Вы находитесь на странице: 1из 18

ESTUDOS

RBEP

O que desenvolver o raciocnio lgico? Consideraes a partir do livro Alice no pas das maravilhas
Denise Silva Vilela Deiziele Dorta

Resumo
Estabelece relaes entre temas das reas de filosofia da lgica e educao matemtica, com a finalidade de promover reflexes pedaggicas sobre um dos objetivos do ensino da matemtica em todos os nveis: desenvolver o raciocnio lgico dos estudantes. O propsito percorrer, por meio de cenas da histria de Alice no pas das maravilhas, alguns modos de pensar, entre os quais est o pensamento lgico. Esta obra de Lewis Carroll possui uma grande riqueza tanto de apelos lgicos, mediante os quais explicitamos princpios e regras da lgica clssica, como tambm de coisas sem lgica e fantsticas, que evidenciam aqui a importncia da criatividade e da fantasia no desenvolvimento integral da criana. Palavras-chave: desenvolvimento do raciocnio; lgica clssica; educao infantil; ensino das sries iniciais.

634

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

O que desenvolver o raciocnio lgico? Consideraes a partir do livro Alice no pas das maravilhas

Abstract
What does it mean to develop logical thinking? Considerations from the book Alice in Wonderland The present article establishes relations among themes of the areas of Philosophy of Logic and Mathematics Education with the purpose of promoting pedagogical reflections about the aims of Mathematics in all levels: to develop the students logical reasoning. The purpose is to identify different ways of thinking, such as logical reasoning, through scenes from Alice in Wonderland. This work of Lewis Carroll has great richness not only concerning logical appeals, in which we explicit principles and rules of classical logics, but also concerning things without logic that are fantastic and show the importance of creativity and fantasy to child development. Keywords: thinking development; classical logics; early childhood education; early years teaching.

Como que atendendo ao pedido da garota, o Gato vai desaparecendo lentamente da cauda at o sorriso, restando o sorriso sem rosto. (Carroll, 1980, p. 84).

Apresentao O presente texto tem o intuito de explicitar princpios e regras da lgica clssica, no contexto de uma obra da literatura infantil, Alice no pas das maravilhas. Sua anlise permite-nos uma compreenso crtica desses princpios no que diz respeito a objetivos frequentes do ensino de matemtica e a orientaes pedaggicas que frisam a importncia de desenvolver o raciocnio lgico:
O desafio que se apresenta [...] apontar em que medida os contedos contribuem para o desenvolvimento intelectual do aluno, ou seja, para a construo e coordenao do pensamento lgico-matemtico, para o desenvolvimento da criatividade, da intuio, da capacidade de anlise e de crtica, que constituem esquemas lgicos de referncia para interpretar fatos e fenmenos.

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

635

Denise Silva Vilela Deiziele Dorta

Embora nestes Parmetros a Lgica no se constitua como um assunto a ser tratado explicitamente, alguns de seus princpios podem e devem ser integrados aos contedos, desde os ciclos iniciais, uma vez que ela inerente Matemtica. No contexto da construo do conhecimento matemtico ela que permite a compreenso dos processos; ela que possibilita o desenvolvimento da capacidade de argumentar e de fazer conjecturas e generalizaes, bem como o da capacidade de justificar por meio de uma demonstrao formal. (Brasil, 1998a, p. 49).

O livro Alice no pas das maravilhas, escrito por Charles L. Dogson (1832-1898), que usou o pseudnimo Lewis Carroll para assin-lo, foi selecionado por ser rico em detalhes e ter reconhecida qualidade de penetrar tanto em aspectos lgicos como de fantasia. O autor, que atuou como professor de matemtica na Universidade de Oxford por vrios anos e como matemtico, lgico e romancista, atrela conceitos de lgica ao mundo de fantasia criado no sonho de Alice. Ele imprime obra fortes caractersticas da lgica; propicia reflexes sobre ela, na medida em que articula tanto os princpios e as regras da lgica como as contradies e os argumentos circulares; permite-nos ver dificuldades do conceito de identidade; desenvolve argumentos em que se podem identificar silogismos e falcias; e, at mesmo, expressa o seu gosto pelos paradoxos e pelo nonsense, esbarrando nos limites da linguagem. Assim, um dos traos caractersticos da lgica de Charles Dodgson o poder de forar as leis da lgica, explorar os limites da linguagem simblica, mostrar os limites das formulaes, no fundo, revelar o nonsense que pode estar escondido sob a aparncia da correo formal (Pinto, 2009, p. 2). Desse modo, o estudo e a anlise da obra so interessantes para uma compreenso ampla da lgica, ainda que inicial, na medida em que ela apresenta diversos conceitos dessa rea de conhecimento e, ao mesmo tempo, nega, contradiz, altera ou brinca com eles. Esse recurso de alternar caractersticas que so da lgica e as que no so possibilita uma viso complementar a apresentaes sistemticas e diretas, exclusivamente afirmativa do assunto. Para o educador matemtico, de grande valor conhecer os limites e as possibilidades do pensamento lgico dentro da linguagem humana, pois inerente prtica do professor disciplinar o pensamento do aluno. Entendemos, levando em conta a noo de cultura escolar, que a escola no apenas transmite contedos cientficos como tambm possui aspectos disciplinadores mais amplos; um meio de aculturao, de imposio de regras e formas de pensamento (Chervel, 1990, p. 184). Tomamos como referncia uma concepo de infncia que valoriza o desenvolvimento integral da criana em seus aspectos sociais, culturais, intelectuais, psicolgicos e fsicos; que a considera um perodo prprio da vida, e no um perodo de preparao para o futuro:
Cada idade no est em funo de outra idade. Cada idade tem, em si mesma, identidade prpria, que exige uma educao prpria, uma realizao prpria enquanto idade e no enquanto preparo para uma outra idade. [...] Cada fase da idade [...] tem que ser vivida na totalidade dela mesma e no ser submetida a futuras vivncias [...]. (Arroyo, 1995, p. 19).

