Вы находитесь на странице: 1из 19

ANATOMIA CARDACA

Prof. Ms. Pedro Ludovico


Cavidade torxica Posio e relao topogrfica do corao Camadas do corao Pericrdio Superfcies do corao Base pice Face esternocostal Face diafragmtica Face pulmonar Relaes do corao vascularizao

CAVIDADE TORXICA
Os rgos e estruturas contidas no interior da cavidade torcica, alm do corao, so os seguintes: Os pulmes - so em nmero de dois, o direito contm trs lobos e o esquerdo dois.

O timo - uma glndula de importncia para o sistema imunolgico e que praticamente desaparece depois dos 12 anos de idade, ficando em seu lugar uma pequena camada fina de tecido gorduroso. Localiza-se anteriormente aos grandes vasos que deriva do corao.
Os grandes vasos: so os vasos de maior calibre que deixam ou levam o sangue do corao. Os principais so: veias subclvias direita e esquerda. veias cavas superior e inferior, artria pulmonar, aorta, tronco braquiceflico (crista artica), artrias subclvias direita e esquerda e artrias cartidas direita e esquerda. Posteriormente ao corao, no centro do trax, no sentido longitudinal, passa o esfago. O espao existente centralmente entre os pulmes chamado mediastino.

Posio e relao topogrfica do corao

O coraao est fixado na base atravs dos grandes vasos e livre dentro do pericrdio. forma cnica base (AD e AE): p/ direita, p/ trs e p/ cima pice (VE): p/ esquerda, e p/ esquerda, baixo Margemp/ frente lateral formada Margem direita bem Margem inferior, que faces: diafragmtica (VD e VE), e AD) e o pulmonar (VE e AE). pelo ventrculo esquerdo, principalmente definida, sendo chamada de esternocostal repousa (VD sobre margens: enquanto direita (AD), superior e AE), esquerda (VE) e inferior que (VD) produz a impresso cardaca na face aguda, que a (ADdiafragma, recebendo sulcos: interventricular anterior (face esternocostal) posterior (face atrioventricular medial do diafragmtica), pulmo esquerdo. Estas faces esquerda ou obtusa pouco tambm o nome e de (coronrio) e interatrial. so delimitadas pelas margens cardacas. definida. face diafragmtica

Posio e relao topogrfica do corao

corao um rgo muscular em forma de cone, contendo quatro cmaras internas e que fica posicionado dentro do saco pericrdico e abrigado bilateralmente pelos pulmes. Normalmente sua posio inclinada a mais ou menos 30 graus para a esquerda e para baixo. envolvido externamente pelo pericrdio e dentro deste envoltrio secretado um fluido que tem a finalidade de evitar o atrito do corao dentro do saco pericrdico, assim que o corao trabalha.

CAMADAS DO CORAO

CAMADAS DO CORAO

CAMADAS DO CORAO

O endocrdio composto por trs camadas: o endotlio, constitudo por epitlio pavimentoso simples, a camada subendotelial, formada por tecido conjuntivo, fibroblastos e fibras musculares lisas e a camada subendocrdica que composta por tecido conjuntivo frouxo, com vasos sanguneos e fibras de Purkinje. Adjacente ao subendocrdio, est presente o msculo estriado cardaco o miocrdio.

CAMADAS DO CORAO

As vlvulas cardacas so constitudas por uma placa de tecido conjuntivo elstico e colgeno denso, recobertas por endocrdio contnuo com o das cmaras do corao. Estas estruturas no apresentam vasos sanguneos. Detalhe em maior aumento de uma vlvula cardaca, evidenciando a diferena de espessura do endocrdio, a qual caracteriza a face ventricular (endocrdio delgado) e a face atrial (endocrdio espesso) separadas por tecido conjuntivo.

CAMADAS DO CORAO

Endocrdio observado em maior aumento, evidenciando o endotlio, a camada subendotelial, e a camada subendocrdica contendo as fibras de Purkinje.

PERICRDIO
Pericrdio: saco fibroseroso que envolve o corao e grandes vasos Localizao: mediastino mdio, posterior ao esterno e s costelas (2 a 6). Pericrdio fibroso liga-se ao centro tendneo do diafragma ligamentos esternopericardeos Pericrdio seroso lmina parietal cavidade pericrdica com lquido pericrdico lmina visceral = epicrdio Seio oblquo do pericrdio Seio transverso do pericrdio vascularizao: rr. pericardicofrnicos da a. torcica int., rr. pericrdicos das aa. brnquicas, aa. esofgicas e aa. frnicas superiores. Todas se anastomosam com a. coronria. As veias so satlites. A linfa drena para os linfonodos mediastinais e linfonodos da veia cava superior. inervao: n. frnico e n. coronrio.

PERICRDIO

PERICRDIO

SUPERFCIE ANTERIOR DO CORAO

Face anterior ou esternocostal, sobre a qual os pulmes direito e esquerdo se sobrepem, deixando exposta apenas uma pequena poro. a face do corao voltada para frente para cima e para a esquerda

VISTA POSTERIOR DO CORAO

A regio posterior do corao, tm a forma mais ou menos quadriltera. Apresenta-se orientada para trs e para a direita, e tm relao com esfago eaorta descendente posteriormente atravs do pericrdio.

RELAES DO CORAO

Anteriormente, alm dos pulmes, o corao relaciona-se tambm com o esterno, costelas e msculos intercostais; posteriormente com a aorta descendente, esfago e veia zigos; e lateralmente com os pulmes, hilos pulmonares, nervos frnicos e vagos.

RELAES DO CORAO

Anteriormente, alm dos pulmes, o corao relaciona-se tambm com o esterno, costelas e msculos intercostais; posteriormente com a aorta descendente, esfago e veia zigos; e lateralmente com os pulmes, hilos pulmonares, nervos frnicos e vagos.

VISTA ANTERIOR DO CORAO

VASCULARIZAO: arterial: artrias coronrias rr. da a. coronria r.marginal direito, r. do n sinoatrial, r. do n coronria esquerda: ntero-]ateral dodireita: ventrculo esquerdo, atrioventricular,r. interventricular post.rr. da a. coronria esquerda: r. interventricular ant., r. Marginal trio esquerdo esquerdo, r. circunflexo poro anterior e mais significativa do septo interventricular

VISTA POSTERIOR DO CORAO

venosa: a drenagem venosa ocorre por pequenasdireitos, veias que se dirigem diretamente para o coronria direita: trio e ventrculo trio direito ou indiretamente atravs do seio coronrio cujas tributrias so: poro posterior do septo interventricular, 1 -v. cardaca magna (=interventricular ant.) 2cardaca mdia ns sinusal e v. atrioventricular e (=interventricular post.) 3- v. cardaca parva (na margem dir.) 4 -da v. ventricular posterior 5 - v. marginal esquerda parte parede posterior do ventrculo esquerdo

Вам также может понравиться