Вы находитесь на странице: 1из 60

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Ol, concurseiros! Vamos nossa aula 10 (a ltima!

a!) para Auditor Fiscal e Analista Tributrio da Receita Federal e Auditor Fiscal do Trabalho. Hoje falaremos sobre controle da Administrao Pblica. 1. Introduo Controle da Administrao o poder-dever de fiscalizao e correo que os rgos do Estado e a prpria sociedade exercem sobre a Administrao Pblica, para verificar a compatibilidade de sua atuao com a lei e os princpios administrativos, bem como a convenincia, oportunidade e eficincia da atividade administrativa. 2. Classificao do Controle O controle da Administrao pode ser de diversas espcies. Vejamos os principais critrios de classificao relacionados pela doutrina. Quanto ao rgo executor, o controle pode ser de quatro tipos: administrativo, legislativo, jurisdicional e popular. O primeiro o realizado pelos rgos administrativos, no exerccio da funo dessa natureza, quanto legalidade e ao mrito de seus prprios atos. O segundo, o executado pelos rgos do Poder Legislativo (controle parlamentar) e pelos Tribunais de Contas, no exerccio da funo estatal tpica de fiscalizao. O controle jurisdicional consiste no exerccio da funo tpica do Poder Judicirio, quando no controle dos atos da Administrao. E o controle popular o exercido pelos cidados e pela sociedade em geral. Quanto ao momento, o controle pode ser: prvio ou anterior, realizado de forma preventiva, a fim de impedir a prtica de ato ilegal ou inconveniente ao interesse pblico; concomitante, pari passu ou sucessivo, exercido simultaneamente realizao da atividade, como as fiscalizaes e auditorias; e corretivo ou posterior, que examina os atos j realizados, corrigindo-os, desfazendo-os ou confirmando-os (ex: anulao, homologao, convalidao).

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Quanto ao mbito de atuao, o controle se classifica em interno, feito por cada Poder sobre sua prpria atividade administrativa; e externo, no caso do controle de um Poder sobre outro ou do controle popular. No tocante ao controle da Administrao direta sobre a Administrao indireta (tutela administrativa), alguns autores o consideram como controle interno; outros, como controle externo. Celso Antnio Bandeira de Mello utiliza, neste caso, a denominao controle interno exterior, admitindo ele mesmo que a expresso meio paradoxal. Quanto ao aspecto controlado, o controle pode ser de legalidade, em que se verifica o atendimento lei e aos princpios administrativos; ou de mrito, que analisa aspectos de convenincia, oportunidade e eficincia. Finalmente, quanto existncia de hierarquia, o controle hierrquico, quando decorrente das relaes de subordinao no mbito de um mesmo Poder; ou finalstico, no caso de controle da Administrao direta sobre a Administrao indireta (tutela), a fim de verificar o cumprimento dos fins institucionais. Neste caso, no h subordinao, mas apenas vinculao administrativa. 3. Controle Administrativo O controle administrativo o realizado pela Administrao sobre sua prpria conduta, quanto legalidade e ao mrito de seus atos. um controle do tipo interno. Abrange os rgos da Administrao direta (hierrquico) e as entidades da Administrao indireta (finalstico). Pode ser feito de ofcio ou por provocao de qualquer interessado (ex.: recursos administrativos, que veremos adiante).

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 O controle administrativo amplo, deriva da hierarquia funcional (salvo no caso do controle finalstico, embora, como j foi dito, alguns autores entendam que, neste caso, o controle externo), e abrange tambm o controle financeiro da Administrao. O art. 70 da CF/88 reza que a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida no s pelo Congresso Nacional, mediante controle externo (o qual estudaremos adiante), mas tambm pelo sistema de controle interno de cada Poder. importante lembrar que as regras constitucionais previstas para a Unio aplicam-se, no que couber, aos demais entes federativos. No mbito municipal, a Carta Magna prev que a fiscalizao da Administrao ser exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei (art. 31). Recorde que o Municpio no possui Poder Judicirio. Segundo o art. 74 da Carta Magna, os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; - exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio; e - apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, devero dar cincia dela ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria.

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10

A oficialidade (possibilidade de atuao de ofcio) do controle administrativo j foi reconhecida pelo STF. Segundo a Smula 346 da Corte Mxima, a Administrao Pblica pode declarar a nulidade dos seus prprios atos. J a Smula 473 dessa Corte reza que a Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. Note, assim, que a revogao e a anulao (esta quando feita pela Administrao) so formas de manifestao do controle administrativo. No obstante, o enunciado 473 acima destaca que no fica excludo o controle judicial da Administrao (que veremos frente). 3.1 Recursos Administrativos

Importante captulo dentro do controle administrativo so os chamados recursos administrativos. So instrumentos utilizados pelos administrados para provocar o controle interno da Administrao, a fim de que esta reveja seus atos ilegais ou mesmo inconvenientes. O fundamento dos recursos administrativos o direito constitucional de petio, previsto no art. 5., XXXIV, a, da CF/88, que dispe ser a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas, o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder. So espcies de recursos administrativos: pedido de reconsiderao; recurso hierrquico (prprio e imprprio); pedido de reviso; reclamao administrativa; e representao administrativa.

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Pedido de reconsiderao a solicitao do administrado feita prpria autoridade que decidiu inicialmente determinada situao, para que reveja seu posicionamento. Imagine um processo administrativo em que o indivduo solicita determinado direito, o qual tenha sido negado pela autoridade competente. Neste caso, antes de recorrer instncia superior, o administrado pede prpria autoridade que reveja sua deciso, desta vez concedendo o pleito. J o recurso hierrquico o pedido de reviso da deciso feita autoridade superior que decidiu. Aqui, o superior hierrquico analisar a manifestao da autoridade anterior e decidir se mantm, reforma, revoga ou anula a deciso. O recurso hierrquico pode ser prprio ou imprprio. O primeiro ocorre quando o pedido feito a autoridade hierarquicamente superior que decidiu inicialmente. uma decorrncia do poder hierrquico da Administrao e independe de previso legal. O segundo tem lugar quando a lei prev a possibilidade de recurso a autoridade qual o agente que decidiu primeiramente no est subordinado, isto , um recurso fora da linha de subordinao original. Por exemplo, um recurso ao Ministro de Estado supervisor contra uma deciso do presidente de uma autarquia. O recurso imprprio s existe por expressa previso legal, pois no decorre do poder hierrquico. Segundo o art. 56 da Lei 9.784/1999, das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito. O 1. prev que o recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhar autoridade superior. Note que, segundo essa regra, o recurso hierrquico s ter lugar aps a anlise do pedido de reconsiderao pela autoridade decisria, mesmo que este no tenha sido expressamente formulado pelo administrado (o pedido de reconsiderao vem embutido no recurso, ainda que de forma implcita). uma questo de economia processual: se a prpria autoridade que decidiu reconsiderar sua posio, no haver necessidade de se levar a matria instncia superior.

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Pedido de reviso a solicitao de reanlise da deciso anterior, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da deciso tomada. Costuma ocorrer nos processos administrativos disciplinares, aps seu encerramento. A reviso tem lugar a qualquer tempo e pode ser feita de ofcio, no exerccio da autotutela administrativa, ou a pedido do interessado. Todavia, a simples alegao de injustia da penalidade aplicada no constitui fundamento para a reviso, que requer elementos novos, ainda no apreciados no processo originrio. Alm disso, da reviso do processo no poder resultar agravamento da sano (proibio de reformatio in pejus). Representao administrativa a denncia formal de irregularidades Administrao, feita por qualquer administrado. No se exige interesse individual direto do indivduo para efetuar a representao, que pode ser iniciada para combater ofensa a direitos coletivos ou difusos. Por fim, reclamao administrativa a oposio do interessado a atos da Administrao que afetem diretamente seus direitos. Neste caso, h uma leso ou ameaa de leso a direito pessoal do administrado. 3.2 Prescrio Administrativa

importante apresentar tambm o conceito de prescrio administrativa, consistente na perda do direito do administrado de recorrer ou mesmo formular pedidos administrativamente ou, ainda, da prpria Administrao de rever seus atos ou de manifestar-se contra os administrados, por decurso de prazo. Desse modo, a prescrio administrativa pode ser vista sob duas ticas: a da Administrao Pblica em relao ao administrado e deste em relao Administrao.

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Por exemplo, o art. 142, I, da Lei 8.112/1990 prev que a ao disciplinar da Administrao prescrever em cinco anos, quanto s infraes punveis com demisso. J o art. 219 dessa lei reza que a penso poder ser requerida pelo interessado a qualquer tempo, prescrevendo to somente as prestaes exigveis h mais de cinco anos. Destaque-se que a expresso prescrio administrativa utilizada de forma imprpria e pode gerar dvidas, se a compararmos com o instituto da prescrio no Direito Processual. Neste ramo do Direito, a noo de prescrio refere-se ao exerccio da pretenso, isto , do poder de exigir judicialmente a reparao de um direito violado. um conceito processual, referente ao ajuizamento de uma ao judicial. J o conceito de decadncia refere-se perda de um direito material do indivduo, pelo seu no exerccio por certo perodo de tempo, independentemente de qualquer violao de direito seu. Portanto, no se deveria chamar de prescrio a perda do direito da Administrao de rever seus atos, em razo do decurso do tempo. A reviso de atos ou a aplicao de penalidades administrativas relacionase ao poder de autotutela administrativa, direito material do Poder Pblico de exercer sua atividade administrativa. Assim, a perda desse direito corresponde melhor ao conceito de decadncia, no de prescrio, pois no se est falando de ajuizamento de nenhuma ao judicial. No obstante, a expresso prescrio administrativa j est consagrada na doutrina e deve ser conhecida pelo aluno. 3.3 Coisa Julgada Administrativa

Uma vez tendo a Administrao manifestado sua deciso definitiva na via administrativa, essa deciso se torna irretratvel em prejuzo do administrado. a chamada coisa julgada administrativa, ou seja, a impossibilidade de modificao (irretratabilidade) da deciso da Administrao na via administrativa. Vale dizer que a coisa julgada administrativa s opera em prol do administrado. Nada impede que a Administrao reveja seu ato em favor do cidado.

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 A expresso deriva da definio de coisa julgada do Direito Processual. Como se sabe, coisa julgada (ou caso julgado) a deciso judicial de que j no caiba recurso, isto , que j se tornou definitiva e no pode mais ser modificada (salvo nos especficos casos da ao rescisria, assunto que no nos interessa neste curso de Direito Administrativo). A coisa julgada administrativa, assim, a deciso que no pode mais ser modificada pela prpria Administrao. Veja tambm que estamos falando de modificao de mrito. Caso seja constatada alguma ilegalidade, o ato poder ser anulado a qualquer tempo, ainda que em prejuzo do particular, no havendo que se falar, neste caso, em coisa julgada administrativa. H, contudo, uma exceo: quando o ato a ser anulado gerar efeitos favorveis ao destinatrio, a Administrao ter o prazo de cinco anos para anul-lo, contados da data em que foi praticado, sob pena de decadncia desse direito, salvo se houver comprovada m-f do administrado. a regra do art. 54 da Lei 9.784/1999. 4. Controle Legislativo O controle externo legislativo sobre a Administrao Pblica representa uma das funes tpicas de Estado, a de fiscalizar, a cargo do Poder Legislativo. Esse controle pode ser feito pelo prprio Parlamento (controle parlamentar), com ou sem o auxlio dos Tribunais de Contas, ou diretamente por estes, quando atuarem de forma independente, por expressa previso constitucional. 4.1 Controle Parlamentar

O controle parlamentar pode ter natureza poltica ou financeira. No controle poltico, ganham relevo os superiores interesses do Estado e da comunidade, decidindo o Parlamento com ampla discricionariedade, muitas vezes prevalecendo os interesses polticos sobre a prpria letra fria da lei. Por exemplo, pode decidir o Congresso Nacional aprovar as contas anuais do Presidente da Repblica (art. 49, IX, CF/88), ainda que haja irregularidades, por entender que sua rejeio seria extremamente danosa credibilidade do pas, no plano nacional e internacional, com graves prejuzos para toda a sociedade.

