Вы находитесь на странице: 1из 6

COMO FALAR EM PBLICO1

1. Seja voc mesmo Essa a primeira e maior "dica" de como falar melhor: a naturalidade acima de tudo. Nenhuma tcnica poder ser mais importante que a sua naturalidade. Aprenda, aperfeioe, progrida; mas, ao falar, seja sempre natural.

2. Pronuncie bem as palavras Pronuncie completamente todas as palavras. Principalmente no omita a pronncia dos "s" e "r" finais e dos "i" intermedirios. Por exemplo, fale: primeiro, janeiro, terceiro, precisar, trazer, levamos e no janero, tercero, precis, traz, levamo. Pronunciando todos os sons corretamente, a mensagem ser melhor compreendida pelos ouvintes e haver maior valorizao da imagem de quem fala. Faa exerccios para melhorar a dico, lendo qualquer texto com o dedo entre os dentes e procurando falar da forma mais clara possvel. [Tome especial cuidado com a pronncia de alguns vocbulos ou expresses, tais como pobrema, mendingo, duzentas gramas, reinvindicao, prula, clebro, isto no se adqua e semelhantes. Certas pronncias incorretas podem pr sua mensagem em risco.]

3. Fale com boa intensidade Se falar muito baixo, as pessoas que estiverem distantes no entendero suas palavras e deixaro de prestar ateno. Voc tambm no dever falar muito alto, porque, alm de se cansar rapidamente, poder irritar os ouvintes.

O contedo bsico do presente texto foi preparado pelo Professor Reinaldo Polito, baseado nas obras Como falar corretamente e sem inibies e Gestos e posturas para falar melhor, ambos publicados pela Editora Saraiva. Sem os comentrios do Professor Jos Marinho do Nascimento, que, aqui, na sua maioria, aparecem entre colchetes, e os exerccios para melhorar a dico, relacionados pela Professora Dr Luzia Machado Ribeiro de Noronha, o texto bsico poder ser encontrado tambm em www.polito.com.br acesso realizado em 27/08/2007.

Fale numa altura adequada para cada ambiente. Nunca deixe, entretanto, de falar com entusiasmo e vibrao. Se no demonstrar interesse por aquilo que transmite, no conseguir tambm interessar sua platia.

4. Fale com boa velocidade No fale rpido demais. Se sua dico for deficiente ser ainda mais grave, j que dificilmente algum conseguir entend-lo. Tambm no fale muito lentamente, com pausas prolongadas, para no entediar os ouvintes. Use um aparelho gravador para conhecer melhor a velocidade de sua fala e decidir-se pelo melhor estilo.

5. Fale com bom ritmo Alterne a altura e a velocidade da fala para construir um ritmo agradvel de comunicao. Quem se expressa com velocidade e altura constantes acaba por desinteressar os ouvintes, no pela falta de contedo, mas pela maneira "descolorida" como se apresenta. 6. Tenha um vocabulrio adequado Um bom vocabulrio tem de estar isento do excesso de termos pobres e vulgares, como palavres e grias. Por outro lado, no se recomenda um vocabulrio repleto de palavras difceis e quase sempre incompreensveis. Evite tambm o vocabulrio especfico da sua profisso diante de pessoas no familiarizadas com esse tipo de palavreado. Evitando o vocabulrio pobre e vulgar, no tendo a preocupao de se expressar com palavras difceis e reservando o vocabulrio profissional apenas para aqueles que atuam dentro da mesma rea, voc estar desenvolvendo um vocabulrio simples, objetivo e suficiente para identificar todas as suas idias e pensamentos.

7. Cuide da lngua oral Um erro gramatical, dependendo da sua gravidade, poder atrapalhar a apresentao e at mesmo destruir sua imagem. Toda a gramtica precisa ser correta, mas principalmente faa uma reviso de concordncia e conjugao dos verbos. Muitos hesitam na construo das frases porque tm dvidas sobre a concordncia a fazer ou o verbo a conjugar. Alm disso, aumente suas leituras de livros de bons autores e observe atentamente a construo das suas frases. A leitura uma das melhores fontes de aprendizado. [Dizer Eu usaria menas palavras, havero muitas pessoas ou Ela ficou meia tonta pode comprometer bastante toda a sua fala em pblico] . 8. Tenha postura correta [Antes de iniciar, procure respirar profunda e calmamente, vrias vezes. Feche os olhos e mentalize um ambiente sereno, confortvel, amistoso. Lembre-se de que voc est bem preparado, pois domina o assunto.] Fique sempre bem posicionado: ao falar, procure no colocar as mos nos bolsos, nas costas, cruzar os braos, nem se debruce sobre a mesa, cadeira ou tribuna. Deixe os braos naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura e gesticule com moderao. O excesso de gesticulao mais prejudicial que a falta dela. Distribua o peso do corpo sobre as duas pernas, evitando o apoio ora sobre uma perna, ora sobre a outra. Essa atitude torna a postura deselegante. Tambm no fique se movimentando desordenadamente de um lado para outro e quando estiver parado no abra demasiadamente as pernas. S se movimente se pretender se aproximar dos ouvintes, ou dar nfase a determinada informao. No relaxe a postura do tronco com os ombros cados. Poder passar uma imagem negligente, ou de excesso de humildade. Cuidado tambm para no agir de forma contrria: levantar demasiadamente a cabea ou manter rgida a posio do trax podem passar uma imagem de pessoa arrogante e prepotente. Deixe o semblante sempre descontrado e, sendo possvel, sorridente.

