Вы находитесь на странице: 1из 13

CLASSE HOSPITALAR: UM ESPAO DE CONSTRUO DO CONHECIMENTO E INCLUSO DA PESSOA HOSPITALIZADA

Juclia Brasil Gomes de Oliveira1 EIXO TEMTICO: Educao e Incluso Social RESUMO: O referido artigo trata da necessidade da firmao de polticas pblicas educacionais, voltadas s crianas, jovens e adolescentes em situao de internamento ou atendimento pedaggico domiciliar, a partir da implantao do servio de Classe Hospitalar nos hospitais pblicos do estado de Sergipe. Refletiremos tambm sobre os aspectos necessrios para formalizar essa ao pedaggica a partir do cumprimento das exigncias previstas em leis e decretos que regulamentam o referido servio. Dialogaremos com autores como Gorayeb (2001), Gonalves (2001), Mazzotti (1998) e Libneo (2000), que nos convida a refletir sobre os benefcios educacionais e, principalmente, emocionais, trazidos aos pacientes a partir da implantao do referido servio e sobre o papel social da escola e o papel da Pedagogia e do pedagogo nesse contexto. Daro sustentao legal, a Constituio Federal Brasileira, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educao), resolues, entre outros. PALAVRAS CHAVE: Classe Hospitalar; polticas pblicas e incluso SUMMARY: The article addresses the need of educational firmao public policy, aimed at children, youth and adolescents in hospital or care home teaching from the service deployment Class Hospital in public hospitals in the state of Sergipe. Also will reflect on the issues necessary to formalize this pedagogical action from compliance with the requirementsof laws and decrees regulating that service. Dialogaremos with authors such as Gorayeb (2001), Gill (2001), Mazzotti (1998) and Libneo (2000), who invites us to reflect on the educational benefits and, especially, emotional, brought to patients since the implementation of that service and about the social role and the role of pedagogy and the pedagogue in this context. Give legal support, the Brazilian Federal Constitution, he LDB (Law of Guidelines and Bases of Education), resolutions, among others. KEYWORDS: Hospital Class, and inclusion policies.

____________________________________
1. Pedagoga e Ps Graduada em Educao Inclusiva pela Faculdade Pio Dcimo. Funcionria Pblica da Rede Estadual de Educao, professora da Sala de AEE, coordenadora e diretora da Renovar Apoio Pedaggico em Educao Especial e coordenadora do Plo de pr-vestibular Dom Luciano (PRESEED/SE).

INTRODUO Toda sociedade sabe que a Educao o melhor caminho para reduzirmos os diversos problemas sociais e educacionais que historicamente afligem grande parte de nossa populao, principalmente das classes menos favorecidas economicamente. O que justifica no somente a preocupao, mas a necessidade de polticas pblicas que ampliem o acesso educao formal, bem como a viabilizao de aes que promovam a melhoria na qualidade do ensino oferecido. A educao, como sabemos, um direito garantido a todos os brasileiros por meio da Constituio Federal Brasileira. E quando falamos em todos, certamente inclumos as crianas, jovens, adolescentes, indgenas, quilombolas, adultos, idosos, carcerrio, pessoas com deficincia, enfermos em longos tratamentos ambulatoriais e/ou hospitalares, entre outros. O direito educao se expressa como direito aprendizagem e escolarizao, traduzido, fundamental e prioritariamente, pelo acesso escola de educao bsica, considerada como ensino obrigatrio, de acordo, como j dissemos, com a Constituio Federal Brasileira, no seu art. 205. Nosso trabalho, com base na pesquisa bibliogrfica, segundo Gil (2002), que tem como objetivo explicitar e construir hipteses acerca do problema evidenciado, aprimorando as idias, fundamentando o assunto em questo abordado na pesquisa travs de um levantamento bibliogrfico; oferece reflexes sobre a necessidade da da efetiva implantao do servio de Classes Hospitalares nos hospitais pblicos do estado de Sergipe, levando em considerao as especificidades educacionais das crianas e adolescentes enfermos e internos por longos perodos nos hospitais, bem como garantir a esses educandos o direito de continuar estudando ainda que estejam impossibilitados de frequentar regularmente a escola. Baseada na abordagem qualitativa que, segundo Trivios (1992), a mais adequada para ser realizada no mbito da educao por procurar desenvolver o fenmeno sem interferir no mesmo, observando-o na tentativa de que este revele alguns fatos que auxiliem no seu entendimento.

