Вы находитесь на странице: 1из 19

A data smbolo de 1898: o impacto da independncia de Cuba na Espanha e Hispano-amrica

A chamada gerao de 98 manifestava angstia pelo estado de decadncia a que estava submetida a Espanha. Os autores procuravam analisar as causas desse mal e propunham solues para regenerar o pas; por esse motivo so identificados tambm como "regeneracionistas". Caracterizavam-se por uma percepo negativa da nao espanhola e lamentavam o fato do pas manter-se margem da Europa. Definiam a Espanha como um pas rural, marcado por graves problemas econmicos e polticos. Criticavam o sistema poltico, controlado por "caciques" (s votava certa de 4.5% a 5.5% da populao) que resolviam os conflitos sociais e polticos atravs da censura e da represso policial. Condenavam, tambm, a forte presena religiosa e militar no governo e o descaso com a educao. Alegavam que a maioria das crianas no ia escola, e o ensino primrio, secundrio e universitrio era de baixa qualidade e estava, em sua grande maioria, nas mos da Igreja.

Consideravam que, embora a Espanha tivesse dado incio a um processo de modernizao econmica, as condies materiais eram ainda muito precrias. O escritor Ramiro Maeztu, aps sua visita a Cuba em 1891, afirmou que a ilha era, em muitos aspectos, mais avanada que a metrpole, pois ao longo do sculo havia passado por transformaes importantes que deram forte impulso aos negcios.

Outra fonte de insatisfao na poca era o servio militar obrigatrio s para os pobres, pois quem podia pagar pela iseno se livrava dele; o Estado permitia que se designasse um substituto. Na guerra de Cuba, a ida dos jovens pobres causou indignao entre as classes populares. A gerao de 98 era anticlerical e antimilitarista.

A derrota na guerra de Cuba foi responsvel por uma crise de identidade que se integrou numa crise mais ampla, de mbito europeu, caracterizada por reaces contra a modernidade e a modernizao.

A reviso de valores que se manifestou na sociedade europeia foi produzida por importantes mudanas econmicas e sociais relacionadas ao processo de industrializao, de urbanizao acelerada e emergncia de conflitos entre burguesia e operariado. Nesse contexto de amplas mudanas, no qual a Espanha se inseria ainda que de forma moderada, a nao ibrica se viu atingida pela guerra de

Independncia de Cuba. As repercusses da derrota no podem deixar de ser levadas em conta para se compreender os problemas que preocuparam os intelectuais espanhis nesse final do sculo.

Na introduo do livro Fuera del Olvido: los escritores hispano-americanos frente a 1898, Lourdes Royano afirma que o ano de 1898 constitui uma data paradigmtica para a cultura espanhola e hispano-americana. Para a autora, o "Desastre" resultante da guerra de Independncia de Cuba no foi vivido apenas como uma derrota militar que trouxe consigo a perda das ltimas colnias de ultramar. Tampouco significou a independncia definitiva de um continente em relao sua antiga metrpole. Mais do que isso, 1898 representou um momento conjuntural dentro do mundo hispnico que deu lugar a um dilogo enriquecedor entre escritores de uma e outra margem do Atlntico. Em sua grande maioria, os intelectuais do final do sculo XIX questionaram os valores de uma cultura expansiva a anglo-sax cuja impetuosa modernidade se imps sobre a tradio humanista da cultura latina que esteve na base da cultura ibrica.5 A discusso que se travou em torno da cultura sax versus cultura latina serviu para unir espanhis e hispano-americanos. Como afirma Royano, a literatura produzida por eles, nessa poca, foi fundamental para a evoluo literria do sculo XX. Os grandes escritores espanhis e hispano-americanos se converteram em modelos internacionais.

As obras mais representativas do 98 estavam impregnadas de pessimismo, e algumas delas representaram verdadeiras metforas de uma Espanha carente de vontade poltica e reservas morais.

A "gerao de 98" caracterizou-se, acima de tudo, por uma reflexo sobre a "alma" da Espanha e sobre o significado do pas na histria. Ganivet identificava a Espanha com a moral crist, esprito de independncia, individualismo indisciplinado e genialidade improvisadora; Unamuno, com o esprito castelhano. Ambos assumiam a ideia de decadncia e esgotamento do pas, acreditando que ele vivia, no final do sculo XIX, uma gravssima crise histrica, e consideravam que s a recuperao da verdadeira essncia nacional permitiria sua sobrevivncia como nao.

A Espanha representava, pois, um problema, uma preocupao e um fracasso em termos de nacionalidade. A viso de uma "Espanha negra" estava em muitos outros textos.

Castilha era, na perspectiva desses autores, a essncia mesma da nacionalidade espanhola: uma Castilha quixotesca, na concepo que Unamuno e Azorn tinham de Don Quixote; uma Castilha de paisagens desoladas e frias, tristes e nobres, campos vazios e cidades decrpitas, na poesia de Machado; uma Castilha realista, na concepo dos outros autores.

A herana de 98 foi, pois, uma reflexo ensimesmada sobre a ideia de Espanha e sua realidade histrica, como j mencionei. As manifestaes dos autores foram, desde o incio, polmicas. Eles se criticavam entre si, seja pelo pessimismo exacerbado, seja pelo diletantismo "estrangeirizante", seja pelo desdm tradio ou pela inveno de uma Espanha sombria e arruinada. A esquerda os questionava por no terem entendido que o problema da Espanha era antes de tudo um problema poltico, uma questo de democracia.