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10

No controle poltico, no h que se questionar a deciso do Legislativo no Poder Judicirio. Como bem destaca Lucas Rocha Furtado, por se tratar de deciso de cunho exclusivamente poltico, os elementos jurdicos no desempenham qualquer funo e, portanto, no importam em violao de qualquer direito subjetivo, que possa ser levada apreciao judicial Eis alguns exemplos de controle poltico, conforme previso da Carta Magna: a sustao, pelo Congresso Nacional, dos atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa (art. 49, V); o julgamento anual das contas do Presidente da Repblica pelo Congresso (art. 49, IX); a aprovao de iniciativas do Poder Executivo sobre atividades nucleares pelo Congresso Nacional (art. 49, XIV); a convocao pessoal de Ministro de Estado pela Cmara dos Deputados, Senado Federal ou suas respectivas Comisses, para prestar informaes sobre assunto previamente determinado (art. 50, caput); o encaminhamento de pedidos escritos de informaes a Ministro de Estado pelas Mesas da Cmara e do Senado (art. 50, 2.); a aprovao prvia, pelo Senado Federal, da escolha dos chefes de misso diplomtica de carter permanente (art. 52, IV); e a criao de Comisses Parlamentares de Inqurito (CPIs) (art. 58, 3.). Em regra, os atos polticos escapam ao controle jurisdicional, por serem informados por grande grau de discricionariedade das autoridades decisrias (autoridades polticas), salvo quando tais atos ofenderem direitos e garantias fundamentais assegurados constitucionalmente.

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 J o controle financeiro consiste na fiscalizao contbil, financeira e oramentria da Administrao Pblica, normalmente realizada com o auxlio do Tribunal de Contas e do controle interno de cada Poder, quanto gesto dos recursos pblicos. Normalmente, o controle financeiro levado a cabo diretamente pelos Tribunais de Contas (como veremos a seguir), mas eventualmente o Legislativo realiza diretamente essa atividade, como quando o Congresso Nacional fiscaliza e controla, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, includos os da administrao indireta (art. 49, X, CF/88), ou o Senado Federal: autoriza operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios (art. 52, V, CF/88); fixa, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada dos entes federativos (art. 52, VI); dispe sobre limites e condies para a concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno (art. 52, VIII). Um exemplo claro de controle financeiro direto pelo Congresso Nacional ocorre quando a Comisso Mista Permanente de Deputados e Senadores a que se refere o art. 166, 1., da CF/88, diante de indcios de despesas no autorizadas, solicita autoridade governamental responsvel que, no prazo de cinco dias, preste os esclarecimentos necessrios (art. 72 da CF/88). Neste caso, no prestados os esclarecimentos ou considerados estes insuficientes, a Comisso solicitar ao TCU pronunciamento conclusivo sobre a matria, no prazo de trinta dias. Se o Tribunal entender irregular a despesa, a Comisso, se julgar que o gasto possa causar dano irreparvel ou grave leso economia pblica, propor ao Congresso Nacional sua sustao. Veja, porm, que, neste caso, h uma grande dose de discricionariedade na deciso da Comisso Mista e do Congresso Nacional, razo pela qual alguns entendem que esta atribuio do Legislativo um misto de controle poltico e financeiro. 4.2 Controle pelos Tribunais de Contas

4.2.1. Natureza Jurdica e Competncias dos Tribunais de Contas

10

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Os Tribunais de Contas so rgos poltico-administrativos de previso constitucional. Parte da doutrina entende que eles pertencem ao Poder Legislativo; outros os consideram como rgos independentes, no pertencem a nenhum Poder, embora possuam vinculao com Poder Legislativo. O fato que, embora prestem auxlio ao Parlamento, no possuem nenhuma subordinao a este, atuando com completa independncia funcional. Segundo a doutrina majoritria e o STF, as decises dos Tribunais de Contas possuem natureza administrativa e no fazem coisa julgada. Em outras palavras, os Tribunais de Contas no exercem jurisdio (funo jurisdicional). Isso significa que, em caso de ilegalidade, suas decises podem ser submetidas ao Poder Judicirio, o qual, se for o caso, pode anular a deciso do Tribunal de Contas. O controle externo exercido pelos Tribunais de Contas do tipo financeiro, de natureza jurdica, e no poltica. A CF/88 prev atribuies prprias e privativas do Tribunal de Contas da Unio (TCU), as quais so aplicveis, no que couber, aos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como aos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municpios, conforme previso do art. 75 da Lei Maior. O art. 71 da Constituio prev que o controle externo da Administrao est a cargo do Congresso Nacional, que o exercer com o auxlio do TCU. O mesmo artigo enumera, porm, as competncias privativas do TCU, que representam o exerccio direto do controle financeiro pelo Tribunal: - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento. Neste caso, a apreciao do TCU, mas o julgamento (poltico) do Congresso Nacional. O teor do parecer apenas indicativo, no vincula a deciso do Parlamento. No obstante, no mbito municipal, o parecer prvio do Tribunal de Contas competente sobre as contas do Prefeito s deixar de prevalecer por deciso de dois teros dos vereadores (art. 31, 2., CF/88);

11

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio. exceo das contas do Presidente, as contas dos gestores de recursos pblicos so julgadas pelo TCU, inclusive a de seus prprios administradores. Entende-se que esse julgamento administrativo, no jurisdicional, isto , a deciso do Tribunal no faz coisa julgada. No obstante, no pode o Judicirio adentrar o mrito das contas dos administradores e rejulg-las, pois estaria usurpando a funo da Corte de Contas. A Justia pode apenas, quando provocada, anular a deciso do TCU, se houver ilegalidade. Neste caso, o TCU efetuar novo julgamento das contas, sem a ilegalidade apontada; - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, excetuadas as nomeaes para cargo em comisso, bem como a legalidade das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio; - realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, e nas demais entidades que derem causa a prejuzo ao errio; - fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo (ex.: Itaipu); - fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio (transferncias voluntrias); - prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas (Cmara ou Senado), ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas;

12

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 - aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio. Vale dizer que as decises do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo extrajudicial; - assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade; - caso as providncias acima no sejam tomadas, sustar a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal; e - representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados. A CF/88 prev ainda que o TCU encaminhar ao Congresso Nacional, trimestral e anualmente, relatrio de suas atividades. Por razes histricas, confere-se a titularidade do controle externo ao Congresso Nacional, mas perceba que, na prtica, quem detm os mecanismos necessrios ao exerccio do controle financeiro externo o TCU. Quanto competncia do TCU para sustao de ato impugnado, se no atendido em sua determinao de assinar prazo, h uma importante diferena, no caso de contrato. Neste caso, o ato de sustao ser adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabveis. Somente se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de noventa dias, no efetivar as medidas exigidas, o TCU decidir a respeito da sustao do contrato.

13

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 No obstante, veja que nada impede que, inicialmente, o TCU determine ao rgo pblico que ele mesmo anule seu contrato administrativo ilegal (assinar prazo). Na prtica, a sustao de contrato pelo Congresso Nacional no tem sido adotada, pois o rgo costuma cumprir a determinao do TCU, interpor recurso perante a prpria Corte de Contas ou ir diretamente ao Judicirio, questionar a deciso do Tribunal. No se tem notcia de caso em que o rgo simplesmente descumpriu a deciso do TCU, ficando inerte, o que faria o TCU remeter pedido de sustao do contrato ao Congresso. Outro ponto importante do controle realizado pelos Tribunais de Contas o seu chamado poder geral de cautela, j reconhecido pelo STF. Segundo essa Corte, o TCU (e os demais Tribunais de Contas) tem competncia para fiscalizar procedimentos de licitao, examinar editais de licitao publicados e, se for o caso, determinar a suspenso cautelar do procedimento, a fim de evitar a ocorrncia de leso ao errio e garantir a efetividade de suas decises. Por fim, importante citar a Smula 347 do STF: O Tribunal de Contas, no exerccio de suas atribuies, pode apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do poder pblico. Trata-se de um controle concreto de constitucionalidade, isto , a deciso do Tribunal, neste hiptese, no retira a lei do ordenamento jurdico, apenas afasta a sua aplicao no caso concreto em anlise. 4.2.1. Organizao e Composio dos Tribunais de Contas Atualmente existem 34 Tribunais de Contas no Brasil, conforme o quadro abaixo:
TRIBUNAL Tribunal de Contas da Unio (TCU) 26 Tribunais de Contas do Estado (um para cada Estado da Federao) ESFERA Federal COMPETNCIA Contas da Unio Contas do respectivo Estado e dos seus Municpios, salvo, quanto a estes, se houver Tribunal de Contas dos Municpios ou Tribunal de
14

Estadual

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10


Contas do Municpio Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) 4 Tribunais de Contas dos Municpios (BA, CE, GO e PA) 2 Tribunais de Contas do Municpio (SP e RJ capitais) Distrital Estadual Municipal Contas do Distrito Federal Contas dos Municpios do respectivo Estado Contas do respectivo Municpio

Mas que confuso! Vamos explicar esse quadro. O TCU, obviamente, fiscaliza as contas federais. J nos Estados, trs situaes podem surgir: 1) O Estado possui apenas um Tribunal de Contas do Estado (rgo estadual), que fiscaliza as contas da esfera estadual e as contas de todos os municpios do Estado; 2) O Estado possui um Tribunal de Contas do Estado (TCE) e um Tribunal de Contas dos Municpios (no plural) (que tambm rgo estadual). Neste caso, o TCE fiscaliza as contas da esfera estadual e o Tribunal de Contas dos Municpios fiscaliza as contas de todos os Municpios do Estado. Isso acontece na Bahia, no Cear, em Gois e no Par. 3) O Estado possui um Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a sua capital possui um Tribunal de Contas do Municpio (no singular) (rgo municipal). Aqui, o TCE fiscaliza as contas da esfera estadual e as de todos os municpios do Estado, exceto de sua capital, que possui Tribunal prprio para fiscalizar suas contas. Isso s ocorre em So Paulo e no Rio de Janeiro. Entendeu agora? por isso que o art. 31, 1., da Constituio dispe que o controle externo da Cmara Municipal ser exercido com o auxlio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Municpio ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios, onde houver. O Tribunal que auxiliar o Legislativo Municipal depender do Estado onde o Municpio se localizar.

15

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Agora, veja s uma coisa: o art. 31, 4., da CF/88 diz que vedada a criao de Tribunais, Conselhos ou rgos de Contas Municipais. E agora? Ento porque h Tribunais de Contas Municipais em So Paulo e no Rio de Janeiro? porque eles j existiam quando a CF/88 foi promulgada e puderam continuar a existir desde ento. Mas no se podem criar novos rgos de contas municipais atualmente. Todavia, o STF j declarou que no h bice criao de novos Tribunais de Contas dos Municpios (rgos estaduais), caso o Estado entenda cabvel. O que no pode mais um Municpio criar seu prprio Tribunal de Contas. Quanto composio, o art. 73 da Carta Magna reza que o TCU integrado por nove Ministros, nomeados dentre brasileiros que satisfaam os seguintes requisitos: mais de 35 e menos de 65 anos de idade; idoneidade moral e reputao ilibada; notrios conhecimentos jurdicos, contbeis, econmicos e financeiros ou de administrao pblica; e mais de dez anos de exerccio de funo ou de efetiva atividade profissional que exija tais conhecimentos. Os Ministros possuem as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do STJ. Os Ministros do TCU sero escolhidos da seguinte maneira: dois teros pelo Congresso Nacional; e um tero pelo Presidente da Repblica, com aprovao do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre Auditores e membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, indicados em lista trplice pelo Tribunal, segundo os critrios de antiguidade e merecimento. Quem so esses Auditores e membros do Ministrio Pblico junto ao TCU? Os Auditores so conhecidos tambm como MinistrosSubstitutos. Eles exercem funes semelhantes s dos Ministros titulares, como relatar processos, participar das discusses no Plenrio, votar nas deliberaes do Tribunal (quando estiverem efetivamente substituindo Ministro) e outras normalmente definidas no Regimento Interno do Tribunal. Segundo o art. 73, 4., da CF/88, o Auditor, quando em substituio a Ministro, ter as mesmas garantias e impedimentos do titular e, quando no exerccio das demais atribuies da judicatura, as de juiz de Tribunal Regional Federal.

