Вы находитесь на странице: 1из 3

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos


Ao analisar as caractersticas (marca, exigncias, regras contratuais entre outras) de uma determinada Franquia as questes primordiais para efetivar o negcio estavam concentradas em: I. Qual o melhor local para a instalao de uma unidade dessa franquia? II. Como compor o quadro de funcionrios para atender essas funes que sero desempenhadas pelos trabalhadores contratados? III. Qual ser o montante de capital/dinheiro para investimento nesse negcio? Em economia essas trs questes esto relacionadas aos trs fatores de produo necessrios produo de um determinado bem (produto ou servio). Considerando s questes quanto deciso sobre a franquia e comparando-as aos fatores de produo necessrios para a produo de qualquer bem (em economia) possvel afirmar que:

Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: d.


Os fatores de produo so: terra, trabalho e capital; respectivamente.

d.
Os fatores de produo so: terra, trabalho e capital; respectivamente.

As demais alternativas no apresentam os fatores produtivos que em economia esto Feedback da resposta: classificados em: terra, trabalho e capital. No possvel associar, respectivamente, localizao/local de instalao da loja com: tenso empresarial, planejamento, plano de ao nem trabalho porque representam aspectos situacionais diferenciados.

Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
O economista Rizzieri (2005) esclarece que bem tudo aquilo capaz de satisfazer uma necessidade humana, portanto o bem (produto ou servio) um elemento central no estudo sobre a economia. A busca por entender as caractersticas dos possveis tipos de bens existentes na economia passou a ser campo de estudo dos economistas. Esses estudos conduzem classificao dos bens em: livres, econmicos, de consumo e de capital. Partindo dessa classificao identifique a alternativa que apresenta, respectivamente, um exemplo a cada tipo de bem.

Resposta Resposta Selecionada: Resposta Correta: Feedback da resposta: c.


O bem (produto/servios) pode ser exemplificado conforme a classificao dos bens em: mar, servios mdicos, alimentos e instalaes; respectivamente.

c.
O bem (produto/servios) pode ser exemplificado conforme a classificao dos bens em: mar, servios mdicos, alimentos e instalaes; respectivamente. As demais alternativas no apresentam, efetivamente, um exemplo a cada tipo de bem na ordem exposta no texto. Alm disso: amor, amizade, sonhar e tristeza no so bens (produtos ou servios) e sim sentimentos.

Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
A escassez de recursos faz com que a capacidade produtiva de uma economia tenha limites e por isso necessrio tomar a deciso (escolha), de quais bens sero produzidos e suas quantidades, ou seja, em algumas situaes ser necessrio produzir mais de um bem A e menos de um bem B. Essa explicao conceitual da Curva de Possibilidade de Produo (CPP) que oferece ao empresrio informaes sobre a sua real capacidade produtiva, considerando uma anlise de curto prazo e considerando as decises tomadas no passado. Diante desse contexto explicativo e aps observar o grfico abaixo que ilustra 3 possibilidade de produo assinale a alternativa que oferece a afirmao correta.

Resposta Resposta Selecionada: e.


A empresa poder produzir as quantidades de camisolas e pijamas demonstradas no ponto H mesmo sabendo que um ponto de produo no qual h subutilizao dos recursos produtivos.

Resposta Correta:

e.
A empresa poder produzir as quantidades de camisolas e pijamas demonstradas no ponto H mesmo sabendo que um ponto de produo no qual h subutilizao dos recursos produtivos.

Os pontos que demonstram possibilidade de produo para camisolas e pijamas esto Feedback da resposta: ao longo da curva CPP. Esses so os pontos possveis de produo dado o conceito apresentado no enunciado da questo. O ponto H, mesmo sendo um ponto no qual a reduo da quantidade produzida de cada produto (camisola e pijamas) implica em subutilizao dos recursos produtivos um ponto possvel de produo. O nico ponto, no grfico analisado, que apresenta quantidades impossveis de produo para cada produto o ponto G.

Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
A tentativa de conseguir dinheiro para satisfazer necessidades humanas demonstra como a sociedade, principalmente capitalista, convive com o conflito ser versus ter. Em economia, esses dois verbos so sinnimos pela associao entre a possibilidade de ter todos os bens/servios desejados e produzir um estado de felicidade. Observe a historinha em quadrinhos abaixo e perceba como o ter dinheiro est presente nas mais diversas situaes do nosso cotidiano!

Figura: As aventuras de Calvin e Haroldo Fonte: Bill Watterson, 1987. Aps essa reflexo que tende a se aproximar da filosofia identifique entre as alternativas aquela que apresenta o conceito de custo de oportunidade.

Resposta Resposta Selecionada: d.


[...]representa aquilo que se deve renunciar para se obter algo, mas concretamente, representa as quantidades de um bem que se deve abrir mo para aumentar a produo do outro bem.

Resposta Correta:

d.
[...]representa aquilo que se deve renunciar para se obter algo, mas concretamente, representa as quantidades de um bem que se deve abrir mo para aumentar a produo do outro bem.

CORRETA: [...]representa aquilo que se deve renunciar para se obter algo, mas Feedback da resposta: concretamente, representa as quantidades de um bem que se deve abrir mo para aumentar

a produo do outro bem. Alternativa [...] a cincia social que estuda como o indivduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produo de bens e servios, de modo a distribu-los entre as vrias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. apresenta o conceito de economia. Alternativa [...] estudo em close, ou seja, como se a economia estivesse sendo analisada por um microscpio. Estuda o comportamento individual dos agentes econmicos (famlias, empresas e governo). apresenta o conceito de microeconomia. Alternativa [...] estuda o resultado global do comportamento dos agentes, a partir da anlise de indicadores (inflao, desemprego, produo total, consumo, volume total de poupanas, etc.). apresenta o conceito de macroeconomia. Alternativa [...] se preocupa com o atendimento das necessidades humanas que podem ser satisfeitas por bens produzidos pelo homem (e tm um preo), denominadas de necessidades econmicas. As necessidades econmicas so satisfeitas por bens econmicos. apresenta a abordagem do conceito de economia em relao s necessidades humanas.

Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
O estudo da economia conduz o campo de anlise a duas amplitudes: o estudo da microeconomia e o estudo da macroeconomia. Ao analisarmos os prefixos micro e macro automaticamente associamos idia de maior amplitude analtica ao estudo da macroeconomia e, por conseqncia, idia de menos amplitude analtica ao estudo da microeconomia. Em economia, a amplitude analtica est relacionada ao contexto econmico que se deseja conhecer, portanto a afirmativa que apresenta informaes corretas dessas duas reas da economia :

Resposta Resposta Selecionada: a.


Microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econmicos enquanto que a macroeconomia estuda o resultado global do comportamento dos agentes.

Resposta Correta:

a.
Microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econmicos enquanto que a macroeconomia estuda o resultado global do comportamento dos agentes. - Microeconomia - Vem da palavra grega mikos, que significa pequeno. Dedica-se ao estudo em close, ou seja, como se a economia estivesse sendo analisada por um microscpio. Estuda o comportamento individual dos agentes econmicos (famlias, empresas e governo). Estuda a formao dos preos em um mercado a partir da ao conjunta da demanda e da oferta. - Macroeconomia - Vem da palavra grega makros, que significa grande. Dedica-se a uma viso geral da economia, ou seja, estuda o resultado global do comportamento dos agentes, a partir da anlise de indicadores (inflao, desemprego, produo total, consumo, volume total de poupanas, etc.). Estuda as condies de equilbrio estvel entre a renda e o dispndio nacional. As polticas econmicas de interveno procuram sempre estabelecer tal equilbrio.

Feedback da resposta:

Вам также может понравиться