Вы находитесь на странице: 1из 75

Compra

sustentvel

A fora do consumo pblico e empresarial para uma economia verde e inclusiva

Compra

sustentvel

A fora do consumo pblico e empresarial para uma economia verde e inclusiva

So Paulo Programa Gesto Pblica e Cidadania 2012

Realizao Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administrao de So Paulo da Fundao Getulio Vargas (FGV-EAESP) Parceria ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade / Secretariado para Amrica do Sul (SAMS) Edio: Srgio Adeodato Autores Luciana Stocco Betiol Thiago Hector Kanashiro Uehara Florence Karine Lalo Gabriela Alem Appugliese Srgio Adeodato Lgia Ramos Mario Prestes Monzoni Neto Colaborao tcnica: Ana Coelho, Paulo Branco, Renato Orsato, Renato Armelin, Beatriz Kiss, Ute Thiermann, Livia Tiemi Bastos, Ricardo Dinato, Giovanna Sanches e Iago Rodrigues (GVces); Mark Hidson (ICLEI European Secretariat). Colaborao administrativa e de comunicao: Fbio Storino, Maria Piza, Luiza Xavier, Renata Celete, Bel Brunharo, Daniela Sanches, Ana Bezerra (GVces); Bruna Cerqueira e Laura Santos (ICLEI SAMS), Jos Francisco da Silva Neto (pesquisa). Projeto grfico e direo de arte: Walkyria Garotti Infogrficos: Sandro Falsetti Impresso: Ville Artes Grficas Financiamento da impresso: ICLEI Brasil Agradecimentos: aos tcnicos, gestores e especialistas entrevistados que nos receberam em todo o pas e aqueles que responderam ao nosso questionrio eletrnico; ao Conselho Diretor do ICLEI Brasil e equipe internacional do ICLEI pelo seu apoio constante; Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e SEBRAE MG que possibilitaram e apoiaram a realizao de workshop de subsdio a esta obra, durante o Congresso Mundial ICLEI 2012; e ao GesRio pela parceria em evento durante a Rio+20.
Compra Sustentvel: a fora do consumo pblico e empresarial para uma economia verde e inclusiva / Luciana Stocco Betiol, Thiago Hector Kanashiro Uehara, Florence Karine Lalo, Gabriela Alem Appugliese, Srgio Adeodato, Lgia Ramos, Mario Prestes Monzoni Neto. So Paulo: Programa Gesto Pblica e Cidadania, 2012. 144p. ISBN 978-85-87426-20-8 1. Desenvolvimento sustentvel. 2. Poltica ambiental. 3. Economia ambiental. 4. Consumo (Economia) Aspectos ambientais. 5. Consumo (Economia) Aspectos sociais. 6. Empresas Aspectos ambientais. I. Betiol, Luciana Stocco. II. Uehara, Thiago Hector Kanashiro. III. Lalo, Florence Karine. IV. Appugliese, Gabriela Alem. V. Adeodato, Srgio. VI. Ramos, Lgia. VII. Monzoni Neto, Mario Prestes. VIII. Ttulo.

Compra

Luciana Stocco Betiol Thiago Hector Kanashiro Uehara Florence Karine Lalo Gabriela Alem Appugliese Srgio Adeodato Lgia Ramos Mario Prestes Monzoni Neto

sustentvel

A fora do consumo pblico e empresarial para uma economia verde e inclusiva


1 edio So Paulo Programa Gesto Pblica e Cidadania 2012

CDU 658.89

Ficha catalogrfica elaborada pela Biblioteca Karl A. Boedecker da Fundao Getulio Vargas SP.
1 tiragem Autorizamos a reproduo e divulgao total ou parcial desta obra, por qualquer meio convencional ou eletrnico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte. Apreciaramos receber uma cpia de qualquer publicao que use esta como fonte. Nenhum tipo de uso desta publicao pode ser feito para revenda ou fins comerciais sem prvia autorizao por escrito do ICLEI Brasil e do GVces. Esta obra expressa a viso dos seus autores, no representando, necessariamente, a opinio da FGV e do ICLEI. Os leitores interessados em se comunicar conosco podem acessar nossos sites: www.fgv.br/ces - www.iclei.org/lacs/portugues - www.sustainable-procurement.org

Prefcio
Por Paulo D. Branco*

dimenso e gravidade dos desafios econmicos, sociais e ambientais com que nos defrontamos deixam cada vez mais evidente a necessidade de darmos escala e velocidade adoo de estratgias e prticas empresariais alinhadas ao desenvolvimento sustentvel. No que se refere velocidade, a impresso que tenho de que no teremos avanos suficientes, alm dos j obtidos nos ltimos dez anos, com base nos indutores de regulao e autorregulao vigentes e nas iniciativas voluntrias j adotadas pelas empresas. Quanto escala, me parece cada vez mais ilusrio acreditar que aes isoladas, mesmo que inovadoras e bem intencionadas, de empresas, governos ou organizaes da sociedade civil, possam fazer frente aos desafios que hoje definem uma verdadeira crise civilizatria. Responder a esse cenrio, em que escala e velocidade se tornam premissas , portanto, a questo central que se impe s organizaes comprometidas com um novo modelo de desenvolvimento, que atenda a busca por bem estar do conjunto da populao ao mesmo tempo em que respeita a capacidade de suporte do planeta. E por reconhecer o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces) como uma dessas organizaes, celebro com entusiasmo a publicao deste livro, o qual preenche uma lacuna na produo de conhecimento no Brasil sobre compras sustentveis e deixa evidente a enorme contribuio deste tema para ampliar e acelerar a adoo de prticas empresariais que incorporam atributos de sustentabilidade. Alm da consistncia dos argumentos sobre a fora do consumo pblico e empresarial para uma economia verde e inclusiva, o livro tem o mrito de ir alm respondendo questes prticas que aigem muitos dos lderes e gestores com quem tenho lidado nas empresas. Pressionados pelos resultados de curto prazo e pelos riscos socioambientais cada vez mais concretos e passveis de corresponsabilidade, os profissionais das diversas reas, em especial os que atuam em suprimentos e sustentabilidade, encontraro nesta obra argumentos e recomendaes preciosas para aprimorarem as polticas e prticas de gesto e relacionamento com os fornecedores de suas organizaes. E isto no se res-

tringe s instituies privadas ou pblicas, j que os autores analisam ambas e nos mostram com clareza que h mais similaridades do que diferenas nos desafios vividos pelos compradores desses dois tipos de organizao, quando buscam incorporar a sustentabilidade em suas decises. E talvez seja essa constatao, de que as similaridades so maiores do que as diferenas, a grande janela de oportunidades que o livro descortina. Acredito que da possam emergir muitas possibilidades de cooperao entre empresas, governos e organizaes da sociedade civil, para de fato fazermos valer o poder de inuncia das compras institucionais na consolidao de um modelo de produo e consumo que responda aos desafios globais da sustentabilidade.

(*) Paulo D. Branco Coordenador do Programa Inovao na Criao de Valor do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces) e scio fundador da Ekob, empresa de consultoria em sustentabilidade corporativa. Nos ltimos doze anos tem contribudo para a integrao de princpios e prticas do desenvolvimento sustentvel na estratgia de diversas empresas nacionais e multinacionais assim como na cadeia de valor de diferentes setores.

Prefcio

Por Pedro Roberto Jacobi*


sionais em potenciais fatores de dinamizao da sociedade e de ampliao da responsabilidade scio-ambiental. Existem dois caminhos que a sociedade tem utilizado como referncia para abordar a problemtica da transformao de uma lgica que inuencie mudanas no consumo as dimenses da eficincia e do uso final. Do lado da eficincia, os produtores tm mudado para a utilizao de produtos e servios menos intensivos em energia e recursos naturais- reuso. Entretanto como a dimenso da eficincia no seria por si mesma suficiente para reduzir drasticamente o uso dos recursos naturais, a abordagem centrada no uso final fundamental, ao enfatizar a proviso das necessidades das pessoas usando a menor quantidade possvel de recursos naturais. Estes enfoques diferem substantivamente. Enquanto a nfase na eficincia significa fazer com que os padres vigentes de produo e consumo se tornem mais eficientes; o enfoque no uso final defende uma modificao nas estruturas de produo e consumo, de tal forma que as necessidades das pessoas possam ser supridas usando um mnimo de recursos, com um enfoque que priorize a economia verde. O grande desafio que se coloca o da mudana na viso das polticas pblicas. Isto possibilitar desenvolver conceitos e estratgias de desenvolvimento que promovam efetiva reduo de prticas pautadas pelo desperdcio; e pela superao do paradigma que nos coloca cada vez mais numa encruzilhada quanto capacidade de suporte do planeta e da habilidade que a sociedade tem de buscar um equilbrio entre o que se considera ecologicamente necessrio, socialmente desejvel e politicamente atingvel ou possvel. Cabe ressaltar o importante papel que devem realizar as instituies da sociedade civil na direo de conscientizar sobre a importncia do consumo ser cada vez mais sustentvel; baseado numa lgica de co-responsabilizao e adoo de prticas que orientem para um aumento permanente da informao aos cidados consumidores e o fortalecimento de sistemas de certificao na direo de uma economia verde e inclusiva. Eis o importante propsito que se coloca esta publicao: a de trazer para um pblico mais amplo a necessria reexo e aprofundamento do conhecimento sobre um tema que dever mobilizar cada vez mais empresas e rgos de governo, o consumo pblico e empresarial para uma economia verde e inclusiva.
(*) Pedro Roberto Jacobi Presidente do ICLEI Brasil, Professor Titular da Faculdade de Educao e do Programa de Ps Graduao em Cincia Ambiental Universidade de So Paulo (USP)

temtica da Compra Sustentvel enseja uma necessria reexo sobre o quanto a sociedade planetria precisa fortalecer prticas sustentveis, e dentre estas mudanas na lgica das licitaes pblicas enquanto instrumento de transformao no modus operandi da cadeia produtiva dos diferentes setores da economia. O desafio de promover prticas socioambientalmente responsveis se extende a todos os segmentos da sociedade, mas notadamente aos governantes e empresrios, na medida em que estes tem papel estratgico na definio de estratgias inovadoras para transformar os padres produtivos e as formas de promover estilos da vida e comportamentos. Atualmente, o avano rumo a uma sociedade sustentvel permeado de obstculos, na medida em que existe uma restrita conscincia na sociedade a respeito das implicaes do modelo de desenvolvimento em curso. A multiplicao dos riscos, em especial os ambientais e tecnolgicos de graves consequncias so elemento chave para entender as caractersticas, os limites e as transformaes da nossa modernidade. cada vez mais notria a complexidade desse processo de transformao de uma sociedade crescentemente no s ameaada, mas diretamente afetada por riscos e agravos socioambientais. O sculo XXI inicia-se em meio de uma emergncia scio-ambiental, que promete agravar-se, caso sejam mantidas as tendncias atuais de degradao; um problema enraizado na cultura, nos estilos de pensamento, nos valores, nos pressupostos epistemolgicos e no conhecimento, que configuram o sistema poltico, econmico e social em que vivemos. Coloca-se a necessidade de reetir sobre a cultura, as crenas, valores e conhecimentos em que se baseia o comportamento cotidiano, assim como sobre o paradigma antropolgico-social que persiste em nossas aes. A nfase em prticas que estimulam a intersetorialidade e a transversalidade revela um importante potencial que existe para sair do lugar comum e promover mudanas no comportamento e aumento da responsabilidade social e tica ambiental. O caminho para uma sociedade sustentvel se fortalece na medida em que se desenvolvam polticas pblicas e atividades produtivas focadas em produo e consumo sustentvel e que a sociedade faa sua parte fortalecendo o controle social. Isto nos leva reexo sobre a necessidade da formao do profissional reexivo para desenvolver prticas que se articulem com o meio ambiente numa perspectiva de sustentabilidade. Assim sendo, representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas prticas profis-

Apresentao

livro Compra Sustentvel: A fora do consumo pblico e empresarial para uma economia verde e inclusiva, executado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundao Getulio Vargas de So Paulo (GVces), em parceria com o ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade/Secretariado para Amrica do Sul (SAMS), fruto da unio de conhecimento e consolidao de experincias advindas de ambas as instituies no tema das compras institucionais sustentveis. A obra tem como pano de fundo as edies do Guia de Compras Pblicas Sustentveis, onde se apresentam diversas experincias do ICLEI decorrentes da Campanha Procura+, marco internacional sobre o tema compras pblicas sustentveis, e metodologia que gerou avanos e reexes sobre o papel do poder pblico como grande consumidor e indutor de sustentabilidade. Agregam-se a isso as experincias junto gesto de suprimento em empresas de grande porte realizadas pelo GVces, e o interesse em compreender melhor as sinergias entre os setores pblico e empresarial no tema do consumo sustentvel. Sob o guarda-chuva do conceito de economia verde e inclusiva, proposio de um novo modelo de desenvolvimento, renovado em 2012 durante a Conferncia das Naes Unidas conhecida como Rio+20, as equipes do GVces e do ICLEI, juntamente com o jornalista Srgio Adeodato, elaboraram esta obra, voltada alta administrao das instituies, seus respectivos gestores e compradores, alm de estudiosos da rea. Escrita com uma linguagem jornalstica, mas preservando o rigor acadmico, a redao leve e inspiradora, fazendo emergir sua proposta maior: orientar polticas e fomentar prticas de compras institucionais sustentveis. uma luta contra o tempo. Assim tem incio o livro, apresentando uma linha histrica do ingresso do tema de consumo e produo sustentveis na agenda global. Explicita-se na obra quem so e quais so os potenciais atores e instrumentos que interagem para o seu alcance. De forma ldica so apresentados infogrficos temticos apontando o impacto decorrente do consumo e da produo, inspirados na Avaliao do Ciclo de Vida (ACV). Caminhando para os captulos 2 e 3, o leitor se depara com exemplos inspiradores de compras institucionais obtidos por meio de entrevistas inditas, notcias, relatrios corporativos e artigos cientficos que relatam experincias exitosas nos setores pblico e empresarial, ressaltando que instituies rom-

peram resistncias e se tornaram protagonistas quanto ao uso do potencial de transformao por meio do consumo e da produo voltados sustentabilidade. No captulo 4, dentro de um vis mais orientador, duas ferramentas so indicadas para melhoria contnua da gesto de compras pblicas e empresariais, tendo sido a primeira desenvolvida pelo ICLEI, no mbito da Campanha Procura+, e a segunda pelo Pacto Global das Naes Unidas. Tambm so apresentadas proposies para a insero de atributos de sustentabilidade nos sistemas de gesto de compras e suprimentos. Baseado em nossas experincias em consultorias e projetos em parceria com governos, plataformas empresariais e pesquisas acadmicas, foi aplicado questionrio em cerca de 50 instituies, entre pblicas e empresariais, sistematizando aprendizados e alertando para os facilitadores e entraves de um consumo institucional voltado para a sustentabilidade. Dentre as instituies entrevistadas, foram escolhidos os exemplos citados nesta obra. Por fim, no captulo 5, sob uma perspectiva integrada dos setores e dos atores, incluindo o consumidor individual, analisamos criticamente os avanos e desafios obtidos nos ltimos anos e apontamos orientaes para o futuro da almejada economia verde e inclusiva, considerando as compras institucionais como instrumento fundamental para a (re)construo de um cenrio global mais favorvel ao desenvolvimento sustentvel. Boa leitura!

Coordenadora do Programa Consumo Sustentvel do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundao Getulio Vargas Escola de Administrao de Empresas de So Paulo Secretria Executiva/CEO do ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade, Secretariado para Amrica do Sul SAMS

Luciana Stocco Betiol

Florence Karine Lalo

Sumrio

1 2 3

O dilema do consumo

25 anos de desenvolvimento sustentvel. E agora?

12 32 70 100 122 134 136 138

O papel do poder pblico

Das licitaes sustentveis s novas polticas de governo

O engajamento das empresas

O impacto dos critrios de compra nas cadeias produtivas

4 5

Alm de preo, prazo e qualidade

Novos modelos orientam gestores pblicos e privados

Um planeta mais equilibrado

Avaliando ganhos econmicos, ambientais e sociais

* * *

Glossrio ndice remissivo Referncias bibliogrcas

O dilema do consumo
ISTOCKPHOTO FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/ABR/ EBC

As compras e os desaos socioambientais aps 25 anos de desenvolvimento sustentvel. E agora?

uma luta contra o tempo. Uma revoluo silenciosa e continuada em busca de padres de vida sustentveis que garantam o bem-estar das

futuras geraes. Seja nas metrpoles, na Amaznia ou no Saara, a batalha de todos, ricos e pobres, deflagrada para se quebrar a inrcia, vencer resistncias e criar novos hbitos de produo e consumo. A misso: reverter o atual processo de degradao ambiental e social e superar a crise financeira que colocam em xeque o combate pobreza, a paz e a conservao dos (eco)sistemas. O objetivo complexo, mas possvel, e passos importantes foram dados nas ltimas dcadas para alcan-lo. Na trincheira estamos todos ns, cada qual com o seu grau de responsabilidade, dos empresrios aos educadores, dos profissionais liberais aos governantes e gestores pblicos. A principal arma: o poder de escolha e deciso.

12

13

O ponteiro do relgio gira rpido. A populao mundial j consome mais de um quarto acima do que o planeta pode naturalmente repor . Nada
1

suprfluos de uma pessoa. O modelo que criamos est falido, afirma Bob Watson, conselheiro do governo britnico, para quem a aposta na tecnologia insuficiente. Ela dificilmente vir a tempo. O que far a diferena, diz ele, no so as solues tecnicamente sofisticadas e mirabolantes, mas as iniciativas que j esto ao nosso alcance e dependem da tomada de decises. O crescimento material ilimitado a partir de recursos naturais finitos insustentvel. Em tom de alerta, o relatrio do Pnuma enftico ao propor a eliminao de subsdios pblicos nocivos, a exemplo do atual montante de US$ 1 trilho dispensado por ano ao setor energtico baseado em fontes sujas, como carvo e petrleo6. O cenrio de empobrecimento do planeta sombrio, mas pode ser revertido no sentido de garantirmos recursos ao sustento das geraes futuras. O caminho complexo, pois requer mudanas de hbitos no cotidiano dos lares, das empresas e dos governos. Est em jogo o desafio de dar escala, dimenso e importncia econmica a prticas sustentveis para que se disseminem e sejam rapidamente popularizadas na sociedade. Em resumo: mudanas no modelo de produo e consumo j no podem ser proteladas ou colocadas no plano perifrico das decises globais.

menos que 15 dos 24 servios vitais oferecidos pela natureza, como gua, equilbrio climtico e solos para produo de alimentos esto em franco declnio, de acordo com a Organizao das Naes Unidas (ONU) . Sem
2

novos padres produtivos, estamos sendo conduzidos a um aquecimento global acima dos limites de segurana, definidos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudana do Clima. No ritmo atual, dizem os especialistas, at 2100 a Terra poder estar entre 3 e 5 graus Celsius mais quente do que h um sculo atrs, sob ameaa de desastres naturais, escassez de matria-prima, aumento da desigualdade social e impactos negativos nas condies de vida3. O que tempos atrs poderia ser visto como um exagero ambientalista ou algo restrito a um futuro longnquo, hoje consome pginas e mais pginas de relatrios elaborados por economistas e cientistas de renome internacional. Em fevereiro de 2012, o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) divulgou documento assinado em Nairobi por um seleto grupo de lideranas globais, apresentando com rigor e inquietude a situao em que se encontra o planeta em reas vitais como clima, fome, perda de recursos naturais, consumo alm dos limites sustentveis e necessidade de se redirecionar os incentivos ao transporte e energia . Em suas 22 pginas, o documento diz que um mundo
4

Marcos de um novo conceito


Surge no horizonte a urgncia de avanos mais expressivos e prticos do chamado desenvolvimento sustentvel, 25 anos aps o conceito ter sido proposto como uma condio ao bem-estar futuro do planeta. Em 1987, no relatrio Nosso Futuro Comum, tambm conhecido como Relatrio Brundtland, a ONU destacou a importncia de limites no uso de recursos naturais e conceituou o desenvolvimento sustentvel: aquele que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer o suprimento das geraes futuras. A iniciativa reforava as ideias lanadas quinze anos antes pelo Clube de Roma no estudo Os Limites do Crescimento, conduzido com aval do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
15

sustentvel, mais tico no acesso aos recursos naturais, sem pobreza e com equidade social, um sonho possvel e realizvel. Mas no poder ser concretizado se seguirmos o caminho atual, baseado em um sistema econmico e social deteriorado. A cultura do consumismo encontra razes nos EUA. Logo no incio do sculo XX a capacidade produtiva l instalada superou a demanda, o que levou os comerciantes a recorrerem a medidas de marketing para forar o aumento do consumo . Desde ento, identificar as necessidades bsicas
5

de uma populao tornou-se um tpico ainda mais controverso: no existem diferenciaes claras entre o que seriam necessidades reais e desejos
14

Dcada de 1970

Histria em evoluo
Dcada de 1980
1988
A ateno mais voltada ao design dos processos produtivos do que aos padres de produo e consumo. Emergem fortes crticas a esses padres da sociedade, como os adeptos da ecologia profunda Lei 6.938 Poltica Nacional do Meio Ambiente. Essa lei visa, inclusive, a compatibilizao do desenvolvimento econmico social com a preservao da qualidade do meio ambiente e do equilbrio ecolgico Constituio Brasileira traz alguns pontos importantes que permeiam a sustentabilidade:

Dcada de 1990
1993
A percepo dos impactos negativos globais dos padres de consumo intensificada, ao mesmo tempo em que so estruturados os servios de defesa dos direitos (e no dos deveres) do consumidor e as prticas de produo mais limpa International Organization for Standardzation lana o comit tcnico de Gesto Ambiental, que gerou a srie ISO 14000. criada a base regulatria para licitaes e contratos da Administrao Pblica, a Lei 8.666

1972

O relatrio Os limites do crescimento refora a conscincia pblica sobre a crise ambiental A necessidade de haver polticas de controle da poluio trazida na Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente Humano, em Estocolomo

1984
1 Conferncia Mundial da Indstria sobre Gesto Ambiental, em Versailles

O Estado e a sociedade devem garantir a proteo do meio ambiente, viabilizando qualidade de vida para as presentes e as futuras geraes

1994
Apresenta-se o conceito do Triple Bottom Line, associando as atividades sustentveis ao equilbrio das dimenses ambiental, social e econmica

1992
Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco92) A Carta da Terra e a Agenda 21 reforam a necessidade de novos modos de gesto de territrios e de relacionamento entre espcie humana e a natureza

1987
O termo desenvolvimento sustentvel multiplicado pelo relatrio Nosso futuro comum, desenvolvido pela Comisso Brundtland

Consumo sustentvel definido pela Oslo O Poder Pblico deve Ministerial Roundtable atuar sobre produo Conference on Sustainable O 1 grande alerta sobre e comercializao de Production and a importncia do consumo mtodos e substncias Consumption: uso de bens em bases sustentveis, o que que comportem risco e servios que atendem o torna tema explcito na para a vida, a qualidade s necessidades bsicas agenda do desenvolvimento de vida e o meio e trazem uma melhor ambiente, que tanto qualidade de vida, enquanto A Agenda 21 destaca o pode se dar mediante minimizam o uso de recursos papel dos governos para instrumentos de naturais, materiais txicos e mudanas nos padres comando e controle, emisses de poluentes atravs insustentveis, atravs de quanto por meio de do ciclo de vida, de forma a no polticas de aquisies instrumentos de pr em perigo as necessidades mercado, como o so das futuras geraes O captulo 28 inova ao as compras pblicas trazer o poder pblico 1999 local como ator chave na Lei 9.795 Poltica Nacional de Educao implementao destas Ambiental. lanada a Agenda Ambiental polticas (Agenda Local 21) na Administrao Pblica (A3P) para a gesto socioambiental no governo

A atividade econmica deve harmonizar, entre outras coisas, a livre concorrncia, a defesa ao consumidor e ao meio ambiente e a reduo das desigualdades

1995

16

17

Dcada de 2000
2006
A produo mais limpa j conta com algumas iniciativas consistentes, o que no se verifica na esfera do consumo. Os avanos da produo no foram suficientes para solucionar os dilemas da sustentabilidade, e ento os marcos referenciais para o consumo sustentvel comeam a ser estabelecidos Lei 123 Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, com a funo de democratizar as licitaes pblicas e promover o desenvolvimento local com justia social

Dcada de 2010
2011
Iniciada com um arcabouo jurdico mais propcio ao consumo sustentvel, fica em evidncia a necessidade de monitorar, avaliar e aperfeioar as polticas e prticas em desenvolvimento Lanado o Plano de Ao de Produo e Consumo Sustentveis (PPCS) pelo MMA. O PPCS foca as aes voltadas promoo do consumo consciente, abrigando aes governamentais, do setor produtivo e da sociedade civil, com seu primeiro ciclo vigente at 2014

2007
Brasil e Mercosul aderem ao Processo de Marrakech, lanado em 2003 pela ONU, comprometendo-se a elaborar seu Plano Nacional de Produo e Consumo Sustentveis. Criado pelo ICLEI o projeto Fomentando Compras Pblicas Sustentveis no Brasil com os Estados de Minas Gerais e So Paulo e o Municpio de So Paulo os primeiros governos que implementaram a metodologia da Campanha Procura+ no Brasil, com parceria do GVces

2010
O desenvolvimento nacional sustentvel includo como um dos objetivos da licitao pblica, uma alterao da Lei 12.349/2010 sobre a Lei 8.666/1993

2000
Lanados os Objetivos do Milnio, pelo ONU, incluindo a garantia da sustentabilidade ambiental e melhorias na sade

2012
Populao global atinge 7 bilhes Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, a Rio+20, que traz com destaque as questes de consumo, governana global, sustentabilidade urbana e economia verde

2002
Conferncia Mundial sobre Desenvolvimento Sustentvel (Rio+10), em Johanesburgo Lanada a Agenda 21 Brasileira, incluindo o objetivo de produo e consumo sustentveis contra a cultura do desperdcio

O ltimo elo do ciclo de vida de produtos objeto da Lei 12.305/2010, a Poltica Nacional de Resduos Slidos. Essa poltica eleva as licitaes sustentveis como sendo um dos interesses primrios a serem defendidos por todos os entes federados

2008
Anunciado o Green Economy Initiative, pelo Pnuma, com a ideia de aproveitar os esforos de combate crise global para incentivar um novo ciclo de desenvolvimento com base em um sistema econmico sustentvel

2004
Lanada a Campanha Procura+ (Sustainable Procurement Campaign) pelo ICLEI Europa, com o objetivo de apoiar autoridades pblicas na implementao de compras pblicas sustentveis Primeiros governos europeus aderem Campanha Procura+: Kolding (Dinamarca), Gothenburg (Sucia) e Zurich (Sua)

2009

Lei 12.187 - Poltica Nacional de Mudana do Clima. Prev a adoo de critrios de preferncia nas licitaes e concorrncias pblicas considerando economia de energia, gua e outros recursos naturais e reduo da emisso de gases de efeito estufa e de resduos

Instruo Normativa 1 da Secretaria de Logstica e Tecnologia da Decreto 7.746 Informao (SLTI) do Ministrio de estabelece critrios, Planejamento, Oramento e Gesto prticas e diretrizes para (MPOG). Estabelece que as entidades o desenvolvimento que compem a Administrao nacional sustentvel nas Pblica Federal devem obedecer contrataes pblicas a critrios de sustentabilidade ambiental no processo de extrao, fabricao, utilizao e descarte de 2013 produtos e matrias-primas, na aquisio de bens, contrao Programada a de servios e obras Conferncia Nacional do Meio Ambiente, tendo a produo e consumo sustentveis como tema-matriz

18

19

Essa publicao, que vendeu 30 milhes de cpias em 30 idiomas, apresentou modelos matemticos para concluir que mesmo na perspectiva dos avanos tecnolgicos o planeta no suportaria o crescimento populacional devido presso sobre os recursos naturais e ao aumento da poluio. Muitas previses acabaram no se confirmando por imprecises nos clculos, mas a concluso central permaneceu vlida e balizou uma nova viso da relao entre seres humanos e ambiente. Tanto assim, que as crticas ao modelo econmico que desconsidera a capacidade de suporte dos ecossistemas polarizaram a Conferncia da ONU sobre Meio Ambiente Humano de 1972. No final da dcada de 1980, no entanto, havia uma sensao de fracasso em relao ao tema. Na poca, a parte industrializada do planeta, que abrigava apenas 20% da populao mundial, consumia 8 em cada 10 toneladas de todos os alimentos e 7 em cada 10 quilowatts de energia gerada. Sete dos pases mais ricos eram responsveis por lanar na atmosfera metade de todos os gases poluentes que agravavam o efeito estufa. Ao mesmo tempo, 20 naes entre as mais ricas detinham renda 60 vezes maior que as 20 mais pobres . Neste contexto de desigualdade,
7

volvimento, com incluso social. Temas como proteo sade humana, combate pobreza e desertificao, transferncia de tecnologia, biotecnologia, comrcio, uso da gua e gesto de resduos foram identificados como prioritrios. O documento no teve valor jurdico com compromissos obrigatrios. Os pases que adotaram seus princpios, como o Brasil, escolheram os pontos mais urgentes diante das suas necessidades especficas8. Algumas das propostas foram sementes para a criao de polticas pblicas j em vigor no Brasil, como o caso da gesto de resduos. At a Eco-92, a questo do lixo nas cidades era considerada um problema para as prefeituras resolverem. A inovao foi justamente estabelecer o tema como responsabilidade de todos. No artigo 21, por exemplo, a Agenda estabelece a necessidade de se reduzir a gerao de resduos e promover a sua reutilizao e a reciclagem. Outra poltica pblica importante adotada a Agenda Local 21, um grande marco de reconhecimento internacional da importncia do poder local na promoo do desenvolvimento sustentvel (captulo 28). Em outros tpicos h menes explcitas s mudanas no padro de consumo para os recursos do planeta no se exaurirem. No captulo quatro, a Agenda 21 no deixa de mencionar que, em muitos casos, ser necessria uma reorientao dos atuais padres de produo e consumo, desenvolvidos pelas sociedades industriais e por sua vez imitados em boa parte do mundo. Complementarmente, a Carta da Terra, em seu princpio sete, traz os princpios de incluir totalmente os custos ambientais e sociais de bens e servios no preo de venda e o de adotar estilos de vida que acentuem a qualidade de vida e subsistncia material num mundo finito. Como resultado, pases da Europa e depois Estados Unidos, Canad e Japo seguiram na frente na adoo de polticas contra padres insustentveis de produo. Surgiram no mundo iniciativas pioneiras de mercado no sentido de promover prticas de menor impacto aos ecossistemas naturais. So exemplos a criao, em 1993, da srie ISO 14.000 de qualidade da gesto ambiental e do Forest Stewardship Council (FSC) que estabeleceu critrios para o manejo florestal. A certificao socioambiental e outros selos verdes comeavam a influenciar as compras e contrataes e a
21

no faltavam motivos para que a ONU, numa assembleia geral em 1989, convocasse uma Conferncia sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro. A iniciativa foi um divisor de guas, onde o tema do desenvolvimento sustentvel ganhou fora poltica e relevncia, apesar do conflito de interesses econmicos entre pases ricos e pobres. Durante o encontro de 1992, foram assinadas as convenes sobre diversidade biolgica e mudana do clima, e tambm a Carta da Terra declarao de princpios ticos fundamentais para a construo de uma sociedade global justa, sustentvel e pacfica. Alm disso, os pases aprovaram um relatrio de mais de 800 pginas detalhando o necessrio para se promover essa reviravolta, a ser adotado em cada pas: a Agenda 21. Entre os pontos mais polmicos estavam os mecanismos de financiamento para preservao ambiental nos pases pobres. Em seus 40 captulos, a Agenda 21 sugeriu uma parceria global para integrar ambiente e desen20

despontar como ferramentas de mercado. A preocupao ambiental e social entrava com maior nfase na agenda produtiva das empresas e aumentava o desafio dos governos em dar sustentao para que o sistema econmico se adaptasse a uma nova realidade. No incio do sculo XXI, quando ocorreu a conferncia da ONU em Johanesburgo, constatou-se que a produo mais limpa (P+L) tinha avanado significativamente no mundo, baseada nos princpios da chamada ecoeficincia. Mas o mesmo no teria acontecido com o consumo centro das atenes entre os temas negociados na Rio+20, a reunio das Naes Unidas realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro com objetivo de debater os rumos para uma economia verde e inclusiva.

