Вы находитесь на странице: 1из 8

design ERGONMICO:

Resumo Abstract
O design ergonmico tem por princpio a aplicao do conhecimento ergonmico no projeto de dispositivos tecnolgicos. Suas metodologias baseiam-se na compreenso e na predio da interao homem/tecnologia. Este estudo objetiva revisar as principais metodologias de design ergonmico, demonstrando similaridades e divergncias. Foram analisadas quatro propostas metodolgicas, sendo poucas aquelas que destacam a avaliao do produto, cujos procedimentos tm garantido a efetiva aplicao dos critrios de usabilidade na ao projetual. Uma nova proposta metodolgica para o design ergonmico apresentada. The principle of ergonomic design is the application of ergonomic knowledge to the technological devices project. These methodologies are based on the comprehension and prediction of the interaction between man and technology. The objective of this study is to review the principal ergonomic design methodologies, demonstrating their similarities and differences. Four methodological proposals have been analyzed, being some of those that emphasize the evaluation of the product, whose procedures have been assuring the effective application of design action usability criteria. A new proposal of the ergonomic design methodology is presented.

uma reviso dos seus aspectos metodolgicos

1 Laboratrio de Ergonomia e Interfaces, Departamento de Desenho Industrial da Faac/Unesp; Professor- Assistente; Doutor em Engenharia de Produo (CCET/UFSCar). E-mail: lcpascho@faac.unesp.br 2 Laboratrio de Ergonomia e Interfaces, Departamento de Desenho Industrial da Faac/Unesp; Professor-Titular; Doutor em Geografia (FFLCH/USP). E-mail: plcido@faac.unesp.br

Palavras-chave
Design ergonmico; metodologia; usabilidade.

Key words
Ergonomic design; methodology; usability.

Luis Carlos Paschoarelli Jos Carlos Plcido da Silva

INTRODUO
Neste incio de sculo XXI, o desenvolvimento de projetos de produto tem procurado considerar, com maior intensidade, os aspectos de usabilidade, desempenho e segurana dos produtos, uma vez que os mercados apresentam-se cada vez mais competitivos, as exigncias normativas tornam-se cada vez mais rigorosas, e as inovaes tecnolgicas so cada vez mais, freqentes e distribudas na sociedade de consumo. Dentro dessa nova condio produtiva, apresenta-se o denominado design ergonmico, que pode ser caracterizado por um segmento do desenvolvimento do projeto do produto, cujo princpio a aplicao do conhecimento ergonmico no projeto de dispositivos tecnolgicos, com o objetivo de alcanar produtos e sistemas seguros, confortveis, eficientes, efetivos e aceitveis. (PASCHOARELLI, 2003). Seus princpios baseiam-se na inter-relao entre usabilidade, ergonomia e design; entretanto, so os seus procedimentos metodolgicos os aspectos que mais se destacam, uma vez que so desenvolvidos para melhorar o desenvolvimento de produtos atravs da compreenso da interao entre todos os aspectos humanos e os mais variados e distintos dispositivos tecnolgicos. O objetivo deste estudo revisar as principais metodologias de design ergonmico, a fim de demonstrar as similaridades e divergncias entre elas, bem como as alternativas de aplicao no desenvolvimento do projeto do produto, apresentando, ao fim, uma nova proposta metodolgica para a sua aplicao. O conceito de usabilidade ainda no apresenta uma definio consensual na comunidade acadmica. Para Moraes (2001) alguns sugerem que usabilidade simplesmente uma tentativa de introduzir user friendliness de novo no jargo do projeto de produtos. Outros colocam que as questes em torno da usabilidade j foram tratadas no usercentred-design. (p. 13). De qualquer maneira, vrios pesquisadores tm apresentado suas definies e compreenses sobre usabilidade. Para Jordan (1998), essa rea do conhecimento destacou-se inicialmente nas dcadas de 70 e 80, entre os ergonomistas que projetavam computadores e sistemas. Atualmente, a usabilidade no uma exclusividade da informtica, uma vez que foi verificada a importncia de sua aplicao em outros setores tecnolgicos, com especial ateno ao desenvolvimento do projeto do produto.

