Вы находитесь на странице: 1из 60

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA AU AULA 2 PE PESS SSOAS JUR URDICAS E BENS NS

Hoje estudaremos trs assuntos: - Pessoas Jurdicas; - Direitos da Personalidade; e - Bens.

TPICO SS SO OA A JU R D DI IC CA A TPICO 3: 3: PE PES JUR TPICO 1: : Co nc ce ei it to o de ss so oa a ju r d di ic ca a TPICO 3. 3.1 Con de pe pes jur A pessoa jurdica o conjunto de pessoas naturais ou de patrimnios, que visa a consecuo de certos fins, reconhecida pela ordem jurdica como sujeito de direitos e obrigaes. Para existir, so necessrios trs requisitos: 1) organizao de pessoas ou de bens; 2) licitude de propsitos ou fins; e 3) capacidade jurdica reconhecida por norma. Dessa forma, para que o ser humano possa atingir seus fins e objetivos lcitos, ele se une a outros homens formando agrupamentos. A esses grupos a lei atribui personalidade jurdica, capacitando-os a serem sujeitos de direitos e de obrigaes. Nesse sentido que surgem as pessoas jurdicas, tambm chamadas de pessoas morais, pessoas coletivas, pessoas abstratas, pessoas msticas, pessoas civis ou pessoas intelectuais. T 2: : Cl ass TPI PICO 3. 3.2 Cla ssif ific ica ao o da da pe pess ssoa oa ju jurdica rdica Vrios so os critrios adotados para a classificao das pessoas jurdicas, para fins de concurso, destaco os que seguem abaixo: a) Quanto nacionalidade: as pessoas jurdicas podem ser nacionais ou estrangeiras. b) Quanto estrutura interna: as pessoas jurdicas podem ser uma universitas personarum (conjunto de pessoas) como o caso das corporaes (associaes fins no econmicos - e sociedades fins econmicos), ou uma universitas bonorum (patrimnio personalizado) como o caso das fundaes.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


c) Quanto s funes e capacidade (arts. 40 a 42 do CC): as pessoas jurdicas so de direito pblico (interno art. 41 do CC - ou externo art. 42 do CC) e de direito privado.
Art. 40 do CC - As pessoas jurdicas so de direito pblico, interno ou externo, e de direito privado. Art. 41 do CC - So pessoas jurdicas de direito pblico interno: I - a Unio; II - os Estados, o Distrito Federal e os Territrios; III - os Municpios; IV - as autarquias, inclusive as associaes pblicas; V - as demais entidades de carter pblico criadas por lei. Pargrafo nico. Salvo disposio em contrrio, as pessoas jurdicas de direito pblico, a que se tenha dado estrutura de direito privado, regem-se, no que couber, quanto ao seu funcionamento, pelas normas deste Cdigo. Art. 42 do CC - So pessoas jurdicas de direito pblico externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional pblico. Art. 44 do CC - So pessoas jurdicas de direito privado: I - as associaes; II - as sociedades; III - as fundaes. IV - as organizaes religiosas; V - os partidos polticos. 1o So livres a criao, a organizao, a estruturao interna e o funcionamento das organizaes religiosas, sendo vedado ao poder pblico negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessrios ao seu funcionamento. 2o As disposies concernentes s associaes aplicam-se subsidiariamente s sociedades que so objeto do Livro II da Parte Especial deste Cdigo. 3o Os partidos polticos sero organizados e funcionaro conforme o disposto em lei especfica.

Fazendo um grfico esquemtico juntando as trs classificaes, temos, basicamente, o seguinte:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA

ADM. DIRETA INTERNO

Unio / Est. / Territ. / D.F. / Munic.

ADM. INDIRETA Aut. e demais entid. criadas por lei. DIREITO

EXTERNO

Estados estrangeiros e pessoas regidas pelo D.I.P. SIMPLES

PESSOA JURDICA CORPORAO un er rs sita itas s univ ive DIREITO PRIVADO personarum

SOCIEDADE EMPRESRIA fim econmico ASSOCIAO ASSOCIAO fim no econmico FUNDAO un iv ve ersita rsitas s uni bonorum PART. POLTICO ORG. RELIGIOSA

A seguir vamos tratar de cada uma das pessoas jurdicas citadas:

1. As PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PBLICO INTERNO so aquelas cuja atuao se restringe aos interesses e limites territoriais do pas. Podem ser da Administrao Direta (Unio, Estados, Distrito Federal, Territrios e Municpios) ou da Administrao Indireta (autarquias, fundaes pblicas, associaes pblicas e agncias reguladoras). comum a ESAF colocar em suas provas a sigla de uma pessoa jurdica e cobrar do aluno a respectiva classificao. Como a banca em questo costuma utilizar como base o livro da Profa. Maria Helena Diniz, seguem algumas siglas citadas pela renomada autora: AUTARQUIAS: INSS, INCRA, INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), IPHAN (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), USP, Embratur, SUFRAMA (Superintendncia da Zona Franca de Manaus), CVM (Comisso de Valores Mobilirios), CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econmica);

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


ASSOCIAES PBLICAS: so consrcios pblicos com personalidade jurdica de direito pblico, por conjugarem esforos visando atingir uma finalidade pblica. Ex: COPATI (consrcio formado por municpios cortados pelo rio Tibagi, no Paran, com o fim de preservar esse rio); FUNDAES PBLICAS: surgem quando a lei individualiza um patrimnio a partir de bens pertencentes a uma pessoa jurdica de direito pblico, afetando-o realizao de um fim administrativo, e dotando-o de organizao adequada. Ex: FAPESP (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo), FUNARTE (Fundao Nacional das Artes), FUNASA (Fundao Centro Brasileiro para a Infncia e Adlescncia); AGNCIAS REGULADORAS: so autarquias federais especiais incumbidas de normatizar, disciplinar e fiscalizar a prestao de certos bens e servios de grande interesse pblico por agentes econmicos pblicos e privados. Ex: ANA (Agncia Nacional de guas), ANAC (Agncia Nacional de Aviao Civil), ANCINE (Agncia Nacional do Cinema), ANTAQ (Agncia Nacional de Transportes Aquticos), ANATEL (Agncia Nacional de Telecomunicaes), etc. 2. As PESSOAS JURDICAS pelo direito DE DIREITO e PBLICO EXTERNO as so

regulamentadas

internacional

compreendem

naes

estrangeiras (Ex: Itlia, Frana, Alemanha, Uruguai, etc.) e as pessoas regidas pelo direito internacional pblico tal como a Santa S, unies aduaneiras com o objetivo de facilitar o comrcio exterior (Ex: MERCOSUL, Unio Europia, etc) e organismos internacionais (Ex: ONU, OEA, UNESCO, FMI, INTERPOL, OIT, FAO Food and Agriculture Organization, etc.).

3. As PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PRIVADO so elencadas no art. 44 do Cdigo Civil. So elas: CORPORAES: so caracterizadas pela existncia de seus membros. Toda corporao representada por um grupo de pessoas (naturais ou jurdicas), sendo que o patrimnio no essencial. No Direito Romano, as corporaes eram conhecidas como universitas personarum. Tm por objetivo sempre o bem-estar de seus membros, ou seja, existem para beneficiar os seus membros.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


O gnero corporaes se subdivide em duas espcies: as associaes e as sociedades. a) ASSOCIAES: surgem quando no h um fim lucrativo ou inteno de dividir o resultado, embora tenham patrimnio, formado por contribuio de seus membros para a obteno de fins culturais, educacionais, esportivos, religiosos, beneficentes, recreativos, morais, etc. Entretanto, no perdem a categoria de associao mesmo que realizem negcios para manter ou aumentar o seu patrimnio, desde que no proporcionem ganho aos associados. (Ex: APAE, UNE, Associao de Pais e Mestres, Associao dos Advogados de So Paulo, etc.)
Art. 53 do CC - Constituem-se as associaes pela unio de pessoas que se organizem para fins no econmicos. Pargrafo nico. No h, entre os associados, direitos e obrigaes recprocos.

O documento a ser utilizado na constituio da associao o estatuto. Tal documento deve possuir os requisitos listados no art. 54 do CC.
Art. 54 do CC - Sob pena de nulidade, o estatuto das associaes conter: I - a denominao, os fins e a sede da associao; II - os requisitos para a admisso, demisso e excluso dos associados; III - os direitos e deveres dos associados; IV - as fontes de recursos para sua manuteno; V o modo de constituio e de funcionamento dos rgos deliberativos; VI - as condies para a alterao das disposies estatutrias e para a dissoluo. VII a forma de gesto administrativa e de aprovao das respectivas contas.

Alm disso, como se trata de uma pessoa sem finalidade lucrativa, os associados devem ter direitos iguais, apesar de ser possvel a existncia de uma categoria de associados com vantagens especiais. Um exemplo comum ocorre com os associados criadores que reservam para si vantagens especiais, enquanto que os demais associados tero iguais direitos.
Art. 55 do CC - Os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto poder instituir categorias com vantagens especiais.

Outro conceito importante est inserido no art. 56 do CC.

Art. 56 do CC - A qualidade de associado intransmissvel, se o estatuto no dispuser o contrrio. Pargrafo nico. Se o associado for titular de quota ou frao ideal do patrimnio da associao, a transferncia daquela no importar, de per si, na atribuio da

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


qualidade de associado ao adquirente ou ao herdeiro, salvo disposio diversa do estatuto.

Aps sua anlise, conclui-se que no silncio do estatuto a qualidade de associado intransmissvel, seja por ato inter vivos (ex: doao) ou causa mortis (testamento). Entretanto, possvel a transferncia de quota ou frao ideal do patrimnio da associao. Ainda sobre o associado, o art. 57 do CC prev a possibilidade de sua excluso:

Art. 57 do CC - A excluso do associado s admissvel havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos previstos no estatuto.

