Вы находитесь на странице: 1из 15

Coordenao: Dr. Hctor Ricardo Leis Vice-Coordenao: Dr. Selvino J.

Assmann Secretaria: Liana Bergmann Editores Assistentes: Doutoranda Brena Magno Fernandez Doutoranda Sandra Makowiecky

Linha de Pesquisa A CONDIO HUMANA NA MODERNIDADE ERCY JOS SOAR FILHO

Espao, identidade & sade mental na sociedade contempornea*


N 26 - Agosto 2002

Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Cincias Humanas


A coleo destina-se divulgao de textos em discusso no PPGICH. A circulao limitada, sendo proibida a reproduo da ntegra ou parte do texto sem o prvio consentimento do autor e do programa.

Uma verso prvia e resumida deste trabalho foi apresentada na VIII Jornada Regional de Psiquiatria da Regio Sul e I Congresso Paulista de Psiquiatria. So Paulo, de 14 a 16 de junho de 2001.

Espao, identidade & sade mental na sociedade contempornea*


Ercy Jos Soar Filho**

RESUMO: Os referentes de espao so fundamentais para o senso de identidade pessoal, e para a manuteno de um senso segurana ontolgica. Diante das dramticas mudanas por que passa a noo de espao (e tempo) nas sociedades contemporneas, necessria a reflexo sobre os impactos que as novas ordenaes espaciais tm sobre a noo de identidade e sobre a sade mental. Os conceitos de compresso do tempo-espao, saturao social, no-lugares, e ciberespao servem de pano de fundo para que, neste trabalho, se avaliem algumas das implicaes psicolgicas e relacionais de tais mudanas, como os processos de dissociao do self, expanso da inadequao, mimetismo social (falso self), despersonalizao, retrao narcsica e depresso.

PALAVRAS CHAVE: espao, identidade, sociedade contempornea, sade mental.

Uma verso prvia e resumida deste trabalho foi apresentada na VIII Jornada Regional de Psiquiatria da Regio Sul e I Congresso Paulista de Psiquiatria. So Paulo, de 14 a 16 de junho de 2001.
**

Mdico psiquiatra, mestre em Psicologia, doutorando do Programa de Ps-Graduao Interdisciplinar em Cincias Humanas da UFSC.

Espao, identidade & sade mental na sociedade contempornea

Conceitos como globalizao, desterritorializao, translocalidade, psnacional e transnacional tentam dar conta das transformaes pelas quais passam tradicionais fronteiras tnicas e nacionais, e das complexas ligaes entre local e global no mundo atual (Santos, 1999; Yaeger, 1996). Enquanto tais conceitos remetem mais propriamente a uma dimenso geopoltica, h uns tantos outros tais como compresso do tempo-espao, espaos de anonimato e ciberespao que se referem s mudanas que vm ocorrendo nas relaes do ser humano com o espao cotidiano, na forma como este organizado, utilizado, representado e vivenciado. deles que trata este trabalho, sem perder de vista que qualquer reflexo sobre o espao necessariamente se estende ao problema do tempo, uma vez que tempo-espao so dimenses indissociveis, tanto na fsica quanto nas cincias sociais. Sabemos o quanto os referentes de espao so fundamentais para o senso de identidade pessoal: onde nascemos, onde nos graduamos, onde vivemos e trabalhamos, so todas informaes primrias para a nossa identificao diante de outros, e para a construo de um ncleo ntimo de identidade pessoal. Dito em outras palavras, as ordenaes simblicas do espao e do tempo fornecem uma estrutura para a experincia mediante a qual aprendemos quem ou o que somos na sociedade (Harvey, 1992, p.198). Refletir sobre as novas configuraes e representaes do espao tem, portanto, a finalidade de melhor elaborar os impactos que tais mudanas trazem para a construo da identidade, a manuteno da segurana ontolgica, assim como para a emergncia de patologia mental. O conceito de segurana ontolgica particularmente importante, pois nos remete ao senso de termos uma existncia real e uma unicidade no mundo. Nossa segurana ontolgica depende de atributos como permanncia, estabilidade e consistncia, ou seja, do fato de que, apesar da passagem do tempo e das mudanas de lugar, seguimos sendo, e nos reconhecendo, como a mesma pessoa (Giddens, 1991). Da tambm o termo identidade, que vem do latim: idem, o mesmo; assim como a palavra inglesa self, que traz em sua etimologia tanto o significado de eu quanto de mesmo (Levin, 1992). *** Uma das metforas mais poderosas para caracterizar a sociedade contempornea a de compresso do tempo-espao, proposta por David Harvey (1992), com a qual ele se refere