16

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10

J o Ministrio Pblico junto ao Tribunal (Ministrio Pblico Especial) no se confunde com, nem integra, o Ministrio Pblico comum, descrito no art. 128 da Carta Magna. Suas atividades funcionais so restritas ao mbito do respectivo Tribunal de Contas, promovendo a guarda da lei e a defesa da ordem jurdica nos processos que tramitam no Tribunal. Seus membros so ligados administrativamente ao Tribunal, embora atuem com independncia funcional, isto , no h subordinao do Ministrio Pblico Especial ao Tribunal de Contas. Segundo o art. 130 da CF/88, aos membros do Ministrio Pblico junto aos Tribunais de Contas aplicam-se as disposies desta seo pertinentes a direitos, vedaes e forma de investidura. Desse modo, seus cargos so preenchidos por concurso prprio, no se admitindo a designao de membros do Ministrio Pblico comum para atuar junto s Cortes de Contas. Os demais Tribunais de Contas possuem apenas sete membros, chamados de Conselheiros (art. 75 da CF/88). Os requisitos dos Conselheiros so os mesmos dos Ministros do TCU. Agora veja s: a forma de escolha dos Conselheiros gera uma dificuldade matemtica: um tero de sete 2,3 e dois teros de sete d 4,7. Caramba! Quantos Conselheiros devem ser escolhidos, respectivamente, pela Assembleia Legislativa e pelo Governador? 2 e 5? Ou 3 e 4? O imbrglio foi parar no Supremo Tribunal Federal, que decidiu que, no Tribunal de Contas Estadual, composto por sete Conselheiros, quatro devem ser escolhidos pela Assembleia Legislativa e trs pelo chefe do Poder Executivo estadual, cabendo a este indicar um dentre Auditores, outro dentre membros do Ministrio Pblico e um terceiro a sua livre escolha (Smula 653 do STF). Percebeu a razo disso? Se o Governador escolhesse apenas dois Conselheiros, ele teria que selecionar um dentre os Auditores do Tribunal e o outro dentre os membros do Ministrio Pblico Especial. Ele ficaria sem a chance de nomear um Conselheiro de livre escolha, como acontece na Unio. Desse modo, o STF entendeu que, para melhor reproduzir o modelo federal nos Estados, o Governador tem que ter o direito de escolher trs membros do Tribunal de Contas.

17

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10

5. Controle Popular Vivemos em um Estado Democrtico de Direito. E numa Repblica. O patrimnio do Estado, portanto, pblico, de todos. Assim, o povo deve ter o direito e o poder de fiscalizar a atuao da Administrao Pblica. Nesse sentido, a Carta Magna prev uma srie de mecanismos de controle direto da atividade administrativa pela sociedade, o chamado controle popular. O art. 74, 2., da CF/88 prev que qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da Unio. J o art. 31, 3., dispe que as contas dos Municpios ficaro, durante sessenta dias, anualmente, disposio de qualquer contribuinte, para exame e apreciao, o qual poder questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei. Com esprito semelhante, o art. 49 da Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal LRF), reza que as contas apresentadas pelo Chefe do Poder Executivo ficaro disponveis, durante todo o exerccio, no respectivo Poder Legislativo e no rgo tcnico responsvel pela sua elaborao, para consulta e apreciao pelos cidados e instituies da sociedade. J o art. 9. 4., dessa Lei prev que, at o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audincia pblica na comisso mista permanente de Deputados e Senadores, ou suas equivalentes nas Casas Legislativas estaduais e municipais. Alm desses exemplos, tem sido praxe na Administrao Pblica a divulgao de informaes a respeito da gesto do patrimnio pblico na internet, em local de livre acesso a qualquer cidado, o que, sem dvida, um grande instrumento de transparncia e controle social.

18

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Por fim, j adentrando o controle jurisdicional (que veremos a seguir), temos a ao popular, meio judicial de controle da administrao, promovido, no entanto, pelo cidado, razo pela qual possui tambm caractersticas de controle popular. Reza o art. 5., LXXIII, da CF/88 que qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia. Somente o cidado pode ajuizar a ao popular. 6. Controle Jurisdicional No exerccio da funo jurisdicional, o Estado-juiz tambm exerce o controle da Administrao Pblica, quando julga processos ajuizados contra o Estado-administrador, em razo de eventuais irregularidades no exerccio da atividade administrativa. um controle do tipo externo. O controle jurisdicional tem a peculiaridade de no poder decidir sobre o mrito das decises administrativas, que privativo da Administrao. um controle apenas de legalidade, portanto, pois apenas pode anular atos que sejam ilegais, por contrariarem a lei ou os princpios administrativos, sem poder revogar atos da Administrao por razes de convenincia e oportunidade, ou determinar tal revogao. 6.1 Atos Polticos e Atos Interna Corporis

19

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Como visto anteriormente, atos polticos ou atos de governo so os que se referem s decises estatais bsicas, tomadas pelos agentes polticos, como a definio de objetivos sociais, de estratgias governamentais, de definio dos rumos do Estado. As decises que veiculam so de alto nvel e dotadas de ampla margem de independncia e discricionariedade, representando o exerccio da funo poltica. Alguns atos polticos previstos na Constituio so: a iniciativa de lei, a sano e o veto presidenciais, a declarao de guerra e a celebrao da paz, a celebrao de acordos internacionais e a escolha de magistrados para os Tribunais. Em respeito ao princpio da separao dos Poderes, os atos polticos, em regra, so insuscetveis de controle judicial. No entanto, se praticados em desrespeito s normas constitucionais e legais, ou com ofensa aos direitos individuais e coletivos, podem ser anulados pelo Poder Judicirio. Seria o caso de uma lei que veiculasse odiosa discriminao de indivduos em funo de raa, sexo, idade, religio ou qualquer outro critrio vedado pela Carta Magna, bem como o de um projeto de lei apresentado por autoridade que no detm a iniciativa de iniciar o processo legislativo quanto matria em questo. J os atos interna corporis so aqueles de competncia interna e privativa das Casas legislativas, na esfera de suas atribuies regimentais, como as normas de organizao interna dos seus servios auxiliares, as eleies de seus membros para a Mesa diretora e as Comisses e as decises sobre incompatibilidades de parlamentares. Em relao a tais atos, em princpio, no admitido o controle jurisdicional, isto , no cabe ao Judicirio interpretar as normas regimentais, justamente por se tratar de assunto interna corporis, de competncia exclusiva do Legislativo, sendo que a atuao judicial sobre esses atos representaria desrespeito ao princpio da separao dos Poderes.

20

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 No obstante, se a incidncia da norma regimental gerar leso ou ameaa a direito legal ou constitucionalmente assegurado, a atuao do Poder Judicirio ser cabvel, para anular o ato ilegal ou inconstitucional. Um exemplo seria a eleio de parlamentares para a constituio de uma Comisso permanente desrespeitar a representao proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa, desrespeitando o art. 58, 1., da CF/88. 6.2 Sistemas de Controle Jurisdicional

Existem dois sistemas bsicos de controle jurisdicional da Administrao: o sistema ingls ou de jurisdio nica, adotado no Brasil; e o sistema francs, de dualidade da jurisdio ou, ainda, contencioso administrativo, utilizado na Frana e em outros pases da Europa continental. No sistema francs, existem rgos distintos os Tribunais do Poder Judicirio e os Tribunais administrativos com competncia para dizer o direito com fora de coisa julgada. As matrias que envolvem a Administrao Pblica ficam a cargo dos Tribunais administrativos e as demais, sob a competncia do Judicirio. J no sistema ingls, todas as demandas, envolvam ou no a Administrao Pblica, so levadas ao conhecimento do Poder Judicirio, nico competente para dizer o Direito definitivamente. Desse modo, No h rgos jurisdicionais estranhos ao Poder Judicirio para decidir, com fora de coisa julgada, sobre as disputas entre Administrao e os administrados. 6.3 Meios de Controle Jurisdicional

Vejamos agora os principais meios de controle jurisdicional que so cobrados em provas de concursos pblicos. So os chamados remdios constitucionais ou writs: Habeas Corpus, Mandado de Segurana, Habeas Data, Mandado de Injuno e Ao Popular. 6.3.1. Habeas Corpus

21

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10

Segundo o art. 5., LXVIII, da CF/88, conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder. Nota-se assim, que esse remdio utilizado para proteger a liberdade de ir e vir, ou de permanecer, do indivduo. utilizado principalmente nos casos em que algum sofre uma priso ilegal ou um constrangimento indevido em sua liberdade de ir e vir. Denomina-se paciente a pessoa que sofre ou est ameaada de sofrer o constrangimento ilegal e em favor da qual expedido o habeas corpus. O habeas corpus (HC) regulado pelos artigos 647 a 667 do Cdigo de Processo Penal, alm de existir farta jurisprudncia do STF a respeito desse writ. Tendo em vista que o HC se destina a tutelar a liberdade de locomoo, No cabe esse remdio contra deciso condenatria a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infrao penal a que a pena pecuniria seja a nica cominada (Smula 693 do STF), pois, neste caso, no h ameaa de priso do indivduo. O remdio pode ser utilizado de forma preventiva ou repressiva (liberatria). No primeiro caso, a pessoa acha-se ameaada de sofrer violncia ou coao ilegal na sua liberdade de ir e vir, de modo que ela pede um salvo-conduto, para evitar que a ilegalidade acontea. No segundo, o constrangimento indevido j aconteceu, e a pessoa pede ao juiz que ordene sua libertao (por meio da expedio de um alvar de soltura).

22

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 De acordo com o art. 5., LXXVII, da CF/88, a ao de habeas corpus gratuita. Alm disso, no se exige advogado para impetrar o HC. Qualquer pessoa pode solicitar o remdio, ser o impetrante da ao, ainda que sem capacidade civil (ex.: menor de idade). Exige-se, no entanto, que a petio seja assinada (no se admite a chamada petio apcrifa). A pessoa pode pedir HC em seu favor ou de terceiro, sendo que o Ministrio Pblico tambm pode ajuizar a ao. Tampouco h forma definida para o HC, devendo a pea ser conhecida, ainda que escrita sem rigor tcnico ou formalidades. Ademais, a ao tem prioridade de tramitao sobre todos os demais processos. Tudo isso para assegurar a efetividade desse instrumento de garantia da liberdade. O HC pode ser ajuizado em face de violao liberdade de locomoo praticada por qualquer pessoa, seja da esfera pblica ou privada. Um pai que prenda seu filho em casa, por exemplo, pode ser considerado coator e figurar como impetrado em um habeas corpus. claro que, no caso de coator particular, na maioria das vezes a ameaa ou coao representar crime, podendo a conduta ser interrompida por meio da interveno policial. Porm isso no exclui a possibilidade da impetrao do HC. Embora o at. 142, 2., da CF/88, declare que no cabe habeas corpus em relao a punies disciplinares militares, a jurisprudncia abrandou esse dispositivo, entendendo que no cabe o HC quanto ao mrito dessas punies. Ou seja, admite-se o ajuizamento do HC para coibir ilegalidade na aplicao da penalidade disciplinar militar. O habeas jurisdio. Isso ofcio pelo juiz conhecimento da corpus exceo ao princpio da inrcia da significa que ele pode ser concedido at mesmo de ou tribunal que, no curso de um processo, tenha ilegalidade sobre o direito de locomoo do indivduo.

