Вы находитесь на странице: 1из 18

BASES CONCEITUAIS E PROGRAMTICAS

DO CHOQUE DE GESTO NA SADE EM MINAS GERAIS

Marcus Pestana Francisco Tavares Jnior Eugnio Vilaa Mendes

II Congresso Consad de Gesto Pblica Painel 23: Inovaes gerenciais na sade

BASES CONCEITUAIS E PROGRAMTICAS DO CHOQUE DE GESTO NA SADE EM MINAS GERAIS


Marcus Pestana Francisco Tavares Jnior Eugnio Vilaa Mendes

RESUMO A partir de 2007 o governo de Minas Gerais deu incio a uma nova etapa do Choque de Gesto, que tem como objetivo consolidar o equilbrio fiscal e a promoo de choques de gesto setoriais. Essa nova fase deve se estender at 2010 e se destina a consolidar a cultura de Estado para Resultados, nfase na gerao de resultados efetivos para a sociedade mineira a principal busca, o plano tambm pode ser chamado de Choque de Gesto de segunda gerao. O modelo de gesto para resultado na rea de sade teve como suporte o sistema de planejamento estratgico, que estabeleceu o conjunto das grandes escolhas que o governo deve buscar alcanar para a construo do futuro. A estratgia para a reorganizao da rea de sade desenvolveu-se a partir da lgica das redes. Este artigo apresenta o contexto do inicio da transformao vivenciada pelo Estado. Este artigo enfatizar: a) a implantao de um modelo de gesto para resultados na rea da sade, alinhado com o planejamento do Estado; b) a reorganizao da ateno a partir da lgica das redes; e c) as transformaes na Secretaria Estadual de Sade e suas entidades.

SUMRIO

1 O INCIO DAS TRANSFORMAES..................................................................... 03 2 O PLANO MINEIRO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO (PMDI).................. 04 3 A SITUAO DA SADE EM MINAS GERAIS...................................................... 08 4 A MUDANA DO SUS EM MINAS GERAIS AS REDES DE ATENO SADE................................................................................................................... 09 5 CONCLUSO......................................................................................................... 15 6 REFERNCIAS....................................................................................................... 16

1 O INCIO DAS TRANSFORMAES A expresso Choque de Gesto que hoje uma marca registrada do governo de Minas Gerais traduz o incio de um plano de desenvolvimento para o estado e de superao da crise de gesto do governo estadual. O plano se inicia j em 2003 e se estende at 2006, com diversas iniciativas destinadas especificamente a promover o ajuste fiscal e a organizao do governo e suas aes prioritrias. Em 2007 inicia-se a implantao de uma nova etapa de mudanas, que podemos chamar de Choque de Gesto de segunda gerao, visando agora consolidao do equilbrio fiscal e a promoo de choques de gesto setoriais, destinados a promover mudanas positivas que sejam tangveis para a sociedade mineira. O Choque de Gesto, nessa nova etapa, deve se estender at 2010 e se destina a consolidar em Minas Gerais uma cultura de Estado para Resultados; ou seja: um Estado capaz de executar as estratgias governamentais de forma efetiva e eficiente, promovendo a plena conexo entre os gastos pblicos e os resultados esperados. O Estado para Resultados pode ser compreendido por meio das palavras do Governador de Minas Gerais, Acio Neves:
No se trata mais de medir a ao de um governo s pelo que ele investe nas polticas governamentais, mas pelos seus resultados efetivos que decorrem dos investimentos. Aumentamos o nmero de equipes do Programa de Sade da Famlia? Que bom! Mas qual o avano concreto que isso traz para as condies de sade da populao?

2 O PLANO MINEIRO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO (PMDI) A segunda etapa do Choque de Gesto tem como suporte um sistema de planejamento estratgico que estabelece o conjunto das grandes escolhas que orientaro a construo do futuro que se busca alcanar: Minas, o melhor estado para se viver. O Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado PMDI resultado desse planejamento estratgico e foi elaborado com uma perspectiva de movimento de onde estamos para aonde pretendemos estar, com a concepo de uma estratgia clara e a definio de uma carteira de projetos prioritrios, articulando aes de longo, mdio e curto prazos, para o perodo de 2007 a 2023. As aes de mdio prazo abrangem perodos quadrienais e esto contidas nos Planos Plurianuais de Ao Governamental (PPAG). As aes de curto prazo so programaes anuais descritas na Lei Oramentria Anual (LOA). A Figura 1 abaixo resume a concepo do PMDI, na forma de um mapa estratgico, definido pelo governo do estado para alcanar sua viso de futuro.