Assim compreendemos que a abordagem utilizada nesta pesquisa a que melhor se enquadra ao objeto de estudo que estamos pesquisando, pois como nos afirma Minayo (1994), ela nos responde questes muito particulares com um universo de significados que no podem ser quantificados porque se caracterizam pela subjetividade que somam um conjunto de crenas, valores, aspiraes e atitudes que no podem ser reduzidos operacionalizao de variveis. Quando conseguimos transformar o ambiente hospitalar num lugar mais aconchegante e alegre, oportunizando as crianas, na medida do possvel, atividades que faziam parte de sua rotina como estudar, jogar, falar, sorrir, estudar, assistir televiso, ler, entre outras, o tratamento de sade se torna bem mais eficaz. Constitui o objetivo geral desta pesquisa, apresentar um estudo sobre a necessidade da implantao do Programa de Classe Hospitalar nos hospitais pblicos do estado de Sergipe, inserindo atividades escolares no cotidiano das crianas e adolescentes internados em longos tratamentos de sade, com o intuito de oferecer um ambiente menos hostil em virtude das circunstncias a que esto sendo submetidos, alm de prepar-los para a volta escola, garantindo, dentro do possvel, o aprendizado, a fim de que o ano letivo desses educandos no fique prejudicado. Ainda que tenhamos em nosso estado, principalmente no HUSE (Hospital de Urgncia de Sergipe), servios de recreao e apoio educacional prestados por ONGs e/ou por voluntrios ou funcionrios pblicos da rede estadual da educao, ainda no h implantado o servio de Classe Hospitalar propriamente dito, com toda organizao estrutural e ambiental, profissionais e direcionamento de recursos, com a efetiva firmao de parcerias entre as secretaria de educao e sade. A existncia desse servio durante o perodo da internao importante para a recuperao da sade da criana e do adolescente, j que reduz a ansiedade e o medo advindos do processo de doena. De acordo com Zannon (1999, apud Gorayeb, 2002:9), no a separao em si que causa danos s crianas, mas o que ela representa em termos de ausncia de condies favorecedoras ao seu desenvolvimento. O Programa Classe Hospitalar visa minimizar tais efeitos negativos, alm de ter uma funo pedaggica, por aumentar as chances de reintegrao da criana ou adolescente na volta para a casa e para a escola. Conforme relata Kain (1998, apud Gorayeb, 2001:270), a literatura mostra que programas de apoio e informao s crianas antes das cirurgias melhoraram sua recuperao no ps-cirrgico.

Gonalves (2001) inclui a Classe Hospitalar entre as mudanas desencadeadas pelo processo de humanizao dos hospitais, que tem o objetivo de tornar o ambiente hospitalar menos aversivo e frio, como entendemos que deva ser um ambiente facilitador de todo processo de aprendizagem.

FUNDAMENTAO TERICA

A educao um direito de todos. Garantido pela Constituio Federal de 1988, mais precisamente no Ttulo VIII Da Ordem Social, Captulo III Da Educao, da Cultura e do Desporto, Seo I, artigo 205: a educao direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Sendo assim entendemos que ela o meio mais eficaz, o melhor caminho na luta contra a desigualdade social e, consequentemente, na viabilizao do processo de incluso. Sendo a educao um direito de todos, conclumos que as crianas e adolescentes hospitalizados, em longos tratamentos de sade, tambm devam ter garantido esse direito. No Brasil, somente na dcada de 1990 que foram criadas leis especficas que contemplariam a Classe Hospitalar, dentre essas podemos citar a lei dos Direitos das Crianas e Adolescentes Hospitalizados, atravs da Resoluo n41 de 13 de outubro de 1995, que determina, no seu artigo 9: Direito de desfrutar de alguma forma de recreao, programa de educao para a sade, acompanhamento de um currculo escolar durante sua permanncia hospitalar e a Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB 9.394/96) que contempla a Classe Hospitalar como educao especial numa perspectiva inclusiva, incluindo alunos com deficincia, com sndromes em geral, dificuldades cognitivas, psicomotoras e comportamentais, alm dos alunos impossibilitados de frequentarem as aulas em virtude de algum tratamento de sade que implique em internao hospitalar. A publicao do MEC mais recente referente ao assunto em questo o documento intitulado: Classe Hospitalar e Atendimento Pedaggico Domiciliar: estratgias e orientaes, publicado em 2002 e que esclarece, entre outros, que: O alunado das classes hospitalares aquele composto por educandos cuja condio clnica ou cujas exigncias de cuidado em sade interferem na permanncia escolar ou nas condies