Percebe-se que para um associado ser excludo da associao deve haver um procedimento especfico, com a possibilidade de direito de defesa e, tambm, possibilidade de recurso quanto primeira deciso.

b) SOCIEDADES: podem ser simples ou empresrias. A sociedade simples visa o fim econmico ou lucrativo, pois o lucro obtido deve ser repartido entre os scios , sendo alcanado pelo exerccio de cenas profisses ou pela prestao de servios tcnicos. J a sociedade empresria objetiva o lucro atravs do exerccio de atividade empresarial ou comercial.
Art. 981 do CC - Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados. Pargrafo nico. A atividade pode restringir-se realizao de um ou mais negcios determinados.

c) FUNDAES PARTICULARES: um acervo de bens livres de nus e encargos (universitas bonorum) representando um patrimnio a que a lei atribui personalidade jurdica, em ateno ao fim a que se destina (fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia). O CC comea a regular a criao de uma fundao no seu art. 62.
Art. 62 do CC - Para criar uma fundao, o seu instituidor far, por escritura pblica ou testamento, dotao especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administr-la. Pargrafo nico. A fundao somente poder constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


Percebe-se que a instituio da fundao um ato solene que depende de escritura pblica ou testamento. Tais documentos devero conter a dotao de bens a serem transferidos para a fundao, assim como a finalidade a que ela se destina. Aps a escritura pblica ou o testamento, deve ocorrer a elaborao do seu estatuto. Documento este que deve ser levado apreciao do Ministrio Pblico (responsvel por fiscalizar a fundao) para depois ocorrer o registro no Cartrio das Pessoas Jurdicas. Dessa forma, conclumos que a instituio de uma fundao deve atravessar as seguintes fases: 1) dotao de bens livres: o momento em que o instituidor destina determinados bens para a criao da fundao; 2) elaborao do estatuto: pode ser prpria (feita pelo prprio instituidor) ou fiduciria (quando fica a cargo de algum de confiana do instituidor). Caso a pessoa responsvel pela elaborao do estatuto no o faa no prazo estipulado, o encargo de elaborar o estatuto caber ao Ministrio Pblico nos termos do art. 65 do CC;
Art. 65 do CC - Aqueles a quem o instituidor cometer a aplicao do patrimnio, em tendo cincia do encargo, formularo logo, de acordo com as suas bases (art. 62), o estatuto da fundao projetada, submetendo-o, em seguida, aprovao da autoridade competente, com recurso ao juiz. Pargrafo nico. Se o estatuto no for elaborado no prazo assinado pelo instituidor, ou, no havendo prazo, em cento e oitenta dias, a incumbncia caber ao Ministrio Pblico.

3) aprovao do estatuto pelo Ministrio Pblico: sendo elaborado pelo prprio instituidor ou pessoa de sua confiana, a aprovao o estatuto fica a cargo do Ministrio Pblico (MP), entretanto, caso o MP no aprove, podero passar pela apreciao do Juiz da comarca, de forma subsidiria, para que a aprovao do MP seja suprida pelo magistrado; no entanto, se o estatuto for elaborado pelo MP, sempre dever passa pela aprovao do juiz; e
4) registro no Cartrio das Pessoas Jurdicas: aps ultrapassadas as fases

anteriores, a fundao dever ser registrada no Cartrio do Registro Civil das Pessoas Jurdicas.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


Nos termos do art. 66 do CC, tambm cabe ao Ministrio Pblico Estadual (MPE) o encargo de velar pelas fundaes.
Art. 66 do CC - Velar pelas fundaes o Ministrio Pblico do Estado onde situadas. 1o Se funcionarem no Distrito Federal, ou em Territrio, caber o encargo ao Ministrio Pblico Federal. (Vide ADIN n 2.794-8) 2o Se estenderem a atividade por mais de um Estado, caber o encargo, em cada um deles, ao respectivo Ministrio Pblico.

A ADIN em questo, que foi julgada procedente por unanimidade, atribui o encargo de fiscalizar as fundaes que funcionarem no DF ou em um Territrio ao Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrio (MPDFT) . J nos termos do art. 69 do CC, as hipteses de extino de uma fundao so as seguintes: - quando vencer o prazo de sua durao (entretanto raro, tendo em vista que normalmente no se dispe prazo de durao); - quando se tornar ilcita a finalidade da fundao, o Ministrio Pblico poder ingressar com uma ao visando sua extino; e - quando se tornar impossvel ou intil a sua manuteno (a causa mais comum, nessa hiptese, o surgimento de dificuldades financeiras).
Art. 69 do CC - Tornando-se ilcita, impossvel ou intil a finalidade a que visa a fundao, ou vencido o prazo de sua existncia, o rgo do Ministrio Pblico, ou qualquer interessado, lhe promover a extino, incorporando-se o seu patrimnio, salvo disposio em contrrio no ato constitutivo, ou no estatuto, em outra fundao, designada pelo juiz, que se proponha a fim igual ou semelhante.

d) PARTIDOS POLTICOS: so associaes civis defensoras do interesse do regime democrtico, da autenticidade do sistema representativo e dos direitos fundamentais definidos na Constituio Federal de 1988. Sua organizao e seu funcionamento so regulados por lei especfica (Lei 9.096/95).

e) ORGANIZAES RELIGIOSAS: tambm tm natureza de associao. Alm disso, a criao, a organizao, a estruturao interna e o funcionamento das organizaes religiosas so livres, sendo vedado ao poder pblico negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessrios ao seu funcionamento.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


Enunciado 142 do CJF, aprovado na Jornada de Direito CIvil de 2004: Os partidos polticos, os sindicatos e as associaes religiosas possuem natureza associativa, aplicando-se-lhes o Cdigo Civil.

T 3: : Com o da a leg s pes TPIC ICO 3. 3.3 ome eo da exi xist stn nci cia egal al da das esso soas as ju jur rdi dica cas Enquanto a existncia legal das pessoas naturais ocorre atravs de um fato biolgico (nascimento com vida), a pessoa jurdica tem seu incio legal (aquisio da personalidade) subordinado a um ato jurdico ou a uma norma. As pessoas jurdicas de direito pblico so criadas atravs de fatos histricos (Ex: independncia do Brasil), de criao constitucional (ex: Estados- membros da federao brasileira), de lei especial (ex: autarquias) e de tratados internacionais, caso se trate de uma pessoa jurdica de direito pblico externo. J o processo de formao das pessoas jurdicas de direito privado diferente.
Art. 45 do CC - Comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessrio, de autorizao ou aprovao do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alteraes por que passar o ato constitutivo. Pargrafo nico. Decai em trs anos o direito de anular a constituio das pessoas jurdicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicao de sua inscrio no registro.

Compe-se de duas fases: 1) a elaborao do ato constitutivo: Sendo uma associao, que tem por natureza a inexistncia de fins lucrativos, deve-se elaborar um estatuto como ato constitutivo. Se a pessoa jurdica tiver fins lucrativos, seja uma sociedade simples ou empresria, elabora-se um contrato social como ato constitutivo. As fundaes possuem como ato constitutivo o testamento ou a escritura pblica. 2) o registro do ato constitutivo: para que a pessoa jurdica de direito privado exista legalmente necessrio inscrever os contratos ou estatutos no seu registro peculiar. As sociedades empresrias devem se registrar no Registro Pblico de Empresas Mercantis (Junta Comercial), porm, as demais pessoas jurdicas devem se registrar no Registro Civil de Pessoas Jurdicas.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


Entretanto, algumas pessoas jurdicas necessitam de autorizao do Poder Executivo para terem a constituio e o funcionamento vlidos. Temos como exemplo as sociedades estrangeiras, as agncias ou estabelecimento de seguros, as caixas econmicas, as bolsas de valores, as cooperativas, etc. Faz-se necessrio compararmos o incio da existncia legal (aquisio de personalidade jurdica) das pessoas naturais e das pessoas jurdicas de direito privado. O registro, nas pessoas naturais, representa um ato meramente declaratrio, pois, mesmo que uma pessoa nasa e no seja feita a certido de nascimento, ocorre o incio da personalidade jurdica. No entanto, o registro, nas pessoas jurdicas, representa um ato constitutivo, ou seja, apenas com o registro que se adquire personalidade jurdica. A personalidade no surge, simplesmente, quando se firma o contrato.
Conforme o art. 45, nico do CC, havendo defeito no ato constitutivo de uma pessoa jurdica de direito privado, pode-se desconstitu-la dentro do prazo decadencial de trs anos, contado este prazo a partir da publicao de sua inscrio no Registro.

Segue tabela: REGISTRO PESSOA NATURAL PESSOA JURDICA natureza declaratria CONSEQNCIA A personalidade adquirida antes do registro, ou seja, atravs do nascimento com vida. A personalidade adquirida atravs do registro.

natureza constitutiva

T 4: : Fim l das s jur TPIC ICO 3. 3.4 im da da ex exis istnc ncia ia le lega gal as pe pessoa ssoas urd dicas icas Os mesmos fatores que do origem a uma pessoa jurdica de direito pblico, tambm podem acarretar o seu trmino. Dessa forma, extinguem-se pela ocorrncia de fatos histricos, por norma constitucional, lei especial ou tratados internacionais. J a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado termina atravs da dissoluo (ato declaratrio motivado por causas supervenientes constituio da sociedade, oriundo de deliberao dos scios, do Poder Judicirio ou de autoridade administrativa, com a finalidade de fazer cessar as atividades) e da liquidao (objetiva a desativao operacional da sociedade e a apurao do ativo e passivo para posterior pagamento das dvidas e partilha do patrimnio remanescente entre os scios). Aps

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


estar encerrada a liquidao promove-se o cancelamento da inscrio da pessoa jurdica no respectivo registro. Caso a pessoa jurdica esteja em funcionamento decorrente de autorizao do Poder Executivo, o seu trmino tambm pode ocorrer atravs de um ato governamental que cassar a autorizao para o funcionamento.
Art. 51 do CC - Nos casos de dissoluo da pessoa jurdica ou cassada a autorizao para seu funcionamento, ela subsistir para os fins de liquidao, at que esta se conclua. 1o Far-se-, no registro onde a pessoa jurdica estiver inscrita, a averbao de sua dissoluo. 2o As disposies para a liquidao das sociedades aplicam-se, no que couber, s demais pessoas jurdicas de direito privado. 3o Encerrada a liquidao, promover-se- o cancelamento da inscrio da pessoa jurdica.

5: : De sc co on ns si id de er ra a o o da rs so on na al li id da ad de e ju r d di ic ca a TPI CO 3. Des da pe per jur TPICO 3.5 O fato da pessoa jurdica registrar seu ato constitutivo acarreta a sua aquisio da personalidade, como j vimos. Essa personalidade jurdica muito importante, pois ela d origem ao princpio da autonomia da pessoa jurdica. Ou seja, A pessoa jurdica, quando personificada, no se confunde com as pessoas que a integram. Dessa forma, a pessoa jurdica, e no seus integrantes, que participa dos negcios jurdicos de seu interesse e titulariza os direitos e obrigaes dela decorrentes. Tambm ela quem demanda e demandada em razo de tais direitos e obrigaes. Finalmente, apenas o patrimnio da pessoa jurdica (e no o de seus integrantes) que, em princpio, responde por suas obrigaes. Ou seja, com a aquisio da personalidade ocorre uma separao patrimonial entre os bens da pessoa jurdica e os bens dos scios e administradores.

