Вы находитесь на странице: 1из 9

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

INFORMTICA PARA CONCURSOS LibreOffice (Writer, Calc e Impress) 100 questes comentadas FCC Fernando Nishimura de Arago

Sute de aplicativos
O LibreOffice um pacote de aplicativos similar ao Microsoft Office. Atualmente, na verso 3.x, oferece um editor de textos (Writer), uma planilha de clculos (Calc) e um editor de apresentaes (Impress), entre outros aplicativos.

A denominao LibreOffice a atual, mas encontramos questes de concursos que usam o nome BrOffice ou OpenOffice, de forma correta. Histrico: Originalmente desenvolvido com o nome de StarOffice pela empresa alem Star Division, o cdigo-fonte foi comprado em 1999 pela Sun Microsystems. Em agosto de 1999, a verso 5.2 do StarOffice foi disponibilizada de graa. Em 19 de Julho de 2000, a Sun anunciou que liberaria o cdigo fonte do StarOffice para download sob as licenas LGPL e SISSL com a inteno de construir uma comunidade aberta de desenvolvimento em torno do software. O novo projeto foi chamado OpenOffice.org e seu site foi disponibilizado em 13 de Outubro de 2000. O StarOffice sua verso comercial. A partir da verso 2.0, o OpenOffice.org passou a ser licenciado sob a licena LGPL. Em 20 de Outubro de 2005, o OpenOffice.org 2.0 foi liberado ao pblico. Em 25 de Janeiro de 2006 nasceu a BrOffice.org , antiga OpenOffice.org.br. O programa passou a ser chamado no Brasil de BrOffice.org. A fundao foi posteriormente extinta devido a divergncia entre seus membros e a diretoria quanto a seus objetivos e mtodos. Aps a venda da Sun Microsystems, para a Oracle, muitos colaboradores deixaram de desenvolver o OpenOffice.org sob a influncia da Oracle, alegando o descumprimento, pela empresa, de promessas de entregar a direo do projeto a uma fundao, e anunciaram o projeto LibreOffice. O LibreOffice possui diferenas na parte de licenciamento. Licenas

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 1

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Questes de Concursos - SOFTWARE LIVRE 01. De acordo com a Free Software Foundation, um programa de computador que se qualifica como software livre NO fornece a liberdade para: a) revogar ou adicionar restries retroativas s regras de uso do programa. b) executar o programa para qualquer propsito. c) estudar como o programa funciona e adapt-lo s suas necessidades. d) redistribuir cpias do programa. e) distribuir cpias de verses modificadas do programa. 02. Para que um programa de computador seja considerado software livre, este programa a) pode ser utilizado para fins lucrativos, mas no pode ser, ele prprio, comercializado. b) deve ter seu cdigo fonte colocado em domnio pblico. c) no pode ser utilizado para fins lucrativos. d) deve ter seu cdigo fonte disponvel para seus usurios. e) no pode ter seu cdigo fonte modificado. SOFTWARE LIVRE BrOffice nvel Mdio 03. O BrOffice.org pode inserir nmeros de linha em um documento inteiro ou em pargrafos selecionados no documento. A caixa de dilogo que aberta no Menu Ferramentas Numerao de Linhas Mostrar numerao exibe a) a numerao sequencial das linhas, no havendo opo de escolha. b) apenas a numerao a intervalos de 2 linhas. c) apenas a numerao a intervalos de 3 linhas. d) apenas a numerao a intervalos de 5 linhas. e) intervalos entre nmeros que foram escolhidos na caixa de dilogo. 04. Sobre a insero de imagens na sute BrOffice.org, considere: I. No insere imagens do tipo .jpg. II. A imagem referenciada a partir de links externos ou seja, ela no faz parte do documento. Dizemos nesse caso que a imagem vinculada. III. No insere imagens de documentos oriundos do MS-Word. Est correto o que se afirma APENAS em a) II. b) III. c) I. d) I e II. e) I e III. SOFTWARE LIVRE BrOffice Exerccios 05. Em relao ao BrOffice.org 3.1, considere: I. Em um arquivo aberto no Writer quando o cursor est em qualquer linha de qualquer pargrafo, ao se pressionar a tecla Home ele ir se posicionar no incio do texto. II. Em uma planilha do Calc, se a clula E8, que contm a frmula =($D$2+SOMA(C3:C7))/$D$1, for copiada para a clula F9, atravs de Ctrl+C e Ctrl+V, a clula F9 conter a frmula =($D$2+SOMA(D4:D8))/$D$1. III. No Writer as aes das teclas F7, Ctrl+F12 e Ctrl+F4 correspondem, respectivamente, verificar ortografia, inserir tabela e fechar documento.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 4

