Вы находитесь на странице: 1из 119

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

SEGUNDA EDIO

Werther Serralheiro

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

1 - Introduo
1.1 Princpios de Instrumentao
Existe a necessidade do ser humano de obter informaes do meio ambiente, e a partir destas informaes ser possvel modelar os fenmenos observados. Neste item iremos abordar vrios princpios bsicos para sistemas de aquisio de dados.

1.1.1 Informao
Informao aquilo que gera um significado na mente humana modificando nosso conhecimento. O termo informao tem trs usos principais: Em linguagem comum ela relaciona uma coleo de fatos, idias, entidades, conceitos e atributos que definem um sujeito ou objeto. (Ex. Enciclopdia). Em teoria de informao se refere quantidade transferida numa mensagem passando por um canal de comunicao. Em Instrumentao aplicam-se os dois conceitos j que nos sistemas de medidas deve-se mapear a varivel ( isto codificar a medida) e ainda transmiti-la atravs de um canal de comunicao. Nas cincias naturais a informao pode ser quantificada, definido-se a menor quantidade de informao (Ex. bit), ela pode ser representada de diversas formas , mas sempre limitada a um certo tipo de portador de energia ou massa.

1.1.2 Medio
Medio o processo emprico e objetivo de designao de nmeros a propriedades de objetos ou eventos do mundo real de forma a descreve-los. Outra forma de explicar este processo comparando a quantidade ou varivel desconhecida com um padro definido para este tipo de quantidade, implicando ento num certo tipo de escala. Tipos de medidas Medida Nominal: Quando duas quantidades do mesmo tipo so comparadas para saber se so iguais (Ex. duas cores , acidez de dois lquidos) Medida Ordinal: Quando necessrio ter informao a tamanhos relativos (Ex. Classificao por peso e altura de uma turma)

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Medida em Intervalos: Quando deseja-se uma informao mais especifica, envolve-se ento uma certa escala, sem incluir pontos de referncia ou zero. (Ex. no caso anterior usar a escala de metros e quilogramas) Medidas Normalizadas: Define-se um ponto de referncia e realiza-se a razo, dividindo cada medida pelo valor de referncia, determinando as magnitudes relativas. (Ex. O maior valor obtido ser 1, quando foi escolhido como referncia o valor mximo medido) Medidas Cardinais: O ponto de referncia comparado com um padro definido. Assim todo parmetro fsico pode ser medido contra uma referncia padro, como o Sistema Internacional de medidas SI. Na Figura 3 representa o sistema internacional de unidades com as unidades bsicas e as derivadas.

1.1.3 Sinais
Nenhuma informao pode ser carreada desde uma fonte a um receptor sem algum transporte de energia ou massa, esta informao, vem como uma mudana de estado ou modulao da portadora de energia ou massa, isto chamado de sinal. Sinais ento podem tomar a forma de variaes de parmetros, como presso , deflexo de um feixe de luz, deslocamentos mecnicos, etc. Quatro tipo de sinais podem ser identificados: Series temporais analgicas Sinais cuja amplitude ou freqncia varia analogicamente no tempo, como na figura abaixo.

Sinais peridicos So sinais que podem transportar a informao atravs de uma modulao analgica da amplitude, frequncia ou fase da portadora.

Aquisio de Dados Sinais amostrados

Werther Serralheiro

So sinais que possuem valores discretos eqidistantes no tempo, estes sinais podem ser multiplexados temporalmente podem realizar diversos tipos de modulao como: PAM (Modulao por amplitude de pulso) PWM (Modulao por largura de pulso) PPM (Modulao pela posio do pulso) PCM (Modulao por pulso codificado) A/D (Converso analgica/Digital)

Sinais estocsticos Neste caso o valor instantneo do sinal descrito por uma funo densidade de probabilidade em relao ao espao e tempo. (Ex. rudo branco)

1.1.4 Sistema geral de medida


Os sistemas de medidas apresentam geralmente trs elementos constituintes, mostrado na figura abaixo:

Funo de transferncia Em condies de estado estacionrio define-se funo de transferncia de um sistema como a razo entre o sinal de sada e o de entrada :

G=

o i

De acordo com o diagrama de blocos anterior para cada elemento constituinte do sistemas teremos uma funo de transferncia prpria, conforme figura abaixo.

Desta forma teremos que as funes de transferncia do elemento sensor (G1), conversor de sinais (G2) e elemento mostrador (G3) A funo de transferncia do sistema pode-se escrever assim:

G = G1 x G2 x G3

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

1.2 Caractersticas estticas dos Instrumentos


1.2.1 Sensibilidade
A sensibilidade de um instrumento define-se como sendo a razo entre a mudana y na sada, causada por uma mudana x na entrada:

S=

y x

A diferena com funo de transferncia que esta reflete tambm os aspectos dinmicos do instrumento.

1.2.2 Ganho
O ganho de um sistema ou instrumento define-se como a sada divida pela entrada:

G=

y x

1.2.3 Exatido
Qualidade da medio que assegura que a medida coincida com o valor real da grandeza considerada. O valor representativo deste parmetro o valor mdio. Quando o valor real ou correto conhecido, a exatido garante a rastreabilidade da medio. Isso significa que o valor pode passar de um laboratrio para outro, sempre mantendo a medida exata. Este parmetro expresso, em geral como porcentagens do fundo de escala

1.2.4 Preciso
Qualidade da medio que representa a disperso dos vrios resultados, correspondentes a repeties de medies quase iguais, em torno do valor central. usualmente associado ao erro padro. Este parmetro expresso, em geral como porcentagens do fundo de escala.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

1.2.5 Linearidade
A linearidade de um instrumento indica a mxima aproximao da relao entrada sada, com uma determinada linha reta. Geralmente quantifica-se a nolinearidade expressando-se como porcentagem do fundo de escala assim,

1.2.6 Offset
Define-se como o desvio de zero do sinal de sada quando a entrada zero

1.2.7 Repetibilidade
E a capacidade do instrumento de reproduzir as mesmas sadas, quando as mesmas entradas so aplicadas, na mesma seqncia e nas mesmas condies ambientais Este valor expresso como sendo o valor pico da diferena entre sadas, em referncia ao fundo de escala e em porcentagem.

1.2.8 Histerese
Quando um certo valor de entrada atingido, a primeira vez quando os valore de entrada esto aumentando, e a segunda vez quando eles esto diminuindo, a diferena das sadas chamada de histerese, a qual pode ter diversas causas fsicas. Calcula-se a este parmetro como sendo o valor pico da diferena das sadas, em referncia ao fundo de escala e em porcentagem.

H=

max( y i y i ) F .S .

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

1.2.9 Resoluo
Define-se como o menor incremento de entrada o qual gera uma sada perceptvel e repetitiva, quantificando-se como porcentagem do fundo de escala.

Re s =

min( y ) F .S .

1.3 Caractersticas dinmicas dos Instrumentos


Alguns termos que caracterizam um sistema dinamicamente sero apresentados a seguir:

1.3.1 Constante de tempo


Quando um sistema submetido a uma entrada que apresenta uma variao abrupta (Ex. degrau), a sada toma um certo tempo para atingir seu valor final. A constante de tempo ( )de um sistema definida como o tempo que esse sistema toma para atingir 63,2 %do seu valor final.

1.3.2 Resposta em frequncia (Largura de Banda)


Quando o sinal aplicado a um instrumento apresenta uma variao com a frequncia, chama-se resposta em frequncia deste instrumento, a mudana da relao sada / entrada do instrumento, usualmente dado em dB (decibeis). Define-se tambm largura de banda (Bw) como a faixa de frequncia cuja relao (Sada/entrada) normalizada encontra-se entre 0 e 3 dB.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

2 - Sensores Discretos
2.1 Caracterstica Eltricas de Sensores
Neste item iremos estudar o comportamento do chaveamento eltrico do sinal que indica o estado no qual o sensor est monitorando.

2.1.1 Sensores de Contato


Os sensores de contato so comutadores a 2 fios e chaveiam a conduo eltrica entre estes dois fios atravs de um contato metlico, chamado de contato seco.

2.1.2 Sensores de Corrente Contnua


Os sensores de corrente contnua so comutadores a 2, 3 ou 4 fios dependendo do nmero de sadas que possuem. Estes elementos executam chaveamento em estado slido, ou seja, no existe movimentao mecnica de contatos. O esquema de ligao dos sensores de corrente contnua composto por dois fios para alimentao e pode ter mais um ou os dois fios para sinalizao dependendo do nmero de sadas.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

2.1.3 Polaridade
Para sensores de 3 ou 4 fios, a polaridade do transistor que ir realizar a comutao do sinal importante para a correta ligao da carga que o sensor ir acionar. Sensor Tipo PNP No sensor tipo P (PNP), a carga a ser comandada deve ser ligada entre a sada do sensor e o negativo, desta forma o transistor de sada do sensor comuta a sada ao potencial positivo.

Sensor Tipo NPN No sensor tipo N (NPN) , a carga a ser comandada deve ser ligada entre a sada do sensor e o positivo, desta forma o transistor de sada do sensor comuta a sada ao potencial negativo.

2.1.4 Funo de Sada


A funo de sada de um sensor define o estado de sada com o produto em repouso e o sentido de comutao quando o sensor acionado. Existem dois sentidos possveis de comutao o que determina a existncia de trs tipos de funo de sada para os sensores indutivos. Sada NA (Normalmente Aberto) Nos sensores com sada NA, a mesma est aberta e portanto a carga desenergizada quando o sensor est desacionado. Ao ser aproximado um acionador ao sensor ocorre o fechamento da sada e a carga energizada.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Sada NF (Normalmente Fechado) Nos sensores com sada NF, a mesma est fechada e portanto a carga energizada quando o sensor est desacionado. Ao ser aproximado um acionador ao sensor ocorre a abertura da sada e a carga desenergizada.

Sada NA + NF (Antivalente) Os sensores com sada antivalente possuem NA e NF simultaneamente. Quando o sensor acionado, a sada que est aberta, fecha e a que est fechada, abre, invertendo os contatos.

2.1.5 Corrente de Sada Ia (mA)


Corrente de carga define a faixa de corrente que o sensor pode drenar em sua sada sem ultrapassar os valores que comprometeriam o funcionamento do produto.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

2.1.6 Corrente de Consumo Io (mA)


Corrente de consumo a corrente que o circuito do sensor consome para se manter em condies de funcionamento. A corrente de consumo medida no circuito de alimentao e no necessrio que a sada esteja conectada carga para efetuar a medio. A corrente de consumo de sensores de corrente contnua est geralmente na faixa de algumas dezenas de miliampres. Esta corrente mencionada e tem importncia apenas no calculo da fonte para a alimentao do sensor.

2.1.7 Corrente Residual Ir (mA)


Corrente residual a corrente que continua a fluir pela sada do sensor mesmo quando esta est desenergizada (aberta). Na verdade o que ocorre que o transistor mesmo na condio de corte, continua drenando corrente na ordem de algumas dezenas ou centenas de microampres. Esta corrente normalmente no suficiente para atuar qualquer carga, porem se a impedncia desta for muito elevada observaremos uma queda de tenso sobre a carga, mesmo com a sada do sensor que a comanda aberta.

2.1.8 Queda de Tenso (Vcc)


Queda de tenso a tenso residual medida sobre a sada do sensor quando a mesma estiver fechada (carga energizada). Para os sensores NA isto ocorre quando houver metal na regio ativa do sensor e para os NF, ocorre quando no houver metal na regio ativa. A queda de tenso sobre a sada do sensor, resultado da soma da queda de tenso sobre os componentes existentes no circuito eletrnico de sada. Normalmente o valor da queda de tenso, est entre 1 e 4 Vcc, em funo das caractersticas de sada tais como: proteo contra curto-circuito, inverso de polaridade, etc. A queda de tenso tambm varia para um mesmo sensor em funo da corrente de carga que est sendo comutada, sendo que quanto maior esta corrente, maior ser a queda de tenso resultante. Aqueda de tenso uma caracterstica muito importante , pois a diferena entre a tenso em que o sensor esta sendo alimentado e a queda de tenso na sada do mesmo que determinam qual a tenso realmente aplicada sobre a carga, quando estiver energizada.

2.1.9 Tenso de Isolao (KV)


Tenso de isolao do sensor a tenso a que o sensor submetido entre seu invlucro e os fios da alimentao e sada sem permitir que seja criado arco voltaico. Esta caracterstica importante para evitar que, em instalaes onde haja falha de aterramento, o sensor e mesmo o sistema como um todo seja danificado.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

A tenso de isolao de um sensor gira em torno de 1KV sendo mais freqentemente definido para os sensores de corrente alternada.

2.1.10

Associao de Sensores

Os sensores de proximidade indutivo de corrente contnua a 3 ou 4 fios, necessitam em varias oportunidades, serem associados para atender s aplicaes existentes. Os sensores podem ser associados em serie(executam a funo E) , em paralelo (executam a funo OU) ou ainda uma associao mista (executam a funo E e/ou OU). Qualquer das associaes mencionadas devem ser acompanhadas de uma serie de cuidados para que o sistema apresente o desempenho esperado. Na seqncia podemos ver com maiores detalhes cada tipo de associao que pode ser executado. Associao Srie (Funo E ) Na associao serie ou funo E os sensores so ligados em serie comandando uma nica carga. Para a carga ser energizada necessrio que todas as sadas estejam conduzindo, e basta que uma delas no esteja no estado de conduo para que a carga fique desenergizada. Obs: Um sensor acionado(com metal na regio ativa) tem sua sada energizada somente se esta for do tipo NA. Isto muito importante lembrar quando se faz associaes de sensores misturando NA e NF. Na seqncia podemos observar o esquema de ligao da associao serie de sensores.

Associao Paralelo (Funo OU ) Na associao paralelo ou funo OU, os sensores so ligados em paralelo comandando uma nica carga. Para a carga ser energizada necessrio que pelo menos uma das sadas esteja conduzindo, enquanto que para a carga estar desenergizada necessrio que todas as sadas no estejam conduzindo.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Obs : Um sensor acionado (com metal na regio ativa) tem sua sada energizada somente se esta for do tipo NA . Isto muito importante lembrar quando se faz associaes de sensores misturando NA e NF. Podemos observar abaixo o esquema de ligao da associao paralela de sensores.

Obs. Os diodos colocados , tem a funo de evitar que o LED de todos os sensores sinalizem quando qualquer um deles seja acionado.

2.1.11

Sensores NAMUR

O sensor NAMUR um sensor um que apresenta como caracterstica de deteco, as mesmas de um sensor convencional, porem suas caractersticas eltricas so particulares e seguem as orientaes da NORMA DIN 19234, tambm conhecida como NORMA NAMUR. A referida norma regulamenta as caractersticas eltricas necessrias para sensores destinados a operarem em reas de classificao (rea explosiva). Estas caractersticas so baseadas no baixo potencial eltrico comandado pelo sensor o que impossibilita a ocorrncia de faiscamentos em caso de falhas que possam ocorrer na instalao ou mesmo no prprio sensor. Esquema de ligao O sensor NAMUR deve ser ligado em srie a uma carga resistiva definida.

Tenso de alimentao A tenso de alimentao para os sensores namur de 7,7 9,0 Vcc. Amplificador NAMUR A Norma NAMUR define as caractersticas que um sensor deve apresentar para ser instalado em reas classificadas de forma a atender as condies de segurana exigidas para estas reas. Porm a utilizao de sistemas de sensoriamento em tais reas s adequada quando os sensores NAMUR so ligados a amplificadores NAMUR. Estes amplificadores tambm projetados para atender s necessidades da Norma NAMUR, so elementos que fornecem alimentao e resistncia de carga

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

compatveis com as exigidas pelos sensores NAMUR. Alm disto estes amplificadores tambm em funo da Norma trazem incorporados isolao galvnica, proteo contra rompimento de cabo e curto circuito. Existem vrios modelos de amplificadores NAMUR em funo do numero de sensores que podem alimentar, da tenso em que so alimentados e do tipo de chaveamento de estado solido ou contato seco.

2.2 Sensores Eletromecnicos


Sensores eletromecnicos so sensores que se utilizam de um deslocamento mecnico para efetuar um contato entre condutores eltricos. Veja a figura abaixo.

2.2.1 Componentes construtivos


Um sensor eletromecnico possui basicamente um elemento de deslocamento sensor, um jogo de contatos eltricos (fixo e mvel) que se desloca atravs de uma mola de compresso de contatos e outra de retorno, como na figura ao lado.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

2.3 Sensores de Proximidade Indutivos


Nos processos de produo automatizados, sensores so usados para uma variedade de controles e regulao de atividades. Eles coletam variveis fsicas, qumicas e mecnicas. Detectar a presena dos objetos e suas posies, so entre outras, funes dos sensores. O sensor de proximidade indutivo um componente eletrnico utilizado para a sinalizao e posicionamento na automao de mquinas e processos. Em funo de seu princpio de deteco (somente detecta metal) onde o sensor no necessita manter contato mecnico com o atuador para executar o sensoriamento, e do tipo de chaveamento executado com semicondutores, a vida til deste componente extremamente elevada quando devidamente utilizada . Alm da visa til elevada, os sensores de proximidade indutivos apresentam inmeras vantagens em relao dos componentes at ento utilizadas (exemplo: chave fim de curso mecnica) tais como, resposta em freqncia elevada, grau de proteo, dimenses reduzidas e sinal de sada compatvel com os equipamentos eletrnicos, destinados a automao. O sensor de proximidade indutivo o tipo de sensor mais divulgado e utilizado mundialmente, principalmente em funo de sua caracterstica de detectar objetos metlicos o que possibilita sua aplicao em diversos segmentos de mercado. Outro fator importante o preo deste sensores, muito mais barato que outros modelos como o ptico, capacitivo, etc. Sensores indutivos ocupam uma importncia especial nestas aplicaes devido ao principio de no haver contato quando em operao, sua construo robusta e o tempo de resposta torna-o ideal para o uso em aplicaes industriais, alm das razes econmicas. Aplicaes dos sensores indutivos: Confirmao de posio; Monitorao de movimento; Contagem de pulso; Monitorao de velocidade; Deteco de direo de velocidade; Monitorao da no existncia de carga

2.3.1 Princpio de Funcionamento


O principio de funcionamento do sensor indutivo baseia-se na existncia de um oscilador e uma bobina que geram um campo eletromagntico criando assim uma regio ativa do sensor faz com que o campo eletromagntico seja atenuado alterando os nveis internos de corrente do oscilador. Esta variao do nvel de corrente transferida para um comparador pr-calibrado que determinar o estado de sada do sensor. O circuito de sada constitudo pr componentes eletrnicos executam o chaveamento comandando a carga, a estes conectados.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Na figura a seguir pode-se observar o diagrama de blocos de um sensor de proximidade indutivo.

2.3.2 Caracterstica de Deteco do Sensor Indutivo


Neste item veremos as caractersticas de sensoriamento e precaues que devem ser tomadas na instalao do sensor, para no comprometer o desempenho do mesmo. Distncia de Acionamento S (mm) Distncia de acionamento a distncia em milmetros entre a placa de acionamento (acionador) e a face ativa do sensor, no momento em que ocorre a comutao do mesmo. Distncia de Acionamento Nominal Sn (mm) Distncia de acionamento nominal, como o prprio nome diz, refere-se a um valor nominal, o qual mencionado como dado de catlogo. A distncia de acionamento nominal sempre mencionada em milmetros. Distncia de Acionamento Real Sr (mm) Distncia de acionamento real, o valor obtido para o sensor, admitindo-se as variveis de fabricao. Esta distncia medida com o sensor sendo alimentado em tenso nominal e a temperatura de 20o C. Nestas condies a distncia de acionamento real no deve variar mais que 10% em relao distncia de acionamento nominal.

Sr = Sn +/- 10%

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Distncia de Acionamento de Trabalho St (mm) Distncia de acionamento de trabalho, o valor obtido em condies de tenso de alimentao e temperatura especificadas para o produto. A distncia de acionamento de trabalho no deve variar mais que 10% em relao a real.

St = Sr +/- 10%
Distncia de Acionamento de Assegurada Sa (mm) Distncia de acionamento de assegurada a distncia em que se garante o acionamento do sensor. Ela est entre a face sensora e o ponto mnimo da distncia de acionamento de trabalho.

0 Sa 0,81 Sn
As vrias distncias mencionadas nos itens anteriores podem ser verificadas na ilustrao abaixo.

2.3.3 Fator de Reduo em Funo do Material


Dependendo do material do alvo, a distncia de acionamento do sensor deve ser multiplicada por um fator de reduo que definir seu novo alcance. Na tabela abaixo, temos o fator de reduo para os materiais mais comumente utilizados como alvo para os sensores.
MATERIAL Ao SAE 1020 Cromo Nquel Ao Inx Lato Alumnio Cobre FATOR DE REDUO 1,00 x S 0,89 x S 0,70 x S 0,50 x S 0,40 x S 0,33 x S

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

2.3.4 Histerese H (%)


Histerese a caracterstica que define a diferena do deslocamento entre o ponto de acionamento e desacionamento do sensor. A histerese sempre definida porcentualmente em relao distncia de acionamento real. Conforme as NORMAS EN 50008 e EN 50036 a histerese deve ser enquadrada da seguinte forma: - Para sensores CC 0,01 x Sr H 0,15 Sr - Para sensores CA 0,03 x Sr H 0,20 Sr A histerese, bem como, todas as caractersticas de acionamento do sensor so definidas para a placa padro de acionamento e a aproximao da mesma, frontal face sensora. Na figura abaixo pode-se observar a curva caracterstica que determina a histerese do sensor.

2.3.5 Freqncia de Comutao Fc (Hz)


Freqncia de comutao o limite mximo que o sensor pode comutar sua sada com segurana. A forma de medio pode ser efetuada tanto pelo mtodo A como B, conforme mostra figura a seguir.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Nos testes, o s dentes da roda devem ter as dimenses do acionador padro ( L x L ), para aquele caso, e o intervalo entre os dentes deve ser de 2 x L . O sensor em teste deve ser instalado de tal forma que a face sensora do mesmo fique a Sn/2 do dente do acionador. Estas caractersticas so definidas pela NORMA EN 50010 e determinam a freqncia mxima de comutao do sensor.

