Вы находитесь на странице: 1из 18

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza.

Protocolo TCP/IP Conceitos de Internet e Intranet

REDES DE COMPUTADORES Protocolo TCP/IP Protocolo de Redes O Protocolo TCP/IP cobrado em conhecimentos de Conceitos de Internet e Intranet nas provas de informtica para concursos, e costuma aparecer tanto em provas para nvel mdio quanto em provas para nvel superior nas mais variadas reas.

O que um Protocolo de rede? Protocolo que tanto falado nos estudos de conceitos de internet e intranet para concursos nada mais do que uma linguagem usadas pelos dispositivos em uma rede, para que eles possam conversar, ou seja, possibilita a troca de informaes entre os dispositivos da rede. TCP/IP s a ponta. O sistema de pilha de protocolos para internet conta conta com diversos protocolos alm dos citados TCP e IP, esses protocolos sero encontrados divididos em suas camadas, protocolos como: HTTP, HTTPS, FTP, DNS, RTP, TCP, UDP, SCTP, IP, MPLS. Na grande maioria das provas de informtica para concursos no cobrado o conhecimento das camadas de uma rede, muito menos todos os protocolos, a no ser que voc esteja estudando informtica para rea relacionada a TI. Conceitos de internet e intranet LAN MAN WAN Extranet em conceitos de Internet e Intranet Conceitos de Internet e Intranet [Vdeo] Protocolo TCP

Pgina 1

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza. Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmisso), este protocolo TCP orientado a conexes confiveis o que permite uma entrega sem erros do fluxo de bytes, visto que o protocolo TCP verifica se os dados sero enviados na sequncia correta e sem erros. O protocolo TCP encontra-se na camada 4 camada de transporte do sistema OSI de redes, e surgiu no ano de 1974. Protocolo IP O endereo IP ou seja Internet Protocol (Protocolo de Internet) a identificao de um dispositivo em uma rede, o endereo IP composto por 4 Octetos, representados em forma decimal como 192.168.0.2. O endereo IP suporta aproximadamente 4 bilhes de endereos, desses 3 faixas so reservadas para redes privadas, nesse caso essas classes no podem ser roteadas para fora de uma rede privada, ou seja no podem comunicar-se diretamente com uma rede pblica. Protocolo TCP/IP nas provas de informtica para concursos. Como podemos ver nas explicaes acima, o Protocolo TCP/IP muito mais complexo do que pode-se pensar e constitudo de pelo menos duas partes, mas que engloba diversos outros protocolos, que vamos abordar em tpicos futuros por aqui. Essa uma anlise dos tpicos que so cobrados frequentemente para as provas de informtica para concurso, para cargos que no esto relacionados a rea de TI. Conceitos de Internet e Intranet em provas de informtica para concurso pblico. Conceitos de Internet e Intranet costumam aparecer com muita frequncia nas provas de informtica para concurso pblico, outro termo que comea a ser cobrado nas provas Extranet, o qual normalmente confunde o concurseiro. Nesse artigo vamos ver um pouco mais de extranet que tem sido abordado nas questes de informtica, para facilitar as respostas dos candidatos a concurso pblico na hora de responder questes que envolvem esse assunto. Na grande maioria das vezes o candidado ao concurso pblico a Extranet com Intranet no momento de responder as questes de informtica. [ad] Extranet: A extranet vai utilizar da internet para partilhar com segurana o contedo de um sistema interno da empresa, permitindo que o usurio acesse esse sistema de qualquer local que tenha acesso a internet, a extranet uma parte da rede. O grande problema est em confundir Intranet com Extranet, a extranet o acesso atravs da internet, de modo seguro a dados da intranet da empresa, normalmente o usurio vai necessitar realizar o seu login, para somente depois ter acesso a esses dados. A extranet ento nada mais do que um intranet que pode ser acessada por meio da internet. No vamos esquecer na hora de responder as questes de informtica para as provas de concurso pblico que:
Extranet : O acesso da intranet de uma empresa atravs da internet. Intranet : Uma rede privada de computadores Internet : A rede mundial de computadores.

confunde

Pgina 2

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza. O termo extranet est associado nos editais de concurso pblico a disciplina de conceitos de internet e intranet, e como algo que tem comeado a ser cobrado nas provas, muitos dos candidatos ainda no conhecem o termo, ento bom que voc saiba antes dos outros as definies do termo.