Dessa forma, de acordo com o artigo 50 do CC, apesar de haver uma separao patrimonial entre os bens dos scios e administradores dos bens da pessoa jurdica, possvel que em razo de atos fraudulentos e abusivos o juiz, a requerimento da parte interessada ou do Ministrio Pblico quando couber intervir, decida estender aos bens dos scios e administradores a execuo por dvidas da pessoa jurdica. Quando este fenmeno acontece, a doutrina diz que houve uma desconsiderao da personalidade jurdica.

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


Art. 50 do CC - Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica.

Este fenmeno, tambm chamado de disregard of the legal entity, encontra fundamento no fato de a pessoa jurdica no poder servir de manto protetor aos seus representantes ou integrantes da diretoria que praticarem atos fraudulentos ou abusivos contra as demais pessoas (terceiros). O escudo que a personalidade da pessoa jurdica proporciona aos seus representantes pode ser removido e o manto protetor ser suspenso pela teoria da desconsiderao da personalidade jurdica, tambm chamada de teoria da despersonalizao ou teoria da penetrao. Ou seja, o fundamentadamente juiz (no pode ser autoridade administrativa), desde que em processo legalmente estabelecido, pode afastar

temporariamente a personalidade jurdica da pessoa jurdica e determinar que as pessoas naturais que a representam respondam solidariamente pelos atos e negcios jurdicos praticados em nome da mesma. Ocorrendo a quebra da personalidade, tais pessoas naturais sero includas no plo passivo do processo e respondero com seus bens, em face da fraude ou abuso comprovados e praticados sob o manto protetor da pessoa jurdica. Ressalta-se que a desconsiderao da personalidade no acarreta a extino da pessoa jurdica e nem a excluso do scio, apenas permite, em determinada relao (episodicamente), a execuo dos bens dos scios e representantes em nome da pessoa jurdica. Segue quadro resumo sobre o assunto:

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA

DESCONSIDERAO DA PERSONALIDADE JURDICA NO CDIGO CIVIL abuso da personalidade jurdica - parte interessada - Ministrio Pblico
(quando couber intervir)

podem solicitar que o juiz decida sobre a extenso dos efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes da PJ aos bens particulares dos administradores ou scios da PJ.

desvio de finalidade (Ex: fundao com finalidade lucrativa) confuso patrimonial (Ex: celebrar contrato particular em nome da PJ) Pela desconsiderao da personalidade jurdica fica afastado, provisoriamente, o princpio da autonomia da personalidade jurdica.

A doutrina criou a desconsiderao inversa da personalidade jurdica que ocorre quando o juiz decide sobre a extenso dos efeitos de determinada relao jurdica praticada pelo particular aos bens da pessoa jurdica. Como exemplo, temos os casos de separao judicial em que o marido transfere seus bens particulares para a empresa, fazendo com que, na hora da diviso dos bens, a esposa fique quase sem nada. Nesse caso o juiz pode atingir os bens sociais de forma a estabelecer uma correta diviso do patrimnio adquirido de forma conjunta pelo casal.

6: : Rep e da a Jur T 3.6 epre rese sent nta ao o e res espo pons nsab abil ilid idad ade da Pes esso soa urd dic ica TPIC ICO 3. Estudamos na aula passada que a capacidade da pessoa jurdica decorre de sua personalidade reconhecida pela ordem pblica no momento de seu registro. Entretanto, por ser uma instituio jurdica, ela necessita de uma pessoa natural para represent-la ativa e passivamente, exteriorizando sua vontade nos atos judiciais e extrajudiciais que participar. Em se tratando de pessoa jurdica de direito pblico interno, (art. 12, I e II do CPC) temos o seguinte: - Unio, Estados, Distrito Federal e Territrios: sero representados em juzo, ativa e passivamente por seus procuradores; - Municpios: sero representados por seu prefeito ou procurador.
Art. 12 do CPC - Sero representados em juzo, ativa e passivamente: I - a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Territrios, por seus procuradores;

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


II - o Municpio, por seu Prefeito ou procurador; [...]. VI - as pessoas jurdicas, por quem os respectivos estatutos designarem, ou, no os designando, por seus diretores; [...].

No tocante s demais pessoas jurdicas (art. 12, V do CPC), em regra, o representante indicado no estatuto. Caso haja omisso de tal indicao a pessoa jurdica ser representada pelos seus diretores. Entretanto, os atos dos administradores, quando exercidos dentro dos limites definidos no estatuto tambm obrigam a pessoa jurdica (art. 47 do CC).
Art. 47 do CC - Obrigam a pessoa jurdica os atos dos administradores, exercidos nos limites de seus poderes definidos no ato constitutivo.

Caso tais administradores pratiquem desvio ou excesso de poder, devero responder pessoalmente com o seu patrimnio pelos atos lesivos causados s pessoas com quem celebraram negcios. Caso a pessoa jurdica tenha administrao coletiva (gerncia colegiada), em regra, as decises devero ser tomadas por metade dos votos dos presentes mais um, nos termos do art. 48 do CC.
Art. 48 do CC - Se a pessoa jurdica tiver administrao coletiva, as decises se tomaro pela maioria de votos dos presentes, salvo se o ato constitutivo dispuser de modo diverso. Pargrafo nico. Decai em trs anos o direito de anular as decises a que se refere este artigo, quando violarem a lei ou estatuto, ou forem eivadas de erro, dolo, simulao ou fraude.

Em se tratando de sociedade, sero necessrios votos correspondentes a mais da metade do capital social da empresa. J o pargrafo nico do dispositivo acima prev a possibilidade de anulao de deciso contrria lei e ao estatuto, ou eivada de vcio de consentimento ou social. Pelo fato da pessoa jurdica precisar ser representada, ativa ou passivamente, em juzo ou fora dele, dever ser administrada, em regra, por quem o estatuto designar. Porm, se a administrao da pessoa jurdica vier a faltar, caracterizando uma vacncia geral, ento o magistrado, nos termos do art. 49 do CC, dever nomear um administrador provisrio.
Art. 49 do CC - Se a administrao da pessoa jurdica vier a faltar, o juiz, a requerimento de qualquer interessado, nomear-lhe- administrador provisrio.

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


Sabe-se, porm, que independentemente da pessoa jurdica, ser representada por seus diretores ou por quem conste em seus estatutos ou contrato social, poder (aquela por intermdio destes), outorgar poderes para terceira pessoa (mandatrio), praticar atos e administrar interesses em seu nome (pessoa jurdica). No mandato, o mandatrio atua por conta e ordem do representado. Dessa forma, a agilidade do mundo dos negcios impede muitas vezes que os representantes legais estejam presentes a todos os atos, fazendo, na maioria das vezes, se representar por mandatrio especialmente nomeado. Assim como a pessoa natural pode nomear mandatrio para a administrao de seus bens e interesses, como, por exemplo, algum que passar longo perodo fora do pas, a pessoa jurdica, com muito mais razo, tambm pode usar do mesmo instituto. H de se ressaltar que no podemos confundir a figura da representao com a figura do preposto, apesar de que a pessoa jurdica tem a faculdade de fazer-se representar em juzo tanto por intermdio de preposto (funcionrio credenciado), como por intermdio de mandatrio (no-funcionrio). Sobre a responsabilizao da pessoa jurdica temos que ela pode ser penal e civil. A responsabilizao penal prevista na legislao infraconstitucional atravs da Lei 9.605/1998 que trata dos crimes ambientais. No caso em questo ser responsabilizada tanto a pessoa jurdica como a pessoa fsica pela qual se exteriorizou o ato danoso. Sobre a responsabilidade civil, vamos dividi-las em duas: 1) Responsabilidade das pessoas jurdicas de direito privado. No mbito civil a responsabilidade da pessoa jurdica pode ser contratual (decorrente de um contrato) ou extracontratual/aquiliana (decorrente de um delito). Veremos o assunto com mais detalhes na aula de ato ilcito. Ressalta-se que toda pessoa jurdica de direito privado, tendo ou no finalidade lucrativa, responde pelos danos causados a terceiros, qualquer que seja a sua natureza e os seus fins. 2) Responsabilidade das pessoas jurdicas de direito pblico interno. O assunto encontra-se positivado no art. 43 do CC:
Art. 43 do CC - As pessoas jurdicas de direito pblico interno so civilmente responsveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo.

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


No artigo em questo est consagrada responsabilidade civil objetiva onde a indenizao estatal e cabvel na hiptese de danos causados por comportamentos dos funcionrios, a direitos de particulares, bastando a comprovao da existncia de prejuzo. Por fora do art. 37, 6 da CF, as pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos, respondem pelos danos que seus funcionrios causem a terceiro, sem distino da categoria do ato, seja comissivo ou omissivo; entretanto, cabvel ao regressiva contra o agente pblico, quando tiver havido culpa deste, de modo a no ser o patrimnio pblico desfalcado por sua conduta.

TPICO 7: : Do mi ic c l li io o da ss so oa a ju r d di ic ca a TPICO 3. 3.7 Dom da pe pes jur Assim como a pessoa natural, a pessoa jurdica tambm deve responder pelos atos referentes s relaes jurdicas em que est envolvida. O assunto tratado no art. 75 do CC:
Art. 75 do CC - Quanto s pessoas jurdicas, o domiclio : I - da Unio, o Distrito Federal; II - dos Estados e Territrios, as respectivas capitais; III - do Municpio, o lugar onde funcione a administrao municipal; IV - das demais pessoas jurdicas, o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administraes, ou onde elegerem domiclio especial no seu estatuto ou atos constitutivos. 1o Tendo a pessoa jurdica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles ser considerado domiclio para os atos nele praticados. 2o Se a administrao, ou diretoria, tiver a sede no estrangeiro, haver-se- por domiclio da pessoa jurdica, no tocante s obrigaes contradas por cada uma das suas agncias, o lugar do estabelecimento, sito no Brasil, a que ela corresponder.

A pessoa jurdica no possui residncia, mas tem sede ou estabelecimento que a prende a um determinado lugar. Trata-se do domiclio especial da pessoa jurdica que pode ser livremente escolhido no seu ato constitutivo. No havendo tal escolha o domiclio ser o lugar onde funcionar as respectivas diretorias e administraes. O grfico a seguir resume o assunto.