636

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

O que desenvolver o raciocnio lgico? Consideraes a partir do livro Alice no pas das maravilhas

A ideia de escola tomada como referncia aquela que d condies de desenvolvimento para todas as dimenses da pessoa no presente (Arroyo, 1995, p. 21). Entendemos que, assim como o desenvolvimento no deve ser impedido, com a mesma nfase, ele no deve ser forado. Nessa medida, os compromissos e a formao intelectual devem ser dosados com as necessidades de brincar, fantasiar, criar livremente. Especificamente, a matemtica como disciplina escolar deve ser compreendida tanto por sua base lgica quanto por suas relaes com a linguagem natural. Dessa maneira, a educao infantil e o ensino fundamental podem valorizar o desenvolvimento integral do estudante, sendo importante trabalhar a criticidade, a criatividade, o raciocnio lgico e a capacidade de refletir. O objetivo deste artigo, portanto, entender o que desenvolver o pensamento lgico dentro de uma compreenso de desenvolvimento integral do estudante; assim, este trabalho precisamente de lgica, filosofia da lgica e educao matemtica. A partir de uma anlise da obra de Carroll, realizada por categorias extradas da lgica clssica (Dorta, 2009), procuramos responder questes da educao matemtica, como: Que tipo de raciocnio a matemtica desenvolve?. A proposta vai ao encontro do questionamento da ideia de racionalidade natural apresentado por Gottschalk (2008, p. 83), j que enfatizamos que os princpios lgicos no so bvios, isto , a relao deles com a lngua natural e cotidiana especfica e exige um aprendizado. A inteno trazer tona reflexes sobre um tema estrutural da matemtica escolar raciocnio lgico , mostrando, por meio de cenas da histria de Alice, alguns modos de pensar, entre os quais est o pensamento lgico. Apresentamos, em seguida, uma discusso centrada nos trs princpios da lgica: o da identidade, o da no contradio e o do terceiro excludo. A anlise da obra possibilita ainda entender o que so silogismo, inferncia vlida e falcia. Essa discusso tem como referncias centrais Shibles (1974) e Machado e Cunha (2005).

Lgica: aspectos histricos e conceituais O termo lgica est sendo empregado aqui como lgica formal, uma rea do conhecimento que trata dos conceitos, dos juzos e dos raciocnios, que independem de seu contedo, tal como desenvolvido pelo filsofo grego Aristteles (384-322 a.C.). A primeira sistematizao dessa lgica, chamada clssica, realizada por Aristteles, baseia-se nos trs princpios que regem as leis formais do pensamento lgico: Princpio da identidade cada coisa igual a si mesma; em smbolos: (A=A). Princpio da no contradio algo no pode ser e no ser ao mesmo tempo; em smbolos: (A A).

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

637

Denise Silva Vilela Deiziele Dorta

Princpio do terceiro excludo uma proposio verdadeira ou falsa e no existe terceira opo; em smbolos: (A A).1 A partir desses princpios, Aristteles estruturou o silogismo, composto por duas proposies e uma concluso que, seguindo as regras, conduzem a uma inferncia vlida: de premissas verdadeiras obtm-se concluses verdadeiras. As proposies so frases estruturadas de tal modo que possam ser classificadas somente como verdadeiras ou falsas. As regras dos silogismos ficaram conhecidas por meio das figuras dos silogismos e de uma srie de normas que acompanhavam tais figuras. Na Idade Mdia, as regras foram reeditadas pelo que ficou conhecido como modus tolens e modus ponens, explicitados adiante. De fato, esses princpios e a relao da lgica com a argumentao permaneceram e sofreram alteraes no significativas para nossos propsitos at o final do sculo 19, quando Frege (1848-1925), na elaborao dos Fundamentos da aritmtica (1884), empregou smbolos que so o marco inicial da lgica matemtica ou simblica. O projeto de Frege de encontrar os fundamentos seguros para a aritmtica foi realizado mediante a tentativa de definir a noo de nmero a partir dos princpios da lgica, expressa no subttulo de sua obra Fundamentos da aritmtica: uma investigao lgico-matemtica do conceito de nmero. Bertrand Russel (1872-1970) identificou paradoxos nas formulaes de Frege, o que, por um lado, comprometeu absolu tamente o projeto deste e, por outro, propiciou estudos que resultaram na formulao de outras lgicas denominadas lgicas no clssicas, pois alteram os princpios consolidados nesse campo do conhecimento. Nessa ocasio, a histria duplamente milenar da lgica comeou a mudar [...]. No momento ela versa sobre determinadas estruturas abstratas, que podemos denominar de sistemas lgicos, anlogos, em esprito, s estruturas da lgebra ou de outros ramos da matemtica (Costa, 2002, p. 1). As chamadas lgicas no clssicas podem ser divididas basicamente em duas espcies: as complementares e as heterodoxas. As complementares respeitam as regras e os princpios da lgica clssica, apenas inserindo alguns novos operadores, de maneira a completar sua linguagem. J as heterodoxas questionam e negam a lgica clssica, surgem com a inteno de substitu-la.
As lgicas heterodoxas, nas quais no vale a lei reflexiva da identidade, so chamadas lgicas no-reflexivas. [...]. Nas lgicas paracompletas no vlido o princpio do terceiro excludo, ou seja, pode existir frmula A tais que nem A e nem a negao de A no so teoremas. O princpio da no-contradio derrogado nas lgicas relevantes e na maioria das lgicas paraconsistentes. (DOttaviano, Feitosa, 2009, p. 22).

