bem precisa aos tradicionais padres de vida das classes nobres. (HOLANDA. 1999: 62) Ante a constatao da sociedade brasileira posta nestes termos, vtima de uma estrutura arcaica, que segundo Srgio Buarque a culpa maior de sua insuficiente modernidade, busca o autor uma [6] . Se o ncleo da tese de sada para esta situao, vista por ele na radical ruptura com a tradio Srgio Buarque est justamente na argumentao deste de que a maior parte dos problemas nacionais assenta-se nos resqucios senhoriais e nas antigas tradies luso-brasileiras que em grande parte ainda imperam na organizao e imbricao do pblico e do privado, como busca Srgio Buarque romper com esta lgica, no fechamento de Razes do Brasil? Segundo o autor:
S pela transgresso da ordem domstica e familiar que nasce o Estado e que o simples indivduo se faz cidado, contribuinte, eleitor, elegvel, recrutvel e responsvel, antes as leis da Cidade. H neste fato um triunfo do geral sobre o particular, do intelectual sobre o material, do abstrato sobre o corpreo e no uma depurao sucessiva, uma espiritualizao de formas mais naturais e rudimentares, uma procisso de hipstases, pra falar como na filosofia alexandrina.(HOLANDA. 1999: 141)

Seria este o ideal de construo da Repblica, a partir da idia de que se deveria respeitar os limites entre o pblico e o privado, racionalizando assim as atividades administrativas da mquina burocrtica. Entretanto, o fato com o qual Buarque de Holanda se depara no Brasil com um languescimento das formas institucionais, que no chega a separar de forma estanque, na prtica, o pblico do privado, sendo, justamente, a esta frouxido dos laos institucionais que se dirige sua crtica lgica que organiza as relaes entre as esferas pblica e privada. Uma vez que a imbricao entre elas seja total e/ou ao menos crescente, passam a dominar as relaes pessoais, o cumpadrio, o jeitinho e a troca de favorecimentos, tornando impossvel a realizao do processo de racionalizao que deveria dar origem ao Estado de Direitos, ao invs do Estado de Privilgios. No entanto, parece importante apontar para o carter hbrido deste Estado; nominalmente, secular, racionalizado e de Direito, todavia, formando um sistema entendido pelo autor como imperfeito, onde, pelas suas ranhuras, escorrem privilgios e vantagens para os grupos que se colocam estrategicamente em relao a este. Srgio Buarque de Holanda constata nossa incapacidade de fazer uma ruptura radical, afirmando que no desejamos o prestgio de pas conquistador e detestamos notoriamente as solues violentas, po isso buscamos ser o povo mais brando e o mais comportado do mundo. (HOLANDA. 1999: 177) Nossas sadas polticas so pacficas, negociadas, sendo, para Srgio Buarque de Holanda, a abolio da escravatura a nossa nica revoluo social, sabidamente mansa e calma. Se isto tem certa positividade, pois nos leva, por exemplo, a ser um dos primeiros pases a abolir a pena de morte na legislao, ainda que j estivesse havia muito abolida na prtica, por outro lado, possui um aspecto entendido por Srgio Buarque como perverso, uma vez que essa feio do nosso aparelhamento poltico se empenha em desarmar todas as expresses menos harmnicas de nossa sociedade, em negar toda a espontaneidade nacional. (HOLANDA. 1999: 177) Como afirma Mozart Linhares da Silva, o que est em jogo, na viso de Buarque, assim como em grande parte de nossa historiografia, a mstica da modernidade inacabada, agrilhoada por uma tradio que pode ser reportada ao escolasticismo lusitano que condicionou a intelligentsia colonizadora a partir da segunda metade do sculo XVI. (SILVA. 2000: 123) Ou seja, Srgio Buarque entende que a nossa insuficiente modernidade, fruto da colonizao lusa, uma vez que,