Figura 1 O Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI)

Toda a estratgia de desenvolvimento proposta pelo governo do estado se sustenta em dois fundamentos: qualidade fiscal e qualidade e inovao em gesto pblica. Seis estratgias setoriais formam o ncleo propulsor do processo de transformao: Perspectiva integrada do capital humano; Investimentos e negcios; Integrao territorial competitiva; Sustentabilidade ambiental; Rede de cidades; e Eqidade e bem-estar. Os resultados do PMDI apontam para pessoas instrudas, saudveis e qualificadas; jovens protagonistas; empresas dinmicas e inovadoras; eqidade entre pessoas e regies; e cidades seguras e bem cuidadas. Para implantar um Estado para Resultados o governo definiu onze reas de Resultado que so espaos focais nos quais se concentram os esforos e os recursos, em geral numa perspectiva intersetorial, visando s transformaes e s melhorias desejadas. Para cada rea de resultado so definidos objetivos estratgicos, aes e resultados finalsticos especficos. Cada rea de resultado est integrada por Projetos Estruturadores, Programas Associados e Programas Especiais que, em conjunto, compem a sua carteira de projetos. Projetos Estruturadores representam as escolhas estratgicas do governo, dos quais se esperam os maiores impactos da ao do governo estadual e aos quais os recursos estaduais so alocados com prioridade. Programas Associados so aqueles que mantm colaborao sinrgica com os Programas Estruturadores, para o alcance da viso de futuro e dos objetivos estratgicos do plano. Programas Especiais no apresentam identificao evidente no Mapa Estratgico das reas de Resultados, mas so importantes por contemplarem aes setoriais complementares s aes dos Projetos Estruturadores e dos Programas Associados.

As aes no mbito da sade se distribuem em vrias reas de Resultado, mas concentram-se mais fortemente na rea do Mapa denominada Vida Saudvel, que tem os objetivos estratgicos a seguir elencados, cada qual com suas respectivas metas de curto, mdio e longo prazos: Universalizao do acesso ateno primria sade; Reduo da mortalidade infantil e materna; Ampliao da longevidade da populao adulta; Aumento da eficincia alocativa do sistema de ateno sade; e Ampliao do acesso ao saneamento bsico. A carteira de projetos da rea de Resultado Vida Saudvel est organizada da seguinte forma: Projetos estruturadores Rede Viva Vida projeto de reduo da mortalidade infantil e materna. Sade em Casa programa de fortalecimento da ateno primria sade. Regionalizao da Ateno Sade programa que tem como objetivo fortalecer a regionalizao cooperativa da ateno no SUS, garantindo a implantao de redes, com todos os seus componentes, incluindo os sistemas logsticos e de apoio. As principais iniciativas relacionadas a esse projeto so as seguintes: Programa de Aperfeioamento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS PRO-HOSP programa de revitalizao do parque hospitalar do estado, estimulando os hospitais socialmente necessrios a desenvolverem uma poltica de qualidade. Sistema Estadual de Regulao e Gesto em Sade programa de acesso regulado ateno sade. Rede de Ateno s Urgncias e s Emergncias programa de aprimoramento emergncia. Transporte em Sade programa de organizao do transporte de passageiros, exames e resduos, que busca otimizar a comunicao entre os diversos pontos da Rede, garantindo populao o acesso aos servios de sade. dos servios de atendimentos de urgncia e

Vida no Vale Copanor programa que visa melhorar a qualidade de vida e promover condies para a prosperidade dos 92 municpios pertencente s bacias hidrogrficas dos Rios Jequitinhonha, Mucuri e Leste, por meio da universalizao dos servios de abastecimento de gua e de esgotamento sanitrio, atravs de modelo sustentvel. Saneamento Bsico: Mais Sade para Todos programa que visa promover a sade por meio da implantao, ampliao e melhoria dos sistemas de abastecimento de gua e de esgotamento sanitrio. Programas Associados e Programas Especiais: Rede Mais Vida programa de ateno s pessoas idosas. Rede Hiperdia programa de ateno s doenas cardiovasculares e ao diabetes. Farmcia de Minas programa de distribuio de medicamentos. Alm disso, a SES/MG tem participao e relao com diversos outros Programas que no esto inseridos na rea de resultados Vida Saudvel, como: Minas Olmpica programa que tem por objetivo educar pelo esporte, promover a cultura do esporte e da atividade fsica, e beneficiar o cidado por meio da oportunidade de um estilo de vida mais saudvel. Descomplicar programa que busca simplificar as relaes entre o Estado e as empresas, tendo em vista a construo de um ambiente institucional adequado ao bom desenvolvimento dos negcios e investimentos privados. Travessia programa que visa promover a emancipao social e econmica das camadas mais pobres e vulnerveis da populao atravs da articulao de aes integradas de base local.

