Вы находитесь на странице: 1из 71

Pesquisa CEFET_RN

Motor
O motor a fonte de energia do automvel. Converte a energia calorfica produzida pela combusto da gasolina em energia mecnica, capaz de imprimir movimento nas rodas. O carburante, normalmente constitudo por uma mistura de gasolina e ar (a mistura gasosa), queimado no interior dos cilindros do motor. A mistura gasosa formada no carburador ou calculada pela injeo eletrnica, nos motores mais modernos, e admitida nas cmaras de exploso. Os pistes, que se deslocam dentro dos cilindros, comprimem a mistura que depois inflamada por uma vela de ignio. medida que a mistura se inflama, expande-se, empurrando o pisto para baixo. O movimento dos pistes para cima e para baixo convertido em movimento rotativo pelo virabrequim ou eixo de manivelas o qual, por seu turno, o transmite s rodas atravs da embreagem, da caixa de cmbio, do eixo de transmisso e do diferencial. Os pistes esto ligados ao virabrequim pelas bielas. Uma rvore de cames, tambm conhecida por rvore de comando de vlvulas, movida pelo virabrequim, aciona as vlvulas de admisso e escapamento situadas geralmente na parte superior de cada cilindro.

A energia inicial necessria para por o motor em movimento fornecida pelo motor de arranque. Este engrena numa cremalheira que envolve o volante do motor, constitudo por um disco pesado, fixado extremidade do virabrequim ou rvore de manivelas. O volante do motor amortece os impulsos bruscos dos pistes e origina uma rotao relativamente suave ao virabrequim. Devido ao calor gerado por um motor de combusto interna, as peas metlicas que esto em contnuo atrito engripariam se no houvesse um sistema de arrefecimento. Para evitar desgastes e aquecimento excessivos, o motor inclui um sistema de lubrificao. O leo, armazenado no crter sob o bloco do motor, obrigado a circular sob presso atravs de todas as peas do motor que necessitam de lubrificao.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Tempo de exploso

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
A energia calorfica, resultante da combusto da mistura gasosa, converte-se em energia mecnica, por intermdio dos pistes, bielas e virabrequim. O rendimento do motor depende da quantidade de energia calorfica que transformada em energia mecnica. Quanto maior for o volume da mistura de gasolina e ar admitida no cilindro e a compresso dessa mistura, maior ser a potncia especfica do motor. A relao entre os volumes da mistura gasosa no cilindro, antes e depois da compresso, designada por taxa ou relao de compresso. Quando a fasca da vela de ignio inflama a mistura comprimida, a exploso deve propagar-se rapidamente, progressiva e uniformemente na cabea do pisto que limita a cmara de exploso. Se a taxa de compresso for demasiada elevada para o tipo de gasolina utilizada, a combusto no ser progressiva. A parte da mistura que se encontrar mais afastada da vela de ignio vai se inflamar violentamente ou detonar. Quando sucede tal fato, ou quando o motor tem muito avano, costuma-se dizer que o motor grila ou est adiantado. Esta detonao poder causar um aquecimento excessivo, alm de perda de rendimento e, caso persista, danificar o motor. O excessivo aquecimento, e a diminuio de rendimento num motor pode resultar na pr-ignio (auto-ignio), ou seja, inflamao de parte da mistura antes de soltar a fasca, devido existncia de velas defeituosas ou de valor trmico inadequado ou at mesmo presena na cmara de exploso de depsitos de carvo que se mantm continuamente incandescentes. A pr-ignio, tal como a detonao, pode causar graves danos e reduz a potncia do motor. Os motores de automveis, em sua grande maioria, tm um ciclo de funcionamento de 4 tempos, ou ciclo Otto. Como as vlvulas de admisso e escapamento devem abrir-se uma vez em cada ciclo, a rvore de comando que as aciona gira a metade da velocidade de rotao do virabrequim, a qual completa duas rotaes em cada ciclo. Tambm existem motores de 2 tempos nos quais se d uma exploso cada vez que o pisto desce, ou seja, uma vez em cada rotao do virabrequim. Este ciclo, basicamente mais simples do que o ciclo de 4 tempos, muito utilizado em motocicletas.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Fora motriz
Ao produzir-se a combusto (exploso) da mistura de gasolina e ar, os pistes impulsionados pela expanso dos gases originam a fora motriz do motor. Num automvel de dimenses mdias, quando o motor trabalha velocidade mxima, cada pisto poder chegar a efetuar 100 cursos pr segundo.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Devido a esta rpida sucesso de movimentos ascendentes e descendentes, os pistes devero ser resistentes, embora fabricados com material leve - uma liga de alumnio - na maioria dos automveis modernos. Os anis dos pistes vedam a folga existente entre os pistes e a parede do cilindro. Os anis de compresso, que normalmente so dois, evitam que os gases passem do cilindro para o Carter, enquanto um terceiro anel raspador de leo remove o excesso de leo lubrificante das paredes do cilindro e devolve-o ao Carter. A fora motriz transmitida dos pistes e virabrequim que, juntamente com as bielas, a converte em movimento rotativo. As bielas so normalmente de ao forjado. A parte superior da biela, denominada p da biela, est fixada ao pisto por meio de um pino que permite biela oscilar lateralmente, enquanto se move para cima e para baixo. O pino do pisto normalmente oco, a fim de pesar menos e encontra-se fixado ao pisto por meio de travas ou prensados. A parte inferior da biela (a cabea da biela) est parafusada ao virabrequim fazendo uma

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
trajetria circular, enquanto o p da biela segue o movimento de vai e vem do pisto. Uma cabea da biela pode terminar numa sesso horizontal ou oblqua.

O volante do motor, disco pesado e cuidadosamente equilibrado montado na extremidade do virabrequim do lado da caixa de cmbio, facilita o funcionamento suave do motor, j que mantm uniforme o movimento de rotao do virabrequim. Os bruscos movimentos alternativos de subida e descida dos pistes ocorrem enquanto a inrcia do volante mantm a uniformidade do movimento rotativo. A ordem de ignio dos cilindros tambm influi grandemente na suavidade da rotao do virabrequim. Considerando o cilindro mais prximo do ventilador nmero 1, a ordem de exploso num motor de 4 cilindros normalmente 1, 3, 4, 2 ou 1, 2, 4, 3 para permitir uma distribuio equilibrada dos esforos no virabrequim.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

O desenvolvimento de pistes bi metlicos de dilatao controlada uma das mais importantes e menos conhecidas inovaes dos motores atuais. Este tipo de pisto, graas a inseres de ao no prprio alumnio do corpo do pisto, assegura uma maior estabilidade dimensional. Em outras palavras, reduzem as deformaes do pisto como conseqncia das trocas de temperatura. Esta vantagem permite reduzir as tolerncias ou folgas entre pisto e cilindro, melhorando assim a vedao do conjunto e a compresso efetiva. Outro detalhe importante no conjunto alternativo a reduo do peso do pisto e da superfcie de contato com o cilindro. Os pistes de saia ultracurta e peso mnimo permitem sensveis melhoras ao reduzir-se, por um lado, as foras de inrcia que equivalem a consumo de energia diminuindo-se, ao mesmo tempo, os atritos ou resistncias passivas na frico do pisto com o cilindro. Estas vantagens foram complementadas, em muitos casos, com anis de materiais de baixo coeficiente de atrito e camisas de cilindro de materiais ou acabamentos especiais desenvolvidos com a mesma finalidade de reduzir resistncias passivas.

Bloco do motor
Os blocos so, na sua maioria, de ferro fundido, material resistente, econmico e fcil de trabalhar na produo em srie. A resistncia do bloco pode ser aumentada, se for utilizada na sua fabricao uma liga de ferro fundido com outros metais.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Alguns blocos de motor so fabricados com ligas de metais leves, o que diminui o peso e aumenta a dissipao calorfica; so, contudo, de preo mais elevado. Como so tambm mais macios, para resistir aos atritos dos pistes, os cilindros desses blocos tm de ser revestidos com camisas de ferro fundido. A camisa (cmara) de gua conjunto de condutores que atravs dos quais circula a gua de resfriamento dos cilindros normalmente fundida com o bloco, do qual faz parte integrante.

Cabeote

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Podem surgir rachaduras no bloco, em conseqncia da presso causada pelo aumento de volume da gua ao congelar, ou eboluir. Por vezes, essa dilatao pode chegar a desalojar os selos que vedam os furos resultantes da fundio. Os cilindros podem ser dispostos numa s fila em sentido

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
longitudinal (motores em linha), em duas filas, formando um ngulo entre si (motores em V), ou horizontalmente e em duas filas, uma de cada lado do virabrequim (motor de cilindros horizontais opostos). Nos motores de 4 e 6 cilindros estes, na sua maioria, esto dispostos em linha. Quanto maior for o nmero de cilindros de um motor, mais suave ser o seu funcionamento, sobretudo a baixa rotao. Na maioria dos automveis de grande cilindrada (6 ou 8 cilindros) recorre-se disposio em V. So poucos, em termos de porcentagem, os motores que utilizam o sistema de cilindros horizontais opostos.

As vlvulas de escape so elementos sujeitos, em todos os motores, a solicitaes trmicas realmente elevadas. Os fabricantes, ao projetarem os cabeotes e as cmaras de compresso, levaram em considerao esse problema, contornando-o mediante uma rgida refrigerao da zona do cabeote onde esto inseridas as guias de vlvulas e aumento tambm a reas de assento da cabea da vlvula no cabeote para facilitar, assim, a transmisso trmica. E, mesmo assim, em motores de alta performance, o problema continua sendo difcil e nem sempre de soluo possvel, ainda que se empreguem os melhores materiais e tratamentos na fabricao de vlvulas. As vlvulas refrigeradas a sdio constituem a resposta da tcnica a este problema. A diferena das vlvulas normais, que so macias, as refrigeradas a sdio so ocas, abrigando em seu interior uma determinada quantidade de sdio. Quando a cabea da vlvula esquenta, o sdio existente no interior da haste se funde e circula ao longo de toda a cavidade da vlvula transportando eficazmente o calor desde a cabea da vlvula at o p da mesma. As vlvulas refrigeradas a sdio permitem reduzir a temperatura na cabea de cerca de 800C, valor normal em vlvulas convencionais, a at menos de 600C.

Comando de vlvulas
A distribuio, ou seja, o sistema de comando das vlvulas concebido para que cada uma delas abra e feche no momento apropriado do ciclo de 4 tempos, se mantenha aberta o perodo de tempo necessrio para possibilitar uma boa admisso da mistura gasosa, a completa expulso dos produtos da combusto e funcione suave e eficientemente nos mais variados regimes de rotao do motor.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

H vrios processos para atingir estes objetivos. No sistema de balancins acionados por hastes impulsoras os tuchos recebem movimento de uma rvore de comando de vlvulas situada no interior do bloco. O virabrequim aciona a rvore de comando de vlvulas por intermdio de uma corrente, ou por um conjunto de engrenagens ou ainda por correia dentada, numa relao 2:1, ou seja, enquanto o virabrequim d duas voltas, a rvore de comando das vlvulas completa uma. Para um bom funcionamento, as vlvulas devem, ao fechar, ajustar-se perfeitamente s suas sedes. Para tal, deve existir uma folga entre a vlvula fechada e o seu balancin. Esta folga, que normalmente maior na vlvula de escapamento do que na de admisso, tem em conta a dilatao da vlvula quando aquecida. O sistema de ignio deve soltar uma fasca em cada vela no momento preciso, de acordo com a distribuio que faz abrir e fechar as vlvulas no momento exato. O distribuidor, que funciona

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
sincronizado com as vlvulas, tem por funo distribuir a corrente de alta tenso at s velas e normalmente acionado por engrenagens a partir da rvore de comando ou do vilabrequim. Os motores mais modernos no possuem distribuidores e esse sistema se faz eletronicamente. A rvore de comando das vlvulas est assentada no bloco sobre trs ou cinco apoios. Os excntricos da rvore de comando das vlvulas esto dispostos de modo a assegurar a ordem de ignio.

Os projetistas de motores buscam a reduo do peso dos componentes da distribuio, a fim de obter um aumento de durao e rendimento em motores funcionando a elevados regimes de rotao. Com este objetivo, utilizam uma ou duas rvores de comando de vlvulas no cabeote. Nas verses mais modernas com 16 e24 vlvulas pode-se utilizar at mais comandos. A ao destas rvores de comando das vlvulas sobre as vlvulas logicamente mais direta, dado que nela intervm menos peas do que no sistema de rvore de comando das vlvulas no bloco. Um processo simples de transmitir o movimento do virabrequim rvore de comando das vlvulas no cabeote consiste na utilizao de uma corrente, contudo, uma corrente comprida ter tendncia a vibrar, a no ser que apresente um dispositivo para mante-la tensa. Na maior parte das transmisses por corrente utiliza-se, como tensor (esticador), uma tira de ao comprida ligeiramente curva, por vezes revestida de borracha. Uma mola helicoidal mantm o tensor de encontro corrente. Um outro tipo de tensor consiste num calo de borracha sinttica ligado a um pequeno pisto sujeito a uma ao de uma mola acionada por presso de leo. Tambm se utiliza um brao em cuja extremidade se encontra uma engrenagem dentada livre (ou louca) que engrena na corrente, mantendo-a esticada por uma mola. Alguns automveis de competio apresentam transmisses por engrenagens entre a rvore de comando de vlvulas e o virabrequim. Estes tipos de transmisso so, contudo, muito ruidosos. Uma das transmisses mais recentes para rvores de comando de vlvulas no cabeote utiliza uma correia exterior dentada de borracha. Este tipo de correia, normalmente isento de lubrificao, fabricado com borracha resistente ao leo. Embora tenha sido usual o emprego de balancins junto rvore de comando para acionar as vlvulas, tendncia atual eliminar os balancins e colocar as vlvulas diretamente sob a ao dos eixos excntricos. Algumas rvores de comando de vlvulas no cabeote utilizam tuchos hidrulicos, que so auto regulveis e funcionam sem folga, sendo assim eliminado o rudo caracterstico de batimento de vlvulas. Um tucho hidrulico compe-se de duas partes, umas das quais desliza no interior da outra; o leo, sob presso, faz com que a haste aumente o comprimento e anule a folga quando o motor se encontra em funcionamento. MAIS DE DUAS VLVULAS POR CILINDRO O que h de mais moderno em sistemas de distribuio do comando de vlvulas, consiste na utilizao de 3, 4 e at 5 vlvulas por cilindro.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Quase sempre acionadas diretamente pelos prprios excntricos da rvore do comando de vlvulas, sem interveno dos balancins. Esta tcnica permite um abastecimento perfeito dos cilindros, especialmente em altas rotaes, o que se traduz em rendimento e baixo consumo.

