Вы находитесь на странице: 1из 9

Desvendando O poder do macho: um encontro com Heleieth Saffioti*

Anglica Lovatto**
Resumo: Este artigo faz uma homenagem a Heleieth Saffioti, abordando especialmente o livro O poder do macho, cuja publicao foi encomendada autora, nos anos 1980, com o objetivo de apresentar, a um pblico jovem e no-acadmico, o quadro de discriminao contra a mulher e contra o negro, na sociedade brasileira.
Palavras-chave: Heleieth Saffioti, feminismo, machismo, mulher, negro. Por que o tratamento dispensado ao tema neste livro subversivo? Porque no aceita mitos, nem hipocrisias, nem desumanizao de homens e mulheres, subverte a ordem estabelecida, questiona-a, transforma-a. E isto claro, no ocorre apenas no livro; acontece no dia-a-dia de cada um, nas lutas coletivas, nos movimentos polticos. Heleieth Saffioti, em O poder do macho.

O encontro com Saffioti Nos idos de 1988, conheci pessoalmente esta incrvel mulher chamada Heleieth Saffioti, que seria minha professora no mestrado em Cincias Sociais da PUC de So Paulo. No era dessas pessoas que se esquece facilmente. Sua presena, dentro e fora da sala de aula, chamava a ateno pela postura e pela energia com que defendia suas posies, sempre disposta polmica. Escrevo, portanto, este texto nos limites de um artigo-homenagem. Meu primeiro contato com um texto de Saffioti foi por meio de um livro com o sugestivo ttulo O poder do macho, que chegou s minhas mos exatamente em 1987, antes mesmo que eu conhecesse seu trabalho como docente. O livro

* Agradeo a Renata Gonalves a leitura que fez do presente texto, bem como as imprescindveis sugestes que deu na elaborao e nas indicaes bibliogrficas, inclusive o sugestivo ttulo. As limitaes finais so de minha inteira responsabilidade. ** Doutora em Cincia Poltica. Professora UNESP-Marlia. Pesquisadora do NEILS/PUC-SP. Pesquisadora do NEOM (Ncleo de Estudos de Ontologia Marxiana) e do CPMT (Cultura, Poltica e Mundo do Trabalho), ambos da UNESP-Marlia. End. eletrnico: angel.lovatto@gmail.com

110

Recebido em 21 de outubro de 2011. Aprovado em 06 de novembro de 2011.

fazia parte da Coleo Polmica, que a Editora Moderna publicava dentro do Projeto Passo Frente. Muito vendido, j estava em sua segunda edio no prprio ano de lanamento. Sem dvida, o ttulo era atraente. Li em apenas dois dias, freneticamente. A discusso era ampla, pois trazia um quadro contundente no s sobre a discriminao contra a mulher, mas tambm contra o negro. A coleo deixava claro que o texto era destinado a um pblico jovem, queles que de uma maneira geral no estivessem circunscritos a um mbito acadmico-cientfico. A Coleo tinha uma pretenso elogivel, sem dvida de ser acessvel ao grande pblico. Este aspecto da proposta da publicao era surpreendente para a autora, pois a prpria autora afirmava que, embora estivesse estudando a temtica feminina h um quarto de sculo, nunca havia escrito para no-iniciados, para aqueles que no dominam a terminologia cientfica. (Saffioti, 1987: 5) O desafio de escrever de forma acessvel, no acadmica foi respondido por Saffioti altura. Ela descreve como isso poderia ter significado um impedimento objetivo concluso do projeto, questionando-se: Seria capaz de abandonar a terminologia sociolgica, para trocar em midos algumas anlises que havia realizado? (Ibidem). E tambm menciona como as demais pessoas que a conheciam, ponderavam a possibilidade de conseguir faz-lo: Muitos, a inclusos amigos meus, opinaram que eu s sabia escrever sociologus (Ibidem). Mas, mesmo assim, ela resolveu aceitar o convite:
Resolvi, pois, tomar estas afirmaes como desafios. Mas no foram elas os nicos fatores de meu empenho em traduzir para uma linguagem simples idias que eu j havia escrito em linguagem fechada, hermtica, sisuda. Havia tambm o desafio, e este me provocava ainda maior coceira, de dialogar com jovens, de lhes propor uma nova estratgia de luta, de lhes oferecer elementos para a escolha de uma vida mais feliz. (Ibidem)