3 A SITUAO DA SADE EM MINAS GERAIS A situao de sade no estado caracteriza-se por uma transio muito rpida, do ponto de vista demogrfico. Minas tem hoje 9% de sua populao com mais de 60 anos; em 2023, sero mais de 4 milhes de pessoas idosas, aproximadamente 15% da populao. Um contingente maior de populao idosa representa mais doenas crnicas, vez que mais de 80% dos mineiros com idade superior a 65 anos referem ter doena crnica, como constatou a Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar do IBGE PNAD/2003, (Fundao Joo Pinheiro, 2005). A mortalidade infantil apresenta tendncia decrescente, caindo de 20,8 bitos de crianas menores de 1 ano de idade por mil nascidos vivos, no ano 2000, para 15,6 bitos por mil nascidos vivos, em 2006. Contudo, verifica-se que a grande maioria de bitos infantis em 2006 decorreu de causas evitveis (Meira, 2008). Os anos potenciais de vida perdidos (APVP) em maiores de 1 ano indicam que perto de 50% dos anos perdidos por mil habitantes so decorrentes de causas externas, doenas cardiovasculares e diabetes. Uma proxy da carga de doenas em anos de vida perdidos ajustados por incapacidade (AVAI), construda a partir dos dados nacionais mdios, mostra que 15% dessa carga causada por doenas infecciosas e parasitrias, 10% por causas externas, 9% por condies maternas e perinatais e 66% por doenas crnicas (Schramm et al., 2004). Isso significa que Minas Gerais vive uma transio epidemiolgica singular, denominada de tripla carga de doenas, que envolve, ao mesmo tempo: uma agenda no concluda de infeces, desnutrio e problemas de sade reprodutiva; o desafio das doenas crnicas e de seus fatores de riscos, como tabagismo, sobrepeso, inatividade fsica e alimentao inadequada; e o forte crescimento das causas externas devido ao problema da violncia (Frenk, 2006). Uma situao de tripla carga de doenas, sendo determinados por condies crnicas (doenas crnicas e causas maternas e perinatais), no pode ser enfrentada, com sucesso, por um sistema de ateno sade fragmentado e voltado, principalmente, para o atendimento de condies agudas, por meio de pronto atendimento ambulatorial e hospitalar (Organizao Mundial da Sade, 2003). Esta incoerncia entre a situao de sade e o sistema de ateno sade praticado constitui o principal problema do SUS no estado.

4 A MUDANA DO SUS EM MINAS GERAIS AS REDES DE ATENO SADE A estratgia fundamental de mudana proposta pelo governo do estado para o SUS em Minas Gerais est na implantao de sistemas integrados, com a formao de Redes de Ateno Sade capazes de responder s condies agudas e crnicas existentes no estado. As redes de ateno sade so organizaes polirquicas de conjuntos de servios de sade, vinculados entre si por uma misso nica, por objetivos comuns e por uma ao cooperativa e interdependente, que permitem ofertar uma ateno contnua e integral a determinada populao, coordenada pela ateno primria sade prestada no tempo certo, no lugar certo, com o custo certo, com a qualidade certa e de forma humanizada -, e com responsabilidades sanitrias e econmicas por esta populao. As redes prioritrias de ateno sade foram definidas com base nas situaes-problema identificadas na anlise das condies do sistema de sade no estado. Assim, a forte presena de causas evitveis de mortalidade infantil gerou a Rede Viva Vida; a elevada morbimortalidade por doenas cardiovasculares e diabetes gerou a Rede Hiperdia; a elevada morbimortalidade por causas externas e por agudizaes de doenas crnicas gerou a Rede de Ateno s Urgncias e Emergncias; e a transio demogrfica acelerada e a elevada incapacidade funcional das pessoas idosas geraram a Rede Mais Vida. Fundamentos das redes de ateno sade As redes de ateno sade, como outras formas de produo econmica, podem ser organizadas em arranjos produtivos hbridos que combinam a concentrao de certos servios com a disperso de outros. Economia de escala, grau de escassez de recursos e acesso aos diferentes pontos de ateno sade determinam, dialeticamente, a lgica fundamental da organizao racional das redes de ateno sade. Os servios que devem ser ofertados de forma dispersa so aqueles que se beneficiam menos de economias de escala, para os quais h recursos suficientes e em relao aos quais a distncia fator fundamental para a acessibilidade. Diferentemente, os servios que devem ser concentrados so aqueles que se beneficiam de economias de escala, para os quais os recursos so mais escassos e em relao aos quais a distncia tem menor impacto sobre o acesso. Em geral, os servios de ateno