estimativa de variar entre 8% e 25% do Produto Interno Bruto (PIB)11. A partir desse poder de influenciar o mercado, os pases tm se movimentado para formular novas polticas pblicas de compras, provocando impactos no setor produtivo, como um efeito domin. Para estimular prticas positivas que no final das contas revertam para o bem-estar da sociedade, governos das vrias esferas usam a fora do exemplo e fazem a lio de casa adotando critrios sociais e ambientais nas licitaes de servios em geral, obras e compra de materiais desde papel de escritrio e copos para gua e cafezinho at computadores e veculos. Os alicerces para a implantao de polticas de compra por governos e empresas prevendo anlises de aspectos ambientais e sociais foram fincados h mais de duas dcadas, quando a ONU comeou a discutir o desenvolvimento sustentvel (leia o histrico completo nas pgs. 16 a 19). Mas somente aps a virada para o sculo XXI aconteceram os principais avanos, impulsionados por organismos multilaterais, como o Banco Mundial, que depois de ser acusado de financiar empreendimentos danosos sociedade e aos ecossistemas, comeou a adotar critrios de sustentabilidade em suas operaes. Em 2005, a ONU realizou em Nova York um encontro que reuniu representantes de iniciativas de compras pblicas sustentveis no mundo. A reunio promoveu sinergia entre os participantes e serviu de base para a composio do grupo que atuou na Fora Tarefa de Marrakech iniciativa global voluntria acordada em 2002 na conferncia Rio+10, em Johanesburgo, que estabeleceu sete frentes de trabalho para a criao de instrumentos necessrios ao desenvolvimento sustentvel. Um dos temas foi justamente o fomento s licitaes pblicas como motor de sustentabilidade na cadeia produtiva dos diferentes setores da economia. O objetivo foi contribuir para que 14 estados em diferentes regies do mundo testassem metodologias de compras sustentveis para implantao nos dez anos posteriores, com destaque para o Estado de So Paulo que, em 2005, criou um decreto instituindo o uso de critrios ambientais em suas compras e contrataes.
23

O advento dos padres ambientais e sociais


O poder do consumo dos setores empresarial e governamental estratgico para a conquista de um novo patamar ecosocioeconmico. Apesar das barreiras, naturais quando se mexe em hbitos j arraigados na gesto, aos poucos a sociedade compreende as conexes existentes entre aquilo que compramos e a conservao dos recursos do planeta para o suprimento das necessidades atuais e futuras, dentro de padres justos e equitativos. Nesse cenrio multiplica-se o conceito de compras sustentveis: aquelas que consideram fatores sociais e ambientais juntamente com fatores financeiros nas tomadas de deciso de compras. Segundo o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), trata-se de olhar para alm dos tradicionais parmetros econmicos (preo, prazo e qualidade) ao tomar decises com base em avaliao do ciclo de vida dos produtos, os riscos a ele associados, as medidas de sucesso e implicaes para o ambiente e para a sociedade9, podendo incluir aspectos como uso de gua e energia, gerao de resduos e emisses de GEE, diversidade tnica e de gnero, segurana no trabalho e no transporte de cargas, direitos humanos, compras locais e de pequenas empresas10. expressivo o peso do consumo pblico nas economias nacionais, com
22

Elos que se completam


so impactados mutuamente. Cada ator deve repensar as suas formas de consumir e de produzir, utilizando os meios disponveis para fomento de um sistema com mais atributos de sustentabilidade. O poder pblico, as empresas e a sociedade 27. As conexes desses atores podem ser sintetizadas por fluxos de articulao e regulatrios e informacionais. Vejamos um pouco do potencial de interveno de cada um desses atores. Todos os atores envolvidos nas relaes de consumo e produo impactam e ou privadas, que podem fomentar negcios mais sustentveis, afastando-se dos empreendimentos perniciosos sade humana e ambiental, conferindo maior qualidade aos financiamentos e s linhas de crdito. civil so os atores que aparecem em destaque no infogrfico das pginas 26 e mobilizao, instrumentos econmicos, regulatrios (comando & controle), autormuitas vezes mediados por ONGs, universidades e centros de pesquisa que levantam A sociedade contribui ao exercer controle social e defender seus reais interesses,

suas bandeiras e desenvolvem instrumentos capazes de viabilizar e popularizar o consumo e a produo sustentvel. sociedade cabe o papel de fiscalizar a atuao dos governos e das empresas, observando se as suas polticas afetam o bem-estar viabilizar a disponibilizao de um banco de dados com informaes acerca de

pblico deve interceder para transformar padres produtivos e as formas de se

Ao se engajar em uma proposta de desenvolvimento sustentvel, o poder

de toda a populao. Com o suporte de todos esses atores, o poder pblico pode produtos e servios desenvolvidos com critrios de sustentabilidade e estudos de

comprar e consumir. Para isso, pode promover estilos de vida e comportamentos incentivos econmicos favorveis conservao dos recursos naturais e feliI

mais sustentveis, remodelar sua prpria infraestrutura, elaborar normas e criar cidade humana. Isso significa, entre outras aes, abolir ou revisar polticas que dificultam o consumo e a produo sustentvel , criar polticas que promovam e e os procedimentos das contrataes pblicas. Visando induzir a transformao e proporcionem padres de vida fundados em bem-estar, e melhorar o desempenho adaptao do mercado, o poder pblico pode instituir subsdios e incentivos fiscais por outro lado, eliminar os incentivos e aumentar a tributao de atividades que tamente dependentes de petrleo. Ainda que todas essas aes sejam realizadas,

avaliao do ciclo de vida de produtos (veja na pg. 96), o que trar maior segurana e facilidade ao comprador engajado. Como visto, so muitos os atores corresponresultado em que todos ganham presente e futuras geraes. sveis pelo sistema de produo e consumo. Se bem arranjado, chegaremos a um A recomendao mais aceita para que isso venha a ocorrer favorvel ao de-

senvolvimento de uma combinao balanceada desses instrumentos de polticas s mudanas esperadasIII, quais sejam:

pblicasII, que podem ser aplicados de modo a dar vida a trs funes essenciais Elevar a conscincia dos consumidores, fornecendo aos compradores institucio-

a atividades mais sustentveis como a produo agroecolgica, por exemplo e, geram impactos negativos aos ecossistemas e sociedade, como as indstrias alessencial que a administrao pblica faa suas compras e contrataes de forma mercado mais equitativo e tico (ver mais no captulo 2).

nais e aos consumidores individuais as informaes necessrias para aumentar o seu conhecimento e interesse na tomada de deciso rumo a um consumo mais sustentvel;

sustentvel, sendo exemplo para a sociedade e para as empresas, fomentando um Com sinais positivos a favor da sustentabilidade em meio a uma crise finan-

Facilitar o consumo sustentvel, criando um ambiente no qual a atividade de consumo se torne menos impactante sem a necessidade de adio de um esassim, compor o dia a dia do consumidor; e foro ou custo considervel para os compradores. A compra sustentvel poder, Esverdear (ou embeber de sustentabilidade) os mercados, influenciando a disponibilidade de produtos e servios sustentveis com preos acessveis. Essas trs dimenses esto intimamente ligadas e, se bem acionadas, prometem

ceira internacional, as empresas so impelidas inovao, e para tanto precisam movimentar a sua cadeia de fornecedores. H espao para criao e reformulao tados sustentabilidade, podendo o empreendedor, por exemplo, oferecer servios movimento, entra em cena o poder das instituies financeiras, sejam elas pblicas de processos, produtos e modelos de negcios desde que mais eficientes e orienem vez de produzir e vender produtos (ver mais no captulo 3). Para facilitar esse

mudanas efetivas nos padres de compras e do consumo em geral.

I WOLFF, F.; SCHNHERR, N. The impact evaluation of sustainable consumption policy instruments. J Consum Policy, 34, 43-66, 2011.

II MONT, O.; PLEPYS, A. Sustainable consumption progress: should we be proud or alarmed?Journal of Cleaner Production, 16, 531-537, 2008. III SCHOLL, G. et al. Policies to promote sustainable consumption: innovative approaches in Europe. Natural Resources Forum, 34, 39-50, 2010.

24

25

DEFESA DE INTERESSES
Empresas influenciam polticas de produo

PODER PBLICO

AS LICITAES DEVEM ESTAR ALINHADAS AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL

Fomenta ou desestimula determinadas prticas produtivas

INSTRUMENTOS FISCAIS

Os critrios usados nas aquisies pblicas influenciam as formas de produo

COMPRAS E CONTRATAES

EMPRESAS DE GRANDE PORTE COBRAM MELHORES PRTICAS DE SEUS FORNECEDORES

Normas elaboradas pelo poder pblico que regulamentam os padres de produo e consumo

COMANDO E CONTROLE

Induz comportamentos para retrair ou estimular o consumo de determinado produto/servio

TRIBUTAO

Poder pblico deve educar cidados e servidores para o consumo

EDUCAO E FORMAO

EMPRE

SAS
PESS O SOCI AS/ EDAD E

A sociedade fiscaliza e se organiza para defender seus interesses

CONTROLE SOCIAL

AUTO-REGULAO
Empresas so pressionadas por consumidores para a adoo voluntria de padres de produo que as diferenciam no mercado

Articulao e mobilizao Regulao Instrumentos econmicos Instrumentos informacionais

Empresas promovem aes de publicidade para vendas

MARKETING

26

Instrumentos voluntrios

A sociedade influencia prticas empresariais

PRESSO DA SOCIEDADE

27

As atividades da Fora Tarefa de Marrakech, encerradas oficialmente em maio de 2011, resultaram na criao dos primeiros mecanismos globais para a promoo das compras governamentais sustentveis. Com o fim do seu primeiro ciclo, o processo ganha continuidade com uma nova etapa de dez anos, incorporado pelo Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), conforme aprovado na Rio+20. No Brasil, o processo ganhou corpo inicialmente no mbito subnacional e local (estados de Minas Gerais, So Paulo e cidade de So Paulo), para ento ganhar escala na administrao federal em 2010, aps a publicao da Instruo Normativa No.1, do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG). Em seguida a alterao dada Lei 8.666 reforou o processo para a adoo de critrios sustentveis nas compras pblicas. O processo culminou com a publicao do Decreto No. 7.746, de 5 de junho de 2012, no qual o governo especifica que a administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional e as empresas estatais dependentes podero adquirir bens e contratar servios e obras considerando critrios e prticas de sustentabilidade objetivamente definidos no instrumento convocatrio. O novo marco legal cria a Comisso Interministerial de Sustentabilidade na Administrao Pblica para propor normas, aes e incentivos junto ao Ministrio do Planejamento, levando em conta diretrizes bsicas como o menor impacto sobre recursos naturais como flora, fauna, ar, solo e gua; a preferncia por materiais, tecnologias e matrias-primas de origem local; eficincia na utilizao de recursos naturais como gua e energia; gerao de empregos, preferencialmente com mo de obra local; maior vida til e menor custo de manuteno do bem e da obra; uso de inovaes que reduzam a presso sobre recursos naturais; e origem ambientalmente regular dos recursos naturais utilizados nos bens, servios e obras. Resistncias se romperam, inclusive por parte dos rgos de controle, como o Tribunal de Contas da Unio. Existem hoje diversas experincias de licitaes sustentveis em curso, tanto no governo federal como nos subnacionais, mas h muito mais por fazer diante do potencial brasileiro neste campo (leia no captulo 2).
28

As empresas tambm se engajam cada vez mais em temticas e estratgias de sustentabilidade, tanto por meio de suas atividades de responsabilidade social corporativa, passando por questes de construo de boa reputao, garantia de mercado, at chegar na facilitao de processos de desenvolvimento local e regional. Para isso, as empresas procuram analisar os impactos sociais, ambientais e econmicos de sua atividade ao longo de toda sua cadeia produtiva, desde as fases extrativas at o ps-consumo, olhando no s o estoque de recursos naturais como tambm as condies de vida dos seus colaboradores e da comunidade do entorno. Assim, as empresas tambm so protagonistas nos cenrios de economia verde que despontam e por isso vm assumindo compromissos voluntrios globais como o Global Compact e outras plataformas empresariais como o Empresas pelo Clima e compromissos regionais, quando trabalham para criao de valor compartilhado em cadeias de valor orientadas sustentabilidade. Alm disso, elas tm sido cada vez mais pressionadas por diversos pblicos para adotarem prticas socioambientalmente responsveis em sua operao: seja pela sociedade civil organizada, pelo mercado internacional, pelo governo, pela mdia ou pelas concorrentes. As empresas esto tendo que repensar sua lgica de comprar e de fazer negcio, sabendo que seus clientes sejam eles outras empresas, o governo ou famlias esto crescentemente preferindo produtos e servios mais sustentveis (leia no captulo 3). Aumentar a demanda condio importante para o estmulo concorrncia, ao desenvolvimento de tecnologias e estruturao de mercado para produtos e servios mais adequados sob o ponto de vista socioambiental. Neste sentido, as expectativas convergem para os resultados prticos do Plano Nacional de Produo e Consumo Sustentvel12 pelo MMA, que foi lanado em 2011 aps trs anos de estudos e se apoia fortemente em parcerias com a iniciativa privada e nas compras pblicas, seguindo a dinmica do Processo de Marrakech. Com tudo isso, reas que hoje esto na fronteira do conhecimento devero ganhar impulso, como a Avaliao do Ciclo de Vida (leia na pg. 96),
29

destinada a avaliar impactos desde a extrao da matria-prima at o ps-consumo. Nas licitaes dever ser fomentada a adoo de critrios inspirados nos padres exigidos por selos socioambientais de referncia no mercado, com garantia sobre a origem sustentvel dos produtos. So aes que caminharo em consonncia com legislaes recentes, como as polticas nacionais de resduos slidos e sobre mudana do clima, e com uma agenda transversal junto aos demais Ministrios. Uma possibilidade a criao de incentivos econmicos e indicadores como suporte a novas prticas de compras tambm no setor empresarial, gerando resultados como o aumento da reciclagem e da economia no consumo energtico (leia no captulo 5). Os empresrios e governantes no Brasil mostram-se dispostos a apoiar um pacto global de compras sustentveis. Nas ltimas duas dcadas, conforme dados divulgados pela ONU em 2012, a elevao do PIB global em 75% fez as emisses de gases de efeito estufa crescerem 36%. A extrao de recursos para indstria e energia aumentou 41% e a perda da biodiversidade subiu 12%, enquanto as megacidades expandiram 110%13. Isso tudo faz com que sejam adotadas medidas mais firmes e ousadas visando sustentabilidade do planeta e ao estabelecimento de uma nova relao entre o homem e o meio do qual faz parte. Uma pergunta polemiza o debate: o crescimento econmico no ritmo atual, com mais tecnologia e ecoeficincia para se reduzir a presso sobre os recursos naturais, seria capaz de diminuir a pobreza no mundo? Ou seria imperativo impor limites ao consumo e criar uma governana global para tornar mais justa e equitativa a distribuio e o uso desses recursos? Seja qual for o caminho, o processo de mudana passa necessariamente pelos setores que mais consomem no planeta: os governos e as empresas.

Destaques
A busca por padres sustentveis para o bem-estar das futuras geraes requer mudanas de hbitos no cotidiano das empresas, dos governos e dos lares. Cenrio de urgncia: a populao mundial consome mais do que o planeta pode naturalmente repor e 15 dos 24 servios vitais oferecidos pela natureza, como gua, equilbrio climtico e solos para produo de alimentos, esto em declnio. O conceito de desenvolvimento sustentvel ganhou destaque em 1987 no Relatrio Nosso Futuro Comum, da ONU. Aps 25 anos, o mundo discute como implementar seus princpios. Diante do poder de escala e de transformaes no mercado, as compras pblicas e empresariais so instrumentos para o desenvolvimento sustentvel. Elevar a conscincia dos consumidores, facilitar o consumo sustentvel e embeber os mercados de atributos de sustentabilidade pode ser o trip para a necessria mudana nos sistemas de produo e consumo. A Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel (Rio+20), em junho de 2012, avanou no dilogo sobre consumo, governana global, sustentabilidade urbana e economia verde e inclusiva. A estratgia de promover o consumo com atributos de sustentabilidade resultado da interao entre diferentes atores: poder pblico, empresas e sociedade.

30

31

O papel do poder pblico


ANTNIO MILENA/ABR VALTER CAMPANATO/ABR

Das licitaes sustentveis s novas polticas de governo, abrem-se perspectivas para o avano de prticas que inuenciam o mercado

as paredes do 9 andar do Ministrio do Meio Ambiente (MMA), em Braslia, cartazes da campanha Saco um saco, empreendida

pelo governo federal em parceria com redes de supermercados contra o uso indiscriminado de sacolas plsticas, so exibidos como trofus. Sobre as mesas, folhetos que orientam para o consumo consciente indicam o tamanho do desafio para a administrao pblica, empresas e cidados. Vencer a inrcia e promover o desenvolvimento sustentvel por meio do poder de compra governamental uma estratgia diretamente ligada a questes emergentes e urgentes como a mudana do clima, o consumismo para alm da capacidade de suporte do planeta, a busca por menos desigualdade socioeconmica e a qualidade de vida no mundo cada vez mais urbanizado.

32

33

um longo caminho que envolve ruptura de resistncias para o governo fazer a lio de casa na induo de prticas ambientais e sociais associadas a uma nova maneira de produzir e consumir, conta Ana Maria Vieira, diretora de Produo e Consumo Sustentvel do MMA. O poder pblico tem papel fundamental no somente de fomento de um mercado inovador e mais sustentvel, mas tambm de educao, mobilizao e conscientizao da sociedade de um modo geral (veja infogrfico das pgs. 26 e 27). As compras pblicas so um instrumento fundamental para se avanar na construo de uma economia mais verde e inclusiva, fato reforado no documento O Futuro que Queremos aprovado ao fim da Rio+20 .
I

Oramento e Gesto (MPOG) contratou consultoria para implementar polticas e desenvolver indicadores de sustentabilidade. A ateno inicial se voltava aos produtos e servios de tecnologia da informao, com os quais o governo federal gasta por ano cerca de R$ 1 bilho. Na poca, o Decreto 7.746, s assinado em 2012 s vsperas da Rio+20, j comeava a ser discutido. Simultaneamente saa da gaveta a minuta da Instruo Normativa da Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao (SLTI/MPOG) N 1, publicada em janeiro de 2010, recomendando a incluso de critrios de sustentabilidade nas compras federais. O cerco legal se fechava, diz Ana Maria, que teve participao direta na preparao daquela instruo. Foi de fato um ano cheio de novidades, como a Lei 12.349/2010 que alterou o artigo 3 da Lei 8.666/1993 sobre licitaes, incorporando a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel aos objetivos da licitao. Como suporte s primeiras iniciativas, o MPOG inseriu em sua pgina na internet um catlogo contendo 550 produtos classificados como de impacto reduzido ao ambiente. Os critrios tiveram inicialmente amplitude pouco abrangente, baseando-se em referncias como o selo Procel de consumo energtico e em outras caractersticas de produtos ambientalmente amigveis (produo orgnica, reciclabilidade, etc.). Para avanos mais significativos nos indicadores, faz-se necessrio estudo tcnico mais completo, o que agora dever ser empreendido para que a nova legislao surta efeito prtico. H planos de ampliao da lista para 700 itens, incluindo de veculos bicombustveis a equipamentos de ar-condicionado com baixo consumo de energia. So referncias que se tornam comuns nas compras para o funcionamento da mquina administrativa, a exemplo da gesto de uma escola (veja na ilustrao das pgs. 42 e 43). Para alm da legislao pertinente, Ana Maria ressalta que no adianta criar polticas e mudar o arcabouo legal para a compra pblica sem que o mercado tenha capacidade de fornecimento em larga escala. E recomenda: novas polticas para ganhos socioambientais no podem desequilibrar setores da economia e prejudicar emprego e renda. O sinal foi dado para o setor produtivo redirecionar investimentos.
35

Ainda que na ltima dcada o consumo sustentvel tivesse sido menos incentivado do que os avanos tecnolgicos produtivos, as polticas e prticas de compras pblicas com critrios sociambientais so observadas hoje em todos os cantos do planeta (ver box nas pgs. 36 e 37). No Brasil, as primeiras iniciativas de adoo de princpios de sustentabilidade nas compras pblicas se iniciaram com legislaes especficas e pontuais no mbito federal como, por exemplo, a proibio de aquisio de produtos ou equipamentos que contenham ou faam uso das substncias que destroem a camada de oznio . A questo ganhou mais fora apenas
II

nos ltimos anos, momento em que governos estaduais e municipais, como os estados de So Paulo, Minas Gerais e o municpio de So Paulo, avanavam no desenvolvimento de legislaes e programas prprios, em meados de 2005. H muito por fazer aps os primeiros passos de uma tendncia que parece no ter volta. Na esfera federal, conta Ana Maria, o processo tomou impulso a partir de 2009, depois que o Ministrio do Planejamento,

I Ainda que no tenha trazido avanos conceituais, essa declarao ratificou o compromisso ligado produo e consumo sustentvel outrora firmado na Rio 92 e no Plano de Implementao de Johanesburgo acordado na Rio+10. II Decreto n 2.783, de 17 de setembro de 1998.

34

Compras pblicas ao redor do mundo

1, 2, 3

Diversificadas, abundantes e com forte pegada ambiental: assim tm sido desenvolvidas em sua maioria as polticas de compras sustentveis no mundo, cuja tendncia hoje abarcar tambm a agenda social, a exemplo da frica do Sul com a compra de empresas pertencentes a negros, a Austrlia com as compras locais, e o Parlamento Europeu com legislao para compra de produtos do comrcio justo. J na prtica das compras, as questes socioeconmicas so fortemente observadas pelos gestores, sendo as mais comuns a compra de pequenas empresas e fornecedores locais e a segurana e proteo do trabalhador. Iniciativas articuladas promovem as compras sustentveis, como a The International Green Purchasing Network - IGPN4, que agrupa instituies de governo e empresas e desde 2001 possui lei especfica5, e a North American Green Purchasing Initiative - NAPGI que auxilia agncias pblicas na implementao de licitaes verdes. Alm de integrante da iniciativa, o Canad se destaca por ter criado um rgo que lidera a gesto e o suporte da implementao da sua poltica de compras verdes. Alm de colaborar no monitoramento e na avaliao da implementao da poltica, o escritrio responsvel pela insero de critrios ambientais nas operaes do governo desenvolve ferramentas como guias e checklists para uso dos servidores. J os EUA enfatizam compras de grupos minoritrios e de mulheres, alm de considerarem questes de eficincia energtica com o programa Energy Star, que se vangloria por ter ajudado a economizar 18 bilhes de dlares em 20106. sia, Japo e Coria do Sul j tm iniciativas, e a China aprovou uma lei que confere s licitaes o papel de promover o desenvolvimento

social e a proteo ambiental, tendo como bandeira as compras e construes para as Olimpadas de 2008. A Unio Europeia (UE) adotou um conjunto de instrumentos legais e polticos para seus Estados Membros, em especial com a aprovao de duas diretivas: 2004/17 e 2004/18. Se em 2003 a Frana incluiu metas de compras verdes em sua Estratgia Nacional de Desenvolvimento Sustentvel, a Holanda reconhece o poder dessas prticas desde 1990, ao estabelecer que 100% das licitaes deveriam dar preferncia a aspectos ambientais e sociais no prazo de dez anos e 50% para os governos locais holandeses, em doze anos. Mas para promover a livre circulao de mercadorias e servios na UE, a diretiva adotada pela abertura do mercado de contratos pblicos concorrncia, tornando ilegais as polticas de favorecimento a compras nacionais. As polticas nacionais e subnacionais foram impulsionadas com a estratgia da UE para o Desenvolvimento Sustentvel, adotada em 2006, que obriga seus Estados Membros a alcanarem nvel de compras pblicas sustentveis equivalente quele alcanado pelos Estados Membros com maior desempenho em 2010; hoje, a maioria dos pases europeus possui planos de produo e consumo sustentveis. H propostas recentes pela simplificao dos processos, com acesso de micro e pequenas empresas ao mercado, integrao de pessoas com desvantagens e de anlise dos custos do ciclo de vida. Esse ltimo item j integra a orientao da Gr-Bretanha, que busca a combinao tima de custo e qualidade (nfase no melhor preo) baseada nos princpios de transparncia, competitividade, accountability (responsabilizao ou prestao de contas) e eficincia.

36

37

Pesquisa realizada junto a 500 mil empresas cadastradas no ComprasNet, o sistema informatizado de compras do governo federal, apontou os desafios para o suprimento da nova demanda. Cabe a ns ajud-las a se adaptar nova realidade, enfatiza Ana Maria. Foram consultados gestores nas mais de 5 mil unidades de compras da esfera federal para saber o que pensam sobre a aplicao de quesitos de sustentabilidade nas licitaes. Mais de 80% colocaram como barreira a falta de capacitao e o receio de punies pelos rgos de controle .
III

duo de novos padres, com reflexos nas empresas e nos consumidores. Num pas com 200 milhes de habitantes, qualquer iniciativa precisa ter escala para surtir efeito, argumenta Ana Maria. Com a meta de, em 2014, aumentar em 100% o nmero de consumidores conscientes no Brasil, com base em levantamento de 2010, o primeiro ciclo de implementao do PPCS tem seis prioridades: compras pblicas sustentveis, varejo sustentvel, educao para o consumo sustentvel, aumento da reciclagem de resduos slidos, construo civil e a Agenda Ambiental na Administrao Pblica (A3P). Alm de adotar prticas de compras pblicas sustentveis no mbito federal, o PPCS prev que o governo lidere iniciativas em apoio aos estados e municpios da federao8. Avaliadas as necessidades da sociedade, o poder pblico deve comprar somente o necessrio, sem excessos nem margens para haver desperdcios. O PPCS, entretanto, no prev aes que seriam teoricamente as mais importantes segundo a Poltica Nacional de Resduos Slidos: aes voltadas para a no gerao e para a reduo dos nveis globais de consumo ainda que se observe no PPCS o estmulo ecoeficincia (uso racional de gua, energia e alimentos) e reduo de consumo de embalagens e sacolas plsticas. Mudar a maneira de produzir e consumir um desafio gigantesco mas necessrio, diante dos dilemas ambientais e sociais no sculo XXI. O tema ganha relevncia na agenda brasileira, destaca Samyra Crespo, secretria de articulao institucional e cidadania do MMA. Ela relaciona o desafio necessidade de alimentar 9 bilhes de habitantes em 2050, aos riscos das mudanas no clima, segurana energtica e hdrica e paz. So urgncias que, segundo ela, precisam de poltica pblica para ter efeito multiplicador. Samyra concorda que o esforo por mudanas de padres no faz sentido sem o empurro das compras governamentais como instrumento indutor, sustentado por um marco legal claro e especfico. O Decreto Federal 7.746/2012 gera expectativa de finalmente se chegar a uma maior

O resultado motivou a publicao de uma cartilha de orientao sobre o tema e a realizao de um seminrio internacional com mais de 3 mil
7

participantes, em parceria com o ICLEI iniciativa que depois se desdobrou em aprendizagem contnua, via ensino a distncia. Para estimular a concorrncia e o atendimento a sua demanda planejada, o poder pblico deve comunicar ao mercado, com antecedncia, o quanto e o que pretende comprar ao longo de determinado perodo. Se emitir sinais claros, firmes e crescentes, o mercado responder demanda de maneira mais consistente (leia no captulo 3). um tema transversal, que exige dilogo e sinergia entre diversas reas de governo e mercado, afirma Ana Maria. As aes esto atreladas a novas legislaes criadas nos ltimos anos para setores ambientais e sociais. o caso, por exemplo, das leis que estabeleceram as polticas nacionais de resduos slidos (Lei 12.305/2010) e sobre mudanas do clima (Lei 12.187/2009), que incluem de forma expressa a licitao sustentvel como ferramenta auxiliar ao alcance dos seus objetivos tanto por meio do consumo sustentvel quanto pelo fomento de uma produo mais limpa. O Plano de Ao para Produo e Consumo Sustentvel (PPCS), anunciado em dezembro de 2011, destaca o papel das aquisies pblicas para a in-

III VIEIRA, A.M. Ana Maria Vieira: depoimento [fev.2012]. Entrevistador: S. Adeodato. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, 2012. Entrevista concedida ao Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV e ao ICLEI para a elaborao da obra Compras Sustentveis: a fora do consumo pblico e empresarial para uma economia verde e inclusiva.

segurana jurdica para investimentos e para tomada de decises mais ousadas rumo a um modelo de produo e consumo mais sustentvel. Nesta relao, o setor empresarial cobra incentivos econmicos para ade39

38

quao s regras e padres a serem exigidos nas licitaes. Em resposta, o governo informa que encomendou estudo de viabilidade para definir em quais cadeias produtivas a iseno de impostos e outros instrumentos do gnero teriam efeitos mais significativos sob o ponto de vista ambiental e de mercado (veja infogrfico nas pgs. 26 e 27). O diagnstico servir de base para as negociaes junto ao Ministrio da Fazenda. A inexistncia de indicadores confiveis um entrave, inclusive para se dimensionar o real poder de influncia das compras pblicas federais, estaduais e municipais no mercado. Estimativas apontam que essas aquisies, obras e outros contratos de servios somam de 10% a 16% do Produto Interno Bruto (PIB) nmeros que o governo est revendo, pois, em valores de 2011 (PIB=R$ 4 trilhes)
9, 10

principal dificuldade: definir critrios e chancelar o que produto sustentvel tarefa a cargo da Comisso Interministerial de Sustentabilidade na Administrao Pblica (CISAP), estabelecida pelo Decreto 7.746/2012. Uma barreira a falta de engajamento dos servidores, normalmente sob a alegao de haver impedimentos legais para o enfoque socioambiental nas licitaes. coisa do passado justificar que a Lei 8.666/1993 impede a preferncia por produtos sustentveis porque restringem a competio ou so mais caros que os convencionais. Mesmo podendo custar mais inicialmente (preo de etiqueta), produtos mais eficientes no consumo de gua e energia, por exemplo, implicam em economias a mdio e longo prazos para a administrao. Existe uma nova compreenso do que a melhor compra, com base jurdica para se optar por ela. Alm disso, com o passar do tempo, preo deixa de ser um problema: com o desenvolvimento tecnolgico, a maior escala de produo e a conscincia da sociedade, o custo financeiro de muitos processos e produtos ditos sustentveis tem diminudo bastante nas ltimas dcadas. Em alguns casos, no h sequer diferenas de preo. De todo modo, pagar mais por algo amigvel ao planeta e s pessoas no seria um absurdo tico para o setor pblico, uma vez que existe um entendimento entre os economistas de que o valor monetrio dos bens deve incorporar o custo ambiental e social (leia no captulo 5). Enquanto essa mudana de paradigma no alcana todos os rgos pblicos, j existem ferramentas como as compras compartilhadas, que favorecem a reduo do preo pelo ganho de escala. Com o passar do tempo, a expectativa que as compras sustentveis sejam to comuns que a aquisio de um produto ou servio sem essas garantias seja invivel e mesmo banida. Como a Constituio Federal estabelece o dever do Estado em zelar pelo bem-estar e pelo meio ambiente saudvel, na verdade o cenrio jurdico como dito anteriormente j permitia exigncias de sustentabilidade nas licitaes. Agora novos marcos legais especficos criam uma zona de maior conforto e segurana, ressalta a jurista Teresa Barki, da Advocacia Geral da Unio (AGU) em So Paulo.
41

