Вы находитесь на странице: 1из 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
7 Srie Gesto de Projetos
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA

Tarcisio Torres Silva


Anhanguera Educacional

Administrao - 7 Srie - Gesto de Projetos

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Reconhecer e definir problemas, equacionar solues, pensar estrategicamente, introduzir modificaes no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de deciso. Ter iniciativa, criatividade, determinao, vontade poltica e administrativa, vontade de aprender, abertura s mudanas e conscincia da qualidade e das implicaes ticas do seu exerccio profissional. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizaes.

Produo Acadmica

Textos parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2 e 3. Relatrio da concepo e acompanhamento do projeto na Etapa 4.

Participao
Para a realizao desta ATPS, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at cinco participantes, definidas pelo tutor presencial, e entregar seus nomes, RAs e emails ao mesmo, que far o acompanhamento das atividades nos encontros presenciais. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em pginas de formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: logo oficial da Anhanguera Educacional Uniderp; nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina; nome do tutor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Tarcisio Torres Silva

Administrao - 7 Srie - Gesto de Projetos

Pg. 3 de 3

DESAFIO
O objetivo deste desafio analisar a situao vigente de uma empresa real e observar suas necessidades mais evidentes. A partir da constatao dessas necessidades, o grupo deve conceber um projeto que supra essa demanda. Para tanto, deve levar em considerao as pessoas envolvidas, o tempo de execuo, o oramento e a estrutura necessria. Exemplos de projetos que podem ser propostos: abertura de uma nova loja, ampliao da estrutura atual da empresa, implantao de um programa de treinamento, implantao de programas de talentos (estgio e trainee), alteraes nos processos de produo ou distribuio, etc. Este desafio importante para que a equipe perceba a relevncia da Gesto de Projetos e como ela pode ser aplicada em um ambiente real.

Objetivo do Desafio
Relatrio com a apresentao e acompanhamento do projeto.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc compreenda o que a Gesto de Projetos. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Em equipe, debater sobre as empresas com que o grupo tem contato. Analisar a possibilidade de se realizar um trabalho de Gesto de Projetos em uma dessas empresas. Para tanto, o grupo dever observar as necessidades dessas empresas e a disposio de seus gestores para que ocorram melhorias ou mudanas por meio de projetos. Observar, tambm, se j existe uma cultura de Gesto de Projetos nessas empresas. Passo 2 (Equipe) 1 2 3 Escolher uma das empresas para realizar o trabalho. Levantar informaes bsicas sobre essa empresa, tais como tamanho, principais produtos ou servios, nmero de funcionrios, localizao, etc. Produzir um texto de at 3 pginas em formato .doc com essas informaes. Este ser a introduo do relatrio final.

Passo 3 (Individual) Para iniciar os estudos sobre a Gesto de Projetos, acessar os seguintes sites:

Gesto de Projeto. Disponvel em: <http://www.gestaodeprojeto.info/>. Acesso em: 9 out. 2012.

Tarcisio Torres Silva

Administrao - 7 Srie - Gesto de Projetos

Pg. 4 de 4

Sebrae. Execuo e Gesto de Projetos. Disponvel em: <http://www.sebrae.com.br/customizado/desenvolvimento-territorial/comofazer/execucao-e-gestao-de-projetos>. Acesso em: 9 out. 2012.

Passo 4 (Equipe) A partir das leituras do Passo 3 desta etapa, escrever um texto de 15 linhas, definindo o que a Gesto de Projetos. Reservar o arquivo para a postagem final. Nota O grupo ter autonomia para acrescentar informaes de sites a seu critrio, desde que estes sejam confiveis. Anotar todas as referncias bibliogrficas utilizadas. Dica Consulte o plano de ensino da disciplina (disponibilizado no AVA) que apresenta uma srie de referncias bibliogrficas que podero auxili-los na pesquisa.

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc aprenda a forma adequada de se propor um projeto, definindo seu escopo e demais detalhamentos. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Agendar uma visita do grupo at a empresa escolhida. Procurar, nessa visita, entender as necessidades da empresa e identificar reas que poderiam receber um projeto. Passo 2 (Individual) Para entender o que o escopo de um projeto e como defini-lo, ler os artigos a seguir indicados:

Como Definir o Escopo do Projeto. Disponvel em: <http://gestaodeprojetospmi.com.br/grupos-de-processos/planejamento/comodefinir-o-escopo-do-projeto/>. Acesso em: 9 out. 2012. Como Definir o Escopo do Projeto. Disponvel em: <http://informationweek.itweb.com.br/4787/como-definir-o-escopo-do-projeto/>. Acesso em 21 jan. 2013.

Passo 3 (Equipe) Discutir em grupo qual seria o escopo do projeto da empresa, considerando as informaes colhidas durante a visita.

