Вы находитесь на странице: 1из 3

ORDEM DE SERVIO

REA: Sade, Segurana do Trabalho e Meio Ambiente. NMERO: OSS 01 FUNO: Motorista TTULO:

Data de Elaborao: 06/10/2012 Data da Ultima Reviso: 06/10/2012 Nmero de Pginas: Pgina 1 de 3

N REVISO: 00

REGRAS DE SEGURANA E MEIO AMBIENTE PARA MOTORISTAS


1. Objetivo D cincia a todos os motoristas da CPL Construtora Ltda sobre as regras bsicas de segurana da Empresa 2. Campos de aplicao: Em todas as obras da CPL Construtora Ltda 3. Referncias bibliogrficas: NRs 1 e 18 da Portaria 3.214/78 do MTE 4. Descrio da funo: Dirigem e manobram veculos e transportam pessoas, cargas ou valores. Realizam verificaes e manutenes bsicas do veculo e utilizam equipamentos e dispositivos especiais tais como sinalizao sonora e luminosa. Efetuam pagamentos e recebimentos e, no desempenho das atividades, utiliza-se de capacidades comunicativas. Trabalham seguindo normas de segurana, higiene, qualidade e proteo ao meio ambiente. 5. Agentes Associados s atividades Postura inadequada (Ergonmico) Coliso com outro veiculo (Acidente) 6. EPIs de uso obrigatrio Capacete de segurana (Quando entra na obra) Bota de segurana 7. Determinaes: Participar do DDS (Dialogo Dirio de Segurana) Faa tudo com tempo, para trabalhar bem e com segurana. A pressa companheira inseparvel dos acidentes; Trabalhar e dirigir sempre com ateno; Dirigir com cuidado e responsabilidade; Respeitar as sinalizaes de trnsito; Zelar pelo bom estado e manuteno do veculo; No remover ou ultrapassar as protees existentes na rea (setor), respeitar a sinalizao de segurana de transito. No permitido o uso de calcado aberto. Todo calado dever ser fechado e de segurana fornecido pela empresa (uso obrigatrio); Cooperar com a preveno de acidentes de trabalho, observando s instrues de segurana, comunicando ao tcnico de segurana ou membro da CIPA todo e qualquer fato ou condio que julgar comprometedor a segurana. Apresentar sugestes que visam melhorar e garantir a segurana no trabalho; proibido falar no telefone enquanto dirige o veiculo proibido ingerir bebidas alcolicas durante o expediente de trabalho. obrigatrio o uso de cinto de segurana no veiculo. Faa uma reviso no veiculo mensalmente para verificar freio, faris e moto; Trafegue na faixa indica pela sinalizao Trafegue na faixa certa - Em baixa velocidade, conserve-se na faixa da direita. Voc se mantm mais seguro e no atrapalha o trnsito Cuidado nas ultrapassagens - S ultrapasse pela faixa da esquerda. Voc evita surpresas para voc e o motorista da frente Cuidado nas ultrapassagens - S ultrapasse pela faixa da esquerda. Voc evita surpresas para voc e o

ORDEM DE SERVIO

Data de Elaborao: 06/10/2012 Data da Ultima Reviso: 06/10/2012 Nmero de Pginas: Pgina 2 de 3

motorista da frente Ateno ao sinal amarelo - No faa do sinal amarelo um complemento do verde. Pare e evite acidentes com carros e pedestres Buzina s em ltimo caso - Evite ficar buzinando o tempo todo. Isso s causa stress e sustos desnecessrios. Quando o carro sua frente estancar no sinal, tenha pacincia e aguarde. Antes de buzinar, lembre-se que poderia ser voc. No utilize celular - proibido usar telefone celular enquanto se dirige. Quando o seu tocar, estacione o carro em local seguro e s ento atenda. Falar ao celular atrapalha a concentrao e provoca acidentes graves. Estacione sempre corretamente - Nunca pare em fila dupla, principalmente em frente a escolas. Isso tira a viso dos motoristas que passam e das crianas que atravessam a rua. Calada lugar de pedestre, no de carro. Cinto de segurana obrigatrio - No abra mo de sua segurana. Para no amassar as roupas use um pano entre elas e o cinto, ou use acessrios acolchoados nos cintos. Torne a colocao do cinto um procedimento automtico assim que entrar no carro Faixa de pedestre - O prprio nome j diz tudo. No pare o carro sobre ela. contra a lei. 8. Medidas preventivas Uso correto de EPIs.Uso do cinto de segurana;Treinamento para execuo das tarefas,Correo das posturas de trabalho,Guarda-corpo de proteo periferias, vos das lajes e escadas,Aterramento eltrico. 9. Responsabilidades: Art. 157 CLT Cabe s Empresas: I Cumprir e fazer cumprir as Normas de Segurana e Medicina do Trabalho. II Instruir os empregados, ATRAVS DE ORDENS DE SERVIO, quanto s precaues a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenas profissionais. III Adotar as medidas que lhe sejam determinadas pelo rgo regional competente (Ministrio do Trabalho); IV Facilitar o exerccio da fiscalizao pela autoridade competente (auditor do Ministrio do Trabalho); Art. 158 CLT Cabe aos Empregados: I Observar as Normas de Segurana e Medicina do Trabalho, inclusive as instrues de que trata o item II do artigo anterior. (Cumprir o que determina as ordens de servio) II Colaborar com a empresa na aplicao dos dispositivos deste captulo. (Colaborar com as regras de segurana) PARGRAFO NICO: - Constitui ato faltoso do empregado a recusa justificada a) observncia das instrues expedidas pelo empregador na forma do item II do artigo anterior. b) Ao uso dos equipamentos de proteo individual fornecidos pela empresa. 1. O no cumprimento dessas normas est passvel de punio, por advertncia, suspenso e demisso por justa causa. 10. Regras gerais de Meio Ambiente.

No deixe resduos na obra, coloca-los em coletores e baias. No deixa sobras de massa nas caixas, use at o final. No coloque os resduos misturados, faa a seleo dos resduos nos recipientes. No corte tabuas se s necessitar de um pedao pequeno, reutilize os materiais. No deixe a torneira aberta, certifique que no h vazamento. No desperdice gua, use o necessrio. Avise ao seu superior caso identifique algum vazamento nas descargas e mangueiras da obra. No deixe a luz e mquinas ligadas, S ligue os equipamentos se for usar.

Elaborado por: Tcnico de Segurana do Trabalho

ORDEM DE SERVIO
Nome do Funcionrio

Data de Elaborao: 06/10/2012 Data da Ultima Reviso: 06/10/2012 Nmero de Pginas: Pgina 3 de 3

Assinatura do Funcionrio

Вам также может понравиться