Вы находитесь на странице: 1из 9

DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III Do Adimplemento e Extino das Obrigaes Do Pagamento em Consignao

O pagamento direto a principal forma de extino das obrigaes. Porm, existem outras formas de pagamento que so denominadas de pagamentos especiais. Portanto, a obrigao extinta quando ocorre o pagamento ou o cumprimento voluntrio da prestao devida e a satisfao do interesse do credor. Quando isto no ocorre, o Cdigo Civil concede ao devedor a possibilidade de exonerar-se do vnculo obrigacional atravs do pagamento por consignao (artigos 334 a 345). O pagamento por consignao, alm de ser uma das formas especiais de adimplemento da obrigao, tambm considerado modo indireto de pagamento, haja vista, que o pagamento efetuado atravs de um depsito judicial ou bancrio e no diretamente ao credor.

Conceito de pagamento em consignao


A extino da obrigao interessa muito ao credor, mas interessa tambm ao devedor que pagando no tempo, local e forma devidos, se libera do vinculo de sujeio e no se sujeita ao nus da mora. Pois, se a obrigao consistir na entrega da coisa, enquanto no houver a tradio, o devedor responsvel pela guarda, e responde pela sua perda ou deteriorao.

Igual interesse pode ter tambm terceiros interessados, como o dono da coisa dada em garantia da dvida alheia, o adquirente da coisa hipotecada, o fiador, o avalista. O pagamento direto, para liberar o devedor, depende da concordncia do credor, que por razes diversas pode negar-se a receber a prestao ou a fornecer a quitao. A discordncia pode ocorrer porque o credor discorda da quantia devida e ofertada pelo devedor, ou pelo fato do credor ser incapaz e no ter representante legal, ou porque o credor se encontra em local ignorado. Art. 334 do CC: "Considera-se pagamento, e extingue a obrigao, o depsito judicial ou em estabelecimento bancrio da coisa devida, nos casos e formas legais. A consignao instituto de direito material e de direito processual. O CC menciona os fatos que autorizam a consignao, enquanto que o modo de faz-lo est previsto no CPC.

Natureza jurdica do pagamento em consignao


O pagamento em consignao forma de extino de obrigao, constituindo-se em um pagamento indireto da prestao avenada e que tem por objetivo liberar o devedor do vinculo que o submete ao credor e livra-lo dos nus e dos riscos decorrentes dessa submisso. A consignao em pagamento no um dever, mas sim uma mera faculdade do devedor, que no pode cumprir a obrigao por culpa do credor.
2

Portanto, o devedor no est obrigado realizao do pagamento em consignao. O CC no seu artigo 334 determina que ele seja feito nos casos e formas legais, ou seja, se o devedor depositar o que deve, em vez de pagar diretamente ao credor, sem uma razo que justifique tal atitude, este depsito ser julgado improcedente e o depositante ser responsvel pelas conseqncias de tal ato.

Objeto da consignao
Qualquer coisa que seja o objeto da obrigao pode ser consignada. Pode ser dinheiro, bens mveis e bens imveis. O pagamento por consignao s possvel nas obrigaes de dar, pois se processa por meio de um depsito da coisa. Nas obrigaes de fazer e de no fazer, esta forma especial de pagamento no possvel porque no se pode depositar um servio ou uma omisso.

Hipteses de ocorrncia do pagamento em consignao


O artigo 335 do CC apresenta as hipteses que autorizam a consignao do pagamento: "I se o credor no puder, ou, sem justa causa, recusar a receber o pagamento, ou dar quitao na devida forma".
Se Antonio, locador de um imvel a Daniel, se recusa a receber o valor do aluguel ofertado por Daniel, por considerar que deveria ser majorado por um determinado ndice previsto em lei, Daniel poder consignar o valor, se entender que o reajuste indevido. A norma exige que a recusa seja justa, ou seja, a constatao de tal justia s poder ser verificada em definitivo, pela via judicial. Essa hiptese tambm aplicvel para o caso de Antonio aceitar receber o valor, mas no dar a quitao, que direito do devedor. Nesse inciso, tambm esto enquadradas as dvidas portveis, situao excepcional em que o pagamento deve ser feito no domicilio do credor. 3

Porm, faz-se necessrio que tenha havido uma oferta real, efetiva, incumbindo ao autor prova-la, bem como a recusa injustificada do credor. As credor incumbe, ao contrrio, o nus de provar a existncia de justa causa para a recusa.