para ele, Portugal, quando do descobrimento no havia ingressado na modernidade, gerou um atraso civilizatrio que deveria ser reparado. A sada para que se repare este mal seria, na viso de Srgio Buarque de Holanda, a racionalizao do Estado e da vida poltica em geral. Neste ponto, ainda preciso ter cuidado, pois a racionalizao deste Estado, como a quer Srgio Buarque de Holanda em Nossa Revoluo, ltimo captulo de Razes do Brasil, deve ser cautelosa, uma vez que o autor nos previne sobre as sadas caudilhescas, tipicamente latino americanas. Estarse-ia, assim, substituindo uma forma de personalismo poltico por outra. Ponderao que se entende tranqilamente levando em conta o perodo em que Srgio Buarque de Holanda escreve Razes do Brasil: os anos 30, em meio s turbulncias da subida de Vargas ao poder. Nas palavras de Buarque de Holanda, seria preciso vencer-se, definitivamente a anttese liberalismo-caudilhismo, sendo que, para o autor:
Essa vitria nunca se consumar enquanto no se liquidem, por sua vez, os fundamentos personalistas e, por menos que o paream, aristocrticos, onde ainda assenta nossa vida social. Se o processo revolucionrio a que vamos assistindo, e cujas etapas mais importantes foram sugeridas nestas pginas, tem um significado claro, ser este o da dissoluo lenta, posto que irrevogvel, das sobrevivncias arcaicas, que o nosso estatuto de pas independente at hoje no conseguiu extirpar. Em palavras mais precisas, somente atravs de um processo semelhante teremos finalmente revogada a velha ordem colonial e patriarcal, com todas as conseqncias morais, sociais e polticas que ela acarretou e continua a acarretar.(HOLANDA. 1999: 180)

Em grande parte parece que, movido por sua estada na Alemanha e sua ligao s teorizaes de mestres alemes como Max Weber e Georg Simmel, Srgio Buarque de Holanda se frusta ao perceber o quanto o Brasil ainda era tributrio de uma estrutura de fundo sumamente arcaico, em grande parte ainda regida pelos mesmos senhores de engenho de quatrocentos anos de histria, ainda que se apresentassem em outros trajes e termos. Continuava a imperar a mesma moleza, a mesma suavidade dengosa e aucarada, que, segundo o autor invade, desde cedo, todas as esferas da vida colonial (HOLANDA. 1999: 61). Esta frustrao de Buarque de Holanda aparece em passagens como esta, onde assevera que:

Na verdade, a ideologia impessoal do liberalismo democrtico jamais se naturalizou entre ns. S assimilamos efetivamente esses princpios at onde coincidiram com a negao pura e simples de uma autoridade incmoda, confirmando nosso instintivo horror s hierarquias e permitindo tratar com familiaridade os governantes. A democracia no Brasil foi sempre um lamentvel mal entendido.(grifo meu) (HOLANDA. 1999: 160)

Na realidade, se a constatao do problema feita por Srgio Buarque de Holanda primorosa, a permanncia de ranos relativos ao patrimonialismo e a imbricao entre o pblico e o privado demonstra que a sua utopia racionalista segue em aberto, uma vez que parece posto com clareza que, adentrando o Sculo XXI, a forma mentis brasileira permanece, em esprito, marcada pela cordialidade e pelo jeitinho como, por exemplo, buscaram sistematicamente demonstrar os estudos [7] do antroplogo Roberto Da Matta . Esta cordialidade, estruturante das relaes de sociabilidade dos brasileiros, esta forma de identidade nacional vista como arrevesada por Srgio Buarque e esta falta de uma separao do pblico e do privado que tanto prejudicam a poltica e a vida nacional sejam algo impossvel de extirpar, justamente por pertencerem a uma lgica civilizatria diferente. Dadas as devidas propores e ponderaes, o Brasil no racionalizou-se totalmente, estando, para usar uma expresso do crtico literrio indo-britnico Homi Bhabha em uma regio liminar, neste espao intersticial entre identificaes fixas que, ainda segundo este autor abre a possibilidade de um hibridismo cultural que acolhe a diferena sem uma hierarquia suposta ou imposta. (BHABHA. 1998: 22) O sutil pessimismo com que Srgio Buarque de Holanda observava a vida poltica nacional parece ter se confirmado. A Nossa Revoluo, como chamava Srgio Buarque o processo crescente de racionalizao do Estado e de transformaes sociais que o autor identificava a partir da Abolio da Escravatura parece ter se estendido, usando palavras suas, apenas at o epidrmico, no movendo, como gostaria, as estruturas mais profundas da sociedade. Os brasileiros continuam cordiais. Da mesma forma, em outros termos e movidos por outros smbolos, continuam os medalhes descritos por Machado de Assis proa de nossa histria. Desde aquele dilogo entre pai e filho, parecem ainda vagar pelo ar as palavras finais do progenitor a Janjo: Rumina bem o que te disse, meu filho. Guardadas as propores, a conversa desta noite vale o Prncipe, de