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Menu Janela Permite alterar as configuraes de exibio das janelas que esto em uso. O Word no permite abrir duas vezes o mesmo arquivo. O BrOffice sim (opo Recarregar, menu Arquivo).

Barra de Ferramentas PADRO

Exibir/Barra de Ferramentas/Padro. Permite acesso s funes bsicas de edio do documento. A sute de aplicativos integrada, portanto a partir do Writer possvel acessar todos os demais programas. O primeiro cone, Novo, ilustra esta funcionalidade (imagem ao lado).

Open abrir carrega um arquivo gravado na memria permanente (disco rgido, pendrive, HD externo, rede) para a memria temporria (RAM), permitindo a edio (se liberada).

Save salvar grava o contedo da memria RAM (documento aberto) na memria permanente. Atalho: Ctrl+S

Enviar o documento como anexo de uma mensagem do correio eletrnico. O aplicativo padro ser executado e o documento adicionado como anexo.
Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor Pg. 15

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Conceitos bsicos
Clula unidade da planilha de clculos, o encontro entre uma linha e uma coluna. A seleo individual com a tecla CTRL e a seleo de reas com a tecla SHIFT (assim como no sistema operacional). Coluna clulas alinhadas verticalmente, nomeadas com uma letra. Linha clulas alinhadas horizontalmente, numeradas com nmeros. Planilha o conjunto de clulas organizado em uma folha de dados. Writer representa com . (ponto final). Pasta de Trabalho arquivo do Calc contendo as planilhas, de 1 a N (de acordo com quantidade de memria RAM disponvel, nomeadas como Planilha 1, Planilha 2, Planilha3). No Calc extenso ODS. Ala de preenchimento no canto inferior direito da clula, permite que um valor seja copiado na direo em que for arrastado. No Excel, se houver 1 nmero, ele copiado. Se houverem 2 nmeros, uma sequncia ser criada. No Writer, 1 nmero cria uma sequncia com incremento 1. Datas, dias da semana, nome dos meses, estas opes criam listas pr-definidas. Mesclar significa simplesmente Juntar. O Writer apenas Mescla, e pode manter todos os valores existentes nas clulas selecionadas, caso o usurio confirme. Veja o resultado.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 28

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

42. No BrOffice.org 3.1 Calc a propagao pela ala de preenchimento da clula A1 at a A10, considerando que A1 contm o texto Segunda-Feira, far com que A10 seja igual a a) Segunda-Feira. b) Tera-Feira. c) Quarta-Feira. d) Quinta-Feira. e) Sbado. 43. Aps selecionar as clulas do BrOffice.org Calc 3.0 com os respectivos contedos, A1=1 e A2=2, e arrast-las quatro clulas para baixo, pela ala de preenchimento, com a tecla CTRL pressionada simultaneamente, as clulas A3, A4, A5 e A6 ficaro, respectivamente, com os contedos a) 1, 1, 1 e 1. b) 1, 2, 1 e 2. c) 1, 2, 3 e 4. d) 2, 2, 2 e 2. e) 3, 4, 5 e 6. 44. Dadas as clulas de uma planilha eletrnica BrOffice.org Calc, com seus respectivos valores: A1=7, A2=vazia, A3=14, A4=vazia e A5=9, o valor apresentado pela frmula =MDIA(A1:A5) na clula A6 ser a) zero. b) 6. c) 8. d) 10. e) 12. 45. Dada a referncia de clulas A1:C3 de uma planilha do BrOffice.org Calc, a quantidade de clulas referenciadas a) 9. b) 6. c) 3. d) 2. e) 1.