SMTP POP IMAP O que so esses protocolos cobrados nas questes de informtica para concurso pblico? SMTP POP IMAP so protocolos de e-mail, que normalmente aparecem nas questes de informtica para concurso pblico, quando exigido no edital Correio eletrnico. Esses protocolos so utilizados nos gerenciadores de e-mail como Thunderbird e Outlook, mas so poucos utilizados por e-mails pessoais, esse o motivo da maioria dos concurseiros, nunca ter ouvido falar sobre tais protocolos. E claro que as questes de informtica envolvem os protocolos com a certeza que a maioria no vai saber nada sobre o assunto. Os protocolos mais comuns em questes de informtica so: SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) o padro internacional utilizado para transferncia de e-mail entre computadores. Normalmente usa a porta 25 ou 587. POP (Post Office Protocol) Esse um dos protocolos mais utilizados no Outlook, Thunderbird entre outros, utilizado para buscar mensagens no servidor de email. As mensagens so movidas do servidor para o computador local quando feita a conexo para a busca de e-mail, o Protocolo POP permite que o e-mail seja lido mesmo que o computador esteja desconectado da internet. Normalmente usa a porta 110. IMAP (Internet Message Access Protocol) Funciona assim como o POP para buscar os emails nos servidores, e permitir que possam ser lidos no computador local, mas diferente do POP no permite que voc leia as mensagens quando estiver desconectado. Normalmente usa a porta 143. Agora vamos as dicas para responder as questes de informtica para concurso pblico que envolvem os protocolos listados. Normalmente questionam nas provas qual o protocolo de envio de e-mail e quem protocolo de recebimento de e-mail: SMTP sempre que precisa mandar um e-mail e falta 2 minutos para sair do trabalho voc vai pensar assim. POP Adicione um risco na parte de baixo do O e temos PQP Puta Que Pariu a mensagem no chegou. (Voc deve sempre dizer isso quando espera aquele e-mail importante, que o seu chefe no lhe envia).

Pgina 3

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza. IMAP Voc vai com certeza pensa assim quando descobrir que se apagar uma mensagem no programa ela vai sumir do servidor tambm. Caracterstica de cada protocolo: SMTP
Enviar as mensagens de e-mail. Porta utilizada 25.

POP
Receber as mensagens de e-mail. Mover do servidor para o seu computador. Pode-se solicitar que mantenha uma cpia no servidor. Pode ser acessado quando no est conectado a internet. Porta Utilizada 110.

IMAP
Recebe os emails. Mantem os emails todos no servidor. No pode ser acessado quando desconectado da internet. Normalmente usa a porta 143

Navegador de Internet e Correio Eletrnico

A internet uma rede de computadores interligados mundialmente em que h uma constante troca de informaes entre pessoas, empresas e entidades. No fim da dcada de 60, o Departamento de Defesa norte-americano resolveu criar um sistema interligado para trocar informaes sobre pesquisas e armamentos que no pudesse chegar nas mos dos soviticos. Sendo assim, foi criado o projeto Arpanet pela Agncia para Projeto de Pesquisa Avanados do Departamento de Defesa dos EUA. Posteriormente, esse tipo de conexo recebeu o nome de internet e at a dcada de 80 ficou apenas entre os meios acadmicos. No Brasil ela chegou apenas na dcada de 90. na internet que executada a World Wide Web (www), sistema que contm milhares de informaes (grficos, vdeos, textos, sons, etc) que tambm ficou conhecido como rede mundial.