a processos que revolucionam as qualidades objetivas do espao e do tempo a ponto de nos forarem a alterar, s vezes radicalmente, o modo como representamos o mundo para ns mesmos (p.219). Tais processos implicam na acelerao do tempo e na diminuio das distncias que acompanham a rpida circulao do capital: o desenvolvimento de meios de transporte cada vez mais eficientes; a criao de uma rede mundial de telecomunicaes que transforma o planeta numa aldeia global; e as relaes de interdependncia econmica e ambiental, acompanhadas do surgimento de uma conscincia ecolgica internacional, que se refletem na metfora da espaonave Terra: vagamos todos nessa imensa espaonave, e tudo que se faz em seu interior afeta a todos os passageiros... A compresso do tempo-espao inicia-se na Era Moderna, ganham impulso com a Revoluo Industrial, e atinge um grau at ento impensvel nas ltimas dcadas. As mudanas nas concepes de tempo e espao ocorreram lentamente a partir da decadncia do feudalismo europeu, com suas estruturas cristalizadas e relativamente estveis, quando as qualidades centradas finitas do lugar (um territrio intrincado de interdependncia, obrigao, vigilncia e controle) equivaliam a rotinas de vida cotidiana honradas pelo tempo estabelecidas na infinidade e inapreensibilidade do tempo permanente (Harvey, 1992, p.219). O Iluminismo viria a instaurar um projeto de vida social planejada e controlada, a fim de promover a igualdade social e o bem estar de todos; e essa mentalidade racionalizadora do tempo e do espao encontrou no mapa, no relgio e no calendrio instrumentos particularmente teis. a partir de meados do sc. XIX que a economia mundial toma o rumo do globalismo, marcado pela fase de acelerao e expanso do capitalismo, e alavancado por desenvolvimentos tecnolgicos, como o surgimento de redes ferrovirias, jornais dirios, comunicaes por telgrafo, navegao a vapor e, mais adiante, do rdio e do automvel. J ento, o encolhimento do mundo passa a criar desafios para a manuteno das identidades locais e do sentido de continuidade histrica, que foram refletidos pela arte e pela filosofia da virada do sculo
XX.

Nietzsche, ao refletir sobre tais eventos, sugere que os indivduos

devam ser muito fortes e multiformes para poder fazer frente a centralizao de um nmero tremendo de interesses diferentes numa nica alma (citado por Harvey, 248), prenunciando assim a necessidade de uma plasticidade maior do self diante das qualidades fragmentrias e polivalentes do espao na sociedade contempornea. Tais qualidades esto igualmente refletidas nas artes plsticas, por movimentos como o cubismo, o surrealismo e o futurismo, assim como, na msica, pelo dodecafonismo.