Disposies
Um motor com um s cilindro a soluo mais simples de um motor a 4 tempos. Essa soluo no , contudo, adequada para um automvel, devido irregularidade do torque resultante de um s tempo de exploso em cada duas rotaes do virabrequim, o que provocaria vibraes. A irregularidade do torque pode ser compensada pela energia armazenada num volume pesado; tal soluo, porm, insuficiente para permitir que um motor a 4 tempos trabalhe suavemente a baixa rotao. No existe nenhum processo simples de contrabalanar o movimento alternativo de um motor de cilindro nico (monocilndrico). Para funcionar com maior suavidade, o motor deve possuir, no mnimo, 2 cilindros, ocorrendo assim uma exploso em cada rotao do virabrequim. Quase todos os automveis tm, pelo menos, 4 cilindros para que nos seus motores ocorra um tempo de exploso em cada meia rotao do virabrequim. Torque (binrio-motor) e equilbrio num motor de 4 cilindros em linha os tempos de exploso so igualmente espaados entre si, o que origina um binrio razoavelmente suave. A vibrao produzida , em grande parte, eliminada pelos apoios do motor, que so elsticos. O torque de um motor de 4 cilindros em V pode ser to regular como o de um motor de 4 cilindros em linha. Aquela disposio, porm, no permite um equilbrio to eficaz, seja qual for o ngulo formado pelos grupos de cilindros. Assim o motor de 4 cilindros em V produz vibraes que tem de ser reduzidas mediante a incorporao de um eixo suplementar provido de contra peso, destinado a eliminar vibraes do conjunto. O motor de 4 cilindros horizontais opostos mais compacto e mais equilibrado que o motor em linha. Em certos modelos de automveis, contudo, as vantagens desta disposio so anuladas pelos problemas que ela levanta quanto dificuldade de acesso, em caso de reparaes. Os motores de 6 cilindros em linha proporcionam melhor equilbrio. O motor de 6 cilindros em V teoricamente menos suave do que o de 6 cilindros em linha, ambos, porm, so equivalentes no que se refere regularidade do binrio. O mesmo acontece com o motor de 6 cilindros horizontais opostos, que trabalha suavemente, mas dispendioso. O motor de 8 cilindros em V (V8) a mais utilizada das variantes de motores de 8 cilindros. Trata-se de um motor compacto e bem equilibrado, com um torque regular.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
Motor de 6 cilindros em linha

O motor de 6 cilindros em linha, apesar de mais comprido e ligeiramente mais pesados que o motor de 4 cilindros em linha, apresenta duas vantagens principais: um binrio-motor que consideravelmente mais uniforme, devido sobreposio dos sucessivos tempos de exploso, e um melhor equilbrio mecnico, que reduz ao mnimo as vibraes. Este tipo de motor tem o virabrequim apoiado em 4 ou 7 mancais , o que proporciona grande resistncia e evita a flexo. Disposio de cilindros horizontais opostos

Neste tipo de motor, os cilindros esto dispostos em duas filas, uma de cada lado do virabrequim Esta disposio permite montar um virabrequim mais curto que a de um motor de 4 cilindros em linha, bastando 3 pontos de apoio para a mesma. Um motor de 4 cilindros horizontais opostos mais aconselhvel, devido s suas formas e dimenses, para a traseira do automvel. Em qualquer motor de 4 cilindros com esta disposio, a uniformidade do torque aceitvel, quer nos motores de 4 cilindros, quer nos de 6. Esta disposio permite um equilbrio mecnico excelente; o movimento de um componente num sentido equilibrado pelo movimento do componente homlogo em sentido contrrio. Trs tipos de motor em V

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Os motores em V apresentam, como principal vantagem o fato de o conjunto poder ser mais curto que o dos motores em linha, podendo, portanto, o seu virabrequim ser mais curto e, conseqentemente, mais rgido, o que permite ao motor trabalhar mais suavemente a elevado regime de rotao. O motor V8 necessita apenas de quatro mancais de biela desde que estes se encontrem dispostos de modo a formar entre si um ngulo de 90 e sejam suficientemente compridos para que em cada um possam trabalhar, lado a lado, duas bielas. A rvore de manivelas necessita de um mancal de apoio entre cada par de mancais de bielas. Os motores V6 no so de funcionamento to suave como os V8, que so extremamente bem equilibrados e proporcionam quatro exploses espaadas igualmente entre si em cada rotao do virabrequim. O motor V6 tem um mancal de biela para cada biela. Com um tempo de exploso em cada tero de rotao e com os mancais de biela dispostos a intervalos de 60 graus, o motor de funcionamento suave e de equilbrio razovel.

No motor V4 necessrio um eixo equilibrador adicional, que roda a metade do nmero de rotaes do virabrequim. Em outros modelos, o ngulo do V pode ser reduzido at cerca de 10 %.

Cmaras de exploso
ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
O rendimento de um motor exploso depende, em grande parte, da forma das cmaras de exploso. Para ser eficaz, uma cmara de exploso, deve ser de tal modo compacta que a superfcie das suas paredes atravs das quais o calor se dissipa para o sistema de resfriamento seja mnima. Como regra, considera-se que a forma ideal de uma cmara de exploso seja esfrica, com o ponto de ignio situado no centro, que resultaria numa combusto uniforme da mistura gasosa em todas as direes e num mnimo de perda de calor atravs das paredes. Sendo tal forma impraticvel num motor de automvel, o conceito mais aproximado, neste caso, o de uma calota esfrica. As formas das cmaras de exploso, que habitualmente apresentam os motores de automveis, so de quatro tipos: hemisfrica, em banheira, em cunha (ou triangular) e aberta na cabea do pisto, todas elas com vlvulas na cabeote. Os tipos de cmara de vlvulas lateral ou de cabea em L e em F esto atualmente ultrapassados. A cabea hemisfrica utilizada principalmente em motores de elevado rendimento, j que a sua fabricao dispendiosa. Na maioria dos automveis atuais, as cmaras de exploso apresentam uma das quatro formas principais, compatveis com motores de alta taxa de compresso. O sistema de vlvula lateral utilizado nos primeiros automveis o mais econmico. Contudo, neste sistema, a forma da cmara limita a taxa de compresso a pouco mais de 6:1, valor muito baixo para se conseguir bom rendimento ou economia de gasolina. O sistema de cabea em F consiste numa combinao de vlvulas laterais e cabea. As vlvulas de escapamento so montadas no bloco do motor e as de admisso na cabea.

Uma das formas mais eficazes e viveis de cmara de exploso a clssica em calota esfrica, cuja base formada pela cabea do pisto. As vlvulas inclinadas formam entre si um ngulo de 90, ocupando a vela uma posio central entre ambas. Esta disposio, clssica pela sua simetria, encurta a distncia que a chama deve percorrer entre a vela e a cabea do pisto, assegurando uma boa combusto. utilizada em motores de elevado rendimento, sendo o ngulo entre as vlvulas inferior a 90. A cmara hemisfrica implica na utilizao de uma ou duas rvores de comando no cabeote ou

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
ento de uma rvore de comando lateral com um complexo sistema de balancins e hastes impulsoras para o acionamento das duas filas de vlvulas. A sua frmula facilita a admisso da mistura gasosa que penetra no cilindro por um dos lados do motor e, a expulso dos gases da combusto, pelo lado contrrio. Tambm proporciona mais espao para os dutos de admisso de grande dimetro, podendo estes serem dispostos de modo que a mistura penetre na cmara facilmente e com a devida turbulncia. O adequado fluxo de gases que as suas grandes vlvulas permitem, faz com que a cabea hemisfrica proporcione um notvel rendimento volumtrico, ou seja, um volume de mistura gasosa admitida igual ao volume do cilindro, sob determinadas condies atmosfricas. Contudo, devido tendncia atual para a fabricao de cilindros com maiores dimetros e cursos dos pistes mais reduzidos, as vlvulas de um motor comum em linha apresentam o dimetro suficiente para satisfazer as necessidades normais. Tais vlvulas no exigem rvores de comando ou balancins especiais, o que torna menos dispendioso na fabricao do motor. Cmaras de exploso em banheira e em cunha Para que a chama percorra um pequeno trajeto, so muito utilizadas, nos motores de vlvula na cabea, as cmaras de exploso em forma de banheira invertida e em cunha A cmara de exploso em banheira, de forma oval, apresenta as vlvulas de admisso e de escapamento colocadas verticalmente na parte superior e a vela na parte inclinada. Na cmara de exploso, em forma de cunha, as vlvulas encontram-se no lado inclinado, de maiores dimenses, situando-se a vela no lado mais curto. Ambas as cmaras de exploso permitem a instalao de uma nica rvore de comando lateral, com as hastes impulsoras para os balancins em linha. Em alguns motores, as vlvulas destas cmaras podem ser acionadas por uma nica rvore de comando no cabeote. Cmara aberta na cabea do pisto. Cmara aberta na cabea do pisto Existe um tipo de cmara moderno de exploso situado na cabea do pisto, pelo que, neste caso, o cabeote do motor se apresenta plano. Este tipo de cmara apropriado para taxas de compresso elevadas e utilizado principalmente em motores de competio, nos quais o dimetro do pisto superior ao seu curso.

Quando o pisto sobe, na fase final do tempo de compresso, a borda superior do pisto provoca uma turbulncia, sob a forma de jato intenso na mistura gasosa da periferia do pisto para o centro da cmara, dando origem a uma excelente combusto sem detonao. A cmara, pelo fato de apresentar a forma de taa e se encontrar na cabea do pisto, conserva o calor contribuindo, desta forma, para uma mais rpida vaporizao da mistura.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
Vlvula lateral As cmaras de exploso, num motor de vlvulas laterais, no tm uma boa taxa de compresso que uma das condies fundamentais para que se produza uma boa combusto. As vlvulas esto alinhadas num dos lados do cilindro situando-se, sobre estas, as cmaras de exploso. A parte superior da cmara forma um declive sobre o cilindro, dando origem a um pequeno espao entre a cmara e a cabea do pisto no P. M. S., formando uma pequena lmina de compresso.

Mancais
Os mancais so utilizados para reduzir o atrito e servir de apoio a todas as peas giratrias de um automvel, sejam estas eixos ou rodas sobre eixos. Os mancais dividem-se em dois tipos principais: os lisos que englobam os formados por duas meias buchas, capas, ou bronzinas, e as buchas e os rolamentos, que podem ser de esferas, de roletes ou de agulhas. Mancais de duas meias-buchas Um apoio para peas giratrias, quando constitudo por duas partes iguais, para facilidade de montagem, designado por mancal de duas meias buchas. Estes so de metal antifrico e tambm designados por capas ou bronzinas.

Mancais de duas meias-buchas desmontveis As bronzinas do virabrequim so formados por duas partes iguais de ao revestido com metal antifrico. As bronzinas apresentam um sulco que permite a passagem de leo para as bronzinas das cabeas das bielas atravs do virabrequim. Cada bronzina tem forma semicircular e consiste numa carcaa de ao, revestida interiormente por uma liga de metal macio, com propriedades para reduzir o atrito. Os mancais de apoio do virabrequim esto alojados no bloco, situando-se os da biela nas cabeas das mesmas As bronzinas devem ter um slido e perfeito contato no seu alojamento nos mancais, no s para garantir o seu apoio, como tambm para que o calor gerado pela frico se dessipe da bronzina, por conduo evitando assim o sobre-aquecimento. O revestimento interior da capa pode ser composto por vrias ligas metlicas, como por exemplo, o metal branco, a liga de cobre-chumbo ou estanhoalumnio. Uma das extremidades do virabrequim est submetida ao impulso proveniente da presso da embreagem e, em alguns casos, da reao resultante das engrenagens que movem os rgos auxiliares. Se este impulso no fosse controlado causaria deslocamentos axiais no virabrequim o que, alm de originar rudos, provocaria desgastes. Para eliminar tal inconveniente, um dos apoios do virabrequim rodeado por arruelas axiais de encosto, normalmente conhecidas por meias-luas

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
do virabrequim, constitudas por finos segmentos de ao revestidos de metal antifrico, que mantm o virabrequim na sua posio, anulando por encosto qualquer reao evidente deslocao axial. Uma bomba faz com que o leo circule, sob presso, por uma srie de canais existentes no bloco e penetre nos mancais do virabrequim atravs de um orifcio aberto em cada bronzina. Este orifcio comunica com um sulco existente em torno da face interior da bronzina, atravs do qual o leo distribudo. Parte do leo sob presso penetra pelos furos abertos no virabrequim e lubrifica os mancais das bielas. A folga entre o eixo e os apoios, que nunca deve exceder 0,1 mm, variando para menos conforme o fabricante, regula a circulao de leo e, em grande parte, a quantidade de leo impulsionada para os pistes e cilindros. O orifcio por onde penetra o leo que lubrifica um mancal situa-se prximo do ponto onde a presso exercida sobre esta mnima, isto , no local onde maior a folga entre o mancal e o eixo. Ao rodar, o eixo arrasta o leo em volta do mancal formando um calo de leo. A presso autogerada no calo de leo bastante superior presso resultante da ao da bomba de leo nas tubulaes de alimentao, evitando assim o contato das superfcies metlicas entre si, mesmo quando o mancal sujeito a elevadas cargas. Mancais de bucha cilndrica Os mancais lisos, quando constitudos por um cilindro formado por uma s pea, so designados simplesmente por buchas. So utilizados, por exemplo, nos balancins e nos ps das bielas As buchas mais simples so totalmente fabricadas do mesmo metal ou liga, normalmente o bronze. A bucha montada com interferncia, ou seja, introduzida sob presso no seu alojamento. Se a alimentao de leo no for suficiente, a bucha cilndrica pode ser revestida com uma matria plstica como, por exemplo o teflon. Em certos casos, so utilizadas buchas de metal poroso e outros materiais anti frico. Rolamentos Os rolamentos de esferas, de roletes ou de agulhas so, entre todos os apoios, o de menor coeficiente de atrito sendo, no entanto, tambm os de preo mais elevado. So utilizados em rgos auxiliares dos motores de automveis como a bomba de gua e o alternador e, em alguns motores de competio como tambm em sistemas de transmisso para rvores de comando no cabeote.

