Вы находитесь на странице: 1из 8

Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas

UNIVERSIDADE TCNICA DE LISBOA

Anexo A NORMAS PARA ELABORAO DO PROJETO DE DISSERTAO OU TESE


Instrues gerais de formatao: Os Projectos devem ser apresentados com espaamento entre linhas 1,5, em papel A4, fonte Times New Roman, tamanho12 ou Arial, tamanho 11, margem superior 2,5 cm, margem inferior 2,5 cm, margem esquerda 3,0 cm e margem direita 2,5 cm. As pginas do projecto devero ser numeradas no seu canto inferior direito. Itens do Projecto: CAPA (1 pgina) Dever conter o ttulo do projecto de dissertao ou da tese (ainda que provisrio), o nome do aluno, o nome do orientador, a designao do curso e a data (ms/ano) de entrega; INTRODUO (at 5 pginas) Dever consistir de uma exposio justificativa, sistematizada e devidamente fundamentada, do projecto de pesquisa, salientando a sua importncia emprica e enquadramento na rea cientfica do curso. PROBLEMTICA (at 3 pginas) Dever consistir na apresentao da questo/problema de partida e dos objectivos primrios e secundrios da investigao a prosseguir, bem como das hipteses a verificar no desenvolvimento da mesma. ENQUADRAMENTO TERICO (3 pginas) Dever consistir de apresentao sucinta das principais correntes tericas que sustentam a linha de investigao a prosseguir. ENQUADRAMENTO METODOLGICO (at 3 pginas) Devem ser descritos os mtodos e as tcnicas a serem empregados no desenvolvimento da componente de investigao, com a devida citao das referncias bibliogrficas que do suporte metodologia proposta.

VALORIZAMOS

PESSOAS

www.iscsp.utl.pt

Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas


UNIVERSIDADE TCNICA DE LISBOA

CRONOGRAMA DE EXECUO DO PROJECTO (1 pgina) Deve especificar as etapas de execuo do projecto, identificadas com base nos objectivos especficos do trabalho, especificando o perodo de tempo necessrio sua execuo (em meses). NDICE PROVISRIO (1 pgina) REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS (at 2 pginas) Dever consistir de uma reviso bibliogrfica actualizada das obras de referncia sobre a temtica a investigar, e que constituiro o ncleo central da pesquisa. FORMULRIO A OBTER NO GABINETE DE ESTUDOS AVANADOS

NORMAS PARA APRESENTAO DE UMA DISSERTAO DE MESTRADO OU TESE DE DOUTORAMENTO A redaco cientfica obedece a normas formais que devero ser respeitadas. Embora no se determine o uso de uma norma especfica, recomenda-se a conformidade a um livro de estilo, como sejam os prescritos pela APA ou ASA ou o Chicago Manual Style. A poderse- encontrar as respostas para as inmeras dvidas que emergem aquando da redaco, nomeadamente quanto forma a adoptar na citao de determinadas fontes. A ttulo de exemplo, faz-se uma exposio sinttica de alguns preceitos formais de redaco: Espaamento entre linhas: 1,5 Espaamento entre pargrafos: 2 Espaamento entre notas ao corpo do texto: 1 Tipo de fontes: Times New Roman ou Arial Tamanho das fontes: 12 (Times New Roman), 11 (Arial) Notas ao corpo do texto: Times New Roman (10) e Arial (9) Margens: superior: 3 cm; lateral esquerda: 3 cm; lateral direita: 2 cm; inferior: 2 cm VALORIZAMOS PESSOAS
www.iscsp.utl.pt

Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas


UNIVERSIDADE TCNICA DE LISBOA

Numerao das pginas: por norma, no canto inferior direito, em numerao rabe, a partir da introduo (nas pginas precedentes dever-se- usar numerao romana) Tabelas e figuras: indicao do tipo e nmero da ilustrao, seguido do respectivo ttulo e terminando com a meno da fonte de onde provm a informao

Referncias Bibliogrficas Na redaco do texto e caso se opte pelas normas de referenciao da American

Psychological Association (APA), h que adoptar a seguinte formatao:

Monografia Forma: ltimo nome do autor, vrgula, inicial do primeiro nome do autor, ponto final e espao; Ano da edio entre parntesis, seguido de ponto final e espao; Ttulo do livro (em itlico, e s com a primeira letra do ttulo e subttulo em maisculas), ponto final e espao; Local da edio, seguido por dois pontos; Nome do editor e ponto final.

Exemplos:

Bilhim, J. (2000). Cincia da administrao. Lisboa: Universidade Aberta. Estorninho, M. J. (1999). A fuga para o Direito Privado: Contributo

para o estudo da actividade de direito privado da Administrao Pblica. Coimbra: Livraria Almedina.
PESSOAS
www.iscsp.utl.pt

VALORIZAMOS

Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas


UNIVERSIDADE TCNICA DE LISBOA

Hill, M. (2005). The public policy process (4th ed.). Harlow: Pearson, Longman.

Obra Colectiva

Exemplo:

Ferris, J. M., & Graddy, E. A. (1997). New Public Management theory: Lessons from institutional economics and government contracting. In L. R. Jones, K. Schedler, & S. W. Wade (Eds.). Advances in international comparative management (pp. 89-104). Greenwich: JAI Press Inc.