, a quantia representaria entre 600 e 800

bilhes de reais, montante aparentemente superestimado. Ainda que em discusso, a grandiosidade desses nmeros sinaliza a importncia de uma maior ateno gesto de compras. O governo federal, demonstrando que aderiu a esse movimento, adquiriu R$ 14,59 milhes em produtos sustentveis em 2011 o dobro do registrado no ano anterior, segundo o MPOG .
11

Em dois anos, foram realizadas 1.490 licitaes com essas caractersticas. Apesar de mostrar alguma rapidez com que a mquina se movimentou, esses nmeros evidenciam pouca ambio no estabelecimento da meta para as compras pblicas sustentveis no PPCS: objetivava-se alcanar apenas 20 processos licitatrios com critrios de sustentabilidade at 2014 compromisso que necessita ser revisto por ser demasiadamente modesto e j ter sido ultrapassado. A transio para um sistema de produo e consumo sustentvel um jogo de foras que pode ser puxado pelos compradores, por um lado, e empurrado pelos empreendedores pelo outro lado. Os rgos pblicos federais precisam cumprir a nova obrigao legal de inserir critrios de sustentabilidade em suas compras e contrataes, enquanto as empresas mais dinmicas devero fazer investimentos e se reinventar para atender a essa nova demanda. S assim a lei sai do papel. Passa a valer o melhor e no necessariamente o menor preo, afirma Fabrcio Magalhes, da SLTI do MPOG, admitindo a
40

A tarefa de construir e operar centros de ensino vai alm das salas de aula e tem implicaes para a sustentabilidade do planeta
MADEIRA Portas, janelas, pisos, estrutura de telhados e demais materiais usados na construo da escola devem ser adquiridos com apresentao do DOF (Documento de Origem Florestal), que comprova a origem legal da madeira nativa. Para eucalipto, pinus ou outras espcies plantadas, recomenda-se a escolha de empresas que comprovam boas prticas REFORMAR E REUTILIZAR
Indica-se evitar consumo exagerado e desperdcios, prologando a vida til de materiais mediante um bom plano de manuteno e reforma

Conexes da escola

MERENDA ESCOLAR Deve seguir padres


nutricionais e de segurana alimentar, com critrios para reduo de desperdcios e uso racional de gua, alm da higienizao das instalaes e equipamentos, controle de vetores e pragas e cuidados com embalagens e armazenamento

PRODUO DE ALIMENTOS questo de sustentabilidade econmica e social absorver preferencialmente ingredientes da horta escolar ou da produo familiar regional, quando possvel sem utilizao de agrotxicos

COMPOSTAGEM

Dentro de uma composteira, o resduo orgnico se decompe pela ao de microrganismos, transformando-se em adubo de tima qualidade destinado horta e jardim da escola ou pequenos cultivos da vizinhana

RESDUOS ORGNICOS

FBRICA DE PAPEL A exigncia de papel com selo socioambiental garante a procedncia do material, rastreado desde as florestas plantadas com eucalipto que abastecem as indstrias de celulose. O controle sobre a origem se repete na fbrica de papel e at o produto final. Assim assegura-se a produo de livros, cadernos e, embalagens dentro da lei, com maior respeito ao meio ambiente e s condies sociais

FBRICA DE PAPEL RECICLADO

Aps o descarte, cadernos, livros, jornais, impressos e embalagens viram folhas de papel reciclado ou novas caixas nas indstrias. A compra de papel reciclado d um destino nobre para algo que teria disposio inadequada e reduz o consumo do produto virgem oriundo de florestas plantadas

DESCARTE DE PAPEL A escola deve fazer

ATERRO/LIXO Sem a compostagem, o lixo

a separao do lixo seco para a reciclagem, evitando a disposio final inadequada. Papel, plstico, latas e outros materiais so coletados por caminhes da prefeitura ou cooperativas de catadores, que fazem a triagem mais fina para venda s indstrias

orgnico levado inadequadamente ao aterro sanitrio ou ao lixo, onde se decompe gerando chorume (lquido poluente) e gs metano, que aumenta o efeito estufa e o aquecimento global. Em alguns aterros bem controlados, o metano capturado para gerar energia, injetada na rede eltrica

43

FONTE: CEMPRE E FSC

FBRICA DE MVEIS Mveis escolares e lpis devem ser comprados junto a empresas que seguem critrios sustentveis na aquisio da matria-prima florestal, extrada com impactos reduzidos

As sobras de alimentos e podas do jardim so armazenadas em recipientes especficos, sem a mistura com outros materiais

A AGU aderiu ao programa A3P do governo federal em 2008, quando ainda no havia instrumento legal expresso sobre o tema. Teresa viaja pelo pas em oficinas e palestras sobre como implementar compras sustentveis com fundamento jurdico objeto de um guia prtico12 que foi elaborado pela AGU com foco ambiental para orientar rgos federais em So Paulo e que agora est sendo ampliado para a realidade de todo o pas. H peculiaridades regionais. As questes sociais no podem ser esquecidas e podem inclusive compor as especificaes tcnicas da licitao. No caso de obra de engenharia, o licitante pode exigir a existncia de medidas destinadas a evitar acidentes de trabalho e a garantir salubridade na execuo da obra. De igual modo, em alguns casos, os critrios de compra devem abranger o descarte e a destinao final dos produtos aps o uso, em consonncia com a Poltica Nacional de Resduos Slidos. Aos gestores, recomenda-se levar em conta nas justificativas os princpios de eficincia e economia de recursos. Teresa conclui que, na dvida, a opo deve ser o equilbrio: s vezes mais vantajoso garantir o padro ambiental mdio e abrir mo do mximo para no correr riscos de impugnao dos certames por mandados de segurana ou ver os preos atingirem valores incompatveis com o oramento. Com o tempo e os estmulos corretos, o mercado se adaptar a esse novo cenrio. Transformar ideias em prticas preocupao tambm no Superior Tribunal de Justia (STJ), onde a luta contra o tempo para cumprir metas. A principal delas reduzir em 25% o consumo de gua, energia, combustvel e descarte de papel at 2014. Para atingi-las, a estratgia est na educao ambiental e no consumo consciente, destaca Ana Maria Nicoletti, integrante do Programa de Responsabilidade Socioambiental. No 8 andar do prdio, onde trabalha sua equipe, um cartaz ilustrativo sobre como reciclar os produtos consumidos em cada cmodo das residncias indica uma preocupao domstica que aos poucos se traduz em novos hbitos tambm no servio pblico, envolvendo o alto escalo como estratgia institucional. Aes prticas demonstram que a equivocada ideia de que o pblico de ningum j no cabe no mundo em busca de solues
44

para seus dramas ambientais e sociais. O pblico, na verdade, de todos e envolve o conceito de corresponsabilidade. A preocupao inicial capacitar servidores e mapear tudo o que o Tribunal compra, para ento definir critrios, revela Nicoletti. As mudanas, segundo ela, devem envolver desde a etapa das especificaes at a chegada da demanda Comisso Permanente de Licitao. A ideia inverter o atual procedimento interno, pelo qual a insero de quesitos de sustentabilidade acontece na ltima fase dos trmites. O plano agora que os prprios gestores de compras faam essa insero, a partir de um guia com itens sustentveis e de um sistema informatizado desde o projeto bsico at o pagamento, afirma Nicoletti. Com maior rapidez, inibe-se o mau hbito do servio pblico de comprar mais do que o necessrio para recompor estoques e no correr risco de desabastecimento devido demora do vaivm de documentos. O reflexo a economia de recursos naturais e a reduo do desperdcio.

Administrao pblica adota critrios de sustentabilidade


Consumir pensando nas futuras geraes inclui reduzir os nveis de gastos e de compras. No STJ, dentro de um processo de mudanas que tem envolvimento direto da sua direo-geral, esse pensamento tem reflexos no planejamento estratgico. Atestados mdicos para dispensa do trabalho aposentaram os formulrios em papel, pois a informao passou a constar no sistema digitalizado, disposio da chefia. Carpetes foram trocados por pisos com sinteco base de insumos menos txicos. Carros oficiais s podem ser lavados com produtos de limpeza que exigem menos gua e quem lava os veculos particulares dos servidores no estacionamento foram orientados a fazer o mesmo. Outras prticas de economia baseadas na reduo do consumo tambm so interessantes de se observar, como a substituio de impressos por documentos eletrnicos; a diminuio de deslocamentos e viagens a servio via terrestre e area por conferncias
45

pela internet; e o repasse de equipamentos que seriam descartados por um rgo para outro que possa reaproveit-lo. O assunto tambm chegou aos gestores no Congresso Nacional. Na Cmara dos Deputados, aps a instituio da poltica socioambiental em 2010 e a assinatura do Ato da Mesa N 4 em 2011, especfico sobre compras sustentveis, o esforo foi por definir os novos critrios a entrar nos editais. A estratgia ter cautela e comear comendo pelas beiradas, partindo de experincias j existentes, sem pirotecnia, revela Jacimara Guerra, coordenadora tcnica do programa EcoCmara. No andar trreo do prdio que d acesso aos gabinetes dos deputados, uma vitrine de produtos sustentveis chama ateno, bem prximo aos balces das companhias areas que atendem s viagens dos parlamentares. L funciona o escritrio onde a equipe de Jacimara trabalha em busca de algo novo, porque tudo que a casa faz tem grande visibilidade. Uso de madeira, papel reciclado e instalaes hidrulicas, sem falar na gesto de resduos pelo restaurante e o descarte de pilhas e baterias, foram temas da primeira norma sobre licitao sustentvel na Cmara, responsvel por gastos ao redor de R$ 200 milhes por ano em obras e compras. Antes comprvamos terra preta para adubar os jardins, mas quando vimos que o material era extrado das margens de rios passamos a produzir o prprio composto orgnico com borra de caf, p de serragem e restos vegetais para enriquecer a terra vermelha comum, diz Jacimara. A poltica passou a ser a de alugar impressoras e no mais compr-las. Em 2011 foram locados 1,8 mil equipamentos, seguindo critrios que racionalizam o seu uso e evitam excessos. Com menos impressoras em operao, h economia de energia e menor nmero de impresses e de descarte de papel, argumenta Jacimara. Assim, a Cmara usufrui dos servios de impresso sem necessariamente ser proprietria de equipamentos, num movimento conhecido pela expresso em ingls servicizing, que substitui a aquisio do produto pelo uso do servio. Diante das obrigaes impostas pela poltica de resduos slidos (Lei Federal 12.305/2010), contratos de compras pblicas para pneus, lmpadas,
46

cartuchos de impressoras, pilhas e baterias, celulares e computadores, por exemplo, comeam a incluir clusula para que os fornecedores se responsabilizem pela logstica reversa um conjunto de aes, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituio dos resduos slidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinao final ambientalmente adequada (exemplo no infogrfico do computador, nas pgs. 48 e 49). Quando o assunto lixo, a administrao pblica federal est obrigada pelo Decreto 5.840/2006 a fazer a coleta seletiva e encaminhar os materiais para cooperativas de catadores medida at hoje no implementada por muitos rgos. O papel branco de escritrio, fil mignon dos resduos do servio pblico, bastante disputado no mercado. Em Braslia, na corrida pelo filo, grupos de catadores informais acampam no cerrado nos arredores do Palcio do Planalto e da Esplanada dos Ministrios. No caso da Cmara dos Deputados, materiais antes vendidos a sucateiros com repasse do dinheiro para a associao dos servidores agora vo diretamente para os catadores. So geradas 100 toneladas de lixo por ms, 60% reciclvel. H risco de desvio dos materiais mais nobres antes da chegada s cooperativas, reconhece Jacimara, lamentando o alto grau de desorganizao, diviso injusta de lucros e disputas de poder existentes em muitas delas. No prximo edital, diz ela, exigiremos declarao formal de que os recursos so divididos equitativamente entre os cooperados, o que ser comprovado por auditorias. Alm da incluso social e gerao de oportunidades de emprego, outros aspectos sociais de sustentabilidade podem ser observados, como trabalho digno, conformidade com os direitos sociais e laborais, acessibilidade de pessoas com deficincia, alm de estimular e preferir bens e servios advindos do comrcio justo e tico. Quebrar a inrcia exige mudanas de prticas historicamente arraigadas na administrao pblica e tambm em sua cadeia de fornecedores e prestadores de servio. Regulamentaes na linha do comando e controle foram rupturas e aumentam escala das novas atitudes, com influncia estruturante na economia e na sociedade como um todo.
47

Computador: de onde vem, para onde vai


PLSTICO Peas plsticas que
compem produtos eletroeletrnicos provm de resinas produzidas por petroqumicas a partir do leo extrado com riscos de vazamentos

ENERGIA A eficincia energtica

deve ser incorporada na fabricao e funcionamento dos computadores, aspecto a ser observado como critrio de compra sustentvel. A reduo no consumo de energia implica na necessidade de menos hidreltricas, construdas ao custo de impactos negativos

MINERAO Recursos da natureza so extrados e processados para fornecer os elementos necessrios montagem do computador. A explorao mineral pode trazer riscos quando no leva em considerao critrios sociais e ambientais. As principais jazidas se localizam na frica, em regies de conflitos tnicos e polticos

LOJA Revendedores e redes de varejo disponibilizam postos para entrega do equipamento antigo pelo consumidor, que deve ser orientado no momento da compra sobre o uso e o descarte ambientalmente correto do produto

USURIO Alm do preo e qualidade, as questes ambientais e sociais devem ser levadas em conta por empresas, rgos pblicos e consumidores na hora de decidir sobre a compra e sobre o que fazer com o computador velho. importante evitar o consumo desnecessrio, tomar medidas para aumentar a vida til do produto e informar-se sobre a adoo de boas prticas pelo fabricante, inclusive a garantia da logstica reversa

LOGSTICA REVERSA Quando em funcionamento, o computador pode ser passado adiante, revendido ou doado. Fabricantes e revendedores operam sistemas de coleta na casa do usurio, por correio ou na rede de assistncia tcnica para a reciclagem e reaproveitamento dos componentes, que passam a integrar como matria-prima o ciclo de vida de outros produtos, inclusive novos computadores

7 6
FBRICA O produto concebido para atender s necessidades do mercado. Projetos de design e engenharia podem prever menor uso de insumos e emprego de matriaprima mais fcil de ser reciclada. O computador comum emprega dez vezes o seu peso em combustveis fsseis. Gasta tambm 1500 litros de gua na sua fabricao. Um nico chip consome insumos que correspondem a 400 vezes o seu peso

3 5
TRANSPORTE

CENTRO DE TRIAGEM E REPROCESSAMENTO Aps a

48

coleta seletiva, os computadores so desmontados. Uma parte das peas reaproveitada em novos produtos. Plsticos e metais so triturados e destinados a indstrias recicladoras para transformao em matria-prima. Um computador pesa em mdia 25 quilos e contm at 60 componentes de diferentes materiais

O produto distribudo para as lojas ou pode ser comprado por uma empresa diretamente do fabricante. Em ambos os casos, o transporte emite gases de efeito estufa, que contribuem com o aquecimento global

EMBALAGENS Devem ser

ATERRO/LIXO O produto

eletroeletrnico no deve ser descartado no aterro ou lixo uma vez que metais e substncias txicas contaminam o solo e a gua. importante garantir a logstica reversa e a destinao final adequada como critrio de compra institucional

separadas conforme o tipo de material (plstico, papelo, isopor etc) e encaminhadas para reciclagem. Onde no h coleta seletiva da prefeitura, possvel fazer parcerias com cooperativas de catadores ou deixar o material em pontos de entrega voluntria na cidade

49

FONTE: ITAUTEC/GUIA DO USURIO CONSCIENTE DE PRODUTOS ELETRNICOS

No entanto, parcela importante deste poder de transformaes est associada a aes voluntrias e conscincia ambiental e social de cada indivduo sejam gestores pblicos ou empresariais, tomadores de deciso em diferentes nveis, formadores de opinio ou simplesmente consumidores. Na Escola Nacional de Sade Pblica (ENSP), pertencente Fundao Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro, uma sala em especial retrata o valor dessas iniciativas. Sobre a mesa, a moringa de barro com gua indica a prioridade para o que natural e reutilizvel. Dentro do armrio, uma caixa de papelo cheia de amostras de produtos inovadores: um porta-clips de fibras vegetais renovveis e copos fabricados base de amido de milho com a promessa de se decomporem em 180 dias aps o descarte. Na sala ao lado, a equipe de compras est atenta tela do computador que transmite o prego eletrnico para a aquisio de produtos de menor impacto negativo. o sexto realizado pela instituio, desta vez com 19 itens. Esperamos mais disputa de lances, afirma Rejane Tavares, autora de dissertao que inspirou o projeto pioneiro de compras na ENSP. Do lpis proveniente de madeira de reflorestamento ao papel reciclado, o segredo descrever corretamente cada produto e sua eficcia ambiental, visando no s o menor preo, como tambm qualidade e durabilidade, explica a chefe do setor de compras. No edital para mobilirio, exige-se a inscrio da empresa no Cadastro Tcnico Federal, do Ibama, e o Documento de Origem Florestal (DOF) emitido pelo sistema de controle eletrnico da madeira . Checamos o CNPJ das empresas no sistema dos rgos ambien13

O principal entrave hoje no a legislao, mas o mercado, completa Rejane. Na ltima licitao sustentvel, grande parte dos itens foi cancelada porque os preos estavam acima dos estimados na pesquisa de mercado ou porque as especificaes divergiam do edital ou seja, os produtos no tinham critrios socioambientais. Ao entrar mais a fundo nas questes tcnicas envolvendo essas caractersticas, os servidores enfrentam questes muitas vezes no respondidas pelos cientistas. Um desafio filtrar apelos de marketing verde e saber como lidar com polmicas sobre os reais benefcios dos produtos ditos sustentveis. preciso fazer diligncias para comprovar o que est escrito nos rtulos?, pergunta Rejane, preocupada em no comprar gato por lebre. Para dar suporte s compras pblicas, cogita-se, por exemplo, a criao de uma instituio nacional verificadora dos produtos ou a criao de um programa nacional de certificao. Enquanto isso no acontece, a sada tem sido buscar bibliografia e consultar especialistas aqui e acol. A ENSP, por exemplo, criou em 2012 uma comisso interna de gesto ambiental, destinada a definir metas e avaliar prticas, incluindo compras. H dvidas, por exemplo, quanto aos produtos biodegradveis. Rejane questiona: Descartamos juntamente com os resduos orgnicos os papis e plsticos que vo se decompor na natureza?

Segurana jurdica e rgos de controle


A legislao brasileira j traz diversos elementos e critrios para as compras pblicas sustentveis. Mas falta ao individual e institucional, cumprimento da legislao e maior fiscalizao e posicionamento dos rgos de controle. Vistos no passado como algozes, eles hoje se integram ao processo de mudanas. Tornam-se aliados de quem enxerga alm do muro e arrisca a opo pela sustentabilidade, agora legalmente reforada como critrio de compra to ou mais importante que a escolha baseada somente no menor preo. As licitaes sustentveis tm amparo constitucional e legal e concretizam alguns dos preceitos estabelecidos em determinadas
51

tais para obtermos mais indcios sobre a extrao da madeira atravs do manejo sustentvel na floresta, informa Rejane. Ela lembra que a exigncia de selos internacionais de certificao socioambiental, a princpio uma medida capaz de simplificar e oferecer maior segurana ao processo, pode ser motivo para a impugnao da licitao, pois o TCU j publicou acrdo em contrrio. No entanto, diz Rejane, nada impede que as caractersticas de sustentabilidade cobradas nas certificaes de sustentabilidade, obrigatrios para a obteno daqueles selos, sejam transcritos e incorporados como critrios ou especificao no edital de compra ou contratao.
50

leis ordinrias, diz Rafael Torres, secretrio de controle externo do Tribunal de Contas da Unio (TCU). H ainda dispositivos, como o Regime Diferenciado de Contrataes Pblicas, com regras que permitem a adoo de critrios sustentveis, por exemplo, nas licitaes das obras para a Copa das Confederaes de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olmpicos e Paraolmpicos de 2016. Antes havia muitas dvidas, mas as novas normas permitiram maior clareza sob o aspecto jurdico, explica o secretrio. Quem questionava preo, hoje cobra aes de sustentabilidade. Os relatrios de auditoria do TCU j requisitam prticas da licitao sustentvel, teoricamente objeto de cobranas e punies em caso de no cumprimento. Em sntese: ao contrrio de quando solues verdes eram desprezadas como algo suprfluo ou sonho de ecologistas, caro e de baixa qualidade, hoje em dia tal comportamento pode ser motivo de encrenca e dor de cabea para os gestores pblicos desavisados. O caminho, ningum duvida, longo e tortuoso. Tem como estratgia inicial, segundo Torres, orientar e induzir comportamento, mais que punir. O assunto novo e complexo, argumenta o secretrio. Pesquisa realizada em 2011 pelo TCU junto a 79 rgos da administrao federal revelou que 73% no realizam licitaes com critrios sustentveis .
14

espao para ganhos em qualidade e eficincia. O assunto preocupa o TCU. Para Torres baixo o nvel de adeso aos programas Agenda Ambiental da Administrao Pblica (A3P) e Esplanada Sustentvel, criado em 2009 para promover economia de gua, eficincia energtica e outras aes ambientais nos edifcios onde funcionam os ministrios. Praticamente s existem no papel, afirma o secretrio, ao ressaltar que j h temor em se gastar menos com gua e energia, por exemplo, e ter o oramento para o ano seguinte reduzido. Recomendamos ao MPOG a criao de um mecanismo que reverta a economia em benefcio para os rgos, diz Torres. Alm disso, foi solicitado ao Ministrio Pblico um plano de ao para orientar e incentivar todos os rgos federais a adotarem medidas para aumento da sustentabilidade e eficincia no uso de recursos naturais. Aps a norma do MPOG sobre licitao sustentvel achvamos que as queixas por parte de licitantes insatisfeitos iria aumentar, mas isso no ocorreu, revela Fernando Magalhes, responsvel pela rea ambiental criada h seis anos no TCU. Isso pode ter duas explicaes: ou o mercado d sinais de estar engajado com as mudanas ou o governo no est fazendo compras a partir desses novos critrios. Depois da auditoria, determinamos que todos os rgos pblicos incluam anexo ambiental em suas prestaes de contas anuais, nos relatrios de gesto, informa Magalhes. Ele conclui: estamos vivenciando um grande aprendizado, pois nesse campo falta histrico sobre custos para comparao com os benefcios. No caminho que se inicia, so necessrios materiais de referncia inditos no servio pblico, como catlogos de produtos e manuais de compras sustentveis. O ponto timo a interseco entre preo, competitividade, viabilidade e impacto ambiental, analisa o auditor federal Carlos Eduardo Lustosa da Costa, do TCU. Ele recomenda: importante justificar bem os critrios e adotar parmetros objetivos, dentro de normas tcnicas, para no induzir qualquer tipo de direcionamento no processo de compra. Em 2011, por exemplo, o Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade (ICMbio) teve problemas na licitao para a contratao de servios grficos ao exigir que s empresas com programa interno de
53

Como desdobramento, foi aprovado o Acrdo 1.752/2011 com a recomendao para o cumprimento da Instruo Normativa da SLTI/MPOG n. 1/2010. H previso de monitoramento para avaliao das medidas tomadas. Sem cobranas, o gestor pblico v a questo como uma obrigao a mais para a qual no h recompensa, lamenta Torre, lembrando que os avanos acontecem mais por iniciativas pessoais do que institucionais. No basta um instrumento normativo para a licitao sustentvel de estradas, aeroportos ou outras obras de infraestrutura; para a compra de materiais de escritrio e veculos ou contrao de servios de limpeza, jardinagem ou segurana. papel do poder pblico dar o exemplo e tomar medidas para o uso ambientalmente correto do que adquire com o dinheiro dos impostos arrecadados. Nesse cenrio, dos copos de cafezinho aos papis dos documentos que movem a mquina pblica, h um grande
52

coleta seletiva de papel poderiam se habilitar. A instruo normativa do MPOG N 1/2010 s permite uma comprovao assim nos trs primeiros meses de execuo do contrato, no como condio prvia de habilitao, o que poderia prejudicar a ampla concorrncia. Na sentena sobre o caso, o TCU registra: Vale ressaltar a importncia da incluso da varivel sustentabilidade nos procedimentos licitatrios, tendo em vista o volume que representam tais aquisies e consequentemente o potencial (...) para impulsionar a poltica de sustentabilidade. Por isso, considera-se louvvel a iniciativa do ICMBio em adotar tais critrios nos procedimentos licitatrios realizados pela autarquia. Entretanto, (...) preciso ter cautela ao estipular esse tipo de exigncia (...) para que a mesma no se mostre incompatvel com o objeto licitado e com o momento em que esto sendo feitas. Como se trata de algo inovador, que mexe com a cultura do servio pblico e com interesses econmicos por parte dos fornecedores, cercar-se de todos os cuidados normativos com aconselhamento jurdico especializado uma estratgia contra eventuais atropelos que podem travar o processo de mudanas logo no seu incio. Na construo deste alicerce, o Conselho Superior da Justia do Trabalho, em Braslia, por exemplo, concluiu em 2012 o desenvolvimento de um guia para as contrataes da Justia do Trabalho , com metas para a adoo das prticas. Foi um trabalho longo
15

reciclveis e alimentos orgnicos inclusive o indispensvel cafezinho, que passa a ser consumido em copos fabricados com materiais de fontes renovveis ou menos agressivos ao ambiente quando descartados. Obras s podero ser contratadas junto a construtoras que aderiram ao Compromisso Nacional para Aperfeioar as Condies de Trabalho17, lanado pelo governo federal em parceria com centrais sindicais. Nas construes ou reformas, os prdios devem ter preferencialmente ventilao natural, fachada de cor clara para se reduzir a incidncia de calor e pisos impermeveis no lugar de carpetes, entre outros pontos. Os jardins s podero ser irrigados por sistemas que economizam gua. So itens mais caros que os tradicionais, mas a tendncia de baratear quando se tornarem mais acessveis, afirma Ana Borges, argumentando que o mais barato hoje pode ser muito mais caro no futuro, quando se contabilizarem os impactos. Uma avaliao do custo de todo o ciclo de vida do produto ou servio (veja mais na pg. 96), incluindo os custos de manuteno e descarte, pode evidenciar que a compra sustentvel mais barata do que a compra sem atributos de sustentabilidade. Boa parte do desafio est agora na mo dos servidores responsveis pela especificao dos produtos e servios nas licitaes. Ela cita o ensinamento de Buda: Tudo que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.

e criterioso que envolveu representantes de todos os 24 tribunais regionais, sensibilizados por atividades reunindo os principais rgos federais de controle, conta Ana Maria Borges, coordenadora de responsabilidade socioambiental. O grupo partiu praticamente do zero e superou resistncias, tomando como base publicaes da AGU e do ICLEI e FGV16. Do sabo em p livre de fosfato madeira s adquirida mediante o documento de controle sobre sua origem legal, o trabalho detalhou critrios para os diferentes servios e produtos mais consumidos. um guia que estar continuamente em construo, ao ritmo dos novos estudos sobre impacto ambiental e das novidades que chegam ao mercado, prev Ana Borges, que emprega no esforo de compras o potencial criativo herdado da sua formao em artes cnicas. A prioridade para opes com embalagens
54

Iniciativas se multiplicam localmente


No mbito estadual e municipal, o entendimento favorvel incluso de critrios de sustentabilidade nas licitaes tambm vem sendo observado, contribuindo para a mudana de paradigma nos rgos de controle. No Estado de So Paulo, o Tribunal Pleno do Tribunal de Contas j se pronunciou a respeito da exigncia de selo FSC como condio da execuo contratual em licitao de material escolar: trata-se de certificao ambiental por organismo internacionalmente reconhecido, com o objetivo de atestar a origem legal da madeira.
55

Mosaico de normas
NORMAS DIRETAMENTE VINCULADAS S CONTRATAES PBLICAS Abrangncia: nacional
Constituio Federal de 1988 Art. 37 princpios que regem a administrao pblica Art. 70 princpio da economicidade Art. 170 princpios gerais da atividade econmica, II, IV e VI Art. 173 regula a explorao direta de atividade econmica pelo Estado Art. 174 princpios gerais do Estado como regulador econmico Art. 225 normas de proteo ao meio ambiente e princpio do desenvolvimento sustentvel Lei n 8.666 de 21/06/1993 Lei de Licitaes e Contratos Lei n 9.605 de 05/10/1998 - Lei de Crimes Ambientais Lei n 10.257 de 10/07/2001 Estatuto da Cidade - regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituio Federal e estabelece diretrizes gerais da poltica urbana Lei n 12.349 de 15/12/2010 - altera o artigo 3 da Lei n 8.666/93, introduzindo o desenvolvimento nacional sustentvel como objetivo das contrataes pblicas Lei n 12.462 de 04/08/2011 - institui o Regime Diferenciado de Contrataes, dentre outras disposies Resoluo CONAMA n 307/2002 - estabelece critrios e procedimentos para gesto de resduos na construo civil Decreto n 5.940 de 25/10/2006 - disciplina a separao e a destinao dos resduos reciclveis descartados pelos rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta e indireta na fonte geradora Portaria do MMA n 61/2008 - estabelece prticas de sustentabilidade ambiental quando das compras pblicas sustentveis Portaria do MMA n 43/2009 - probe o uso do amianto em obras pblicas e veculos de todos os rgos vinculados Administrao Pblica Decreto n 7.174 de 12/05/2010 regulamenta a contratao de bens e servios de informtica e automao Portaria do MPOG - SLTI/MP n 02/2010 regulamenta a compra de tecnologia da informao com critrios ambientais de sustentabilidade

NORMAS REFLEXAMENTE VINCULADAS S CONTRATAES PBLICAS Abrangncia: nacional


Lei n 6.938 de 31/08/1981 - Poltica Nacional do Meio Ambiente Lei n 8.112 de 11/12/1990 Lei do Regime Jurdico dos Servidores Pblicos dispe, entre outros, sobre a obrigatoriedade do servidor pblico, em sua atuao, de proteger o meio ambiente Lei n 9.605 de 12/02/1998 - Lei de Crimes Ambientais Lei n 10.295 de 17/10/2001 - Lei da Eficincia Energtica - dispe sobre a Poltica Nacional de Conservao e Uso Racional da Energia Decreto n 5.504 de 05/08/2005 - torna obrigatrio o uso do prego preferencialmente na forma eletrnica Lei Complementar n 123 de 14/12/2006 - Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, regulamentada pelo Decreto n 6.204 de 05/09/2007, que d tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as micro e pequenas empresas nas contrataes pblicas Lei n 12.187 de 29/12/2009 - Poltica Nacional sobre Mudana do Clima, regulamentada pelo Decreto n 7.390 de 2010 Lei n 12.305 de 02/08/2010 Poltica Nacional de Resduos Slidos, regulamentada pelo Decreto n 7.404 de 23/12/2010 Lei n 12.527 de 18/11/2011 - Lei de Acesso Informao, regulamentada pelo Decreto n 7.724 de 16/05/2012

