Вы находитесь на странице: 1из 9

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 964.489 - RS (2007/0150797-3) RELATOR RECORRENTE RECORRIDO ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : : MINISTRO ANTONIO CARLOS FERREIRA MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL M J DOS S P ELTON FERNANDES PENNA E OUTRO(S) DPM MARIA LUIZA PEREIRA DE ALMEIDA EMENTA PROCESSUAL CIVIL. DIREITO CIVIL. UNIO ESTVEL HOMOAFETIVA. EQUIPARAO UNIO ESTVEL HETEROAFETIVA. JUZO COMPETENTE. VARA DE FAMLIA. LEGISLAO APLICVEL. EMPREGO DA ANALOGIA. 1. O Juzo da Vara de Famlia competente para dirimir as questes relativas unio estvel homoafetiva, diante da aplicao isonmica da legislao que regula a unio estvel. 2. Aplica-se s relaes estveis homoafetivas, por analogia, a legislao atinente s relaes estveis heteroafetivas, tendo em vista a caracterizao dessa relao como modelo de entidade familiar (STF, ADI n. 4.277/DF, Relator Ministro AYRES BRITTO, DJe 5/5/2011). 3. Recurso especial desprovido. ACRDO A Quarta Turma, por unanimidade, negou provimento ao recurso especial, nos termos do voto do Senhor Ministro Relator. Os Srs. Ministros Marco Buzzi, Luis Felipe Salomo, Raul Arajo Filho e Maria Isabel Gallotti votaram com o Sr. Ministro Relator. Braslia-DF, 12 de maro de 2013 (Data do Julgamento)

Ministro ANTONIO CARLOS FERREIRA Relator

Documento: 1216023 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 20/03/2013

Pgina 1 de 9

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 964.489 - RS (2007/0150797-3) RELATOR RECORRENTE RECORRIDO ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : : MINISTRO ANTONIO CARLOS FERREIRA MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL M J DOS S P ELTON FERNANDES PENNA E OUTRO(S) DPM MARIA LUIZA PEREIRA DE ALMEIDA RELATRIO

O EXMO. SR. MINISTRO ANTONIO CARLOS FERREIRA (Relator): Trata-se de recurso especial interposto com fundamento no art. 105, III, alneas "a" e "c", da CF, contra acrdo do TJRS assim ementado (e-STJ fl. 131):
"apelao. unio estvel entre duas pessoas do mesmo sexo. competncia. locao de parte do imvel que servia de morada comum. descabimento. A competncia para processar e julgar aes que visam o reconhecimento de unio estvel entre duas pessoas do mesmo sexo das Varas e Cmaras especializadas em Direito de Famlia. Precedentes jurisprudenciais. A locao de parte do imvel que servia de morada comum descabida. Ainda que existam entradas distintas, s h uma taxa condominial, uma conta de luz e uma conta de gua. Logo, a locao s ir causar mais problemas entre as partes, que j esto em profundo litgio. Ademais, e talvez o mais importante, o agravado motiva seu pedido na necessidade de minorar seus gastos. Contudo, at agora, h fortes indcios de que o agravado tem recursos suficientes a demonstrar que no tem a menor necessidade de receber valores pela locao de apenas parte de um imvel." REJEITARAM A PRELIMINAR. NO MRITO, DERAM PROVIMENTO".

Os embargos de declarao opostos ao recurso de apelao foram rejeitados (e-STJ fls. 156/157). O recorrente aduz divergncia jurisprudencial e violao dos arts. 1.723 do CC/2002, 1 e 9 da Lei n. 9.278/1996, diante da incompetncia da Vara de Famlia para processar e julgar ao de reconhecimento de unio estvel homoafetiva (e-STJ fls. 174/195). Os recorridos no apresentaram contrarrazes (e-STJ fl. 216). O recurso especial foi admitido pelo Tribunal de origem (e-STJ fls. 246/250). o relatrio.