23

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Vale destacar que o HC no cabvel se no houver ilegalidade ou abuso de poder sobre a liberdade de locomoo do indivduo. Ou seja, a priso legtima e regular no pode ser atacada por meio desse remdio. Alm disso, no se admite dilao probatria (fase de produo de provas, tais como percias e testemunhas) no HC, pois as provas devem ser pr-constitudas (comprovadas documentalmente na pea inicial) e apontar de maneira inequvoca o alegado constrangimento ilegal. Tambm no cabvel habeas corpus quando no h ameaa ao direito de ir e vir do indivduo. Desse modo, no se admite o HC, por exemplo, contra ao cuja nica pena possvel de ser cominada a de multa. No mesmo sentido, a Smula 694 do STF reza que no cabe habeas corpus contra a imposio da pena de excluso de militar ou de perda de patente ou de funo pblica; e a Smula 695 dessa Corte prev que no cabe habeas corpus quando j extinta a pena privativa de liberdade. 6.3.2. Mandado de Segurana De acordo com o art. 5., LXIX, da CF/88, conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. J o inciso LXX do citado artigo reza que o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por: a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. O mandado de segurana (MS) regulamentado atualmente pela Lei 12.016/2009, que revogou a antiga lei sobre o tema, Lei 1.533/1951.

24

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 O MS um importante remdio constitucional, utilizado por aqueles que necessitem defender-se contra leso ou ameaa a direitos seus que possam ser comprovados de plano (direito lquido e certo), por meio de provas pr-constitudas, isto , demonstradas documentalmente na petio inicial. Em outras palavras, no se admite, nesta ao, fase de produo de provas (dilao probatria). Caso o documento necessrio prova do alegado se ache em repartio ou estabelecimento pblico ou em poder de autoridade que se recuse a fornec-lo por certido ou de terceiro, o juiz ordenar, preliminarmente, por ofcio, a exibio desse documento (art. 6., 1., da Lei 12.016/2009). Vale destacar que controvrsia sobre matria de direito no impede concesso de mandado de segurana (Smula 625 do STF). Ou seja, o que deve ser comprovado de plano so os fatos, ainda que o direito aplicvel espcie seja objeto de discusso, a ser decidida pelo juiz. Note-se que o MS remdio de aplicao subsidiria, utilizado quando no se tratar de direito j amparado por habeas corpus (direito de locomoo) ou habeas data (direito de conhecimento de informaes do impetrante em registros governamentais ou de carter pblico estudaremos adiante). De acordo com a Smula do STF 474, no h direito lquido e certo, amparado pelo mandado de segurana, quando se escuda em lei cujos efeitos foram anulados por outra, declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Veja que, neste caso, os efeitos da primeira lei, que embasavam o direito original, no mais subsistem. O responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder no MS deve ser autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico (ex.: concessionrio de servio pblico). Desse modo, ao contrrio do HC, no se admite o mandado de segurana contra ilegalidade praticada por particular.

25

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 No obstante, o art. 1. da Lei 12.016/2009, em redao que pode gerar interpretaes diversas, afirma que o MS cabvel contra violao ou ameaa praticada por autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funes que exera. No h dvidas, contudo, de que o dispositivo deve ser interpretado luz do comando constitucional, que diz que o impetrado deve ser autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies pblicas. A norma legal equipara a autoridade, para efeitos de ajuizamento de MS, os representantes ou rgos de partidos polticos e os administradores de entidades autrquicas, bem como os dirigentes de pessoas jurdicas ou as pessoas naturais no exerccio de atribuies do poder pblico, somente no que disser respeito a essas atribuies (art. 1., 1.). Entende-se como autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prtica (art. 6., 3.). J o art. 2. considera federal a autoridade coatora se as consequncias de ordem patrimonial do ato contra o qual se requer o mandado houverem de ser suportadas pela Unio ou entidade por ela controlada. Conforme a Smula 510 do Supremo, praticado o ato por autoridade, no exerccio de competncia delegada, contra ela cabe o mandado de segurana ou a medida judicial. No cabe MS contra atos de gesto comercial praticados pelos administradores de empresas pblicas, de sociedade de economia mista e de concessionrias de servio pblico (art. 1., 2., da Lei 12.016/2009). Neste caso, a regra visa eliminar dvidas a respeito da natureza desses atos, que, embora praticados por agentes de pessoa jurdica que exera atribuies do Poder Pblico, no so tais atos (de gesto) referentes ao exerccio do poder de imprio do Estado.

26

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Assim, como o HC, o MS pode ter carter preventivo, para evitar a ocorrncia de ilegalidade ou abuso de poder, ou repressivo, para fazer cessar a conduta ilcita j existente. Conforme o art. 23 da Lei 12.016/2009, o direito de requerer mandado de segurana extingue-se aps 120 dias da cincia, pelo interessado, do ato impugnado. Aps esse prazo, ocorre a decadncia do direito de ajuizar o MS, o que no impede, contudo, a defesa do direito violado ou ameaado por outros meios jurisdicionais, como a ao ordinria comum. O MS tem prioridade de tramitao sobre todos os atos judiciais, exceto habeas corpus (art. 20). No entanto, ao contrrio do HC, o mandado de segurana exige a atuao de advogado e a ao no gratuita (embora no haja honorrios de sucumbncia, caso o autor seja vencido art. 25 da Lei 12.016/2009 e Smula 512 do STF). O art. 5. da Lei veda a concesso de mandado de segurana quando se tratar: - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de cauo (se o efeito no for suspensivo da deciso adotada ou se exigir cauo para recorrer, o MS ser cabvel). No obstante, a existncia de recurso administrativo com efeito suspensivo no impede o uso do mandado de segurana contra omisso da autoridade (Smula 429 do STF). Vale destacar ainda que, segundo a Smula 430 do Supremo, o mero pedido de reconsiderao na via administrativa no interrompe o prazo para o mandado de segurana; - de deciso judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo (se no houver recurso judicial legalmente previsto, podese impetrar o MS); - de deciso judicial transitada em julgado (neste caso, vale a fora definitiva da coisa julgada).

27

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 A antiga Lei 1.533/1951 vedava o uso de MS contra ato disciplinar, salvo quando praticado por autoridade incompetente ou com inobservncia de formalidade essencial. Tal dispositivo gerar dvidas interpretativas, quanto ao real alcance da vedao, razo pela qual fez bem a nova Lei 12.016/2009 em no reproduzir tal dispositivo em seu texto. Como visto, o MS pode ser individual, para defesa de direito do prprio impetrante, ou coletivo, nos casos previstos na Constituio. Em alguns casos, o direito individual ameaado ou violado poder caber a vrias pessoas. Neste caso, qualquer delas poder requerer o mandado de segurana (art. 1., 3., da Lei 12.016/2009). Alm disso, o titular de direito lquido e certo decorrente de direito, em condies idnticas, de terceiro poder impetrar mandado de segurana a favor do direito originrio (do terceiro), se o seu titular no o fizer, no prazo de trinta dias, quando notificado judicialmente (art. 3.). O prazo, neste caso, tambm de 120 dias, a partir da notificao. Conforme citado acima, admite-se o MS coletivo ajuizado por: - partido poltico com representao no Congresso Nacional (basta um Deputado ou Senador do partido), na defesa de seus interesses legtimos relativos a seus integrantes ou finalidade partidria (art. 21 da Lei 12.016/2009); - organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda, sendo que, neste ltimo caso (associao), a entidade deve estar em funcionamento h pelo menos um ano. O MS coletivo, nesses casos, cabvel para defesa de direitos lquidos e certos da totalidade, ou de parte, dos seus membros ou associados, na forma dos seus estatutos e desde que pertinentes s suas finalidades, dispensada, para tanto, autorizao especial (art. 21 da Lei).

28

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Quanto a essa autorizao especial, a Smula 629 do STF estabelece que a impetrao de mandado de segurana coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorizao destes. Alm disso, a Smula 630 da mesma Corte reza que a entidade de classe tem legitimao para o mandado de segurana ainda quando a pretenso veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria. cabvel a concesso de liminar em mandado de segurana. O art. 7., III, da Lei 12.016/2009 prev que, ao despachar a inicial, o juiz ordenar que se suspenda o ato que deu motivo ao pedido, quando houver fundamento relevante (o chamado fumus boni iuris) e do ato impugnado puder resultar a ineficcia da medida (periculum in mora), caso seja finalmente deferida, sendo facultado exigir do impetrante cauo, fiana ou depsito, com o objetivo de assegurar o ressarcimento pessoa jurdica (se for o caso). J o 1. reza que, da deciso do juiz de primeiro grau que conceder ou denegar a liminar, caber agravo de instrumento para o Tribunal. Os efeitos da medida liminar, salvo se revogada ou cassada, persistiro at a prolao da sentena (art. 7., 3.). Deferida a medida liminar, o processo ter prioridade para julgamento (art. 7., 4.). A tutela antecipada tambm admitida no processo de MS (art. 7., 5.). O art. 7., 2., da Lei prev que no ser concedida medida liminar que tenha por objeto a compensao de crditos tributrios, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificao ou equiparao de servidores pblicos e a concesso de aumento ou a extenso de vantagens ou pagamento de qualquer natureza. Segundo o art. 21, par. nico, da Lei 12.016/2009, os direitos protegidos pelo mandado de segurana coletivo podem ser: - coletivos, assim entendidos, para efeito dessa Lei, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que seja titular grupo ou categoria de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica bsica (ex.: contrato de trabalho com uma empresa);

29

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 - individuais homogneos, assim entendidos, para efeito desta Lei, os decorrentes de origem comum e da atividade ou situao especfica da totalidade ou de parte dos associados ou membros do impetrante. No mandado de segurana coletivo, a sentena far coisa julgada limitadamente aos membros do grupo ou categoria substitudos pelo impetrante (art. 22). De acordo com a Smula 266 do STF, no cabe mandado de segurana contra lei em tese. que a norma em tese (abstrata) no fere ainda direito lquido e certo, o que vai ocorrer apena quando um ato administrativo (ato concreto) aplicar a regra legal a determinado indivduo. Por exemplo, uma lei que preveja um tributo inconstitucional no fere, por si s, direito lquido e certo do contribuinte. O ato do agente fiscal que cobrar o tributo com base nessa lei que ser o ato atacvel pelo remdio, sendo este agente considerado a autoridade coatora. Tambm no se pode utilizar o mandado de segurana como sucedneo (substituto) da ao popular (Smula 101 do STF). Como veremos frente, a ao popular se destina a proteger direito difuso, de toda a coletividade, e no direito lquido e certo do prprio indivduo. incabvel ainda o MS contra ato judicial passvel de recurso ou correio (Smula STF 267) ou contra deciso judicial com trnsito em julgado (Smula STF 268). No primeiro caso, deve-se utilizar o recurso ou o instrumento prprio para impugnar a deciso (apelao, agravo, recurso ordinrio, recurso extraordinrio, correio parcial etc.). No segundo, deve prevalecer a fora definitiva da coisa julgada. Por outro lado, a Smula 304 do Supremo estabelece que deciso denegatria de mandado de segurana, no fazendo coisa julgada contra o impetrante, no impede o uso da ao prpria.