Abrangncia: rgos da administrao federal


NORMAS GERAIS Decreto n 4.131 de 14/02/2002 - DOU de 15/2/2002 - dispe sobre medidas emergenciais de reduo do consumo de energia eltrica Instruo Normativa n 1 de 19/01/2010 - dispe sobre os critrios de sustentabilidade ambiental na aquisio de bens, contratao de servios ou obras pela Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional e d outras providncias Decreto n 7.746 de 05/06/2012 regulamenta o artigo 3 da Lei 8.666/93, agregando como objetivo da Lei de Licitaes e Contratos, o desenvolvimento nacional sustentvel ESPECFICAS Resoluo CONAMA n 20/1994 - dispe sobre a instituio do Selo Rudo de uso obrigatrio para aparelhos eletrodomsticos que geram rudo no seu funcionamento Decreto n 2.783, de 17/09/1998 - dispe sobre proibio de aquisio de produtos ou equipamentos que contenham ou faam uso de substncias que destroem a camada de oznio pelos rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional

56

57

Portanto, no se h de recriminar, nesta etapa do certame, a louvvel preocupao por parte da Administrao com a preservao do meio ambiente e enfatiza, ainda, o carter educativo da medida, que contribui para conscientizar os alunos a respeito da adoo de prticas sustentveis .
18

a entrega de produtos fora das especificaes, explica Jorge Peanha, da Fiocruz, coordenador do ltimo prego. A partir da iniciativa, novas demandas surgiram para a tomada de deciso, como a necessidade de se caracterizar graus de sustentabilidade para os produtos mais comprados pelo poder pblico. A questo, alis, est em estudo pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro. O que mais vantajoso para o ambiente? O que promove melhor uso com menos desperdcio? Papel comum ou reciclado? Plstico biodegradvel? Madeira nativa ou de eucalipto? Ou o indicado seria substituir os produtos madeireiros por metais e plsticos? Desponta um novo perfil de gestor pblico, antenado s questes ambientais e sociais, percebendo suas conexes com o bem-estar, o desenvolvimento econmico e a gerao sustentvel de riquezas. um tpico profissional multicultural e articulador, que busca o suporte do conhecimento tcnico em reas a princpio estranhas administrao pblica, como a Biologia e a Qumica, a Psicologia e as Cincias Sociais, o design de embalagens, a logstica de transportes e a eficincia energtica, entre muitos outros exemplos. Na contribuio dos servidores para um mundo mais justo e sustentvel, abrem-se horizontes, possibilidades como as que se apresentam em cursos de capacitao promovidos no pas para que novos hbitos de consumo dos governos se tornem realidade e se disseminem. Mas ainda h muito a ser feito e disseminado. um tema emergente que desperta grande interesse, atesta Tnia Tavares, da Fundao do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). A instituio, pertencente ao governo estadual de So Paulo, foi pioneira na criao de um curso de licitao sustentvel20, mediado a distncia via internet, hoje modelo no pas. Da identificao de produtos sustentveis s leis e normas que regulamentam as licitaes, o contedo programtico elaborado por especialistas contextualiza o tema de maneira criativa e fcil de aprender, tendo a interatividade como uma das principais caractersticas. O sistema funciona igual a uma comunidade virtual, mas com mediador tcnico, que atua como um facilitador de aprendizagem.
59

A busca por solues e estratgias para um desenvolvimento sustentvel um novo papel para o poder pblico. H quem planeje fazer concurso para tornar-se servidor pblico mirando benefcios coletividade o que implica no no imediatismo da gesto poltico-partidria, mas no comprometimento e na viso abrangente de longo prazo, integradora e estruturante. Foi o despertar dessa conscincia que motivou, no Rio de Janeiro, uma iniciativa indita: o prego eletrnico para compra sustentvel, compartilhada entre diferentes rgos da administrao federal como estratgia para ganhos de escala. Juntar foras faria toda a diferena para alcanarmos preos compatveis e garantia no fornecimento, justifica Renato Cader, gerente-executivo da Agncia Nacional do Cinema. Em 2011, quando responsvel pelo setor de compras do Jardim Botnico do Rio de Janeiro, ele motivou a equipe interna e articulou demais rgos federais a vencer resistncias culturais e jurdicas para a primeira compra conjunta de cinco itens com atributos de sustentabilidade. Participaram dez instituies .
19

Como resultado, a aquisio em maior escala proporcionou uma economia mdia de 50% em relao aos preos de mercado. um caminho sem volta, arremata Cader, um dos idealizadores do Frum de Lideranas Executivas de rgos Pblicos Federais no Rio de Janeiro, o GesRio. Comprar produtos incluindo diferenciais de mercado que os tornavam mais caros foi uma angstia logo dissipada, completa. O cenrio, ressalva Cader, se inverteu: a questo agora lidar com o risco de os fabricantes no darem conta do consumo governamental. O segundo prego compartilhado, realizado em 2012, contou com quase 50 itens de almoxarifado com atributos de sustentabilidade e o triplo dos rgos pblicos que participaram do primeiro, significando maior poder de compra com economia de R$ 723.263,78. O aperto nos critrios de qualidade direciona a venda para empresas de maior reputao no mercado, o que reduz riscos como
58

A durao prevista de dois meses, com uma hora de acesso por dia. uma metodologia flexvel sempre em construo, atravs de frum de discusso e rede colaborativa, explica Tnia. Criada em 2009, a ferramenta j formou 2,6 mil servidores exclusivamente do governo do Estado de So Paulo, e a partir de 2012 est aberta para gestores pblicos e privados das demais regies do pas. O objetivo criar circunstncias para o aumento do percentual de compras sustentveis, argumenta Tnia. O curso nasceu para sensibilizar os gestores e dar suporte demanda por capacitao aps o governo estadual de So Paulo sair na frente no cenrio nacional e instituir uma poltica de compras sustentveis. Em 2003 o mundo se voltava para a temtica com a criao da Fora Tarefa de Marrakech (leia no captulo 1). O governo paulista integrou-se ao movimento por conta dos programas para reduo de gua e energia e do Decreto Estadual 50.170/2005, que estabeleceu critrios socioambientais nos catlogos de compra do governo e a criao de um selo para diferenciar produtos e servios com essas caractersticas uso racional de recursos hdricos, minimizao de resduos, economia de matrias-primas e reduo de poluentes, entre outros.

das questes ambientais no processo licitatrio. A Procuradoria do Meio Ambiente do Estado contribuiu no suporte jurdico e na formulao do decreto com independncia da legislao federal. Na etapa seguinte, foi muito difcil criar especificaes sustentveis de centenas de itens, com sustentao mercadolgica e alinhamento com a lei de licitaes, conta Valria DAmico, que participou ativamente daquele processo inicial e hoje est na Corregedoria do Estado de So Paulo. Trata-se de um poder de compra bastante expressivo, estratgico para influenciar boas prticas no mercado, avalia Denize Cavalcanti, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de So Paulo rgo responsvel pela elaborao dos critrios inseridos no catlogo de compras de 124 mil itens que orientam os gestores nas licitaes. Desse total de produtos, 550 tm o selo socioambiental estadual22. Segundo Denize, quase 5% dos R$ 25 bilhes referentes a tudo que o governo estadual comprou e contratou em 2011 foram gastos com itens que incorporam conceitos socioambientais. Desde 2009, o aumento dessa fatia foi de 40%. Maior nfase ser agora dada para os veculos: at o momento, bastava ser movido a bicombustvel ou etanol para o carro ter o selo indispensvel compra pelo governo, mas o projeto agora exigir a adeso da montadora ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que monitora os nveis de poluio, revela Denize, lembrando que a medida ter efeito multiplicador no mercado junto ao consumidor privado. Assim como ocorreu no nvel estadual, a capital paulista incorporou a implantao de compras sustentveis na administrao pblica a partir de 2005, quando o assunto engatinhava no pas. Tudo comeou quando em seu primeiro ato o ento secretrio Eduardo Jorge, do Verde e Meio Ambiente, disse que no assinaria nenhum despacho em papel branco sem que a folha estivesse impressa nos dois lados, recorda-se Ricardo Hoenen, pregoeiro responsvel pelas compras sustentveis na Secretaria. Foi um choque de cultura, completa. Logo surgiram orientaes inusitadas vindas de cima: copo descartvel, por exemplo, apenas de papel. Para dar conta do recado que tomava corpo de lei, foi preciso criar novos cdigos dentro do
61

Os exemplos de So Paulo e Minas Gerais


A avaliao do custo total no longo prazo, e no exclusivamente do preo, comeava a ser olhada. No rastro dessa tendncia, mais tarde o Decreto Estadual 53.336/2008 instituiu o Programa Estadual de Contrataes Pblicas Sustentveis para capacitar gestores e inserir os critrios de sustentabilidade nos procedimentos de compras e contrataes. A partir da iniciativa, os rgos paulistas estavam obrigados a criar comisses para fazer a lei sair do papel e reportar as aes atravs de relatrios .
21

A lgica da competitividade na licitao permanecia, porm dentro de novos padres, ressalta o procurador Marcelo Sodr, professor de Direito Ambiental da PUC-SP. O assunto incomodava e o que era proibido passou a ser um dever, completa o jurista, referindo-se considerao
60

sistema de suprimento do municpio, o que significou um grande aprendizado com acertos, erros e situaes imprevistas que apareciam pelo caminho. Em um desses revezes, a prefeitura emitiu ata de registro de preo informando tudo o que seria consumido de cada material durante o ano. A inteno da informao prvia era tirar vantagem de preos com o ganho de escala e garantia de fornecimento. Mas pecamos na especificao e acabamos comprando material de pssima qualidade, reconhece Hoenen. O tiro saiu pela culatra. Municiou quem resistia s mudanas. O papel reciclado enroscava e travava as impressoras porque no especificamos o percentual de aparas ps-consumo que o material deveria conter, conta o gestor. Aos poucos, base da insistncia, os problemas foram resolvidos e hoje a prefeitura compra papel reciclado de melhor qualidade a preos inferiores aos do convencional. Os gestores se perguntavam: como comprar coisas que no existiam no mercado? Fabricantes de copos plsticos desdenhavam de quem vendia copos de papel, que se decompem aps um ano e meio, no caso de conter parafina. Sem ela, a demora para desintegrao no ambiente de trs meses. Quem diria que a situao de prestgio se inverteria? Ao longo do tempo, os copos alternativos passaram a ser a bola da vez a preos competitivos. Com a demanda da prefeitura e a maior escala do mercado verde, o preo mdio dos copos de papel caiu de R$ 18 para R$ 7 por cem unidades valor quase igual ao da verso tradicional de plstico, em torno de R$ 5, e que pode levar um tempo centenas de vezes superior para se decompor na natureza. tudo uma questo de cultura, educao, vontade poltica e persistncia, diz Hoenen, lembrando a importncia do efeito multiplicador. Como desdobramento do que j acontece na compra do almoxarifado, um decreto municipal obriga a compra de cimento, pedra e areia produzidas a partir de lavras licenciadas pela Cetesb, a agncia ambiental do Estado. Bancos, brinquedos e outros itens da estrutura dos parques e praas da cidade devem ter madeira de origem comprovadamente legal extrada no Brasil e no vinda
23

Seguimos o modelo de Barcelona, na Espanha, que desenvolveu a agenda ambiental com nfase nas compras pblicas, afirma Thais Horta, responsvel pela implementao da A3P no municpio de So Paulo. Alm do caso de Barcelona, muitas outras localidades no mundo tambm despontam nos temas de compras pblicas sustentveis (veja quadro das pgs. 64 e 65). Thais lembra que, em 2006, dois decretos municipais j estabeleciam metas para reduo no consumo de energia (10%) e gua (20%). Foi estratgico sensibilizar e valorizar servidores. Mais de 600 deles j frequentaram o curso de qualificao na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz) iniciativa da prefeitura para o aprendizado em rede em prol de melhorias ambientais. Mudar hbitos de compras exige um novo olhar para o mundo, enfatiza Thais, para quem o processo atual um despertar de possibilidades para o profissional do setor pblico. No famoso Prdio Martinelli, onde funcionam quatro rgos municipais, na Avenida So Joo, centro de So Paulo, o esforo se traduziu na economia de gua equivalente a 20 piscinas olmpicas, totalizando R$ 660 mil em reduo de custos. O Estado de Minas Gerais est entre os pioneiros quando o assunto sustentabilidade na gesto pblica. Alm de adotar medidas e criar programa especfico para as compras sustentveis24, implementou gesto estratgica de suprimentos e incluiu com fora a sustentabilidade nas obras pblicas. A aquisio passou a ser melhor planejada, levando-se em considerao a padronizao dos bens e servios a serem contratados pelo Estado. A opo mudou para bens que atendam s exigncias de licitaes sustentveis, com estudo do mercado de fornecedores e da melhor estratgia para a realizao da compra. Incorporou-se a elaborao de compras eletrnicas para registro de preos em compras conjuntas. Dentre as famlias de produtos inicialmente trabalhadas, destaca-se o asfalto de borracha obtido a partir de pneus usados. Segundo Renata Vilhena, Secretria de Planejamento e Gesto de Minas Gerais, a substituio do asfalto comum pelo de borracha um dos exemplos mais emblemticos da extenso dos benefcios trazidos pelo estudo de caractersticas sustentveis.
63

de mercados asiticos. Em lugar dos motoqueiros que emitem gases de efeito estufa, a opo para entrega de pequenos volumes por servios de bikeboys.
62

Cidades exemplares no mundo

25, 26, 27

Uma Cmara de Sustentabilidade de Barcelona, Espanha, foi criada em 2006 como parte do Programa da Agenda 21. Critrios sociais e ambientais foram includos nas licitaes, tendo como objetivos, dentre outros, a reduo de emisses de gases de efeito estufa, eficincia no consumo de gua e reduo de gerao de resduos, respeito s legislaes trabalhistas e uma economia mais sustentvel, justa e equitativa. Dentre as medidas adotadas pela cidade, se destacam a compra tica de roupas e uniformes de trabalho, compras responsvel de madeira com certificado de origem e FSC, participao no projeto SMART-SPP do ICLEI28 para fomentar a inovao dos mercados atravs das compras e reunies com fornecedores. Atualmente, aproximadamente 37% de todos os processos licitatrios tm pelo menos um critrio social ou ambiental. Em maio de 2012, ganhou o prmio diamante da Associao Espanhola de Profissionais de Compras (Diamond Purchase Award for Sustainability). A prefeitura de Malm, na Sucia, estabeleceu uma meta ambiciosa: servir alimentao 100% orgnica at 2020 e, com isso, reduzir 40% das emisses de gases de efeito estufa provenientes da produo e distribuio de alimentos, com base nos nveis de 200229, 30. Malm considerada uma cidade de comrcio justo, com certificao, de modo que ela se compromete a melhorar condies de trabalho e preservar direitos humanos no comrcio e na produo, o que tambm ajuda a promover a democracia. Em 2011, 50% das aquisies de alimentos escolares j vinha do comrcio justo e mais de 40% era orgnica, valores bem superiores aos de 2007, que eram de aproximadamente

15% e 25%, respectivamente. Ousada, a prefeitura ainda adotou o slogan Malm sem viagens ridculas de carro ao ter diagnosticado que os trajetos dos cidados eram facilmente realizveis a p. A cidade de Kolding, na Dinamarca, criou sua poltica de compras sustentveis em 1998. Hoje, produtos, servios e obras pblicas integram critrios de sustentabilidade. Para cada tipo de produto, h um mnimo de critrios a serem observados. Alm de no ter havido necessidade de aumento do oramento municipal para se implementar as compras pblicas sustentveis, houve 10% de reduo do oramento total de compras nos ltimos 10 anos. Quase a totalidade das prticas de compras pblicas foi alterada para incluso de critrios ambientais. A Cidade do Cabo, na frica do Sul, deu os primeiros passos para a implementao das compras pblicas sustentveis e lanou, em janeiro de 2012, um guia de orientaes, anexo Poltica Municipal de Gesto de Suprimentos. Com princpios, objetivos e uma estratgia integrada s metas do Plano de Ao sobre Energia e Mudanas Climticas e do Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado, as orientaes encorajam que seja considerado amplamente o conceito de ciclo de vida no momento da elaborao dos editais, da avaliao de propostas e nos contratos e, assim, revistos os critrios de seleo dos fornecedores. A expectativa utilizar o poder de compras do governo para incentivar tambm a participao do mercado, reduzindo riscos e impactos ambientais e estimulando a inovao.

64

65

Alm de ser ambientalmente mais adequado, esse asfalto possui durabilidade 30% maior que a do convencional e, em termos financeiros, sua adoo significou, entre 2007 e 2011, uma economia de mais de R$100 milhes para o Estado. Hoje, a utilizao de massa asfltica produzida com borracha de pneus lei no Estado , demonstrando que a onda veio para
31

tveis fsseis, agrotxicos, conservantes e de transportes de longa distncia. Macaxeira, batata doce, castanha, milho, feijo e outros produtos sem agrotxicos, alm de sucos de frutas regionais j aparecem com mais frequncia no cardpio escolar. De acordo com dados do MDA, R$ 1 bilho foi destinado para essas aquisies em 2011 no pas. No total, o mercado de alimentao escolar movimenta anualmente R$ 3 bilhes33. Municpios como Paragominas (PA), Rio Branco (AC) e Areias (PB) esto entre os primeiros que criaram aes neste sentido desde o treinamento de merendeiras para a criao de receitas com produtos locais at a capacitao de agricultores para a produo orgnica. At o ano 2000, a merenda escolar era abastecida por grandes empresas, com compra centralizada em Braslia e distribuda para todo o pas com alto ndice de desperdcios. Nos ltimos anos, atravs do processo descentralizado, o quadro mudou em benefcio dos cerca de 4,3 milhes de agricultores familiares que hoje so responsveis por 70% dos alimentos34 que chegam mesa dos brasileiros, mas ainda enfrentam situaes injustas, como a dependncia de atravessadores e baixos nveis de assistncia tcnica e financeira. Por empregar 60% da fora de trabalho e representar 99% das empresas brasileirasIV, a participao das micro e pequenas empresas (MPEs) fundamental para o desenvolvimento e para o movimento integrado pela sustentabilidade, especialmente pelo carter distributivo e socioeconmico inerente a esses negcios. Dentre as vantagens de comprar local, existe a possibilidades de se reduzir a pegada de carbono (diminuindo a necessidade de transporte rodovirio, grande emissor de gases de efeito estufa no Brasil), investir na comunidade e encorajar a prosperidade local. A lei complementar 123/2006 estabeleceu condies favorveis para as MPEs contratarem com a Administrao Pblica, havendo licitaes exclusivas para elas, no caso de contrataes de at R$ 80 mil, e ainda preferncia pela contratao das pequenas em casos de licitaes com empate, entre outras condies.
IV Souza, S. Suenia Souza: depoimento [abril 2012]. Entrevistador: S. Adeodato. Cuiab: Centro Sebrae de Sustentabilidade, 2012. Entrevista concedida ao Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV para a elaborao desta obra.

ficar. A sustentabilidade nas compras e obras pblicas tambm est sendo considerada nas obras para a Copa do Mundo de maneira inovadora no Pas, como o Estdio Mineiro, que certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e usar energia solar. Aos poucos o incentivo s compras sustentveis se replica no Brasil, embora em alguns Estados as medidas neste sentido permaneam no papel. No Piau, 18 rgos estaduais elaboraram planos no mbito da A3P, com objetivo de reduzir custos em 30%. De acordo com Jairo Galvo, coordenador de Compensao Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hdricos, a agenda prev a compra preferencial de materiais passveis de reciclagem, aquisio de lmpadas de maior eficincia e aquisio e locao de frota movida a biocombustvel. As medidas demoram a acontecer na prtica, mas no interior do Estado, assim como acontece em outras regies do Nordeste, cresce a aquisio pblica de alimentos junto a pequenos produtores. As compras locais e de micro e pequenas empresas tambm tm lugar no Brasil. Vigendo em todo o pas, a Lei 11.947/2009 determina que pelo menos 30% da compra para merenda escolar tenha como origem os ingredientes locais isso com recursos do Programa Nacional de Alimentao Escolar do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA) . A legislao
32

orienta que assentamentos de reforma agrria, comunidades tradicionais, indgenas e quilombolas sejam priorizados e a lei ainda permite a dispensa de licitao. Alm do zelo pela qualidade da alimentao, a iniciativa contribui para que a agricultura familiar regional se organize cada vez mais e qualifique suas aes comerciais, preceitos esses tambm associados ao desenvolvimento local e compra sustentvel. Contrariamente, a produo industrial de alimentos geralmente possui maior dependncia de combus66

67

No campo ou na cidade, o avano das compras governamentais sustentveis cumpre com diversos papis, desde fomentar a educao ambiental de seus servidores, induzir polticas de crdito socioambientalmente responsveis, gerir responsavelmente o oramento pblico at mobilizar a agenda das empresas privadas, com reflexos em diversas cadeias produtivas. Como um efeito domin, estimula-se que produtos com atributos de sustentabilidade cheguem aos compradores pblicos e individuais (conferir captulo 5) com preos mais acessveis. Fornecedores ou no de rgos pblicos, os empreendedores privados embarcam na onda de utilizar o poder de compra para aumentar espaos no mercado e influenciar melhores padres de sustentabilidade e eficincia no uso de recursos naturais.

Destaques
As licitaes sustentveis j tm amparo na legislao. rgos de controle, como o Tribunal de Contas da Unio, antes resistentes, hoje cobram da administrao pblica aes de sustentabilidade. O Estado de So Paulo foi pioneiro na adoo de critrios socioambientais nos catlogos de compras, mediante o Decreto Estadual 50.170/2005. O Municpio de So Paulo seguiu igual caminho, a partir daquele ano, assim como o Estado de Minas Gerais. Na esfera federal, os marcos fundamentais ocorreram em 2010, com a Instruo Normativa N 1 da SLTI/MPOG e a mudana do artigo 3 da Lei 8.666/1993, sobre licitaes, que incorporou aos seus objetivos a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel. Em 2012, o Decreto 7.746 avanou ao dispor sobre critrios de sustentabilidade nas contrataes e ao regulamentar o artigo 3. As novas regras reforam o entendimento de que as licitaes devem considerar no apenas o menor preo ou a qualidade, como tambm a economia de recursos naturais e os custos de impactos danosos ao meio ambiente e s pessoas. Desponta um novo perfil de gestor pblico, qualificado para avaliar produtos e servios que sejam mais vantajosos para o meio ambiente e que promovam melhor uso, com menos desperdcio. Existem desafios, como a expanso das compras e contrataes sustentveis nas grandes obras pblicas de construo civil e o maior engajamento de fornecedores locais e pequenas empresas.
69

68

O engajamento das empresas


SRGIO ADEODATO 123RF STOCK PHOTO

O impacto dos critrios de compra nas cadeias produtivas, em que fornecedores se adaptam para atender a agenda da sustentabilidade

olhar atento para preo, prazo e qualidade faz parte da interminvel jornada do comprador institucional. No toa, visto que economizar

nas compras a segunda maneira mais eficaz para a empresa melhorar sua performance financeira ficando atrs apenas do aumento do preo de venda1. A aquisio de bens e servios pode representar mais de 50% dos gastos de uma empresa, podendo ultrapassar a marca dos 80% em setores como o varejo e das indstrias eletrnica e automotiva2. Toda essa capacidade de compra confere s empresas um enorme poder de influenciar o mercado. A gesto de suprimentos regida majoritariamente por uma cartilha tradicional que sugere empresa tratar a todos da mesma forma e exercer o mximo de poder de barganha sobre os fornecedores para que reduzam preos, independentemente do porte ou fragilidade dos mesmos.

70

71

Presses sociais e o aumento da conscincia dos empresrios tem permitido que as organizaes vejam valor em gerenciar os impactos sociais, ambientais e econmicos de suas cadeias de fornecimento, reduzindo o impacto em desmatamento, reduo da diversidade biolgica, pagamento de salrios baixos e explorao de mo de obra anloga a escrava3 e infantil. Na busca por resultados e espaos no mercado, o desafio no est apenas nos cifres. Alm dos preos e demais itens financeiros que constam nas planilhas, novos parmetros se apresentam igualmente importantes nos dias atuais, quando aumentam as presses e cobranas sobre a origem dos produtos e seus mtodos de fabricao. Questes ambientais, sociais, ticas e at culturais ganham peso nas escolhas por parte de corporaes, muitas capazes de replicar e imprimir escala a prticas relegadas at pouco tempo atrs. Consumo sustentvel deixa de ser uma bandeira exclusiva de ambientalistas ou algo protelado para um futuro distante. um processo que envolve modelos criativos e razovel dose de inovao, dentro de uma lgica sustentada por dois importantes pilares: a viso da cadeia produtiva com suas conexes socioambientais e o reconhecimento dos fornecedores como elos estratgicos na busca pela sustentabilidade. Da produo logstica, passando pelo marketing, comunicao, recursos humanos, compras ou finanas, todas as funes das empresas devem se conectar ao desenvolvimento sustentvel. No setor privado, a Responsabilidade Social Empresarial uma expresso desse engajamento, sendo que apenas mais recentemente a fora das decises de compras e contrataes tem emergido nessa agenda. Essas decises so estratgicas por conectar a empresa a toda a sua cadeia e por possuir interfaces com diversas reas
4

pode ajudar a empresa a formar seu prprio business case. Aps denncias sobre explorao de trabalho escravo por redes varejistas de vesturio, a gesto de riscos entrou em cena e fez com que empresas do setor aderissem a um programa de qualificao de fornecedores com auditorias independentes, visando eliminar a explorao de mo de obra informal, infantil e de imigrante ilegal. Na primeira avaliao, das 1,2 mil empresas de confeco submetidas ao processo, 15 foram reprovadas e 173 precisavam implantar melhorias (veja na ilustrao da pg. 84). Apostamos no poder de replicao do novo conceito, afirma Jos Eduardo Guzzardi, diretor da Associao Brasileira do Varejo Txtil. A entidade rene 13 grupos de grande porte, entre eles C&A, Marisa, Riachuelo, Casas Pernambucanas e Zara, responsveis por 15% do mercado. A compra sustentvel vetor para economias, inovao e criao de valor de longo prazo, mostrando-se to importante quanto o marketing para a empresa cuidar de sua reputao e mostrar-se comprometida com as preocupaes de seus clientes7. Compradores podero se tornar gestores de riscos quando ajudarem a identificar e gerenciar os riscos incorridos pela empresa montante da cadeia de valor8. A busca por eficincia compe o negcio central do Centro Sebrae de
73

Gesto de riscos
Minimizar interrupes nos negcios por conta de impactos ambientais, sociais e econmicos; Proteger a reputao e o valor da marca da empresa.

Busca por eficincia


Reduzir o custo de insumos materiais, energia e transporte Aumentar a produtividade do trabalho Criar eficincia em toda cadeia de suprimentos

Atender s crescentes demandas de clientes e de parceiros empresariais Inovar para mudana de mercado

da organizao. Por ser mais exposta ao meio exterior, a rea de aquisies pode detectar tendncias, inovaes e oportunidades de trabalho, bem como riscos ligados imagem, reputao, s regulamentaes, aos aspectos operacionais e financeiros . por isso que o Pacto Global da ONU (ou Global
5

Compact) enfatiza trs direcionadores, ou drivers, para a sustentabilidade na cadeia de suprimentos: a gesto de riscos, a busca por eficincia e a criao de produtos sustentveis6. A observncia de cada um desses direcionadores
72

Adaptado de UNGC, 2010

Criao de produtos sustentveis

Sustentabilidade: A prioridade a ecoeficincia para reduzir custo e aumentar a competitividade dos pequenos negcios atrelados cadeia dos grandes, informa Suenia Souza, gestora do Centro, em Cuiab. A instituio ajuda a adaptao dos empreendedores s demandas da inovao e das compras pblicas, especialmente diante da Lei Complementar 123 de 2006, que garante reserva de mercado s micro e pequenas para vender ao poder pblico. Exemplo emblemtico est no municpio de Colder (MT). Com a represso madeira ilegal, que nos ltimos anos ocasionou o fechamento de inmeras serrarias da regio, a prefeitura investiu o seu poder de compra para reposicionar a economia municipal. Em lugar da atividade madeireira, a cidade tornou-se polo de prestao de servios. Hoje, segundo Suenia, mais de 90% das licitaes pblicas privilegiam empresas locais a partir de editais prevendo critrios mnimos de ecoeficincia, com a expectativa de fomentar desenvolvimento local e reduzir custos de transporte e energia. Com meta de se tornar lder mundial em qumica sustentvel, a multinacional brasileira Braskem, fabricante de resinas plsticas, investiu na fabricao do polietileno verde a partir da cana-de-acar, um exemplo de criao de um produto alternativo menos impactante do que os disponveis atualmente no mercado. Produtos como tampas de caixas de suco e potes de cosmticos chegam ao mercado contendo a matria-prima de origem renovvel, em lugar daqueles produzidos com derivados do petrleo. Em 2012, a empresa tornou-se o quinto maior consumidor de etanol no pas, o que justifica a preocupao: como garantir a origem sustentvel da matria-prima, condies dignas de trabalho e equilbrio na disponibilidade de terra para produo de alimentos? S construiramos o diferencial com o engajamento dos fornecedores, destaca Andr Leal, coordenador de sustentabilidade da Braskem. A empresa criou um cdigo de conduta que prioriza, sob o ponto de vista ambiental, a reduo de queimadas atravs da mecanizao, a proteo da biodiversidade dentro do que manda a lei e a adoo de boas prticas, como as que conservam os solos e diminuem a poluio atmosfrica. No lado social, est o respeito aos direitos huma74

nos e s leis trabalhistas. O objetivo fazer com que a nova demanda da indstria de resinas contribua para avanos nos indicadores socioambientais de uma atividade agrcola com histrico de degradao. Nos ltimos anos, melhorias foram alcanadas. De acordo com Leal, a demanda hdrica da indstria sucroalcooleira diminuiu de 5 metros cbicos de gua por tonelada de cana processada na dcada e 1990 para 1,45 metro cbico em 2011. Estima-se reduzir para 1 metro cbico at 2014. Nesse caso, alm de inovar para mudana de mercado, a empresa abocanhou ganhos em eficincia. Da que a insero de atributos de sustentabilidade na gesto de suprimentos pode ser motivada por mais do que um driver (ver quadro na pg. 73). Cada empresa deve verificar se os indicadores a ajudam a entrar em nichos inovadores que contribuam para uma economia mais verde e inclusiva, conceito que veio para ficar. Como uma reao em cadeia, esse movimento se multiplica em diversos campos da indstria de embalagens construo civil, dos supermercados produo de ao. Inovao, ento, passa a ser essencial para toda e qualquer empresa que queira continuar a operar no mercado. Alm dos exemplos mencionados anteriormente, apresentamos iniciativas de outras organizaes olhando para dentro de si, ao inovarem em produtos e processos, e tambm olhando para fora, ao buscarem firmar parcerias com outras organizaes, inclusive com fornecedores.

