Вы находитесь на странице: 1из 100

1

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL


FACULDADE DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS

TICA
INTRODUO FILOSOFIA PRTICA:
temas, conceitos, problemas e teorias.

Prof. Dr. Lus Evandro Hinrichsen

PORTO ALEGRE / 2012

INTRODUO O que isto Filosofia? Encontramos na lngua grega o sentido original e originrio da palavra Filosofia. Trata-se de termo composto por Filos (amizade) e Sofia (sabedoria). Designa a atitude de amor de quem busca tornar-se amigo da Sabedoria. Segundo estudiosos, foi o pr-socrtico Herclito de feso quem inventou a palavra Filosofia, inaugurando nova atitude, terica e tica. Para Herclito, tornar-se amigo daquilo que Sbio [O Um que tudo Realidade Ser] exigia atitude inusitada: ver alm das aparncias, desconfiar dos sentidos e operar com a razo. Para alm do fenmeno, se encontraria o lgos, a razo daquilo que se mostra conscincia1. A teoria [o ver da razo sobre os fenmenos] exigiria postura tica consequente, pois o conhecer implicaria em transformao pessoal. Nos seus primrdios, a Filosofia foi concebida, enfim, como teoria e atitude tica, envolvendo e comprometendo a totalidade da vida. Se a Filosofia tentativa permanente de indagar e compreender o sentido abrangente da realidade, portanto, compete ao filsofo a permanente crtica das convices ou crenas silenciosas que sustentam nossas compreenses de mundo. tarefa de quem ingressa na Filosofia, indagar pelo sentido de todas as coisas. Cada ser humano convidado a perguntar pelo significado de tudo aquilo que na tentativa de ultrapassar a ingenuidade e chegar viso judicativa ou crtica. Afirmamos, por isso, que a Filosofia uma cincia de rigor, enquanto crtica radical de teorias, conceitos e prticas. A cincia de rigor, exerccio radical, dirige seu olhar para as razes dos fenmenos, descobrindo ou desvelando sua verdade [no permanece na superfcie, mas se dirige aos fundamentos]2. O filsofo sabe que indaga o incontornvel, que suas respostas so provisrias. Todavia, no meditar, reflete sobre o sentido pensa , pois capaz de, no silncio, acolher o Ser. No filosofar, permanecendo junto s coisas, exercendo a reverncia do pensamento, no processo de revelaoocultamento, acolhe o que decifrando e testemunhando o significado das coisas, de si mesmo, do outro, do sagrado, da existncia. O que isto Filosofia? Podemos, preliminarmente, afirmar que Filosofia viso responsvel ou crtica, na medita em que, renunciando parcialidade, abrangente e criteriosa3. Se a Filosofia viso abrangente ou crtica, quais so os momentos de quem ingressa ou realiza o filosofar? Podemos caracterizar, didaticamente, em trs momentos [interligados] o processo do filosofar4.
1

Ver HEIDEGGER, Martin. O que isto Filosofia [Quest-ce La Philosophie]. In: Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1979. p.13-31. 2 Cf. HUSSERL, Edmund. A Filosofia como cincia de rigor. Coimbra: Atlntida. 3 Cf. MARAS, Julin. A Viso Responsvel. In: Antropologia Metafsica. So Paulo: Duas Cidades, 1971. p.9-14. 4 Ibidem.

1 Momento Des-orientao: para filosofar preciso romper com as nossas ingenuidades, por mais difcil que seja. necessrio experimentar a crise originada de nossa despreocupao para com o mundo. Quando nos damos conta de que as coisas no so bem assim como pensvamos, quando questionamos nossas crenas silenciosas [pr-conceitos ou pr-juzos] entramos em crise. Quem vive a crise, a des-instalao, pode, finalmente, perguntar. No perguntar se encontra a gnese do exerccio da Filosofia. Somente quem pergunta radicalmente pelo sentido de todas as coisas, pode conceber as razes que sustentam nossa viso de realidade. 2 Momento Des-cobrimento: mas, no basta perguntar, necessrio patentear a verdade, ver aquilo que se mostra/ocultando. Des-cobrir ou des-velar retirar o vu que impossibilita perceber as coisas na transparncia delas mesmas, vencer os impedimentos que barram nosso contato com a realidade, superar as amarras das crenas silenciosas. O momento do descobrimento ocasio de retirar o velo que oculta e encobre a realidade. Implica em sair da caverna, desvelando o ser que se manifesta, revelando-o como verdade ou sentido. 3 Momento Dar razo: contudo, no basta ver, dar-se conta, des-cobrir o ser como verdade. necessrio assegurar a posse efetiva da descoberta. A Filosofia exige, alm do dar-se conta, dar-conta, fornecer as razes da viso adquirida. O pensamento convidado a justificar, demonstrar o descoberto, garantindo a posse da verdade conquistada. Nenhuma afirmao, em Filosofia, gratuita. O ser, compreendido como verdade [no mostrar-se e velar-se das coisas], exige a elaborao terica. Se nenhuma afirmao gratuita em Filosofia, cumpre definir conceitos articulando-os, importante justificar com argumentos a viso conquistada. Na gora dos debates, somos convocados a dar razes de nossa descoberta. A teoria, portanto, procura, atravs de slida argumentao, convencer nossos pares [ou interlocutores] da validade de nossa descoberta. Desejamos, nos debates de tica, indagar sobre importantes questes, exercitando nossa capacidade investigativa, perguntando radicalmente e justificando nossas posies. Os problemas ticos, por sua importncia e complexidade, exigem ateno, estudo rigoroso, capacidade de acolher, aptido em argumentar. Auguramos, especialmente, reaprender a perguntar, a dialogar, a esclarecer nossos conceitos. Aspiramos argumentar em favor de nossa posio atravs das snteses tericas formuladas, provisrias, mas possveis. Intencionamos, sobretudo, ligar teoria e vida atravs de atitude hermenutica que possa qualificar nossas existncias.

Texto Complementar 01
SERENIDADE [Gelassenheit] Sobre o uso prudente dos utenslios tcnicos Martin Heidegger no texto Serenidade, publicado em 1959 , discute o impacto da tcnica moderna sobre nossas vidas. Atravs do pensar, exerccio humano por excelncia, visitamos o mundo e significamos nossas existncias. Entretanto, vivemos poca na qual, somos, muitas vezes, pobres-em-pensamento, ficamos, facilmente, sem-pensamentos . Qual a causa da indigncia de pensamento? Tomamos conhecimento de tudo pelo caminho mais rpido e mais econmico, mas, rapidamente tudo olvidado . Na aurora do sculo XXI, cidados de um mundo globalizado em vias de mundializao, deslumbrados com as conquistas das cincias aplicadas, saturados de informao, entretanto, usualmente, pobres de conhecimento , transitamos fascinados pelo hipertexto e, encantados por imagens contidas em milhes de megapixels j no habitamos o mundo, mas sua representao virtual . O homem atual est, pois, em fuga do pensamento , entrementes, paradoxalmente, nega essa fuga. Dir, com plena razo, que vivemos num perodo de realizaes formidveis, avanos sequer sonhados pelos homens que nos antecederam. So tantas as pesquisas em andamento, so tantas as descobertas e aplicaes que, apaixonadamente, somos tentados a negar a fuga do pensamento. Sem dvida, esse dispndio de sagacidade e reflexo, foi muito til. Entretanto, no o pensamento operativo que negamos. O pensamento que calcula, capaz de medir e projetar, apto em dominar preditivamente as foras ocultas da natureza transformando todas as coisas em objetos teis e mercantilizveis cotidianamente louvado. Todavia, no a nica forma de pensar. Existe outro tipo de pensamento, o pensamento que medita e indaga pelo sentido das
10 9 8 7 6 5

Ver HEIDEGGER, Martin. Serenidade. Lisboa: Instituo Piaget, 2000 (Verlag,Gnter Neske Pfullingen, 1959). Trata-se de orao proferida pelo filsofo suevo por ocasio de homenagem ao seu conterrneo, o msico Conradin Kreutzer. No referido texto Heidegger avalia o impacto da Tcnica moderna sobre nossas vidas, denunciando uma fuga do pensamento, mas, ao mesmo tempo, indicando caminhos para lidarmos adequadamente com os utenslios tcnicos. 6 Cf. ibidem, p.11. 7 Ibidem, p.11. 8 Todos os dias somos estimulados por informaes veiculadas por diferentes mdias e, at mesmo, nos exerccios escolares. Entrementes, incontveis vezes, no analisamos essas informaes, no indagamos sobre sua origem, no realizamos a crtica dos conceitos, no investigamos como os fenmenos veiculados so interpretados. Ora, preciso destacar: informao no conhecimento. O conhecimento exerccio crtico de investigao, exigente, reflexivo. Exerccio que convida ao estudo, solido, ao trabalho interpretativo e ao debate intersubjetivo segundo argumentos validados coerentemente. Necessitamos, portanto, transitar da sociedade da informao sociedade do conhecimento. A revoluo informtica nos garantiu acesso informao, mas como trabalh-la, como torn-la conhecimento significativo, operativo, transformador? Nessa tarefa, contamos, apenas, com o esforo pessoal e intersubjetivo do pensamento reflexivo, sem o qual estaremos caminhando na direo da automao e no da autonomia, da autarquia e da comum responsabilidade. 9 Num tempo acelerado pelas mediaes tecnolgicas, de admirveis avanos informticos, j no vivemos no tempo da presena [kairs] e na gratuita acolhida do mundo e dos outros [ser-no-mundo-com]. A partir dessa constatao, legitimamente, podemos indagar: quem, de fato, somos? O resultado da adio dos papis sociais que representamos num tempo que nos consome? Por que executamos tantas tarefas? Vivemos no tempo acelerado do relgio eletrnico ou no tempo da presena? O que significa habitar o mundo? Por que a habitao do mundo reivindica o cuidado e o cultivo desse mesmo mundo? Por que a tcnica impede o contato com o mundo e, desse modo, a responsabilidade? 10 Cf. Op. Cit. , 2000, p. 12.

teorias, conceitos e prticas. O pensamento negligenciado, portanto, no o pensamento que calcula, mas o pensamento que medita. Existem, pois, duas formas de pensamento, igualmente importantes: o pensamento que medita e o pensamento que calcula. Contudo, o pensamento que calcula, efetivamente, no exerce a atividade do pensamento em carter estrito, pois no pergunta pelo sentido, no permanece junto s coisas, acolhendo-as em sua manifestao originria. O pensamento que calcula, ao representar esquematicamente as coisas, as esvazia de contedo, obstaculizando, assim, a relao do homem com o mundo. Esse pensamento til e operativo, sobretudo, incapaz de pensar a si mesmo, de indagar a si mesmo. L, onde o pensamento que calcula encontra seus limites e contradies, brota o pensamento que medita. O pensamento que medita um pensamento que reflete, que busca dar conta das razes do existir. O pensamento que medita habita o mundo, acolhe o significado e pergunta, incessantemente, pelo significado de todas as coisas. Experimentamos um des-enraizamento, pois, destitudos da capacidade de pensar autenticamente, transferimos tcnica a tarefa de habitar o mundo responsavelmente. Na era atmica, acreditamos que a cincia [ou seja, a moderna cincia da natureza] um caminho para uma vida mais feliz do homem . Mas, onde se assenta tal afirmao? Na pretenso de que, atravs do domnio de todas as regies do ser pela cincia, controlaremos a vida e criaremos condies para resolver todos os enigmas e males que afligem o ser humano. Nesse sentido, o poder oculto da tcnica moderna, determina a relao do homem com tudo aquilo que existe. A natureza, transformada num nico posto de abastecimento gigantesco, est a servio da tcnica e indstria moderna . Exemplo da operatividade e capacidade de interveno do pensamento que calcula, o domnio da energia atmica . Mas, o que realmente nos preocupa? Diante da bomba atmica, que poderia um dia varrer a vida humana da face da terra, motivo de ateno nosso despreparo para lidar com a quantidade gigantesca de informaes e possibilidades proporcionada pelos avanos tecnolgicos. No entanto, o que mais inquietante, no o fato de o mundo se tornar cada vez mais tcnico. Extremamente preocupante o fato de o homem no estar preparado para essa transformao do mundo, o fato de ainda no conseguirmos, atravs do pensamento que medita, lidar com aquilo que est a emergir . O pensamento que medita exige que no permaneamos presos [unilateralmente] a uma representao; que no continuemos a correr em sentido nico na direo dessa representao [do mundo e do homem] justificadora do poder do pensamento instrumental. O pensamento que medida exige que perguntemos pelo sentido da tcnica e sobre a legitimidade de sua onipresena em nossas vidas. Afinal, se no podemos viver com a tcnica e, paradoxalmente, no podemos viver sem ela, como devemos pensar um modo de relao adequado com os objetos tcnicos?
14 13 12 11

11 12

Cf. HEIDEGER, 2000, p. 18. Ibidem, p.19. 13 Lembremos da utilizao da Bomba atmica sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, ato que encerrou a segunda guerra mundial. 14 Op. Cit., p.21.

Podemos utilizar os objetos tcnicos, mas, ao utiliz-los, permanecer livres deles. Podemos utilizar os objetos tcnicos tal como devem ser utilizados. Podemos utiliz-los com liberdade, sem nos tornarmos seus escravos. Podemos dizer sim e no aos objetos tcnicos, impedindo que nos absorvam
15

e desconstituam

nossa relao responsvel com o mundo. Se dissermos sim e no aos objetos tcnicos, usando-os prudentemente, nossa relao com o mundo tornar-se- tranquila. Deixemos os objetos tcnicos entrarem em nosso mundo cotidiano e, ao mesmo tempo, os deixemos fora, ou seja, permitamos repousarem em si mesmos. A atitude frente os objetos tcnicos [dizer sim e no] denominemos serenidade para com as coisas . Todavia, se ainda no compreendemos o poder oculto da tcnica, necessrio indagar pelo sentido do fazer tcnico e aprender a lidar inteligentemente com os utenslios tcnicos . A serenidade em relao s coisas e a abertura ao mistrio asseguram perspectiva de novo enraizamento, que permitir existir com responsabilidade, que evitar transferirmos tcnica nossa comum tarefa habitar o mundo. Permanece, entretanto, um perigo. No que consiste tal perigo? De acreditarmos que o nico pensamento legtimo, capaz de responder s questes humanas, o pensamento que calcula. Contudo, em todos os lugares, convidemos reflexo, pois somente o pensamento que medita capaz de dar conta do sentido, inclusive do significado, implicitamente aceito, de que a tcnica moderna o nico lenitivo aos problemas do homem. Exeramos, ento, o pensamento na sua essncia, insistindo e pergunta pelo sentido radical de todas as coisas.
17 16

APLICAO

1 O desenvolvimento tecnolgico alterou a percepo de ns mesmos, nossa compreenso do mundo e o modo de nos relacionarmos com as outras pessoas? 2 Somos capazes de utilizar os objetos tcnicos adequadamente ou nos deixamos dominar por eles? 3 Quais so os sinais positivos e os sinais negativos da onipresena da tcnica em nossas vidas?

15 16

HEIDEGGER, 2000, p. 23-24. Ibidem, p.24. 17 Cumpre destacar que Heidegger, gradativamente, percebe que o poder da tcnica superior ao poder do Dasein histrico [homem] em desconstitu-lo. Mas, tarefa intransfervel realizar o ato de pensar, insistir e renovadamente perguntar.

1 NOTAS INTRODUTRIAS TICA

Ao iniciarmos nosso curso de tica, conveniente estabelecer os conceitos fundamentais da disciplina, realizando distines e oportunizando esclarecimentos bsicos. Afinal, o que tica? Que relaes h entre tica e Moral? Quais so as diferenas entre os problemas ticos e os problemas morais? O que so dilemas ticos? De que modo os dilemas ticos incidem sobre a vida profissional? Existe progresso moral? Como a reflexo tica compreende a tenso entre autonomia e heteronomia moral? Por que importante refletir sobre os problemas ticos fundamentais? A reflexo tica , de fato, exerccio rigoroso, intransfervel e enriquecedor, capaz de doar significados existncia humana. Especialmente em nosso tempo, quando indagamos pelo mnimo valorativo, quando perguntamos pela possibilidade de convivncia penetrada pela paz e justia, tal exerccio reflexivo se revela vital.

1.1 O que tica? A tica, situada no plano da Filosofia prtica18, examina o agir humano. Poderamos definir tica, em consequncia, como a cincia do agir humano. tica, segundo Aristteles, competiria pensar o agir humano e o sentido ou finalidades da existncia do homem. tica deriva de Ethos, indicando o carter de uma pessoa ou de um povo. Cada povo, assim como cada pessoa, teria seu ethos, seu modo prprio de ser. Aristteles, no entanto, define tica como cincia, ou seja, define-a como exerccio rigoroso que investiga o agir humano [Episteme]. De que agir [aes] estamos falando? De agir especfico, qualificado, nascido da reflexo e da deliberao, capaz de afetar a vida do agente e, sobretudo, a vida de outras pessoas. Determinar a natureza de tal agir confrontando-o com os fins da vida humana, seria a tarefa da tica.
18

Segundo Aristteles (Metafsica I, 1,2 e tica a Nicomco VI), as cincias podem ser classificadas considerando seu objeto e grau de universalidade. s cincias poticas [arte ou tcnica] reservada a tarefa da produo dos bens necessrios vida humana [abrigo, alimento, sade, bens culturais, etc.]. Filosofia Prtica [que examina o agir humano: prxis] compete refletir sobre a vida individual [tica] e a vida na cidade [Poltica], indicando os critrios pelos quais atingiremos o mximo de realizao humana, consideradas todas as possibilidades de vida feliz na perspectiva da realizao do bem individual e do bem comum. As Cincias Tericas, gratuitas, dividemse em particulares [aquelas que examinam aspectos particulares do ser: como a biologia, a fsica, a psicologia e a matemtica] e a Filosofia Primeira, saber abrangente que investiga os primeiros princpios da realidade. Se as Cincias Poticas e a Filosofia Prtica so conhecimentos aplicados, entretanto, as Cincias Tericas so exerccio gratuito de investigao. As Cincias Tericas, destacamos, tratariam de aspectos particulares do ser [Cincias Particulares] ou do ser enquanto ser [Filosofia Primeira]. Segundo Aristteles, participam em maior grau da natureza da Sabedoria objeto da investigao das Cincias os conhecimentos mais universais e gratuitos. Assim, teramos a seguinte classificao, ascendente, quanto ao grau de dignidade e importncia das cincias: Cincias Poticas, Filosofia Prtica, Cincias terico-particulares e Filosofia Primeira [Metafsica]. Em nossa concepo, a Filosofia Prtica [Poltica e tica] enquanto conhecimento aplicado exerccio filosfico pleno, ao reflexiva de primeira grandeza. A tica, reflexo prtica, consequentemente, pleno exerccio filosfico, reflexo indispensvel, Filosofia em sentido maior.

1.2 tica e Moral: aproximaes e definies

Podemos, igualmente, definir tica como cincia da moral, ou melhor, como teoria ou cincia do comportamento moral dos homens em sociedade19. A tica, enquanto teoria, pretende ser conhecimento rigoroso sobre o comportamento qualificvel como moral. Moral20, por sua vez, deriva de mos, mores: costume, costumes [uso, carter, comportamento]. Por moral, entendemos o conjunto de normas aceito e vivido por indivduos concretos em determinada sociedade. O objeto da tica , por conseguinte, o comportamento caracterizado como moral21, ou seja, nascido da reflexo e da conscincia, orientado por normas admitidas e realizadas livremente por indivduos que compartilham suas vidas em determinada sociedade. conveniente recordar: esse comportamento, caracterizado por moral, afeta a vida de outras pessoas. Na realizao da moral, salientamos, o grau de autonomia e liberdade varia entre indivduos, culturas e pocas da histria. Entretanto, quanto maior o grau de autonomia presente na vida moral dos indivduos e sociedades, tanto mais qualificada e plena ser essa dimenso da existncia.

19 20

Cf. VZQUEZ, Adolfo Snchez. tica. 22. ed. RJ: Civilizao Brasileira, 2002. p. 23. Mos, mores a tentativa dos latinos traduzirem ethos, da as palavras ethiks e moralis [Cf. SARAIVA, F.R. dos Santos. Novssimo Dicionrio Latino-Portugus. Rio de Janeiro: Garnier, 1993. p.435/754]. Aquilo que a tradio grega denominava tica, portanto, passou a ser designado pelos latinos por moral. tica [do grego ethos] indica: costume, conduo de vida, regras de comportamento, carter de uma pessoa ou de um povo. Moral [do latim mos, mores] designa: costumes, conduta de vida, regras de comportamento, remete ao agir humano. tica e Moral, portanto, numa primeira compreenso, podem ser consideradas sinnimas, pois as palavras coincidem na indicao de comportamento justificado por normas. Entrementes, embora as lnguas ocidentais tenham usado esses vocbulos como sinnimos, interessante diferenci-los. Nessa perspectiva, convencionamos, considerando a evoluo do uso das palavras, indicar por tica a dimenso terica, reservando a palavra Moral para sinalizar a instncia dos costumes e normas. Em nosso estudo, destacamos, por questes metodolgicas e epistemolgicas [em acordo com a tradio inaugurada por Aristteles], por tica indicaremos o momento terico e por Moral a dimenso normativa e os costumes. 21 Se o objeto da tica o comportamento moral, conveniente entend-lo. a) Em primeiro lugar, os animais, altamente especializados, esto rigidamente ligados ao meio ambiente. O ser humano, ao contrrio, plstico [moldvel] recebe da cultura uma segunda natureza que permitir sua sobrevivncia. Essa segunda natureza, a cultura, situa o homem no mundo, destacando-o do cosmo. Ser gregrio, racional e portador de linguagem, o homem buscar na cultura respostas s diferentes necessidades. Nessa direo, precisar descobrir interiorizar e realizar normas, pois sua plasticidade, seu comportamento no-fixado instintivamente, ao mesmo tempo que lhe abre ao mundo, exige novo suporte. Esse processo de interiorizao das normas mediado pela educao, realizando as vrias etapas de socializao incorporadoras do indivduo ao tecido social. Os animais, destacamos, recebem do rgido aparato instintivo a direo do seu comportamento. O homem, frisamos, encontrar na moral [nas normas] efetiva orientao e adequada compensao cultural. b) Em segundo lugar, somente poder ser caracterizvel como moral, o ato que, tendo realizado ou no a norma, afeta positiva ou negativamente a vida de outras pessoas. c) Em terceiro lugar, a ao moral supe a capacidade de antecipar os resultados, nascendo de livre deliberao, sendo avalivel segundo suas conseqncias. d) Em quarto lugar, o comportamento moral supe a capacidade de resistir coero externa ou interna na direo do agir voluntrio. e) Em quinto lugar, voluntariedade segue-se racionalidade compartilhvel intersubjetivamente, capaz de conceber e reivindicar a norma, adequando-a, realizando-a, avaliando-a. A tica procurar compreender e significar o comportamento que denominamos como moral.

1.3 Problemas ticos e problemas morais

Efetuada a distino entre tica e Moral, podemos esclarecer e diferenciar o mbito dos problemas morais e dos problemas ticos. Enquanto os problemas morais so factuais, prticos, concretos; os problemas ticos so gerais e tericos. O indivduo, agente moral, procura auxlio nas normas morais, pois, cotidianamente v-se desafiado pelos dilemas do dever e de sua realizao. O agente tico precisar indagar sobre o modo de aplicao da norma em cada situao. Se a norma, em sua universalidade, precioso auxlio, todavia, como aplic-la nos casos singulares e nos diferentes contextos? Como realiz-la, salvaguardando o bem dos indivduos envolvidos em cada situao? A norma, em sua generalidade, em concluso, precisa ser adequada s singulares exigncias que a reivindicam. Destarte, poder orientar a ao na direo do bem visado, permitindo posterior avaliao das conseqncias positivas ou negativas alcanadas atravs da ao. Os problemas morais, assim sendo, tratam dos conflitos inerentes vida moral, essencialmente prxica. Dizamos que os problemas ticos so gerais e tericos. Ento, quais so os problemas tratados pela tica? Competir tica estudar o comportamento moral, indicando seus elementos constituintes, explicitando as teorias que podem garantir sua racionalidade, justificando sua possibilidade. Cumprir a tica julgar os cdigos morais e suas normas, indagando sobre sua aplicabilidade, questionando sua realizao. A tica perguntar pelos critrios da avaliao moral, investigando a contribuio das diversas escolas ticas. Estudar a relao entre a vida moral e seus fundamentos antropolgicos, questionando a ligao entre valor e norma, indagando sobre a dialtica entre indivduo22 e sociedade23. Questionar a relao entre liberdade e obrigatoriedade24. Sobretudo, a tica avaliar o contedo de racionalidade da norma, sua exequibilidade e alcance. A norma [em seu carter incondicional] realmente se justifica? Atravs de quais procedimentos a norma poder ser convenientemente adequada e prudentemente realizada? Cabe tica, finalmente, a tarefa de fornecer, argumentativamente, as razes de possibilidade do mnimo tico 25,

22 23

Dimenso subjetiva da vida moral. Dimenso objetiva da vida moral. 24 Quais so as condies e os pressupostos da livre adeso do agente moral ao obrigatrio [ao dever]? Por que e como o agente tico livremente realiza o obrigatrio proposto pelo dever?
25

O que o Mnimo tico? Atravs de um exerccio racional-comunicativo podemos indagar: quais so os valores e princpios que permitiriam a convivncia entre os humanos em sociedade? Esses valores e princpios, por sua validade intersubjetiva, por seu carter transcultural, por seu contedo de racionalidade, forneceriam as bases dessa convivncia num mundo em crescente globalizao e mundializao. O respeito vida em geral e s pessoas, o exerccio da solidariedade, a promoo dos direitos e liberdades fundamentais, encontrariam no Mnimo tico sua referncia e fundamento. Nesse sentido: quais so as coisas mais importantes em minha vida? Quais so os valores pelos quais oriento minha existncia? Incluo as outras pessoas e seres vivos no meu projeto de vida? Como minhas escolhas axiolgicas so, de fato, vividas?

10

capaz de orientar a vida em sociedade. tica, em resumo, indicada a tarefa de validar racional e intersubjetivamente o horizonte sobre o qual se estabelece a vida em comum.

1.4 Relaes entre tica e Moral

Do exposto, conveniente, em termos didticos e metodolgicos, diferenciar tica de Moral, pois, comumente, usamos os dois termos como sinnimos. Assim, no agimos eticamente, mas agimos segundo normas morais, procurando realiz-las. A tica, em conseqncia, avalia o contedo da ao moral, reflete sobre essas aes, indaga, teoricamente, sobre o significado dessas aes. Agimos moralmente e avaliamos o contedo dessa ao observando suas conseqncias. Atravs da reflexo tica poder-se- averiguar se, atendendo as normas de determinada moral vigente, indagando sobre as conseqncias da ao, atuamos com correo, se afetamos positiva ou negativamente outras pessoas. Agimos moralmente e refletimos sobre o significado de nossas aes. tica, enquanto cincia do comportamento moral, enquanto exerccio terico compete examinar o contedo dessa ao, na busca de compreend-la. tica, compreendida como cincia da moral, inquirir sobre a relao entre o normativo e o factual, entre a norma [ou lei moral] e as aes morais, entre moral [geral] e moralidade [realizao do geral]. Interrogar sobre a correspondncia entre o Ideal [normativo] e a vida moral concreta. E, se as normas morais procuram expressar aqueles valores que a humanidade vem descobrindo como fundamentais, a tica examinar como tais valores so traduzidos nas normas vigentes e, sobretudo, como so vividos26. Refletiremos, a seguir, brevemente, sobre os dilemas ticos vivenciados pelos profissionais nas suas diversas reas de atuao.

1.5 Os dilemas ticos e os desafios profissionais

Os dilemas ticos acompanham os seres humanos ao longo da histria e encontram sua raiz nas aes morais. O que caracteriza uma ao moral? Uma ao moral, recordamos, realiza uma norma, apresentando conseqncias constatveis, positivas ou negativas, no somente para o agente, mas para outras pessoas. Ora, como a norma prescritiva e anunciadora do dever ser,
26

Como devemos compreender a instncia normativa moral na sua relao com a lei? As normas morais traduzem valores e princpios que orientam a vida em sociedade. Ligam-se ao costume, se enrazam na conscincia do indivduo e so livremente cumpridas ou violadas. Essas normas podem, com o tempo, receber explicitao em forma de lei positiva [escrita]. A lei, em sua positividade, traduz, antecipa ou contraria a norma moral, exercendo sob as pessoas poder coercitivo. Se as normas morais regulam, com certo grau de espontaneidade a vida dos indivduos, a lei ordena por seu carter coercitivo. Da as diferenas entre o moral e o legal, e os consequentes conflitos. Cumpre tica indagar se determinado dispositivo legal , de fato, moralmente vlido e eticamente justificvel.

11

cotidianamente, diante de exigncias prxicas, o agente moral precisa decidir pelo cumprimento, adequao e realizao dessa norma. Como conciliar a pretenso de universalidade da norma e cada situao? Motivado pela realizao do fim, decidido em alcan-lo, o agente tico elege os meios e atua na direo do bem visado. Norma realizada, ao concluda, o agente e pessoas envolvidas avaliam o resultado alcanado. Nessa avaliao, perguntam pelo bem ou possvel prejuzo resultante da ao. Nesse jogo, que envolve deciso e escolhas, destacamos, importante eleger mediaes adequadas e eticamente justificveis, pois os meios se fazem presentes nos fins alcanados denunciando o agente, tornando-o merecedor de mrito ou reprovao. No exerccio profissional somos, igualmente, cotidianamente desafiados pelos dilemas ticos, convocados a refletir, dialogar e decidir, em cada caso, pelo modo da aplicao da norma segundo o bem visado na ao. O enfrentamento dos dilemas ticos no mbito do cumprimento do dever, a interpretao, adequao e aplicao das normas, cdigos deontolgicos e prescries legais , portanto, tarefa reflexiva intransfervel, considerando os resultados de nossas aes e a responsabilidade consequente27.

1.6 A pergunta pela existncia do progresso moral

As transformaes histrico-sociais implicam, necessariamente, em progresso moral? Existe progresso moral? Quais so as evidncias desse progresso? As transformaes econmico-sociais e o desenvolvimento tcnico-cientfico no implicam em efetivo progresso moral. Todavia, tais transformaes geram crises capazes de estimular a reflexo tica e impulsionar modificaes enriquecedoras da vida moral. A razo tica, diante do novo e frente a inusitados dilemas, encontra motivos capazes de impulsionar e enriquecer a vida moral. Mas quais so os sinais ou evidncias do progresso moral?

27

As aes humanas so passveis de avaliao moral e jurdica. Julgamos e somos julgados segundo valores, princpios e normas socialmente compartilhados. Julgamos, inclusive, a ns mesmos. No campo legal, o descumprimento voluntrio da lei implica em penalizao, conforme culpa ou dolo. Nessa direo, na vida profissional, a negligncia ou impercia compromete o agente. A diferenciao entre ignorncia voluntria e ignorncia involuntria [existem coisas que no posso no saber e coisas que no poderia prever], a observncia das prescries legais, o cumprimento das normas dos cdigos profissionais, a cotidiana reflexo, o empenho em realizar eticamente as tarefas determinadas: possibilita segurana, satisfao e realizao na vida profissional. Em conseqncia, a reflexo tica, a justificativa do cumprimento da norma, o atento desempenho das obrigaes [deveres] envia o profissional dimenso dos seus direitos, permitindo alcanar realizao profissional e humana. Nessa direo, os valores e princpios, os cdigos, leis e reflexo tica tornam-se indispensvel auxlio, revelando vital significado, pois em cada ao o profissional convocado a justificar suas escolhas e partilhar racionalmente suas decises. Os profissionais de todas as reas, enquanto seres humanos e agentes ticos, enquanto responsveis, precisam decidir prudentemente e na direo do bem das pessoas afetadas por suas decises e escolhas.

12

As evidncias de progresso moral, segundo Vzquez28, podero ser encontradas: a) pela ampliao da esfera moral na vida social29; b) pela elevao do comportamento consciente e livre dos indivduos e grupos30; c) pelo grau de articulao e coordenao existente entre os interesses pessoais e coletivos; d) pelo progresso ascensional na direo da afirmao e preservao de valores considerados fundamentais, ao longo da histria, convivncia e continuidade da vida humana31. Embora as morais se transformem ao longo do tempo, segundo Adolfo Snchez Vzquez, importa destacar, no estamos diante de relativismo moral extremo, pois valores fundamentais tm sido descobertos e preservados. Esses valores, consagrados ao longo da histria por sua relevncia, podem ajudar-nos no enfrentamento dos desafios contemporneos. Frente a desafios planetrios, num mundo globalizado e multiculturalizado, valores, como paz e solidariedade estimulam reflexo e ao. O conceito de responsabilidade planetria, nascido no contexto de mundializao, procura efetivar a paz atravs da solidariedade, vinculando os seres humanos nessa empreitada to importante. Em resumo, valores preservados ao longo da Histria humana, por seu significado e importncia, podem auxiliar-nos diante dos desafios planetrios, nos vinculando aos outros seres humanos, s outras espcies, ao planeta. Vzquez argumenta em favor do progresso moral, descrevendo a substituio de paradigmas morais ao longo da histria do Ocidente. Assim, se a vingana de sangue, presente nas comunidades primais foi substituda pela moral aristocrtica da polis grega; se a moral aristocrtica grega deu lugar afirmao da dignidade formal e universal da pessoa na idade mdia, se na modernidade, descobrimos o trabalho como fonte de riqueza e percebemos no trabalhador papel fundamental na constituio da sociedade; em nossos dias, nossa contribuio [acrscimo], no conceito de Responsabilidade Planetria, na gradativa aproximao dos interesses pessoais e coletivos, h novo ponto de partida vida moral. Orientados pela Responsabilidade Planetria e por princpios ticos racionalmente compartilhados, poderemos inspirar nossas aes na procura da superao da excluso, da discriminao, do uso predatrio do meio-ambiente, enfim, de todas as formas geradoras de conflitos e violncia. H, em nossos dias, inmeras declaraes [formais] promotoras e defensoras da pessoa, da liberdade, da vida em geral, evidente sinal de progresso tico e moral. Qual o desafio que tais declaraes despertam? preciso, gradativamente, atualizar os princpios enunciados. No basta, portanto, propugnar os direitos da pessoa, do Idoso, das crianas, defender o meio ambiente, etc.
28 29

VZQUEZ, 2002, p.50-52. A vida moral orientada por normas exteriores ligadas ao direito e ao costume torna-se vida moral interiorizada, vivida desde convices ntimas e partilhadas com outros membros da sociedade. 30 Ou seja, pelo crescimento da responsabilidade desses indivduos e grupos em seu comportamento moral. 31 Valores como: solidariedade, amizade, lealdade, honradez, veracidade, senso de justia.

13

No suficiente haver declaraes consignadas pelas naes. prioritrio transitar do plano formal dessas declaraes vida e suas reivindicaes; urgente realiz-las, dar-lhes sentido prxico.

1.7 tica: entre a autonomia e a heteronomia

Finalmente, se a vida moral implica numa relao livre e consciente com a norma e sua realizao, preciso pensar o problema da autonomia e heteronomia moral. Quando agimos, recebemos, de fato, influncias da sociedade, da cultura e da poca da qual fazemos parte. Entretanto, sempre agimos com algum grau de liberdade. O contexto, ao incidir sobre nossas aes, salientamos, no elimina nossa capacidade de escolher e decidir. Escolhemos, decidimos e agimos num mundo que, ao nos acolher, condiciona e possibilita nossas existncias. Logo, se valores e normas sempre traduzem o ambiente donde brotam, ainda assim, podemos interpret-los e decidir realiz-los segundo grau de autonomia capaz de fundar a responsabilidade. Do exposto, porque capazes de autonomia, somos responsveis. Dizendo de outra maneira: se, quando agimos, atuamos segundo os valores e normas recebidos de nossa sociedade, cultura, poca, entrementes, ainda assim, agimos com algum grau de liberdade. Verificando que a pessoa liberdade finita, o agir humano implica num grau de heteronomia ou determinao exterior. Entretanto, o contedo recebido [norma] precisa ser interiorizado, refletido, avaliado, assumindo como meu. Assim, o agir humano torna o heternomo [a lei recebida do exterior] norma assumida autonomamente [aceita interior e livremente]. E, frisamos, tanto mais consciente a realizao da norma, tanto mais autntica a vida moral. Seria oportuno, em conseqncia, investigar o processo de amadurecimento para a vida moral32.

