Вы находитесь на странице: 1из 48

REDAO OFICIAL

(cf. o Manual de Redao da Presidncia da Repblica)

OBJETIVO DO CURSO APRESENTAR TEORIA E QUESTES DAS PRINCIPAIS BANCAS EXAMINADORAS (CESPE, FCC, FGV E CESGRANRIO).

EMENTA DO CURSO (cf. Manual de Redao da Presidncia) Quatro mdulos Mdulo I Redao Oficial: conceito Caractersticas (atributos): impessoalidade, clareza, conciso, uniformidade e padro culto de linguagem.

Mdulo II Formas de tratamento: concordncia, uniformidade de tratamento e emprego dos pronomes de tratamento, fechos para as comunicaes e identificao do signatrio.

Mdulo III O padro ofcio: partes do documento e forma de diagramao.

Mdulo IV Tipos de expedientes oficiais: aviso, ofcio, memorando, exposio de motivos, mensagem, telegrama, fax e correio eletrnico.

SUGESTES BIBLIOGRFICAS PARA ESTUDO Manual de Redao da Presidncia da Repblica (site da Presidncia da Repblica) Manual de Redao da Cmara dos Deputados (site da Cmara dos Deputados) KASPARY, Adalberto J. Redao oficial normas e modelos. Editora: Edita, 2007. OLIVEIRA LIMA, A. Redao Oficial teoria, modelos e exerccios. Editora: Impetus, 2003.

A REDAO OFICIAL NOS EDITAIS

Correspondncia oficial (conforme Manual da Presidncia da Repblica e respectivas atualizaes). Adequao da linguagem ao tipo de documento. Adequao do formato do texto ao gnero.

REDAO OFICIAL Aspectos gerais Conceito Segundo o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, redao oficial a maneira pela qual o Poder Pblico redige atos normativos e comunicaes.

O emissor dos expedientes oficiais SEMPRE o servio pblico. E a quem se dirigem os documentos oficiais? a) ao prprio Poder Pblico ; Exemplo: rgo pblico. b) a particulares. Exemplo: Conjunto de cidados ou instituies tratados de forma homognea, ou seja, o pblico).

1.

(FCC-2010/Sergipe Gs S.A.) A maneira pela qual o poder pblico redige atos normativos e comunicaes denomina-se redao:

(A) empresarial; (B) oficial; (C) governamental; (D) mercadolgica; (E) estadual.

1.

(FCC-2010/Sergipe Gs S.A.) A maneira pela qual o poder pblico redige atos normativos e comunicaes denomina-se redao:

(A) empresarial; (B) oficial; (C) governamental; (D) mercadolgica; (E) estadual.

O ato de comunicar ocorre com os seguintes elementos:

O ato de comunicar ocorre com os seguintes elementos: * Algum que comunique (emissor): em se tratando de documentos oficiais, SEMPRE o servio pblico; * Algo a ser comunicado (mensagem): assuntos referentes s atribuies do rgo que comunica; * Algum que receba essa comunicao (receptor): o rgo pblico ou os cidados.

Sintetizando:
redige atos normativos e comunicaes;

* Redao oficial a maneira pela qual o Poder Pblico

* O emissor dos expedientes oficiais sempre o servio pblico; * Os destinatrios das comunicaes oficiais podem ser: - o prprio Poder Pblico ou os particulares, sempre concebidos de forma homognea e impessoal.

Caractersticas (Atributos) da Redao Oficial


I mpessoalidade C lareza U niformidade (formalidade e padronizao) C onciso U so do padro culto de linguagem

Decorrncias da impessoalidade a) Ausncia de marcas individuais de quem comunica; Ainda que se trate de um expediente assinado por Chefe de determinada Secretaria, Departamento, Diviso ou Seo, a comunicao oficial sempre feita em nome do servio pblico. Consequncia: mantm-se a elaborao padronizada e uniforme dos expedientes oficiais, ainda que as comunicaes oficiais sejam redigidas em diferentes setores da Administrao.

b) impessoalidade de quem recebe a comunicao; A comunicao oficial pode ser dirigida a um cidado, sempre concebido como pblico, ou a outro rgo pblico. Em ambos os casos, sempre haver um destinatrio concebido de forma homognea e impessoal. c) carter impessoal da mensagem tratada. O universo das comunicaes oficiais se restringe a questes que dizem respeito ao interesse pblico. Sendo assim, natural que NO caiba qualquer carter particular ou pessoal na mensagem tratada.

