Вы находитесь на странице: 1из 25

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

Ol, concurseiros! Vamos nossa aula 01 para Auditor Fiscal e Analista Tributrio da Receita Federal e Auditor Fiscal do Trabalho. Conforme o combinado, hoje falaremos do Regime Jurdico Administrativo e dos princpios administrativos.

Vamos chutar a Esaf! Rumo aprovao!

1. Regime Jurdico Administrativo Utiliza-se a expresso regime jurdico da Administrao para designar, em sentido amplo, os regimes de direito pblico e de direito privado a que se submete a Administrao Pblica. J a expresso regime jurdico administrativo reservada to somente para o regime de direito pblico da Administrao, que a coloca em uma posio privilegiada, vertical, na relao jurdico-administrativa. Desse modo, as relaes de direito pblico da Administrao so regidas por regras e princpios que representam o regime jurdico administrativo. Tais normas denotam a preocupao contnua com a defesa do interesse pblico, finalidade de toda a atividade administrativa. O regime administrativo composto por um conjunto de prerrogativas e sujeies. As prerrogativas decorrem da necessidade de que o Poder Pblico possa adequadamente prestar ou fiscalizar os servios de que a populao necessita e, quando necessrio, limitar e condicionar o exerccio dos direitos individuais, em prol do alcance da harmonia social e da satisfao dos interesses da coletividade. Entre essas prerrogativas, destaquem-se o poder de desapropriao, as normas de

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

polcia administrativa, a aplicao de multas etc. Representa, assim, a supremacia do interesse pblico sobre o interesse particular, desde que com respeito aos direitos individuais previstos na Constituio Federal e nas leis. As sujeies fundamentam-se na idia de proteo aos administrados, que devem ter preservados seus direitos individuais frente ao do Poder Pblico, evitando-se, desse modo, abusos e desmandos na atividade administrativa. Materializam-se nos princpios administrativos, como a legalidade, a impessoalidade, a moralidade e outros, que sero estudados frente. REGIME JURDICO ADMINISTRATIVO Prerrogativas Supremacia do interesse pblico. Sujeies Princpios administrativos. Proteo aos administrados.

2. Princpios Administrativos Os Princpios Administrativos so diretrizes bsicas que norteiam os atos e atividades administrativas de todo aquele que exerce o poder pblico. Constituem os fundamentos da ao administrativa. Desrespeitlos significa desvirtuar a gesto dos negcios pblicos e desprezar o que h de mais elementar para a boa guarda e zelo dos interesses sociais. 2.1. Fundamentos do Direito Administrativo Entre os princpios administrativos, dois se destacam por sua crucial importncia e, por isso, so considerados fundamentos do Direito Administrativo: o da supremacia do interesse pblico sobre o interesse particular e o da indisponibilidade do interesse pblico. 2.1.1. Supremacia do Interesse Pblico A supremacia do interesse pblico o principal fundamento no s do Direito Administrativo, mas de todo o Direito Pblico. Nas relaes
www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

entre o Estado e os administrados, deve prevalecer o interesse pblico sobre o particular, desde que no haja ofensa aos direitos fundamentais do indivduo. Isso porque o Estado defende o interesse de toda a coletividade, isto , o interesse pblico. 2.1.2. Princpio da Indisponibilidade do Interesse Pblico Este fundamento decorre do anterior. A indisponibilidade do interesse pblico reza que o gestor no possui autorizao para renunciar aos poderes a ele conferidos por lei para desempenhar suas funes e administrar a coisa pblica, pois isto significaria deixar de atender ao interesse pblico. Ele deve sempre zelar pela integridade e boa gesto do patrimnio e dos interesses pblicos. Isso porque no o administrador o titular desses interesses, mas a sociedade, no sendo lcito, desse modo, ao agente pblico deixar de atend-los. Somente o prprio titular do interesse pblico (o povo) pode dele dispor, mediante lei aprovada por seus representantes. Um exemplo a doao de recursos brasileiros a um pas destrudo por um terremoto ou uma guerra, ou s suas vtimas, que s pode ser feita mediante autorizao legal (veja, por exemplo, as Leis 12.257/2010 e 12.292/2010). 2.2. Princpios do Direito Administrativo O artigo 37, caput, da CF/88 prev expressamente os princpios constitucionais da Administrao Pblica: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia (LIMPE). Encontramos, ainda, no artigo 2. da Lei 9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo Federal) os seguintes princpios do Direito Administrativo: motivao, razoabilidade, proporcionalidade, contraditrio, ampla defesa e segurana jurdica. Analisemos cada um deles. 2.2.1. Legalidade O princpio da legalidade estatui que o administrador pblico est sujeito, em toda sua atividade funcional, aos ditames da lei, deles no podendo se afastar, sob pena de invalidade de seus atos.

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

Na Administrao Pblica, no h liberdade nem vontade pessoal. Enquanto ao particular permitido fazer tudo que a lei no probe, a Administrao Pblica s pode fazer o que a lei determina ou autoriza. O administrador um gestor da coisa pblica, cujo domnio pertencente ao povo. Assim, somente este, manifestando sua vontade por meio das leis, votadas pelos seus representantes eleitos, legitimado a validar a atuao administrativa. 2.2.2. Impessoalidade O princpio da impessoalidade, em uma primeira acepo, determina que a atividade administrativa seja voltada ao seu fim primordial: o atendimento ao interesse pblico, que a finalidade da atividade administrativa, sem favoritismos a qualquer pessoa que seja. A atividade pblica deve ser praticada para a sua finalidade legal, definida na norma de Direito de forma impessoal. Sob esse enfoque, a impessoalidade pode ser chamada tambm de princpio da finalidade ou do interesse pblico. A impessoalidade pode ser vista tambm como sinnimo de isonomia ou igualdade, pois no se admite que o Poder Pblico trate de forma desigual indivduos que se encontram em idntica situao. Na clssica conceituao de Aristteles, igualdade tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades. A impessoalidade veda, ainda, a promoo pessoal de agentes pblicos ou de terceiros nas realizaes administrativas, que devem ser sempre atribudas ao ente estatal que as promove. Isso porque o ato administrativo no praticado pelo agente pblico, mas pela Administrao qual ele pertence. Em outras palavras, o ato administrativo deve ser considerado impessoal. O desrespeito finalidade pblica pode gerar a indesejada figura do abuso de poder, sob a forma de desvio de finalidade.