Nesse sentido, procurando apresentar um conceito mais amplo, a International Organization for Standadization (ISO) define usabilidade como a eficcia, eficincia e satisfao com que usurios especficos podem alcanar objetivos especficos em ambientes particulares. (ISO DIS 9241-11 apud JORDAN, 1998, p. 25). Stanton e Barber (1996), ao delimitar o conceito de usabilidade e definir seu escopo, sugerem o atendimento aos seguintes fatores: facilidade na aprendizagem do uso; efetividade no desempenho; custos humanos aceitveis (fadiga, estresse, desconforto); flexibilidade nas tarefas; utilidade percebida do produto; adequao s tarefas; atendimento s caracterizaes das tarefas; atendimento s caracterizaes dos usurios. Segundo Moraes (2001), a usabilidade, enquanto conceito, trata da adequao entre o produto e as tarefas [...] cujo desempenho [...] se destina, da adequao com os usurios que o utilizar, e da adequao ao contexto em que ser usado. (p. 15). Afirma ainda que tradicionalmente, a preocupao com a usabilidade s ocorre no final do ciclo do design, durante a avaliao do produto j finalizado. Resulta que poucas modificaes so implementadas e, se algumas realmente substitutivas o so, implicam em custos elevados. Assim, desde o incio da atividade projetual, a considerao com a usabilidade deve estar presente. (p. 15). Portanto, pode-se compreender usabilidade pela maximizao da funcionalidade de um produto na interface com seu usurio.

200

201

Paschoarellii, Lus Carlos - Silva, Jos Carlos Plcido da. Design ergonmico: uma reviso dos seus aspectos metodolgicos.

Conexo Comunicao e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 5, n. 10, jul./dez. 2006

ERGONOMIA
A ergonomia apresenta como objetivo a adequao de processos e produtos tecnolgicos aos limites, capacidade e aos anseios humanos. Devido ao seu carter trans e multidisciplinar, o conceito de ergonomia tambm no apresenta um consenso, principalmente quando se adotam diferentes enfoques.

202

Hendrick (1993) prope um conceito particular para ergonomia, pois afirma que

importante destacar que o estudo aqui apresentado segue uma linha de conhecimentos da ergonomia fsica que, associada usabilidade e ao design, caracteriza um paradigma quantitativo.

203

Paschoarellii, Lus Carlos - Silva, Jos Carlos Plcido da. Design ergonmico: uma reviso dos seus aspectos metodolgicos.

a nica e especfica tecnologia da ergonomia a tecnologia da interface homem sistema. A ergonomia como cincia trata de desenvolver conhecimentos sobre as capacidades, limites e outras caractersticas do desempenho humano e que se relacionam com o projeto de interfaces, entre indivduos e outros componentes do sistema. Como prtica, a ergonomia compreende a aplicao da tecnologia na interface homemsistema, aos projetos ou modificaes de sistemas, para aumentar a segurana, conforto e eficincia do sistema e da qualidade de vida. (p. 43).

Conexo Comunicao e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 5, n. 10, jul./dez. 2006

DESIGN
Conforme o que ocorre com usabilidade e ergonomia, o design tambm no tem uma definio que apresente um consenso no meio acadmico. Apesar disso, entre as proposies de muitos estudiosos da rea, percebe-se que o design uma rea de conhecimento correlato ao desenvolvimento do projeto do produto, cujos princpios apiam-se no atendimento s exigncias e s expectativas do homem (produtor, consumidor, usurio e expectador), em sua concepo produtiva. Talvez um dos melhores conceitos, para compreender design, seja o apresentado por Lbach (2001), o qual pode ser entendido como toda atividade que tende a transformar em produto industrial passvel de fabricao, as idias para a satisfao de determinadas necessidades de um indivduo ou grupo. (p. 17), ou seja, um processo de adaptao dos produtos de uso, fabricados industrialmente, s necessidades fsicas e psquicas dos usurios ou grupo de usurios. (p. 21). Tais necessidades tm origem em alguma carncia e ditam o comportamento humano visando eliminao dos estados no desejados. [...] Quando as necessidades so satisfeitas, o homem sente prazer, bem-estar, relaxamento. (p. 26). Entretanto, o alcance dessa satisfao exige que ele modifique a natureza, utilizando sua inteligncia para idealizar objetos que ampliem suas capacidades e limitaes. A produo desses objetos se d por processos industriais, nos quais se encontra a participao ativa do designer. Por fim, Lbach afirma:

O conselho da The International Ergonomics Association (IEA), aps ampla discusso entre suas associaes afiliadas, adotou, em agosto de 2000, uma definio oficial segundo a qual Ergonomia (ou Fatores Humanos) uma disciplina cientfica preocupada com a interao entre os seres humanos e outros elementos de um sistema, e sua aplicao se d atravs de teorias, princpios, dados e mtodos de projeto com o objetivo de otimizar o desempenho do ser humano e de todo o sistema. Os ergonomistas contribuem no projeto e na avaliao das tarefas, profisses, trabalho, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torn-los compatveis com as necessidades, as habilidades e as limitaes das pessoas. (IEA, 2006). A IEA destaca, ainda, que existem algumas especializaes dentro da ergonomia, a saber: ergonomia fsica preocupada com os aspectos fsicos da relao homemsistema, incluindo: anatomia, antropometria, fisiologia, biomecnica, posturas funcionais, manipulao de materiais, movimentos repetitivos, doenas profissionais, postos de trabalho, segurana e sade musculoesqueltica; ergonomia cognitiva preocupada com os processos mentais, tais como: a percepo, a memria, o raciocnio; ergonomia organizacional preocupada com a otimizao dos sistemas sociotecnolgicos, incluindo suas estruturas organizacionais, de polticas e de processos.

Na sociedade industrial altamente desenvolvida, o objetivo de quase toda atividade a elevao do crescimento econmico e do nvel de vida. A a satisfao de necessidades e aspiraes tem um papel substancial, motivando a criao e o aperfeioamento de objetos. O processo se inicia com a pesquisa de necessidades e aspiraes, a partir das quais se desenvolvero as idias para sua satisfao, em forma de produtos industriais (projeto de produtos). na transformao dessas idias em produtos de uso (desenvolvimento de produtos) que o designer industrial participa ativamente. (2001, p. 29).

204

Frisoni e Moraes (2001) lembram que a atividade do design ser

Paschoarellii, Lus Carlos - Silva, Jos Carlos Plcido da. Design ergonmico: uma reviso dos seus aspectos metodolgicos.

enriquecida se o projetista no se limitar configurao dos objetos, segundo parmetros estticos, funcionais e de materiais e processos. H que se ter em mente que da responsabilidade do designer pensar a relao Homem Tarefa Mquina, zelando pelas questes de usabilidade, conforto e segurana. (p. 196).

tornou-se insuficiente, sendo necessria uma abordagem cientfica, baseada em consideraes ergonmicas das capacidades e limitaes do ser humano, aperfeioando e maximizando a segurana, a funcionalidade e a usabilidade dos produtos.