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


DOMICLIO DA PESSOA JURDICA DE DIREITO PBLICO INTERNO Unio Estados e Territrios Municpios o Distrito Federal. as respectivas capitais. o lugar onde funcione a administrao municipal. DOMICLIO DAS DEMAIS PESSOAS JURDICAS Regra onde elegerem domiclio especial no seu estatuto ou atos constitutivos. o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administraes. cada um deles ser considerado domiclio para os atos nele praticados. o lugar do estabelecimento, sito no Brasil, a que ela corresponder.

Na falta de domiclio especial Havendo diversos estabelecimentos (pluralidade domiciliar) Se a administrao ou diretoria tiver sede no estrangeiro

T 8: : Exe s com s sob a jur TPICO 3. 3.8 xerc rcc cio ios omen enta tado dos obre re a pes esso soa urd dic ica 1. (CESPE - TRE/BA Analista Administrativo 2010) A Unio, os estados, o Distrito Federal e os municpios so pessoas jurdicas de direito pblico interno.

1. CE RT TA. Conforme grfico esquemtico. CER 2. (CESPE - TRE/GO Analista Administrativo 2009) As empresas pblicas so dotadas de personalidade jurdica de direito pblico.

2. ER RA ADA. As empresas pblicas so dotadas de personalidade jurdica de direito ERR privado.

3. (CESPE - CEHAP/PB Advogado 2009) A empresa adquire personalidade jurdica com o incio de suas atividades empresariais.

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


3. ER ERRA RADA DA. O incio da personalidade jurdica da pessoa jurdica de direito privado ocorre atravs do registro do ato constitutivo.

4. (CESPE - TCE/TO - Analista de Controle Externo - 2008) O incio da existncia legal das associaes ocorre com a formalizao do estatuto.

4. ER RA AD DA A. O incio se d com o registro e no com a simples formalizao. ERR 5. (CESPE - MPE/RR Oficial de Diligncia - 2008) Embora no possua personalidade jurdica, o esplio, em juzo, ser representado pelo inventariante.

5. CE RT TA A. O esplio um conjunto de bens formado com a morte de algum. Tal CER conjunto de bens, segundo o art. 12, V do CPC, apesar de no possuir personalidade jurdica, possui capacidade processual.

6. (CESPE - STJ Analista Judicirio 2004) As associaes e as sociedades so constitudas pela unio de pessoas naturais para fins, respectivamente, nolucrativos e lucrativos, sendo que a lei reconhece sua personalidade jurdica e lhes permite o exerccio de todos os direitos.

6. CE RT TA. As associaes no possuem finalidade econmica (lucrativa), pois tal CER caracterstica inerente s sociedades. A partir do momento que tais entes registrarem seus respectivos atos constitutivos iro adquirir personalidade jurdica e estaro aptos a praticar todos os direitos caractersticos de uma pessoa jurdica.

7. (CESPE - TCE/TO - Analista de Controle Externo - 2008) As associaes constituem-se pela unio de pessoas que se organizaram com fins noeconmicos, e no h, entre os associados, direitos e obrigaes recprocas. 7. CE RT TA. Conforme estudado na questo anterior, as associaes surgem quando no CER h um fim lucrativo ou inteno de dividir o resultado, embora tenham patrimnio, formado por contribuio de seus membros para a obteno de fins culturais, educacionais, esportivos, religiosos, beneficentes, recreativos, morais, etc. Entretanto,

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


no perdem a categoria de associao mesmo que realizem negcios para manter ou aumentar o seu patrimnio, desde que no proporcionem ganho aos associados.

8. (CESPE - TCE/TO - Analista de Controle Externo - 2008) A criao, a organizao, a estruturao interna e o funcionamento das organizaes religiosas so livres, mas o poder pblico poder negar-lhes o reconhecimento. 8. ER RA AD DA A. Interessante ressaltar que as organizaes religiosas tm natureza de ERR associao. Alm disso, segundo o art. 44, 1 do CC, a criao, a organizao, a estruturao interna e o funcionamento das organizaes religiosas so livres, sendo vedado ao poder pblico negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessrios ao seu funcionamento. 9. (CESPE - TJ-BA Juiz 2004) As fundaes, pessoas jurdicas de direito privado, somente podem ser constitudas para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia, cabendo ao Ministrio pblico do estado onde estiverem situadas as fundaes velar por elas.

9. CE RT TA A. A fundao um acervo de bens livres de nus e encargos (universitas CER bonorum) representando um patrimnio a que a lei atribui personalidade jurdica, em ateno ao fim a que se destina (fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia).

10. (CESPE - DPE/CE - Defensor Pblico - 2007) As pessoas jurdicas de direito privado adquirem sua existncia prpria com a assinatura de seu ato constitutivo. Esse ato constitutivo dever revestir-se de forma pblica, por instrumento pblico ou por testamento, salvo quando se tratar de fundaes de direito pblico, que so criadas por lei.

10. ER RA AD DA A. A necessidade de forma pblica ou testamento caracterstica das ERR fundaes particulares. A sociedade, por exemplo, pode ser constituda atravs de um instrumento particular. 11. (CESPE - TCE/TO - Analista de Controle Externo - 2008) A fundao que recebe personalidade jurdica para realizao de fins religiosos, morais, culturais ou de

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


assistncia pode ser criada por escritura pblica, instrumento particular ou testamento. 11. ER RA AD DA A. vedada a criao de fundao por instrumento particular, nos termos do ERR art. 62 do CC.

12. (CESPE - TJ-SE Juiz 2004) A aplicao da teoria da desconsiderao da personalidade jurdica no conduz extino da sociedade, que permanece existindo regularmente, mas, to somente, afasta a separao patrimonial em uma determinada circunstncia.

12. CE RT TA A. Conforme comentrios anteriores. CER 13. (CESPE - PC-AC Delegado 2008) O patrimnio social da pessoa jurdica no se confunde com os bens particulares dos scios ou de seus administradores; por isso, ainda quando desconsiderada a personalidade jurdica, os bens dos scios e administradores no respondem pelas obrigaes assumidas pela sociedade. 13. ER RA ADA. Quando houver a desconsiderao da personalidade jurdica os bens dos ERR scios e administradores podero responder pelas obrigaes assumidas pela sociedade. 14. (CESPE - TCE/TO - Analista de Controle Externo - 2008) A pessoa jurdica dotada de autonomia patrimonial, no entanto, em caso de abuso da personalidade jurdica, pode o juiz, aps extinguir a pessoa jurdica, estender os efeitos de certas e determinadas obrigaes aos bens particulares dos scios proprietrios. 14. ERRA DA. No h extino da pessoa jurdica por ocasio da deciso do magistrado ERRAD pela desconsiderao.

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


T TPIC ICO 4: 4: DI DIREI EITOS DA PER ERSON ONAL ALID IDADE ADE Na conceituao da Prof. Maria Helena Diniz, os direitos da personalidade so direitos subjetivos da pessoa de defender o que lhe prprio, ou seja, a sua integridade fsica (vida, alimentos, prprio corpo vivo ou morto, corpo alheio vivo ou morto, partes separadas do corpo vivo ou morto); a sua integridade intelectual (liberdade de pensamento, autoria cientfica, artstica e literria); e a sua integridade moral (honra, recato, segredo profissional e domstico, identidade pessoal, familiar e social). Em razo da matria tratar de assunto bastante complexo e de significao tica essencial, o legislador preferiu enunciar no Cdigo Civil poucas normas dotadas de rigor e clareza, cujos objetivos permitem o desenvolvimento da doutrina e da jurisprudncia. No s a pessoa natural possui tais direitos, mas tambm a pessoa jurdica nas situaes que cabem sua natureza (art. 52 do CC). Dessa forma, a pessoa jurdica pode titularizar os direitos personalidade no que tange honra, imagem e ao nome.
Art. 52 do CC - Aplica-se s pessoas jurdicas, no que couber, a proteo dos direitos da personalidade.

Os direitos da personalidade so irrenunciveis e intransmissveis, segundo prev o art. 11 do CC. Assim, nunca caber afastamento volitivo (pela vontade do agente) de tais direitos, como daquele atleta que se expe a uma situao de risco e renuncia expressamente a qualquer indenizao futura decorrente de leso ou ameaa a tais direitos. Tal declarao no valer. Mas sem dvidas que o valor da indenizao deve ser reduzido, diante de culpa concorrente da prpria vtima, nos moldes dos art. 945 do CC.
Art. 11 do CC - Com exceo dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade so intransmissveis e irrenunciveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria. Art. 945 do CC - Se a vtima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenizao ser fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano.

A intransmissibilidade dos direitos da personalidade no absoluta, pois pode ocorrer em casos excepcionais, como naqueles envolvendo os direitos patrimoniais do autor, exemplo sempre invocado pela doutrina. De qualquer forma, no cabe limitao permanente e geral de direito da personalidade, como cesso de imagem vitalcia,

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


conforme reconhece o enunciado n 4, tambm aprovado na I Jornada CJF, nos seguintes termos:
Enunciado 4 da I Jornada de Direito Civil do CJF: Art.11: o exerccio dos direitos da personalidade pode sofrer limitao voluntria, desde que no seja permanente nem geral.

Para exemplificar a regra acima, caso fosse celebrado em nosso Pas, no teria validade o contrato do jogador de futebol Ronaldo com a empresa esportiva Nike, pois, nesse negcio, pelo menos de forma aparente, h uma cesso vitalcia de direitos de imagem, o que representa uma limitao permanente do direito de imagem.

O art. 12 do novo Cdigo Civil traz o princpio da preveno e da reparao integral nos casos de leso a direitos da personalidade.

Art. 12 do CC - Pode-se exigir que cesse a ameaa, ou a leso, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuzo de outras sanes previstas em lei. Pargrafo nico. Em se tratando de morto, ter legitimao para requerer a medida prevista neste artigo o cnjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral at o quarto grau.

Esse mesmo art. 12 consagra os direitos do morto, prevendo o seu nico a legitimidade de ascendentes, descendentes, cnjuge e colaterais at quarto grau pleitearem indenizao no caso de danos personalidade de pessoa falecida. So os denominados lesados indiretos, que sofrem muitas vezes um dano reflexo, indireto, comumente denominado dano em ricochete (maiores detalhes na ltima aula que tratar da responsabilidade civil).
Art. 13 do CC - Salvo por exigncia mdica, defeso o ato de disposio do prprio corpo, quando importar diminuio permanente da integridade fsica, ou contrariar os bons costumes. Pargrafo nico. O ato previsto neste artigo ser admitido para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial.