Documento: 1216023 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 20/03/2013

Pgina 2 de 9

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 964.489 - RS (2007/0150797-3) RELATOR RECORRENTE RECORRIDO ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : : MINISTRO ANTONIO CARLOS FERREIRA MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL M J DOS S P ELTON FERNANDES PENNA E OUTRO(S) DPM MARIA LUIZA PEREIRA DE ALMEIDA EMENTA PROCESSUAL CIVIL. DIREITO CIVIL. UNIO ESTVEL HOMOAFETIVA. EQUIPARAO UNIO ESTVEL HETEROAFETIVA. JUZO COMPETENTE. VARA DE FAMLIA. LEGISLAO APLICVEL. EMPREGO DA ANALOGIA. 1. O Juzo da Vara de Famlia competente para dirimir as questes relativas unio estvel homoafetiva, diante da aplicao isonmica da legislao que regula a unio estvel. 2. Aplica-se s relaes estveis homoafetivas, por analogia, a legislao atinente s relaes estveis heteroafetivas, tendo em vista a caracterizao dessa relao como modelo de entidade familiar (STF, ADI n. 4.277/DF, Relator Ministro AYRES BRITTO, DJe 5/5/2011). 3. Recurso especial desprovido.

Documento: 1216023 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 20/03/2013

Pgina 3 de 9

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 964.489 - RS (2007/0150797-3) RELATOR RECORRENTE RECORRIDO ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : : MINISTRO ANTONIO CARLOS FERREIRA MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL M J DOS S P ELTON FERNANDES PENNA E OUTRO(S) DPM MARIA LUIZA PEREIRA DE ALMEIDA VOTO

O EXMO. SR. MINISTRO ANTONIO CARLOS FERREIRA (Relator): Conheo do recurso especial pelas alneas "a" e "c" do permissivo constitucional, em razo do prequestionamento dos dispositivos legais tidos por violados e da demonstrao da divergncia, nos moldes preconizados pelo RISTJ. A controvrsia apresentada no recurso em exame gira em torno da fixao da competncia para processar e julgar a ao de reconhecimento de unio estvel homoafetiva. A Lei n. 9.278/1996, ao dispor sobre a competncia para o processamento das aes concernentes unio estvel, estabelece:
"Art. 9 Toda a matria relativa unio estvel de competncia do juzo da Vara de Famlia, assegurado o segredo de justia.

A abalizada doutrina adverte que o Cdigo Civil de 2002 encampou todas as questes disciplinadas nas Leis n. 8.971/1994 e 9.278/1996, inclusive no que concerne fixao da competncia, e o tema relativo unio estvel foi includo no livro do direito de famlia, por fora da disposio encartada no art. 226, 3, da CF (Milton Paulo de Carvalho Filho. Cdigo Civil Comentado: Doutrina e Jurisprudncia . Coordenador Cezar Peluso. 6. ed. rev. e atual. Barueri-SP: Manole, 2012, p. 1.723). O art. 1.723 do CC/2002, ao estabelecer os critrios para o reconhecimento da unio estvel heteroafetiva, dispe:
Art. 1.723. reconhecida como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, configurada na convivncia pblica, contnua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia.

Nesse contexto, a plena equiparao das unies estveis homoafetivas s unies estveis heteroafetivas, assentada pelo egrgio Supremo Tribunal Federal no julgamento da ADI n. 4277/DF, Relator Ministro AYRES BRITTO, DJe 5/5/2011, mormente no que se refere caracterizao daquela relao como legtimo modelo de entidade familiar, impe a aplicao, ao presente caso, por analogia, da legislao atinente s relaes heteroafetivas.
Documento: 1216023 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 20/03/2013 Pgina 4 de 9