Sero consideradas a estrutura da argumentao e as definies do clculo proposicional de primeira ordem da lgica clssica, numa linguagem intermediria entre a da matemtica e a da argumentao, que visa compreenso inicial do assunto sem pressupor conhecimentos

1 Esclarecemos que, em geral, as proposies sero aqui representadas por letras maisculas e os smbolos que empregamos so: NO: IMPLICAO: => E: OU:

638

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

O que desenvolver o raciocnio lgico? Consideraes a partir do livro Alice no pas das maravilhas

especficos de matemtica ou lgica. Porm no sero observadas as necessidades formais que um curso de lgica demanda, pois o propsito apenas mencionar temas especficos da lgica enunciados ao longo da narrativa de cenas da histria. O interesse em mencionar os desenvolvimentos da lgica deve-se, na presente abordagem, possibilidade de perceber a importncia e as dimenses de seus princpios em todo seu desenvolvimento e na sua relao especfica com a matemtica. , pois, a alterao, a eliminao ou a substituio desses princpios que promove desenvolvimentos significativos no campo da lgica, tal qual ocorreu com as geometrias no euclidianas. Devemos esclarecer ainda que a lgica aristotlica, em contraposio simblica, desenvolve uma fuso com a linguagem, dentro dos argumentos. Para Aristteles, a deduo, composta dos princpios e das regras em questo, um dos modos de conhecer mais seguro que outros, como a intuio e a induo, pois, na deduo, a concluso j est contida nos enunciados: indica um desdobramento deles. por isso que, no contexto da lgica aristotlica, podemos facilmente entender o que sofisma ou falcia: um argumento apenas aparentemente correto; mas, quando analisado do ponto de vista dos princpios e das regras, no o . As relaes entre matemtica e lgica esto evidentes desde a sistematizao da matemtica realizada por Euclides, no sculo 3 a. C., que utilizou os princpios e as regras da lgica aristotlica para organizar de forma axiomtico-dedutiva os contedos matemticos que j eram conhecidos na ocasio (Vilela, 1996, p. 132). Apresentamos, a seguir, uma discusso centrada nos trs princpios da lgica e nas regras de deduo que estruturam os silogismos no contexto da obra Alice no pas das maravilhas.

Discusso dos princpios da lgica clssica em Alice no pas das maravilhas

Alice no pas das maravilhas inicia-se com a menina Alice entediada com um livro que, por no ter figuras ou dilogos, torna-se desinteressante. Dessa maneira, o autor expressa que a linguagem infantil inclui figuras, desenhos e conversas, e no apenas palavras. Bem diferente da vida enfadonha que tem, Alice, em seguida, passa por uma srie de acontecimentos que quebram as regras do real e mergulham o leitor em um mundo de grande fantasia.

Discusso do princpio da identidade em Alice no pas das maravilhas


Sabemos que Alice vive suas aventuras enquanto sonha, ou seja, em estado inconsciente, e que todos os fatos acontecem numa diferente

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

639

Denise Silva Vilela Deiziele Dorta

condio de espao e tempo. Assim, o livro vai alm do real, j que a personagem passa por situaes de sonho e age entre sua vida normal e os absurdos do mundo onrico. No universo psicolgico ou emocional, frequente a discusso sobre a identidade e a subjetividade, que aparentemente no tem relao com a discusso que a matemtica pode fazer deste seu princpio fundante e absolutamente bvio: o da identidade A=A. Propor esse debate tarefa da filosofia da lgica, aqui colocada com o intuito de realizar esclarecimentos no mbito da educao. A ideia no tentar encontrar identidades entre esses usos da psicologia e da matemtica, mas percorrer diferentes usos, a fim de relativizar vises predominantes, apresentar outro modo, ver de outras maneiras (cf. Wittgenstein, 1991, 144, p. 64), num propsito de ampliar a compreenso sobre o tema. Particularmente, na educao matemtica, trazemos tona o questionamento da ideia de racionalidade natural apresentada por Gottschalk (2008, p. 83), enfatizando que os princpios lgicos no so bvios, sobretudo no incio da escolaridade, at que tenham sido suficientemente aprendidos. Logo no incio da histria aparece o primeiro trao nonsense, que permanecer ao longo da trama: um coelho branco passa correndo e murmurando que est atrasado, enquanto confere as horas em um relgio de bolso. Coelho atrasado, olhando o relgio eis um fato que no faz parte de nossa realidade; trata-se de um acontecimento, para ns, sem sentido, se analisado do ponto de vista real, mas natural em uma histria infantil, um sonho, um estado de inconscincia. Alice, curiosa, segue o coelho e entra em uma toca que a leva a cair numa espcie de tnel, que pode ser considerado um rito de passagem, como se a menina estivesse saindo da vida real para entrar em um mundo de fantasia e do sonho. Ao longo da queda, Alice segue um gato e, ao cair, v-se numa sala cheia de portas trancadas em que apenas uma, de 40 centmetros, ela conseguiria abrir. Foi ento que, pela primeira vez, Alice alterou seu tamanho, tomando o lquido de uma garrafa com o rtulo Beba-me, que a fez diminuir. Estaria aquela garrafa ali antes do desejo de Alice de passar pela porta? Ou teria aparecido mediante sua vontade? Durante esse acontecimento, a menina percebe que as regras que conhece no regem os acontecimentos naquele lugar. Mas os princpios da lgica permanecem? Especificamente: como fica, nesta situao, o princpio da identidade? Aumentar e diminuir de tamanho faz-nos pensar nas relaes que temos com o mundo, quando nos sentimos pequenos em referncia a tantas coisas e grandes perante outras. Entretanto, o princpio da identidade pressupe que algo s pode ser o que , ou seja, o tamanho fixo. Como fica em nossas sensaes esse princpio que afirma que cada coisa igual a si mesma? Quantas vezes nos sentimos pequenos e inferiores? E em quantas situaes nossa autoestima se eleva, dando a sensao de sermos grandes como gigantes? Isso acontece vrias vezes, inclusive no mesmo dia. Ento, Alice se questiona: Posso terminar sumindo completamente como uma vela. E como que eu seria depois disso?.2 Esse trecho

2 As citaes de trechos do livro sero destacadas e no ser mencionado o nmero da pgina, pois vrias tradues foram utilizadas na anlise realizada.