O art. 13 do CC probe a disposio de parte do corpo, a no ser em casos de exigncia mdica e desde que tal disposio no traga inutilidade do rgo ou contrarie os bons costumes. Ou seja, possvel a doao voluntria, feita por escrito e na presena de testemunhas, por pessoa capaz, de tecidos, rgos e partes do prprio corpo vivo para efetivao de transplante ou tratamento, desde que comprovada a necessidade

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


teraputica do receptor, e que no contrarie os bons costumes, nem traga risco para a integridade fsica do doador de modo a comprometer suas aptides vitais ou lhe provocar deformao ou mutilao, pois no se pode exigir que algum se sacrifique em benefcio de terceiro.
Art. 14 do CC - vlida, com objetivo cientfico, ou altrustico, a disposio gratuita do prprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. Pargrafo nico. O ato de disposio pode ser livremente revogado a qualquer tempo.

O art. 14 do CC veda qualquer disposio de parte do corpo a ttulo oneroso, sendo possvel apenas quando assumir a forma gratuita, com objetivo altrustico ou cientfico. A questo ainda regulamentada pela legislao especfica, particularmente pela Lei n 9.437/97, que em seu art. 9 dispe sobre a remoo de rgos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento e d outras providncias.
Art. 9o da Lei 9.434/97 - permitida pessoa juridicamente capaz dispor gratuitamente de tecidos, rgos e partes do prprio corpo vivo, para fins teraputicos ou para transplantes em cnjuge ou parentes consangneos at o quarto grau, inclusive, na forma do 4o deste artigo, ou em qualquer outra pessoa, mediante autorizao judicial, dispensada esta em relao medula ssea.

Ainda sobre a doao para a retirada de rgos e tecidos post mortem que disciplinada no art. 14 do CC ressalta-se que tal doao s vlida se o objetivo for cientfico (para fins de pesquisa) ou altrustico (para fins de transplante) e pode ser feita pela prpria pessoa antes de morrer, dando origem ao princpio do consenso afirmativo, ou pelo cnjuge do morto. Os direitos do paciente encontram-se consagrados no art. 15 do CC.
Art. 15 do CC - Ningum pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento mdico ou a interveno cirrgica.

De acordo com o dispositivo legal em questo, ningum pode ser constrangido a tratamento mdico ou interveno cirrgica que implique em risco de vida. Logicamente, se a pessoa est necessitando de uma cirurgia, beira da morte, deve ocorrer a interveno, sob pena de responsabilizao do profissional de sade. O direito ao nome j foi abordado na aula das pessoas naturais.

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


Art. 16 do CC - Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome. Art. 17 do CC - O nome da pessoa no pode ser empregado por outrem em publicaes ou representaes que a exponham ao desprezo pblico, ainda quando no haja inteno difamatria. Art. 18 do CC - Sem autorizao, no se pode usar o nome alheio em propaganda comercial. Art. 19 do CC - O pseudnimo adotado para atividades lcitas goza da proteo que se d ao nome.

Os arts. 16 a 19 do CC confirmam a proteo do nome da pessoa natural, sinal que representa a mesma no meio social, bem como do pseudnimo, nome atrs do qual esconde-se o autor de uma obra cultural ou artstica. do CC, tal proteo tambm se aplica pessoa jurdica. O art. 20 consagra expressamente a proteo da imagem, sub-classificada em imagem retrato (aspecto fsico da imagem, a fisionomia de algum) e imagem atributo (repercusso social da imagem).
Art. 20 do CC - Salvo se autorizadas, ou se necessrias administrao da justia ou manuteno da ordem pblica, a divulgao de escritos, a transmisso da palavra, ou a publicao, a exposio ou a utilizao da imagem de uma pessoa podero ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuzo da indenizao que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais. Pargrafo nico. Em se tratando de morto ou de ausente, so partes legtimas para requerer essa proteo o cnjuge, os ascendentes ou os descendentes.

Entretanto, nos termos do art. 52

Esse dispositivo legal teve a redao um pouco embolada. Devemos entender que a utilizao de imagem retrato alheia somente possvel mediante autorizao do seu legtimo detentor. Mas o comando legal prev duas situaes de exceo: a primeira nos casos envolvendo a administrao da justia, a segunda nos casos envolvendo a ordem pblica. Ainda existe a discusso se a pessoa investigada ou que teve imagem exposta sem autorizao (ex: pessoa foragida procurada pela polcia) interessa ou no sociedade como um todo. Logicamente, cabe a anlise ao juiz que dever analisar cada caso concreto. Caso a pessoa que sofra leso imagem esteja morta, tero legitimidade para promover a ao indenizatria os descendentes, ascendentes e o cnjuge.

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


IMPORTANTE !!! No caso de leso ao direito de imagem, a lei no reconhece legitimidade aos colaterais at quarto grau.

Vejamos o quadro a seguir:

DIREITOS DA PERSONALIDADE EM GERAL (art. 12, nico do CC)

DIREITO IMAGEM (art. 20, nico do CC)

Em se tratando de morto, tero legitimidade, Em se tratando de morto, tero legitimidade, pela lei, os descendentes, ascendentes, pela lei, os descendentes, ascendentes e cnjuge e colaterais at quarto grau. Pelo cnjuge. nosso entendimento est includo Pelo nosso entendimento est

o includo o companheiro ou convivente.

companheiro ou convivente.

Conclui-se que o art. 12 do CC trata da leso/ameaa a um direito da personalidade de forma geral, ao passo que o art. 20 do CC trata apenas da leso ao direito de imagem. O art. 21 do CC, ltimo dispositivo que cuida dos direitos da personalidade, confirma o direito intimidade, j reconhecido na Constituio Federal, sendo inviolvel a vida privada da pessoa natural e cabendo sempre medidas visando proteger essa inviolabilidade.
Art. 21 do CC - A vida privada da pessoa natural inviolvel, e o juiz, a requerimento do interessado, adotar as providncias necessrias para impedir ou fazer cessar ato contrrio a esta norma.

Com certeza voc percebeu que o Cdigo Civil trata dos direitos da personalidade de forma bem sucinta. Com essa atitude, pretendeu o legislador estabelecer diretrizes gerais sobre o tema, de modo a propiciar que a prpria doutrina e jurisprudncia pudessem atribuir um tratamento mais detalhado com condies de acompanhar as diversas e freqentes inovaes trazidas com o mundo moderno.

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


T 1: : Exe s com s sob it tos TPIC ICO 4. 4.1 xerc rcc cio ios omen enta tado dos obre re dire direi os da da pe pers rson onal alid idad ade (CESPE - TRE/MT Analista Administrativo 2010) Quanto aos direitos da personalidade, analise as alternativas abaixo:

15. O direito integridade fsica um direito da personalidade absolutamente indisponvel, que, por isso, no admite temperamentos.

15. ERRA DA. O direito integridade fsica admite temperamentos e, por isso, relativo. ERRAD Um exemplo da relatividade de tal direito ocorre no art. 13 do CC.

16. Quando h violao dos direitos da personalidade, deve-se pedir indenizao por perdas e danos, no sendo possvel propositura de ao que faa cessar a leso.

16. ERRA DA. O art. 12 do novo Cdigo Civil traz o princpio da preveno e da reparao ERRAD integral nos casos de leso a direitos da personalidade. Ou seja, possvel a proposio de ao.

17. O ordenamento legal brasileiro no outorga proteo ao pseudnimo.

17. ERRA DA. Apesar do pseudnimo no integrar o nome civil, ele goza da mesma ERRAD proteo que se d ao nome quando adotado para finalidades lcitas.

18. Os direitos da personalidade, via de regra, so intransmissveis, ou seja, no podem ser transferidos esfera jurdica de outrem.

18. CE CERTA. Os direitos da personalidade so irrenunciveis e intransmissveis, segundo prev o art. 11 do CC.

19. A disposio gratuita do prprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte, com fins cientficos ou altrusticos, perfeitamente vlida e no admite posterior revogao.

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA

19. ER ERRA RADA DA. Atravs do art. 14 do CC percebe-se que o ato de disposio gratuita de rgos, tecidos e partes do corpo humano post mortem para fins cientficos ou de transplante em paciente com doena progressiva ou incapacitante revogvel.

20. (CESPE - TJ/DFT Analista Judicirio 2008) A vida privada da pessoa natural inviolvel e, no curso de um processo, independentemente de requerimento do interessado, o juiz adotar as providncias necessrias para impedir ou fazer cessar ato contrrio a essa norma.

20. ER RA AD DA A. O erro da questo, contrariando o art. 21 do CC, afirmar que independe ERR de requerimento do intressado.

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


T TPIC ICO 5: 5: BE BENS NS Considera-se bem tudo aquilo que existe no universo e que til ao homem. O Cdigo Civil classifica os bens, em dois grandes grupos. O primeiro classifica os benspor si mesmos, no os comparando ou ligando com nenhum outro. o caso bos bens mveis e imveis, fungveis e infungveis, divisveis e indivisveis, dentre outros. J o segundo classifica os bens de forma recproca fazendo uma comparao entre dois bens. Veja a tabela a seguir:

Bens Considerados em Si Mesmos - mveis e imveis; - fungveis e infungveis; - consumveis e inconsumveis; - divisveis e indivisveis; e - singulares e coletivos.

Bens Reciprocamente Considerados - principais e acessrios.

A primeira classificao dos bens em si mesmos a que divide os bens em mveis e imveis:

a) Bens imveis: tudo que se incorpora naturalmente (acesso natural) ou artificialmente (acesso artificial) ao solo. Ou seja, so os bens que no podem ser transportados sem destruio ou diminuio de valor de um lugar para outro.
Art. 79. do CC -. So bens imveis o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente. Art. 80 do CC - Consideram-se imveis para os efeitos legais: I - os direitos reais sobre imveis e as aes que os asseguram; II - o direito sucesso aberta. Art. 81. No perdem o carter de imveis: I - as edificaes que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, forem removidas para outro local; II - os materiais provisoriamente separados de um prdio, para nele se reempregarem.