10

primria sade devem ser dispersos e os servios de maior densidade tecnolgica, como hospitais, unidades de processamento de exames de patologia clnica, equipamentos de imagem, entre outros, tendem a ser concentrados (World Health Organization, 2000). O desenho de redes de ateno sade faz-se combinando, quantidade e qualidade dos servios e condies de acesso. A situao tima dada pela concomitncia de acesso dos usurios a servios de sade de qualidade, produzidos com os benefcios de economias de escala. Quando houver conflito entre quantidade (escala) e acessibilidade, como acontece em regies de baixa densidade demogrfica, deve prevalecer o critrio do acesso. As redes de ateno sade tm como elementos constitutivos: a populao adstrita, o modelo de atuao e a estrutura operacional. O primeiro elemento de uma rede de ateno sade, e sua razo de ser, a populao colocada sob sua responsabilidade sanitria e econmica e vivendo em territrios sanitrios bem definidos. O segundo elemento o modelo de atuao da rede, o sistema lgico que organiza o seu funcionamento, articulando os componentes, as intervenes sanitrias e a populao. O modelo de ateno sade definido em funo das prioridades e estratgias governamentais, das situaes demogrfica e epidemiolgica e dos determinantes sociais da sade, vigentes em determinado tempo e em determinada sociedade. O terceiro elemento das redes de ateno sade a estrutura operacional, que comporta cinco componentes: os pontos de ateno sade; o centro de comunicao, concentrado na Ateno Primria Sade; os sistemas de apoio; os sistemas logsticos; e a governana das redes. Modelo As redes de ateno sade no SUS devem ser construdas de acordo com uma base territorial e esta deve estar definida no Plano Diretor de Regionalizao (PDR). O PDR de Minas Gerais passou por uma reavaliao em 2003, com o objetivo de promover uma regionalizao mais adequada realidade do estado e s polticas e estratgias do governo. Com a reviso dos critrios de regionalizao da ateno sade, o estado de Minas Gerais foi dividido em 75 microrregies sanitrias e 13 macrorregies sanitrias.

11

A construo das redes de ateno tem como premissa a oferta de ateno primria sade de forma descentralizada, em todos os municpios, e, por outro lado, a concentrao dos servios de ateno secundria em plos microrregionais e os servios de ateno terciria em plos macrorregionais. O modelo de ateno das redes de sade que est sendo implantado no estado de Minas Gerais est representado na figura 2 abaixo.

Figura 2: Modelo de ateno s condies crnicas de sade Fonte: MEMDES (2007)

A representao acima apresenta, do lado esquerdo, a populao, estratificada em sub-populaes por tipo de risco. Do lado direito esquerdo da figura so apresentados os focos das intervenes e, no meio, os tipos de intervenes. Em relao populao total, o modelo preconiza uma atuao sobre os determinantes sociais da sade, por meio de intervenes de promoo da sade, especialmente de natureza intersetorial. A atuao junto s sub-populaes portadoras de fatores de riscos focalizar esses determinantes por meio de intervenes de preveno das condies de sade. Nas sub-populaes com condies de sade j estabelecidas, a atuao ser direcionada por meio de tecnologias de gesto da clnica. Nas sub-populaes de baixo, mdio, alto e muito alto risco sero realizadas aes de gesto da condio de sade. A diviso em dois nveis para expressar que as aes de nvel 1 so predominantemente de autocuidado e as aes de nvel 2 so principalmente de cuidados profissionais. Nas

12

sub-populaes de condies de sade muito complexas, em torno de 1% da populao total, vai se operar com a tecnologia de gesto de caso. Estrutura operacional As redes de ateno sade de Minas Gerais esto organizadas tematicamente: rede de ateno s mulheres e s crianas, rede de ateno s doenas cardiovasculares, redes de ateno s pessoas idosas etc. Sua operao obedece seguinte estrutura.