"II se o credor no for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condio devidos".
Este inciso trata da dvida quesvel, em que o pagamento deve ser feito no domicilio do devedor. Se o credor no comparecer ou mandar terceiro para exigir a prestao, isso no afasta o vencimento e nem a exigibilidade da dvida, pelo que se autoriza a consignao do valor devido. Exemplo: se Alberto acerta receber um pagamento de Bruno no dia 09/05/2007e, chegando o dia combinado, Alberto no comparece, nem manda terceiro em seu lugar, a dvida vencer sem pagamento. Para evitar as conseqncias jurdicas de mora, Bruno poder depositar o valor devido disposio de Alberto, extinguindo-se a obrigao.

"III se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto, ou de acesso perigoso ou difcil".
O incapaz, em razo de sua condio, no deve receber o pagamento. A exigncia da lei que o devedor pague ao seu representante legal. Portanto, pra configurar a hiptese de consignao, necessrio que alm de ser incapaz no tenha representante legal. Sendo o credor desconhecido, tambm se configura a consignao do pagamento. Exemplo: falecimento do credor original. O credor ausente aquele que desaparece de seu domicilio, sem dar notcia de seu paradeiro nem deixar representante ou procurador para administrar seus bens. A residncia em lugar incerto, ou de acesso perigoso ou difcil, tambm enseja a consignao do pagamento, pois no se pode exigir que o devedor arrisque a vida para efetuar o pagamento.

"IV se ocorrer dvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento".
4

Se o devedor tiver dvida em relao ao credor, isto , a quem ele deve entregar a coisa devida, por receio de pagar a pessoa errada ele pode tambm depositar a coisa em juzo. o caso, por exemplo, de dois municpios que se julgam credores dos impostos devidos por determinada empresa, que tem estabelecimento em ambos. Mas esta dvida deve ter fundamento, caso contrrio ser julgada improcedente a ao e o devedor responder pelas conseqncias.

"V se pender litgio sobre o objeto do pagamento".


Estando o credor e terceiro disputando em juzo o objeto do pagamento, no deve o devedor antecipar-se ao pronunciamento judicial e entrega-lo a um deles, assumindo o risco, mas sim consigna-lo em judicialmente, para ser levantado pelo que vencer a demanda.

Requisitos de validade da consignao


Para que a consignao tenha fora de pagamento, deve ser observado o disposto no artigo 336 do Cdigo Civil. Com relao s pessoas, deve ser feita pelo devedor ao verdadeiro credor, sob pena de no valer, salvo se ratificado por este ou se reverter em seu proveito (arts. 304 e s., 308 e 876) Quanto ao objeto, deve ser feito na sua integralidade, pois o credor no esta obrigado a aceitar pagamento parcial. Quanto ao modo, tambm no ser admitida modificao no que foi estipulado, devendo a obrigao ser cumprida conforme o convencionado. Com relao ao tempo, deve ser, aquele fixado no contrato, no podendo efetuar-se antes de vencida a dvida, se assim foi convencionado. No entanto, poder ser efetuado pelo devedor, a
5

qualquer tempo, se o prazo se estipulou a seu favor, ou assim que se verificar a condio a que o dbito estava subordinado. O depsito ser requerido no lugar do pagamento, tendo em vista que no se pode obrigar o credor a receber ou o devedor a pagar em lugar diverso do convencionado. (CC, art. 337).

Sendo quesvel (que se pode buscar) a dvida, o pagamento efetua-se no domiclio do devedor; sendo portvel (obrigao ou dvida que se tem de pagar no domiclio do credor), no do credor (CC, art. 327), podendo haver, ainda, foro de eleio.