2. (FCC-2009/TRT-7 Regio-Adaptada) correto o que se afirma no perodo abaixo ? Um dos princpios da redao oficial a impessoalidade na comunicao de determinado assunto, considerando-se que ela feita em nome do servio pblico para um destinatrio entendido como pblico, portanto, tambm impessoal.

2. (FCC-2009/TRT-7 Regio-Adaptada) correto o que se afirma no perodo abaixo ? Um dos princpios da redao oficial a impessoalidade na comunicao de determinado assunto, considerando-se que ela feita em nome do servio pblico para um destinatrio entendido como pblico, portanto, tambm impessoal. Gabarito: Certo.

10

(CESPE/UnB-2010/ANEEL) Considerando a redao de correspondncias oficiais, julgue o item a seguir. 3. A impessoalidade que deve caracterizar a redao oficial percebida, entre outros aspectos, no tratamento que dado ao destinatrio, o qual deve ser sempre concebido como homogneo e impessoal, seja ele um cidado ou um rgo pblico.

(CESPE/UnB-2010/ANEEL) Considerando a redao de correspondncias oficiais, julgue o item a seguir. 3. A impessoalidade que deve caracterizar a redao oficial percebida, entre outros aspectos, no tratamento que dado ao destinatrio, o qual deve ser sempre concebido como homogneo e impessoal, seja ele um cidado ou um rgo pblico. Gabarito: Certo.

11

(CESPE/UnB-2009/TCU) Considerando a redao de correspondncias oficiais, julgue o item a seguir.

4. Apesar de nomear o emissor do texto pelo nome prprio, o documento acima no fere o princpio da impessoalidade exigido nos documentos oficiais.

12

4. Apesar de nomear o emissor do texto pelo nome prprio, o documento acima no fere o princpio da impessoalidade exigido nos documentos oficiais.

Gabarito: Certo.

LINGUAGEM DOS ATOS E COMUNICAES OFICIAIS As comunicaes que partem dos rgos pblicos devem ser compreendidas por todo e qualquer cidado brasileiro. Como atingir esse objetivo? Evitando o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos, pois um texto marcado por expresses de circulao restrita, como a gria, os regionalismos vocabulares ou o jargo tcnico, por exemplo, tem sua compreenso dificultada.

13

A lngua escrita, assim como a lngua falada, compreende diferentes nveis, de acordo com o uso que dela se faa. Por exemplo, em uma carta a um amigo, podemos empregar determinado padro de linguagem que incorpore expresses extremamente pessoais ou coloquiais, cotidianas; em um parecer jurdico, no de se estranhar a presena do vocabulrio tcnico correspondente. Em ambos os casos, h um padro de linguagem que atende ao uso que se faz da lngua, a finalidade com que a empregamos. O mesmo ocorre com os textos oficiais: por seu carter impessoal, por sua finalidade de informar com o mximo de clareza e conciso, eles requerem o uso do padro culto (escrito) da lngua.

14

(CESPE/UnB-2011/Correios) Tendo em vista as normas que regem a redao de correspondncias oficiais, julgue os itens seguintes. 5. O emprego da linguagem tcnica, com a utilizao de termos especficos de determinada rea do conhecimento, deve ser privilegiado em expedientes destinados a rgos pblicos.

(CESPE/UnB-2011/Correios) Tendo em vista as normas que regem a redao de correspondncias oficiais, julgue os itens seguintes. 5. O emprego da linguagem tcnica, com a utilizao de termos especficos de determinada rea do conhecimento, deve ser privilegiado em expedientes destinados a rgos pblicos. Gabarito: Errado.

15

6. Nas correspondncias oficiais, a informao deve ser prestada com clareza e conciso, utilizando-se o padro culto da linguagem.

6. Nas correspondncias oficiais, a informao deve ser prestada com clareza e conciso, utilizando-se o padro culto da linguagem.

Gabarito: Certo.

16

(CESPE/UnB-2010/ANEEL) Considerando a redao de correspondncias oficiais, julgue o item a seguir. 7. Na comunicao oficial, o emprego da lngua em sua modalidade formal decorre da necessidade de se informar algo o mais claramente possvel, de maneira concisa e no pessoal, sendo imprescindvel, seja qual for o destinatrio, o emprego dos termos tcnicos prprios da rea de que se trata.