A GERAO DE 98: REGENERACIONISTA E MODERNISTAS


Luis de Lhera, no texto intitulado Historiografia y modernismo literrio, afirma que a gerao de 98 teve duas origens muito diferentes. A primeira se relaciona ao momento poltico da derrota na guerra de Independncia de Cuba, quando se realizou o acordo com os EUA, ocasionando a perda de Cuba, Porto Rico, e mais tarde Filipinas. A segunda est relacionada ao surgimento da palavra intelectual posta em moda na Europa, Frana e Espanha principalmente, quando, no final do sculo XIX, homens de cincia e cultura passaram a intervir no debate pblico atravs da publicao de manifestos e presena forte na imprensa. Nessa poca, os problemas relativos Restaurao espanhola provocaram, no ambiente intelectual, reaco dos autores poltica e instituies nacionais. Manifestaram falta de confiana no sistema parlamentar, criticaram os militares e membros do clero, protestaram contra a ineficincia do governo perante a sociedade corrompida por interesses burgueses. Nesse contexto, os intelectuais tomaram para si a incumbncia de regenerar o pas, atitude que os colocava na posio de guardies crticos do Estado e da sociedade espanhola. A actuao deste sector produziu na sociedade um novo poder que actuava atravs da imprensa e opinio pblica. Arvoraram-se em superego da nao e agiram como sbios ou juzes da coisa pblica. Revelaram, nos primeiros tempos, uma tendncia progressista ante dos conservadores (Clero e Foras Armadas) e se manifestaram a favor da secularizao do ensino e da vida pblica.

A propsito do conceito de gerao, Lus Lhera relata que Azorn apropriou-se deste termo, que fora cunhado pelo ento jovem escritor Ortega y Gasset, para descrever o grupo de intelectuais do qual fazia parte, e utilizou, em 1913, a expresso: "ns, os da gerao de 98". Javier Pinedo aceita o conceito e define esse grupo de jovens intelectuais como "gerao de 98", a partir de alguns critrios. Alm da proximidade de nascimento, da formao educacional concomitante e similar, dos contactos muito frequentes nos sales e cafs principalmente, foram marcados por acontecimentos histricos importantes como a derrota na guerra de 98. Do ponto de vista literrio, recusavam os cnones da gerao anterior, a do realismo literrio, e usavam uma linguagem comum, que na maioria deles correspondia ao modernismo. Discusses estticas e literrias, polticas e sociais criaram um marco de referncias novas para interpretar a Espanha. O pessimismo crtico, as preocupaes com o futuro do pas e a consequente nfase na necessidade de regenerao foram predominantes. O resultado foi uma mudana profunda na literatura e nas artes espanholas e uma nova viso da Espanha e de seu significado histrico.

Pedro Cerezo Galn, ao abordar a "dupla crise ideolgica e intelectual do 98", destaca o surgimento de uma nova sensibilidade de amplo horizonte histrico, que se poderia designar "esprito do tempo", categoria que considera mais apta que a de gerao para caracterizar o grupo que sofreu uma mutao relevante de conscincia. A crise no era s espanhola, mas europeia, e tinha no industrialismo o seu fundamento. A reviso de crenas e valores foi, segundo o autor, decorrente de mudanas mais profundas que resultaram num mal-estar da cultura.

O duplo aspecto da crise manifestou-se na posio dos escritores de 98. Azorn se ateve situao espanhola que provocara um "grito de rebeldia, desdm em relao ao caduco, indignao frente ao oficial". Pio Baroja privilegiou a tendncia cultural mais profunda, o esprito do tempo, caracterizado pelo individualismo, injustia social, desprezo pela poltica, pelo anarquismo e pelo misticismo. Neste caso, o problema da Espanha era um problema europeu.

A obra de Miguel de Unamuno, En torno al casticismo, resultado de um conjunto de ensaios escritos em 1895, mostra que a crise era anterior ao "Desastre", que s veio a torn-la mais evidente. Menendez y Pelayo, embora no mencionado por respeito ao antigo mestre, era considerado pelo autor como o prottipo do intelectual castio, disposto a guardar as essncias da Ptria de toda contaminao estranha. Unamuno se props a mover-se fora da antinomia entre tradio e progressismo, propondo uma

sntese entre as duas tendncias. ngel Ganivet, em correspondncia pblica com Unamuno, tambm apontou para a necessidade de superao integradora das foras em litgio. Ramiro de Maeztu considerava que o problema da Espanha era o dogmatismo que significava uma afirmao integral da tradio, resultando numa atitude integrista prpria da Espanha da contra Unamuno, argumentando que a europeizao da Espanha fora eloquente mas superficial pois, no fundo dela, permanecera um sentido religioso da vida, essencialmente hispnico. Ressaltava ser necessrio superar a tradio histrica e romper com o castio temporal. A tradio castia de base religiosa e teolgica, simbolizada pela cruz e espada, produzira o controlo religioso da conscincia e dominao poltica a servio do unitarismo. A Inquisio significara a "aduana do utilitarismo castio", responsvel pelo anti moderno e pelo integrismo. Estas teriam sido as consequncias de se estabelecer a religio como vnculo social e forma de unidade poltica. Diante de to profundo problema, propunha a realizao de uma superao da personalidade castia cristalizada atravs de vrios sculos de monarquia catlica. A mudana profunda dizia respeito transformao do "carcter espanhol", imprescindvel para a regenerao do pas.

Nem reforma nem revoluo bastariam, era necessrio que na conscincia colectiva do povo se produzisse uma crise tal, capaz de provocar a cura da personalidade patolgica. A soluo, de fundo psicanaltico, pressupunha acabar com o velho eu para que, de suas runas e nutrido delas, surgisse um novo eu.