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

2.2.3. Moralidade Atualmente, a sociedade no se satisfaz apenas com a conformidade dos atos administrativos com o princpio da legalidade. Mais do que atender frieza do texto legal, a atividade administrativa deve obedecer a preceitos de moral, honestidade e tica. Os atos do Poder Pblico devem ser no apenas legais, mas tambm, justos, honestos e convenientes. Trata-se, na verdade, de uma moral jurdica, administrativa, diversa da moral comum, pois vinculada s exigncias da instituio e ao atendimento do interesse pblico. A moralidade administrativa tem carter objetivo, independente da opinio subjetiva de cada agente. Compreende as regras de boa administrao, objetivamente estabelecidas pelo ordenamento jurdico. Tanta importncia possui hoje o princpio da moralidade que a jurisprudncia considera vlida, em certas situaes, a interferncia do Poder Judicirio para anular atos que, embora aparentemente conformes lei, dela se afasta em relao ao atendimento aos princpios ticos e ao interesse coletivo implcitos no texto legal. Um exemplo a vedao ao nepotismo no servio pblico, promovida pelo STF, por meio da edio da Smula Vinculante n. 13. Como a moralidade administrativa possui feio objetiva, o ato de nepotismo nulo, ainda que a autoridade acredite sinceramente que seu parente a pessoa mais indicada para o cargo em comisso. O desrespeito ao princpio da moralidade, bem como a qualquer outro princpio da Administrao Pblica, pode caracterizar ainda, ato de improbidade administrativa, sujeitando o gestor pblico s punies previstas na Lei 8.429/1992. Alis, costuma-se dizer que probidade sinnimo de moralidade, mas improbidade mais grave do que imoralidade. Isso porque um ato pode ser imoral, mas no caracterizar o ato de improbidade da Lei 8.429/1992, pois este exige, em regra, a m-f do agente pblico.

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

2.2.4. Publicidade Publicidade a possibilidade de conhecimento da atividade administrativa pela coletividade. A publicao oficial dos atos da Administrao materializa esse princpio, dando conhecimento a todos dos atos administrativos e possibilitando o incio de seus efeitos externos. Alm disso, a publicidade do ato d transparncia atuao administrativa, possibilitando, da forma mais ampla possvel, o controle da administrao pblica. A publicao no elemento de formao do ato, mas requisito de sua eficcia. Assim, os efeitos jurdicos oriundos dos atos administrativos s tm incio a partir de sua publicao. A publicao dos atos deve ser feita em rgo oficial, no atendendo adequadamente ao princpio a publicao feita apenas na imprensa particular ou to somente a divulgao realizada em rdio ou televiso. Estes meios de divulgao tambm promovem a publicidade, claro, entretanto, somente com a publicao em rgo oficial considera-se atendido o princpio. Admite-se o sigilo dos atos administrativos apenas nos casos previstos na Constituio, quais sejam: defesa da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas (art. 5., X); e informaes cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado (art. 5., XXXIII). 2.2.5. Eficincia O princpio da eficincia exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza e rendimento funcional. Atende aos modernos preceitos da administrao pblica gerencial. Assim, no basta desempenhar as funes pblicas de acordo com a lei, preciso realiz-las da melhor forma possvel, sem desperdcios, buscando a melhor relao custo-benefcio.

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

O desrespeito a este princpio pode significar tambm desrespeito moralidade administrativa e, havendo m-f, ato de improbidade administrativa (ex: retardos injustificados ao andamento de processos administrativos). 2.2.6. Razoabilidade e Proporcionalidade Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade podem ser entendidos como a adequao entre os meios e os fins da administrao pblica, a proibio do excesso no desempenho da funo pblica. Objetivam aferir a adequao entre os meios e os fins da atividade administrativa, de modo a evitar restries desnecessrias ou abusivas aos direitos fundamentais. Alguns autores entendem a razoabilidade como sinnimo da proporcionalidade. Outros consideram que a razoabilidade formada pela necessidade, pela adequao e pela proporcionalidade. Assim, um ato seria razovel quando fosse necessrio (requerido para produzir o resultado desejado), adequado (melhor meio, ou um dos melhores, para se atingir esse resultado) e proporcional ( o estritamente necessrio para produzir o resultado, sem excessiva limitao aos direitos dos administrados). Nesse sentido, a proporcionalidade pode ser vista como um aspecto da razoabilidade. Vejamos um exemplo: se um servidor pblico comete uma falta, a punio formal desse servidor pode ser considerada necessria como medida de correo de sua conduta, e de inibio de faltas futuras. Entretanto, se a falta for de natureza levssima (ex: atraso de meia hora ao servio), uma simples repreenso em particular talvez seja um meio mais adequado correo da conduta do servidor, que pode se sentir desmotivado em razo de uma punio formal. Ainda que se entenda melhor realizar a punio formalmente, deve-se atentar proporcionalidade da pena aplicada, para no se praticar ato desarrazoado, excessivo (ex: punir com demisso um servidor sem antecedentes funcionais porque chegou atrasado ao servio).