Motor diesel
Enquanto no motor a gasolina - mistura gasosa ar-gasolina - inflamada por meio de uma fasca eltrica produzida pela vela de ignio, no motor a Diesel no existem velas de ignio e a gasolina substituda por leo Diesel.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

A ignio, num motor a Diesel, provocada pela compresso, que faz elevar a temperatura do ar na cmara de combusto de tal modo que esta atinja o ponto de auto-inflamao do combustvel. O leo Diesel, que se vaporiza menos que a gasolina, no introduzido na cmara de combusto sob a forma de mistura com ar, mas sim injetado sob alta presso por meio de um injetor. Na cmara de combusto, o leo diesel inflama-se em contato com o ar aquecido por efeito da forte compresso. Uma bomba acionada pelo prprio motor fornece o leo diesel a cada injetor em determinadas quantidades e sob elevada presso. O acelerador regula a quantidade de combustvel fornecido pela bomba e, conseqentemente, a potncia gerada no motor. As vantagens dos motores a Diesel residem no seu maior rendimento (que resulta numa reduo nos custos do combustvel), na sua maior durao e na diminuio dos custos de manuteno. Entre as desvantagens deste tipo de motor, esto includos um elevado preo, maior peso, a vibrao que produz baixa rotao, o cheiro do combustvel queimado, o rudo superior ao provocado por um motor a gasolina e uma menor capacidade de acelerao. Num motor de automvel a gasolina mdio, a mistura gasosa sofre uma compresso que reduz o seu volume a cerca de um nono do seu valor inicial, o que corresponde a uma relao ou taxa de compresso 9:1. num motor a Diesel esta relao pode atingir o valor de 22:1, de modo a aumentar a temperatura do ar. Nas cmaras de combusto do motor a Diesel, muito menores que as de um motor a gasolina, a taxa de compresso, sendo mais elevada, resulta num aumento de rendimento pois maior a converso da energia calorfica em energia mecnica; alm disso, verificam-se menos perdas de calor nessas cmaras. Cada cilindro num motor a Diesel apresenta um injetor que assegura o fornecimento de combustvel na quantidade correta e no devido momento. Uma bomba, que gira a metade do nmero de rotaes do virabrequim, impulsiona o combustvel para os injetores e destes para as cmaras de combusto, segundo a ordem de ignio.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Sistema de Alimentao
A funo da carburao A carburao desempenha um papel essencial ao permitir que o motor do automvel arranque facilmente, tenha uma boa e progressiva acelerao, funcione economicamente, d o mximo rendimento e no morra. Em resumo, a sua funo consiste em misturar homogeneamente uma determinada quantidade de gasolina com outra de ar formando uma mistura gasosa e fornecendo uma proporo adequada desta mistura pulverizada ou atomizada a cada cilindro para sua combusto. O processo completo da carburao tem incio quando a gasolina se mistura com o ar e termina quando ocorre a sua combusto (exploso) nos cilindros. Assim os carburadores, o coletor de admisso, as vlvulas de admisso e mesmo as cmaras de exploso e os pistes intervm na carburao. Na alimentao do carburador interferem os seguintes elementos: um tanque de combustvel colocado distncia, uma bomba que aspira a gasolina do tanque e a envia ao depsito de nvel constante, ou cuba, do carburador e vrios filtros montados no circuito que impedem a entrada d e impurezas, que teriam interferncia, no s no carburador como na bomba. Relao da mistura ar-gasolina Regra geral, a completa combusto da mistura assegurada quando a sua relao em peso de quinze partes de ar para uma de gasolina a mistura correta. Contudo, esta relao em peso ar-combustvel no proporciona a potncia mxima nem, em geral, a mxima economia. O arranque, em tempo frio, poder exigir uma mistura composta por uma parte de ar para uma parte de gasolina enquanto que, para obter o mximo de economia e uma velocidade constante e no excessiva velocidade cruzeiro , necessria uma mistura menos rica, como seja a dezesseis partes de ar para uma de gasolina, o que se supe a mxima economia possvel para tal velocidade. A mistura dever satisfazer as vrias condies de funcionamento do motor, ou seja: rica, para o arranque; menos rica para pequenas velocidades e ralenti; pobre, para um funcionamento econmico a velocidade moderada; mais rica para aceleraes e velocidades elevadas. Os produtos resultantes da combusto da mistura gasosa incluem o monxido de carbono (altamente txico), o anidrido de carbnico, hidrocarbonetos e xidos de azoto. A proporo destes nos gases de escapamento depende da mistura.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Gasolina
Os aditivos elevam o ndice de octana A gasolina deve reunir um certo nmero de caractersticas para poder ser utilizada como combustvel no motor do automvel. Deve ser voltil (isto , deve vaporizar-se facilmente), a fim de permitir um arranque fcil em tempo frio e um aquecimento rpido do motor sem excessiva utilizao do afogador. Contudo, no deve ser demasiado voltil para no se vaporizar to rapidamente que se torne antieconmica e d origem formao de bolhas de vapor que podem impedir a passagem da gasolina. A gasolina deve ainda ser resistente detonao, que se manifesta por um rudo caracterstico denominado grilar ou batida de pino, estar isenta de impurezas e no ter tendncia para a sedimentao.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

A detonao ocorre quando a gasolina apresenta um ndice de octana demasiado baixo para a taxa de compresso do motor. Praticamente qualquer falha que provoque uma elevao da temperatura do motor acima da temperatura normal de funcionamento indica a necessidade de utilizao de gasolina com maior ndice de octana. Riqueza da mistura Para uma boa combusto, a proporo em peso de ar e gasolina deve ser de aproximadamente 15:1, ou sejam quinze partes de ar para uma de gasolina. Esta mistura permite uma combusto completa com um mnimo de desperdcio, porm, para um funcionamento econmico a uma velocidade cruzeiro a mistura poder ser mais pobre 16:1. Para maior potncia (com acelerador a fundo), ser necessrio enriquec-la para 12:1, e, para o arranque em tempo frio, para 1:1. Quando uma mistura demasiada rica pelo fato de a proporo de gasolina ser superior adequada, ou demasiado pobre, pode no inflamar. Se o motor morre por afogamento causado por misturas demasiadas ricas, como acontece quando se utiliza em excesso o afogador, deve-se pressionar o acelerador a fundo e ligar o motor de arranque sem tirar o p do acelerador at o motor pegar. Deste modo o excesso de combustvel ser expulso pelo escapamento. Se, pelo contrrio, o acelerador for pressionado vrias vezes ser mais difcil

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
conseguir fazer que o motor pegue, pois a mistura torna-se ainda mais rica. A condensao da umidade ocorre no interior de todos os tanques de gasolina, especialmente nos dos automveis que ficam sujeitos s baixas temperaturas noturnas aps terem estado expostos ao calor do sol durante o dia. A condensao mnima verifica-se nos tanques subterrneos dos postos de abastecimento, pouco afetados pelas variaes de temperatura do ar. Quando um automvel estaciona, ao fim do dia, est normalmente quente; medida que arrefece, o ar contendo umidade aspirado pelo tanque de gasolina. Verifica-se ento a condensao e as gotas de gua, mais pesadas que a gasolina, descem para o fundo do tanque, originando a sua corroso. sempre aconselhvel encher o tanque antes que o nvel de gasolina esteja demasiado baixo, a fim de evitar que a gua ou as impurezas que eventualmente existam no fundo sejam aspiradas pelo sistema de alimentao. Se o automvel tiver de permanecer parado durante muito tempo, deve-se esvaziar a gasolina da bomba e do carburador para evitar a formao de depsitos que podero entupir o sistema de alimentao.

O ndice de octana de uma gasolina denomina-se comparando-a com uma mistura de dois derivados lquidos do petrleo num motor de teste de laboratrio. Um dos derivados a isoctana apresenta uma grande resistncia detonao, enquanto a heptana tem uma resistncia bastante menor. Dizse que uma gasolina tem um ndice de octana de 90 se tiver as mesmas propriedades antidetonantes no motor de teste laboratorial que a mistura de 90 partes de octana com 10 partes de de heptana. A taxa de compresso do motor de teste pode ser regulada enquanto este trabalha, podendo obterse um ponto exato de detonao para qualquer tipo de gasolina. No Brasil as caractersticas de gasolina vendida ao pblico so fixadas por lei. A gasolina consiste numa mistura complexa de hidrocarbonetos, sendo o seu ndice de octana uma das muitas caractersticas que afetam o seu nos motores; essas caractersticas variam durante o armazenamento sendo, portanto, conveniente recorrer a postos de gasolina de grande movimento aonde o combustvel permanece armazenado por muito pouco tempo. O ndice de octana de que o motor necessita tambm varia com o tempo de funcionamento e quilometragem deste, devido progressiva acumulao de carvo nas cmaras de exploso e outros fatores. aconselhvel seguir as recomendaes do fabricante do automvel quanto ao ndice de octana da gasolina a ser utilizada. No h vantagens em usar uma gasolina com um ndice superior ao necessrio, embora tambm no haja desvantagens, a no ser o preo mais elevado daquela. Formao de vapor e gelo A alimentao de combustvel ao motor pode ser dificultada em tempo quente pela formao de vapor, que ocorre no sistema de alimentao quando este est demasiado quente -impedindo que a bomba fornea o combustvel ao carburador. As vezes, a gasolina entra em ebulio na cuba do carburador aps a parada do motor, devido ao calor deste, no que resulta uma mistura demasiada rica no coletor de admisso. Como esta dificulta o arranque, necessrio aguardar que o motor arrefea. Para evitar estas dificuldades, as companhias fornecedoras de combustvel alteram a volatilidade da gasolina para que esta se adapte s variaes de temperatura, no vero e no inverno. O gelo que se forma na parte externa do carburador no causa problemas; porm, o que se forma em seu interior pode reduzir e por vezes obstruir as passagens do ar. O motor perde potncia e morre quando funciona em marcha lenta. Consumo de combustvel A forma de dirigir influi consideravelmente no consumo de combustvel. Pode haver variaes mesmo em trajetos semelhantes percorridos em dias consecutivos, devido s diferenas de velocidade e s condies do trnsito. Um automvel circulando em estrada a 80 Km/h poder consumir 7 Lts. aos 100 Km, consumo este que poder aumentar para 11 Lts. Aos 100 Km/h. Na cidade, onde o trnsito obriga a repetidas paradas e arranques, o consumo poder atingir os 14 Lts. , aos 100 Km. O consumo de gasolina, durante o primeiro quilmetro percorrido com o motor frio, muito superior ao consumo durante o percurso de 1 Km com o motor quente, razo pela qual importante aquecer o motor to rapidamente quanto possvel. No fcil calcular com exatido o consumo de combustvel; pode-se, contudo, obter uma indicao bastante aproximada enchendo completamente o tanque antes de uma viagem longa, aps a qual se volta a encher este. Dividindo o nmero de litros necessrios para encher novamente o tanque pelos quilmetros percorridos, obtm-se o consumo aproximado. Para dados mais exatos, fazer a comparao entre os resultados de diversas viagens.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
Refinao do petrleo para obteno da gasolina A gasolina um dos numerosos produtos derivados do petrleo bruto, que destilado nas refinarias num depsito metlico designado por torre de destilao fracionada.