Esta disposio de Saffioti de sair do lugar relativamente confortvel do ambiente acadmico, e lanar-se na realizao de um trabalho aparentemente distante deste mundo cientfico, foi definitivamente marcante para mim, naqueles idos dos anos 1980. Ela saa do conforto de escrever em sociologus como brincava e dispunha-se a corresponder ao apelo de uma proposta que queria incentivar a tomada de conscincia daqueles que num pas como o Brasil estavam impedidos de acessar os bancos escolares do ensino superior. Afinal, pensou ela, o pblico que l portugus infinitamente maior do que aquele que l sociologus (Ibidem). Para a deciso final de escrever o livro, ela fez a si mesma uma ltima pergunta: Perguntei-me, ento, insistentemente, se no era chegado o momento de tentar passar para este pblico uma parte de minha experincia. Fiz-me esta pergunta enquanto educadora (Ibidem).
Desvendando O poder do macho... Lovatto, A. 111

Ao ler este livro, no tive dvida, queria t-la como minha professora. Eu vinha de uma gerao que tinha passado os primeiros anos da vida escolar at o ensino mdio, numa estrutura atrelada s reformas educacionais herdadas da ditadura militar e, no por acaso, tinha escolhido fazer o curso de Cincias Sociais. Quando soube que sua atividade acadmica estava vinculada UNESP de Araraquara, achei que seria difcil pela distncia de So Paulo. Mas descobri que Saffioti atuava como professora convidada junto ao Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais da PUC. Assim foi nosso encontro no Mestrado. Atravs de Saffioti, tive acesso na poca a um importante seminrio temtico realizado na UNESP de Araraquara em 1989-90, cuja publicao foi organizada pela Profa. Maria Aparecida de Moraes Silva, denominada Mulher em seis tempos (1991). Na Introduo, a organizadora afirma a importncia da temtica, apresentando as seis mulheres que escreviam na Coletnea, e ponderando que:
Somente a partir do momento em que houver uma clareza acerca da imagem do feminino e do masculino nas representaes e na prtica, que poder-se- pensar numa cincia desgarrada dos modelos dicotmicos e discriminadores e numa prxis traduzida na igualdade entre os homens e mulheres (Moraes Silva, 1991: 15).

O artigo de Saffioti (1991), Novas perspectivas metodolgicas de investigao das relaes de gnero, integrante da Coletnea em questo, discutia justamente essa importncia de construir uma cincia e uma prxis sem modelos dicotmicos e discriminadores. Sua inovao consistia em propor formulaes que consideravam a mulher no apenas como um objeto de investigao, mas como a mulher era vista pela cincia. A partir, portanto, de textos e das discusses que passei a acompanhar junto s disciplinas ministradas por Saffioti1, ficou cada vez mais claro o diapaso no qual as discusses sobre a discriminao contra a mulher e contra o negro duplo aspecto que ela acoplava influncia predominante do macho, adulto, branco tinham que perpassar a perspectiva da luta de classes numa sociedade capitalista. Como afirma Gonalves, em artigo do presente dossi, Saffioti foi pioneira:
Feminista, mas sempre atenta ao antagonismo de classe exacerbado pelo sistema capitalista, no fez coro com o reformismo do movimento feminista pequenoburgus que se contenta meramente com as conquistas de direitos formais para as mulheres. Pois a solidariedade entre os sexos est subordinada condio de classe de cada um. (Gonalves, 2011: 117).

1 Dos textos antigos de Saffioti que tomei contato neste perodo, e que fizeram parte de minha formao, no posso deixar de referir O fardo das brasileiras - de mal a pior (1979), que foi publicado em nmero especial sobre a questo da mulher na Revista Escrita Ensaio.