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

Os atos desproporcionais, ainda que legais do ponto de vista formal, podem ser invalidados pelo Poder Judicirio, quando provocado pelo interessado. 2.2.7. Contraditrio e Ampla Defesa Os princpios do contraditrio e da ampla defesa possuem sede constitucional (artigo 5., LV, CF/88) e representam direitos individuais inafastveis em nosso ordenamento jurdico. So aplicveis a todo tipo de processo, judicial ou administrativo. Eis o teor do dispositivo: LV aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; O contraditrio significa a possibilidade de o administrado ter acesso a todo o contedo do processo em que seja parte e de contestar qualquer argumento com o qual no concorde, apresentando sua verso dos fatos. A ampla defesa o autoriza a utilizar-se de quaisquer meios de prova permitidos pelo direito para provar seus argumentos (documentos, testemunhas, percias etc.). A falta do contraditrio e da ampla defesa torna nulos os processos administrativos. 2.2.8. Segurana Jurdica O princpio da segurana jurdica preceitua que deve haver certeza sobre as regras vigentes no ordenamento jurdico, bem como sobre sua forma de interpretao e aplicao s situaes concretas. Em termos simples, todos devem saber as regras do jogo nas relaes sociais. Visa a evitar a modificao da interpretao passada da lei e a tornar pblica a interpretao futura que a Administrao pretende adotar. O princpio objetiva, assim, dar maior estabilidade s relaes que se estabelecem entre a Administrao e os administrados. Por isso, ele veda

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

a aplicao retroativa de novas leis publicadas pelo Poder Pblico, ou mesmo a aplicao retroativa de novas interpretaes da lei. Afinal, no razovel que o administrado tenha seus direitos flutuando ao sabor de interpretaes jurdicas variveis no tempo. Se determinada conduta era permitida por lei, segundo interpretao inicial do Poder Pblico, no pode agora esse mesmo poder anunciar uma nova interpretao da norma, com o fim de punir aqueles que praticavam a conduta segundo o antigo entendimento. Com base neste princpio, temos ainda os institutos da decadncia e da prescrio, a fim de tornar definitivas situaes que se perduram no tempo. A prescrio a perda da pretenso de se exigir judicialmente a satisfao de um direito, pelo decurso de um prazo razovel. A decadncia a extino do prprio direito pelo decurso de prazo. Por exemplo, se a Administrao deixa de punir um servidor faltoso no prazo legal, ela perde o direito de puni-lo, por ter permanecido parada. O administrado no pode ficar eternamente sujeito ao da Administrao, quando esta permanece inerte em seu direito de exigir o cumprimento de determinadas obrigaes, razo pela qual a regra a prescritibilidade administrativa, como decorrncia do princpio da segurana jurdica. Em razo deste princpio, temos ainda o instituto da convalidao dos atos administrativos, pelo qual a lei autoriza, em determinadas situaes, o reconhecimento da validade de atos produzidos com vcios de ilegalidade, mas cuja anulao causaria um mal maior (instabilidade jurdica) aos administrados do que a sua permanncia no ordenamento jurdico. 2.2.9. Motivao Este princpio atesta que, em regra, os atos da Administrao Pblica devem ser motivados, isto , devem ter os motivos que levaram sua produo declarados por escrito pelo agente pblico.

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

O conhecimento das causas e dos elementos determinantes que levaram o administrador a praticar o ato fundamental para o controle da atividade pblica e a interposio de eventuais recursos administrativos, em que o administrado busca impugnar um ato da Administrao, quando o entende injusto ou ilegal. A motivao dos atos fundamental para se ter a certeza de que o agente pblico age movido apenas por razes de interesse pblico e na esfera de sua competncia, sem interesses particulares, prprios ou de terceiros. Pela motivao o gestor expe os pressupostos de fato e de direito (motivos) que ensejaram a prtica do ato, dando transparncia sua administrao e possibilidade de efetivo controle de sua regularidade por qualquer cidado. A moderna doutrina administrativista entende que a motivao a regra. No obstante, existem atos que prescindem de motivao, como as nomeaes de servidores para cargos em comisso, considerados de livre nomeao e exonerao (art. 37, II, CF/88). O art. 50 da Lei 9.784/1999 apresenta um rol de situaes em que obrigatria a motivao dos atos administrativos. Segundo a doutrina, essa relao meramente exemplificativa, no excluindo outros casos que surjam no exerccio da atividade administrativa. 2.2.10. Outros Princpios Existem ainda outros importantes princpios do Direito Administrativo, como os da especialidade, da tutela e da autotutela. Os dois primeiros sero estudados na aula seguinte, quando tratarmos da organizao administrativa brasileira. O terceiro ser visto na parte de atos administrativos.

PRINCPIOS ADMINISTRATIVOS Supremacia do interesse pblico Indisponibilidade do So os fundamentos do Direito Administrativo.

www.pontodosconcursos.com.br

10

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

interesse pblico Legalidade A Administrao Pblica s pode fazer o que a lei determina ou autoriza. A atividade administrativa deve ser impessoal e atende ao interesse pblico. A atividade administrativa deve ser justa e honesta. A atividade administrativa deve ser pblica. A atividade administrativa deve ser eficiente. As decises do Poder Pblico devem ser razoveis e proporcionais, evitando restries desnecessrias ou excessivas aos direitos dos administrados. Nos processos administrativos ou judiciais, todos tm direito a apresentar sua verso dos fatos e se defender com todos os meios de prova admitidos pelo Direito. Deve haver prvio conhecimento e certeza suficiente sobre as regras aplicadas pela Administrao. vedada a aplicao retroativa de novas interpretaes da lei para prejudicar o administrado. Os atos administrativos devem ser motivados por escrito. Ex.: especialidade, tutela e autotutela, que sero estudados em aulas futuras.

Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficincia

Razoabilidade e proporcionalidade

Contraditrio e ampla defesa

Segurana jurdica

Motivao Outros

www.pontodosconcursos.com.br

11

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

Muito bem! Segue agora a lista de exerccios comentados sobre a matria de hoje. Tentem resolver as questes antes de lerem os comentrios, OK? Bons estudos! 3. Exerccios Comentados 1) (Esaf/SMF-RJ/Fiscal de Rendas/2010) Referente aos princpios da Administrao Pblica, assinale a opo correta. a) Tendo em vista o carter restritivo da medida, necessria lei formal para coibir a prtica de nepotismo no mbito da Administrao Pblica, tornando-se invivel, assim, sustentar tal bice com base na aplicao direta dos princpios previstos no art. 37, caput, da Constituio Federal. b) Entre os princpios da Administrao Pblica previstos expressamente na Constituio Federal, encontram-se os da publicidade e da eficcia. c) vivel impedir, excepcionalmente, o desfazimento de um ato, a princpio, contrrio ao Ordenamento Jurdico, com base no princpio da segurana jurdica. d) O princpio da autotutela consiste na obrigatoriedade de o agente pblico, independentemente da sua vontade, sempre defender o ato administrativo quando impugnado judicialmente, em face da indisponibilidade do interesse defendido. e) O devido processo legal no preceito a ser observado na esfera administrativa, mas apenas no mbito judicial. Letra A: errada, pois o STF j decidiu que a prtica de nepotismo vedada em razo da previso constitucional dos princpios da impessoalidade e da moralidade, independentemente de haver lei formal proibindo a prtica. Letra B: falsa, pois o princpio da eficcia no previsto expressamente na CF/88. O caput do art. 37 da Carta Magna apresenta o princpio da eficincia. Letra C: correta. Atos administrativos ilegais, em determinadas circunstncias, podem ser convalidados pela Administrao, saneando-se os vcios que os maculam, quando se verifique que invalid-los seria pior para o interesse pblico e contrrio ao princpio da segurana jurdica. o gabarito.

www.pontodosconcursos.com.br

12

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

Letra D: errado, pois o princpio da autotutela significa que a Administrao pode rever de ofcio seus prprios atos, a fim de anul-los, revog-los ou confirm-los, independentemente da provocao de terceiros. Letra E: falsa, porque o princpio do devido processo legal deve ser observado em todos os tipos de processo, sejam judiciais, administrativos ou mesmo legislativos. 2) (Esaf/Sefaz-SP/APO/2009) Quanto aos princpios direcionados Administrao Pblica, assinale a opo correta. a) O princpio da legalidade significa que existe autonomia de vontade nas relaes travadas pela Administrao Pblica, ou seja, permitido fazer tudo aquilo que a lei no probe. b) O ato administrativo em consonncia com a lei, mas que ofende os bons costumes, as regras da boa administrao e os princpios de justia, viola o princpio da moralidade. c) decorrncia do princpio da publicidade a proibio de que conste nome, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos em divulgao de atos, programas ou campanhas de rgos pblicos. d) A Administrao Pblica pode, por ato administrativo, conceder direitos de qualquer espcie, criar obrigaes ou impor vedaes aos administrados. e) O modo de atuao do agente pblico, em que se espera melhor desempenho de suas funes, visando alcanar os melhores resultados e com o menor custo possvel, decorre diretamente do princpio da razoabilidade. Letra A: errada, pois o princpio da legalidade significa que no existe autonomia de vontade nas relaes travadas pela Administrao, que s pode agir conforme o previsto em lei. o particular que tem autonomia de vontade em suas condutas, pois s pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa em virtude de lei (art. 5., II, CF/88). Letra B: certa (gabarito), porque, segundo o princpio da moralidade, a atividade administrativa deve obedecer a preceitos de moral, honestidade e tica. Os atos do Poder Pblico devem ser no apenas legais, mas tambm,

www.pontodosconcursos.com.br

13

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

justos, honestos e convenientes. O princpio compreende as regras de boa administrao, objetivamente estabelecidas pelo ordenamento jurdico. Letra C: falsa, pois essa regra, prevista no art. 37, 1., da CF/88, uma decorrncia do princpio da impessoalidade. Letra D: errada, porque, segundo o art. 5., II, CF/88 ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. Um simples ato administrativo (ato infralegal) no pode criar obrigaes ou impor vedaes aos administrados. Letra E: incorreta, pois o descrito nesta alternativa refere-se ao princpio da eficincia. 3) (Esaf/PGDF/Procurador/2007.2) Considerando que o Direito Administrativo Brasileiro encontra-se informado por princpios, examine os itens a seguir: I. Em ateno necessidade de se preservar os padres de moralidade no servio pblico, sublinha-se a disciplina aprovada pelo Conselho Nacional de Justia, em resoluo regulamentadora de dispositivo constitucional, pela qual ficou expressamente vedada a condenvel prtica do nepotismo; II. O princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado princpio geral de Direito. Nesse diapaso, como expresso dessa supremacia, a Administrao, por representar o interesse pblico, tem a possibilidade, nos termos da lei, de constituir terceiros em obrigaes mediante atos unilaterais; III. O princpio da impessoalidade aparece expressamente mencionado na Lei n. 9.784/99, abrangendo a presuno de verdade e de legalidade que devem nortear os atos praticados pela Administrao Pblica; IV. Quanto ao princpio da continuidade do servio pblico, entende-se a possibilidade, para quem contrata com a Administrao, de invocar a exceptio non adimpleti contractus nos contratos que tenham por objeto a execuo de servio pblico; V. O princpio da Segurana Jurdica, disposto na Lei n. 9.784/99, justificase pelo fato de ser comum, na esfera administrativa, haver mudana de interpretao de determinadas normas legais, com a conseqente mudana de orientao, em carter normativo, vedando, assim, aplicao retroativa. A quantidade de itens incorretos igual a:

www.pontodosconcursos.com.br

14

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

a) 1 b) 5 c) 3 d) 4 e) 2 Item I: certo. A norma a que se refere a alternativa a Resoluo CNJ n. 7/2005, que disciplina o exerccio de cargos, empregos e funes por parentes, cnjuges e companheiros de magistrados e de servidores investidos em cargos de direo e assessoramento, no mbito dos rgos do Poder Judicirio e d outras providncias. Item II: certo. O princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado informa todos os ramos do Direito Pblico. A Administrao, no exerccio dessa supremacia, pode constituir terceiros em obrigaes mediante atos unilaterais (atos administrativos imperativos), isto , aplicar obrigaes abstratamente previstas em lei aos indivduos que se enquadrem na situao legal. Note que o ato imperativo no cria a obrigao, apenas a aplica, quando houver anterior previso legal, em respeito ao princpio da legalidade. Item III: errado. O princpio da impessoalidade no aparece expressamente mencionado no art. 2. ou em qualquer outra parte da Lei 9.784/1999 (que decoreba!), embora conste da norma os princpios da finalidade e do interesse pblico, suas principais vertentes. Alm disso, a presuno de verdade e de legalidade so atributos dos atos administrativos relacionados ao princpio da legalidade, que diz que a Administrao s pode agir conforme o previsto em lei. que, se o Poder Pblico s atua conforme o disposto na lei, se presume que age de maneira legtima e verdadeira. Item IV: errado, porque, nos contratos que tenham por objeto a execuo de servio pblico (ex.: concesses e permisses de servios pblicos), no se admite que o contratado invoque a exceptio non adimpleti contractus (exceo do contrato no cumprido), pois isso contrariaria o princpio da continuidade do servio pblico, que exige do particular a prestao continuada do servio, sem interrupes. Nesse sentido, o art. 39 da Lei 8.987/1995 reza que, em caso de descumprimento das normas contratuais pelo poder concedente, a concessionria pode rescindir o contrato, mediante ao judicial, mas os servios por ela prestados no podero ser interrompidos ou paralisados, at a deciso judicial transitada em julgado. Item V: certo. O princpio da segurana jurdica visa a garantir a no surpresa nas relaes jurdicas, a certeza de que as regras do jogo sero mantidas durante o processo. Entre outros objetivos, visa a impedir a

www.pontodosconcursos.com.br

15

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

aplicao retroativa de nova interpretao da norma administrativa pelo Poder Pblico, conforme, alis, prev o art. 2., par. nico, XIII, da Lei 9.784/1999. Gabarito: letra E. 4) (Esaf/MPOG/Tcnico/2006) Considerando os princpios bsicos da Administrao Pblica, analise as afirmaes que se seguem e selecione a opo correta. I. A Legalidade um princpio da Administrao Pblica e tem por base o fato de que a eficcia do ato administrativo est condicionada ao atendimento da Lei e do Direito. II. A Razoabilidade e a Proporcionalidade so princpios que tm por objetivo a adequao entre meios e fins, e medidas tais como imposies de obrigaes, restries e sanes, em dimenses proporcionalmente superiores ao necessrio para correo de improbidades. III. A Motivao o princpio que estabelece que o administrador pblico ao assinar um ato administrativo deve faz-lo indicando os fatos que ensejam o ato e os preceitos jurdicos que autorizam sua prtica. IV. A Impessoalidade o princpio que estabelece as margens aceitveis de afastamento do fim legal a que se presta o ato, definindo assim a flexibilidade autorizada ao Administrador Pblico. a) Somente I, II e IV esto corretas. b) Somente I e III esto corretas. c) Somente II e III esto corretas. d) Somente II, III e IV esto corretas. e) Todas esto corretas. Afirmao I: correta, pois o princpio da legalidade previsto expressamente no art. 37, caput, da CF/88 como um dos princpios da Administrao Pblica e significa que esta s pode agir nos termos previstos em lei, com respeito no s ao texto legal, mas tambm aos demais princpios administrativos. O alcance do princpio da legalidade hoje no s atendimento lei, mas o respeito ao Direito como um todo. Afirmao II: errada. A razoabilidade e a proporcionalidade realmente so princpios que tm por objetivo a adequao entre meios e fins. Contudo, justamente por essa razo, tais princpios no permitem a imposio de