32

Ver, nesse sentido, o resumo de Brbara Freitag (cf. Moralidade e educao Moral. In: _______ . Itinerrio de Antgona. A questo da moralidade. SP, Campinas: Papirus, 1997. p.192-207) referente ao estudo transcultural realizada pelo psiclogo norte-americano Lawrence Kohlberg sobre os estgios do desenvolvimento da moralidade [descrio das seis etapas do desenvolvimento moral ou da gradativa passagem da heteronomia autonomia na esfera da vida moral].

14

Concluso Preliminar

A vida moral implica numa relao livre e consciente entre os indivduos e entre esses e a sociedade, visando o bem de cada um e de todos. A reflexo tica, ao estudar o comportamento moral, poder, efetivamente, contribuir ao enriquecimento da existncia humana. Para alm dos condicionamentos, na esfera da intimidade, na descoberta do si mesmo e na afirmao da responsabilidade, descobriremos no outro um parceiro na edificao e cuidado do mundo. A reflexo tica estudando o comportamento moral, indagando sobre os elementos constitutivos da ao moral, discorrendo sobre responsabilidade e dispensa moral, refletindo sobre a dialtica entre liberdade e obrigatoriedade, indagando sobre os modos efetivos de realizao da moral, inquirindo sobre os estgios do desenvolvimento moral, e examinado as principais escolas ticas contribuir ao despertar, desejado por cada ser humano, de vida sempre mais autrquica e autntica. Finalmente, se visar vida boa em sociedades justas supe a prxis, a reflexo tica condio dessa ao transformadora. Desejamos, em nossos encontros de tica, pesquisar e refletir sobre os assuntos, indicados na presente introduo, caminhando para a aplicao dos temas de tica geral em nossos estudos de tica aplicada e de tica profissional.

15

2 A ESSNCIA DA MORAL [Investigao da natureza da moral: O que a moral?] Se a tica a cincia do comportamento moral ou Filosofia Moral [enquanto Moral pensada] importante indagar pelo significado dessa dimenso da existncia humana. Admitida a historicidade da moral, cumpre, tambm, indagar pelos elementos que, ao longo do tempo, unem as diversas morais. Estamos, ao realizar tal questionamento, tratando da essncia da moral. Como referir o normativo e o fatual, moral e moralidade? Como pensar a relao entre o plo subjetivo [indivduo] e o plo objetivo [sociedade cultura] da moral? Quais so as tarefas que a moral efetiva? No que consiste um ato moral? Quais so os critrios caracterizadores de uma ao moral? Quais so os elementos constitutivos de um ato moral? Por que o ato moral singular? Partiremos, nessa empreitada, de preliminar definio que afirma: a moral um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social dos homens33. Trs so as referncias presentes na definio: normatividade (a), liberdade e conscincia (b), comportamento individual e social (c). A definio nos convida a pensar na moral enquanto empreendimento pessoal e coletivo, baseado no cumprimento de normas ou deveres por um sujeito livre e capaz de refletir. No transcorrer do estudo, procuraremos aprofundar essas constataes inicialmente propostas.

2.1 O normativo e o fatual

O comportamento moral gira em torno de duas regies: entre o conjunto de normas e regras de ao [a] e o plano constitudo por certos atos humanos realizadores dessas regras [b]. Os valores precisam ser traduzidos em princpios ou regras de ao. Essas regras de ao, por outro lado, oferecem o horizonte de orientao e se efetivam no plano das aes. As normas referem-se ao dever ser, j o fatual refere-se realizao da norma. Cotidianamente, somos convocados efetivao de normas, tais quais: ama teu prximo, respeita teus pais, diga a verdade. Em cada situao, na efetuao de cada ato, realizamos ou rejeitamos a norma orientadora. O plano normativo se refere ao dever ser, encontrando correspondncia positiva ou negativa nos atos realizados. A tica avalia como atos morais positivos, os que ao realizarem a norma se apresentam como valiosos e capazes de produzir consequncias afirmativas em favor das pessoas envolvidas. Os atos moralmente negativos, de outro lado, implicam em violao ou no cumprimento da norma, e importam em conseqncias prejudiciais aos indivduos implicados. Entretanto, o no cumprimento da norma no destitui a norma de valor, no esvazia ou anula seu contedo. Se o normativo exige,
33

Cf. VZQUEZ, A Essncia da Moral (cap. III), 2002, p. 63.

16

nas situaes correspondentes, a realizao da norma segundo o dever ser reclamado, entrementes, o descumprimento da norma, no anula sua positividade: a norma continua valendo34. Embora possamos diferenciar o normativo do fatual, importa destacar, esses planos esto inevitavelmente intrincados, nunca se encontram totalmente separados, devem ser pensados, assim, em sua mtua implicao.

2.1.1 Moral e moralidade

A distino entre moral e moralidade corresponde diferenciao entre o normativo e o fatual. Assim como a norma ganha concreo nos atos humanos, a moral, devido inerentes exigncias de realizao, tende a tornar-se moralidade, vida efetiva, dimenso concreta da vida humana. Deparamo-nos, simultaneamente, com o normativo ou prescritivo e com o prtico-efetivo, dois aspectos presentes na vida moral. A existncia moral, em conseqncia, movimenta-se entre o normativo ou prescritivo e o prtico-efetivo, procurando integrar essas dimenses nas diversas circunstncias e atos correspondentes.

2.2 Carter social da moral

Na realizao da vida moral, encontramos interao dialtica entre indivduo e sociedade. A vida moral nasce das relaes estabelecidas entre pessoas, na sociedade, e encontra-se implicada em cada ato de todo indivduo humano. No devemos, todavia, substantivar a sociedade, ou seja, pensla como entidade autnoma, independente dos seres humanos. Os indivduos em relao ao criarem instituies, ao estabelecerem conexes econmicas, ao justificarem suas vises de mundo fazem a sociedade acontecer. Entretanto, tambm incorreto pensar indivduos concretos ignorando sua pertena temporal, cultural e social.

34

Resume Vzquez (A essncia da moral, cap. III, p. 65): As normas existem e valem independentemente da medida em que se cumpram ou se violem. O normativo e o fatual no coincidem; todavia, como j assinalamos, encontram-se em relao mtua: o normativo exige ser realizado e, por isso, orienta-se no sentido do fatual; o realizado (o fatual) s ganha significado moral na medida em que pode ser referido (positiva ou negativamente) a uma norma. No h normas que sejam indiferentes sua realizao; nem h, tampouco, fatos na esfera moral (ou da realizao da moral) que no se vinculem com normas. Assim, portanto, o normativo e o fatual no terreno moral (a norma e o fato) so dois planos que podem ser distinguidos, mas no completamente separados.

17

O comportamento moral, assim, implica na dialtica interao entre os indivduos e a sociedade da qual fazem parte35. Nessa direo, trs aspectos regulam a vida moral36:

I) O indivduo no inventa princpios ou normas de acordo com suas exigncias pessoais, pois nasce inserido num tempo, numa cultura, em determinada sociedade; II) O comportamento moral tanto comportamento de indivduos como de grupos sociais humanos, cujas aes tm carter coletivo, mas deliberado, livre e consciente; III) As idias, normas e relaes sociais nascem e se desenvolvem em correspondncia s necessidades sociais.

Quais so, ento, os atos que podem ser caracterizados ou classificados como morais? So aqueles que apresentam consequncias, no apenas para o agente, mas para outras pessoas. Dessa maneira, ir ou no ir ao cinema numa tarde de sbado no implica em conseqncias para a vida de outras pessoas. Mas, descumprir promessa, romper a palavra empenhada injustificadamente, resulta em ao moral e responsabilidade consequente. A moral, ao regular a vida dos membros de uma sociedade, importa num carter social, supe a interveno dessa sociedade no comportamento de seus participantes, pois fornece quadro normativo apto a orientar a vida das pessoas. Todavia, quanto mais consciente seja o individuo, quanto mais presente se faa nas suas aes, quanto mais aja por reflexo e menos por imposio, tanto mais plena e livre ser sua existncia moral37. Na conscincia, finalmente, decide-se a vida moral na direo do cumprimento ou desobedincia da norma, observadas as circunstncias e dilemas presentes em cada situao.
35

Importa perguntar: at que ponto ns somos agentes ou pacientes da cultura, enquanto membros de determinada sociedade. inegvel a existncia de condicionamentos que envolvem nossas vidas e limitam a liberdade em assumir regras orientadoras de nosso comportamento. Entretanto, h instncia de reflexo e liberdade segundo a qual agimos e pela qual nos tornamos responsveis por nossos atos, por nossa vida. No importa o que fizeram de ns, o importante saber o que fazer com o que fizeram de ns. A afirmao precedente indica: somos responsveis, apesar dos condicionamentos existentes, por nossas aes. A vida moral, assim, em sua maturidade, consiste na capacidade de assumir as conseqncias de nossas aes, considerada a conquista dessa esfera de reflexo e liberdade capaz de nos tornar mais plenos porque responsveis. 36 Cf. VZQUEZ, A essncia da moral (cap. III), 2002, p. 67-69. 37 Afirma Adolfo Vzquez (A essncia da moral, cap. III, 2002, p. 73): O sujeito do comportamento moral [...] uma pessoa singular. Por mais fortes que sejam os elementos objetivos e coletivos, a deciso e o ato respectivo emanam de um indivduo que age livre e conscientemente e, portanto, assumindo uma responsabilidade social. O peso dos fatores objetivos costumes, tradio, sistema de normas j estabelecidas, funo social deste sistema etc. no nos pode fazer esquecer o papel dos fatores subjetivos, dos elementos individuais (deciso e responsabilidade pessoal), ainda que a importncia deste papel varie historicamente de acordo com a estrutura social existente. Mas, inclusive quando o indivduo pensa que age em obedincia exclusiva sua conscincia, uma suposta voz interior, que em cada caso lhe indica o que fazer, isto , inclusive quando pensa que decide sozinho no santo recesso de sua conscincia, o individuo no deixa de acusar a influncia do meio social de que parte e, a partir de sua interioridade, tampouco deixa de falar comunidade social qual pertence. Vzquez insiste na dialtica entre o individual e o coletivo, indicando, na instncia interior, a presena das vozes da sociedade; mas, ao mesmo tempo, reconhece que, em ltima instncia, contra os condicionamentos ou, at, a favor das normas recebidas, quem decide o indivduo, portador da possibilidade da reflexo, agente livre e consciente.

18

O homem; ser-de-cultura, animal no-especializado, herdeiro de caractersticas somticas, mas, sobremaneira, de traos culturais, portador de comportamento no-programado, encontra na moral resposta s exigncias de convivncia. Ser gregrio, busca nas normas socialmente estabelecidas e intimamente validadas, soluo aos dilemas da convivncia. Se nem sempre fcil viver com [conviver], pois o ser humano no existe isolado, precisa de seus semelhantes, necessita trabalhar, cultivar o mundo, torn-lo habitvel, entretanto, preciso encontrar modo inteligente de responder s necessidades desse existir gregrio. Na comum tarefa de coabitar o mundo, o homem, ser-de-cultura, encontra nas morais historicamente estabelecidas possibilidade de continuao da vida individual, familiar, social e temporal na compartilhada casa planetria. A moral, ao regular a vida dos indivduos na famlia e na sociedade, responde, por conseguinte, aos dilemas da sobrevivncia e manuteno da vida da espcie humana. Ao articular e aprofundar os interesses de indivduos, grupos e sociedades, permite, igualmente, o aperfeioamento espiritual dos seres humanos. Aperfeioamento revelado nos diversos graus de solidariedade e realizao material e espiritual dos homens no espao e no tempo.

2.3 O individual e o coletivo na moral

O indivduo pode agir moralmente somente em sociedade. Ao crescer, a pessoa interioriza normas, percebe-se envolvida numa atmosfera moral na qual lhe so oferecidas regras de ao. Em parte, a vida moral manifesta-se atravs de hbitos e costumes38. O costume manifesta o dever ser, mesclando o normativo e o fatual. A vida moral sempre mais autntica e autnoma, entretanto, encaminha o ser humano, via reflexo tica, compreenso e crtica das normas e de suas exigncias. O sujeito de comportamento propriamente moral, entrementes, quanto mais aumente sua capacidade de reflexo e liberdade, pessoa singular capaz de decidir pelo cumprimento da norma proposta. As decises morais, portanto, supem um sujeito singular e consciente, situado num determinado contexto histrico e social e capaz de decidir e realizar a norma. Esse contexto no anula, mas, ao contrrio, possibilita o acontecer da vida moral. Dito de outra maneira: se o mundo o contedo concreto da conscincia, sou livre, porque sou capaz de atos morais nascidos nesse mundo ao qual estou integrado. Mundo que acolhi, questiono e modifico atravs de minhas aes. Mundo do qual participo. Seria interessante investigar o processo de amadurecimento da vida moral,

38

No devemos confundir vida moral com etiqueta. Se, de fato, nas relaes cotidianas necessitamos de orientao convivncia [regras de postura], todavia, a vida moral traduz em normas e comportamentos valores vitais sobrevivncia, bem-estar, progresso social e espiritual dos membros de uma sociedade.

19

da vida infantil vida adulta, verificando os respectivos graus de heteronomia e autonomia em cada etapa da existncia do homem39. 2.4 A estrutura do ato40 moral

A moral envolve dois planos: o normativo e o fatual. A realizao da moral supe individuo capaz de interiorizar e realiz-la em cada situao especfica. Portanto, encontramos normas que regulam a conduta humana e um conjunto de aes realizadas por indivduos concretos. Mas, como podemos caracterizar o ato moral? O ato moral ato de indivduo humano concreto (a), nascido na conscincia, com reflexo e liberdade (b), capaz de afetar a vida de outras pessoas (c), e apto de aprovao ou reprovao (d), consideradas as consequncias (e). O ato moral, desse modo, afeta no apenas o agente, mas outros indivduos e a comunidade na qual esto inseridos. Um ato moral passvel de responsabilizao (f), pois o agente capaz de antecipar idealmente as consequncias de sua ao (h), verificadas as circunstncias, os dilemas humanos presentes, as escolhas realizadas, os meios escolhidos e os resultados decorrentes. Quais so, nessa perspectiva, os elementos constitutivos de um ato moral? Primeiramente, uma ao moral presume um motivo (a) capaz de impulsionar o agir na direo de determinado fim (b). Um mesmo ato pode ser iluminado por diversos motivos. Por que denunciar uma injustia? Pela comoo gerada, pelo senso de justia ferido, pela indignao diante de ao prejudicial a outrem ou pelo desejo de projeo pessoal? Denunciar uma injustia, logo, poder ter como motivo o altrusmo ou egosmo conforme possibilidades listadas. No estamos falando, aqui, de motivos inconscientes, mas de motivaes derivadas de reflexo e fundadas em grau mnimo de distanciamento e liberdade. preciso, entretanto, existir a conscincia do fim visado. A conscincia do fim visado garantida pela antecipao reflexiva e ideal do resultado da ao. Antecipado idealmente o resultado da ao, a seguir, preciso decidir na direo do fim visado. Encontramos na deciso necessrio elemento constituinte de uma ao moral (c). A conscincia do fim e a deciso em alcan-lo, enfim, do ao ato moral o qualificativo de voluntrio. Efetuada a deciso na direo do fim visado, preciso escolher os meios capazes de faz-lo acontecer (d). Se as mediaes devem adequar-se aos fins, destaquemos, que nem todos os meios so legtimos. Meios ilegtimos, questionveis e instrumentalizadores da vida humana, contaminam e comprometem os resultados, alterando o carter dos atos e dos fins. Os fins, assim, no justificam os meios. Os meios precisam ser justificados e penetrados pela vida tica. Aps deciso em favor do fim (ou fins), eleitos
39

Ver FREITAG, Barbara. Moralidade e educao moral. In: _______ . Itinerrio de Antgona. A questo da moralidade. SP Campinas: Papirus, 1997. p.192-207. 40 Ato [de actus no latim] o mesmo que Ao.

20

os meios adequado, cumpre realizar o ato (e). A realizao efetiva a deciso de realizar os fins segundo mediaes adequadas e eticamente aceitveis. Realizado o ato [executada a ao], acontece a avaliao, pois ele afeta outros sujeitos, sendo motivo de elogio ou reprovao (f). Essa avaliao tem dimenso social e individual, necessria vida moral da pessoa e da coletividade. No dizer de Vzquez:

o ato moral supe um sujeito real dotado de conscincia moral, isto , da capacidade de interiorizar normas ou regras de ao estabelecidas pela comunidade e de atuar de acordo com elas. A conscincia moral , por outro lado, conscincia do fim desejado, dos meios adequados para realiz-lo e do resultado possvel; mas , ao mesmo tempo, deciso de 41 realizar o fim escolhido, pois sua realizao se apresenta como uma exigncia ou dever

O ato moral, enquanto totalidade ou unidade indissolvel de aspectos, em resumo, compreende: motivo, fim, deciso, eleio dos meios, resultados, conseqncias objetivamente avaliveis. A ao moral penetrada tanto pela dimenso subjetiva quanto pela face objetiva da vida moral. Os atos morais, em sua positividade promotora da vida humana, incorporados vida de cada pessoa e das sociedades, qualificam relaes interpessoais, indivduos e sociedades. Esses atos no consistem, apenas, na inteno e no dependem, em sua positividade, exclusivamente dos meios, mas, sobretudo, da antecipao e efetivao de resultados promotores da vida dos envolvidos, e tal na direo de vida moral sempre mais plena e autntica.

2.5 Breve concluso: a singularidade dos atos morais

A norma um auxlio precioso, pois diante de conflitos morais, necessitamos decidir na direo de bons resultados. Entretanto, refletindo eticamente, constatamos que a norma universal, e cada ato efetivado responde a questes e circunstncias irrepetveis. Por que a ao moral, indagamos, singular? Porque irrepetvel. Realizada a deciso pelo cumprimento da norma, adequada s circunstncias, consumada a norma no ato, esse no tornar a acontecer, por ser nico (completo). Cumpre somente avaliar o ato na considerao dos resultados alcanados e objetivamente verificveis. A tica, enquanto analisa o comportamento moral, no deve confundir-se com tratado de casustica, como se fosse possvel antecipar descritiva e prescritivamente as inmeras situaes que envolvem a regra em sua universalidade e a vida em sua concretude. A tica oferece critrios para pensar a norma, para justific-la e adequ-la aos diversos casos que poder orientar. Atravs da

41

Cf. VZQUES, A essncia da moral, cap. III, 2002, p. 78.

21

prudncia, essa capacidade racional prtica, o ser humano intencionar a melhor resposta, adequando o preceito [a norma]42 em cada ato, observados desafios e dilemas morais enfrentados. Cada ao moral, conseqentemente, em sua singularidade no repetvel, ocasio de assumir a vida como tarefa intransfervel. Cada ato de cada ser humano, visto na unidade da totalidade dos atos que o formam, oportunidade de realizao, plenificao, sentido. Por isso, refletir e imprimir positividade tica aos atos tarefa inalienvel de personalizao, realizao e enriquecimento da vida de cada pessoa e de todos os seres humanos, pois nos tornamos donos de ns mesmos, autnomos e autrquicos, atravs da totalidade positiva de nossas aes.

42

A norma [ou preceito] uma regra de ao que atualiza valores e princpios.

22

Texto-Complementar 02 TEORIA DA AO

A ao humana inaugura o novo. Supe engajamento da inteligncia e da liberdade, pois srie temporal planejada na qual o agente capaz de prever as consequncias. Diante do possvel, no aberto da existncia, a Pessoa pensa naquilo que realizar. Dentre as opes, eleger o conveniente, a mediao adequada que ultimar [concretizar] o bem. No presente contexto, bem deve ser compreendido como aquilo que convm, respondendo s exigncias de realizao do indivduo humano. A ao acontece no mundo, em meio teia de relaes: envolvendo mediaes e outras pessoas. Sendo consequente, no afetar apenas o executante, mas outros indivduos humanos. A ao realiza valores que, traduzidos em princpios ticos ou preceitos morais, importam em interpretao e adequao. A ao irrepetvel, pois encontra termo no tempo (a) e as circunstncias e pessoas envolvidas so nicas (b). Poder ser objeto de avaliao e reparao, mas, como j aconteceu, irrepetvel. As mediaes escolhidas esto presentes no resultado, sendo avaliveis [aprovao ou reprovao tica e moral]. Mediaes injustas, por exemplo, tornam a ao injusta e seus resultados reprovveis. Pessoas [seres relacionais / ser-com], efetivamos nossa natureza na ao . Dependemos em nosso ser de um agir que, positivamente, consolide a dimenso relacional do existir pela atualizao do bem comum. O bem do indivduo, perseguido na ao, , pois, inseparvel do bem comunitrio. Escolhidas, segundo orientao valorativa, as mediaes adequadas o agente tico decidir. Deciso, ao consumada, avaliar e ser avaliado segundo as consequncias positivas [bem do indivduo e da comunidade] e negativas [prejuzos para o indivduo e comunidade]. As consequncias da ao, assim, constituem o objeto avaliado. A razo prtica [prudncia] a faculdade que, atuada e educada pelo hbito, assegurar racionalidade ao. Ao eticamente valiosa ao prudente, racional e moderada na qual escolhas, mediaes e decises alcanam o bem individual e coletivo. Na ao prudente a previso [anteviso] dos possveis resultados permite traar caminhos pelos quais nos humanizamos. O hbito no deve ser compreendido como resposta mecnica, isto sim, como disposio de um sujeito racional em agir conforme a prudncia [racional e moderadamente]. O hbito atualiza a faculdade [capacidade] da prudncia, encaminhando o indivduo humano vida excelente. No nascemos, por exemplo, temperantes ou justos, nos tornamos temperantes ou justos pela repetio consciente de atos de temperana e justia. Aprendemos, logo, desde pequenos pelo exerccio da razo prtica a incorporar racionalidade s nossas aes. Nessa perspectiva, somos a soma de todas as nossas aes, ou seja, de nossas escolhas, decises e realizaes. Deveramos, assim, reavalizar constantemente o projeto de vida, indicando adequao entre o horizonte visado e nossas aes cotidianas. Num mundo no qual a reflexo perde espao automatizao dos processos vitais, preciso estar presente, desenvolver a ateno profunda, estar consciente do que esperamos e de como agimos na concretizao de nossas aspiraes. E como somos finitos, portanto, capazes falhar, rever escolhas, reafirmar decises vitais, repensar nossos atos cotidianos condio da vida boa com os outros em comunidades justas [Paul Ricouer]. A ateno profunda, estar presente efetivamente em tudo aquilo
43

43

Nascemos potencialmente pessoas, mas, nossa natureza racional e livre atualizada nas relaes que estabelecemos na vida em comum.

23

fazemos confere ao humanidade. A ao, enfim, diferencia o ser humano de outros animais, tornando-o responsvel. Alis, racionalidade e liberdade encontram expresso na responsabilidade. Responsabilidade, aqui e agora, de cada pessoa, em cada um de seus atos, por tudo e por todos. Somos responsveis, atravs de nossas aes, por cada pessoa e por todos os seres vivos. Em cada ao acontecida no tempo, atravs de nossa escolha e realizao, todos os seres humanos e todas as expresses da vida esto presentes. Num mundo em transformaes aceleradas, responderemos positivamente possibilidade de futuro testemunhando responsabilidade. A responsabilidade , ressaltamos, a qualidade positiva da ao humana pela qual nos tornamos pessoas e justificamos nossa esperana.

Destaque: A AO
44

Nas reflexes anteriores tratamos da relao da conduta tica com as faculdades de conhecer e decidir livremente e vimos que aquela no pode dissociar-se destas. Quando no existe o verdadeiro conhecimento, isto , quando no se chega a captar a essncia e sentido do existente em sua autentica vigncia, independentemente de sua importncia para determinados fins fsico-psquicos do conhecente , no h conduta tica. Tampouco quando no h liberdade: em outras palavras, quando falta possibilidade de comandar no incio da ao e, conseguintemente, de que o prprio eu se reconhea nela. Agora vamos dar um passo a mais. A conduta tica tem uma relao tambm necessria com a ao, j que, por natureza, tem que passar pela realidade. Esquematicamente: com o conhecimento atraio a realidade ao mbito da conscincia e me aproprio de seu significado. Com o ato da vontade livre tomo postura interiormente frente ao conhecido e me decido por uma conduta. O terceiro ato do esquema da ao, ou seja: sobre a base do conhecimento e da deciso retorno a realidade, a capto, disponho dela e lhe dou forma. Tambm esse ato essencial na conduta tica. verdade que o centro se encontra no que chamamos de conscincia. interior; mas desemboca na realidade exterior. Entretanto, a conscincia tica permanece no mbito da interioridade, est em estado de suspenso. revogvel. No passou, ainda, pela prova que consiste em ver-se objetivada atravs da ao. O simples ato de conscincia pode redefinir-se sempre. Mas, enquanto diz <<est minha ideia>>, o sentido muda. E, quando passa a ao, se converte em <<coisa de fato>>: ento adquire o carter daquilo que no se pode mais anular-se e passa a prova objetiva das coisas. A ao pode apelar retroativamente conscincia (<< que eu no pensava isto ou aquilo>>), mas, a coisa de fato um testemunho dificilmente refutvel. Nela (na coisa de fato) se revela a conscincia. O observador pode decifr-la. certo que pode equivocar-se, e com facilidade. De outra parte, a conscincia tambm pode errar e inclusive enganar a si mesma; e possvel que a ao, com sua completude e sua expressividade, traduza a conscincia melhor do que ela mesma seria capaz. Na ao, a conscincia se converte em histria. A interioridade trans-histrica ou pr-histrica, ainda que ela decida-se na histria. na ao que a conscincia submete-se a esse juzo que chamamos histria [...]. Ao, pois, significa sair do mbito interior do conhecimento e da deciso, e passar ao realmente existente. Suas formas bsicas so as seguintes: a) a expresso: uma opinio, uma impresso, um propsito abandonam o reservado da intimidade e saltam a luz pblica, nos gestos e resultados observveis. Ento, j aqui podemos interpret-la, cobra eficcia, tem consequncias e provoca reaes. b) A palavra: por ela no apenas se expressa uma opinio ou um sentimento, isto sim que se abre outro significado que antes era conhecido, mas mantinha-se oculto, no interior. A palavra por fim o que define, direciona, toma postura. E, ademais, reclama a palavra do outro: palavra e palavra-resposta [dilogo]. c) A elaborao: eu capto coisas, materiais, energias, e as dou uma forma determinada: uma comida, um vesturio, um dispositivo de segurana, uma ferramenta, etc.

Tambm, por outro lado, a instaurao e ordenao das reaes humanas. As diferentes maneiras atravs das quais os homens se relacionam uns com os outros sobre a base do conhecimento e da deciso: desde uma simples saudao, passando por diferentes tipos de encontro, a comunidade [...] at formas mais complicadas de unidades sociais, leis. A obra, o produto: nela a ideia fica plasmada e dura [permanece], o configurar, o criar.]

44

Cf. Roma Guardini. tica. Lecciones en La Universidad de Mnich. Trad. Daniel Romero e Carlos Dias. Madrid: BAC, 2010. p.121-122.

24

APLICAO 1 O que uma ao humana? 2 Estou efetivamente presente em cada uma de minhas aes? 3 Quais so as relaes existentes entre hbito, educao e personalizao? 4 O que responsabilidade no contexto de uma teoria da ao? 5 O que caracteriza uma ao [humana]? 6 O que aprendemos com o texto de Romano Guardini? 7 Que exemplos poderiam ser dados para melhor compreendermos a descrio da Ao realizada por Guardini?

25

3 RESPONSABILIDADE, DETERMINISMO E LIBERDADE O ser humano, ser racional e livre, realiza a si mesmo atravs de seus atos. Atos precedidos de reflexo, deliberados, decididos, realizados livremente e, portanto, capazes de responsabilizao. As aes morais, especificamente, no afetam, sublinhamos, somente a vida do agente, mas, tambm, a vida de outras pessoas. Quando as aes morais so avaliadas, possvel averiguar consequncias positivas ou negativas resultantes, seu impacto sobre a vida individual, familiar e social. Desejamos, presentemente, entender o significado do que seja responsabilidade moral, cotejando a relao entre liberdade e responsabilidade, indicando as situaes nas quais o agente dispensado de responsabilizao e, finalmente, analisaremos algumas teorias sobre a liberdade.

3.1 Condies da responsabilidade moral

O enriquecimento da vida moral, segundo Vzquez, supe a conciliao entre os interesses individuais e coletivos, bem como, a consequente ampliao da responsabilizao pessoal45. Nessa perspectiva, atos propriamente morais no implicam, apenas, na inteno, mas nas consequncias verificveis atravs de sua efetivao. O agente, circunstancialmente situado, livremente decide pelo cumprimento ou desconsiderao da norma, assumindo as conseqncias de sua escolha e deciso presentes na ao efetuada. Quando julgamos uma ao moral, entretanto, verificadas as circunstncias que a envolveram, devemos inquirir tambm sobre a existncia de fatores capazes de inibir ou anular a liberdade do agente. Quais so, ento, as condies suficientes capazes de caracterizar um ato como moral e, portanto, capaz de responsabilizao? O indivduo, primeiramente, no pode ignorar as circunstncias motivadoras de sua ao ou as possveis consequncias decorrentes. Seu comportamento, em suma, precisa ser consciente. O ato deve encontrar, em segundo lugar, sua causa principal no prprio indivduo, na sua vontade, e no noutro agente ou, at mesmo, em fatores internos perturbadores do seu estado consciente e livre46.

45

Cf. VZQUEZ, Adolfo Snchez. tica (Responsabilidade Moral, determinismo e liberdade). 22. ed. RJ: Civilizao Brasileira, 2002. Cap. III. p.109. 46 Se circunstncias podem inibir ou possibilitar atos livres, importante, pois, indagar: em que situaes o indivduo responsvel por seus atos? Ou, quando o indivduo isento [dispensado] de responsabilizao? Declara Vzquez (2002, p.110) que, j desde os tempos de Aristteles, contamos com uma velha resposta a essas perguntas, observadas duas condies fundamentais: a) que o sujeito no ignore nem as circunstncias nem as conseqncias de sua a o; ou seja, que seu comportamento possua um carter consciente. b) que a causa dos seus atos esteja nele prprio (ou causa interior), e no em outro agente (exterior) que o force a agir de certa maneira, contrariando a sua vontade; ou seja, que a sua conduta seja livre.

26

Se o conhecimento e a liberdade, em resumo, fundamentam a responsabilidade moral, entretanto, a ignorncia involuntria (a) e a privao da liberdade (c) eximem o sujeito tico de responsabilidade47. Estudaremos, tendo em vista o exposto, as possveis situaes nas quais o agente isento de responsabilidade: a ignorncia involuntria [a], a coao externa [b] e a coao interna [c]. Todavia, antecipamos, na maioria dos casos, o agente responsvel, pois capaz de superar tanto a ignorncia involuntria, quanto a coao interna e externa.

3.1.1 A Ignorncia e a responsabilidade moral

O sujeito tico, apto a escolher, decidir e atualizar a norma ao agir conscientemente responsvel pelas consequncias advindas dos seus atos. Entrementes, a ignorncia das circunstncias, da natureza e das conseqncias de uma ao isenta [ou dispensa] o indivduo de responsabilidade moral48. Mas, que tipo de ignorncia dispensa o agente de responsabilizao? Se um motorista pretende, conduzindo seu automvel, realizar viagem de Porto Alegre a Caxias, deve checar as condies do seu veculo. No caso de os faris apresentarem defeito, preciso consert-los. Existem, logo, fatores que devem ser conhecidos e no podem ser ignorados. H, igualmente, possveis acontecimentos ligados a esses fatores [estado do veculo]49 que podem ser antecipados e precisam ser previstos. Consequncia negativa resultante de impreviso, no caso examinado, de exclusiva responsabilidade do proprietrio e condutor do veculo. Devemos, tambm, indagar sobre a existncia de fatores imponderveis e imprevisveis, incapazes de antecipao. Uma criana, em precoce fase de desenvolvimento cognitivo e moral50, poder, eventualmente, machucar um cachorrinho [ser vivo] confundindo-o com um bichinho de pelcia [ente inanimado / brinquedo]. Ela aprender, paulatinamente, que o animalzinho um ser vivo, pois sente e reage aos possveis maus tratos sofridos. No primeiro caso, estamos diante da ignorncia voluntria, passvel de

47

Afirma Vzquez (2002, p.110): To-somente o conhecimento, de um lado, e a liberdade de outro permitem falar legitimamente de responsabilidade. Pelo contrrio, a ignorncia, de uma parte, e a falta de liberdade de outra (coero) permite eximir o sujeito da responsabilidade moral. 48 Conforme Vzquez (2002, p.111), a ignorncia neste sentido amplo se apresenta, portanto, como uma condio que exime da responsabilidade moral. 49 Conhecidos os fatores [condio do carro: estado dos pneus, faris, amortecedores, equipamentos de seguranas, freios, etc.] fatos [ou acontecimentos] podem e devem ser antecipados e evitados. Um motorista ciente de que dirigir um veculo em condies precrias imprudente. A capacidade de previso, no referido exemplo, permite antecipar consequncias [positivas ou negativas], bem como, prevenir acidentes. 50 Uma criana, em fase precoce de desenvolvimento cognitivo e moral, incapaz de entender o real significado de suas aes. preciso explicar o significado de seus atos para que possa, ento, avaliar o alcance desses atos.

27

responsabilizao. J, no segundo caso, estamos diante da ignorncia involuntria51. Somente a ignorncia involuntria, que envolve fatores ignorados e desencadeadores de fatos negativos imprevisveis, isenta o agente tico de responsabilidade52. Existem, em conseqncia, coisas que devo prever e no posso ignorar. De outro lado, existem coisas que no posso prever e estou impossibilitado de antecipadamente conhecer. Somente a ignorncia involuntria, frisamos, dispensa o sujeito moral de responsabilizao53.

3.1.2 Coao externa e responsabilidade moral

Uma pessoa pode ser responsabilizada por um ato se, e somente se, a causa desse ato esteja dentro dela e no provenha de fora, ou seja, no tenha sua origem em algo ou algum que a force contra a sua vontade. A coao externa, por conseguinte, anula a responsabilidade, pois, se o agente sofre coao ou presso externa, perde controle sobre si mesmo e seus atos. A causa, estando fora do agente, em concluso, isenta-o de responsabilidade54. Um condutor que, dirigindo sbria e prudentemente, para evitar acidente v-se, ocasionalmente, envolvido numa coliso com um terceiro veculo, pelo impondervel da situao, isento de responsabilidade. Se num regime de exceo, uma pessoa premida pela tortura denuncia companheiros inocentes, igualmente, pela forte coao [violncia fsica e psicolgica] isenta de responsabilidade. Quando a coao to forte e irresistvel, quando a violncia perpetrada inibe a capacidade de reao do indivduo, nesse caso, ocorre dispensa de responsabilidade55. Adolfo Snchez Vzquez, entrementes, ressalva:

51

A ignorncia involuntria [ou no voluntria] supe que o indivduo no apenas desconhecia as circunstncias e natureza de seu ato, mas, sobretudo, no tinha obrigao de conhec-las. Uma pessoa que ignorando a situao clnica de um amigo portador de uma neurose lhe oferece objeto capaz de desencadear reao patolgica [por exemplo: clera], est dispensada de responsabilidade. J, os parentes do neurtico deveriam ter prevenido a pessoa em questo sobre o problema de seu familiar. O estado de desenvolvimento intelectual e emocional de cada pessoa, destacamos, corresponder proporcional responsabilidade correspondente. 52 Vzquez (2002, p.113) esclarece: Em resumo: a ignorncia das circunstncias, da natureza ou das conseqncias dos atos humanos autoriza eximir um indivduo de sua responsabilidade pessoal, mas essa iseno estar justificada somente, quando, por sua vez, o indivduo em questo no for responsvel por sua ignorncia; ou seja, quando se encontra na impossibilidade subjetiva (por motivos pessoais) ou objetiva (por motivos histricos e sociais) de ser consciente do seu ato pessoal. Aproveitando a explicao de Vzquez, ampliando reflexo, o nvel de desenvolvimento espiritual de determinada sociedade, por exemplo, exime o individuo de responsabilizao. Aristteles, v. g., envolvido no clima espiritual de seu tempo, considerava a escravido expediente aceitvel. Entre os gregos a escravido, ligada guerra, era amplamente legitimada. Entretanto, embora a matriz cultural de Aristteles o dispense de responsabilidade sobre sua posio frente escravido; tal iseno no nos autoriza a concordar com esse costume. A escravido, ou qualquer forma de violao da dignidade humana, em qualquer cultura ou poca, reprovvel. 53 O direito examina a responsabilidade [legal] segundo o dolo ou culpa. Um delito doloso, por exemplo, acarreta grau maior de responsabilizao do que infrao culposa. 54 De outro modo: se a causa foge ao poder e controle do indivduo, elimina sua capacidade de escolha e deciso. 55 Lembramos, por exemplo, que confisses colhidas atravs de tortura no tm valor jurdico, devendo ser contestadas.