Unamundo e Maetzu tinham a mesma percepo sobre os resultados de 98: a crise tocara fundo mas no provocara a renovao desejada. O regime canovista resistira intacto a ela. Unamuno, perante a indiferena da populao, passou a manifestar frustrao com os resultados do "Desastre", que no produzira nenhuma mudana poltica. Passou a preocupar-se com o marasmo da Espanha, referindo-se ao estado de abulia, ao mal endmico do carcter espanhol. Como o mal era profundo, voltou-se, junto com seus companheiros, para a tarefa de regenerao. Como no se produzira a revoluo desde arriba, nem desde abajo, a alternativa era batalhar pela revoluo na raiz.

O impacto da crise do fim do sculo e a preocupao com os males da Espanha uniram os intelectuais espanhis da poca no desejo de regenerar a nao atravs da sua incorporao modernidade, sem perder as bases de sua identidade. A Espanha, como ptria, como realidade histrico-cultural, como convergncia de valores

espirituais, guiou os propsitos regeneracionistas. Mas eles tambm se preocuparam com a regenerao da Espanha dos pontos de vista poltico, econmico e social.

O termo regenerao, geralmente associado a condies materiais e sociais/raciais era muito difundido no Ocidente, tanto na Europa como na Amrica. Os "regeneradores" de 98 preocupavam-se com as condies materiais (econmicas, sociais e polticas) do pas, mas estiveram, acima de tudo, empenhados na regenerao espiritual da raa hispnica; a raa, neste caso, era entendida no sentido cultural.

A "gerao de 98" delineou um projecto moderno sem abandonar as bases da hispanidad. Pinedo se refere a esse projecto de identidade e modernidade espanhola como "ser outro sem deixar de ser o mesmo". Esses intelectuais foram responsveis por uma exploso literria que expressava a desolao nacional causada pelo "Desastre colonial".

Luis Lhera considera que h diferenas entre a "gerao de 98" e os "modernistas". Os primeiros se caracterizaram pela preocupao com temticas regeneracionistas e os segundos, literatos puros, preocuparam-se com a renovao do estilo. A linha divisria entre eles no muito ntida. Citando Federico de Ons, refere-se ao modernismo como uma forma hispnica de manifestao da crise universal das letras e do esprito, ocorrida a partir de 1885, com manifestaes na arte, cincia, religio, poltica, tendo como fundamento mudanas histricas.

Apesar das diferenas, Lhera considera que modernismo e gerao de 98 se cruzaram e revelaram influncias mtuas. Ambos se identificaram com movimentos de reforma. A posio intelectual da "gerao de 98" diante da histria e da vida espanhola produziram um movimento poltico e literrio nacionalista no sentido de interpretao da realidade nacional; mas aceitaram tambm as reformas estticas, literrias, de carcter cosmopolita.

Dentre os nomes da "gerao de 98", Azorn destaca, alm dele mesmo, Miguel Unamuno, Pio Baroja, Ramiro de Maeztu, Valle Inclan, Benavente, Rubn Daro. Dentre os modernistas so mencionados Valle Inclan, Benavente e Rubn Daro. Outros autores acrescentam os nomes do poeta Antonio Machado (como expresso do modernismo literrio), de Menendez Pidal (como regeneracionista, embora

pertencesse a uma gerao anterior), alm de ngel Ganivet, Ricardo Macas Picavea, Joaqun Costa, Rafael Altamira e Luis Morote.

Todos se caracterizaram, em maior ou menor grau, pelo protesto moral, pela rebeldia, pela crtica social, e foram responsveis por um renascimento literrio.

Adolfo Snchez Vazquz menciona especificidades dos autores: alguns, como Unamuno, Maeztu e Azorn, eram mais preocupados com problemas polticos, e outros, Pio Baroja, Antonio Machado e Valle Inclan, mais voltados para questes literrias.

Pedro Ribas menciona algumas caractersticas da interpretao da Espanha realizada pelo grupo. Menciona a descoberta de Castilha (feita por autores de outras regies), a indagao e anlise sobre os traos do carcter espanhol, e tambm a interpretao nova da histria da Espanha.

As propostas para a soluo da crise interna, de carcter profundo, criaram polmicas entre os "regeneracionistas" e sofreram alteraes ao longo do tempo. Unamuno propunha que, diante do marasmo, do pntano de gua estagnada e da falta de correntes vivas internas, a soluo era abrir as fronteiras da Espanha e permitir que chegassem pennsula ares da modernizao dos vizinhos: era favorvel europeizao da Espanha. Mas a partir de 1905, quando foi acometido por uma crise existencial que o fez voltar-se para a metafsica, passou a recusar as solues concretas e a enfatizar a soluo espiritual; a partir de ento, a europeizao da Espanha perdeu sentido para ele. Maeztu, na obra Hacia otra Espaa (1899), tambm props a europeizao da Espanha. Tomando como exemplos a modernizao e o progresso material da Inglaterra, Alemanha e Frana, deu nfase necessidade de solues concretas para os problemas da Espanha. Chegou a atacar Unamuno quando se tornou metafsico e criticou Ganivet pelo idealismo mas, a partir de 1911, aps uma viagem Alemanha, mudou radicalmente: aproximou-se ideologicamente dos autores que antes criticara e suas posies passaram a se caracterizar pelo subjectivismo e espiritualismo. Passou a questionar a modernidade, acusada de economicista e vulgar, alheia s expectativas espirituais. A nsia de dinheiro, afirmou o autor, era insuficiente para fazer uma nao recobrar a iniciativa histrica. Acabou cerrando fileiras com os catlicos integristas.