www.pontodosconcursos.com.br

16

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

obrigaes, restries e sanes em dimenses proporcionalmente superiores ao necessrio para correo de improbidades. Afirmao III: correta. A motivao justamente a declarao por escrito das razes de fato e de direito (preceitos jurdicos) que levaram a Administrao prtica do ato. Segundo a doutrina majoritria, todos os atos administrativos devem ser motivados. No obstante, alguns atos ainda dispensam a motivao, por expressa previso legal ou constitucional, como a nomeao e a exonerao para cargos comissionados. Afirmao IV: errada. O princpio da impessoalidade probe que o ato administrativo se afaste de sua finalidade legal, no havendo a citada flexibilidade. Toda atividade da Administrao deve ser voltada para o atendimento do interesse pblico (finalidade genrica), sendo que a lei prev o objetivo imediato do ato (finalidade especfica), por exemplo, a punio do servidor, o prestao de informaes populao, o pagamento de benefcios etc. A finalidade deve ser impessoal, destinada a atender a todos que se enquadrem na mesma situao, razo pela qual deve vir prevista em lei, para evitar arbtrios e prticas que firam a isonomia por parte do administrador. Gabarito: letra B. 5) (Esaf/IRB/Analista/2006) Considerando-se os princpios que regem a Administrao Pblica, relacione cada princpio com o respectivo ato administrativo e aponte a ordem correta. (1) Impessoalidade (2) Moralidade (3) Publicidade (4) Eficincia ( ) Punio de ato de improbidade. ( ) Divulgao dos atos da Administrao Pblica. ( ) Concurso Pblico. ( ) Pagamento por precatrio. ( ) Escolha da melhor proposta em sede de licitao. a) 1/3/4/2/2 b) 2/3/1/1/4 c) 4/2/1/3/1 d) 3/4/2/1/4

www.pontodosconcursos.com.br

17

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

e) 3/2/2/1/4 Os atos de improbidade ferem a moralidade, razo pela qual as punies por sua prtica atendem a esse princpio. A divulgao dos atos da Administrao Pblica a prpria essncia do princpio da publicidade. O concurso pblico um grande exemplo de procedimento que consagra o princpio da impessoalidade, pois a seleo de pessoal se d por mrito, sem se considerar fatores pessoais de cada um. O pagamento de precatrios tambm homenageia a impessoalidade, pois o Poder Pblico salda suas dvidas com terceiros conforme a ordem cronolgica de apresentao dos ttulos, independentemente de fatores pessoais do indivduo. Por fim, a escolha da melhor proposta nas licitaes atende ao princpio da eficincia, pois se busca, neste caso, selecionar a proposta mais barata e de melhor qualidade. Assim, a sequncia correta 2-3-1-1-4 (letra B). 6) (Esaf/CGU/AFC/2006) Correlacione as duas colunas e identifique a ordem correta das respostas, tratando-se de institutos e princpios correlatos de Administrao Pblica. 1 segurana jurdica 2 impessoalidade 3 moralidade 4 eficincia 5 razoabilidade ( ) economicidade ( ) precluso administrativa ( ) isonomia ( ) costumes da sociedade ( ) proporcionalidade a) 4/1/2/3/5 b) 1/4/2/3/5 c) 5/3/2/1/4 d) 5/2/4/1/3 e) 4/5/3/2/1

www.pontodosconcursos.com.br

18

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

A economicidade relaciona-se com a eficincia. A primeira significa a realizao de obras, servios, programa de governo em geral a baixo custo; a segunda, a boa relao entre custo e benefcio nesses projetos e atividades. A precluso administrativa atende ao princpio da segurana jurdica e significa a perda de um direito processual no mbito do processo administrativo, como a impossibilidade de recorrer de uma deciso por perda do prazo para tanto. A isonomia uma das vertentes da impessoalidade, pois a atividade administrativa deve ser impessoal, isto , no visar ao benefcio de nenhum administrado especfico, para que todos sejam tratados de forma isonmica. Os costumes da sociedade devem ser observados no desempenho da funo administrativa, pois o princpio da moralidade exige a atuao do Poder Pblico segundo preceitos de moral, justia, tica e boa-f, bem como com atendimento aos bons costumes. A proporcionalidade est intimamente ligada razoabilidade, sendo um de seus aspectos. Assim, a ordem correta 4-1-2-3-5 (letra A). 7) (Esaf/Sefaz-MG/Gestor Fazendrio/2005) Assinale a opo correta, relativamente ao princpio da legalidade. a) Tal princpio de observncia obrigatria apenas para a Administrao direta, em vista do carter eminentemente privatstico das atividades desenvolvidas pela Administrao indireta. b) No se pode dizer que todos os servidores pblicos estejam sujeitos ao princpio da legalidade, na medida em que, para alguns, sua conduta profissional regida precipuamente por regulamentos, editados pelo Poder Executivo. c) A inobservncia ao princpio da legalidade, uma vez verificada, cria para o administrador o dever e no a simples faculdade de revogar o ato. d) Tal princpio no autoriza o gestor pblico a, nessa qualidade, praticar todos os atos que no estejam proibidos em lei. e) O princpio da legalidade caracterstico da atividade administrativa, no se estendendo atividade legislativa, pois esta tem como caracterstica primordial a criao de leis, e no sua execuo. Letra A: errada, pois o princpio da legalidade de observncia obrigatria tanto para os rgos da Administrao Direta como para as entidades da Administrao Indireta, ainda que estas tenham personalidade jurdica de