Pgina 4

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza. Tim Berners-Lee na dcada de 80 comeou a criar um projeto que pode ser considerado o princpio da World Wide Web. No incio da dcada de 90 ele j havia elaborado uma nova proposta para o que ficaria conhecido como WWW. Tim falava sobre o uso de hipertexto e a partir disso surgiu o "http" (em portugus significa protocolo de transferncia de hipertexto). URL: Tudo que disponvel na Web tem seu prprio endereo, chamado URL, ele facilita a navegao e possui caractersticas especficas como a falta de acentuao grfica e palavras maisculas. Uma url possui o http (protocolo), www (World Wide Web), o nome da empresa que representa o site, .com (ex: se for um site governamental o final ser .gov) e a sigla do pas de origem daquele site (no Brasil usado o BR). Histria do Navegador de Internet Para que um usurio possa visualizar essas informaes ele precisa usar um navegador de internet, tambm conhecido como browser. com o navegador que o usurio acessa as informaes (as pginas da internet) e documentos dos servidores WEB que so enviados para os computadores. Inicialmente eles eram muito rsticos e com o crescimento da internet foram sendo mais desenvolvidos pelas empresas do ramo. Em 1993 o estudante Marc Andreessen foi responsvel pelo lanamento do primeiro programa de navegao, o Mosaic. Anteriormente, Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web, conseguiu desenvolver um navegador experimental, porm o Mosaic tinha bons grficos e menus que se aproximavam dos browsers atuais. Posteriormente, surgiu uma outra verso chamada Netscape Navigator (1994) que passou a ser usada pela grande maioria dos internautas da poca. Nesse perodo a Microsoft resolveu investir nos provedores e lanou o Internet Explorer e com isso iniciou a briga entre os navegadores Netscape e Internet Explorer. Nos anos seguintes as duas empresas lanaram diversas atualizaes para tentar superar o concorrente. O Netscape foi perdendo cada vez mais mercado e lanou o Mozilla que depois passou a ser administrado pela Foundation Mozilla. Em 1998 a empresa foi comprada pela AOL. Internet Explorer O Internet Explorer um navegador que comeou a ser produzido pela Microsoft em 1995. Se tornou o mais usado do mercado, uma vez que sempre foi ligado ao sistema operacional Windows, mas nos ltimos anos vem perdendo espao para browsers de outras empresas. Mozilla Firefox Mozilla Firefox um navegador livre que foi criado a partir da empresa que administrava o Netscape e posteriormente passou a se chamar Fundao Mozilla. Firefox foi uma das ltimas opes de nome, pois os que foram pensados anteriormente j estavam sendo utilizados por outras empresas. Em 2004 foi lanada a primeira verso desse browser que se tornou um forte adversrio do Internet Explorer. Opera Esse browser foi criado em 1994 por uma empresa da Noruega chamada Telenor e se mostrou uma verso leve de navegador para a poca. A primeira verso pblica foi lanada somente em 1996, mas anteriormente o navegador j havia sido disponibilizado internamente. Atualmente o Opera se tornou muito utilizado entre os computadores portteis. Chrome Esse navegador foi desenvolvido pelo Google e foi lanado em 2008 sua primeira verso e atualmente o mais utilizado no mundo conseguindo superar o Internet Explorer em 2012. A

Pgina 5

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza. prosposta inicial do browser era fornecer navegao na web de maneira rpida em uma interface eficiente. Safari Safari um navegador criado pela Apple e se trata do navegador padro no sistema operacional Mac OS X.

Correio Eletrnico O correio eletrnico, tambm conhecido como e-mail, um programa em que possvel realizar trocas de mensagens pela internet e se tornou uma alternativa bem sucedida no decorrer dos anos. Por ele possvel o envio e a troca de documentos, imagens e udios para qualquer pessoa que possua um endereo de correio eletrnico. Para acessar um e-mail no basta apenas a internet, pois necessrio tambm um endereo eletrnico pessoal. Esse endereo separado por @ (arroba) como: okconcursos@okconcursos.com.br. Nos sites que oferecem contas de endereo eletrnico possvel realizar um cadastro, inserir uma senha e um nome de usurio para ter acesso aos emails. Okconcursos: o nome da empresa ou do usurio da conta de e-mail; gmail.com: o endereo da empresa que possibilita o acesso ao correio eletrnico. As mais conhecidas so: yahoo, hotmail, gmail, etc. Caixa de Entrada: A caixa de entrada onde os usurios recebem suas mensagens e elas ficam nesse local at serem arquivadas, lidas ou apagadas. Caixa de Sada: Nesse espao ficam os e-mails que o usurio j enviou. Atividades do Correio Eletrnico Pedir arquivos; Solicitar informaes; Mandar mensagens; Fazer leitura de informaes; Fazer download de arquivos, etc. Como enviar mensagens no e-mail