Marc

Aug

(1996),

ao

propor

uma

antropologia

da

supramodernidade

(surmodernit), descreve uma sociedade que tem no excesso (de tempo, de espao e de identidade) a sua modalidade essencial. Os acontecimentos parecem se suceder numa velocidade tal que mal os vivemos e j so parte de um passado. A nossa histria pessoal rapidamente absorvida pelo fluxo da histria social. Fenmenos como os Beatles, o maio de 68, a Guerra do Vietnam; e outros ainda mais recentes, como a queda do muro de Berlim e a Guerra do Golfo, mal aconteceram e j fazem parte da histria... A histria nos pisa nos calcanhares. Segue-nos como nossa sombra, como a morte (p.33). A acelerao da histria corresponde a uma multiplicao de acontecimentos e de informaes, e tem seu contraponto na experincia de superabundncia do espao. A produo cultural na Amrica Latina reflete, segundo Canclini (1989), um cenrio onde ainda mais complexo, uma vez que a encontramos sociedades nas quais os valores econmicos e culturais tradicionais mesclam-se com os valores modernos; enquanto na arte, na arquitetura e na filosofia as correntes ps-modernas so hegemnicas em muitos pases, na economia e na poltica lationo-americana prevalecem os objetivos modernizadores (p. 19). O que caracteriza, na opinio deste autor, as sociedades latinoamericanas a sua heterogeneidade multitemporal, a partir do qual surgem as culturas hbridas, resultantes dos cruzamentos scioculturais nos quais o tradicional e o moderno se misturam. Na condio ps-moderna, ganha ainda mais fora a idia de que tudo que slido desmancha no ar, a clebre expresso de Marx para definir os tempos modernos. Vivemos num mundo em que a lgica da produo e distribuio das mercadorias est calcada na nfase em qualidades como instantaneidade e descartabilidade (Harvey, 1992). O bombardeio de estmulos, atravs da propaganda e da multiplicao das imagens, da cultura do simulacro, leva a uma verdadeira sobrecarga sensorial. Numa paisagem social marcada pela velocidade nos processos de produo e consumo, ocorre a perda de um sentido do futuro, exceto e na medida em que o futuro possa ser descontado do presente. A volatilidade e a efemeridade, afirma Harvey, tambm tornam difcil manter qualquer sentido firme de continuidade (p. 263). A aniquilao do espao por meio do tempo se faz atravs das tecnologias de transmisso de imagens e informao, mas tambm pela maior facilidade de deslocamento concreto de pessoas e mercadorias. Como conseqncia geral desse processo vive-se uma cultura do ecletismo e da mistura podendo-se ter acesso simultneo, principalmente nos centros urbanos, a hbitos alimentares, prticas religiosas, e

manifestaes artsticas de culturas as mais diversas, sendo hoje possvel vivenciar a geografia do mundo vicariamente, como um simulacro (p. 271). Paul Virilio (1999) faz eco a esta idia, ao comentar a significao histrica da criao da rede de televiso CNN e da subseqente popularizao das redes de TV a cabo:
Graas aos satlites, a janela catdica traz a cada um dos assinantes, com a luz de um outro dia, a presena dos antpodas. Se o espao aquilo que impede que tudo esteja no mesmo lugar, este confinamento brusco faz com que tudo, absolutamente tudo, retorne a este lugar, a esta localizao sem localizao... o esgotamento do relevo natural e das distncias de tempo achata toda localizao e posio. Assim como os acontecimentos retransmitidos ao vivo, os locais tornam-se intercambiveis vontade. (Virilio, 1999, p. 13)

Vivemos, em certa medida, a experincia cotidiana de nos encontrarmos diante do Aleph um dos pontos do espao que contm todos os pontos [...] o lugar onde esto, sem se confundir, todos os lugares da orbe, vistos de todos os ngulos: a expresso literria da ubiqidade conforme a genial criao de Jorge Luis Borges. *** Somos participantes de uma paisagem social feita da sobreposio de espaos, da superabundncia de espao, de sobrecarga sensorial, do simulacro, do pastiche. O psiclogo social norte-americano Kenneth Gergen (1991) discute em profundidade os impactos daquilo que ele denomina de saturao social sobre a identidade pessoal. Segundo Gergen, ainda que as pessoas mantenham um senso de coerncia interna e de identidade pessoal, elas esto confrontadas com uma variedade de diferentes possibilidades de realizao de desejos ou impulsos alternativos. A sua descrio da paisagem humana da sociedade ps-moderna ajuda a compreender o eu saturado, os processos de povoamento do self:
Assim, por exemplo, durante uma hora numa rua de cidade somos informados dos estilos de vestir de negros, brancos, classe alta, classe baixa, e mais. Podemos aprender as maneiras dos executivos japoneses, mulheres muambeiras, sikhs, Hare Krishnas, ou tocadores de flauta do Chile. Vemos como relaes so mantidas entre mes e filhas, executivos, amigos adolescentes, e trabalhadores da construo civil. Uma hora num escritrio de negcios pode nos expor aos pontos de vista de um empresrio texano de petrleo, dum advogado de Chicago, e dum ativista gay de So Francisco. Comentadores de rdio compartilham idias sobre boxe, poluio, e abuso infantil. [...] Via televiso, uma mirade de figuras introduzida em nossos lares, as quais de outra forma jamais entrariam. Milhes de pessoas assistem TV,

enquanto convidados de talk-shows assassinos, estupradores, prisoneiras, abusadores de crianas, membros da KKK [Ku-Klux-Klan], pacientes psiquitricos, e outros geralmente desacreditados tentam fazer suas vidas inteligveis. H poucas crianas de seis anos de idade que no possam fazer pelo menos uma avaliao rudimentar sobre a vida nas vilas africanas, sobre as preocupaes dos pais que se divorciam, ou sobre o problema das drogas nos guetos. A cada hora nosso depsito de conhecimento social se expande em amplitude e sofisticao. (Gergen, 1991, p. 69-71).