Superior Tribunal de Justia


Esta Corte, ao analisar a extenso da legislao e das prerrogativas da unio estvel heteroafetiva s relaes estveis homoafetivas, concluiu pela aplicao imediata do arcabouo normativo e dos respectivos privilgios, consoante se infere dos seguintes julgados: "CIVIL. PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. UNIO HOMOAFETIVA.
PEDIDO DE ADOO UNILATERAL. POSSIBILIDADE. ANLISE SOBRE A EXISTNCIA DE VANTAGENS PARA A ADOTANDA. I. Recurso especial calcado em pedido de adoo unilateral de menor, deduzido pela companheira da me biolgica da adotanda, no qual se afirma que a criana fruto de planejamento do casal, que j vivia em unio estvel, e acordaram na inseminao artificial heterloga, por doador desconhecido, em C.C.V. II. Debate que tem raiz em pedido de adoo unilateral - que ocorre dentro de uma relao familiar qualquer, onde preexista um vnculo biolgico, e o adotante queira se somar ao ascendente biolgico nos cuidados com a criana -, mas que se aplica tambm adoo conjunta - onde no existe nenhum vnculo biolgico entre os adotantes e o adotado. III. A plena equiparao das unies estveis homoafetivas, s unies estveis heteroafetivas, afirmada pelo STF (ADI 4277/DF, Rel. Min. Ayres Britto), trouxe como corolrio, a extenso automtica quelas, das prerrogativas j outorgadas aos companheiros dentro de uma unio estvel tradicional, o que torna o pedido de adoo por casal homoafetivo, legalmente vivel. IV. Se determinada situao possvel ao extrato heterossexual da populao brasileira, tambm o frao homossexual, assexual ou transexual, e todos os demais grupos representativos de minorias de qualquer natureza que so abraados, em igualdade de condies, pelos mesmos direitos e se submetem, de igual forma, s restries ou exigncias da mesma lei, que deve, em homenagem ao princpio da igualdade, resguardar-se de quaisquer contedos discriminatrios. V. Apesar de evidente a possibilidade jurdica do pedido, o pedido de adoo ainda se submete norma-princpio fixada no art. 43 do ECA, segundo a qual "a adoo ser deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando". VI. Estudos feitos no mbito da Psicologia afirmam que pesquisas "(...)tm demonstrado que os filhos de pais ou mes homossexuais no apresentam comprometimento e problemas em seu desenvolvimento psicossocial quando comparados com filhos de pais e mes heterossexuais. O ambiente familiar sustentado pelas famlias homo e heterossexuais para o bom desenvolvimento psicossocial das crianas parece ser o mesmo". (FARIAS, Mariana de Oliveira e MAIA, Ana Cludia Bortolozzi in: Adoo por homossexuais: a famlia homoparental sob o olhar da Psicologia jurdica. Curitiba: Juru, 2009, pp.75/76). VII. O avano na percepo e alcance dos direitos da personalidade, em linha inclusiva, que equipara, em status jurdico, grupos minoritrios como os de orientao homoafetiva - ou aqueles que tm disforia de gnero - aos heterossexuais, traz como corolrio necessrio a adequao de todo o ordenamento infraconstitucional para possibilitar, de um lado, o mais amplo sistema de proteo ao menor - aqui traduzido pela ampliao do leque de possibilidades adoo - e, de outro, a extirpao dos ltimos resqucios de preconceito jurdico - tirado da concluso de que casais homoafetivos gozam dos mesmos direitos e deveres daqueles heteroafetivos. VII. A confluncia de elementos tcnicos e fticos, tirados da i) bvia cidadania integral dos adotantes; ii) da ausncia de prejuzo comprovado para os adotados e; iii) da evidente necessidade de se aumentar, e no restringir, a base daqueles que desejam adotar, em virtude da existncia de milhares de crianas que longe de quererem discutir a orientao sexual de seus pais, anseiam apenas por um lar, reafirmam o posicionamento adotado pelo Tribunal de origem, quanto possibilidade jurdica e convenincia do deferimento do pleito de adoo unilateral. Recurso especial NO PROVIDO". (REsp n. 1.281.093/SP, Relatora Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA,
Documento: 1216023 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 20/03/2013 Pgina 5 de 9