No fale em alegria com a fisionomia fechada nem em tristeza com a face alegre. Lembre-se sempre que preciso existir coerncia entre o que falamos e o que demonstramos na fisionomia . Ao falar, olhe para todas as pessoas para ter certeza de que esto ouvindo e prestando ateno nas suas palavras. Principalmente ao ler, este cuidado tem de ser redobrado, pois existe sempre a tendncia de olhar o tempo todo para o texto, esquecendo a presena dos ouvintes. Evite enfeitar-se em demasia. O cuidado com a roupa, por exemplo, importante. A discrio sempre recomendvel em apresentaes pblicas. Por essa razo, evite roupas extravagantes, muito coloridas, pulseiras ou sapatos barulhentos. Cuidado com o que pode desviar a ateno de seu ouvinte: muita pintura no rosto, excesso de jias ou enfeites, roupa suja ou mal passada, cabelos em desalinho ou sem pentear. importante que voc tambm, no incio da fala, procure desligar seu celular.

9. Observe incio, meio e fim Toda fala, seja uma simples conversa ou uma apresentao para uma grande platia, precisa ter incio, meio e fim. O Incio O Meio O Fim No incio, procure conquistar Na primeira parte do No final, faa os ouvintes, desarmando suas meio, prepare o tema uma breve resistncias e conquistando seu a ser abordado: recapitulao. Em interesse e ateno. Para isso, Diga numa nica apenas uma ou duas voc poder usar algumas das frase sobre o que ir frases, faa um seguintes "dicas": abordar. Por exemplo: resumo do que Conte uma pequena histria que " Vou falar sobre o apresentou. tenha estreita relao com o lazer do homem Em seguida, para contedo da sua mensagem. moderno" encerrar, use os Histrias normalmente despertam Em seguida, faa um mesmos recursos o interesse. relato histrico do sugeridos para Elogie sinceramente os tema, ou levante um iniciar: elogiar o ouvintes. problema para o qual auditrio, fazer uma Use uma frase que provoque dar soluo citao, aproveitar impacto. Finalmente, fale uma circunstncia, Diga que no ir consumir sobre as etapas do um fato bemmuito tempo. assunto que ir humorado, levantar Faa uma citao de autor desenvolver. Por uma reflexo, etc. 4

respeitado pelos ouvintes. Use um fato bem humorado. Entretanto, evite piadas. Levante uma reflexo. Demonstre, sutilmente, que conhece o assunto e possui experincia. Aproveite uma circunstncia, fazendo um comentrio sobre algum presente ou com quem tenha falado h pouco; ou ainda sobre um acontecimento conhecido dos ouvintes.

exemplo: se o tema No encerre fosse lazer, as etapas dizendo "era isso poderiam ser: o lazer que eu tinha para no campo, o lazer na falar" ou Espero praia e o lazer no que todos tenham clube. entendido tudo o Na segunda parte, que eu tinha para desenvolva o assunto dizer ou outras principal, atendendo formas vazias, sem ao que foi preparado (e objetividade. anunciado ao ouvinte). Dependendo do Se fez um relato caso, expresse seu histrico, agora fale do desejo de poder presente; se levantou encontrar seus No incio, voc no dever: um problema, agora d ouvintes em outras Pedir desculpas por estar com a soluo; se dividiu o ocasies problemas fsicos (gripes, tema, agora cumpra as resfriados, dor de cabea, etc.) ou etapas prometidas. Use por no estar devidamente comparaes, preparado para falar. exemplos, estatsticas, Contar piadas. testemunhos, enfim, Tomar partido sobre assuntos tudo que puder para polmicos. confirmar o contedo Comear com "chaves" ou da sua exposio. Se frases muito usadas. Por sentir que algum exemplo: A unio faz a fora, poderia fazer alguma uma andorinha s no faz vero, objeo s suas etc. afirmaes, este o . Dizer que teve muito trabalho momento de refut-la. para se preparar para o encontro. Fazer citaes de autores muito polmicos. Saiba ainda que o incio dever ser breve, neutro e guardar interdependncia com o restante da fala.

10. Fale com emoo Fale com entusiasmo, vibre com a sua mensagem, demonstre emoo e interesse nas suas palavras e aes. Assim, ter autoridade para interessar e envolver os seus ouvintes.

Exerccios para melhorar a dico: 5

Decorar sentenas e repeti-las em voz alta, at que haja fluncia. Fazer esses exerccios diariamente no incio e, futuramente, sempre que sentir necessidade. 1. A grande grua gralha na grama da grana de gro. 2. Chuche sem cessar cem salsiches sem salsa e sem sal. 3. Se cem serras serra cem cigarros, seiscentas serras serraro seiscentos cigarros. 4. O solo est enladrilhado. Quem o desenladrilhar? O desenladrilhador que o desenladrilhar, bom desenladrilhador ser. 5. Compadre, compre voc pouca carpa parda, porque aquele que pouca carpa parda compra, pouca carpa parda paga. Eu, que pouca carpa parda comprei, pouca carpa parda paguei. 6. Um ninho de maaricos com cinco maariquinhos, quem o conseguir desemaaricar, bom desemaaricador ser. 7. Trs pratos de trigo para trs tigres tristes. 8. Ataxerxes achou chuchu chocho num tacho sujo. 9. Casa suja, cho sujo. 10. No galho da laranjeira tem uma rara arara amarela: fala, rara arara amarela! No perca a oportunidade de falar. A prtica e o exerccio dessa dinmica de expresso oral lhe proporcionaro maior auto-confiana. .

Вам также может понравиться