30

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Por fim, de acordo com a Smula 269 do STF, o mandado de segurana no substitutivo de ao de cobrana. Ou seja, o impetrante do MS pode pretender restabelecer o exerccio de seu direito lquido e certo, mas eventuais valores pecunirios que no lhe foram pagos durante o perodo da ilegalidade devem ser cobrados por meio de ao prpria. No mesmo sentido, a Smula 271 desse Tribunal dispe que a concesso de mandado de segurana no produz efeitos patrimoniais em relao a perodo pretrito, os quais devem ser reclamados administrativamente ou pela via judicial prpria. 6.3.3. Habeas Data De acordo com o art. 5. , LXXII, da CF/88, conceder-se- habeas data: a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; ou b) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo; A ao se justifica nos casos em que a Administrao se nega ou se omite em deferir pedido administrativo do indivduo no mesmo sentido. O habeas data regulamentado pela Lei 9.507/1997. O art. 1., par. nico, dessa lei, define como de carter pblico todo registro ou banco de dados contendo informaes que sejam ou que possam ser transmitidas a terceiros ou que no sejam de uso privativo do rgo ou entidade produtora ou depositria das informaes. Por exemplo, os dados da Serasa ou do SPC (servio de proteo ao crdito), sobre clientes inadimplentes.

31

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Conforme o art. 4. da Lei, aps requerer administrativamente o conhecimento das informaes sobre sua pessoa, o administrado pode constatar a inexatido de qualquer dado a seu respeito. Neste caso, ele poder, em petio acompanhada de documentos comprobatrios, requerer sua retificao. Alm disso, o 2. reza que, ainda que no se constate a inexatido do dado, se o interessado apresentar explicao ou contestao sobre o mesmo, justificando possvel pendncia sobre o fato objeto do dado, tal explicao ser anotada no seu cadastro. Para proteger essa terceira hiptese (anotao de explicao sobre dado verdadeiro, mas justificvel), o art. 7., III, da Lei, acrescentou uma terceira hiptese de cabimento do habeas data, qual seja: c) para a anotao nos assentamentos do interessado, de contestao ou explicao sobre dado verdadeiro, mas justificvel, e que esteja sob pendncia judicial ou amigvel. Desse modo, aps conhecer o dado sobre sua pessoa, o cidado pode verificar que ele verdadeiro (no enseja retificao), mas merece uma observao adicional, para evitar, por exemplo, gerar malentendidos a quem for ler a informao. Conforme o art. 19 da Lei, os processos de habeas data tero prioridade sobre todos os atos judiciais, exceto habeas corpus e mandado de segurana. J o art. 21 dispe que so gratuitos tanto o procedimento administrativo para acesso a informaes e retificao de dados e para anotao de justificao, como a ao judicial de habeas data (caso venha a ser necessria). O inciso LXXVII do art. 5. da CF/88 tambm prev que a ao de habeas data gratuita. Vale notar que, nos termos do art. 8., par. nico, da Lei, a petio inicial do habeas data deve ser instruda com prova, conforme o caso:

32

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 - da recusa da Administrao ao acesso s informaes ou do decurso de mais de dez dias sem deciso; - da recusa da Administrao em fazer-se a retificao ou do decurso de mais de quinze dias, sem deciso; ou - da recusa da Administrao em fazer-se a anotao sobre dado verdadeiro, mas justificvel, ou do decurso de mais de quinze dias sem deciso. O que mostra que requisito especfico para o ajuizamento do habeas data ( uma condio da ao) ter havido o prvio pedido administrativo (e ter havido negativa em seu deferimento ou omisso da Administrao em decidir). De acordo com a Smula 2 do STJ, no cabe o habeas data (CF, art. 5., LXXII, letra a) se no houve recusa de informaes por parte da autoridade administrativa. No se deve confundir o habeas data com o direito constitucional de obter certides. A ao no se presta a forar um rgo pblico a expedir certido. Tampouco se ajuza habeas data para obter informaes em geral de rgos pblicos, de interesse particular, coletivo ou geral. Esse writ possui um objetivo especfico, qual seja, assegurar ao impetrante: o conhecimento de informaes relativas sua pessoa, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; a retificao desses dados, se necessria; ou a anotao de contestao ou explicao sobre esses dados, quando forem verdadeiros, mas justificveis. Vale lembrar que nem toda informao de interesse particular do administrado uma informao relativa sua pessoa. Uma questo polmica ocorre em relao ao habeas data e seu cabimento em relao a dados e registros acobertados pelo sigilo da defesa nacional. Conforme ensina Alexandre de Moraes, a doutrina diverge sobre o assunto, ora entendendo a amplitude geral do habeas data, fundamentando-se na ausncia de informaes sigilosas em relao ao prprio informado; ora a possibilidade de sua restrio a fatos relacionados com a defesa nacional, aplicando-se a ressalva do art. 5., XXXIII, da CF/88:

33

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10


Art. 5., XXXIII todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; (grifamos)

O citado autor entende ser inaplicvel a possibilidade de negarse ao prprio impetrante todas ou algumas de suas informaes pessoais, alegando-se sigilo em virtude da imprescindibilidade segurana da Sociedade ou do Estado. Segundo ele, essa concluso alcana-se pela constatao de que o direito de manter determinados dados sigilosos direciona-se a terceiros que estariam, em virtude da segurana social ou do Estado, impedidos de conhec-los, e no ao prprio impetrante, que o verdadeiro objeto dessas informaes, pois, se as informaes forem verdadeiras, certamente j eram de conhecimento do prprio impetrante, e, se forem falsas, sua retificao no causar nenhum dano segurana social ou nacional. Por fim, somente o prprio titular dos dados pessoais pode ajuizar o habeas data. No se admite a ao em favor de terceiros (como se permite no habeas corpus). Apenas no caso de dados de pessoa falecida admitida a ao impetrada pelos herdeiros. Quanto ao habeas data coletivo, alguns doutrinadores o aceitam, desde que os membros da entidade que ajuze a ao (sindicato, partido poltico, associao etc.) expressamente autorizem o procedimento. 6.3.4. Mandado de Injuno Reza o art. 5., LXXI, da Constituio que o mandado de injuno ser concedido sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania.

34

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Trata-se de writ institudo em nosso ordenamento pela Constituio Federal de 1988, com o importante objetivo de combater a falta de efetividade de normas constitucionais de eficcia limitada, isto , que necessitam a edio de uma norma posterior, infraconstitucional, para lhe dar plena aplicabilidade. Desse modo, no cabe mandado de injuno contra normas constitucionais que sejam j autoaplicveis (normas de eficcia plena e normas de eficcia contida). Alm disso, o mandado de injuno (MI) no cabvel sempre que inexistir lei regulamentadora de preceito constitucional. Nos termos do dispositivo supracitado, necessrio que a lacuna normativa torne invivel o exerccio de direitos e liberdades constitucionais ou de prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. J o prprio inciso LXXI autoaplicvel, isto , independe da edio de lei que o regulamente, conforme j decidiu o STF, tendo por base o art. 5., 1., da CF/88, que determina que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata. Destaque-se ainda que no cabe MI com o intuito de promover alterao de lei ou ato normativo j existente, supostamente incompatvel com a Constituio, nem para exigir uma certa interpretao da legislao infraconstitucional. Tais pedidos no se amoldam finalidade do writ. Do mesmo modo, havendo a norma regulamentadora, no e admite o MI com a alegao de que a norma imperfeita, pretendendo-se seu aperfeioamento e completude. Neste caso, embora imperfeita, a norma j foi editada, o que prejudica o ajuizamento da ao. Apenas o Poder Pblico pode ser ru no mandado de injuno, pois somente aos entes estatais imputvel o dever jurdico de elaborao de normas para dar aplicabilidade s regras constitucionais. Os particulares no tm de legitimidade passiva para o MI, j que no possuem competncia para editar tais normas.

35

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 A jurisprudncia do STF admite a utilizao, pelos organismos sindicais e pelas entidades de classe, do mandado de injuno coletivo, com a finalidade de viabilizar, em favor dos membros ou associados dessas instituies, o exerccio de direitos assegurados pela Constituio. Quanto ao procedimento judicial do mandado de injuno, destaque-se que at hoje no h lei regulamentadora sobre o assunto. Segundo o art. 24, par. nico, da Lei 8.038/1990, enquanto no for editada legislao especfica, deve-se aplicar ao mandado de injuno o procedimento do mandado de segurana. No obstante, o STF no admite a concesso de medida liminar em mandado de injuno. O MI assemelha-se ao direta de inconstitucionalidade por omisso (ADI por omisso art. 103, 2., CF/88), pois ambos os institutos visam ao combate inefetividade das normas constitucionais, em virtude de omisso normativa. Todavia, h importantes diferenas entre as duas aes. A ADI por omisso ao de controle abstrato de constitucionalidade, ajuizada somente pelos legitimados do art. 103 da Carta Magna, e sem necessidade de que haja inviabilidade concreta do exerccio de direitos, liberdades ou prerrogativas por parte dos cidados. Pode ser ajuizada em favor de qualquer norma constitucional de eficcia limitada e compete unicamente ao STF seu julgamento. J o MI ao concreta, isto , exige uma situao especfica de inviabilidade de direitos do impetrante, o qual pode ser qualquer pessoa que esteja sofrendo tal limitao em virtude da lacuna normativa. Como visto, s cabvel quando a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio de direitos e liberdades constitucionais ou de prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. A competncia para seu julgamento pode ser de vrios tribunais, dependendo de quem for a autoridade responsvel pela produo da norma faltante.

36

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Quanto aos efeitos, a ADI por omisso gera apenas o reconhecimento da mora legislativa e a comunicao do STF ao Parlamento para que elabore a norma inexistente (mera recomendao para que edite a lei), salvo se a lacuna for de ato administrativo, em que o rgo competente ter 30 dias para elaborar a norma. Nos termos do art. 103, 2., CF/88, declarada a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional, ser dada cincia ao Poder competente para a adoo das providncias necessrias e, em se tratando de rgo administrativo, para faz-lo em trinta dias. Por outro lado, os efeitos do mandado de injuno foram (e esto sendo) objeto de evoluo jurisprudencial no STF, havendo vrias correntes para definir a eficcia do instituto. Vejamos. Uma primeira vertente atribui deciso do MI o condo de apenas reconhecer a mora legislativa e acarretar a comunicao da mora ao rgo competente, de forma semelhante ao que ocorre na ADI por omisso. a posio no concretista. Uma segunda corrente defende que, reconhecida a mora do Parlamento, o Judicirio deve, desde logo, assegura o exerccio do direito constitucionalmente previsto. a teoria concretista, que se subdivide em: concretista geral, quando a deciso atribui o direito a todos que sejam legtimos destinatrios da norma, ainda que no tenham ajuizado o MI; e concretista individual, que faz incidir tal efeito apenas s partes do processo. Em qualquer caso, a deciso permanece at que a norma regulamentadora seja finalmente elaborada. A vertente concretista individual admite uma posio intermediria entre a corrente concretista acima citada (que pode ser chamada de concretista direta) e a teoria no concretista. A viso concretista intermediria defende que a deciso do MI deve assinar prazo para que o Legislativo elabore a norma (ex.: 12 meses), findo o qual a permanncia da lacuna normativa acarretaria a garantia do exerccio do direito pela parte, nos termos da deciso judicial.