640

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

O que desenvolver o raciocnio lgico? Consideraes a partir do livro Alice no pas das maravilhas

leva-nos a refletir a respeito da sua identidade essencial: afinal, se ela estava se tornando menor a cada momento, por que no poderia ter um fim semelhante ao de uma vela, que desaparece aps o processo? O que poderia definir o que e quem ela realmente ? Aps diminuir, Alice certificou-se de que a chave havia ficado em cima de uma mesa de vidro, muito alta, agora que ela est pequena. Ela briga consigo mesma, como se existissem duas Alices agindo de maneiras diferentes: uma apenas assistindo aos acontecimentos e a outra os vivendo; uma fazendo loucuras e a outra a repreendendo. Muitas vezes, deparamo-nos com uma espcie de conversa interior e nos perguntamos: Qual a minha natureza? Qual a minha identidade? Qual o meu verdadeiro eu? Quem sou eu? Esses questionamentos envolvem temas filosficos clssicos e podem ser explorados por meio dos pensamentos e das aventuras da menina. Alice, em seguida, encontrou um pedao de bolo, devorou-o de uma s vez e esperou para ver o que aconteceria, colocando a mo na cabea para acompanhar o seu crescimento do ponto de vista exterior a ela mesma. Novamente, como se fossem duas pessoas: uma crescendo e a outra analisando o crescimento. Afinal, se Alice estava crescendo, tudo nela cresceria ao mesmo tempo, e no seria possvel analisar seu tamanho colocando a mo na cabea. No captulo 2, A lagoa de lgrimas, como se o autor ainda estivesse discutindo o princpio da identidade, Alice passa a comunicar-se com partes do corpo como se fossem de outras pessoas o bolo a fez esticar tanto que, preocupada, Alice diz, olhando para os seus ps, ... e agora, quem que vai calar as meias e os sapatos em vocs, meus filhinhos?. Destaca-se tambm, neste trecho, a explorao do nonsense, quando, dentro de uma sala trancada, surge uma praia de um mar formado pelas lgrimas que Alice havia derramado no momento em que estava grande. Aps formar uma lagoa com suas lgrimas, Alice novamente se encontra com o coelho que, sempre apressado, deixa cair uma luva e um leque, provocando na protagonista algumas conjecturas interessantes que relacionamos ao princpio da identidade:
Deus! Como tudo est tudo esquisito hoje. E ontem estava tudo to normal. Ser que eu mudei durante a noite? Deixe ver: eu era a mesma quando me levantei hoje de manh? Estou quase jurando que me sentia um pouquinho diferente. Mas se no sou a mesma, ento quem que eu sou?

Alice interiormente questiona se teria se transformado em alguma de suas amigas: No posso ser Mabel... alm disso, ela ela e eu sou eu. Ela tenta verificar que a mesma e faz um exame de seus conhecimentos. Assim, procura lembrar aquilo que aprendeu na escola, mas, como no consegue lembrar-se de nada, compara-se a uma amiga que julga ter pouco conhecimento e passa at a acreditar ser realmente ela. A discusso a respeito da identidade, que nos ajuda a compreender limites e alcances do princpio de mesmo nome, continua no captulo 5:

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

641

Denise Silva Vilela Deiziele Dorta

Conselhos de uma lagarta. Ao encontrar a lagarta, esta a questiona: Quem voc?. E Alice responde: Nem eu mesma sei, senhora, nesse momento... eu... enfim, sei quem era quando me levantei hoje de manh, mas acho que j me transformei vrias vezes desde ento. [...] ter tantos tamanhos diferentes num dia s muito confuso. Vemos expressos, nesse fragmento, os diferentes tamanhos, que tambm poderiam corresponder a diferentes idades sendo vividas simultaneamente por uma garota que cresce e diminui constantemente. Nos trechos da histria em que Alice est grande, ela se sente mais velha. Assim, as confuses de idade e tamanho interferem na formao de sua identidade, que se expressa na sensao de confuso. Outras passagens que instigam uma discusso sobre o princpio da identidade poderiam ser mencionadas. Mas o que foi exposto suficiente para o que procuramos destacar do ponto de vista pedaggico: que A=A lgico, mas no evidente. H muitos significados possveis; o que se revela no a ausncia de significados, mas um universo em que os sentidos proliferam (Vilela, 2009, p. 95, 97).