Em busca de experincias inovadoras


Na busca por inovao, a empresa Whirlpool, fabricante das marcas Consul e Brastemp, passou a utilizar critrios de sustentabilidade na compra de insumos e conseguiu economizar 20% de energia e 76% de gua na sua unidade de foges e lavadoras de roupa em Rio Claro (SP). O pulo do gato foi o mtodo desenvolvido por um pequeno fornecedor, a empresa Terpenoil, de Junda (SP), que transforma substncias vegetais que fazem a assepsia na natureza em produtos para limpeza pesada em fbricas. A novidade est no uso do terpeno, extrado como subproduto
75

do esmagamento da laranja em fbricas de suco. Alm da reduo no consumo de recursos naturais, a tecnologia praticamente zerou as perdas por contaminao de sujeira, antes de 38 mil peas por ms9. A partir desta demanda inicial, a Terpenoil aumentou a escala na produo de desengraxantes orgnicos, levando a soluo tambm para outras indstrias. O diferencial do negcio utilizar a qumica fina para imitar os processos da natureza, revela Marcelo Ebert Ribeiro, diretor da empresa. Ele trocou o mercado financeiro pelo novo filo, que movimenta R$ 10 bilhes por ano no Brasil e abrange produtos para purificao de ar e para limpeza comercial e residencial, no lugar de opes tradicionais base de cloro, mais danosos ao meio ambiente. Se a inteno reduzir impactos ambientais, utilizar produtos ou materiais que advm de recursos naturais renovveis a opo mais adequada. Da mesma forma esto os casos de preferir a iluminao natural artificial, o etanol gasolina, as construes em madeira oriunda de bom manejo florestal em lugar do uso de materiais com maior pegada ecolgica como o cimento, o ao e o alumnio, cujas produes requerem muito consumo de energia .
10

emisses. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudana do Clima12 (IPCC), entre 1970 e 2004, as emisses diretas dos transportes tiveram aumento de 120%. No Brasil, o setor de energia foi responsvel principal responsvel pelas emisses de NOx (55%), sendo 50% referente Com uma infraestrutura precria, as empresas no Brasil ficam refns do oneroso transporte rodovirio, tendo de transportar insumos e produtos em caminhes movidos diesel, altamente poluentes e emitentes de gases de efeito estufa. Esse problema compe o Custo Brasil que impede um crescimento mais robusto da economia ao minar a eficincia da indstria nacional e a competitividade dos produtos brasileiros. comum compradores olharem para o sistema de logstica dos clientes antes de fechar negcios. A Sadia, hoje Brasil Foods, por exemplo, automatizou o controle de rotas reduzindo viagens e queima de combustvel. O mtodo prioriza fornecedores regionais e reformula o planejamento da distribuio para diminuir as distncias das entregas. Com melhor previso sobre a demanda das lojas, reduzimos em 25% o trfego de caminhes entre nossos centros de distribuio, revela Regina Lemgruber, diretora de logstica da rede de varejo Magazine Luza. A reduo de custo chega a 20%, com vantagens como a reduo nas emisses de gases de efeito estufa nos cerca de 1 mil caminhes que abastecem a rede no Estado de So Paulo. Esses ganhos advm de esforo nico das empresas. Da sua parte, o poder pblico comprometido com o desenvolvimento sustentvel deve, entre outras coisas, retirar os incentivos indstria baseada no petrleo e melhorar a infraestrutura do pas, oferecendo rotas eficientes de transporte ferrovirio e hidrovirio o que aumentaria a viabilidade de empreendimentos no Brasil. Nessa trilha da busca por eficincias, a Johnson&Johnson reduziu em 18% o uso de materiais para o Band-Aid, um de seus mais tradicionais produtos, com o propsito de economizar matria-prima e diminuir o lixo aps o uso pelo consumidor15.
77

por 15% das emisses em CO2eq em 200513. O subsetor transportes foi o

ao transporte rodovirio, segundo o Ministrio de Cincia e Tecnologia14.

Comprar ou contratar com base em critrios sustentveis uma prtica empresarial que tende a se expandir com o advento da economia de baixo carbono . Cobranas do mercado internacional e possveis regula11

es nacionais para o corte de emisses em diferentes setores produtivos impulsionam a adoo de novas medidas. A cadeia de fornecimento responsvel por 40% a 80% das emisses de carbono, conforme o setor, avalia Simone Zahran, gerente no Brasil do Carbon Disclosure Project (CDP). Grandes empresas aplicam junto aos fornecedores o mesmo modelo pelo qual se reportam aos investidores, revela Zahran, entendendo que esse um caminho sem volta. A contratao de transporte um dos principais alvos. No Brasil, as empresas de logstica precisam se preparar para competir, ressalta a coordenao do Programa Brasileiro GHG Protocol. A iniciativa orienta corporaes a fazerem seus inventrios de gases de efeito estufa, primeira etapa para posterior identificao de oportunidades de reduo de
76

Smbolos de boas prticas


Carimbo da certificao ganha fora como referncia de padres sustentveis para as compras Os sistemas de rotulagem esto cada vez mais presentes no mercado para diferenciar empresas, processos e produtos que adotam voluntariamente determinados princpios e normas, dentro de padres reconhecidos nacional e/ou internacionalmente. Do consumo energtico extrao de madeira na floresta, o atestado de boas prticas visto como instrumento que orienta as compras sustentveis e agrega valor a marcas pelos atributos de sustentabilidade. A iniciativa implica em mudanas no sistema produtivo, empreendidas muitas vezes por expressivos investimentos, recompensados por melhores preos, conquista de espaos no mercado e maior eficincia de procedimentos que resultam em reduo de custos. A rotulagem ambiental ferramenta de competitividade, principalmente como resposta a presses de mercados externos mais exigentes. No Brasil, entre os diferentes modelos em uso, alguns tm carter oficial, geridos por instituies governamentais. Um dos selos mais conhecidos o Procel, que classifica em cinco categorias a eficincia energtica dos eletrodomsticos, abrangendo 36 linhas de produtos. usado como referncia de compra por mais de 70% dos consumidores. Como resultado, refrigeradores atuais consomem 60% menos eletricidade em relao h dez anos, representando uma economia acumulada de R$ 6 bilhes nas contas de energia. Em duas dcadas, a reduo no consumo equivale gerao da usina nuclear de Angra I, durante 40 meses, em potncia mximaI.
I Borges, M. Marcos Borges: depoimento. Entrevistador: S. Adeodato. So Paulo. Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Inmetro), 2012. Entrevista concedida ao Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV e ICLEI para a elaborao deste livro.

No Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, os selos apontam os diferentes nveis de consumo de combustvel de automveis. Diante das novas regras do governo federal prevendo reduo de imposto para veculos mais eficientes no uso energtico, dez montadoras e importadoras se comprometeram a se engajar voluntariamente ao processo em 2013, abrangendo 190 modelos de carros. Elas se juntam aos nove fabricantes que j participavam do programa at 2012, responsveis por melhorias tecnolgicas que reduziram em 3% o consumo de combustvel. No caso dos automveis compactos mais vendidos no pas, calcula-se uma reduo de gastos equivalente a R$ 611 por ano, para percurso dirio mdio de 40 KmII. Trata-se de um processo em franco crescimento, principalmente quando o governo sinaliza mais claramente que incentivar a adoo de selos verdes, afirma Guy Landvocat, gerente de certificao de sistemas da ABNT. A instituio mantm um programa de rotulagem ambiental, o Beija-Flor, do qual participam 70 produtos de mveis de escritrio a higienizadores de mos. A iniciativa se inspira nas normas ISO 14020 (processos de rotulagem ambiental) e 14024 (procedimentos que consideram critrios da Avaliao de Ciclo de Vida) (leia no quadro da pg. 96). O grande desafio certificar o padro do ciclo de vida, ou seja, atestar os valores dos impactos dos produtos ao longo da cadeia de produo e consumo, o que s ser possvel quando chegarmos a uma metodologia de consenso, acrescenta Antonio Juliani, do Ministrio do Desenvolvimento Indstria e Comrcio Exterior (MIDC). Em cooperao com o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente, o governo federal apoia uma iniciativa-piloto no pas para demonstrar
II Sindicato dos Metalrgicos do ABC. Mais dez montadoras entram em programa de selo para pagar menos IPI. Disponvel em: <http://www.smabc.org.br/smabc/materia.asp?id_ CON=30479&id_SEC=12>. Acesso em: 22 out. 2012.

78

79

a viabilidade prtica de critrios adotados com base na rotulagem ambiental da Unio Europeia. Os selos se diferenciam pela abrangncia, rigor e, principalmente, prestgio no mercado. Embutem conceitos que adicionam valor a marcas e produtos, mas tambm contribuem com prticas que subsidiam polticas pblicas. Algumas certificaes alcanam todos os elos da cadeia, rastreando o cumprimento de seus critrios, o que garante a origem sustentvel do produto. No caso da explorao florestal, h dois sistemas de certificao no Brasil. O Cerflor, gerido pelo Inmetro, tem carter oficial e est integrado globalmente ao Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes, guarda-chuva dos diferentes modelos nacionais. No Brasil a certificadora atesta principalmente plantaes florestais para produo de celulose e papel. J o sistema FSC (Forest Stewardschip Council) tem maior reconhecimento mundial pela representatividade, nvel rigoroso de controle, modelo de governana e apoio de organizaes ambientalistas. Com base em auditorias de campo independentes, a certificadora afere prticas sustentveis (ambientais e sociais) na explorao florestal e pode ser aplicado para diferenciar produtos finais fabricados a partir da matria-prima proveniente de floresta nativa ou plantada certificada. So mveis, portas, janelas e pisos, alm de produtos no madeireiros, como castanha-do-Brasil e leos vegetais, e papis e embalagens de diferentes tipos. Devido demanda das compras institucionais, o papel certificado deixou de

ser um nicho, tornando-se hoje praticamente um padro de mercado, sobretudo no caso do grfico. Na produo agrcola, destaca-se o selo Rainforest Alliance Certified, de reconhecimento internacional, conferido pela Rede de Agricultura Sustentvel (RAS). No Brasil, a cultura cafeeira, um dos principais itens de exportao, hoje a principal atividade que segue no campo e no beneficiamento dos produtos finais os padres ambientais e sociais de sustentabilidade, tambm aplicados na produo de cacau e cana-de-acar, alm da pecuria. No campo, a certificao impulsiona tambm o segmento de orgnicos, que cresce entre 20% e 30% ao anoIII. Para evitar barreiras a produtos orgnicos nacionais no mercado internacional, o governo federal padronizou normas e as tornou obrigatrias. O consumidor ficou mais protegido e o investidor tem regras e horizonte mais claros para investir, concorda Jos Pedro Santiago, diretor do IBD Certificaes, entidade pioneira no selo orgnico no Pas, hoje com mais de 60% do mercado, incluindo alimentos, vinhos, cosmticos e produtos de limpeza. De olho em nichos que surgem a partir de exigncias internacionais, novos selos foram lanados para comunicar ao mercado a existncia de produtos no transgnicos e de cunho social que seguem princpios do comrcio justo. O Fair Trade, por exemplo, de abrangncia internacional, tem como foco a garantia da proteo aos direitos humanos, conhecimento tradicional e bem-estar de comunidades que podem se beneficiar do comrcio de produtos diferenciados pelo atributo social.
III Dias, R. Rogrio Dias: depoimento. Entrevistador: S. Adeodato. Braslia: Ministrio da Agricultura, 2012. Entrevista concedida ao Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV e ICLEI para a elaborao da obra Compras Sustentveis: a fora do consumo pblico e empresarial para uma economia verde e inclusiva.

80

81

Para viabilizar a ideia junto ao fabricante, a rede de supermercado Walmart abriu mo de critrios comerciais de praxe, segundo os quais as mercadorias de menor tamanho ocupam menos espao nas gndolas. A rede varejista garantiu para a marca o mesmo espao linear ocupado pela embalagem antiga algo tempos atrs considerado impensvel para o negcio, tradicionalmente direcionado pela quantidade de produtos, preo e volume de vendas. A partir da iniciativa, a indstria disseminou o conceito da nova embalagem no resto do mundo.

consumo, supermercados funcionam como elos entre fornecedores e consumidores finais. Temos o poder de mobilizar compradores e pressionar cadeias produtivas para aes responsveis, ressalta Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade do Carrefour. Recente pesquisa mostra uma mudana de perfil dos clientes, hoje interessados em saber onde e por quem os produtos foram fabricados, revela o executivo. Segundo ele, a maioria deseja que o supermercado faa uma seleo prvia da oferta, descartando opes que agridem o meio ambiente. De tanto serem acusadas de minar o dinamismo econmico de bairros e cidades inteiras e observando grande potencial de fazer mais economias, as grandes redes de varejo tm se voltado articulao junto a seus fornecedores, inclusive os produtores de alimentos. Porm essa articulao ainda ocorre em um desequilibrado jogo de foras, em que o pequeno produtor tem dificuldades em ser ouvido e o grande varejista detm as cartas. No Brasil, o domnio do mercado de varejo por trs empresas permite-lhes auferir grandes lucros. Segundo Danilo Aguiar, da Universidade Federal de So Carlos, os varejistas no Brasil usam seu poder de mercado principalmente transferindo seus custos para os fornecedores16. Com a rpida proliferao de hipermercados nas cidades maiores, observa-se haver um enfraquecimento acelerado do comrcio varejista de pequenas cidades, o que um fator de concentrao de renda, diminuio de empregos e esmorecimento da economia local. Depois da instalao de grandes lojas de varejo no estado americano de Iowa, um estudo constatou que quase metade do comrcio varejista de cidades pequenas desapareceu em pouco mais de uma dcada17. Contradies como essas esto frequentemente presentes nas discusses sobre sustentabilidade em qualquer setor. As organizaes, sejam empresariais ou de interesse pblico, em regra, no conseguem lidar com toda a complexidade do desenvolvimento sustentvel, pensando nas pessoas, nos lucros e no planeta. Diversos setores vm desenvolvendo aes para disponibilizar produtos com atributos de sustentabilidade e tm empreendido iniciativas em busca de eficincias e inovao.
83

Promovendo a produo local


Se favorecer compras locais e de pequenas empresas so critrios de compras sustentveis, garantir a sua implementao pode ser desafiador. Apesar do acesso dos pequenos produtores ao fornecimento para grandes redes ser ainda limitado por diversas razes, como entraves de logstica e questes de escala comercial, h iniciativas provando os bons resultados das compras que promovem a gerao de renda e a incluso social. Em Goinia, a Rede de Comercializao Solidria de Agricultores e Extrativistas do Cerrado mobiliza centenas de famlias produtoras em 45 municpios de cinco estados. Parte da produo abastece uma fbrica comunitria de castanha de baru amndoa tpica do Cerrado que tambm compe granola, rosquinhas, cookies e barras de cereais fornecidos pela cooperativa merenda escolar e redes de supermercados. No total, as vendas de amndoas de baru em 2012 devem atingir 800 toneladas, a R$ 35 o quilo. Para garantir a renda e evitar os problemas com a sazonalidade, cerca de 200 espcies so cultivadas ou coletadas no bioma atravs do extrativismo, explica Marcelo Jacinto do Egito, coordenador tcnico da cooperativa, que fatura R$ 2,8 milhes por ano e tem planos de instalar mais dez unidades industriais para a maior valorizao dos produtos do Cerrado. O Grupo Po de Acar, um dos clientes da cooperativa, fechou o ciclo das embalagens da linha prpria de bem-estar TAEQ. Na engrenagem do
82

Entenda as conexes da deciso de compra com os aspectos ambientais e sociais, das camisetas de algodo e roupas prossionais moda das vitrines

De olho no vesturio

ALGODO um dos txteis mais consumidos no mundo e mudanas para um consumo mais sustentvel podem minimizar impactos. Uma camiseta exige que 160 g de agrotxicos sejam despejados no campo com danos a agricultores, solo, gua, fauna e cadeia alimentar. Nos cultivos alto o ndice de trabalho em condies irregulares INDSTRIA TXTIL No processo de fiao, tecelagem e acabamento dos tecidos, incluindo tinturaria e lavagem, alto o consumo de energia, combustveis fsseis e gua com gerao de gases, efluentes que poluem rios e resduos slidos

CONFECO Deve atuar junto a oficinas de costura e demais prestadores de servio para a adoo de boas prticas ambientais e trabalhistas. Pode ser bom negcio associar as marcas a alternativas ecologicamente amigveis. Um exemplo o algodo orgnico, obtido por sistemas sustentveis. J o algodo natural colorido dispensa corantes qumicos e economiza gua no acabamento

USURIO Tanto o consumidor como o gestor que administra a compra de uniformes nas instituies podem promover mudanas. Alm de evitar o desnecessrio, importante observar as etiquetas para dar preferncia a opes menos danosas ao ambiente e descartar marcas includas na lista suja do trabalho escravo DOAO Em vez do descarte no lixo, roupas e acessrios fora de uso podem ser vendidos para um brech ou doados a terceiros ou entidades sociais para reutilizao. Isso reduz o consumo de novas peas e, automaticamente, a quantidade de recursos naturais e poluentes utilizados na sua fabricao
FONTE: ICLEI/ PROJETO IMPLEMENTANDO COMPRAS PBLICAS SUSTENTVEIS NO ESTADO DA BAHIA, ABIPET, ABIT

COURO O secular uso do

material em roupas, calados e acessrios est associado a impactos nocivos da criao de gado, como desmatamento e emisso de gases de efeito estufa

OFICINA DE COSTURA

Um problema do setor a contratao de mo-de-obra de forma inadequada: sem carteira de trabalho com jornadas de trabalho excessivas e em ambientes insalubres. No Brasil, imigrantes ilegais esto entre os mais vulnerveis

CUSTOMIZAO Peas

FIBRA SINTTICA Grande parte

84

dos tecidos contm polister e outras fibras oriundas do petrleo, fonte no renovvel e poluente. O uso de material sinttico cresce devido s incertezas de clima, safra e preos da produo agrcola

PET Mais de 40% das garrafas PET descartadas no Brasil so transformadas em fibras para o setor txtil. A matriaprima reciclada substitui a fabricada a partir do petrleo, com economia de 30% de energia. A expanso depende do avano dos servios de coleta seletiva do lixo

ATERRO/LIXO Roupas descartadas

com o lixo comum acabam no aterro sanitrio ou no lixo, onde levam dezenas de anos para se decompor com impactos negativos ao meio ambiente

de vesturio antigas podem ser consertadas ou estilizadas para tomar a forma de novas roupas, evitando o desperdcio de tecidos reutilizveis

85

Um prximo passo a ser dado estabelecer um relacionamento com fornecedores mais equnime e dialogado, com vistas ao comrcio tico e justo o que inclui uma diviso mais equilibrada dos nus e dos bnus entre produtores, vendedores e sociedade. Iniciativas com essas caractersticas esto surgindo sob a gide da criao de valor compartilhado, que ser apresentada ao final deste captulo. No lado da indstria, as compras empresariais envolvem tambm a preocupao com os resduos gerados aps o uso das mercadorias ou durante a sua produo nas fbricas. No sentido de cumprir a legislao, a Poltica Nacional de Resduos Slidos, uma coalizo liderada pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) agrupando os principais fabricantes de embalagens e indstrias que as utilizam na produo, como o setor de bebidas, planeja como far a logstica reversa isto , a coleta e retorno dos resduos produo industrial. H dez anos, todas as caixas descartveis de suco e leite iam para lixes e aterros aps o consumo das bebidas no Brasil. Hoje, mais de 25% reciclada a partir de tecnologias que surgiram no mercado com apoio do principal fabricante dessas embalagens, a empresa Tetra Pak. A meta atingir 40% at 2014, revela Fernando von Zuben, diretor de meio ambiente. O papel, um dos materiais que compem as embalagens longa vida juntamente com as camadas de plstico e alumnio, separado e utilizado na fabricao de papelo para caixas de transporte, alm de papel reciclado para diversos fins, inclusive para impresso e produo de novas embalagens de suco e leite. Aps o aproveitamento do papel dessas caixas, o plstico misturado ao alumnio empregado em telhas e placas para a construo civil, alm de capas de caderno exportadas para os Estados Unidos. Nova tecnologia brasileira, pioneira no mundo, permite a separao total do plstico, para produo de parafinas, e do alumnio, transformado em p para aplicaes nobres na indstria qumica. No total, 32 empresas atuam na cadeia de reciclagem de embalagens longa vida, sem contar as cooperativas de catadores que as separam do lixo, transformando-as em fardos para envio indstria. O uso de materiais reciclveis ou reciclados, no entanto, no confere o
86

adjetivo sustentvel atividade do consumo: importante observar que na maioria das regies do Brasil a aquisio de alimentos frescos de fornecedores locais como leite, frutas e sucos pode dispensar essas complexas embalagens e tambm eliminar a ingesto de aditivos qumicos como conservantes. Em uma das clssicas lies da sustentabilidade, a dos 3 erres, as aes de Reduo e Reutilizao aparecem antes da Reciclagem. Mas uma vez que a embalagem j foi fabricada, nada mais certo do que (re)aproveit-la ao mximo.

Um desafio para as cidades e suas construes


Mudanas nas compras empresariais atingem a construo civil, setor que congrega otimismo no Brasil. Responsvel por 10% do PIB global, chegando a 40% em algumas economias, o setor representa um tero dos gases de efeito estufa emitidos no planeta, conforme dados do Sustainable Buildings and Climate Iniciative (UNEP-SBCI), da ONU18. Mais de US$ 7 trilhes so gastos anualmente em construes, com estimativa de atingir US$ 100 trilhes at 2020, segundo relatrio divulgado pela entidade. O potencial de investimento alto, mas a fatia para a construo sustentvel ainda pequena, lamenta Curt Garrigan, coordenador da UNEP-SBCI. Ele apresentou estudo mostrando que o setor responsvel por 40% da energia e 25% da gua consumida no mundo nmeros que tendem a crescer a partir do aumento da populao urbana e da necessidade de garantir moradia para todos. At 2030, segundo Garrigan, 3 bilhes de pessoas precisaro ter acesso a habitao, principalmente nos pases em desenvolvimentoIV. O papel das cidades e do setor de construo civil central para a transio na direo de uma economia verde, ressalta Pavan Sukhdev, chefe da Iniciativa em Economia Verde do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente. O setor privado no pode seguir adiante sozinho porque
IV Informaes fornecidas por Curt Garrigan no simpsio Eficincia no Uso de Recursos e Economia Verde: Oportunidades para Edifcios e Cidades Sustentveis, em junho de 2012.

87

limitado pelo lucro, o propsito primrio de uma corporao, acrescenta Pavan, defendendo incentivos financeiros para o setor. Ele argumenta: difcil as empresas optarem por construes sustentveis se no mundo h US$ 65 bilhes em subsdios para a produo de combustveis fsseis, mais US$ 275 bilhes destinados a uma agricultura no sustentvel e outros tantos bilhes para a pesca que agride os oceanos. Na opinio de Pavan, mudanas ocorrero por intermdio de polticas pblicas, atravs de incentivos e tambm do poder das compras governamentais (ver captulo 2). Um milho de dlares em investimento verde pelo governo pode gerar de US$ 5 a 10 milhes aplicados pelo setor privado, completa Pavan. Os governos locais das cidades, neste sentido, tm sua disposio diversas ferramentas administrativas, regulatrias e econmicas para promover estas mudanas no setor, no mbito do planejamento urbano, gesto dos resduos da construo civil e saneamento, por exemplo19. A Copa das Confederaes de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpadas de 2016 no Brasil tm potencial de motivar projetos de construo civil sustentveis e infraestrutura urbana verde e inteligente nestas cidades. Cresce a busca por selos verdes como maneira de diferenciar empreendimentos que seguem regras ambientais, comprovadas por auditorias. Alm dos sistemas para o aumento da eficincia energtica e economia de gua na operao dos edifcios, a preocupao abrange a adoo de boas prticas durante a obra, como a reciclagem do entulho e a garantia da origem da matria-prima (veja na ilustrao da pg. 90). No caso da madeira, devido a esquemas de fraudes na emisso da Guia Florestal ou do Documento de Origem Florestal, o carimbo da certificao socioambiental visto como nica garantia sobre a procedncia no predatria do material. H desafios para uma maior adeso do mercado aos selos, que envolvem custos para mudanas de processos e adequao s normas, com reflexos nos preos (leia nas pgs. 78 a 81). Para Greg Kats, presidente da empresa Capital E, preciso desmistificar que as construes sustentveis so mais caras. Pesquisa realizada sob sua coordenao em 170 prdios de 15 pases revelou o contrrio. Em 20 anos, edifcios verdes
88

geram retorno equivalente a 2,5 vezes o valor do investimento, a partir da economia de gua e energia, diz o executivo. Estima-se que os edifcios sustentveis ofeream uma economia de at 30% no valor do condomnio, incluindo a as redues do consumo de energia, gua e do custo operacional do edifcio (manuteno e reformas). Alm disso, segundo o Green Business Council Brasil, h um aumento de 20% no valor de venda do empreendimento aps 20 anos de uso20. Foram construdos no Estado de So Paulo 3 mil bairros nos ltimos 40 anos, totalizando 450 mil moradias, mas em muitos casos se ocupou lugares inadequados, sem condicionantes ambientais, destaca Eduardo Trani, assessor da Secretaria de Habitao, defendendo medidas para se colocar em prtica polticas de urbanizao de favelas e de proviso de moradias novas. Ele informa que o Estado de So Paulo foi convidado para compor o SUSHI (Iniciativa de Habitao Social Sustentvel), um projeto da UNEP-SBCI que tem como objetivo aumentar o uso de edifcios sustentveis (em termos de recursos naturais e eficincia energtica) e solues de design em programas de habitao nos pases em desenvolvimento. As novas moradias da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) so entregues com aquecedores solares, que permitem uma economia de cerca de 30% na conta de energia dos muturios. Alm disso, as casas tm janelas mais amplas para maior iluminao e ventilao. Um exemplo o residencial Rubens Lara, em Cubato (SP), reconhecido como moradia popular verde pela ONU. O projeto na Serra do Mar tirou 7,5 mil moradores de uma rea de preservao ambiental, a um custo superior a R$ 1 bilhoV. As lies do SUSHI no Brasil mostram que, alm de reduzirmos recursos naturais, resduos slidos e emisses de gases de efeito estufa, o projeto pode contribuir para a gerao de empregos verdes e para a erradicao da pobreza, completa Trani. H reflexos sociais e culturais importantes: estudos mostram que uma criana com mais espao e ventilao apresenta melhores resultados na escola.
V Informaes fornecidas por Curt Garrigan no Simpsio Eficincia no Uso de Recursos e Economia Verde: Oportunidades para Edifcios e Cidades Sustentveis em 2012.

89

De edifcios a casas, pontes e estradas, a contratao de obras exige critrios que reduzam impactos desde a origem dos materiais

Construo sustentvel
REFORMA Deve prever
materiais e novas tecnologias eficientes, como painis solares que suprem o consumo energtico. Telhados verdes com vegetao suspensa minimizam o calor e a necessidade de refrigerao. Aproveitamento de gua da chuva ou de reuso em jardins e lavagem de garagens e reas comuns reduz a presso sobre os mananciais.

PLANEJAMENTO DA OBRA O projeto bsico deve prever materiais e tecnologias para reduo de insumos e maior eficincia no uso da gua e energia por meio da racionalizao dos espaos, melhor ventilao e iluminao natural. Certificaes e selos, como o Leed e o FSC, balizam boas prticas.

DEMOLIO
A obra deve ser limpa e organizada, com reciclagem, reduo de desperdcios e garantia de segurana e boas condies de trabalho. A madeira para formas de concreto e escoramento, alm de portas, janelas e pisos, precisa ter comprovao legal. Automao de elevadores, ar condicionado e iluminao economiza energia, reduz custo e torna o uso do edifcio mais sustentvel. A boa manuteno evita perda de recursos.

CONSTRUO E USO DO EDIFCIO

So indispensveis critrios para separao, reciclagem e reaproveitamento dos materiais. A demolio deve seguir normas de segurana e procedimentos para se reduzir poluio sonora e disperso de p no entorno.

MATERIAIS E RECURSOS NATURAIS Diversos insumos so extrados da natureza, como pedra e areia. O calcrio matria-prima do cimento e do gesso, fabricados em fornos que usam biomassa ou resduos de boa combusto, como pneus velhos. A madeira das obras provm de florestas que devem ser exploradas por tcnicas de impacto reduzido. O alumnio e ao tm origem na minerao, potencial geradora de poluio e impactos aos ambientes naturais.

DESCARTE DE MATERIAL O entulho jamais pode ser depositado em terrenos baldios ou margem de rios. O material no reciclado encaminhado para aterros especficos para construo civil. Normas municipais exigem das empreiteiras relatrios de gerenciamento de resduos.

RECICLAGEM DE MATERIAL O entulho passa por trituradores e peneiras, transformando-se em material para novos usos, como pavimentao de ruas. O mtodo pode ser operado na prpria obra ou em usinas de reciclagem, que promovem economia de matria-prima, reduo da poluio e de problemas como assoreamento de crregos que favorece enchentes.