28

vemos, portanto, que a coao externa pode anular a vontade do agente moral e eximi-lo de sua responsabilidade pessoal, mas isso no pode ser tomado em sentido absoluto, porque h casos em que, apesar de suas formas extremas, sobra-lhe certa margem de opo e, por conseguinte, de responsabilidade moral. Quando, portanto, Aristteles assinala a falta de coao externa como condio necessria de responsabilidade moral, isso no significa que o agente no possa resistir, em nenhum caso, a esta coao e que no seja responsvel pelo que faz, todas as vezes que est sob o seu poder. Se esta condio se postulasse em termos absolutos, chegar-se-ia em muitos casos a reduzir enormemente a rea da responsabilidade moral. E esta reduo seria menos legitima tratando-se de atos cujas consequncias afetam profundamente a amplos setores da 56 populao ou sociedade inteira .

Somente coao irresistvel, capaz de anular a capacidade de reao da pessoa, consequentemente, isenta o indivduo de responsabilizao. Aes criminosas, ainda que num contexto de guerra, deduzimos, so responsabilizveis. Altas patentes do 3 Reich, no julgamento de Nremberg, alegaram em sua defesa cumprimento de ordens superiores. A defesa de atos criminosos em nome do dever, como neste caso, injustificvel57. No caso exemplificado, no se verifica a ignorncia involuntria ou a coao externa. Nremberg evidencia, paradigmaticamente, situaes nas quais os agentes no esto dispensados de responsabilidade moral ou legal. Poderamos ampliar e referir outros atos que implicam em responsabilidade. Cientistas, militares e autoridades que, por exemplo, incentivaram, pesquisaram e construram as bombas-atmicas que vitimaram as cidades de Hiroshima e Nagasaki perpetraram, igualmente, atos contra a humanidade58. Fica evidente que a ignorncia, em certos casos, e a coao em noutros, dispensa o agente de responsabilidade moral. Cada caso, destacamos, precisa ser adequadamente analisado. Todavia, na maioria das situaes de nosso cotidiano, podemos conhecer as causas e circunstncias que envolvem nossos atos, bem como, somos capazes de superar a ignorncia e resistir presso externa.

56 57

VSQUEZ, 2002, p.115. Alegaes dos expoentes nazistas esto nos anais do Julgamento de Nremberg. 58 Hiroshima foi bombardeada em 06 de Agosto de 1945 e Nagasaki a 09 de Agosto de 1945. As duas cidades do Japo, as primeiras arrasadas pelo poderio atmico e blico, so smbolo da irracionalidade e horror da guerra, da utilizao dos recursos da cincia e da tcnica segundo fins militares. At agora, sobreviventes e seus descendentes sofrem as conseqncias da bomba atmica. Pablo Picasso, em seu imenso painel Guernica, tambm registrou o horror da guerra. O pueblo de Guernica foi bombardeado em 26 de Abril de 1937 pela Legio Condor da aviao alem, em apoio ao general Franco e suas tropas, durante a guerra civil espanhola. Recursos tcnicos modernos foram utilizados, ali, pela primeira vez na histria. No painel, hoje em Espanha, no Museu Reina Sofia, as figuras fragmentadas e espalhadas na tela formam estranha totalidade. Para sentirmos o horror registrado por Picasso, recordamos a me que, tal qual nova piet, chorando, carrega o filho desacordado em seus braos. Nremberg, Hiroshima, Nagasaki e Guernica retratam a responsabilidade de autoridades civis e militares, pesquisadores e outros agentes diante de aes criminosas das quais no esto isentos.

29

3.1.3 Coao interna e responsabilidade moral

Podero existir atos, cuja causa esteja dentro do sujeito, e sobre os quais no poder ser responsabilizado moralmente? Atos movidos por coao interna irresistvel dispensam o agente de responsabilidade. Mas, no que consiste a coao interna? Quando o sujeito, premido por pulso interna incontrolvel, realiza aes de carter patolgico, est caracterizada a coao interna. A cleptomania, desajustes sexuais profundos e algumas neuroses, por exemplo, dispensam o agente de responsabilidade moral59. Nos referidos casos, o sujeito no tem conscincia das motivaes e da natureza dos seus atos, pois premido internamente, no pode resistir aos estmulos externos desencadeadores de pulses internas e consequentes aes doentias. Ao que, acrescentamos, existem graus distintos para diferentes patologias. Somente profissionais capacitados, experientes e treinados60, aps detalhado exame, podem diagnosticar a incapacidade de uma pessoa sobre seus atos. Ademais, muitas patologias so controlveis teraputica e medicamentosamente. Situaes patolgicas extremas, diagnosticadas com prudncia, podem, inclusive, indicar a interdio do sujeito afetado e consequente afastamento do convvio social61. Nas situaes comentadas a coao interna to forte, que o sujeito no pode agir de maneira diferente daquela que operou, e no tendo realizado o que livre e conscientemente teria querido62 est dispensado de responsabilidade. Os exemplos discutidos, destacamos, ilustram situaes extremas, ou seja, situaes de coao interna irresistveis por parte da pessoa afetada. Salientamos que, embora seja difcil traar a linha divisria entre o normal e o anormal [doentio] no comportamento dos seres humanos, na maioria das vezes podemos resistir coao interna63. As pessoas, cotidianamente, so afetadas por coeres internas relativas, capazes de controle racional e voluntrio. A coao interna, em concluso, no to forte ao ponto de se tornar incontrolvel, anulando, desse modo, a vontade e a responsabilidade do agente.

59 60

Cf. VZQUEZ, 2002, p.116-7. Como psiquiatras e psiclogos, por exemplo. 61 As situaes de interdio de pessoas portadoras de sndromes impeditivas do convvio social so excees, pois as patologias mentais, se adequadamente tratadas [por terapia ou medicao], podem regredir ou encontrar controle. Situaes extremas, como as patologias envolvendo desajustes sexuais, podem exigir permanente interdio e privao de liberdade. Esses casos, muitas vezes, implicam na internao em institutos psiquitricos forenses. Mas, destacamos, as patologias mentais oferecem, normalmente, maior perigo para os seus portadores do que para outras pessoas. Lembramos, ainda, que essas patologias devem ser adequadamente diagnosticadas e tratadas, pois esse um direito de toda pessoa: receber adequado tratamento mdico. Recordamos: a discriminao de pessoas com doenas mentais reprovvel, pois se receberem a devida ateno mdica, familiar e social, elas tornam-se produtivas e ativas participantes do seu ncleo social. A pessoa, enfim, no a doena da qual padece, podendo, se receber teraputica correta, recuperar sua sade mental ou orgnica. 62 VZQUEZ, 2002, p.117. 63 Cf. VZQUEZ, 2002, p.117-118.

30

3.1.4 Responsabilidade e situaes de iseno

Responsabilidade moral, primeiramente, afirma a reflexo tica: a capacidade de responder pelas conseqncias das prprias aes, avaliando o impacto dessas aes sobre a prpria existncia e, mais ainda, sobre a vida de outras pessoas. Conscincia e liberdade, exerccio racional preditivo dos resultados dos prprios atos64 fundamentam a responsabilidade moral. Afinal, existimos com outras pessoas, portadoras de direitos e de respectivos deveres. A convivncia familiar, laboral, acadmica, comunitria e social supe a partilha de responsabilidades, a comum construo de projetos nos quais objetivos pessoais e coletivos estejam conciliados. possvel discorrer sobre direitos sem relacion-los com deveres? vivel viver com [conviver] desconhecendo nossas responsabilidades, transferindo-as? Se viver conviver, a responsabilidade para consigo mesmo , igualmente, responsabilidade para com o outro. Ser responsvel, em segundo lugar, implica numa atitude ativa na direo do cultivo de um mundo habitvel e compartilhado, no qual o cuidado para consigo mesmo acontea, concomitantemente, com o cuidado do outro. A responsabilidade tica, enfim, deveria ser a base da responsabilidade legal, pois nela se encontra empenhada a liberdade, a capacidade de autonomia e autarquia de cada pessoa. As situaes de iseno ou dispensa da responsabilidade moral, anteriormente caracterizadas [ignorncia involuntria, coao externa e interna], precisam ser bem caracterizadas. Reafirmamos que, comumente, as pessoas podem conhecer aquilo que deveriam no ignorar, bem como, so capazes de resistir coao externa e interna. Educarmo-nos responsabilidade , portanto, tarefa fundamental que envolve o todo de uma vida. Os seres humanos esto aptos, reafirmamos, a lidar com presses miditicas, a reagir contra apelos de consumo predatrio, a trabalhar positivamente seus sentimentos, a resistir a presses externas ou internas. A resistncia coao, o desenvolvimento da autonomia, a capacidade de assumir a vida como tarefa intransfervel, supe o reconhecimento das fragilidades e limites da existncia humana, mas, sobretudo, o sincero desejo de autoconhecimento, a crena nas prprias qualidades e cotidiano trabalho de qualificao da existncia. Na tarefa de realizar a prpria vida, finalmente, esto em jogo valores traduzidos em atitudes responsveis para consigo mesmo, para com os outros e para com o mundo que nos possibilita e acolhe.

64

Atos verificados ou avaliados segundo sua positividade ou negatividade [promovem ou prejudicam a vida individual e a vida em comum realizando, concretamente, as noes de bem e mal].

31

3.2 Responsabilidade moral e liberdade

Se a responsabilidade presume possibilidade de decidir e agir contra a coao externa e interna, como devemos compreender a liberdade humana? O que a liberdade? Como devemos pensar a relao entre liberdade e responsabilidade? possvel conciliar liberdade e determinao? Por que a liberdade no deve ser confundida com arbitrariedade? Por que a liberdade reivindica um contedo? No que consiste o contedo reivindicado pela liberdade? Examinaremos, inicialmente, trs posies sobre a liberdade: o determinismo absoluto, o libertarismo e a dialtica entre liberdade e necessidade65. A par desse estudo preliminar, trabalharemos nossa concepo de liberdade.

2.2.1 Determinismo absoluto

O determinismo absoluto prope a tese do encadeamento universal de causas, eliminando, dessa forma, no apenas o espao para a espontaneidade, mas, igualmente, a possibilidade da liberdade. Todo efeito reivindica uma causa anterior e, assim, sucessiva e universalmente. A tese determinista ganhou fora com o advento da fsica mecanicista, pois essa concebia o universo como grande mquina formada por engrenagens ligadas atravs de complexa rede de causa-efeito, tal qual um relgio mecnico66. Segundo o fsico Laplace um calculador divino, que conhecesse a velocidade e posio de cada partcula do universo, poderia predizer todo o curso futuro dos acontecimentos na infinidade do tempo67. Se a concepo mecanicista insatisfatria para explicar os fenmenos das cincias da natureza, , sobretudo, insuficiente compreenso do comportamento humano68. No obstante, tentativas da psicologia comportamentalista69 chegar s leis do comportamento humano, seja pelo exame laboratorial das reaes de animais ou atravs de experincias envolvendo seres humanos;

65 66

Cf. VZQUEZ, 2002, p.119. Para a fsica mecanicista, o universo e todos os entes e fenmenos nele contidos estariam submetidos lei universal de causa-efeito. As regularidades existentes, representveis matematicamente, expressariam a rede de conexes estabelecidas dentro desse mundo-mquina, revelando as regras pelas quais as coisas funcionariam. Competiria ao cientista, ao examinar esse mundo-mquina, extrair seus segredos para, ento, a par do desenvolvimento da previsibilidade cientfica, dominar os fenmenos naturais. A denominada fsica quntica, aceitando a existncia dessas regularidades, no entanto, demonstra que no universo h espontaneidade. No campo da Biologia, o modelo mundo-mquina visto como inadequado, pois seres vivos no so mquinas. As mquinas, artificiais, so montveis e desmontveis. Os seres vivos nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Adaptam-se criativamente aos diversos ambientes. O Princpio Gaya, ao conceber a Terra como um ser vivo, tentativa de superao, no campo da Biologia [e da Ecologia profunda], do determinismo mecanicista proposto pela fsica dos modernos, pois inadequado compreenso dos fenmenos ligados vida. 67 LAPLACE apud VZQUEZ, 2002, p.121. 68 Se o modelo positivista de cincia insuficiente para compreender a cultura, pois essa situa o ser humano no mundo, abrindo-lhe novos horizontes; tampouco adequado tematizao das questes existenciais [como a liberdade], sendo incapaz de conceber resposta suficiente ou satisfatria. 69 Tambm denominada behaviorista.

32

sabemos que o homem, ente biolgico, um ser-de-cultura. O estgio super-orgnico70 situa-o no mundo, abrindo horizontes amplos e inusitados. A conquista desse estgio ou modo de ser, com as decorrentes implicaes positivas e negativas, deve ser considerada no exame da liberdade. Entretanto, mesmo reconhecidas determinaes impostas pela necessidade71, podemos reconhecer que, entre a causa e o efeito, o ser humano causa de si mesmo. Assim, o homem no um simples joguete do destino, sendo capaz de, na relao causa-efeito, atuar como causa de si mesmo. Sendo causa de si mesmo, salientamos, deixa de ser mero produto, para, conscientemente, responder e superar o estado de necessidade72. Ao descartarmos o determinismo absoluto, todavia, admitimos algum grau de determinao. A chamada determinao relativa, no apenas viabiliza a vida humana, como se faz presente no concreto exerccio da liberdade. Se preciso responder aos apelos inerentes existncia humana73; verificamos, igualmente, que a liberdade exercitada frente a escolhas possveis, pois o homem liberdade finita. O ser humano, enfim, finito e capaz de compreender tal condio, pode projetar-se para alm de si mesmo, ultrapassar-se, vencer a necessidade e inaugurar novo estgio na sua existncia individual e social.

3.2.2 O libertarismo

Segundo essa posio, ser livre significa decidir e agir como se quer ou, de outro modo, poderamos agir de maneira diferente do realizado se assim quisssemos e decidssemos74. Explicitando: poderamos ter decidido e agido arbitrariamente, pois o comportamento humano , absolutamente, incausado. Contudo, se a causa da ao se encontra, exclusivamente, no indivduo, somente poderia ter acontecido, paradoxalmente, aquilo que, de fato, sucedeu. O libertarismo e o determinismo, sublinhamos, coincidem em suas afirmaes, negando o autntico sentido da liberdade humana. A pessoa livre, ou seja, capaz de escolher, decidir e atuar porque, simultaneamente, causa de si mesma segundo os limites e possibilidades existentes no seu mundo ou contexto histrico-social. A pessoa livre, salientamos, decidindo e realizando sua existncia com outros seres humanos no mundo que a acolhe e possibilita75.
70 71

Ou para alm do orgnico. O ser humano finito, mortal, dotado de exigncias biolgicas, culturais, afetivas e espirituais a que necessita responder. 72 Cf. VZQUEZ, 2002, p.122. 73 O homem, segundo Martin Heidegger, um Dasein [um ser-a-no-mundo]. E, situado no mundo, precisa dar conta da existncia, respondendo aos apelos da vida ftica, correspondendo s circunstncias e necessidades que o envolvem. 74 Op. Cit., p.123. 75 O libertarismo, ao conceber abstratamente a liberdades, ao des-mundanizar o homem, ao desconsiderar as circunstncias culturais e histricas que possibilitam a existncia, nega, tal qual o determinismo absoluto, a liberdade humana em sentido autntico. Somos, diariamente, desafiados por inmeros problemas que exigem reflexo, escolha, deciso e ao. Toda deciso livre implica em condicionamentos que no inibem escolha, deciso e ao. No exemplo de Vzquez (2002, p.124-5), Pedro pode associar-se ou no no protesto contra o desemprego. Pedro, desde suas

33

O sujeito, no ato moral, no age arbitrariamente, estando condicionado por sua histria, carter e circunstncias culturais. O reconhecimento desses fatores condicionantes, presentes no comportamento humano, todavia, no elimina a liberdade de agir nessa ou naquela direo. Ao contrrio, ausncia de limitaes e inexistncia de alternativas prxicas anula a liberdade. Se tudo possvel, em conseqncia, a liberdade tambm inexequvel76. A liberdade humana, como j vimos, supe algum grau de determinao compatvel com escolhas e decises transformadas em atos. Do exposto, verifica-se a necessidade de estudar a relao entre liberdade e necessidade77.

3.2.3 Dialtica da liberdade e necessidade

O determinismo absoluto e o libertarismo, concordamos com Adolfo Vzquez, isentam o ser humano de responsabilidade, seja anulando a liberdade, seja desconsiderando o contedo dessa liberdade78. Na primeira posio, submetido, inexoravelmente, s leis de causa e efeito, o ser humano um simples joguete do destino. Na segunda concepo, predominando o acaso, novamente a liberdade impedida. Importa verificar como, na Histria da Filosofia, o problema da liberdade versus necessidade foi pensado. Kant situou ou ser humano em dois mundos distintos: o mundo da necessidade e o mundo da liberdade [noumeno ou reino dos fins alcansveis pela razo]79. Enquanto ente corpreo, o ser humano estaria submetido s leis de causa e efeito, reguladoras da grande mquina do mundo. Entretanto, dotado de razo, o homem pertenceria ao reino dos fins, mundo ideal e lcus da vida moral. Imerso no reino da natureza, ente emprico, estaria submetido ao vigoroso nexo causal que governa o mundo. Mas, ente racional, capaz de intuir princpios e por eles pautar seu
circunstncias, pode agir numa ou noutra direo. Ns, igualmente, mesmo que pressionados pela mdia e outros mecanismos, podemos, por exemplo, decidir pelo consumo responsvel e no predatrio. Os limites liberdade no impedem seu acontecimento, mas facultam seu concreto exerccio. Decidimos, em resumo, a partir de ns mesmos, desde nossa interioridade, mas segundo o possvel. 76 Cf. VZQUEZ (2002, p.125-6). 77 O que a liberdade? Por que ela inclui ou supe algum grau de determinao? O problema proposto nas questes solicita breve reflexo sobre o sentido das expresses: necessidade, contingncia e determinao. A Filosofia clssica props dois conceitos reivindicadores de nossa ateno: necessidade e contingncia. Por necessidade entendemos aquilo que sendo no pode deixar de ser [ou no poderia no ser]. J, por contingncia, compreendemos aquilo que sendo, poderia no ser. O indivduo humano, contingente, poderia no ter vindo existncia e um dia no mais ser. Ao mesmo tempo, est submetido necessidade, pois, enquanto existente, um ente racional e social, capaz de indagar sobre o sentido de suas aes. A liberdade, considerados os dois conceitos, exerccio de um ser contingente que, diante do necessrio [limites e possibilidades] capaz de escolher, decidir e agir. Noutra perspectiva, o comportamento humano inclui determinado grau de determinao advindo da histria de cada pessoa, da constituio do seu carter, dos limites e possibilidade ligados cultura ou situao histrico-social. Todavia, esse grau de determinao no absoluto, mas relativo. Tal grau relativo de determinao apresenta horizonte e contexto a escolhas possveis e factveis realizveis pelo agente moral. Liberdade implica, concluindo, certo jogo entre contingncia e necessidade, certa dialtica entre liberdade e determinao relativa. A liberdade acontece, em sntese, porque um ente finito e contingente capaz de deliberar, segundo possibilidades abertas pelo mundo que o acolhe. 78 A tese do determinismo absoluto defende: se tudo causado, no h liberdade. J, a proposta do libertarismo supe o carter arbitrrio [ou inconsequente] da liberdade humana. 79 Cf. VZQUEZ, 2002, p.127.

34

comportamento moral, estaria desvinculado da necessidade e, portanto, seria livre no reino dos fins80 [no mbito da razo]. O problema da tese kantiana se encontra na dicotomia entre vida emprica e vida racional. A concepo kantiana, no obstante sua insistncia na autonomia moral, no entanto, ao situar a liberdade no reino dos fins e por no incidir satisfatoriamente sobre a vida concreta, se revela insuficiente. O ser humano, segundo o filsofo holands Baruc Spinoza, sendo parte integrante da natureza, estaria sujeito s suas leis81. A ao do mundo externo provocaria paixes e afetos irresistveis. De que maneira, ento, possvel desvincular-se da escravido das presses externas ou da necessidade? A libertao se daria pelo conhecimento e livre adeso s leis que regulam os processos csmicos. Livre, de conseqncia, quem se submete voluntariamente necessidade82. A resposta de Spinoza interessante, mas deficiente. A liberdade no consiste, pura e simplesmente, em sujeio consciente natureza, mas, ao contrrio, precisa ser entendida como superao gradativa da necessidade. O filsofo alemo Hegel83, diferentemente de Spinoza, compreendia a liberdade como gradativo processo de afirmao da liberdade, seja no plano da vida individual ou no mbito das sociedades. A liberdade, frisamos, no apenas conscincia da necessidade, mas superao histrica dessa necessidade. Na tradio crtica inaugurada por Marx, progredindo em nossa reflexo, encontraremos importante contribuio. Para Max, a liberdade , prioritariamente, acontecimento prxico. Liberdade no coincide, simplesmente, com a conscincia da necessidade ou com sua superao histrica. Liberdade processo consciente de transformao das relaes humanas. As contradies econmicas, a separao entre pobres e ricos, o individualismo, a depredao dos recursos naturais so fatos indicativos de crise planetria84 e submisso necessidade. Entrementes, possvel pela ao de cada um e de todos, atravs da redescoberta do real significado do trabalho85, mediante revoluo espiritual e prxica, edificar um mundo habitvel a ser compartilhado por todos os seres humanos e com os outros seres vivos.

80 81

Ou seja: a liberdade encontraria seu lugar no mbito formal da razo. Op. Cit., p.128. 82 Ou, quem conhecendo as leis que regulam os processos naturais [a necessidade], submete-se livremente necessidade. 83 Op. Cit., p.129. 84 Os fatos descriminados indicam a existncia de crise planetria e explicitam cega submisso necessidade. Em nossos dias, sobretudo, preciso pensar o impacto das cincias e da tcnica sobre nossas vidas, bem como, indicar a relao das tecnologias com interesses mercantis, frequentemente, inaceitveis. Logo, se no podemos viver sem a tcnica moderna, necessitamos, entretanto, perguntar: como proceder diante de suas exigncias? Como conciliar os interesses das diversas populaes com a preservao da casa planetria? Libertar-se da necessidade exige, contemporaneamente, repensar nossa aliana com a tcnica e nossa concepo de mercado. Somos capazes de empreender mecanismos sociais capazes de gerir os mecanismos de mercado? At que ponto, usamos, prudentemente, os objetos tcnicos? At que ponto esses objetos nos dominam? So questes que nos convidam ao exerccio do pensamento. 85 O trabalho, no transforma, apenas, a natureza alheia em cultura, mas ao criativa que, ao inserir o homem no mundo, o realiza e humaniza.

35

A liberdade, em concluso, no , apenas, um assunto terico: prxis [ao consciente e transformadora]86. Liberdade acontecimento da paz e justia pelo efetivo respeito vida nas suas diversas expresses. As diferentes instituies87 necessitam, atravs de aes consequentes, adquirir sentido humano na direo de um mundo habitvel. Nos dias da onipotncia da tcnica, de fato, a crtica marxista s diversas alienaes e sua concepo de liberdade como prxis88 nos convida reflexo. A tenso89 entre liberdade e necessidade nos permite entender o acontecimento ftico da liberdade. No entanto, cumpre, ainda, aproximar as descobertas efetivadas com nossa existncia, suas exigncias e urgncias.

Concluso: Liberdade realizao do tico

Ao homem delegada a tarefa de, no mundo e com os outros, realizar a si mesmo. Essa intransfervel tarefa solicita permanente reflexo, capacidade de assumir, responsavelmente, a existncia como projeto e compromisso de destinao. A liberdade, portanto, acontece no mundo, na cooperativa edificao de sua habitabilidade. Nesse contexto, distancia-se da arbitrariedade e aproxima-se da tica. Qual , nessa perspectiva, o contedo da liberdade? Podemos afirmar, claramente, que o contedo da liberdade a tica. A liberdade, por isso, evento realizador do humano porque concretiza valores, assume compromissos, encontra horizonte e sentido no intransfervel cultivo e cuidado do mundo. A solidariedade inalienvel, capaz de congregar os humanos e demais seres planetrios , portanto, o horizonte efetivo do evento liberdade. Se a liberdade no coincide com a arbitrariedade, pois solicita contedo que a atualize, entretanto, possvel conceb-la, apenas, em sentido restritivo. Em tica meramente jurdica, permitido afirmar: minha liberdade termina onde comea a liberdade do outro ou minha liberdade termina na fronteira dos direitos alheios. Essa concepo, restritiva, aponta, to -somente, aspectos
86

Declara Vzquez (2002, p.129-30): Marx e Engels aceitam as duas caractersticas antes assinaladas: a de Spinoza [liberdade como conscincia da necessidade] e a de Hegel [sua historicidade]. A liberdade , por conseguinte, a conscincia histrica da necessidade. Mas, para eles, a liberdade no se reduz a isto; ou seja, a um conhecimento da necessidade que deixa intacto o mundo sujeito a essa necessidade. A liberdade do homem com relao necessidade e particularmente com relao que vigora no mundo social no se reduz a transformar a escravido espontnea e cega numa escravido consciente. A liberdade no apenas assunto terico, porque o conhecimento, por si s, no impede que o homem esteja sujeito passivamente necessidade natural e social. A liberdade acarreta um poder, um domnio do homem sobre a natureza e, por sua vez, sobre a sua prpria natureza. Esta dupla afirmao do homem que est na prpria essncia da liberdade traz consigo uma transformao do mundo sobre a base de sua interpretao; ou seja, sobre a base do conhecimento de seus nexos causais, da necessidade que o rege. O desenvolvimento da liberdade est, pois, ligado ao desenvolvimento do homem como ser prtico, transformador ou criador, isto , est vinculado ao processo de produo de um mundo humano ou humanizado, que transcende o mundo dado, natural, bem como ao processo de autoproduo do ser humano que constitui precisamente a sua histria. 87 Como, por exemplo: conhecimento, estruturas polticas e econmicas, cincia e tecnologia, arte, tradies religiosas, mdias, etc. 88 Prxis: ao transformadora [individual e social]. 89 Ou dialtica relao.

36

negativos da liberdade. Mas, antropologicamente, vivel dizer: sou livre porque os outros so livres ou, positivando a afirmao jurdica, tenho direitos porque o outro portador de direitos e merecedor de respeito. A segunda assero, pensamos, colhe o sentido original e originrio da liberdade e oferece perspectiva pedaggica revolucionria, pois convida ao exerccio da liberdade pela efetivao do tico. Somente o apelo que brota do rosto do outro capaz de nos desinstalar, pois, quebrando nossas possveis resistncias e atuando sobre nossa sensibilidade profunda, nos encaminha ao autntico sentido da liberdade. Pessoas livres, portanto, capazes de compartilhar direitos e deveres, esto aptas a assumir responsabilidades decorrentes de suas escolhas, decises e atos. A promoo da autonomia e da autarquia na direo do cooperativo cultivo e cuidado do mundo indica, em suma, o significado originrio da liberdade humana. Repensar nossas concepes de liberdade segundo a responsabilidade correspondente solicita, em concluso, que ultrapassemos interesses individualistas e corporativos, que sejamos capazes de incluir em nossas preocupaes o destino dos outros e do mundo. Se existimos com os outros no mundo, a liberdade humana reivindica contedo tico e implica em prxis promotora da vida.

37

Texto-Complementar 03

Destaque
Liberdade realizao do tico O homem livre, mas no absolutamente livre. A liberdade limitada por fatores b iolgicos, psicolgicos e scio-culturais. Quem tem sade frgil no livre para tornar-se um campeo de Box. Quem foi educado em So Paulo, no livre para pensar e sentir como um indgena da Amaznia. [...] Em suma, a liberdade limitada como limitado o ser humano. <<Mas, h ainda um outro fenmeno, que designamos de obrigao (ligao ) da liberdade. Com isto visamos um fenmeno, que no suprime e nem diminui a liberdade, antes a pressupe e chama ao engajamento, mas lhe impe obrigaes. Experimentamos que nos vem ao encontro um valor, que exige consentimento e realizao, que nos apela um dever incondicional, que talvez requer a renuncia de outras coisas, dum comportamento cmodo e habitual. Talvez desviemos dele nosso olhar e procuramos recalc-lo, afast-lo do campo da conscincia, que requer nossa deciso livre, que impe liberdade um dever obrigatrio. Esse fenmeno pertence s exigncias fundamentais da existncia humana. Por isso, ocupou sempre de novo a ateno dos filsofos de todas as pocas. o fenmeno da moralidade >> (Emerich CORETH. Was ist der mensch? P.115]. A moralidade supe a liberdade. Onde no h liberdade, no h moralidade. Onde se nega a liberdade individual, tambm no h espao para uma autntica compreenso da tica. Bem e mal so qualidades que, em sentido primeiro, pertencem ao livre do indivduo, e somente em sentido anlogo podem ser predicados de ambientes e contextos de estruturas socioculturais. Pode-se falar em culpar coletiva, mas somente no sentido de uma situao social que provm de culpas pessoais e que favorecem outras culpas pessoais. Com efeito, difcil para algum praticar o bem, quando v continuamente o outro agir de modo imoral. A liberdade atinge seu pleno sentido na moralidade. Este sentido ainda no est na escolha entre possibilidades objetivas. Em cada escolha realizamos conjuntamente uma deciso sobre ns mesmos. Cada determinao tambm uma autodeterminao. Optando por valores, optamos por possibilidade de nossa realizao humana. E valores morais so aqueles valores que dizem respeito realizao do homem como tal. Realizando valores morais, a liberdade d um contedo plenificante. <<Verdadeira liberdade a tica>> (Hegel, Enciclopdia das Cincias Filosficas, 469). Liberdade e lei no se excluem, mas se complementam. A liberdade que rejeita qualquer contedo normativo permanece abstrata, vazia, mera possibilidade. Doutro lado, a lei deve ser compreendida como formulao de um valor para mim e no imposio de fora. A formulao como tal algo externo, possui a objetividade de toda realidade sociocultural. tarefa de cada indivduo descobrir nas normas morais um valor para ele, uma chance de participar da realidade e de encontrar-se com outras pessoas no nvel da verdadeira racionalidade. Prof. Edvino Rabuske. Antropologia Filosfica. Porto Alegre: EST, 1982. p.171-172. DESTAQUE A dimenso social da liberdade A possibilidade de escolha seria insuficiente, se no fosse orientada por valores fundamentais da pessoa humana, revelados e definidos atravs dos sculos. Um desses valores a liberdade, sem dvida nenhuma. Entretanto, indispensvel que haja coerncia na concepo de liberdade. Com efeito, as doutrinas individualistas exaltam a liberdade individual, mas concebendo cada indivduo isoladamente. Ora, se todos reconhecem que o homem por natureza um ser social, evidente que se deve conceber sua liberdade tendo em vista o homem social, o homem situado, que no existe isolado na sociedade. A Liberdade humana, portanto, uma liberdade social, liberdade situada, que deve ser concebida tendo em conta o relacionamento de cada indivduo com todos os demais, o que implica deveres e responsabilidade.

O problema, como se v, no de maior ou menor quantidade de liberdade, mas de qualidade de liberdade. A concepo individualista da sociedade, ignorando o homem como ser social, foi fundamentalmente egosta, pois desligou o indivduo de compromissos sociais e, por isso mesmo, deu margem mais desenfreada explorao do homem pelo homem, porque compreende cada indivduo isolado na sua liberdade, procurando obter o mximo proveito para si. Assim, inaceitvel a afirmao de que a liberdade de cada um termina onde comea a do outro, pois as liberdades dos indivduos no podem ser isoladas e colocadas uma ao lado da outra, uma vez que as realidades esto entrelaadas e necessariamente inseridas num meio social. Prof. Dalmo de Abreu Dallari. Elementos de Teoria Geral do Estado. 30. Ed. So Paulo: Saraiva, 2011. O que h em comum entre as duas posies? Qual a especfica contribuio de cada pensador?

38

4 SER HUMANO: ANIMAL RACIONAL VALORATIVO O homem realizador de valores. Mas, o que so valores? No que consiste o juzo valorativo? Quais so os polos e elementos presentes na ao avaliativa? Vivemos crise de valores? Em consiste essa crise? Podemos falar numa educao para os valores? O que isso significa? So questionamentos importantes e solicitadores de nosso empenho reflexivo.

4.1 Os juzos avaliativos: estticos e morais

No que consiste avaliar? Avaliar significa: estimar, julgar, atribuir determinado valor a um objeto. No juzo valorativo est em jogo a totalidade da vida humana, mente e corpo, razo e sensibilidade profunda, liberdade e contexto cultural. No ato valorativo encontramos: o sujeito que avalia, o objeto avaliado e valor atribudo ou negado ao referido objeto. Os juzos lgicomatemticos, por exemplo, em sua objetividade [formais], ao envolverem, predominantemente, as faculdades racionais, no implicam maiores debates. Os juzos estticos e morais, entretanto, por abrangerem e solicitarem a totalidade da vida humana, por implicarem em posturas existenciais, por articularem complexa amalgama de elementos intersubjetivamente compartilhveis merecem nossa ateno. Os juzos estticos, emitidos pelo sujeito que aprecia o belo, examinam se o objeto agradvel ou desagradvel. O julgamento esttico, enquanto julgamento de gosto, supe critrios relativos beleza, proporo, harmonia e mensagem presentes no objeto causador da vivncia esttica. Se a dimenso esttica inerente vida humana, precisa ser cultivada. Mas, importante indagar: quais so os critrios do juzo esttico? O juzo de gosto pode ser enriquecido, no percurso da vida de uma pessoa, pelo cultivo da dimenso esttica da vida? Pela aquisio de conhecimentos? Pela elaborao de critrios avaliativos? O cultivo da dimenso esttica da vida possvel, pois, assim como aprendemos a falar, escrever e a conviver com outras pessoas, tambm aprendemos a apreciar o belo presente na natureza e nas obras de arte, atualizando nossa capacidade apreciadora, buscando critrios de interpretao, realizando vivncias estticas, abrindo-nos s diversas possibilidades de experimentar as manifestaes do belo90. Os juzos morais consideram os atos humanos e suas consequncias. A avaliao moral, assim, implica em julgar uma ao examinando os efeitos positivos ou negativos dessa ao sobre a vida de outras pessoas. Num juzo moral, em suma, encontramos (a) um sujeito que avalia [ou ajuza], (b) um objeto avaliado [a ao examinada] e (c) um valor atribuvel ao referido objeto
90

Belo manifestado na cultura popular, nas artes plsticas, na msica, no teatro e cinema, na natureza. H que abrir-se, conhecer e cultivar essas distintas possibilidades.

39

[critrio de julgamento]. No processo avaliativo entra em jogo a dialtica entre o polo subjetivo da avaliao [o sujeito] e o polo objetivo dessa avaliao [a sociedade ou cultura da qual faz parte o sujeito]. A avaliao moral no ajuizamento neutro, pois o avaliador est comprometido com o seu juzo e os critrios desse julgamento. Entretanto, quanto mais universais ou racionalmente compartilhveis os critrios dessa avaliao, tanto mais realizar o ideal da justia, respeitando os sujeitos envolvidos nesse processo. Nos processos avaliativos, os valores so a fonte dos critrios de julgamento. Ento, no que consistem os valores? Como podemos descrev-los?

4.2 O que so valores?

Quando falamos de valores, pensamos, por exemplo, na utilidade, na bondade, na beleza, na justia e nos seus polos negativos: inutilidade, maldade, fealdade, injustia, etc. Os valores, lcito dizer, se encarnam em coisas naturais, artificiais e em atos humanos. No entanto, onde encontraremos o valor especificamente moral? Para melhor compreender a gnese dos valores, examinemos o minrio de prata. Se oculto na natureza, no poder despertar nenhum sentimento ou compreenso de valor. Entrementes, quando um gelogo o encontrar, aps estud-lo, atualizar o valor potencial nele presente. No caso do gelogo, o minrio revelar sua importncia enquanto objeto de estudo, possibilitando aquisio de novos conhecimentos: sua idade, textura, composio qumica, etc. Mapeada a regio, constitudo um campo de minerao, aps garimpo e venda, a prata denunciar seu valor econmico. O ourives perceber na prata possibilidades estticas. Transformada em joia, comprada e oferecida a uma pessoa, poder ser utilizada como objeto de adorno e, com o tempo, permitir recordar uma situao feliz. Assim, a prata, em seu percurso de incluso no mundo, tendo sido descoberta e trabalhada, transformada e comercializada, ganha na relao com os seres humanos dimenses valorativas: cognitiva, econmica, esttica e afetiva. Quem, por consequncia, descobre valores? O ser humano indivduo dotado de razo e afetos, ser social quem descobre e atualiza o valor presente potencialmente na natureza, nas coisas, nas aes humanas. O ser humano, portanto, um animal racional social e valorativo. algum que descobre e realiza valores. O que so valores? So noes racionalmente compartilhveis baseadas em descobertas efetuadas pelos seres humanos, potencialmente presentes nas realidades naturais e humanas e atualizveis nas relaes sociais. O ser humano, assim, ao descobrir, conceber e atualizar valores justifica sua existncia, d sentido ao seu estar a no mundo. Esses valores descobertos, concebidos e

40

atualizado tornam-se princpios91 de ao e julgamento das coisas naturais, das aes e obras humanas.