Por fim, a proposta identitria para a regenerao da Espanha prevaleceu sobre as solues concretas, voltadas para a modernizao de estilo europeu.

As obras mais representativas do 98 estavam impregnadas de pessimismo, e algumas delas representaram verdadeiras metforas de uma Espanha carente de vontade poltica e reservas morais.

A "gerao de 98" caracterizou-se, acima de tudo, por uma reflexo sobre a "alma" da Espanha e sobre o significado do pas na histria. Ganivet identificava a Espanha com a moral crist, esprito de independncia, individualismo indisciplinado e genialidade improvisadora; Unamuno, com o esprito castelhano. Ambos assumiam a ideia de decadncia e esgotamento do pas, acreditando que ele vivia, no final do sculo XIX, uma gravssima crise histrica, e consideravam que s a recuperao da verdadeira essncia nacional permitiria sua sobrevivncia como nao.

A Espanha representava, pois, um problema, uma preocupao e um fracasso em termos de nacionalidade. A viso de uma "Espanha negra" estava em muitos outros textos.

Castilha era, na perspectiva desses autores, a essncia mesma da nacionalidade espanhola: uma Castilha quixotesca, na concepo que Unamuno e Azorn tinham de Don Quixote; uma Castilha de paisagens desoladas e frias, tristes e nobres, campos vazios e cidades decrpitas, na poesia de Machado; uma Castilha realista, na concepo dos outros autores.

A herana de 98 foi, pois, uma reflexo ensimesmada sobre a ideia de Espanha e sua realidade histrica, como j mencionei. As manifestaes dos autores foram, desde o incio, polmicas. Eles se criticavam entre si, seja pelo pessimismo exacerbado, seja pelo diletantismo "estrangeirizante", seja pelo desdm tradio ou pela inveno de uma Espanha sombria e arruinada. A esquerda os questionava por no terem entendido que o problema da Espanha era antes de tudo um problema poltico, uma questo de democracia.

ESPANHA E AMRICA HISPNICA NO CONTEXTO DE 98


O hispano-americanismo, cujos primeiros impulsos partiram de liberais com Rafael Altamira, serviu para o restabelecimento das relaes culturais entre os pases, reintroduzindo a Amrica como factor necessrio poltica espanhola. Abriu, ainda que timidamente, o mercado americano a alguns escritores espanhis: Unamuno, Grandmontagne e Salaverria residiram por alguns anos na Amrica, estabelecendo contactos importantes e produzindo livros interessantes. A presena de Ortega y Gasset em Buenos Aires, a partir de 1916, foi extremamente produtiva para o pensamento argentino.

Mas o encontro entre Espanha e Amrica hispnica teve tambm seu lado mais questionvel. Interesses polticos e ideolgicos resultaram na produo de um discurso de exaltao nacionalista que, j em 1918, quando se celebrou o 12 de Outubro como festa da "raza" hispnica pela primeira vez, apresentou

a hispanidad como comunidade espiritual entre Espanha e Amrica. A ideia de hispanidad serviu de justificativa para projectos antidemocrticos e orientou a formao de grupos nacionalistas de extrema direita dos dois lados do Atlntico.

O 98, como exame de conscincia nacional, impulsionou o "redescobrimento" da Amrica espanhola e de seus vnculos com a cultura nacional. O reencontro das duas culturas acabou sendo denominado de hispano-americanismo. Teodsio Fernndez escreveu um artigo importante sobre a relao entre hispnicos dos dois mundos. Lembra que as dcadas finais do sculo XIX foram marcadas pelo predomnio das potncias capitalistas da Europa e Amrica (EUA) e pela expanso imperialista. A Espanha no figurava entre elas e a hispano-Amrica foi alvo da poltica de domnio externo. A actuao dos norte-americanos na guerra de Cuba acabou provocando reaco no s na Espanha mas nos pases americanos. 98, o ano da derrota espanhola, acabou adquirindo um marco histrico para as duas culturas porque tornou possvel uma nova unidade dos pases hispnicos conjuntamente marginais ante a presena do imperialismo moderno no mundo. Portanto, concluiu o autor, essa data tanto espanhola como americana. Afinal, a derrota foi compartilhada por espanhis e hispnicos da Amrica em virtude do poderio dos Estados Unidos, convertido numa ameaa que os anos posteriores confirmariam.

Entre os intelectuais americanos, os protestos contra as intervenes em Cuba no tardaram a surgir. O colombiano Jos Maria Vargas Vila escreveu Ante los brbaros em 1903, onde relembrou que eles (norte-americanos) invadiram o Mxico, aprisionaram Cuba, Haiti e Santo Domingo, conquistaram Porto Rico, despedaaram a Colmbia e roubaram o Panam. O argentino Manuel Ugarte em El porvenir de la Amrica espaola (1910), e em muitos outros escritos, considerou que os males das naes latino-americanas derivavam da fragmentao e vassalagem colonial e semicolonial imposta pelas potncias imperialistas.

No final do sculo XIX teve lugar, tanto na Europa como na Amrica, uma ampla polmica entre saxonismo e latinismo. Autores como Gustave Le Bom, em Leyes psicolgicas de la evolucin de los pueblos (1894), Edmond Demolins, na obra En que consiste la superioridad de los anglosajones (1897), e muitos outros, procuravam ressaltar a superioridade dos anglo-saxes em relao aos povos latinos. A vitria norte-americana sobre a Espanha confirmava essas teses.