EFEITOS NO MANDADO DE INJUNO

37

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Posio no concretista Geral Posio concretista Individual Direta Intermediria

A posio no concretista foi, por muito tempo, o posicionamento dominante no Supremo Tribunal Federal, o que conferia pouca efetividade ao instituto. Posteriormente, a Corte passou a adotar uma viso mais concretista, assegurando ao impetrante o exerccio dos direitos constitucionais objeto da ao, com ou sem o estabelecimento de prazo para que o Legislativo elabore a norma faltante. Um caso emblemtico ocorreu em 2007, quando o STF julgou trs MIs sobre o direito de greve dos servidores pblicos, previsto no art. 37, VII, da CF/88, mas que at ento no podia ser exercido pela inexistncia da lei especfica sobre o assunto. Ao final, o Tribunal determinou a aplicao, no que couber, da lei de greve da iniciativa privada (Lei 7.783/1989) aos servidores pblicos, at que a norma especfica fosse elaborada. A deciso beneficiou todos os servidores pblicos (posio concretista geral). Muitos alegaram que o Supremo estaria desrespeitando o princpio da separao dos Poderes e usurpando a funo legislativa do Parlamento, atuando como legislador positivo, neste caso. Todavia, prevaleceu o entendimento de que a Corte apenas conferiu eficcia ao mandado de injuno e fez cumprir o comando constitucional do writ, garantido a efetivao de direitos fundamentais. 6.3.5. Ao Popular O art. 5., LXXIII, da CF/88 dispe que qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia.

38

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 A ao popular , assim, o writ de que os cidados em geral dispem para invalidar atos ou contratos administrativos ilegais e lesivos ao patrimnio ou administrao pblica ou ao meio ambiente. Aqui o indivduo age no em defesa de um direito individual seu, mas em socorro a um direito difuso, de toda a coletividade. A ao popular regulamentada pela Lei 4.717/1965. Assim como o direito de sufrgio, o voto em eleies, plebiscitos e referendos e a iniciativa popular, a ao popular representa uma forma de exerccio da soberania popular, permitindo ao povo exercer diretamente a fiscalizao do Poder Pblico, por meio do acesso ao Judicirio. Esse remdio constitucional pode ser utilizado de forma preventiva (antes da ocorrncia do fato lesivo) ou repressiva (depois do ato ilegal, buscando sua anulao e, se for o caso, a reparao do dano causado). O art. 1., 1., da Lei 4.717/1965 reza que se consideram como patrimnio pblico, para os fins dessa ao, os bens e direitos de valor econmico, artstico, esttico, histrico ou turstico. Assim como ocorre com o mandado de segurana, no cabe ao popular para invalidar lei em tese, ou seja, norma geral e abstrata, que apenas estabelece regras de conduta para sua aplicao. o ato administrativo que aplica a lei ao caso concreto que deve ser atacado, caso seja ilegal, e declarado nulo pelo magistrado. bom ressaltar que somente o cidado tem legitimidade para ser o sujeito ativo (autor) da ao popular. O 3. do art. 1. da Lei 4.717/1965 estabelece que a prova da cidadania, para ingresso em juzo, ser feita com o ttulo eleitoral, ou com documento que a ele corresponda. Assim, no podem ajuizar ao popular os estrangeiros (salvo o portugus equiparado art. 12, 1., da CF/88), as pessoas jurdicas (smula 365 do STF) e os que tiverem seus direitos polticos perdidos ou suspensos.

39

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Alm disso, qualquer outro cidado pode habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ao popular (art. 6., 5., da Lei), ou prosseguir no feito, em caso de desistncia do autor (art. 9.). J o Ministrio Pblico, embora no tenha legitimidade para propor a ao, pode dar prosseguimento a ela, em caso de desistncia do cidado que a iniciou (art. 9. da Lei 4.717/1965). Alm disso, nos termos do art. 19, 2., da Lei, qualquer cidado e tambm o Ministrio Pblico podero recorrer das sentenas e decises proferidas contra o autor da ao e suscetveis de recurso. Como visto, o comando constitucional isenta o autor popular de boa-f de custas judiciais e do nus da sucumbncia, caso venha a ser perdedor na ao. Por outro lado, se a sentena que apreciar o fundamento de direito do pedido julgar a lide manifestamente temerria (m-f do autor), condenar o autor ao pagamento do dcuplo das custas (art. 13 da Lei 4.717/1965). Conforme o art. 11 da Lei, a sentena que julgar procedente a ao popular e decretar a invalidade do ato impugnado condenar os responsveis pela sua prtica e os seus beneficirios ao pagamento de perdas e danos, ressalvada ainda a ao regressiva contra os funcionrios causadores de dano, quando incorrerem em culpa. Alm disso, se o autor, ou outro cidado, no promoverem a execuo da sentena condenatria de segunda instncia em at 60 dias, dever o Parquet solicitar a execuo da deciso (art. 16). O art. 6. da Lei enuncia os sujeitos passivos da ao popular. Segundo o dispositivo, o remdio pode ser proposto contra as pessoas da Administrao Pblica, os servios sociais autnomos e as entidades particulares que recebam recursos pblicos, bem como contra os agentes pblicos ou privados que houverem autorizado ou praticado o ato impugnado, ou que por omisso tiverem dado oportunidade leso, e tambm contra os beneficirios diretos do ato. O prazo de prescrio para o ajuizamento da ao de cinco anos (art. 21).

40

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 A pessoa jurdica de direito pblico ou de direito privado, cujo ato seja objeto de impugnao, poder abster-se de contestar o pedido, ou mesmo atuar ao lado do autor, desde que isso se afigure til ao interesse pblico, a juzo do respectivo representante legal ou dirigente (art. 6., 3., da Lei). Nota-se assim que, se o prprio Poder Pblico reconhecer a ilegitimidade do ato praticado por seu agente, poder atuar ao lado do autor popular, para ver anulado o ato ilegal. Cabe ao Ministrio Pblico acompanhar a ao (funo de custos legis), apressar a produo de provas e promover a responsabilidade, civil ou criminal, dos que nela incidirem. Em qualquer hiptese, vedado ao Parquet assumir a defesa do ato impugnado ou dos seus autores (art. 6., 4.). Conforme o art. 5., 4., da Lei 4.717/1965, cabvel a concesso de medida liminar na ao popular, para suspender o ato lesivo impugnado. Por fim, a competncia para o julgamento da ao popular da primeira instncia do Judicirio. No h que se falar em foro privilegiado na ao popular (nos casos, por exemplo, em que o agente pblico infrator agente poltico com tal prerrogativa), pois no se trata de ao penal, mas de natureza cvel. Muito bem! Vista a teoria, vamos agora aos exerccios comentados da nossa gloriosa Esaf! Tentem resolver a lista seca, ao final, antes de lerem os comentrios! 1. Exerccios 1) (Esaf/MTE/AFT/2010) Quanto ao controle da Administrao Pblica, em especial, quanto ao momento em que ele se efetiva, assinale: (1) para controle prvio; (2) para controle sucessivo ou concomitante; (3) para controle corretivo ou posterior. E escolha a opo que represente a sequncia correta.

41

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 ( ) Aprovao, pelo Senado Federal, de operao financeira externa de interesse da Unio. ( ) Auditorias realizadas pelo TCU em obras pblicas federais. ( ) Aprovao, pelo Senado Federal, dos Ministros do TCU indicados pelo Presidente da Repblica. ( ) Julgamento das contas dos gestores pblicos pelo TCU. ( ) Registro, pelo TCU, das admisses, aposentadorias e penses no mbito das pessoas jurdicas de direito pblico da Administrao Pblica Federal. a) 3 / 1 / 2 / 1 / 3 b) 2 / 2 / 1 / 3 / 3 c) 2 / 3 / 3 / 1 / 2 d) 1 / 1 / 3 / 3 / 2 e) 1 / 2 / 1 / 3 / 3 A aprovao, pelo Senado Federal, de operao financeira externa de interesse da Unio (art. 52, V, da CF/88) possui natureza prvia, pois um controle exercido antes da realizao da citada operao. As auditorias realizadas pelo TCU em obras pblicas federais (art. 71, IV, da CF/88) so controle concomitante, eis que realizadas durante a execuo dos trabalhos. A aprovao, pelo Senado Federal, dos Ministros do TCU indicados pelo Presidente da Repblica (art. 52, III, b, da CF/88) controle prvio, j que ocorre antes da nomeao das autoridades. O julgamento das contas dos gestores pblicos pelo TCU (art. 71, II, da CF/88) um controle de carter posterior, pois avalia as contas aps a gesto dos responsveis. Por fim, o registro, pelo TCU, das admisses, aposentadorias e penses no mbito das pessoas jurdicas de direito pblico da Administrao Pblica Federal (art. 71, III, da CF/88) tambm um controle posterior, pois ocorre aps a admisso do servidor ou a concesso da aposentadoria ou penso. Assim, a sequncia correta 1-2-1-3-3 (letra E). 2) (Esaf/Sefaz-CE/Auditor Fiscal/2006) Assinale a opo que contenha a correlao correta. (1) Controle Interno da Administrao (2) Controle Parlamentar

42

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 (3) Controle Jurisdicional ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Revogao ou anulao do ato administrativo smula 473 STF Processo administrativo disciplinar Comisso Parlamentar de Inqurito Mandado de segurana Ao popular

a) 1 - 1 - 2 - 3 - 3 b) 2 - 1 - 2 - 3 - 1 c) 3 - 2 -1 - 2 - 1 d) 1 - 1 - 3 - 2 - 1 e) 2 - 3 - 1 - 2 - 2 A Smula 473 do STF refere-se ao controle interno administrativo da atividade da Administrao Pblica, consagrando o princpio da autotutela, nos seguintes termos: A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial.. Do mesmo modo, o processo administrativo disciplinar, como o nome j diz, exemplo de controle interno da Administrao. As comisses parlamentares de inqurito (CPIs) so um tpico exemplo de controle parlamentar. Por fim, o mandado de segurana e ao popular so dois instrumentos jurisdicionais de controle da Administrao pblica. Assim, a sequncia correta 1-1-2-3-3 (letra A). 3) (Esaf/Receita Federal/AFRF/2005) No inclui na finalidade do sistema de controle interno federal, constitucionalmente previsto, a atividade de a) avaliar os resultados, quanto eficcia, eficincia e efetividade, da gesto oramentria, financeira e patrimonial dos rgos e entidades da Administrao. b) exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias da Unio.

43

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 c) comprovar a legalidade da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado. d) apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. e) avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual. Esta questo foi extremamente infeliz e deveria ter sido anulada pela banca, por no possuir resposta correta. Vejamos. Segundo o art. 74 da CF/88, os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: 1) avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual (letra E), a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; 2) comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado (letras A e C); 3) exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio (letra B); e 4) apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional (letra D). O nico detalhe, que levou a Esaf a considerar a letra A como errada (e, portanto, como gabarito), foi que essa alternativa citou que os resultados da gesto oramentria, financeira e patrimonial da Administrao seriam avaliados no s quanto eficcia e eficincia (citadas no art. 74 da Carta Magna), mas tambm quanto efetividade (no citada no dispositivo). Ocorre que modernamente tambm a efetividade aspecto avaliado pelos controle interno e externo da Administrao, havendo diversos atos normativos que dispem sobre o tema. Desse modo, a questo foi extremamente literal, valorizando a decoreba pura do candidato, indicando que a efetividade no seria verificvel pelo controle interno, o que errado. Por isso, entendo que o enunciado deveria ter sido anulado. 4) (Esaf/Sefaz-MG/Auditor Fiscal/2005) Determinado particular ingressa com ao, pleiteando ao Poder Judicirio que modifique o contedo de um ato administrativo, alegando exclusivamente sua inconvenincia. Em vista do fundamento apresentado para o pedido, o Poder Judicirio:

44

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 a) poder modificar o ato, diretamente, se entender que , efetivamente, inconveniente. b) poder obrigar a autoridade administrativa a modific-lo. c) somente poder modificar o ato se entender que foi editado em momento inoportuno, sem adentrar no exame quanto sua convenincia. d) no poder atender o pedido apresentado, por ser a convenincia aspecto relacionado discricionariedade do administrador. e) no poder atender o pedido, pois a interveno do Poder Judicirio somente se justificaria se, a um s tempo, o ato fosse inconveniente e tivesse sido editado em momento claramente inoportuno. O Poder Judicirio no tem competncia para modificar o mrito do ato administrativo, por razes de convenincia e oportunidade, pois isso aspecto privativo da Administrao que edita o ato, no mbito de sua discricionariedade. A Justia pode apenas, em caso de ilegalidade, anular o ato administrativo e, se for o caso, determinar que outro se pratique em seu lugar, sem o vcio apontado. Desse modo, o gabarito a letra D. 5) (Esaf/SMF-RJ/Fiscal de Rendas/2010) Em relao ao controle da Administrao Pblica, assinale a opo correta. a) Ao popular pode ser proposta por pessoa jurdica. b) No mbito do municpio do Rio de Janeiro, o controle externo ser exercido pela Cmara Municipal, com o auxlio do Tribunal de Contas do Municpio. c) No condio para propositura do Habeas Data prvio requerimento administrativo. d) As decises do Tribunal de Contas das quais resulte imputao de dbito ou multa no tero eficcia de ttulo executivo, devendo ser inscritas em Dvida Ativa. e) As contas do municpio do Rio de Janeiro ficaro, durante trinta dias, anualmente, disposio de qualquer contribuinte, para exame e apreciao, o qual poder questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei. Letra A: falsa, pois somente o cidado pode propor a ao popular.