O petrleo aquecido num forno at a temperatura que garanta a vaporizao de todos os produtos a serem extrados. medida que o vapor sobe na coluna da torre de destilao fracionada, vai-se condensando em nveis diferentes. A gasolina obtida na torre de destilao fracionada tem um ndice de octana baixo, pelo que ter que ser tratada a fim de se obter um ndice de octana mais elevado para eliminar, ou pelo menos neutralizar, os elementos corrosivos ou que produzem resduos gomosos. Aps esse tratamento, misturada para que possa apresentar vrios ndices de octana, sendo-lhe tambm acrescentados os aditivos que aumentam a sua resistncia formao de gelo no carburador.O petrleo aquecido num forno at a temperatura que garanta a vaporizao de todos os produtos a serem extrados. medida que o vapor sobe na coluna da torre de destilao fracionada, vai-se condensando em nveis diferentes. A gasolina obtida na torre de destilao fracionada tem um ndice de octana baixo, pelo que ter que ser tratada a fim de se obter um ndice de octana mais elevado para eliminar, ou pelo menos neutralizar, os elementos corrosivos ou que produzem resduos gomosos. Aps esse tratamento, misturada para que possa apresentar vrios ndices de octana, sendo-lhe tambm acrescentados os aditivos que aumentam a sua resistncia formao de gelo no carburador.

Coletor de admisso
O coletor de admisso tem duas funes: contribuir para a vaporizao da mistura gasosa proveniente do carburador e distribu-la pelos cilindros em quantidades to uniformes quanto possvel.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

A distribuio perfeitamente uniforme nem sempre possvel, j que a mistura por vezes no toda vaporizada no carburador, chegando ao coletor de admisso alguma gasolina ainda em estado lquido. Num motor que apresente um carburador para cada cilindro, as conseqncias desse fato no so relevantes, j que cada um recebe a totalidade do combustvel que lhe destinado. No entanto, quando o carburador tem de alimentar mais do que um cilindro, necessrio um sistema adicional de vaporizao para melhorar a distribuio da mistura. Normalmente uma zona aquecida pelo escapamento e situada na parte central do coletor de admisso, constitui um vaporizador auxiliar de combustvel. O excessivo aquecimento desta zona poder dar origem a uma perda de potncia devido reduo da densidade do ar e, para evitar este inconveniente, existem, em algumas dessas zonas, vlvulas reguladas por termostato que se fecham quando as temperaturas dos escapamentos so demasiado elevadas. Se a disposio do motor no permitir a incluso de uma zona aquecida pelo escapamento, o coletor de admisso pode ser aquecido por gua do sistema de resfriamento ou at mesmo por termostatos eltricos fixados ao coletor de admisso.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
O aquecimento por gua assegura uma temperatura mais constante numa zona maior; porm, aps um arranque com motor frio, no se torna to rapidamente eficaz como o aquecimento proporcionado pelo escapamento. O formato do coletor pode ajudar a evitar a formao de gotas de combustvel sem diminuir o fluxo de ar, o que resulta uma grande variedade de formas e dimenses dos coletores de admisso.

Carburadores duplos e coletores em forma de forquilha Quando so utilizados dois carburadores independentes num motor de 4 cilindros, so normalmente ligados a coletores curtos bifurcados, alimentando, cada um deles, 2 cilindros. A mesma disposio aparece nos motores de 6 cilindros com 3 carburadores. No caso de carburadores de duplo corpo, cada um, num motor de 4 cilindros, alimenta um s cilindro. Em automveis de elevada potncia, freqente a utilizao de ligaes flexveis do carburador para evitar que a vibrao do motor d origem formao de espuma na cuba de nvel constante. Em todas as instalaes de carburadores mltiplos necessrio ligar os coletores independentes com um tubo equilibrador para evitar desigualdades na alimentao.

Vlvula PCV
Durante a operao do motor, gases que escapam da cmara de combusto so acumulados no crter. O acmulo destes gases prejudiciais reduziro a vida do motor consideravelmente. Estes gases possuem emisses prejudiciais tais como hidrocarbonetos, monxido de carbono e xidos de nitrognio e so uma fonte de poluio do ar. O sistema de Ventilao Positiva do Crter (PVC) utilizado para remover estes gases do crter e direcion-los de volta para a cmara de combusto, onde os mesmos podem ser queimados, em vez de liber-los para a atmosfera. Este um mtodo mais eficiente de ventilao e necessrio para atender as normas atuais de emisso. A maioria dos sistemas usam uma vlvula mecnica para controlar a velocidade do fluxo, enquanto outros usam um conjunto separador de leo. A tenso da mola da vlvula projetada especificamente para cada motor. A tenso da mola controla o fluxo de vapores do crter do motor. Isto impede a formao de presso no crter e o consumo excessivo de leo. O ar fresco do filtro de ar suprido ao crter. L, o mesmo misturado com gases que escapam do processo de combusto. A mistura de ar fresco e gases passa atravs da vlvula do PCV para o coletor de admisso. Deste ponto, a mesma circula dentro do motor e queimada no processo de combusto. Falha da vlvula do PVC ou uma aplicao incorreta pode causar a formao de lama no crter, presses incorretas no crter e problemas no desempenho do motor.

Vlvula EGR
Os sistemas EGR tm sido usados em veculos h muitos anos. O principal objetivo do sistema controlar as temperaturas da cmara de combusto. Isto feito para reduzir a quantidade de xidos de Nitrognio (Nox) no escapamento. Embora o EGR seja necessrio para controlar emisses de Nox, o mesmo tambm afeta a eficincia volumtrica.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

A vlvula EGR linear propicia uma ligao entre a admisso de ar e o sistema de escapamento. Normalmente, o motor puxa ar atravs do corpo de borboleta para o coletor de admisso. A vlvula EGR linear colocada numa posio tal que, quando a mesma aberta, um pouco de gases de escapamento flui tambm para a admisso. Conforme o pisto se move para baixo no curso de admisso, a combinao de ar/combustvel e escapamento entra na cmara de combusto. Embora o volume de gases entrando na cmara de combusto seja o mesmo, haver menos ar para queimar quando o combustvel inflamado, de modo que a temperatura e a presso do cilindro diminuiro. Menos oxignio e temperaturas mais baixas equivalem a uma queda nos nveis de Nox. Visto que a presso no cilindro quem empurra o pisto para baixo, o desempenho do motor pode ser afetado pela diminuio na presso do cilindro. Atualmente existem motores que no utilizam vlvulas EGR. Isto obtido de uma combinao de projeto de motor e calibraes computadorizados de controle de alimentao e tempo. Com a sobreposio apropriada da vlvula, as temperaturas do cilindro so controladas e as emisses de Nox, reduzidas. A vlvula EGR encontra-se localizada num tubo entre os coletores de escape e de admisso. Quando aplicado vcuo pela vlvula reguladora de vcuo EGR, o diafragma abre a sede da vlvula contra a presso de uma mola e permite a entrada dos gases de escape. A sede da vlvula fechada novamente pela presso da mola quando o vcuo deixa de ser aplicado. A vlvula EGR aberta de acordo com as condies de funcionamento do motor e os valores de regulagem para recirculao dos gases de escape esto memorizados no mdulo de injeo eletrnica.

Vlvula reguladora de vcuo EGR A vlvula reguladora de vcuo EGR encontra-se localizada no tubo de vcuo que vai do coletor de admisso para a vlvula EGR. Quando a vlvula reguladora de vcuo EGR fica sem alimentao de tenso, o vcuo atua sobre o prato metlico da vlvula que se encontra pressionado contra a sede da vlvula pela fora da mola, e o vcuo reduzido pela entrada do ar fresco. Este ar passa atravs de um filtro de espuma no alojamento superior da vlvula reguladora de vcuo. O vcuo restante no suficiente para abrir a

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
vlvula EGR. A vlvula reguladora de vcuo desacoplada atravs de um ponto de estrangulamento na ligao do tubo flexvel do tubo de vcuo para o coletor de admisso, de forma que a presso possa ser regulada. Quando a vlvula reguladora de vcuo acionada por impulsos de massa, atravs do mdulo de injeo eletrnica, o campo magntico da bobina aumenta a fora de fechamento da vlvula de sede plana, dado que o prato em ferro da vlvula atrado magneticamente. Isto permite a criao de um vcuo que atua sobre o diafragma da vlvula EGR, abrindo-a. O vcuo na vlvula reguladora de vcuo pode ser controlado pelos impulsos de massa variveis. Deste modo, a vlvula EGR aberta de forma que a recirculao dos gases de escape no circuito fechado esteja de acordo com os valores especficos no mapa memorizado no mdulo de controle do motor.

Tanque
Atualmente os tanques de gasolina esto montados o mais longe possvel do motor, ou seja, na parte de trs do veculo quando este tem o motor frente, na parte da frente quando o motor est na parte de trs, exceto um ou outro caso. Esta disposio reduz o perigo de incndio e permite a localizao do tanque a um nvel mais baixo que o do compartimento do motor. Quanto mais baixo estiver o tanque bastante pesado, quando cheio -, menos afetar a estabilidade do automvel. O interior de alguns tanques encontra-se dividido para evitar o deslocamento do combustvel, quando o automvel freia ou descreve uma curva, e normalmente tratado para no enferrujar devido condensao da umidade. Os tanques de gasolina eram normalmente metlicos e atualmente tem se usado muito o plstico. A sua capacidade varia entre 18 Lts., e 115 Lts., segundo o modelo do automvel e as caractersticas do motor. Atualmente os tanques de gasolina esto montados o mais longe possvel do motor, ou seja, na parte de trs do veculo quando este tem o motor frente, na parte da frente quando o motor est na parte de trs, exceto um ou outro caso. Esta disposio reduz o perigo de incndio e permite a localizao do tanque a um nvel mais baixo que o do compartimento do motor. Quanto mais baixo estiver o tanque bastante pesado, quando cheio -, menos afetar a estabilidade do automvel. O interior de alguns tanques encontra-se dividido para evitar o deslocamento do combustvel, quando o automvel freia ou descreve uma curva, e normalmente tratado para no enferrujar devido condensao da umidade. Os tanques de gasolina eram normalmente metlicos e atualmente tem se usado muito o plstico. A sua capacidade varia entre 18 Lts., e 115 Lts., segundo o modelo do automvel e as caractersticas do motor.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Em regra, um tanque cheio permite maioria dos automveis percorrer normalmente um mnimo de 320 km. Alguns automveis tm um tanque de combustvel de reserva; outros dispem de uma luz de aviso que se acende quando o nvel de gasolina est muito baixo. O tubo de enchimento de um tanque deve ter a largura suficiente para admitir o fluxo de combustvel velocidade a que este debitado pelas bombas dos postos de gasolina e para permitir a sada do ar do interior do tanque medida que esse vai se enchendo. Os tanques apresentam tubos de respiro no tampo para permitir a entrada de ar no seu interior, conforme o combustvel vai sendo consumido, a fim de evitar a formao do vcuo.

Canister
Hidrocarbonetos so liberados do tanque de combustvel na forma de vapores aromticos. Os nveis de emisso evaporativa so afetados pelo tipo de combustvel utilizado, pela integridade das linhas e do recipiente de vapor (cnister), bem como pela capacidade da tampa do tanque de combustvel para vedar. Portanto, deve existir um sistema para armazenar os vapores liberados do combustvel.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Vapores de gasolina so acumulados no tanque de combustvel do veculo. Se liberados para a atmosfera, hidrocarbonetos (HC) tambm seriam liberados para a atmosfera. De modo a reduzir as emisses de HC da evaporao de combustvel, os vapores so direcionados para um recipiente (cnister) contendo carvo ativado.

Bomba de combustvel
A bomba de gasolina, j que o carburador, atravs do qual passa toda a gasolina, fica normalmente a um nvel mais elevado que o tanque e bastante afastado deste.

Existem dois tipos de bombas: as mecnicas, que se situam necessariamente no compartimento do motor, pois so acionadas por este e eltricas, instaladas normalmente prximo do tanque, afastadas do motor e do calor por este liberado.

Mecnica
Consiste numa cmara dividida por um diafragma. A parte superior contm um filtro e um copo de sedimentao e apresenta duas vlvulas com molas para regular o fluxo da gasolina. Na parte inferior encontra-se uma mola que regula a presso de alimentao da gasolina e uma haste de comando (brao ou alavanca) acionada pela rvore de comando das vlvulas. O diafragma alternadamente impelido para baixo pela haste e para cima pela mola. Quando o carburador est cheio e a vlvula de agulha fechada, no se verifica qualquer passagem de gasolina e o diafragma

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
permanece na sua posio inferior. Em conseqncia, a haste de comando oscila sem acionar o diafragma. As bombas mecnicas so muito eficazes; contudo, funcionam apenas com o motor trabalhando e apesar de isolados, esto sujeitos a ao do calor do motor.

Eltrica

As bombas eltricas tem o mesmo princpio das bombas mecnicas, bombear combustvel. Existem duas posies onde so colocadas, internamente, no tanque de combustvel e externamente, nas tubulaes que levam a gasolina at o motor. Quanto aos tipos de bombas temos: de roletes e paletas.