Cada programa de e-mail possui uma maneira prpria de encaminhar as mensagens e o usurio deve verificar suas orientaes e regulamentos. Para que o e-mail seja enviado importante preencher os seguintes dados: Para: o endereo para qual ser enviada a mensagem;

Pgina 6

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza. Cc: vem do ingls Carbon Copy (cpia carbonada). Nesse espao voc coloca o endereo de uma pessoa que receber uma cpia do e-mail. CCo (Bcc): vem do ingls Blind Carbon Copy (cpia cega). Utilizado quando o usurio deseja encaminhar um e-mail e anexa um destinatrio que no deve aparecer na mensagem para as outras pessoas. Assunto: o assunto de sua mensagem e pode ou no ser preenchido. Servidores de e-mail e seus protocolos Os correios eletrnicos podem ser divididos de duas formas: os agentes de usurios e os agentes de transferncia de mensagens. Os agentes usurios so exemplificados pelo Mozilla Thunderbird e pelo Outlook. J os agentes de transferncia realizam um processo de envio dos agentes usurios e servidores de e-mail. Os agentes de transferncia usam trs protocolos: SMTP (Simple Transfer Protocol), POP (Post Office Protocol) e IMAP (Internet Message Protocol). O SMTP usado para transferir mensagens eletrnicas entre os computadores. O POP muito usado para verificar mensagens de servidores de e-mail quando ele se conecta ao servidor suas mensagens so levadas do servidor para o computador local. Pode ser usado por quem usa conexo discada. J o IMAP tambm um protocolo padro que permite acesso a mensagens nos servidores de e-mail. Ele possibilita a leitura de arquivos dos e-mails, mas no permite que eles sejam baixados. O IMAP ideal para quem acessa o e-mail de vrios locais diferentes. Outlook Express Os navegadores disponibilizam correios eletrnicos para que os usurios possam receber e enviar e-mails. O Outlook Express um programa associado ao sistema operacional Windows. O endereo de e-mail fica da seguinte forma: nomedousuario@nomedoprovedor.dominio.pais Segmentos do Outlook Express Painel de Pastas: permite que o usurio salve seus e-mails em pastas especficas e d a possibilidade de criar novas pastas; Painel das Mensagens: onde se concentra a lista de mensagens de determinada pasta e quando se clica em um dos e-mails o contedo disponibilizado no painel de contedo. Painel de Contedo: esse painel onde ir aparecer o contedo das mensagens enviadas. Painel de Contatos: nesse local se concentram as pessoas que foram cadastradas em sua lista de endereo.

Pgina 7

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza. BSICO SOBRE LINUX 1.1 SOFTWARE LIVRE

Software que oferece ao usurio o direito de usar, estudar, modificar e redistribu-lo. A liberdade de executar o programa, para qualquer propsito; A liberdade de estudar como o programa funciona, e adapt-lo para as suas necessidades. Acesso ao cdigo-fonte um pr-requisito para esta liberdade; A liberdade de redistribuir cpias de modo que voc possa beneficiar o prximo; A liberdade de aperfeioar o programa, e liberar os seus aperfeioamentos, de modo que toda a comunidade use. LINUX 2.1 O que o Sistema Operacional? Um sistema operacional o programa de computador que gerencia (controla) o computador em si e a execuo dos programas aplicativos (como o Word e o Excel). O Sistema Operacional , portanto, a interface (intrprete) entre o usurio e a mquina.

2.2 O que o Kernel? O Kernel o ncleo do Sistema Operacional, a sua alma, sua parte mais importante. o Kernel que fala com o computador propriamente dito. Linus Torvalds(desenvolvedor do LINUX), portanto, no criou o Sistema TODO, criou apenas seu centro nervoso.