4.2.1 O que so valores morais?

Nos processos valorativos julgamos coisas e aes humanas empenhando, nessa tarefa, nossa inteligncia, afetividade, aquilo que aprendemos no convvio com a famlia e participando de outras instituies: escola, comunidade religiosa, nosso lugar de trabalho, etc. Na realizao de um julgamento de valor, negamos ou atribumos uma qualidade especfica percebida no objeto avaliado. Um anel de prata poder ser avaliado segundo seu valor comercial, segundo sua beleza, segundo as recordaes que desperta ou, talvez, considerando todas essas dimenses juntas. Mas, quando um valor adquire especificamente densidade moral? O que caracteriza um valor moral? Um relgio efetiva sua natureza ao funcionar com preciso e regularidade, indicando horas, minutos e segundos. Se ele realiza suas funes com adequao, em conseqncia, o consideramos bom. Bom, assim, significa: funciona adequadamente. Da mesma forma, a energia nuclear pode ser usada radioterapeuticamente, ajudando na cura de enfermidades. No que difere, ento, a bondade de um relgio da bondade de uma ao moral? A bondade moral difere da bondade atribuda a um objeto92, pois se encarna em aes humanas tradutoras ou reveladoras de conseqncias positivas ou negativas. O valor moral, assim, aparece nas decises tornadas aes humanas e que manifestam contedo moral negativo ou positivo. A energia nuclear, como no exemplo, permite tanto sua aplicao para uso teraputico, como a criao de bombas altamente destruidoras. A vida moral como j visto no decorrer de nosso estudo, supe conscincia e liberdade, reivindicando capacidade especifica do ser humano em antecipar idealmente o resultado de suas aes93. Em conseqncia, toda ao nascida da conscincia e liberdade, isenta de coero ou ignorncia involuntria, realizadora da responsabilidade, capaz de afetar outras pessoas pode ser caracterizada como moral. Os valores morais, em suma, se encarnam94 nessas aes, conscientes e livres, capazes de afetar a vida de um individuo, de um grupo de pessoas, ou de uma sociedade inteira. Quando avaliamos moralmente uma ao, por conseguinte, consideramos a capacidade de responsabilidade do agente em realizar a norma, julgando o valor realizado naquela ao, valor traduzido em conseqncias observveis.

91 92

Ponto de partida: o que vem em primeiro lugar. No caso da bondade de um objeto, essa bondade indicada por seu bom funcionamento. 93 O ser humano capaz de antecipar idealmente o resultado de suas aes, fazendo escolhas valorativas, optando por meios adequados e realizadores do fim visado. Assim, capaz, igualmente, de responder pelas conseqncias positivas ou negativas, moralmente valiosas ou reprovveis de suas aes.
94

Os valores se encarnam, isto , se concretizam, se realizam, acontecem.

41

4.3 Os valores e o mnimo tico

Adolfo Snchez Vzquez, no captulo Moral e Histria de sua tica, indica critrios do progresso moral. Assim, do grau de interao entre os interesses individuais e coletivos, da presena de uma vida moral nascida da vida subjetiva que venha substituir formas coercitivas de presso comportamental, resultar maior ou menor progresso moral naquela sociedade. Vzquez enuncia a descoberta de valores autenticamente humanos ocorrida,

gradativamente, ao longo da histria.

Amizade, veracidade, lealdade, cooperao, justia e

solidariedade so exemplos de valores revelados nos processos histricos e indispensveis convivncia e aperfeioamento das sociedades. Competiria, a cada um e a todos a tarefa de compreender e traduzir em aes esses valores, contribuindo comum construo de sociedades, nas quais, todos os seres humanos encontrem espao de realizao pessoal atravs de vida criativa e satisfatria. Somos capazes, de fato, de compreender e traduzir esses valores em normas? Somos capazes de instituir normas subjetiva e publicamente aceitas, aptas a responder aos problemas e exigncias surgidos ao longo dos tempos? Se, de fato, esses valores descobertos ao longo da histria, pela sua importncia e contedo se impem, como poderemos viv-los? Como deveremos traduzilos nas complexas relaes que estabelecemos no dia-a-dia, envolvidos por conflitos econmicos, familiares e laborais? Como apresent-los atravs de normas adequadas aos nossos tempos? So questes importantes, do o que pensar. Junto dessas indagaes, surge a pergunta pelo mnimo tico. Considerando que a vida em geral [e a vida humana em especial] o valor fundamental [o maior bem], como respeit-la? Como encontrar e viver esse mnimo tico, num mundo globalizado em processo de mundializao?95 Onde as trocas culturais, em inmeros casos, so superficiais? O autntico dilogo intercultural96 pode levar distenso poltica, permitindo, dessa maneira, a descoberta de um ncleo valorativo transcultural, presente de modo implcito em todas as culturas, e capaz de estimular convivncia baseada no respeito, na paz e na comum prosperidade.

95

A globalizao econmica e tecnolgica permitiu a mundializao, mundializao caracterizada pelas trocas culturais. Entretanto, essas trocas culturais tm sido realizadas superficialmente, levando, inmeras vezes, ao desenraizamento, fragmentao das identidades. A pluralidade cultural, de fato, um bem. Mas, precisa ser cultivada a partir de autntico e profundo dilogo intercultural, promotor da tolerncia, da descoberta de elementos comuns. Entretanto, esse dilogo dever assegurar o respeito ao especfico de cada cultura. Caso contrrio, vencer a homogeneidade redutora e inibidora das diferenas, impedindo a troca de valores significativos, capazes de enriquecer a cultura humana como um todo.
96

Intercultural e inclusive, inter-religioso.

42

Em nossos dias, h muitas declaraes formais em defesa da vida97, todavia raramente elas se transformam em prxis: ao que torne habitvel nosso planeta. A noo de responsabilidade planetria, em consequncia, se compartilhada pelo maior nmero de pessoas possvel, pode gerar prticas em defesa da vida, assegurando, desse modo, a possibilidade de existncia humana satisfatria e, tambm, de futuro. Essa compreenso, da comum responsabilidade, implica em profunda mudana de concepes e atitudes: preciso reaprender, continuamente, a escutar o outro. Precisamos nos educar e capacitar ao acolhimento do outro. Assim, aquele que visa uma vida boa com o outro, buscaria essa vida boa atravs da prxis98 em instituies justas. E, se o valor da vida inegocivel, se o outro, atravs do apelo do seu rosto, o ponto de partida da tica, ainda possvel aceitar a excluso e a instrumentalizao de pessoas? Perguntamos: no que consistiria uma educao para valores? Ela partiria, pensamos, da promoo e respeito da inviolabilidade da vida, nos convidando ao dilogo, despertando compromisso, preenchendo, assim, nossas aes de contedo moralmente valioso. Conviver implica na busca de um mnimo tico capaz de orientar nossas aes. Esse mnimo tico supe o princpio de justia. O princpio de justia daria acesso aos bens mnimos indispensveis vida humana, como, sade, moradia, emprego, educao e lazer. Mas, ao mesmo tempo, gradativamente, nos engajaria no cumprimento autnomo das normas. Precisamos transitar da heteronomia tica autonomia, tornando-nos co-responsveis pela realizao da norma. Destacamos, logo, a importncia de uma educao para valores ou para o mnimo tico, capaz de nos encaminhar realizao autnoma da norma, ligando direitos e deveres segundo o princpio de justia.

4.4 O saber instrumental e o sentido: os desafios da racionalidade (uma das faces da crise de valores)

Jean Ladrire, em Desafios da Racionalidade, examina o impacto das tecnologias sobre as culturas indicando outro problema importante. A tecnologia99 no neutra, pois traz consigo uma gama considervel de valores capazes de alterar nossa viso de mundo, nossa prxis, nossas relaes. Segundo ele, o Polo da Tradio ou do Sentido [a Filosofia, as Artes, Cincias Humanas e as Tradies religiosas] no consegue acompanhar a marcha triunfante do Polo da Tecnologia. Assim, se ao Polo da Tradio compete descobrir e propor o significado das conquistas humanas, refletindo
97

Exemplos: declarao dos direitos do homem, das crianas, dos idosos, do meio ambiente. Dessas declaraes so signatrios inmeros pases, entretanto, pouco se faz para que elas aconteam, regulando, efetivamente, a vida das pessoas. 98 Atravs de aes orientadas por valores positivos, que considerem o outro e o princpio da justia.
99

Variante que resulta da aliana da cincia com a tcnica.

43

sobre nossas possibilidades e limites; se observarmos a velocidade da incorporao de recursos tecnolgicos em nossas vidas; fcil constatar a incapacidade do Polo da Tradio de justificar os usos possibilitados pelo segundo setor da cultura. No sabemos o que fazer com aquilo que podemos fazer, eis nosso dilema. A razo instrumental acredita que em nome do progresso100 , todos os procedimentos seriam lcitos ou legtimos, desconsiderando os danos humanos e ambientais decorrentes. Ao perdermos o poder crtico originado no Polo da Tradio, caminhamos rumo a uma vida cada vez mais autmata e menos autnoma e autrquica, vivendo, no a partir de ns mesmos, mas segundo as leis ditadas pela tecnologia segundo os interesses do mercado. Exigncias traduzveis pela acelerao de nossas vidas, pela hiperatividade funcional, pela irrefletida adeso s exigncias da sociedade de consumo. Consuma-se, assim, o divrcio entre tica [agir bem] e tcnica [fazer bem] com suas conseqncias negativas sobre a vida de todos ns. E nossa cultura, no tendo mais encontrado satisfatria relao entre a razo reflexiva [Plo da Tradio] e a razo instrumental [Plo da Tecnologia] no mais nos oferece sentido de pertena e possibilidade de futuro.

4.5 A Tarefa dos Valores Morais [ticos]: penetrar e significar os outros valores

Podemos, tambm, falar de hierarquia de valores, pois existem vrias espcies de valor, que entre si so heterogneos, ou seja, no so diretamente comparveis. Max Scheler, na sua teoria material dos valores, lembra-nos que a valorao implica em apreenso afetiva de qualidades presentes nas coisas, produtos e aes humanas. Segundo Coreth101 podemos estabelecer uma hierarquia de valores, partindo dos menos perfeitos aos mais perfeitos. Descobriramos a existncia de I) Valores vitais [sade, beleza, prazer, etc], II) Valores especificamente humanos, no-morais [econmicos, estticos, intelectuais], III) Valores morais [ticos]. Para alm do debate sobre a objetividade ou subjetividade dos valores afirmvamos que os valores so percebidos afetiva e intelectualmente pelo indivduo humano [ente social] e so a fonte dos critrios dos juzos ticos e morais. O que acrescenta Coreth? Os valores ticos, presentes nas escolhas e aes, imprimem direo e orientao aos demais valores. Todos os demais valores precisam, portanto, da orientao dos valores morais [ticos]. A inteligncia instrumental pode, por exemplo, produzir tanto a bomba atmica quanto aparelhos de radioterapia. Os valores ticos orientaro a inteligncia na direo da aplicao humana e solidria das possibilidades inauguradas pela pesquisa cientfica. dimenso tico-valorativa da vida humana compete em cada deciso e escolha orientar a prxis na direo do outro, salvaguardando e promovendo a vida. Necessitamos, assim, de educao para valores ticos [morais] que possam ser vividos e efetivamente
100 101

Progresso, aqui, sinnimo de avano tecnolgico. Cf. RABUSKE, Edvino. Antropologia Filosfica. Porto Alegre: EST, 1981. P. 172-173.

44

testemunhados nas mltiplas relaes que constituem a existncia dos seres humanos num mundo a ser habitado e edificado.

Breve concluso

Ao individualismo crescente, entretanto, surge possibilidade de autntico cultivo da subjetividade, considerando valores promotores da vida em geral e do ser humano. -nos oferecida oportunidade de, em nossas aes, realizarmos valores. O acontecimento da justia, da verdade, da solidariedade e da cooperao vital para o ser humano. Educao para valores permitir, transitarmos de uma cultura do individualismo e da violncia cultura de paz e respeito. Somos, assim, convidados a realizar valores em nossa vida pessoal e social, valores que, penetrando a dimenso tecnolgica da vida, sejam capazes de questionar automatismos e alienaes, despertando a reflexo e o compromisso para com o outro. Educao para valores, cultivo de uma cultura da paz condio indispensvel para visarmos, conforme Aristteles, a vida boa com o outro em instituies justas. Nossa prxis [o conjunto de nossas aes individuais e coletivas] poder alcanar a justia na direo da vida boa com o outro. Nessa direo, importa indagar: Quem o outro? O que a justia? Como tecer, atravs de nossas prticas, instituies justas? No que consiste a educao para valores? Por que essa educao supe a superao da heteronomia e dos automatismos? Se oscilamos em nossa existncia entre heteronomia e autonomia, porque a autonomia o horizonte de nossas buscas, realizaes e orientao tica? Estudaremos a seguir, nessa perspectiva, a contribuio de Lawrence Kohlberg compreenso dos estgios do desenvolvimento moral.

45

Texto Complementar 04 A Pesquisa de Kohlberg

A PESQUISA DE LAWRENCE KOHLBERG SOBRE OS ESTGIOS DE DESENVOLVIMENTO DA MORALIDADE Barbara Freitag


102

O nome de Lawrence Kohlberg (1927-1987) ficou de tal modo associado aos estudos da moralidade que muitos autores lhe atribuem, equivocadamente, o papel de formulador da teoria da psicognese da moral. Poucos sabem ou admitem que Kohlberg construiu seu trabalho terico, metodolgico e at mesmo educacional sobre os alicerces lanados por Piaget. Poucos sabem ou admitem que Kohlberg foi um aluno lato e stricto sensu de Piaget. Verdade que foi um excelente aluno. Examinou os pressupostos da teoria moral de Piaget e desenvolveu a teoria e a metodologia, dando pesquisa cientfica sobre a moralidade um peso e uma estatura sem precedentes. Kohlberg confirmou e consolidou a tese do paralelismo entre lgica e moral, a teoria dos estgios, a universalidade dos processos cognitivos e morais, reformulou a metodologia e a teoria, reforou a pesquisa intercultural no campo da moralidade e desenvolveu programas de educao moral nos coleges e nas universidades americanas. A pesquisa sobre a moralidade do adolescente e do adulto realizada no Centro de Harvard pode hoje, equiparar-se em volume e seriedade, pesquisa sobre o pensamento lgico-matemtico desenvolvido pelo Centre dEpistmologie Gntique de Genebra. Por isso mesmo, vale a pena dedicar um tpico especial aos trabalhos de Lawrence Kohlberg, sua equipe e seus seguidores. As inovaes metodolgicas de Kohlberg Kohlberg concentrou sua atividade de pesquisa em adolescentes e adultos e no em crianas (como Piaget). Por trs dessa opo, havia uma crtica, facilmente comprovada pelos estudos empricos. A psicognese da moralidade infantil no estava concluda aos 12-13 anos, como imaginava Piaget. A maturidade moral possivelmente s atingida (se tanto) 10 anos depois, pelo adulto. Essa constatao levou Kohlherg a reformular a teoria dos estgios e a elaborar uma metodologia de levantamento e codificao dos dados sobre a moralidade bem mas sotisticada que a desenvolvida por Piaget no julgamento moral na criana (1932). Para estudar com maior preciso a passagem de um estgio psicogentico a outro, Kohlberg realizou uma srie de estudos longitudinais. O mais conhecido sobre a psicognese da moral de 75 meninos e rapazes (idade inicial: de 10 a 16 anos) de Chicago, cujo desenvolvimento foi acompanhado durante 15 anos. Os meninos/rapazes eram entrevistados de trs em trs anos, permitindo, assim, a reconstruo (nos mesmos sujeitos) dos diferentes estgios do julgamento moral. No final da pesquisa, esses sujeitos tinham atingido a
102

Texto de FREITAG, Barbara. Moralidade e educao moral. In: _______. Itinerrio de Antgona. A questo da moralidade. SP Campinas: Papirus, 1997. p.192-207.

46

idade entre 25 e 30 anos. O mesmo procedimento foi aplicado durante 6 anos a um grupo de adolescentes turcos e a jovens judeus que viviam em um kibutz em Israel (cf. Kohlberg, 1976). Kohlberg tambm resolveu substituir as historietas paralelas usadas por Piaget para analisar o julgamento moral da criana, suas noes de justia e punio por histrias contendo srios conflitos ou dilemas morais, de cunho existencial. Os sujeitos entrevistados eram solicitados a julgar a ao dos protagonistas da histria, conforme sua opo por uma ou outra alternativa, dentro da situao de conflito. Um dos conflitos mais usados, debatidos, analisados e codificados foi o dilema de Heinz. A historieta tomada como ponto de partida para a entrevista clnica posterior (no sentido piagetiano j explicitado) a seguinte: <<A mulher de Heinz estava morte, pois tinha cncer. Somente un remdio, que o farmacutico da cidade tinha descoberto, poderia salv-la. Mas o farmacutico estava cobrando uma fortuna pelo remdio, que estava dez vezes acima do seu preo de custo. Heinz, o marido da mulher enferma, pediu dinheiro a todos os amigos, mas s conseguiu juntar a metade do que solicitava o farmacutico pelo remdio. Explicou ento a este a situao. Contou-lhe que a mulher estava morrendo e pediu que vendesse o remdio pela quantia que obtivera ou que permitisse pagar o restante mais tarde. Mas o farmacutico foi implacvel, no se dispondo a vender o remdio seno pelo preo inicialmente estipulado. Heinz, desesperado, resolveu arrombar a farmcia e levar o remdio para a mulher. Heinz estaria agindo corretamente? Justifique seu ponto de vista>> (cf. Colby e Kohlberg, 1987, vol. 2, p. 1). Outros dilemas ou conflitos so apresentados e estudados, como o caso de um navio que afunda. No escaler encontram-se trs sobreviventes: o capito, um marinheiro jovem e inexperiente e um cientista velho. O equipamento e as reservas de combustvel e alimentao para assegurar o salvamento efetivo dariam para somente duas pessoas. Um dos trs sobreviventes teria de saltar ao mar. Quem deveria tomar a deciso? Qual deles? Quais seriam os argumentos a favor e contra em Cada um dos casos. Um dilema envolvendo mentira, autoridade e lealdade o dilema de Louise. Judy, de 12 anos, queria ir a um concerto de rock. A me j tinha dado autorizao, desde que Judy pagasse a entrada com seu dinheiro. Judy trabalhou como bab e conseguiu juntar a soma necessria. Nesse meio-tempo, a me havia mudado de idia, esperando que Judy gastasse o dinheiro ganho em roupas de que necessitava. Alegando visitar uma amiga, Judy foi ao concerto. Uma semana depois, confessa para Louise, sua irm mais vella, que mentiu para a me. Louise deve silenciar ou comunicar o incidente me? Como poderia justificar uma ou outra deciso? (cf. Colby e Kohlberg, 1987, vol. 2, p. 281). Como Piaget, Kohlberg e suas equipes utilizaram-se da entrevista clnica, do dilogo com argumentao e contra-argumentao, mas tambm de discusses em grupo sobre os dilemas acima relatados, gravados em teipe e vdeo, a fim de permitir o estudo, em detalhe, da fala, da mmica, dos gestos de cada interlocutor. Esse material serviria de base para determinar o estgio moral atingido pelos entrevistados ou membros do grupo.

47

medida que os estudos avanavam, Kohlberg passou a explorar simultaneamente trs perspectivas para classificar e codificar o riqussimo material colhido. Na primeira, foi considerado o valor moral defendido, ou seja, o contedo intrnseco dos argumentos apresentados. Nessa perspectiva, foram diferenciados os contedos: punio, propriedade, papis (afetivos ou de autoridade) assumidos, lei, vida, liberdade,justia (punitiva ou distributiva), verdade e sexo. Na segunda tica, a ateno foi concentrada nas justificativas dadas pelos interlocutores para sustentar um julgamento, ou seja, foram examinadas a estrutura e a coerncia da argumentao apresentada. E, finalmente, na terceira tica, procurou considerar a orientao sociomoral tal como conscientizada pelo sujeito (cf. Colby e Kohlberg, 1987, vols. 1 e 2). A teoria psicolgica da moralidade desenvolvida por Kohlberg e suas equipes emerge de uma reformulao metodolgica e terica permanente, em que fica difcil dizer de qual dos plos partiu o impulso para a renovao. Mas visto que os procedimentos metodolgicos definem os limites, o grau de diferenciao e abstrao adotado para captar os dados da realidade, as opes metodolgicas implicam recortes de uma suposta realidade emprica que fornece material que impe reformulaes tericas e vice-versa. Reformulaes tericas de Kohlberg Em sua tese de doutorado (1958), Kohlberg defende a necessidade de reformular os estgios da moralidade sugeridos por Piaget, introduzindo um modelo mais diferenciado de seis estgios que substituiriam os trs estgios piagetianos: da heteronomia, da semi-autonomia e da autonomia moral. Essa reformulao decorria da evidncia emprica e da opo metodolgica de ampliar o limite de idade dos sujeitos observados. Piaget se havia contentado com o estudo do julgamento e da conscincia moral de crianas pequenas, at o incio da adolescncia. Kohlberg resolveu concentrar a ateno em adolescentes e adultos, cuja conscincia, julgamento e comportrnnento moral apresentavam diferenas substantivas em relao s crianas menores de 12 a 13 anos. A teoria dos seis estgios lanada em 1958 por Kohlberg e defendida at o final da dcada de 1960 (cf. Kohlberg, 1969) estava longe do grau de diferenciao, reflexo e consolidao da teoria apresentada na dcada de 1980 (cf. Kohlberg et al. 1983, Colby e Kohlberg, 1987, vol. 1), mas j introduzia reflexes tericas importantes, como a distino clara entre forma e contedo da argumentao e a diferenciao em seis estgios, compreendidos como totalidades estruturadas, seguindo uma seqncia invarivel e ordenando-se em patamares hierrquicos. Os estgios originariamente discriminados com auxlio da entrevista clnica ou discusso de grupo em tomo do dilema de Heinz eram os seguintes: 1 estgio Orientao para a punio e a obedincia. Respeito diante da autoridade ou do prestgio de superiores, tentativa de evitar conflitos. Responsabilidade objetiva. 2 estgio Orientao ingnua e egostica. A ao correta a que atende s necessidades do Eu e possivelmente do outro, instrumentalmente. Conscincia da relatividade do valor de uma necessidade e da

48

perspectiva dos demais, envolvidos na ao. Igualitarismo ingnuo e orientao para a troca e a reciprocidade.

3 estgio Orientao para o ideal do bom menino, preocupado em obter a aceitao e o reconhecimento dos outros. Conformidade com as representaes estereotipadas do comportamento coletivo. Julgamento de acordo com as intenes. 4 estgio Orientao para a preservao da autoridade e da ordem social. Preocupao de cumprir o dever, demonstrar respeito autoridade e ordem como tais. Considerao pelas expectativas dos outros. 5 estgio Orientao legalista-contratual. Reconhecimento de um componente aleatrio das regras. Expectativas como ponto de partida para o consenso. Dever definido como contrato. Busca evitar a violao dos direitos e das intenes dos outros. Defesa da vontade e do bem-estar da maioria.

6 estgio Orientao por princpios. Transcende as aes contidas em papis sociais e inclui a orientao segundo princpios universais. Ao conforme prpria conscincia, com base na confiana e no respeito pelos outros (Kohlberg, 1969, p. 376). Os dois primeiros estgios so tpicos de uma conscincia moral para a qual o valor moral reside em acontecimentos externos: quase fsicos (as xcaras quebradas etc) e no em pessoas e princpios. Nos dois estgios subseqentes, a conscincia moral atribui valor moral conformidade da ao em relao s expectativas e aos papis socialmente definidos pelos outros (grupo). Somente nos ltimos dois estgios a conscincia moral passa a atribuir um valor moral coerncia interna do ator e aos padres, direitos e deveres que ele prprio define para orientar sua ao. Nas publicaes posteriores, Kohlberg integra em sua cognitive-developmental theory of moralization elementos novos provenientes de trs fontes: suas pesquisas empricas (incluindo programas de educao moral), seus estudos tericos (abarcando a filosofia clssica e contempornea) e as crticas de seus comentadores e opositores (cf. Kohlberg, 1983; Colby e Kohlberg, 1987, vol. 1). Sua teoria mantm a tese central de que h uma seqncia de estgios morais invariantes, assim como existe essa seqncia para o pensamento lgico-matemtico. Como neste, a estruturao da conscincia moral tambm ocorre em patamares cada vez mais elevados e mais bem equilibrados, decorrentes da interao do organismo com seu meio. Kohlberg acredita que sua teoria mais abrangente do que a de Piaget, porque pressupe as estruturas lgico-matemticas para construir os novos patamares da conscincia moral, produzindo uma transformao da relao do sujeito com a sociedade em cada patamar, impondo reformulao dos prprios conceitos de eu e sociedade. Por isso a teoria do desenvolvimento cognitivo de Kohlherg postula que o julgamento moral coincide com um processo de role taking (assuno de papis), em que emerge uma nova estrutura lgica em cada estgio, paralelamente aos estgios do pensamento desenvolvidos por Piaget. Essa estrutura pode ser formulada como noo de justia. Em cada patamar, essa estrutura mais abrangente, diferenciada e equilibrada que no anterior. Por isso urna estrutura subseqente capaz de julgamentos e argumentaes para os quais a estrutura anterior ainda no tinha competncia (Kohlberg, 1976 pp. 163 e 195).

49

A segunda verso da Teoria da Moralidade de kolhberg (1983) Em sua nova formulao da teoria dos seis estgios morais, Kohlberg distingue trs grandes nveis da moralidade: o pr-convencional, o convencional e o ps-convencional. No nvel pr-convencional, so diferenciados dois estgios: o estgio 1 [a moralidade heternoma] e o estgio 2 [individualismo, inteno instrumental e troca]. Neste nvel, a criana sensvel s regras sociais, distingue o bem e o mal, o certo e o errado, mas interpreta essas caracterizaes ou como conseqncias fsicas ou hedonsticas da ao (punio, recompensa, troca de favores), ou como poder fsico dos que formulam as leis que definem o bem, o mal, o certo, o errado. No nvel convencional, Kohlberg diferencia o estgio 3 (expectativas interpessoais, relaes e conformidade interpessoal) e o estgio 4 (sistema social e conscincia). Neste nvel considerado valioso em si preservar as expectativas da famlia, do grupo ou da nao a que pertence o sujeito. Trata-se no de mera conformidade mas de lealdade para com as expectativas pessoais e a ordem social. Trata-se de preservar, apoiar e justificar essa ordem, identificando-se com as pessoas e os grupos que a compem. No nvel ps-convencional ou nvel regulado por princpios, so distinguidos os estgios 5 (contrato social ou utilidade e direitos individuais) e 6 (princpios ticos universais). Neste nvel, h o esforo visvel de definir valores e princpios morais que tenham validade independentemente da autoridade de grupos ou pessoas que os sustentem e independentemente da identificao do sujeito com essas pessoas ou grupos. Cada um dos seis estgios caracterizado, nessa nova verso, conforme trs ticas: o contedo do que considerado correto/certo, as razes apresentadas para agir corretamente e, finalmente, a perspectiva sociomoral (egocentrismo-descentrao).

Estgio 1 Moralidade heternoma. (a) considerado correto (moralmente certo) abster-se de violar regras que acarretem punies, obedecer por obedecer (for its own sake) e evitar danos fsicos em pessoas e em bens (propriedades). (b) A razo dada para defender esses valores consiste em evitar as punies e as sanes da autoridade. (e) A perspectiva sociomoral adotada o ponto de vista egocntrico. O sujeito no considera o interesse dos outros ou no reconhece que o ponto de vista deles difere do seu. O sujeito percebe os aspectos fsicos da ao e no sua dimenso psicolgica. No distingue entre a prpria perspectiva e a perspectiva da autoridade.

Estgio 2 Individualismo, inteno instrumental e troca. (a) considerado correto seguir as regras somente quando do interesse imediato prprio, agir para atender s prprias necessidades, deixando os outros agir da mesma maneira. Tambm considerado correto ser leal com os colegas, manter um trato ou um acordo. (b) As justificativas dadas consistem em servir ao prprio interesse, atender a uma necessidade pessoal em um mundo em que os outros tambm tm seus interesses e necessidades prprias. (c) A perspectiva sociomoral individualista e concreta, O sujeito est consciente de que cada um procura realizar seus prprios interesses e estes podem conflitar entre si. O correto relativo e depende da perspectiva adotada pelo indivduo concreto.

50

Estgio 3 Expectativas interpessoais mtuas, relaes, e conformidade interpessoal. (a) considerado correto comportar-se conforme o que as pessoas que nos so prximas esperam, atender s suas expectativas em papis como o de filho, irmo, amigo etc. Ser bom importante e significa ter bons motivos, preocupar-se com os outros. Significa, ainda, manter relaes mtuas (confiana, lealdade, respeito, gratido). (b) A razo ou justificativa apresentada para agir corretamente a necessidade de ser uma boa pessoa a seus prprios olhos e aos olhos dos demais. H um desejo de manter as regras e a autoridade que apia o comportamento bom estereotipado. (c) A perspectiva adotada a do indivduo em relao com outros indivduos. Sentimentos, acordos e expectativas coletivas tm prioridade em relao aos interesses individuais. O sujeito relaciona os pontos de vista valendo-se da regra de ouro, pondo-se no lugar do outro. Ainda no considera uma perspectiva generalizada do sistema. Estgio 4 Sistema social e conscincia. (a) Est certo cumprir com as obrigaes assumidas. As leis precisam ser respeitadas e seguidas, exceto em casos extremos em que elas entram em conflito com outras normas sociais. Tambm est certo empenhar-se pela sociedade, pelo grupo ou pela instituio. (b) As razes apresentadas para justificar tais aes so manter as instituies como um todo, evitar o desmoronamento do sistema se cada um fizesse o que bem entendesse, ou, ainda, cumprir as obrigaes conforme nos foi ensinado. (c) O sujeito adota uma perspectiva sociomoral que diferencia o ponto de vista da sociedade do ponto de vista dos acordos ou motivos interpessoais. O sujeito assume o ponto de vista do sistema que define os papis e as regras. As relaes individuais so percebidas na perspectiva do lugar no sistema. Estgio 5 Contrato social ou utilidade e direitos individuais. (a) correto estar atento ao fato de que as pessoas defendem uma variedade de valores e opinies e a maioria desses valores e regras relativa ao grupo. Geralmente, essas regras relativas devem ser respeitadas simplesmente porque fazem parte do contrato social, e isso insere-se no interesse da imparcialidade. Alguns valores universais, como vida e liberdade, precisam ser defendidos, independentemente da opinio da maioria. (b) Como razes para agir de maneira moralmente correta so apontadas a obrigao com a lei, a necessidade de respeit-la para o bemestar de todos e o contrato social. H uma preocupao com a fundamentao racional das leis e dos deveres segundo o princpio o maior bem para o maior nmero de pessoas. Existe o sentimento de um compromisso contratual no qual se entrou por livre e espontnea vontade com relao a famlia, amigos, companheiros de trabalho. (c) A perspectiva adotada pelo sujeito a da prioridade relativa do indivduo em relao ao social. O indivduo racional d-se conta de valores e direitos prioritrios em relao aos vnculos sociais e aos contratos. Integra as perspectivas por mecanismos formais de acordo, contrato, imparcialidade objetiva. Considera os pontos de vista moral e legal, reconhece que eles s vezes chocam-se e considera difcil integr-los.

Estgio 6 Princpios ticos universais. (a) considerado correto seguir princpios ticos autoselecionados. Leis particulares e acordos sociais so vlidos, porque eles apiam-se em tais princpios. Quando as leis violam esses princpios, age-se de acordo com o princpio. Trata-se de princpios universais de justia: a igualdade dos direitos humanos e o respeito dignidade dos seres humanos como pessoas individuais. (b) As justificativas para agir de modo moralmente correto fundamentam-se na validade de princpios morais universais e na convico de haver um compromisso com esses princpios. (e) A perspectiva adotada a de um ponto de vista moral, isto , a de qualquer ser racional que reconhece como natureza da moralidade o fato de que as pessoas so fins em si mesmos e precisam ser tratadas como tais (cf. Kohlberg et ai., 1983, vol. 1, pp. 18-19). Comum antiga e nova verso da teoria dos seis estgios o carter de teoria dura: uma seqncia invariante de estgios, organizados segundo uma hierarquia, em que cada um forma uma totalidade integrada que absorve o anterior, mostrando-se esse novo estgio mais equilibrado, integrado e competente que os precedentes. Isso significa, como significava para Piaget no caso do pensamento lgico, que crianas, adolescentes ou adultos que atingiram os nveis superiores da escala de Kohlberg (isto , da conscincia moral ps-convencional) apresentam estruturas cognitivo-morais mais equilibradas que crianas ou adolescentes em nveis inferiores (da moralidade pr- ou convencional).

51

Isso significa, por sua vez, que aquelas tm mais competncia intelectual e moral para resolver conflitos morais que essas, simplesmente porque so capazes de recorrer a todos os argumentos cognitivamente necessrios para optar por uma das alternativas, procurando assumir o ponto de vista de todos os envolvidos (role taking) e reduzindo danos e efeitos colaterais. Dessa argumentao terica resulta uma argumentao moral e prtica: no somente desejvel como tambm recomendvel atingir o ltimo nvel da moralidade (ps-convencional). Alcan-lo passa a ser um objetivo e uma exigncia que decorre da prpria teoria e impe-se por um moral point of view. Segundo Kohlberg, essa exigncia tem uma dupla fundamentao: a psicolgica e a filosfica (cf. Kohlberg, 1981, pp. 219-220). Do ponto de vista psicolgico, amparado pela pesquisa emprica, pode-se afirmar que os indivduos procuram alcanar os estgios mais elevados da argumentao racional e da justificativa moral. Valendo-se do mecanismo da abstraction rflchissante, sublinhado nos trabalhos do Piaget maduro, o indivduo transcende, por necessidade e por impulsos internos, os patamares da organizao mental e moral, atingidos graas sua interao com o mundo da natureza e da sociedade. Assim como a criana abstrai de suas experincias com os objetos do mundo externo as categorias quantidade, qualidade, modalidade ou relao, ela tambm abstrai das experincias com o mundo social princpios de ao (moral) que transcendem a experincia da regra social vivida. Por isso mesmo, Kohlberg pode afirmar que as propriedades de uma regra moral social divergem de um princpio moral. O princpio moral o nico que pode garantir uma conscincia moral integrada, ao contrrio da regra moral social, simplesmente porque as regras mora is (como no caso do dilema de Heinz: no roubes e no deixes um ser humano morrer gratuitaniente) podem existir e ter legitimidade social, mesmo estando em conflito entre si ou sendo mutuamente excludentes. Esse no o caso do princpio moral. O princpio moral fornece uma regra ou um mtodo que permite priorizar as regras morais sociais, justificando a opo por uma em detrimento de outra. A exigncia e a necessidade de atingir o nvel da moralidade ps-convencional ainda se legitimam e impem do ponto de vista filosfico, porque os ltimos dois estgios implicam a defesa de princpios morais universais ou universalizveis, segundo os princpios da filosofia moral de Kant ou Rawls. Esse ponto de vista insiste na deciso racional e justificada de reduzir ao mnimo o conflito entre duas regras morais, procurando pr em prtica a mais desejvel e consistente (isto , a menos conflitante) para todos, segundo o princpio universal de justia. H, portanto, na viso de Kohlberg, uma convergncia entre a teoria psicolgica da moralidade e a filosofia da moralidade de tradio kantiana. A psicologia capaz de comprovar empiricamente a existncia de diferentes estgios da conscincia moral que seguem numa seqncia invarivel, apresentam uma estrutura integrada em cada estgio, os quais ordenam-se hierarquicamente. A psicologia ainda fornece uma explicao para essa gnese: trata-se de fatores biolgicos (de hereditariedade e maturao), de fatores sociais (de

52

socializao e transmisso cultural) e, finalmente, de mecanismos de auto-regulao e equilibrao interna que conjuntamente promovem a psicognese das estruturas cognitivas e da conscincia moral. Paralelamente explicao psicolgica, Kohlberg admite a justificativa filosfica que converge com as tendncias (empricas) apontadas pela psicologia. Kohlberg fala de um isomorfismo da psicologia e da filosofia moral. Enquanto a psicologia estaria descobrindo os pontos de vista morais, a filosofia ocupar-se-ia dos contextos de justificativas desses pontos de vista. Isso implica que a justificativa do filsofo em favor de um estgio do raciocnio moral mais elevado integra-se com a explicao do psiclogo do movimento em direo a esse estgio, e vice-versa. A hiptese de isomorfismo plausvel se acreditarmos que o ser humano em desenvolvimento e o filsofo moral esto empenhados, fundamentalmente, na mesma tarefa moral (Kohlberg, 1981, p. 195). Piaget admite um paralelismo entre a psicognese do pensamento lgico e a psicognese da moralidade, conforme nossa exposio no tpico sobre Piaget, ao passo que Kohlberg no se contenta com esse mero paralelismo. O atingimento do pensamento lgico-formal uma condio necessria mas no suficiente para o atingimento do nvel da moralidade ps-convencional. O equilbrio moral nesse nvel pressupe duas condies ou processos ausentes no campo do pensamento lgico-formal. Primeiro, o julgamento moral impe a necessidade do role taking, isto , da tomada do ponto de vista dos outros, concebidos como sujeitos, e da coordenao desses pontos de vista. E, segundo, os julgamentos morais equilibrados envolvem princpios de justia ou fairness (Kohlberg, 1981, p. 194). Dessas duas condies decorre uma nova qualidade para as estruturas da conscincia moral que pressupem estruturas lgicas novas e mais complexas que as estruturas do pensamento formal.). Fiel a Kant, Rawls, Dewey, Mead e outros, Kohlberg atribui razo prtica, ou seja, conscincia moral ps-convencional, orientada pelo princpio da justia, um valor moral superior razo torica, ou seja, estrutura do pensamento lgico-formal, porque trata-se de um raciocnio (moral) mais complexo e diferenciado do que o raciocnio lgico. No h nem paralelismo nem equivalncia; h diferena de grau e qualidade. O raciocnio moral um raciocnio mais rico, pois envolve, alm dos objetos e de suas coordenaes, os sujeitos, seus pontos de vista e suas relaes entre si e a considerao dos efeitos de um ao sobre todos os participantes da situao.