Filtro de ar

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
Os automveis modernos apresentam, entrada do carburador, um filtro de ar cuja funo principal consiste em evitar a entrada de poeira e outras partculas no carburador e consequentemente nos cilindros. Um motor utiliza entre 2000 L. e 5000 L. de ar por minuto, sendo absolutamente necessrio a existncia de um filtro para evitar a entrada de partculas de poeira, que iriam obstruir calibradores de ar ou originar desgaste nos pistes e nos cilindros. Os filtros, quando sujos, oferecem uma certa resistncia ao fluxo de ar e afetam o rendimento do carburador devendo portanto ser limpos ou substitudos a intervalos regulares, como por exemplo, a cada 10.000 km. O filtro de ar tambm atua como silencioso, j que atenua o rudo que produz o ar ao entrar no coletor de admisso. O filtro e a tomada de ar so projetados de maneira a diminuir a ressonncia causada pelas flutuaes de presso no coletor de admisso. Os motores tm, na sua maioria, um circuito fechado de respirao que evita que os gases do Carter passem para a atmosfera. Alguns sistemas pem o crter em comunicao com o filtro de ar por meio de um tubo de borracha ou plstico que liga a tampa das vlvulas ao filtro. Em outro sistema a comunicao feita com o coletor de admisso. Numerosos filtros de ar tm posies para vero e inverno. Na posio de inverno o filtro aspira o ar que circunda o coletor de escapamento, o que facilita o arranque frio e evita que o carburador gele. Contudo, dado que o ar quente perde densidade, verifica-se uma ligeira queda de rendimento. J nos pases temperados ou quentes no necessria a mudana de posio. Esta mudana de posio feita automaticamente pela vlvula thermac. Existem vrios tipos de filtros de ar, dependendo as suas formas e dimenses geralmente do espao ocupado pelo motor. O filtro com elemento de papel o mais utilizado tem uma maior leveza e capacidade. O elemento filtrante fabricado com papel fibroso tratado com resina, dobrado em sanfona a fim de oferecer uma melhor superfcie de contato com o ar que o atravessa. O filtro em banho de leo foi amplamente utilizado em pases onde o ar est impregnado de poeira. O ar que penetra pelo centro do filtro passa pelo banho de leo, onde ficam retidas as partculas de poeira mais pesadas. Quando o ar passa pelo elemento de rede metlica (em baixo), a poeira restante e algumas partculas de leo arrastadas no movimento do ar ficam nele retidas, completando-se assim a filtragem do ar, que chega limpo ao motor. Filtro de rede metlica

A rede metlica, o tipo mais simples de filtro de ar, consiste numa rede de malha larga impregnada de leo antes de ser colocada no filtro. A sua durao praticamente ilimitada, desde que a rede seja desmontada periodicamente para limpeza e impregnao de leo. Existia uma infinidade de

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
modelos de filtros de rede metlica, alguns dos quais apresentavam uma cmara idntica de um silencioso de escapamento, a fim de reduzir o rudo.

Carburao
A depresso originada nos cilindros, quando os pistes descem no tempo de admisso, aspira o ar para os cilindros. Este atravessa o carburador, sendo a sua quantidade regulada por uma vlvula rotativa, designada por borboleta, que se abre ou fecha-se, conforme a presso exercida sobre o acelerador. A quantidade de ar aspirado depende da rotao do motor e da posio da borboleta. A funo do carburador consiste em assegurar que corrente de ar se junte a um determinado volume de gasolina para que chegue aos cilindros uma mistura correta. A gasolina, proveniente da cuba de nvel constante, junta-se corrente de ar numa passagem estreita denominada difusor, ou cone de Venturi, cujo funcionamento se baseia no princpio de que a presso de uma corrente de ar diminui quando a sua velocidade aumenta. Quando o ar passa atravs do estrangulamento do difusor, a sua velocidade aumenta, sendo precisamente nessa zona de baixas presses que a gasolina aspirada pela corrente de ar. O fluxo do ar ser o mximo quando o motor trabalhar velocidade mxima, com a borboleta completamente aberta. Quanto maior for a velocidade do ar que passa pelo difusor, maior ser a aspirao de gasolina.

Na prtica, um carburador, to simples como o acima descrito, no seria satisfatrio pois a gasolina e o ar no tm as mesmas caractersticas de fluxo. Enquanto a densidade do ar diminui medida que a velocidade do seu fluxo aumenta, a densidade da gasolina mantm-se constante qualquer que seja a velocidade do seu fluxo. Como a mistura gasosa, para ter uma combusto eficiente, deve forma-se em relao ao seu peso, numa proporo aproximada de 15:1 e, dado que aumentando a velocidade do ar, diminuiria a sua densidade, a mistura iria enriquecendo progressivamente, podendo tornar-se to rica que no chegaria a inflamar-se. Existem dois processos para solucionar este problema; num carburador de difusor e jatos fixos, um certo volume de ar mistura-se com a gasolina antes de esta passar para o difusor atravs de um conjunto

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
de tubos emulsionadores ou de compensadores. J num carburador de difusor e jatos variveis, podem variar-se a quantidade de gasolina debitada pelo pulverizador, bem como as dimenses do difusor para manter as corretas propores de ar e gasolina. A gasolina na cuba de nvel constante do carburador mantm-se sempre ao mesmo nvel, graas a uma vlvula acionada pela bia. A extremidade do condutor de gasolina que desemboca no difusor deve ficar mais alta que o nvel da gasolina na cuba de nvel constante para evitar sada de combustvel quando o automvel se inclina, como acontece, por exemplo, numa subida ou descida. Isto quer dizer que a gasolina tem de subir ligeiramente cerca de 6mm antes de se misturar com o fluxo do ar no difusor. A suco criada pela depresso suficiente para elevar a gasolina acima do pulverizador e para introduzi-la no difusor sob forma de pequenas gotas. Alm de aspirar a gasolina e o ar, o sistema de carburao deve tambm pulverizar a gasolina, mistur-la perfeitamente com o ar e distribuir a mistura de maneira uniforme pelos cilindros. A gasolina apresenta-se j sob a forma de pequenas gotas quando entra no difusor. Num carburador de difusor e jatos fixos prvia e parcialmente emulsionada com o ar; j num carburador de difusor e jatos variveis a diviso em pequenas gotas ocorre no difusor e provocada pela velocidade da corrente de ar. Quando a mistura gasosa passa pela borboleta, penetra no coletor por influncia da depresso resultante da suco do pisto, tendo incio a vaporizao das gotculas de gasolina. A velocidade da vaporizao depende do valor da depresso no coletor de admisso que, por si, depende da rotao do motor e da posio da borboleta. A grande velocidade, quando a borboleta se encontra totalmente aberta, a depresso poder ser de valor to baixo que grande parte da gasolina permanecer em estado lquido e ser transportada pelo ar ou escorrer ao longo das paredes do coletor. velocidade cruzeiro, com a borboleta parcialmente fechada, a depresso aumenta, pelo que a maior parte da gasolina ficar vaporizada. Nos motores em que existe um carburador para cada cilindro, o fato da mistura se encontrar parcialmente no estado lquido irrelevante, pois esta ir vaporizar-se na cmara de exploso pela ao do calor. Porm, quando s um carburador alimenta vrios cilindros, a distribuio uniforme fundamental, mas difcil se a mistura estiver mida. Elevando a temperatura do coletor de admisso por meio de um ponto quente, aquecido pelos gases de escapamento ou por gua, consegue -se uma melhor vaporizao da gasolina e, portanto, uma distribuio mais uniforme da mistura.

Difusor jatos fixos


O carburador de difusor e jatos fixos apresenta vrios pulverizadores, alimentadores, jatos ou gigleres (do francs gicleur), e uma bomba de acelerao ou de reprise para fazer variar a riqueza da mistura de acordo com as necessidades do motor. medida que a corrente de ar que passa pelo difusor do carburador aumenta de velocidade, o ar torna-se menos denso, pelo que na ausncia de qualquer dispositivo de compensao, a mistura tornar-se-ia progressivamente mais rica at no ser possvel a sua combusto.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

O carburador de difusor e jatos fixos soluciona este problema por meio de um sistema de compensao que mistura um determinado volume de ar na gasolina antes desta ser lanada no difusor. Na maior parte dos carburadores, a correo da proporo de ar feita por meio de um tubo perfurado que emulsiona a mistura. O pulverizador principal fornece a gasolina ao poo de emulso, no qual se encontra uma pea calibrada que doseia a entrada do ar para emulso. medida que o nmero de rotaes do motor aumenta e o nvel de gasolina no poo de emulso desce, intensifica-se a absoro de ar atravs dos furos do tubo emulsionador, empobrecendo automaticamente a mistura. Outro processo consiste na instalao de um pulverizador de compensao, alm do pulverizador principal. medida que o nvel de combustvel desce num poo existente ao lado do depsito de nvel constante, o ar admitido enviado ao pulverizador de compensao para que uma mistura de ar e gasolina, e no apenas de gasolina, atinja o difusor. A mistura pobre do pulverizador

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
de compensao anula o aumento da proporo de gasolina da mistura fornecida pelo pulverizador principal. O pulverizador principal tem normalmente as dimenses ideais para fornecer as misturas relativamente pobres necessrias para um funcionamento econmico a uma velocidade de cruzeiro. Para conseguir as misturas mais ricas, necessrias para aceleraes mxima, o carburador de difusor e jato fixos pode incluir um circuito sobrealimentador que entra em funcionamento a mdia da elevada acelerao. Variao da mistura segundo as diferentes velocidades Quando, ao arrancar com o motor frio, se puxa pelo boto do afogador ou abafador, fecha-se uma vlvula com uma mola, designada por estrangulador, borboleta do afogador, ou de arranque a frio e abre-se ligeiramente a borboleta do acelerador. Deste modo reduz-se o fluxo de ar e aumenta-se a aspirao de gasolina do pulverizador principal para o difusor, obtendo-se assim a mistura mais rica necessria para o arranque. Quando o motor pega e acelera, o ar adicional absorvido obriga a borboleta a abrir parcialmente e assegura o empobrecimento da mistura, a fim de evitar o encharcamento das velas. Com o motor j quente e funcionando em marcha lenta, o movimento dos pistes provoca uma depresso no coletor de admisso. Como a borboleta do acelerador est praticamente fechada, esta depresso atua sobre o pulverizador atravs de mnimo ou ralenti, aspirando atravs deste a gasolina da parte inferior do poo de emulso fazendo descer o seu nvel. O ar necessrio para se misturar com a gasolina absorvido por um calibrador de ar mnimo. Ao pisar no pedal do acelerador, abre-se a borboleta e aumenta o fluxo de ar atravs do pulverizador de compensao de ar. Em conseqncia do aumento da depresso no difusor, a gasolina depois de passar pelo pulverizador principal, faz subir o nvel no poo de emulso e, ao mesmo tempo, o ar admitido no calibrador principal emulsiona a gasolina que ser posteriormente pulverizada no difusor. Simultaneamente, diminui a depresso no furo de descarga do ralenti e cessa o fluxo de combustvel nesse ponto. Para evitar qualquer empobrecimento indevido da mistura durante esta fase de transio, usual existirem um ou mais orifcios de progresso que so alimentados pelo canal do circuito de ralenti. Para fornecer o combustvel adicional necessrio na acelerao e nas aberturas sbitas da borboleta existe uma bomba de acelerao mecnica. Esta consiste num poo (ou cmara), cheio de combustvel e num pisto acionado por uma mola ou um diafragma ligado borboleta. Quando esta se abre, o combustvel descarregado no difusor por ao do pisto e atravs de um injetor integrado no circuito da bomba. Em alguns carburadores, o curso da bomba pode ser regulado de modo a fornecer mais ou menos combustvel. Os motores atuais e as condies da sua utilizao originaram o aparecimento de uma grande variedade de carburadores de difusor e jato fixos, com uma complexa disposio de condutores de combustvel, pulverizadores e orifcios de descarga. A grande vantagem destes carburadores reside na ausncia de partes mveis.

Injeo
Num sistema de carburador, o ar aspira a gasolina, sendo a mistura resultante distribuda pelos cilindros. Num sistema de injeo, a gasolina introduzida sob presso por meio de pequenos injetores, um para cada cilindro -, impulsionada por uma bomba mecnica ou eltrica. Os injetores encontram-se nos dutos de admisso, muito prximo das vlvulas de admisso. Embora a quantidade de combustvel injetada e o tempo de injeo variem com o tipo de sistema utilizado, a dosagem do combustvel deve ser de grande preciso. No sistema de injeo verifica-se uma perfeita atomizao do combustvel, que permite a sua distribuio ideal se o volume de ar que penetra em cada em cada cilindro for o mesmo. Neste sistema, o fluxo de ar encontra menos obstculos do que no sistema de carburador, j que no primeiro no existe difusor. O coletor de admisso, no sistema de injeo, apenas conduz o ar e no intervm na mistura da gasolina podendo, portanto, ter um formato que lhe permita dificultar o mnimo possvel o fluxo de ar, sem necessidade de criar um foco calorfico. A injeo do combustvel aumenta a potncia do motor e a acelerao e pode reduzir o consumo de combustvel, uma vez que a distribuio da mistura se torna mais eficaz. O motor responde mais rapidamente acelerao devido ao curto espao de tempo que serve como mediador entre o movimento do acelerador e a injeo do combustvel As desvantagens do sistema de injeo residem no seu elevado custo (maior que o do sistema de

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
carburadores) e no fato de sua assistncia, embora raramente necessria, ter de ser prestada por um especialista.

Sistema de ignio
Da combusto de uma mistura de ar e gasolina nos cilindros de um motor a gasolina resulta a energia necessria, para mover um automvel. O sistema de ignio produz a fasca eltrica que inflama a mistura. Cada cilindro possui uma vela provida de dois elementos metlicos os eletrodos que penetram na cmara de exploso. Quando a corrente eltrica fornecida s velas a uma voltagem suficientemente elevada, a corrente salta atravs do intervalo entre os eletrodos sob a forma de uma fasca.