Discusses do princpio do terceiro excludo em Alice no pas das maravilhas


O princpio do terceiro excludo aquele que afirma que uma roposio A ou verdadeira ou falsa, e no h uma terceira possibip lidade, por exemplo, de que a proposio A seja possvel como postula a lgica modal ; ou de que haja outros valores de verdade intermedirios da proposio entre a verdade e a falsidade como postula a lgica trivalente ou a polivalente. De fato, o princpio do terceiro excludo impe, em relao linguagem ordinria do dia a dia, uma limitao das diversas possibilidades de graus de certeza, e isso pode ser observado no livro de Carroll. A prpria noo de proposio hoje um conceito primitivo , que na formulao aristotlica definida como composta de sujeito e predicado, j indica que as regras atuam sobre uma parte especfica e restrita das frases, deixando de fora toda sentena exclamativa, imperativa, os diticos, etc. No contexto da relao entre a lgica e a linguagem, podemos perguntar: Qual a relao entre a lgica clssica e a nossa linguagem? Sabemos que utilizar a lgica para argumentar ou para demonstrar uma sentena matemtica exige o uso de regras formais do pensamento, e essa uma parte da linguagem que empregamos no nosso cotidiano, seja nas prticas artsticas, sociais, rituais, culturais ou em outras, prprias da natureza humana. A linguagem que utilizamos para o estudo da lgica no exatamente um reflexo da linguagem natural do ser humano, ainda que sejam visveis alguns traos semelhantes e maiores afinidades na argumentao. A lgica exige treino e conhecimento prprio de um profissional capacitado para interpret-la e compreend-la. O campo das sentenas matemticas pode ser pensado como parte restrita e especfica da linguagem natural, o que

642

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

O que desenvolver o raciocnio lgico? Consideraes a partir do livro Alice no pas das maravilhas

pode nos ajudar a entender situaes de sala de aula em que uma concluso lgica, bvia para o professor de matemtica que coloca uma pergunta, pode representar uma fonte infinita de possibilidades de prosseguimento para um aluno ainda no treinado. nessa relao entre lgica e linguagem que podemos pensar na poesia e em outras manifestaes artsticas como uma expresso que escapa, geralmente, da forma lgica. Dizemos geralmente porque existem aquelas que primam justamente pelo uso da lgica, como o caso da poesia Ou isto ou aquilo, da poetisa e educadora Ceclia Meireles. No podemos ver este poema como uma forma potica do princpio do terceiro excludo?
Ou se tem chuva e no se tem sol, ou se tem sol e no se tem chuva! Ou se cala a luva e no se pe o anel ou se pe o anel e no se cala a luva! Quem sobe nos ares no fica no cho, Quem fica no cho no sobe nos ares. uma grande pena que no se possa estar ao mesmo tempo em dois lugares! Ou guardo dinheiro e no compro doce, ou compro doce e no guardo dinheiro. Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo... e vivo escolhendo o dia inteiro! No sei se brinco, no sei se estudo, se saio correndo ou fico tranqilo. Mas no consegui entender ainda qual melhor: se isto ou aquilo. (Meireles, 2002, p. 38).

Ilustremos como Carroll apresenta caractersticas do princpio do terceiro excludo por meio de uma passagem do captulo 11: Quem roubou as tortas?. A cena densa e repleta de personagens: a Rainha e o Rei, o Juiz, os 12 jurados (animais e pssaros) e o Coelho, que lia a acusao de que o Valete de Copas havia roubado as tortas que a Rainha de Copas fizera e chamou a primeira testemunha: o Chapeleiro. O Rei pediu-lhe que tirasse o chapu e o Chapeleiro afirmou: No meu. Roubado, exclamou o Rei. Uso os chapus para vend-los, nenhum deles meu, esclareceu inutilmente o Chapeleiro. Nesse trecho, Carroll explora as caractersticas e o alcance do princpio do terceiro excludo. Afinal, quando o Chapeleiro diz que o chapu no seu, o Rei logo acredita que ele roubado, como se no houvesse outra possibilidade e, ainda, como se a negao lgica de no meu fosse

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

643

Denise Silva Vilela Deiziele Dorta

necessariamente roubado, descontextualizando a situao do vendedor de chapus, ao mesmo tempo que moraliza o princpio em discusso. Um estudo sobre o oposto de um termo ou a negao lgica poderia tambm ser conduzido a partir daqui, mas mantemos o foco no terceiro excludo, observando que no cabe concluir que o oposto deve aplicar-se quando o termo no se aplica (Shibles, 1974, p. 76). No captulo 12, Depoimento de Alice, h uma passagem em que o Gato branco acusava o prisioneiro de ser o autor de uma carta, mas no estava com sua letra e nela no havia a sua assinatura. O prisioneiro negava que houvesse escrito a carta, e o rei conduzia sua argumentao na direo de acus-lo:
Se voc no assinou disse o Rei isso apenas torna pior a situao. Com certeza voc devia ter ms intenes, ou teria assinado seu nome como qualquer pessoa honesta. Isso prova sua culpa, claro disse a Rainha. Portanto, cortem-lhe a...

Aqui, percebemos que uma verso do princpio do terceiro excludo aparece mais uma vez. As proposies envolvidas na disjuno seriam: OU Valete culpado OU Valete culpado. O Rei sustenta que o Valete culpado OU porque no assinou a carta OU porque, se fosse inocente, a carta estaria assinada. No haveria hiptese alguma de o Valete no a ter escrito. De fato, uma implicao A=> B s falsa, quando A for verdadeiro e B for falso. Se pensarmos na proposio A: assinou a carta e B: culpado, a implicao s ser falsa caso ele no tenha assinado a carta. Mas nessa situao, e saindo dessa implicao, o rei afirma que culpado por ser desonesto no assinar a carta. A despeito de uma interessante discusso sobre o fato desconcertante contido na implicao lgica de que um enunciado falso implica um enunciado qualquer, nesse caso, a forma lgica deixou de valer, ou seja, quando foi conveniente, o contexto passou a ser considerado. Todos os presentes ficaram extasiados e bateram palmas para a brilhante concluso do Rei. Alice interrompeu as palmas e disse que aquilo no provava nada, j que os versos nem haviam sido lidos. Foi feita, ento, a leitura da carta. Enquanto para Alice os versos no faziam sentido algum, durante a leitura, o Rei procurava uma forma de fazer cada frase acusar o prisioneiro, manipulando a linguagem de acordo com sua compreenso ou sua inteno. Longe da verdade e da unicidade dos significados, as palavras e as frases da linguagem em cada contexto adquirem novas significaes.