2.3 O que Shell? Fachada do Sistema Operacional, ou seja, a parte do sistema que entra em contato com o usurio Na prtica Chama-se Shell a interface textual do Linux. Shell um programa que recebe os comandos do usurio e os interpreta, enviando-os ao Kernel. GPL LICENA PBLICA GERAL

3.1 O que a GPL garante aos usurios de programas regidos por ela? Direito de adquirir e usar os programas sem a necessidade de pagamento de licena (pode-se exigir pagamento pela aquisio em si); Direito de distribuir os programas livremente; Direito de estudar os programas como foram feitos (necessrio ter o cdigo-fonte); Direito de modificar os programas ou criar outros com base neles (necessrio ter o cdigofonte). Os programas resultantes tm que ser GPL tambm. DISTRIBUIES (DISTROS) LINUX

Pgina 8

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza. 4.1 O que uma distribuio Linux? Distribuio (ou distro, para os ntimos) uma verso do Linux empacotada por um determinado responsvel (pessoa ou empresa). Como o Linux livre (GPL), ele pode ser dquirido e modificado por qualquer um, que pode distribulo novamente... Uma distro formada no s pelo Kernel, mas por diversos outros.

Red Hat Linux: Conectiva Linux: Mandrake: Suse Linux: Fedora Core: Slackware Linux: . Linux Debian: Kurumin:

4.2 O QUE H NUMA DISTRO? Kernel: ..................Ncleo do Sistema Shell: ....................ambientes que interpretam os comandos digitados pelo usurio. Comandos Shell: . . .para controlar o sistema em modo texto. Ambientes Grficos: para apresentarem o sistema em formato visual agradvel. Aplicativos Grficos: programas grficos para escritrio e outros fins.

O QUE UM AMBIENTE GRFICO? So programas que apresentam uma interface amigvel para o usurio(cones, janelas, etc. como o Windows). Os ambientes grficos so chamados tambm de Gerenciadores de janelas.

5.1 QUAIS SO ELES?

KDE (K Desktop Environment): muito usado e bem cheio de frescuras...

Pgina 9

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza. GNOME: mais parecido com o Windows, institui a idia de meu computador para ficar fcil de aprender a partir do sistema da Microsoft.

ESTRUTURA DOS DIRETRIOS Em qualquer sistema operacional h uma estrutura definida de diretrios (pastas) para armazenar arquivos. No windows: Existem as unidas A:, C:, D:, E:, etc. No Linux No existem referncias s unidades como no Windows. Tudo comea na pasta Raiz (chamada /). Todas as demais pastas do Linux esto abaixo de /(incluindo as unidades como CDs ou disquetes).

DIRETRIOS DO LINUX

/: diretria Raiz (nvel mais alto) da rvore /home: diretrio que guarda os diretrios pessoais dos usurios (como /home/leite). como se /home/leite fosse a pasta Meus Documentos do usurio Leite. /dev: diretrio que contemos arquivos dos dispositivos (referncias ao hardware). Os arquivos dentro desse diretrio so, na verdade, atalhos aos equipamentos de hardware (como disco, teclado, mouse, etc.). /root: pasta pessoal (Meus Documentos) do superusurio (administrador). /bin: possui os arquivos executveis (programas) como Arquivos de Programas no Windows. /etc: possui os arquivos de configurao do Sistema Operacional e dos aplicativos. /boot: contm os arquivos de inicializao do sistema

DIRETRIO /DEV (DEVICES) O diretrio /dev possui arquivos que representam os dispositivos de hardware do computador. Desde o teclado e mouse at HD e gravador de CD so representados por arquivos de /dev. Esses arquivos ainda no esto prontos para serem acessados diretamente, necessrio usar um comando (mount) para criar uma pasta que os acesse.

ARQUIVOS DO DIRETRIO /DEV

Pgina 10

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza. hda: HD IDE primrio MASTER hdb: HD IDE primrio SLAVE hdc: HD IDE secundrio MASTER hdd: HD IDE secundrio SLAVE fd0: disquete primrio (A:) fd1: disquete secundrio (B:) sda: discos extra (como discos SCSI, pendrives, cartes de memria, etc.) Para cada disco h um nmero (das 1, sda 2, etc.). lp0: primeira porta paralela (impressora) lp1: segunda porta paralela (impressora)

PARTIES DOS HDS

hda: referncia do HD IDE primrio MSTER. hda1: primeira partio deste HD. Cada partio representada pelo HD correspondente seguida de um nmero. De 1 a 4: parties primrias Acima de 5: parties estendidas, ou seja, a terceira partio do Disco IDE secundrio Mster hdc3.