de construo do conhecimento ou, ainda, que impedem a freqncia escolar, temporria ou permanente. (MEC, 2002. P.15) Para contemplar os estudantes nessas condies, Educao, Sade e sempre que possvel a Ao Social, devem caminhar juntas, no propsito de oferecer alternativas que viabilizem a continuidade dos estudos dessas crianas e adolescentes, at que estejam aptos a retornarem escola. Neste mesmo documento do MEC, encontramos orientaes e determinaes que ajudam na organizao desse servio. So orientaes relacionadas ao desenvolvimento de atividades pedaggicas, a necessidade de mobilirio adequado, de instalaes sanitrias prprias, completas, suficientes e adaptadas, alm de espao ao ar livre para atividades fsicas e ludopedaggicas. O Conselho Nacional de Educao, por meio da Resoluo n 02, de 11/09/2001, define, entre os educandos com necessidades educacionais especiais, aqueles que apresentam dificuldades de acompanhamento das atividades curriculares por condies e limitaes especficas de sade (art.13, 1 e 20). Por isso reafirmamos a necessidade de se firmar uma parceria coesa entre educao e sade, a fim de oferecer um trabalho de qualidade capaz de trazer benficos no somente educacionais, mas tambm sade do enfermo/hospitalizado. Acreditamos que uma pessoa, principalmente quando pensamos em crianas e adolescentes hospitalizados, quando de alguma forma, so motivados a realizar atividades educacionais de seu interesse: ouvir e contar histrias, desenhar, pesquisar, cantar ou mesmo seguir algum currculo escolar e realizar tarefas, num ambiente que, embora hostil, se aproxime ao mximo com a realidade que outrora vivera, certamente ser um paciente com melhor aceitao do tratamento ao qual esta sendo submetido. O direito sade, segundo a Constituio Federal (art. 196), deve ser garantido mediante polticas econmicas e sociais que visem ao acesso universal e igualitrio s aes e servios, tanto para a sua promoo, quanto para a sua proteo e recuperao. Acreditamos que as aes desenvolvidas por uma Classe Hospitalar, no somente garante o direito a educao prevista pela Constituio Brasileira e outros documentos acima citados, como contribui de forma efetiva com a recuperao dos hospitalizados promovendo a sade do corpo e da mente. Entendemos que um tratamento de sade no deve envolver apenas os aspectos biolgicos da tradicional assistncia mdica enfermidade.

A experincia de adoecimento e hospitalizao implica mudar rotinas; separar-se de familiares, amigos e objetos significativos; sujeitar-se a procedimentos invasivos e dolorosos e, ainda, sofrer com a solido e o medo da morte uma realidade constante nos hospitais. Reorganizar a assistncia hospitalar, para que d conta desse conjunto de experincias, significa assegurar, entre outros cuidados, o acesso ao lazer, ao convvio com o meio externo, s informaes sobre seu processo de adoecimento, cuidados teraputicos e ao exerccio intelectual. (MEC; SEESP, 2002)