Na medida em que esta enorme quantidade de caracteres, de modelos e de relaes possveis vo sendo internalizados, na medida em que ocorre este povoamento do self, o indivduo amplia grandemente suas possibilidades de se localizar em diferentes contextos sociais, mas tambm, e sobretudo, de conduzir dilogos interiores sobre as mais diferentes questes. Na sociedade contempornea no apenas o indivduo deve fazer frente multiplicidade de estmulos e modelos, acelerao dos processos temporais, ou dissoluo das fronteiras polticas, culturais e tnicas, como deve aprender a conviver com aquilo que Marc Aug (1996) denomina de no-lugares. Na supramodernidade, afirma ele, a superabundncia do espao e a acelerao dos meios de transporte levam a modificaes concretas na paisagem fsica:
concentraes urbanas, traslados de populaes e multiplicao daquilo que poderamos chamar de no-lugares, por oposio ao conceito sociolgico de lugar, associado [...] com o de cultura localizada no tempo e no espao. Os no-lugares so tanto as instalaes necessrias para a circulao acelerada de pessoas e bens (vias rpidas, entroncamentos de rotas, aeroportos) como os prprios meios de transportes ou os grandes centros comerciais, ou tambm os campos de trnsito prolongado onde se estacionam os refugiados do planeta. (Aug, 1996, p. 40-41)

So tambm no-lugares as grandes cadeias hoteleiras, os supermercados, os hospitais, os caixas automticos, assim como o espao do viajante.... Antropologicamente, nos lembra Aug, um lugar se define como um lugar de identidade, relacional e histrico. Os lugares esto carregados de significaes pessoais, de memrias, de referncias para a identidade pessoal ou grupal. Os no-lugares, ao contrrio, so espaos de anonimato, de no-memrias e de no-encontros. Para se ter acesso a eles so necessrios os dados pessoais, com a pessoa torna-se um cliente ou um usurio, mas uma vez em seu interior os indivduos no esto identificados, socializados ou localizados. 7

Enquanto esteja cercado de no lugares, o indivduo luta para preservar espaos de privacidade e de significao pessoal para a manuteno da individualidade. neste sentido que a localidade no se opoe globalidade, mas tambm se confunde com ela, surge com mais fora como um movimento de resistncia. No lugar, afirma Nilton Santos (1999), cooperao e conflito so a base da vida em comum (p. 258). no lugar que a vida ganha contornos pessoais, se individualiza. neste sentido que, segundo este autor, uma maior globalidade teria como correspondncia uma maior individualidade, uma maior necessidade de construo e preservao dos espaos delimitados das relaes pessoais e da privacidade. No deixa de ser paradoxal que, enquanto existem espaos de no-encontro os no-lugares , existam paralelamente, em outra dimenso, encontros sem lugar, encontros em um espao virtual, possibilitados pelo advento da Internet, e que constituem uma modalidade contempornea de relacionamento humano sobre a qual ainda pouco sabemos. Sherry Turkle (1997), em seu livro Life on the screen, nos oferece um rico relato sobre as comunidades virtuais, a dissoluo das fronteiras entre o real e o virtual, e as possibilidades de expanso e multiplicao do self na internet. O depoimento de um jogador de simultaneamente construindo personagens e contextos relacionais, por si revelador:
Eu divido minha mente. Estou ficando bom nisto. Posso me ver sendo dois ou trs ou mais. E s ligar uma parte da minha mente, ou ento outra quando eu passo de uma janela [do programa] a outra. [...] Estou participando de alguma discusso numa janela e tentando fazer contato com uma garota num MUD, em outra janela, e em outra janela pode estar rodando uma planilha de clculos ou qualquer outra coisa tcnica da universidade... (p. 13)
MUD