O sistema de ignio de um automvel constitudo por quatro partes principais: uma bateria, que fornece a corrente eltrica, uma bobina, que eleva a tenso da corrente, de um distribuidor, que envia a corrente s velas no momento adequado e finalmente as velas, que produzem as fascas que inflamam a mistura contida nos cilindros. Os sistemas de ignio por fasca so basicamente os mesmos em todos os automveis fabricados atualmente. Os restantes componentes do sistema de ignio fornecem a eletricidade s velas de cada cilindro a uma voltagem suficiente no momento preciso. No fcil a produo da fasca entre os eletrodos de uma vela. Quanto maior for o intervalo entre os eletrodos, maior dever ser a voltagem. A corrente que chega s velas deve ser de alta tenso (pelo menos 14000 volts). Porm, para compensar as quedas de tenso no sistema, poder ser necessrio elevar esse nmero para 30.000 volts. Como a energia fornecida pela bateria de um automvel normalmente de 12 volts, a bobina ter de elevar em milhares de vezes esta tenso. Uma vez obtida a alta tenso, esta dever ser fornecida a cada vela no preciso momento do ciclo de 4 tempos. O distribuidor, como o seu nome indica, distribui a eletricidade a cada um dos cilindros segundo a sua ordem de inflamao. Os platinados contribuem, juntamente com a bobina, para a obteno da alta voltagem necessria.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Bateria
A bateria fornece a eletricidade ao sistema de ignio, ao motor de arranque, s luzes, ao painel e ao restante dos equipamentos eltricos do automvel. A bateria composta por um certo nmero de elementos cada um dos quais fornece uma voltagem ligeiramente superior a 2 volts ligados pr barras metlicas. As baterias dos automveis so constitudas por trs ou seis elementos.

A bateria um elemento essencial para o armazenamento da energia necessria para o arranque do motor e o funcionamento das luzes, quando aquele est parado. A sua capacidade medida em amperes/hora. Uma bateria de 56 A/h poder fornecer uma corrente de 1A durante cinqenta e seis horas e 2A durante vinte e oito horas, etc. O arranque do automvel exige bateria a sua potncia mxima. Podem ser 300 A a 400 A para por em funcionamento um motor, enquanto uma lanterna pode exigir apenas 0,5A. Cada elemento composto por dois conjuntos de placas (eletrodos) introduzidos numa soluo de acido sulfrico diludo (eletrlito). Um dos eletrodos constitudo por placas revestidas de perxido de chumbo e o outro por placas revestidas de chumbo esponjoso. Quando um elemento est em funcionamento, o cido reage com as placas convertendo energia qumica em energia eltrica. Cria-se, assim, uma carga positiva no eletrodo de perxido de chumbo e uma carga negativa no eletrodo de chumbo esponjoso. A corrente eltrica, medida em amperes (A), passa de um dos plos da bateria atravs do circuito

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
do automvel e entra na bateria pelo outro plo, fechando-se o circuito por meio do eletrlito. Como a reao qumica se mantm, forma-se sulfato de chumbo na superfcie de ambos os eletrodos e o cido sulfrico converte-se em gua. Quando as superfcies das duas placas ficam completamente cobertas com sulfato de chumbo, a bateria esta descarregada. Se a bateria for carregada novamente, por meio de uma corrente eltrica apropriada, os eletrodos voltaro ao seu estado original e o cido sulfrico regenerado. Uma bateria poder ficar inutilizada devido a um certo nmero de causas: incustrao de sulfato nas placas, de modo a impedir que a corrente de carga as atravesse; desprendimento da matria ativa das placas, e um vazamento entre os elementos que possa causar um curto circuito.

Bobina
Uma bateria de automvel gera 6 ou 12 volts. Contudo, necessria uma voltagem milhares de vezes superior para se obter a fasca que inflama a mistura de gasolina e ar. a bobina que transforma a corrente de baixa voltagem da bateria em corrente de alta voltagem necessria para as velas. A bobina de um automvel de tipo mdio fornece as velas uma corrente com tenses at 50.000 volts. A bobina funciona segundo o principio de que, quando a corrente eltrica passa num enrolamento de fios, gera-se um campo magntico e, inversamente, quando se interrompe um campo magntico, gera-se eletricidade em qualquer enrolamento de fio dentro das linhas de fora do campo magntico.

A voltagem original ser aumentada se houver dois enrolamentos de fio, possuindo um deles mais espiras do que o outro. Os dois enrolamentos da bobina rodeiam um ncleo de ferro macio que concentra o campo magntico. O enrolamento primrio constitudo por algumas centenas de

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
espirais de fio relativamente grosso. Este enrolamento constitui a parte de baixa voltagem e recebe a corrente vinda da bateria. O enrolamento secundrio constitudo por milhares de espiras de fio fino (cerca de 2000 mts.). Este enrolamento constitui a parte de alta voltagem e fornece a corrente s velas. Quando se roda a chave de ignio, a corrente eltrica vinda da bateria atinge um dos terminais da bobina, atravessa o enrolamento primrio e sai pelo outro terminal do mesmo enrolamento para os platinados do distribuidor. Se os platinados estiverem fechados, a corrente passar por eles, transformando o enrolamento primrio e o ncleo num eletrom que, como tal, gerar um campo magntico. Nesse caso, a corrente completa o seu circuito atravs da carroceria do automvel, voltando bateria.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Ao abrirem-se os platinados, a correntes deixa de passar para o primrio da bobina e interrompe-se o campo magntico que atravessa os milhares de espiras do enrolamento secundrio. A corrente de alta tenso passa do enrolamento secundrio para as velas atravs do distribuidor e retorna das velas para a bobina atravs da carroceria.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Num sistema de bobina de ignio a corrente de baixa voltagem passa da bateria para o condensador e os platinados atravs do enrolamento primrio. O circuito completa-se com o retorno da corrente atravs do motor e da carroceria. A corrente de alta tenso, gerada na bobina, passa para as velas atravs do distribuidor.

Quando se interrompe o campo magntico, induz-se uma voltagem no enrolamento primrio, suficientemente elevada para formar um arco voltaico entre os contatos dos platinados. Como, em conseqncia, os contatos queimar-se-iam rapidamente, acrescenta-se ao circuito um condensador para suprimir o arco. O condensador esta alojado dentro do distribuidor e ligado, em paralelo, ao contato dos platinados O condensador no pode ser atravessado pela corrente, j que formado por duas placas metlicas

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
separadas por um isolador atuando, contudo, como depsito de energia eltrica que, de outro modo, iria provocar a formao do arco quando da separao dos contatos dos platinados. Esta energia descarregada no primrio da bobina, produzindo um efeito de inverso que acelera a interrupo do campo magntico aumentando, deste modo, a voltagem no enrolamento secundrio.

Distribuidor
O distribuidor consiste na ligao mecnica mvel entre os componentes do sistema de ignio e motor. Desliga e liga a corrente do enrolamento primrio da bobina por meio dos platinados e distribui s velas, segundo a sua ordem de ignio, ou exploso, atravs de um rotor, a corrente de alta voltagem produzida pela bobina. O rotor est ligado ao eixo do distribuidor e, medida que roda, liga o terminal central da tampa que est ligado bobina, aos cabos das velas, de acordo com a ordem de ignio.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Como a ordem de ignio nos cilindros determina a seqncia segundo a qual a corrente chega s velas, cada cabo de vela deve encontrar-se ligado vela correspondente. O eixo do distribuidor normalmente acionado pela rvore de comando, por meio de uma engrenagem helicoidal que faz girar os dois eixos mesma velocidade. Em alguns motores, o eixo do distribuidor acionado diretamente pelo girabrequim, por meio de um conjunto de engrenagens que reduz para a metade o nmero rotaes do distribuidor. Ignio antecipada Qualquer que seja a velocidade do motor, a durao da combusto invarivel. Quando o motor funciona em marcha lenta, a ignio ocorre no momento em que o pisto alcana ponto morto superior do seu curso, o que proporciona o tempo necessrio para que a expanso dos gases empurre o pisto para baixo. medida que a velocidade do motor aumenta, reduz-se o intervalo de tempo entre a subida e a descida do pisto, pelo que a ignio deve ser antecipada para que haja o tempo necessrio para a combusto e a expanso. Consegue-se este efeito por meio de um mecanismo centrifugo de regulagem do avano, que pode ser completado com um dispositivo de avano por vcuo.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
Como os platinados cortam a corrente Os platinados so acionados por um excntrico que faz parte do eixo do distribuidor. O excntrico possui tantos ressaltos quanto o nmero de cilindros no motor. medida que o eixo roda, o excntrico aciona um brao ou patin, que obriga os contatos dos platinados a separarem-se. Terminada a ao do excntrico, os contatos fecham por meio da sua mola. A formao de arcos voltaicos (fascas) entre os contatos reduzida por um condensador ligado entre ambos. Quando os contatos se separam, a corrente de baixa voltagem, vinda da bateria atravs do enrolamento primrio da bobina, desligada, pelo que o campo magntico fica interrompido.

Deste modo, induz-se uma corrente de alta voltagem no enrolamento secundrio da bobina, passando essa corrente, atravs de um cabo, para o campo do distribuidor e, da, atravs do eletrodo do rotor, para um dos eletrodos metlicos exteriores da tampa. No existe um contato real entre o rotor e os terminais da tampa do distribuidor. A folga existente entre o rotor e os terminais no suficientemente grande para dificultar os impulsos de alta voltagem transmitidos pela bobina a cada uma das velas.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Velas
As velas produzem fascas eltricas que inflamam a mistura de gasolina e ar nos cilindros do motor. Uma vela constituda por um eletrodo metlico que atravessa a parte central do isolador de porcelana plo central. volta da parte inferior do isolador existe um corpo metlico que se enrosca na cabea dos cilindros. Soldado parte inferior deste corpo e dessa maneira ligado massa atravs da cabea dos cilindros, encontra-se outro eletrodo o plo da massa. Uma pequena folga separa este eletrodo da extremidade do eletrodo central.

A corrente de alta tenso, proveniente do distribuidor, passa pelo eletrodo central e transpe essa folga sob a forma de uma fasca. Para obter um bom rendimento do motor, a fasca dever ser suficientemente intensa para inflamar eficazmente a mistura de gasolina e ar, o que significa que a folga deve ser relativamente grande. Porm, quanto maior for esta folga, maior ser tambm a voltagem necessria para fazer soltar a fasca. As folgas recomendadas para as velas dos automveis modernos oscilam entre 0,5 a 1,0 mm. A folga deve ser verificada periodicamente, j que os eletrodos desgastam-se lentamente com

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
o uso e podem ficar cobertos de resduos. Uma folga de dimenses incorretas no constitui o nico fator responsvel por uma fasca fraca e irregular, uma ruptura no isolador ou uma pelcula de leo ou de gua na sua superfcie exterior podero provocar fugas de eletricidade e dar origem a uma fasca fraca ou mesmo impedir que esta salte entre os eletrodos, sob a presso de compresso existente dentro de cada cilindro. Entre a vela e a cabea dos cilindros existe uma junta para assegurar a vedao dos gases. Algumas velas apresentam, em vez da junta, uma base cnica que se aloja na cabea dos cilindros.

Sistema de arrefecimento
Menos de uma quarta parte de energia calorfica desenvolvida num motor de exploso convertida em trabalho til. O calor restante deve ser dissipado para que nenhum dos componentes do motor aquea a ponto de deixar de funcionar. Quando se pisa a fundo no acelerador, cerca de 36% do calor desaparecem pelo sistema de escapamento, 7% perdem-se devido a atritos internos e no aquecimento do leo de lubrificao e 33% dissipam-se no sistema de resfriamento.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Existem dois tipos de sistema de resfriamento: direto e indireto. No sistema direto, o ar circula atravs das aletas existentes no exterior dos cilindros e na cabea dos cilindros, j no sistema indireto, um lquido de resfriamento, normalmente gua, circula pelos canais existentes no interior do motor. Um sistema moderno de resfriamento por gua apresenta as seguintes partes essenciais: Uma camisa de gua, que rodeia as partes quentes do motor, tais como os cilindros, as cmaras de exploso e as sadas do escapamento; Um radiador, no qual a gua quente proveniente do motor arrefecida pelo ar; Um ventilador, que faz circular o ar atravs do radiador; Mangueiras existentes na parte superior e inferior do radiador e que ligam este ao motor para estabelecer um circuito fechado, Uma bomba, que faz circular a gua, Um termostato, montado na sada da gua do motor e que reduz a circulao da gua at que o motor atinja a temperatura normal de funcionamento, Uma tampa de presso existente no radiador e destinado a elevar o ponto de ebulio da gua, evitando assim a formao de bolsas de vapor junto s cmaras de exploso. Para o perfeito funcionamento de um motor, seja qual for sua velocidade, a temperatura do lquido de arrefecimento num ponto prximo do termostato, deve elevar-se entre 80 e 115C. Os motores podem, contudo, sobre aquecer como, por exemplo, quando h falta de gua no radiador ou em subidas longas. Com uma tampa de presso regulada para 0,5 kg/cm2., a gua ferver apenas depois de atingir 112C ao nvel do mar. O seu ponto de ebulio descer cerca de 1,1C por cada 300 mts. Na altitude. A utilizao de uma tampa de maior presso para uma presso mais elevada pode causar danos se o motor e o sistema no tiverem sido calculados para presses mais elevadas.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Quando o veculo tem o motor na frente, o ar frio aspirado atravs da grade e passa pelo radiador pela ao do ventilador, No motor montado transversalmente, em alguns casos o ar passa atravs de um radiador lateral. J no motor montado na parte traseira do veculo, o ventilador funciona de maneira anloga ao ventilador de um motor frente.