(CESPE/UnB-2010/ANEEL) Considerando a redao de correspondncias oficiais, julgue o item a seguir. 7. Na comunicao oficial, o emprego da lngua em sua modalidade formal decorre da necessidade de se informar algo o mais claramente possvel, de maneira concisa e no pessoal, sendo imprescindvel, seja qual for o destinatrio, o emprego dos termos tcnicos prprios da rea de que se trata. Gabarito: Errado.

17

(CESPE/UnB-2010/Instituto Rio Branco) Julgue o item seguinte, acerca de correspondncias oficiais. 8. A redao da correspondncia oficial deve-se pautar pela correo gramatical e pelo uso de linguagem clara; por isso, palavras incomuns ou desconhecidas devem ser evitadas mesmo quando o redator tem bom domnio da lngua portuguesa.

(CESPE/UnB-2010/Instituto Rio Branco) Julgue o item seguinte, acerca de correspondncias oficiais. 8. A redao da correspondncia oficial deve-se pautar pela correo gramatical e pelo uso de linguagem clara; por isso, palavras incomuns ou desconhecidas devem ser evitadas mesmo quando o redator tem bom domnio da lngua portuguesa. Gabarito: Certo.

18

PADRO CULTO DA LNGUA O padro culto aquele que: a) respeita as regras da gramtica formal; e que b) permite o emprego de um vocabulrio comum ao conjunto dos usurios do idioma.

Importante! 1) O padro culto est acima das diferenas lexicais, morfolgicas ou sintticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias lingusticas, permitindo, por essa razo, que se atinja a pretendida compreenso por todos os cidados.

19

2) O uso do padro culto no implica o emprego de linguagem rebuscada, tampouco dos contorcionismos sintticos e figuras de linguagem prprios da linguagem literria. Dessa forma, podemos concluir que no existe propriamente um padro oficial de linguagem; o que existe o uso do padro culto nos atos e nas comunicaes oficiais.

3) O jargo burocrtico, como todo jargo, deve ser evitado, pois ter sempre sua compreenso limitada a determinado grupo. A linguagem tcnica deve ser empregada apenas em situaes que a exijam, sendo fundamental evitar seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadmicos, e mesmo o vocabulrio prprio a determinada rea, so de difcil entendimento por quem no esteja familiarizado com eles.

20

9. (FCC-2009/TRT-7 Regio-Adaptada) Considere as afirmativas seguintes: I. O padro culto da linguagem estabelecido por seu uso especfico nos atos e comunicaes oficiais, com preferncia por determinadas expresses e formas sintticas, tendo em vista tratar-se de uma variante da linguagem tcnica.

II. A necessidade de se empregar o padro culto da lngua na redao oficial decorre tanto do carter pblico dos atos emitidos quanto de sua qualidade, que informar os cidados com clareza e objetividade. correto o que se afirma em: (A) I, somente. (B) II, somente. (C) I e II. (D) nenhuma das afirmativas.

21

II. A necessidade de se empregar o padro culto da lngua na redao oficial decorre tanto do carter pblico dos atos emitidos quanto de sua qualidade, que informar os cidados com clareza e objetividade. correto o que se afirma em: (A) I, somente. (B) II, somente. (C) I e II. (D) nenhuma das afirmativas.

(CESPE/UnB-2010/AGU) Acerca das correspondncias oficiais, julgue o item seguinte. 10. Segundo o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, existe um padro oficial de linguagem que deve ser usado na redao de correspondncias oficiais.

22

(CESPE/UnB-2010/AGU) Acerca das correspondncias oficiais, julgue o item seguinte. 10. Segundo o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, existe um padro oficial de linguagem que deve ser usado na redao de correspondncias oficiais. Gabarito: Errado.

(CESPE/UnB-2007/TCU) Com base na normatizao de redao de documentos oficiais, e tomando como exemplo o modelo de ofcio abaixo, julgue os itens a seguir, a respeito da redao de correspondncia oficial.

23

11. Para respeitar as regras gramaticais do padro de lngua exigido em documentos oficiais, ser obrigatrio substituir o termo em anexo por anexa.

11. Para respeitar as regras gramaticais do padro de lngua exigido em documentos oficiais, ser obrigatrio substituir o termo em anexo por anexa. Gabarito: Errado.