(multi-user domain), um dos jogos atravs dos quais vrios usurios participam

Enquanto o jogador est dissociado numa multiplicidade de personagens, ou de diferentes eus, chega-lhe uma mensagem em tempo real, que surge na tela, e ele sabe que aquilo faz parte da vida real, mas se relaciona com ela como se fosse apenas uma outra janela, e muitas vezes sente que esta no aquela onde gostaria de estar... Ainda que o surgimento de um ciberespao, e o correspondente desenvolvimento de uma cibercultura sejam tema para abordagens mais aprofundadas, e que podem conter possibilidades positivas para o processo civilizatrio, no resta dvida de que sua difuso contribui decisivamente para a dissoluo das tradicionais fronteiras tempo-espaciais (Lvy, 1999). ***

Este breve trabalho no tem a pretenso de realizar um levantamento sistemtico de toda a psicopatologia relacionada s mudanas na dimenso tempo-espao pelos quais vimos passando. Tem to somente o objetivo de refletir sobre algumas de suas implicaes para o senso de identidade pessoal, por sua vez vinculadas a processos mais amplos prprios sociedade contempornea que, a partir de diferentes perspectivas tericas, tm sido caracterizados como tpicos da ps-modernidade, modernidade tardia, supramodernidade, ou simplesmente da modernidade. Conforme Gergen (1991), as tecnologias de saturao social expem o indivduo a uma grande quantidade de modelos comportamentais e culturas alternativas, com o que ele acumula no s um maior conhecimento terico de mundo, um saber qu, mas tambm um conhecimento prtico, um saber como. Ao resultado desses processos de socializao secundria, este autor denomina de multifrenia, uma sndrome normal da ps-modernidade caracterizada pela dissociao do indivduo numa multiplicidade de investimentos do self. Assim, a pessoa pode circular por ambientes dspares, ocupar-se de atividades no relacionadas entre si, ou desenvolver potencialidades e talentos que, de outra forma, permaneceriam latentes. Alguns exemplos, fornecidos pelo prprio autor, ajudam a entender o conceito de multifrenia:

Voc trabalha como executivo no departamento de investimentos de um banco. noite voc fuma maconha enquanto escuta um disco de rock. Voc um advogado numa importante empresa. Nos fins de semana voc escreve um romance sobre um caso amoroso com uma terrorista; Voc janta num restaurante marroquino e em seguida vai ao ltimo show num bar em estilo country norte-americano. (Gergen, 1991, p. 68).

Pode-se encontrar no conceito de multifrenia ecos do que Alvin Toffler (1983) descreveu como sendo um dos efeitos da passagem das sociedades da Segunda Onda, aquelas que j vivenciaram o processo de industrializao, para as sociedades da Terceira Onda, as sociedades da informao, nas quais verifica-se a possibilidade dos indivduos assumirem uma variedade caleidoscpica de arranjos de papis [sociais] (p. 133). Outro efeito a expanso da inadequao, ou seja, um crescente auto-questionamento sobre os prprios parmetros e crenas. Na medida em que as relaes se expandem, a validade de cada racionalidade local fica em xeque. O que racional numa relao questionvel e absurdo desde o ponto de vista de outra (p.78). Segundo Gergen, assistimos

