Вы находитесь на странице: 1из 2

Falha em motortrifsico

Qualidade de Energia
Durante trs anos consecutivos um motor trifsico de dimenses especialmente grandes parava de funcionar duas vezes por ano. O gerente de manuteno das instalaes chamou o contratante que fez o servio eltrico e o fabricante do motor, que culparam um ao outro, mas no conseguiram resolver o problema no local. As instalaes ficaram desamparadas, sem nenhuma medida corretiva, e incorrendo custos cclicos devidos a paralisaes constantes para reparo do motor e perda de produo. Cansado do que estava demonstrando ser um padro de falha, o gerente das instalaes contratou um consultor autnomo. Oconsultor disse ao gerente que iria fazer um levantamento completo da qualidade da energia do sistema de distribuio eltrica que alimentava o motor, identificar as caractersticas de operao e tentar resolver oproblema a partir disso.

Nota de aplicao

Estudo de Caso

Com base nisso, o consultor apertou o boto Scope (osciloscpio) para ver as formas de onda e valores numricos das trs fases. A julgar pelas diferenas entre as magnitudes indicadas na parte superior da tela, parecia haver um problema de desequilbrio entre as fases (Fig. 2).

Ferramentas de medio: Analisador de qualidade da energia Fluke 434 Caractersticas: Osciloscpio, desequilbrio, harmnicos

Fig. 2 Onda de tenso desequilibrada

Medies
O consultor conectou seu instrumento porttil, o analisador de qualidade da energia trifsico Fluke 434, ao circuito de alimentao de energia do motor e apertou o boto View Config (exibir configurao). Odiagrama confirmou que as conexes estavam corretas e que a energia era do tipo tringulo trifsico (Fig. 1).

Para obter mais informaes, ele passou para a exibio numrica, natela de Volts/Amps/Hertz. A leitura da corrente era ainda mais alta econtinuava a indicar desequilbrio (Fig. 3).

Fig. 3 Onda de tenso desequilibrada

Fig. 1 Tringulo trifsico

Fonte: Biblioteca Digital Fluke em www.fluke.com/library

O consultor, ento, passou para a tela Unbalance (desequilbrio) e verificou os valores de tenso ecorrente, bem como o diagrama de fase, para ver se o motor estava operando dentro dos limites aceitveis(veja as figuras 4-6).

Finalmente, para garantir, ele selecionou Harmnicos no menu para verificar se as frequncias no estavam contribuindo para oproblema (Fig. 7 e 8).

do novo equipamento trs anos antes havia causado um desequilbrio significativo na tenso do sistema eltrico, aponto de produzir odesequilbrio da corrente no motor, o que, por sua vez, aumentou a temperatura de operao dos condutores eenrolamentos acima dos limitesaceitveis.

Concluso
Para resolver a situao, oconsultor equilibrou as cargas monofsicas internas das trs fases, reduzindo, assim, o desequilbrio total da tenso e, consequentemente, o desequilbrio da corrente no motor. Isso tambm fez baixar o valor da corrente de fase e a temperatura de operao do motor. Ele efetuou novas medies de referncia, para fins de futura monitorao, transferiu todas as telas salvas para o seu computador e imprimiu um relatrio tipo antes e depois para o gerente demanuteno das instalaes. Embora o gerente no fosse especialista em qualidade de energia, ele pde notar a diferena entre as telas. Agora estava claro para ele por que as medies de qualidade de energia precisavam ser efetuadas antes e depois da instalao de novos equipamentos. Todos os custos relacionados paralisao das operaes etempo de reparo do motor tinham sido desnecessrios. Quando oconsultor sugeriu que fosse feita uma programao de manuteno preventiva regular, o gerente concordou.

Fig. 4 Corrente em ampres da fase desequilibrada

Fig. 7 Harmnicos

Fig. 5 Tenso da fase desequilibrada

Fig. 8 Tabela de harmnicos

Anlise
A partir das medies de desequilbrio, ele pde constatar um desequilbrio que estava produzindo um valor de corrente de fase excessivamente alto. Ele conferiu as especificaes do motor e confirmou que a corrente da fase estava acima da classificao de FLA (corrente de plena carga) do motor. Ao examinar os dados das trs fases ele verificou que o desequilbrio da corrente era devido ao excesso de carga em uma das fases. O consultor rastreou odesequilbrio de tenso a um equipamento especfico instalado fazia trs anos. Ele descobriu que todas as cargas monofsicas internas estavam conectadas na mesma fase. Ainstalao

Fig. 6 Tabela de desequilbrio

Fluke. Mantendo o seu mundo funcionando.

Fluke Corporation PO Box 9090, Everett, WA USA 98206 Fluke Europe B.V. PO Box 1186, 5602 BD Eindhoven, Holanda Para saber mais, ligue para: Nos EUA (800) 443-5853 ou Fax (425) 446-5116 Na Europa/Or. Mdio/frica (31 40) 2 675 200 ou Fax (31 40) 2 675 222 No Canad (800)-36-FLUKE ou Fax (905) 890-6866 Em outros pases +1 (425) 446-5500 ou Fax +1 (425) 446-5116 Na Web: http://www.fluke.com/

2 Fluke Corporation

Estudo de caso de qualidade da energia: Falhas em motores trifsicos

2004 Fluke Corporation. Todos os direitos reservados. Impresso nos EUA. 8/2011 4061281 A-PT-BR-N Rev A

Вам также может понравиться