45

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Letra B: verdadeira (gabarito), nos termos do art. 31, caput e 1., da CF/88. Vale lembrar que o Municpio do Rio de Janeiro possui tribunal de contas municipal prprio (Tribunal de Contas do Municpio). Letra C: errada, pois o art. 8., par. nico, da Lei 9.507/1997 exige tal requerimento e sua negativa ou omisso, por parte da Administrao, para instruir a petio inicial do habeas data. Letra D: incorreta, pois, segundo o art. 71, 3., da CF/88, as decises do Tribunal de Contas de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. Letra E: falsa, pois esse prazo de sessenta dias, nos termos do art. 31, 3., da Carta Magna. 6) (Esaf/Susep/Analista Tcnico/2010) Na esfera federal, o julgamento das contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos: a) compete exclusivamente ao Poder Judicirio, tendo em vista que, nos termos da Constituio Federal, o rgo de controle externo no tem o poder de julgar, propriamente, mas apenas de apreciar tais contas. b) de competncia prpria do Poder Legislativo (Congresso Nacional), titular do controle externo, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio TCU, que sobre elas emitir parecer. c) de competncia privativa do TCU. d) de competncia prpria do TCU, com possibilidade de reforma pelo Congresso Nacional. e) de competncia prpria do TCU, que sobre elas emitir parecer.

46

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Reza o art. 71 da Constituio que o controle externo est a cargo do Congresso Nacional, mas que ele ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete, entre outras atribuies: apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio (inciso I); e julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico (inciso II). Desse modo, o gabarito a letra C. Vale notar que no h previso constitucional de reforma da deciso do TCU pelo Congresso Nacional. A Corte de Contas, embora auxilie o Legislativo na funo de controle externo, possui independncia para o exerccio de suas atribuies. 7) (Esaf/Receita Federal/ATRFB/2009) O controle externo da Adminisrtao Pblica, no que est afeto ao Tribunal de Contas da Unio (TCU), compreende a) o julgamento das contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica. b) a fiscalizao da aplicao dos recursos financeiros repassados pela Unio para os Estados, mediante convnio. c) o julgamento das contas relativas aplicao das cotas dos Fundos de Participao transferidas para os Estados e Municpios. d) o registro prvio das licitaes e respectivos contratos, para compras, obras e servios. e) o registro prvio dos atos de admisso dos servidores pblicos federais, bem como o das concesses de aposentadorias, reformas e penses. Letra A: falsa, pois, nos termos do art. 71, I, da CF/88, a competncia do TCU para apenas apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio. O julgamento em si dessas contas da competncia do Congresso Nacional (art. 49, IX, CF/88). Letra B: correta, segundo o art. 71, VI, da CF/88. o gabarito.

47

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Letra C: errada, pois essa transferncia no voluntria, obrigatria, prevista na prpria Constituio (art. 159, I). Note que o art. 71, VI, da Carta Magna d competncia ao TCU para fiscalizar a aplicao de recursos repassados pela Unio s demais entidades federativas mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, isto , ajustes de natureza voluntria. Entende-se que as transferncias obrigatrias, isto , determinadas por comandos constitucionais ou legais, pertencem ao prprio ente destinatrio, sendo sua aplicao fiscalizadas e julgadas pelo respectivo tribunal de contas. Letra D: incorreta, pois no existe essa competncia do TCU na CF/88. A exigncia de registro prvio de contratos administrativos pelo Tribunal era uma regra constante da Constituio de 1946. Letra E: errada, pois esse registro no prvio, mas posterior, nos termos do art. 71, III, da CF/88. 8) (Esaf/Receita Federal/AFRFB/2009) No se inclui na competncia do Tribunal de Contas da Unio, determinada pela Constituio Federal, enquanto rgo auxiliar do Congresso Nacional na realizao do controle externo da administrao pblica federal: a) julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta. b) julgar as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico. c) fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio. d) revogar os atos administrativos em que se constate ilegalidade de que resulte prejuzo ao errio, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal. e) aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio. Letra A: verdadeira. Essa competncia do TCU prevista no art. 71, II, da CF/88. Letra B: correta, tambm nos termos do art. 71, II. Letra C: certa, conforme o art. 71, VI, da Lei Magna.

48

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Letra D: falsa (gabarito), pois o TCU no pode revogar atos da Administrao, j que isso envolve deciso de mrito do prprio rgo que pratica o ato. A competncia da Corte de Contas atuar em caso de ilegalidade, da seguinte forma, nos moldes previstos nos incisos IX e X do art. 71 da CF/88: inicialmente, o TCU assina prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade. Se no atendido, o Tribunal pode ento sustar a execuo do ato impugnado (e no revog-lo), comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal. Letra E: verdadeira, conforme o art. 71, VIII, da CF/88. 9) (Esaf/MTE/AFT/2010) sabido, nos termos do art. 5, inciso LXIX, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, que o mandado de segurana ao constitucional por intermdio da qual se d ensejo ao controle jurisdicional dos atos da Administrao Pblica. So considerados requisitos necessrios ao cabimento do mandado de segurana, exceto: a) tratar-se de ato de autoridade pblica, ou de particular, no exerccio de funes pblicas. b) tratar-se de ato que caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de cauo. c) o ato importar leso ou ameaa de leso a direito subjetivo. d) o ato importar ilegalidade ou abuso de poder. e) o ato violar direito lquido e certo no amparado por habeas corpus ou habeas data.

49

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Conforme o art. 5., LXIX, da Lei Maior, conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data (letra E), quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder (letra D) for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico (letra A). O direito lquido e certo a ser amparado um direito subjetivo (isto , um direito integrado esfera da pessoa em razo da incidncia de uma norma jurdica, representando esta o chamado direito objetivo) do indivduo que impetra a ao ou de seus membros ou associados, no caso do MS coletivo ajuizado por entidade substituta processual (letra C). O gabarito, assim, a letra B, nos termos do art. 5., I, da Lei 12.016/2009. 10) (Esaf/MPOG/Tcnico de Nvel Superior/2006) Tanto a ao popular como o mandado de segurana so aes judiciais prprias, para controle jurisdicional de atos administrativos, mas o que existe de comum entre ambos a circunstncia da sua iniciativa a) ser privativa da pessoa lesionada. b) ser privativa de cidado brasileiro. c) no ter prazo legal para propositura. d) objetivar ato lesivo ao Errio. e) objetivar ato supostamente ilegal. Letra A: errada, pois o mandado de segurana (MS) pode ser impetrado no s pela pessoa lesionada em seu direito lquido e certo, mas tambm por entidades substitutas processuais, no caso do MS coletivo. E a ao popular ajuizada por cidado que defende direito difuso de toda a coletividade. Letra B; falsa, pois o MS pode ser ajuizado por estrangeiro, conforme o caput do art. 5. da CF/88. Alm disso, mesmo na ao popular, h a possibilidade de o portugus equiparado (art. 12, 1., CF/88) ajuizar a ao, j que possui os direitos inerentes ao brasileiro, se houver reciprocidade em Portugal. Letra C: incorreta, pois o prazo de propositura do MS de 120 dias, contados da cincia, pelo interessado, do ato impugnado (art. 23 da Lei 12.016/2009) e o da ao popular, de cinco anos, conforme o art. 21 da Lei 4.717/1965.

50

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Letra D: errada, pois o MS visa a proteger direito liquido e certo do impetrante, ainda que no tenha havido dano ao Errio. Letra E: verdadeira (gabarito), pois tanto o MS com o a ao popular atacam ato ilegal. No caso do MS, busca-se combater ilegalidade ou abuso de poder praticado por autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico (art. 5., LXIX, CF/88). J na ao popular, o objetivo anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural (art. 5., LXXIII, CF/88). 11) (Esaf/CGU/AFC/2006) Em relao ao popular, assinale a afirmativa falsa. a) A pessoa jurdica de direito pblico, cujo ato seja objeto de ao popular, poder, a juzo de seu representante, atuar ao lado do autor ou defender o ato impugnado, desde que assim recomende o interesse pblico. b) A ao popular ser proposta, tambm, contra os beneficirios do ato impugnado. c) facultado a qualquer cidado habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ao popular. d) O Ministrio Pblico acompanhar a ao, sendo-lhe vedado assumir a defesa do ato impugnado ou de seus autores. e) Sero rus na ao popular as autoridades que houverem autorizado, aprovado, ratificado ou praticado o ato impugnado.

51

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Letra A: esta alternativa foi considerada errada e, portanto, o gabarito da questo. No entanto, entendo que a banca foi infeliz em sua colocao. Vejamos. O art. 6., 3., da Lei 4.717/1965 (Lei da Ao Popular) prev que a pessoa jurdica de direito pblico ou de direito privado, cujo ato seja objeto de impugnao, poder abster-se de contestar o pedido, ou poder atuar ao lado do autor, desde que isso se afigure til ao interesse pblico, a juzo do respectivo representante legal ou dirigente. Desse modo, a pessoa jurdica de direito pblico tem trs opes, quando processada em juzo por um autor popular: 1) defender o ato impugnado, por meio da contestao (art. 7., IV, da Lei) ( o comportamento normal e esperado, por isso essa hiptese no citada no citado art. 6., 3.); 2) abster-se de contestar o pedido (por exemplo, se a direo do rgo tiver dvidas quanto a legalidade do ato praticado pelo agente pblico); 3) atuar ao lado do autor (quando a direo do rgo se convencer de que seu agente realmente cometeu ilegalidade, atendendo melhor o interesse pblico, portanto, apoiar o autor popular). Ora, veja que a alternativa A afirma que a pessoa jurdica de direito pblico, cujo ato seja objeto de ao popular, poder, a juzo de seu representante, atuar ao lado do autor ou defender o ato impugnado, desde que assim recomende o interesse pblico. Isso est certo, conforme exposto acima. Assim, entendo que a questo deveria ter sido anulada, por no haver resposta certa. A Esaf, em mais uma de suas lambanas, considerou apenas a fria letra do art. 6., 3., da Lei, esquecendo-se que o comportamento mais comum do Poder Pblico seria defender o ato impugnado. Letra B: correta, nos termos do art. 6., caput, parte final, da Lei 4.717/1965. Letra C: verdadeira, segundo o art. 6., 5., da Lei da Ao Popular. Letra D: certa, conforme o art. 6., 4., da Lei 4.717/1965. Letra E: correta, nos termos do art. 6., caput, da mesma Lei. 12) (Esaf/CGU/AFC/2006) Tratando-se de mandado de segurana, assinale a afirmativa falsa, conforme as smulas do Supremo Tribunal Federal. a) No cabe mandado de segurana contra ato judicial passvel de recurso ou correio. b) No cabe mandado de segurana contra lei em tese.