No tratamento as pessoas hospitalizadas e internadas por longos perodos para tratamento de sade, os mesmos aspectos de assistncia integral devem ser respeitados e atendidos, dado que a experincia de adoecimento, o sofrimento fsico e mental ao qual o paciente submetido, implica em restries prpria autonomia, s suas expectativas de vida, projetos! Assim ratificamos a importncia, de crianas e adolescentes durante o perodo de internamento e/ou tratamento, frequentarem formas alternativas de organizao e oferta de ensino, de modo a terem garantidos os direitos educao e a sade, tal como definidos na Lei e demandados pelo direito vida em sociedade. Como dissemos anteriormente, a idia de viabilizar a educao a todos os cidados existe desde a Constituio de 1988, entretanto as maneiras pelas quais todos, sem exceo, podem ter acesso educao s passou a ser pensada, no Brasil, a partir da dcada de 1990, justificando um desconhecimento por parte da populao em relao ao servio, embora este seja reconhecido oficialmente. O afastamento de crianas e adolescentes hospitalizados no somente das escolas, mas da educao sistematizada como um todo o maior prejuzo causado pela falta de informao e polticas pblicas que viabilizem, de fato, a implantao e funcionamento das Classes Hospitalares. ESTRUTURANDO A CLASSE HOSPITALAR A discusso sobre o lugar da pedagogia no mundo contemporneo tem sido intensa, Mazzotti (1998) assinala que a Pedagogia pode ser considerada como Cincia da Educao, ou seja, como uma cincia do fazer educativo, que no se efetiva como

uma tecnologia, mas como uma reflexo sistemtica sobre a tcnica particular que a educao, dimensionando-a como cincia da prtica educativa. Para Libneo (2000), o "objetivo do pedaggico se configura na relao entre os elementos da prtica educativa: o sujeito que se educa, o educador, o saber e os contextos em que ocorre. A pedagogia, nessa perspectativa, pode ser vista como a cincia ou o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistematizado dos processos educacionais. O autor entende, e comungamos desse entendimento, que onde houver uma ao educativa intencional, haver uma pedagogia. Assim, Libneo (2000) compreende que possvel pensar numa pedagogia familiar, numa pedagogia sindical, dos meios de comunicao, etc., e seguindo sua linha de raciocnio, de uma pedagogia hospitalar. Como j mencionado, a implantao e garantia do efetivo funcionamento de uma Classe Hospitalar, necessita, principalmente, de parcerias, planejamento, recursos e profissionais capacitados para o servio.
O atendimento educacional hospitalar e o atendimento pedaggico domiciliar devem estar vinculados aos sistemas de educao como uma unidade de trabalho pedaggico das Secretarias Estaduais, do Distrito Federal e Municipais de Educao, como tambm s direes clnicas dos sistemas e servios de sade em que se localizam. Compete s Secretarias de Educao, atender solicitao dos hospitais para o servio de atendimento pedaggico hospitalar e domiciliar, a contratao e capacitao dos professores, a proviso de recursos financeiros e materiais para os referidos atendimentos. (MEC; SEESP, 2002) Como vimos, a parceria entre as secretarias de educao, sade e ao social, indispensvel na viabilizao desse servio. Mudanas nos espaos fsicos e instalaes dos hospitais, adaptaes dos recursos e instrumentos didtico-pedaggicos, como a utilizao de pranchas com presilhas e suporte para lpis e papel, teclados de computador adaptados; sofwares educativos; a eliminao de barreiras arquitetnicas possibilitando o acesso a

todos os ambientes da escola/classe hospitalar, assim como a adaptao de mobilirio, de recursos pedaggicos, alm de uma equipe de profissionais so alguns aspectos que
precisam ser observados durante o processo de implantao do referido servio.