www.pontodosconcursos.com.br

19

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

Direito Privado (empresas pblicas e sociedades de economia mista) e explorem atividades regidas predominantemente pelo Direito Civil e Empresarial (ex.: explorao de atividade econmica). Letra B: falsa, porque todos os servidores pblicos tm sua atuao regida por lei (ex.: Lei 8.112/1990), sendo os regulamentos do Poder Executivo apenas complementos s regras legais que regem o pessoal do servio pblico. Letra C: falso, pois existem hipteses em que o ato ilegal dever ser convalidado, em vez de anulado, em homenagem aos princpios da eficincia e, principalmente, da segurana jurdica. Letra D: correta (gabarito). O princpio da legalidade prev que a Administrao s pode agir quando houver expressa previso legal. Havendo omisso da lei, o Poder Pblico fica impedido de atuar, ao contrrio do particular, que, neste caso, poderia agir, ante a ausncia de proibio legal. Por exemplo: o Estado s pode fazer doaes a pessoas carentes se a lei autorizar; j o particular pode doar seu patrimnio a quem quiser, mesmo sem previso em lei. Letra E: errada, pois todas as funes do Estado (legislativa, administrativa e jurisdicional) devem ser exercidas nos exatos termos previstos na Constituio e nas leis, em atendimento ao princpio da legalidade, que, portanto, no se limita ao mbito da atividade administrativa. 8) (Esaf/Sefaz-MG/AFRE/2005) No que tange aos princpios do Direito Administrativo, assinale a opo correta. a) O princpio da moralidade administrativa se vincula a uma noo de moral jurdica, que no se confunde com a moral comum. Por isso, pacfico que a ofensa moral comum no implica tambm ofensa ao princpio da moralidade administrativa. b) O princpio da autotutela faculta a Administrao Pblica que realize policiamento dos atos administrativos que pratica. c) O princpio da impessoalidade relaciona-se ao fim legal previsto para o ato administrativo. d) A inobservncia ao princpio da proporcionalidade pelo ato administrativo, por dizer respeito ao mrito do ato, no autoriza o Poder Judicirio a sobre ele se manifestar.

www.pontodosconcursos.com.br

20

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

e) O princpio da continuidade do servio pblico impediu que ocorresse um abrandamento com relao proibio de greve nos servios pblicos. Letra A: falsa, pois, embora a moralidade administrativa realmente se refira a uma moral jurdica, diversa da moral comum, j que vinculada ao atendimento do interesse pblico, errado dizer que uma ofensa moral comum no implica tambm ofensa moralidade administrativa, pois existem campos comuns s duas, atos que so simultaneamente ofensivos moral comum e moralidade administrativa, como faltar ao trabalho reiteradamente, ganhando dos cofres pblicos sem fazer nada. Letra B: essa bem sutil. A alternativa est errada porque a autotutela um dever, no uma mera faculdade. A Administrao deve sempre fiscalizar e controlar seus prprios atos, quanto legalidade e ao mrito. Letra C: certa, o gabarito. Uma das vertentes da impessoalidade o princpio da finalidade, que reza que a atividade administrativa deve sempre buscar a satisfao do interesse pblico, o qual, por sua vez, deve estar previsto em lei, para garantir a impessoalidade das funes da Administrao. Letra D: errada, porque o desrespeito proporcionalidade autoriza o Poder Judicirio se manifestar sobre a falha e, se for o caso, anular o ato. O desrespeito a um princpio da Administrao Pblica questo de legalidade, no de mrito administrativo. Letra E: incorreta, porque, no obstante o princpio da continuidade do servio pblico, o STF decidiu recentemente que os servidores podem exercer seu direito de greve com base na Lei de Greve da iniciativa privada (Lei 7.783/1989), enquanto no for editada norma especfica sobre greve no servio pblico. 9) (Esaf/Recife/Auditor do Tesouro Municipal/2003) Com referncia aos princpios constitucionais da Administrao Pblica, falso afirmar: a) a moralidade tem relao com a noo de costumes. b) a eficincia vincula-se ao tipo de administrao dito gerencial. c) a publicidade impe que todos os atos administrativos sejam publicados em dirio oficial. d) a observncia da legalidade alcana os atos legislativos materiais, ainda que no formais.

www.pontodosconcursos.com.br

21

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

e) a impessoalidade pode significar finalidade ou isonomia. Letra A: certa, pois a moralidade significa atender aos preceitos de tica, justia, moral e bons costumes. Letra B: verdadeira, porque a tnica da administrao gerencial enfatizar o princpio da eficincia. Letra C: falsa (gabarito), pois existem atos administrativos que no precisam ou no devem ser publicados em dirio oficial, como os atos de efeitos meramente internos e aqueles cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado (art. 5., XXXIII, CF/88). Letra D: correta. Os atos legislativos materiais, mas no formais, so aqueles que tm contedo de lei, mas no so lei, como decretos e outros atos administrativos normativos, de contedo geral e abstrato. Tambm estes se sujeitam ao princpio da legalidade, pois sua produo deve seguir as regras previstas na Constituio e nas leis. Letra E: certa, porque a finalidade de interesse pblico e a isonomia entre os administrados so vertentes do princpio da impessoalidade. 10) (Esaf/TCU/ACE/2006) O regime jurdico-administrativo entendido por toda a doutrina de Direito Administrativo como o conjunto de regras e princpios que norteiam a atuao da Administrao Pblica, de modo muito distinto das relaes privadas. Assinale no rol abaixo qual a situao jurdica que no submetida a este regime. a) Contrato de locao de imvel firmado com a Administrao Pblica. b) Ato de nomeao de servidor pblico aprovado em concurso pblico. c) Concesso de alvar de funcionamento para estabelecimento comercial pela Prefeitura Municipal. d) Decreto de utilidade pblica de um imvel para fins de desapropriao. e) Aplicao de penalidade a fornecedor privado da Administrao. A nomeao de servidor pblico, a concesso de alvar de funcionamento, a expedio de decreto de utilidade pblica para desapropriao e a aplicao de penalidade a fornecedor da Administrao so todas atividades tpicas do Direito Administrativo, com suas regras e princpios de Direito Pblico. J o contrato de locao acordo que vem do Direito Civil, sendo regido predominantemente pelas normas de carter privado, apesar de