53

Quadro Resumo dos estgios de Kohlberg ) No nvel pr-convencional temos: estdio 1: a orientao de castigo e de obedincia; estdio 2: orientao instrumental e relativista; ) No nvel convencional:

103

estdio 3: a concordncia interpessoal ou orientao a ser bom menino ou boa menina; estdio 4: a orientao da lei e da ordem; ) No nvel ps-convencional: estdio 5: a orientao legalista do contrato social; estdio 6: a orientao por princpios universais e ticos.

103

Cf. JUNGES, Jos Roque. Biotica. Hermenutica e casustica. So Paulo: Loyola, 2006. p. 79.

54

5 CRITRIOS DA AVALIAO MORAL [O que o Bom?]

O ser humano, animal racional social e valorativo, cotidianamente julga fatos, produtos e aes. Avaliar, assim, consiste em atribuir determinado valor a atos ou produtos humanos104. No processo avaliativo, encontramos trs elementos: a) o valor atribuvel, b) o objeto avaliado, c) o sujeito que avalia105. O sujeito que avalia atos ou produtos humanos , sempre, indivduo concreto, inserido num determinado mundo ou contexto cultural, capaz de conceber e hierarquizar valores. Ao experimentarmos contentamento esttico, recompensados, atribumos determinado grau de beleza a uma obra de arte. O elogio, dirigido a um relgio pelo seu eficiente funcionamento, implica num julgamento de valor. Nos dois casos foram realizadas avaliaes valorativas, pois atribumos qualidades aos objetos analisados. Mas, o que caracteriza uma avaliao moral? Quais so os critrios atravs dos quais realizamos uma avaliao moral?

5.1 O carter concreto da avaliao moral

Se a avaliao ato de atribuir, por um sujeito humano, valor a atos ou produtos humanos, quais so as condies concretas dessa avaliao? O que caracteriza essa avaliao como moral? O valor, critrio do julgamento, em primeiro lugar, no concebido abstratamente, como se existisse num mundo parte, mas brota da vida vivida, nasce das descobertas de um sujeito em relaes, capaz de reflexo e ao. O sujeito avaliador inserido no mundo, envolvido por estruturas econmicas e simblicas , ao mesmo tempo, condicionado por sua pertena e capaz de pens-la e transcend-la. Os valores so descobertos e realizados pelo homem, ser racional e prxico, capaz de realiz-los. A objetividade dos valores, que os torna pensveis e compartilhveis, encontrar, na capacidade humana de perceb-los, conceb-los e enunci-los, seu vetor subjetivo e nas coisas e aes situadas no mundo ou sociedade, seu vetor objetivo. A objetividade, finalmente, histrica e socialmente construda, poder ser caracterizada como social. Os objetos avaliados, portadores de qualidades morais, em segundo lugar, so atos propriamente humanos, capazes de afetar positiva ou negativamente outras pessoas. O comportamento animal e os objetos inanimados no podem ser objeto de avaliao moral. Ao mesmo tempo, aqueles atos que no implicam em consequncias para outras pessoas, tambm esto isentos de avaliao moral.

104 105

Cf. VZQUEZ, A avaliao moral, 2002, p. 153. Ibidem.

55

Somente so avaliveis, do ponto de vista moral, em breve concluso, aes humanas realizadas livre e conscientemente, orientadas por valores e realizadoras de valores, capazes de responsabilizao, ou seja, isentas de coao externa ou interna e livres de ignorncia involuntria. A avaliao moral , portanto, ao pela qual se atribui ou nega positividade a um objeto. O objeto da avaliao moral so os atos humanos e suas consequncias benficas (positivas) ou malficas (negativas), elogiveis ou condenveis. A avaliao moral supe um contexto histrico e cultural que a possibilita, tornando-a concreta e prxica106. Os conceitos de bom ou mau, nesse processo judicativo, se implicam: bom o que promove a vida humana na direo da realizao da vida, de suas dimenses e possibilidades; mau aquilo que impede a vida humana, obstaculizando-a, prejudicando-a. Bom e mau so, por isso, conceitos auto-referidos e empiricamente verificveis. Enquanto o bom traduzvel em conquistas, crescimento, plenitude, vida; o mau percebido pelos prejuzos verificados. Bom e mau, assim, so conceitos axiologicamente107 referidos, inseparveis e opostos.

5.2 O Bom como Valor

Avaliamos atos ou produtos humanos segundo determinada concepo do que seja o bom. Mas, no que consiste o bom? Compete, agora, visitar a histria da Filosofia e analisar as respostas de algumas escolas ticas sobre o contedo do bom.

5.2.1 O Bom como felicidade [Eudemonismo] O bom, segundo Aristteles [384/383 a.C 322 a.C], a felicidade ou eudaimonia108. A felicidade dependeria da plena realizao de todas as capacidades humanas, ou seja, da atualizao mxima de nossas faculdades sensitivas, racionais e sociais. Aqueles seres humanos que, tendo suas necessidades bsicas atendidas, poderiam dedicar-se ao exerccio da cincia e Filosofia, bem como, estariam aptos a atuar no campo poltico. A felicidade seria exerccio de autodomnio: vida segundo a justa medida e realizadora da excelncia somtica, intelectual, espiritual e poltica. Quando a razo governa o corpo, quando a temperana, a justia, a coragem via prudncia [razo prtica / frnesis] orientam o agir, nascem condies vida intelectual e poltica. O anthropos, ao realizar sua natureza
106

Sobre o carter concreto e histrico da avaliao moral, Vzquez (2002, A avaliao moral, p. 154) indaga: qual o contedo atribudo ao trabalho? Nas sociedades eminentemente mercantis, o trabalho compreendido, apenas, como mercadoria. Noutras sociedade, onde as contradies entre trabalhador e propriedade privada dos meios de produo j foram enfrentadas, o trabalho passa a ser visto como fonte de criatividade e constituio do humano. Nessas sociedades, o trabalho j no mais um peso, porm modo de ser do homem, ganhando, desse modo, contedo positivamente moral. 107 Axiologicamente: concebveis do ponto de vista de uma teoria do valor. 108 Cf. VZQUEZ, 2002, A avaliao moral, p. 158-160.

56

[essncia], enquanto animal racional e poltico alcanaria a felicidade. A eudaimonia [felicidade], como j referimos, corresponde vida segunda justa medida, vivida na posse de si mesmo atravs de atos moderados [autarquia] e na direo da atualizao das dimenses ticas [virtudes morais], dianoticas [virtudes intelectuais] e poltica [participao na vida da polis / cidade estado ou comunidade poltica]. O filsofo grego, de fato, compreendeu que a realizao do bom implica em condies econmicas capazes de atender nossas necessidades bsicas, pois ningum feliz quando oprimido pela necessidade. Tendo as condies bsicas de vida resolvidas, o ser humano poderia dedicar-se ao estudo e vida em sociedade, atualizando, assim, sua natureza. Entretanto, preso ao horizonte de seu tempo, acabou Aristteles por excluir da plena realizao [eudaimonia], mulheres, estrangeiros e escravos. Em nossos dias, surge outro problema: como determinar o contedo da felicidade? Numa sociedade marcada pelo individualismo, em que domina a noo de propriedade privada109, onde o individualismo trao de carter social, como devemos pensar a felicidade? Diante dessas indagaes, a tese de que a felicidade o nico bom fica prejudicada por sua excessiva generalidade. Todavia, a contribuio de Aristteles se encontra na afirmao de que a satisfao das condies materiais indispensvel realizao da vida humana (a), a justa medida deve ser alcanada no agir (b), a vida humana compreende trs dimenses integradas, ou seja, a vida tica condio vida terica e completa-se na participao poltica (c). Realizar o bom ou alcanar a felicidade em cada ato humano e durante a totalidade de uma vida, sublinhamos, supe gozar de direitos econmicos mnimos sem os quais a liberdade se torna invivel e a vida humana acontece diminuda.

5.2.2 O bom como prazer [Hedonismo] O sentido da vida ou o bom se identificaria com o prazer110. O que o bom? Aquilo que causa prazer. O que seria o prazer? a) um sentimento ou estado afetivo agradvel que acompanha nossas experincias, por exemplo, o encontro com um amigo, a viso de uma obra de arte. b) Sensao agradvel provocada por certos estmulos corpreos e sensoriais, como, a causada pelo consumo de um copo de vinho.

109

Muitas vezes esquecemos o primado do social sobre o privado, pois domina a compreenso da propriedade privada em sentido absoluto. Lembremos: sobre cada propriedade privada pesa uma hipoteca social. Assim, tanto o pblico como o privado esto a servio do bem comum. 110 Cf. VZQUEZ, 2002, A avaliao moral, p.160-164.

57

Ao identificarem o prazer com o bom, os hedonistas se referem ao primeiro sentido. O Filsofo grego Epicuro (341 a.C 270 a. C)111, fundador da Escola do Jardim, afirmava que deveramos cultivar os prazeres mais elevados, causadores de resultados mais permanentes e duradouros, como, verbi gratia, ler um livro, estudar Filosofia. Os prazeres intelectuais e estticos, de fato, so mais amplos, profundos e duradouros que os prazeres ligados ao comer, ao beber, s prticas sexuais. Buscar o prazer e evitar a dor, procurar nos prazeres elevados o bom, eis a mxima hedonista. A tese dos epicuristas antigos foi defendida, na modernidade, por filsofos empiristas 112. Quatro teses so por eles defendidas113: a) todo prazer intrinsecamente bom; b) somente o prazer intrinsecamente bom; c) a quantidade da experincia do prazer define o bom; d) a qualidade da experincia do prazer determina o bom. a) Todo o prazer intrinsecamente114 bom.

A tese geral de que todos os seres humanos procuram o prazer e buscam evitar a dor est correta. Entretanto, ao separar o prazer das consequncias [todo prazer intrinsecamente bom], os novos hedonistas erram, pois no podemos salvar o prazer isolando os resultados alcanados. Assim, o prazer causado pela vingana no pode, pois, ser separado da prpria vingana. O prazer, do ponto de vista moral, somente ter sentido, se o julgarmos no intrinsecamente [a partir de si mesmo], mas extrinsecamente, indagando por suas conseqncias.

b) Somente o prazer intrinsecamente bom


111

Ao classificar os prazeres (cf. REALLE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia. 3. ed. So Paulo: Paulus, 1990. v. I. p.247), Epicuro prope a seguinte discriminao: 1) prazeres naturais e necessrios conservao da vida (comer quando se tem fome, beber quando se tem sede, etc.); 2) prazeres suprfluos [comer bem, beber comidas refinadas, vestir-se com sofisticao, etc.]; 3) prazeres no naturais e no necessrios ou vos (ligados riqueza, fama, poder, honras, etc.). Os prazeres responderiam aos desejos surgidos no interior do homem. Os primeiros prazeres, segundo Epicuro, so os nicos habitualmente satisfeitos, pois tm por natureza um preciso limite: eliminado o desconforto, suprida a necessidade, o prazer cessa de crescer. Os desejos do segundo grupo, por no terem limite preciso, por no cessarem com a supresso da dor do corpo, por continuarem a existir, poderiam provocar danos. Os prazeres do terceiro grupo [voltados alma e no ao corpo] so causa de enormes desajustes e perturbaes. Epicuro recomenda, enfim, o cultivo regrado dos prazeres, descrevendo os perigos apresentados pelo cultivo dos prazeres suprfluos e no-naturais. O filsofo do Jardim recomenda vida moderada, cultivada segundo a ordem da natureza e na direo das autnticas necessidades da alma. O filsofo do Jardim, justamente por isso, elogia o exerccio filosfico e a contemplao esttica, pois essas atividades seriam fonte de tranqilidade, ordenamento, prazer e felicidade duradouros. 112 Notadamente os filsofos ingleses modernos, para os quais o processo do conhecimento encontraria seu ponto de partida no exerccio perceptivo sensorial ou emprico. O empirismo moderno releu as teses antigas adaptando-as, dando-lhes novo sentido. 113 Encontramos duas teses fundamentais (a e b) e outras duas teses derivadas (c e d). 114 Em si mesmo.

58

A segunda tese dos novos hedonistas procura eliminar a linha divisria entre o bom e mau em sentido moral. Bondade e maldade teriam significado meramente instrumental115. deveras complicado sustentar essa verso. Dois exemplos podem ajudar no entendimento da inconsistncia dessa posio: i) possvel atribuir positividade ao prazer experimentado por um assaltante desconsiderando a dor da vtima? ii) consequente separar o prazer de uma noite de bomia da ressaca do dia seguinte?

c) Hedonismo quantitativo e d) Hedonismo qualitativo

Os hedonistas quantitativos, ao defenderem a durao do prazer ou os hedonistas qualitativos, ao postularem a intensidade do prazer tambm se equivocam. Como possvel mensurar a durao ou intensidade de um prazer? Quais seriam os critrios objetivos dessa mensurao? Verificamos, a partir dos questionamentos precedentes, a impossibilidade em sustentar a assero de que a bondade de um ato ou vivncia seja proporcional quantidade de prazer que possa causar. Tampouco possvel realizar mensurao qualitativa. Como medir estmulos qualitativamente agradveis que resultem de experincias morais, polticas ou estticas?116 O hedonismo tico, ao reduzir o bom s reaes psquicas ou vivncias subjetivas, revela a impossibilidade moral de avaliar esse bom. A escola hedonista, partindo do fato de que todos os seres humanos buscam o prazer e evitam a dor, incide na falcia reducionista de que somente o prazer bom117. O prazer somente bom, assim inferimos, examinadas as consequncias e verificadas as implicaes pessoais e sociais de suas experincias de prazer.

5.2.3 O Bom como boa vontade (Formalismo kantiano)

O filsofo alemo de Knigsberg, Immanuel Kant (1724 1804), pretendia fundar uma moral exclusivamente racional, desconsiderando pressupostos metafsicos ou religiosos, pensada a partir da autonomia do sujeito racional118.
115 116

Bom e mau seriam, apenas, noes operatrias e desvinculadas da vida real, na qual aes apresentam conseqncias. invivel, por exemplo, comparar a intensidade e durao dos prazeres usufrudos num concerto sinfnico e num show de msica popular. Quais critrios e ndices permitiriam tal mensurao e comparao? 117 Ou seja: de um fato [todos os seres humanos procuram o prazer e evitam a dor] deduz-se um juzo de valor que ganha foro de exclusividade e universalidade [na totalidade da vida, somente o prazer o bom]. considerada a totalidade da vida, somente o prazer o bom]. 118 Cf. Guy Durant (Introduo geral biotica. 2. ed. So Paulo: So Camilo / Loyola, 2007. p. 276-7): segundo Kant, todo ser humano, enquanto ser racional, poderia viver a dimenso moral da existncia autonomamente. Os seres humanos seriam capazes de conceber postulados pelos quais orientariam suas existncias. Destacamos: 1) age somente segundo a

59

O bom deve ser algo incondicionado, sem restrio alguma, que no dependa de circunstncias ou condies que nos escapem119. O nico bom, sem restries e incondicionado a boa vontade. Mas, no que consiste a boa vontade? Ela no um desejo, no consiste em mera inteno, no uma inclinao. A boa vontade a deciso de agir conforme as exigncias incondicionais da razo. Se empiricamente estamos submetidos s leis da natureza, entretanto seres racionais pertencemos ao reino dos fins [alcanveis pela razo]. Por conseguinte, no basta agir em acordo com o dever [ex., cumprir o prometido], mas preciso agir por dever. Uma pessoa pode cumprir o prometido visando vantagens, por temer as consequncias. Aquele que age racionalmente, somente considera o dever e age por e pelo dever, desconsiderando inclinaes [afetos, sentimentos] ou outras variveis que poderiam contaminar a deciso de agir racionalmente. O bom, somente se concretizar, quando agirmos no por inclinao, mas pelos ditados da razo: por, com e pelo dever. Quando a vontade decide cumprir o dever que se apresenta imperativa e categoricamente, acontece a vida moral. A vontade [boa], logo, livremente cumpre a ordem [imperativa] que se apresenta como categrica [evidente: racionalmente capaz de ser aceita por todo e cada ente racional, sem reservas]. O nico que moralmente bom , portanto, a boa vontade: a vontade que age no s de acordo com o dever, mas pelo dever120. Dever determinado unicamente pela razo. Por seu carter excessivamente formal, pela separao entre vida concreta e vida racional, observa Adolfo Vzquez, essa concepo do bom [identificada com a boa vontade] , muitas vezes, contraditria. Um mesmo ato, segundo Vzquez, paradoxalmente, se motivado pelo dever ou por uma inclinao afetiva, seria, ao mesmo tempo, moral e imoral. Por que ajudamos uma pessoa? Movidos pelo sentido do dever? Por um sentimento? Por ambos os motivos? Segundo Kant, moralmente vlida [e boa] seria a ao causada pelo dever [por uma deciso racional]. Uma ao motivada por um sentimento no apresentaria, assim, positividade moral. Concordamos em parte com Vzquez, pois as normas precisam ser adequadas s situaes nas quais se aplicam. De outro lado, entretanto, Kant contribui decisivamente proposio do mnimo tico, pois devemos reconhecer que seres racionais podem compartilhar princpios ticos autonomamente concebidos. Immanuel Kant, superada a dicotomia vida emprica e vida racional, contribui demonstrao do mnimo tico, to importante na vida em sociedades plurais.

mxima que faa com que possas querer, ao mesmo tempo, que ela se torne uma lei universal; 2) Age de tal modo que trates a humanidade tanto em tua pessoa como na pessoa de todos os outros sempre, ao mesmo tempo, como um fim, e jamais simplesmente como um meio. 119 Cf. VZQUEZ, 2002, A avaliao moral, p.164-168.
120

A nfase no dever permite denominar a escola fundada por Kant de escola deontolgica.

60

5.2.4 O Bom como o til [Utilitarismo]

No que consiste o til? til para quem? Para alm do egosmo tico e do altrusmo tico, encontramos o utilitarismo [pragmatismo ou consequencialismo]121. O bom ou o til seria encontrado no til e vantajoso para maior nmero de pessoas122. Mas, como conciliar os meus interesses com os interesses dos demais, quando esses interesses so conflitivos? O utilitarismo aceita a tese do sacrifcio pessoal, da prpria felicidade em favor de uma comunidade inteira. O utilitarismo avalia as consequncias, por isso pode ser chamado de consequencialismo. Um ato ser bom (ou til), portanto, consideradas as consequncias, independentemente do motivo ou inteno que levou a concretiz-lo. Mas, como e com quais critrios podemos antecipar e avaliar as conseqncias de um ato moral? O que o til? a felicidade? O prazer? Consiste na satisfao das necessidades bsicas? Na realizao de direitos mnimos capacitadores da liberdade? Como calcular e determinar esse til? Como pensar a relao entre meios e fins? Se para Jeremy Bentham (1748 1832)123 o prazer o unicamente bom, se para Stuart Mill (1806 -1873)124 a felicidade o unicamente bom [felicidade para o maior nmero de pessoas], se para G. E. Moore125 o bom uma combinao de prazer e felicidade como determinar, qualificar e quantificar o que o prazer, a felicidade ou uma pluralidade de bens [para maior nmero de pessoas]? Que fatores entrariam no clculo utilitarista? O bom uma questo de clculo? Ademais, quando pensamos a felicidade para maior nmero, no deveramos pens-la para todas as pessoas? O til ou bom permite excluses? Podemos conceber a felicidade de alguns negligenciando a felicidade dos outros? Quais so as condies antropolgicas e sociais da felicidade? Contemporaneamente, quando, atravs de leitura equivocada, reduzimos as teses utilitaristas ao egosmo tico: possvel sustentar a proposio de que a felicidade resultado do consumo? A leitura reducionista da mxima utilitarista, transmutada em maior felicidade possvel para um maior nmero de pessoas atravs do consumo irresponsvel, predatrio e excludente pode ser eticamente justificada? Tal traduo cotidiana da mxima utilitarista moral e eticamente
121

Segundo o Utilitarismo, podemos e devemos buscar a conciliao entre os interesses pessoais e os interesses da sociedade. Se o altrusta sacrifica a si mesmo, considerando as necessidades da comunidade; se o egosta visa, apenas, satisfizer seus desejos; o utilitarismo prope interessante conciliao entre os legtimos interesses do individuo e os legtimos interesses da coletividade. Buscar o bom, assim, implica em conciliar os interesses do individuo e os interesses do grupo social ao qual ele pertence. O sacrifcio pessoal, nessa perspectiva, somente se justifica, quando as conseqncias dessa ao altrusta se revelam benficas totalidade social. Salientamos: o utilitarismo est longe do egosmo tico, situao psicolgica que contempla, apenas, a satisfao desmedida dos desejos e ambies de um indivduo narcisisticamente descomprometido e abstratamente separado da sociedade. 122 Ibid. p.168-171. 123 Cf. VZQUEZ, 2002, A avaliao moral, p. 168-171. 124 Ibidem. 125 Para Moore, segundo Vzquez (2002, p.170), o til resulta de uma pluralidade de bens intrnsecos que nossos atos podem causar, dentre eles, o prazer e a felicidade. Moore, portanto, pertence a escola do utilitarismo pluralista.

61

justificvel? Reconhecemos, entretanto, que os utilitaristas no concordam com a reduo do til a critrios exclusivamente mercadolgicos, bem como, o utilitarismo clssico rejeita a tese que confunde a felicidade com o consumo irresponsvel.

5.3 Breve reflexo

Definir o bom e descrever seu contedo desafio permanente. Entretanto, para alm dos limites existentes nas diversas teorias sobre o bom como valor, destacamos algumas descobertas. Para Aristteles, o bom pensado na perspectiva da plena realizao do humano e na direo da felicidade possvel. Em seus aspectos positivos, a doutrina epicurista identifica o bom com o prazer regrado e, sobretudo, com os prazeres elevados. Kant supe a capacidade humana em viver segundo princpios racionais compartilhveis e fundadores de contrato social exequvel. Os utilitaristas pensam na conciliao entre os interesses individuais e coletivos. Ao abordarmos as diferentes teses, tendo explicitado suas contradies, acabamos, tambm, por encontrar diferentes contribuies que, se adequadamente pensadas, podem auxiliar-nos na tarefa cotidiana de determinar e avaliar o bom realizado e buscado em cada ao.

Concluso

Rotineiramente avaliamos, sobretudo, aes alheias. Atribumos ou negamos carter positivo ou negativo a essas aes. Trabalhamos, muitas vezes, com conceitos pouco refletidos e, muitas vezes, julgamos pessoas e situaes arbitrariamente. Quais so os critrios pelos quais avaliamos as pessoas e suas aes? Qual a origem desses critrios? So racionalmente defensveis? Avaliamos, com igual rigor, nossas prprias aes? Predomina, em nossos dias, concepo reducionista do til, identificado com o prazer instantneo. Vivemos tempos de irrefletido egosmo tico, pois o individualismo exacerbado impede a sadia convivncia com outras pessoas e o autntico cultivo da subjetividade. Entrementes, muitas pessoas inquietas e preocupadas procuram entender nosso mundo, indagando pelo sentido e racionalidade de suas aes e vidas. Essas pessoas continuam a perguntar pela essncia do bom, pois buscam realiz-lo em suas existncias. Portanto, importante indagar: em que consiste a essncia do bom, critrio de nossos juzos morais? Onde encontraremos esse bom? A esfera do bom, segundo Vzquez126, deve ser procurada: a) numa relao peculiar entre o interesse pessoal e o interesse geral; b) na forma concreta que essa relao assume historicamente.

126

Cf. VZQUEZ, 2002, A avaliao moral, p.172-175.

62

necessrio, ento, conciliar os interesses individuais com os interesses coletivos, percebendo que a afirmao da individualidade um processo histrico e cultural. Em nossos dias, consequentemente, precisamos transcender a concepo mercantil de subjetividade, baseada em trocas interesseiras e na satisfao causada pelo consumo. Necessitamos reafirmar nossos compromissos com a totalidade social, redescobrindo a responsabilidade para com o outro, alimentando essa subjetividade com contedo tico. A afirmao de autntica subjetividade pressupe, igualmente, ultrapassagem de concepo abstrata e burocrtica de sociedade, na qual o individual absorvido pelo geral, em que a pessoa desconsiderada em sua histria, expectativas e capacidades127. O bom se efetiva, sobretudo, pela incorporao ativa de cada indivduo na vida social, pela sua real contribuio s transformaes necessrias e capazes de assegurar os direitos bsicos e inalienveis de cada pessoa. O bom se efetiva pelo acontecimento da solidariedade, da cooperao, da ajuda mtua. O bom acontece quando, ao afirmar meus direitos individuais, descubro a relao entre meus direitos e os direitos do outro. Sou capaz de direitos, portanto, porque o outro portador direitos. Trabalharei, consequentemente, pelo efetivo atendimento das necessidades fundamentais de cada pessoa. A compreenso de que direitos implicam em deveres, de fato, ganho considervel. Realizamos o bom, portanto, quando ao nos distanciarmos de perspectiva egosta, somos capazes de nos colocar no lugar do outro, desenvolvendo atitude de respeito e prticas promotoras da vida. Partindo dessa afirmao, seria interessante, ao avaliarmos aes alheias, perguntar pelo sentido de nossos prprios atos. Nossas aes consideram o outro, sua histria, necessidades e expectativas? O outro visto como fim em si mesmo ou instrumento de nossos interesses? Quais so os critrios que orientam nossas prticas? A satisfao imediata de interesses individuais o critrio exclusivo de nosso agir? Efetuar essas perguntas, questionar a si mesmo, indagar pela legitimidade das prticas sociais, considerar e avaliar a relao entre o individual e o social, criticar os conceitos que orientam nossa busca de realizao ou felicidade, pensamos, extremamente importante. A reflexo tica sobre nossas prticas morais cotidianas, e sobre nossos consequentes julgamentos, contribuir educao da dimenso tica da existncia e ao exerccio de vida moral mais autnoma e responsvel.

127

Nessa direo, o pblico e o privado so expresses da vida em sociedade. O pblico e o privado devem, prioritariamente, buscar o bem comum. Assim, as instituies pblicas no podem ser privatizadas segundo interesses corporativos; iniciativa privada compete, igualmente, realizao de suas finalidades sociais. Compreenso equivocada da relao entre o pblico e o privado, pensamos, danosa aos indivduos e sociedade.

63

TextoComplementar 05 O QUE O BOM?


Destaque (a) Aristteles e a vida boa Aristteles define o bem como aquilo que convm ao indivduo humano, realizando sua natureza nas dimenses orgnica, racional e poltica. O bem atingido, em consequncia, pela ao segundo a virtude [que atualiza a virtude]. Mas, no que consiste a virtude ou excelncia? Na justa medida determinada pela Phronesis [razo prtica] em cada circunstncia. Afirma Aristteles:
A virtude [ou excelncia, grifo nosso], portanto, disposio de carter concernente escolha que consiste em um meio, isto , o meio relativo a ns, sendo determinado por um princpio racional e por aquele princpio pelo qual o homem de Sabedoria prtica a determina [ Pronesis ou Prudncia]. No obstante trata-se de um meio entre dois vcios [extremos, g.n.]: um que depende do excesso e outro que depende da falta. Alm disso, um meio porque os vcios, respectivamente, ficam aqum ou excedem o que correto tanto nas paixes quanto nas aes, enquanto a virtude tanto encontra como escolhe aquilo que meio termo [justo meio, g.n.]. Portanto, com respeito ao que ela , isto , definio que afirma a sua essncia, a virtude um meio e, com respeito ao que melhor e correto, ela um extremo [...]. Com relao a sentimento de medo e confiana, a coragem o meio; dentre as pessoas que excedem, aquela que excede na ausncia de medo no recebe nenhum nome (muitos dos estados no tm nenhum nome), ao passo que aquele que excede em confiana temerria e aquele que excede em medo e tem pouca confiana, covarde. Com relao aos prazeres e as dores nem todos dentre eles, e no tanto com respeito s dores o meio a temperana, o excesso a autoindulgncia. Pessoas deficiente com relao aos prazeres so encontradas com frequncia; portanto tais pessoas tambm no recebem nenhum nome, mas chamemo-las de insensveis. [...] Com relao s virtudes em geral afirmamos o seu gnero em linhas gerais, a saber, que elas so meios e elas so disposies do carter [ethos, nosso grifo], tendem por sua prpria natureza , realizao dos atos pelos quais so produzidas, esto em nosso poder e so voluntrias e agem como a regra correta prescreve. Porm, as aes e as disposies de carter no so voluntrias da mesma maneira; afinal somos senhores de nossas aes desde o comeo at o fim, se conhecemos os fatos particulares, mas, embora controlemos o incio de nossas disposies de carter, o progresso gradual no obvio, no mais do que ele o nas doenas; porque estava em nosso poder agir dessa maneira, as disposies so voluntrias. [...] Retornemos novamente ao bem que estvamos buscando e perguntemos o que ele pode ser [...] chamamos aquilo que em si mesmo digno de ser buscado mais final do que aquilo que buscado por causa de alguma outra coisa, e aquilo que jamais desejvel por coisa de algo mais final do que as coisas que so desejveis tanto em si mesmas quanto por causa daquela outra coisa, portanto chamamos de final absolutamente aquilo que sempre desejvel em si mesmo e jamais por causa de outra coisa. Ora, tal coisa, acima de tudo o mais, tida como sendo a felicidade; afinal, nos a escolhemos sempre por si mesma e jamais por causa de alguma outra coisa, enquanto a honra, o prazer, a razo e toda a virtude escolhemos, de fato, por si mesmos (pois, se nada resultasse a partir deles, ainda assim deveramos escolher cada um deles), mas, tambm os escolhemos por causa da felicidade, julgando que, atravs deles, seremos felizes. A felicidade, por outro lado, ningum escolhe por causa 128 desses, nem, em geral, por qualquer coisa diferente dela mesma .

A razo prtica [phonesis] determina o justo meio [mediania]. A justa medida difere tanto do excesso quanto da carncia. Se as paixes [de phatos / passividade] despertam sentimentos, cumpre a phronesis tornlas virtude ou excelncia. No domnio de si [temperana, coragem, etc.], na relao com os outros [justia] e na busca da Sabedoria o anthropos ambiciona atingir a felicidade. As virtudes, buscadas por si mesmas, entretanto, coincidem com a felicidade, fim ltimo da existncia. H confuso, todavia, na determinao do que seja a felicidade, pois muitos identificam os meios [riqueza, fama, etc], com a prpria felicidade. Mas, somente uso adequado dos meios [bens relativos], pensados na direo de vida autrquica, filosfica e poltica proporciona realizao [atualizao da essncia humana = felicidade]. Quem cultiva amigos [somente] por causa de suas riquezas, fama, posio social, interessante destacar, possivelmente os perder quando tais bens transitrios caducarem / forem perdidos.
128

ARISTTELES. tica a Nicomaco apud. BOUNJUR, Laurence e BAKER, Ann. Filosofia. Textos Fundamentais Comentados. 2. ed. Trad. Maria Carolina dos Santos Rocha e Roberto Hofmeister Pich. Porto Alegre: ARTMED, 2010. p. 481-492.

64

A Sabedoria, todavia, parece coincidir em instncia ltima ou final , com a felicidade, pois, buscada por si mesma o nico bem que pode acompanhar-nos na totalidade de nossas vidas, sendo a medida de todas as coisas [a medida das medidas]. Nessa direo, a vida boa coincide com a gratuita, comunitria e ininterrupta procura da Sabedoria. A busca da Sabedoria, pois, compromete o indivduo com a realizao do bem comum na comunidade poltica, j que a felicidade de cada um acontece no convvio com outros seres racionais. A amizade filosfica, finalmente, a nica capaz de durar e unir pessoas segundo a partilha do conhecimento e a construo da vida boa na polis. DESTAQUE B Epicuro e os prazeres elevados O filsofo do Jardim, Epicuro, no obstante creditar o bem somente ao prazer , constata que todos os seres humanos buscam o prazer e procuram evitar a dor. Privilegia, salientamos, os prazeres elevados, como vemos quando afirma
Chamamos ao prazer o princpio e fim da vida feliz. Com efeito, sabemos que o primeiro bem, o bem inato e que dele deriva toda a escolha ou recusa e chegamos a ele valorizando todo o bem com critrio do efeito que nos produz. Nem a posse das riquezas nem a abundncia das coisas nem a obteno de cargos ou poder produzem a felicidade ou bem-aventurana; produzem-na a ausncia de dores, moderao nos afetos e a disposio de esprito que se mantenham nos limites impostos pela natureza. A ausncia de perturbao e de dor so prazeres estveis; por seu turno, o gozo e a alegria so prazeres de movimento, pela sua vivacidade. Quando dizemos, ento, que o prazer o fim, no queremos referir-nos aos prazeres dos intemperantes ou aos produzidos pela sensualidade, como creem certos ignorantes, que se encontram em desacordo conosco ou no nos compreendem, mas ao prazer de nos acharmos livres de sofrimento do corpo e de perturbao da alma. Alguns dos desejos so naturais e necessrios; outros so naturais e no necessrios; outros nem naturais e nem necessrios, mas nascidos de uma v opinio. Aqueles desejos que no trazem dor se no so satisfeitos so necessrios; o seu impulso pode ser facilmente posto de parte, quando parecem trazer alguma perturbao. [...] E considerando um grande bem bastar-se a si prprio, no com o fim de possuir sempre pouco, mas para nos contentarmos com pouco no caso de no possuirmos muito, legitimamente persuadidos de que desfrutam da abundncia do modo mais agradvel aqueles que 129 menos necessidades tm, e que fcil tudo o que a natureza quer e difcil o que a vaidade .