Podemos citar alguns exemplos positivos de implantao de classes hospitalares espalhados pelo Brasil, como a do Hospital Municipal Dr. Mario Gatti, criada em 1998, que atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educao de Campinas1. Tambm temos a iniciativa do Hospital Infantil Joana de Gusmo, implantado em 1999, em parceria com a Secretaria de Educao e Inovao do Estado, em Florianpolis SC2, e a do Hospital de Base de Rio Preto (SP), criada em maro de 20033. A principal diferena entre essas iniciativas e a de Ribeiro Preto que elas foram criadas aps a autorizao do MEC, em 1998, para a criao de Classes Hospitalares. Em nosso estado projetos como o projeto 'Classe hospitalar de alfabetizao de mes', (2008), que visava incluso social de usurios do Sistema nico de Sade (SUS) por meio da educao, projeto lanado em parceria com a Secretaria de Estado da Educao (SEED); o 'Anjo Linguarudo', implementado para alfabetizao das crianas, projeto da SEED, atravs da DIEESP (Diviso de Educao Especial de Sergipe). As aulas so realizadas diariamente enquanto as crianas esto na sesso de quimioterapia ou em algum tratamento e contam com ajuda de voluntrios, que se revezam na tarefa de professores. Os recursos so poucos e frutos de doao, e aes e desenvolvimento do projeto no se caracterizam como um servio efetivamente de Classe Hospitalar, embora seja relevante. pertinente lembrarmos que nesta pesquisa defendemos a implantao da Classe Hospitalar nos hospitais pblicos de Sergipe, nos parmetros das leis que a regulamenta, entre elas a Constituio Federal Brasileira (1988) e a LDB (1996), ou seja, com todo investimento logstico, humano, organizao estrutural que compete ao bom e efetivo funcionamento do servio e que a seguir ser melhor explicitado.

Uma sala para desenvolvimento das atividades pedaggicas dentro de um hospital, no difere muito das muitas salas de aula espalhadas pelo Brasil a fora. Apenas alguns cuidados, principalmente com relao a higiene, como a instalao de uma bancada com uma pia equipada com sabo lquido e papel toalha, instalaes sanitrias prprias, completas e devidamente adaptadas, alm de moblias adequadas e um espao ao ar livre para atividades fsicas e ludo-pedaggicas, so recomendados. Algo que precisamos nos atentar, que embora haja um espao especfico para o atendimento educacional no hospital, esse servio pode e deve ser prestado no lugar onde o paciente esteja respeitando a condio de sade do mesmo.
Alm de um espao prprio para a classe hospitalar, o atendimento propriamente dito poder desenvolver-se na enfermaria, no leito ou no quarto de isolamento, uma vez que restries impostas ao educando por sua condio clnica ou de tratamento assim requeiram. O atendimento pedaggico poder tambm ser solicitado pelo

ambulatrio do hospital onde poder ser organizada uma sala especfica da classe hospitalar ou utilizar-se os espaos para atendimento educacional. (MEC; SEESP, 2002). _______________________________________________________________________
1. http://www.campinas.sp.gov.br/smenet/noticias/noticia_2003_07_25a.htm. Obtida no dia 12/08/2003 2. http://www.saude.sc.gov.br/hijg/Pedagogia/ClasseHospitalar.htm. Obtida no dia 12/08/2003 3. http://www.funcamp.unicamp.br/espacofuncamp/noticia/noticiasLer.asp?noticia=819. Obtida no dia 12/08/2003

Entendendo a Classe Hospitalar como uma extenso da escola ao ambiente hospitalar, conclumos que em termos prticos, a Classe Hospitalar funciona como uma sala de aula adaptada ao ambiente hospitalar para atender crianas e adolescentes em internao temporria ou permanente, garantindo o vinculo com a escola e/ou favorecendo o seu ingresso ou retorno ao seu grupo escolar correspondente. Nesses termos, importante salientar, que as salas de classes hospitalares, sempre que possvel, constituam um ambiente alegre, com cores vivas nas paredes, enfeites, varais com as atividades dos alunos, recursos audiovisuais, televiso, DVD, computadores com acesso internet, livros e materiais impressos diversos, bem como papis, tintas, lpis de cor, jogos didticos, entre outros. Tais recursos so essenciais tanto para a elaborao do planejamento, como para o desenvolvimento e avaliao do trabalho pedaggico desenvolvido. A prtica pedaggica em si, ou seja, a implementao do projeto, exigir recursos humanos capacitados e motivados a desenvolver uma prtica pedaggica totalmente voltada aos interesses dos educandos. Por vezes formal, sistemtica, seguindo currculos, em outros momentos de maneira assistemtica, informal, a classe hospitalar objetiva em primeira instncia o bem-estar e a motivao do paciente/aluno. Assim, a oferta curricular ou didtico-pedaggica dever ser flexibilizada, de forma que contribua com a promoo de sade e ao melhor retorno e/ou continuidade dos estudos pelos educandos envolvidos (MEC; SEESP, 2002). Organizao e direcionamento so indispensveis para o bom andamento de qualquer proposta de trabalho, sendo assim, alm das adaptaes, recursos, parcerias e providncias, citadas anteriormente neste artigo, contar com uma boa equipe de trabalho de fundamental importncia. O dilogo entre os profissionais da rea de sade, psiclogos e assistentes sociais, direo do hospital e os profissionais da educao de fundamental importncia para o bom andamento do trabalho.