2.3.6 Formato do Sensor Indutivo


Os sensores indutivos so basicamente divididos em formato cilndrico, retangular e quadrado de acordo com os seguintes critrios: Formato Cilndrico Os sensores de formato cilndrico so aqueles em que, a regio onde est localizada a face sensora, cilndrica. Formato Retangular Os sensores de formato retangular so aqueles em que, a regio onde est localizada a face sensora, retangular. Formato Quadrado Os sensores de formato quadrado so aqueles em que, a regio onde est localizada a face sensora, quadrado. Embora este critrio para definir o formato do sensor seja bastante utilizado, ele no chega a ser universal de tal forma que pode-se encontrar fabricantes que no utilizem este principio. Tambm no raro encontrar fabricantes que definam seus produtos apenas como CILINDRICO OU BLOCO( Referncia aos sensores no cilndricos)

2.3.7 Forma de Instalao de um Sensor Indutivo


O sensor indutivo em funo de suas caractersticas definido para ser instalado de forma embutida ou no embutida. A definio do tipo de instalao que o sensor ser adequado, definido no projeto do produto, uma vez que os sensores para instalao embutida so fabricados com uma blindagem na bobina geradora de campo eletromagntico, o que impossibilita a interferncia de materiais metlicos que estejam prximos a ele (exceto a superfcie sensora). Os sensores fabricados para serem instalados de forma embutida podem tambm ter instalao no embutida, enquanto que o contrrio no possvel , pois comprometeria a atuao do sensor.

2.3.7.1 Instalao embutida (Faceada)


Os sensores indutivos projetados para instalao embutida, tem sua bobina geradora de campo eletromagntico blindada por uma fita metlica que impede a ao de material metlico colocado prximo superfcie do sensor (exceto a superfcie da face ativa).

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Com isto os sensores para instalao embutida apresentam geralmente distncia de acionamento inferior daqueles do mesmo tamanho destinados instalao no embutida. Isto ocorre porque a blindagem impede que as linhas de campo sejam projetadas pela lateral da bobina, o que possibilitaria maior alcance destas e consequentemente maior distncia sensora. Os sensores para instalao embutida ou faceada podem ento ser instalados com a face sensora no mesmo nvel de um material metlico sem prejudicar o funcionamento do produto.

2.3.7.2 Instalao No Embutida (Saliente)


Os sensores indutivos projetados para instalao no embutida, no tem sua bobina geradora de campo eletromagntico blindada por uma fita metlica, o que possibilitar a ao de material metlico colocado prximo ao sensor. Isto possibilita que estes sensores apresentarem distncias de acionamento superior daqueles do mesmo tamanho destinados a instalao embutida. Isto ocorre porque, como no existe blindagem na bobina geradora de campo eletromagntico, as linhas de campo so projetadas pela lateral da bobina, o que possibilita maior alcance destas e consequentemente maior distncia sensora.

Os sensores para instalao no embutida ou saliente no podem ento serem instalados coma face sensora no mesmo nvel de um material metlico, pois isto prejudicaria o funcionamento do produto A distncia h que deve ser mantida do material metlico a superfcie sensora, um dado definido por cada fabricante.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

2.4 Sensores de Proximidade Capacitivos


2.4.1 Princpio de Funcionamento
O princpio de funcionamento baseiase na gerao de um campo eltrico, desenvolvido por um oscilador controlado por capacitor. O capacitor formado por duas placas metlicas, carregadas com cargas eltricas opostas, montadas na face sensora, de forma a projetar o campo eltrico para fora do sensor, formando assim um capacitor que possui como dieltrico o ar. Quando um material aproxima-se da face sensora, ou seja, do campo eltrico, o dieltrico do meio se altera, alterando tambm o dieltrico do capacitor frontal do sensor. Como o oscilador do sensor controlado pelo capacitor frontal, quando aproximamos um material, a capacitncia tambm se altera, provocando uma mudana no circuito oscilador. Esta variao convertida em um sinal contnuo, que comparado com um valor padro, passa a atuar no estgio de sada. Sensores de proximidade capacitivos so projetados para operar gerando um campo eletrosttico e detectando mudanas neste campo causadas quando um alvo se aproxima da face ativa. As partes internas do sensor consistem em uma ponta capacitiva, um oscilador, um retificador de sinal, um circuito de filtragem e um circuito de sada, como mostra a figura abaixo.

Na ausncia de um alvo, o oscilador est inativo. Quando o alvo se aproxima, ele aumenta a capacitncia do circuito com a ponta de compensao. Quando a capacitncia atinge um valor determinado, o oscilador ativado, o que ativa o circuito de sada a faz com que ele comute seu estado (de aberto para fechado ou viceversa). A capacitncia do circuito com a ponta de compensao determinada pelo tamanho do alvo, sua constante dieltrica e distncia at a ponta. Quanto maior o tamanho e a constante dieltrica de um alvo, mais este aumenta a capacitncia. Quanto menor a distncia entre a ponta e o alvo, maior a capacitncia.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

2.4.2 Face Sensora


a superfcie onde emerge o campo eltrico. importante notar que os modelos no embutidos, com regio sensora lateral, so sensveis aos materiais a sua volta.

2.4.3 Ajuste de Sensibilidade:


O ajuste de sensibilidade dos sensores capacitivos protegido por um parafuso, que impede a penetrao de lquidos e vapores no sensor. O ajuste de sensibilidade presta-se principalmente para diminuir a influncia do acionamento lateral no sensor, diminuindo-se a distncia sensora. Permite ainda que se detecte alguns materiais dentro de outros, como por exemplo: lquidos dentro de garrafas ou reservatrios com visores de vidro, ps dentro de embalagens, ou fluidos em canos ou mangueiras plsticas.

2.4.4 Alvo Padro e Aterramento para Sensores de Proximidade Capacitivos


O alvo padro para sensores de proximidade capacitivos o mesmo que para sensores de proximidade indutivos. O alvo aterrado de acordo com normas de teste IEC. Entretanto, um alvo numa aplicao tpica no necessita estar aterrado para se ter uma deteco confivel.

2.4.5 Fatores de Correo


Para um determinado tamanho do objeto-alvo, os fatores de correo para sensores capacitivos so determinados segundo a constante dieltrica do material do alvo. Materiais com constantes dieltricas altas so mais fceis de detectar que aqueles com valores mais baixos. Segue uma lista parcial de constantes dieltricas para alguns materiais industriais tpicos. Para maiores informaes, consulte o CRC Handbook of Chemistry and Physics (CRC Press), o CRC Handbook of Tables for Applied Engineering Science (CRC Press) ou outras fontes de referncia.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Constantes Dieltricas de Materiais Industriais Conhecidos


Acetona 19,5 Cereal 3-5 Mrmore 8,0-8,5 Polietileno 2,3

Acar 3,0 gua 80 lcool 25,8 Amnia 15-25 Anilina 6,9 Ar 1 Areia 3-5 Benzeno 2,3 Borracha 2,5-35 Celulide 3,0

Cimento em P 4,0 Cinza Queimada 1,5-1,7 Cloro Lquido 2,0 Etanol 24 Farinha 1,5-1,7

Mica 5,7-6,7 Nylon 4-5 leo de Soja 2,9-3,5

Polipropileno 2,0-2,3 Poliestireno 3,0 Sal 6,0

leo de Transformador 2,2 Solues Aquosas 50-80 Leite em P 3,5-4 Teflon 2,0 Vaselina 2,2-2,9

Freon R22 e 502 (lquido) Papel 1,6-2,6 6,11 Gasolina 2,2 Glicerina 47 Madeira Seca 2-7 Madeira mida 10-30

Papel Saturado de leo Vidro 3,7-10 4,0 Parafina 1,9-2,5 Petrleo 2,0-2,2 Porcelana 4,4-7

2.4.5.1 Sensores Capacitivos Blindados Vs. Construo No Blindada


Cada sensor de proximidade capacitiva pode ser classificado por possuir construo blindada ou no blindada. Sensor Blindado Os sensores blindados so construdos com uma faixa de metal ao redor do sensor. Isso ajuda a direcionar o campo eletrosttico para a frente do sensor e resulta em um campo mais concentrado. A construo blindada permite que o sensor seja montado rente em um material sem causar uma falsa comutao. Os sensores de proximidade capacitivos blindados so mais indicados para a deteco de materiais de constantes dieltricas baixas (difceis de detectar), devido aos seus campos eletrostticos altamente concentrados. Isto permite a eles detectar alvos que sensores no-blindados ignoram. Sensor No Blindado Os sensores no blindados no possuem uma faixa de metal ao redor do sensor e conseqentemente possuem um menor campo eletrosttico concentrado. Muitos modelos no blindados so equipados com pontas de compensao, as quais fornecem aumento na estabilidade para o sensor.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

As verses no-blindadas so tambm mais adequadas que as verses blindadas para uso com suportes plsticos para sensores, um acessrio projetado para aplicaes onde se faz a deteco de nvel de lquido. O suporte montado atravs de um furo num tanque e o sensor inserido no receptculo do suporte. O sensor detecta o lquido no tanque atravs da parede do suporte. O campo eletrosttico de um sensor no-blindado menos concentrado do que o da verso blindada. Isto os torna mais indicados para detectar materiais de constantes dieltricas altas (fceis de detectar) ou para diferenciar entre materiais de constantes altas e baixas. Para certos materiais do alvo, os sensores de proximidade capacitivos em verso no-blindada apresentam alcance maior que aqueles em verso blindada. As verses no-blindadas so equipadas com uma ponta de compensao que permite que o sensor ignore nvoa mida, poeira, pequenas quantidades de sujeira e pequenos respingos de leo ou gua que se acumulem no sensor. A ponta de compensao tambm melhora a resistncia do sensor para variaes em umidade do ambiente.

2.5 Sensores ticos


Sensores fotoeltricos so usados em muitas aplicaes e indstrias para fornecer deteco precisa de objetos sem contato fsico com os mesmos. Na sua forma mais bsica, um sensor fotoeltrico pode ser concebido como um dispositivo tipo chave fim-de-curso, onde o acionador mecnico ou a alavanca substituda por um feixe de luz. Os sensores fotoeltricos operam percebendo uma mudana na quantidade de luz que refletida ou bloqueada por um objeto a ser detectado (alvo). A mudana na luz pode ser o resultado da presena ou ausncia do alvo ou ento resultado de mudana no tamanho, forma, refletividade ou cor de um alvo. Um sensor fotoeltrico pode ser usado em aplicaes para detectar alvos a distncias de menos de 5 mm (0,2 pol) at mais de 250 m (820 ps). Para uma aplicao bemsucedida com um sensor fotoeltrico necessrio que o objeto a ser detectado (alvo) cause uma mudana suficiente no nvel de luz percebido pelo sensor e que o usurio tenha um entendimento completo dos requisitos para uma deteco confivel.

2.5.1 Conceitos Bsicos e Blocos Funcionais


A princpio existem quatro blocos funcionais em um sensor fotoeltrico: Fonte de luz Sensor de luz Lentes Sada

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

2.5.1.1 Fonte de Luz

Um diodo emissor de luz (LED) um componente eletrnico semicondutor em estado slido que emite luz quando a corrente aplicada. A figura acima mostra a construo de um LED. Os LEDs so feitos para emitir luz com comprimentos de onda ou cores especficos. LEDs com luz infravermelha, vermelha visvel, verde e azul so usados como emissores de luz na maioria dos sensores fotoeltricos. LEDs de cores diferentes oferecem diferentes caractersticas de deteco. LEDs infravermelhos so os mais eficientes, geram mais luz e menos calor que qualquer LED de outra cor. LEDs infravermelhos so usados em sensores onde a mxima sada de luz necessria para um alcance estendido. Em muitas aplicaes, um feixe de luz visvel desejvel para facilitar a instalao ou confirmar o funcionamento do sensor. Luz vermelha visvel a mais eficiente para atender este requisito. LEDs vermelhos visveis, azuis e amarelos tambm so usados em aplicaes especiais onde cores especficas ou contrastes de cor devem ser detectados. Estes LEDs tambm so usados como indicadores de estado (sada, diagnstico, alarme) em sensores fotoeltricos. LEDs so componentes resistentes e confiveis, o que os torna ideais para uso em sensores fotoeltricos. Eles operam em uma larga faixa de temperatura e so muito resistentes a danos decorrentes de vibrao e choque.

2.5.1.2 Sensor de Luz


O sensor de luz (ou fotossensor) o componente eletrnico usado para detectar a fonte da luz. Um fotodiodo ou fototransistor so componentes robustos em estado slido que causam uma mudana na corrente conduzida dependendo da quantidade de luz detectada. Fotossensores so mais sensveis a certos comprimentos de onda de luz. A resposta espectral de um fotossensor determina sua sensibilidade a diferentes comprimentos de onda no espectro da luz. Para melhorar a eficincia de deteco, o LED e o fotossensor so, freqentemente, casados espectralmente. Um exemplo mostrado na figura abaixo.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

2.5.1.3 Lente
Os LEDs emitem luz sobre uma grande rea e os fotossensores percebem esta luz tambm em uma grande rea. Lentes so usadas em frente ao emissor de luz LED e ao fotossensor para estreitar esta rea. medida que a rea estreitada, o alcance do LED ou do fotossensor aumenta. Como resultado, as lentes tambm aumentam o alcance de funcionamento para sensores fotoeltricos, como demonstra a figura abaixo.

O feixe de luz de uma combinao de LED e lente tipicamente de formato cnico. A rea da base do cone aumenta com a distncia lente. Alguns sensores fotoeltricos so otimizados para grande alcance. O feixe de luz (e por conseqncia o campo de viso) emitido por estes sensores bastante estreito. Entretanto, o alinhamento pode ser difcil se o campo de viso for muito estreito. Outros sensores fotoeltricos so projetados para deteco de objetos sobre uma grande rea. Estes sensores tm um campo de viso mais largo, mas um alcance total mais curto.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

2.5.1.4 Sada
Uma vez que uma mudana suficiente no nvel de fotoeltrico comuta um dispositivo de sada para prover lgico a que o sensor est conectado. Muitos tipos de varivel (analgico) esto disponveis, cada uma com particulares. luz detectada, o sensor um sinal para o controlador sadas de sinal discreto ou vantagens e desvantagens

2.5.2 Margem
A Margem (margem de operao, ganho excedente) um conceito importante que deve ser bem entendido quando se aplicam sensores fotoeltricos. A necessidade de reajustes e intervenes do usurio numa aplicao pode ser minimizada quando se obtm os melhores nveis de margem para aquela aplicao. A margem expressa a quantidade de luz emitida pela fonte de luz que detectada pelo receptor. A margem melhor explicada pelo exemplo: Uma margem 0 (zero) ocorre quando nenhuma luz gerada pelo emissor pode ser detectada pelo sensor de luz. Uma margem de 1 (um) obtida quando a luz detectada exatamente suficiente para comutar o estado do dispositivo de sada (de DESLIGADO para LIGADO ou de LIGADO para DESLIGADO). Uma margem de 20 alcanada quando o receptor detecta 20 vezes mais a quantidade de luz necessria para comutar o estado do dispositivo de sada. Quantidade real de luz detectada Quantidade mnima necessria para comutar o estado do dispositivo de sada e normalmente expressa como uma relao ou como um nmero inteiro seguido por X. Uma margem de 6 pode ser expressa como 6:1 ou 6X.

A margem definida como:

2.5.3 Modulao do LED


A quantidade de luz gerada pelo emissor determinada pela quantidade de corrente que conduzida. Para aumentar o alcance de um sensor fotoeltrico, a quantidade de corrente deve ser aumentada. Entretanto, os LEDs tambm geram calorh um limite superior de quantidade de calor que pode ser gerado antes que um LED seja danificado ou destrudo. Nos sensores fotoeltricos, o emissor comutado rapidamente, interrompendo-se sua corrente numa cadncia muito acelerada. Um ciclo de carga baixo (tipicamente menor que 5 %) permite a quantidade da corrente e portanto, a quantidade de luz emitida excedam o que seria permissvel sob operao contnua

2.5.4 Deteco Sncrona


O receptor projetado para detectar a fonte de luz pulsante vinda de um emissor de luz modulada. Para aumentar ainda mais a confiabilidade da deteco, o receptor e o emissor so sincronizados. O receptor espera pulsos de luz que so idnticos queles pulsos gerados pelo emissor. A deteco sncrona ajuda um sensor fotoeltrico a

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

ignorar pulsos de luz de outros sensores fotoeltricos por perto ou de outras fontes de luz pulsante, tais como lmpadas fluorescentes. A deteco sncrona somente possvel quando o emissor e o receptor esto num mesmo corpo, o que verdade para todos os modos de deteco, exceto o de feixe transmitido, como explicado abaixo.

2.5.5 Modos de Deteco Fotoeltricos


Os mtodos diferentes de deteco so chamados de modos de deteco. Os diferentes modos de deteco so basicamente trs: Feixe transmitido (s vezes chamado de feixe direto, sistema barragem ou barreira) Feixe retro-refletido (s vezes chamado de sistema reflex) Feixe difuso (tambm conhecido como sistema de Proximidade)

Enquanto muitos problemas de aplicao podem ser resolvidos por qualquer um destes modos de deteco, cada um deles oferece vantagens e precaues a considerar.

2.5.5.1 Feixe Transmitido


Neste modo o emissor e o receptor esto contidos em corpos separados. Estas duas unidades so posicionadas opostamente entre si, de modo que a luz do emissor atinja diretamente o receptor. O alvo deve interromper (bloquear) o feixe entre emissor e receptor.

Sensores de feixe transmitido fornecem o maior alcance e o maior nvel de margem de operao. Margens em aplicaes de feixe transmitido com faixas menores que 10 m (3,1 ps) podem exceder 10000X. Por este motivo, o feixe transmitido o melhor modo de deteco quando se opera em ambientes industriais muito empoeirados ou sujos. O feixe efetivo de um sensor de feixe transmitido equivalente ao dimetro da lente do emissor e do receptor. A deteco confivel ocorre quando o alvo opaco e bloqueia pelo menos 50 % do feixe efetivo.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

A deteco de objetos menores que o feixe efetivo pode ser melhor conseguida pela reduo do dimetro do feixe, usando-se diafragmas colocados na frente do emissor e do receptor. Diafragmas esto disponveis para a maior parte dos sensores de feixe transmitido. Alguns usurios tm criado seus prprios diafragmas para outras famlias de sensores.

A aplicao de feixe transmitido mais confivel possui uma elevada margem quando o alvo estiver ausente e uma margem zero (ou prxima a zero) quando o alvo estiver presente. A deteco por feixe transmitido pode no ser adequada para a deteco de alvos transparentes ou translcidos: a alta margem permite que o sensor veja atravs destes alvos. Apesar de ser freqentemente possvel reduzir a sensibilidade do receptor, a deteco por feixe retro-refletido ou difuso-refletido pode fornecer uma soluo melhor.

2.5.5.2 Feixe Retro-Refletido


Feixe retro-refletido (reflex) o modo de deteco mais popular. Um sensor com feixe retro-refletido contm tanto o emissor quanto o receptor em um mesmo corpo. O feixe de luz gerado pelo emissor refletido por um objeto refletivo especial e detectado pelo receptor. O alvo detectado quando ele bloqueia o feixe de luz.

Refletores especiais ou fitas refletoras so usadas para a deteco retro-refletida. Ao contrrio de espelhos ou outras superfcies reflexivas planas, estes objetos refletivos no precisam ser alinhados de forma perfeitamente perpendicular ao sensor. O desalinhamento de um refletor ou fita refletora de at 15, tipicamente, no vai reduzir significativamente a margem do sistema de deteco Os sensores por feixe retro-refletido so mais fceis de instalar que os sensores de feixe transmitido. Somente a unidade emissor/receptor (num mesmo corpo) deve ser instalada e conectada. Entretanto, a margem quando o alvo est ausente tipicamente 10 a 1000 vezes menor que aquelas na deteco por feixe transmitido, tornando a deteco por feixe retro-refletido menos desejvel em ambientes altamente contaminados.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Deve ser tomado cuidado quando se aplicar sensores por feixe retro-refletido comuns em aplicaes onde alvos brilhantes ou altamente refletivos devem ser detectados. As reflexes do prprio alvo podem ser detectadas. s vezes possvel orientar o sensor e o refletor ou fita refletora de modo que o alvo brilhante reflita luz para longe do receptor. Entretanto, para a maior parte das aplicaes com alvos brilhantes, a deteco por feixe retro-refletido com luz polarizada oferece uma soluo melhor. Os sensores por feixe retro-refletido com luz polarizada contm filtros polarizadores na frente do emissor e do receptor. Estes filtros so perpendiculares ou defasados entre si em 90. Os sensores por feixe retro-refletido com luz polarizada oferecem alcance 30-40 % menor (e menor margem) que os sensores por feixe retro-refletido padres. Ao invs de LEDs infravermelhos, os sensores por feixe retro-refletido polarizados devem usar um emissor de luz visvel menos eficiente (tipicamente um LED de luz vermelha visvel). Esto presentes perdas de luz adicionais causadas pelos filtros polarizadores. Os sensores com luz polarizada vo ignorar somente as reflexes de primeira superfcie de uma superfcie reflexiva. A luz polarizada despolarizada medida que passa atravs da maior parte dos filmes (pelculas de plstico transparente) ou embalagens plsticas. Portanto, um objeto brilhante, quando embrulhado em filme plstico transparente, pode criar reflexes que so detectadas pelo receptor. Neste caso, o objeto brilhante torna-se a segunda superfcie atrs da embalagem plstica. Devem ser considerados outros modos de deteco para estas aplicaes. Todos os refletores padres despolarizam a luz e so adequados para a deteco com luz polarizada retro-refletida. Entretanto, a maior parte das fitas refletoras no despolariza a luz e so indicadas somente para uso com sensores por feixe retrorefletido padres. Esto disponveis fitas refletoras especialmente construdas para a deteco de feixes retro-refletidos polarizados. Procure sempre fitas refletoras especialmente indicadas para uso com sensores por feixe retro-refletido com luz polarizada.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

2.5.5.3 Feixe Difuso


A deteco por feixe transmitido ou retro-refletido com luz polarizada cria um feixe de luz entre o emissor e o receptor ou entre sensor e refletor. necessrio o acesso s duas faces opostas do alvo. Algumas vezes difcil, ou at impossvel, obter acesso a ambos os lados de um alvo. Nestas aplicaes, necessrio apontar o emissor diretamente para o alvo. A luz emitida espalhada pela superfcie de todos os ngulos e uma pequena parte refletida de volta para ser detectada pelo receptor contido no mesmo corpo. Este modo de deteco chamado de deteco por feixe difuso ou proximidade.