Machiavelli. Consideraes Finais Buscando colocar vis a vis a palavra do historiador Srgio Buarque de Holanda com a do escritor Machado de Assis, tentou-se, ao longo deste artigo, mostrar como se usa, segundo a leitura machadiana, o medalho da carapaa que a cordialidade, ardil importante, prprio dos brasileiros, segundo Buarque de Holanda, para sobre ela construir sua estratgia de navegao social. Tratou-se de uma tentativa de propor o dilogo entre a histria e a literatura, na verdade, entre a anlise psicolgica de Srgio Buarque com o impiedoso retrato pintado por Machado de Assis. Dilogo este que, dado o espao de tempo entre o nascimento de Machado de Assis, 1839 e a morte de Buarque de Holanda, 1982, a seu jeito, antes de buscar inferir uma imutabilidade ontolgica dos brasileiros, buscou deixar uma pista para a leitura da permanncia de uma estrutura mental de longa durao, bem como uma rede de sociabilidade que seguem presentes no Brasil. * Historiador. eder@viavale.com.br

Notas:
1 DeDECCA, Edgar Salvadori. Teoria e Mtodo Histricos em Razes do Brasil. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy. Leituras Cruzadas. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2000. P. 169 a 190. REIS, Jos Carlos. Srgio Buarque de Holanda. A Superao das Razes Ibricas. In: As Identidades do Brasil, De Varnhagen a FHC. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1999, entre outros. 2 Ainda que Srgio Buarque lecionasse na USP e fosse um intelectual que mantinha uma atitude militante, ainda que no no campo marxista, h indicaes de um semi-ostracismo do mestre. Ver: VASCONCELLOS, Gilberto Felisberto. O Xar de Apipucos. Um ensaio sobre Gilberto Freyre. So Paulo: Casa Amarela, 2000. [3] Gilberto Freyre analisa a figura do Bacharel no Brasil com vagar em Sobrados e Mucambos, mais especificamente no captulo entitulado Ascenso do Bacharel e do Mulato, onde busca investigar as implicaes deste ttulo em uma sociedade (o Brasil do Segundo Reinado), que chegou a chamar de Reinado dos Bacharis. Ver: FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos. So Paulo: Record, 2000. [4] Para uma anlise mais sistemtica sobre o papel do humour em Machado de Assis, ver: MOOG, Vianna. Heris da Decadncia. Petrnio, Cervantes e Machado de Assis. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1964. [5] importante salientar que, mesmo sendo tido como dado por boa parte dos comentadores de Razes do Brasil sua forte vinculao aos modelos tericos weberianos, h autores que discordam desta postura, como Maria Odila Leite da Silva Dias e Raymundo Faoro, colocando em xeque anlises como a de Jos Carlos Reis e Edgar De Decca. [6] Ver: SILVA, Mozart Linhares. A modernidade Luso Brasileira, entre o Logos e o Mithos. Revista gora, Departamento de Histria e Geografia da Universidade de Santa Cruz do Sul. V. 6, N 1, Jan/Jun. 2000. [7] Ver Carnavais, Malandros e Heris, A Casa e a Rua, O Que Faz o Brasil brasil, entre outros.

Referncias Bibliogrficas. ASSIS, Machado de. A Teoria do Medalho. In: Papis Avulsos I. So Paulo: Globo, 1997. ________________ . O Espelho. In: Contos. Porto Alegre: L&PM, 1998 BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Editora UFMG: Belo Horizonte, 1998. CHAVES, Ernani. Nietzsche e Razes do Brasil. In: Revista Cult, agosto de 2000. Da MATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heris. So Paulo: Rocco, 1998. ________________. Relativizando: Uma Introduo Antropologia Social. Rocco: So Paulo, 1982. DeDECCA, Edgar Salvadori. Teoria e Mtodo Histricos em Razes do Brasil. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy. Leituras Cruzadas. Editora da Universidade: Porto Alegre, 2000. DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Introduo Razes do Brasil In: Intrpretes do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Agillar, 2000. GLEDSON, John. A Histria do Brasil em Papis Avulsos, de Machado de Assis. In: A Histria Contada. CHALHOU, Sidney e Leonardo Affonso de M. Pereira (org.). So Paulo: Nova Fronteira, 1998. HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. MERQUIOR, Jos Guilherme. Crtica. So Paulo: Nova Fronteira, 1990. NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra. So Paulo: Civilizao Brasileira, 2000. REIS, Jos Carlos. As Identidades do Brasil, de Varnhagen a FHC. Editora da FGV: Rio de

Janeiros, 1999. SILVA, Mozart Linhares da. A Modernidade Luso Brasileira, entre o Logos e o Mithos. In: Revista gora, no prelo. Texto cedido pelo autor. SKIDMORE, Thomas. O Brasil Visto de Fora. Paz e Terra: So Paulo: 1996.

Вам также может понравиться