O SUPER USURIO (ROOT)

O Linux um sistema que exige a autenticao de um usurio par ser usado. Pode haver diversos usurios no sistema. O usurio da conta root o Manda Chuva no Sistema Linux O usurio root conhecido como Super Usurio ou Administrador e tem acesso a todos os arquivos e pasta do sistema.

APARNCIA DO SHELL

O Shell nos solicita comandos atravs de um prompt: [usuario@computador pasta]$ Usurio: nome do usurio logado

Pgina 11

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza. Computador: nome da mquina Pasta: informa o diretrio atual em que se est trabalhando Exemplo: [leite@servidor aula] $ O ltimo smbolo do prompt indica o seguinte: $: indica que o usurio em questo um usurio comum (no o root) #: indica que o usurio em questo o root (superusurio)

ARQUIVOS DO LINUX

Arquivos so, como em qualquer sistema operacional, blocos de dados armazenados em memrias auxiliares. Arquivos tm que ter nome. Esses nomes seguem regras! Arquivos cujo nome iniciam com .(ponto) so arquivos ocultos Exemplo: .oculto

NOMENCLATURA DOS ARQUIVOS O Linux faz diferena entre maisculas e minsculas nos nomes de arquivos, portanto: casa.txt, Casa.txt e CASA.TXT so arquivos diferentes (Case-Sensitive) O nico caractere que no aceito pelo ambiente grfico do sistema Linux para nomear arquivos a /(barra). So 255 caracteres no mximo.

COMANDOS LINUX Comandos de Manipulao de Arquivos e Diretrios ls (List = Listar): lista o contedo de um diretrio. [leite@servidor aula] $ ls mkdir (Make Directory = Criar diretrio): criar um diretrio. [leite@servidor aula] $ mkdir teste cd (Change Diretory = Mudar de diretrio): entrar em um diretrio. [leite@servidor aula] $ cd / pwd: mostra o diretrio onde estou posicionado. [leite@servidor aula] $ pwd /home/aula Pgina 12

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza. rmdir (Remover diretrio): apagar um diretrio. [leite@servidor aula] $ rmdir aula clear: limpar a tela. tree (rvore): mostra a estrutura de diretrio. / = indicar que o objeto um diretrio * = indica que o arquivo executvel @ = indicar que um link, atalho mv (mover): mover(renomear) arquivos ou diretrios. [leite@servidor aula] $ mv aula.doc prova.doc cp (copiar): copiar arquivos ou diretrios. [leite@servidor aula] $ cp aula.doc prova rm (remover arquivos e diretrios): remover arquivos ou diretrios. [leite@servidor aula] $ rm aula.doc Comandos de Permisso de Acesso a Arquivos e Diretrios chmod (Change Mode = Mudar o modo): muda o modo de acesso ao arquivo. chown (Change Owner = Mudar o dono): muda o proprietrio do arquivo. Comandos de Manipulao de usurio useradd (Adicionar usurio): Criar uma nova conta de usurio. groupadd (Adicionar grupo): Criar uma novo grupo de usurio. passwd (password = senha): Alterar a senha do usurio. su (Super User = Super Usurio): Atribuir a definio de superusurio a um usurio comum. Outros Comandos man (manuais): Acessar as pginas dos manuais do sistema. exit (log-off): efetua o logoff do sistema. who: Verifica quem est logado.

GERENCIADORES DE BOOT Pgina 13

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza. Os gerenciadores de boot so programas responsveis pela inicializao do sistema operacional, ou seja, atravs dele possvel que mais de um sistema operacional seja inicializado em um mesmo HD. comum ouvir dvidas do tipo: Posso ter instalado o Linux e o Windows em um mesmo HD?", a resposta Sim, isso somente possvel com o uso de um gerenciador de boot, ou seja, este pequeno programa responsvel por inicializar o kernel do sistema operacional de maneira distinta, ou seja , atravs dele possvel selecionar qual sistema operacional ser inicializado, o Linux ou o Windows. Existem muitos gerenciadores de boot disponveis para as diversas distribuies Linux, os mais utilizados so o LILO e o GRUB.

