Вы находитесь на странице: 1из 1

Calabrese, Omar, Como se l uma obra de Arte

Crtica de Arte (13) 2. Crtica


como discurso descritivo, interpretativo e valorativo das obras (12)

1. A histria e a crtica (11)


Kant, na Crtica da Razo Pura , separa os dois actos crticos: distinguir e avaliar a obra. No primeiro momento acumula-se conhecimento sobre um fenmeno de forma a distingui-lo de outros; no segundo momento, desenvolve-se a apreciao ou o juzo do gosto. O elemento histrico de algum modo limite a subjectividade do segundo momento. A crtica da arte acumula diversos conflitos: a) entre discurso avaliador da obra e discurso descritivo; b) entre a base objectiva ou subjectiva do discurso crtico-artstico; c) sobre a pertinncia dos mtodos na crtica de arte; d) so conflituosas as relaes entre crtica e histria (ou, respectivamente, crtica como contemporaneidade entre produo e interpretrao da obra e crtica como histria das suas diferentes interpretaes e descries).

3. A linguagem do crtico etrea e incompreensvel serve (13)


para prestigiar discursos sem contedo? para criar uma aura ao crtico e engrandecer a criatividade do artista... encontra-se associada de algum modo a uma forte discursividade (17) universo denso em metforas: musicalidade das cores; ritmo da composio; cromatismo das variaes musicais; arquitectura da frase (17) O sistema semntico e retrico da linguagem dos crticos adopta cada vez mais a forma de uma linguagem potica (18) Com dois resultados: 1. produz uma aproximao muito grande entre arte e crtico, criando a lenda do crtico; 2. transforma o discurso crtico em discurso de elite, hermtico e crptico. funciona quase como uma autolegitimao valorativa da sua actividade (18)

4. A linguagem tcnica da crtica (14)


aproveitada de diversas reas (fresco, perspectiva, miniatura - so metforas do dia-a-dia (14) a psicanlise, a sociologia, a teoria da informao, a lgica so vtimas de um saque terminolgico constante da parte dos crticos de arte, passando aquelas cincias a ser estaleiros de termos e no instrumentos de interpretao (16)

5. Subjectividade (15)
vem do Romantismo comea-se a criar uma linguagem especfica da crtica e de certos crticos os meios de comunicao como que criam essa linguagem que acaba por ser homologada pelos meios de comunicao nesta perspectiva o crtico deixa de ser o mediador que deveria ser e passa a ser o epicentro da ateno, que no deveria ser (15)

6. O antimtodo de raiz croceana/heideggeriana (16)


Para Benedetto Croce, crtica sempre traio (12) a leitura sistemtica de um fenmeno no esgota a descrio e a interpretao e a explicao da obra de arte (16) neste sentido a crtica da arte um dos maiores adversrios da semitica (16) de algum modo e nesta perspectiva as infinitas interpretaes limitariam qualquer interpretao (17)

7. O Juzo de valor avaliao da obra (17)


Haver uma forma de avaliar a obra evitando o subjectivismo selvagem e a fico da objectividade? Uma forma de escapar (mesmo que parcialmente) s generalizaes dogmticas, conservando certas garantias de coerncia argumentativa?(19)

4.Critica_de_Arte.mmap - 26-10-2009 -

Вам также может понравиться