Sistema de lubrificao
A funo do leo no motor no consiste apenas em reduzir o atrito e o desgaste dos pistes, apoios e outras peas mveis, mas tambm em evitar o escapamento dos gases quentes a alta presso, dissipar o calor da zonas quentes para o ar, atravs do Carter, diminuir a corroso e absorver alguns dos resduos nocivos da combusto. O leo encontra-se no Carter, na parte inferior do motor e enviado por uma bomba para os apoios principais atravs de um filtro. A bomba impulsiona normalmente vrios litros de leo por minuto. A partir dos apoios principais, o leo segue, atravs dos orifcios de alimentao ou canais, para passagens abertas no virabrequim e para os apoios (bronzinas, ou capas) das cabeas das bielas. As paredes dos cilindros e as buchas dos pinos dos pistes so lubrificados por asperso de leo que sai pelos lados dos apoios e dispersado pela rotao da rvore de manivelas. O leo em excesso retirado dos cilindros por segmentos ou aneis raspadores existentes nos pistes e regressa ao Carter. Um desvio do circuito principal alimenta cada um dos apoios da rvore de comando. Em grande nmero de motores com vlvulas na cabea existe ainda um outro desvio que conduz o leo aos apoios do eixo dos balancins. O leo retorna depois ao Carter, onde o excesso de calor dissipado no ar. Outro desvio alimenta o comando da rvore de comando, por engrenagens ou por corrente e, em alguns casos, lubrifica e pressiona o esticador da referida corrente.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
Nenhum eixo se ajusta perfeitamente ao seu apoio pois, caso contrrio, no conseguiria rodar. Existe uma folga diminuta entre as superfcies (cerca de 0,07 mm nos apoios das cabeas das bielas, com 50 mm de dimetro), formando-se no apoio uma pelcula de leo na rea onde a folga maior. A rotao do eixo aspira o leo para o ponto de carga mxima, onde a folga mnima, forando o leo a tomar a forma de uma cunha entre o eixo e o a poio. Desgaste do motor Um fluxo insuficiente de lubrificante dar origem a um desgaste rpido, ou gripagem, das peas mveis do motor, devido ao atrito entre os metais. Tambm provocar um funcionamento deficiente do motor ao destruir as superfcies dos segmentos ou anis dos pistes, permitindo a passagem de gases muito quentes.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

leo
Existem trs tipos de leo: mineral, sinttico e vegetal. Os fabricantes de motores recomendam atualmente apenas os leos minerais e sintticos. O leo de rcino utilizado principalmente em automveis de corrida, foi suplantado pelos leos sintticos. O leo mineral refinado apresenta as desvantagens de solidificar a 35C, torna-se demasiado espesso a baixa temperaturas, ter a consistncia de petrleo temperatura dos cilindros e incendeia a temperaturas superiores a 230C. A utilizao deste tipo de leo levaria o motor a acumular rapidamente resduos de carvo. Para evitar este inconveniente e aumentar o rendimento do motor, so dissolvidos, no leo, aditivos qumicos.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Viscosidade Para evitar o contato entre as peas mveis de um motor e deter a passagem dos gases quentes a alta presso, o leo dever ter uma viscosidade correta, ou seja, ser fludo e espesso. Se for demasiado espesso, evitar a passagem de gases, mas no permitir um perfeito deslizamento das peas mveis; tornar tambm a partida difcil, j que exige um maior esforo para fazer funcionar o motor frio. Se o leo for demasiado fludo, a pelcula de leo que dever separar as peas mveis apresentar descontinuidades que permitem o contato entre essas peas, provocando o seu desgaste. Alm disso, o leo nessas condies no lubrificar devidamente os segmentos dos pistes e as paredes dos cilindros. A viscosidade apropriada de um leo varia de acordo com a utilizao do automvel e com a temperatura ambiente. No seria razovel, por exemplo, utilizar um leo com a mesma viscosidade no Brasil e no rtico. A viscosidade de um leo no deve sofrer alteraes significativas com as diferentes temperaturas que ocorrem no motor. A temperatura num motor bastante varivel. O motor dever arrancar com temperaturas abaixo do ponto de congelamento; contudo, a temperatura ideal do crter, durante o funcionamento do motor, de cerca de 82C., temperatura essa que permite a vaporizao da umidade que se forma durante a combusto. A temperatura nos mancais do virabrequim e nas bronzinas das bielas dever exceder em 10C. a do crter enquanto a dos segmentos dos pistes, acelerando a fundo, poder atingir 230C . A viscosidade de um leo identificada pelo seu nmero SAE, designao que deriva do nome da sociedade americana Society of Automotive Engineers, que estabeleceu as normas de viscosidade. Os nmeros SAE 20, 30, 40 e 50 indicam que a viscosidade do leo se mantm dentro de certos limites a temperaturas de 99C. Os nmeros SAE 5W, 10W e 20W indicam que viscosidade se mantm dentro de limites determinados temperatura de 18C. Estes nmeros apenas especificam a viscosidade, no se referindo a outras caractersticas; quanto mais baixo for o nmero SAE, mais fluido ser o leo. Um leo multigrade tem um ndice de viscosidade elevado, ou seja, a sua viscosidade altera-se pouco com a temperatura. Poder ter; por exemplo, uma especificao SAE 10W/30 ou 20W/50. Um leo multigrade tem a vantagem de permitir um arranque mais fcil em tempo frio, pr ser muito fluido a baixa temperatura mantendo, contudo, as suas qualidades de lubrificao a elevadas temperaturas.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
Aditivos detergentes e dispersantes Alguns produtos parcialmente queimados conseguem passar pelos segmentos dos pistes e chegar at o crter. Estes produtos incluem cidos, alcatres e materiais carbonizados que devem ser absorvidos pelo leo e mantidos em suspenso. Se no forem absorvidos, esses produtos formam depsitos nas caixas dos segmentos dos pistes e nas passagens de leo, obstruindo a circulao do leo e originando engripamento dos anis dos pistes. Um leo que contenha aditivos dispersantes e detergentes manter esses produtos em suspenso sempre que as dimenses destes forem suficientemente reduzidas, isto , quase moleculares. Na ausncia destes aditivos, esses produtos coagulam, formando uma espcie de lama ou qualquer outro depsito. Mudanas de leo conveniente respeitar os prazos recomendados pelos fabricantes dos automveis para substituio do leo. Esses perodos devero mesmo ser encurtados para trs ou quatro meses, se o automvel for somente utilizado em pequenos trajetos. A razo para maior freqncia da mudana de leo, neste caso, reside no fato de quantidade de aditivos detergentes e dispersantes presente no leo ser pequena e consumir-se com muito maior rapidez nas condies de repetidos arranques e paradas do que em percursos longos, em que o motor funciona a uma temperatura estvel.

Filtro de leo
Na maioria dos motores o leo, bomba, atravessa um filtro de rede que retm a maioria das impurezas. No exterior do crter encontra-se normalmente um filtro atravs do qual passa a totalidade do leo. Como este filtro pode eventualmente ficar obstrudo com acmulo de impurezas, uma vlvula de derivao nele existente abre-se quando a presso, atravs do filtro, excede um determinado valor, normalmente 0,7 a 1,5 kg/cm2. Esta vlvula tambm se abre quando o leo est frio e, portanto, muito espesso. Filtros centrfugos Este tipo de filtro consiste num recipiente circular que, ao rodar a grande velocidade, expele as partculas slidas, que so retidas nas suas paredes enquanto o leo passa para atravs de um condutor central.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Bomba de leo
Emprega-se geralmente dois tipos de bombas de leo: a bomba de engrenagens e a bomba do rotor. Qualquer uma delas normalmente acionada partir da rvore de comando ou do virabrequim. A bomba de engrenagens compe-se de um de um par de rodas dentadas engrenadas entre si. Quando as engrenagens rodam, o espao entre os dentes enche-se de leo proveniente do crter. Quando os dentes se engrenam, o leo impelido sob presso. A bomba de rotor constituda por um cilindro dentro do qual se movem dois rotores, um exterior e um interior, sendo o espao entre estes preenchido com leo. Tal como acontece com a bomba de engrenagens o leo aspirado do crter nesta bomba e depois enviado para o motor. Quando o leo est frio, a presso necessria para impelir atravs das pequenas folgas dos apoios poder ser demasiado elevada, a ponto de danificar as bombas. Assim, quando a presso excessiva, uma vlvula de descarga existente no interior da bomba abre, a fim de deixar passar algum leo para o crter.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
Respiro Os orifcios de ventilao do crter, permitem o escapamento dos gases, que entram no crter depois de passarem os segmentos ou anis do pisto.

Sistema de arrefecimento
Menos de uma quarta parte de energia calorfica desenvolvida num motor de exploso convertida em trabalho til. O calor restante deve ser dissipado para que nenhum dos componentes do motor aquea a ponto de deixar de funcionar. Quando se pisa a fundo no acelerador, cerca de 36% do calor desaparecem pelo sistema de escapamento, 7% perdem-se devido a atritos internos e no aquecimento do leo de lubrificao e 33% dissipam-se no sistema de resfriamento.

Existem dois tipos de sistema de resfriamento: direto e indireto. No sistema direto, o ar circula atravs das aletas existentes no exterior dos cilindros e na cabea dos cilindros, j no sistema indireto, um lquido de resfriamento, normalmente gua, circula pelos canais existentes no interior do motor. Um sistema moderno de resfriamento por gua apresenta as seguintes partes essenciais: Uma camisa de gua, que rodeia as partes quentes do motor, tais como os cilindros, as cmaras de exploso e as sadas do escapamento; Um radiador, no qual a gua quente proveniente do motor arrefecida pelo ar; Um ventilador, que faz circular o ar atravs do radiador; Mangueiras existentes na parte superior e inferior do radiador e que ligam este ao motor para estabelecer um circuito fechado, Uma bomba, que faz circular a gua, Um termostato, montado na sada da gua do motor e que reduz a circulao da gua at que o motor atinja a temperatura normal de funcionamento, Uma tampa de presso existente no radiador e destinado a elevar o ponto de ebulio da gua, evitando assim a formao de bolsas de vapor junto s cmaras de exploso. Para o perfeito funcionamento de um motor, seja qual for sua velocidade, a temperatura do lquido de arrefecimento num ponto prximo do termostato, deve elevar-se entre 80 e 115C. Os motores

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
podem, contudo, sobre aquecer como, por exemplo, quando h falta de gua no radiador ou em subidas longas. Com uma tampa de presso regulada para 0,5 kg/cm2., a gua ferver apenas depois de atingir 112C ao nvel do mar. O seu ponto de ebulio descer cerca de 1,1C por cada 300 mts. Na altitude. A utilizao de uma tampa de maior presso para uma presso mais elevada pode causar danos se o motor e o sistema no tiverem sido calculados para presses mais elevadas.

Quando o veculo tem o motor na frente, o ar frio aspirado atravs da grade e passa pelo radiador pela ao do ventilador, No motor montado transversalmente, em alguns casos o ar passa atravs de um radiador lateral. J no motor montado na parte traseira do veculo, o ventilador funciona de maneira anloga ao ventilador de um motor frente.

Bomba d'gua
Nos motores modernos, a bomba de gua est montada na parte da frente do bloco e acionada pela correia do ventilador. a bomba de gua que alimenta a camisa de gua do motor com gua fria proveniente do depsito inferior do radiador. A gua aquecida pelo motor circula ento atravs do cabeote e, passando pelo termostato, regressa ao depsito superior do radiador.

Uma pequena quantidade da gua que segue para o aquecimento e, em alguns modelos de automveis, para o coletor de admisso retorna ao radiador sem passar pelo termostato. O rotor da bomba consiste num disco com palhetas que atira a gua de encontro carcaa da

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
bomba, por ao da fora centrfuga e a impele, devido forma da carcaa, para a camisa de gua. Um retentor veda a passagem da gua ao longo do eixo do rotor. Quando o termostato reduz a circulao da gua atravs do radiador, a bomba continua trabalhando, fazendo a gua circular somente pelo motor atravs de um tubo de derivao.

Resfriamento de ar
O resfriamento por ar sem condutores prprios e sem circulao forada por meio de ventilador no permite um efeito uniforme em todos os cilindros, principalmente nos motores em linha pois, neste caso, os cilindros montados atrs seriam pouco arrefecidos pela corrente de ar proveniente da grade existente na frente do carro. Para resolver esta dificuldade, os motores arrefecidos a ar possuem um ventilador que faz incidir sobre os cilindros uma corrente de ar. Um controle termosttico regula o fluxo do ar para garantir as condies trmicas satisfatrias para o funcionamento do motor. Um motor arrefecido por ar muito mais ruidoso que um motor arrefecido por gua, j que a camisa de gua amortece uma grande parte do rudo do motor.

Radiador
O radiador destina-se a dissipar o calor da gua quente que circula no sistema de arrefecimento. composto por dois depsitos de gua: um superior e outro inferior, entre os quais existe um corpo central a colmia -, normalmente constitudo por tubos metlicos de paredes delgadas. A gua quente entra no depsito superior, vinda da camisa de gua, atravs do termostato e desce pelo interior da colmia, dissipando o calor. Os tubos tm aletas que proporcionam uma maior rea de contato com o ar de resfriamento.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

A gua arrefecida passa para o depsito inferior e retorna ao motor atravs da bomba de gua. Em grande nmero de radiadores existe um espao entre a superfcie da gua e a parte de cima e interior do depsito superior, a fim de permitir a expanso da gua. Qualquer gua (ou vapor) em excesso escorre para o solo pelo tubo-ladro do radiador. Em alguns radiadores atuais, o tubo-ladro conduz a gua para um depsito de expanso suplementar, separado do radiador. Quando a gua arrefece, regressa ao depsito superior do radiador. Este dispositivo designado por um sistema de circuito fechado.