52

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 c) Concesso de mandado de segurana produz efeitos patrimoniais em relao a perodo pretrito. d) Deciso denegatria de mandado de segurana, no fazendo coisa julgada contra o impetrante, no impede o uso de ao prpria. e) O mandado de segurana no substitutivo de ao de cobrana. Letra A: verdadeira, conforme a Smula 267 do STF. Letra B: verdadeira, segundo a Smula 266 do STF. Letra C: falsa (gabarito), pois, de acordo com a Smula 271 do STF, Concesso de mandado de segurana no produz efeitos patrimoniais, em relao a perodo pretrito, os quais devem ser reclamados administrativamente ou pela via judicial prpria. Letra D: verdadeira, nos termos da Smula 304 do STF. Letra E: verdadeira, conforme a Smula 269 do STF. 13) (Esaf/Receita Federal/AFRF/2005) Em relao ao popular, verdadeiro afirmar que, a) no caso de desistncia do autor, o Ministrio Pblico no pode dar prosseguimento ao. b) a ao popular pode ser proposta somente contra entidades pblicas. c) para a propositura da ao popular prescindvel que o autor da mesma seja eleitor. d) ainda que se trate de ao temerria, no haver sano para o seu autor. e) a ao popular pode ser proposta para a proteo de interesses difusos da coletividade. Letra A: errada, pois o art. 9. da Lei 4.717/1965 prev que, se o autor desistir da ao popular, qualquer cidado ou o Ministrio Pblico podero promover o prosseguimento da ao.

53

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 Letra B: falsa, porque o art. 6. da Lei 4.717/1965 estabelece que a ao popular ser proposta contra as pessoas pblicas ou privadas e outras entidades referidas no art. 1. da Lei (inclusive servios sociais autnomos e entidades privadas que recebam recursos pblicos), contra as autoridades, funcionrios ou administradores que houverem autorizado, aprovado, ratificado ou praticado o ato impugnado, ou que, por omissas, tiverem dado oportunidade leso, e contra os beneficirios diretos do mesmo. Letra C: incorreta, porque, para a propositura da ao popular, imprescindvel que o autor da mesma seja eleitor, j que a prova de cidadania feita por meio da apresentao do ttulo eleitoral, ou de documento que a ele corresponda, conforme o art. 1., 3., da Lei 4.717/1965. Letra D: errada, pois, nos termos do art. 13 da Lei da Ao Popular, a sentena que, apreciando o fundamento de direito do pedido, julgar a lide manifestamente temerria, condenar o autor ao pagamento do dcuplo das custas. Letra E: correta, sendo o gabarito. A ao popular se destina justamente a proteger interesses difusos, isto , de carter transindividual, de titularidade de toda a sociedade, sem determinao deste ou daquele indivduo. Nos termos do art. 5., o remdio visa a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. Caros concurseiros, aqui termina nosso curso! Espero que as aulas tenham sido de grande proveito para vocs. Desejo que em breve seus nomes estejam publicados no Dirio Oficial, como os mais novos servidores da Receita Federal ou do MTE. Bons estudos e fiquem em paz! Grande abrao! Luciano Oliveira

54

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 LISTA DE QUESTES DESTA AULA 1) (Esaf/MTE/AFT/2010) Quanto ao controle da Administrao Pblica, em especial, quanto ao momento em que ele se efetiva, assinale: (1) para controle prvio; (2) para controle sucessivo ou concomitante; (3) para controle corretivo ou posterior. E escolha a opo que represente a sequncia correta. ( ) Aprovao, pelo Senado Federal, de operao financeira externa de interesse da Unio. ( ) Auditorias realizadas pelo TCU em obras pblicas federais. ( ) Aprovao, pelo Senado Federal, dos Ministros do TCU indicados pelo Presidente da Repblica. ( ) Julgamento das contas dos gestores pblicos pelo TCU. ( ) Registro, pelo TCU, das admisses, aposentadorias e penses no mbito das pessoas jurdicas de direito pblico da Administrao Pblica Federal. a) 3 / 1 / 2 / 1 / 3 b) 2 / 2 / 1 / 3 / 3 c) 2 / 3 / 3 / 1 / 2 d) 1 / 1 / 3 / 3 / 2 e) 1 / 2 / 1 / 3 / 3 2) (Esaf/Sefaz-CE/Auditor Fiscal/2006) Assinale a opo que contenha a correlao correta. (1) Controle Interno da Administrao (2) Controle Parlamentar (3) Controle Jurisdicional ( ( ( ( ) ) ) ) Revogao ou anulao do ato administrativo smula 473 STF Processo administrativo disciplinar Comisso Parlamentar de Inqurito Mandado de segurana

55

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 ( ) Ao popular a) 1 - 1 - 2 - 3 - 3 b) 2 - 1 - 2 - 3 - 1 c) 3 - 2 -1 - 2 - 1 d) 1 - 1 - 3 - 2 - 1 e) 2 - 3 - 1 - 2 - 2 3) (Esaf/Receita Federal/AFRF/2005) No inclui na finalidade do sistema de controle interno federal, constitucionalmente previsto, a atividade de a) avaliar os resultados, quanto eficcia, eficincia e efetividade, da gesto oramentria, financeira e patrimonial dos rgos e entidades da Administrao. b) exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias da Unio. c) comprovar a legalidade da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado. d) apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. e) avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual. 4) (Esaf/Sefaz-MG/Auditor Fiscal/2005) Determinado particular ingressa com ao, pleiteando ao Poder Judicirio que modifique o contedo de um ato administrativo, alegando exclusivamente sua inconvenincia. Em vista do fundamento apresentado para o pedido, o Poder Judicirio: a) poder modificar o ato, diretamente, se entender que , efetivamente, inconveniente. b) poder obrigar a autoridade administrativa a modific-lo. c) somente poder modificar o ato se entender que foi editado em momento inoportuno, sem adentrar no exame quanto sua convenincia. d) no poder atender o pedido apresentado, por ser a convenincia aspecto relacionado discricionariedade do administrador.

56

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 e) no poder atender o pedido, pois a interveno do Poder Judicirio somente se justificaria se, a um s tempo, o ato fosse inconveniente e tivesse sido editado em momento claramente inoportuno. 5) (Esaf/SMF-RJ/Fiscal de Rendas/2010) Em relao ao controle da Administrao Pblica, assinale a opo correta. a) Ao popular pode ser proposta por pessoa jurdica. b) No mbito do municpio do Rio de Janeiro, o controle externo ser exercido pela Cmara Municipal, com o auxlio do Tribunal de Contas do Municpio. c) No condio para propositura do Habeas Data prvio requerimento administrativo. d) As decises do Tribunal de Contas das quais resulte imputao de dbito ou multa no tero eficcia de ttulo executivo, devendo ser inscritas em Dvida Ativa. e) As contas do municpio do Rio de Janeiro ficaro, durante trinta dias, anualmente, disposio de qualquer contribuinte, para exame e apreciao, o qual poder questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei. 6) (Esaf/Susep/Analista Tcnico/2010) Na esfera federal, o julgamento das contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos: a) compete exclusivamente ao Poder Judicirio, tendo em vista que, nos termos da Constituio Federal, o rgo de controle externo no tem o poder de julgar, propriamente, mas apenas de apreciar tais contas. b) de competncia prpria do Poder Legislativo (Congresso Nacional), titular do controle externo, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio TCU, que sobre elas emitir parecer. c) de competncia privativa do TCU. d) de competncia prpria do TCU, com possibilidade de reforma pelo Congresso Nacional. e) de competncia prpria do TCU, que sobre elas emitir parecer.

57

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 7) (Esaf/Receita Federal/ATRFB/2009) O controle externo da Adminisrtao Pblica, no que est afeto ao Tribunal de Contas da Unio (TCU), compreende a) o julgamento das contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica. b) a fiscalizao da aplicao dos recursos financeiros repassados pela Unio para os Estados, mediante convnio. c) o julgamento das contas relativas aplicao das cotas dos Fundos de Participao transferidas para os Estados e Municpios. d) o registro prvio das licitaes e respectivos contratos, para compras, obras e servios. e) o registro prvio dos atos de admisso dos servidores pblicos federais, bem como o das concesses de aposentadorias, reformas e penses. 8) (Esaf/Receita Federal/AFRFB/2009) No se inclui na competncia do Tribunal de Contas da Unio, determinada pela Constituio Federal, enquanto rgo auxiliar do Congresso Nacional na realizao do controle externo da administrao pblica federal: a) julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta. b) julgar as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico. c) fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio. d) revogar os atos administrativos em que se constate ilegalidade de que resulte prejuzo ao errio, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal. e) aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio.

58

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 9) (Esaf/MTE/AFT/2010) sabido, nos termos do art. 5, inciso LXIX, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, que o mandado de segurana ao constitucional por intermdio da qual se d ensejo ao controle jurisdicional dos atos da Administrao Pblica. So considerados requisitos necessrios ao cabimento do mandado de segurana, exceto: a) tratar-se de ato de autoridade pblica, ou de particular, no exerccio de funes pblicas. b) tratar-se de ato que caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de cauo. c) o ato importar leso ou ameaa de leso a direito subjetivo. d) o ato importar ilegalidade ou abuso de poder. e) o ato violar direito lquido e certo no amparado por habeas corpus ou habeas data. 10) (Esaf/MPOG/Tcnico de Nvel Superior/2006) Tanto a ao popular como o mandado de segurana so aes judiciais prprias, para controle jurisdicional de atos administrativos, mas o que existe de comum entre ambos a circunstncia da sua iniciativa a) ser privativa da pessoa lesionada. b) ser privativa de cidado brasileiro. c) no ter prazo legal para propositura. d) objetivar ato lesivo ao Errio. e) objetivar ato supostamente ilegal. 11) (Esaf/CGU/AFC/2006) Em relao ao popular, assinale a afirmativa falsa. a) A pessoa jurdica de direito pblico, cujo ato seja objeto de ao popular, poder, a juzo de seu representante, atuar ao lado do autor ou defender o ato impugnado, desde que assim recomende o interesse pblico. b) A ao popular ser proposta, tambm, contra os beneficirios do ato impugnado. c) facultado a qualquer cidado habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ao popular.

59

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

AFRFB/ATRFB/AFT 2012 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR LUCIANO OLIVEIRA AULA 10 d) O Ministrio Pblico acompanhar a ao, sendo-lhe vedado assumir a defesa do ato impugnado ou de seus autores. e) Sero rus na ao popular as autoridades que houverem autorizado, aprovado, ratificado ou praticado o ato impugnado. 12) (Esaf/CGU/AFC/2006) Tratando-se de mandado de segurana, assinale a afirmativa falsa, conforme as smulas do Supremo Tribunal Federal. a) No cabe mandado de segurana contra ato judicial passvel de recurso ou correio. b) No cabe mandado de segurana contra lei em tese. c) Concesso de mandado de segurana produz efeitos patrimoniais em relao a perodo pretrito. d) Deciso denegatria de mandado de segurana, no fazendo coisa julgada contra o impetrante, no impede o uso de ao prpria. e) O mandado de segurana no substitutivo de ao de cobrana. 13) (Esaf/Receita Federal/AFRF/2005) Em relao ao popular, verdadeiro afirmar que, a) no caso de desistncia do autor, o Ministrio Pblico no pode dar prosseguimento ao. b) a ao popular pode ser proposta somente contra entidades pblicas. c) para a propositura da ao popular prescindvel que o autor da mesma seja eleitor. d) ainda que se trate de ao temerria, no haver sano para o seu autor. e) a ao popular pode ser proposta para a proteo de interesses difusos da coletividade. Gabarito 1e 13e 2a 3a 4d 5b 6c 7b 8d 9b 10e 11a 12c

60

Prof. Luciano Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

Вам также может понравиться