Na Amrica hispnica, muitos autores, que procuraram interpretar as causas do atraso dos seus pases, utilizaram essa tese. O argentino Carlos Octvio Bues, em Nuestra Amrica (1903), denunciou os defeitos das raas hispnicas e indgena: preguia, tristeza e arrogncia constituam, para o autor, os traos prprios do carcter das raas inferiores.

Mas os intelectuais que estiveram na Espanha ou mantiveram contacto com os regeneracionistas foram atrados por suas inquietaes renovadoras. Identificaram-se com os povos que enfrentavam problemas semelhantes aos seus (pobreza do solo, atraso econmico, deficincias administrativas e partidrias, defeitos do carcter nacional) e esboavam projectos para solucion-los. Os acontecimentos de 98 facilitaram a aproximao entre os reformadores de um lado e outro do Atlntico, decididos a superar as deficincias e lutar pelo progresso de suas respectivas naes. Em poca anterior, muitos intelectuais e polticos haviam proposto a americanizao da Amrica hispnica como forma de superar o "atraso", mas as agresses norteamericanas da segunda metade do sc. XIX foram produzindo, pouco a pouco, uma inverso de valores que acabou provocando um sentimento pr-latinidade, a incluindo os franceses e espanhis. A valorizao da tradio latina veio acompanhada da construo de uma imagem negativa dos EUA. Modernistas franceses, como Jean Marie Guyau, identificaram as grosseiras correntes materialistas do sculo com o "americanismo", e Ernest Renan criou, para caracteriz-las, o smbolo de Calibn. O

termo no tardou a difundir-se. Rubn Daro, em visita a Nova Iorque, em 1893, afirmara que Calibn reinava na ilha de Manhattan, em So Francisco, em Boston, em Washington, em todo o pas. O franco-argentino Paul Groussac e o argentino Roque Senz Pea criticaram "a agresso do yanquee contra la hidalga y hoy agobiada Espaa".

Mas Daro era o mais veemente. Em 1898 escreveu um breve texto "El triunfo de Calibn", no qual caracteriza os estadunidenses como "brbaros, comedores de carne crua, cclopes, bestiais, grosseiros que vo por suas ruas empurrando-se e roando-se de forma animalesca, caa do dlar". "No posso, nem quero estar perto desses bfalos de dente de prata, so inimigos meus, so os que aborrecem o sangue latino."

O poeta que foi pouco a pouco deslizando do saxonismo para o latinismo, radicalizou suas posies em 98. No dirio La Nacin, de Buenos Aires, do qual foi correspondente na Espanha a partir do final de 1898, escreveu sua primeira crnica demostrando esse sentimento de solidariedade em relao ao vencido que surgiu aps a derrota de 98:

De novo em marcha, em direco ao pas materno que a alma americana americanoespanhola h-de saudar sempre com respeito, h-de querer com carinho profundo. Porque se j no a antiga poderosa, a dominadora imperial, cabe am-la em dobro; e se est ferida, estende a mo a ela muito mais.

Do encontro de Rubn Dario com Unamuno surgiu o par que se destacou pela constituio de uma rede de contactos, correspondncias, comentrios e circulao de obras e pessoas interessadas pelo ibrico e o americano no comeo do sculo. Nesses anos viajaram ou se instalaram na Espanha numerosos intelectuais latinoamericanos, e espanhis vieram para a Amrica Latina onde permaneceram por algum tempo. Maeztu e Baroja escreveram textos sobre este continente; Unamuno destacou o parentesco maior da Espanha com a Amrica hispnica e salientou a vantagem de uma aproximao espiritual entre os povos de lngua castelhana. Rafael Altamira, que tambm se destacou pela preocupao com a Amrica, foi inspirador de poltica culturais visando a maior contacto entre esses dois mundos. Enfatizou a necessidade de fazer crescer o prestgio espanhol entre os povos americanos de origem hispnica e convenc-los da importncia de conviverem espiritualmente.

Rubn Daro, quando sediado na Argentina, props a unidade dos latinos contra o inimigo comum os Estados Unidos. Afirmou que apesar de ter-se declarado pela Cuba livre, acompanhando-a em seu sonho, tornou-se amigo da Espanha no momento em que a viu agredida por um inimigo brutal, que fez uso da violncia, da fora e da injustia.

Naquele momento, a Espanha, filha de Roma e irm da Frana, passou a ser vista como parte de uma verdadeira tradio ibero-americana: a tradio latina. Muitos outros adoptaram a defesa da latinidade. Vargas Vila escreveu que as possibilidades de sobrevivncia dos pases latino-americanos estavam relacionadas com sua capacidade de conseguir a unio com a "Me Ptria" e a aproximao com a "Itlia e a Frana, as filhas mais velhas da raa. Neste caso, a palavra raa no tinha uma conotao tnica pois estava relacionada a civilizao e ideais compartidos. Foi nessa atmosfera que se gestou Ariel, obra publicada em 1900. O uruguaio Jos Antnio Rod levou mais longe a contraposio entre anglo-saxes e latinos.