90

91

O exemplo de So Paulo, no entanto, isolado. No nvel nacional, o aquecimento do mercado imobilirio no foi acompanhado de esforos de grande escala em favor da sustentabilidade. No programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, so tmidas as iniciativas focadas em contrataes de obras com critrios socioambientais. Empresas de economia mista so instigadas a gerar resultados financeiros e ao mesmo tempo arriscar nos investimentos que zelam pelo aspecto social e ambiental. Como muitas atuam em servios de grande volume, notrio o seu poder de influenciar o mercado e gerar escala por meio das compras e contrataes. Seguindo o rastro das normas do governo paulista (leia no captulo 2), a Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo (Sabesp), uma das maiores empresas de saneamento bsico do mundo, iniciou em 2009 o processo de compras sustentveis, dando preferncia a equipamentos eletrnicos de baixo consumo energtico, contando hoje com 259 itens com o Selo Socioambiental do Estado de So Paulo . Entre as primeiras normas adotadas pela empresa, destacam-se a
21

reciclado nos servios para as empresas em geral, desenvolvendo o novo mercado, afirma Marcelo Morgado, assessor de meio ambiente da Sabesp. Sob controle acionrio do Estado, temos maior margem para apostar no fomento ambiental, seguindo polticas pblicas, enfatiza Morgado. Sem prejudicar a conta geral da companhia, abre-se mo do lucro de curto prazo em nome de um bem maior e de longo prazo para sociedade, mesmo tendo que seguir normas legais mais restritivas que os seus parceiros do setor empresarial. Um programa de uso racional da gua induziu fabricantes a desenvolver vlvulas, bacias e outros equipamentos hidrulicos mais eficientes, que se disseminaram e hoje so vendidos a preos acessveis. Como resultado, em uma dcada o consumo de gua caiu quase pela metade na Regio Metropolitana de So Paulo. A busca de solues junto a fornecedores promove a disseminao de boas prticas tambm em outras cadeias produtivas. Estudos e anlises da FGV demonstram que apenas quando toda a cadeia observada possvel reduzir custos e conquistar mercados. Pequenas e mdias empresas, neste contexto, so fundamentais para promover inovao, gerar escala em sustentabilidade e desenvolver a cadeia de valor. Empresas de grande porte tendem a ser mais resistentes ao novo, j que a cultura organizacional est mais consolidada e mais pesada. No mbito do programa Inovao na Criao de Valor do GVces, concluiu-se que as grandes empresas esto compreendendo que sua cadeia de suprimento importante no valor final dos seus produtos e das prprias organizaes, tanto para depreci-los como para melhor-los. O desafio no se limita a impor critrios aos fornecedores unilateralmente, mas desenvolver solues conjuntas. Organizaes inovadoras tm predisposio a alianas e parcerias, avalia o professor Wilson Nobre, da FGV, para quem problemas complexos s podem ser resolvidos de maneira colaborativa e participativa. uma estratgia de gesto tpica da transio para a economia verde, na qual o dilogo um de seus principais pilares. A expresso responsabilidade compartilhada se integra ao vocabulrio das empresas e as suas relaes com fornecedores. Como pano de fundo
93

supresso do amianto (insumo considerado cancergeno) na construo civil e o reprocessamento do leo lubrificante usado. Entre 2006 e 2010, a empresa multiplicou por seis o seu consumo de papel reciclado em relao ao comum. No uma quantidade pequena, sabendo-se que ao todo so 15 mil funcionrios e milhes de clientes. Em obras, a Sabesp gasta por ano em torno de R$ 2 bilhes montante que aponta a fora do setor na induo de mudanas. Um exemplo recente o uso de agregado de entulho reciclado na construo de adutoras para distribuio de gua. A alternativa mais barata e substitui a areia, extrada do leito de rios muitas vezes com impactos negativos ao ambiente. Aps experincia piloto em 2010 junto a uma usina de reciclagem que formulou o material e fez os testes, o novo insumo foi empregado no ano seguinte na obra de uma adutora de 2,5 Km, no Projeto Tiet. O produto a partir do entulho foi ento liberado para compor as licitaes, desde que aplicado em construes de menor risco estrutural. A expectativa que agora as empreiteiras expandam o uso do produto
92

esto polticas institucionais de compras e contrataes e o olhar atento de grupos de consumidores e de rgos de controle, que passam a no aceitar a omisso das organizaes com relao as suas prticas de contrataes. As empresas entraro na onda da sustentabilidade seja por iniciativa prpria ou por presses externas. O maior grupo empresarial de moda do Brasil, o Guararapes Confeces, controlador das lojas Riachuelo, ainda em 2012 afirmava no garantir a no utilizao, por seus fornecedores, de mo de obra escrava, infantil, ou se operavam com prticas de segurana e sustentabilidade . Assim, mesmo sem querer, acabam sendo solidrias
22

100% do carvo a partir de florestas plantadas no prazo de quatro anos. O compromisso abrange ao todo 11 grupos empresariais de grande porte que produzem 35 milhes de toneladas de ao bruto por anoVI. Criaremos programas para transferir tecnologia e orientar fornecedores a trabalhar dentro da lei, alm de validar as aes em parceria com ONGs, informa Maria Cristina Yuan, diretora de sustentabilidade. Essas alianas empresariais, para terem legitimidade, precisam ser objeto de controle social com participao do Estado, ONGs e cidados zelosos pelo cumprimento dos compromissos e metas pactuados pelas empresas. Se isso no ocorrer, h o risco de haver apenas publicidade favorvel a atividades perniciosas sade ambiental e humana. No caso dos pactos monitorados pela iniciativa Conexes Sustentveis, as organizaes podem ser suspensas e excludas da iniciativa caso no publiquem relatrios satisfatrios aos olhos de seu comit.

s empresas que adotam prticas irregulares, o que leva a associao do setor a recorrer a aes de gerenciamento de risco e relacionamento com a imprensa. No caso da soja, a cobrana internacional aps campanhas ambientalistas junto s redes de fast-food na Europa forou o setor a se aliar a ONGs e governo para sair da inrcia. Passamos a ser proativos e declaramos ao mercado que no compraramos gros produzidos em reas desmatadas depois de julho de 2006, conta Carlo Lovatelli, presidente da Associao Brasileira das Indstrias de leos Vegetais. Lanada quando o desmatamento atingia recordes na Amaznia, a Moratria da Soja criou um sistema de monitoramento por satlite, sobrevoo e vistoria de campo, acompanhado por um comit. Participam atores que antes tinham relaes conflituosas e at litigiosas, mas agora buscam objetivos comuns. J no setor siderrgico, o compromisso de usar apenas carvo vegetal produzido a partir de florestas plantadas, sem a destruio de matas nativas, tem como alvo os produtores independentes de ferro-gusa, matria-prima das siderrgicas. Cerca de 60% do carvo para o setor provm de rvores nativas, na maior parte de origem ilegal ou predatria, segundo estimativa divulgada em 2012 pelo Instituto Ethos . Doze empresas assinaram o pacto
23

A importncia de desenvolver fornecedores


Parte expressiva das 4,5 milhes de pequenas empresas brasileiras, responsveis por 60% da mo-de-obra empregada no pas, participa da cadeia de suprimento das grandes corporaes24. A tarefa inclui a internacionalizao dos pequenos, dentro das oportunidades que surgiro em nossas operaes l fora, anuncia Ricardo Luiz, coordenador do Programa Inove, da Vale, empresa que tm 10 mil fornecedores, 65% pequenos e mdios. Com foco na sustentabilidade econmica, o objetivo qualific-los para atender no apenas companhia, mas ao mercado como um todo, tornando-os mais competitivos, diz Luiz. Plataformas de ensino distncia geram capilaridade com cursos on line sobre gesto empresarial, qualidade, segurana, sade e meio ambiente.
VI YUAN, M. C. Maria Cristina Yuan: depoimento [2012]. Entrevistador: S. Adeodato. So Paulo: Instituto Ao Brasil. Entrevista concedida ao Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV e ICLEI para a elaborao deste livro. Mais informaes sobre a iniciativa em: <http://www. acobrasil.org.br/site/portugues/sustentabilidade/sustentabilidade-carvao-vegetal.asp>. Acesso em: 16 out. 2012.

para implantar critrios de sustentabilidade e obter auxlio tecnolgico para rastrear o produto desde a origem. Em paralelo, o Instituto Ao Brasil criou um protocolo para que tambm as indstrias siderrgicas na ponta final da cadeia e no apenas os produtores de gusa assumam a meta de obter
94

95

Avaliao de Ciclo de Vida (ACV) na rea de compras


VII, VIII

Para preparar a cadeia produtiva dentro de princpios exigidos no mercado internacional, a Vale mantm linhas de crdito em condies especiais, responsveis pelo repasse de R$ 141 milhes para 186 empresas at 2012. No Fundo de Financiamento ao Fornecedor, a companhia adianta at 50% do valor do contrato de fornecimento. A partir da negociao da companhia junto s indstrias, 300 fornecedores compraram EPI (equipamento de proteo individual) a preos reduzidos, ao custo total de R$ 2,6 milhes, conta Luiz. Fazer compras e contratar servios a partir de critrios sustentveis exige o desenvolvimento de mtricas. Graas a um sistema inovador de pontuao que avalia impactos positivos e negativos de suas operaes com fornecedores, a Natura aperfeioou o monitoramento do seu programa QLICAR (Qualidade, Logstica, Inovao, Competitividade, Ambiental & Social e Relacionamento). Levam-se em conta indicadores sobre dixido de carbono, gua, energia e resduos, alm de investimentos em educao, segurana do trabalho, incluso social e relaes com as comunidades. Os dados so obtidos por meio de questionrios trimestrais junto aos fornecedores. Internamente, foi importante desenvolver mtrica para se demonstrar os ganhos com a aposta na sustentabilidade, afirma Ariel Motta, coordenador do programa de compras da empresa. O processo se aplica a pequenos produtores de cacau, no Par, que mudaram o sistema de cultivo para o fornecimento Natura. O insumo, contido em 20% da composio de sabonetes, substitui matrias-primas tradicionais, como leo de palma ou sebo de boi. A produo tornou-se orgnica, integrada floresta, conta Alessandro Mendes, diretor de desenvolvimento de produtos. De igual modo, o uso de lcool orgnico em perfumes s foi possvel graas parceria com a destilaria Cerba, de Piracicaba (SP), idealizadora de um processo para retirar odores do produto fornecido pelas usinas da Native que, por sua vez, ganhou um nicho de mercado. Algumas empresas comeam a entender que fornecedores marginalizados no permanecem produtivos, tampouco garantem qualidade de suas entregas. Aumentando acesso a insumos, compartilhando tecnologias e
97

A ACV uma ferramenta que ajuda a identificar os impactos ambientais de um produto (bens e servios) ao longo da sua vida. Permite conhecer melhor pontos fortes e fracos para a tomada de deciso. O mtodo quantifica todo o consumo de materiais e energia desde a extrao de recursos naturais, passando por toda a cadeia de transformao do produto, pelo seu uso e reciclagem, terminando no descarte. Variantes mais conhecidas de ACV so as pegadas de carbono e hdrica. Mais recentemente, foi desenvolvida uma metodologia social que analisa aspectos como direitos humanos, sade do consumidor, condies de trabalho e qualidade de vida de comunidades. Europa e Japo so lderes no setor. Outros pases se engajaram para fomentar um pensamento de ciclo de vida nos seus setores produtivos. Desde 2006, existem as normas internacionais ISO14040 e ISO14044, que harmonizam metodologias. Foi criado um rtulo internacional com base na ACV, estandardizado pela norma ISO14025, o que facilitou o uso da ferramenta nos contratos de compras pblicas e empresariais. Empresas introduzem o pensamento de ciclo de vida como primeiro passo para uma gesto mais sustentvel. Cresce a viso de que a opo mais barata pode sair cara devido a custos indiretos do produto (imagem da empresa, custos de manuteno ou descarte do produto, baixa durabilidade e substituio do produto). No Brasil, o primeiro estudo de ACV, realizado em 1997 pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), comparou 14 embalagens de alimentos. Logo depois, no comeo da dcada de 2000, empresas como Braskem, Unilever e Natura ingressaram no setor. A demanda pelo instrumento cresce no mundo e no Brasil, onde foi fundada a Rede Empresarial de ACV, unindo grandes empresas para o desenvolvimento da prtica.
Contedo compilado a partir de texto elaborado por Ute Thiermann, pesquisadora convidada pela FGV

96

VII THE LIFE Cycle Initiative. Life Cycle Initiative Publications. Disponvel em: <http://goo.gl/ JA4O3>. Acesso em: 19 out. 2012. VIII AVALIAO do ciclo de vida. Disponvel em: <http://acv.ibict.br/>. Acesso em: 19 out. 2012.

acesso a financiamentos, as empresas podem melhorar a qualidade do fornecedor e a sua produtividade. medida que os fornecedores se fortalecem, alm de haver ganhos sociais, os custos ambientais podem diminuir, o que aumenta ainda a sua eficincia. Assim, segundo a proposio de Michael Porter, da Universidade de Harvard, cria-se valor compartilhado, que tem sido um novo mantra para a legitimao dos negcios e do capitalismo. Fraquezas ou danos sociais criam custos internos para as empresas como o desperdcio de energia ou matrias-primas, os onerosos acidentes, e a necessidade de treinamento de ltima hora para compensar insuficincias educativas. Em termos mais prticos, algumas novas iniciativas destacam as vantagens de comprar de fornecedores locais capacitados, que ajudam as empresas a evitar custos de transao. Quando as empresas compram localmente, seus fornecedores podem ficar mais fortes, aumentar os seus lucros, contratar mais pessoas e pagar melhores salrios o que, na tica de Porter, beneficiaria outros negcios na comunidade25. Para avaliar os resultados dessas iniciativas, possvel verificar quais valores e em que montante eles so criados e, finalmente, verificar como feita a distribuio desses valores criados. Se o desenvolvimento sustentvel for um princpio da ao empresarial, h de se verificar uma diviso justa e mais equitativa dos benefcios gerados no local, tanto no curto quanto no longo prazo.

Destaques
Alm do preo, prazo e qualidade, novos parmetros se apresentam importantes nas decises de compra por empresas em tempos de maior cobrana do mercado sobre a origem dos produtos e mtodos de produo. Gesto de riscos, busca por eficincia e criao de novos produtos podem estar na mira da empresa responsvel. Empresas ampliam o olhar para a cadeia de fornecimento em busca de menor impacto e gerao de valor compartilhado. A gesto de carbono est no centro da agenda. Mais da metade das emisses de gases de efeito estufa associadas s operaes de grandes empresas tem como fonte a cadeia de fornecimento. Ferramentas como Avaliao de Ciclo de Vida (ACV) e certificao se disseminam no sentido de realizar diagnsticos abrangentes, implementar medidas socioambientais e orientar as compras. So estratgicas as tecnologias e polticas capazes de reduzir o uso de recursos, reciclar resduos, aliviar impactos negativos ao meio ambiente e melhorar as condies de vida dos trabalhadores. A inovao tambm se aplica a modelos de gesto. Pactos e alianas setoriais se proliferam para a adoo de boas prticas ambientais e sociais, sem prejuzo da competitividade.

98

99

Alm de preo, prazo e qualidade


ICLEI 2009 123RF STOCK PHOTO

Como achar caminhos e aperfeioar a gesto de compras e suprimentos com atributos ambientais, de segurana, direitos humanos e diversidade

gesto de compras um dos principais pilares de qualquer instituio, tendo importncia estratgica ao suprir a organizao com

os materiais e servios necessrios, em quantidades e qualidades certas, a preo adequado, e no momento certo, de forma alinhada ao alcance de seus objetivos. Alm de estratgicas, as compras resultam em grandes impactos para as instituies e entorno, j que o ato de consumir implica em despesas e movimenta uma extensa cadeia de fornecedores, populaes e recursos naturais. H grande sintonia entre o que se busca na compra pblica e na empresarial, j que suas decises so baseadas em preo, prazo e qualidade o trinmio, quase um mantra, do comprador institucional. Porm, verdade que existem diferenas quanto ao propsito de cada organizao.

100

101

Enquanto o setor empresarial persegue a gerao de valor para seus acionistas, o poder pblico busca corrigir ineficincias do mercado e satisfazer as necessidades coletivas dos cidados. Nas compras pblicas, agrega-se quele trinmio a necessidade de obedecer a procedimentos especficos advindos da legislao dentre eles isonomia, legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, probidade administrativa, vinculao ao instrumento convocatrio, julgamento objetivo, transparncia e publicidade. Ter uma boa governana, ser mais transparente e estar aberto ao dilogo com os fornecedores e a populao em geral so cobranas da sociedade feitas tanto para as empresas quanto para o poder pblico.

H barreiras, mas tambm I facilitadores para a compra sustentvel


Na avaliao de gestores e analistas de sustentabilidade de cerca de 50 organizaes pblicas e empresariais no Brasil, boa parte deles j envolvidas em fruns de sustentabilidade, destacam-se alguns tipos de entraves: informacional, financeiro e estrutural/gerencial. A primeira barreira remete ao grau de familiaridade dos profissionais da rea de compras com as polticas de sustentabilidade. Esse ponto foi relevante para 11 organizaes pblicas e 8 privadas, que alegaram a falta tanto de profissionais qualificados como da capacitao dos atores envolvidos no processo de compras. A barreira financeira foi levantada por 12 respondentes das organizaes privadas, para quem os fatores econmicos certamente prevalecem durante a tomada de deciso. As barreiras estrutural e gerencial esto relacionadas tanto com a falta de apoio dos gestores seniores para as compras sustentveis como com a falta de uma diretriz institucional. H trs grandes tipos de facilitadores levantados pelos respondentes. Para as barreiras informacionais, sugere-se a capacitao das reas de compras das organizaes e a formao contnua em sustentabilidade dos envolvidos diretamente com os projetos. Para as barreiras gerenciais necessrio um compromisso e determinao da alta direo na implantao firme de uma poltica sustentvel. E para superar os obstculos estruturais e culturais os respondentes indicam a necessidade de melhor planejamento, elaborao de estratgias e metas com sinergia entre as equipes intermedirias, buscando complementaridade na tentativa de implementar aes.
I Resultado de pesquisa emprica realizada pela FGV e pelo ICLEI Brasil sobre sustentabilidade na gesto de compras pblicas e empresariais junto cerca de 50 organizaes, entre empresas e rgos do poder pblico (incluindo governos e empresas pblicas e de economia mista) instalados no Brasil e preocupados com a insero de sustentabilidade em suas atividades de gesto de compras.

O valor do engajamento do profissional


possvel, por meio da gesto de compras e suprimentos orientada sustentabilidade, promover o desenvolvimento da instituio compradora, do profissional de compras, dos fornecedores e at contribuir para o desenvolvimento local. Isso porque inserir sustentabilidade na gesto de compras e suprimentos ir alm das premissas preo, prazo e qualidade. pensar como a sustentabilidade pode contribuir para gerar e compartilhar valores para todas as partes envolvidas no fornecimento de produtos e servios, tomando como premissas bsicas o dilogo, a cooperao e o desenvolvimento. Para o poder pblico, a sustentabilidade nas compras significa ainda a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel, maior eficincia na gesto pblica e o bem coletivo. Para isso, importante que a funo de compras esteja alinhada poltica ou estratgia de sustentabilidade da instituio e que se fomente o desenvolvimento de uma cultura que motive os colaboradores, especialmente o profissional de compras, a se engajarem no movimento da gesto socioambiental. O profissional consciente e engajado pode observar e enderear eventuais problemas de impactos indesejveis que sua atividade possa gerar para a organizao, os trabalhadores, a cadeia produtiva, o meio ambiente e a sociedade.
102

103

Olhando para a organizao


| Primeiros passos |
Ter o respaldo da liderana institucional muito importante, j que ela pode conferir priorizao, transversalidade e velocidade ao propsito da compra sustentvel. Se entender que a insero de atributos de sustentabilidade nas compras estratgico, o CEO, diretor ou presidente da empresa e os chefes do poder pblico podero buscar harmonizar os objetivos comerciais da funo de compras com os objetivos de sustentabilidade e de responsabilidade socioambiental da organizao. Mas ainda que seja importante, o envolvimento direto da liderana no pode ser considerado fator indispensvel. A verdade que, na prtica, muitas iniciativas efetivas foram iniciadas por um nico departamento ou por um nico indivduo empreendedor. Esses podem iniciar e dar um bom exemplo para o restante da organizao. E se a inteno envolver a liderana, pode-se apresentar a ela benchmarkings (ver quadro na pg. 109), mostrando o que outras organizaes j fazem, bem como apresentar as oportunidades em aderir sustentabilidade na cadeia de fornecimento e os riscos de ignorar essa necessidade. No captulo 2 apresentamos os fundamentos legais que impelem o poder pblico a fazer compra sustentvel. No captulo 3, logo em seu incio, sugerimos empresa montar seu business case ao identificar se os drivers gesto de riscos, busca por eficincia e criao de produtos devem moviment-la rumo sustentabilidade na gesto de suprimentos. Alm desses argumentos, listamos mais algumas oportunidades teis ao convencimento institucional: Economia de dinheiro ao observar todos os custos associados ao ciclo de vida do produto/servio a adquirir; Oportunidade de investir em inovao para a economia verde e inclusiva, mirando novos mercados;
104

Ganho reputacional e de imagem por atuar ativamente na proteo socioambiental; Ser exemplo no cumprimento da legislao; No caso das empresas, obteno da chamada licena social para operar; e Atrao, engajamento e reteno de acionistas e colaboradores que veem a preocupao da empresa com questes socioambientais como um diferencial. H tambm riscos que podem ser minimizados com a insero de sustentabilidade nas compras, como a responsabilizao da organizao por eventuais danos e o encerramento das atividades de fornecedores estratgicos para a organizao, deixando-a desprovida de insumos ou servios fundamentais. No caso das empresas, devido emergncia de consumidores conscientes e mais responsveis, h risco de perda de mercado e mesmo de perda de investidores que observam sua reputao e que so preocupados com os impactos gerados pela empresa em sua cadeia de fornecimento, no meio ambiente e na sociedade. E j que a discusso sobre governana e responsabilidade compartilhada vem se popularizando na administrao, sugere-se iniciar a conversa sobre o tema em um grupo interdepartamental, podendo ainda a organizao participar de fruns e plataformas de organizaes inclinadas insero de sustentabilidade na gesto. Esses espaos fomentam a troca de experincias, o aprendizado de estratgias e ferramentas utilizadas, podendo ainda facilitar a ocorrncia de treinamentos e a formao de tcnicos e gestores.

| Uma bssola para a gesto |


Os princpios de sustentabilidade podem ser fixados em um cdigo de conduta e/ou em uma poltica de compras e suprimentos. Em geral, polticas tendem a ser mais eficazes do que cdigos de conduta, pois proveem orientaes e diretrizes internas mandatrias sobre o tema.
105

Por outro lado, cdigos de conduta podem render maior pragmatismo. importante que a orientao transforme-os em diretrizes para o profissional de compras, contribuindo para que ele tenha motivao e respaldo para adotar novas prticas. recomendvel, ainda, que as diretrizes faam parte de campanhas de comunicao e sensibilizao, com o intuito de ampliar o alcance da estratgia e o engajamento dos colaboradores. Pode ser importante que a internalizao da sustentabilidade no seja apenas um ato voluntrio, e sim algo atrelado a objetivos e metas institucionais. Para avanar na preparao e no planejamento, indicamos ao final deste captulo duas metodologias j publicadas que podem ajudar na gesto orientada para a melhoria contnua desse processo.

A prioridade no reduzir: uma mxima do consumo sustentvel


A organizao deve olhar, antes de tudo, se h como fazer todas as redues/cortes possveis para minimizar a necessidade de compra e aumentar sua eficincia. Pode ainda repensar sua forma de estocagem e transporte de insumos. A necessidade de compra deve ser avaliada com cuidado, podendo se considerar a possibilidade de trocar a compra de um produto pela contratao do servio, atendendo demanda institucional sem que ela seja detentora de um bem, mas apenas usuria de um servio, como no chamado servicising (ver exemplo na pg. 46). Antes de buscar introduzir atributos de sustentabilidade em produtos especficos, a gesto de materiais deve contar com um bom controle de entrada, conservao, estoque e sada o que facilita a reduo de desperdcio.

Alguns elementos de conduta para reflexo


Assdio Moral Ganho de presentes Respeito diversidade Combate a pirataria e fraudes Conflitos de interesses Subornos e propinas Transparncia Comunicao de ms condutas Horas de trabalho Salrios e benefcios Tratamento humano de funcionrios e fornecedores No discriminao Liberdade de associao e negociao coletiva Higiene industrial Trabalho fisicamente exaustivo

| Centralizar as compras? |
No h um modelo nico de estrutura ideal para a realizao de compras sustentveis. Em estruturas departamentalizadas e hierarquizadas, as questes socioambientais podem ter maior dificuldade de incorporao em todos os setores, ainda que algumas reas possam despontar com inovaes interessantes. Em organizaes com estrutura centralizada de compras, pode haver ganhos de escala, gerando economia e maior alcance dos benefcios da prtica de sustentabilidade. Por outro lado, a centralizao pode implicar em maiores gastos com transporte (financeiros e

106

107

Registro de preos
No setor pblico, independentemente da estrutura, a organizao pode aderir ao sistema de registro de preos. uma ferramenta que apresenta o menor preo unitrio ofertado para determinado produto especificado pela Administrao Pblica (nos termos do artigo 15 da Lei 8.666/93). Assim, outros rgos podem solicitar central de compras a aquisio do produto (at um limite de quantia) ao preo registrado1. E mesmo se a estrutura de compras for descentralizada, a organizao pode se beneficiar de uma vantagem da estrutura centralizada.

ambientais, por conta das emisses de GEE) e mesmo inviabilizar a preferncia por comprar localmente na perspectiva de favorecer o desenvolvimento local ou regional, o que no interessante. Para economizar assegurando a fixao de atributos de sustentabilidade, sistemas de compras compartilhadas (entre organizaes ou mesmo departamentos da mesma organizao) podem gerar ganhos de escala que viabilizem a aquisio dentro desses padres pelo mesmo preo e, em alguns casos, por valor menor do que os produtos convencionais sem atributos de sustentabilidade (ver exemplo na pg. 58).

bientais. Os atributos de sustentabilidade devem considerar a aferio de lucros, o bem-estar das pessoas e os limites do planeta. Embora comumente os critrios de sustentabilidade sejam divididos de forma genrica, chamados de verdes,ecolgicos,ambientais e sociais, h maneiras mais especficas que ajudam o gestor e o tcnico engajados a refletir com mais discrio e clareza. Os atributos de maior destaque na literatura sobre compras sustentveis, tanto empresariais quanto pblicas, so os seguintes: ambientais, diversidade, segurana, direitos humanos e compras de pequenas empresas locais2. Algumas orientaes para insero do tema na gesto de suprimentos so apresentadas na ilustrao da pgina seguinte, divididas nesses cinco atributos de sustentabilidade. Se o objetivo da organizao estar realmente alinhada a esses princpios, ela dever fazer um esforo para integrar todos esses atributos s suas polticas e prticas de compras e contrataes.

Como sua organizao est em relao a esses benchmarks?II


Entre as cerca de 50 organizaes consultadas, 92% garantem que seus fornecedores operam de acordo com a legislao trabalhista e fiscal, 88% com a legislao de sade e segurana no trabalho e 79% com a legislao ambiental. 81% garantem que seus fornecedores cumprem com leis de combate ao trabalho infantil e anlogo ao escravo; 61% adotam claramente critrios sociais e ambientais para cadastramento e seleo de fornecedores e 47% consideram certificaes sociais e ambientais (como o selo verde). Somente 4% declaram premiar seus fornecedores utilizando critrios sociais e ambientais; 46% possuem polticas para fornecedores locais, 42% para Micros, Pequenos e Mdios fornecedores e 19% para fornecedores geridos por grupos minoritrios; 27% declaram usar avaliao de ciclo de vida (ACV) como requisito para a seleo de fornecedores, mas cerca de 10% declaram que a utilizam somente para discutir vantagens e desvantagens dos produtos e embalagens; 45% realizam capacitao em sustentabilidade na sua rea responsvel pelas compras ao passo que apenas 20% o fazem para seus fornecedores.
II Resultado de pesquisa emprica realizada pela FGV e pelo ICLEI Brasil sobre sustentabilidade na gesto de compras pblicas e empresariais junto cerca de 50 organizaes, entre empresas e rgos do poder pblico (incluindo governos e empresas pblicas e de economia mista) instalados no Brasil e preocupados com a insero de sustentabilidade em suas atividades de gesto de compras.

Olhando para o produto


necessrio definir quais famlias de produtos/servios so prioritrias, o que pode ser baseado na identificao dos riscos ambientais e sociais envolvidos e do impacto gerado sobre o oramento (mais detalhes nas metodologias indicadas ao final deste captulo). Se houver necessidade de mobilizar a organizao para esse tema, uma possibilidade trabalhar com um produto considerado emblemtico no tema das compras sustentveis, como papel, madeira e reduo de embalagens. Algumas questes baseadas na avaliao do ciclo de vida (ver pg. 96) do produto podem ser utilizadas, como a identificao de valores gastos na aquisio, no uso, na manuteno, no descarte adequado. Tambm devem ser observados, para alm do montante adquirido, os impactos socioambientais decorrentes da extrao, do uso e do descarte. No s econmicos, nem apenas sociais, tampouco exclusivamente am108

109

Atributos de sustentabilidade
Ambientais Usar avaliao de ciclo de vida para verificar impactos ambientais de produtos e embalagens; Reduzir o material de embalagens Incentivar a concepo de produtos reciclveis ou reutilizveis Considerar a toxicidade de materiais e produtos, matriaprima renovvel, eficincia energtica, uso de gua, reduo de emisses de gases e desperdcios Diversidade Comprar de empresas pertencentes a mulheres e a minorias, como quilombolas e indgenas. Segurana Garantir o transporte seguro de insumos e produtos Garantir que as instalaes dos fornecedores sejam operadas com segurana Direitos humanos Visitar instalaes dos fornecedores para garantir que eles no estejam usando trabalho anlogo ao escravo Assegurar que os fornecedores cumpram com as leis de trabalho infantil Solicitar aos fornecedores a pagarem um salrio digno Compras de pequenas empresas locais Comprar de micro e pequenas empresas Comprar de fornecedores locais
Fonte: adaptado de Brammer e Walker (2011)3

| Especificaes tcnicas |
Definido o objeto a ser adquirido e os atributos de sustentabilidade a serem requisitados, a organizao poder elaborar a especificao tcnica do produto com ajuda de profissionais especializados. No setor pblico, a especificao deve levar em conta aspectos tcnicos e jurdicos, atentando tanto para a garantia da competitividade, sem direcionar a contratao, quanto para as novas normas que tratam especificamente de sustentabilidade (ver nas pgs. 56 e 57). Antes de publicar o edital, fundamental verificar se a alternativa socioambientalmente mais adequada ao produto est disponvel no mercado. Com relao aos aspectos jurdicos, algumas instituies pblicas j vm elaborando manuais com orientaes para a construo da especificao tcnica, bem como j h sites governamentais em que algumas especificaes4 e modelos de editais e de contratos5 com atributos de sustentabilidade esto disponveis para consulta. Para conferir se o fornecedor est atendendo s especificaes, o poder pblico pode fazer diligncias ou mesmo observar certificao emitida por instituio pblica oficial ou instituio credenciada, ao menos no nvel federal, conforme o Decreto 7.746/2012. J as empresas podem demandar selos e certificaes com maior liberdade (ver captulo 3). Normas do INMETRO, CONAMA, sites de certificadoras, tanto de certificao compulsria quanto voluntria, tambm podem servir de inspirao para a especificao.

Momentos para insero dos critrios de sustentabilidade


Alm da especificao tcnica, destacam-se dois momentos para a insero de atributos de sustentabilidade: na habilitao do fornecedor (idoneidade e aptido do fornecedor) e nas obrigaes contratuais. Na habilitao do fornecedor, pode-se verificar aspectos jurdicos, tcnico, econmico-financeiro e de regularidade fiscal. Especialmente quando o fornecimento tiver relao com a extrao de recursos naturais como madeira,

110

111

Cuidados nas exigncias


Para o setor pblico, esse momento o da habilitao do licitante, sendo que a Lei 8.666/93 estabelece um limite mximo de exigncias (art. 27 e sgs) condizentes com o princpio da proporcionalidade, ou seja, as exigncias precisam ser teis e pertinentes ao certame, e estar justificadas demonstrando a pertinncia e relevncia.

xaxim, palmito, areia, entre outros, ou grande impacto no seu uso ou descarte (agrotxico, produo de pilhas e baterias) h restries legais ambientais severas a serem seguidas. As obrigaes contratuais tm por objetivo garantir que o fornecedor no deixe de cumprir com os objetivos e critrios de sustentabilidade aos quais aderiu, especialmente em contratos que no se encerram com a entrega do produto. H diversas normas ambientais que podem servir de guia bsico tanto para o setor pblico quanto para o empresarial na fixao de obrigaes contratuais visando a proteo ambiental, sem haver impedimentos que outras sejam estipuladas ampliando a responsabilidade do contratado e alcanando

servios imbudos de atributos de sustentabilidade. J existem meios de obter essas informaes, como os sites de certificadoras socioambientais, da Bolsa Eletrnica de Compras do Estado de So Paulo (BEC)6 e do Ministrio de Planejamento, Oramento e Gesto MPOG7. Mas ainda h muito a ser desenvolvido para melhorias no acesso informao. Em regra o comprador precisa ter suporte de um especialista em sustentabilidade e, se forem compras pblicas, no deve prescindir de assessoria jurdica. pertinente respeitando os limites legais, quando houver que o comprador estabelea dilogo com os fornecedores potenciais, de modo a trocar ideias, conhecimentos e feedbacks para a realizao de bons negcios olhando para a sustentabilidade.

Remunerao varivel: prs e contras


Dependendo da estratgia de compras, o tiro pode sair pela culatra. Muitas empresas impem metas de savings para o setor de compras, o que faz com que o comprador adote prticas bastante agressivas no mercado o chamado comprador pit-bull, que pressiona um fornecedor frgil e de pequeno porte, fazendo com que ele abra mo de questes bsicas de segurana do trabalho, pagamento de tributos e conservao ambiental para fornecer ao menor custo. Da que, indepententemente do setor, tambm necessrio alinhar os incentivos para os colaboradores com as premissas do desenvolvimento sustentvel. No setor pblico, os mecanismos de incentivo tambm podem ser regulados, podendo-se criar uma gratificao para os servidores que cumpram suas metas individuais e coletivas associadas ao desempenho socioambientalIII.
III O Estado de Minas Gerais j adota essa prtica. Disponvel em: <http://www.geraes. mg.gov.br/acordo-de-resultados/o-que-e-o-acordo>. Acesso em: 15 ago. 2012.

tanto o contratado quanto seus fornecedores para que todas as etapas do contrato sejam atingidas. No setor pblico, possvel que a responsabilidade do contratado seja ampliada, desde que a ampliao de tal responsabilidade j esteja prevista no ato convocatrio. Ao contratante cabe respeitar o contrato e pagar o que foi contratado, na forma acordada e, claro, em dia. Respeito com os fornecedores e parceiros tambm sustentabilidade.

