Вы находитесь на странице: 1из 5

BACTRIA

DOENA
A acne ocorre quando orifcios minsculos na superfcie da pele, chamados de poros, ficam obstrudos.A acne mais comum em adolescentes, mas pode acontecer em qualquer idade.

TRATAMENTO
Limpe a pele com um sabonete neutro e hidratante. Retire a maquiagem. Lave sempre o rosto. Evite esfregar ou lavar a pele repetidamente.Lave os cabelos diariamente. Pode ser tratada com antibiticos como penicilina, tetraciclina, eritromicina e ciprofloxacina, ou por via intravenosa com antibiticos associados como penicilina e estreptomicina.

PREVENO
Evitar espremer espinhas e cravos;Lavar as reas predispostas somente duas vezes ao dia;Utilizar produtos suaves para higiene do rosto;Evitar maquiagens pesadas. Medidas de sade pblica para prevenir contato com animais infectados so essenciais. H uma vacina que est disponvel para pessoas de alto risco (como veterinrios, tcnicos de laboratrio e soldados).

ACNE

ANTRAZ

uma doena infecciosa que afeta animais, (tais como cabras, gado, ovelhas e cavalos), mas pode ser transmitida para humanos pelo contato com animais infectados.

BLENORRAGIA

uma (DST) cuja principal caracterstica asecreo de pus pela uretra. O perodo de incubao de aproximadamente cinco a nove dias e, enquanto ainda se apresenta assintomtica, bastante contagiosa.

So utilizados antibiticos e, nos casos mais srios, a internao pode ser necessria.Parceiros sexuais devero procurar auxlio mdico, a fim de verificar a presena da bactria.

Uso da camisinha essencial. Exames de rotina especficos devem ser feitos, tambm pelas mulheres de vida sexual ativa e sem parceiro fixo - em vista da gravidade da doena e suas no manifestaes. importante a vacinao anual contra o vrus causador da gripe, uma vez que esta pode piorar a doena. indicado tambm o uso da vacina contra o pneumococo, que a principal bactria causadora de infeces respiratrias.

BRONQUITE

uma inflamao dos brnquios causada, geralmente, por uma infeco. A bronquite pode ser grave em pessoas com doenas crnicas que sofrem de afeces cardacas ou pulmonares e tambm em pessoas de idade avanada.

Os adultos podem tomar aspirina ou paracetamol para baixar a febre e aliviar o mal-estar, mas as crianas devem tomar somente paracetamol.Nas crianas, a amoxicilina o frmaco preferido habitualmente.

BRUCELOSE

Tambm conhecida por febre de Malta ou ondulante uma doena crnica causada pelas bactrias do gnero Brucella, transmitida pelos laticnios no pasteurizados.

Na brucelose clinicamente tpica, solicita-se a diluio de amostra srica previamente negativa, para excluir o efeito da pr-zona; ttulos drasticamente altos so falsos negativos, a menos que sejam diludos.

A pasteurizao do leite eficaz na destruio das bactrias, mas a melhor forma de preveno o tratamento das infeces nos animais, ou a sua eliminao e destruio.

CISTITE

uma inflamao na bexiga, causada por infeco de bactrias naturais da flora intestinal.Muitas vezes usada como sinnimo de infeco do trato urinriopor leigos e at por mdicos, pode ter outras causas, como qumica ou quimioterapia.

Beba bastante Se baseia na eliminao da infeco lquido.Experimente sucos bacteriana pelo uso de antibiticos, de plantas com bagas (arando como as quinolonas (como o vermelho, norfloxacino, ciprofloxacino). Alm cranberry).Aumente suas disso, o mdico pode prescrever defesas, atravs da sauna, e medicamentos para controlar a dor e de uma alimentao saudvel, outros sintomas. composta de frutas que so ricas em vitaminas.

CLERA

uma doena causada pelo vibrio colrico (Vibrio cholerae), uma bactria em forma de vrgula ou vibrio que se multiplica rapidamente no intestino humano produzindo uma potente toxina que provoca diarria intensa.

O soro fisiolgico ou soro caseiro para repor a gua e os sais minerais: uma pitada de sal, meia xcara de acar e meio litro de gua tratada. No hospital, administrado de emergncia por via intravenosa soluo salina.

Beba sempre gua potvel.Lave bem as frutas e vegetais antes de comer; Coma alimentos bem cozidos, principalmente verduras e marisco; Descasque frutas e vegetais; Tome precaues com relao a alimentos derivados do leite, como queijos e sorvetes;

COQUELUCHE

uma doena altamente contagiosa e perigosa para crianas causada pelas bactrias GramnegativasBordetella pertussis e Bordetella parapertussis (geralmente com sintomas mais ligeiros), que causa tosse violenta contnua e dolorosa.

