Вы находитесь на странице: 1из 3

por Awo Ifaseun Oyekanmi SIGNIFICADO DE ALGUNS ELEMENTOS UTILIZADOS PARA VARIOS FINS (EBORI, EBS, INICIAES)

O eb oferecido a cabea (EBORI) encaminhado a Oldmr, atravs de Es, sob a forma de uma mensagem codificada onde cada elemento utilizado tem um significado lgico, pertencente a cadeia hierrquica da vida dentro do Universo de acordo com a variedade de s : negro , branco , e vermelho , agindo em relao direta com a necessidade de cada ser. OB ABATA (vegetal, vermelho e branco) De uso fundamental no ritual, considerado o primeiro alimento do imonl. Busca o seu poder oracular, alm de fazer uso de sua finalidade principal. Ob existe para alimentar todo o ser. Ob proporciona fora e vida longa. RGB (vegetal, branco) Tambm utilizado como alimento do imonl, garante a sade e a fora do ser. RN KRN K WO IN RGB A doena nunca entra em rgb. OMI - (gua) (mineral, branco) A gua a representao da fertilidade feminina, veculo de ligao e comunicao com o imonl. o que garante a harmonia ou a calmaria. No h oferenda sem gua. OTI - (gin) (vegetal, branco) Sua representao refere-se fora do smen masculino. Transformao da matria (Egngun) EPO (dend) (vegetal, vermelho) o elemento apaziguador que representa a fertilidade feminina, o poder de gestao das Y-GB; A fora dinmica dos descendentes. YIN - (mel) (vegetal, vermelho) Elemento de riqueza, de beleza e de doura. Quando mel, sangue das folhas recolhido pelas abelhas, atravs de um sistema de unio e rgida hierarquia. No caso do melado de cana, apesar de ser um elemento de riqueza, e de doura, est intrinsecamente relacionado descendncia por se tratar de um processo de transformao de matria original . EK - (aca) (vegetal, branco)- Pasta branca preparada base de farinha de milho branco, simbolizando a fecundidade e a descendncia genrica. Sendo reunida para nova formao, representa a matria original transformada. Como oferenda identifica o SER.

RI - (vegetal, branco) Vitex Doniana VERBENACEAE. A madeira marrom bem clara. H flores cabeludas, amareladas ou brancas com corola e lbulos azul-purpreos. As frutas maduras se assemelham a ameixas pretas. A folha fervida comido como um legume O(s)SN - (vegetal, vermelho)- P vermelho, extrado da rvore Dracena Mannii AGAVACEAE atravs da ao natural dos cupins ou da serragem que representa a fecundidade e a descendncia genrica. uma rvore de abundantes ramos. As flores so cheirosas e de ptalas grandes. H frutas vermelhas.

EFUN (mineral, branco)- Giz ou p de giz freqentemente usado na adorao a risl. Redondos bolos de giz. Representa a serenidade do amanhecer e a relao do homem com a terra. WJI, L OU ARO (vegetal, negro)- Lonchucarpus Cyanescens, tinta azul em forma de p petrificado de origem vegetal o qual busca a representao do sangue negro, simbolizando a noite e a relao de ancestres ligados prpria escurido. As partes frescas so contundidas a uma polpa, fermentada, seca e vendida nesta forma, s folhas somente so secadas ao sol e so usadas em um estado quebradio. IYEROSUN - (vegetal, amarelado)- P produzido pelo trabalho de um tipo de cupim ou da serragem da rvore sagrada BAPHIA NTIDA, Leguminosae Papilionoideae. neste p que so riscados o smbolo dos Odu, veiculando a sabedoria de If compreendida por Oldumr.

As favas sementes detm caractersticas diversas e propriedades que transcendem a sabedoria do ser desprovido do conhecimento de Orunmil. Como por exemplo, podemos citar as que so mais utilizadas neste caso:

AYO/OSO - Tem a finalidade de agregar o poder feiticeiro. ALIB - Atrair proteo, relativa ao poder de Sng. ABERE - Atrair riqueza/abundncia, relativa ao poder de Osun. RIDN Atrair sade. PEL - Simboliza o mensageiro de If . ATAARE Pimenta da Costa. Fora/s de realizao determinante daquilo que se pretende ATAARE N KO MA TAR IBI KR LN Ataare diz que o mal deve sempre ser afastado para longe do meu caminho

As Frutas - assim como as favas, tambm possuem caractersticas individuais e propriedades diversas. necessrio se ter a sabedoria de Orunmil para identific-las. Observe GD, denominao dada banana, significa encantamento. Fruta de interior macio GD ABO KI JAY NIRA.

SO KAN - Ma SO R - Pra JAR Uva

NJE GBGBE (comidas secas) - Referem-se, basicamente ao alimento do ancestral que no caso deste trabalho Or tem uma relao com o Ser Individual.

Os demais elementos so igualmente utilizados a partir da sua relao de significado, com as necessidades elementais para aquele determinado Or. OWO EYO (bzios) Que representavam riqueza, tendo sido inclusive, usado como moeda durante determinado tempo, e descendncia onde seu uso reporta aos primrdios a ao atual da soberania temporal. O objetivo de seu uso manter relao de ancestralidade. OWO (moeda) - Representa riqueza na atualidade. Busca a relao do descendente com o seu ancestral. Em quanto o bzio faz relao ancestral com seu descendente.

Os animais possuem suas representaes especficas: ADIE (galinha) PROSPERIDADE, FILHOS, CASAMENTO. AKUKO (galo) BOA SADE, TIRAR DESGRAAS, VENCER. ETU (galinha dangola) PROSPERIDADE IGBIN (caracol) - PLACIDEZ EYELE (pombo) DINHEIRO, SORTE, SADE, VIDA LONGA. EJA (peixe) - TRAZ A RELAO DA ABUNDNCIA NA QUANTIDADE DE ESCAMAS E FERTILIDADE PELA NATUREZA REPRODUTIVA.

Вам также может понравиться