Olhando para o comprador


O setor de compras precisa estar alinhado estratgia de sustentabilidade da organizao, se houver. Para alm de sensibilizao, os profissionais de compras devem passar por formao e treinamento especficos para esse complexo ofcio. O comprador precisa conhecer os marcos regulatrios, conceitos, critrios de sustentabilidade e boas prticas. Ademais, precisa ter acesso informao das ofertas de produto e

112

113

Olhando para o fornecedor


| Busca por engajamento |
Cooperao, tica e transparncia devem fazer parte do relacionamento entre compradores e fornecedores. Diante disso, sugere-se haver dilogo constante e feedbacks visando alcanar ganhos mtuos e de longo prazo. Para que isso acontea, algumas aes podem ser adotadas, como: Revisar os critrios para seleo de fornecedores, com insero de atributos de sustentabilidade como os ambientais, de diversidade, segurana, direitos humanos e compras locais e de pequenas empresasIV (ver na pg. 110); Melhorar os canais de interao existentes, buscando contribuir para a troca de informaes de maneira clara e eficiente. Um frum permanente e um portal online podem ser eficazes neste sentido; Estruturar um Plano de Desenvolvimento de Fornecedores. Recomenda-se trabalhar inicialmente com os fornecedores-chave ou estratgicos para a organizao, ou com aqueles associados aos maiores riscos, sejam econmicos, sociais ou ambientais. Para tanto, a organizao deve mapear sua cadeia de fornecimento e definir o escopo de sua estratgia, incluindo, preferencialmente, tanto os fornecedores diretos quanto o indiretos os fornecedores dos fornecedores. Uma ferramenta simples que ajuda a
PROBABILIDADE DE RISCO

Primeiramente, cabe identificar os eventos de risco, como aqueles acontecimentos que afetam a sociedade, o prprio negcio e o desenvolvimento econmico, como os riscos da excluso de fornecedores de pequeno porte. Isso feito, sugere-se avaliar a probabilidade e a gravidade do risco, o que determinar como eles devem ser gerenciados10.

Listas negras e verdes


No sentido de garantir requisitos mnimos de sustentabilidade e de legalidade, instituies pblicas e empresariais buscam evitar aquisies junto a empresas com ficha suja nos aspectos sociais e ambientais. Nos aspectos trabalhistas, por exemplo, observam a Lista Suja do Trabalho Escravo, mantido pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, bem como o cadastro de devedores do INSS. Do lado ambiental, o produto Conformidade Ambiental, do Serasa Experian, rene informaes das empresas sobre licenciamentos, atendimento ao Cdigo Florestal, infraes, reas contaminadas e tambm sobre trabalho escravo. O setor pblico conta tambm com um Cadastro Nacional de Empresas Inidneas e Suspensas, o chamado CEIS11, espao onde h uma relao de empresas que sofreram sanes pelos rgos e entidades da Administrao Pblica das esferas federal, estadual e municipal, sendo possvel visualizar eventual sano e a fonte da informao.

Desenvolvimento de fornecedores
A organizao compradora pode ter um papel fundamental no desenvolvimento de fornecedores, contribuindo para que esses sejam capazes de atender demanda de maneira adequada, de melhorar continuamente seus produtos e servios, bem como de no torn-los dependentes, incentivando-os a fornecer para outras instituies. A inovao necessria sustentabilidade pode vir tanto pelo aperfeioamento dos sistemas produtivos existentes quanto pela criao de novos produtos, servios e modelos de negcios. Para estimular o aperfeioamento dos fornecedores, importante que o comprador sinalize claramente quais so os atributos de susten-

Mapeamento de riscos para sustentabilidade na cadeia de fornecimento

identificar os fornecedores mais crticos da cadeia, j apresentada pelo Global Compact ,


8

ilustrada a seguir.

IMPACTO E GRAVIDADE DO RISCO Fonte: adaptado de UNGC (2010)9.

tabilidade importantes em suas compras e, quando houver uma recusa de fornecimento, o comprador deve dar um feedback para o fornecedor.

IV Ver quadro contendo detalhamento desses atributos de sustentabilidade, pg. 110.

114

115

A construo de fruns e plataformas com empresas fornecedoras dialogando com as compradoras pode ser um timo meio para a elaborao conjunta de critrios para o caminhar rumo produo e fornecimento sustentveis. Esses fruns podem incluir uma terceira organizao com expertise em sustentabilidade que pode desempenhar uma funo de assessoria e/ou mediao, tais como o Sebrae, ONGs e centros de estudos. O poder pblico tambm pode trabalhar no engajamento com potenciais fornecedores, seja diretamente por meio de audincias e consultas pblicas, em que se convocam os fornecedores para apresentar o que o setor pblico passar a cobrar de seus fornecedores (com suporte no artigo 39 da Lei 8.666/93), seja com auxlio de rgos setoriais que iro intermediar esse alinhamento. A abertura de linhas de investimento em pesquisa e desenvolvimento, bem como investimentos em negcios em incubadoras so vias para se estimular a criao de novos produtos, servios e modelos de negcios. O setor pblico pode tambm lanar editais contendo novos atributos de sustentabilidade, sinalizando ao mercado a existncia de nichos para o surgimento de novos padres produtivos, bem como trabalhando com a funo extrafiscal dos tributos para fomentar determinado tipo de produto ou servio (conferir infogrfico da pg. 26). Para controlar o cumprimento dos atributos de sustentabilidade solicitados, pode ser interessante: Investir em sistemas de auditorias e verificao como ferramentas de aprendizagem e avaliao. Essa auditoria pode ser feita pela prpria empresa/governoV ou por um terceiro. Tendo em vista que o sistema de verificao exige tempo, recurso financeiro e equipe capacitada para tanto, a opo pela auditoria de terceiros afasta qualquer dificuldade interna, mas levanta a questo do custo. Uma potencial alternativa trabalhar o compartilhamento desse custo, podendo ser cofinanciado

por empresas do mesmo setor ou de rgos pblicos que utilizam dos mesmos fornecedores; Trabalhar com sistemas de laudos de qualidade quando o foco estiver em produtos; Criar clusulas de responsabilidade: caso o produto apresente problemas durante sua utilizao, o nus da anlise imputado ao fornecedorVI; Utilizar sistemas de certificaes e selos, que podem ser tanto compulsrios quanto voluntrios. As certificadoras tm o papel de auditar e verificar o cumprimento dos critrios por elas apontados para a obteno do selo, desonerando o adquirente de fazer a auditoria; Elaborar um questionrio de monitoramento para os fornecedores baseado no cdigo de conduta ou na poltica de compras da organizao, a fim de que se possa verificar se os critrios definidos como prioritrios esto ou no sendo atendidos e realizar devolutiva aos fornecedores sobre o que h de positivo e o que h de negativo.

Melhoria contnua na gesto de suprimentos


Ao se observar outras questes conectadas com as compras da instituio, como os impactos ambientais e sociais transversais decorrentes da aquisio (consumo de energia eltrica, de gua, produo de resduos, destino adequado dos produtos ps-consumo, desenvolvimento local), percebe-se que os processos tornaram-se mais complexos e dependentes de atores comprometidos e conscientes do seu papel. Diante disso, a sugesto fazer o gerenciamento das atividades e do cumprimento de resultados. O caminho a seguir deve ser orientado com

V No mbito pblico federal, o artigo 8 do Decreto n 7.746, de 05 de junho de 2012, que regulamentou o artigo 3 da Lei 8.666/93 j institui a possibilidade de realizar diligncia para verificar se os critrios de sustentabilidade contidos no instrumento convocatrio esto presentes no bem ou servio contratado.

VI No mbito pblico essa soluo foi utilizada pelo Instituto Nacional do Cncer para a aquisio de remdios de qualidade. Disponvel em: <http://www.scielosp.org/pdf/csp/ v15n4/1017.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012.

116

117

base nas mudanas conquistadas a partir de um planejamento, da execuo de uma ao e de seu monitoramento com foco em uma melhoria contnua. Para tanto, possvel trabalhar e aprimorar elementos do processo de compras e contrataes com base em ferramentas de gesto, como a metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Act), que auxilia o gestor a inserir sustentabilidade nas compras e contrataes. Essa ferramenta facilmente adaptvel aos setores pblico e empresarial, conforme as metodologias elaboradas pelo ICLEI, o Procura+, e pelo Pacto Global das Naes Unidas, ambas apresentadas na sequncia.

Viso geral dos marcos do Procura+

Monitorar progresso e reportar resultados CRITRIOS-CHAVE DE SUSTENTABILIDADE

Preparao

Campanha Procura para compras pblicas sustentveis12


+

Em 2004, o ICLEI lanou a Campanha Procura+, inicialmente na Europa, para fomentar as compras pblicas sustentveis. Neste contexto, desenvolveu metodologia especfica, que baseada em um sistema cclico tpico de gesto PDCA e pode ser adaptada para qualquer tipo e tamanho de entidade pblica. Os cinco passos sugeridos envolvem, entre outros elementos, o conhecimento da estrutura de compras em determinado departamento ou administrao, anlise institucional e legal, identificao de critrios e impactos ambientais e sociais, pesquisa de mercado, sensibilizao das instncias decisrias e capacitao do pblico responsvel pelas aquisies. A metodologia de compras pblicas sustentvel do ICLEI e o Manual do Procura foram adaptados para o contexto brasileiro, por meio de
+

Implementar plano de ao

Estabelecer metas

Desenvolver plano de ao
Fonte: adaptado de ICLEI, 2007.

Modelo de gesto de compras empresariais do Pacto Global da ONU15


As Naes Unidas, por meio do United Nations Global Compact, indica os seguintes passos para assegurar a sustentabilidade na cadeia de fornecimento: comprometimento com desenvolvimento de um business case (ver na pg. 72), estabelecimento de viso, objetivos e expectativas para a cadeia de fornecimento; e avaliao preliminar, com determinao de escopo e esforos baseados em prioridades e impactos. A recomendao inclui tambm definir e implementar, comunicando expectativas e se engajando com fornecedores, assegurando alinhamento e follow-up interno, participando de colaboraes e parcerias. Por fim, a ONU indica a necessidade de medir e comunicar, com monitoramento de desempenho e transparncia.
119

duas edies (2006 e 2008) da publicao Guia de Compras Pblicas Sustentveis Uso do poder de compra do governo para a promoo do desenvolvimento sustentvel , uma parceria do ICLEI Brasil e do GVces, o
13

Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP. Junto ao Ministrio de Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG), o ICLEI, em 2010, elaborou uma cartilha para a administrao federal , momento em que aprofundou
14

mais o tema, tendo como cenrio o contexto brasileiro.


118

Destaques
Comprometer-se Avaliar

Comunicar Definir

Medir

Implementar

Fonte: adaptado de UNGC, 2010.

Tratam-se de metodologias flexveis, ainda que a ordem colocada dos passos contenha uma lgica intrnseca. As realidades distintas nas organizaes podem vir a impor uma implementao diferenciada dos passos, em ordem cronolgica diferenciada. O mais importante talvez seja o fato de que essas etapas so complementares e fundamentais para garantir maior eficincia e eficcia na sustentabilidade da cadeia e das compras institucionais. Boa governana, transparncia e engajamento, so princpios essenciais que permeiam todos os passos. As duas metodologias a do ICLEI e da ONU podem guiar o gestor responsvel na busca por melhorias contnuas. Essas so algumas solues para a insero da sustentabilidade na gesto de compras, um convite aberto ao dilogo para avanar nas fronteiras da prtica e dos conhecimentos necessrios ao desenvolvimento sustentvel.
120

A sustentabilidade deve considerar aspectos econmicos, bem-estar social e os limites do planeta. Dentre os atributos a considerar, destacam-se: ambientais, diversidade, segurana, direitos humanos, compras de pequenas empresas locais. O ato de consumir implica em despesas e movimenta uma extensa cadeia de fornecedores, populaes e recursos naturais. Gerir compras com eficincia item estratgico nas instituies. Os critrios de deciso devem transcender preo, prazo e qualidade, avaliando custos com base em questes como substituio de fontes poluentes, reduo e reciclagem de resduos, economia de gua e energia, combate ao trabalho escravo, incluso social e melhoria no relacionamento com comunidades. A gesto de compras sustentveis pode alavancar oportunidades, como reduo de custos, maior investimento em tecnologia, conquista de novos mercados, ganho de imagem e engajamento de acionistas e tomadores de deciso. A estratgia da reduo do consumo deve ser priorizada para minimizar a necessidade de compra e aumentar sua eficincia. Sistemas de compras compartilhadas entre organizaes podem gerar ganhos de escala que viabilizam a aquisio de produtos dentro de padres socioambientais pelo mesmo preo e, em alguns casos, por valor menor do que os produtos convencionais.

121

Um planeta mais equilibrado


ZSOLT ZATROK ROBERTO PALMIERI

A perspectiva de ganhos econmicos, ambientais e sociais diante de um novo padro de consumidores institucionais e individuais

s questes econmicas, principalmente as relacionadas produo e ao consumo, nunca estiveram to atreladas ao debate ambiental

e social como hoje. Desde a dcada de 1970 o mundo debate como aliar desenvolvimento e conservao dos recursos indispensveis vida e ao equilbrio do planeta (leia no captulo 1). Nos ltimos anos, o desafio ganhou status de urgncia, diante das evidncias sobre os impactos histricos e atuais das atividades humanas que colocam em risco a disponibilidade de gua e fontes energticas, o suprimento de matria-prima, a alimentao dentro de padres mnimos para a sade e a qualidade dos ambientes que sustentam a biodiversidade e o prprio ser humano, atrado cada vez mais para o meio urbano com suas necessidades e seus apelos de consumo. Mais de dois teros da populao mundial viver em cidades at 2050 e a

122

123

mesma capacidade urbana construda nos ltimos 4000 anos dever ser erguida nos prximos 40 anos1. O curso das mudanas climticas eleva o grau da incerteza e da ameaa e, ao mesmo tempo, da responsabilidade em agir no presente para tornar mais rpido o processo de mudanas que se impe para um mundo mais sustentvel. Na perspectiva de futuro, conservar recursos vitais no exige apenas conhecimento, tecnologia de ponta, mtodos para reduzir desperdcios e evitar impactos negativos ao meio ambiente. A estratgia evoca novos modelos de gesto dos negcios e da administrao pblica, considerando-se questes complexas que vo alm dos estoques naturais. Em nvel global, o esforo de debate entre os pases est cada vez mais atrelado necessidade de maior justia no acesso ao que o planeta tem a oferecer, equidade na sua repartio, dignidade no trabalho, governana com transparncia, tica para produzir e consumir. So temas recorrentes no caminho para uma nova economia, foco central da Rio+20, a Conferncia sobre Desenvolvimento Sustentvel2 realizada pela ONU em junho de 2012, no Rio de Janeiro. Foram trs dias de encontros oficiais das delegaes para se chegar a denominadores comuns sobre como transformar o modelo econmico e direcionar o futuro do planeta nos trilhos da sustentabilidade. Intenso debate mobilizou a sociedade civil antes e durante a conferncia com seus eventos paralelos e mltiplas atividades que retrataram um considervel grau de conhecimento sobre os desafios socioambientais e sobre o que preciso para venc-los. Na expectativa de avanos, empresas, organizaes no governamentais de diferentes linhas de ao, instituies de governos locais e cidados em geral protagonizaram um movimento sem precedentes na histria das conferncias globais sobre o tema. Ao final da conferncia, as manchetes dos jornais refletiram a insatisfao por parte de quem esperava compromissos mais objetivos e efetivos, audaciosos e de curto prazo. Conferncia da ONU termina com acordo criticado e deixa para mais adiante definies cruciais para o futuro do planeta (O Globo) . Documento fraco e decepo marcam ltimo dia da
3

Rio+20 (O Estado de So Paulo)4; O Futuro a Deus pertence (Carta Capital)5. Como anfitrio, o Brasil, que enfrenta o desafio de compatibilizar seus significativos e invejveis estoques naturais com os ndices de crescimento econmico e incluso social, assumiu posio de liderana nas negociaes que chegaram a um documento final de 53 pginas e 283 pargrafos, que passou ao largo de questes-chave, mas apontou um caminho6. O resultado desagradou maioria dos ambientalistas, movimentos sociais, economistas, empresrios e instituies governamentais locais do setor socioambiental. Em balano aps a Rio+20, a comunidade cientfica lamentou que os avanos do conhecimento sobre os limites do planeta alcanados nos ltimos anos no se refletiram no documento gerado pela conferncia7. Tratar a questo envolveria avanar sobre o complexo tema da repartio mais justa e equitativa dos recursos do planeta, o que poderia emperrar outras decises de maior consenso.

O futuro aps a Rio+20


A mobilizao de recursos financeiros para um fundo global destinado a financiar a economia verde no ocorreu. Esperava-se maior nfase na mudana do atual modelo dos subsdios governamentais que sustentam a indstria fssil, a agricultura poluente e a pesca predatria, somando mais de US$ 1 trilho no mundo8. Alm disso, a efetiva insero dos aspectos ambientais e sociais no Produto Interno Bruto (PIB) ficou para o futuro. Na Rio+20, os pases apenas reconheceram a necessidade de novos indicadores que complementem o PIB tradicional e solicitaram ONU um programa que aproveite as diversas iniciativas neste sentido j em curso no mundo. Apesar de um certo sentimento de frustrao, o documento intitulado O Futuro que Queremos incorpora algumas diretrizes e compromissos que indicam um caminho da agenda para o desenvolvimento nas prximas dcadas. Um dos principais indicadores est no segundo pargrafo: Erradicar a pobreza o maior desafio global enfrentado pelo mundo hoje e requerimento indispensvel ao desenvolvimento sustentvel9.
125

124

A incluso social, com direito qualidade de vida, gerao de renda e menos desigualdade econmica, inerente conservao dos recursos naturais. Desta maneira, a agenda da transio para a economia verde est vinculada aos Objetivos do Milnio, um programa de metas econmicas, sociais e ambientais estabelecidas no ano 2000 pela ONU para cumprimento at 2015 . Na Rio+20, concordou-se em construir at essa data um plano
10

e tambm no comportamento de um novo consumidor final. Na ltima dcada, estimativas de organismos internacionais apontam que a retomada econmica em diferentes pases tenha tirado centenas de milhes de pessoas da misria, criando uma nova classe mdia que move as estratgias de produo a partir do acesso a crdito e a bens anteriormente de consumo mais restrito. Nos prximos 25 anos, cerca de 3 bilhes de novos consumidores de classe mdia pressionaro os recursos naturais, exigindo solues de gesto e tecnologia para virar o jogo da destruio12. No Brasil, esses atores se tornam cada vez mais relevantes no processo de mudanas para um cenrio de menor desigualdade social e maior produo para atender demanda crescente, sem desequilibrar o clima e sem exaurir a gua, a energia, os alimentos, a biomassa, os minerais e a biodiversidade. Estudos de consultorias dimensionam o novo contingente que ascende ao consumo. Entre 2001 e 2010 a classe E diminuiu de 17,3 milhes para 7 milhes de brasileiros, migrando para as classes D e C13. A base da pirmide social, ou seja, a camada mais pobre da populao, representa hoje menos de 1% dos domiclios do pas14. Avanos foram conquistados na reduo da mortalidade infantil e do analfabetismo, bem como no aumento da expectativa de vida. Com o padro mais elevado de consumo e as pessoas vivendo mais tempo, cresce tambm a necessidade de investimentos na infraestrutura de distribuio de gua, redes de esgoto, coleta e reciclagem de lixo e outros servios necessrios para atender maior demanda e reduzir seus impactos ambientais, dentro de um cenrio j explorado ao limite pelas camadas de maior renda da populao mundial. Estima-se que o consumo global de gua cresa 30% at 2030, perodo no qual o planeta dever ter mais 175 milhes de hectares desmatados, sem falar do aumento nas emisses de dixido de carbono, que poder fazer o aquecimento do planeta superar os nveis de segurana estipulados pelos cientistas15. Ao mesmo tempo, o mundo desperdia entre 20% e 30% dos alimentos (1,3 bilhes de toneladas anuais) desde o campo at as residncias16. A Food and Agriculture Organization (FAO) adverte para os riscos de se
127

com indicadores e metas especficas para o desenvolvimento sustentvel, aplicvel a todos os pases, considerando suas prioridades econmicas e polticas. A Conferncia e o documento marcaram, ainda, o reconhecimento definitivo do papel dos governos nacionais e locais para o desenvolvimento sustentvel, evidenciando a urbanizao e seus impactos como um dos grandes desafios deste novo sculo. Eficincia energtica no planejamento urbano, nos transportes, na construo civil e no desenvolvimento e produo de produtos e servios fundamental. As compras sustentveis, neste sentido, so um instrumento chave.

Mobilizao de foras
H, no entanto, ns a desatar. A conferncia descortinou a fragilidade da governana global para a tomada de decises no nvel socioambiental. Para muitos analistas, os verdadeiros lderes desse novo modelo de desenvolvimento em questo ainda no esto no poder . O tema consumo e
11

produo sustentveis foi tratado em apenas trs pargrafos (itens 224 a 226) que ratificaram o que j havia sido pactuado nas conferncias anteriores e no trouxeram qualquer efeito legal vinculante. Por outro lado, sob o ponto de vista positivo, percebeu-se que a Rio+20 catalisou foras na sociedade civil e promoveu sinergia entre os setores no governamentais e empresariais, o que resultou, entre outros pontos, na inteno de se reforar na prxima dcada as prticas de produo e consumo sustentveis. Inclui-se neste contexto de ruptura o poder de transformao associado s compras corporativas e governamentais, com diferenciais socioambientais que se refletem nas cadeias de fornecimento
126

priorizar o aumento da produo e esquecer a reduo do desperdcio nas polticas de combate fome. A organizao recomenda investimento na eficincia da cadeia produtiva, uma vez que o planeta tem recursos limitados de solo, gua, energia e fertilizantes, e busca solues de custo-benefcio para a segurana alimentar. Na Amrica Latina, so perdidos 55% das frutas e hortalias e 25% dos cereais. Aplicando-se o percentual produo brasileira, chega-se a um prejuzo de R$ 27 bilhes apenas com arroz, feijo, milho, soja e trigo. S em frutas so mais R$ 20 bilhes, sem falar o quanto se perde de carne bovina e frango, cuja produo de 2012 somar 25,3 milhes de toneladas17. No campo da energia, os nmeros nacionais do desperdcio so altos, apesar de iniciativas como o selo Procel, a partir do qual eletrodomsticos passaram a consumir menos eletricidade. No caso dos refrigeradores, em dez anos a reduo representou uma economia de R$ 6 bilhes nas contas de energia. No entanto, o pas joga fora R$ 7 bilhes ao ano devido a furtos (gatos) na rede eltrica e perdas tcnicas na distribuio, somando uma energia superior gerao prevista para as duas usinas em construo no Rio Madeira. O combate ao furto, que em algumas regies do pas chega a 40% da energia distribuda e envolve tambm atividades industriais, foraria o consumo energtico mais consciente18. Alm das perdas na distribuio, o uso energtico ineficiente nos setores produtivos gera prejuzo adicional de R$ 12 bilhes por ano, segundo a Associao Brasileira das Empresas de Servios de Conservao de Energia. Em 2011, o governo federal lanou um programa para diminuir o consumo em 10% at 203019. A meta, considerada pouco ambiciosa pelo mercado, depende de incentivos financeiros e outras medidas que ainda no saram do papel. Estudo da Confederao Nacional da Indstria mostra que em 2010 o setor previa investimentos de R$ 161 milhes em eficincia energtica para atingir uma economia anual de 626 GWh20. Antes das atenes na compra propriamente dita, o desafio comea pela reduo do consumo desnecessrio e do desperdcio, num olhar de gesto. Naquilo que no possvel reduzir, o caminho para a sustentabilidade dire128

cionar as escolhas de maneira a reverter o ritmo do esgotamento dos recursos naturais e a deteriorao da qualidade de vida de trabalhadores e comunidades. O processo nem sempre rpido, muitas vezes pressupe mudanas de hbitos j arraigados, mas aos poucos se dissemina na teia das cidades. Nos ltimos anos, a prtica do consumo consciente conta com o suporte do maior acesso informao sobre produtos e empresas e do aumento dos selos que so aplicados nas embalagens para comprovar a origem e a eficincia do que se compra (leia no captulo 3). Tornar esses indicativos mais eficazes e menos confusos uma preocupao, assim como ajuda o consumidor a fazer as conexes entre o ato de consumir e o que acontece em todas as etapas que envolvem os produtos da extrao dos recursos utilizados nas indstrias, produo, distribuio, uso e descarte.

Medidas socioambientais precisam acompanhar poltica de crescimento


Ao se consumir um produto, consome-se junto o seu ciclo de vida, da matria-prima destinao final. No Brasil, visando alcanar um nvel apropriado de sustentabilidade para o desenvolvimento econmico, poder pblico e empresas desempenham papel de relevncia crescente na disseminao de mudanas, na escala necessria para o mercado responder com produtos menos agressivos sob o ponto de vista socioambiental. A questo se torna impositiva diante da atual poltica de sustentao do crescimento da economia atravs do incentivo ao consumo. Como j reforado diversas vezes ao longo deste livro, a reduo dos nveis de consumo so as aes que geram maiores benefcios socioambientais . Mas, se a poltica nacional orientada ao crescimento do PIB, favorecendo o consumo, o mnimo a ser feito assegurar a adoo de atributos de sustentabilidade (alguns deles listados na pg. 110). Solues chegam para abrir alternativas e muitas no exigem grande sofisticao tecnolgica. Na chamada economia funcional, aes criativas priorizam o compartilhamento de produtos ou sua substituio por servios
129

Viso de futuro
Muito se avanou na gesto de compras institucionais sustentveis. Mas h espao para evoluir no sentido de um tratamento mais integrado de atividades hoje pontuais e no ingresso em temas que no constavam na agenda das instituies.

Setor Pblico
Compreenso do poder-dever de realizar compras e contrataes sustentveis, afastando-se do simples voluntarismo na insero da sustentabilidade na gesto de compras. Estimular que todos os tribunais de contas levem em considerao o tema na anlise dos processos de compras e contrataes. Cumprir a legislao j existente (enforcement). Desenvolver instrumentos econmicos e polticas fiscais como estmulo produo e consumo sustentveis e desestmulo a atividades de impacto negativo para a sociedade. Aprimorar as bases pblicas de informaes sobre Avaliaes de Ciclo de Vida e sobre compras pblicas sustentveis. Usar o potencial de escala e alcance dos grandes eventos esportivos.

Atividades comuns ao setor pblico e empresarial


Estabelecer padres mnimos para a gesto de compras, considerando atributos de sustentabilidade. Trabalhar com sistemas de medio de desempenho, report-los e submet-los verificao por terceira parte a fim de dar transparncia e demonstrar evoluo nas atividades de produo e consumo sustentveis. Disponibilizar informaes ao comprador por meio de banco de dados online com indicao de itens, produtos e servios, bem como critrios especficos que facilitem a prtica da compra sustentvel. Investir em sistemas de capacitao e formao de colaboradores. Criar um rgo de controle e certificao nacional, o que pode popularizar e reduzir o custo de produtos e servios com atributos de sustentabilidade. Cooperar: h ganhos potenciais que podem emergir da parceria entre grandes e pequenas empresas, governos, rgos de controle e outros setores pblicos, ONGs, institutos de tecnologia e centros de estudos e pesquisas. Trabalhar com atributos de sustentabilidade ligados precauo e no somente preveno de danos previstos.

Setor empresarial
Aderir a sistemas de autorregulao, com padres de desempenho mnimos, tanto para produo quanto para consumo sustentvel, indo alm das determinaes legais. Trabalhar junto ao Poder Pblico na transformao dos avanos advindos de sistemas de autorregulao em normas de aplicao em todas as empresas, fomentando um crculo virtuoso de evoluo. Trabalhar a formulao pblica de instrumentos econmicos para produo e consumo sustentveis, de modo a assegurar e ampliar mercados com essa caracterstica. Dar transparncia a processos produtivos, origem e qualidade de insumos utilizados.

130

131

por exemplo, a troca da compra pelo aluguel. Um exemplo no contexto de infraestrutura o uso de estruturas temporrias nas Olimpadas de Londres de 2012, evitando-se investimentos em construo de empreendimentos que se tornam obsoletos aps o evento, reduzindo a pegada de carbono e garantindo um maior legado para a cidade. No mundo virtual, que marca o cotidiano de milhes de brasileiros portadores de celulares e computadores, as redes sociais mostram fora e incontestvel poder de influncia, tanto na multiplicao de conceitos, ideias e denncias de prticas insustentveis, quanto na disseminao de ferramentas de comercializao on line. Trata-se de um campo que se expande no ritmo dos avanos da tecnologia digital, cujos impactos, ainda poucos conhecidos, tambm modelam o comportamento do consumidor e, desta maneira, se relacionam com o futuro do planeta. Cresce a busca por produtos e servios com atributos de sustentabilidade. Em recente pesquisa global, a Nielsen verificou que 66% dos consumidores com preocupaes sociais ao redor do mundo identificavam sustentabilidade ambiental como uma causa que as empresas deveriam apoiar21. A segunda causa mais importante para 56% desses consumidores pode ser menos bvia: melhorias educacionais em cincia, tecnologia e matemtica o que refora a importncia da educao e dos instrumentos informacionais. A erradicao da pobreza extrema e da fome tambm uma prioridade para esse segmento, que tem 53% dos consumidores com preocupaes sociais acreditando que as marcas deveriam ter um papel na causa. Apoiar pequenas empresas e empreendedorismo outro fator muito relevante. No estudo IBOPE Ambiental, realizado em 2011, 70% das empresas revelaram que seus clientes j procuraram saber se a organizao tem projeto de sustentabilidade implantado22. Projetando a expectativa para 2022, a pesquisa mostrou que para 91% das corporaes as escolhas nas prateleiras priorizaro marcas de fabricantes socialmente responsveis. Na avaliao de 91% das empresas, o consumidor do futuro estar disposto a pagar mais caro por produtos que no agridam o meio ambiente, e 69% delas afirmaram que a relao custo/benefcio ser o critrio principal de compra.
132

Os resultados reforam a estratgia de se preparar hoje para suprir as expectativas e necessidades do amanh. uma preocupao do mundo dos negcios que chegou a grandes corporaes e agora tem o engajamento de fornecedores de menor porte de diferentes cadeias produtivas. O movimento tende a ser nutrido pelo poder de compra dos governos e seu potencial como indutor de escala para gerao de valor e mudanas concretas de padres no mercado. De fato, resistncias nas esferas pblica e empresarial so rompidas para que as contas incorporem algo que vai alm dos cifres. Esto em jogo a sustentabilidade do planeta e a sua capacidade de continuar fornecendo os servios e os recursos vitais para a existncia humana.

Destaques
Impactos das atividades humanas ameaam gua, fontes energticas, matria-prima, alimentao e ambientes que sustentam a vida. O curso das mudanas climticas exige rapidez na adoo de novos padres de produo e consumo. Surge no Brasil e no mundo uma nova classe mdia com acesso a crdito e bens. alto o desperdcio de alimentos no mundo, onde o consumo de gua dever crescer 30% at 2030 Tecnologia digital e redes sociais impem desafios a empresas e clientes, cada vez mais exigentes nas questes de sustentabilidade em produtos e servios. Pesquisas mostram que o consumidor do futuro tende a pagar mais por produtos amigveis ao meio ambiente. H muito espao para evoluo nas polticas, prticas e estudos sobre compras sustentveis.