24

12. Por causa da continuidade do texto, integrando o fecho ao corpo do documento, o ponto final depois de servidores deve ser substitudo por vrgula ou ponto e vrgula.

12. Por causa da continuidade do texto, integrando o fecho ao corpo do documento, o ponto final depois de servidores deve ser substitudo por vrgula ou ponto e vrgula. Gabarito: Errado.

25

13.(CESPE/UnB-2009/DETRAN-DF) Considerando que a mesclise desaconselhvel em expedientes oficiais, prefervel iniciar perodo com a construo Lhe enviaremos mais informaes oportunamente a inici-lo com a construo Enviar-lhe-emos mais informaes oportunamente.

13.(CESPE/UnB-2009/DETRAN-DF) Considerando que a mesclise desaconselhvel em expedientes oficiais, prefervel iniciar perodo com a construo Lhe enviaremos mais informaes oportunamente a inici-lo com a construo Enviar-lhe-emos mais informaes oportunamente.

Gabarito: Errado.

26

(CESPE/UnB-2012/Polcia Federal) Julgue os fragmentos contidos nos itens a seguir quanto sua correo gramatical e sua adequao para compor um documento oficial, que, de acordo com o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, deve caracterizar-se pela impessoalidade, pelo emprego do padro culto de linguagem, pela clareza, pela conciso, pela formalidade e pela uniformidade.

14. Cumpre destacar a necessidade de aumento do contingente policial e que imperioso a ao desses indivduos em mbito nacional, pelo que a realizao de concurso pblico para provimento de vagas no Departamento de Polcia Federal consiste em benefcio a toda a sociedade.

27

14. Cumpre destacar a necessidade de aumento do contingente policial e que imperioso a ao desses indivduos em mbito nacional, pelo que a realizao de concurso pblico para provimento de vagas no Departamento de Polcia Federal consiste em benefcio a toda a sociedade. Gabarito: ERRADO.

15.

Caro Senhor Perito Criminal, Convidamos Vossa Senhoria a participar do evento Destaques do ano, em que ser homenageado pelo belo e admirvel trabalho realizado na Polcia Federal. Por gentileza, confirme sua presena a fim de que possamos providenciar as honrarias de praxe.

28

15.

Caro Senhor Perito Criminal, Convidamos Vossa Senhoria a participar do evento Destaques do ano, em que ser homenageado pelo belo e admirvel trabalho realizado na Polcia Federal. Por gentileza, confirme sua presena a fim de que possamos providenciar as honrarias de praxe. Gabarito: ERRADO.

16. O departamento que planejar o treinamento de pessoal para a execuo de investigaes e de operaes policiais, sob cuja responsabilidade est tambm a escolha do local do evento, no se manifestou at o momento.

29

16. O departamento que planejar o treinamento de pessoal para a execuo de investigaes e de operaes policiais, sob cuja responsabilidade est tambm a escolha do local do evento, no se manifestou at o momento. Gabarito: CERTO.

17.

Senhor Delegado,

Segue para divulgao os relatrios das investigaes realizadas no rgo, a fim de fazer cumprir a lei vigente.

30

17.

Senhor Delegado,

Segue para divulgao os relatrios das investigaes realizadas no rgo, a fim de fazer cumprir a lei vigente. Gabarito: ERRADO.

18. Solicito a Vossa Senhoria a indicao de cinco agentes de polcia aptos a ministrar aulas de direo no curso de formao de agentes. O incio do curso, que ser realizado na capital federal, est previsto para o segundo semestre deste ano.

31

18. Solicito a Vossa Senhoria a indicao de cinco agentes de polcia aptos a ministrar aulas de direo no curso de formao de agentes. O incio do curso, que ser realizado na capital federal, est previsto para o segundo semestre deste ano. Gabarito: CERTO.

19. (Cesgranrio-2011/FINEP-Adaptada) Uma das caractersticas de um documento oficial bem redigido o(a): (A) discurso acadmico (B) jargo burocrtico (C) padro culto da lngua (D) linguagem figurada (E) linguagem rebuscada

32

19. (Cesgranrio-2011/FINEP-Adaptada) Uma das caractersticas de um documento oficial bem redigido o(a): (A) discurso acadmico (B) jargo burocrtico (C) padro culto da lngua (D) linguagem figurada (E) linguagem rebuscada

20. (FGV-2008/Senado Federal) Com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica, assinale a afirmativa INCORRETA. (A) De nenhuma forma o uso do padro culto implica emprego de linguagem rebuscada, nem dos contorcionismos sintticos e figuras de linguagem prprios da lngua literria. (B) A linguagem tcnica deve ser empregada apenas em situaes que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. (C) Na reviso de um expediente, deve-se avaliar se ele ser de fcil compreenso por seu destinatrio.

