Вы находитесь на странице: 1из 3

Captulo 2 - A marcha da colonizao na Amrica portuguesa

Atividades
1) Isso acontecia em razo da dificuldade de locomoo pelo interior e da resistncia indgena ocupao de suas terras. 2) O texto fornece elementos para a resposta. A tabela a seguir pode servir como modelo. Nome da capital Natal (RN) So Lus (MA) Belm (PA) Manaus (AM) Nome do Forte Forte dos Reis Magos Forte de So Lus Forte do Prespio de Santa Maria de Belm Forte de So Jos do Rio Negro Data 1598 1612 1616 1669

Joo Pessoa (PB) Forte de Felipeia de Nossa Senhora das Neves 1585

Existe uma polmica entre os historiadores cearenses sobre a data oficial da fundao de Fortaleza. Para uns, ela est relacionada fundao do Forte de So Tiago, na Barra do Cear, em 1603. J para outros, sua origem o forte de Schoonenborch, fundado pelos holandeses em 1649. Quando os holandeses foram expulsos do Nordeste, os luso-brasileiros mudaram o nome do forte para Fortaleza de Nossa Senhora de Assuno. Da o nome de Fortaleza, dado hoje capital do Cear. 3) Resposta Pessoal. Espera-se que os alunos percebam que a pobreza dos paulistas dos sculos XVII e XVIII contribuiu para o movimento bandeirante. Isolados no planalto e 6arentes de recursos materiais, os paulistas passaram a ver o serto como um "remdio* para sua pobreza. Ver a respeito: LOPES, Eliane Cristina. O revelar do pecado: os filhos ilegtimos na So Paulo do sculo XVIII. 2. ed. So Paulo: Annablume, Fapesp, 2001. 4) a) Bandeiras eram expedies com organizao e disciplina militar que partiam de So Paulo com o objetivo de capturar ndios e achar ouro e pedras preciosas. b) Geralmente, compunham-se de dois ou trs sertanistas experientes, alguns jovens brancos, vrios mamelucos e centenas de indgenas. c) A expanso da cultura de trigo em So Paulo, a partir de 1620, que gerou a necessidade de mo de obra, estimulando o bandeirismo de caa ao ndio. A existncia de uma relao estreita entre esses dois processos foi descoberta

pelo historiador John Manuel Monteiro e relatada no seu livro Negros da terra: ndios e bandeirantes nas origens de So Paulo (So Paulo: Companhia das Letras, 1994) d) Bandeiras contratadas por autoridades e grandes fazendeiros para reprimir levantes indgenas e quilombos. e) Expedies comerciais que seguiam de canoa pelos leitos dos rios para vender alimentos, roupas e instrumentos de trabalho nas regies mineradoras. 5) Resposta Pessoal. O objetivo aqui estimular o aluno a levantar hipteses sobre o assunto. Comentar que durante muito tempo a Histria foi escrita pelos vencedores, que, intencionalmente ou no, recorreram a imagens que mostram os indgenas sendo dominados, oprimidos. Mas h tambm um motivo importante, porm pouco comentado: o uso frequente de imagens de viajantes, como as de J. B. Debret, que mostram indgenas sendo vencidos, se deve tambm ao fato de que as imagens que ele produziu em tempos recuados podem ser publicadas hoje em livros e revistas gratuitamente, pois so de domnio pblico. 6) O poeta refere-se ao engano do bandeirante Ferno Dias, que morreu sem saber que as pedras que ele descobrira eram turmalinas, no as almejadas esmeraldas. 7) a) Eram grandes aldeamentos indgenas organizados por jesutas no interior do Brasil. b) Localizavam-se, em sua maioria, na Amaznia e no Sul. c) Os indgenas. No sul os indgenas missioneiros eram, sobretudo, de nao Guarani. d) Foi uma revolta contra a proibio de escravizao dos indgenas e contra a Companhia de Comrcio do Maranho, que falsificava pesos, vendia seus produtos a preos altos e comprava os produtos dos colonos maranhenses a preos baixos, alm de no cumprir o combinado com os colonos. 8) Resposta Pessoal: Amaior parte da produo do charque gacho era voltada para o mercado interno colonial. Estudos recentes, como o do historiador Francisco Carlos Teixeira, ressaltam a importncia do mercado interno na economia colonial.

Atividades de aprofundamento
1) a) Conclui-se que, no serto do Nordeste, o couro era um elemento de grande importncia.

b) O couro servia para fazer portas, leitos ou camas, cordas, bolsas, sacos, mochilas, correias, bainhas, roupas etc. 2) Espera-se que o aluno leve em conta o contexto histrico do personagem escolhido. Esta atividade agua a criatividade e a imaginao sobre determinada poca. Lembrando que o papel da mulher nessa poca era o de mera observadora; as garotas da classe podem tambm ser um personagem masculino.

O texto como fonte


1) Resposta Pessoal. Houve uma tentativa de transformar os bandeirantes em heris da nossa Histria. 0 mito do bandeirante heri comeou a ser construdo pelo viajante francs Saint Hilaire, que esteve no Brasil entre 1816 e 1822; dele a ideia de que os bandeirantes pertenciam a uma "raa de gigantes". Mais tarde, o historiador Capistrano de Abreu (1853 -1927) comeou a desconstruo do mito que toma o bandeirante como heri. Usando a documentao jesutica, esse historiador cearense destacou o uso da violncia, a destruio das misses e a escravizao dos indgenas pelos bandeirantes. 2) Resposta Pessoal. Os remdios caseiros continuam sendo usados intensamente por todo o Brasil e tm servido tambm de base para o desenvolvimento de novos medicamentos, tanto no campo da homeopatia quanto no da alopatia. 3) "Tinha muito medo de onas e de qualquer cobra que subisse minha cama, e por isso sempre se armava entremeio das outras, o cho bem varrido no modo possvel, e com uma espingarda e um pistola na cabeceira". 4) Resposta Pessoal. Nos dias atuais temos assistido a uma proliferao de doenas desconhecidas, fato que tem contribudo para acentuar um clima de medo crescente em nosso cotidiano. Sobre "os medos atuais", merece meno a obra de Georges Duby, Ano 1000 ano 2000 na pista de nossos medos (So Paulo: Unesp/Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 1999. Coleo Prismas)

Вам также может понравиться