Existe uma gama de submodos diferentes para a deteo por feixe difuso. A mais simples, difuso padro, discutida aqui. Outros tipos, difuso de corte fino, difuso com foco fixo, difuso com grande abertura e difuso com supresso de fundo so explicados em sees posteriores. O objetivo da deteco difuso padro obter uma margem relativamente alta quando se detectar o alvo. Quando o alvo estiver ausente, as reflexes de qualquer fundo atrs do alvo devem prover uma margem to prxima de zero quanto possvel. A refletividade do alvo pode variar muito. Superfcies relativamente brilhantes podem refletir a maior parte da luz para longe do receptor, tornando a deteco muito difcil. A face do sensor deve estar paralela a estas superfcies. Objetos muito escuros, foscos, podem absorver a maior parte da luz e refletir muito pouco para fins de deteco. Estes alvos podem ser difceis de detectar, a menos que o sensor seja posicionado muito prximo. O alcance mximo especificado de um sensor fotoeltrico determinado usando-se um alvo difuso-refletivo calibrado. Alvos difuso do mundo real so freqentemente considerados menos refletivos, como mostrado na tabela abaixo.
Alvo Alumnio Polido Papel branco (referncia) Papel de escrever branco Papelo Tora cortada Papel preto Neopreno Borracha de pneu Feltro preto Refletividade Relativa Tpica 500 100 90 40 20 10 5 4 2

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

A deteco de alvos posicionados prximos a fundos refletivos pode ser particularmente desafiadora. Pode ser impossvel ajustar o sensor para obter uma margem suficiente para detectar o alvo sem a deteco ou sem chegar perto do limiar da deteco do fundo. Outros tipos de deteco por reflexo difusa podem ser mais adequados neste caso.

Feixe Difuso com Corte Fino Os sensores por feixe difuso com corte fino so projetados de modo que o feixe de luz do emissor e a rea de deteco do receptor estejam em ngulo entre si. Isto torna estes sensores mais sensveis a curta distncia e menos sensveis a longa distncia, o que pode prover uma deteco mais confivel de alvos que estejam posicionados prximos a fundos refletivos. Note que este modo de deteco fornece algum grau de melhoria sobre a deteco por luz difusa padro, quando um fundo refletivo estiver presente. Entretanto, um fundo que bastante refletivo ainda pode ser detectado. Uma soluo ainda melhor dada pelos sensores por feixe difuso com supresso de fundo. Feixe Difuso com Supresso de Fundo Ao invs de tentar ignorar o fundo atrs de um alvo, os sensores com supresso de fundo usam eletrnica sofisticada para detectar ativamente a presena tanto do alvo quanto do fundo. Os dois sinais relacionados deteco so comparados e a sada vai comutar seu estado quando houver deteco ativa do alvo ou deteco ativa do fundo. Em termos simples, a deteco com supresso de fundo pode permitir que o sensor ignore a presena de um fundo muito refletivo quase diretamente atrs de um alvo escuro, menos refletivo. Para muitas aplicaes, este o modo difuso de deteco ideal. Entretanto, os sensores com supresso de fundo so mais complexos e, portanto, mais caros que outros sensores por luz difusa. Feixe Difuso com Foco Fixo Num sensor com foco fixo (feixe convergente), o feixe de luz do emissor e a rea de deteco do receptor esto focados num ponto bastante estreito (ponto focal), a uma distncia fixa em frente ao sensor. O sensor bastante sensvel neste ponto e muito menos sensvel antes e depois deste ponto focal.

Aquisio de Dados Os sensores com foco fixo encontram trs aplicaes principais:

Werther Serralheiro

Deteco confivel de alvos pequenos. Pelo fato de o sensor ser bastante sensvel no ponto focal, um alvo pequeno pode ser detectado facilmente. Deteco de objetos a uma distncia fixa. Como um sensor de foco fixo mais sensvel no ponto focal, ele pode ser usado em algumas aplicaes para detectar um alvo no ponto focal e ignor-lo quando ele estiver na frente ou atrs do ponto focal. Deteco de marcas em cor impressas (deteco de marcas de codificao coloridas). Em algumas aplicaes, importante detectar a presena de uma marca impressa numa pea contnua de material de embalagem. Um sensor de foco fixo com um emissor de cor especfico (tipicamente vermelho, verde ou azul) pode ser selecionado para apresentar a mais alta sensibilidade cor da marca.

Feixe Difuso com Grande Abertura Os sensores por feixe difuso com grande abertura projetam a rea de deteco do emissor e a do receptor sobre uma grande rea.

Estes sensores so ideais para dois tipos de aplicao: Deteco de fioum sensor com grande abertura pode detectar a presena de fios extremamente finos de linha ou outro material posicionados prximos ao sensor. A presena ou ausncia (rompimento de fio) do fio pode ser detectada confiavelmente mesmo quando o fio se move de um lado a outro em frente ao sensor. Furos ou imperfeies ignoradas nos alvoscomo os sensores por feixe difuso com grande abertura podem ignorar sobre uma rea grande, eles podem ignorar pequenos furos ou imperfeies em alvos difusos.

Aquisio de Dados
Comparativo entre os mtodos de deteco

Werther Serralheiro

2.5.6 Fibra ptica


Os sensores por fibra ptica permitem a conexo de cabos de fibra ptica ao seu corpo. A luz emitida pelo emissor transmitida atravs de fibras transparentes nos cabos e emerge na ponta das fibras. O feixe transmitido ou refletido ento conduzido ao receptor atravs de fibras separadas. Cabos de fibra ptica podem ser montados em locais que de outro modo seriam inacessveis a sensores fotoeltricos. Eles podem ser usados na presena de alta temperatura ambiente e em aplicaes onde ocorrem choques e vibraes extremos ou movimento contnuo do ponto de deteco (como descrito abaixo). Tanto vidro quanto plstico so usados como materiais transparentes para criar cabos de fibra ptica.

2.5.6.1 Fibra ptica de Vidro


Cabos de fibra ptica de vidro contm fios mltiplos de fibra de vidro bastante fina, enfeixados juntos numa capa flexvel. Cabos de fibra ptica de vidro so tipicamente mais durveis que cabos de fibra ptica plstica. Os cabos de fibra ptica de vidro suportam temperaturas muito mais elevadas.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

2.5.6.2 Fibras pticas de Plstico


Cabos de fibra ptica plstica so tipicamente construdos com um monofilamento acrlico nico. No h revestimento protetor, tornando os cabos de fibra ptica plstica menos durveis, mas tipicamente mais baratos que os cabos de fibra de vidro. Os cabos com fibra de plstico podem ser usados em aplicaes onde seja necessria flexo contnua do cabo. Cabos com fibra de plstico espiralados tambm esto disponveis para este tipo de aplicao. Cabos de fibra ptica esto disponveis em configurao individual ou bifurcada

Dois cabos individuais so usados para deteco por feixe transmitido. Alguns cabos individuais so embalados individualmente, outros so vendidos em pacotes de dois. Cabos bifurcados so usados para os modos de deteco por feixe refletido (seja difusa ou retroativamente). A deteco por feixe difuso, verso padro, com cabos de fibra ptica semelhante deteco com sensores fotoeltricos dotados de lentes. A deteco com luz retro-refletida possvel com refletores ou fitas refletoras. A deteco com luz polarizada retro-refletida no possvel. Em algumas aplicaes com retro-reflexo, ser necessrio reduzir a sensibilidade do sensor para evitar deteco do alvo por reflexo difusa. Fibras de vidro podem ser usadas com LEDs de luz infravermelha ou visvel. Fibras pticas de plstico absorvem luz infravermelha e, portanto, so mais eficientes quando usadas com LEDs de luz vermelha visvel. Uma grande seleo de cabos de fibra ptica est disponvel e muitas configuraes especiais podem ser obtidas.
Comparao entre os tipos de sensores de fibra tica

Aquisio de Dados Deteco de Objetos Transparentes

Werther Serralheiro

Materiais transparentes apresentam um desafio nico na aplicao de sensores fotoeltricos. A maior parte dos objetos e filmes fornecem contraste insuficiente para serem detectados confiavelmente com sensores por feixe retro-refletido ou retrorefletido, luz polarizada de aplicao geral. Vrias formas de deteco por reflexo difusa no oferecem uma soluo melhor, porque a localizao exata do alvo transparente no pode ser detectada. Alguns fabricantes oferecem sensores fotoeltricos que so projetados especialmente para aplicaes de deteco de objetos e filmes transparentes. Estes sensores por feixe retro-refletido com luz polarizada contm montagens pticas especiais, projetadas para otimizar a quantidade de contraste gerada por objetos e filmes transparentes. Eletrnica e software especiais aumentam ainda mais a confiabilidade da deteco.

2.5.7 Especificaes de Sensores Fotoeltricos


2.5.7.1 Sada com Comutao por Luz/Sombra
Os termos comutao por luz e comutao por sombra so usados para descrever a ao de uma sada de sensor quando um alvo est presente ou ausente. Uma sada de operao por luz est ENERGIZADA (nvel lgico um) quando o receptor pode ver luz suficiente gerada pelo emissor. Para deteco por feixe transmitido e retro-refletido, uma sada de comutao por luz est ENERGIZADA quando o alvo est ausente e a luz pode viajar do emissor para o receptor. Para deteco por feixe difuso (todos os tipos), a sada est ENERGIZADA quando o alvo est presente e refletindo luz do emissor para o receptor. Uma sada de comutao por sombra est ENERGIZADA (nvel lgico um) quando o receptor no pode ver luz gerada pelo emissor. Para deteco por feixe transmitido e retro-refletido, uma sada de comutao por sombra est ENERGIZADA quando o alvo est presente e a luz do emissor bloqueada, no podendo alcanar o receptor. Para deteco difuso (todos os tipos), a sada de comutao por sombra est ENERGIZADA quando o alvo est ausente.

2.5.7.2 Alcance mximo


Esta especificao refere-se ao alcance de: Sensor para refletor, nas deteces por feixe retro-refletido e retro-refletido com luz polarizada De sensor para alvo especfico em todos os tipos de deteces por feixe difuso e Emissor para receptor nas deteces por feixe transmitido.

A maior parte dos ambientes industriais cria contaminao das lentes do sensor, dos refletores e dos alvos. Os sensores devem ser aplicados a distncias menores para elevar a margem at um valor aceitvel e melhorar a confiabilidade da aplicao.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

2.5.7.3 Alcance Mnimo


Muitos sensores por feixe retro-refletido, retro-refletido com luz polarizada e difuso (a maioria) apresentam uma pequena zona cega perto do sensor. Refletores, fitas refletoras ou alvos difusos devem ser localizados alm deste alcance mnimo do sensor para um funcionamento confivel.

2.5.7.4 Curva de Resposta Tpica


As pginas de catlogo para a maioria dos sensores fotoeltricos apresentam uma curva que mostra em quanto a margem tpica depende do alcance. Uma margem de pelo menos 2X geralmente recomendada para ambientes industriais. A figura abaixo mostra um exemplo de curva para um sensor por feixe difuso. O alcance mximo (margem=1X) deste sensor 1 m (39,4 pol) para um alvo de papel branco especfico. Uma margem de 4X pode ser conseguida a aproximadamente metade daquela distncia ou 500 mm (19,7 pol).

2.5.7.5 Tempo de Resposta


O tempo de resposta de um sensor o tempo que se passa entre a deteco de umalvo e a mudana de estado do dispositivo de sada, de LIGADO para DESLIGADO ou de DESLIGADO para LIGADO. tambm o tempo que leva para a sada voltar ao estado original (descomutar) quando o alvo no se encontra mais na rea de deteco. Para a maioria dos sensores, o tempo de resposta uma especificao nica tanto para o tempo de comutao quanto para o de descomutao. Para outros sensores, podem ser dados dois valores diferentes de tempo para comutao e para descomutao.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

O tempo de resposta depende do tipo/verso do sensor e da sada escolhida. Sensores mais lentos geralmente oferecem alcance mais longo. Sensores muito rpidos tipicamente tm alcances mais curtos. O tempo de resposta tpico para sensores fotoeltricos varia de 30 s a 30 ms.

2.5.7.6 Campo de Viso


Para a maioria dos sensores fotoeltricos, o feixe de luz do emissor e a rea de deteco emfrente ao receptor se projetam frente do sensor num formato cnico. O campo de viso uma medida (em graus) da abertura desta rea cnica. O campo de viso uma especificao til para se determinar a rea de deteco disponvel a uma distncia fixa alm de um sensor fotoeltrico. Veja a figura ao lado para este exemplo. O sensor por retro-reflexo do exemplo tem um campo de viso de 3. A figura mostra que para um alcance de 3,0 m (10 ps) a rea de deteco ser um crculo de aproximadamente 168 mm (6,6 pol) de dimetro (56 mm ou 2,2 pol por grau). Sensores com um campo de viso largo tipicamente apresentam alcance menores. Entretanto, um campo de viso mais largo pode tornar mais fcil o alinhamento.

2.5.7.7 Regio de Deteco


Diagramas mostrando a regio de deteco so apresentados para vrias linhas de sensores fotoeltricos, para facilitar a previso do desempenho destes sensores quando do estudo da aplicao. A regio de deteco definida como a parte do espao em que um sensor fotoeltrico percebe o alvo. Ela representada pela comparao da resposta do receptor luz gerada pelo emissor correspondente, alm do alcance de operao do sensor. A regio de deteco mostrada em duas dimenses (curva fechada) e assume-se que tenha forma simtrica em relao ao eixo ptico do sensor, em todos os planos em torno de e passando por este eixo. O valor mximo de margem ocorre no eixo ptico; a margem diminui movendo-se o alvo em direo fronteira do diagrama. A regio de deteco investigada sob condies sem presena de contaminao e com alinhamento timo do sensor. O diagrama da regio de deteco representa o maior espao tpico de deteco e no deve ser considerado exato: poeira, contaminao, nvoa etc, vo diminuir a regio de deteco e o alcance do sensor.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Regio de Deteco para Feixe Transmitido A regio de deteco para feixe transmitido representa a fronteira em que o receptor efetivamente recebe luz do emissor correspondente, assumindo-se que no haja desalinhamento angular. O desalinhamento angular entre emissor e receptor diminui o volume da regio de deteco. Diagramas da regio de deteco para sensores com feixe transmitido so teis para se determinar o espaamento mnimo necessrio entre pares emissor/receptor de feixe transmitido adjacentes, de forma a se evitar interferncia ptica de um par emissor/receptor com pares prximos. Regio de Deteco para Feixe Retro-Refletido A regio de deteco para feixe retro-refletido e retro-refletido com luz polarizada representa a fronteira dentro da qual o sensor vai responder a um alvo retro-refletivo (p.e. um refletor) situado no campo de viso do sensor. O alvo retro-refletivo mantido perpendicularmente ao eixo ptico do sensor, enquanto os limites da regio so traados. O alvo retro-refletivo modelo 92-39 de 76 mm de dimetro usado para investigao da regio de deteco, a menos que se especifique outro alvo. Para funcionamento confivel, o objeto a ser detectado deve ser igual ou maior que o dimetro do feixe indicado no diagrama da regio de deteco. Um alvo retro-refletivo (p.e. refletor) menor deve ser usado para deteco precisa de objetos menores. Regio de Deteco para Feixe Difuso, Verso Padro, com Corte Fino ou Supresso de Fundo A regio de deteco feixe difuso representa a fronteira dentro da qual a borda de um alvo refletivo branco ser detectada ao entrar no campo de viso do sensor. As representaes por feixe difuso so geradas usando-se 90 % da folha difuso-refletida, de papel branco, de 216 mm x 279 mm (8 pol x 11 pol), mantida perpendicularmente aos eixos pticos do sensor. A regio de deteco ser menor para materiais menos refletivos e maior para materiais mais refletivos. Objetos menores podem diminuir o volume da regio de deteco para certos sensores por difuso-reflexo, quando h distncias mais longas. Alvos difuso-refletivos com superfcies no perpendiculares aos eixos pticos do sensor, tambm diminuiro significativamente a resposta do sensor. importante notar que o dimetro efetivo do feixe do sensor por raio retro-refletido igual ao dimetro do alvo retro-refletivo (refletor). Alvos refletivos adicionais no campo de viso do sensor iro aumentar o valor da margem e o alcance, se o campo de viso for maior que o alvo inicial, como mostrado na figura abaixo.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

2.5.8 Histerese
Sensores fotoeltricos apresentam histerese (ou curso diferencial). A histerese de um sensor fotoeltrico a diferena entre a distncia de onde um alvo pode ser detectado quando ele se move em direo ao sensor e a distncia que ele tem de se afastar do sensor para no ser mais detectado. medida que o alvo se move em direo ao sensor, ele ser detectado distncia X. Quando ele se afasta do sensor, ele ainda vai ser detectado, at que ele chegue distncia Y.

A alta histerese na maioria dos sensores fotoeltricos til para se detectar grandes objetos opacos em aplicaes com feixe retro-refletido, retro-refletido com luz polarizada e transmitido. Em aplicaes com reflexo difusa, uma grande diferena entre a luz refletida do alvo e do fundo tambm permite o uso de sensores de alta histerese.

2.6 Sensores Especiais


2.6.1 Sensores Ultra-snicos
2.6.1.1 Princpios da Operao
Os sensores ultrassnicos operam emitindo e recebendo ondas sonoras em alta freqncia. A freqncia geralmente em 200 kHz, que alta demais para um ouvido do ser humano.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

2.6.1.2 Modos de Operao


H dois modos bsicos de operao: modo oposto e modo difuso (eco). No modo oposto, um sensor emite a onda sonora e um outro, montado do lado oposto do emissor, recebe a onda sonora. No modo difuso, o mesmo sensor emite a onda sonora e escuta o eco desenergizando um objeto.

2.6.1.3 Faixa de Deteco


A faixa de deteco o alcance dentro do qual o sensor ultrassnico detectar o alvo sob flutuaes de temperatura e tenso.

Os sensores ultrassnicos possuem uma zona cega localizada na face de deteco. O tamanho da zona cega depende da freqncia do transdutor. Os objetos localizados dentro de um ponto cego podem no ser confiavelmente detectados. Certas caractersticas do alvo devem ser consideradas ao usar os sensores ultrassnicos. Elas incluem forma do alvo, material, temperatura, tamanho e posicionamento. Materiais macios, tais como tecido ou espuma de borracha so difceis de detectar com tecnologia de ultrassom difuso porque eles no so refletores de som adequados. O alvo padro para um sensor ultrassnico de tipo difuso estabelecido pela Comisso Eletrotcnica padro IEC 60947-5-2. O alvo padro uma forma quadrada, possuindo uma espessura de 1 mm e feito de metal com um fim rolado. O tamanho do alvo depende da faixa de deteco. Para os sensores ultrassnicos de modo oposto, no h padro estabelecido.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Os alvos padres so usados para estabelecer o desempenho dos parmetros dos sensores. O usurio deve levar em considerao as diferenas no desempenho devido aos alvos no padronizados.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

3 - Sensores Contnuos
3.1 Introduo

3.2 Medio de Temperatura


3.2.1 Grandeza

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

3.2.2 Termopares
3.2.2.1 Princpio de Transduo
Nos metais e semicondutores, os processos de transporte de carga (corrente eltrica) e de energia, esto intimamente relacionados e se devem ao deslocamento de portadores de corrente (eltrons de conduo) Quando os eltrons externos da eletrosfera encontram-se fracamente ligados a seus respectivos ncleos constituintes de um material, absorvem ento energia suficiente de fontes externas, podendo tornarse livres de seu ncleo.

temperatura constante, energia e densidades de eltrons livres em materiais diferentes no so necessariamente as mesmas. Ento quando dois materiais diferentes em equilbrio trmico entre si so colocados em contato, existir a tendncia da difuso de eltrons atravs da interface, como na figura ao lado. O potencial eltrico do material receptor poder tornar-se mais negativo na interface, enquanto que o material emissor de eltrons poder tornar-se mais positivo. Quando a diferena no potencial atravs da interface balancear a fora termoeltrica (difuso), o equilbrio em relao a transferncia de eltrons poder ser estabelecido, como na figura ao lado.

Se dois materiais homogneos diferentes esto formando um circuito fechado e as duas junes mantidas a mesma temperatura, os campos eltricos resultantes sero opostos e no existir fluxo de eltrons, como ilustrado na figura abaixo. Contudo, se as duas junes so mantidas a diferentes temperaturas, uma corrente de difuso lquida poder ser induzida, conforme mostrado na figura abaixo. Se o circuito interrompido em um ponto qualquer, pode-se medir, atravs de um voltmetro, uma diferena de potencial (V) que funo da diferena de temperatura das duas junes e do tipo de material dos fios.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

V=

AB

(T1 T2 )

onde AB a diferena de poder termoeltrico dos dois materiais. Essa tenso dita "tenso ou f.e.m Seebeck", em homenagem a Thomas Seebeck que em 1821 descobriu esse fenmeno (chamado "Efeito Seebeck "). A medio da f.e.m Seebeck medida a corrente nula. Dessa forma o voltmetro deve ter baixa impedncia (alta resistncia interna) a fim de assegurar essa condio.

3.2.2.2 Lei dos metais intermedirios


"A soma algbrica das foras termoeletromotivas em um circuito composto de qualquer quantidade de diferentes materiais zero, se todo o circuito estiver a uma temperatura uniforme" Assim, um terceiro material homogneo sempre pode ser adicionado em um circuito, no afetando a f.e.m do mesmo, desde que suas extremidades estejam a uma mesma temperatura. Ou seja, o termopar formado pelos materiais A e B no ser afetado pelo material C, se T3 = T4 e T5 = T6 .