Tarcisio Torres Silva

Administrao - 7 Srie - Gesto de Projetos Passo 4 (Equipe)

Pg. 5 de 5

Definir o escopo do projeto, apontando claramente o que deve ser realizado. Incluir tambm uma justificativa para a execuo do projeto, mostrando por que o mesmo importante para a empresa e que benefcios pode trazer. Digitar essas informaes em formato .doc e reservlas para a postagem final.

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc pratique o detalhamento de um projeto por meio do estabelecimento das tarefas e da indicao das pessoas envolvidas. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Ler o artigo indicado a seguir. Observar, a partir de sua pgina 415, a estruturao de projetos por meio de um caso do setor automobilstico comentado:

A organizao da atividade de gerenciamento de projetos: os nexos com competncias e estrutura. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/gp/v18n2/14.pdf>. Acesso em: 9 out. 2012.

Passo 2 (Equipe) Com o escopo do projeto proposto na etapa anterior, delimitar agora as tarefas a serem executadas. Pensar o projeto em todos os seus momentos e quais tarefas devem ser executadas para o seu sucesso. Passo 3 (Equipe) Definir quem so as pessoas envolvidas no projeto e quais tarefas estaro atreladas a elas. Para melhorar a visualizao dessa distribuio, a mesma pode ser feita por meio de uma tabela, como exemplificado a seguir. Os nmeros correspondem quantidade de horas que cada profissional dedicar tarefa:
Tabela 1 Profissional Gerente de Projetos Lder do Projeto Analista Snior Total
Fonte: O Autor da ATPS.

Tarefa 1

Tarefa 2

Tarefa 3

Total (h)

20 10 20

0 3 0

3 2 0

23 15 20
58

Tarcisio Torres Silva

Administrao - 7 Srie - Gesto de Projetos Passo 4 (Individual)

Pg. 6 de 6

Durante a execuo do projeto, tanto as tarefas como as pessoas podem ser monitoradas. Observar alguns indicadores de competncia para essa avaliao no Quadro 1 (p. 413) do artigo A organizao da atividade de gerenciamento de projetos: os nexos com competncias e estrutura, indicado no Passo 1 desta Etapa. Inserir em um texto as informaes desta etapa, para embasar o relatrio final.

ETAPA 4
Esta atividade importante para que voc aplique os instrumentos de controle e avaliao de um projeto. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) A partir da definio das tarefas, montar um cronograma de execuo do projeto. Ele deve levar em considerao o tempo total para a implantao do projeto. Organizar o cronograma que contemple as tarefas e sua distribuio ms a ms (se o grupo preferir, cada ms pode ser ainda dividido em quatro semanas, de forma a facilitar o controle posterior). Para cada tarefa, utilizar uma cor diferente, como no exemplo a seguir:
Ms
Tarefa 1 Tarefa 2 Tarefa 3 Tarefa 4 Finalizao do projeto

Jan

Fev

Mar

Abr

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Quadro 1 Modelo de Cronograma Fonte: O Autor da ATPS.

Passo 2 (Equipe) Ouvir o podcast de Ricardo Vargas sobre a Importncia do Monitoramento e Controle de Riscos.

Disponvel em: <http://www.ricardo-vargas.com/pt/podcasts/riskmonitoring/>. Acesso em: 9 out. 2012.

Tarcisio Torres Silva

Administrao - 7 Srie - Gesto de Projetos Passo 3 (Equipe)

Pg. 7 de 7

Descrever as formas como o projeto ser monitorado e como os riscos sero avaliados. Indicar tambm como o projeto ser finalizado. Programar, por exemplo, uma reunio de avaliao dos erros e acertos da equipe. Para saber mais sobre como os projetos podem ser monitorados, leia esse artigo sobre projetos de obras industriais: Monitoramento e Controle na Gesto de Projetos de Obras Industriais. Disponvel em: < http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-enegocios/monitoramento-e-controle-na-gestao-de-projetos-de-obrasindustriais/26953/>. Acesso em 21 jan. 2013.

Passo 4 (Equipe) 1 Organizar as produes de todas as etapas num relatrio, em arquivo nico de formato .doc, colocando as informaes na seguinte ordem: Apresentao da empresa. Definio sobre a Gesto de Projetos. Avaliao das oportunidades. Apresentao do escopo do projeto. Tarefas e pessoas envolvidas. Cronograma. Monitoramento. Finalizao do projeto. Postar o relatrio individualmente no ambiente virtual, para a avaliao e validao da nota pelo tutor a distncia, em arquivo nico, com extenso .doc.

Livro-Texto da Disciplina
KEELLING, Ralph; BRANCO, Renato H. F. Gesto de Projetos: Uma abordagem Global. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2012.

Critrios de Avaliao

Cumprimento das etapas da ATPS. Adequao do projeto realidade da empresa. Utilizao das leituras sugeridas. Estrutura geral do relatrio final.

Tarcisio Torres Silva

Вам также может понравиться