112 Lutas Sociais, So Paulo, n.27, p.110-118, 2o sem. 2011.

Sua perspectiva terica marxista superava limites e trazia horizontes que outras anlises no conseguiam superar quando abordavam a discriminao contra a mulher. E isso num duplo aspecto: tanto nas anlises de perspectiva terica distinta do marxismo, quanto quelas feitas no campo do prprio marxismo, que apresentava algumas dificuldades em tratar do que hoje convencionou-se chamar de estudos de gnero2. Neste sentido, imprescindvel destacar que o incio do sculo XXI j conquistou avanos embora insuficientes que eram impensveis no momento em que Saffioti iniciava seus estudos sobre feminismo, na dcada de 1960. E mesmo depois de mais ou menos 25 anos de estudos, momento em que lanou O poder do macho, faltava muito ainda a ser conquistado para que os estudos sobre a mulher fossem conhecidos no nvel em que se encontram hoje. E mais: o fato da anlise abordar, na mesma perspectiva, a discriminao contra o negro, trazia para aquele momento histrico um novo impulso ao combate das mais odiosas discriminaes que permeavam (e ainda permeiam) a sociedade brasileira e mundial. Destacar este aspecto histrico da obra de Heleieth Saffioti, contextualizando seu pioneirismo em tempos bicudos onde poucos conseguiam realizar a tarefa que ela desempenhava reconhecer que, se hoje escrevemos com mais liberdade e aceitao sobre temas to complexos, isso se deve tambm aos muros destrudos pela militncia terica e poltica que esta grande figura humana nos possibilitou.

O poder do macho em discusso: patriarcado-racismo-capitalismo


Houve poca em que as estudiosas da problemtica feminina no constituam nenhuma ameaa. Tratava-se, segundo a opinio geral, de um assunto secundrio que s interessava quelas feministas tidas e havidas como mal-amadas. Contudo, medida que se foram produzindo estudos srios sobre o assunto, este foi deixando de ser inofensivo e foi passando a ser subversivo. Heleieth Saffioti, em O poder do macho.

No presente dossi, Renata Gonalves escreve o artigo O feminismo marxista de Heleieth Saffioti, onde afirma: Marxista ciosa de seu livre pensar feminista, destacou os limites de algumas anlises marxistas no que diz respeito condio feminina. Feminismo e marxismo ocupam o centro de sua obra que se tornou multidimensional, tanto no que se refere contribuio terica que forneceu para ambos como no que diz respeito grande importncia que suas idias tiveram para a implementao de polticas de combate violncia contra a mulher nos lugares mais longnquos dos grandes centros urbanos. (Gonalves, 2011: 117). Lovatto, A. 113

Desvendando O poder do macho...

Incrvel perceber como o prprio ato de escrever sobre uma discriminao era recebido com preconceito maior ainda, como assunto de mal-amadas. E como boa a sensao oposta: sentir-se subversiva! Este livro de Heleieth Saffioti, construdo dentro de uma proposta de abordar temas candentes e complexos, em linguagem acessvel ao grande pblico, e como denncia da situao de explorao contra a mulher e o negro, fizeram dele um sucesso estrondoso, no s no Brasil, mas em outros pases. Como afirma Fernanda Pompeu, ao retratar a obra da autora: Em meios aos livros, h um campeo de vendas, destinado ao pblico em geral: O Poder do Macho (1987), com edies sucessivas e tradues para vrios idiomas (Pompeu, 2007: 69). O texto produzido por Saffioti para dar conta de explicar o poder do macho adulto, branco inicia-se com uma explicao sobre os papis sociais atribudos s diferentes categorias de sexo (tema do captulo 1) e a quem serviria a relao de dominao da mulher pelo homem (no captulo 2). O n grdio da questo apontado prontamente: qual seria a razo do desinteresse dos homens pela problemtica feminina? Essa razo residiria no fato de que, em geral, no se mostra a eles a face oculta do chamado privilgio do macho. Mas por qu? Responde a autora:
Ora, no momento em que o homem entender que tambm ele prejudicado pelas discriminaes praticadas contra as mulheres, a supremacia masculina estar ameaada. E com ela estaro tambm ameaados o duplo padro de moral que alimenta a famlia burguesa, a prpria famlia, o domnio dos poderosos. O mesmo pode ser dito com relao discriminao contra negros. (Saffioti, 1987: 7)