33

(D) Existe adequadamente um padro oficial de linguagem, independentemente do padro culto nos atos e comunicaes oficiais. (E) A necessidade de empregar determinado nvel de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do prprio carter pblico desses atos e comunicaes; de outro, de sua finalidade.

(D) Existe adequadamente um padro oficial de linguagem, independentemente do padro culto nos atos e comunicaes oficiais. (E) A necessidade de empregar determinado nvel de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do prprio carter pblico desses atos e comunicaes; de outro, de sua finalidade.

34

21. (FGV-2010/CODESP) Com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica, analise as afirmativas a seguir: I. O padro culto nada tem contra a simplicidade de expresso, desde que no seja confundido com pobreza de expresso. De nenhuma forma o uso do padro culto implica emprego de linguagem rebuscada. II. No existe propriamente um padro oficial de linguagem; o que h o uso do padro culto nos atos e comunicaes oficiais. O jargo burocrtico, como todo jargo, deve ser evitado, pois ter sempre sua compreenso limitada.

III. A linguagem tcnica deve ser empregada apenas em situaes que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadmicos, e mesmo o vocabulrio prprio a determinada rea, so de difcil entendimento por quem no esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicit-los em comunicaes encaminhadas a outros rgos da administrao em expedientes dirigidos aos cidados.

35

Assinale: (A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se todas as afirmativas estiverem corretas. (D) se nenhuma afirmativa estiver correta. (E) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

Assinale: (A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se todas as afirmativas estiverem corretas. (D) se nenhuma afirmativa estiver correta. (E) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

36

22. (FGV-2008/Senado Federal) A respeito do Manual de Redao da Presidncia da Repblica, analise os itens a seguir: I. A redao oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padro culto de linguagem, clareza, conciso, formalidade e uniformidade. Alm disso, incorporam-se os jarges jurdicos. II. A transparncia do sentido dos atos oficiais, bem como sua inteligibilidade, so requisitos do prprio Estado de Direito: inaceitvel que um texto legal no seja entendido pelos cidados.

Assinale: (A) se somente o item I estiver correto. (B) se nenhum item estiver correto. (C) se todos os itens estiverem corretos. (D) se somente o item II estiver correto.

37

Assinale: (A) se somente o item I estiver correto. (B) se nenhum item estiver correto. (C) se todos os itens estiverem corretos. (D) se somente o item II estiver correto.

CONCISO O que um texto conciso? aquele que transmite o mximo de informaes com o mnimo de palavras.

38

Importante! O uso do padro culto da linguagem em um texto oficial reduz o tempo despendido com sua reviso. fundamental que o emissor tenha necessrio tempo para revisar o texto aps sua elaborao.

CLAREZA Claro o texto que possibilita a imediata compreenso pelo leitor.

39

A clareza depende dos seguintes fatores: a) impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretaes que poderia decorrer de um tratamento pessoal dado ao texto; b) uso do padro culto da linguagem, em princpio, de entendimento geral e, por definio, contrrio a vocbulos de circulao restrita, como a gria e o jargo; c) formalidade e padronizao, que possibilitam a imprescindvel uniformidade dos textos; d) conciso, que faz desaparecer do texto os excessos lingusticos que nada lhe acrescentam.

23. (FCC-2010/TRT-12 Regio) Ao se redigir um documento oficial, deve-se atentar para as seguintes recomendaes: I. Praticar a conciso e a clareza, de modo a que poucas palavras possam trazer muita informao, no deixando dvida quanto significao do conjunto do texto. II. A comunicao oficial no exime o redator de manifestar claramente sua subjetividade, por meio de opinies criativas e do posicionamento estritamente pessoal diante de uma questo.

40

III. A formalidade da linguagem uma caracterstica imprescindvel da redao oficial, fazendo-se notar, por exemplo, pela observncia da norma culta e pelas formas protocolares de tratamento. Est correto o que consta APENAS em: (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e III. (E) II e III.