Publicao em Srie Forma a adoptar: ltimo nome do autor, vrgula, inicial do primeiro nome do autor, ponto final e espao; Ano da edio entre parntesis, seguido de ponto final e espao; Ttulo do artigo (em fonte normal, e s com a primeira letra do ttulo e subttulo em maisculas), ponto final e espao; Ttulo da revista (em itlico, e s com maisculas nas primeiras letras de cada palavra), vrgula e espao; Indicao do volume (em itlico), seguido de vrgula [Nota: omite-se o n da revista, com excepo dos casos em que a numerao das pginas comea com o 1 a cada nmero; neste ltimo caso, coloca-se o nmero da revista entre parntesis; exemplo: 25(3)]

VALORIZAMOS

PESSOAS

www.iscsp.utl.pt

Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas


UNIVERSIDADE TCNICA DE LISBOA

Nmero das pginas e ponto final [indicao das pginas logo a seguir vrgula; exemplo: 204-232.]

Exemplos:
Hood, C. (1991). A public management for all seasons? Public Administration, 69, 3-19 Noordhoek, P., & Saner, R. (2005). Beyond New Public Management: Answering the claims of both politics and society. Public Organization Review: A Global Journal, 5, 35-53.

Referncias no corpo de texto Fazendo uso do sistema autor/data, devemos aludir fonte da informao no prprio corpo do texto. Imediatamente aps a citao ou meno do autor, abrir-se- parntesis para indicar o autor e o ano da publicao. Quando se est a parafrasear um texto no se indica a pgina ou pginas da obra em questo, porm, se se estiver a proceder a uma citao directa, dever-se- indicar, para alm do autor e do ano da obra, o nmero da pgina ou pginas (vide exemplos).

Exemplos:

As cincias sociais, incluindo naturalmente a Cincia da Administrao, esto em permanente construo, em funo da sua problemtica, ou seja, do conjunto de questes a aplicar a uma dada realidade (Chevallier, 1986).

VALORIZAMOS

PESSOAS

www.iscsp.utl.pt

Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas


UNIVERSIDADE TCNICA DE LISBOA

Houve todo um conjunto de circunstncias que facilitaram a preponderncia do New Public Management (NPM) em matria de reforma administrativa, sendo impossvel estabelecer relaes deterministas de causalidade, dada a amplitude e ambiguidade do tema. At porque, como Pollitt (2003) esclarece, o NPM composto por um conjunto de medidas que no so o resultado inevitvel de um conjunto de factores, mas sim o produto de escolhas intencionais por parte de polticos e dirigentes da Administrao Pblica, medidas essas que variam entre pases. Os argumentos vencedores do New Public Management, no que respeita a gesto das organizaes pblicas, poder-se-o resumir ao seguinte (Rockman, 1998, p. 20): Going public is out. Going private is in.

Notas Adicionais Quando se est a elaborar as referncias bibliogrficas, atender ao seguinte: Se se estiver a referir vrias obras de um mesmo autor, deve-se cit-las por ordem cronolgica, com a obra mais antiga a surgir em primeiro lugar. Quando temos obras de um mesmo autor, mas com diferentes co-autores, as referncias devero aparecer tendo em considerao o nome do autor que se segue. Note-se, porm, que nas referncias devero surgir sempre em primeiro lugar as obras com um nico autor. Outro caso a ponderar decorre da possibilidade de se possuir obras de um mesmo autor, publicadas num mesmo ano. Neste caso, as obras devero figurar segundo a ordem alfabtica referente ao ttulo, ignorando The ou A (a excepo respeita a artigos que faam parte de uma srie; exemplo um artigo publicado em duas partes).

VALORIZAMOS

PESSOAS

www.iscsp.utl.pt

Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas


UNIVERSIDADE TCNICA DE LISBOA

Exemplos: Peters, B. G. (2001a). From change to change: Patterns of continuing administrative reform in Europe. Public Organization Review, 1, 41-54. Peters, B. G. (2001b). The Future of Governing (2nd ed., revised). Lawrence: University Press of Kansas. Peters, B. G., & Pierre, J. (Eds.) (2003). Handbook of Public Administration, London: Sage Publications. Peters, B. G., & Savoie, D. J. (Eds.) (2000). Governance in the Twenty-first Century: Revitalizing the public service. Montreal: McGill-Queens University Press. Pollitt, C. (2000a). How do we know how good public services are?. In B. G. Peters, & D. J. Savoie (Eds.). Governance in the Twenty-first Century: Revitalizing the public service (pp. 119152). Montreal: McGill-Queens University Press. Pollitt, C. (2000b). Is the emperor in his underwear? An analysis of the impacts of public management reform. Public Management, 2, 181-199.

No corpo do texto, sempre que a citao tiver 40 ou mais palavras, dever aparecer destacada do texto, sem aspas, e com uma distncia de 1,3 cm face ao restante texto. O espaamento a utilizar dever ser duplo (vide exemplo).

Exemplo: Os componentes do NPM controvertem um dos pilares da Cincia da Administrao Pblica: a especificidade da administrao pblica, face administrao privada, algo para o qual Rockman chama a ateno (1998): Unlike Allisons dictum that public and private sector management are fundamentally dissimilar, NPM assumes that management of the public and private sectors is alike or at least ought to be. The base assumption is that VALORIZAMOS PESSOAS
www.iscsp.utl.pt

Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas


UNIVERSIDADE TCNICA DE LISBOA

government can be operated more efficiently, be made more user friendly, and in the process save money. (p. 21)

VALORIZAMOS

PESSOAS

www.iscsp.utl.pt

Вам также может понравиться