205
Conexo Comunicao e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 5, n. 10, jul./dez. 2006

METODOLOGIAS DE DESIGN ERGONMICO


Outra importante caracterstica do design est vinculada ao seu processo e denomina-se metodologia do projeto, surgida num momento em que se procurou sistematizar e tornar cientfico o desenvolvimento de produtos. Jones (1976), considerado um dos precursores da metodologia do projeto, apresentou na dcada de 70, 35 propostas metodolgicas, constituindo uma reunio fundamental para a teoria e prtica do design. Depois disso, muitos pesquisadores e designers desenvolveram e publicaram trabalhos sobre metodologia do projeto, como, por exemplo, Bonfim et al. (1977), Bonsiepe (1978), Quarante (1992). Uma das mais completas e atuais propostas de metodologia de desenvolvimento do projeto do produto denominada Total Design (PUGH, 1996), caracterizada, dentre outros aspectos, pelo desenvolvimento de um produto, em que todas as variveis do projeto so consideradas em todas as suas fases ou etapas do incio ao fim. Esse procedimento tem garantido melhores resultados, tanto no desenvolvimento quanto no produto final. Entretanto, esse tipo de metodologia aplicado principalmente em setores produtivos, em que uma extensa possibilidade de recursos apresenta-se disponibilizada para o desenvolvimento do projeto. Ao observar todas essas propostas de metodologia de projeto, deve-se considerar que a evoluo tecnolgica e os processos de relao entre homem e tecnologia foram se alterando ao longo do tempo e, conseqentemente, novas necessidades metodolgicas foram surgindo. Com base no proposto por Yap et al. (1983), pode-se afirmar que, enquanto produtos e outros dispositivos tecnolgicos eram simples, seus desenhos podiam ser desenvolvidos por mtodos puramente empricos ou mais intuitivos. Do ponto de vista histrico, podemos encontrar essa condio desde meados do sculo XIX at, aproximadamente, as dcadas de 60 e 70 do sculo XX. Com a evoluo tecnolgica e a complexidade dos sistemas e produtos, essa abordagem emprica Considerado um segmento do design, o design ergonmico tambm apresenta algumas alternativas metodolgicas. De acordo com Stanton e Young (1999), os mtodos ergonmicos foram criados para melhorar o desenvolvimento do projeto do produto, atravs da compreenso e da predio da interao entre o homem e seus dispositivos tecnolgicos. Esses pesquisadores apresentaram 12 ferramentas metodolgicas, sendo algumas delas destinadas, particularmente, a determinadas fases do desenvolvimento do projeto do produto. Eles afirmam tambm que, dentre essas fases, as ferramentas metodolgicas podem causar maior impacto nos estgios do desenvolvimento do projeto, mais particularmente durante a gerao de prottipos analticos, momento em que as diferentes alternativas podem ser comparadas ou avaliadas.

Existem algumas metodologias de design ergonmico que podem ser consideradas mais completas, pois no so simples ferramentas complementares no desenvolvimento do produto, mas apresentam uma estrutura metodolgica prpria e com enfoque ergonmico mais preciso e fundamentado.

Existem algumas metodologias de design ergonmico que podem ser consideradas mais completas, pois no so simples ferramentas complementares no desenvolvimento do produto, mas apresentam uma estrutura metodolgica prpria e com enfoque ergonmico mais preciso e fundamentado. Um primeiro exemplo demonstrado pelo Ergonomi Design Gruppen (1997), da Sucia, que prope uma seqncia de seis etapas metodolgicas (figura 1).

Outra proposta desse gnero foi desenvolvida pelo Product Safety and Testing Group, da Universidade de Nottingham (Nottingham, UK), a qual denominada metodologia de produtos ergonmicos/seguros. (NORRIS; WILSON, 1997). Nesse sentido, so apresentadas vrias possibilidades de aplicao das recomendaes ergonmicas no processo clssico de desenvolvimento de um produto (metodologia do projeto) e nos vrios estgios em que isso pode ocorrer (figura 2).

206

207

Paschoarellii, Lus Carlos - Silva, Jos Carlos Plcido da. Design ergonmico: uma reviso dos seus aspectos metodolgicos.

Conexo Comunicao e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 5, n. 10, jul./dez. 2006

Figura 2: Diagrama indicando onde as consideraes do design ergonmico so aplicadas num processo tpico de desenvolvimento de produto Fonte: Adaptado de Norris e Wilson (1997).

Figura 1: Seqncia metodolgica para o design ergonmico Fonte: Ergonomi Design Gruppen (1997).

Sandvik (1997) apresenta um programa cientfico para o desenvolvimento de instrumentos manuais, cujo objetivo destaca a implementao de critrios ergonmicos no projeto desses equipamentos. Esse programa caracterizado por 11 etapas (figura 3).

No Brasil, Frisoni e Moraes (2001) apresentam 14 etapas para o desenvolvimento do projeto do produto ergonmico, que se caracteriza por destacar aquelas subetapas, que tm na ergonomia sua prioridade (figura 4).

208

209

Paschoarellii, Lus Carlos - Silva, Jos Carlos Plcido da. Design ergonmico: uma reviso dos seus aspectos metodolgicos.