Saffioti indica a origem do que afetaria os dois tipos de discriminao, baseadas nas relaes de dominao engendradas na sociedade em pauta: a capitalista. Este , em meu entendimento, o aspecto das problematizaes levantadas pela autora que mais ajuda a compreender o foco de sua discusso: no se trata simplesmente de uma luta no sentido de confronto entre homens e mulheres, ou entre brancos e negros. Esta preciso da autora em determinar a origem do problema, livra-nos da armadilha de deixar ileso o principal inimigo e, portanto, nos ajuda a no perder a possibilidade de combat-lo com eficcia. Vejamos como ela explica este aspecto: A sociedade no est dividida entre homens dominadores de um lado e mulheres subordinadas de outro. H homens que dominam outros homens, mulheres que dominam outras mulheres e mulheres que dominam homens (Ibidem: 16). Ela explica que a diviso da populao em classes sociais, profundamente desiguais quanto s oportunidades de vencer na vida, representa outra fonte de dominao, que considerada absolutamente legtima por aqueles que se proclamam neutros (Ibidem). Diz, ainda, que o mesmo ocorreria com as diferenas raciais e/ou tnicas. O patriarcado entendido como
114 Lutas Sociais, So Paulo, n.27, p.110-118, 2o sem. 2011.

o sistema de relaes sociais que garante a subordinao da mulher ao homem no se constituiria, portanto, no nico princpio estruturador da sociedade brasileira. Em suma, o livro busca explicitar a combinao dos trs princpios de estruturao da sociedade brasileira: a simbiose entre patriarcado, racismo e capitalismo. Essa demonstrao vai ficando mais clara a partir do captulo 3, A supremacia masculina na sociedade capitalista, onde a autora se esmera em demonstrar os efeitos dessa simbiose na sociedade brasileira. Ela recorre aos aspectos histricos presentes na organizao do mundo do trabalho desde o escravismo, passando pelo feudalismo at chegar no capitalismo. A clareza com que o faz, numa sntese histrica de difcil articulao, salta aos olhos. E sintetiza:
Assim, desde que se estabeleceu a propriedade privada dos meios de produo (tudo aquilo que preciso pr disposio dos trabalhadores para tornar possvel a produo de bens e servios), uma minoria vive s custas do trabalho da maioria. (Ibidem: 41)

Nesse nterim, explicado o resultado da potencializao da trade patriarcado-racismo-capitalismo, remetendo s suas origens histricas mundiais. Inicia-se pelo patriarcado como o mais antigo sistema de dominao-explorao. Posteriormente, aparece o racismo, quando certos povos se lanam na conquista de outros, menos preparados para a guerra. E, finalmente, em muitas destas conquistas, o sistema de dominao-explorao do homem sobre a mulher foi estendido aos povos vendidos (Ibidem: 60). Ela exemplifica o mecanismo dessa subordinao: com frequncia, mulheres de povos vencidos eram transformadas em parceiras sexuais de guerreiros vitoriosos ou por estes violentadas. E alerta sobre uma prtica que continua contempornea: quando um pas ocupado militarmente por tropas de outra nao, os soldados servem-se sexualmente de mulheres do povo que combatem. Exemplifica: Este fenmeno aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, dele resultando muitos filhos de soldados norte-americanos com mulheres japonesas (Ibidem). Saffioti no desconsidera que o poder do macho est presente nas classes dominantes e nas subalternas, nos contingentes populacionais brancos e nobrancos (Ibidem: 16). Mas chama a ateno para o fato de que apresenta vrias nuanas:
De um modo geral, contudo, a supremacia masculina perpassa todas as classes sociais, estando tambm presente no campo da discriminao racial. Ainda que a supremacia dos ricos e brancos torne mais complexa a percepo da dominao das mulheres pelos homens, no se pode negar que a ltima colocada na ordem das bicadas uma mulher. Na sociedade brasileira, esta ltima posio ocupada por mulheres negras e pobres (Ibidem).
Desvendando O poder do macho... Lovatto, A. 115