10

ao desaparecimento do self enquanto uma entidade concreta, e reconstruo do self enquanto relao; assistimos a passagem do self intrapsquico ao self relacional. O self que desaparece o self moderno, a noo de uma identidade autnoma, individualizada e permanente. Em seu lugar surgem mltiplas vozes interiores, cada qual a definir o indivduo a partir de uma diferente perspectiva. Enfim, j no existe mais uma essncia individual qual a pessoa permanece fiel ou comprometida. A identidade continuamente emergente, re-formada e redirecionada na medida em que a pessoa se move num mar de relacionamentos em constante mudana (Gergen, 1991, p. 139). Aqueles que assistiram ao filme Celebridades, de Woody Allen, ho de se lembrar da velocidade com que mudam os cenrios, e com que as personagens assumem novos papis sociais: um reprter que ora se encontra envolvido no meio cinematogrfico, ora nos crculos da alta moda, ora num teatro underground de Nova York; a esposa trada que subitamente se v alada condio de celebridade da televiso... Todas as possibilidades esto abertas, o self visto como potencialidade, virtualidade, possibilidade permanente de expresso de uma subjetividade multifacetada e contextual. Os pilares sobre os quais a noo de identidade era tradicionalmente construda racionalidade, intencionalidade, auto-conhecimento e coerncia interna vo perdendo sentido. Mais do que isso, perdem fora os modelos culturalmente estabelecidos sobre aquilo que se deve ser. Categorias tradicionais de identificao perdem tambm o poder estruturante de outrora. Noes como gnero, raa, religio e nacionalidade esto entre os parmetros que do lugar a novas construes do self enquanto uma rede de relaes. A expresso psicopatolgica deste fenmeno seria a personalidade pastiche, que corresponde noo psicanaltica de falso self: segundo o psicanalista ingls David Winnicott (1990), o fracasso nos contatos iniciais do beb com a me pode gerar uma condio de fragilidade do senso de identidade pessoal, levando ao desenvolvimento desta modalidade de relacionamento do sujeito com os outros significativos que se desenvolve sobre uma base de submisso e se relaciona com as exigncias da realidade externa de forma passiva (p. 128). Tal como no filme Zelig, igualmente de Woody Allen, em que o protagonista adaptase camaleonicamente a cada contexto de interao, conforme os propsitos de sentir-se aceito e de preservar sua auto-estima, o indivduo v-se imerso num mar de possibilidades e de estmulos, muitas vezes contraditrios e incompatveis, em que j no h referenciais seguros, ou amplamente consensuais, sobre os modelos de conduta, os padres estticos, ou os balizamentos ticos da convivncia social.

10

11

A passagem do self intrapsquico para o relacional apresenta amplas implicaes para as teorias da identidade (Gergen, 1991, 1994; Soar Filho, 1997), assim como abre um campo de reflexo a respeito dos impactos das mudanas sociais sobre as experincias da subjetividade: quais so as conseqncias que as mudanas na dimenso do tempo-espao cotidiano apresentam para a construo da identidade? Como a rpida transformao e a plasticidade dos referentes de espao afetam a segurana ontolgica? Que conseqncias para a sade mental dos individos (se alguma) so advindas da ruptura com as tradicionais fontes de identificao (a comunidade local, a nacionalidade, a etnia)? *** As noes de multifrenia e de self saturado de Gergen no apresentam uma conotao negativa, nem se referem a fenmenos da ordem da psicopatologia. Antes, referem-se ampliao dos repertrios condutuais e s mltiplas virtualidades que se abrem ao indivduo na sociedade contempornea. H de se estar atento, entretanto, no apenas aos riscos de despersonalizao, inerentes ao conceito de personalidade pastiche, como aqueles associados sensao de solido e isolamento, de ansiedade e depresso, e de suas manifestaes secundrias, nos quadros de somatizao e de abuso de lcool e drogas; aos efeitos do que Teillard de Chardin denominou de presso humana: a acumulao crescente dos homens em espaos limitados, gerando rpidas mudanas na qualidade das relaes sociais no mundo contemporneo (citado por Santos, 1999); ou ainda, como quer Giddens (1991), s tribulaes e dilemas do self na modernidade tardia, ou na ordem pstradicional, entre os quais a fragmentao e despersonalizao das experincias, a sensao de falta de poder frente a multiplicidade de estmulos e possibilidades, e a angstia de incerteza, gerada pela perda das referncias de autoridade. J no incio do sculo
XX

o socilogo alemo Georg Simmel (1962) refletiu, num

clssico estudo sobre a vida mental nas metrpoles, sobre a nsia do indivduo em preservar sua autonomia e individualidade face aos tremendos impactos das foras sociais e da tcnica da vida metropolitana.
Pontualidade, calculabilidade, exatido so impostas vida pela complexidade e extenso da existncia metropolitana, alm de estarem conectadas intimamente com sua economia monetria e carter intelectualista. Estes traos tendem tambm a colorir os contedos da vida e favorecer a excluso daqueles traos e impulsos irracionais, instintivos e soberanos, que tm por objetivo determinar o modo de vida a partir de dentro, ao invs de receber uma forma de vida generalizada e precisamente esquematizada desde fora (Simmel, 1962, p. 155-156).