FINALIZANDO SOBRE LINUX O que software livre? Software Livre, ou Free Software, conforme a definio de software livre criada pela Free Software Foundation, o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribudo sem restrio. A forma usual de um software ser distribudo livremente sendo acompanhado por uma licena de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilizao do seu cdigo-fonte.

Software Livre diferente de software em domnio pblico. O primeiro, quando utilizado em combinao com licenas tpicas (como as licenas GPL e BSD), garante os direitos autorais do programador/organizao. O segundo caso acontece quando o autor do software renuncia propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum.

Richard Stallman Linus Torvalds O Software Livre como movimento organizado teve incio em 1983, quando Richard Stallman (foto acima) deu incio ao Projeto GNU e, posteriormente, Free Software Foundation. Software Livre se refere existncia simultnea de quatro tipos de liberdade para os usurios do software, definidas pela Free Software Foundation. Veja abaixo uma explicao sobre as 4 liberdades, baseada no texto em portugus da Definio de Software Livre publicada pela FSF:

As 4 liberdades bsicas associadas ao software livre so:

Pgina 14

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza.

A liberdade de executar o programa, para qualquer propsito (liberdade n 0)

A liberdade de estudar como o programa funciona, e adapt-lo para as suas necessidades (liberdade n 1). Acesso ao cdigo-fonte um pr-requisito para esta liberdade. A liberdade de redistribuir cpias de modo que voc possa ajudar ao seu prximo (liberdade n 2).

A liberdade de aperfeioar o programa, e liberar os seus aperfeioamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade n 3). Acesso ao cdigo-fonte um pr-requisito para esta liberdade.

Um programa software livre se os usurios tem todas essas liberdades. Portanto, voc deve ser livre para redistribuir cpias, seja com ou sem modificaes, seja de graa ou cobrando uma taxa pela distribuio, para qualquer um em qualquer lugar. Ser livre para fazer essas coisas significa (entre outras coisas) que voc no tem que pedir ou pagar pela permisso, uma vez que esteja de posse do programa. Voc deve tambm ter a liberdade de fazer modificaes e us-las privativamente no seu trabalho ou lazer, sem nem mesmo mencionar que elas existem. Se voc publicar as modificaes, voc no deve ser obrigado a avisar a ningum em particular, ou de nenhum modo em especial. A liberdade de utilizar um programa significa a liberdade para qualquer tipo de pessoa fsica ou jurdica utilizar o software em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem que seja necessrio comunicar ao desenvolvedor ou a qualquer outra entidade em especial. A liberdade de redistribuir cpias deve incluir formas binrias ou executveis do programa, assim como o cdigo-fonte, tanto para as verses originais quanto para as modificadas. De modo que a liberdade de fazer modificaes, e de publicar verses aperfeioadas, tenha algum significado, deve-se ter acesso ao cdigo-fonte do programa. Portanto, acesso ao cdigo-fonte uma condio necessria ao software livre. Para que essas liberdades sejam reais, elas tem que ser irrevogveis desde que voc no faa nada errado; caso o desenvolvedor do software tenha o poder de revogar a licena, mesmo que voc no tenha dado motivo, o software no livre.

Pgina 15

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza.