No artigos 79, 80 e 81 o Cdigo Civil classifica os bens imveis em:

- Bens imveis por natureza: preliminarmente, consideram-se bens imveis por natureza o solo e seus acessrios e adjacncias, ou seja, tudo aquilo que adere ao solo

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


naturalmente, a exemplo das rvores, frutos e subsolo. Alguns autores entendem que deveria ser bem imvel por natureza somente o solo; acessrios e adjacncias deveriam ser chamados bens imveis por acesso natural. - Bens imveis por acesso industrial (artificial): definido como tudo aquilo que resulta do trabalho do homem, tornando-se permanentemente incorporado ao solo. Tem como exemplo as construes e as plantaes. - Bens imveis por acesso intelectual (por destinao do proprietrio): a lei considera bem imvel por acesso intelectual aqueles bens mveis que aderem a um bem imvel pela vontade do dono, para dar maior utilidade ao imvel ou at mesmo para o seu embelezamento, aformoseamento, a exemplo de um trator comprado para melhor utilizao em uma fazenda, pois, enquanto o trator estiver a servio da fazenda, ser considerado como bem imvel por acesso intelectual. So aqueles bens mveis incorporados ao bem imvel pela vontade do dono. Assim como o proprietrio imobilizou o bem mvel, ele poder, conseqentemente, mobiliz-lo novamente quando no for utiliz-lo mais para aquilo a que se destinava. - Bens imveis por determinao legal: so determinados bens que somente so imveis porque o legislador resolveu enquadr-los como tal, para que se possibilite, em regra, maior segurana jurdica nas relaes que os envolvam. Podemos citar o direito sucesso aberta, ainda que o acervo seja composto nica e exclusivamente de bens mveis (ex: cinco carros); os direitos reais sobre imveis e as aes que o asseguram; as aplices da dvida pblica, quando oneradas com clusula de inalienabilidade. b) Bens mveis: determina o artigo 82 do Cdigo serem bens mveis os bens suscetveis de movimento prprio, ou de remoo por fora alheia.
Art. 82 do CC - So mveis os bens suscetveis de movimento prprio, ou de remoo por fora alheia, sem alterao da substncia ou da destinao econmico-social.

Podem ser classificados da seguinte maneira: - Bens mveis por natureza: so bens mveis por natureza no s aqueles que tm movimento prprio, como tambm aqueles que no tm movimento prprio. Subdividemse em bens mveis propriamente ditos (aqueles que no tm movimento prprio) e bens semoventes (aqueles que tm movimento prprio).

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


- Bens mveis por antecipao: aqueles bens imveis que tm uma finalidade ltima como mvel. Assim, mesmo temporariamente imveis no perdem o carter de bem mvel, em razo de sua finalidade, a exemplo das rvores plantadas para corte. - Bens mveis por determinao legal: so alguns bens que a lei considera mveis por determinao legal, e conseqentemente, aplicando as disposies sobre bens mveis nas relaes que os envolvam. So eles: Os direitos reais sobre objetos mveis e respectivas aes; os direitos de obrigao, e respectivas aes; alm dos direitos do autor. Conforme o art. 83 do CC.
Art. 83 do CC - Consideram-se mveis para os efeitos legais: I - as energias que tenham valor econmico; II - os direitos reais sobre objetos mveis e as aes correspondentes; III - os direitos pessoais de carter patrimonial e respectivas aes.

Sobre os navios e aeronaves, apesar de poderem ser dados em hipoteca (instituto caracterstico de bens imveis), tais bens no perdem a caracterstica de bens mveis. Sobre os bens mveis ainda temos o art. 84 do CC:
Art. 84 do CC - Os materiais destinados a alguma construo, enquanto no forem empregados, conservam sua qualidade de mveis; readquirem essa qualidade os provenientes da demolio de algum prdio.

Ou seja, se eu compro um conjunto de telhas em uma loja de construo, enquanto eu no empregar as telhas na obra elas sero consideradas bens mveis, porm, aps o emprego, sero consideradas bens imveis por acesso industrial ou artificial. Caso ocorra a demolio da casa a telha novamente ser considerada bem mvel. O art. 85 do CC distingue a classificao dos bens mveis em dois tipos:
Art. 85 do CC - So fungveis os mveis que podem substituir-se por outros da mesma espcie, qualidade e quantidade.

- bens fungveis: so aqueles bens mveis que podem ser substitudos por outros da mesma espcie, natureza e qualidade. - bens infungveis: so os que possuem caractersticas especiais que os tornam distintos de outros da mesma espcie e qualidade, no permitindo, dessa forma, a sua substituio.

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


Ressalta-se que, excepcionalmente, bens imveis podem ser considerados bens fungveis, a exemplo de vrias pessoas proprietrias, em condomnio, de um conjunto de lotes ainda no divididos, ocasio em que cada um proprietrio de um nmero determinado de lotes, fungveis, posto que ainda no identificados os seus proprietrios. A fungilibilidade ou a infungibilidade, podem decorrer tambm da vontade das partes, a exemplo de bens fungveis emprestados para ornamentao e posterior devoluo, a que a doutrina d o nome de comodatum ad pompam vel ostentationem. O art. 86 do CC, trata do bem consumvel.
Art. 86 do CC - So consumveis os bens mveis cujo uso importa destruio imediata da prpria substncia, sendo tambm considerados tais os destinados alienao.

Ou seja, os bens que podem ser usados vrias vezes so inconsumveis e os que podem ser usados apenas uma vez so consumveis. Destaca-se o bem destinado alienao que consumvel de direito, ou seja, o vendedor no pode vender um bem para duas pessoas sob pena de estelionato (art. 171 do CP). Conclui-se que o bem destinado alienao s pode ser vendido uma vez e, por isso, consumvel. Os arts. 87 e 88 do CC classificam os bens em divisveis e indivisveis. Interpretando o art. 87 do CC, so divisveis as coisas que podem ser partidas em pores distintas, formando, cada poro, um todo perfeito. Assim, o bem divisvel quando cada poro continua com as caractersticas do todo.
Art. 87 do CC - Bens divisveis so os que se podem fracionar sem alterao na sua substncia, diminuio considervel de valor, ou prejuzo do uso a que se destinam.

Nos termos do art. 88 do CC, a indivisibilidade pode resultar da natureza, da lei e da vontade das partes:
Art. 88 do CC - Os bens naturalmente divisveis podem tornar-se indivisveis por determinao da lei ou por vontade das partes.

- Bem indivisvel por natureza: aquele que, se for dividido, perde a caracterstica do todo, a exemplo de um animal. - Bem indivisvel por lei: existem alguns bens que por natureza talvez fossem considerados divisveis, entretanto a lei os torna indivisveis. Como exemplo, podemos citar o Estatuto da Terra que, nos casos de rea rural, exige que os terrenos rurais tenham, no mnimo, trs alqueires. Assim, numa rea rural, o

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


terreno de trs alqueires torna-se indivisvel para evitar que se tenham partes de terra muito pequenas. - Bem indivisvel por vontade das partes: h a possibilidade, nos casos de condomnio, das partes convencionarem a indivisibilidade do bem. Os artigos 89, 90 e 91 do CC atribui caractersticas aos bens singulares e coletivos.
Art. 89 do CC - So singulares os bens que, embora reunidos, se consideram de per si, independentemente dos demais. Art. 90 do CC - Constitui universalidade de fato a pluralidade de bens singulares que, pertinentes mesma pessoa, tenham destinao unitria. Pargrafo nico. Os bens que formam essa universalidade podem ser objeto de relaes jurdicas prprias. Art. 91 do CC - Constitui universalidade de direito o complexo de relaes jurdicas, de uma pessoa, dotadas de valor econmico.

Os bens singulares so considerados na sua individualidade, como o caso de um livro. Entretanto, quando o livro observado no conjunto de uma biblioteca, agregado a outros, ento temos uma universalidade (bem plural). As universalidades so bens coletivos e se dividem em dois tipos: universalidade de fato (ex: biblioteca) ou universalidade de direito (ex: herana).

Temos tambm a diviso dos bens em principais e acessrios quando se trata dos bens reciprocamente considerados. Principais so os que existem em si e por si, abstrata ou concretamente; acessrios so aqueles cuja existncia supe a existncia do principal. Os principais tipos de bens acessrios so: a) frutos: so aqueles bens acessrios produzidos periodicamente pela coisa, cuja percepo e consumo no alteram a substncia da coisa principal. Quanto origem os frutos dividem-se em: - frutos naturais: aqueles produzidos pela fora orgnica (ex: bezerro, carneiro, ma, laranja); - frutos industriais: os produzidos pela arte humana (ex: tecido produzido pelo tear); e - frutos civis: aqueles produzidos pela coisa em razo da cesso remunerada da posse (ex: rendimentos, juros, aluguel). Quanto ao estado, os frutos classificam-se da seguinte forma:

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


- frutos pendentes: enquanto esto unidos coisa que os produziu; - frutos percebidos ou colhidos: esto separados do bem principal; - frutos estantes: esto separados e armazenados ou acondicionados para venda; - frutos percipiendos: deviam ser, mas no foram colhidos ou percebidos; - frutos consumidos: so aqueles que no mais existem porque foram utilizados. b) produtos: so acessrios que no se produzem com periodicidade e seu consumo altera a substncia da coisa principal, reduzindo, portanto, o seu valor. Ex: o petrleo, o ouro, as pedras preciosas, etc. c) pertenas: so bens utilizados com o objetivo de embelezar, melhorar ou conservar a coisa principal, sem ser parte integrante. Ex: o sof de uma casa. d) benfeitorias: compreendem as obras ou despesas que se fazem em bem mvel ou imvel para conserv-lo, melhor-lo ou embelez-lo. Se classificam em: - Necessrias: objetiva conservar a coisa ou evitar que ela se deteriore. Ex. substituio de ligamentos podres no telhado. - teis: aumentam ou facilitam o uso da coisa. Ex. construo de garagem. - Volupturias: as de mero deleite ou recreio, que no aumentam o uso habitual do bem, ainda que o tornem mais agradvel ou sejam de elevado valor. Ex. piscina. O assunto abordado nos arts. 92 a 97 do CC.
Art. 92 do CC - Principal o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente; acessrio, aquele cuja existncia supe a do principal. Art. 93. So pertenas os bens que, no constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao servio ou ao aformoseamento de outro. Art. 94 do CC - Os negcios jurdicos que dizem respeito ao bem principal no abrangem as pertenas, salvo se o contrrio resultar da lei, da manifestao de vontade, ou das circunstncias do caso. Art. 95 do CC - Apesar de ainda no separados do bem principal, os frutos e produtos podem ser objeto de negcio jurdico. Art. 96 do CC - As benfeitorias podem ser volupturias, teis ou necessrias. 1o So volupturias as de mero deleite ou recreio, que no aumentam o uso habitual do bem, ainda que o tornem mais agradvel ou sejam de elevado valor. 2o So teis as que aumentam ou facilitam o uso do bem. 3o So necessrias as que tm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore. Art. 97 do CC - No se consideram benfeitorias os melhoramentos ou acrscimos sobrevindos ao bem sem a interveno do proprietrio, possuidor ou detentor.