Em funo deste aspecto, a autora toma cuidado para no privilegiar nenhum dos trs momentos da trade como essencialmente predominante, ou seja, do raciocnio da priorizao de um dos sistemas de dominao-explorao. A fuso que, de fato, ocorre entre eles acaba sendo to profunda que seria praticamente impossvel afirmar que tal discriminao provm do patriarcado, ao passo que outras se vinculam ao sistema de classes sociais e ou ao racismo. (Ibidem). Ao mesmo tempo nenhum deles pode operar autonomamente: se o patriarcado fosse regido por leis especficas, independentemente das leis capitalistas, o homem continuaria a ser o nico provedor das necessidades da famlia, no havendo mulher trabalhando remuneradamente (Ibidem: 61). Mas, afinal, considerando todas as questes histricas, como o chamado poder do macho poderia afetar tantas esferas da vida em sociedade no Brasil? Este tema permeia todo o livro de Saffioti que apresenta ao leitor a relao mais direta desse mecanismo. O caminho que utiliza para essa explicitao indicado em dois captulos, onde so discutidas as contradies da ideologia liberal (captulo 4) e a indicao de uma estratgia de luta (captulo 5). Em sntese, ela procura construir um quadro que demonstra como o Brasil era conhecido como um pas no cumpridor de leis. Afinal, segundo a ideologia liberal as leis serviriam para garantir os direitos dos cidados. Relendo, agora, este aspecto tratado no texto de 1987, tive a oportunidade de comentar com vrias pessoas sobre a atualidade de Saffioti, pois, embora seja inegvel um certo avano no conjunto de normas jurdicas no Brasil contemporneo pelo menos no que diz respeito formulao de leis como a da punio da violncia domstica atravs da Lei Maria da Penha jamais poderamos afirmar que a situao esteja resolvida. Fundamentalmente, porque a formalidade da lei no garante seu imediato e efetivo cumprimento, alm da resoluo sempre parcial que isto representa. A punio, quando ocorre, vem necessariamente depois da violncia praticada. Seguindo o raciocnio do limite, porm necessrio no mnimo cumprimento das leis, Saffioti segue o planejamento de seu texto, propondo uma estratgia de luta. Alerta que no existe uma nica maneira de lutar contra as discriminaes raciais e sexuais. Isso porque diferentes grupos de negros e de mulheres, com conscincia das discriminaes sofridas, enfrentam de formas diversas este sistema de dominao-explorao (Ibidem: 86), por causa das diferentes posies que ocupam, pelo menos em trs aspectos: a) na estrutura de poder; b) na filiao a distintos partidos polticos; c) nas desigualdades entre as escalas de valores dos militantes. Cito uma das exemplificaes que mais correspondem a essa questo levantada por Saffioti, no tocante discriminao racial e, na sequncia, discriminao sexual:

116 Lutas Sociais, So Paulo, n.27, p.110-118, 2o sem. 2011.

Como a categoria social negros no homognea, pois inclui ricos, remediados, pobres, miserveis, assim como homens e mulheres, para no mencionar as diferentes tonalidades de pele, no so tampouco homogneas as estratgias de luta. O mesmo fenmeno da heterogeneidade encontra-se no seio da categoria social mulheres. Em todas as classes sociais h mulheres. Logo, aquilo que interessa a mulheres de uma classe social pode no interessar a mulheres de outra classe social (Ibidem: 86).