O Que H Numa Distribuio? Tipicamente, toda distro contm: Kernel: Ncleo do Sistema. Shell: ambientes que interpretam os comandos digitados pelo usurio (aquela tela preta para digitar comandos) O Que um Ambiente Grfico? So programas que apresentam uma interface amigvel para o usurio (cones, janelas, etc. como o Windows). Os Ambientes grficos rodam sobre o Shell, Portanto aqueles precisam destes. Alm do shell, necessario que se esteja rodando um programa chamado Servidor X. Os ambientes grficos so chamados tambm de Gerenciadores de Janelas ou Interfaces Grficas. Resumo de ambientes grficos: Vejamos o Windows: algumas alteraes no visual so possveis com e sem ajuda de outros programas, porm estas so muito limitadas. Ainda, o sistema operacional depende deste ambiente grfico, ou seja, no faz nada sem ele. O Linux, pelo contrrio, um sistema baseado no comando de texto e no possui um Ambiente Grfico (leia-se visual; leia-se "casca") padro (e tambm no depende dele para executar suas funes) o que possibilita que o usurio escolha dentre uma numerosa srie de opes. Quais So Eles? KDE (K Desktop Environment): O mais usado GNOME: mais parecido com o Windows, instituiu a idia de meu computador para ficar fcil de aprender a partir do sistema da Microsoft. BlackBox, WindowMaker, Fluxbox: menos usados porem bem mais leves que os dois mais famosos. http://imasters.uol.com.br/artigo/2023/linux/distribuicoes_e_ambientes_graficos/

Pgina 16

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza.

O que so distribuies Linux? Em sua essncia, Linux, na verdade, apenas o nome do kernel de um sistema operacional criado por Linus Torvalds. Como seu uso livre (qualquer um pode usar e/ou alterar o cdigo-fonte) muitas organizaes "juntaram" esse kernel com uma gama de pacotes de software de maneira a formar um sistema operacional com funcionalidades relevantes ao usurio. A cada combinao do kernel com pacotes de software, d-se o nome de distribuio e todas possuem caractersticas implementadas pela organizao que a montou. Como cada organizao trabalha com filosofias e objetivos diferentes, a montagem de uma distribuio baseada nestes aspectos. Assim, existem distribuies para os mais diversos fins. Hoje em dia, um usurio experiente capaz de montar sua prpria distribuio, adicionando as funcionalidades que desejar. O Brasil conta ainda com duas distribuies de renome: Conectiva e Kurumin. Na verdade, em fevereiro de 2005, A Mandrakesoft, dona da distribuio Mandrake, comprou a Conectiva. A fuso de ambas as empresas gerou a j mencionada distribuio Mandriva. Distribuies de propsito geral: Arch Linux, Big Linux, Caixa Mgica, Conectiva, Cytrun Linux, Insigne GNU Linux, Debian, Debian-BR-CDD, Dream Linux, Fedora, Gentoo Linux, Linux From Scratch, GoboLinux, Knoppix, Kake Linux, Kalango Linux, Kurumin Linux, Famelix, Libertas, Lycoris, Mandriva, Muriqui Linux, Red Hat Linux, Resulinux, RXART Linux, Skolelinux, Satux, Slackware Linux, Sorcerer GNU/Linux, SuSE, TechLinux, tsl linux, Kurumin, Ubuntu Linux, Kubuntu, White Box; Distribuies LiveCD* (PCLinuxOS, Knoppix, Kurumin, Kalango, Resulinux, Kake Linux, Kanotix, Rxart, linux, Big Linux, DreamLinux, Kalango Linux, Gentoo Linux, Famelix, Quantix, Satux, SLAX, PHLAK, GoblinX, Dizinha Linux, Poseidon, Tutoo-Linux, Arco-Debian Linux, Litrix Linux, Wolvix, Ubuntu Linux, Caixa Mgica, Fedora, MandrivaOne, Sabayon Linux). *Live CD um CD que contm um sistema operacional (GNU/Linux, BSD ou outro) que no precisa ser instalada no disco rgido do usurio uma vez que o sistema operacional completo executado diretamente a partir do CD e da memria RAM. A maioria dessas distribuies tambm permite que se instale o sistema operacional no disco rgido com as mesmas configuraes do sistema que roda no CD, caso o usurio deseje.

Pgina 17

INFORMTICA PARA CONCURSOS Deus nossa fortaleza.

Fonte: http://tudosobrecomputador.blogspot.com.br/2011/10/informatica-para-concursospublicos.html http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/130-informatica-paraconcursos/1716-navegador-de-internet-e-correio-eletronico#.UWnX3KIQbPw http://www.juaripinheiro.com.br/conceitos-de-internet-e-intranet/ Todo contedo organizado tem o reconhecimento da autoria, e a mesma deve ser respeitada.

Pgina 18

Вам также может понравиться