3.2.2.3 Juno de referncia


O termopar no mede diretamente a temperatura, mas sim uma diferena de temperatura entre dois corpos. Necessita-se ento conhecer uma das temperaturas, chamada juno de referncia (ou junta fria). Uma das juntas de referncia mais utilizadas o banho de gelo fundente (0oC). Devese usar preferencialmente gua destilada, sendo o banho fundente obtido atravs de gelo com granulometria fina. Para trabalhos mais precisos, a juno de referncia deve ser mantida num aparelho de ponto triplo da gua cuja temperatura 0.01 0.0005 C. Recomenda-se imergir a junta em banho de leo ou mercrio. Uma soluo mais simples consiste em revestir os fios com uma camada de verniz sinttico (esmalte de unhas). A lei dos metais intermedirios permite a ligao de um termopar a junta de referncia aberta, conforme mostrado na Figura abaixo , sem que a f.e.m. fornecida seja alterada. Essa uma situao bastante utilizada, pois preserva o termopar, eliminando a necessidade de interromper o circuito.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Outra forma de ligao bastante utilizada, especialmente quando tm-se uma srie de termopares, consiste em manter a juno de referncia a uma temperatura prxima do ambiente, medindo-a atravs de um termmetro de bulbo, ou atravs de uma termoresistncia. A junta pode ser um banho lquido, ou ainda um bloco metlico com grande inrcia trmica, sendo os termopares alojados em orifcios preenchidos com material condutor (mercrio, leo mineral ou "pasta trmica"). Existe ainda as juntas de referncia eletrnicas que comeam a se tornar confiveis. Trata-se de um circuito integrado (por exemplo, AD 597) onde a leitura da temperatura de referncia realizada no prprio corpo do circuito. Como sada, tem-se um sinal eltrico diretamente proporcional a temperatura.

3.2.2.4 Dependncia da temperatura


Os termopares so, na realidade, transdutores de temperatura no lineares: o poder termoeltrico varia com a temperatura das junes. O termopar formado pelos metais Cobre / Constantan, possui um poder termoeltrico a = 40 mV/oC a temperaturas prximas do ambiente, e a = 53 mV/oC a uma temperatura de 200 oC. A Tabela abaixo fornece os valores do poder termoeltrico (a) para diversos tipos de termopares em funo da temperatura. Tabela 1 - Poder termoeltrico para diversos tipos de termopares em funo da temperatura.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

A Tabela abaixo fornece os polinmios que expressam diretamente fora eletromotriz em funo da temperatura (e vice-versa) para termopares Cobre/Constantan (tipo T) .

Entretanto a forma mais comum para determinar a temperatura a partir da f.e.m fornecida por um termopar com junta de referncia a 0C atravs das Tabelas de Equivalncia, apresentadas no Apndice. A primeira coluna indica a temperatura, em dcada, e a primeira linha de cada seo a temperatura em unidade. A f.e.m fornecida pelo termopar indicada em milivolts. Uma interpolao linear pode ser empregada para obter uma maior resoluo da temperatura obtida. Caso esteja sendo empregado junta de referncia a temperatura diferente de 0C, deve-se primeiramente adicionar f.e.m fornecida pelo termopar a tenso referente temperatura da juno de referncia. O emprego de tabelas (ou relaes) na converso da f.e.m em temperatura implica que os materiais utilizados na fabricao do termopar apresentam as mesmas caractersticas termofsicas daqueles utilizados na compilao das mesmas. Mesmo com termopares com pureza elevada a incerteza da ordem de 0.5 % ou 0.8C. Para reduzir essa incerteza, a soluo a calibrao de cada termopar (ou do lote).

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

3.2.2.5 Caracterstica dos termopares


A escolha de um termopar para um determinada aplicao, deve ser feita considerando todas as possveis variveis, normas exigidas pelo processo e possibilidade de obteno do mesmo. A Tabela abaixo relaciona os tipos de termopares e a faixa de temperatura usual, com vantagens e restries.
Tipo Elemento Positivo T Cobre Elemento Negativo Constantan Faixa de Temperatura -184 a 370C 1) Reside atmosfera corrosiva. 2) Aplicvel em atmosfera redutora ou oxidante abaixo de 310C. 3) Sua estabilidade o torna til em temperatura abaixo de 0C. 4) Apresenta boa preciso na faixa de utilizao. J Ferro Constantan 0 a 760C 1) Baixo custo 2) Indicados para contnuos at 760C em 1) Limite mximo de utilizao em atmosfera servios oxidante de 760C devido oxidao do ferro. 2) Utilizar tubo de proteo acima de 480C. rpida 1) Oxidao do cobre acima de 310C Vantagens Restries

atmosfera neutra ou redutora

Chromel

Constantan

0 a 870C

1) Alta potncia termoeltrica. 2) Os elementos so altamente resistentes a corroso, permitindo o uso em atmosfera oxidante.

1) Baixa estabilidade atmosfera redutora

em

Chromel

Alumel

0 a 1260C

1) Indicado oxidante.

para

atmosfera

2) Para faixa de temperatura mais elevada fornece rigidez mecnica melhor do que os tipos S ou R e vida mais longa do que o tipo J. 1) Vulnervel em atmosferas redutoras, sulfurosas e gases como SO2 e H2S, requerendo substancial proteo utilizado nessas condies quando

Platina 10% Rhodio

Platina

1) Indicado redutora

para

atmosfera 1) Vulnervel a contaminao

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

3.2.2.6 Limites de erro


A Tabela abaixo apresenta limites tpicos de erro para termopares convencionais com junta de referncia a 0 oC , de acordo com a norma ASTM-E 230/77. Cabe ressaltar que os erros podem ser reduzidos quando realizado uma calibrao prvia.

3.2.2.7 Fios de extenso


Trata-se de fios com grau de pureza inferior queles definidos por norma para fabricao de termopares. So introduzidos entre o ponto de medio e a juno de referncia, com o objetivo de reduzir o custo da instalao. A presena desses fios pode introduzir incertezas de at 2 oC dependendo da temperatura na extremidade do fio de extenso. Essas incertezas podem ser bastante reduzidas calibrando o sistema com estes fios, e mantendo a mesma temperatura de calibrao durante o uso.

3.2.2.8 Mtodo de fabricao


Um simples contato eltrico entre os dois fios j suficiente na construo de um termopar, visto que a corrente que nele circular de uma intensidade bastante baixa. Contudo a oxidao pode vir a prejudicar a passagem dos eltrons. A baixas temperaturas a brasagem com estanho satisfaz na maior parte dos casos. J a temperaturas mais altas torna-se necessrio a soldagem a acetileno ou arco voltaico, de preferncia sem material complementar. Contudo o mtodo de fabricao de um termopar difere em funo da necessidade de utilizao. Quando se est interessado na medio de fenmenos transientes rpidos, o termopar deve ser fino, assim como a juno deve ter a menor dimenso possvel. J quando deseja-se medir uma temperatura mdia, essa integrao pode ser realizada pela utilizao de uma junta com maior dimenso, tendo-se em mente uma possvel influncia das trocas radiantes.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

O ponto de medio de temperatura de um termopar a ltima regio de contato entre os dois materiais. Um curto circuito antes da juno de medio fonte de erro nos resultados. Para evitar ocorrer este erro, comum o uso de isoladores, conforme a figura abaixo.

Dependendo o tipo de atmosfera na qual o termopar ir ser inserido, deve-se especificar um isolamento externo, tambm conhecido como bainha ou poo, na qual o termopar ir ser colocado. As tabelas abaixo mostram as principais caractersticas de bainhas cermicas e metlicas. METLICOS

Aquisio de Dados CERMICOS

Werther Serralheiro

3.2.3 Termoresistncias
No mesmo ano que Thomas Seebeck descobriu a termoeletricidade,1821, Sir Humphrey Davy anunciou que a resistividade dos metais apresentavam uma marcante dependncia com a temperatura. Quinze anos mais tarde Sir William Siemens apresentou a platina como elemento sensor em um termmetro de resistncia. Sua escolha mostrou-se acertada, visto que atualmente um termmetro de resistncia de platina utilizado como padro de interpolao entre -180 oC e 630 oC. Termoresistncia, ou termmetros de resistncia, so nomes genricos para sensores que variam sua resistncia eltrica com a temperatura. Os materiais de uso prtico recaem em duas classes principais: condutores e semicondutores. Os materiais condutores apareceram primeiro, e historicamente so chamados de termmetros de resistncia ou termoresistncias. Os tipos a semicondutores apareceram mais recentemente e receberam o nome de termistores. A diferena bsica a forma de variao da resistncia eltrica com a temperatura. Nos metais a resistncia aumenta quase que linearmente com a temperatura enquanto que nos semicondutores ela varia de maneira no-linear de forma positiva ou negativa.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

3.2.3.1 Termoresistncias metlicas RTD


Termoresistncias metlicas so construdas a partir de fios ou filmes de platina, cobre, nquel e tungstnio para aplicaes a alta temperatura. A variao da resistncia eltrica de materiais metlicos pode ser representada por uma equao da forma: R = R0 (1 + a1.T + a2.T2 + a2.T3 + ...+ an.Tn) onde Ro = resistncia a T=0 C A termoresistncia mais comum a base de um fio de platina chamada PT100. Esse nome devido ao fato que ela apresenta uma resistncia de 100 W a 0 oC . Entre 0 a 100 oC a variao pode ser considerada linear, com a1= 0.00385 W/W/ K. A Tabela 6 do Apndice A fornece os valores da resistncia eltrica em funo da temperatura para uma sonda PT100.

3.2.3.2 Termistores
Os primeiros tipos de sensores de temperatura de resistncia de semicondutores foram feitos de xido de mangans, nquel e cobalto, modos e misturados em propores apropriadas e prensados numa forma desejada. A esta mistura foi dado o nome de termistor. Comparados com sensores de tipo condutor (que tm coeficiente de temperatura positivo e pequeno), os termistores tm um coeficiente muito grande, podendo ser negativo (dito NTC, Negative Temperature Dependence) ou positivo (PTC Positive Temperture Dependence). Enquanto alguns condutores (cobre, platina) so bastante lineares, os termistores so altamente no lineares. Sua relao resistncia/temperatura geralmente da forma:

R = R0 e (1 / T 1 / T0 )
onde: R = resistncia na temperatura T (), R0 = resistncia na temperatura T0 (), = constante caracterstica do material (K), T,T0 = temperaturas absolutas (K)

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

A temperatura de referncia To geralmente tomada como 298 K (25 oC) e a constante b = - 4.0 para um NTC. Isso implica num coeficiente de temperatura de -0.0450 comparado com + 0.0038 para a platina. Uma tcnica para reduzir a no linearidade de um termistor consiste em deriva-lo com um resistor comum, conforme mostrado na figura abaixo.

A estabilidade dos primeiros termistores era bastante inferior das termoresistncias metlicas, mas atualmente eles vem apresentando uma estabilidade aceitvel para muitas aplicaes industriais e cientficas.

3.2.3.3 Mtodos de medio


Fonte de corrente Trata-se da tcnica aparentemente mais simples, mas que na verdade exige uma fonte de corrente constante. Ela pode ser dividida em duas configuraes bsicas: 1. Medio a dois fios - Conhecendo a intensidade da corrente, a resistncia do sensor(Rsensor) obtida atravs da medio da queda de tenso. Contudo nesse mtodo o sinal influenciado por variaes da resistncia eltrica do cabo (representado por Rfio), especialmente se ele longo e sujeito a variaes de temperatura. 2. Medio a 4 fios - Nesse tipo de ligao o efeito da variao da resistncia eltrica do cabo compensado. A queda de tenso medida junto ao sensor atravs de dois fios complementares. Como a corrente que circula pelo voltmetro praticamente nula, no ocorre, ento, queda de tenso nesses fios. O desvantagem desse sistema a necessidade do cabo conter 4 fios, aumentando o custo.

Aquisio de Dados Ponte de Wheatstone

Werther Serralheiro

a tcnica mais utilizada pois necessita apenas de uma fonte de tenso, que mais simples que uma fonte de corrente. 1. Ligao a dois fios - A tenso de sada (V) da ponte depende da relao entre os resistores e da tenso de alimentao (U), conforme explicitado em termos de V ou de Rsensor.

1 1 V = U R1 R3 1+ R 1+ R 2 sen sor

R3 Rsen sor =

R3V R1 + 1 U R2 R1 R1 + V R + 1 R2 2

Essa configurao apresenta uma no linearidade do sinal de sada (V) em funo de Rsensor. Uma das formas de minimizar esse efeito consiste em utilizar valores elevados da relao Rsensor /R3 e R2/R1 alm de operar com a ponte prxima da condio balanceada, isto :

Rsen sor R2 = R3 R1
Tipicamente um elemento de platina operando num intervalo de 0 a 100 C, usando uma relao de resistncias de 10:1, d uma no linearidade de 0,5 C. A ligao a dois fios apresenta ainda outro inconveniente: a variao da resistncia eltrica dos cabos de ligao do sensor influencia o sinal da medio. (fenmeno idntico ao apresentado no item anterior). A forma de minimizar esse problema apresentada a seguir. 2. Ligao a 3 fios - Nesse caso a efeito da variao da resistncia do cabo minimizado, com o custo de um cabo adicional, conforme mostrado na figura abaixo

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Com a ponte prxima de uma condio balanceada o efeito da variao da resistncia eltrica do cabo A minimizado pela variao do cabo C. A corrente que circula pelo cabo B prxima de zero (devido a alta impedncia do voltmetro) no ocorrendo, ento, queda de tenso parasita.

3.3 Medio de Umidade


Nessa seo sero apresentados alguns instrumentos de medio da umidade do ar, ou seja, de determinao da quantidade de vapor dgua presente no ar atmosfrico. O ar atmosfrico capaz de reter uma certa quantidade de gua na forma de vapor, sendo que essa quantidade fortemente dependente da temperatura: quanto maior a temperatura, maior a capacidade de reteno. Se a mistura continuamente resfriada, chega-se a um estado chamado "temperatura de saturao", ou "ponto de orvalho", onde qualquer reduo da temperatura provoca uma condensao do vapor d'gua. A umidade absoluta (), ou "umidade especfica", definido como a vazo entre as massas de vapor d'gua (mv) e de ar seco (ma).

mv ma

Contudo a forma mais usual de definir o teor de umidade do ar atravs da umidade relativa (). Considerando a mistura como sendo de gases ideais, ela pode ser definida como a razo entre a presso parcial do vapor na mistura (pv) e a presso de saturao do vapor (psat) nessa mesma temperatura, ou seja, quando o ar est completamente saturado a sua presso de vapor a prpria presso de saturao ( = 1 ou 100 %).

pv psat

A umidade relativa obtida com a ajuda da carta psicromtrica, conforme mostrado esquematicamente na figura abaixo. A ordenada representa a temperatura de bulbo seco, que a temperatura medida por um termmetro normal. J as linhas inclinadas representam a temperatura de bulbo mido, que ser descrito na seo seguinte. O ponto de cruzamento dessas linhas indicam o valor da umidade relativa e umidade absoluta. Quando a temperatura de bulbo seco igual a temperatura de bulbo mido o ar encontra-se saturado (linha curva de saturao).

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

3.3.1 Instrumentos de Medio


3.3.1.1 Psicrmetro de bulbo mido e seco
o instrumento mais utilizado para medio da umidade, dado sua simplicidade e pelo fato de que, a priori, dispensa calibrao. Nesse equipamento a mistura escoa ao redor de dois termmetros: um com o bulbo seco e outro com o bulbo mido em gua destilada. O termmetro de bulbo seco mede simplesmente a temperatura do ar. J no de bulbo mido ocorre o fenmeno de evaporao superficial, reduzindo a temperatura da mecha at a temperatura de saturao. Afim de garantir que a temperatura atingida seja realmente a de saturao muitos parmetros esto envolvidos: velocidade do ar (recomendado entre 3 e 5 m/s, Norma ASHRAE Standart 41.6), dimenses e textura da mecha, trocas radiantes, etc. A ventilao pode ser feita manualmente girando os termmetros (tipo reco-reco), ou por forada por ventilador conforme mostrado na figura abaixo.

Apesar da simplicidade esse psicrmetro tem o inconveniente de necessitar uma constante monitorao do nvel d'gua, o que dificulta a automatizao do sistema.

3.3.1.2 Higrmetro Capacitivo


O sensor de umidade uma cpsula porosa (normalmente metlica) que varia a capacitncia com a umidade relativa do ambiente. O sensor excitado em frequncia e a diferena de fase produzida pela capacitncia do sensor relacionada com a umidade (apresentando dependncia com a temperatura ambiente). Trata-se de um mtodo secundrio, necessitando calibrao prvia. A incerteza de medio superior a 1 %. o tipo de sensor mais utilizado a nvel industrial. Contudo ele apresenta limitaes na medio de umidades relativas elevadas (> 95%). Um fenmeno chamado absoro secundria provoca uma histerese de leitura, requerendo a exposio do sensor a ambientes com umidade inferior a 50 % por um perodo de 24 horas.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

3.3.1.3 Higrmetro de espelho


Com o auxlio de um mdulo Peltier uma superfcie espelhada resfriada at o incio da condensao: a temperatura de saturao (ou ponto de orvalho). O incio da condensao relacionado com uma mudana da refletividade da superfcie, detectada por sensores infravermelhos conforme esquematizado na figura abaixo Trata-se de um mtodo que, a priori, no necessita de calibrao. Contudo o sistema deve ser capaz de detectar com preciso o momento exato de incio da condensao. A incerteza prevista da ordem de 0.5 %.

3.4 Medio de Deslocamento

3.5 Medio de Rotao

3.6 Medio de Fora

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

3.7 Medio de Presso


Presso definida como uma fora atuando em uma unidade de rea.

P=

F A

onde : P = Presso F = Fora A = rea

3.7.1 Conceitos
Presso Atmosfrica a presso exercida pela atmosfera terrestre medida em um barmetro. Ao nvel do mar esta presso aproximadamente de 760 mmHg. Presso Relativa a presso medida em relao presso atmosfrica, tomada como unidade de referncia. Presso Absoluta a soma da presso relativa e atmosfrica, tambm se diz que medida a partir do vcuo absoluto. Ao se exprimir um valor de presso, determinar se a presso relativa ou absoluta. Exemplo : 3 Kgf/cm2 ABS 4 Kgf/cm
2

Presso Absoluta Presso Relativa

O fato de se omitir esta informao na indstria significa que a maior parte dos instrumentos medem presso relativa. Presso Negativa ou Vcuo quando um sistema tem presso relativa menor que a presso atmosfrica.

Presso Absoluta Presso Relativa Presso Atmosfrica Vcuo Vcuo Absoluto

Presso Diferencial

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

a diferena entre 2 presses, sendo representada pelo smbolo P (delta P). Essa diferena de presso normalmente utilizada para medir vazo, nvel, presso, etc. Presso Esttica o peso exercido por um lquido em repouso ou que esteja perpendicularmente a tomada de impulso, por unidade de rea exercida Presso Dinmica ou Cintica a presso exercida por um fludo em movimento. medida fazendo a tomada de impulso de tal forma que recebe o impacto do fluxo. fluindo

3.7.2 Dispositivos para medio de presso


O instrumento mais simples para se medir presso o manmetro, que pode ter vrios elementos sensveis e que podem ser utilizados tambm por transmissores e controladores. Vamos ento ao estudo de alguns tipos de elementos sensveis. Tubo de Bourdon Consiste geralmente de um tubo com seo oval, disposto na forma de arco de circunferncia tendo uma extremidade fechada, estando a outra aberta presso a ser medida. Com a presso agindo em seu interior, o tubo tende a tomar uma seo circular resultando um movimento em sua extremidade fechada. Esse movimento atravs da engrenagem transmitido a um ponteiro que vai indicar uma medida de presso. Quanto forma, o tubo de Bourdon pode se apresentar nas seguintes formas: tipo C, espiral e helicoidal.

a) Tipo C Membrana ou Diafragma

b) Tipo Espiral

C) Tipo Helicoidal

constitudo por um disco de material elstico (metlico ou no), fixo pela borda. Uma haste fixa ao centro do disco est ligada a um mecanismo de indicao. Quando uma presso aplicada, a membrana se desloca e esse deslocamento proporcional presso aplicada.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

O diafragma geralmente ondulado ou corrugado para aumentar sua rea efetiva.

Fole O fole tambm muito empregado na medio de presso. Ele basicamente um cilindro metlico, corrugado ou sanfonado. Quando uma presso aplicada no interior do fole, provoca sua distenso, e como ela tem que vencer a flexibilidade do material e a fora de oposio da mola, o deslocamento proporcional presso aplicada parte interna.

Coluna de Lquido Consiste, basicamente, num tubo de vidro, contendo certa quantidade de lquido, fixado a uma base com uma escala graduada. As colunas podem ser basicamente de trs tipos: coluna reta vertical, reta inclinada e em forma de U. Os lquidos mais utilizados nas colunas so: gua (normalmente com um corante ) e mercrio. Quando se aplica uma presso na coluna o lquido deslocado, sendo que este deslocamento proporcional a presso aplicada. Sendo a frmula : P1 P2 = h . dr

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Manmetro de tubo em U"

Manmetro de tubo inclinado

Manmetro de Reservatrio

Tipo Capacitivo A principal caracterstica dos sensores capacitivos a completa eliminao dos sistemas de alavancas na transferncia da fora / deslocamento entre o processo e o sensor. Este tipo de sensor resume-se na deformao , diretamente pelo processo de uma das armaduras do capacitor . Tal deformao altera o valor da capacitncia total que medida por um circuito eletrnico. Esta montagem, se por um lado, elimina os problemas mecnicos das partes mveis, expe a clula capacitiva s rudes condies do processo, principalmente a temperatura do processo . Este inconveniente pode ser superado atravs de circuitos sensveis a temperatura montados juntos ao sensor. Outra caracterstica inerente a montagem , a falta de linearidade entre a capacitncia e a distncia das armaduras devido deformao no linear , sendo necessrio portanto , uma compensao ( linearizao ) cargo do circuito eletrnico .