Figura 3: Estrutura operacional das redes de ateno sade

O nico componente temtico constitudo pelos pontos de ateno secundrios e tercirios; todos os demais, a ateno primria sade, os sistemas de apoio, os sistemas logsticos e a governana so transversais a todas as redes temticas. Isso diferencia as redes de ateno sade dos programas verticais de sade pblica. O centro de comunicao das redes de ateno sade est localizado na ateno primria que funciona como elemento de ordenamento dos fluxos e contra-fluxos de pessoas, produtos e informaes nas redes. Os pontos de ateno secundrios e tercirios constituem os ns das redes e prestam servios de ateno especializada.

13

Trs sistemas de apoio assistencial so fundamentais para o adequado funcionamento das redes: sistema de apoio diagnstico e teraputico, sistema de assistncia farmacutica e o sistema de informaes em sade). As redes contam, ainda, com o suporte de quatro outros sistemas logsticos principais: o sistema de identificao dos usurios (carto de identificao), o sistema de informaes clnicas (pronturio clnico), o sistema de acesso regulado ateno sade e o sistema de transporte em sade. Por fim, h um sistema de governana das redes de ateno sade um arranjo organizativo que deve possibilitar a gesto adequada de todos os componentes das redes e de suas inter-relaes, para obter resultados econmicos e de sade para a populao. Todos os elementos contidos na Figura 3 acima esto presentes no Choque de Gesto na Sade em Minas Gerais e se articulam numa concepo sistmica para o enfrentamento da situao de sade por meio das redes de ateno sade. Governana Regionalizao cooperativa O Brasil um pas federativo que pratica um federalismo de tipo cooperativo e intra-estatal. O componente cooperativo est assentado na possibilidade de submeter o auto-interesse ao interesse de todos, gerando um excedente cooperativo na ao inter-federativa; j o componente intra-estatal suscita um incentivo s aes conjuntas nas polticas pblicas e, como conseqncia, a delimitao das competncias menos importante que a participao em colegiados de deciso e de monitoramento das polticas. (Abrcio, 2002). O SUS a poltica pblica nacional que mais se aproxima dos fundamentos do federalismo cooperativo intra-estatal, constituindo um caso de sucesso na reforma do Estado, na perspectiva da descentralizao federativa. O federalismo sanitrio brasileiro, contudo, apresenta problemas: de um lado, a forte tradio centralizadora faz com que a cooperao se d num ambiente de hierarquia descendente que centraliza, excessivamente, o poder decisrio na Unio, enfraquecendo a autonomia dos governos subnacionais; de outro, o fenmeno da municipalizao autrquica, que induz uma competio predatria no sistema e determina ineficincia e baixa qualidade, pela fragmentao de servios que exigem escala para sua operao.

14

Para consolidar o federalismo sanitrio cooperativo, os entes de governana das redes de ateno sade devem fortalecer os mecanismos de cooperao e interdependncia, caractersticas-chave das redes, e organizar-se sob a forma de colegiados de deciso. Esta a proposta da regionalizao cooperativa (Pestana e Mendes, 2004). O paradigma da regionalizao cooperativa prope o reconhecimento de espaos privilegiados, os territrios sanitrios mesorregionais, que associam entre si os municpios e o estado, com o apoio da Unio, para gerir o SUS obedecidos os princpios do federalismo cooperativo intra-estatal de unidade na diversidade (atitude cooperativa, aes integradas, decises inter-federativas colegiadas e planejamento, monitoramento e avaliao das polticas pblicas), estruturados sob a forma de redes de ateno sade. Ao se associarem, os municpios e o estado devem constituir um sistema regional integrado de ateno sade, com base na cooperao gerenciada, gerando, pela sua ao solidria, um excedente cooperativo. Ademais, a regionalizao cooperativa, ao associar municpios contguos de uma regio, reconstitui uma escala adequada para a oferta, econmica e de qualidade, dos servios de ateno sade. A implantao de um sistema de governana das redes de ateno sade, em consonncia com a regionalizao cooperativa, justifica o projeto estruturador da Regionalizao da Ateno Sade do estado, que est em conformidade com o PMDI e proposto pelo PPAG (2008-2011). Nesse aspecto, aes concretas tm sido implementadas para o desenvolvimento institucional das CIBs Macrorregionais e as CIBs Microrregionais: a institucionalizao de 13 CIBs Macrorregionais e 75 CIBs Microrregionais; o fortalecimento da Assessoria de Gesto Regional e das Gerncias Regionais de Sade (GRS); e o desenvolvimento do Curso de Gesto Microrregional, realizado em conjunto pelas GRS e as Secretarias Municipais de Sade, cujo produto final o Plano Diretor de Sade Microrregional.