Discusso do princpio da no contradio e da forma lgica em Alice no pas das maravilhas


Em diversas situaes ao longo da histria, o Gato de Chesire aparece como um interlocutor de Alice e encerra sua participao na cena, desaparecendo subitamente. No captulo 6, por exemplo, o Gato pergunta pelo beb, Alice lhe conta que virara um leito e ele simplesmente desaparece.

644

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

O que desenvolver o raciocnio lgico? Consideraes a partir do livro Alice no pas das maravilhas

Enquanto Alice caminha para o lugar onde morava a Lebre de Maro, o Gato reaparece para confirmar em que se transformara o beb, e Alice lhe pede que no aparea ou suma to de repente. Como que atendendo ao pedido da garota, o Gato vai desaparecendo lentamente da cauda at o sorriso, restando este sem rosto. Tal sorriso remete-nos a discusses filosficas importantes, como a questo da essncia e da forma lgica, que a forma pura, sem contedo, tpica da lgica e presente na matemtica. Neste ltimo caso, podemos pensar que a cauda e o sorriso seriam os extremos do intervalo gato, e este seria um intervalo fechado num extremo, o da cauda, e aberto no outro, o do sorriso. A lgica valoriza a forma e no o contedo, pois a validade de um argumento ou silogismo no depende da verdade ou da falsidade da premissa. Na lgica aristotlica, no entanto, h uma separao total entre a forma e o contedo de uma argumentao: no so considerados os contedos das sentenas componentes de um argumento, mas apenas a forma de articul-las ou o modo como uma deduzida da outras (Machado, Cunha, 2005, p. 14). A lgica matemtica ou simblica distanciou-se desse problema da separao entre forma e contedo, na medida em que se desenvolveu de modo independente dos contedos das proposies, considerando-as termos primitivos e simbolizando-as, geralmente, por letras minsculas p, q, r, s, etc.3 Para esclarecer o tema da forma lgica, tomamos silogismos em trechos do livro em anlise. Um silogismo composto por trs proposies: a premissa maior, a premissa menor e a concluso. As premissas so compostas de trs termos, os extremos e o termo mdio; este ltimo liga as duas premissas e deve ser universal, pelo menos uma vez. Seguindo as regras, o silogismo conduz a uma concluso vlida, menos extensa que as premissas. Se as premissas forem verdadeiras, chega-se, sempre, a concluses verdadeiras. Porm, o silogismo pode ser vlido com premissas falsas, isto , a validade depende da relao entre as proposies e no da veracidade destas. Retomaremos cada uma das passagens acima com exemplos. A estrutura de um silogismo pode ser escrita como:

Premissas

A => B; B => C;


3 Existem estudos especficos que relacionam lgica e argumentao. Ver Epistein (1999).

B o termo mdio.

logo:

Concluso: A => C.

Tomamos, para ilustrar o silogismo, um trecho em que, caminhando pelo bosque, Alice conversa com as flores. Cada espcie de flor queria mostrar menina a sua cano, mas a Rosa imps que, juntas, cantassem

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

645

Denise Silva Vilela Deiziele Dorta

a cano das flores. Alice senta em uma folha e ouve tudo atentamente, participando no final da msica. Eis que, ento, elas comearam a questionar Alice sobre suas caractersticas, que no eram correspondentes s de nenhuma outra flor: Suas ptalas so de cor muito diferente; ela no exala nenhum perfume e olhe os caules, muito fininhos!. Poderemos sugerir a construo de silogismos, utilizando proposies correspondentes s afirmaes citadas. 1) Toda flor tem ptalas de cores comuns. Alice tem ptalas de cores incomuns. Logo, Alice no uma flor. Simbolicamente: A =>B Regra de deduo: B (Alice) Modus tollens ______ A (Alice no uma flor) Nesse caso, o termo mdio ptalas com cores incomuns, que liga as duas premissas e no aparece na concluso. Outro silogismo que usa a mesma regra de deduo seria: Toda flor exala perfume. Alice no exala perfume. Logo, Alice no uma flor. A regra usada aqui ficou conhecida a partir da Idade Mdia como modus tollens ou modus tollendo ponens, expresso latina que significa modo de afirmar negando. A outra regra denominou-se modus ponens ou modus ponendo ponens, tambm expresso latina, que quer dizer modo de afirmar afirmando e, simbolicamente, assim se escreve: A => B A _____ B Regra de deduo: Modus ponens

A partir das concluses obtidas dedutivamente, e somando-se a isso o fato de Alice assumir ser uma garota, as flores a expulsaram do jardim e ela continuou sua caminhada. Para ilustrar especificamente a forma lgica do silogismo, apresentamos dois exemplos de argumento vlido e premissa falsa: 1) Todos os metais so slidos. Mercrio um metal. Logo, mercrio slido!