O filsofo do jardim, Epicuro, concorda com Aristteles de que o ser humano, naturalmente, foge da dor e procura o prazer. Em nossos dias, todavia, estamos distantes da concepo hedonista clssica, pois confundimos, comumente, o prazer com estados de euforia e gozo, sobretudo, vividos no ato de consumir coisas. vidos que estamos em consumir, somos estimulados a transformar, inclusive, nossas relaes interpessoais em experincias de consumo. Ao buscar no prazer causado pelo consumo [predatrio] o horizonte de sua vida, o homem do contemporneo distancia-se de Epicuro. Por qu? O filsofo do Jardim privilegiava os prazeres naturais e os prazeres elevados. Os prazeres intelectuais ou estticos, prazeres elevados, no causam perturbao, so durveis, permitem que cultivemos as coisas da alma. Se o erro de Epicuro consiste na afirmao de que somente o prazer o bom, seu acerto est em descrever os prazeres que causam liberdade, serenidade e permitem que o ser humano desenvolva-se e viva com alegria.

129

Cf. Epicuro. Antologia de textos de Epicuro. Trad. Agostinho da Silva. In: Os Pensadores (Abril Cultural). Epicuro, Lucrcio, Ccero, Sneca, Marco Aurlio. So Paulo: Victor Civita. p.17-20.

65

DESTAQUE C O bom a Boa Vontade Immanuel Kant Immanuel Kant, que desafiado pelo relativismo dos empiristas e pelo formalismo dos 131 racionalistas , pergunta pelo que podemos conhecer [crtica da razo prtica], pelo que podemos esperar [a religio diante dos limites da razo], pelo que devemos fazer [crtica da razo pura], acreditou na razo, mas, numa razo que se sabe finita. Kant um criticista pois, rigorosamente, responde a cada uma das questes formuladas, afastando-se tanto do empirismo quanto do racionalismo. O tempo de Kant, perodo das luzes, enalteceu o poder da razo humana em conhecer os mecanismos naturais, crendo na possibilidade de edificao de um mundo no qual paz e fraternidade [entre os homens] pudesse ocorrer. Kant deu-se conta da finitude da razo. Examinando as morais de sua poca, percebeu que diferenas culturais e submisso heternoma a cdigos eram impedimento vida autnoma. Apostou na autonomia da razo, pensado-a guia da vida moral. Postulou vida moral baseada em Imperativos Categricos, ou seja, em comandos da razo que podem ser concebidos e compartilhados por todos os seres humanos [entes racionais]. Deu-se conta de que, se vivermos no segundo os condicionamentos culturais ou a partir das armadilhas do sentimento, poderamos atingir maturidade moral. Nosso agir, desse modo, nunca deveria ser orientado por inclinaes [afetos, paixes, etc], tampouco por condicionamentos culturais, mas por comando da razo que se apresentem como autoevidentes, racionalmente compartilhveis, e no contraditrios. O que o bom para Kant? Agir por e pelo dever, ou seja, agir segundo a reta deciso de cumprir os comandos da razo, ou, de viver segundo os Imperativos categricos. Segundo Immanuel Kant:
Uma ao praticada por dever tem seu valor moral, no no propsito que com ela se quer atingir, mas na mxima que a determina; no depende portanto da realidade do objeto da ao, mas somente do princpio do querer segundo o qual a ao, abstraindo de todos os objetos da faculdade de desejar, for praticada. Que os propsitos que possamos ter ao praticar certas aes e os seus efeitos, como fins e mbiles da vontade, no podem dar s aes nenhum valor incondicionado, nenhum valor moral, resulta claramente do que fica atrs. [...] Dever a necessidade de uma ao por respeito lei. [...] Age apenas segundo uma mxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal. [...] Age como se a mxima da tua ao se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza. [...] A vontade concebida como a faculdade de determinar a si mesma a agir em conformidade com a representao de certas leis. [...] Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e 132 simultaneamente como fim e nunca // simplesmente como meio .
130

A boa vontade no se confunde com inclinao, isso j sabemos. Mas, no que consiste a boa vontade? Se a vontade a capacidade autonomia [do querer aquilo que devemos almejar / liberdade], a boa vontade a vontade transformada pela razo atravs de prprio movimento. A vontade decide querer e somente querer aquilo que racional, escolhe agir segundo os Imperativos Categricos, afastando-se, desse modo, das armadilhas das paixes ou dos condicionamentos, decidindo com autonomia pelo efetivamente moral [Bom = Boa Vontade]. Os imperativos citados, decorrentes da vontade penetrada pela razo, que permitem vontade determinar a si mesma por leis propostas autonomamente, encontram na universalizao e na defesa da no instrumentalizao da vida humana, referncia permanente. O rigorismo kantiano pode, indubitavelmente, ser repensado. Mas, em tempos de relativismo extremo, encontramos no pensador de Knigsberg, o mnimo tico apto a ser compartilhado por todos os entes racionais.

130

A tese empirista afirma que somente a razo, somente, arbitra convencionalmente sobre os dados sensoriados. De fato, no chegamos a conhecer as coisas, mas, apenas a represent-las. 131 Para Ren Descartes a alma humana portadora das ideias pelas quais a razo interpreta as coisas percebidas. Nascemos, logo, com as ideias fundamentais pelas quais interpretamos os dados sensoriais, aquilo que os cinco sentidos percebem. 132 KANT, Immanuel. Fundamentao da Metafsica dos Costumes. Trad. Paulo Quintana. Lisboa: Edies 70, 2008.

66

DESTAQUE D O Bom o til Jeremy Bentham Os utilitaristas ingleses, notadamente Jeremy Bentham, preocupados em fundamentar o acordo entre os membros da sociedade poltica, afirmavam que o bom o til. Mas, distantes do egosmo tico, propunham conciliao entre os interesses do indivduo e os interesses da sociedade. Se no , de fato, possvel, mensurar qualitativa ou quantitativamente o til e tampouco determinar objetivamente seu contedo, entretanto, vivel caracteriz-lo. Escutemos Bentham:
O princpio da utilidade o fundamento do presente trabalho: portanto ser apropriado de incio apresentar um enfoque explcito e determinado do que entendido por ele. Por princpio de utilidade entende-se aquele princpio que aprova ou desaprova cada ao de acordo com a tendncia que ela parece ter em aumentar ou diminuir a felicidade da parte cujo interesse est em questo: ou, o que o mesmo dito em outras palavras, promover aquela felicidade ou opor-se a ela. Digo de cada ao de um indivduo privado, mas de cada medida do governo. Por utilidade entendese a propriedade, em qualquer tipo de objeto, pela qual ela tende a produzir benefcio, vantagem, prazer, bem ou felicidade (todas eles aqui significam a mesma coisa) ou (o que novamente a mesma coisa) prevenir o acontecimento ou dano, dor, mal ou infelicidade para a parte cujo interesse considerado: se a parte a comunidade em geral, ento a felicidade da comunidade; se o indivduo em particular, ento a felicidade daquele indivduo. O interesse da comunidade uma das expresses mais gerais que pode ocorrer na linguagem moral. No admira, ento, que muitas vezes perca o seu significado. Quando ele tem um significado, ento esse: a comunidade um corpo fictcio, composto por pessoas individuais que so considerados como constituindo os seus membros. O que ento o interesse da comunidade? A soma dos interesses dos muitos membros 133 que a compem .

O pragmatismo ingls, atravs de Bentham, nos ensina a necessidade de conciliar, na concepo do bom como til, os interesses dos indivduos com os interesses da comunidade [ente fictcio] da qual cada um e todos fazem parte. O til aquilo que [propriedade / objeto] gera felicidade para o maior nmero de pessoas. Se podemos, atravs de normas e aes, alcanar a paz social, essa ocorrer na medida em que os membros da comunidade poltica, nela includas pelo acordo, puderem gozar dos direitos sociais mnimos sem os quais a pessoa no goza, efetivamente, de liberdade e realizao pessoal. Se a tese ampla e difcil de explicitar, entretanto, o bom = til, pensa na conciliao necessria entre os interesses de cada um e de todos.

133

Jeremy Bentham apud, 2010, p.397.

67

6 OBRIGATORIEDADE MORAL
A pura concordncia e discordncia de uma ao com a lei, sem considerar o mvel da prpria ao, chama-se legalidade, ao passo que, quando a idia do dever, derivada da lei, ao mesmo tempo mvel da ao, se tem a moralidade. Immanuel Kant, Metafsica dos Costumes.

Na existncia moral ftica, paradoxalmente, obrigatoriedade e liberdade se reivindicam. Quando o indivduo livremente escolhe, decide e realiza a norma, ento, se efetiva a vida moral em sua expresso autntica. O agente moral poderia no ter cumprido a norma, mas decidiu efetiv-la. A norma ou regra de ao, enfim, ao traduzir princpio racionalmente concebido e intersubjetivamente compartilhado, naquela circunstncia especfica e irrepetvel, orientou e ultimou o bem visado na ao. Convm, nessa direo, indagar: quais so os traos essenciais da obrigao moral? Qual o contedo da obrigao moral? Nessa perspectiva, importante investigar os traos caracterizadores da obrigatoriedade moral, procurando diferenci-la de outras formas de obrigao134. Quais so os traos essenciais da obrigatoriedade moral, distinguindo-a de outras formas de obrigao? Qual o contedo da obrigatoriedade moral? O que, de fato, somos obrigados realizar ou devemos fazer? -nos solicitado, considerando indagaes propostas, renovado esforo reflexivo. Acrescentamos, desde j, que a legalidade em sentido antropolgico, embora privilegie o dado externo [lei e suas exigncias], ponderamos, no dispensa, ainda assim, a reflexo, o trabalho consciente de compreenso daquilo que a lei em sua positividade e coercitividade supe seja cumprido. Se a moralidade, portanto, privilegia a conscincia, a internalidade, a autonomia, de outro lado, a autntica legalidade nasce da compreenso do significado da lei. A normatividade jurdica, de fato, destacamos, privilegia o fato exterior [a lei positiva e suas exigncias]. A normatividade moral privilegia a interioridade na direo da autonomia. Mas, sublinhamos, uma no exclui a outra. A normatividade moral, em concluso, condio da normatividade jurdica.

134

Cf. VZQUEZ, Adolfo Snchez. tica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002. p.179.

68

6.1 Liberdade e Obrigatoriedade Moral Educao liberdade, na direo da autonomia e da autarquia135, concilivel com a obrigatoriedade moral? A norma moral, efetivamente, possui carter prescritivo e obrigatrio, mas supe empenho da razo em compreend-la e da vontade em realiz-la. A norma moral apela sempre conscincia do agente, solicitando seu empenho em compreend-la, interpret-la e atualiz-la nas circunstncias que a acolhem. A privao da liberdade e violao da intimidade nas situaes de ignorncia involuntria, coao interna e externa exime a pessoa de responsabilidade, pois empecilho justa persuaso da norma136. Ao obrigar, paradoxalmente, atua a norma sobre a conscincia e liberdade, prescrevendo e orientando a ao, mas respeitando a possvel recusa do agente. A obrigatoriedade moral acontece, em suma, quando o sujeito moral cumpre o preceito, por deciso voluntria, podendo ter-lhe recusado a realizao.. A palavra obrigatoriedade, aprofundando nossa investigao, encontra sua raiz no termo latino obligatio, onis, sinalizando a ao de empenhar a palavra ou vontade no cumprimento de promessa ou norma livre e racionalmente compartilhada137. As normas morais, em concluso, no podem ser respeitadas, simplesmente, por conformidade exterior, impessoal e forada. Ao contrrio, elas obrigam quando observadas a partir de convico pessoal, isto , quando se efetiva a liberdade de escolha do sujeito. Se, pois, a obrigatoriedade moral prescreve deveres ao sujeito, segundo as regras propostas, -lhe solicitado excluir ou evitar atos proibidos. Ainda assim, a realizao do preceito voluntria. J, a obrigatoriedade jurdica, por seu carter positivo e coercitivo, exige o cumprimento do preceito legal, prevendo consequente punio quando do seu desrespeito. O cumprimento do preceito legal

135

A pessoa autnoma d a si mesma o contedo da norma [regra de ao ou lei moral] que obriga, pois capaz de conceb-la e compreend-la. O agente moral, assim, dono de seus atos quando, consciente e livremente, atualiza a norma em cada ao efetuada. A pessoa, possuindo a si mesma em cada ato, em conseqncia, acaba por governar a si prpria, ou seja, torna-se autrquica. O ser humano, conclumos, nunca completamente autrquico e autnomo, entrementes, pode atingir graus distintos de autarquia e autonomia. A autonomia e a correspondente autarquia resultam da deciso de imprimir em cada ato racionalidade e humanidade , atualizando, desse modo, a liberdade, efetivando praxicamente a existncia. Tanto mais plena a vida humana, quanto mais autnoma e autrquica, aberta ao mundo e ao outro. 136 Explica Vzquez (2002, p.181): Impondo uma forma de comportamento moral no querida ou no escolhida livremente, a coao externa entra em conflito com a obrigao moral e acaba por substitu-la. J vimos algo semelhante num captulo anterior, com respeito aos casos de coao externa extrema (ameaa grave ou imposio brutal fsica) que provm de outro sujeito e que impede o agente moral de cumprir sua obrigao. Finalmente, a obrigao moral perde sua razo de ser, quando o agente opera sob uma coao interna, ou seja, sob a ao de um impulso, desejo ou paixo que foram ou anulam por completo a vontade. coao interna e e xterna, acrescentamos a ignorncia involuntria. A ignorncia involuntria acontece quando o sujeito no pode e, de fato, no prev a situaes danosas nas quais possa se encontrar envolvido. 137 Lemos em SARAIVA, F.R. (Novssimo Dicionrio Latino-Portugus. 10. ed. Rio de Janeiro / Belo Horizonte: Garnier, 1993. P.799): Obligatio, onis [...] ao de prender, de empenhar (a vontade, a palavra). [...]. Prender-se, obrigar-se, tomar sobre si uma obrigao. A obrigao, deduzimos, nos une voluntariamente pa lavra empenhada, norma racionalmente concebida e voluntariamente realizada.

69

pode vir precedido da deciso moral de realiz-lo. Entretanto, se na obrigatoriedade moral prevalece intimidade e voluntariedade, na obrigao jurdica predomina a coercitividade138. A obrigatoriedade moral, igualmente, no pode ser entendida segundo rgida necessidade causal. Situado no tempo e no espao, o ser humano, ser cultural e histrico, encontra no mundo do qual participa o horizonte de suas escolhas e realizaes. A liberdade, de consequncia, no consiste em exerccio arbitrrio, pois acontece no mundo e supe contedo doado pela norma139.

6.2 Responsabilidade e Obrigatoriedade Moral

Ao empenhar a liberdade na efetivao da norma ou dever, considerado seu carter obrigatrio, sou responsvel. A liberdade, portanto, no exclui, mas encontra seu contedo na obrigatoriedade moral. Eliminada a ignorncia involuntria, a coao interna ou externa140, voluntariamente decido a favor da norma, orientando meu comportamento na direo por mim querida e efetivada. Para Vzquez
a obrigao moral apresenta-se, assim, como a determinao de meu comportamento; isto , orientando-o numa determinada direo. Mas sou obrigado moralmente s na medida em que sou livre para seguir ou no esse caminho. Nesse sentido, a obrigao moral pressupe necessariamente minha liberdade de escolha, mas supe, ao mesmo tempo, uma limitao de minha liberdade. Comportando-me moralmente, eu era obrigado por minha promessa, pelo 141 dever de cumpri-la, e tambm, deveria decidir de uma maneira ou outra .

A obrigao moral deve ser assumida livre e espontaneamente, diferenciando-se, como havamos referido, da obrigao jurdica e, at mesmo, de obrigao relativa ao trato social, quando

138

No primeiro caso [obrigatoriedade moral], cumpro a norma porque ntima e livremente decidi efetiv-la. No segundo caso [obrigatoriedade legal ou jurdica], cumpro a norma porque a lei, em sua positividade [texto legal], coercitiva. Examinemos um exemplo de nosso cotidiano. Por que respeitamos as regras de trnsito? Por valorizarmos a vida e termos decidido livre e intimamente pelo cumprimento das normas legais? Por temer as punies decorrentes do seu descumprimento? Podemos respeitar as normas de trnsito, conforme exemplo, unindo deciso moral e respeito legal [cumpro voluntariamente a prescrio legal]. Segundo a reflexo tica, conclui-se, h empobrecimento da vida moral quando predomina a separao entre a dimenso moral e legal do preceito, quando deixamos de cumprir a regra por deciso livre, respeitando-a, simplesmente, devido a sua imposio compulsria. Processos educativos, aproximao dos interesses individuais e coletivos, maturidade jurdica so caminhos a percorrer na direo de sempre maior integrao entre liberdade e legalidade. 139 Afirma Vzquez (tica, 2002, p. 180): No h propriamente comportamento moral sem certa liberdade, mas esta, por sua vez, como se demonstrou oportunamente, supe e se concilia com a necessidade, ao invs de exclu-la. E posto que no h comportamento moral sem liberdade embora no se trate de uma liberdade absoluta, irrestrita ou incondicionada a obrigatoriedade no pode ser entendida no sentido de uma rgida necessidade causal que no deixaria certa margem de liberdade. Se eu fosse casualmente determinado a fazer x at o ponto de no poder fazer outra coisa a no ser aquilo que fiz, sem que no me fosse possvel optar por outra ao; isto , se, agindo, no tivesse a possibilidade de intervir como causa especial na cadeia causal em que se inserem meus atos, o meu comportamento no teria um verdadeiro sentido moral. Tal tipo de determinao ou necessidade nada tem a ver com a obrigatoriedade moral. 140 Como dizamos em Responsabilidade e Liberdade, concordando com Vzquez, cotidianamente somos desafiados por presses externas e internas, somos convocados ao exame das possveis conseqncias de nossos atos. Entretanto, conseguimos, na maioria das vezes, vencer a coao externa, interna e a ignorncia involuntria. Somente em situaes extremas ou excepcionais a coao externa e interna irresistvel, a ignorncia se apresenta como involuntria porque invencvel. 141 VZQUEZ, 2002, p.182.

70

baseada exclusivamente no costume. Quando o agente tico, optando entre vrias alternativas, quer, escolhe, decide e realiza a norma, faz acontecer o sentido autentico da obrigatoriedade moral, revelando compreenso do que seja um agir responsvel. 6.3 Conscincia e Responsabilidade Moral
O homem, ser-a-no-mundo [Dasein], realiza a si mesmo a partir do mundo que o acolhe e

possibilita. Enredado com utenslios, coisas e objetos, nomeia o mundo, compartilhando-o com outros seres humanos. Existir co-existir, partilhando simbolicamente atravs da linguagem o mundo do qual parte integrante. A conscincia, ento, sempre conscincia de si mesmo nesse mundo. A deciso pessoal, segundo o exposto e em sintonia com Vzquez142, no opera num vcuo social. Podemos afirmar que, quando atua a voz da conscincia, fala, concomitantemente, a cultura da qual fao parte, as impresses recebidas do mundo. Essa constatao no elimina a liberdade e, tampouco, esvazia a subjetividade, mas reafirma duas dimenses constitutivas do humano: de um lado o sujeito com sua histria, convices, preferncias e escolhas; de outro, o mundo que o antecede acolhe e possibilita. Mas, o que se deve compreender por conscincia moral? Conscincia um termo polissmico [portador de muitos significados]. Primeiramente, conscincia indica saber de, pois tenho cincia de alguma coisa, conheo um objeto ou pessoa. Dirijo, por exemplo, meu olhar macieira florida no meu jardim. Conscincia implica num saber sobre si mesmo: sei quem sou, estou ciente de que tenho um nome, uma histria pessoal, etc. No campo tico, conscincia a capacidade de antecipar os resultados de determinada ao, tendo conhecimento de suas possveis conseqncias. A conscincia, portanto, no apenas registra ou compreende aquilo que se encontra diante dela, mas capaz de antecipar na forma de projetos, fins ou planos, o que ir acontecer. A conscincia moral supe a cincia de si mesmo, do mundo, das coisas e das outras pessoas143. A conscincia moral existe sobre essa base primria, ou seja, expresso do ser consciente. O que caracteriza, todavia, a conscincia moral? O conceito de conscincia moral se encontra intimamente ligado ao conceito de obrigatoriedade. a conscincia que, tendo interiorizado normas144, informada das circunstncias e fatores envolvidos num determinado dilema moral, aplica uma norma, com adequao, quela situao singular e irrepetvel. a conscincia que, portanto, livremente acolhe e realiza o obrigatrio [a norma e o dever consequente], segundo a especificidade de cada caso.

142 143

VZQUEZ, 2002, p.183. As observaes que seguem acompanham, em grande parte, Vzquez (2002, p.184-189). 144 Normas, recordamos, so princpios traduzidos em regras de ao.

71

A conscincia moral sempre compreenso de uma obrigao moral e avaliao de nosso comportamento em acordo com as regras de ao livre e conscientemente aceitas. Se no existe nem autonomia e nem heteronomia absolutas, pois quando fala a voz da conscincia, falam os homens de meu tempo, com os quais convivo e compartilho o mundo; entretanto, essa voz tambm a minha voz. A pessoa, prxica e responsvel, capaz de tomar distncia, pesar as influncias e decidir pelo melhor para si e para os outros com os quais convive. A conscincia moral exprime, tambm, a culpa e o arrependimento. Quem, aps exame de conscincia de determinada ao, alguma vez, ainda no se arrependeu? O arrependimento implica na reviso da ao na considerao das pessoas afetadas. Uma palavra infeliz, uma ao precipitada, um julgamento equivocado reivindicam reviso. Se no possvel realizar, novamente, o ato, pois esse j aconteceu [ passado]; entrementes, vivel, formalmente, revis-lo e, se for o caso, desculpar-se, fazer algo para compensar os resultados negativos alcanados. O ato de desculpar-se, por exemplo, pode restabelecer vnculos fundados na justia e na mtua abertura. Afinal de contas, se somos frgeis e finitos, porque responsveis podemos rever e dar um sentido positivo s aes negativas que, eventualmente, realizamos. O homem finito, frgil, perfectvel. Quebras emocionais acompanham sua existncia. Esses desconfortos podem ser administrados, cotidianamente, atravs da auto-anlise, conversa, entre-ajuda e, at mesmo, atravs de terapia. conveniente diferenciar o remorso [ou culpa] resultante da avaliao das consequncias negativas de nossos atos sobre a vida de outras pessoas, do remorso [ou culpa] patolgico. Quando o remorso, frisamos, se transmuta em escrpulo excessivo, preciso procurar corrigir esse desvio. Nessa direo, salientamos, to indesejvel a culpa patolgica quanto indiferena moral. Se na culpa patolgica encontramos sentimento perturbador, igualmente, a indiferena moral impede o convvio entre os seres humanos. Revisar atitudes e aes negativas necessrio para o convvio em sociedade. No que consistiria, ento, uma educao estimuladora da descoberta do outro e do sentido positivo da normatividade moral? Que estimulasse sempre maior autonomia e autarquia? Que desenvolvesse o senso da comum responsabilidade relativa ao existir no mundo? So indagaes importantes que precisam ser meditadas e vividas.

72

Em breve concluso

O tema da obrigatoriedade moral precisa ser pensado na considerao do enigma da liberdade. O que a liberdade? Por que a liberdade o fundamento, segundo a reflexo tica, da obrigatoriedade moral? Podemos, provisoriamente, tecer algumas consideraes. A liberdade humana, primeiramente, em sua espontaneidade, no consiste em arbitrariedade inconsequente, pois palavras, atitudes e aes podem afetar positiva ou negativamente outras pessoas. A liberdade solicita, enfim, contedo descoberto nos princpios e normas. O sujeito tico quer, decide e realiza a norma, considerando circunstncias e pessoas envolvidas. Eliminada a coercitividade, conservada a razo e a liberdade, o sujeito tico encontrar na norma possibilidade de realizao humana e crescimento. As normas ou regras de ao traduzem princpios [ou valores] bsicos existncia humana. As normas, exemplificando, explicitam o respeito vida, a inviolabilidade da intimidade, a premncia da confiabilidade, a importncia da verdade nas relaes, a transparncia requerida no trabalho, na vida acadmica e nas atividades polticas, a justia e suas exigncias de equidade. As normas, corretamente entendidas e autenticamente cumpridas, fundam a vida em sociedade, despertam a confiana nas pessoas e instituies. A perda do sentido da norma e sua inobservncia acarretam fragilidade social e desconfiana, truncando a convivncia, dificultando a vida. A reflexo tica, por ligar norma e liberdade pondo em destaque nossa comum pertena ao mundo convida ao exerccio da permanente descoberta do significado de cada regra de ao, estimulando a ligao de cada norma com o valor por ela anunciado e explicitado. O estabelecimento do mnimo tico, bsico para a convivncia em sociedade, supe dilogo ininterrupto, reviso e atualizao de cada norma em considerao das circunstncias que a acolhem. Acreditamos mais na educao para a liberdade responsvel do que nas proibies, entretanto, a concretizao dessa liberdade responsvel implica na interiorizao da norma e realizao do dever correspondente. Educao para a responsabilidade aprender, a cada momento, a dar sentido e mais plenitude existncia, dom e tarefa. O horizonte da liberdade responsvel, finalmente, encontra no outro a origem e sentido de cada ao. Cada pessoa, finalmente, na continua e renovada descoberta da dignidade inviolvel do outro, portador de direitos e deveres inalienveis, simultaneamente, reivindicar e afirmar sua dignidade, seus direitos e o sentido de sua liberdade. Na vida profissional, orientada por leis, cdigos, protocolos, regulamentados, somos permanentemente desafiados interpretao e realizao de princpios que, ao mesmo tempo, possibilitam, regram e estimulam o bom exerccio das atividades profissionais. O estudo dos cdigos normativos, acompanhado da reta inteno de cumpri-los, na direo do bem causado pelas aes e tendo em vista a promoo da profisso, para alm do corporativismo, prtica indispensvel. Quais

73

so as capacidades requeridas no exerccio de minha profisso? Quais so os direitos e deveres solicitados? Como devo me portar diante dos colegas e beneficiados de minhas aes profissionais? Por que devo ser veraz, honesto e correto, tanto com meus colegas quanto com meus clientes? As reflexes sobre o dever ligam-se, agora, com o exerccio profissional. Quais so, ento, os desafios ticos propostos no exerccio de minha profisso? Nas atividades profissionais encontramos, privilegiadamente, oportunidade de

enriquecimento da vida e crescimento pessoal. Estudando e fazendo as coisas de que, de fato, gostamos, buscando, enfim, aprimoramento tcnico e humano, cada um, livre e racionalmente, movido pelo senso do dever, ultimar aes capazes de beneficiar inmeras pessoas. Na vida profissional, concluindo provisoriamente, cada um de ns descobrir oportunidade de imprimir sentido e significado existncia. Sentido e significado imensurveis, intraduzveis em prmios ou conquistas pecunirias, mas, apenas, vividos na gratuidade de ser plenamente pessoa. A normatividade jurdica, tambm, longe de afastar-se da normatividade moral, supe, em grau diferente, a capacidade autnoma de cumprimento da lei. Nas sociedades nas quais a lei positiva , apenas, obedecida pelos fatores coercitivos, de fato, a vida cvica, o exerccio de cidadania ativa e participativa, no acontece. Nessa direo, pensar a obrigatoriedade jurdica na direo do consenso possvel, vivendo-a a partir do mnimo tico conquistado e na autntica compreenso da obrigatoriedade moral , assim pensamos, desafio a todos juristas, legisladores, cidados. Considerando os desafios propostos tica Aplicada, aps reflexo sobre assuntos de tica Geral, a seguir, examinaremos o impacto da vida econmica sobre a existncia moral concreta, pensaremos as questes propostas pela Ecologia profunda e, a seguir, estudaremos a relao entre tica de Princpios com a tica do Cuidado [Atitude]. Os assuntos tratados at aqui, tais quais os estudos de Kohlberg, o conceito de bom, o tema da obrigatoriedade moral, por exemplo, sero explicitados, portanto, nesses temas que sintetizam os desafios contemporneos e que necessitamos, urgentemente, enfrentar.

74

7 A REALIZAO DA MORAL [Acontecimento prxico ou efetivo da Moral]

Toda moral compreende um conjunto de princpios, valores e normas de comportamento. Entretanto, para cumprir suas finalidades ordenando a vida entre os indivduos em determinada sociedade, precisa se efetivar atravs de atos, necessita tornar-se vida pela prxis145. Mas, no que consiste a realizao da moral? Por realizao da moral entendemos
a encarnao dos princpios, valores e normas numa dada sociedade, no s como tarefa individual, mas coletiva, ou seja, no apenas como moralizao do individuo, mas como processo social no qual as diferentes relaes, organizaes e instituies sociais 146 desempenham um papel decisivo .

Nessa direo, procuraremos investigar como ocorre a moralizao do indivduo, examinaremos a relao entre carter, valores e sociedade; dedicaremos nossa ateno ao estudo da relao entre estruturas scio-econmicas e a vida moral; examinaremos como o carter social [mentalidade] vigente em determinada sociedade pode afetar a vida de seus membros.

7.1 Vida econmica e realizao da moral

As relaes de produo, ou seja, o modo como acontece a produo e diviso das riquezas, condiciona a vida moral dos indivduos. A vida econmica, inegavelmente, influencia a vida das pessoas. De que maneira o homem afetado pelo seu trabalho? Por que trabalha? Como o fruto do trabalho, socialmente produzido [a riqueza], distribudo? Qual o significado do trabalho? Pelo trabalho, atividade individual e social, ao transformar a natureza alheia, o ser humano edifica a si mesmo, enquanto individuo e espcie. A especializao exagerada, entrementes, o uso das mais diversas tecnologias tm, gradativamente, tornado o processo do trabalho algo impessoal e enfadonho. As tecnologias da informao, especialmente, ao acelerarem os processos produtivos, alternaram nossa percepo do tempo. Somos, progressivamente, solicitados a novas rotinas e, dominados pelo tempo do relgio, realizamos nmero sem fim de tarefas. Paradoxalmente, ao final do dia, semana ou ms, descobrimos que falta tempo para ns mesmos. A revoluo industrial, tendo prometido felicidade para maior nmero de pessoas atravs do consumo cedeu lugar revoluo da informtica. Esta, ao possibilitar controle eficiente e crescente das nossas vidas produtivas, pela multiplicao de tarefas e responsabilidades, acentua-nos a alienao, pois nossas vidas [virtualizadas] j no se do conta da existncia. -nos exigido responder, com urgncia, aos

145 146

Cf. VZQUEZ, 2002 (a realizao da moral), p. 209. Ibidem, p.209.

75

imperativos tcnicos de um mundo em aceleradas transformaes. Nesse contexto, quem, de fato, somos? Quais so os desejos profundos que cultivamos? Por que executamos tantas tarefas e tantos papis sociais? Como nos relacionamos com o mundo e com as outras pessoas? A par do quadro descrito, sociologicamente explicitado, o nmero de excludos da vida econmica, do acesso aos direitos bsicos dado que no podemos deixar de perceber. O fenmeno da alienao, portanto, diante do quadro brevemente exposto, vem se acentuando. Os processos econmicos, nas sociedades ps-industriais, tm salientado o carter alienante do existir humano. Existir alienadamente perceber a vida pessoal desconstituda em contedo e significado, seja nos processos de trabalho, seja no acesso aos resultados da atividade laboral, seja nas relaes interpessoais. Admitimos que, em todas as sociedades e, mesmo na vida humana, persistam diferentes graus de alienao. Entrementes, quando a alienao [resultado das relaes econmicas] acaba por anular o gosto pela vida, reduzindo a existncia humana ao cumprimento burocrtico e impessoal de atividades enfadonhas, impedindo a constituio de relaes ticas e estticas promotoras de nossa comum humanidade, preciso parar e pensar, revisar conceitos e prticas. Vzquez sentencia que os problemas morais da vida econmica
surgem necessariamente quando se transforma seu sujeito como produtor, consumidor e suporte de produo num simples homem econmico, isto , numa simples pea de um mecanismo ou de um sistema econmico, deixando de lado por completo as conseqncias que para ele como ser humano concreto traz o seu modo de integrar-se no prprio sistema. Somente reduzindo o ser humano ao econmico ou fazendo o homem depender da economia como pretendiam os economistas clssicos ingleses a vida econmica deixa de ter implicaes morais. Mas essa excluso dos problemas morais do mbito da vida econmica no possvel pela simples razo de que, na realidade, no existe tal homem econmico; esse somente uma abstrao, porque no pode ser isolado do homem concreto, real. Por conseguinte, o modo como o operrio trabalha, o uso da mquina e a tcnica e o tipo de relaes sociais em que se efetuam a produo e o 147 consumo no podem deixar de ter conseqncias para ele como homem real .

O homem o agente da economia enquanto criador, produtor, gerador de riquezas e no seu passivo resultado. Nessa perspectiva, a objetificao da vida humana, a reduo do humano ao econmico, insustentvel. As relaes econmicas [relaes de produo], ao promoverem o ser humano ou, reduzindo-o a objeto, precisam ser analisadas eticamente, pois apresentam dimenso moral inerente. Eticamente preciso superar concepo antropolgica e moral redutora do homem a agente econmico e mero consumidor148.
147 148

VZQUEZ, 2002 (a realizao da moral), p. 219. O denominado homem econmico, de fato, no existe. H um ser humano multifacetado que, ser criativo, atravs do trabalho, busca responder s diversas necessidades: materiais e espirituais. O ser humano, agente econmico, tambm ser poltico, tico, esttico, etc. As mltiplas dimenses do homem, em sua complexidade, esto presentes nas inmeras manifestaes culturais. A expresso homem econmico denuncia, portanto, compreenso reducionista do humano. Essa concepo ou viso distorcida e reducionista, entretanto, acriticamente assumida, seja no cotidiano, seja teoricamente. preciso, ento, ultrapass-la terica e praxicamente.

76

7.2 Trabalho humano, moral e consumo

Admitida a importncia da economia na vida das pessoas e das sociedades, verificamos, no homem concreto, o agente das relaes econmicas. No obstante, nas sociedades mercantis, o trabalho humano no percebido como fonte de realizao pessoal, de expresso de nossa comum humanidade, de cuidado e edificao do mundo. Do exposto, conclumos, o trabalho [alienado] tarefa montona, no criativa e repetitiva. Por que trabalhos? Para garantir nossa capacidade de comprar. O sacrifcio dirio devotado ao trabalho, ento, encontra recompensa no consumo. Trabalhamos, fundamentalmente, para consumir. Se, para Vzquez149, o homem deve trabalhar para ser verdadeiramente homem, nas sociedades marcadamente mercantis, devemos trabalhar para consumir. Em todo caso, a alienao no processo do trabalho se prolonga na alienao do consumo: todos que consomem seriam, hipoteticamente, felizes. Foi Erich Fromm quem diferenciou o ter existencial do ter caracteriolgico150. Ter para existir ou existir para ter? Nosso carter formado pelas experincias que nos constituem. Nas sociedades industriais, no limiar do surgimento da religio ciberntica, Fromm diferenciava comportamentos de consumo saudveis dos comportamentos patolgicos. preciso comprar coisas e consumi-las para viver e no viver, apenas, para ter coisas. A primeira atitude, Fromm designa por ter existencial; a segunda, patolgica, nomeia ter caracteriolgico. Quem vive para ter coisas151, alienado, existe fora de si, no encontrando significado autntico ao existir, sendo incapaz de criatividade e, conseqentemente, privado de relaes positivas com o mundo e outras pessoas; v sua vida espiritual impedida ou empobrecida. O homem econmico, assim, no apenas o produtor, mas o consumidor sujeito a nova e particular forma de alienao. Esse homem consumidor tem necessidades que no so propriamente as suas, e os produtos que compra no so, verdadeiramente, queridos por ele. O homem consumidor, condicionado, trabalha [?] para adquirir coisas que, de fato, no precisa, esquecendo-se de si e de relaes amplas com o mundo e com as outras pessoas. Acreditando que a felicidade se encontra em consumir, o homem consumidor buscar seu espao no mercado, competindo e procurando derrotar seus possveis concorrentes, pois precisa garantir seu status quo para continuar consumindo. Nesse processo, ter tantas personalidades quantas forem exigidas, mercantilizando a si mesmo, procurando agradar queles que podem manter seu padro de consumo. Existir para consumir, olvidando a vocao humana em ser. Os reflexos, na moral, da ideologia do homem consumidor so bastante evidentes, pois confundimos

149 150

Cf. VZQUEZ, 2002 (a realizao da moral), p. 220. Cf. FROMM, Erich. Ter ou ser. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 151 Ou seja: Para perpetuar o ciclo de comprar, possuir e consumir coisas [mercadorias].

77

individualidade com individualismo, competio moderada com a violenta, satisfao de necessidades com egosta busca de satisfao de veleidades [suprfluos]. Incapazes, muitas vezes, de buscar a adequada medida em nossas vidas, justificamos quaisquer meios para satisfao dos fins desejados. Inabilitados em lidar com a frustrao, acabamos por no desenvolver a resilincia, essa capacidade de positivar e integrar os aspectos negativos da vida, positivando-os.