Nesse livro Rod reiterou a viso dos Estados Unidos como reino de Calibn, onde o utilitarismo havia afectado negativamente os valores espirituais e morais e, atravs da figura de Ariel, procurou recuperar a latinidade. Assim se concretizava uma nova mensagem regeneracionista, destinada a enfrentar os perigos de um tempo de decadncia, fruto do bestial materialismo do fim do sculo. Durante mais de duas dcadas o arielismo constituiu uma espcie de "evangelho latino-americano", citado e seguido por inmeros escritores. Transformando-se em corrente de pensamento, contribuiu para consolidar as esperanas na raa latina, associada ao idealismo e contrria ao mercantilismo utilitrio dos EUA, definido por Rod como "nordomania" que afectava muitos intelectuais latino-americanos.

Na Argentina, o centenrio da Revoluo de Maio de 1810 (momento da primeira declarao de Independncia) deu ensejo a reflexes em torno das origens nacionais. Nessa poca, havia uma nova gerao de escritores que se mostrou preocupada com a possibilidade de perda da identidade nacional devido entrada macia de imigrantes estrangeiros. Diante do "crisol de razas", as razes hispnicas foram recuperadas. A primeira corrente de pensamento nacionalista, que se firmou no pas no incio do sculo XX, tinha afinidades com os regeneracionistas espanhis. A herana espanhola assumia uma significao nacionalista ao integrar-se na busca de identidade prpria, perdida no passado indgena e colonial, mas considerada ainda viva na atmosfera tradicional das provncias menos afectadas pela imigrao e pela modernizao

corruptora. Os autores procuraram recuperar a Argentina verdadeira e eterna para com ela fazer frente aos perigos e inseguranas acarretados pelas transformaes da poca.

Escritores como Ricardo Rojas e Manuel Glvez tornaram-se representativos desse momento. Eles aprofundaram as crticas ao projecto liberal oligrquico que servira de base construo da Argentina moderna. Glvez exaltou a tradio hispnica, vista como base da argentinizao do pas. Na alma da raa e na antiga grandeza espiritual, a nao encontraria recursos para abordar a espiritualizao da conscincia nacional como remdio contra o materialismo que imperava no pas. Ricardo Rojas tambm se ops ao materialismo e props o estudo da histria para fomentar o nacionalismo; para o autor, a nacionalidade representava a conscincia de uma personalidade colectiva.

Os nacionalistas argentinos desse perodo formavam um grupo que, segundo Glvez, exercia uma misso semelhante que teve na Espanha a gerao de idelogos surgida depois do "Desastre". Como decorrncia desse intercmbio de ideias, segundo Fernandez, os hispano-americanos passaram a ver seus pases como um problema, sobretudo moral, segundo Maeztu. Tambm se sentiram estimulados a desprender-se das matrizes de pensamento positivista-cientificista para interpretar a realidade nacional e trabalhar pela reconquista dos valores espirituais perdidos, distanciando-se dos interesses materiais. Os autores dessa poca dialogaram com os espanhis e com os idelogos da nova direita nacionalista francesa: Charles Maurras, Maurice Barrs e outros.

A mudana de viso da Espanha com relao Amrica e vice-versa se deu a partir de acontecimentos ocorridos nesses dois mundos: no que se refere ao mundo espanhol, preciso levar em conta que a actuao conjunta de intelectuais hispanoamericanos, como Rubn Daro, com os espanhis no projecto regenerador foi muito importante; no mundo americano, h que ser considerar que a chegada de inmeros imigrantes espanhis na Amrica, a partir da segunda metade do sculo XIX, alterou a viso que os americanos tinham do poder da metrpole e de seus filhos colonizadores. O intercmbio intelectual aproximou espanhis e hispano-americanos. Alm disso, a animosidade contra os EUA era um denominador comum.

A presena dos norte-americanos na Amrica Latina desde a independncia de Cuba teve importncia no despertar da simpatia pela Espanha nas repblicas hispanoamericanas.

Segundo Eduardo Devs, a emergncia dos EUA como pas expansionista e imperialista deu origem a teses identitrias que reconheciam no latino, em geral, e no hispano, em particular, um componente real e legtimo do que era a "nossa Amrica". Lembra que, para Daro, tanto quanto para Rod, o latino estava marcado pelo signo da cultura, da civilizao e do esprito, elementos que "todos levamos dentro de ns e que nos pertence".

O autor procurou mostrar que os contactos dos latino-americanos com a Espanha no plano intelectual foram configurando uma rede de solidariedade na qual americanos e peninsulares teceram laos identitrios a partir de ideias e sensibilidades comuns. Para Devs, essa solidariedade que significa imaginar ou (re)imaginar uma identidade, mesmo que seja parcial, s possvel a partir da definio de um inimigo comum. Nesse sentido, o latinismo e o iberismo s se configuraram como tais na medida em que passaram a identificar o saxo como um inimigo e, s vezes, at como um brbaro ou como um inferior.

No se pode afirmar que essa viso identitria dos regeneracionistas fosse plenamente progressista e democrtica, mas enquanto os debates permaneceram no plano da cultura e da mentalidade, as crticas situao vigente, controlada pelos conservadores, foram frequentes. Porm, com o passar do tempo, diante do recrudescimento dos conflitos sociais e polticos e da evoluo do quadro europeu no sentido de uma radicalizao entre esquerda e direita, os regeneracionistas tanto da Europa como da Amrica foram se definindo ideologicamente no sentido da extrema direita. Poucos permaneceram no quadro do liberalismo poltico. o que pretendo mostrar a seguir.

A GERAO DE 98 E A POLTICA

A "gerao de 98" tentou aproximar a Espanha da modernidade, ou seja, da razo, da democracia, do progresso econmico. Mas, num segundo momento, seus integrantes chegaram concluso de que a verdadeira salvao estava na afirmao da identidade espanhola e se propuseram a resgatar a hispanidad.