Superior Tribunal de Justia


julgado em 18/12/2012, DJe 4/2/2013 - grifei). "DIREITO DE FAMLIA. CASAMENTO CIVIL ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO (HOMOAFETIVO). INTERPRETAO DOS ARTS. 1.514, 1.521, 1.523, 1.535 e 1.565 DO CDIGO CIVIL DE 2002. INEXISTNCIA DE VEDAO EXPRESSA A QUE SE HABILITEM PARA O CASAMENTO PESSOAS DO MESMO SEXO. VEDAO IMPLCITA CONSTITUCIONALMENTE INACEITVEL. ORIENTAO PRINCIPIOLGICA CONFERIDA PELO STF NO JULGAMENTO DA ADPF N. 132/RJ E DA ADI N. 4.277/DF. 1. Embora criado pela Constituio Federal como guardio do direito infraconstitucional, no estado atual em que se encontra a evoluo do direito privado, vigorante a fase histrica da constitucionalizao do direito civil, no possvel ao STJ analisar as celeumas que lhe aportam "de costas" para a Constituio Federal, sob pena de ser entregue ao jurisdicionado um direito desatualizado e sem lastro na Lei Maior. Vale dizer, o Superior Tribunal de Justia, cumprindo sua misso de uniformizar o direito infraconstitucional, no pode conferir lei uma interpretao que no seja constitucionalmente aceita. 2. O Supremo Tribunal Federal, no julgamento conjunto da ADPF n. 132/RJ e da ADI n. 4.277/DF, conferiu ao art. 1.723 do Cdigo Civil de 2002 interpretao conforme Constituio para dele excluir todo significado que impea o reconhecimento da unio contnua, pblica e duradoura entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar, entendida esta como sinnimo perfeito de famlia. 3. Inaugura-se com a Constituio Federal de 1988 uma nova fase do direito de famlia e, consequentemente, do casamento, baseada na adoo de um explcito poliformismo familiar em que arranjos multifacetados so igualmente aptos a constituir esse ncleo domstico chamado "famlia", recebendo todos eles a "especial proteo do Estado". Assim, bem de ver que, em 1988, no houve uma recepo constitucional do conceito histrico de casamento, sempre considerado como via nica para a constituio de famlia e, por vezes, um ambiente de subverso dos ora consagrados princpios da igualdade e da dignidade da pessoa humana. Agora, a concepo constitucional do casamento - diferentemente do que ocorria com os diplomas superados - deve ser necessariamente plural, porque plurais tambm so as famlias e, ademais, no ele, o casamento, o destinatrio final da proteo do Estado, mas apenas o intermedirio de um propsito maior, que a proteo da pessoa humana em sua inalienvel dignidade. 4. O pluralismo familiar engendrado pela Constituio - explicitamente reconhecido em precedentes tanto desta Corte quanto do STF - impede se pretenda afirmar que as famlias formadas por pares homoafetivos sejam menos dignas de proteo do Estado, se comparadas com aquelas apoiadas na tradio e formadas por casais heteroafetivos. 5. O que importa agora, sob a gide da Carta de 1988, que essas famlias multiformes recebam efetivamente a "especial proteo do Estado", e to somente em razo desse desgnio de especial proteo que a lei deve facilitar a converso da unio estvel em casamento, ciente o constituinte que, pelo casamento, o Estado melhor protege esse ncleo domstico chamado famlia. 6. Com efeito, se verdade que o casamento civil a forma pela qual o Estado melhor protege a famlia, e sendo mltiplos os "arranjos" familiares reconhecidos pela Carta Magna, no h de ser negada essa via a nenhuma famlia que por ela optar, independentemente de orientao sexual dos partcipes, uma vez que as famlias constitudas por pares homoafetivos possuem os mesmos ncleos axiolgicos daquelas constitudas por casais heteroafetivos, quais sejam, a dignidade das pessoas de seus membros e o afeto. 7. A igualdade e o tratamento isonmico supem o direito a ser diferente, o direito auto-afirmao e a um projeto de vida independente de tradies e ortodoxias. Em uma palavra: o direito igualdade somente se realiza com plenitude se garantido o direito diferena. Concluso diversa tambm no se mostra consentnea com um ordenamento constitucional que prev o princpio do livre planejamento familiar ( 7
Documento: 1216023 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 20/03/2013 Pgina 6 de 9

Superior Tribunal de Justia


do art. 226). E importante ressaltar, nesse ponto, que o planejamento familiar se faz presente to logo haja a deciso de duas pessoas em se unir, com escopo de constituir famlia, e desde esse momento a Constituio lhes franqueia ampla liberdade de escolha pela forma em que se dar a unio. 8. Os arts. 1.514, 1.521, 1.523, 1.535 e 1.565, todos do Cdigo Civil de 2002, no vedam expressamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e no h como se enxergar uma vedao implcita ao casamento homoafetivo sem afronta a caros princpios constitucionais, como o da igualdade, o da no discriminao, o da dignidade da pessoa humana e os do pluralismo e livre planejamento familiar. 9. No obstante a omisso legislativa sobre o tema, a maioria, mediante seus representantes eleitos, no poderia mesmo "democraticamente" decretar a perda de direitos civis da minoria pela qual eventualmente nutre alguma averso. Nesse cenrio, em regra o Poder Judicirio - e no o Legislativo - que exerce um papel contramajoritrio e protetivo de especialssima importncia, exatamente por no ser compromissado com as maiorias votantes, mas apenas com a lei e com a Constituio, sempre em vista a proteo dos direitos humanos fundamentais, sejam eles das minorias, sejam das maiorias. Dessa forma, ao contrrio do que pensam os crticos, a democracia se fortalece, porquanto esta se reafirma como forma de governo, no das maiorias ocasionais, mas de todos. 10. Enquanto o Congresso Nacional, no caso brasileiro, no assume, explicitamente, sua coparticipao nesse processo constitucional de defesa e proteo dos socialmente vulnerveis, no pode o Poder Judicirio demitir-se desse mister, sob pena de aceitao tcita de um Estado que somente "democrtico" formalmente, sem que tal predicativo resista a uma mnima investigao acerca da universalizao dos direitos civis. 11. Recurso especial provido". (REsp n. 1.183.378/RS, Relator Ministro LUIS FELIPE SALOMO, QUARTA TURMA, julgado em 25/10/2011, DJe 1/2/2012 - grifei).