O sensor formado plos seguintes componentes : Armaduras fixas metalizadas sobre um isolante de vidro fundido Dieltrico formado pelo leo de enchimento (silicone ou fluorube) Armadura mvel ( Diafragma sensor )

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Uma diferena de presso entre as cmaras de alta (High) e de baixa (Low) produz uma fora no diafragma isolador que transmitida pelo lquido de enchimento . A fora atinge a armadura flexvel ( diafragma sensor ) provocando sua deformao , alterando portanto , o valor das capacitncias formadas pelas armaduras fixas e a armadura mvel . Esta alterao medida pelo circuito eletrnico que gera um sinal proporcional variao de presso aplicada cmara da cpsula de presso diferencial capacitiva . Tipo Strain Gauge Baseia-se no princpio de variao da resistncia de um fio, mudando-se as suas dimenses. Para variarmos a resistncia de um condutor devemos analisar a equao geral da resistncia :

R=
R : Resistncia do condutor : Resistividade do material L : Comprimento do condutor S : rea da seo transversal

L S

A equao nos explica que a resistncia eltrica de um condutor diretamente proporcional a resistividade e ao comprimento e inversamente proporcional a rea da seo transversal . A maneira mais prtica de alterarmos as dimenses de um condutor tracionarmos o mesmo no sentido axial como mostrado a seguir :

Seguindo esta linha de raciocnio , conclumos que para um comprimento L obtivemos L , ento para um comprimento 10 x L teramos 10 x L , ou seja , quanto maior o comprimento do fio, maior ser a variao da resistncia obtida e maior a sensibilidade do sensor para uma mesma presso ( fora ) aplicada . O sensor consiste de um fio firmemente colado sobre uma lmina de base , dobrandose to compacto quanto possvel . Esta montagem denomina-se tira extensiomtrica como vemos na figura a seguir :

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Observa-se que o fio , apesar de solidamente ligado a lmina de base , precisa estar eletricamente isolado da mesma . Uma das extremidades da lmina fixada em um ponto de apoio rgido enquanto a outra extremidade ser o ponto de aplicao de fora .

Da fsica tradicional sabemos que um material ao sofrer uma flexo , suas fibras internas sero submetidas dois tipos de deformao : trao e compresso . As fibras mais externas sofrem um alongamento com a trao pois pertencem ao permetro de maior raio de curvatura, enquanto as fibras internas sofrem uma reduo de comprimento ( menor raio de curvatura ) .

Como o fio solidrio lmina, tambm sofrer o alongamento, acompanhando a superfcie externa, variando a resistncia total . Visando aumentar a sensibilidade do sensor, usaremos um circuito sensvel a variao de resistncia e uma configurao conforme esquema a seguir :

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Notamos que a ligao ideal para um Strain Gauge com quatro tiras extensiomtricas o circuito em ponte de Wheatstone , como mostrado a seguir , que tem a vantagem adicional de compensar as variaes de temperatura ambiente, pois todos os elementos esto montados em um nico bloco .

Sensor por Silcio Ressonante O sensor consiste de uma cpsula de silcio colocada estrategicamente em um diafragma , utilizando do diferencial de presso para vibrar em maior ou menor intensidade, afim de que essa freqncia seja proporcional a presso aplicada.

Na seqncia ser exibido maiores detalhes sobre esse tipo de clula, sua construo e seu funcionamento. Construo do sensor

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Todo o conjunto pode ser visto atravs da figura acima, porm, para uma melhor compreenso de funcionamento deste transmissor de presso, faz-se necessrio desmembr-lo em algumas partes vitais. Na figura a seguir podemos ver o conjunto do sensor. Ele possui um im permanente e o sensor de silcio propriamente dito .

Dois fatores que iro influenciar na ressonncia do sensor de silcio so: o campo magntico gerado por um im permanente posicionado sobre o sensor; o segundo ser o campo eltrico gerado por uma corrente em AC (alm das presses exercidas sobre o sensor, obviamente). Este enfoque pode ser observado na figura abaixo.

Portanto, a combinao do fator campo magntico/campo eltrico responsvel pela vibrao do sensor . Um dos sensores ficar localizado ao centro do diafragma (FC), enquanto que o outro ter a sua disposio fsica mais borda do diafragma (FR) Por estarem localizadas em locais diferente, porm, no mesmo encapsulamento, uma sofrer uma compresso e a outra sofrer uma trao conforme a aplicao de presso sentida pelo diafragma. Desta maneira, os sensores possuiro uma diferena de freqncia entre si. Esta diferena pode ser sentida por um circuito eletrnico , tal diferena de freqncia ser proporcional ao P aplicado. Na figura a seguir exibido o circuito eletrnico equivalente.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Atravs dessas informaes possvel criar um grfico referente aos pontos de operao da freqncia x presso.

Tipo Piezoeltrico Os elementos piezoeltricos so cristais, como o quartzo , a turmalina e o titanato que acumulam cargas eltricas em certas reas da estrutura cristalina, quando sofrem uma deformao fsica, por ao de uma presso. So elementos pequenos e de construo robusta. Seu sinal de resposta linear com a variao de presso, so capazes de fornecer sinais de altssimas freqncias de milhes de ciclos por segundo. O efeito piezoeltrico um fenmeno reversvel . Se for conectado a um potencial eltrico , resultar em uma correspondente alterao da forma cristalina . Este efeito altamente estvel e exato , por isso utilizado em relgios de preciso . A carga devida alterao da forma gerada sem energia auxiliar , uma vez que o quartzo um elemento transmissor ativo . Esta carga conectada entrada de um amplificador , sendo indicada ou convertida em um sinal de sada , para tratamento posterior .

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

3.8 Medio de Nvel


A medio de nvel, embora tenha conceituao simples, requer por vezes artifcios e tcnicas apuradas. O nvel uma varivel importante na indstria no somente para a operao do prprio processo, mas tambm para fins de clculo de custo e de inventrio. Os sistemas de medio de nvel variam em complexidade desde simples visores para leituras locais at indicao remota, registro ou controle automtico. Na indstria se requer medies tanto de nvel de lquidos como de slidos. Para facilitar a compreenso costuma-se definir nvel, como sendo a altura do contedo de um reservatrio, que poder ser um lquido ou um slido. A medida do nvel de um reservatrio contendo lquido ou slido, efetuada a fim de manter esta varivel em um valor fixo ou entre dois valores determinados, ou ainda para determinar a quantidade (volume ou massa) do fluido em questo. Existem dois mtodos de medio que so usados nos processos em geral. a) Mtodo de Medio Direta a medio que se faz tendo como referncia a posio do plano superior da substncia medida. b) Mtodo da Medio Indireta o tipo de medio que se faz para determinar o nvel em funo de uma segunda varivel.

3.8.1 Medidores de Nvel por Medio Direta


3.8.1.1 Medidor de Nvel Tipo Rgua ou Gabarito.
Consiste em uma rgua graduada que tem o comprimento conveniente, para ser introduzido dentro do reservatrio onde vai ser medido o nvel . A determinao do nvel se efetuar atravs da leitura direta do comprimento marcado na rgua, pelo lquido. So instrumentos simples e de baixo custo permitindo medidas instantneas. A graduao da rgua deve ser feita a uma temperatura de referncia, podendo estar graduada em unidades de comprimento, volume ou Massa.

3.8.1.2 Medidor de Nvel tipo Flutuador


Medidor de Nvel com flutuador interno Neste medidor de nvel, dispositivo esfrico colocado a flutuar no tanque, e seu movimento vertical convertido pela alavanca em movimento rotativo para um indicador externo.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

A rotao da alavanca produz uma indicao direta ou acima um contato magntico. O flutuador tipo esfrico normalmente usado quando grande resistncia presso desejada. O flutuador desenhado de modo que a linha de centro da esfera coincida com o nvel da superfcie do lquido, proporcionando uma mxima sensibilidade na mudana de nvel. O medidor de nveis com flutuador interno usualmente utilizado em tanques abertos. Deve-se ter o cuidado para assegurar que no ocorra vazamentos quando estes so usados com presso ou em tanque de vcuo. Medidor de nvel com flutuador externo Neste medidor o flutuador colocado em uma cmara montada do lado de fora do tanque. Conforme varia o nvel do flutuador movimenta-se verticalmente. Este por sua vez transmite esta variao ao elemento indicador atravs de um sistema de alavancas. Sua vantagem sobre o sistema com flutuador interno est no fato deste ser menos afetado por oscilaes na superfcie do lquido contido no tanque ou por sua vaporizao. Com este medidor pode-se obter o nvel em tanques sob presso ou vcuo, medir nvel de interface entre dois lquidos de densidade diferentes e medir nvel de lquido corrosivos. indicado especialmente para os casos em que a instalao de um flutuador tipo bia dentro do tanque de medio no for recomendado. Medidor de nvel tipo flutuador livre Medidor de nvel tipo flutuador livre indica a variao do nvel do lquido atravs do movimento ascendente e descendente do flutuador ligado por meio de uma fita metlica ou corrente a um peso. O deslocamento do flutuador de utilizao deste medidor de aproximadamente de 0 a 30m.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

3.8.2 Medidores de Nvel por Medio Indireta


3.8.2.1 Medidor de Nvel Tipo Deslocador (DISPLACER)
Este medidor de nvel provido de um detector que utiliza o princpio de Arquimedes que diz: Um corpo imerso em um lquido sofre a ao de uma fora vertical dirigida de baixo para cima igual ao peso do volume do lquido deslocado. A esta fora exercida pelo fluido no corpo nele submerso denominado de empuxo, ser maior quanto maior for a densidade do lquido. (Ex: Nadar no mar mais fcil que nos rios agua salgada possui maior densidade ) O deslocador comumente utilizado como sensor de transmissores de nvel tem a forma de um cilindro oco, fabricado de materiais como ao inox 304 ou 316, monel, hastelloy, tefflon slido, etc. A escolha do material adequado determinada principalmente pela temperatura e poder corrosivo do fluido. No interior do cilindro, se necessrio, so depositados contrapesos granulados, a fim de ajustar o peso do deslocador. Uma vez que o empuxo aumenta com o percentual de imerso, segue-se que o peso aparente do deslocador se reduz com o aumento do nvel.

3.8.2.2 Tubo de Torque


O Tubo de torque consiste em um tubo oco, fechado em uma das extremidades, fabricado a partir de materiais tais como ao inox 304, 316, inconel, monel e outros. A espessura da parede do tubo de torque tipicamente 1/32 pol, embora os tubos para medio de densidade sejam fabricadas at com 1/64 pol. Os fabricantes oferecem modelos para atender at 160 kg/cm2, estendendo-se a faixa de temperatura de trabalho de - 200C a + 400C. De acordo com a ilustrao, quando o nvel desce, o deslocador movimenta-se para baixo, devido a reduo da fora empuxo. Surge uma toro ao longo do tubo do torque. Esta toro eqivale distenso de uma mola, que equilibra o esforo que lhe aplicado atravs de uma reao proporcional deformao linear sofrida(Mesmo princpio de funcionamento dos torqumetros). Da mesma forma, o ngulo com que gira extremidade livre do tubo de torque proporcional ao momento com que reage o tubo de torque em resposta ao acrscimo do peso aparente. Como a variao do empuxo proporcional variao de nvel (pois o empuxo proporcional ao volume deslocado, que, por sua vez, proporcional ao percentual submerso do deslocador), segue-se que a rotao da extremidade livre do tubo de torque proporcional variao de nvel. Esta rotao, transmitida integralmente ao conversor atravs do eixo de transmisso e se situa entre 4 e 5 graus para uma excurso completa do nvel ao longo do comprimento do deslocador. Observe que a haste do deslocador e o brao de torque por um lado e o eixo de transmisso por outro lado constituem o acoplamento, que penetra atravs do elemento de vedao representado pelo tubo de torque.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

1 - Eixo de transmisso de rotao (soldado nesta extremidade do tubo de torque) 2 - Tubo de torque 3 - Brao de torque 4 - Esta extremidade do tubo de torque soldada ao corpo do instrumento 5 - Microrruptor 6 - Corpo do instrumento 7 - Movimento do deslocador quando o nvel baixa 8 Deslocador

3.8.2.3 Medidor de Nvel Tipo Presso Diferencial


Estes instrumentos, quando utilizados em medio de nvel, medem diferenciais de presso que so provocados pela coluna lquida presente nos equipamentos cujo nvel se deseja medir. Os instrumentos funcionando, segundo este princpio, so em geral transmissores, pelo que daremos aqui ateno. O princpio mais comum de funcionamento dos transmissores de presso diferencial do tipo diafragma o princpio de equilbrio de foras, as presses que definem um dado diferencial so aplicadas atravs das conexes de entrada do instrumento a duas cmaras situadas em lados opostos, estanques entre si e separadas por um elemento sensvel (diafragma). Estas presses, atuando sobre o elemento com uma superfcie determinada, produzem foras de mesma direo e sentidos opostos, fazendo originar uma fora resultante. Esta fora resultante, no caso de transmissor tipo clula capacitiva, provoca uma variao na relao das capacitncias C1 e C2. Esta variao, proporcional presso diferencial convertida, amplificada proporcionando um sinal de sada em corrente na sada do transmissor (normalmente de 4 - 20 mA).

Para tanque aberto O lado de alta presso do transmissor de presso diferencial ligado pela tomada da parte inferior do tanque e o lado de baixa presso aberto para a atmosfera. Visto que a presso esttica do lquido diretamente proporcional ao peso do lquido, este pode ser obtido pela medida do primeiro. Neste caso, o medidor de presso pode ser usado em vez do transmissor de presso diferencial.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

O transmissor de presso diferencial usualmente montado em uma posio que corresponde o nvel baixo de medio. Se isto difcil, ele pode ser montado como mostra a figura abaixo. Neste caso a supresso necessrio desde que a presso adicional j esteja na parte baixa do nvel do lquido.

Para Tanque Fechado No tanque fechado se a presso dentro do tanque diferente da presso atmosfrica, os lados de alta e baixa presso so conectados individualmente por tubos na parte baixa e alta do tanque respectivamente para obter presso diferencial proporcional ao nvel lquido. Para tanque fechado com vapor Quando se necessita medir nvel em tanque fechado contendo vapor, se faz necessrio preencher a tomada de alta presso com um lquido (normalmente gua) para evitar que se forme uma coluna de gua nesta tomada, devido existncia de condensado que se acumularia nela e provocaria medio falsa. Neste caso, deve-se fazer a correo do efeito desta coluna.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

3.8.2.4 Medidor de Nvel Tipo Borbulhador


Neste tipo de medio, um tubo inserido no lquido em um vaso. Uma das pontas devidamente preparada submersa no lquido cujo nvel se deseja medir e atravs da ponta superior fornecido ar ou gs inerte permanentemente. O princpio no qual se baseia este tipo de medio que ser necessrio uma presso de ar igual coluna lquida existente no vaso, para que o ar vena este obstculo e consiga escapar pela extremidade inferior do tubo. Na medio necessrio que se possa saber se a presso exercida pela coluna de lquido est sendo vencida ou no, e isto se torna possvel com o escape das bolhas de ar pela ponta imersa no tubo. Isto representa um pequeno valor adicional na presso de ar, desprezvel, desde que o borbulhamento no seja intenso. A medida se faz atravs de um instrumento receptor que pode ser um manmetro ou qualquer outro instrumento transmissor de presso.

Quando o nvel do lquido sobe ou desce a presso interna do tubo aumenta ou diminui respectivamente acompanhando o nvel; esta variao de presso sentida pelo instrumento receptor. Uma coluna de lquido maior requer, maior presso de ar para que haja expulso de bolhas de ar e para colunas menores, presses menores de ar. Para termos um bom ndice de preciso, necessrio que o fluxo de ar ou gs seja mantido constante em qualquer situao e para conseguirmos esta condio temos diversas maneiras, seja pela utilizao de orifcios de restrio, vlvulas-agulha, rotmetros com reguladores de presso diferencial, borbulhadores regulveis, entre outros. As vlvulas-agulha e os orifcios de restrio so utilizados por constiturem limitadores de vazo. Podem ser regulados, no caso das vlvulas-agulha, at obter o borbulhamento ideal e calculado, no caso de orifcios de restrio. J o rotmetro com reguladores de presso diferencial apresentam tima preciso, pois, alm de permitirem vazo de ar ou gs, mantm o fluxo do mesmo constante regulando permanentemente a queda de presso montante e a jusante do rotmetro.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

3.8.2.5 Medidor de Nvel Tipo Capacitivo


Um capacitor consiste de dois condutores, denominados placas, separados por um material dieltrico. Este componente, muito utilizado em circuitos eltricos, tem como principal caracterstica a propriedade de armazenar cargas eltricas. A grandeza que caracteriza um capacitor a capacitncia, expressa em Farad. Um capacitor de 1 Farad armazena 1 Coulomb de carga ao ser submetido a uma diferena de potencial de 1 Volt. Quando submetido a uma tenso alternada, o capacitor percorrido por uma corrente diretamente proporcional a sua capacitncia.

O medidor por capacitncia consiste de uma sonda vertical inserida no vaso no qual se deseja monitorar o nvel. A sonda pode ser isolada ou no e serve como uma das placas do capacitor. A outra placa formada pelas paredes do vaso e o fluido comporta-se como dieltrico. A capacitncia medida atravs de um circuito em ponte AC, excitado por um oscilador de alta frequncia (500 kHz a 1,5 MHz). Ao variar o nvel no interior do vaso, altera-se as propores entre o lquido e o vapor. Como a constante dieltrica da maioria dos lquidos maior que a dos vapores as variaes de nvel se traduzem em variaes (quase) lineares de capacitncia. Consequentemente, as sondas capacitivas tambm podem ser utilizadas para detectar a interface de lquidos com constantes dieltricas (K) distintas. No circuito, C1 representa a capacitncia parasita apresentada, pelo isolador da soda e constante. As capacitncias C2 e C3 representam os efeitos das constantes dieltricas das fases de vapor e lquido, respectivamente. O valor do resistor R deve ser muito elevado (tendendo ao infinito) e representa a resistncia efetiva entre a sonda e as paredes do vaso. As condies de presso e temperatura determinam o tipo de isolador da sonda enquanto que as condies do fluido (corrosivo ou no) determinam o seu revestimento.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

3.8.2.6 Medidor de Nvel Tipo Ultra-Som


O ultra-som uma onda sonora (mecnica), cuja freqncia de oscilao maior do que aquela sensvel pelo ouvido humano, isto , acima de 20 kHz. A gerao ocorre quando uma fora externa excita as molculas de um meio elstico. Esta excitao transferida de molcula a molcula do meio com uma velocidade que depende da elasticidade e inrcia das molculas. A propagao do ultra-som depende, desta forma, do meio, se slido, lquido ou gases e sua componente longitudinal da onda propaga-se velocidade caracterstica do material, isto , funo exclusivamente deste. Na gua, a 10C, a velocidade de propagao do som de 1440 m/s, enquanto que no ar, a 20C, 343 m/s. Assim sendo, a velocidade do som a base para a medio atravs da tcnica de ECO, usada nos dispositivos tipo ultra-snicos, sendo funo da temperatura e da presso, cujos efeitos originados por esta ltima so desprezveis. Gerao do ultra-som As ondas de ultra-som so geradas pela excitao eltrica de materiais piezeltricos. A caracterstica marcante desses materiais a produo de um deslocamento quando aplicamos uma tenso. Assim sendo, eles podem ser usados como geradores de ultrasom, compondo, portanto, os transmissores. Inversamente, quando se aplica uma fora em um material piezeltrico, resulta o aparecimento de uma tenso no seu terminal eltrico. Nesta modalidade, o material piezeltrico usado como receptor de ultra-som. Pela sua estabilidade, o quartzo cultivado um dos materiais mais recomendados para fabricao do sensor transdutor. A excitao destes transdutores pode ser realizada de trs maneiras: a) Pulso: a excitao de pulso consiste em excitar o transdutor com pulsos que podem atingir uma tenso acima de 500V e com a durao de alguns nanosegundos. A frequncia de repetio dos pulsos da ordem de 300 a 1000 kHz. b) Onda Contnua: como o nome indica, na excitao por onda contnua o transdutor excitado por uma onda senoidal (s vezes, onda quadrada) ininterruptamente. c) Trens de onda: pode ser produzido por um gerador de ondas senoidais que ligado por um tempo e, em seguida, desligado, repetindo-se o processo periodicamente. O princpio de operao dos dispositivos ultra-snicos tem por base uma lei da tica fsica: O ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Quando uma onda ultra-snica, que se propaga em um meio, incide sobre a interface de duas substncias de densidades diferentes, faz surgir duas ondas emergentes: uma onda ultra-snica proveniente da reflexo nessa interface (onda refletida) e outra proveniente da mudana de meio de propagao, denominada onda refratada. Cada interface refletir de forma diferente. Os dispositivos do tipo ultra-snico utilizam-se da primeira, isto , seu princpio de operao concentra-se reflexo da onda gerada pelo transdutor, quando encontra a interface com o produto cujo nvel desejamos medir ou, mais precisamente, no lapso de tempo gasto pela onda desde o instante que gerada, at o instante em que retorna quele transdutor depois de refletir-se na interface. Detetor Contnuo de Nvel Neste sistema, a onda emitida e o tempo necessrio para retornar uma indicao da profundidade. O detector ultra-snico contnuo de nvel (SONAR) mede o tempo requerido por uma onda ultra-snica para ir da superfcie do lquido, refletir-se e voltar. O transdutor pode ser montado no topo do equipamento ou imerso no meio lquido, cujo nvel se deseja medir.

