Вы находитесь на странице: 1из 2

ESTRUTURAS E NORMALIDADE1 Patrcia Cortez de Jesus2 BERGERET, J. Estruturas e Normalidade. In: Personalidade normal e patolgica.

Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998, p. 19-44. Bergeret (1998) inicia este captulo fazendo uma apresentao sobre o tema normalidade, sobre os perigos relacionados a este tema nas mos dos profissionais nos ambitos da medicina, social, cultural, poltico e tambm intelectual. E sobre as pessoas que fazem parte da classe dos chamados normais pela sociedade, e pelos que no fazem. E de como isso implica na percepo de mundo destes sendo a normalidade um ideal coletivo. dito que se tratando de normalidade importante enfatizar a constatao de bom funcionamento interior e no apenas julgar valores das pessoas, mostrando que a questo da normalidade seria uma questo pessoal e bem subjetiva e tambm que esta est ligada tanto a vida quanto o nascimento ou a morte, utilizando o potencial do primeiro buscando retardar as restries da segunda. O autor faz no texto uma tentativa de definio de normalidade: o verdadeiro sadio no simplesmente aquele que se declara como tal, nem sobretudo um doente que se ignora, mas um sujeito que conserve em si tantas fixaes conflituais como tantas outras pessoas, e que no tenha encontrado em seu caminho dificuldades internas ou externas superiores a seu equipamento afetivo hereditrio ou adquirido, s suas faculdades pessoais defensivas ou adaptativas, e que se permita um jogo suficientemente flexvel de suas necessidades pulsionais, de seus processos primrio e secundrio nos planos tanto pessoal, quanto sociais, tendo em justa conta a realidade, e reservando-se o direito de comportar-se de modo aparentemente aberrante em circunstancias excepcionalmente anormais. Bergeret cita que importante haver a separao de noo de normalidade e noo de estrutura, mostrando que mesmo uma personalidade dita como normal, pode entrar em patologia mental e que mesmo estes que entram podem voltar a seu estado normal e que no h oposio do ser humano normal do doente mental. Estruturas estveis, ou seja, psicticas ou neurticas, parece evidente existirem tantos termos de passagem, no seio de uma linhagem estrutural psictica, entre psicose e uma certa forma de normalidade adaptada estruturao de tipo psictico, quanto no seio de uma linhagem
1

Resenha Crtica que tem como objetivo avaliao parcial do 1 bimestre da disciplina de Psicopatologia Geral II, ministrada pelo docente Halanderson Pereira, no 6 perodo do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas Aparcio Carvalho FIMCA. Porto Velho, 10/04/2013. 2 Acadmica do 6 perodo do Curso de Psicologia da FIMCA.

estrutural neurtica, entre neurose e uma certa forma de normalidade adaptada estruturao do tipo neurtico. Sobre patologia e normalidade o autor faz um levantamento e descreve sobre diversos autores, como Melanie Klein (1952) e Freud (1968) e suas concepes sobre esta dialtica. Ele faz um levantamento histrico sobre o que Freud escrevera sobre normalidade e tambm fala sobre a importncia dos estudos de Freud, e como estes estudos mudaram a viso dos psicopatologistas da poca. O autor busca distinguir a partir disso, de um lado as estruturas autenticas slidas, fixas e definitivas (psicticas e neurticas) e do outro, as organizaes intermedirias (estados limtrofes), menos especificadas de maneira durvel e podendo dar origem a arranjos mais estveis (doenas caracteriais ou perverses). A noo de normalidade estaria assim, reservada a um estado de adequao funcional feliz, unicamente no seio de uma estrutura fixa, seja esta neurtica ou psictica, sendo que a patologia corresponderia a uma ruptura do equilbrio dentro de uma mesma linhagem estrutural. Sobre a normalidade patolgica, diz respeito a descrever personalidade ditas pseudonormais e que no correspondem, justamente a uma estrutura estvel nem definitiva, na verdade elas no se encontram to bem estruturadas no sentido neurtico ou psictico; constituem-se de modo bastante durvel, mas sempre precrio, fazendo-se de gente normal. As verdadeiras estruturas no do origem a personalidades pseudonormais, mas podem levar a estados sucessivos de adaptao, desadaptao, readaptao, etc. Na normalidade e padronizao, fala sobre o indivduo visar hoje em dia, mais o que o padro do que o que normal, e sobre a evoluo das coisas, do mundo. E tambm sobre o dipo e normalidade e conclui que como j dito anteriormente, a noo de normalidade deve ser independente da noo de estrutura. Diz que embora seja possvel reconhecer a independncia de ambos, cabe tambm reconhecer a independncia desta mesma noo de normalidade em relao a uma possvel ideia de hierarquia das estruturas no sentido maturativo, elaborativo e relacional das diferentes funes do ego. Pode-se ser normal sem haver atingido o nvel edipiano, com a condio de haver realizado uma verdadeira estrutura, contudo a estrutura do tipo edipiano deve, da mesma forma, ser disposta a um nvel elaborativo superior ao da organizao estrutural psictica. A normalidade de um sujeito de tal estrutura no pode ser comparada hierarquicamente normalidade, forosamente muito diferente, daquele outro sujeito, correspondente quele outro modo de organizao mental.

Вам также может понравиться