11

12

do do sujeito que nasce na Era Moderna que nos fala Simmel, quando lamenta a perda da autonomia e independncia do indivduo frente s tremendas foras da herana histrica, da cultura externa, e da tcnica da vida (p. 151), aquele que a partir do Renascimento e do Iluminismo readquire a capacidade perdida de pensar sobre a natureza do mundo e sobre sua prpria natureza e, assim, reconquista um sentido de autonomia. Para fazer frente anterior dissoluo do indivduo na grande ordem csmica, preestabelecida e imutvel, o sujeito moderno aspirava avidamente ao senso de autarquia e de autosuficincia. O individualismo encontra nesse contexto um solo frtil, maneira de uma formao reativa, como diria um psicanalista. Montaine exorta seus contemporneos esta atitude: Faamos com que nosso contentamento dependa de ns mesmos, desfaamos todos os laos que nos ligam aos outros, obtenhamos o poder de viver conscientemente e, assim, viver vontade (citado por Todorov, 1996, p.14). , portanto, de um sujeito que talvez j no possa mais existir, a despeito da vida nas metrpoles, que ele nos fala. neste sentido que se pode falar da morte do sujeito moderno, da superao da mentalidade moderna sobre o self, uma idia j explorada por vrios autores (Gergen, 1991, 1994; Hall, 2000; Lvlie, 1992; Todorov, 1996). No obstante, Simmel inaugura uma importante linha de reflexo sobre os impactos da vida nas sociedades contemporneas, e especialmente nos grandes centros urbanos, para a vida mental. Seu conceito de atitude blas d conta do estado de desligamento defensivo do indivduo frente ao excesso de estmulos nervosos a que est submetido. A atitude blas seria uma forma de auto-preservao, marcada por uma acentuada reserva frente aos outros: uma antipatia latente e um estgio preparatrio de antagonismo prtico afetam as distncias e averses, sem as quais esse modo de vida no poderia ser tolerado (p. 158). No deixa de ser interessante notar os pontos de contato entre a descrio da tendncia a reserva e indiferena recprocas descritas por Simmel, e a noo de retrao narcsica tpica da cultura ps-industrial, descrita por Cristopher Lasch (1986). Este autor, a exemplo do primeiro, mantm a crena de que uma afirmao genuna do eu depende, acima de tudo, de um ncleo de individualidade que no se encontre sujeito determinao do meio ambiente, mesmo sob condies extremas(p. 49). Assim,
as condies sociais vigentes [prprias de uma cultura ps-industrial], especialmente as fantsticas imagens de produo de massas que formam nossas concepes do mundo, no somente encorajam a contrao defensiva do eu como colaboram para apagar as fronteiras entre o indivduo e o seu meio. O eu mnimo ou narcisista , antes de tudo, um eu inseguro de

12

13

seus prprios limites, que ora almeja reconstruir o mundo sua prpria imagem, ora anseia fundir-se em seu ambiente numa extasiada unio. (Lasch, 1986, p. 12, grifos meus)

importante ressaltar aqui que narcisismo, neste contexto, no deve ser entendido como egosmo, hedonismo, ou auto-interesse, mas como essa reao de fuga para dentro, de defesa, e de empobrecimento da vida relacional. neste sentido que
A cultura organizada em torno de consumo de massa estimula o narcisismo [...] no porque torna as pessoas gananciosas ou agressivas mas porque as torna frgeis e dependentes. Corri a sua confiana na capacidade de entender e formar o mundo e de prover as suas prprias necessidades. O consumidor sente que vive num mundo que desafia o entendimento e o controle prticos, um mundo de imensas burocracias de sobrecarga de informaes e de complexos interligados sistemas tecnolgicos, vulnerveis a sbitos colapsos [...]. (Lasch, 1986, p. 24-25).