SOFTWARE LIVRE BrOffice Calc Exerccios 46. O usurio no tinha nenhuma experincia com planilhas de clculo; estava inseguro, mas precisava editar e modificar algumas clulas da planilha BrOffice.org Calc. Para ajud-lo, o tcnico elaborou uma srie de dicas, dispostas em Notas, ao longo de toda a planilha, utilizando os seguintes procedimentos: I. inseriu nota clicando com o boto direito do mouse no respectivo campo; II. inseriu nota atravs do menu Inserir da barra de menus; III. para evitar a exibio permanente das notas na planilha, o tcnico utilizou o boto direito do mouse para certificar-se que o item Mostrar nota no estivesse assinalado; IV. para permitir a exibio de cada nota, quando o usurio apontasse com mouse a clula pretendida, o tcnico habilitou o item Mostrar nota, atravs do menu Exibir. So procedimentos corretos os que constam em a) II e III, apenas. b) III e IV, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) I, II e III, apenas. e) I, II, III e IV. 47. Considere a planilha abaixo, exibida no primeiro momento, na Figura 1 e no segundo momento, na Figura 2.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 46

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Menu Apresentao de Slides Possibilita controle sobre os detalhes da apresentao. A opo Configuraes da apresentao de slides altera os parmetros para toda a apresentao, como Intervalo, mudana manual ou automtica entre os slides, formato do ponteiro do mouse, se ele estar visvel ou no, permitir animaes (Imagem animada do menu Inserir), entre outros. A opo Cronometrar possibilita testar os intervalos da apresentao ou defini-los para exibio automtica.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 53

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Barra de Ferramentas FORMATAO

Aqui esto comentados somente os cones do BrOffice Impress. Os que no aparecem nesta lista porque so exatamente iguais ao BrOffice Writer e Calc. Consulte o material especfico no incio deste material. Usado em objetos, permite promover um objeto, tornando-o destaque. Usado em objetos, permite rebaixar o objeto, em relao aos demais ao redor. Muda a posio dos objetos no slide. Muda a posio dos objetos no slide.~ Muda o tamanho da fonte selecionada para um ponto acima na lista de valores. Muda o tamanho da fonte selecionada para um ponto a menos na lista de valores. Formatao de caracteres. Formatao de pargrafos. Barra de Ferramentas SLIDES

Adicionar um novo slide a apresentao. Formatao do padro dos slides usados na apresentao (slide por slide). Formatao do padro dos slides usados na apresentao (todos os slides). Iniciar apresentao de slides (tecla F5).

SOFTWARE LIVRE BrOffice Impress nvel Mdio 50. Ao abrir o BrOffice.org Apresentao (Impress) ser aberta a tela do Assistente com as opes: Apresentao vazia, a) Usar meus templates e Abrir uma apresentao existente, apenas. b) A partir do modelo e Abrir uma apresentao existente, apenas. c) A partir do modelo, Abrir uma apresentao existente e Acessar o construtor on-line, apenas. d) Usar meus templates Abrir uma apresentao existente e Acessar o construtor on-line, apenas. e) A partir do modelo, Usar meus templates Abrir uma apresentao existente e Acessar o construtor online.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 59

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Considere os dados da planilha eletrnica exemplificada no 5. Est correta a frmula inserida em B3 e pronta para ser propagada para B4 e B5 se for igual a a) =B3+A2. b) =B$2+A3. c) =B2+A3. d) =B2+A2. e) =B2+A$3. 100. Dadas as clulas B1=5, C1=4, D1=3, E1=2 e F1=1, o resultado da frmula =B1+C1*D1-E1/F1, na clula A1, ser a) 9. b) 15. c) 21. d) 25. e) 54.