133

Glossrio
Atributo de sustentabilidade: para a gesto de compras, destacamos cinco atributos de sustentabilidade: ambientais, diversidade, segurana, direitos humanos, aquisies de pequenas empresas locais. Neste livro, usamos o termo critrio socioambiental como sinnimo. Avaliao do Ciclo de Vida (ACV): uma ferramenta que ajuda a identificar todos os impactos ambientais que so causados por um produto (bens e servios) ao longo da sua vida. Cadeia de suprimentos: abrange todas as atividades associadas ao fluxo e transformao de bens desde o estgio de matria-prima (extrao), passando para o usurio final, bem como os fluxos de informaes associado. Cadeia de valor: conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matrias-primas bsicas, passando por fornecedores de componentes, entrega ao consumidor final at a fase ps-consumo. O relacionamento e o engajamento da companhia com os seus diversos pblicos tambm podem criar valor. Consumo: ato ou efeito de consumir, gasto, extrao de mercadoria, aplicao das riquezas na satisfao das necessidades econmicas do ser humano. Consumismo: o ato de consumir produtos de forma exagerada. Os consumistas adquirem produtos (roupas, produtos eletrnicos, jias, carros, imveis) sem ter a necessidade desses. Custo do Ciclo de Vida (life cycle costing): sua avaliao visa enderear uma otimizao do dinheiro quando se tem a propriedade de um bem, levando em considerao todos os fatores de custos de sua vida operacional. Desenvolvimento sustentvel: aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem s suas necessidades (Relatrio Brundland). Economia de baixo Carbono: parte da estratgia operacional para uma economia verde e inclusiva, com a proposta de ser um modelo que reduza as emisses de gases do efeito estufa.
134

Economia verde e inclusiva: aquela que resulta em melhoria do bem-estar humano e da igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez ecolgica. Efeito estufa: fenmeno que ocorre quando gases, como o dixido de carbono, atuando como as paredes de vidro de uma estufa, aprisionam o calor na atmosfera da Terra, impedindo sua passagem de volta para a estratosfera. Gesto de compras (ou gesto de suprimentos): segmento da Administrao de Materiais que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou servios, planej-las quantitativa e qualitativamente, verificar o recebimento do que foi comprado, dispor e dispensar adequadamente os produtos. Impacto ambiental: qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a sade, a segurana e o bem-estar da populao, as atividades sociais e econmicas, a biota, as condies estticas e sanitrias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais. Pegada ecolgica: a Pegada Ecolgica uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a presso do consumo das populaes humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padres de consumo e verificar se esto dentro da capacidade ecolgica do planeta. Produo mais Limpa: Produo mais Limpa significa a aplicao contnua de uma estratgia econmica, ambiental e tecnolgica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficincia no uso de matrias-primas, gua e energia, atravs da no gerao, minimizao ou reciclagem de resduos gerados em um processo produtivo. Sustentabilidade: princpio segundo o qual o uso atual dos recursos naturais no pode comprometer a satisfao das necessidades das geraes futuras. Valor compartilhado: polticas e prticas operacionais que aumentam a competitividade de uma empresa simultaneamente ao avano das condies econmicas e sociais nas comunidades em que atua.
135

ndice remissivo
A Advocacia Geral da Unio (AGU), 41, 44, 54 frica do Sul, 36, 65 Agenda Ambiental na Administrao Pblica (A3P), 17, 39, 44, 53, 63, 66 Amaznia, 13, 94 Aquecimento global, 14, 43, 49 Associao Brasileira das Indstrias de leos Vegetais, 94 Atributo de sustentabilidade, 24, 31, 55, 58, 68, 75, 83, 104, 107, 108-109, 111, 113, 114, 115, 116, 129130, 132 Austrlia, 36 B Biodiversidade, 30, 53, 74, 123, 127 Brasil, 18, 21, 28, 30, 34, 39, 62, 66-67, 76-78, 80-81, 83, 85, 86, 87, 88, 89, 94, 96, 103, 118, 125, 127, 129, 133 Benchmark, 104, 109 Business case, 73, 104, 119 C Cadeia de fornecimento, 72, 76, 99, 104-105, 114, 119 Campanha Procura+, 18, 118 Canad, 21, 36 Carbon Disclosure Project (CDP), 76 Certicao socioambiental, 21, 50, 88 Ciclo de vida, 17, 19, 22, 25, 29, 37, 49, 55, 65, 79, 96, 99, 104, 108, 109, 110, 129, 131 Comrcio justo, 36, 47, 64, 81 Comisso Interministerial de Sustentabilidade na Administrao Pblica (CISAP), 28, 41 Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), 62 Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo (Sabesp), 92-93 Compra local, 22, 36, 66, 82, 114 Comprador, 25, 40, 68, 71, 73, 77, 83, 101-102, 112, 113, 114, 115, 116, 130 Compra empresarial, 86-87, 119 Compra pblica, 17-18, 23, 28-29, 31, 34-37, 39-40, 46, 57, 63, 65, 74, 96, 102, 113, 118, 131 Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), 86 Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), 56, 111 Consumo consciente, 19, 33, 44, 129 Consumo sustentvel, 17-19, 25, 29, 31, 34, 37-40, 72, 106-107, 126, 131 D Descarte, 19, 43-44, 46, 48, 50, 55, 85, 91, 96, 108, 112, 129 Desenvolvimento, 17-20, 22, 25, 29, 34, 36, 41, 54, 59, 65-67, 69, 74, 79, 87, 89, 96-97, 102, 108, 114-117, 119, 123, 125, 126 Econmico, 16, 59, 115, 129 Sustentvel, 12, 15-16, 18-20, 23-24, 27, 31, 33, 37, 56, 58, 72, 77, 83, 98, 105, 113, 118, 120, 124-126 Direitos humanos, 22, 64, 75, 78, 81, 96, 100, 109110, 114, 121 Diversidade, 20, 22, 72, 100, 106, 109-110, 114, 121 Documento de Origem Florestal (DOF), 42, 50, 88 E Eco 92, 17, 20-21 EcoCmara, 46 Ecincia, 22, 28, 30, 36-37, 39, 44, 53, 59, 64, 66, 68, 72-75, 77-78, 83, 88-89, 98, 99, 102, 104, 107, 110, 120-121, 126, 128-129 Economia, 18, 22-23, 30, 35, 41, 44-46, 50, 53, 58, 60, 63-64, 66, 69, 73, 76-78, 83, 87-89, 92, 104, 107, 121, 124, 128-129 Verde, 19, 22, 29, 31, 87, 93, 104, 125-126 Inclusiva, 22, 31, 34, 75, 104 Efeito estufa, 20, 30, 43, 49, 62, 64, 67, 76-77, 85, 87, 89, 99 Embalagem, 39, 43, 49, 54, 59, 75, 80, 82, 86-87, 96, 108-109-110, 129 Empresa Micro, 18, 37, 57, 66-67, 73, 109-110 Pequena, 18, 22, 36-37, 57, 66-67, 69, 73, 82, 96, 109-110, 114, 130, 132 Escravo, 73, 85, 109-110, 115, 121 Estados Unidos, 21, 86 F Fornecedor, 24, 26, 36, 47, 54, 63-65, 68-69, 70-77, 83, 86-87, 93-95, 97-98, 101-102, 105-106, 109-117, 121, 133 Fundao Getulio Vargas (FGV), 54, 93, 118 Fundao do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), 59 G Gesto de compras, 40, 101-102, 119-121, 131 Gesto de suprimentos, 65, 71, 75, 104, 109, 117 Gestor pblico, 13, 50, 52, 59-60, 69

GHG Protocol, 76 Governana, 19, 30-31, 80, 102, 105, 120, 124, 126 Governante, 13, 30 Green Business Council, 89 GVces, 93, 118 I Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), 50 ICLEI, 18, 38, 54, 64, 118, 120 Igualdade, 102 Impacto, 14, 17, 21-22, 30, 35, 50, 55, 70, 79, 92, 97, 99, 101, 102, 105, 108, 112, 119, 123-124, 126, 132-133 Ambiental, 24, 28, 29, 53, 65, 69, 72, 74, 76, 92, 96, 108, 112, 117-118, 124, 127 Econmico, 29, 72, 74 Social, 24, 29, 72, 74, 108, 112, 117-118, 131 Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), 59, 80, 111 Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade (ICMbio), 53-54 J Japo, 21, 36, 96 L Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), 66, 90 Legislao, 35-36, 51, 61, 66, 69, 86, 102, 105, 109, 131 Licitao, 19, 35, 38, 44-46, 50-55, 59-60, 66 Lixo, 21, 43, 47, 77, 84-86, 96, 127 Logstica reversa, 47, 86 M Massachusetts Institute of Technology (MIT), 15 Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA), 66-67 Ministrio do Meio Ambiente (MMA), 19, 29, 33-34, 39, 57 Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG), 19, 28, 35, 40, 52-54, 57, 69, 113, 118 Ministrio da Fazenda, 40 Ministrio Pblico, 53 Modelo de negcio, 24, 115-116 Mulher, 36, 110 O Organizao das Naes Unidas (ONU), 14-15, 18, 20, 22-23, 30-31, 72, 87, 89, 119-120, 124-126 P Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas (IPCC), 14, 77 Pegada ecolgica, 76 Plan, Do, Check, Act (PDCA), 118

Plano de Ao para Produo e Consumo Sustentvel (PPCS), 19, 38-40 Poder pblico, 17, 25, 27, 31-32, 34, 38-39, 52, 58-59, 74, 77, 102, 104, 111, 116, 129, 131 Poltica, 16, 17, 19-21, 23-25, 32, 35-37, 39, 46, 54, 80, 88-89, 93-94 de Resduos Slidos, 19, 30, 38-39, 47, 57, 62, 68, 80, 86 de Mudanas do Clima, 18, 57 de Compra Sustentvel, 22, 34, 36, 66 Prego eletrnico, 50, 58 Produto, 19, 22, 24-25, 29-30, 34-36, 40-41, 44-46, 50-51, 53-55, 57-61, 63, 65-69, 72, 74-75, 77-83, 9294, 96-97, 99, 102, 104, 107-113, 115-117, 121-124, 126, 129-130, 132-133 Produto Interno Bruto (PIB), 23, 30, 40, 87, 125, 129 Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, 61, 79 Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), 22 Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), 14-15, 18, 28, 79, 87 Publicidade, 26, 95, 102 R Rio+20, 19, 22, 28, 31, 34-35, 124-126 Reciclagem/ Reciclar / Reciclado, 21, 30, 39, 44, 46, 50, 57, 59, 62, 66, 86-88, 92, 93, 96, 99, 109, 121, 127 Reduo/ Reduzir , 17-18, 21, 30, 39, 41, 44-45, 55, 60, 63-66, 72-79, 89, 93, 99, 107-109, 121, 124, 127-130 Reutilizao/ Reutilizar, 21, 87, 109 Responsabilidade Social, 29, 44, 54, 72, 104 Risco, 17, 22, 39, 44, 45, 47-48, 58-59, 65, 72, 73-74, 92, 94-95, 104-105, 108, 114-115, 123, 127 S Secretaria de Estado do Meio Ambiente de So Paulo (SMA), 61 Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao (SLTI/MPOG), 19, 35, 40, 52, 57, 69 Segurana, 14, 22, 25, 36, 39, 44, 50-52, 94, 97, 100, 109-110, 113-114, 127, 128 Selo socioambiental, 30, 42, 50, 61, 92 Selo verde, 21, 79, 88, 109 Sua, 18 Superior Tribunal de Justia (STJ), 44-45 SUSHI (Iniciativa de Habitao Social Sustentvel), 89 Sustainable Buildings and Climate Iniciative (UNEP-SBCI), 87, 89

136

137

Referncias bibliogrcas

Captulo 2
1 BRAMMER, S.; WALKER, H. Sustainable procurement in the public sector: an international comparative study. International Journal of operations & Production Management. 31(4), p. 452-476, 2011. 2 UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME. Global outlook on SCP Policies: Taking action together. Paris: Unep, 2012.

Captulo 1
1 WWF Brasil. Pegada Ecolgica Global. Disponvel em: <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/pegada_ecologica_global/>. Acesso em: 20 set. 2012. 2 MILENNIUM ECOSYSTEM ASSESSMENT. Relatrio Sntese da Avaliao Ecossistmica do Milnio. Disponvel em: <http://www.millenniumassessment.org/documents/document.446. aspx.pdf>. Acesso em: 16 out. 2012. 3 INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Climate Change 2007: Synthesis Report. Disponvel em: <http://www.ipcc.ch/pdf/assessment-report/ar4/syr/ar4_syr.pdf>. Acesso em: 16 out. 2012. 4,6 BRUNDTLAND, G. H. et al. Development Challenges: The Imperactive to Act. Disponvel em: <http://www.af-info.or.jp/en/bpplaureates/doc/2012jp_fp_en.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012. 5 SANNE, C. Willing consumers or locked-in? Policies for a sustainable consumption. Ecological Economics, n. 42, p. 273-287, 2002. 7 A TERRA em transe na Eco 92. Revista Veja, So Paulo, S.I., 3 de junho de 1992. 8 BRASIL. MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br>. Acesso em 20 set. 2012. 9 UNITED NATIONS DEVELOPMENT PROGRAMME. Environmental Procurement. New York: S.I., 2008. 10 BRAMMER, S.; WALKER, H. Sustainable procurement in the public sector: an international comparative study. International Journal of operations & Production Management, v. 31, n. 4, p. 452-476, 2011. 11 INSTITUTO DE PESQUISA ECONMICA APLICADA. Brasil em desenvolvimento 2011: Estado, planejamento e polticas pblicas, v.2. Braslia, DF: 2011. Disponvel em: <http://www.ipea. gov.br/sites/000/2/livros/2012/livro_brasil_desenvolvimento2011_vol02.pdf>. Acesso em: 10 out. 2012. 12 BRASIL. MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE. Plano de Ao para Produo e Consumo Sustentveis. Braslia, DF: 2011. Disponvel em: <http://desenvolvimento.gov.br/arquivos/ dwnl_1283453599.pdf>. Acesso em: 16 out. 2012. 13 UNITED NATIONS DEVELOPMENT PROGRAMME. Keeping Track of our Changing Environment: from Rio to Rio+20 (1992-2012). Nairobi: 2011. Disponvel em: <http://www.unep.org/ GEO/pdfs/Keeping_track.pdf>. Acesso em: 10 out. 2012.

3, 27 UEHARA, T.H.K. Polticas e instrumentos de compras pblicas sustentveis aplicados ao redor do mundo. Disponvel em: < http://goo.gl/qcqFI>. Acesso em: 17 ago. 2012. 4 GREEN PURCHASING NETWORK. Disponvel em: <http://www.gpn.jp/English/index.html>. Acesso em: 17 out. 2012. 5 JAPAN. Ministry of the Environment. law concerning the promotion of procurement of eco-friendly goods and services by the State and other entities. Disponvel em: <http://www. env.go.jp/en/laws/policy/green/1.pdf>. Acesso em: 17 out. 2012. 6 USA. Environmental Protection Agency and Department of Energy. Energy Star Program. Disponvel em: <www.energystar.gov>. Acesso em: 17 out. 2012. 7,19 BRASIL. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Guia de compras pblicas para a administrao federal. Disponvel em: <http://cpsustentaveis.planejamento.gov.br/ wp-content/uploads/2010/06/Cartilha.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2012. 8 BRASIL. Ministrio do Meio Ambiente. Plano de ao para produo e consumo sustentveis: sumrio executivo. Braslia: MMA, 2011. 9 INSTITUTO DE PESQUISA ECONMICA APLICADA. O uso do poder de compra para a melhoria do meio ambiente. Sustentabilidade Ambiental no Brasil: biodiversidade, economia e meio ambiente. Srie Eixos do Desenvolvimento Brasileiro N 82. Comunicados do IPEA. 2011. 10 ABREU, G. V. de; FEITOSA, A. R.; MOTTA, L. da. Experincia da agenda ambiental na administrao pblica A3P no Ministrio do Meio Ambiente. In: BLIACHERIS, M. W.; FERREIRA, M. A. S. de O. (Coord.). Sustentabilidade na Administrao Pblica: valores e prticas de gesto socioambiental. Belo Horizonte: Frum, 2012. p.155-171 11 BRASIL. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Governo aumenta aquisio de produtos sustentveis. Disponvel em: <http://www.mp.gov.br/noticia.asp?p=not&cod=837 7&cat=94&sec=7>. Acesso em: 15 ago. 2012. 12 SO PAULO (Estado). Advocacia-Geral da Unio. Guia prtico de licitaes sustentveis da Consultoria Jurdica da unio no Estado de So Paulo. So Paulo: AGU, 2011. 13 ADEODATO, S. et al. Madeira de ponta a ponta: o caminho desde a floresta at o consumo. So Paulo: RAE, 2011. 14 BRASIL. Tribunal de Contas da Unio. Relatrio de atividades: 2 trimestre de 2011. Braslia: TCU, 2011. 15 BRASIL. Conselho Superior da Justia do Trabalho. Guia de incluso de critrios de sustentabilidade nas contrataes da justia do trabalho. Braslia: CSJT, 2012. 16 BIDERMAN, R. et al (Orgs.). Guia de compras pblicas sustentveis. 2 ed. So Paulo: FGV, 2008.

138

139

17 BRASIL. Secretaria Geral da Presidncia da Repblica. Compromisso nacional para aperfeioar as condies de trabalho na indstria da construo. Disponvel em: <www.secretariageral. gov.br/compromissoconstrucao/>. Acesso em: 15 ago. 2012. 18 SO PAULO (Estado). Tribunal de Contas do Estado de So Paulo. Acrdo TCE/SP n 025027/026/11e TCE/SP n 025381/026/11. 20 ESCOLA de governo e administrao pblica da fundao do desenvolvimento administrativo. Disponvel em: <www.egap.fundap.sp.gov.br/>. Acesso em: 15 ago. 2012. 21 SO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Programa estadual de contrataes pblicas sustentveis Relatrio 2010/2011. Disponvel em: <http://www.ambiente.sp.gov. br/wp/cpla/biblioteca/> Acesso em: 20 set. 2012. 22 BOLSA eletrnica de compras do Estado de So Paulo. Disponvel em: <www.bec.sp.gov. br/Publico/Aspx/Home.aspx>. Acesso em: 15 ago. 2012. 23 UEHARA, T.H.K. et al. Poder pblico e consumo de madeira: desafios e alternativas para a gesto responsvel da madeira amaznica. So Paulo: Gesto Pblica e Cidadania, FGV, 2011. 24 PORTAL de compras do Estado de Minas Gerais. Disponvel em: <www.compras.mg.gov.br>. Acesso em: 20 set. 2012. 25 SUSTAINABLE PROCUREMENT RESOURCE CENTRE. Disponvel em: <http://www.sustainableprocurement.org>. Acesso em 10 out. 2012. 26 SUSTAINABLE PROCUREMENT CAMPAIGN. Disponvel em <http://www.procuraplus.org>. Acesso em: 10 out. 2012. 28 INNOVATION THROUGH SUSTAINABLE PROCUREMENT. Disponvel em: <www.smart-spp. eu>. Acesso em: 17 out. 2012. 29 EUROPEAN COMISSION. Green public procurement case study 4: sustainable food for thought in Malm. Disponvel em: < http://goo.gl/YUqem>. Acesso em: 10 out. 2012. 30 CONGRESSO MUNDIAL ICLEI, 2012, Belo Horizonte, MG. Sustainable Procurement in the City of Malm. Disponvel em: <http://goo.gl/FI8RY>. Acesso em 10 out. 2012. 31 MINAS GERAIS (Estado). Lei Estadual n 18.719 de 13 de janeiro de 2010. Dispe sobre a utilizao, pelo Estado, de massa asfltica produzida com borracha de pneumticos inservveis e d outras providncias. Dirio do Executivo Minas Gerais. 32 BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento Agrrio. Disponvel em: <www.mda.gov.br/portal/ saf/programas/alimentacaoescolar>. Acesso em: 17 out. 2012. 33 PAULINO, G. Ingredientes locais chegam merenda. Valor Econmico, So Paulo, 27 jun. 2012. Especial Negcios Sustentveis, p. 3. 34 INSTITUTO DE PESQUISA ECONMICA APLICADA. Agricultura: agricultura em famlia. Disponvel em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view= article&id=2512:catid=28&Itemid=23>. Acesso em: 20 ago 2012. Infogrfico Conexes da escola COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA A RECICLAGEM. Disponvel em: <www.cempre.org.br>. Acesso em: 13 nov. 2012. FOREST STEWARDSHIP COUNCIL BRASIL. Disponvel em: <http://br.fsc.org>. Acesso em: 13 nov. 2012.

Infogrfico Computador: de onde vem, para onde vai ITAUTEC. Guia do usurio consciente de produtos eletrnicos. Disponvel em: <http://www. itautec.com.br/iFileExplorer/Arquivo/Empresa/Sustentabilidade/Guia_do_Usuario_Consciente_de_Produtos_Eletronicos.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2012.

Captulo 3
1,2 CHAPMAN, T.L. et al. Purchasing: No time for lone rangers. McKinsey Quarterly, n. 2, p. 31-40, 1997. 3, 25 PORTER, M.; KRAMER, M.R.. Creating Shared Value: How to reinvent capitalism and unleash a wave of innovation and growth. Harvard Business Review, Jan.-Feb., p. 1-17, 2011. 4 , 5, 7 MENUET, O.; RAMBAUD-PAQUIN, A. Achats Responsables: Mettre en oeuvre une stratgie oprationnelle: enjeux, bnfices, best practices et facteurs cls de success. Paris: Les Echos, 2011. 6 UNITED NATIONS GLOBAL COMPACT; BUSINESS FOR SOCIAL RESPONSIBILITY. Supply Chain Sustainability: a practical guide to continuous improvement. New York: UNGC; BSR, 2010. 8 BRUEL, O. Management des achats: Dcisions stratgiques, structurelles et oprationnelles. Paris: Economica, 2011. 9 BRANCO, P.D.; COELHO, A.M.; FEDATO, C.; SANCHES, .G.D.; MONZONI NETO, M.P.Inovao e Sustentabilidade na Cadeia de Valor: Ciclo 2012 Gesto de Fornecedores. Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administrao de Empresas de So Paulo daFundao Getulio Vargas. So Paulo, 2012. Disponvel em: <http://www.gvces.com.br/arquivos/117/ ISCV_Ciclo2012.pdf>. Acesso em: 17 out. 2012. 10 UEHARA, T.H.K. et al . Poder pblico e consumo de madeira: desafios e alternativas para a gesto responsvel da madeira amaznica. So Paulo: Gesto Pblica e Cidadania, FGV, 2011. 11 UNITED NATIONS DEPARTMENT OF ECONOMIC AND SOCIAL AFFAIRS. Definitions of Green Economy and Green Growth (Appendix 1) A guidebook to the Green Economy Issue 1: Green Economy, Green Growth, and Low-Carbon Development - history, definitions and a guide to recent publications. Disponvel em: <http://www.uncsd2012.org/rio20//content/ documents/528Green%20Economy%20Guidebook_100912_FINAL.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012. 12 PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANAS DO CLIMA. Contribuio do Grupo de Trabalho III ao Quarto Relatrio de Avaliao do Painel Intergovernamental sobre Mudana do Clima. Sumrio para os formuladores de polticas. Genebra: Secretariado do IPCC, 2007. 13, 14 BRASIL. Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT). Inventrio Brasileiro de Emisses Antrpicas por Fontes e Remoes por Sumidouros de Gases de Efeito Estufa no Controlados pelo Protocolo de Montreal - Parte II da Segunda Comunicao Nacional do Brasil. Braslia, DF: MCT, 2010.

140

141

15 WALMART. Relatrio de Sustentabilidade 2010. Disponvel em: <http://www.walmartbrasil. com.br/sustentabilidade/_pdf/relatorios/walmart-relatorio-de-sustentabilidade-2010.pdf>. Acesso em: 28 set. 2012. 16 STIEGERT, K.W.; KIM, D.H. (Ed.). Structural Changes in Food Retailing: Six Country Case Studies. Madison: FSRG Publication, University of Wisconsin-Madison, 2009. 17 STONE, K.E. Impact of Wal-Mart Phenomenon on Rural Communities. In: INCREASING UNDERSTANDING OF PUBLIC PROBLEMS AND POLICIES. FARM FOUNDATION, 1997, Chicago, Illinois. Proceedings Chicago: S.I., 1997. 18 UNITED NATIONS ENVIRONMENTAL PROGRAMME. Sustainable Buildings and Climate Initiatives. Disponvel em: <http://www.unep.org/sbci>. Acesso em: 16 out. 2012. 19 MACEDO, L.V. de; FREITAS, P.G. de O. (Orgs.) Construindo Cidades Verdes Manual de Polticas Pblicas para Construes Sustentveis. So Paulo: ICLEI, 2011. p. 5-10. 20 GREEN BUSINESS COUNCIL BRASIL. Disponvel em: <http://www.gbcbrasil.org.br>. Acesso em: 16 out. 2012. 21 Brauch, M. D. Licitaes e Contrataes Sustentveis no Governo do Estado de So Paulo: Um estudo de caso aprofundado. International Institute for Sustainable Development. Canad, 2012. Disponvel em: <http://www.iisd.org/pdf/2012/spp_sao_paulo_pt.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012. 22 GUARARAPES CONFECES S/A. Fatores de risco. Disponvel em: <http://goo.gl/ayv5h>. Acesso em: 10 out. 2012. 23 MAGRI, C.; BECKER, M.; LINS, N. (Coord.) Combate devastao ambiental e ao trabalho escravo na produo do ferro e do ao. Amaznia, Cerrado e Pantanal. 1 ed. Jun. 2012. Disponvel em: <http://www.avina.net/esp/wp-content/uploads/2012/06/carvao_wwf_brasil_web_2. pdf>. Acesso em: 16 out. 2012. 24 SEBRAE- Servio BrasileirodeApoiosMicroePequenas Empresas (Org.). AnuriodoTrabalhonaMicroePequena Empresa: 2010-2011.Disponvel em: < http://www.biblioteca. sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/25BA39988A7410D78325795D003E8172/$File/NT00047276.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012. Infogrfico De olho no vesturio BAHIA (Estado). Secretaria da Administrao do Estado da Bahia; ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade. Compras Pblicas Sustentveis: uma abordagem prtica. 1 ed. Salvador: SAEB, 2012. ASSOCIAO BRASILEIRA DA INDSTRIA PET. Disponvel em: <www.abipet.org.br/>. Acesso em: 13 nov. 2012. ASSOCIAO BRASILEIRA DA INSDSTRIA TXTIL E DE CONFECO. Disponvel em: <www. abit.org.br>. Acesso em: 13 de nov. 2012.

Captulo 4
1 BRASIL. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto; Secretaria de Oramento Federal. Departamento de Gerenciamento Estratgico e de Tecnologia. Coletnea de Melhores Prticas de Gesto do Gasto Pblico. 2 Edio. 2011, p.3. Disponvel em: <http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/sof/prog_eficiencia/Coletanea_de_Melhores_Praticas_2011.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012. 2, 3 BRAMMER, S.; WALKER, H. Sustainable procurement in the public sector: an international comparative study. International Journal of Operations & Production Management, v. 31, n. 4. 2011. 4, 6 BOLSA eletrnica de compras do Estado de So Paulo. Disponvel em: <www.bec.sp.gov. br/Publico/Aspx/Home.aspx>. Acesso em: 15 ago. 2012. 5, 7, 14 BRASIL. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Guia de compras pblicas para a administrao federal. Disponvel em: <http://cpsustentaveis.planejamento.gov.br/ wp-content/uploads/2010/06/Cartilha.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2012. 8, 9, 10, 15 UNITED NATIONS GLOBAL COMPACT; BUSINESS FOR SOCIAL RESPONSIBILITY. Supply Chain Sustainability: a practical guide to continuous improvement. New York: UNGC; BSR, 2010. 11 CONTROLADORIA GERAL DA UNIO. Portal da Transparncia do Governo Federal. Disponvel em: <http://www.portaldatransparencia.gov.br/ceis/>. Acesso em 20 set. 2012. 12 CLEMENT, S. et al. The Procura+ Manual: a guide to cost-effective sustainable public procurement, 2 ed. Freiburg: 2007. 13 BIDERMAN, R. et al (Orgs.). Guia de compras pblicas sustentveis. 2 ed. So Paulo: FGV, 2008.

Captulo 5
1 ICLEI LOCAL GOVERNMENTS FOR SUSTAINABILITY. ICLEI submission for Rio+20: Contribution to the zero draft of the Rio+20 outcome document. Disponvel em: <http://local2012. iclei.org/fileadmin/files/ICLEI_Submission_for_Rio_20_Zero_Draft_20111031_01.pdf>. Acesso em: 18 out. 2012. 2 UNITED NATIONS CONFERENCE ON SUSTAINABLE DEVELOPMENT. Disponvel em: <http:// www.uncsd2012.org/index.html>. Acesso em: 20 set. 2012. 3 CONFERNCIA da ONU termina com acordo criticado e deixa para mais adiante definies cruciais para o futuro do planeta. O Globo. Rio de Janeiro, 23 de junho de 2012. 4 DOCUMENTO fraco e decepo marcam ltimo dia da Rio+20. O Estado de So Paulo. So Paulo, 23 de junho de 2012. 5 O FUTURO a Deus pertence. Carta Capital. So Paulo, 4 de julho de 2012.

142

143

6, 9 UNITED NATIONS CONFERENCE ON SUSTAINABLE DEVELOPMENT. The future we want. Disponvel em: < http://daccess-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/N11/476/10/PDF/N1147610. pdf?OpenElement>. Acesso em: 20 set. 2012. 7 CASTRO. F. Cientistas fazem balano dos resultados da Rio +20. Agncia FAPESP, So Paulo, 24 ago. 2012. Disponvel em: <http://agencia.fapesp.br/16082>. Acesso em: 18 out. 12. 8, 11 RIBEIRO, P.. A Rio+20, agora que comea. Disponvel em: <http://www.imaflora.org/ downloads/biblioteca/textos_Rio+20.pdf>. Acesso em: 18 out. 2012. 10 PROGRAMA DAS NAES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Objetivos do Milnio. Disponvel em: <http://www.objetivosdomilenio.org.br/>. Acesso em: 18 out. 2012. 12, 15 MCKINSEY&COMPANY. Resource Revolution. Disponvel em: <http://www.mckinsey. com/features/resource_revolution>. Acesso em: 20 set. 2012. 13, 14 DESAFIO de eliminar a pobreza ficou maior. O Estado de So Paulo, B3, 22 de janeiro de 2012. 16 FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS. Global Food Losses and Food Waste: extent, causes and prevention. Disponvel em: <http://www.fao.org/docrep/014/ mb060e/mb060e00.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012. 17, 18, 20 CONTA pesada. Valor Econmico, F1, 29 de maio de 2012. 19 BRASIL. Ministrio de Minas e Energia. Plano Nacional de Eficincia Energtica: premissas e diretrizes bsicas. Disponvel em: <http://www.mme.gov.br/mme/galerias/arquivos/ PlanoNacEfiEnergetica.pdf>. Acesso em: 19 set. 2012. 21 THE NIELSEN COMPANY. O consumidor com preocupaes sociais ao redor do mundo. 2012. 22 IBOPE. Pesquisa Ibope Ambiental 2011. Disponvel em: <http://www4.ibope.com.br/ download/apresentacao_ibope_ambiental.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012.

144

EmprEsas podEr pblico licitao FornEcEdorEs dirEitos humanos compra local Economia rEduo rEciclagEm EFicincia EnErgtica comrcio justo divErsidadE

realizao

parceria

Вам также может понравиться