Вы находитесь на странице: 1из 3

So Caetano do Sul, 21 de abril de 2013 | USCS - Universidade Municipal de So Caetano do Sul Professor Doutor Antnio Carlos GIL | Disciplina:

Metodologia Cientfica Davis Souza Alves Mestrando em Administrao Atividade 6 - Tema: Anlise das VARIVEIS hipotticas em Teses e Dissertaes Objetivo: Identificar, analisar a localizao das VARIVEIS em dissertaes e teses. ------------------------------------------------------DISSERTAO ANALISADA
Autor Orientador Titulo Resumo (Informado pelo autor) Marcelo Szmuszkowicz Mestre em Administrao pela USCS Prof. Dr. Laercio Baptista da Silva Universidade Municipal de So Caetano USCS GRAU DE DESENVOLVIMENTO ADQUIRIDO PELO ALUNO NAS UNIVERSIDADES DA REGIO METROPOLITANA DE SO PAULO A partir da publicao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, os Cursos Superiores de Tecnologia tm vivenciado um crescimento que os coloca em uma situao de destaque na Educao Superior no Brasil. Estes cursos direcionados ao atendimento da realidade tecnolgica do trabalho, com suas diretrizes e currculos especializados, operacionalizados dentro da prtica, com durao inferior s graduaes tradicionais e de forma que o tecnlogo estar sendo inserido no mundo do trabalho em condies de desenvolvimento de pesquisa tecnolgica, tornaram-se uma grande atrao para as pessoas que desejam uma profissionalizao mais rpida sem fugir de uma preparao slida. Torna-se importante conhecer o histrico e a evoluo desses cursos, as diretrizes estabelecidas pela LDB e o grau de desenvolvimento adquirido pelo aluno concluinte nas IES na Regio Metropolitana de So Paulo. O trabalho fundamenta-se em uma pesquisa documental de uma breve retrospectiva histrica da formao da Educao Profissional, dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil e das diretrizes estabelecidas pela LDB, a fim de viabilizar a compreenso da formao de Tecnlogos. Tambm pelo mtodo survey com a aplicao de um questionrio numa amostra no probabilstica por acessibilidade dos alunos concluintes das IES. Na investigao, procurou-se identificar o perfil dos alunos concluintes das IES e por meio de tratamento estatstico analisar o grau de desenvolvimento adquirido nas dimenses: sustentabilidade, empreendedorismo, tomada de deciso e mudana de atitude. Constatou-se neste estudo que a amostra possui baixo nvel de compreenso das dimenses e que no existe diferena de compreenso dos conhecimentos entre as IES, por faixa etria e por renda mensal familiar. Recomenda-se para as IES novas pesquisas para identificar as causas e melhorar desempenho dos alunos do CST.

PROBLEMA identificado: Na percepo dos alunos concluintes, o Curso Superior de Tecnologia permitiu o desenvolvimento das habilidades / competncias a respeito do empreendedorismo, sustentabilidade, tomada de deciso e mudana de atitudes estabelecidas pelas Diretrizes Educacionais do MEC? p. 20.

VARIVEIS identificadas: (x) (varivel independente) = percepo dos alunos (y) (varivel dependente) = desenvolvimento das habilidades / competncias Anlise: O autor optou por analisar algumas variveis partindo da premissa que o desenvolvimento das habilidades / competncias possui uma relao de dependncia da percepo dos alunos concluintes, consequentemente contribuiu com o desempenho que esse aluno alcanou avaliando-o antes e depois de cursar um ensino superior tecnolgico, ou seja, tais variveis estabelecem uma Relao Casual Assimtrica (causa e efeito onde uma varivel influencia a outra). (GIL 2002)

HIPTESES identificadas: 1) CASUSTICAS = Devido ao fato do autor realizar um levantamento inicial de carter histrico a dissertao trouxe algumas hipteses casusticas, que o mesmo cita poder interferir no aumento da demanda pelos cursos de tecnologia e consequentemente o grau de percepo do desempenho do aluno. Exemplo: A Heterogeneidade na qualidade da oferta de carreiras tcnicas (p. 30). 2) RELACIONADAS ENTRE VARIVEIS: a) TABELA 4 A Faixa Etria de cada aluno (x), foi relevante para o desenvolvimento das habilidades (y)...? c) TABELA 5 O Estado civil (x), foi relevante para o desenvolvimento das habilidades (y)...? b) TABELA 6 A Renda Familiar Mensal (x), foi relevante para o desenvolvimento das habilidades (y)...? d) TABELA 7 A Quantidade de Bens (x), foi relevante para o desenvolvimento das habilidades (y)...? e) TABELA 8 As Pessoas que viajaram ao exterior (x),foram relevantes para o desenvolvimento das habilidades (y)...? f) TABELA 9 O Grau de Instruo do chefe da famlia (x),foi relevante para o desenvolvimento das habilidades (y)...? g) TABELA 10 O Tipo de empresa que os respondentes trabalham (x), foi relevante para o desenvolvimento (y)...? h) TABELA 11 As Condies de trabalho que os respondentes trabalham (x), foi relevante para...(y)?