A Quarta Turma desta Corte, no julgamento de hiptese anloga dos presentes autos, manifestou-se nos termos da seguinte ementa: "CIVIL. RELAO HOMOSSEXUAL. UNIO ESTVEL. RECONHECIMENTO.
EMPREGO DA ANALOGIA. 1. "A regra do art. 226, 3 da Constituio, que se refere ao reconhecimento da unio estvel entre homem e mulher, representou a superao da distino que se fazia anteriormente entre o casamento e as relaes de companheirismo. Trata-se de norma inclusiva, de inspirao anti-discriminatria, que no deve ser interpretada como norma excludente e discriminatria, voltada a impedir a aplicao do regime da unio estvel s relaes homoafetivas". 2. juridicamente possvel pedido de reconhecimento de unio estvel de casal homossexual, uma vez que no h, no ordenamento jurdico brasileiro, vedao explcita ao ajuizamento de demanda com tal propsito. Competncia do juzo da vara de famlia para julgar o pedido. 3. Os arts. 4 e 5 da Lei de Introduo do Cdigo Civil autorizam o julgador a reconhecer a unio estvel entre pessoas de mesmo sexo. 4. A extenso, aos relacionamentos homoafetivos, dos efeitos jurdicos do regime de unio estvel aplicvel aos casais heterossexuais traduz a corporificao dos princpios constitucionais da igualdade e da dignidade da pessoa humana. 5. A Lei Maria da Penha atribuiu s unies homoafetivas o carter de entidade familiar, ao prever, no seu artigo 5, pargrafo nico, que as relaes pessoais mencionadas naquele dispositivo independem de orientao sexual. 6. Recurso especial desprovido". (REsp n. 827.962/RS, Relator Ministro JOO OTVIO DE NORONHA, QUARTA TURMA, julgado em 21/6/2011, DJe 8/8/2011 - grifei).
Documento: 1216023 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 20/03/2013 Pgina 7 de 9

Superior Tribunal de Justia


Em tal circunstncia, o Juzo da Vara de Famlia competente para dirimir as questes relativas unio estvel homoafetiva, diante da aplicao isonmica da legislao que regula a unio estvel. Em face do exposto, NEGO PROVIMENTO ao recurso especial. como voto.

Documento: 1216023 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 20/03/2013

Pgina 8 de 9

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO QUARTA TURMA

Nmero Registro: 2007/0150797-3


Nmeros Origem: 10505158926 70017890740 PAUTA: 12/03/2013

PROCESSO ELETRNICO

REsp 964.489 / RS

116051849 70015415789 70018669705

70017856717 JULGADO: 12/03/2013 SEGREDO DE JUSTIA

Relator Exmo. Sr. Ministro ANTONIO CARLOS FERREIRA Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro LUIS FELIPE SALOMO Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. EDILSON ALVES DE FRANA Secretria Bela. TERESA HELENA DA ROCHA BASEVI AUTUAO
RECORRENTE RECORRIDO ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : : : : : MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL M J DOS S P ELTON FERNANDES PENNA E OUTRO(S) DPM MARIA LUIZA PEREIRA DE ALMEIDA

ASSUNTO: DIREITO CIVIL - Famlia - Unio Estvel ou Concubinato

CERTIDO Certifico que a egrgia QUARTA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: A Quarta Turma, por unanimidade, negou provimento ao recurso especial, nos termos do voto do Senhor Ministro Relator. Os Srs. Ministros Marco Buzzi, Luis Felipe Salomo, Raul Arajo Filho e Maria Isabel Gallotti votaram com o Sr. Ministro Relator.

Documento: 1216023 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 20/03/2013

Pgina 9 de 9

Вам также может понравиться