15

5 CONCLUSO O SUS consolida-se, cada vez mais, como poltica de Estado, o que garante sua continuidade ao longo dos seus vinte anos de existncia. Juntando-se contribuio relevante de muitos governos para os contnuos avanos do estado de Minas Gerais na rea da sade, o Choque de Gesto implantado a partir de 2003 vem determinando mudanas significativas nas estruturas, nos processos e nos resultados do SUS no estado. O choque de gesto de primeira gerao permitiu superar, de forma adequada e com rapidez, uma crise fiscal do Estado que impossibilitava uma gesto pblica eficaz. Produziram-se, assim, as condies para o desenvolvimento do choque de gesto de segunda gerao, que deve voltar-se para a consolidao das mudanas, com a produo de resultados tangveis para os cidados e as cidads de Minas Gerais. A principal mudana promovida na atuao do estado na rea de sade baseia-se no conceito holstico do trabalho em rede. Esse conceito e a formao de redes esto incorporados a todos os projetos do Choque de Gesto na Sade, interligados aos resultados constantes do PMDI e integrantes do PPAG, e que sero detalhados nos captulos deste livro As mudanas no SUS em Minas Gerais, decorrentes do choque de gesto na sade, so inegavelmente profundas e perceptveis, produzindo resultados concretos para a sociedade e permitindo que a SES/MG possa alcanar sua viso de ser instituio modelo de inovao da gesto da sade pblica no Brasil, contribuindo para que Minas Gerais seja o Estado onde se viva mais e melhor.

16

6 REFERNCIAS ABRCIO, F. L. Federao e mecanismos de cooperao intergovernamental: o caso brasileiro em perspectiva comparada. So Paulo, Relatrio final de pesquisa para o NPP, 2002. FRENK, J. Bridging the divide: comprehensive reform to improve health in Mexico. Nairobi, Comission on Social Determinants of Health, 2006. FUNDAO JOO PINHEIRO. Pesquisa nacional de amostra domiciliar 2003. Minas Gerais. Belo Horizonte, CEES/FJP, 2005. MEIRA, A. J. Anlise da situao de sade de Minas Gerais 2007. Belo Horizonte, SE/SVS SES/MG, 2008. MENDES, E. V. O modelo de ateno s condies crnicas. Belo Horizonte, mimeo, 2007. NEVES, A. Novo paradigma para a gesto pblica. Estado de Minas, 28 de dezembro de 2007. ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE. Os cuidados inovadores para as condies crnicas. Braslia, Organizao Pan-Americana da Sade, 2003. PESTANA, M.; MENDES, E. V. Pacto de gesto: da municipalizao autrquica regionalizao cooperativa. Belo Horizonte, Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais, 2004. SCHRAMM, J. M. de A. Transio epidemiolgica e o estudo de carga de doena no Brasil. Cincia e Sade Coletiva, 9: 897-908, 2004. WORLD HEALTH ORGANIZATION. The world health report 2000: health systems, improving performance. Geneva, World Health Organization, 2000.

17

___________________________________________________________________
AUTORIA Marcus Pestana secretrio de Estado de Sade de Minas Gerais, formado em economia, lecionou a disciplina na Universidade Federal de Juiz de Fora, sua cidade natal. Iniciou sua vida pblica como vereador no mesmo municpio, em 1983. J exerceu no governo do Estado o cargo de secretrio de Estado de Planejamento e Coordenao Geral, na gesto de Eduardo Azeredo. No governo federal, ocupou os cargos de chefe de gabinete do Ministrio das Comunicaes e de secretrio executivo do Ministrio do Meio Ambiente. Em ambos os ministrios exerceu, interinamente, o cargo de ministro. Endereo eletrnico: ses@saude.mg.gov.br Francisco Tavares Jnior atualmente assessor-chefe da Assessoria de Gesto Estratgica da Secretaria Estadual de Sade de Minas Gerais (SES/MG). Endereo eletrnico: francisco.junior@saude.mg.gov.br Eugnio Vilaa Mendes graduado em odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, especializao em planejamento de sistema de sade pela Fundao Oswaldo Cruz, mestrado em administrao pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em cirurgia bucal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente assessor da Secretaria de Estado da Sade de Minas Gerais, professor da Escola de Sade Publica do Cear, consultor para o projeto Qualisus do Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento (Banco Mundial) e consultor da Secretria de Estado de Sade do Esprito Santo. Endereo eletrnico: ses@saude.mg.gov.br

Вам также может понравиться