No mera coincidncia que Kohut (citado por Levin, 1992), um psicanalista que tem sua obra construda em torno do conceito de self, nos fale da passagem do homem culpado, a abstrao sobre a qual Freud se debruou e criou todo o edifcio da psicanlise, ao homem trgico da sociedade contempornea, no mais tanto ameaado pela culpa quanto pelo desafio permanente de manter a integridade e coeso da prpria identidade. *** Enfim, na sociedade contempornea vivemos alguns fenmenos que geram novos desafios forma como organizamos nossas representaes de tempo e espao, e, portanto, nossa prpria segurana ontolgica: a contrao do tempo-espao, a emergncia de espaos virtuais, a configurao de espaos de anonimato, e a dissoluo das fronteiras espaciais atravs de tecnologias de comunicao e de transporte que nos colocam em contato imediato com formas culturais que questionam os nossos prprios modos de representar o mundo e de nos relacionarmos. At que ponto estaramos preparados para acompanhar os processos de mudanas na formas de organizao social e de representao do mundo e do ser humano? No estaramos todos sujeitos aos efeitos de um descompasso entre a nossa capacidade cognitiva e emocional de elaborar todas essas mudanas, e a velocidade com a qual ocorrem? Talvez, enquanto vivemos no mundo ps-moderno, nosso aparato cognitivo esteja ainda condicionado a pensar com as referncias relativamente estveis e seguras das sociedades tradicionais. A cincia confronta-se com o desafio de realizao de um amplo esforo 13

14

interdisciplinar de compreenso da condio humana, e de construo de modelos tericos que dem conta da complexidade da condio humana, e das vicissitudes da vida nas sociedades contemporneas. Para os profissionais de sade mental cabe a tarefa de lidar com os efeitos de tais processos sociais sobre a segurana ontolgica e sobre a sade mental, e entender as relaes entre os altos ndices de prevalncia de transtornos depressivos e ansiosos e as condies de vida no sociedade contempornea (Murray & Lopez, 1996). A ampla popularizao de terapias psicolgicas de toda sorte talvez reflita a necessidade das pessoas de conservarem espaos de individuao. O setting teraputico, como um referencial de tempo e espao seguro e regular, parece exercer um papel importante na construo de uma noo mais firme de individualidade, constituindo-se num espao em que o ritmo das interaes sociais se desacelera e rompe com as racionalidades dominantes: eis a apenas uma perspectiva, entre tantas possveis, para futuras pesquisas.

Referncias bibliogrficas
Aug, M. (1996) Los no lugares. Espacios del anonimato: una antropologa de la sobrenormalidad. Barcelona: Gedisa. Canclini, N.G. (1989) Culturas hbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. Mexico: Editorial Grijalbo. Gergen, K.J. (1991) The saturated self: dilemmas of identity in contemporary life. New York: Basic Books. Gergen, K.J. (1994) Realities and relationships: soundings in social construction. Cambridge, MA: Harvard University Press; 1994. Giddens, A. (1991) Modernity and self-identity: self and society in late Modern Age. Stanford: Stanford University Press. Hall, S. (2000) A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A. Harvey, D. (1992) Condio ps-moderna. So Paulo: Edies Loyola. Lasch, C. (1986) O mnimo eu: sobrevivncia psquica em tempos difceis. So Paulo: Brasiliense. Levin, J.D. (1992) Theories of the self. Washington DC: Taylor & Francis. Lvy, P. (1999) Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34. Lvlie, L. (1992) Postmodernism and subjectivity. Em: S. Kvale (ed.) Psychology and postmodernism. London: Sage. Murray, C.J. & Lopez, A.D. (1996) Evidence-based health policy: lessons from the Global Burden of Disease Study. Science, 274: 740-1. Santos, M. (1999) A Natureza do espao: Tcnica e tempo. Razo e emoo. So Paulo: Hucitec. Simmel, G. (1962) The metropolis and mental life. Em: E. Josephson & M. Josephson (ed.). Man alone: alienation in modern society. New York: Dell Publishing Co.

14

15

Soar Filho, E.J. (1997) Varius multiplex multiformis: epistemologia do self no psmodernismo [dissertao]. Florianpolis: Universidade Federal de Santa Catarina. Todorov, T. (1996) A vida em comum: ensaio de antropologia geral. Campinas: Papirus. Toffler, A. (1983) Previews & premisses. New York: Morrow. Turkle, S. (1997) Life on the screen: identityin the age of the Internet. New York: Touchstone. Virilio, P. (1999) O espao crtico e as perspectivas do tempo real. Rio de Janeiro: Editora 34. Winnicott. D.W. (1990) Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago Editora. Yaeger, P. (1996) The geography of identity. The University of Michigan Press.

15

Вам также может понравиться