Em um negcio jurdico que envolva o bem principal, a regra (art. 94 do CC) que o bem acessrio tambm esteja envolvido. Porm, essa regra no inclui as pertenas, ou seja, se eu comprar a sua casa e o contrato nada dispuser a respeito, entende-se que o sof que est na sua sala no faz parte no negcio.

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


Classificados conforme os titulares de seu domnio, os bens se dividem em pblicos e particulares. O artigo 98 do Cdigo Civil considera pblicos os bens que pertencem Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios; todos os demais so considerados particulares.
Art. 98 do CC - So pblicos os bens do domnio nacional pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico interno; todos os outros so particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem.

Entretanto, interessante ressaltarmos o Enunciado 287 da IV Jornada de Direito Civil do CJF:


287 Art. 98. O critrio da classificao de bens indicado no art. 98 do Cdigo Civil no exaure a enumerao dos bens pblicos, podendo ainda ser classificado como tal o bem pertencente a pessoa jurdica de direito privado que esteja afetado prestao de servios pblicos.

Os bens pblicos dividem-se em (art. 99 do CC):


Art. 99 do CC - So bens pblicos: I - os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praas; II - os de uso especial, tais como edifcios ou terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias; III - os dominicais, que constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades. Pargrafo nico. No dispondo a lei em contrrio, consideram-se dominicais os bens pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico a que se tenha dado estrutura de direito privado.

- de uso comum do povo: todos aqueles de utilizao comum, sem maiores nus, pela coletividade, a exemplo das estradas, ruas, mares, praas; ressalte-se que uma enumerao meramente exemplificava; - de uso especial: bens destinados ao funcionamento e aprimoramento dos servios prestados pelo Estado, de utilizao, por vezes, concedida aos particulares, em regra mediante contraprestao. Temos como exemplo os edifcios onde funcionam os servios pblicos; - dominicais (ou dominiais): aqueles que pertencem ao domnio privado do poder pblico, e desde que estejam desafetados de qualquer utilizao pblica, podem ser alienados, de acordo com as regras previstas para alienao de bens da administrao, a exemplo da licitao. So exemplos o terreno baldio e as terras devolutas.

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


Cabe tambm a anlise do art. 103 do CC.
Art. 103 do CC - O uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou retribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem.

Conclui-se que os bens podem ser utilizados gratuita ou onerosamente, conforme for estabelecido, por lei, pela entidade a cuja administrao pertencerem. A regra geral o seu uso gratuito, dado que so destinados ao servio do povo ou da comunidade, que para tanto paga uma carga extremamente alta de impostos. Todavia, no perdero a natureza de bens pblicos se leis ou regulamentos administrativos condicionarem ou restringirem o seu uso a certos requisitos ou mesmo se institurem pagamento de retribuio. Por exemplo, pedgio nas estradas, venda de ingresso em museus, para contribuir para sua conservao ou custeio. Os arts. 100 e 101 do CC dispem que a inalienabilidade, que peculiar dos bens pblicos, somente poder ser afastada por lei, que por sua vez retira do bem a funo pblica qual este se liga. A tal procedimento d-se o nome de desafetao.
Art. 100 do CC - Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar. Art. 101 do CC - Os bens pblicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigncias da lei.

De forma sinttica, ocorre a desafetao quando a lei autoriza a venda de um bem


pblico, desligando-o da funo pblica a que ele serve. Ocorre a afetao quando o bem dominical passa a ser utilizado como bem pblico. Finalizando o assunto bens temos o art. 102 do CC.
Art. 102 do CC - Os bens pblicos no esto sujeitos a usucapio.

Ou seja, alm da inalienabilidade, os bens pblicos tambm so impenhorveis e imprescritveis, pois no esto sujeitos ao usucapio que uma espcie de prescrio aquisitiva. A doutrina divide ainda os bens em dois tipos: bens que integram o comrcio e bens que esto fora do comrcio. - Bens que integram o comrcio: so os bens alienveis, disponveis, que se encontram livres de quaisquer restries que impossibilitem sua transferncia ou apropriao, podendo, portanto, passar, gratuita ou onerosamente, de um patrimnio a outro.

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


- Bens que esto fora do comrcio: so coisas fora do comrcio as insuscetveis de apropriao, e as legalmente inalienveis. Tipos de bens inalienveis. a) Bens inalienveis por sua natureza: so os bens de uso inexaurvel, como o ar, o mar, a luz solar; porm a captao, por meio de aparelhagem, do ar atmosfrico ou da gua do mar para extrair certos elementos com o escopo de atender determinadas finalidades, pode ser objeto de comrcio. b) Bens legalmente inalienveis: so os que, apesar de suscetveis de apropriao pelo homem, tm sua comercialidade excluda pela lei; tais como os bens pblicos; os bens das fundaes; o terreno onde est edificado em edifcio de condomnio por andares; o bem de famlia; as terras ocupadas pelos ndios, etc. c) Bens inalienveis pela vontade humana: so os que lhes impe clusula de inalienabilidade, temporria ou vitalcia, nos casos e formas previstos em lei, por ato inter vivos ou causa mortis. Como exemplo na doao com encargo, onde o doador estabelece clusula de inalienabilidade, gravando o bem doado, impossibilitando, com efeito, o donatrio de transferir o domnio do referido bem.

TPI CO 5. 1: : Ex er rc c c ci io os s co me en nt ta ad do os s so br re e bens TPICO 5.1 Exe com sob bens 21. (CESPE - PC-ES Delegado 2006) Ana Clia construiu uma casa de campo de madeira, em Campos de Jordo SP. Alguns anos depois, adquiriu um terreno na Bahia e decidiu contratar empresa especializada para transportar a referida casa para o terreno na Bahia. Nessa situao, por ter sido separada do solo, a casa de Ana Clia perde sua caracterstica de bem imvel. 21. ER RA AD DA A. A casa de Ana Clia conserva a caracterstica de bem imvel nos termos ERR do art. 81 do CC.

22. (CESPE - TRE/MA Analista Administrativo - 2009) Os direitos autorais de um escritor so considerados como mveis para os efeitos legais. 22. CE RT TA A. Os direitos autorais de um escritor so exemplos de direitos pessoais de CER carter patrimonial e, por isso, so bens mveis por determinao legal.

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


23. (INSS Analista: Direito 2008) Os armrios embutidos instalados em um imvel residencial so considerados bens imveis por acesso intelectual. C

23. CE RT TA A. Os armrios embutidos so bens mveis que aderem a um bem imvel pela CER vontade do dono, para dar maior utilidade ao imvel.

24. (CESPE - DPE-CE - Defensor Pblico - 2008) So mveis os bens suscetveis de movimento prprio, e tambm os bens que podem ser removidos sem alterao de sua substncia econmica. Os materiais destinados a uma construo mantm a qualidade de mveis enquanto no forem imobilizados com a sua utilizao. Assim, no perde a caracterstica de imvel o telhado provisoriamente separado da casa.

24. CE RT TA. Conforme o art. 81, I do CC. CER 25. (MPE-MT - Promotor de Justia - 2005) A pertena se distingue do bem acessrio por nem sempre seguir o bem principal, seja em decorrncia da vontade das partes ou das circunstncias do prprio negcio.

25. CERT A. Conforme o art. 94 do CC. CERTA

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


LI LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS

1. (CESPE - TRE/BA Analista Administrativo 2010) A Unio, os estados, o Distrito Federal e os municpios so pessoas jurdicas de direito pblico interno.

2. (CESPE - TRE/GO Analista Administrativo 2009) As empresas pblicas so dotadas de personalidade jurdica de direito pblico.

3. (CESPE - CEHAP/PB Advogado 2009) A empresa adquire personalidade jurdica com o incio de suas atividades empresariais.

4. (CESPE - TCE/TO - Analista de Controle Externo - 2008) O incio da existncia legal das associaes ocorre com a formalizao do estatuto.

5. (CESPE - MPE/RR Oficial de Diligncia - 2008) Embora no possua personalidade jurdica, o esplio, em juzo, ser representado pelo inventariante.

6. (CESPE - STJ Analista Judicirio 2004) As associaes e as sociedades so constitudas pela unio de pessoas naturais para fins, respectivamente, nolucrativos e lucrativos, sendo que a lei reconhece sua personalidade jurdica e lhes permite o exerccio de todos os direitos.

7. (CESPE - TCE/TO - Analista de Controle Externo - 2008) As associaes constituem-se pela unio de pessoas que se organizaram com fins noeconmicos, e no h, entre os associados, direitos e obrigaes recprocas.

8. (CESPE - TCE/TO - Analista de Controle Externo - 2008) A criao, a organizao, a estruturao interna e o funcionamento das organizaes religiosas so livres, mas o poder pblico poder negar-lhes o reconhecimento. 9. (CESPE - TJ-BA Juiz 2004) As fundaes, pessoas jurdicas de direito privado, somente podem ser constitudas para fins religiosos, morais, culturais ou de

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


assistncia, cabendo ao Ministrio pblico do estado onde estiverem situadas as fundaes velar por elas.

10. (CESPE - DPE/CE - Defensor Pblico - 2007) As pessoas jurdicas de direito privado adquirem sua existncia prpria com a assinatura de seu ato constitutivo. Esse ato constitutivo dever revestir-se de forma pblica, por instrumento pblico ou por testamento, salvo quando se tratar de fundaes de direito pblico, que so criadas por lei. 11. (CESPE - TCE/TO - Analista de Controle Externo - 2008) A fundao que recebe personalidade jurdica para realizao de fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia pode ser criada por escritura pblica, instrumento particular ou testamento.

12. (CESPE - TJ-SE Juiz 2004) A aplicao da teoria da desconsiderao da personalidade jurdica no conduz extino da sociedade, que permanece existindo regularmente, mas, to somente, afasta a separao patrimonial em uma determinada circunstncia.

13. (CESPE - PC-AC Delegado 2008) O patrimnio social da pessoa jurdica no se confunde com os bens particulares dos scios ou de seus administradores; por isso, ainda quando desconsiderada a personalidade jurdica, os bens dos scios e administradores no respondem pelas obrigaes assumidas pela sociedade. 14. (CESPE - TCE/TO - Analista de Controle Externo - 2008) A pessoa jurdica dotada de autonomia patrimonial, no entanto, em caso de abuso da personalidade jurdica, pode o juiz, aps extinguir a pessoa jurdica, estender os efeitos de certas e determinadas obrigaes aos bens particulares dos scios proprietrios.

(CESPE - TRE/MT Analista Administrativo 2010) Quanto aos direitos da personalidade, analise as alternativas abaixo:

15. O direito integridade fsica um direito da personalidade absolutamente indisponvel, que, por isso, no admite temperamentos.