Esses intelectuais viveram um perodo de crise global. Enquanto jovens, conviveram com as ideias de Marx, Spencer, Nietzsche, Schopenhauer, aproximaram-se dos anarquistas, dos socialistas, mas acabaram por se tornar conservadores indo ao encontro de solues pessoais, no plano da metafsica, ou polticas, junto aos sectores da extrema direita. Na juventude, lutaram pela abertura da sociedade espanhola, mas na maturidade, a maioria optou pelo refgio no passado hispnico. O projecto regenerador transformou-se num assunto de identidade nacional.

O "Desastre" produziu uma catarse colectiva que permitiu gerar a ideia de ressurreio da Espanha. O pessimismo e viso crtica iniciais resultaram numa explcita atitude de denncia poltica e social. Alguns membros de "98" chegaram a se identificar, por um certo tempo, com as correntes de esquerda. Unamuno militou em agremiao socialista e escreveu artigos influenciados pelo marxismo no semanrio "La lucha de Clases"; em sua trilogia intitulada La lucha por la vida (La lucha, Mala yerba, Aurora Roja). Baroja romanceou o baixo mundo de Madri, os bairros e as classes marginais e o anarquismo. Azorn denunciou a fome e a greve em Andaluzia em artigos escritos em 1905. importante lembrar que o anarquismo era forte na Espanha dessa poca, sobretudo na Catalunha.

A "gerao de 98" demonstrava grande descontentamento em relao poltica oficial. Galds, autor da gerao anterior, mas tambm crtico da poltica Restauradora, escreveu que a Restaurao inaugurara os tempos bobos. Nessa poca, houve um perodo de pacificao poltica na Espanha que o autor definiu como "paz boba e medocre". Unamuno se queixava do marasmo. Mas durante o perodo da Restaurao modernizadora, a classe operria, ligada ao processo de industrializao recentemente iniciado, comeou a manifestar-se atravs de organizaes anarquistas e socialistas.

A questo social veio tona e o governante Canovas se referia a ela como "a enorme questo do proletariado". Em 1868 j actuava na Espanha a I Internacional, em 1879 foi fundado o Partido Socialista e em 1888 foi fundada a CGT; dois anos depois, o 1 de Maio j se manifestava como um grande acontecimento, e as greves comearam a se suceder. Sobre o 1 de Maio de 1895, Galds afirmou: "Estamos sobre um vulco, ou seja, estamos sobre o 1 de Maio, dia tremendo, no qual a greve universal dos operrios h-de colocar no terreno prtico o problema mais grave do sculo: a questo social, a luta entre o capital e o trabalho".

Os intelectuais de 98 eram bem jovens nesse perodo de desenvolvimento capitalista intenso e de surgimento do socialismo. Maeztu escrevera sobre o capitalismo basco e se declarara socialista. Azorin era simpatizante do anarquismo. Unamuno, em 1891, j dono da ctedra de grego na Universidade de Salamanca, ainda se identificava com o socialismo e continuava escrevendo no jornal La lucha de clases de Bilbao. Esses autores, que se manifestavam amide atravs da imprensa, assistiam com entusiasmo aos conflitos sociais do Pas Basco e da Catalunha.

Por ocasio do episdio de Cuba, os anarquistas e socialistas se manifestaram contra a guerra e denunciaram a injustia em torno do servio militar obrigatrio que s penalizava os pobres. Os jovens intelectuais tambm fizeram crticas radicais ao sistema colonial espanhol. Maeztu, ainda que manifestasse um certo sentimento patritico em 1898, ante a interveno yankee na guerra, escreveu muitas pginas condenando o envio de gente do povo para lutar em Cuba. Unamuno criticou fortemente o vo patriotismo e defendeu o direito de independncia dos cubanos, porto-riquenhos e filipinos. Era anticolonialista e anti-racista. Discutiu o assunto da guerra em vrios artigos publicados no La lucha de clases, de Bilbao.

Ao mesmo tempo que os conflitos sociais foram crescendo, sobretudo nas regies mais industrializadas como Catalunha e Pas Basco, nelas tambm comearam a ocorrer movimentos nacionalistas perifricos que se insurgiam contra o poder central. O quadro espanhol mostrava-se bastante complicado no incio do sculo XX.

Carlos Blanco Aguinaga, referindo-se gerao de 98, comenta que, a partir do incio do sculo XX, vrios de seus membros derivaram para um pessimismo vital que foi se acentuando ao longo dos anos. Baroja, Azorn e Maeztu foram assumindo posies polticas cada vez mais reaccionrias. muito provvel que a derrota da Espanha na guerra tenha tido um impacto negativo sobre esses homens.

Comentando o pessimismo cada vez mais acentuado de Pio Baroja, Antonio Elorza associa essa postura ao impacto do "Desastre".19 A evoluo ideolgica da "gerao de 98" era impressionante. Quase todos, excepto o poeta Antonio Machado e Valle Inclan, alis os que menos se envolveram com a poltica e mais se dedicaram questo esttica, abandonaram suas primeiras ideias. Vrios apoiaram directa ou indirectamente o franquismo.

Azorn criticava Unamuno por no ter mais f no socialismo. Ele e Baroja faziam manifestaes explosivas na imprensa contra militares, polticos e curas.

Baroja teve ambies polticas. Candidatou-se a cargos pblicos mas no foi bemsucedido, e por isso passou a ser contra a actividade poltica. Azorn, que criticara Unamuno pela sua falta de firmeza no apoio ao socialismo, foi deputado pelo Partido Conservador e ministro da Instruo Pblica em governos conservadores; apoiou o republicanismo durante a 2 Repblica, mas acabou se arrependendo. Tornou-se conservador e chegou a elogiar Franco.