Assim, na ao pedaggica de uma classe hospitalar, necessitaremos de um Professor Coordenador, que como o prprio nome j diz, coordenar a referida proposta pedaggica em classe hospitalar ou em atendimento domiciliar (quando o servio educacional vai at a casa do enfermo). de extrema necessidade que esse profissional conhea a dinmica e o funcionamento dessas modalidades, conhea a rotina das enfermarias ou dos servios ambulatoriais e das estruturas de assistncia social. Tambm compete ao Professor Coordenador articular-se com a equipe de sade e administrativa do hospital, com a Secretaria de Educao e com a escola de origem dos educandos que esto sendo beneficiados pelo servio, assim como orientar o trabalho dos professores. O professor que trabalhar diretamente com os alunos em sua classe hospitalar ou no atendimento domiciliar dever segundo documento do MEC; SEESP, 2002: [...] estar capacitado para trabalhar com a diversidade humana e
diferentes vivncias culturais, identificando as necessidades educacionais especiais dos educandos impedidos de freqentar a escola, definindo e implantando estratgias de flexibilizao e adaptao curriculares. Dever, ainda, propor os procedimentos didtico-pedaggicos e as prticas alternativas necessrias ao processo ensino-aprendizagem dos alunos, bem como ter disponibilidade para o trabalho em equipe e o assessoramento s escolas quanto incluso dos educandos que estiverem afastados do sistema educacional, seja no seu retorno, seja para o seu ingresso. A formao acadmica deste profissional, preferencialmente dever ser em Pedagogia com especializao em Educao Inclusiva. Sabemos que a formao acadmica apenas um ponto de partida, que os profissionais, precisam buscar seu crescimento profissional, participar de cursos, se envolverem no processo, estudar seu aluno, as condies de sade e os cuidados que estas requerem, em prol do avano cognitivo e sade daquele educando. Tambm compete ao professor adequar e adaptar o ambiente s atividades, confeccionar os

materiais, planejar o dia-a-dia da turma, registrar e avaliar o trabalho pedaggico desenvolvido. Nas classes hospitalares, o professor deve contar com um assistente de apoio, que podem ser profissionais de nvel mdio ou estudantes universitrios das reas da sade e educao. A funo desses profissionais ser a de auxiliar o professor na organizao do espao e controle da freqncia dos educandos; contribuir com a adequada higiene do ambiente e dos materiais, a desinfeco concorrente e terminal dos mesmos e o acompanhamento dos educandos para uso do banheiro e na alimentao em classe (MEC; SEESP, 2002).

Assim, garantir as crianas e adolescentes ambientes mais aconchegantes conceber a escola no hospital, buscando uma ao pedaggica que rompa com os limites arquitetnicos, onde suas prticas sejam realizadas em enfermarias, refeitrios, corredores, sala de espera, ptio, etc, nos faz concordar com Fortuna (2000) quando afirma que para isso, preciso entender a Educao como um processo que ultrapassa os limites fsicos e territoriais, impostos por hierarquizaes reveladas ou veladas, proporcionado um equilbrio mvel entre as funes pedaggicas, o ensino dos conceitos historicamente construdos e as funes psicolgicas que favorecem constituio da subjetividade de sujeitos autnomos e crticos. Citamos ainda Brando (1994):
[...] fala de um tempo em que o espao educacional no escolar. Ele o lugar da vida e do trabalho: a casa, o templo, a oficina, o barco, o mato, o quintal. Espao que apenas rene pessoas e tipos de atividade e onde viver o fazer faz o saber.

