Вы находитесь на странице: 1из 7

1 LIVRO DO SAKURAI CAPTULO 1 - PROBLEMA 2 PGINA 60: 2.

2. Suppose a 2 X 2 matrix X (not necessarily Hermitian, nor unitary) is written as + where and are numbers. a. How are and related to and b. Obtain and in terms of the matrix elements . Traduo: 2. Suponha uma matriz

(no necessariamente hermitiana, nem unitria) escrita como

+ onde e so nmeros. a. Como so e relacionados com e ? b. Obtenha e em termos dos elementos da matriz . Com este problema introdutrio vamos introduzir nosso estudo sobre mecnica quntica e fsicamatemtica, recordando vrios tpicos da matemtica, especialmente envolvendo matrizes. Para resolver este problema necessrio ter conhecimentos bsicos sobre matrizes, notao geral de matrizes, matriz quadrada, matriz identidade ou unidade, matriz linha, matriz coluna, matriz hermitiana, vetores, matrizes de Pauli e suas propriedades, trao de uma matriz, forma matricial, operaes com matrizes. Tento usar uma notao matemtica bsica e de fcil entendimento. No meu blog, http://elisiofisica.blogspot.com , damos continuidade a este estudo. Divirta-se. ESTUDOS PRELIMINARES MATRIZES As matrizes podem ser representadas por letras maisculas e em negrito (por exemplo: A ) e seus elementos, m linhas e n colunas, por letras minsculas, acompanhadas por dois ndices. O elemento da linha i e coluna j de A representado por aij (letras minsculas) ou (A)ij. Sua notao geral : NOTAO GERAL DE UMA MATRIZ

(1)

ou abreviadamente, MATRIZ QUADRADA

Uma matriz quadrada quando o nmero de linhas e colunas so iguais. Exemplo de matriz quadrada: = (2)

http://elisiofisica.blogspot.com

AS MATRIZES DE PAULI Estas matrizes possuem este nome devido ao fsico Wolfgand Ernst Pauli (1900-1958), So muito utilizadas na mecnica quntica,computao e informao quntica e regem a estrutura algbrica do Spin. So matrizes 2 X 2 que podem ser representadas da seguinte maneira: ; (3) (4)

(5)

(6) Estas matrizes possuem algumas propriedades especiais : =1 (7) (8) so hermiteanas. Para estas matrizes a seguinte notao vlida:

s
que descreve as componente

s1 , s2 , s3

(9)

, com k = 1, 2, 3, como componentes de um vetor denotado por .

Vetores linhas tambm podem ser escritos separando-se os seus elementos com espaos. Assim:

(s1 s2 s3 ) .

(10)

Uma matriz que possui uma linha e n colunas chamada de vetor linha e uma matriz que possui uma coluna e m linhas chamada de vetor coluna. MATRIZ LINHA E MATRIZ COLUNA Vetores so simbolizados por um caractere alfabtico em negrito, maisculo ou minsculo ou com uma seta sobre o caractere: ,a ,a . Um vetor a pode ser decomposto em seus componentes ortogonais a1 ,a2 ,a3 no sistema de centro O de forma que

a1

a2

a3 .

(11)

http://elisiofisica.blogspot.com

3 Um vetor no espao pode ser escrito na notao matricial como uma matriz linha

a=
(que descreve as componentes matriz coluna

(12)

, com k = 1, 2, 3, como componentes do vetor a ) ou como uma

a=
TRAO DE UMA MATRIZ

(13)

O trao (Tr) de uma matriz quadrada, de ordem n, igual a soma dos elementos de sua diagonal principal. MATRIZ IDENTIDADE OU UNIDADE uma matriz diagonal e quadrada e se torna o elemento neutro na multiplicao de matrizes, ou seja, ela pr-multiplicada ou ps-multiplicada por uma matriz quadrada de mesma dimenso no altera o valor de elemento algum desta matriz. A matriz identidade sempre quadrada. Exemplo de matriz identidade:

1
Se esta matriz for multiplicada por um escalar , temos que = RESOLUO DO PROBLEMA

(14)

(15)

Vamos, agora, escrever a expresso abaixo, que contm escalares, matrizes de pauli e vetor em for ma matricial. + s. a . Substituindo as equaes as equaes 2, 12, 13 e 15 na equao 16, temos: (16)

= Substituindo as matrizes de pauli na expresso acima, temos que

(17)

. Portanto,

(18)

http://elisiofisica.blogspot.com

. Somando-se o segundo membro da expresso acima, temos que

(19)

(20) 9) Sendo os elementos da diagonal principal (21) 9) = podemos efetuar a soma das expresses acima e obter , (22) 9) em termos dos elementos da matriz :

(23) 9)

Sendo os elementos da diagonal secundria (24) 9) e = podemos efetuar a soma das expresses acima e obter (25) 9) em termos dos elementos da matriz :

(26) 9) Isolando , da equao 24, temos que (27) 9) Substituindo (eq.26) na equao acima, podemos obter em termos dos elementos da matriz :

(28)

http://elisiofisica.blogspot.com

5 Isolando , da equao 21, temos que (29) 7)9) em termos dos elementos da matriz (30) 7)9) Queremos calcular o trao da matriz , portanto vamos substituir os valores de equao 20. Portanto, na

Substituindo

(eq.23) na equao acima, podemos obter

(31) 9) O trao de dado pela soma dos elementos da diagonal principal, ou seja,

(32) 9) A equao acima est de acordo com a equao 23, que . Portanto, , (letra a do problema). ou (33) 9)

(34) 9) que a expresso que relaciona com . para relacionarmos cada com Agora, multiplicaremos cada uma das matrizes de Pauli pela matriz o , sendo . Multiplicando , temos que (35) 9) de acordo com a seguinte expresso:

Portanto, a matriz de Pauli

est relacionada com a matriz

http://elisiofisica.blogspot.com

e, o trao de

dado por =2 .

(36) 9) (37) 9) (38) 9)

Portanto, a relao entre

com o

dada por

(letra b do problema) Multiplicando , temos que

Portanto, a matriz de Pauli

est relacionada com a matriz

de acordo com a seguinte expresso: (39) 9) =2 . (40) 9)

e, o trao de

dada por

Portanto, a relao entre

com o

dada por

(letra b do problema) Multiplicando , temos que

(41) 9)

Portanto, a matriz de Pauli

est relacionada com a matriz

(42) 9) de acordo com a seguinte expresso: (43) 9) =2 .

e, o trao de

dado por

Portanto, a relao entre

com o

dada por

(44) 9)

(45) 9) http://elisiofisica.blogspot.com

7 (letra b do problema) Observando as equaes 38, 41 e 45, podemos perceber que a relao entre , pode ser expressa como: com o , sendo

(46) 9) (letra b do problema) Portanto, (47) 9)

a expresso que relaciona

com

(letra a do problema).

http://elisiofisica.blogspot.com

Вам также может понравиться