III. A formalidade da linguagem uma caracterstica imprescindvel da redao oficial, fazendo-se notar, por exemplo, pela observncia da norma culta e pelas formas protocolares de tratamento. Est correto o que consta APENAS em: (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e III. (E) II e III.

41

24. (FCC-2011/TRE-RN) Considerando-se as qualidades exigidas na redao de documentos oficiais, est INCORRETA a afirmativa: (A) A conciso procura evitar excessos lingusticos que nada acrescentam ao objetivo imediato do documento a ser redigido, dispensando detalhes irrelevantes e evitando elementos de subjetividade, inapropriados ao texto oficial. B) A impessoalidade, associada ao princpio da finalidade, exige que a redao de um documento seja feita em nome do servio pblico e tenha por objetivo o interesse geral dos cidados, no sendo permitido seu uso no interesse prprio ou de terceiros.

(C) Clareza e preciso so importantes na comunicao oficial e devem ser empregados termos de conhecimento geral, evitando-se, principalmente, a possibilidade de interpretaes equivocadas, como na afirmativa: O Diretor informou ao seu secretrio que os relatrios deveriam ser encaminhados a ele. (D) A linguagem empregada na correspondncia oficial, ainda que respeite a norma culta, deve apresentar termos de acordo com a regio e com requinte adequado importncia da funo desempenhada pela autoridade a quem se dirige o documento.

42

(E) Textos oficiais devem ser redigidos de acordo com a formalidade, ou seja, h certos procedimentos, normas e padres que devem ser respeitados com base na observncia de princpios ditados pela civilidade, como cortesia e polidez, expressos na forma especfica de tratamento.

(E) Textos oficiais devem ser redigidos de acordo com a formalidade, ou seja, h certos procedimentos, normas e padres que devem ser respeitados com base na observncia de princpios ditados pela civilidade, como cortesia e polidez, expressos na forma especfica de tratamento. Gabarito: D.

43

(CESPE/UnB-2010/TCU) Considerando que a redao de documentos oficiais deve caracterizar-se, segundo o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, pela impessoalidade, uso do padro culto da linguagem, clareza, conciso, formalidade e uniformidade, julgue o seguinte item. 25. Respeita os quesitos de clareza, objetividade e uso do padro culto da lngua portuguesa o seguinte pargrafo em um documento oficial.

44

Gabarito: Errado.

(CESPE/UnB-2009/TCU) Considerando a redao de correspondncias oficiais, julgue o item a seguir.

45

26. Trechos com informaes vagas, como e de outros decorrentes de aposentadorias e vacncias, e com uso de tempo verbal de futuro, como dever ser publicado e dispor sobre, provocam falta de clareza e conciso, caractersticas estas que devem ser respeitadas nos documentos oficiais.

26. Trechos com informaes vagas, como e de outros decorrentes de aposentadorias e vacncias, e com uso de tempo verbal de futuro, como dever ser publicado e dispor sobre, provocam falta de clareza e conciso, caractersticas estas que devem ser respeitadas nos documentos oficiais. Gabarito: Errado.

46

27. (Cesgranrio-2011/FINEP) O trecho abaixo foi extrado de um convite oficial.

O trecho se distancia da redao oficial, pois: (A) contm erros ortogrficos (B) tem traos de intimidade (C) apresenta pouca clareza (D) repetitivo e prolixo (E) omite o endereo

27. (Cesgranrio-2011/FINEP) O trecho abaixo foi extrado de um convite oficial.

O trecho se distancia da redao oficial, pois: (A) contm erros ortogrficos (B) tem traos de intimidade (C) apresenta pouca clareza (D) repetitivo e prolixo (E) omite o endereo

47

28. (Cesgranrio-2006/PETROBRAS-Adaptada) Com relao s caractersticas estabelecidas para correspondncias oficiais, julgue o item a seguir. I. A impessoalidade, a clareza, a conciso e o paralelismo gramatical so qualidades necessrias boa redao.

28. (Cesgranrio-2006/PETROBRAS-Adaptada) Com relao s caractersticas estabelecidas para correspondncias oficiais, julgue o item a seguir. I. A impessoalidade, a clareza, a conciso e o paralelismo gramatical so qualidades necessrias boa redao. Gabarito: Certo.

48

Вам также может понравиться