A mudana poltica de Masztu foi mais radical. Ao aceitar ser embaixador de Primo de Rivera na Argentina, abjurou seu livro Hacia outra Espaa, escrito em 1899. Passou a teorizar sobre a hispanidad numa perspectiva catlica e imperial. Com o advento da 2 Repblica, certa vez comentou o seguinte sobre esse livro que escrevera: "Todas as suas pginas merecem ser queimadas, mas o ttulo expressa o ideal de 98 e o de agora." A "outra Espanha" era a da Aco Catlica ou a da Renovao espanhola? indaga Federico Alvarez, autor do texto Evoluo poltica da gerao de 98.

Com o desenrolar dos acontecimentos polticos na Espanha, Maeztu tornou-se idelogo da extrema direita. De socialista, crtico do capitalismo, acabou como um dos fundadores do partido de extrema direita "Renovao espanhola", e teceu loas ao franquismo. Ortega y Gasset havia dedicado obra Meditaciones de Quijote (1914) a Maeztu, mas eliminou a dedicatria na segunda edio porque o companheiro passara de armas e bagagens para o campo da monarquia e da ditadura de Primo de Rivera. Quando foi a Buenos Aires, Ortega mandou pedir que o embaixador Maeztu no fosse assistir sua conferncia conta melancolicamente o prprio Maeztu.

Unamuno, cabe lembrar, viveu uma crise espiritual que o direccionou para a metafsica. Mas no deixou de manifestar-se e tomar partido diante da poltica

nacional. Foi contra a ditadura de Primo de Rivera e, por isso, sofreu priso e exlio por 7 anos; voltou com honras e glrias, mas no se sabe se voltou republicano. Em 1931, j na posio de reitor de Salamanca, atacou os republicanos e elogiou o regime da Restaurao. Encontrou-se com Primo de Rivera e assistiu a uma manifestao da Falange. O triunfo eleitoral da Frente Popular em 1936 j fazia vislumbrar o espectro da guerra; em 18 de Julho deu-se a sublevao do exrcito contra o poder legtimo da Repblica: Unamuno se juntou publicamente aos militares sublevados e aceitou ser conselheiro da Cmara Municipal salmantina. Alm de calar-se ante o assassinato de um amigo e colega, presidiu o comit depurador de professores e intelectuais da Provncia. Justificou a sublevao "para defender nossa civilizao crist ocidental que formou a Europa, contra a ideologia oriental destrutora".

Logo depois, foi destitudo do cargo de reitor e submetido a priso domiciliar. Morreu em Dezembro de 1936. Nos ltimos dias de sua vida repudiou o franquismo.

Valle Inclan, ao contrrio, partiu do carlismo mas acabou se encantando com os revolucionrios mexicanos e russos. Na Espanha, identificou-se com a Repblica e com a Frente Popular. Antonio Machado, formado num ambiente liberal laico, no manifestava interesse pela poltica mas, no final, assumiu compromisso com a Frente Popular durante a Guerra Civil.

Como explicar tantas transformaes? Cabe lembrar que nesse nterim os conflitos sociais e polticos se aguaram na Espanha. Nas mesmas regies onde o socialismo ganhava terreno, fizeram tambm violenta irrupo os autonomistas catalos, bascos e galegos. As greves se sucediam nessas localidades, e em 1917 ocorreu a greve geral com durao de uma semana. A represso resultou em 80 mortos, 150 feridos e 2.000 detidos. A influncia da Revoluo Russa entusiasmava a classe operria e seus lderes. Nas manifestaes de apoio aos grevistas presos ouviam-se os "Vivas Rssia". Enquanto isso os defensores e simpatizantes da ordem se apavoravam.

Com o advento da Repblica, alguns representantes de 98 se uniram em torno dela. Mas quando os partidos de esquerda se situaram no comando do movimento republicano, houve reaco dos intelectuais. Baroja passou a escrever improprios contra a Repblica. Logo depois, Unamuno fez o mesmo. Depois de um alarde antifranquista, respaldou, em 1936, a sublevao militar e depois se arrependeu. Nas vrias fases de sua vida, caracterizou-se pelo pessimismo.

Alis, o pessimismo foi uma das principais caractersticas da gerao de 98. Na juventude eram pessimistas em relao ao statu quo e, posteriormente, quanto a qualquer possibilidade de mudana significativa. Acabaram marcados pelo cepticismo terico e vital. Cabe aqui lembrar, citando William James, que o pessimismo essencialmente uma enfermidade religiosa porque implica uma exigncia absoluta e integral de sentido que nunca encontra nenhuma resposta satisfatria. O resultado do pessimismo consistiu, como observa Galn, numa seduo fantica pelo nada. Como na Espanha, s vsperas da Guerra Civil, no havia espao para o nada, vrios intelectuais da "gerao de 98" acabaram navegando para a outra margem do rio, a margem direita onde melancolicamente terminaram seus dias, contemplando o vazio da existncia ou lutando do outro lado da trincheira, como foi o caso de Maeztu. Este autor sugeriu que seus escritos poderiam ser queimados. No foi o nico na histria a renegar o que escreveu. Mas os intelectuais no renegam seus escritos impunemente, pois a histria acaba por resgat-los.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742003000200003&lng=pt&nrm=iso&userID=-2

Вам также может понравиться