Vlvula termosttica
A funo do termostato consiste em impedir a passagem da gua fria vinda do radiador enquanto o motor est frio. Utilizam-se dois tipos de termostato: o de fole e o de elemento de cera. O primeiro constitudo por uma cpsula em forma de sanfona cilndrica, de chapa de metal extremamente

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
delgada, contendo um fludo voltil. O termostato de elemento de cera compe-se de um diafragma de borracha rodeado por cera e com uma haste em forma de lpis. A cera est contida numa cpsula estanque de lato em contato com a gua. Enquanto a cera est fria, a vlvula permanece fechada e a gua no pode circular entre o radiador e o motor. Quando a cera aquece, derrete-se e expande-se, empurrando a cpsula para baixo, abrindo assim a vlvula.

Aditivo
A gua misturada ao aditivo do radiador deve ser trocada anualmente, j que o aquece e esfria do dia a dia muda as caractersticas do aditivo do liquido de arrefecimento. Em tempo frio, a gua pode congelar e provocar a ruptura do radiador ou do bloco do motor de um automvel que tenha ficado exposto s condies atmosfricas. tambm possvel que o radiador congele e arrebente enquanto o automvel estiver circulando ainda que a gua no motor esteja fervendo -, devido ao fato de o termostato no permitir a passagem da gua quente do motor para o radiador antes que o motor atinja uma temperatura determinada. Se um automvel circular num meio ambiente onde a temperatura for abaixo de 0C, a gua do radiador poder congelar antes da abertura da vlvula do termostato. Pode-se evitar o congelamento da gua do radiador adicionando-lhe um produto qumico, normalmente o etileno-glicol, para baixar o seu ponto de congelao. Existem venda produtos anticongelantes de boa qualidade que contm um aditivo inibidor de corroso, base de sdio.

Sistema de escape
So duas as funes principais do sistema de escapamento: conduzir os gases quentes resultantes do funcionamento do motor at um local em que estes possam ser lanados para a atmosfera sem perigo para os ocupantes do automvel e reduzir, por meio de um silencioso a panela de escapamento -, o rudo provocado pela expulso desses gases. Os gases originados no motor expandem-se com grande energia, passando para o sistema de escapamento sob forte presso. Cada vez que os gases passam para a tubulao de escapamento, forma-se uma onda de choque a um ritmo de milhares de ondas por minuto -, pelo que o rudo dos automveis seria insuportvel se no fosse reduzido. Quando os gases de escapamento abandonam o silencioso, j se expandiram o suficiente para que sua presso desa at prximo do valor da presso atmosfrica e o rudo seja amortecido. Se os gases de escapamento no forem totalmente expulsos, a admisso da mistura de gasolina e ar na cmara de exploso ser dificultada e a mistura ficar contaminada por gases residuais resultantes da combusto, o que provocar um baixa no rendimento do motor. As tubulaes de escapamento so concebidas de maneira a impedir a interferncia entre os gases de escapamento expulsos sucessivamente de cada cilindro. Pretende-se assim que os gases passem para o tubo de escapamento o mais livremente possvel. impossvel evitar completamente a existncia de contrapresso no sistema de escapamento devido ao efeito restritivo do coletor, dos tubos de escapamento e do silencioso. O sistema , assim, concebido para silenciar o escapamento com um mnimo de restrio no fluxo dos gases. Os perigos dos gases de escapamento

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Quando um automvel de dimenses mdias circula com o porta-malas aberto, as fumaas de escapamento podem penetrar, por turbulncia, no interior do veculo e causar perda de conscincia ao motorista. Deve-se, portanto, manter fechado o porta-malas ou a porta traseira no caso de um automvel de cinco portas quando em movimento. Se tal no for possvel, necessrio dirigir com as janelas laterais abertas para assegurar a renovao do ar. Os gases de escapamento incluem monxido de carbono, gs inodoro, mas txico, e anidrido carbnico, que pode causar sufocao. Um escapamento de gs prximo de uma tubulao de escapamento quente pode ainda causar um incndio. Os escapamentos de gs no sistema de escapamento do veculo no devem, portanto, serem menosprezados. Escapamento com fumaas A presena de fumaa negra nos gases de escapamento ou de uma camada de fuligem no tubo de escapamento indicam ser a mistura demasiadamente rica. A sada de fumaa azulada, principalmente ao acelerar, aps uma descida com o automvel engrenado, indica a penetrao de leo nas cmaras de exploso, atravs dos anis dos pistes ou das guias das vlvulas.

Silencioso
Um silencioso ou panelas de escapamento refreia ou absorve as ondas sonoras, reduzindo o rudo a um nvel aceitvel e de acordo com as normas legais. A velocidade dos gases normalmente reduzida por defletores, ou placas metlicas, existentes no interior do silencioso e que se destinam a afrouxar e dificultar a ao das ondas sonoras. O silencioso perfurado ou de absoro, no qual os gases passam, atravs de furos abertos num tubo, para o material que absorve o som, uma variante deste sistema freqentemente utilizada em automveis de competio para proporcionar uma maior potncia aos motores, j que os furos no dificultam tanto a sada dos gases como os defletores.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Modelos de Silenciosos Os silenciosos e os sistemas de escapamento so normalmente fabricados com tubos e chapa de ao macio. A exposio constante aos gros de areia da estrada, aos materiais corrosivos, ao barro e lama reduz a durao de um sistema de escapamento tipo mdio a pouco mais que um ou dois anos. Porm, a utilizao de ao aluminizado ou, melhor ainda, de ao inoxidvel prolonga a durao de um sistema de escapamento. Os silenciosos e a tubulao do sistema de escapamento enferrujam-se, quer interna ou externamente. Cada litro de gasolina queimada produz 1.1. de gua contendo sais de chumbo e cidos -, que passa para o sistema de escapamento sob a forma de gs ou de vapor. Se o silencioso ou o tubo de escapamento estiverem frios, como sucede no primeiro arranque do dia, estes elementos corrosivos condensam-se nas superfcies interiores do sistema de escapamento, onde atuam como cidos fracos que acabam por atacar o metal. Assim cada vez que um automvel arranca com o motor frio, d-se uma pequena corroso interior. por esta a razo que um automvel utilizado em pequenos trajetos necessita de substituies mais vezes no sistema de escapamento do que outro utilizado normalmente em longos percursos.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN

Coletores
Expulso dos gases provenientes do motor O sistema de escapamento conduz os gases quentes, resultantes da combusto, desde o motor e atravs do coletor, tubo de escapamento e silencioso, para o tubo de sada, que o lana na atmosfera. Durante este processo, o silencioso por meio de reduo, defleco ou absoro das ondas sonoras, diminui o rudo originado pela descarga, atravs da abertura de escapamento, dos gases provenientes da cmara de exploso.

Catalizador
O catalisador uma pea formada por ncleo cermico ou metlico que transforma grande parte dos gases txicos do motor em gases inofensivos, atravs das reaes qumicas ocorridas dentro deste componente. O catalisador localiza-se no sistema de escapamento, depois do coletor de gases de escape e prximo ao motor, para melhor aproveitar a temperatura decorrente da combusto. O termo conversos cataltico designa genericamente um reator metlico instalado no sistema de escapamento. Este reator, de ao inoxidvel, contm o catalisador propriamente dito, que constitudo de uma colmeia cermica ou metlica (monolito) impregnada com substncias ativas. Essa colmeia formada por milhares de minsculos canais (clulas), por onde passam os gases poluentes. As paredes destes canais so recobertas com xidos de metais, que criam uma superfcie

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
de contato cuja rea equivalente a 2 campos de futebol. Externamente, o monolito envolvido por uma manta amortecedora destinada a proteg-lo contra vibraes e choques. As substncias ativas so o xido de alumnio, metais preciosos cataliticamente ativos (Pd, Pt e Rh) e promotores (substncias que aumentam a ao cataltica dos metais preciosos). Somente as substncias ativas so responsveis pelos efeitos catalticos; a colmeia cermica ou metlica serve apenas como material suporte.

A colmeia cermica consiste de corderita. Este material de magnsio alumnio slica distinto particularmente pela sua alta resistncia temperatura. A colmeia metlica consiste de uma liga especial, a qual enrolada e soldada atravs de uma tcnica especfica, formando o suporte metlico. A espessura da parede desta chapa de ao ferrtico, altamente resistente ao calor, de aproximadamente 0,04 a 0,07 mm. Substncias catalticas O real efeito de um catalisador determinado por suas substncias cataliticamente ativas impregnadas. O monolito cataliticamente inativo impregnado, atravs de um complexo processo qumico de produo, com uma camada de xido denominada camada de preparao superficial. Os metais preciosos so ento distribudos sobre esta camada. A camada ativa constituda de xidos de alumnio e promotores, isto , aditivos que aumentam o efeito cataltico dos metais preciosos. O xido de alumnio amplia a rea superficial especifica a valores que excedem 20.000 mts. Quadrados por litro de volume do catalisador. Os metais preciosos, - platina, rdio e paldio so usados 1,5 g em mdia, individualmente ou de forma combinada, dependendo do projeto do catalisador, o qual desenvolvido em estreita cooperao com os fabricantes de veculos, propiciando uma vida til do produto, de no mnimo 80.000 km. Embora o catalisador seja muito bom no controle de emisses, quando o motor e seus sistemas relacionados no estiverem funcionando adequadamente, haver ainda um aumento de emisses indesejveis do escapamento. Estas emisses podem ser analisadas para fins de diagnstico. HIDROCARBONETOS ( HC) Os hidrocarbonetos nos informam quanto combustvel disponvel no foi queimado. Baixas emisses de HC so uma boa indicao de que todo o combustvel est sendo queimado. Altas emisses de HC esto freqentemente relacionadas com problemas no sistema de ignio, tais como falha de combusto ou distribuio imprpria. Pode tambm ser devido baixa compresso, vazamentos de vcuo, mistura incorreta do

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN
ar/combustvel ou catalisador ineficiente. MONXIDO DE CARBONO (CO) O monxido de carbono tambm uma indicao da proporo ar/combustvel. Altos nveis de CO podem ser causados por misturas ricas, baixa rotao do motor, filtro de ar obstrudo, sistema PCV defeituoso, sistema de distribuio de combustvel inadequado ou catalisador ineficiente. DIXIDO DE CARBONO (CO2) O dixido de carbono uma medida da eficincia da combusto. As leituras CO2 se elevaro quando a proporo ar/combustvel estiver em sua mais alta eficincia. O CO2 adicional produzido pelo catalisador. OXIGNIO (O2) O oxignio uma outra indicao da proporo da mistura ar/combustvel. Se houver uma condio pobre, as leituras se elevaro rapidamente. Vazamentos de vcuo, sistemas de distribuio de combustvel defeituosos e falha de combusto podem causar nveis altos de O2. XIDOS DE NITROGNIO (NOx) Os xidos de nitrognio indicam altas temperaturas de combusto. Isto pode resultar de uma condio pobre, mas geralmente deve-se a uma falha do sistema EGR. As leituras de NOx altas podem tambm ser causadas por um catalisador que no esteja funcionando eficientemente.

Gases de escape O combustvel consumido pelo motor de ciclo otto apresenta uma composio qumica diferente daquele utilizado pelo motor diesel. Entretanto, ambos so compostos, na maior parte, por carbono (C) e hidrognio (H).

Sob condies ideais esses combustveis so transformados em energia mecnica, de modo a restar apenas dixido de carbono (CO) e gua (HO), dois elementos inofensivos vida. Porm, como em todo processo real, a combusto de um motor no resulta em transformao completa das substancias envolvidas, surgindo novos compostos no gs do escapamento. No caso dos motores de ciclo otto trata-se, principalmente, de monxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e xidos de nitrognio (NOx). Assim, os gases emitidos pelo automvel compem-se de 99% de elementos inofensivos. Apenas a parte de aproximadamente 1% composta de parcelas capazes de agredir o meio ambiente. MONXIDO DE CARBONO Resultante da queima incompleta do combustvel, o monxido de carbono (CO) uma substncia que ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Pesquisa CEFET_RN atua no sangue, reduzindo sua oxigenao. Pode afetar a sade, especialmente em altas concentraes e em reas confinadas, inclusive pode provocar a morte. As normas do Proconve (programa nacional de controle das emisses veiculares) estabelecem limites para a emisso de monxido de carbono para os veculos automotores. XIDO DE NITROGNIO O xido de nitrognio (NOx) uma combinao de nitrognio e oxignio que no aparece em condies normais. formado em razo da alta temperatura na cmara de combusto do motor. Foi estabelecido um controle de emisses de xidos de nitrognio, com o propsito de limitar o dixido de nitrognio (NO) no meio ambiente. As emisses de NOx contribuem, mas no de forma determinante, na formao do dixido de nitrognio. Mas o empenho da industria automotiva em reduzir o consumo de combustvel leva a um aumento dos xidos de nitrognio, o que torna complexa a tarefa de otimizao dos motores. HIDROCARBONETOS Hidrocarbonetos combustvel no queimado, ou parcialmente queimado, expelido pelo motor, principalmente em condies nas quais se trabalha com mistura rica (com menos ar do que o ideal) ou muito pobre (excesso de ar) que comprometem a combusto. Geralmente, os hidrocarbonetos no so considerados como problema no estado em que saem do veiculo. Alguns tipos, porm, reagem na atmosfera, provocando a formao do smog (camada de poluio na atmosfera)..Algum teor de hidrocarbonetos sempre verificado em determinadas situaes, como fase fria de funcionamento do motor, quando a parede do cilindro inibe a combusto total, resultando num aumento do teor de HC. A legislao tambm estabelece limites sobre emisso de hidrocarbonetos pelos veculos automotores. Sua presena nos gases de escape medida em partes por milho (ppm), ou seja: uma leitura de 100 ppm indica que em cada milho de partes do gs existem cem de hidrocarbonetos.

ANTONIO FERNANDO PEREIRA LOPES

Вам также может понравиться