So Caetano do Sul, 21 de abril de 2013 | USCS - Universidade Municipal de So Caetano do Sul Professor Doutor Antnio Carlos GIL | Disciplina: Metodologia Cientfica Davis Souza Alves Mestrando em Administrao TESE ANALISADA
Autor Orientador Titulo Resumo (Informado pelo autor)
Fulvio Cristofoli Doutor em Administrao pela USP/SP Prof. Dr. Hiroo Takaoka; e Prof. Dr. Edmir Parada Vasques USP/SP Um estudo sobre a gesto da terceirizao de servios de tecnologia da informao baseados em modelos de governana O objetivo deste trabalho o de avaliar a gesto da terceirizao de servios de tecnologia da informao (TI) baseados nas prticas de governana de TI (GTI) por meio de reviso bibliogrfica e pesquisa quantitativa em organizaes brasileiras. Diversas organizaes enfrentam dificuldades na gesto dos servios terceirizados e por essa razo adotam prticas recomendadas por diversos modelos de GTI. O estudo sobre a natureza da relao entre as prticas recomendadas de gesto de TI e seus resultados partiu da anlise de 37 modelos de governana, sendo 15 especficos de GTI, dos quais trs modelos foram escolhidos CObIT vs.4.1, eSCM-CL vs.1.1 e ITIL vs.3 por representarem quase que a totalidade de processos e aes prticas de todos os outros modelos relacionados GTI. O instrumento foi aplicado junto a 299 gestores de TI de empresas de grande e mdio porte dos setores industrial, comercial e de servios da Regio Metropolitana de So Paulo, sendo realizadas anlise fatorial exploratria e anlise confirmatria por meio de modelagem de equaes estruturais estimados por PLS (Partial Least Square). O instrumento final contm 43 itens que ficaram distribudos em sete fatores, a saber: estratgias de servios, operaes de servios, monitoramentos de servios, desenvolvimento do fornecedor, trabalho tecnolgico, satisfao e melhoria nos processos de negcio. Esses fatores agrupam-se em duas dimenses prticas recomendadas e resultados esperados. A pesquisa evidencia que grande parte das organizaes utiliza modelos de GTI, sendo as de grande porte sua maior parte e com predominncia do modelo ITIL. Pod-se observar ainda, que os melhores resultados obtidos pelas organizaes, esto associados adoo de contratos formais detalhados com uso de service level agreement, aumentando seu foco na rea de atuao em funo da terceirizao de servios de TI. A expectativa era a de que a adoo de prticas recomendadas de modelos de GTI contribusse significativamente no resultado da terceirizao de servios de TI, entretanto, isto no ficou caracterizado. A complexidade que envolve a adoo de prticas recomendadas e seus resultados leva-nos a refletir e a apontar outros aspectos que podem estar relacionados a fim de se obter resultados mais significativos da gesto da terceirizao de servios de TI.

PROBLEMA identificado: Qual a relao entre as prticas recomendadas de gesto da terceirizao de servios de TI e seus resultados sob o ponto de vista do gestor de TI? p. 16.

VARIVEIS identificadas: (x) (varivel independente) = as prticas recomendadas de gesto da terceirizao de servios de TI (y) (varivel dependente) = os resultados Anlise: De acordo com a estruturao do problema, parte-se da premissa que: Na rea de TI existem prticas que so recomendadas a gesto da terceirizao de servios de TI; logo tais prticas existentes esto ligadas aos resultados obtidos, que por sua vez possuem uma relao de dependncia s prticas existentes em decorrncia de terceirizar os servios de TI. O trabalho proposto identificou que as Prticas recomendadas e relevantes chamam-se: ITILv3, COBIT 4.1, eSCM-CL, e possuem indicadores de desempenho (tambm variveis independentes). Com a adoo das prticas, as variveis dos resultados tambm podem ser identificadas.

HIPTESE identificada: H1 - A adoo de prticas recomendadas de gesto da terceirizao de servios de TI impacta positivamente nos resultados dessa terceirizao.

SUMARIZANDO O CASO: (Viso da relao entre as variveis identificadas)

VARIVEIS INDEPENDENTES - (x) (y) -VARIVEIS DEPENDENTES As prticas recomendadas variam de acordo com: Os resultados obtidos viriam entre os nveis de: - Nvel de Servios - Lucratividade - Percentual das Demandas - Credibilidade - Quantidade de Problemas, Riscos, Mudanas - Competncias - Nvel de Segurana - Produtividades VARIVEIS DE CONTROLE Para que x e y no tenham outras interferncias em suas relaes (LAKATOS 2007, p. 145), o grau em que as prticas impactam nos resultados obtidos varia de acordo com: - Cidade - Setor de atividade - Receita Liquida e investimentos - Nmero de funcionrios - Porte da Organizao
Quadro de anlise criado por Davis Alves

REFERNCIAS GIL, Antnio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 4. ed. So Paulo: Altlas, 2002.

So Caetano do Sul, 21 de abril de 2013 | USCS - Universidade Municipal de So Caetano do Sul Professor Doutor Antnio Carlos GIL | Disciplina: Metodologia Cientfica Davis Souza Alves Mestrando em Administrao LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade de. Fundamentos de metodologia cientfica. So Paulo: Atlas, 2007. ----------------------------------------------------------------------

Вам также может понравиться