As crianas so vacinadas contra a coqueluche. A vacina A preveno com vacina, obrigatria contra coqueluche ( includa na antiga trplice agora, combinada com as vacinas pentavalente) a nica medida contra a difteria e o ttano, a eficaz. O tratamento vacina DTP (difteria-ttanocom antibiticos como macroldeos pertssis). O mais eficaz se administrado durante antibitico eritromicina a fase catarral. administrado como medida profiltica.

ERISIPELA

uma infeco cutnea causada geralmente por bactrias de tipo streptococcus do grupo A e aureus encontradas em sunos.Cursa usualmente com eritema, edema e dor.

feito com a penicilina G cristalina, podendo-se ainda lanar mo das cefalosporinas ou eritromicina e clindamicina no caso de pacientes alrgicos penicilina. A terapia com anticoagulante est indicada.

Secar bem entre os dedos aps o banho.Usar meias limpas todo dia.Usar p, spray ou cremes nos ps para evitar fungos;Evitar traumas na pele ou calados irregulares que possam causar bolhas.

ESCARLATINA

uma doena infecciosa causada pelo estreptococo beta hemoltico do grupo A, que atinge principalmente ascrianas, em sua maioria meninos, sendo a bactria sensvel penicilina, entre outros antibiticos.

atravs da administrao de antibiticos, constituindo a penicilina, ainda hoje, o frmaco de primeira linha, dada a ausncia de resistncia documentada.

Existem maneiras melhores ao invs de tratar adequadamente, prevenir. Com a preveno, a doena no se instala. Para prevenir a escarlatina preciso evitar contato com pessoas que estejam infectadas pela doena.

FEBRE MACULOSA

uma doena febril aguda, de gravidade varivel, causada pela bactria Rickettsia rickettsii e transmitida pela picada docarrapato da espcie Amblyomma cajennense .

Tem cura desde que o tratamento com antibiticos (tetraciclina e cloranfenicol) seja introduzido nos primeiros dois ou trs dias. O ideal manter a medicao por dez a quatorze dias.

Evite o contato com carrapatos. use roupas claras porque facilitam enxergar melhor os carrapatos. coloque a barra das calas dentro das meias e calce botas de cano mais alto

FEBRE REUMTICA

uma doena reumtica, inflamatria e que afeta as articulaes. Sua origem est relacionada resposta do organismo mediante a infeces pelo estreptococo, ou seja, de origem autoimune.

O repouso recomendado por um perodo de 2 a 3 meses. O paciente com poliartrite sem cardite deve fazer uso de anti-inflamatrio no hormonal, como cido acetilsaliclico por 2 semanas e reduzir a dose gradativamente.

Fazer o tratamento logo que a faringite estreptoccica seja diagnosticada, porm a realidade socioeconmica do pas, determinada pela desigualdade social, dificulta o acesso da populao aos procedimentos e exames.

FURNCULO

uma doena de pele causada pela infeco dos folculos pilosos, resultando numa acumulao localizada de pus e tecido morto. Furnculos individuais podem juntar-se e formar uma "rede" interconectada chamada carbnculo.

Limpe a regio em volta do furnculo com uma soluo desinfectante. Aplique compressas quentes e midas de gua com sal. Evite mexer no pus eliminado pelo furnculo.

Uso de antibitico para tratar todos os episdios que ocorram; Limpeza da pele com substncias antispticas;Lavagem frequente das mos; Uso de toalhas limpas; Trocas frequentes de fronhas e roupas ntimas;

HANSENASE

causada pelo bacilo de Hansen, o Distribuio de remdios so Mycobacterium leprae: um gratuitos e, ao contrrio do que parasita que ataca a pele e nervos muitas pessoas podem pensar, em perifricos, mas pode afetar face do estigma que esta doena tem, outros rgos como o fgado, os no necessrio o isolamento do testculos e os olhos. No , paciente. portanto, hereditria.

a informao sobre os sinais e sintomas da doena, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fcil e rpida ocorrer a cura.

GARDNERELLA

So duas bactria que quando multiplicam-se de forma desordenada causam uma infeco vaginal conhecida popularmente como Vaginose bacteriana.

feito com a toma de remdios antibiticos como Metronidazol, Secnidazol ou Azitromicina tomados via oral, ou pomadas que devem ser aplicadas no local.

Recomenda-se o uso de preservativos em todas as relaes e uma boa higiene ntima diria, onde lava-se somente a regio genital externa com sabonete neutro ou apropriado para a regio.

Colgio da Policia Militar- Unidade Dendezeiros Aluna: Larissa Lcia de Jesus Ano: II I Professor: Beijamim

TABELA: Bactrias Causadoras de Doenas Humanas

Salvador-BA Maro-2013

Вам также может понравиться