Novamente, aparece a preocupao constante na perspectiva de Saffioti de no transformar uma luta feminista numa guerra entre homens e mulheres. Neste ponto de seu texto ela volta a referir o significado das citaes de Marx e Engels colocadas como epgrafes de seu texto: A doutrina materialista de que os seres humanos so produtos das circunstncias e da educao (...), esquece que as circunstncias so transformadas precisamente pelos seres humanos e que o educador tem, ele prprio, de ser educado (Marx e Engels, 1982: 420). Ela alerta que preciso muito cuidado em relao a isso, no tocante s estratgias de luta, defendendo que, assim como mulheres burguesas no pensam, necessariamente, da mesma maneira que mulheres operrias, h igualmente distintas perspectivas de anlise da situao da mulher e da luta para melhor-la (Saffioti, 1987: 93). O principal erro nesta estratgia consistiria em colocar no mesmo cesto todas as tendncias feministas, atribuindo-lhes as caractersticas de uma corrente minoritria, capaz de despertar resistncias e dios em homens e mulheres (Ibidem). O livro encerrado com um captulo-pergunta que, em verdade, significava um apelo ao pblico leitor, especialmente aos jovens, a quem se destinava a publicao: Vale a pena lutar? Evidentemente, a energia vital de Saffioti indicou um sim como resposta. Ela, no entanto, alertava que, na luta poltica, trata-se de saber se se deseja uma democracia para poucos, uma democracia para muitos ou uma democracia para todos (Ibidem: 98). E que, no obstante a alegao de que o jovem no necessariamente progressista ou revolucionrio, havia muitos adultos e at pessoas em idade avanada que desenvolviam uma conscincia crtica muito aguda quanto s injustias da sociedade capitalista (Saffioti, 1987: 99). Diz que essas pessoas, so sempre jovens, independentemente da idade que tenham, se se adotar a premissa de que o jovem todo aquele disposto a aceitar e ou provocar transformaes sociais (Ibidem). E foi assim que, como a prpria autora afirma em sua Concluso, este pequeno livro conseguiu conjugar e trouxe anlises e reflexes resultantes de 25 anos de estudos sobre a temtica da mulher (Ibidem: 111). Eis um exemplo contundente de uma mulher que assimilou com a prpria vida o indicativo de que os filsofos deveriam no s explicar o mundo, mas transform-lo. Da nossa saudade, que nada poder aplacar.
Desvendando O poder do macho... Lovatto, A. 117

Saudades da Heleieth No momento em que recebi a triste notcia de que nunca mais poderia v-la, um filme passou pela minha cabea, como deve ter acontecido com todos que a conheceram. O que mais sinto saudades so das tardes que passei com Heleieth em seu apartamento na Praa da Repblica, freqentado por todas ns, alunas de seus cursos. A generosidade de nos abrir sua casa, de nos deixar usufruir de sua biblioteca que ocupava praticamente todos os cmodos do apartamento era imensa. A biblioteca estava l para ns. Afinal, dizia ela, de que adiantava acumular tantos livros, se no pelo prazer de dividi-los conosco? Talvez por isso, eu tenha ficado com essa tremenda sensao de que lhe devo tanto.

Bibliografia GONALVES, Renata (2011). O feminismo marxista de Heleieth Saffioti. Lutas Sociais, n.27, So Paulo. MARX, Karl e ENGELS, Friedrich (1982). Obras escolhidas. Lisboa: Avante / Moscou: Progresso. SAFFIOTI, Heleieth (1979). O fardo das brasileiras - de mal a pior. Escrita Ensaio, n.5, So Paulo. __________ (1987). O poder do macho. So Paulo: Moderna. Coleo Polmica. __________ (1991). Novas perspectivas metodolgicas de investigao das relaes de gnero. In: MORAES SILVA, Maria Aparecida de (org.). Mulher em seis tempos - Seminrio Temtico II. Araraquara: Faculdade de Cincias e Letras, UNESP. POMPEU, Fernanda (2007). Heleieth Saffioti. In: CHARF, Clara (org.). Brasileiras Guerreiras da Paz. So Paulo: Contexto. MORAES SILVA, Maria Aparecida de. (1991). Introduo. In: Mulher em seis tempos - Seminrio Temtico II. Araraquara: Faculdade de Cincias e Letras, UNESP.

118 Lutas Sociais, So Paulo, n.27, p.110-118, 2o sem. 2011.

Вам также может понравиться