Conexo Comunicao e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 5, n. 10, jul./dez. 2006

Figura 4: Seqncia de etapas metodolgicas para o projeto de produtos, com destaque para os aspectos ergonmicos (em fundo cinza) Fonte: Baseado em Frisoni e Moraes (2001). Figura 3: Seqncia metodolgica para o design ergonmico Fonte: Sandvik (1997).

210

DISCUSSES E CONSIDERAES FINAIS


Ao observar as metodologias de design ergonmico, nota-se que elas apresentam, como principais caractersticas, a anlise ergonmica da atividade como foco da problematizao, e a determinao de critrios ergonmicos e de usabilidade como diretrizes para o desenvolvimento do produto. Os aspectos relacionados avaliao e anlise do produto so citados, porm apresentam-se pouco explorados e/ou discutidos. Enquanto Norris e Wilson (1997) e Frisoni e Moraes (2001) propem avaliaes ergonmicas, e o Ergonomi Design Gruppen (1997) prope testes com modelos funcionais, apenas a metodologia apresentada pela Sandvik destaca os denominados testes de usabilidade durante o processo de desenvolvimento do produto, quando apresenta alguns equipamentos de avaliao, mas no detalha como poderiam ser empregados. Se analisarmos com ateno, certo que no poderemos desconsiderar a importncia de pesquisas com os usurios diretos, as quais permitem determinar critrios projetuais integralizados, contribuindo, expressivamente, para a operacionalizao do projeto, justamente no momento de aprimoramento e validao das solues focadas na usabilidade, garantindo esse princpio j nas fases iniciais do projeto. Entretanto, o desenvolvimento de procedimentos metodolgicos de avaliao e anlise do produto tambm contribuem, de forma expressiva, aplicao do design ergonmico, uma vez que atravs desses procedimentos que se cria a oportunidade de avaliar, de modo satisfatrio, a usabilidade do produto. O conhecimento apresentado por esta reviso possibilita afirmar que a simples aplicao de critrios ergonmicos e de usabilidade no desenvolvimento do projeto do produto no garante que o produto final aquele cujo usurio utiliza para desempenhar suas atividades apresente caractersticas de usabilidade. Portanto, as metodologias de design ergonmico devem: caracterizar-se por um processo trans e multidisciplinar; envolver, ao menos, os conhecimentos fisiolgico, perceptivo e psicolgico dos aspectos humanos na interface tecnolgica; fundamentar-se em abordagens epidemiolgicas ou laboratoriais para a deteco e avaliao dos problemas ergonmicos;

alternar desenvolvimento e criatividade, com avaliao sistematizada de produtos e sistemas, utilizando-se, para isso, de mock-ups e/ou prottipos fsicos. Nesse sentido, uma alternativa metodolgica para o design ergonmico proposto (figura 5) considerando os aspectos destacados anteriormente.

211

Paschoarellii, Lus Carlos - Silva, Jos Carlos Plcido da. Design ergonmico: uma reviso dos seus aspectos metodolgicos.

Conexo Comunicao e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 5, n. 10, jul./dez. 2006

Figura 5: Proposta metodolgica para o design ergonmico

Observa-se, nessa proposta, que o incio do projeto pode ocorrer atravs do interesse de investimento num determinado mercado, normalmente baseado em necessidade do usurio, ou ento, de revises de projetos e produtos desenvolvidos anteriormente, e que, na atual condio tecnolgica, necessitam de redesenho. Na seqncia, todo o conhecimento (principalmente em torno da interface) revisado, possibilitando no apenas agregar valores tecnolgicos ao novo produto, mas principalmente, nesse caso, conhecer as variveis ergonmicas e de usabilidade envolvidas no mesmo. O desenvolvimento do produto se d com a definio do novo conceito de produto (auxiliado por variadas tcnicas projetuais) at a obteno de prottipos, que devem ser avaliados numa reviso projetual que, a partir do conhecimento cientfico, far alteraes e retornar ao processo de

Paschoarellii, Lus Carlos - Silva, Jos Carlos Plcido da. Design ergonmico: uma reviso dos seus aspectos metodolgicos.