O tipo de instalao A prev dois transdutores, um para emisso e outro para recepo, montados em receptculos distintos. Neste caso, a onda gerada no ar, propagando-se at a interface ar-lquido, onde ocorre a reflexo, para depois a onda refletida ser recebida no cristal receptor. A medio contnua do nvel de lquido se faz de uma maneira indireta, uma vez que todo o percurso da onda realizado no meio ar. Em B o transdutor gera um trem de pulsos (burst) ultra-snico e, enquanto a energia acstica gerada, o receptor est desativado.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

O emissor e o receptor estando num nico receptculo, faz-se necessrio a ativao do receptor aps a emisso do trem de ondas, visando deteco do eco. A montagem da unidade emisso/recepo no meio gasoso traz a vantagem de se evitar o contato com o fluido do processo; em contrapartida, apresenta a desvantagem de transferir para o meio gasoso uma parcela maior de sua energia. Nas aplicaes para medio de nvel de lquidos, a direo do ngulo de incidncia deve ser de 2 em relao vertical. Na instalao C, o tempo de eco ultra-snico indica diretamente o nvel do produto. A unidade pode ainda ser montada externamente ao vaso (situao D), apresentando a vantagem adicional da no necessidade, de vazar o equipamento. As instalaes C e D discutidas neste sub-item so aplicveis deteco de nvel de lquidos limpos, enquanto os esquemas A e B podem ser usados tambm para medir nveis de slidos.

3.8.2.7 Medidor de Nvel tipo Radioativo


Os sistemas radiamticos so utilizados para medio de nvel de lquidos, polpas ou slidos granulados em aplicaes onde nenhuma outra tecnologia disponvel pode ser aplicada. Esses sistemas consistem de uma fonte de emisso de raio gama (), um detector tipo cmara de ionizao ou cintilao e uma unidade eletrnica conversora e transmissora de sinal. A fonte, normalmente de csio 137, alojada em cpsula de ao inox e blindada por chumbo ou ferro fundido, deixando desbloqueada para emisso do raio gama um ngulo de 40 (medio contnua) ou 7 (medio pontual). O detector mais utilizado formado por uma cmara contendo gs inerte (argnio, por exemplo) pressurizado, alimentado por uma tenso contnua negativa (-15 VDC) e um coletor de eltrons(que so retirados da ltima camada do tomo pela incidncia do raio gama). A corrente eltrica, produzida pela passagem do raio gama diretamente proporcional a intensidade da radiao e inversamente proporcional ao nvel do produto no silo ou tanque. Esse sinal convertido em tenso e/ou freqncia para finalmente, pela unidade eletrnica ser transmitida atravs de sinal de corrente de 4 a 20 mADC. Muitos arranjos so utilizados na instalao desses sistemas, porm a mais tpica pode ser vista na figura abaixo. Onde a fonte instalada de um lado do silo ou tanque e o detetor no outro.

A intensidade da fonte, que medida em Ci (Curie), calculada considerando a distncia da mesma ao detetor, a espessura e o material da parede, e o produto. J o comprimento do detetor considera o alcance de medio desejada.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

3.8.2.8 Medio de Nvel por Pesagem


A medio de nvel por pesagem consiste basicamente na instalao de clulas de cargas nas bases de sustentao do silo cujo nvel se deseja medir. Clula de carga um sensor constitudo por fitas extensiomtricas (STRAINGAUGES) fixados adequadamente em um bloco de ao especial com dimenses calculadas para apresentar uma deformao elstica e linear quando submetido a uma fora. Essa deformao detectada pelas fitas extensiomtricas atravs da variao de sua resistncia eltrica. As clulas de carga podem ser instaladas sob os pontos de apoio da estrutura do silo, de tal forma que o seu peso nelas aplicado. Para estas aplicaes necessrio que as clulas de carga sejam imunes a esforos laterais. Para isto seus encostos para a carga so constitudos de apoios especiais do tipo cncavo ou esfrico. O nmero de clulas de carga varia em funo da forma de silo, sendo que a soluo que apresenta melhor preciso apoiar o silo em trs clulas dispostas defasadas de 120 em relao projeo do seu centro de simetria. Sempre que possvel o silo deve ser projetado com seo transversal circular de forma a garantir uma distribuio estvel e equalizada do peso total entre as trs clulas de carga. Em algumas instalaes existem silos apoiados em uma ou duas clulas de carga sendo os outros apoios fixos; esta soluo no recomendada devido impreciso provocada pela distribuio desigual do peso entre os apoios. Para silos pequenos podem ser usadas clulas de carga que so deformadas por trao, sendo neste caso o silo suspenso por uma nica clula, eliminando-se o problema de distribuio de carga. Os sistemas de medio de nvel atravs de pesagem exigem que o silo seja fisicamente isolado da estrutura do prdio, evitando, desta forma, que foras estranhas sejam aplicadas s clulas de carga, introduzindo erros na medio.

Algumas alteraes do projeto estrutural do prdio podero ser necessrias, uma vez que o peso do silo no est mais distribudo em uma estrutura de sustentao, mas, sim, concentrando em pontos onde sero instaladas as clulas de carga. Os sistemas de enchimento e esvaziamento do silo devero ser cuidadosamente projetados tendo em vista minimizar sua interferncia no sistema de medio. Deve ser evitada a instalao de vibradores, motores e outras fontes de vibrao em contato direto com o silo. Em silos mais altos ou instalados em local sujeito a vibraes excessiva,

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

recomenda-se a colocao de barras estabilizadoras nas laterais do silo para absorver os eventuais esforos horizontais que tendam a desequilibrar o silo prejudicando o desempenho do sistema.

3.9 Medio de Vazo


A medio de vazo inclui no seu sentido mais amplo, a determinao da quantidade de lquidos, gases e slidos que passa por um determinado local na unidade de tempo; podem tambm ser includos os instrumentos que indicam a quantidade total movimentada, num intervalo de tempo. A quantidade total movimentada pode ser medida em unidades de volume (litros, mm, cm, m, gales, ps cbicos) ou em unidades de massa (g, Kg, toneladas, libras). A vazo instantnea dada por uma das unidades acima, dividida por uma unidade de tempo (litros/min, m/hora, gales/min). No caso de gases e vapores, a vazo instantnea pode ser expressa, em Kg/h ou em m/h. Quando se mede a vazo em unidades de volume, devem ser especificadas as "condies base" consideradas. Assim no caso de lquidos, importante indicar que a vazo se considera "nas condies de operao", ou a 0C, 20C, ou a outra temperatura. qualquer. Na medio de gases , comum indicar a vazo em Nm/h (metros cbicos normais por hora, ou seja a temperatura. de 0C e a presso atmosfrica) ou em SCFM (ps cbicos standard por minuto - temperatura. 60F e 14,696 PSIA de presso atmosfrica). Vale dizer que: 1 m = 1000 litros 1 galo (americano) = 3,785 litros 1 p cbico = 0,0283168 m 1 libra = 0,4536 Kg Existem dois tipos de medidores de vazo, os medidores de quantidade e os medidores volumtricos.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

3.9.1 Medidores de Quantidade


So aqueles que, a qualquer instante permitem saber que quantidade de fluxo passou mas no vazo do fluxo que est passando. Exemplo: bombas de gasolina, hidrmetros, balanas industriais, etc. a) Medidores de Quantidade por Pesagem So utilizados para medio de slidos, que so as balanas industriais. b) Medidores de Quantidade Volumtrica So aqueles que o fludo, passando em quantidades sucessivas pelo mecanismo de medio faz com que o mesmo acione o mecanismo de indicao. So este medidores que so utilizados para serem os elementos primrios das bombas de gasolina e dos hidrmetros. Exemplo: disco nutante, tipo pisto rotativo oscilante, tipo pisto alternativa, tipo ps, tipo engrenagem, etc.

3.9.2 Medidores Volumtricos


So aqueles que exprimem a vazo por unidade de tempo.

3.9.2.1 Medio de Vazo por Presso Diferencial


A presso diferencial produzida por vrios tipos de elementos primrios colocados na tubulao de forma tal que o fludo passa atravs deles. A sua funo aumentar a velocidade do fludo diminuindo a rea da seo em um pequeno comprimento para haver uma queda de presso. A vazo pode ento, ser medida a partir desta queda.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Uma vantagem primordial dos medidores de vazo por DP, que os mesmos podem ser aplicados numa grande variedade de medies, envolvendo a maioria dos gases e lquidos, inclusive fludos com slidos em suspenso, bem como fludos viscosos, em uma faixa de temperatura e presso bastante ampla. Um inconveniente deste tipo de medidor a perda de carga que o mesmo causa ao processo , sendo a placa de orifcio, o dispositivo que provoca a maior perda de carga "irrecupervel" ( de 40 a 80% do DP gerado)

PLACA DE ORIFCIO Dos muitos dispositivos inseridos numa tubulao para se criar uma presso diferencial, o mais simples e mais comum empregado o da placa de orifcio.

Consiste em uma placa precisamente perfurada, a qual instalada perpendicularmente ao eixo da tubulao. essencial que as bordas do orifcio estejam sempre perfeitas, porque, se ficarem, imprecisas ou corrodas pelo fludo, a preciso da medio ser comprometida. Costumeiramente so fabricadas com ao inox, monel, lato, etc., dependendo do fludo VANTAGENS Instalao fcil Econmica Construo simples DESVANTAGENS Alta perda de carga Baixa Rangeabilidade Manuteno e troca simples

Tipos de Orifcios

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

a) Orifcio concntrico: Este tipo de placa utilizado para lquidos, gases e vapor que no contenham slidos em suspenso. b) Orifco excntrico: Utilizada quando tivermos fludo com slidos em suspenso, os quais possam ser retidos e acumulados na base da placa, sendo o orifcio posicionado na parte de baixo do tubo. c) Orifcio segmental: Esta placa tem a abertura para passagem de fluido, disposta em forma de segmento de crculo. destinada para uso em fludos laminados e com alta porcentagem de slidos em suspenso.

TUBO VENTURI O tubo Venturi, combina dentro de uma unidade simples, uma curta garganta estreitada entre duas sees cnicas e est usualmente instalado entre duas flanges, numa tubulaes. Seu propsito acelerar o fludo e temporariamente baixar sua presso esttica. A recuperao de presso em um tubo Venturi bastante eficiente, como podemos ver na figura a seguir, sendo seu uso recomendado quando se deseja um maior restabelecimento de presso e quando o fluido medido carrega slidos em suspenso. O Venturi produz um diferencial menor que uma placa de orifcio para uma mesma vazo e dimetro igual sua garganta.

BOCAL DE VAZO O Bocal de vazo (Flow nozzle) , em muitos aspectos um meio termo entre a placa de orifcio e o tubo Venturi. O perfil dos bocais de vazo permite sua aplicao em servios onde o fludo abrasivo e corrosivo. O perfil de entrada projetado de forma guiar a veia fluda at atingir a seo mais estrangulada do elemento de medio,

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

seguindo uma curva elptica (projeto ASME) ou pseudoelptica (projeto ISA). Seu principal uso em medio de vapor com alta velocidade, recomendado p/ tubulaes > 50mm.

TUBO PITOT um dispositivo para medio de vazo atravs da velocidade detectada em um ponto da tubulao. O tubo de Pitot um tubo com uma abertura em sua extremidade, sendo esta colocada na direo da corrente fluida de um duto. A diferena da presso total e a presso esttica da linha nos dar a presso dinmica, a qual proporcional ao quadrado da velocidade.

Presso Dinmica = Presso Total - Presso Esttica MEDIDOR TIPO ANNUBAR

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

O Annubar um dispositivo de produo de presso diferencial que ocupa todo o dimetro do tubo . O annubar projetado para medir a vazo total, de forma diferente dos dispositivos tradicionais de presso diferencial .

ROTMETROS Rotmetros so medidores de vazo por rea varivel, nos quais um flutuador varia sua posio dentro de um tubo cnico, proporcionalmente vazo do fluido. Basicamente, um rotmetro consiste de duas partes: 1) Um tubo de vidro de formato cnico, o qual colocado verticalmente na tubulao em que passar o fluido que queremos medir. A extremidade maior do tubo cnico ficar voltada para cima. 2) No interior do tubo cnico teremos um flutuador que se mover verticalmente, em funo da vazo medida. O fluido passa atravs do tubo da base para o topo. Quando no h vazo, o flutuador permanece na base do tubo e seu dimetro maior usualmente selecionado de tal maneira que bloqueie a pequena extremidade do tubo, quase que completamente. Quando a vazo comea e o fluido atinge o flutuador, o empuxo torna o flutuador mais leve; porm, como o flutuador tem uma densidade maior que a do fluido, o empuxo no suficiente para levantar o flutuador. A rea de passagem oferece resistncia vazo e a queda de presso do fluido comea a aumentar. Quando a presso diferencial, somada ao efeito de empuxo do lquido, excede a presso devido ao peso do flutuador, ento o flutuador sobe e flutua na corrente fluida. Com o movimento ascendente do flutuador em direo parte mais larga do tubo, a rea anular, entre a parede do tubo de vidro e a periferia do flutuador, aumenta. Como a rea aumente, o diferencial de presso devido ao flutuador decresce. O flutuador ficar em equilbrio dinmico quando a presso diferencial atravs do flutuador somada ao efeito do empuxo contrabalanar o peso do flutuador.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Qualquer aumento na vazo movimenta o flutuador para a parte superior do tubo de vidro e a diminuio causa uma queda a um nvel mais baixo. Cada posio do flutuador corresponde a um valor determinado de vazo e somente um. somente necessrio colocar uma escala calibrada na parte externa do tubo e a vazo poder ser determinada pela observao direta da posio do flutuador.

3.9.2.2 Medidores de Vazo em Canais Abertos


Os dois principais tipos so: o vertedor e a calha de Parshall. VERTEDOR O vertedor mede a altura esttica do fluxo em reservatrio que verte o fludo de uma abertura de forma varivel.

CALHA DE PARSHALL O medidor tipo calha de Parshall um tipo de Venturi aberto que mede a altura esttica do fluxo. um medir mais vantajoso que o vertedor, porque apresenta menor perda de carga e serve para medir fludos com slidos em suspenso.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

3.9.3 Medidores Especiais de Vazo


Os principais medidores especiais de vazo so: medidores magnticos de vazo com eletrodos, tipo turbina, tipo Coriolis , Vortex e Ultra-snico MEDIDOR ELETROMAGNTICO DE VAZO O medidor magntico de vazo seguramente um dos medidores mais flexveis e universais dentre os mtodos de medio de vazo . Sua perda de carga equivalente a de um trecho reto de tubulao, j que no possui qualquer obstruo. virtualmente insensvel densidade e viscosidade do fluido de medio. Medidores magnticos so portanto ideais para medio de produtos qumicos altamente corrosivos, fluidos com slidos em suspenso, lama, gua, polpa de papel. Sua aplicao estende-se desde saneamento at indstrias qumicas, papel e celulose, minerao e indstrias alimentcias. A nica restrio, em princpio que o fludo tem que ser eletricamente condutivo. Tem ainda como limitao o fato de fluidos com propriedades magnticas adicionarem um certo erro de medio.

MEDIDOR TIPO TURBINA O medidor constitudo basicamente por um rotor montado axialmente na tubulao . O rotor provido de aletas que o fazem girar quando passa um fluido na tubulao do processo . Uma bobina captadora com um im permanente montada externamente fora da trajetria do fluido. Quando este se movimenta atravs do tubo, o rotor gira a uma velocidade determinada pela velocidade do fluido e pelo ngulo das lminas do rotor . A medida que cada lmina passa diante da bobina e do im , ocorre uma variao da relutncia do circuito magntico e no fluxo magntico total a que est submetida a bobina . Verifica-se ento a induo de um ciclo de tenso alternada. A freqncia dos pulsos gerados desta maneira proporcional velocidade do fluido e a Vazo pode ser determinada pela medio / totalizao de pulsos.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

MEDIDOR POR EFEITO CORIOLIS um instrumento de grande sucesso no momento, pois tem grande aplicabilidade desde indstria alimentcia, farmacutica, qumica, papel, petrleo etc. e sua medio, independe das variveis de processo - densidade, viscosidade, condutibilidade, presso, temperatura, perfil do fludo. Resumidamente, um medidor Coriolis possui dois componentes: tubos de sensores de medio e transmissor. Os tubos de medio so submetidos a uma oscilao e ficam vibrando na sua prpria freqncia natural baixa amplitude, quase imperceptvel a olho nu. Quando um fludo qualquer introduzido no tubo em vibrao, o efeito do Coriolis se manifesta causando uma deformao, isto , uma toro, que captada por meio de sensores magnticos que geram uma tenso em formato de ondas senoidais. As foras geradas pelos tubos criam uma certa oposio passagem do fluido na sua regio de entrada (regio da bobina1) , e em oposio auxiliam o fludo na regio de sada dos tubos O atraso entre os dois lados diretamente proporcional vazo mssica. Um RTD montado no tubo, monitorando a temperatura deste, a fim de compensar as vibraes das deformaes elsticas sofridas com a oscilao da temperatura.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

MEDIDOR DE VRTICES Quando um anteparo de geometria definida colocado de forma a obstruir parcialmente uma tubulao em que escoa um fluido, ocorre a formao de vrtices; que se desprendem alternadamente de cada lado do anteparo, como mostrado na figura abaixo. Este um fenmeno muito conhecido e demostrado em todos os livros de mecnica dos fluidos. Os vrtices tambm podem ser observados em situaes freqentes do nosso dia a dia, como por exemplo: O movimento oscilatrio da plantas aquticas, em razo da correnteza; As bandeiras flutuando ao vento; As oscilaes das copas das rvores ou dos fios eltricos quando expostas ao vento.

MEDIDORES ULTRA-SNICOS Os medidores de vazo que usam a velocidade do som como meio auxiliar de medio podem ser divididos em dois tipos principais: - Medidores a efeito doppler - Medidores de tempo de trnsito. Existem medidores ultra-snicos nos quais os transdutores so presos superfcie externa da tubulao, e outros com os transdutores em contato direto com o fludo. Os transdutores-emissores de ultra-sons consistem em cristais piezoeltricos que so usados como fonte de ultra-som, para enviar sinais acsticos que passam no fludo, antes de atingir os sensores correspondentes. Medidores de efeito Doppler

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

O efeito Doppler aparente variao de freqncia produzida pelo movimento relativo de um emissor e de um receptor de freqncia. No caso, esta variao de freqncia ocorre quando as ondas so refletidas pelas partculas mveis do fludo. Nos medidores baseados neste princpio ( ver figura abaixo ), os transdutores-emissores projetam um feixe contnuo de ultra-som na faixa das centenas de kHz. Os ultra-sons refletidos por partculas veiculadas pelo fludo tm sua freqncia alterada proporcionalmente ao componente da velocidade das partculas na direo do feixe. Estes instrumentos so consequentemente adequados para medir vazo de fludos que contm partculas capazes de refletir ondas acsticas.

Medidores de tempo de trnsito Ao contrrio dos instrumentos anteriores, estes instrumentos no so adequados para medir vazo de fludos que contm partculas. Para que a medio seja possvel, os medidores de tempo de trnsito devem medir vazo de fludos relativamente limpos. Nestes medidores ( ver figura abaixo ), um transdutor emissor receptor de ultra-sons fixado parede externa do tubo, ao longo de duas geratrizes diametralmente opostas. O eixo que rene os emissores - receptores forma com o eixo da tubulao, um ngulo a. Os transdutores transmitem e recebem alternadamente um trem de ondas ultrasnicas de durao pequena. O tempo de transmisso levemente inferior (t1) orientada para a jusante, e levemente superior (t2) quando orientada para a montante.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

4 - Sistemas de Aquisio
4.1 Introduo
O objetivo de qualquer sistema de aquisio de dados sistema DAQ providenciar as ferramentas e recursos necessrios para medir e analisar fenmenos fsicos. Um sistema DAQ pode ser visto como uma coleo de software e hardware que permite comunicar com o mundo fsico. Atualmente, a maioria dos Cientistas e Engenheiros usam computadores pessoais (PC) com PCI, PXI/CompactPCI, PCMCIA, USB, IEEE 1394, ISA, ou as portas paralela ou srie para aquisio de dados em laboratrios, medies e testes, e automao industrial. Em muitas aplicaes usam-se componentes plug-in para adquirir dados e transferlos directamente para a memria do computador. Noutras aplicaes, usado remotamente hardware para aquisio de dados, acoplado via porta paralela ou srie. Neste captulo so introduzidos e explicados os mais importantes critrios, definindo a terminologia comum, de cada elemento constituinte de um sistema DAQ baseado em PC.

4.1.1 Elementos de um Sistema DAQ


A obteno de resultados apropriados, resultantes de um sistema DAQ baseado num PC, depende de cada um dos seguintes elementos constituintes do sistema: PC; Sensores/Transdutores; Condicionamento de Sinal, Hardware; Software.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

4.2 Condicionamento de Sinal


4.2.1 Conceitos Gerais
Os sinais provenientes dos sensores so muitas vezes incompatveis com o hardware do sistema DAQ, devendo ser otimizados em relao gama de entrada do dispositivo DAQ. Para ultrapassar esta incompatibilidade, dever-se- proceder ao condicionamento do sinal. Por exemplo, podemos precisar de condicionar um sinal por amplificao do mesmo, removendo as componentes de freqncia indesejadas. Alguns transdutores usam tenso ou corrente de excitao para gerar tenses de sada. Os acessrios de condicionamento de sinal so usados numa grande variedade de importantes aplicaes. Os sinais de sada podero ser condicionados da mesma forma. No entanto, s o condicionamento dos sinais de entrada ser discutido neste captulo. As formas mais comuns de condicionar um sinal incluem: Amplificao Isolamento eltrico Multiplexagem Filtragem Fonte de excitao (tenso ou corrente)

Torna-se necessrio compreender a natureza do sinal que se pretende medir, a configurao usada para medir o mesmo, e os efeitos provenientes do meio que envolve o sistema DAQ. Baseando-se nessa informaes, possvel determinar que tipo de condicionamento de sinal ser necessrio integrar no sistema para efetuar medies mais exatas.

4.2.2 Amplificao
O tipo mais comum de condicionamento de sinal a amplificao. Sinais de baixo nvel, volta de alguns mV, necessitam geralmente de serem amplificados. Por exemplo, os sinais de sada de pequena amplitude dos termopares devero ser amplificados antes de serem digitalizados, para aumentar a resoluo e diminuir o rudo.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Para conseguir a maior exatido possvel, o sinal deve ser amplificado de forma que a gama de tenso mxima do sinal condicionado seja igual gama mxima de entrada do conversor A/D. A amplificao do sinal permite reduzir o rudo e aproveitar a gama total do hardware, aumentando assim a resoluo da medio.