7.3 Avaliao tica dos reflexos da moral do homem econmico [ou consumidor] na vida concreta

Vivemos numa sociedade violenta e excludente, incapaz de lidar com as suas deficincias e, paradoxalmente, acreditamos viver no pice da historia humana. O exagerado acento mercantil, a crescente transferncia de responsabilidades152, parece, inequivocamente, vigorar sem contestao. O dito, cada um por si e todos contra todos, estaria, efetivamente, vigorando? Na vida poltica profissional, confundimos a coisa pblica com nossos interesses privados; na vida econmica privada, nem sempre recordamos que sobre toda propriedade privada pesa uma hipoteca social. A res publica, portanto, no pode estar submetida interesses privatistas e corporativistas, bem como iniciativa privada assegurado indispensvel papel na tessitura do bem comum. Os meios de comunicao social, enquanto concesso pblica [ou social] ao privado no podem, pura e simplesmente, reproduzir as ideologias dominantes: diminuidoras da dignidade das pessoas, reduzidas a consumidores, destitudas de capacidade crtica. Mais que informar ou divertir, as mdias necessitam assumir compromisso com a formao de um pas multicultural e integrado, no qual, cada pessoa possa assumir as conseqncias de suas aes considerando o respeito aos outros153. A famlia, num mundo globalizado e fragmentado, no pode esquecer o compromisso com a totalidade de seus membros. famlia, transformada pela gradativa superao do modelo polinuclear por outras formas de organizao, cumpre a intransfervel tarefa de formao bsica, abrigo e cuidado. Assumir laos familiares slidos, cultiv-los e situ-los na direo da construo de uma cultura da paz, eis desafio intransfervel. Encontrando abrigo e carinho, somos capazes de cuidar, nos habilitamos ao cuidado atitude fundadora do humano.
152

A transferncia de responsabilidades implica na perpetuao de comportamentos de matiz egosta. Parece vigorar em nossos dias uma espcie de des-responsabilizao generalizada. Em verdade, antes de transferir responsabilidades, cada pessoa deveria indagar: o que compete e o que posso fazer aqui e agora no lugar que ocupo no tecido social? Da a mxima: pensar globalmente e agir localmente. 153 No cabe, pensamos, quando destacamos a tarefa educativa das diversas mdias [no campo da indstria das informaes e do lazer], propor tutela ou censura sobre os meios de comunicao social. A censura to nociva quanto a cega submisso, das empresas de comunicao social, aos interesses do mercado. Acreditamos, entretanto, que os diversos veculos da indstria cultural podem encontrar e propor critrios para o seu desempenho e, decorrente insero na construo de um pas mais solidrio e responsvel.

78

Ao sistema educativo, em todas as suas esferas, no obstante os parcos recursos investidos, a valorizao insuficiente dos seus agentes, reservada a tarefa de preparao das geraes presentes e futuras aos desafios de uma sociedade em permanente transformao. Entretanto, os educadores, cientes de que conhecimento muito mais que informao, sabedores de sua inequvoca contribuio edificao de uma cultura da paz, percebem que os processos educativos no podem reduzir-se a atender s demandas do mercado. Educar para a vida ou educar para o mercado? Se optarmos em assumir compromisso com educao voltada totalidade da existncia, poderamos indagar: no que consiste educar para a vida? J vislumbramos um primeiro ensaio de resposta. Educar para a vida implica em responsabilizao, em compromisso com uma cultura da paz, em superao de vises reducionistas que diminuem a pessoa, suas capacidades e perspectivas. Transportada, integralmente, a viso do homem mercantil ou econmico vida do Estado, da famlia, da escola veremos impossibilitada a vida humana. Quando, por exemplo, na famlia predomina a competio e ocorrem relaes de interesse exclusivamente econmico, sua existncia v-se impedida e diminuda. O mesmo vale para a vida na escola, na universidade, nas relaes comunitrias, no interior do Estado. Interesses legtima e publicamente compartilhveis , num ambiente mercantil regulado, so eticamente aceitveis. Mas, no o que, cotidianamente,

percebemos. importante perguntar: possvel educao para vida tico-moral sempre mais autntica, responsvel, acolhedora e promotora do outro? Em que isso consistiria?

7.4 Educao da Pessoa tarefa tica

Que pessoa? Segundo Toms de Aquino, pessoa uma substncia [ser que existe em si mesmo], dotada de intelecto e vontade, capaz de conhecer e querer, capaz de realizar a si mesma atravs de seus atos. Enquanto seres temporais, donos de nossos atos, eles nos formam. J Aristteles anunciava: o anthropos um animal racional e poltico, portador de uma faculdade denominada prudncia [ou sabedoria prtica], capaz de decidir, em cada situao, pela justa medida. Essa justa medida no se encontraria nem no excesso, tampouco na falta, mas no justo meio, deliberado em cada circunstncia. Aristteles e Toms de Aquino nos falam da importncia do hbito: repetio espontnea de aes segundo a justa medida, incorporadoras, ao carter, dessa disposio vida moderada e excelente. Se nossos atos nos formam, interessante destacar, nosso carter ser excelente ou vicioso em consonncia com a justa medida realizada ou no em cada ato. Em conseqncia, nos tornamos justos, temperantes, prudentes, solidrios, amigos, estudiosos, capazes de respeitar as outras pessoas, porque repetimos, cotidianamente, aes em harmonia com essas disposies do carter. A formao do carter, enquanto disposio justa medida, supe, para esses pensadores, disciplina e prxis.

79

Atravs de Kohlberg, percorremos os estgios que conduzem da heteronomia autonomia. Autnomo, propriamente, a pessoa capaz de decidir-se pela realizao do princpio em sua universalidade, sendo capaz de pr-se no lugar do outro. Autnomo aquele que cumpre a norma por deciso prpria, realizando a justia na direo da partilha racional de direitos e deveres. preciso perguntar: at que ponto nos educamos, e oportunizamos em nossas famlias e escolas, vivncias na direo da autonomia. Respeitamos os diversos processos nos quais as pessoas esto envolvidas? Estimulamos o exerccio da autonomia? A descoberta e realizao de valores? Educarmo-nos cultura da paz, transitando da sociedade de informaes sociedade do conhecimento, no implica no estimulo autonomia moral? O tema da autonomia moral nos encaminha reflexo sobre a responsabilidade. A reflexo sobre a responsabilidade supe considerao sobre o cuidado. Responsvel no , apenas, aquele que capaz de assumir as conseqncias de suas aes. Responsvel , tambm, quem se empenha em promover sua existncia na considerao da comum pertena ao mundo. Martin Heidegger nos lembra: o homem um ser-a-no-mundo [Dasein]154. O ser-a, aberto ao mundo, precisa cultiv-lo, torn-lo habitvel. Porque no aberto do mundo, tendo que destinar-se [realizar sua existncia], o Dasein precisa cuidar. Cuidar implica em preocupar-se: construir abrigos, cultivar os campos, etc. Cuidar implica em solicitude: ser-com-os-outros-no-mundo. Cuidar , pois, cultivar-com, tornando o mundo nossa casa planetria. Acontece que, nos tempos da onipresena da tcnica, olvidamos o cuidado, renunciamos responsabilidade para com o mundo: o Dasein no mais se destina, no mais se responsabiliza, pois transferiu tcnica essa tarefa. Em conseqncia, vive inautenticamente. Quais pistas Heidegger nos oferece para entender e agir no mundo da tcnica? Se no podemos viver sem a tcnica e, ao mesmo tempo, ela impeditiva do humano? Martin Heidegger recomenda: preciso afastar-se do crculo da tcnica, dessa relao de progresso e regresso. Saindo da rbita da tcnica, descobriremos que se, o poder da tcnica superior s capacidades do Dasein em domin-la, de outro, solicita o seu trabalho e empenho. Nessa solicitao estaria escondida a possibilidade da recuperao do cuidado. Mas, como lidar com os artefatos tecnolgicos? Quando deles precisamos, devemos, ento, us-los. No que consiste, enfim, o uso adequado dos utenslios tcnicos? Consiste no uso prudente. Us-los sem que nos dominem. Us-los serenamente155.

154

Retornaremos a Martin Heidegger e ao tema do Cuidado [Sorge, em alemo], quando refletirmos sobre tica e meio ambiente, tica e tcnica moderna [como lidar com os utenslios tecnolgicos sem que esses nos dominem?]. 155 Ver, nesse sentido, os anexos 04 [O Dasein e a Tcnica Moderna] e 05 [Serenidade].

80

Nosso ponto de partida

A vida moral, em sua dimenso autntica, exerccio de liberdade. Liberdade que encontra seu contedo no cuidado, essa atitude fundamental do ser humano. Cuidar, pois, ser responsvel. Uma pedagogia do cuidado nos encaminhar cultura da paz, na qual, no obstante possveis resqucios de alienao, entretanto, privilegiar o respeito. Entretanto, somente nos tornaremos aptos ao cuidado atravs do exerccio cotidiano da ateno, promoo e considerao ao outro. Ao mesmo tempo, somente poder cuidar dos outros, quem cultivar a si mesmo. Visar vida boa com os outros em instituies justas supe prxis cotidiana e empenho em traduzir a responsabilidade em atitudes. Assim, mesmo que condicionados por estruturas de alienao, ainda somos capazes de, ao transformar a ns mesmos, contribuir para a transformao do mundo. O cultivo de si, na direo do outro e na perspectiva da habitabilidade do mundo , pois, tarefa tica intransfervel.

81

8 tica Ambiental: Breve Introduo Ecologia Profunda.

O ser humano pertence ao planeta que o abriga, em conseqncia, precisa cuid-lo, cultivlo, torn-lo habitvel. Entretanto, os acelerados processos cientfico-tecnolgicos, a globalizao econmica, a objetificao da vida propiciaram desencontro entre a humanidade e a casa que a abriga. Pensar ecologicamente, implica, assim, em re-ver conceitos e prticas, assumindo, concretamente, compromissos na direo da preservao e cuidado do mundo que nos acolhe. Pretendemos, brevemente, refletir sobre a situao descrita, na tentativa de re-ligar tica e ecologia, homem e Terra.

8.1 Crise oportunidade de reviso de conceitos e prticas

A civilizao, baseada no uso irracional dos combustveis fsseis e sustentada pelo consumo predatrio, pensamos, ultrapassou os limites de sua possibilidade156. A globalizao econmica, os processos de mundializao e uniformizao cultural, as desigualdades entre pobres e ricos157, a crescente violncia em escala global, a morte de ecossistemas pela ftil explorao mercantil de suas riquezas, o consumismo predatrio, a crise climtica so sinais de que vivemos um momento de singular importncia. Pela primeira vez, os problemas so autenticamente, globais. A crise que vivemos questiona, radicalmente, nossos conceitos, valores e atitudes. preciso mudar!

156

Capra (FRITJOF. O Ponto de Mutao. So Paulo: Cultrix. 1997. p.19) afirma: As ltimas dcadas de nosso sculo vm registrando um estado de profunda crise mundial. uma crise complexa, multidimensional, cujas facetas afetam todos os aspectos de nossa vida a sade e o modo de vida, a qualidade do meio ambiente e as relaes sociais, da economia, tecnologia e poltica. uma crise de dimenses intelectuais, morais e espirituais; uma crise de escala e premncia sem precedentes em toda a histria da humanidade. Pela primeira vez, temos que nos defrontar com a real ameaa da extino da raa humana e de toda a vida no planeta. 157 As desigualdades econmicas [no interior das naes e nas relaes entre pases centrais e perifricos] continuam acentuando o hiato entre aqueles que tm acesso aos bens de consumo indispensveis sobrevivncia [alimento, gua potvel, remdios, escola, trabalho e lazer] e aqueles que esto abaixo do nvel de pobreza. A mundializao, entendida como uniformizao cultural, acrescentamos, des-territorializa culturalmente, tanto os consumidores da cultura de massa, quanto os emigrantes que saem de seus pases em busca de existncia digna. So questes importantes que merecem nossa ateno.

82

8.2 Crise de percepo

Os sinais enunciados, denunciadores de indita crise global, tambm resultam do modo como percebemos e concebemos o mundo. Fomos treinados para pensar analiticamente, supondo que o todo conseqncia, to-somente, da simples soma de suas partes158. Desconsiderando a relao originria homem-mundo, observamos os entes naturais como mquinas [montveis e desmontveis], passveis, apenas, de descrio emprico-matemtica. O triunfo da viso cartesiananewtoniana159, baseada no modelo dos slidos, permitiu conceber que todas as coisas estranhas mente eram, apenas, coisas extensas capazes de mensurao. Tudo se encontra, todavia, intrincada e complexamente interligado. Vejamos uma floresta. Poderamos percorrer, por exemplo, os trechos de mata Atlntica existentes nos contrafortes da Serra do Nordeste do RS. Que tal visitarmos a localidade de Barra do Ouro? L chegando, percorramos seus rios, cachoeiras e matas. Permaneamos junto da margem do rio observando o movimento das guas, dos galhos das rvores a balancear pelo impulso do vento, dos pssaros e insetos. Verificaremos que tudo est interligado. As razes das rvores abrigam seres microscpicos, em processo de mtua dependncia. Na superfcie do solo, mirades de seres efetuam trocas vitais. No alto das rvores, pssaros, bugios, rpteis e insetos vivem, procriam e embelezam a paisagem. As rvores protegem as margens dos rios pedregosos de Barra do Ouro e suas nascentes. Os rios fornecem, generosamente, gua. Mamferos, aves, rpteis, insetos, plantas e micro-organismos dependem dessa gua gratuitamente doada. A descrio, de relativo teor potico, mostra a interconexo de todos os habitantes da Mata. Ocorre uma copertena e intensa colaborao.

158

Capra (FRITJOF. A Teia da Vida. So Paulo: Cultrix, 1998. p. 23) declara: Quanto mais estudamos os principais problemas de nossa poca, mais somos levados a perceber que eles no podem ser entendidos isoladamente. So problemas sistmicos, o que significa dizer que esto interligados e so interdependentes. [...] Em ltima anlise, esses problemas precisam ser vistos, exatamente, como diferentes facetas de uma nica crise, que , em grande medida, uma crise de percepo. Ela deriva do fato de que a maioria de ns, e em especial nossas grandes instituies sociais, concordam com uma viso de mundo obsoletas, uma percepo da realidade inadequada para lidarmos com nosso mundo superpovoado e globalmente interligado. A crise ambiental que presenciamos, alm de repousar em prtica s inadequadas, sustentar-se em estruturas econmicas e sociais frgeis, encontra nos conceitos pelos quais formamos a imagem do mundo e lidamos com nossos problemas fator que precisa ser levado em conta. Pelos conceitos que aceitamos acriticamente, de fato, aceitamos comportamentos, justificamos prticas, legitimamos agresses vida humana e vida em geral. O que deve mudar primeiro? As estruturas sociais, econmicas e poltica precisam mudar, concomitantemente, com a mentalidade. urgente, pois, uma revoluo conceitual que possibilite perceber, conceber e agir na direo de um mundo habitvel. 159 Para Descartes, a mente [coisa pensante] capaz de descrever [medindo] as coisas extensas [dotadas de largura, altura, profundidade e peso], segundo regularidades matemticas. Essa concepo permitiu o avano das cincias experimentais, mas desconsiderou a relao homem-mundo. A relao sujeito-objeto, pressuposta no modelo cartesiano, desconhece que a insero do homem no mundo anterior ao acontecimento das cincias experimentais. Antes de as examinar em laboratrio, para exemplificar, as coisas existem e tm significado para a vida de cada pessoa. O que mundo [esse a priori concreto]? O mundo a totalidade prvia de sentido que acolhe cada ser humano, sendo constitudo pela linguagem. O existir originrio no acontece, assim, no espao geomtrico de Descartes [representao], mas no espao existencial. Ora, se a cincia necessria, entretanto, ela parte de nossa incluso no mundo. O engano de Descartes foi conceber que a relao mente-objeto anterior situao homem-mundo. Fritjof Capra em A concepo mecanicista da vida ( In: O Ponto de Mutao, 1997, p.95-115) possibilita verificarmos o impacto da viso mecanicista sobre nossas vidas.

83

Para o pensamento integrativo e sistmico, a par do exemplo, o todo no a simples soma das partes que o compem, mas, o resultado dinmico, vivo, criativo e interdependente das partes que o constituem160. Na parte est o todo e no todo est a parte. O processo analtico cartesiano, enquanto estratgia descritiva, parcialmente vlido. Contudo, preciso superar a viso analtica na direo de compreenso integrativa, sistmica e complexa da vida e dos problemas humanos161. Os seres vivos, igualmente, no so mquinas, pois as mquinas so artificiais, montveis e desmontveis. Os seres vivos nascem, se desenvolvem, se adaptam criativamente, se reproduzem, vivem e morrem. Os seres vivos sentem e se adaptam criativa e cooperativamente ao espao vital que os acolhe. O modelo mquina, portanto, insuficiente para entender os fenmenos que acontecem no espao da vida no planeta que habitamos. A crise ambiental, portanto, resulta de nossa incapacidade de perceber os fenmenos integrativamente e de, reativamente, justificar prticas predatrias atravs de conceitos equivocados. Pensar integrativamente supe re-ligar as diversa dimenses da vida humana, propondo, sistemicamente, os problemas que nos afetam. Como pensar as questes econmicas, ambientais, sociais, ecolgicas e ticas? Separadamente? Ou Integrativamente? Eis um desafio e tanto, pois estamos condicionados a trabalhar com reas e questes estanques e despreparados a pensar complexamente162. A Terra, ser vivo ao qual pertencemos, todavia, a cada instante nos convida a reaprender a ver, escutar, pensar, agir e ser. Razo e sensibilidade profunda, nesse sentido, necessitam ser ativadas desde a totalidade do humano na perspectiva do reencontro da posio e compromisso do homem no mundo.

8.3 Ecologia profunda

importante distinguir a ecologia rasa da Ecologia profunda. O filsofo noruegus Arne Naess, nos anos 70, realizou tal diferenciao, hoje, majoritariamente aceita163. Os seres humanos,

160

Para Capra (1998, p.46) segundo a perspectiva sistmica, o primeiro critrio, e o mais geral, a mudana das partes para o todo. Os sistemas vivos so partes integradas cujas propriedades no podem ser reduzidas s partes menores. Suas propriedades essenciais ou sistmicas so propriedades do todo, que nenhuma das partes possui. Elas surgem das relaes de organizao das partes isto , de uma configurao de relaes ordenadas que caracterstica dessa determinada classe de organismos ou sistemas. As propriedades sistmicas so destrudas quando um sistema dissecado em elementos isolados. Com efeito, isolar as partes do todo, dissecando -as [objetivando-as e isolando-as] resulta em compreenso insuficiente, reducionista e artificial. Sobretudo, quando, aps dissecao do todo, tendo examinado artificialmente seus constituintes, o remontamos desconsiderando as complexas e ricas relaes efetuadas pelas partes na totalidade que formam. 161 Cf. A concepo sistmica da vida em CAPRA (1997, p.259-298). 162 Sugerimos leitura de O paradigma complexo (In: MORIN, Edgar. Introduo ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007. p.57-93). No referido captulo Edgar Morin descreve a complexidade e os paradigmas concernentes mtuaimplicao que envolve todos os processos humanos e csmicos. 163 Cf. CAPRA, 1998, p.25-26.

84

para a ecologia rasa, esto situados acima e fora do cosmo, so o critrio e origem de todos os valores. Os entes naturais possuem, to-somente, valor instrumental. O ser humano, segundo a Ecologia profunda, entrementes, parte integrante do cosmo. O mundo, na viso ecolgica profunda, no um mero agregado de coisas, mas rede de fenmenos interdependentes que se encontram, fundamentalmente, interconectados. A Ecologia profunda reconhece o valor intrnseco de todos os seres vivos e concebe os seres humanos apenas como um fio particular da Teia da vida164. A Ecologia profunda, segundo Ness, implica em realizar perguntas profundas relativas s questes complexas que nos envolvem165. Supe realizao de autntica revoluo espiritual pela afirmao da dignidade intrnseca de todos os seres vivos, atravs da ativao de percepo interconexa dos fenmenos planetrios e, sobretudo, na efetivao de mudanas conceituais e comportamentais. Nos dias presentes, a compreenso ecolgica-profunda das questes humanas e planetrias revela-se desafio incontornvel. Verificamos crescente apropriao mercantil [instrumental] da causa e afirmaes do movimento ecolgico. Se o marketing verde vende, entretanto, suas aes cosmticas ocultam as razes profundas da crise ambiental, estimulam o consumo predatrio, perpetuando viso ecolgica rasa e superficial. Pensar, segundo as reivindicaes da Ecologia profunda, desafiador, pois, supe, salientamos, mudanas mentais, culturais e prxicas. Tais solicitaes, entretanto, nos mbitos cientifico, filosfico, social, econmico, tico e espiritual nunca foram to urgentes e necessrias. Agentes ticos, necessitamos ultrapassar a superficialidade, precisamos ingressar num novo estgio de responsabilidade compartilhada. urgente mudar! 8.4 O Princpio Gaya166

A percepo ecolgica profunda, j dizamos, implica em mudanas perceptivas, conceituais e prxicas. Procuraremos, brevemente, enunci-las. Para tanto, partiremos da compreenso de que a Terra um ser vivo. Os antigos e medievais, as culturas primais sentiam-se parte integrante do cosmo, compreendido em sua sacralidade inviolvel. Essa viso-compreenso foi desconstituda pelo movimento da cincia cartesiana, na nsia frentica da dominao, explorao e mercantilizao dos recursos planetrios. Capra, ao descrever as vivncias dos astronautas que, pela primeira vez, viram

164 165

Cf. CAPRA, 1998, p.26. Ibidem, p. 26. 166 Gaya o nome pelo qual os antigos gregos denominavam a Terra, compreendida como um ser vivente.

85

e fotografaram a Terra do espao, destaca as mudanas psicolgicas, comportamentais e espirituais experimentadas por esses pioneiros167. A Terra, nossa casa comum, pela qual viajamos no universo, um ser vivo constituda por complexas e complementares relaes. Nela, o orgnico e o inorgnico, finamente, se interligam. Nela, a vida - esse mistrio inexplicvel - acontece. A Terra nossa casa, nossa me, nossa possibilidade. Somos, junto com todas as manifestaes da vida, a Terra que nos acolhe e possibilita. A Terra nosso mundo: somos nela-com. Na compartilhada casa planetria acontece a Teia da vida da qual, mais do que espectadores passivos, somos ativos integrantes.

8.4 Implicaes do Princpio Gaya

Quais so as implicaes originadas da compreenso de que a Terra o lcus da teia da vida da qual participamos? Seguem algumas afirmaes originadas do Princpio Gaya.

8.4.1 Nossos companheiros: animais e plantas

Admitir o Princpio Gaya implica em compreender a vida em processo e rede. Ora, a defesa da biodiversidade cultural, animal e vegetal resulta, em novo modo de pensar e ser. Qual o valor que, de fato, atribuo s culturas que povoam nosso planeta? Qual o valor que, efetivamente, concedo vida em todas suas manifestaes e aspectos? Respeito, efetivamente, os outros seres humanos, os animais e os vegetais? Protejo as guas? Questiono o consumismo predatrio? Valorizo as culturas primais ou originrias? Sou capaz de visualizar, antecipadamente, um novo mundo empenhando minhas capacidades na direo de sua viabilidade e sustentabilidade? Nos dias de uniformizao cultural, depredao de nichos ambientais, preciso, portanto, cotidianamente, reafirmar o valor da diversidade cultural e biolgica, pois, tal diversidade perpetua, enriquece e fortalece a vida planetria. A defesa das florestas, dos animais, das guas continentais e dos oceanos prtica que necessita ser implementada atravs da mudana de conceitos e hbitos. E como isso difcil! Como superar, ento, a viso adocicada e assptica do ecologismo raso e implementar prticas do ecologismo profundo? Cada um de ns convidado a pensar sobre esse assunto.
167

Segundo Capra (1997, p.277) A percepo consciente da Terra como algo vivo, que desempenhou um papel importante em nosso passado cultural, foi dramaticamente revivido quando os astronautas puderam, pela primeira vez na histria humana, ver nosso planeta a partir do espao exterior. A viso que eles tiveram de um planeta em toda a sua refulgente beleza um globo azul e branco flutuando na profunda escurido do espao impressionou-os e comoveu-os profundamente; como muitos deles tm declarado desde ento, foi uma imensa experincia espiritual que mudou para sempre suas relaes com a Terra. As magnficas fotos que esses astronautas trouxeram, ao voltar, tornaram-se um novo e poderoso smbolo para o movimento ecolgico e podem muito bem ser o resultado mais significativo de todo o programa espacial.

86

Ecologistas profundos, diante da inusitada crise de nossos dias, inclusive, propugnam, para alm da sustentabilidade, o desenvolvimento estacionrio. O que isso quer dizer? Como repensar, ento, os processos econmicos e as relaes de trabalho? Inevitavelmente, em razo da crise ambiental, a Ecologia profunda questiona nossos conceitos, hbitos, argumentos, prticas. No deveramos temer esses questionamentos, mas enfrent-los com coragem, viso, razo, afetividade e efetividade. Reaprender a ser, educarmo-nos na direo da sustentabilidade, da valorizao da vida humana e planetria, da integratividade implica em transformaes para que o futuro possa acontecer. O fim do futuro ou um futuro vivel, em suma, depende de cada um de ns e de todos. Pensemos, pois, globalmente, mas, sobretudo, atuemos local e cotidianamente, se, efetivamente, nos sentirmos responsveis pela continuidade da vida humana na comum casa planetria, compartilhada com tantas belas e ricas formas de vida.

8.5 Francisco de Assis, guardio da criao!

O cantor do Evangelho, homem integrado, testemunha nos dias da onipresena onipotente da tcnica caminhos reconciliao de cada pessoa e de todos humanos com a criao. Francisco que, no crepsculo de sua vida terrena cantou a beleza e dignidade do mundo ao proclamar: louvado sejas meu senhor, com todas as tuas criaturas, sentia-se parte da comum casa planetria168. Nos retiros escolhido pelo eleito do Senhor, aprendemos a rezar com a criao, pois o cosmo criado a grande revelao de um Deus amoroso. Sabia escutar no canto dos pssaros, no vento, nas estaes do ano, nas circunstncias da existncia, a palavra viva de Deus. Nos escritos do primeiro sculo franciscano, encontramos inmeras histrias da relao do pobrezinho com as criaturas, indicando zelo, devoo e dedicao a todos os seres vivos. No uso pobre dos bens, sobretudo, verificamos expresso prxica de sua devoo a Deus pela escuta e defesa do cosmo criado. Reaprender com Francisco a louvar as criaturas , tambm, pensamos, reeducarmo-nos na direo do consumo responsvel. O uso pobre dos bens respeita profundamente nossa casa planetria da qual, como Francisco testemunhou, somos parte integrante. A responsabilidade para com os destinos do planeta nos encaminha reflexo sobre o sentido do uso pobre dos bens, num ambiente devastado pelo desejo inconsequente de posse, num tempo caracterizado pelo consumo irracional e num mundo despovoado de significados. Os filhos e filhas espirituais de Francisco e todos os homens e mulheres de boa vontade, tal qual testemunhou o menor irmo de todas as criaturas, so convidados, pelo exerccio do uso pobre dos bens, a indicarem novo modo de ser-a-no-mundo. Modo de ser-a-no-mundo penetrado pelo sentido de
168

Cf. Francisco de Assis. Cntico do Irmo Sol. In: Escritos e Biografia de So Francisco de Assis. Crnicas e outros testemunhos do primeiro sculo franciscano. Petrpolis: Vozes, 1988.

87

pertena criao, pleno de beleza e sentido, inspirador da nossa comum responsabilidade pelo destino da comum casa planetria.

Para Refletir: Cuidado e Responsabilidade Planetria

Existe um paradigma - racional e interculturalmente - compartilhvel? Apto em propor e fundamentar o mnimo tico? Pensamos que sim. Tal paradigma, destacando nossa comum pertena Teia da vida, pode ser nomeado por responsabilidade planetria. A responsabilidade planetria, acreditamos, expressa atravs do cuidado. O que significa cuidar? Cuidar implica, constatada a fragilidade do ser humano ser finito e interdependente em tornar o mundo habitvel, cultivando-o. O cuidado, atitude realizadora da responsabilidade planetria, no acrscimo ao existir, mas modo autntico do sera-nomundo [Dasein]. Nessa perspectiva, importante ultimar transformaes na existncia. Estamos, realmente, dispostos a repensar nosso estilo de vida na direo do cuidado? Desejamos, efetivamente, recuperar nossa capacidade de destinao? Ou continuaremos transferindo Tcnica moderna e ao estado tecno-burocrtico essa tarefa indelegvel? No que consiste, ento, o uso sereno dos

utenslios tcnicos? No que implica assumir responsavelmente a tarefa de constituio da vida? Por que no devemos transferir responsabilidades? O que devo e posso fazer em funo de vida plena e na considerao do outro? A responsabilidade planetria e sua efetivao pelo cuidado, enfim, convocam tarefa do pensamento, pois, o que diferencia o ser humano de seus companheiros animais, essa aptido liberdade, essa capacidade de responsabilidade. O ser humano, esse fio particular na Teia da Vida decididamente responsvel por sua possibilidade de futuro. Na responsabilidade e cuidado, destacamos, atribuio e distino exclusiva do ser humano, identificamos sua posio no cosmo. Ser humanamente , por isso, habitar eticamente o planeta. tica e Ecologia profunda, reivindicam-se mutuamente, na constituio da vida humana atravs da edificao de um mundo habitvel. Pensemos, pois, sobre nossos compromissos, j que somos os guardies da vida na comum casa planetria, tal como nos testemunhou Francisco de Assis, o cantor de Deus e defensor da criao.

88

Texto-Complementar 06

O Dasein e a Tcnica Moderna: O enigma da Sociedade Industrial


169

Procuramos, resumidamente, propor o diagnstico de Heidegger sobre a questo da Tcnica moderna. Realizamos estudo da carta-resposta ao Prof. Dr. Takehiko Kogima, publicada na Revista Begegnung em 1965. Com simplicidade e clareza, Martin Heidegger procura responder a trs questes proposta pelo doutor japons: 1 O que significa europeizao do mundo? 2 O que designa a perda da essncia humana? 3 Onde se revela, ainda, um caminho para a dimenso prpria do homem? O contedo das respostas, alm de convidar, de modo aberto, importante reflexo sobre o sentido da Tcnica moderna, portador de importante significado tico; indicando a comum responsabilidade sobre o destino no planeta que compartilhamos, sinalizando o lugar onde se esconde possibilidade de recuperao do Cuidado [Sorge], esse modo-de-ser do homem no mundo. Diante do enigma da Tcnica somos convidados a operar um distanciamento de sua rbita. O que tal atitude significa? Diante do enigma da tcnica , retornando indagao sobre o sentido da existncia num mundo desconstitudo, 171 interessante meditarmos sobre as respostas de Martin Heidegger s indagaes do professor Kojima . Ao ser inquirido sobre o que significa a europeizao do mundo, Heidegger identifica esse processo com a gradativa ocidentalizao do planeta, caracterizada pela presena operativa da tcnica que, ao descerrar as foras ocultas da natureza, dominando essas energias, transforma todas as coisas em mercadoria. O Filsofo da Floresta Negra, ao ser questionado sobre a perda da essncia do humano, enuncia na impossibilidade de o homem da era da tcnica tornar-se aquilo que, at agora, no pde ser a raiz dessa perda. Assim, o Dasein, desde sua finitude, ao responder ao projeto da tcnica, ao ser interpelado pela tcnica a explorar racionalmente a natureza esse fundo de reserva calculvel e manipulvel esquece de si mesmo, v-se impedido de cuidar. Impedido de cuidar, no pode realizar sua humanidade, tornando-se, tal qual a natureza que manipula, um objeto descartvel. Prosseguindo, onde se revela, ainda, um caminho dimenso prpria do homem? Se o poder da tcnica domina a totalidade do mundo? O poder da interpelao produtora, ou o poder da tcnica, oculta e revela aquilo que prprio e caracterstico do homem. Qual movimento, ento, que precisamos empreender na direo da recuperao da essncia do homem? Heidegger anuncia: necessrio dar um passo atrs. No que consiste esse passo? No significa uma fuga do pensamento para passadas eras, antes de tudo, no significa um renascimento da Filosofia Ocidental. Tampouco significa o regresso em oposio ao progresso avassalador que a tudo cultiva e transforma. O que, ento, significa esse passo para trs? O passo para trs , antes de tudo, um passo para fora da rbita em que acontecem o progresso e o regresso da atividade produtora, da atividade da tcnica. Nesse passo para trs, tornar-se- visvel o poder da tcnica em transformar todas as coisas e ao prprio homem em objeto. De conseqncia, o passo para fora da rbita da tcnica, permite pens-la e, ao pens-la, pensar o lugar do homem nesse processo. Ora, a tcnica solicita o empenho do homem, o uso de sua inteligncia e de suas capacidades. O apelo realizado pela tcnica ao Dasein na direo do cultivo ou explorao tcnica do mundo, atesta, conjuntamente, um dado revelador. Essa solicitao esconde a dimenso do cuidado que, velado, precisa ser redescoberto. O cultivo tcnico do mundo oculta, portanto, a dimenso do cuidado. Na recuperao do cuidado, velado no cultivo tcnico do mundo, se encontra a esperana de tornar, novamente, esse mundo habitvel, compartilhando-o, ento, com todos os seres humanos e com todas as criaturas que o tornam belo e pleno de significados. O Dasein precisa enfrentar o desafio de cultivar o mundo na dimenso do cuidado, na perspectiva da sua habitabilidade. Ento, recuperada a dignidade do mundo, o Dasein poder ser o que at agora no conseguiu: ser ele mesmo, enquanto finito, cuidante e responsvel.
170

169

Cf. HEIDEGGER, Martin. O Enigma da Sociedade Industrial. Trad. Ernildo Stein. In: STEIN, Ernildo. Uma Breve Introduo Filosofia. Iju: Editora Uniju, 2002. p. 193-202. 170 No que consiste o enigma da tcnica moderna? Se a pergunta pela tcnica moderna no encontra satisfatria, isso no significa que devamos desistir de indagar. Qual o sentido da tcnica moderna? A Tcnica moderna, ultrapassando o conceito clssico de tcnica [arte ou fazer com autoridade] o resultado da aliana estabelecida entre o pensamento que calcula e domina [cincia moderna] e a tcnica. Ademais, se no podemos viver sem a Tcnica moderna, ao mesmo tempo, no conseguimos lidar satisfatoriamente com ela. Nisso consiste o enigma da Tcnica moderna: perguntamos por um sentido que, ainda, no compreendemos. Alis, o poder da Tcnica tem-se revelado superior s capacidades do Dasein humano destin-la. Entre o ser-a [homem] e o mundo, a tcnica se ergue como barreira impeditiva do cultivo desse mundo. Se no podemos viver sem a tcnica e no podemos viver com ela, por que, ento, insistir na indagao? Por que essa a tarefa que caracteriza o ser humano: a capacidade de refletir, meditar, indagar pelo sentido das coisas, do mundo, da existncia. Enquanto insistirmos no exerccio do filosofar, ainda seremos humanos. 171 Cf. HEIDEGGER, Martin. O Enigma da Sociedade Industrial. In: STEIN, Ernildo. Uma Breve Introduo Filosofia. Iju: Uniju, 2002. p. 194202.

89

9 O Cuidado modo de ser no mundo: De uma tica de Princpios tica do Cuidado.

Examinaremos, brevemente, as contribuies de Lawrence Kohlberg, Carol Gilligam e Martin Heidegger172, na proposio da teoria do desenvolvimento moral na descoberta da responsabilidade e nas reflexes sobre o cuidado [Sorge], esse modo de ser do Dasein humano. Essas reflexes permitem postular tanto tica pautada em princpios [formal] quanto tica entendida como atitude [cuidado / responsabilidade]. Nas pesquisas em Psicologia, pela demonstrao da existncia dos estgios da moralidade e constatao de tica pautada pelo Cuidado, Kohlberg e Gilligam inovaram. Martin Heidegger, entretanto, o pensador que, pioneiramente, ao realizar descrio analtica da existncia, prope o cuidado como modo de ser do ser humano. Aps analisar, brevemente, as pesquisas dos estudiosos de Harvard, visitaremos, a seguir, o pensamento de Heidegger descrevendo a existncia humana e indicando o significado do Cuidado, essa atitude responsvel do ser-a-no-mundo [Dasein humano]. Investigando a Tcnica moderna, explicitaremos porque a Tcnica barreira entre o Dasein e o mundo, inibindo, consequentemente, um existir autntico e cuidante. Sinalizaremos, enfim, um modo prudente de lidar com os utenslios tcnicos, indicando o significado intencional do Cuidado. Em Francisco e Clara desvelaremos o Cuidado em ao, pela necessria unidade e interao entre racionalidade e sensibilidade por eles testemunhada.