Levantamento do depsito
A lei faculta ao devedor, que preenche todos os requisitos subjetivos e objetivos do pagamento, liberar-se da obrigao mediante a consignao judicial ou EXTRAJUDICIAL do pagamento, quando no puder efetu-lo diretamente ao credor. A lei tambm permite, ao devedor, que mesmo depois de efetuado o depsito, mas enquanto o credor no declarar que o aceita, retratar-se da oferta requerendo o seu levantamento. O artigo 338 do CC dispe que: enquanto o credor no declarar que aceita o depsito, ou no o impugnar, poder o devedor requerer o levantamento, pagando as respectivas despesas, e subsistindo a obrigao para todas as conseqncias de direito. a) antes da aceitao ou impugnao do depsito: At esse momento, o devedor tem total liberdade para levantar o depsito porque a importncia ainda no saiu de seu patrimnio.
6

uma faculdade, que acarreta o nus de pagar as despesas necessrias para o levantamento, bem como a subsistncia da obrigao para todos os fins de direito. (art. 338) b) depois da aceitao ou impugnao do depsito pelo credor: Neste caso, embora ainda no tenha sido julgada a procedncia do depsito, o credor j se manifestou sobre ele, pretendendo incorpora-lo ao seu patrimnio (aceitao) ou o considerando insuficiente (impugnao). A oferta j esta caracterizada. O depsito poder ainda ser levantado pelo devedor, mas, agora, s com a anuncia do credor, que perder a preferncia e a garantia que lhe competia sobre a coisa consignada. Isso se justifica pela regra de que o patrimnio do devedor a garantia comum dos seus credores, e essa no-incorporao patrimonial, no caso, se deu pela vontade do credor, no podendo tal ato unilateral de verdadeira renncia prejudicar os demais interessados na extino da obrigao. (art. 340) c) julgado procedente o depsito: Admitido em carter definitivo o depsito, o devedor j no poder levant-lo, ainda que o credor consinta, seno de acordo com os outros devedores e fiadores. (art. 339) Isso porque, sendo julgado procedente o depsito, consuma-se o pagamento, extinguindo-se juridicamente a obrigao. Se houver concordncia dos demais devedores e fiadores, cai o impedimento criado pela lei, retornando tudo ao status quo ante por expressa manifestao da autonomia da vontade. Consignao extrajudicial
7

O procedimento judicial de consignao em pagamentos, das obrigaes que esto relacionadas com a entrega da coisa, esta previsto no CPC, nos artigos de 890 a 900. O procedimento extrajudicial de consignao em pagamentos esta previsto no artigo 890 do CPC, nos pargrafos 1 e 2 que foram acrescentados pela Lei 8951/94. Estes pargrafos, restritos s obrigaes em dinheiro, visam soluo extrajudicial do conflito. O devedor ou terceiro deposita a quantia devida em estabelecimento bancrio oficial, cientificando-se o credor, por carta com aviso de recebimento, com o prazo de dez dias para a recusa. O silncio implica aceitao, ficando o devedor liberado da obrigao, podendo o credor levantar, a qualquer tempo, a quantia depositada. No h, nesse caso, ao judicial, e uma vez quitada a dvida, no pode o credor pleitear qualquer acrscimo, com alegao de insuficincia do depsito. J a recusa do credor obriga propositura da ao, instruda a inicial com a prova do depsito e da recusa (CPC, art. 890, 3). No sendo proposta a ao, fica sem efeito o depsito, que poder ser levantado pelo depositante ( 4).

Assim, a consignao extrajudicial aplicvel somente s obrigaes pecunirias, que deve ser feito atravs de um depsito em banco oficial. A cientificao do depsito deve ser feita pelo devedor e tambm pelo banco atravs de via postal.
8

Vale lembrar que no existe determinao expressa quanto forma de cientificar o credor sobre o depsito extrajudicial. A relevncia da cientificao constar como prova efetiva da cincia do credor quanto realizao do depsito. A liberao da obrigao se d sem ressalvas, desde que logicamente tenham sido observadas todas as regras legais, notadamente a notificao do credor.

Вам также может понравиться