646

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

O que desenvolver o raciocnio lgico? Consideraes a partir do livro Alice no pas das maravilhas

2) Todos os cavalos so macacos. Todos os macacos so cachorros. Todos os cavalos so cachorros. No identificamos no livro de Carroll a forma lgica do silogismo encionada acima, mas falcias e paradoxos sero apresentados em sem guida mediante um trecho da histria em que a Pomba confunde Alice com uma serpente. Uma falcia implica um argumento no vlido quando h erro na inferncia lgica, erro na regra de deduo, e tampouco depende da veracidade da premissa: depende somente da forma. As falcias formais4 podem ser de ambiguidade, quando h vrios sentidos associados a termos presentes nas premissas ou petio de princpio tanto a premissa quanto a concluso afirmam a mesma coisa , tambm conhecida como argumento circular ou crculo vicioso (que carrega como pressuposto o que pergunta ou define). Sobre o ltimo, mencionamos uma definio viciosa de tartaruga falsa que se destaca pela brincadeira proposta pelo autor, j que sopa de tartaruga falsa seria o nome de uma sopa que no inclui tartaruga entre os ingredientes. A Rainha pediu a Alice que a levasse at a falsa tartaruga. Alice diz: Nem sei o que seja uma falsa tartaruga. A Rainha responde: aquilo de que se faz sopa de tartaruga falsa!. O autor utiliza, alm de um jogo de palavras que envolve tartaruga falsa, sopa de tartaruga falsa, sopa falsa, a tristeza da tartaruga falsa, a tristeza falsa, etc, um argumento circular; ou seja, no se trata de uma definio coerente. Ilustramos a falcia por uma das situaes da histria em que Alice muda de tamanho: cresceu tanto que seu pescoo tinha capacidade de movimentar-se em qualquer direo, como uma serpente. Foi quando uma grande pomba veio ao seu encontro e comeou a bic-la. A pomba iniciou uma discusso com Alice, acusando-a de ser uma serpente, apesar de a menina negar. A pomba pergunta: Voc o qu?. E Alice responde: Eu sou uma menina. A pomba diz, ento: [...] J vi uma poro de meninas na minha vida, mas nunca vi uma com pescoo to grande! No, no! Voc uma serpente, no adianta negar isso!. Silogismo: Toda serpente tem pescoo grande. Alice tem pescoo grande. Logo, Alice uma serpente. A: Ser serpente. B: Ter pescoo grande. Simbolicamente: A=> B Regra de deduo: B Modus Polens com erro _______ A

Ver Machado e Cunha (2005).

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

647

Denise Silva Vilela Deiziele Dorta

A afirmao se serpente, tem pescoo grande no quer dizer que se tem pescoo grande, serpente. Ou seja, A=> B mas B no => A. O princpio da no contradio veta que uma proposio seja, ao mesmo tempo, verdadeira e falsa. Se ocorrer, num sistema de proposies, que a mesma sentena seja afirmada e negada [A A], haver um paradoxo. Os paradoxos esto presentes na obra de Carroll e ajudam-nos a entender o princpio da no contradio. No captulo 8, O campo de crquete da rainha, estava em cena um cortejo de cartas de baralho e surgiram o Rei e a Rainha de Copas, que exerciam seu poder punindo seus sditos por meio da ordem que aparece de forma recorrente na histria: Cortem-lhes as cabeas! Mais do que um massacre coletivo, essa ordem parece uma maneira de a Rainha expor suas sensaes de ira, assim como de impor sua autoridade. No entanto, o que nos interessa, neste momento, salientar o paradoxo que h em querer cortar a cabea de cartas de baralho, que no tm cabea, e de um gato que, nesta cena, s tem a cabea. E isso, de fato, gerou problemas prticos. Quando Alice estava voltando para sua conversa com o Gato, surgiu uma multido de pessoas com suas opinies a respeito de como agir com ele: o Carrasco dizia que nunca havia cortado uma cabea sem corpo, o Rei afirmava que tudo que tinha cabea poderia ser decapitado e a Rainha ameaava decapitar todos ao redor. Nesse trecho, h paradoxos interessantes que podem ser trabalhados no estudo de lgica, como o ponto de vista do Carrasco que deveria decapitar o Gato Chesire, que no tinha corpo, somente a cabea. Mas, como decapitar arrancar a cabea, a contradio se instala quando se coloca a questo: de onde arranc-la? Mas, se ordenasse que fossem decapitados todos ali, ela, a Rainha, tambm seria decapitada. E o paradoxo no termina a, pois o Carrasco teria que se decapitar. Essa seria uma referncia indireta ao conhecido Paradoxo de Russel5 ou seria outra forma de expresso desse paradoxo? Em termos da lgica clssica formal, o sorriso sem rosto pode tambm ser uma ilustrao de uma contradio no sentido lato, j que, para existir sorriso, necessrio que exista uma boca, um rosto. De fato, a definio de sorriso encontrada no dicionrio Aurlio : ligeira contrao dos msculos faciais ou movimento ou expresso de um rosto. Quando permanece o sorriso e no h rosto, a definio no mais se sustenta. O sorriso sem rosto e, ao mesmo tempo, pela definio, no ; portanto, contraria o princpio da lgica clssica, que afirma que algo no pode ser e no ser ao mesmo tempo.

Paradoxo de Russel em linguagem da Teoria de Conjuntos: R: {x t l que x no pertence a x}; no caso, R= todos os carrascos que no se matam. Se x no se mata, ento ele pertence a R, mas isso gera contradio, porque os elementos de R so aqueles que se matam.

648

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

O que desenvolver o raciocnio lgico? Consideraes a partir do livro Alice no pas das maravilhas

O tema da forma sem contedo traz ainda a questo da essncia do ser. Desaparecendo as propriedades fsicas de um ser, no lhe restaria a essncia? Eis uma questo filosfica que pode ser entendida como apresentada pelo autor simbolicamente por um sorriso sem rosto.