9.1 A teoria dos estgios do desenvolvimento moral de Kohlberg e a descoberta de Gilligam Lawrence Kohlberg (1927-1987), psiclogo e pedagogo americano173 ampliou as pesquisas de Piaget atravs de investigaes latitudinais e longitudinais174, procurando evidenciar e diferenciar as vrias fases do desenvolvimento moral. O prestigiado educador demonstrou que, paralelamente e para alm do desenvolvimento cognitivo, ocorre o desenvolvimento moral segundo distintos graus de autonomia e heteronomia.

172

Kohlberg procurou demonstrar e caracterizar as diversas fases do desenvolvimento moral [passagem da heteronomia autonomia moral]. Carol Gilligan inova em suas pesquisas pela elaborao de teoria psicolgica sobre o cuidado. Heidegger, em sua analtica existencial [Ser e Tempo], esclarece: o cuidado [Sorge] no um acrscimo, mas modo de ser do Dasein Humano [do homem]. 173 Cf. JUNGES, Jos Roque. Biotica. Hermenutica e casustica. So Paulo: Loyola, 2006. p.76-80. 174 Investigaes envolvendo adolescentes e adultos jovens, em diferentes lugares: USA, Turquia e Israel [pesquisas latitudinais ou interculturais], durante considervel perodo de tempo. Esses indivduos foram acompanhados da adolescncia idade adulta em distintas fases do desenvolvimento cognitivo e moral, respondendo a testes envolvendo dilemas ticos elaborados pelo pesquisador de Harvard e sua equipe [pesquisas longitudinais ou verticais]. Os testes aplicados foram meticulosamente aplicados, registrados e interpretados. Na interpretao consideravam, entre outras coisas, os princpios morais envolvidos e a justificativa elaborada.

90

Lawrence Kohlberg descreve seis graus ascendentes na direo da autonomia tica175. Entretanto, Carol Gilligam, antiga colaboradora de Kohlberg, diante das dificuldades apresentadas pelas jovens entrevistadas em solucionar os dilemas morais176, mostraria que a mulher se desenvolve eticamente, com situaes que envolvem relacionamentos, e no em relao a uma definio de direitos como o homem177. Desse modo, se o menino confiava nas suas habilidades lgicas para resolver os dilemas propostos nos testes, as jovens, avaliando os elementos envolvidos nos relacionamentos, privilegiariam o Cuidado. De orientao sobrevivncia individual [a], passando pelo auto-sacrifcio [b], a jovem adulta alcanaria o estgio da responsabilidade, equilibrando o cuidado do outro com o cuidado de si [c]178.

9.2 O Dasein e o Cuidado [sobre a responsabilidade]

Vivemos numa poca acelerada, convocados pelas facilidades tecnolgicas realizamos, simultaneamente, inmeras tarefas. O tempo da existncia, desconsiderado, substitudo pelo tempo do relgio transformado em tempo tecnolgico.

175

Segundo Kohberg (Cf. Brbara Freitag. Moralidade e Educao Moral. In: Itinerrio de Antgona. A questo da Moralidade. SP, Campinas: Papirus, 1997. p.192-207) os estgios do desenvolvimento moral seriam seis. No primeiro estgio, denominado moralidade heternoma, considerado moralmente certo [correto] no violar regras que ocasionem punies, trata-se de um obedecer por obedecer. No segundo estgio, individualista, prevaleceria inteno instrumental e troca. correto obedecer a normas quando essas satisfaam o interesse imediato, atendendo s prprias necessidades e desejos. Estamos diante de moral egocntrica. No terceiro estgio, busca-se conformidade interpessoal. O indivduo se conforma ao que os outros esperam, pois deseja ser aceito pelo grupo. preciso manter relaes de confiana, lealdade, respeito e gratido, pois participamos de uma coletividade. H desejo de respeito s regras, porm, sob uma perspectiva estereotipada do bem. No quarto estgio, o indivduo moral est apto a cumprir suas obrigaes. A perspectiva sociomoral busca legitimar o todo social, o funcionamento das instituies. No quinto estgio, alguns valores universais so defendidos como indispensveis vida em comunidade [liberdade, vida, etc.]. Predomina, entretanto, viso contratualista ou legalista. No sexto estgio, a pessoa orienta suas aes por princpios universais, justificados racionalmente e capazes de orientar o agir. As leis e acordos sociais so considerados vlidos porque se apiam nesses princpios. Estamos, no sexto estgio, falando de princpios universais de justia, como a igualdade dos direitos humanos e o respeito dignidade dos seres humanos em sua unicidade irrepetvel. A perspectiva moral dessa etapa a de qualquer ser racional capaz de reconhecer, no fato de que as pessoas so um fim em si mesmas e precisam ser tratadas como tais, a fonte da moralidade. Kohlberg propugna educao que possibilite transio da heteronomia autonomia na vida moral. JUNGES (2006, p.79) oferece esquema dos diferentes estgios: A) No nvel pr-convencional temos: estdio 1: a orientao de castigo e de obedincia; estdio 2: orientao instrumental e relativista; B) No nvel convencional: estdio 3: a concordncia interpessoal ou orientao a ser bom menino ou boa menina; estdio 4: a orientao da lei e da ordem; C) No nvel ps-convencional: estdio 5: a orientao legalista do contrato social; estdio 6: a orientao por princpios universais e ticos. 176 Em solucionar, nos testes propostos, casos envolvendo dilemas morais. 177 JUNGES, 2006, p.81. 178 Ibidem, p.81.

91

A proximidade179, modo de ser do Dasein180, v-se obstaculizada. Transitando num espao virtualizado, o ser-a j no mais existe no aberto do mundo, j no mais se relaciona, autenticamente, com coisas e pessoas, j no mais as destina a si mesmo. Atarefado, encontra desculpas sua incapacidade de gerir a existncia: estou muito ocupado, as atividades me consomem, preciso ganhar a vida. Diante do quadro brevemente descrito, importa indagar: quem, realmente, ns somos? Somos o resultado dos papis sociais que desempenhamos? Somos as mltiplas tarefas que executamos? Por que nos prendemos s rotinas que inventamos? Por que no nos desvencilhamos das rotinas impostas? Por que precisamos, sempre, parecer to ocupados? Somos, de fato, capazes de assumir a vida como tarefa, sem transferirmos responsabilidades? O ser-a-no-mundo temporal181. No estamos falando do tempo do relgio ou do tempo multiplicado pela acelerao tecnolgica. Estamos enunciando o tempo da existncia: ser presena [kairs]182. Tempo que , simultaneamente, em cada instante vivido: passado, presente e futuro. Somos, num presente que se esvai, um passado atualizado e um futuro por realizar, ou seja, possibilidade183. Descobrimos que a possibilidade ltima [derradeira] nossa impossibilidade: um dia no seremos mais. O Dasein, temporal, um dia no mais ser. Constatada nossa condio mortal184, nos evadimos dessa descoberta, montando rotinas e executando tarefas, fixando-nos, alienadamente, num presente artificial que oculta o futuro. A ocupao, nesses dias de onipotncia da tcnica, em consequncia, um modo de negar nossa condio mortal. Essa ocupao desordenada impossibilita, igualmente, vivermos com intensidade o presente e nos preocuparmos autenticamente com o futuro. Se estamos sempre diante de possibilidades, se o futuro imprevisvel, a resposta s incertezas resultantes dessa condio no ser encontrada na disperso das ocupaes, mas no cuidado. Como devemos, ento, compreender o cuidado?

179

No espao existencial, o Dasein se relaciona com coisas, objetos, seres vivos, outras pessoas. Nesse espao, relacionar-se anular a distncia atravs da proximidade [tendo coisas -mo, dirigindo o olhar para determinada direo e coisa, estando face-a-face, etc.]. O espao existencial difere do espao geomtrico [representao abstrata]. No mundo [espao existencial], o Dasein realiza sua existncia enquanto ser em relao [estando prximo ou distante das coisas, objetos e pessoas]. 180 Dasein ou ser a [no mundo]. O ser humano o ente privilegiado que indaga pelo sentido do ser [pelo significado de sua prpria existncia]. O ser a encontra no mundo o horizonte de sua existncia. Como, ento, devemos compreender a expresso mundo? Por mundo no devemos entender a soma dos entes, mas o lugar significado [nomeado pela linguagem], habitado e cultivado pelo Dasein [pelo homem]. O mundo, essa totalidade de significados [o horizonte vital de sua existncia] o a priori concreto que acolhe o ser a. O Dasein, nessa perspectiva, ao acolher o mundo [nomeando-o, cultivando-o, habitando-o] constitui a si mesmo e ao prprio mundo. O Dasein, podemos inferir, existe no aberto do mundo pelo cultivo responsvel desse mundo. As coisas no tm mundo, o animal pobre de mundo, o Dasein rico de mundo [ formador de mundo]. De fato, as coisas participam do mundo atravs do Dasein. Em concluso, assim como no h Dasein sem mundo, no h mundo sem o Dasein. O Dasein, sublinhamos, um ser-a-no-mundo [in-der-Welt-Sein]. 181 Para Leitura sistemtica de Ser e Tempo sugerimos o guia de Herv Pasqua (Introduo leitura de Ser e Tempo. Trad. Joana Chaves. Lisboa: Instituto Piaget, 1997) no qual comenta todos os pargrafos da obra mestra de Martin Heidegger. 182 Kairs ou tempo da existncia: presena a si mesmo, no mundo, no gratuito e intenso dom de existir. 183 Vivenciamos o tempo na perspectiva de sua tridimensionalidade [presente das coisas passadas: memria; presente das coisas presentes: viso; presente das coisas futuras: expectao / Cf. Santo Agostinho no Livro XI das Confisses]. Em realidades, o Dasein o prprio tempo: ele se temporaliza nas vivncias do tempo. 184 Pois na gratuidade do existir, um dia no mais seremos.

92

O Dasein, no aberto do mundo e diante do possvel, precisa cultivar esse mundo, tornando-o habitvel. Ao destinar-se [realizar sua existncia] o ser-a-no-mundo convocado ao Cuidado. O cuidado [Sorge]185, portanto, modo de ser do Dasein, pr-ocupao [pr-viso] e solicitude [capacidade de acolher]. O cuidado implica em preocupao com o futuro, pois preciso cultivar o mundo, torn-lo habitvel, respondendo, assim, s exigncias de sua condio frgil e finita. O cuidado tambm solicitude, pois ultrapassadas as preocupaes relativas sobrevivncia, o Dasein humano capaz de acolher o outro, promovendo-o. Cuidar, portanto, indica preocupao em construir abrigos, cultivar os campos, edificar o mundo. Cuidar envia solicitude: ser-com-os-outrosno-mundo. Cuidar , pois, cultivar-com, tornando o mundo nossa comum casa planetria. O ser-a-no-mundo-com [os outros]186 implica em cuidar187. O cuidado no , ressaltamos, um acrscimo ao existir, mas dimenso constitutiva do humano. No que consiste, entretanto, segundo o pensador de Messkirch, o modo adequado de cuidar? Existem dois modos extremos do cuidado: o cuidado substitutivo [inautntico] e o cuidado liberador [autntico]. O exerccio inadequado do cuidado se revela num deslocamento de posio. No que consiste esse deslocamento de posio? O inautntico se mostra quando o cuidador, preocupado, transforma o outro em objeto de suas ocupaes, substituindo-o na tarefa de cuidar de si mesmo. Na substituio dominadora, por conseguinte, verificamos deslocamento que fere a liberdade do beneficiado e, nesse contexto de dependncia, o cuidado autntico impedido. Noutra direo, no que consiste o cuidado autntico? O cuidado autntico se revela na atitude pela qual o cuidador se antepe ao outro, no a fim de substitu-lo, mas para devolver-lhe a capacidade de cuidar de si mesmo. O Dasein humano, nas atitudes liberadoras do cuidado, num clima de confiana recproca, buscar devolver ao beneficiado o cuidado [ou a capacidade de cuidar a si mesmo]. Todavia, na convivncia cotidiana, o ser humano oscila entre esses dois extremos, entre a substituio dominadora e a anteposio liberadora. Nas aes liberadoras do cuidado [promotoras do cuidar de si], salientamos, se encontra o horizonte tico do existir humano. Esse horizonte pode ser significado pela palavra responsabilidade. Se o cuidado atitude essencial na constituio do homem e do mundo, percebemos, nos tempos da onipresena da tcnica, renuncia ao cuidado. O Dasein no mais se destina [no se responsabiliza], pois propenso a transferir a tarefa do Cuidado Tcnica moderna. Se a Tcnica moderna se apresenta como ameaa ao existir autntico do homem, no entanto, no podemos viver sem ela. Precisamos dos artefatos tcnicos, mas, paradoxalmente, esses magnficos engenhos perturbam e impedem o cuidado. Nesse contexto, se a Tcnica um enigma
185

Cuidado [do latim Cura, ae] indica: diligncia, ateno. Interessante constatar que as palavras cuidado e cura possuem a mesma raiz etimolgica. Na lngua alem cuidado Sorge. Da Besorgen e Frsorge. 186 O ser-a-com [Mit-Dasein]. 187 Sobre o Cuidado ver HEIDEGGER, Martin. A cura como ser do ser a. In: Ser e Tempo [Sein und Zeit]. Parte I. 39-43 (cf. Trad. Marcia S Cavalcante Schuback. 13. ed. Petrpolis: Vozes / USF, 2004. p.243-280.

93

para o homem de nossos dias, como lidar com ela? Heidegger nos oferece algumas pistas. preciso afastar-se da rbita da tcnica, distanciar-se da dialtica entre progresso e regresso nela implicada, a fim de poder pens-la. Distanciando-nos da rbita da tcnica descobriremos que o poder da tcnica superior s capacidades do Dasein em domin-la, pois ela solicita, cotidianamente, seu empenho e trabalho. Nessa solicitao se encontra escondida oportunidade da recuperao do cuidado. Devotamos, afinal, tempo, energia, sagacidade, vida tcnica. Nesse esforo, oculto pelas repetidas solicitaes da tcnica, est presente, portanto, a possibilidade do cuidado188. Verificado nosso emaranhamento com os artefatos tecnolgicos, prosseguindo, como devemos, ento, lidar com esses magnficos utenslios? Quando, realmente, precisarmos deles, os utilizemos sem que nos dominem. Essa atitude tranquila diante dos recursos tcnicos denominada, pelo filsofo da Floresta Negra, serenidade. Transitar num mundo [desconstitudo] e penetrado pelo poder da tcnica, exercendo o cuidado, assumindo compromisso em destinar a prpria existncia, reivindica, logo, essa atitude serena diante dos utenslios tcnicos. Essa atitude tranquila e responsvel poder, um dia, devolver plenamente o mundo ao homem. A reflexo sobre a relao homem-mundo189 permitiu refletirmos sobre o cuidado. Descobrimos o Dasein humano190 em dinmico processo de constituio existencial: na realizao do conhecer, na constituio do mundo, no destinar-se, no ser-com e, sobretudo, no cuidar. O ser-a-no-mundo, no exerccio do cuidado, desenvolve atitude originria do existir. Ao cuidar, convida os outros seres humanos ao cuidado. Cuida de si para poder ajudar os outros a manterem ou recuperarem a capacidade para o cuidado. O cuidado, recordamos, atitude na vida que supe a valorizao de si mesmo e do outro. Quem cuida se importa, se preocupa. Aquele que cuida sabe-se co-responsvel, sendo capaz, sublinhamos, de acolher e promover. Cuidar de si, cuidar do outro e deixar-se cuidar um modo-de-ser-no-mundo. Um modo de ser que escuta, acolhe e promove. Um modo de ser que enriquece, sobremaneira, o cuidador, imprimindo sentido e intensidade sua existncia.

9.3 Intencionalidade no cuidar

Se o cuidado um encontro entre pessoas, realizado na presena, supe abertura, relao, ateno. O que cuidar? acolher o outro, considerando suas necessidades, seu tempo, ouvindo-o,

188

Sobre A Tcnica ver nosso estudo HINRICHSEN, L.E. Martin Heidegger e a pergunta pelas coisas mesmas: redescobrindo o horizonte das origens. Cadernos La Salle. Filosofia: Canoas, v.1, n. XII, 2006. p.81-99. Recomendamos, igualmente, HEIDEGGER, Martin. Serenidade. Trad. Maria Madalena Andrade; Olga Santos. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. Idem. O Enigma da Sociedade Industrial. Trad. Ernildo Stein. In: STEIN, Ernildo. Uma breve Introduo Filosofia. Iju: Uniju, 2002. 189 O Dasein no se encontra diante de um mundo que interpreta, mas -no-mundo. 190 Dasein ou ser-a-no-mundo.

94

superando barreiras e pr-conceitos, num processo hermenutico [interpretativo] de si e do outro no mundo. No exerccio de nossas atividades cotidianas, nas tarefas profissionais, nos relacionamentos interpessoais, inmeras vezes, executamos mecanicamente tarefas, transitamos ao lado do outro sem, contudo, perceb-lo e acolh-lo. A fragmentao de nossas vidas, a especializao crescente, nosso habitual recurso aos artefatos tcnicos inibem, de fato, a intencionalidade no agir, no ser, no cuidar. O cuidado, afirmamos, acontece se nossas aes so portadoras de intencionalidade. Nas atividades pastorais, por exemplo, o desempenho de inmeras tarefas, as mltiplas ocupaes, as repetidas reunies de planejamento e avaliao, no asseguram eficcia, pois tal desgaste de energias, inmeras vezes, no penetrado de intencionalidade. O cuidado , portanto, ao intencional que acolhe e promove o outro na direo de que recupere ou adquira a capacidade de cuidar de si mesmo. As aes cotidianas, pastorais, tcnicas e relacionais que efetivam o cuidado supem ateno, presena, engajamento, troca, continua avaliao. Um estudante de direito ou administrao, um profissional da sade ou um professor, por exemplo, no final de suas atividades rotineiras, deveria perguntar: estive presente nas tarefas que cumpri? Sei por que as realizei? Dei-me conta de como as efetuei? Percebi em cada palavra, gesto, atitude e tarefa a presena do outro na direo dos objetivos a serem atingidos naquele momento e na totalidade do dia? Ateno e intencionalidade, presena e conscincia caracterizam o exerccio autntico do cuidado, evitando acidentes, conflitos desnecessrios e aes imprudentes. No exerccio do cuidado, constatada a imprevisibilidade do existir e os riscos inerentes vida humana, [somos finitos e capazes de falhar], a intencionalidade, o estar presente na realizao das tarefas pelas quais somos responsveis, prev e evita desvios e acidentes, qualifica o cumprimento das tarefas e otimiza resultados. preciso, logo, refletir sobre a Arte do cuidado, tarefa humana intransfervel que, supondo empenho e capacitao tcnica, exige, igualmente, proximidade e maturidade humana.

9.4 O Cuidado, modo de ser-a-no-mundo, testemunhado por Francisco e Clara na integrao entre sensibilidade e racionalidade.

Cuidar, afirmvamos, cultivar o mundo tornando-o habitvel, compartilhando-o com todos os seres vivos. Cuidar permanecer junto s coisas, meditar e acolher as mltiplas e ricas manifestaes da vida. Cuidar, enfim, implica assumir responsabilidade pela criao, lendo em cada criatura a presena do Criador.

95

Francisco e Clara de Assis testemunharam, inigualavelmente, o cuidado. Inauguraram modo de ser que privilegia o cuidado. Em Clara e Francisco sensibilidade e racionalidade, contemplao e ao, uniram-se admiravelmente191. Na afirmao de que o cuidado atitude essencial de ser-a-nomundo, nos testemunhos de Francisco e Clara de Assis, evidenciamos: foram humanos em plenitude, integralmente pessoas. Convidam-nos, pelo testemunho, a atualizarmos atravs do cuidado, tanto quanto seja possvel, inteiramente nossa humanidade. A tarefa de cuidar, diante de crise humana e ambiental de propores planetrias, potencializada pelas inauditas possibilidades oferecidas pela tcnica moderna, convida meditao e ao. O cuidado, desse modo, resposta ao clamor da criao, solicitao do excludo, capacidade de resistncia da vida. O desenvolvimento da razo instrumental, a crescente racionalizao e virtualizao das relaes entre os seres humanos e desses com o mundo encontra, na atitude do cuidado, salientamos, contraponto necessrio192. Com Francisco e Clara todos os homens e mulheres de boa vontade so convocados ao testemunho de que a Paz e o Bem podem prevalecer, de que a solidariedade pode triunfar, de que a beleza de Deus manifesta-se no esplendor da criao.

Cuidar Urgente

A tica de princpios complementada pela tica do cuidado. No encontramos, considerado o exposto, oposio entre tica baseada em princpios e tica entendida como atitude. Com efeito, a compreenso da existncia de princpios racionalmente alcanveis e capazes de serem compartilhados, alcana, no cuidado, sua realizao. Os princpios e normas de ao, de fato, precisam de efetivao. O cuidado, modo-de-ser do homem, em consequncia, atualiza, questiona e prope reviso de comportamentos e regras. Se os princpios [formais] permitem justificar comportamentos ticos, o cuidado [atitude] realizao da dimenso tica da existncia. Se Martin Heidegger, lembremos, no props uma tica193, suas reflexes sobre a Sorge, sobre a autenticidade

191

Nesse sentido, exemplificando nossa afirmao, na Regra para os Eremitrios lemos recomendao de que os frades intercalem a funo de me e filho na tarefa de cuidar os que se dedicam orao e meditao (Cf. Escritos do Primeiro Sculo Franciscano, 1998, p.164-165). Em Elogio das Virtude (Escritos do Primeiro Sculo Franciscano, 1998, p.166) Frei Francisco nos exorta vivncia das virtudes naturais e teologais pela integrao de afeto e inteligncia na direo de espiritualidade encarnada na vida. 192 Conforme Leonardo Boff (So Francisco de Assis: Ternura e Vigor. Petrpolis: Vozes, 1990. p.19-62), em Francisco e Clara encontramos a sntese entre Anima e Animus, masculino e feminino, ternura e vigor. Se no Ocidente privilegiamos a dimenso da racionalidade olvidando a sensibilidade, Francisco e Clara recordam-nos que Anima e Animus [Jung] integram a psique de cada pessoa. O desenvolvimento equilibrado e integral da personalidade solicita, por fim, cultivo ponderado de racionalidade e afetividade sem as quais a vida humana no floresce em plenitude. Pelo cuidado, prosseguindo, poderemos transitar de civilizao logocntrica civilizao da convivialidade. Leonardo Boff, pensamos, confirma nossa percepo de que tica de Princpios e tica do Cuidado, necessariamente, se complementam. 193 Em sentido estrito e em perspectiva sistemtica.

96

e inautenticidade na ao do cuidar, permitem questionar nossas prticas cotidianas, nossa insero responsvel no mundo. O presente estudo, pela considerao do desenvolvimento moral, oportuniza indagar sobre o grau de heteronomia ou autonomia conquistado na existncia, em nossa vida familiar, nas atividades comunitrias, pastorais e profissionais. Ao mesmo tempo, na medida em que podemos diferenciar aes cuidantes autnticas [liberadoras] das inautnticas [substituio dominadora], vivel avaliar nossas prticas intencionando, renovadamente, conquista de autenticidade e humanidade. O compromisso de interpretar e realizar, autonomamente, princpios ticos segundo o horizonte do cuidado, implica em renovada reflexo sobre a responsabilidade e aprofundamento dos temas e interrogaes no campo da tica. Em Francisco e Clara, na conjugao entre racionalidade e sensibilidade, na ateno criao e aos excludos, no solene respeito ao outro, descobrimos testemunho de autntica atividade cuidante, reveladora das exigncias do Evangelho e promotora de integral desenvolvimento da pessoa. O cuidado, finalmente, expresso da essncia do ser-a-no-mundo, no mero acrscimo, mas condio de realizao do ser pessoa. Testemunhar o cuidado, pela integrao de sensibilidade e razo exercendo solidariedade e proximidade humaniza a cada um e a todos, tornando possvel a transio de uma cultura da violncia cultura da paz, assegurando, em consequncia, nossa comum possibilidade de futuro.

97

Texto-Complementar 07

A autointerpretao do ser-a como Cura segundo Martin Heidegger

O Mito de Cura Certa vez, atravessando o rio, Cura viu um pedao de terra argilosa: cogitando tomou um pedao e comeou a lhe dar forma. Enquanto refletia sobre o que criara, interveio Jpiter. Pediu-lhe que desse esprito forma da argila, o que ele fez de bom grado. Como a Cura quis, ento, dar seu nome ao que tinha dado forma, Jpiter a proibiu e exigiu que fosse dado o seu nome. Enquanto Cura e Jpiter disputavam sobre o nome, surgiu tambm Terra ( Tellus) querendo dar o seu nome, uma vez que havia fornecido um pedao de seu corpo. Os disputantes tomaram saturno como rbitro. Saturno pronunciou a seguinte deciso, aparentemente equitativa: Tu, Jpiter, por teres dado o esprito, deves receber na morte o esprito e tu, Terra, por teres dado o corpo, deves receber o corpo. Como, no entanto, sobre o nome h disputa, ele deve chamar-se homo, pois foi feito de hmus (terra). Ser e Tempo 42 (2004, p.263-264).

A Interpretao de Martin Heidegger Esse testemunho pr-ontolgico adquire um significado especial no s pelo fato de ver a cura como aquilo que pertence ao ser-a enquanto vive, mas porque essa primazia da cura emerge no contexto da concepo conhecida em que o homem aprendido como composto de corpo e esprito. Cura prima finxit: esse ente possui a origem de seu ser na cura [...]. Esse ente no abandonado por essa origem, mas, ao contrrio, por ela mantido e dominado enquanto for e estiver no mundo. O ser-no-mundo tem cunhagem na cura, na medida do seu ser. Esse ente recebe o nome (homo) no em considerao do seu ser, mas por remeter ao elemento de que consiste (hmus). Em que se deve ver o ser originrio dessa formao? A determinao pr-ontolgica da essncia do homem expressa na fbula visualizou, desde o incio, o modo de ser em que predomina seu percurso temporal no mundo. Ser e Tempo, 42 (2004, p.264).

A anterioridade da Cura Porque, em sua essncia, o ser-no-mundo cura, pode-se compreender, nas anlises precedentes, o ser junto ao manual como ocupao e o ser como co-presena dos outros nos encontros dentro do mundo como pr-ocupao. O serjunto a ocupao porque, enquanto modo de ser em, determina-se por sua estrutura fundamental que a cura. [...] A cura no indica, portanto, primordial ou exclusivamente, uma atitude isolada do eu consigo mesmo. A expresso cura de si mesmo, de acordo com a analogia da ocupao e preocupao, seria uma tautologia. A cura no pode significar uma atitude especial para consigo mesmo porque essa atitude j se caracteriza ontologicamente como preceder a si mesma; nessa determinao, porm, j se acham tambm colocados os outros dois momentos estruturais da cura, o j ser em [no mundo, grifo nosso] e o ser junto a [com, grifo nosso]. Ser e Tempo, 41 (2004, p.257).

98

CONCLUSES
Que conceito de Paz desejamos? No pode ser a paz dos mortos, nem a paz ordenada pelo ditador, nem a paz que elimine os direitos individuais. No queremos a paz do silncio. Tem que ser a paz conseguida entre iguais, em comum acordo compartilhando a Terra, isto , vivendo juntos. Para isto deve emergir um novo respeito entre as culturas [...] J somos quase 7 bilhes de pessoas, e 3 bilhes j vivem nas cidades. A cidade densa, um espao para compartilhar e na cidade que aparece claramente a globalizao e onde h mais necessidade da nova convivncia. A concentrao cosmopolita nas cidades se ope atualmente antiga disperso rural. Se, ao mesmo tempo, diminui o papel aglutinador tradicional das doutrinas e aumenta a informao, o conhecimento, necessria uma nova cultura da convivncia que seja democrtica, cosmopolita, 194 civil e culta .

Conviver na cidade, em nossos dias, solicita acolher e promover o outro na sua distino. Desafio intransfervel -nos proposto: sabemos da urgncia em transformar as estruturas geradoras de violncia, pela implantao do alicerce da justia, numa cultura de paz. A cidade, tecida pelo mltiplo, precisa tornar-se habitvel. O denso espao das aglomeraes urbanas, contraditrio e rico, precisa ser compreendido, revisitado e valorizado, pois o lugar dos acordos e decises em favor da vida e da efetivao de direitos e compromissos decorrentes. O dilogo educativo e transformador , portanto, mediao indispensvel edificao da sociedade do conhecimento, horizonte da boa vida, almejada por cada e todos os seres humanos. A reflexo tica, na procura do mnimo tico, atravs de suas perguntas e proposies nos convida autonomia, crtica de teorias e atitudes, transformao da vida, dom e tarefa. Aceita a premissa de que sou livre porque o outro livre, descubro, ento, que o contedo da existncia a tica. Na gora dos debates, pela reflexo e empenho, comprometo-me com o cuidado do mundo pela efetivao de sua habitabilidade. Educao autonomia tica, pela critica das normas morais e textos legais atravs de prxis individual e social na direo da justia e defesa da dignidade humana premissa fundamental e tarefa intransfervel. Alcanar a vida boa com os outros em instituies justas, salientamos, supe prxis, empenho, testemunho. Supe religar o plo instrumental da cultura com o plo do sentido, implica na pergunta pelo significado da tcnica. Importa, ainda, indagar, como seria uma teoria tica satisfatria? James Rachels oferece-nos importantes elementos195. Destacamos, de sua contribuio, a idia de que precisamos postular uma moralidade sem arrogncias, exercitando a razo e o dilogo, tratando as pessoas como elas merecem ser tratadas, visando, sempre, o melhor possvel em cada situao.

194

Joan Clos, prefeito de Barcelona. In: Frum das Culturas 2004 (Barcelona 09 de Maio a 26 de Setembro de 2004). Encarte Zero Hora de 01 de Agosto de 2004. 195 RACHELS, 2006, p.194-206.

99

Concordamos, com Adela Cortina, quando prope dois momentos fundamentais vida moral: a) instncia normativa [dilogo responsvel na direo via acordo ao estabelecimento do mnimo tico] e b) instncia procedimental [momento de adequao prxica do princpio tico]. Em sociedades plurais, no mbito da ocidentalidade, indubitavelmente, necessitamos de moral civil, fruto do debate racional, orientada s questes urgentes que envolvem a convivncia na direo da efetivao do bem comum. As questes ambientais, nesse contexto, retratam paradigmaticamente os dilemas dos homens e mulheres de nosso tempo. Reaprender a perceber integrativamente os fenmenos, interligando-os, vivendo segundo exigncias da Ecologia profunda exigncia premente. Tornar o mundo habitvel, entretanto, supe redescobrir a finitude e reaprender o significado do Cuidado, superando a subordinao irracional proteo oferecida pela Tcnica moderna. Cuidar, assim, resposta s exigncias de constituir a habitabilidade da casa planetria visando convivncia entre humanos e desses com todos os seres vivos, recordando que tica de princpios realizada atravs de atitudes cuidantes. Assumir, enfim, a existncia como tarefa de destinao, implica acolher o mundo sem evasivas ou resistncias, supe o exerccio intransfervel da responsabilidade de caracterstica planetria. Pensar globalmente, agindo, aqui e agora, diante dos desafios propostos, tarefa indelegvel. Que a reflexo tica, portanto, nos torne mais responsveis, solidrios e reverentes vida, aptos em acolher e significar o mundo e nossas existncias.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ARENDT, Hannah. A Promessa da Poltica. 2 . ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. ARISTTELES. tica a Nicmaco. So Paulo: EDIPRO, 2002. BITTAR, Eduardo C.B. Curso de tica Jurdica. tica Geral e Profissional. So Paulo: Saraiva, 2009. BOBBIO, Norbeto. Teoria Geral da Poltica. A Filosofia Poltica e a Lio dos Clssicos. So Paulo: Campus, 2000. BONJOUR, Laurence; BAKER, Ann. Filosofia. Textos fundamentais comentados. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010. CANTO-SPERBER, Monique (org). Dicionrio de tica e Filosofia Moral. So Leopoldo: Unisinos, 2003. CAMPS, Victoria (ed). Historia de la tica. Barcelona: Crtica, 2006. v. I, II, III. CORTINA, Adela; MARTNEZ NAVARRO, Emilio. tica. 3. ed. So Paulo: Loyola, 2010. CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutao. Trad. lvaro Cabral. So Paulo: Cultrix, 1997. __________ . A Teia da Vida. So Paulo: Cultrix, 1998. CHAUI, Marilene. Convite Filosofia. So Paulo: tica, 2002. DESCARTES, Ren. Discurso do Mtodo. Lisboa: Edies 70, 1992. HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. 13. ed. Trad. Mrcia S Cavalcante Schuback. Petrpolis: Vozes / USF, 2004. _______ . Serenidade. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. _______ . Heidegger: o enigma da sociedade industrial. Trad. de Ernildo Stein. In: STEIN, Ernildo. Uma breve Introduo Filosofia. Iju: Uniju, 2002. p.194-202. __________ . O que isto Filosofia [Quest-ce La Philosophier]. In: Os Pensadores. So Paulo : Loyola, 1979. DALLARI, Dalmo. Elementos de Teoria Geral do Estado. So Paulo: Saraiva, 2011.

100

HFFE, Otfried. Justia poltica: fundamentao de uma filosofia crtica do direito e do Estado. So Paulo: Martins Fontes, 2006. HUSSERL, Edmund. A Filosofia como cincia de Rigor. Coimbra: Atlntida FREITAG, Brbara. Itinerrio de Antgona. Campinas, SP: Papirus, 1997. FROMM, Erich. O corao do homem. Seu gnio para o bem e para o mal. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. _______ . Ter ou Ser? Rio de Janeiro: Guanabara, 1987. GUARDINI, Romano. tica. Lecciones en La Universidad de Mnich. Madrid: BAC, 2010. JEREMY BENTHAM. JOHN STUART MILL. In: Os Pensadores. So Paulo: Abril Cutural, 1979. JONAS, Hans. El Principio de la Responsabilidad. Ensayo de una tica para la civilizacin tecnolgica. Barcelona: Herder, 1995. JUNGES, Jos Roque. Hermenutica e Casustica. So Paulo: Loyola, 2006. KANT, Immanuel. Fundamentao da Metafsica dos Costumes. Lisboa: Edies 70, 2008. KNG, Hans. Projeto de tica Mundial. Trad. Haroldo Reimer. SP: Paulinas, 1999. LADRIRE, Jean. Os desafios da Racionalidade. Trad. Hilton Japiassu. Petrpolis, RJ: Vozes, 1979. MA LUTZENBERGER, Jos. O fim do futuro. Manifesto ecolgico brasileiro . Porto Alegre: Movimento, 1977. MARCONDES, Danilo. Textos Bsicos de tica. De Plato a Foucault. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. PLATO. A Repblica. Lisboa: FCG, 1993. MARAS, Julin. A viso Responsvel. In: Antropologia metafsica. So Paulo: Duas Cidades, 1971. MORIN, Edgar. Introduo ao pensamento complexo. Porto Alegre, Sulina: 2007. NAGEL, Thomas. Uma breve introduo filosofia. So Paulo: Martins Fontes, 2001. PELIZZOLI, Marcelo. A emergncia do paradigma ecolgico . Petrpolis: Vozes, 2001. RABUSKE, E. A. Antropologia filosfica. Petrpolis, RJ: Vozes, 2003. RACHELS, J. Os Elementos de Filosofia Moral. Barueri, SP: Manole, 2006. RAWLS, Jonh. Uma Teoria da Justia. So Paulo Martins Fontes, 2008. _______ . Histria da Filosofia Moral. So Paulo: Martins Fontes, 2005. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia. So Paulo: Paulus, 1991. v. I, II, III. RICOUER, Paul. O si mesmo como outro. Trad. Lucy Moreira Csar. Campinas, Papirus, 1991. SARAIVA, F.R. Novssimo Dicionrio Latino-Portugus. Rio de Janeiro / Belo Horizonte: Garnier, 1993. SINGER, P. tica Prtica. So Paulo: Martins Fontes, 2002. SUNG, Jung Mo; CNDIDO DA SILVA, Jos. Conversando sobre tica e sociedade. Petrpolis, RJ: Vozes, 1996. VZQUEZ, Adolfo Snchez. tica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1997.

Вам также может понравиться