4.2.2.1 Amplificador de Instrumentao


Comumente, o sinal do transdutor no ideal para o sistema DAQ, devido ao seu baixo nvel de tenso. O ideal seria que o sinal proveniente do transdutor estivesse dentro do range de atuao do sistema DAQ, como mostra a figura abaixo.

Grandeza

Grandeza

Range do sistema DAQ

Vmax

Range do sistema DAQ

Vmax Vmin

Transdutor

Vin 2V 10v

Vmin 10v

Vin

Este ajuste se consegue com um amplificador de instrumentao. Este amplificador consiste em um sistema que ir ajustar o ganho e o offset do sinal para que o mesmo possa ser adquirido de forma ideal pelo sistema DAQ. A figura abaixo mostra uma montagem de um amplificador de instrumentao usando 3 amp-ops.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

4.2.3 Isolamento
Outra aplicao comum de condicionamento de sinal consiste em isolar os sinais provenientes do sensor/transdutor por questes de segurana. O sistema que se monitoriza pode conter fenmenos transitrios de altas tenses, que podem, sem condicionamento dos sinais, danificar o computador. Usa-se isolamento eltrico para garantir que as leituras efetuadas pelo hardware DAQ no sejam afetadas pelas diferenas nas tenses de terra (ground), ou tenses de modo comum. Por exemplo, quando a entrada de um componente DAQ e o sinal do sensor so ambos referenciados terra, alguns problemas ocorrem se existir uma diferena de potencial entre as duas terras. Esta diferena de potencial conhecida por ground loop, que pode causar uma representao inexacta do sinal, ou, se demasiada elevada, causar danos no sistema de medio. O uso de mdulos isolados de condicionamento de sinal permite eliminar ground loops, e assegura que os sinais sejam representados com exatido.

4.2.4 Multiplexagem
Uma tcnica comum de medio de vrios sinais com um nico componente de medio designada por multiplexagem. O hardware de condicionamento de sinal para sinais analgicos proporciona muitas vezes multiplexagem para usar na aquisio de sinais que variam suavemente, como por exemplo, a temperatura. No processo de multiplexagem, um conversor A/D amostra um canal, e alterna para o canal seguinte, amostrando-o, passando para o canal seguinte, e assim sucessivamente. Uma vez que o mesmo conversor A/D amostra vrios canais em vez de um s, a taxa efetiva de amostragem de cada canal inversamente proporcional ao nmero de canais amostrados. Por exemplo, uma placa amostrando com uma freqncia fS = 1 MS/s, em N = 10 canais, amostra cada um dos canais com a taxa efetiva f efectiva dada por:

f efetiva =

fs 1 = = 100kS / s N 10

Alguns mdulos para sinais analgicos empregam multiplexagem, de forma que 3072 sinais podem ser medidos com uma s placa DAQ (mdulos SCXI). Quando multiplexadores so usados, necessrio ter em conta o tempo que os sinais amostrados precisam para estabelecer.

4.2.5 Filtragem
O objetivo de um filtro eliminar sinais indesejveis (e.g. rudo) do sinal de interesse que se pretende medir. Um filtro de rudo usado em sinais DC que variam suavemente (lentamente) tais como temperatura, para atenuar, ou mesmo eliminar, sinais de elevada frequncia que podem reduzir a exactido das medies efectuadas. Por exemplo, muitos mdulos usam filtros passa-baixo de 4 Hz e 10 kHz para eliminar rudo antes do sinal ser digitalizado pelo dispositivo DAQ.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Sinais AC que variam rapidamente, tais como vibraes, requerem muitas vezes um tipo diferente de filtros, conhecidos por filtros anti-aliasing. Tais como os filtros de rudo, o filtro anti-aliasing um filtro passa-baixa, embora apresente uma freqncia de corte bem definida, eliminando assim completamente todas as componentes de frequncia que so maiores que a largura de banda do componente DAQ. Aliasing - Domnio Temporal Os sistemas DAQ que realizam a digitalizao dos sinais provenientes de sensores ou transdutores, pretendem obter uma representao exata dos mesmos. Infelizmente, as tcnicas de amostragem dos equipamentos de digitalizao no podem interpretar to corretamente as componentes de alta freqncia do sinal como as componentes de baixa freqncia. Este fenmeno conhecido por aliasing. Aliasing um conceito simples. Se um sinal varia mais rapidamente que a amostragem feita pelo sistema DAQ, erros ocorrem. Exemplo Considera-se um conversor A/D configurado para amostrar a uma taxa de 4 amostras por segundo (taxa de amostragem fS = 4 S/s, ou seja, 4 Hz), e uma forma de onda sinal de interesse - representada por uma sinusoide de freqncia 1 Hz. Uma vez que a freqncia do sinal da freqncia de amostragem, pelo teorema de Nyquist, o sinal dever estar completamente caracterizado.

No entanto, se uma sinuside de freqncia 5 Hz est tambm presente no sinal, estas duas ondas no podem mais ser distinguidas. Por outras palavras, a onda sinusoidal de 1 Hz produz as mesmas amostras que a onda de 5 Hz, quando amostradas taxa de 4 S/s, como se ilustrada na figura acima. Mesmo que as amostras parecem representar uma onda sinusoidal de freqncia igual a da freqncia de amostragem fS, o sinal amostrado pode ser visto como qualquer sinuside de freqncia f dada por: f =(n 0,25) x fS

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

onde n 0, ou qualquer inteiro positivo. Para o exemplo anterior, o sinal amostrado poderia corresponder a uma freqncia de 3 Hz (n=1), 5 Hz (n=2), 7 Hz (n=3), etc. A relao 0,25 x fS designada por alias do sinal que pode estar a outra freqncia Se a amostragem do sinal de entrada feita pelo menos duas vezes mais rapidamente que a componente de freqncia mais alta presente no sinal, o sinal pode ser univocamente caracterizado, mas esta taxa, a representao da forma de onda no ser muito prxima. Como se mostra na figura abaixo, para obter uma boa representao da forma de onda, necessrio uma taxa de amostragem mais ou menos 10 a 20 vezes a freqncia mais elevada.

Como pode ser visto na figura anterior, uma taxa de amostragem pequena (no exemplo, 4 Hz) produz um sinal amostrado que parece uma forma de onda triangular. O sinal amostrado de maior fidelidade produzido quando a taxa de amostragem maior (no exemplo, 20 Hz). Neste ltimo caso, o sinal apresenta-se de fato como uma onda sinusoidal. Aliasing - Domnio das Frequncias O fenmeno de aliasing torna-se um problema quando o sinal contm freqncias para alm da freqncia de Nyquist (igual a metade do valor da freqncia de amostragem). Qualquer componente do sinal maior que a freqncia de Nyquist sofre aliasing e ser projetada para uma gama de baixas freqncias; estas componentes sero incorretamente interpretadas, e consideradas inferiores freqncia de Nyquist. Mais especificamente, uma componente fX de alta freqncia do sinal, amostrado a uma frequncia fS, aparece no sinal amostrado com uma freqncia f, igual diferena entre fX e o mltiplo da freqncia de amostragem mais prximo, ou seja, f = | fS - n fX | Exemplo Considera-se um sinal de entrada amostrado a fS = 100 Hz. Qualquer componente com freqncia maior que a freqncia de Nyquist, 50 Hz, sofre o fenmeno de aliasing. Um sinal a fX = 1020 Hz, por exemplo, ser aliased e aparece como tendo uma freqncia f = 20 Hz (igual a 1020 - n 100, com n = 10). , com n inteiro.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

A componente (freqncia) de 1020 Hz, de um sinal amostrado a uma freqncia fS = 100 Hz, aparece como sendo de 20 Hz. A figura ilustra este exemplo de aliasing no domnio das freqncias. Se o sinal de entrada contm freqncias superiores a metade da freqncia qual foi amostrado, diz-se que o sinal sub-amostrado, e o fenmeno de aliasing pode ocorrer. Aliasing pode ocorrer tanto para sinais que variam rapidamente no tempo, como para sinais suaves. Eliminao do aliasing As primeiras consideraes envolvidas no aliasing so a taxa de amostragem do conversor A/D e das freqncias presentes nos dados amostrados. Para eliminar o fenmeno de aliasing, existem duas opes: pode-se aumentar a taxa de amostragem ou passar o sinal num filtro passa-baixa, removendo assim as componentes de alta freqncia do sinal. O aumento da taxa de amostragem pode tornar-se cara e impraticvel na prtica, especialmente quando o limite superior da largura de banda das alta freqncias do rudo pode ser maior que a largura de banda do sinal de interesse. Assim, uma prtica comum usar filtros passa-baixa que eliminam as freqncias do sinal maiores que a freqncia de Nyquist. A eliminao do aliasing implementada de acordo com as seguintes consideraes prticas: Estabelecer a largura de banda til da medio; Selecionar um sensor com largura de banda suficiente; Selecionar um filtro analgico, passa-baixa anti-aliasing, que pode eliminar todas as freqncias que excedem esta largura de banda; Amostrar o sinal com uma taxa de amostragem, pelo menos duas vezes maior que a freqncia de corte do filtro.

Filtros passa-baixa (Filtros Anti-aliasing) Um filtro passa-baixa um filtro que atenua, ou diminui, a potncia de qualquer sinal com freqncias superiores a freqncia de corte fC definida pelo filtro. A gama de freqncia inferiores a fC a banda passante (passband) do filtro, enquanto que freqncias superiores a fC pertencem stopband. Considere um filtro passa-baixa ideal. Um filtro passa-baixa ideal no atenua qualquer componente do sinal na passband, enquanto que elimina todas as freqncias

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

pertencentes stopband. O filtro passa-baixa ideal tambm possui uma fase (phase shift) linear na freqncia, preservando o aspecto geral da forma de onda filtrada. Na prtica, os filtros reais so caracterizados por funes de transferncias que representam de forma aproximada as caractersticas de um filtro ideal. A figura abaixo ilustra a funo de transferncia de um filtro passa-baixa ideal, comparando-a com a de um filtro real.

Um filtro real apresenta um ripple (variao na atenuao como funo da freqncia) na banda passante, uma regio de transio entre as bandas passante e stopband onde o declive da funo de transferncia no infinita (idealmente), e uma stopband com atenuao finita e ripple. Alm disso, os filtros reais apresentam no-linearidade nas suas respostas em fase.

Resposta a um degrau unitrio (esquerda) de um filtro ideal (centro) e de um filtro real (direita).

Esta no-linearidade faz com que sinais de determinadas freqncias sofram atrasos diferentes, dependendo da freqncia, resultando numa distoro do sinal de entrada. Facilmente se observa os efeitos da no-linearidade da fase introduzida pelo filtro, filtrando um sinal correspondente funo degrau (step); um filtro ideal simplesmente suavisa os contornos (edges) - neste caso, o degrau do sinal de entrada, enquanto que um filtro real causar algum ripple no sinal de sada.

4.2.6 Excitao
Alguns sensores requerem fontes de alimentao, fontes de excitao, para operarem. Por exemplo, clulas de carga, RTD e termistores, requerem uma tenso (ou corrente) de excitao externa. So usados mdulos de condicionamento de sinal para estes sensores para providenciar a alimentao necessria. As medies efetuadas com RTD so geralmente feitas com uma fonte de corrente, onde convertida a variao do valor da resistncia numa tenso mensurvel. As

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

clulas de carga, componentes cujo valor de resistncia muito baixo, so geralmente usados numa configurao de ponte de Wheatstone, com uma fonte de tenso usada como fonte de excitao.

4.2.7 Linearizao
O projetista tem pouca escolha sob a caracterstica sada do sensor versus varivel de processo. Normalmente a dependncia que existe entre a entrada de a sada no linear. At mesmo aqueles dispositivos que so aproximadamente linear podem apresentar problemas quando necessrio uma mediada precisa de uma varivel. Uma das funes do condicionamento de sinais a de linearizao da resposta do sensor. Atualmente, com o surgimento de processadores de sinais digitais, os chamados DSP, faz com que o projetista do sistema, em algumas aplicaes resolva pr linearizar o sinal aps a converso do mesmo no DSP. A linearizao pode se realizada pr uma amplificador cujo o ganho funo do nvel de voltagem de entrada. Um exemplo de linearizao ocorre freqentemente para um sensor cujo a sada uma funo exponencial de alguma varivel de dinmica de processo. A figura abaixo ilustra este tipo de comportamento onde a voltagem do sensor assumida ser exponencial com relao a intensidade de luz I.
VI V0
V o l t a g e m d e s a d a

Varivel dinmica

Isto pode ser expresso pr

VI = VO e I
onde: VI V0 I : a voltagem de sada na intensidade I : a voltagem de sada na intensidade zero : a constante exponencial : a intensidade de luz

Para linearizar este sinal, ns empregamos um amplificador cuja sada varia no logartmico natural ou inverso do sinal de entrada. Isto na prtica poderia ser implementado com um diodo colocado na malha de realimentao de um amplificador operacional. Feito isto a sada pode ser expressa pr

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

VA = K ln(Vin)
onde : VA K Vin : a voltagem de sada do amplificador : a constante de calibrao : a voltagem de entrada do amplificador = VI [da equao original]

Substituindo as equaes, resulta

VA = Kln( VO) KI
Desta forma a sada do amplificador variar linearmente com a intensidade e tendo uma voltagem de offset Kln(Vo) e um fator de escala -K como mostrado na figura abaixo. Um condicionamento de sinal posterior pode ser realizado para eliminar a tenso de offset.
VA
V o l t a g e m d e s a d a

Varivel dinmica

4.3 Placas de Aquisio de Dados


Tradicionalmente, as medies so efetuadas com instrumentos autnomos de diversos tipos, tais como osciloscpios, multmetros, contadores, etc. No entanto, a necessidade de armazenar as medidas efetuadas, e posteriormente processar os dados adquiridos para visualizao, tem-se tornado de importncia crucial. Qualquer sistema DAQ assenta no hardware para aquisio de dados (hardware DAQ). A principal funo do hardware converter sinais analgicos em sinais digitais, e converter sinais digitais em sinais analgicos. O hardware DAQ pode ser interno e instalado diretamente num slot do PC, ou externo e conectado ao PC atravs de um cabo externo. Por exemplo, muitos instrumentos possuem uma porta srie que permite a troca de dados entre o PC e o instrumento. O uso de uma placa de interface GPIB (General Purpose Instrumentation Bus), tratada em mais pormenor no Cap. 8, permite aos instrumentos a transferncia de dados num formato paralelo, possibilitando a atribuio de uma identidade a cada instrumento, dentro de uma rede de instrumentos. Outra forma de medir sinais e transferir as respectivas medidas para o PC consiste em usar uma placa DAQ. As placas DAQ comerciais tpicas possuem ambos os

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

conversores analgico-digital (A/D) e digital-analgico (D/A), permitindo a entrada e sada de sinais analgicos e digitais, alm de canais (linhas) de entrada/sada digital. As interfaces DAQ possibilitam assim medies e controlo computadorizados de processos industriais e experimentos laboratoriais.

O hardware DAQ basicamente caracterizado pelos sistemas que ele possui. Um sistema um componente do hardware DAQ que executa uma determinada tarefa especializada. Os sistemas mais comuns incluem os sistemas de: Entrada analgica; Sada analgica; Entrada/Sada digital (Digital I/O); Contadores/Temporizadores (Timing I/O). Sistemas de Entrada Analgica Muitos componentes de hardware DAQ possuem um ou mais (sub-) sistemas que convertem (digitalizam) os sinais analgicos provenientes de sensores ou transdutores, em nmeros digitais que o computador consegue interpretar, processo designado por converso analgico-digital. Tais componentes possuem tipicamente vrias linhas (ou canais), sendo designados por sistemas de entrada analgica ou conversores analgicodigital (conversores A/D ou ADC). Sistemas de Sada Analgica Os sistemas de sada analgica convertem sinais digitais armazenados no computador num sinal analgico que sai para o exterior. Estes sistemas realizam a operao inversa dos sistemas de entrada analgica. Placas de aquisio tpicas oferecem dois canais (linhas) de sada com 12 bits de resoluo. Os sistemas de sada analgica so tambm designados por conversores D/A, ou simplesmente por DAC. Sistemas de Entrada/Sada Digital (Digital I/O) Os sistemas de entrada/sada digital (Digital IO ou DIO) de uma interface DAQ so desenhados para enviar e receber valores digitais (valores lgicos) de e para o hardware. Estes valores so tipicamente suportados como simples bits ou linhas (canais), geralmente em nmero de 8, ou como portas. Os sistemas DIO providenciam assim nveis TTL bi-direcionais que permitem o controlo e status das portas, por leitura e escrita atravs do PC. Enquanto que algumas placas DAQ incluem capacidades de entrada/sada digital, so normalmente limitadas a operaes simples; hardware

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

especialmente dedicado muitas vezes necessrio quando se pretende realizar operaes DIO mais avanadas. Estes sistemas so usados por exemplo no controlo de componentes. Handshaking por vezes providenciada, permitindo a comunicao entre componentes perifricos. Contadores/Temporizadores (Timing I/O) Os sistemas de contadores/temporizadores (C/T) so usados para contagem de eventos, medies de perodos e frequncias, bem como a gerao de trem de pulsos.

4.3.1 Sistemas de Entrada Analgica


4.3.1.1 Aspectos da Converso AnalgicoDigital (A/D)
Os sinais analgicos provm de instrumentos, sensores ou transdutores que convertem grandezas fsicas, tais como presso, posio ou temperatura, em sinais eltricos (corrente ou tenso). Muitos componentes de hardware DAQ possuem um ou mais (sub-) sistemas que convertem (digitalizam) esses sinais analgicos em nmeros digitais que o computador consegue interpretar, processo designado por converso analogicodigital, ou simplesmente A/D. Tais componentes so designados por sistemas de entrada analgica ou conversores analgico-digital (conversores A/D). Estes componentes possuem tipicamente vrias linhas (ou canais), e oferecem resolues de 12 ou 16 bits. Aps a digitalizao (converso) de um sinal proveniente do mundo exterior, possvel analiz-lo, armazen-lo no memria do sistema, ou num ficheiro de disco. A funo de um conversor A/D amostrar e quantizar o sinal analgico usando uma ou vrias linhas. Pode-se pensar numa linha como um caminho atravs do qual circula o sinal do sensor. Tipicamente, os sistemas de entrada analgica possuem 8 ou 16 linhas de entrada disponveis. Depois de amostrado e quantizado, o sinal ser armazenado em memria. Os sinais analgicos so sinais contnuos no tempo e amplitude (dentro de certos limites pr-definidos). A amostragem consiste em avaliar o valor do sinal em instantes de tempo discretos, enquanto que a quantizao divide o valor da tenso (ou corrente) em nveis discretos de amplitude.

4.3.1.2 Conceito de Amostragem


Os dados so adquiridos atravs de um conversor A/D usando o processo de amostragem. Amostrar um sinal analgico envolve registar uma amostra do sinal em instantes de tempo discretos. A taxa qual um sinal amostrado designa-se por taxa ou frequncia de amostragem. O processo da amostragem gera valores do sinal em intervalos de tempo - perodo de amostragem.. Em muitas aplicaes, o perodo de amostragem entre amostras adquiridas mantido constante (por exemplo, cada milisegundos), a no ser em caso de relgios externos.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Processo de Amostragem. Sinal analgico (onda sinusoidal de freqncia 1 Hz) e sinal amostrado freqncia de 0.1 Hz (vermelho). A taxa de amostragem determina a qualidade do sinal analgico que convertido. Taxas de amostragem mais elevadas proporcionam melhores converses. A freqncia de amostragem, fS, mnima, necessria para representar exatamente o sinal, deve ser pelo menos igual ao dobro da freqncia mxima, fm, que o sinal analgico apresenta: fs 2 x fm Este valor mnimo designado por freqncia de Nyquist.

A figura acima mostra um exemplo da amostragem de uma onda sinusoidal. O resultado (vermelho) da amostragem de uma onda sinusoidal (azul), de freqncia f = 1 Hz, com freqncia de amostragem de fS = 0.1 Hz (esquerda) e fS = 0.6 Hz (direita). Se a freqncia de amostragem menor que a freqncia de Nyquist, um sinal de baixa freqncia gerado neste processo. Este fenmeno conhecido por aliasing.

4.3.1.3 Circuitos Sample-and-Hold


Para a maioria dos conversores A/D digitais, a amostragem efetuada por um circuito sample and hold (S/H). Um circuito S/H consiste geralmente num buffer de sinal seguido de um interruptor eletrnico ligado a um condensador.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

A operao de um circuito S/H consiste nos seguintes passos: 1. Num dado instante de amostragem, o interruptor liga o buffer e o condensador entrada; 2. O condensador carregado at ao valor da tenso de entrada; 3. A carga mantida at que o conversor A/D digitalize o sinal; 4. Para vrios linhas, conectadas (multiplexadas) a um s conversor A/D, os passos anteriores so repetidos para cada linha de entrada; 5. Todo o processo repetido para o prximo instante de amostragem. O hardware DAQ pode ser dividido em duas categorias principais, dependendo da forma com que os sinais so amostrados: hardware de varrimento (scanning hardware), que amostra os sinais de entrada sequencialmente, e hardware de sample and hold simultneo (SS/H), os quais amostram todos os sinais no mesmo instante de tempo.

4.3.1.4 Quantizao
Durante a quantizao, um conversor A/D usa um nmero finito de valores igualmente espaados que possam representar o sinal analgico, depois de amostrado. O nmero de valores diferentes, 2N, determinado pelo nmero N de bits usados para a converso. Os conversores mais modernos usam 12 ou 16 bits. Tipicamente, o conversor A/D selecciona o valor digital mais prximo do valor amostrado. A figura abaixo mostra uma onda sinusoidal (azul) de frequncia 1 Hz, quantizada usando um conversor A/D de 3 bits. O resultado da quantizao mostrado na curva vermelha.

Aquisio de Dados Erro de Quantizao

Werther Serralheiro

Existe sempre erros associados quantizao de um sinal continuo. Idealmente, o erro mximo de quantizao 0.5 x LSB, onde LSB o bit menos significativo (least significant bit), e, em toda a escala de entrada, o erro de quantizao mdio nulo. Como ilustra a figura abaixo, o erro de quantizao do onda sinusoidal da figura anterior, calculado pela diferena entre o sinal contnuo e o sinal digitalizado (quantizado).