Consideraes finais Destacamos, inicialmente, o potencial do livro Alice no pas das aravilhas para encaminhar uma reflexo sobre o desenvolvimento do m raciocnio lgico proposto para estudantes de diversos nveis de ensino, considerando os conceitos de lgica que podem ser estudados no contexto da obra e so apresentados por meio das aventuras de Alice e dos personagens que conviveram com a menina nesse seu mundo de sonhos e fantasias. Utilizando-se de um roteiro supostamente infantil, Carroll permeia a histria com temas da lgica, dos quais alguns foram explorados neste estudo: os trs princpios bsicos da lgica clssica o da identidade, o da no contradio e o do terceiro excludo , a ideia da forma lgica, as regras de deduo e a estrutura do silogismo. Alm disso, algumas questes clssicas da filosofia so salientadas no contexto da histria, como os temas da essncia, do conhecimento e do ser. No decorrer do artigo, procuramos realar que o objetivo de desenvolver o raciocnio lgico da criana deve ser considerado no contexto de sua formao integral, ou seja, deve ser apreciado tanto quanto o desenvolvimento de aspectos sociais, culturais, psicolgicos, fsicos e emocionais. A criana deve ser considerada um ser completo e no mais, como j se acreditou, um adulto pequeno, em crescimento (Arroyo, 1995). Destacamos, ainda, que o desenvolvimento do raciocnio lgico no uma construo natural: deve ser apreendido, especificamente, numa situao escolar. No responder logicamente indica que aquilo ainda no foi apreendido, e no que haja necessariamente problemas de desenvolvimento cognitivo. Alm disso, a deduo contm em si a concluso, isto , no raciocnio lgico h um desdobramento, e no a criao de um novo conhecimento. Assim, consideramos importante o potencial deste artigo para professores ou futuros professores, tanto de matemtica quanto das s ries iniciais do ensino fundamental e da educao infantil, por despertar o pensamento filosfico e questes sobre temas que parecem bvios. Conclumos, portanto, que este estudo permite uma srie de reflexes interessantes sobre o pensamento lgico e estimula um trabalho educacional consciente com o raciocnio lgico, exercido conjuntamente com a criatividade e a imaginao da criana. A histria que se passa dentro de um universo infantil em que a fantasia predomina, intermediada pela presena de uma srie de conceitos de lgica, possibilita-nos percorrer os limites da lgica e da linguagem, no mundo da argumentao e da fantasia criado no sonho de Alice, e alcanar, assim, uma ideia de como seria o pas das maravilhas.

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

649

Denise Silva Vilela Deiziele Dorta

Referncias bibliogrficas ARROYO, M. G. O significado da infncia. Criana, Braslia, n. 28, p. 17-21, 1995. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto (MEC). Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais Ensino Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998a. _______. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educao Infantil. Braslia: MEC/SEF, 1998b. CARROLL, Lewis. Aventuras de Alice no pas das maravilhas; Atravs do espelho e o que Alice encontrou l. So Paulo: Summus, 1980. _______. Alice no pas das maravilhas [Alices Adventures in Wonderland]. Disponvel em: <http://fenrisulfr.multiply.com/reviews/item/9>. Acesso em: 16 jun. 2009. CHERVEL, Andr. Histria das disciplinas escolares: reflexes sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educao, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990. COSTA, Newton da. Pequena histria da lgica contempornea. Folha de So Paulo, So Paulo, p. 4, ago. 2002. DORTA, Deizieli A. Um estudo sobre a lgica matemtica no livro Alice no pas das maravilhas. Trabalho de Concluso de Curso (Licenciatura Plena em Matemtica) Universidade Federal de So Carlos (UFSCar), So Carlos-SP, 2009. DOTTAVIANO, tala Maria L.; FEITOSA, Hrcules de Arajo. Sobre a histria da lgica, a lgica clssica e o surgimento das lgicas no clssicas. Disponvel em: <ftp://ftp.cle.unicamp.br/pub/arquivos/ educacional/ArtGT.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2009. EPSTEIN, R. Critical thinking. Wadsworth: Belmont, 1999. FREGE, G. Os fundamentos da Aritmtica. So Paulo: Abril Cultural, 1983. GOTTSCHALK, Cristiane M. A construo e transmisso do conhecimento matemtico sob uma perspectiva wittgensteiniana. Cadernos Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 75-96, jan./abr. 2008. MACHADO, Nilson J.; CUNHA, Marisa O. Lgica e linguagem cotidiana: verdade, coerncia, comunicao, argumentao. Belo Horizonte: Autntica, 2005.

650

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

O que desenvolver o raciocnio lgico? Consideraes a partir do livro Alice no pas das maravilhas

MEIRELES, Ceclia. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. PINTO, Gabriel Faria Soares. Anlise filosfica da obra Alice no pas das maravilhas. Disponvel em: <http://www.ump.edu.br/midialogos/ed_02/ ensaios/Analise%20Filosofica.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2009. SHIBLES, Warren. Wittgenstein, linguagem e filosofia. So Paulo: Cultrix; Usp, 1974. VILELA, Denise S. Anlise das crticas de Frege a Cantor: a noo de nmero e o emprego da abstrao nas definies. 1996, 124 f. Dissertao (Mestrado) Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas-SP, 1996. _______. Reflexo filosfica acerca dos significados matemticos nos contextos da escola e da rua. In: KLUTH, V.; ANASTCIO, M. Q. (Orgs.). Filosofia da educao matemtica: debates e confluncias. So Paulo: Centauro, 2009. p. 81-99. WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigaes filosficas. So Paulo: Abril Cultural, 1991. (Os Pensadores).

Denise Silva Vilela, doutora na rea de Educao Matemtica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), docente do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Federal de So Carlos (UFSCar). denisevilela@ufscar.br Deiziele Dorta, licenciada em Matemtica pela Universidade Federal de So Carlos (UFSCar), professora da educao infantil na rede municipal de Pirassununga, So Paulo. deiziii@hotmail.com

Recebido em 9 de maro de 2010. Aprovado em 16 de setembro de 2010.

R. bras. Est. pedag., Braslia, v. 91, n. 229, p. 634-651, set./dez. 2010.

651

Вам также может понравиться