desenvolvimento, at que condies de usabilidade sejam plenamente satisfatrias. A definio e a preparao para a produo so etapas que antecedem o processo produtivo, possibilitando a comercializao e o uso do produto, e, conseqentemente, uma srie de avaliaes (agora em condies reais de uso), o que deve gerar novos conhecimentos, novas necessidades e novas possibilidades de redesenho do produto. As seis etapas principais (reviso, desenvolvimento, avaliao, preparao, produo e reavaliao final) so desenvolvidas num sistema cclico, permitindo uma evoluo contnua no design ergonmico do produto. Por fim, podemos considerar que este estudo teve por pretenso contribuir na compreenso do quanto as pesquisas em torno do design ergonmico podem e devem ser ampliadas, com a finalidade principal de melhorar a qualidade da vida humana.

IEA. The International Ergonomics Association. The discipline of ergonomics. Disponvel em: http://www.iea.cc/ergonomics/. ltima atualizao: jan. 2006. Acesso em: ago. 2006. JONES, J. Mtodos de diseo. Barcelona: Gustavo Gili, 1976. JORDAN, P. W. Human factors for pleasurable in product use. Applied Ergonomics, n. 29-1, p. 25-33, 1998. LBACH, B. Design industrial: bases para a configurao dos produtos industriais. So Paulo: Edgard Blcher, 2001. 206 p. MORAES, A. Ergonomia e usabilidade de produtos: programas, informao. In: MORAES, A.; FRISONI, B. C. Ergodesign: produtos e processos. Rio de Janeiro: 2AB, 2001. p. 195-206. NORRIS, B.; WILSON, J. R. Designing safety into products: making ergonomics evaluation a part of the design process. Nottingham: Institute for Occupational Ergonomics/University of Nottingham, 1997. 30 p.

212

213
Conexo Comunicao e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 5, n. 10, jul./dez. 2006

REFERNCIAS
BONFIM, G. A.; NAGEL, K. D.; ROSSI, L. M. Fundamentos de uma metodologia para desenvolvimento de produtos. Rio de Janeiro: Coppe; UFRJ, 1977. BONSIEPE, G. Teora y prctica del diseo industrial: elementos de una manualstica crtica. Barcelona: G. Gili, 1978. 254 p. ERGONOMI DESIGN GRUPPEN. Shaping success [catalogue]. Bromma: Ergonomi Design Gruppen. 1997. FRISONI, B. C.; MORAES, A. de. Ergodesign: uma associao. In: MORAES, A.; FRISONI, B. C. Ergodesign: produtos e processos. Rio de Janeiro: 2AB, 2001. p. 195206. HENDRICK, H. W. Macroergonomics: a new approach for improving productivity, safety and quality of work life. In: CONGRESSO BRASILEIRO e CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ERGONOMIA, 2., 1993, Florianpolis. Anais... Florianpolis: Abergo, 1993. p. 39-58.

PASCHOARELLI, L. C. Usabilidade aplicada ao design ergonmico de transdutores de ultra-sonografia: uma proposta metodolgica para avaliao e anlise do produto. 2003. 142 p. Tese (Doutorado) UFSCar, So Carlos, 2003. PUGH, S. Creating innovative products using total design: the living legacy of Stuart Pugh. Massachusetts: Addison-Wesley, 1996. 544 p. QUARANTE, D. Diseo industrial I: elementos introductorios. Barcelona: Ceac, 1992. SANDVIK Sandvik's 11 point programme: the scientific way to develop better hand tools [catalogue]. West Midlands: Sandvik, 1997. STANTON, N. A.; BARBER, C. Factors affecting the selection of methods and techniques prior to conducting a usability evaluation. In: JORDAN, P. W.; THOMAS,. Usability evaluation in industry. London: Taylor & Francis, 1996. p. 39-48. STANTON, N. A.; YOUNG, M. A guide to methodology in ergonomics: designing for human use. London: Taylor & Francis, 1999. 132 p. YAP, L. et al. Keyboard design through physiological strain measurements. Applied Ergonomics, n. 14-2, p. 117-122, 1983.

Вам также может понравиться