www.pontodosconcursos.com.br

22

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

sofrer a incidncia de alguns preceitos de Direito Pblico. Assim, o gabarito a letra A. 11) (Esaf/SRFB/AFRFB/2005) Tratando-se do regime jurdicoadministrativo, assinale a afirmativa falsa. a) Por decorrncia do regime jurdico-administrativo no se tolera que o Poder Pblico celebre acordos judiciais, ainda que benficos, sem a expressa autorizao legislativa. b) O regime jurdico-administrativo compreende um conjunto de regras e princpios que baliza a atuao do Poder Pblico, exclusivamente, no exerccio de suas funes de realizao do interesse pblico primrio. c) A aplicao do regime jurdico-administrativo autoriza que o Poder Pblico execute aes de coero sobre os administrados sem a necessidade de autorizao judicial. d) As relaes entre entidades pblicas estatais, ainda que de mesmo nvel hierrquico, vinculam-se ao regime jurdico-administrativo, a despeito de sua horizontalidade. e) O regime jurdico-administrativo deve pautar a elaborao de atos normativos administrativos, bem como a execuo de atos administrativos e ainda a sua respectiva interpretao. Letra A: certa. Ainda que eventuais acordos judiciais que possam ser celebrados sejam benficos ao Poder Pblico, o administrador s poder realiz-los se houver expressa previso legal, ante o princpio da legalidade. Pode parecer excesso de rigor, mas a exigncia de previso na lei a garantia de que o agente pblico no agir movido to somente por interesses pessoais em determinada situao. Letra B: falsa (gabarito), porque o regime jurdico-administrativo baliza a atuao do Poder Pblico na realizao no s do interesse pblico primrio (da sociedade), mas tambm do interesse pblico secundrio (do Estado em si). Por exemplo: a arrecadao de impostos, num primeiro momento, atende ao interesse pblico do Estado (ter recursos financeiros), mas, num segundo instante, atende ao interesse pblico da sociedade (por exemplo, financiamento de obras pblicas).

www.pontodosconcursos.com.br

23

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

Letra C: verdadeira. Essas aes de coero sobre os administrados, sem a necessidade de autorizao judicial, so expresso do atributo da autoexecutoriedade dos atos administrativos. Letra D: correta. Normalmente se ensina que o regime jurdicoadministrativo rege as relaes entre o Estado e os administrados, em uma relao de superioridade do interesse pblico sobre o interesse particular (relao vertical), mas tambm as relaes entre as entidades pblicas estatais, ainda que de mesmo nvel hierrquico, vinculam-se ao regime jurdico-administrativo, embora, neste caso, a relao seja horizontal, isto , no haja superioridade de uma parte sobre a outra. Letra E: verdadeira, pois o regime jurdico-administrativo rege a elaborao de normas administrativas, assim como sua interpretao e aplicao aos casos concretos, o que se d por meio da expedio de atos administrativos concretos. 12) (Esaf/SRF/AFRF/2001) No mbito do regime jurdico-administrativo, no considerada prerrogativa da Administrao Pblica: a) instituir servido b) poder de expropriar c) alterar unilateralmente os contratos administrativos d) realizar concurso pblico para seleo de pessoal e) impor medidas de polcia Note que a instituio de servido administrativa (obrigao de que um bem suporte determinado uso da Administrao, como a passagem de cabos da rede eltrica), o poder de expropriar bens de terceiros, a possibilidade de alterar unilateralmente (sem a concordncia da outra parte) os contratos administrativos e a de impor medidas de polcia (fiscalizaes, multas, interdies etc.) demonstram prerrogativas da Administrao em suas relaes com os particulares, isto , a superioridade do interesse pblico sobre o interesse particular, marca registrada do regime jurdico-administrativo. J a realizao de concurso pblico para seleo de pessoal, embora obrigatria na seara pblica, no uma prerrogativa do poder pblico, pois medida que atende tambm aos interesses dos particulares (os candidatos que querem ingressar no servio pblico), alm de poder ser adotada tambm por empresas privadas que

www.pontodosconcursos.com.br

24

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 01

queiram selecionar seu pessoal (neste caso, o concurso seria facultativo). Assim, o gabarito a letra D. 13) (Esaf/SRF/AFRF/2003) O estudo do regime jurdico-administrativo tem em Celso Antnio Bandeira de Mello o seu principal autor e formulador. Para o citado jurista, o regime jurdico-administrativo construdo, fundamentalmente, sobre dois princpios bsicos, dos quais os demais decorrem. Para ele, estes princpios so: a) indisponibilidade do interesse pblico pela Administrao e supremacia do interesse pblico sobre o particular. b) legalidade e supremacia do interesse pblico. c) igualdade dos administrados em face da Administrao e controle jurisdicional dos atos administrativos. d) obrigatoriedade do desempenho da atividade pblica e finalidade pblica dos atos da Administrao. e) legalidade e finalidade. Note que todas as alternativas apresentam princpios que regem o Direito Administrativo. Todavia, conforme ensina Celso Antnio Bandeira de Mello, entre esses princpios, dois se destacam por sua crucial importncia e, por isso, so considerados fundamentos do Direito Administrativo: o da supremacia do interesse pblico sobre o interesse particular e o da indisponibilidade do interesse pblico. Desse modo, o gabarito a letra A. Gabarito: 1C 2B 3E 4B 5B 6A 7D 8C 9C 10A 11B 12D 13A

Muito bem, pessoal! Por hoje s. Espero que tenham gostado. At nossa prxima aula. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

25

Вам также может понравиться