A esquerda, o erro de quantizao da onda sinusoidal usando um conversor A/D de 3 bits; a direita, onda sinusoidal (azul), sinal (onda) quantizada (vermelho), e erro de quantizao (verde).

A figura acima mostra a mesma onda sinusoidal (azul), o sinal digitalizado (vermelho) e o erro de quantizao (verde) para um sistema de 5 bits (esquerda) e 9 bits (direita). Obviamente, quanto maior for o nmero de bits usados, mais prximo ser o sinal quantizado do sinal de entrada.

4.3.1.5 Gama e Polaridade


A gama de entrada de um sistema de entrada analgica corresponde ao intervalo de valores de entrada para os quais uma converso A/D vlida. A gama ento definida pelos nveis de tenso mxima e mnima que o conversor A/D pode quantizar. possvel alterar a gama de entrada selecionando um valor de ganho diferente. Muitas placas DAQ incluem um amplificador de ganho programvel (e.g. valores entre 0.5 e 100) que permite alterar o (fator de) ganho do dispositivo atravs de software. Quando um sinal de entrada excede a gama de entrada de um conversor A/D, uma situao de saturao (overrange) ocorre. Neste caso, a maioria dos dispositivos saturam no maior valor que podem representar, e o valor convertido torna-se incorrecto. A escolha do factor de ganho afecta a medio: quanto maior (menor) for o factor de ganho, menor (maior) ser a preciso da medida. Um sistema de entrada analgica pode, tipicamente, converter sinais unipolares e biploares. Um sinal unipolar apresenta somente valores positivos e nulos., enquanto que um sinal bipolar apresenta valores positivos, negativos e nulos. A figura abaixo ilustra a definio destes sinais.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Em muitos casos, a polaridade do sinal uma caracterstica constante do sensor: a gama de entrada do sistema dever ser configurada de acordo com essa polaridade. Como se pode ver, crucial analisar a gama dos sinais que se espera sada dos sensores para poder configurar a gama de entrada do sistema de entrada analgica, permitindo desta forma maximizar a resoluo e minimizar a ocorrncia de situaes de saturao. 3.2.6. Configurao de Canais O nmero de canais (linhas) determina o nmero de componentes que podero ser conectados a uma interface DAQ. Os canais de entrada podem ser configurados de duas formas: entradas single-ended ou entradas diferenciais. A escolha do tipo de configurao a usar depende do sinal ser do tipo floating ou grounded. Entrada Diferencial Quando se configure o hardware para uma entrada diferencial, existem duas linhas ou canais de entrada associados a cada sinal: um para o sinal de entrada (que se pretende medir), e outro para o sinal de referncia (return signal). As entradas diferenciais permitem a medio de sinais que no podem ser referenciados terra do conversor A/D. Este mtodo requer duas linhas mas apresenta vantagens relativamente configurao de entrada single-ended. A medio corresponde diferena de tenso entre as duas linhas, permitindo rejeitar rudo externo que comum s duas entradas (interferncia de motores, linhas de potncia AC, fontes eltricas ou mecnicas que injectam rudo no transdutor ou nas ligaes do conversor A/D,...). Por exemplo, na figura abaixo considera-se um sinal de entrada ligado ao polo positivo (+) de um amplificador, e o sinal de referncia (return signal) ligado ao polo negativo (-) do mesmo. O amplificador possui uma terceira ligao que permite referenciar estes sinais mesma terra.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Recomenda-se que se use entradas diferenciais nas seguintes condies: Sinal de entrada de baixo nvel (inferior a 1 volt); Os cabos de ligao do sinal so superiores a 3 m; sinal de entrada requer um ponto de referncia de terra separado, ou sinal de referncia; Os cabos de ligao do sinal encontram-se num ambiente ruidoso.

Entrada Single-Ended Quando se configure o hardware para uma entrada single-ended, existem uma s linha ou canal de entrada associado a cada sinal, e cada sinal ligado mesma terra. A medio de entrada single-ended corresponde diferena de tenso entre o canal de entrada e a terra do conversor A/D. Cada linha de entrada pode ser usada como interface para um instrumento diferente. O instrumento que se pretende medir deve apresentar um sinal de sada que pode ser referenciado terra da interface. Estes equipamentos so muitas vezes designados por floating, capacitor coupled, ou isolados. De relembrar que as medies single-ended so mais susceptveis ao rudo que as entradas diferenciais. Como mostra a figura abaixo, o sinal de entrada ligado ao polo positivo (+) do amplificador, enquanto que a terra ligada ao negativo (-).

Sugere-se que se usem entradas single-ended, numa destas condies: Sinal de entrada de alto nvel (maior que 1 volt); Os fios que ligam os sinais sejam inferiores a 3 m; Sinal pode partilhar uma referncia comum com outros sinais.

Dever-se- usar a configurao de entrada diferencial para qualquer sinal que no satisfaa as condies anteriores.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

4.3.2 Transferncia de Dados para a Memria do PC


A transferncia dos dados adquiridos por hardware DAQ para a memria do sistema obedece aos seguintes passos: 1. Os dados adquiridos so armazenados no buffer FIFO (first-in first-out) do hardware; 2. Os dados so transferidos do buffer FIFO para a memria do sistema usando interrupts ou DMA. Estes passos acontecem automaticamente. Do ponto de vista do programador/utilizador, s necessria a configurao inicial do componente de hardware aquando da sua instalao. Tipicamente, as placas DAQ so instaladas no PC com bus de dados de alta velocidade, tal como o bus PCI. Dependendo da velocidade da placa-me do PC, transferncias mximas de dados entre o CPU e a memria podem ocorrer com taxas de 20 MHz a 40 MHz.

4.3.2.1 Buffer FIFO


O buffer FIFO usado para armazenar temporariamente os dados adquiridos. Os dados so temporariamente armazenados at poderem ser transferidos para a memria do sistema. O processo de transferncia de dados de e para o buffer FIFO de entrada analgica como se segue: 1. O buffer FIFO armazena amostras recentemente adquiridas a uma taxa de amostragem constante; 2. Antes do buffer FIFO estar cheio, o software comea a retirar as amostras. Por exemplo, um interrupt gerado quando o FIFO est meio cheio, e avisa o software para extrair as amostras o mais rapidamente possvel. 3. Uma vez que o servio de interrupes ou a programao do controlador DMA pode levar alguns milisegundos, dados adicionais so armazenados no FIFO, para posterior extrao. Um buffer FIFO com maior capacidade permite uma maior tolerncia a estes factos; 4. As amostras so transferidas para a memria do sistema atravs do bus do sistema (por exemplo, bus PCI ou bus AT). Depois dos dados serem transferidos, o software est livre para executar outras tarefas at que novo interrupt ocorra. Por exemplo, dados podem ser processados ou gravados para um ficheiro em disco. Enquanto as taxas mdias de armazenamento e extraco de dados forem iguais, dados adquiridos no sero perdidos e a aplicao dever correr normalmente.

4.3.2.2 Interrupes
O mtodo mais lento, mas mais comum, de mover os dados adquiridos para a memria do sistema , para a placa DAQ, gerar um sinal de pedido IRQ (interrupt request). O sinal pode ser gerado quando uma amostra adquirida ou vrias amostras so adquiridas. O processo de transferncia de dados para a memria do sistema atravs de interrupts dado a seguir: 1. Quando os dados esto prontos para serem transferidos, o CPU pra qualquer atividade que esteja em curso, e executa uma rotina (interrupt handler) que grava os atuais registradores da mquina, e configura-os para aceder placa; 2. Os dados so extrados da placa e colocados na memria do sistema; 3. Os registradores gravados so repostos, e o CPU retorna ao processo original interrompido.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

A figura abaixo apresenta o esquema de transferncia de dados convencional, baseado numa arquitetura PCI. Os dados movem-se de forma relativamente rpida, mas muito tempo despendido na gravao, configurao e reposio da informao dos registradores.

Assim, dependendo do sistema especfico que se possui, a transferncia de dados por interrupts pode no ser uma boa escolha quando a taxa de amostragem deve ser maior que 5 kHz.

4.3.2.3 Acesso Direto Memria DMA (Direct Memory Access)


O DMA um controlador integrado na placa-me. Permite que perifricos faam transferncias de dados para a memria RAM sem a interveno do processador, ficando disponvel para executar outra tarefa. O processo de transferncia de dados por DMA como se segue: 1. Quando os dados esto prontos a serem transferidos, a placa direciona o controlador DMA para coloc-lo na memria do sistema logo que possvel; 2. Logo que o CPU esteja disponvel (o que geralmente acontece muito rapidamente), deixa de interagir com o hardware de aquisio e o controlador DMA move os dados diretamente para a memria; 3. O controlador DMA fica pronto para a prxima amostra apontando para a prxima alocao aberta de memria. 4. Os passos anteriores so repetidos indefinidamente, com os dados transferidos para as alocaes de memria abertas num buffer circulando continuamente. Nenhuma interao entre o CPU e a placa necessria. Como exemplo simples, considera-se um ficheiro de 50 KB gravado em disquete. Se no existisse o recurso de DMA, a transferncia seria feita byte-a-byte, ou seja, seriam necessrias mais de 50.000 instrues por parte do processador para que esta transferncia fosse executada. No entanto, a transferncia seria controlada pelo controlador DMA, sem que o processador interaja no processo, ficando disponvel para executar outra tarefa. Uma nica instruo seria suficiente para o controlador DMA iniciar o processo. Os PCs suportam vrios canais DMA diferentes. Dependendo da aplicao, possvel usar um ou vrios desses canais. Por exemplo, uma entrada e uma sada simultneas com uma placa de som requerem um canal DMA para a entrada e outro canal DMA para a sada.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

4.3.2.4 Bus Mastering


Alguns chipsets da Intel, presentes nas placas-me Pentium permitem um novo modo de transferncia de dados do disco rgido para a memria. Este modo de transferncia utiliza um novo esquema de DMA, chamado "Fast Multiword DMA", que transfere, em vez de 1 dado de 16 bits de cada vez, 3 dados de 16 bits de cada vez, ou seja, 48 bits. As taxas de transferncia podem chegar a 16,6 MB/s. Neste caso tambm a transferncia de dados da memria com o disco rgido feita sem a interferncia do processador.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

4.4 Tratamento de Sinais


A anlise meramente qualitativa de um sinal por vezes insuficiente para as diversas utilizaes experimentais. No sentido de conseguir a sua traduo num sinal mensurvel e dele se retirar o mximo de informao, a curva de um sinal sujeita a diferentes e sucessivas transformaes. Dois tipos de processamento so normalmente utilizados na investigao: processamento no domnio temporal, quando se est interessado na anlise da amplitude do sinal com base no tempo, e processamento no domnio da freqncia.

4.4.1 Processamento no domnio temporal


Para o processamento com base no tempo, utiliza-se um conjunto de processos de transformao de curva que visam caracterizar e medir a intensidade do sinal durante o tempo.

4.4.1.1 Remoo da componente DC


Muitas vezes o sinal apresenta uma componente contnua que provoca um deslocamento da linha de base do sinal. Esta componente contnua um sinal comum que no tem qualquer relao com o sinal propriamente dito. Pode ser o resultado de fenmenos eletromagnticos ou de limitaes dos amplificadores utilizados. Uma maneira fcil de remover esta componente calcular a mdia de todos os pontos amostrados, e deslocar a curva do sinal deste resultado.

4.4.1.2 Retificao
A retificao da curva uma operao normalmente utilizada de forma a permitir a posterior integrao do sinal, j que transforma uma curva com valores positivos e negativos, de mdia igual a zero, numa curva de valores absolutos, todos positivos. Existem duas formas de retificar a curva: eliminar os valores negativos (retificao de meia onda), ou invertendo-se os valores negativos adicionado-se aos positivos (retificao de onda completa). A retificao de onda completa tem a vantagem de manter toda a energia do sinal.

Sinal com amplitudes positivas e negativas.

Sinal com retificao de meia onda.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Sinal com retificao de onda completa.

4.4.1.3 Valor Mdio


Antes da definio de valor mdio uma breve esplanao sobre os tipos de dados existentes. Os dados que representam um fenmeno fsico podem ser classificados em determinsticos ou aleatrios. Determinsticos: so aqueles que podem ser escritos atravs de uma expresso matemtica. No caso de um sistema massa-mola, por exemplo, o deslocamento em funo do tempo est perfeitamente definido pela expresso: H, na prtica, muitos fenmenos que produzem dados representveis com suficiente preciso por relaes matemticas explcitas. Exemplos destes fenmenos podem ser: a vibrao produzida por um rotor desbalanceado, a curva de resfriamento de um termopar, a carga/descarga de um capacitor em um circuito eltrico, etc. Aleatrios: no podem ser escritos por uma funo matemtica explcita. Para caracteriz-los necessrio todas as "histrias temporais" possveis de ocorrerem. H necessidade de uma descrio probabilstica ou estatstica. Uma "histria em funo do tempo" chamada de registro ou evento, e observado sobre um intervalo de tempo finito.

Um processo aleatrio caracterizado por um conjunto de parmetros estatsticos. Trs destes parmetros so: valor mdio, funo de autocorrelao e funco densidade de probabilidade. Matematicamente o valor mdio pode ser definido como:

A mdia, por si s, no d informaes suficientes para diferenciar fenmenos que podem ser completamente diferentes em sua variao no tempo, porm possurem o mesmo valor mdio.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

4.4.1.4 Auto correlao


Descreve a dependncia dos valores em um tempo dado em relao aos dados em outro tempo. Matematicamente definida como:

A principal aplicao da funo de autocorrelao estabelecer a influncia dos valores em um tempo sobre os valores do fenmeno no tempo futuro. Para dados determinsticos a autocorrelao permanece quando temos um deslocamento no tempo, enquanto que nos processos aleatrios ela decai a zero.

4.4.1.5 Funo Densidade de Probabilidade


Descreve a probabilidade de que as amplitudes assumam um valor dentro de um dade intervalo de tempo. Matematicamente definida como:

Para visualizar o significado prtico da funo densidade de probabilidade considerese trs funes distintas: um seno "bem comportado", um seno com rudo, e um sinal completamente aleatrio, como na figura abaixo. Assume-se, por uma questo de facilidade, que todos estes processos possuem mdia zero. Funo Seno Densidade de Probabilidade

Seno com rudo

Aleatria

A principal aplicao da funo densidade de probabilidade estabelecer a descrio probabilstica dos valores instantneos do processo. Pode ser usada tambm para identificao de funes determinsticas e aleatrias.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

4.4.1.6 Valor RMS


O valor RMS (abreviao direta do ingls "root-mean-square"), corresponde quantidade de sinal contnuo capaz de conter a mesma quantidade de energia. Matematicamente definido como a raiz quadrada da mdia dos quadrados dos valores instantneos do sinal:

onde: x(t) - sinal variante no tempo T - perodo de durao do sinal

4.4.1.7 Valor de pico / valor pico a pico


Valor de pico e pico-a-pico, so formas de avaliar a amplitude de um sinal, normalmente peridico. Correspondem ao maior valor positivo da funo e a diferena entre o maior valor negativo e o maior positivo, respectivamente. Para sinais peridicos o menor e o maior valor da funo, repetem-se a cada ciclo. No caso do sinal a curva atinge um pico mximo em apenas um ponto, o mesmo acontecendo com o ponto de mnimo. O valor de pico pode ser utilizado como parmetro para normalizao em amplitude do sinal.

4.4.1.8 Normalizao no tempo


Um dos problemas que surgem ao se comparar diferentes sinais est relacionado com as diferenas na durao de vrios sinais que se pretende comparar. Normalizar em tempo significa transformar, duma forma equilibrada e sem alterar a estrutura do sinal, os sinais de durao diferente em sinais com o mesmo nmero de amostras. Tal pode ser feito, por exemplo, tomando como referncia o sinal que contm o menor nmero de amostras. A aplicao de um algoritmo que determine, em funo da durao de cada sinal, o nmero de amostras a ser retirado de forma intervalada, reduz todos os sinais ao nmero de amostras do mais curto, sem alterar a sua forma.

4.4.1.9 Normalizao em amplitude


Esta tcnica consiste na transformao dos valores absolutos de amplitude, das diferentes curvas que se pretende comparar, em valores relativos a um sinal de referncia considerado como 100%. Os valores de amplitude assim obtidos tem outro significado mecnico e funcional.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

4.4.1.10

Integral

A interpretao matemtica do conceito de integral consiste na determinao da rea delimitada pela curva. Para tanto, basta um algoritmo somar todos os valores do vetor correspondente ao sinal, durante o tempo de integrao. Ex: n x(n) I [x(n)] 1 13 2 5 3 4 5 6 0 7 1 8 0 9 10 5 10 2 -3 -4

18 20 17 13 13 14 14 19 29

4.4.1.11

Funo de Correlao Cruzada

A funo de correlao cruzada de dois eventos, descreve a dependncia geral de um em relao ao outro. Matematicamente definida como:

onde: RXY() - Funo de correlao cruzada de x(t) em relao a y(t). x(t) - Primeira funo variante no tempo. y(t) - Segunda funo variante no tempo. T - Tempo mximo de avaliao entre os dois sinais. - Amplitude da variao temporal. Quando = 0, pode-se dizer que x(t) e y(t) so estatisticamente independentes. Estando ambas as funes normalizadas o valor mximo da funo de correlao cruzada 1 (um), quando as duas funes, x(t) e y(t), so iguais.

4.4.2 Processamento no domnio da frequncia


4.4.2.1 FFT
FFT corresponde a abreviatura do ingls Fast Fourier Transform, que significa Transformada Rpida de Fourier, e um recurso usado normalmente para simplificar a soluo de um problema. Para um maior esclarecimento considere-se o seguinte exemplo: pretende-se determinar o quociente:

Z=

X Y

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Considerando que se necessita grande preciso no resultado da equao, e que no h uma mquina calculadora disponvel. A figura abaixo mostra dois caminhos possveis de soluo do problema.

No exemplo mostrado foi utilizado uma propriedade dos logartmos para transformar a operao de diviso em subtrao. A converso do problema simplifica a soluo, uma vez que muito mais simples e rpido, efetuar uma operao de subtrao do que uma de diviso. Da mesma forma, a Transformada de Fourier, busca simplificar a anlise da soluo de vrios problemas na rea cientfica. Porm a interpretao da Transformada de Fourier no to simples. No exemplo adotado, a operao com logartmo, transforma um nico valor em outro. Na Transformada de Fourier tem-se uma funo de uma varivel definida de a transformada em uma funo de outra varivel tambm definida de de a . Uma interpretao simplificada da Transformada de Fourier apresentada na figura abaixo.

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

Como apresentado, a essncia da Transformada de Fourier de uma funo (forma de onda) decompor ou separar a funo em um somatrio de senides de diferentes freqncias. Quando este somatrio de senides representar a funo original ento tem-se determinada a Transformada de Fourier. Uma representao tpica da Transformada de Fourier um diagrama que mostra a amplitude e freqncia de cada senide do espectro.

A Transformada de Fourier desta forma, uma representao da funo no chamado domnio freqncia. A Transformada de Fourier contm exatamente a mesma informao que a funo original, elas diferem apenas na forma de apresentao da informao. A anlise de Fourier permite que se examine uma funo sob outro ponto de vista, o domnio transformado. Frequncia mdia Corresponde mdia aritmtica de todas as frequncias presentes no espectro poderadas por sua amplitude. Pode ser utilizada como parmetro indicador de compresso espectral. Frequncia mediana Define-se a frequncia mediana como o valor da frequncia que divide o espectro em duas regies contendo a mesma energia. A frequncia mediana o parmetro mais adequado para detectar a compresso espectral produzida pela fadiga muscular localizada (paper da mo) Moda da Frequncia Define-se como a frequncia em que o "power spectrum" atinge o seu valor mais alto.

4.4.2.2 Filtragem de espectro


Ideal Um filtro ideal aquele que permite a passagem daquelas componentes de frequncia desejadas, e rejeita completamente as demais. As componentes de frequncia que passam pelo filtro esto na chamada banda de passagem, e as frequncias bloqueadas se encontram na chamada banda de bloqueio. A frequncia , limite das bandas de passagem e bloqueio, chamada frequncia de corte.

Aquisio de Dados Passa baixa / passa alta

Werther Serralheiro

Em algumas situaes as caractersticas de seleo de freqncia de um filtro ideal no so desejadas, e prefervel uma maior flexibilidade no comportamento do filtro, de maneira a permitir uma transio gradual entre a banda de bloqueio e a banda de passagem, em oposio a transio abrupta, caracterstica dos filtros ideais. Alm das bandas de passagem e bloqueio existentes no filtro ideal, surge uma zona de transio, entre as freqncias e , onde existe uma atenuao gradual das freqncias.

Butterworth e Chebyshev Os filtros Butterworth e Chebyshev so implementados em termos de equaes diferenciais. Quanto maior a ordem da equao, mais prximo de um filtro ideal sero os resultados.

Mdia mvel Uma forma de reduzir a variabilidade consiste em eliminar as variaes muito bruscas dos valores de amplitude do sinal em bruto. Isto pode ser feito calculando-se os valores mdios de pequenos intervalos de tempo. Uma escolha importante, de que depende a amplitude da filtragem efetuada, o tamanho da janela de onde se retira a mdia. Quanto menor for este intervalo de tempo, menos "suavizada" e mais parecida com a curva original fica a curva resultante. A fim de obter uma mdia que varie constantemente no tempo e que seja, portanto, mais representativa das alteraes do sinal no tempo, utiliza-se uma tcnica de mdia mvel, ou seja, uma "janela mvel" que percorre toda a curva progressivamente. Considere-se um exemplo de janela com 5 amostras. Esta janela calcula a mdia das amostras 1-5, depois das janelas 2-6, 3-7 e assim sucessivamente .

Aquisio de Dados

Werther Serralheiro

(a) Sinal retificado. (b) sinal aps uma filtragem com janela de 20 amostras. (c) sinal aps uma filtragem com janela de 5 amostras.

Вам также может понравиться