Assim, a educao no espao hospitalar uma educao escolar, porque seus princpios organizativos, ou seja, sua intencionalidade, suas bases filosficas e seu rigor metodolgico sero mantidos, mudando apenas a compreenso sobre o processo educativo, que se desenvolvem tanto na escola quanto em qualquer outro espao comprometido comum a educao intencional e sistmica. CONCLUSO Considerando as discusses levantadas neste trabalho, ficam evidentes as contribuies e benefcios trazidos pela prtica pedaggica hospitalar s crianas, jovens e adolescentes em longos tratamentos ambulatoriais e/ou hospitalares, bem como a relevncia desta pesquisa. As reflexes apontadas neste artigo assinalam para a necessidade de polticas pblicas que efetivem de fato, a partir de parcerias firmadas entre as secretarias de sade e educao do estado de Sergipe, a Classe Hospitalar nos hospitais pblicos do nosso estado. Obviamente ser uma implantao gradativa e pelo servio j desenvolvido no HUSE (Hospital de Urgncias de Sergipe), aonde algumas aes, h muitos anos, vm sendo desenvolvidas tambm por voluntrios da AVOSOS (Associao dos Voluntrios a Servio da Oncologia em Sergipe) e GACC (Grupo de Apoio a Criana com Cncer), defendemos que este hospital seja o primeiro a ser contemplado com uma Classe Hospitalar totalmente estruturada de acordo com as leis que a legitima. As leituras realizadas, as prticas analisadas no decorrer da construo

deste artigo, nos leva a considerar que as prticas pedaggicas hospitalares esto se fortalecendo e oferecendo subsdios para uma prtica educacional capaz de humanizar, os ambientes hospitalares, de contribuir efetivamente e no somente com a questo cognitiva do aluno/paciente, mas com a sade mental destes indivduos e das pessoas que trabalham e/ou convivem diretamente com eles, sejam eles pais, mdicos, enfermeiros... importante salientar que no se trata de um trabalho social de carter solidrio ou caridoso, muito menos poltico eleitoreiro, falamos e nos referimos aos direitos educacionais que precisam e devem ser garantidos a todos, sem exceo ou distino. Como afirma Paulo Freire, "Eu sou um intelectual que no tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justia social se implante antes da caridade." BIBLIOGRAFIA LIBNEO, Jos Carlos. Pedagogia e pedagogos para qu? So Paulo: Ed. Cortez, 2000, 3 Edio. FORTUNA, T. R. Sala de aula lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M. (org), Planejamento em Destaque: anlises menos convencionais 1 ed., Porto Alegre, Mediao, 2000. (caderno de Educao Bsica, 6 ). MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Estatuto de Cientificidade da Pedagogia. In : PIMENTA. Selma Garrido . Pedagogia (Coord), Cincia da Educao - So Paulo: Cortez, 1998 BRANDO, Carlos Rodrigues. O que Educao. So Paulo: Editora Brasiliense, 1994. 30 edio. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Imprensa Oficial, 1988. MEC/SEESP. 2002. Classe hospitalar e atendimento pedaggico domiciliar: estratgias e orientaes. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponvel em: http://www.mec.gov.br TRIVIOS, A. N. S; Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987

MINAYO, M.C.S. et all. Pesquisa Social: teoria, mtodo e criatividade. Rio de Janeiro, Vozes, 1994. GONALVES, Adriana Garcia. 2001. Poesia na Classe Hospitalar: Texto e contexto de crianas e adolescentes hospitalizados. Dissertao de Mestrado apresentada na Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho, Marlia/PR. GORAYEB, Renata Pnico. (2002). Interveno psicolgica realizada em crianas submetidas a cirurgias eletivas e suas mes. Dissertao de Mestrado da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Ribeiro Preto da USP. GORAYEB, Ricardo. 2001. A prtica da psicologia hospitalar. In: MARINHO, Maria Luiza; Caballo, V. E. Psicologia clnica e da sade. Editora Universidade Estadual de Londrina. Resoluo CNE/CEB N 2 de http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201. 2001. Disponvel em

Вам также может понравиться