Gabarito Comentado
1. Letra A. Segundo a FSF (Free Software Foundation) o programa precisa seguir quatro regras (ou "liberdades") So elas: 1- de executar o programa para qualquer propsito; 2- de estudar como o programa funciona e adapt-lo para suas necessidades - o acesso ao cdigo-fonte um pr- requisito para esta liberdade; 3- de redistribuir cpias de modo que possa ajudar ao seu prximo; 4- de aperfeioar (modificar) o programa, e liberar seus aperfeioamentos de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao cdigo fonte como pr-requisito tambm. 2. Letra B. Para isso, a Free Software Foundation tomou quatro "fundamentos" como base: No caso da primeira liberdade, um indivduo ou uma organizao pode utilizar o software em qualquer atividade, em qualquer quantidade de computadores. A segunda liberdade, por sua vez, d acesso ao cdigo-fonte do programa para que a pessoa possa estud-lo ou alter-lo conforme a sua necessidade. A terceira liberdade diz respeito permisso dada ao usurio de distribuir quantas cpias quiser do programa, mesmo porque esta uma forma de torn-lo acessvel a um nmero maior de pessoas. O mesmo vale para o cdigo-fonte do software. Por fim, a quarta liberdade consiste na permisso que o usurio tem

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 72

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

3,14159265358979, a constante matemtica pi, com preciso de at 15 dgitos. A funo SOMA, Retorna a soma de todos os nmeros na lista de argumentos. A funo RAIZ retorna uma raiz quadrada positiva. 93. Letra B. O Calc vai procurar, de A1 at A10 pelos valores maiores que 1000.E, se encontrar, somar a clula equivalente da coluna B1 a B10. 94. Letra C. A frmula =SE(MDIA(A1:A3)<>MDIA(A1:B3);A1^A2+A3;B1+B3/B2) possui um teste MDIA(A1:A3)<>MDIA(A1:B3) que resulta em verdadeiro. Assim, apenas o trecho A1^A2+A3 ser calculado. 2 elevado a 1 mais 3. Resultado = 5 95. Letra A. A funo SE possibilita o teste de uma condio, e retornar um valor caso seja verdadeiro ou outro, caso seja falso. 96. Letra A. A unio de clulas adjacentes (lateral ou verticalmente) conhecida como Mesclar Clulas. No possvel mesclar clulas no-sequenciais ou em diagonal. Se existirem contedos nas clulas mescladas, apenas a primeira ser mantida, perdendo o contedo das demais. 97. Letra E. Na forma de tabela, os valores so exibidos e armazenados como valores, e no mais como frmulas e funes originalmente do Excel. Para manter a ligao, caso deseje, necessrio Colar vnculo. 98. Letra C. Um relatrio de tabela dinmica uma tabela interativa que voc pode usar para resumir rapidamente grandes quantidades de dados. Voc pode girar suas linhas e colunas para ver resumos diferentes dos dados de origem, filtrar os dados por meio da exibio de pginas diferentes ou exibir os detalhes de reas de interesse. 99. Letra C. A ordem das clulas no importante, porque o Excel/Calc vai organizar aps a digitao. Para operadores de mesma precedncia, a ordem dos fatores no altera o resultado. 100. Letra B. A operao realizada considerando a precedncia de operadores. Primeiro calcula C1*D1 que 4 x 3, resultado 12, depois E1/F1 que 2 dividido por 1, resultado 2. Ento os operadores de nvel mais baixo, no caso a soma e subtrao ser realizada. A operao agora 5 +12 -2, ou seja, 15.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor

Pg. 88

Вам также может понравиться