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA

16. Quando h violao dos direitos da personalidade, deve-se pedir indenizao por perdas e danos, no sendo possvel propositura de ao que faa cessar a leso.

17. O ordenamento legal brasileiro no outorga proteo ao pseudnimo.

18. Os direitos da personalidade, via de regra, so intransmissveis, ou seja, no podem ser transferidos esfera jurdica de outrem.

19. A disposio gratuita do prprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte, com fins cientficos ou altrusticos, perfeitamente vlida e no admite posterior revogao.

20. (CESPE - TJ/DFT Analista Judicirio 2008) A vida privada da pessoa natural inviolvel e, no curso de um processo, independentemente de requerimento do interessado, o juiz adotar as providncias necessrias para impedir ou fazer cessar ato contrrio a essa norma. 21. (CESPE - PC-ES Delegado 2006) Ana Clia construiu uma casa de campo de madeira, em Campos de Jordo SP. Alguns anos depois, adquiriu um terreno na Bahia e decidiu contratar empresa especializada para transportar a referida casa para o terreno na Bahia. Nessa situao, por ter sido separada do solo, a casa de Ana Clia perde sua caracterstica de bem imvel.

22. (CESPE - TRE/MA Analista Administrativo - 2009) Os direitos autorais de um escritor so considerados como mveis para os efeitos legais.

23. (INSS Analista: Direito 2008) Os armrios embutidos instalados em um imvel residencial so considerados bens imveis por acesso intelectual. C

24. (CESPE - DPE-CE - Defensor Pblico - 2008) So mveis os bens suscetveis de movimento prprio, e tambm os bens que podem ser removidos sem alterao de sua substncia econmica. Os materiais destinados a uma construo mantm a

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


qualidade de mveis enquanto no forem imobilizados com a sua utilizao. Assim, no perde a caracterstica de imvel o telhado provisoriamente separado da casa.

25. (MPE-MT - Promotor de Justia - 2005) A pertena se distingue do bem acessrio por nem sempre seguir o bem principal, seja em decorrncia da vontade das partes ou das circunstncias do prprio negcio.

GABARITO

1-C 6-C 11-E 16-E 21-E

2-E 7-C 12-C 17-E 22-C

3-E 8-E 13-E 18-C 23-C

4-E 9-C 14-E 19-E 24-C

5-C 10-E 15-E 20-E 25-C

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


S (F LI UEST STE ES DA FUN UNDA DA O CAR ARLOS OS CHA HAGA GAS (FCC) C) PO POR ASS SSUN UNTO LISTA TA DE QUE PESSOAS JURDICAS 1. (MPE/SE Tcnico do Ministrio Pblico Administrao 2009) De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, so consideradas pessoas jurdicas de direito pblico, dentre outras, (A) os partidos polticos, as autarquias federais e os municpios. (B) as autarquias federais, as associaes pblicas e as empresas pblicas. (C) as organizaes religiosas, os partidos polticos e a Unio. (D) as associaes pblicas, os partidos polticos e as autarquias federais. (E) as organizaes religiosas, as empresas pblicas e a Unio. 2. (TRE/PB - Tcnico Judicirio - Taquigrafia 2007) So pessoas jurdicas de direito pblico interno (A) os partidos polticos. (B) as autarquias. (C) as sociedades de economia mista. (D) as fundaes. (E) as organizaes religiosas. 3. (TRT 2 Analista Judicirio Administrativa 2008) Os partidos polticos, as associaes pblicas e as organizaes religiosas so pessoas jurdicas de direito (A) privado. (B) privado, pblico e pblico, respectivamente. (C) pblico, privado e privado, respectivamente. (D) pblico. (E) privado, pblico e privado, respectivamente. 4. (TRE/PI Analista Judicirio Taqugrafo 2009) Nos termos do Cdigo Civil Brasileiro so consideradas pessoas jurdicas de direito pblico, (A) as sociedades de economia mista. (B) as autarquias. (C) os partidos polticos. (D) as organizaes religiosas. (E) as fundaes. 5. (TCE-SP Auditor 2008) A existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado comea (A) com a autorizao ou aprovao do rgo competente do Poder Executivo, para iniciar o seu funcionamento. (B) com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, tendo sido abolida, depois da Constituio Federal de 1988, qualquer exigncia de autorizao ou aprovao do Poder Executivo, independentemente da atividade a ser exercida. (C) pela celebrao do contrato de sociedade, pela aprovao de seu estatuto nos casos das associaes e pelo registro do testamento ou lavratura de escritura pblica da instituio, no caso das fundaes. (D) com a publicao no Dirio Oficial de seus atos constitutivos.

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


(E) com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessrio, de autorizao ou aprovao do Poder Executivo. 6. (TRT 7 Analista Judicirio Administrativa 2009) As associaes (A) s no podero ter fins lucrativos se constitudas tambm para fins morais. (B) podero ter fins lucrativos se constitudas tambm para fins religiosos. (C) podero ter fins lucrativos se constitudas tambm para fins polticos. (D) jamais podero ter fins lucrativos. (E) podero, quando comerciais, ter fins lucrativos. 7. (TCE-SP Auditor 2008) Ser possvel distinguir uma associao de uma sociedade se aquela (A) se constituir apenas de pessoas fsicas e esta se constituir por pessoas fsicas e por pessoas jurdicas. (B) no possuir bens e esta possuir bens. (C) for instituda por dotao de bens mediante escritura pblica ou testamento e esta por um contrato. (D) tiver prazo determinado de existncia e esta no tiver prazo determinado de existncia. (E) no tiver fins econmicos e se esta tiver fins econmicos. 8. (PGE-SE Procurador - 2005) Falecendo o associado de uma entidade de fins esportivos, cujo patrimnio tenha sido constitudo tambm com recursos do finado, que, por isto, titular de quota patrimonial, e nada dispondo a respeito o estatuto da associao, seus herdeiros: (A) No passaro qualidade de associado, mas podero herdar sua quota parte do patrimnio. (B) Sero automaticamente admitidos como associados, perdendo a sua quota do patrimnio para a associao. (C) Sero automaticamente admitidos como associados e perdero sua quota do patrimnio para os demais associados. (D) No passaro qualidade de associado e os bens que compunham a quota parte do falecido sero destinados ao Municpio onde se situarem. (E) Sero admitidos como associados e os bens que compunham a quota parte do falecido sero alienados em leilo, podendo os herdeiros exercer o direito de preferncia. 9. (TRT 18 Analista Judicirio Administrativa 2008) A respeito das associaes, correto afirmar: (A) A deciso do rgo que, de conformidade com o estatuto, decretar a excluso de associado irrecorrvel. (B) Constituem-se as associaes pela unio de pessoas que se organizem para fins econmicos. (C) A qualidade de associado sempre transmissvel, no podendo o estatuto dispor em contrrio. (D) Os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto pode instituir categorias com vantagens especiais. (E) Entre os associados, h direitos e obrigaes recprocas, que devem obrigatoriamente constar do estatuto.

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


10. (TRT 15 Analista Judicirio Administrativa 2009) A respeito das associaes, correto afirmar que (A) entre os associados no h direitos e obrigaes recprocos. (B) os estatutos no podem instituir categorias de associados com vantagens especiais. (C) a qualidade de associado intransmissvel, mesmo se o estatuto dispuser o contrrio. (D) da deciso do rgo que, de conformidade com o estatuto, decretar a excluso de associado, no cabe recurso para a Assembleia Geral. (E) se constituem atravs da unio de pessoas que se organizem para fins econmicos. 11. (MPU Tcnico Administrativo 2007) A respeito das pessoas jurdicas analise: I. As autarquias, os partidos polticos e as organizaes religiosas so pessoas jurdicas de direito pblico interno. II. Em regra, se a pessoa jurdica tiver administrao coletiva, as decises se tomaro pela maioria de votos dos presentes. III. Se a administrao da pessoa jurdica vier a faltar, o juiz, a requerimento de qualquer interessado, nomear-lhe- administrador provisrio. IV. As fundaes somente podero constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia. correto o que consta APENAS em (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) II e III. (D) II, III e IV. (E) II e IV. 12. (TRT 15 - Analista Judicirio Execuo de Mandados 2009) A respeito das fundaes correto afirmar: (A) A fundao deve ser instituda por escritura pblica, atravs de dotao especial de bens, sendo que seu ato constitutivo no pode fixar prazo para a sua existncia. (B) A alterao do estatuto da fundao deve ser aprovada pelo rgo do Ministrio Pblico, no podendo o juiz supri-la a requerimento do interessado. (C) Se a fundao tiver sede no Rio de Janeiro, mas as suas atividades se estenderem por mais de um Estado, caber, em cada um deles, ao respectivo Ministrio Pblico o encargo de por ela velar. (D) A fundao criada para fins econmicos ser submetida fiscalizao do Ministrio Pblico e do Banco Central. (E) A fundao criada para fins polticos dever ter o seu estatuto registrado no Tribunal Regional Eleitoral do lugar da sua sede. 13. (TCE/AL Procurador 2008) As organizaes religiosas so classificadas como (A) pessoas jurdicas de direito pblico interno, se no tiverem ramificaes em outros pases e de direito pblico externo, se tiverem ramificaes em outros pases. (B) entes despersonalizados, embora seus atos constitutivos possam ser registrados em cartrio. (C) pessoas jurdicas de direito pblico externo, sempre que constitudas em outros pases, ainda que exercendo atividade no territrio brasileiro. (D) pessoas jurdicas de direito privado, podendo, entretanto, o poder pblico negar-lhes reconhecimento ou registro de seus atos constitutivos.

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


(E) pessoas jurdicas de direito privado, sendo vedado ao poder pblico negar-lhes reconhecimento e registro dos atos constitutivos e necessrios ao seu funcionamento. 14. (TJ/PE Analista Judicirio 2007) No que concerne s pessoas jurdicas, correto afirmar: (A) Obrigam a pessoa jurdica os atos dos administradores, exercidos nos limites de seus poderes definidos no ato constitutivo. (B) Se a pessoa jurdica tiver administrao coletiva, as decises sero tomadas necessariamente pela maioria de votos dos presentes. (C) Se a administrao da pessoa jurdica vier a faltar, o juiz, de ofcio, nomear-lhe- administrador provisrio. (D) O poder pblico poder negar o reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessrios ao funcionamento das organizaes religiosas. (E) Na hiptese de confuso patrimonial no caber a desconsiderao da personalidade jurdica para atingir os bens particulares dos scios. 15. (TRT 11 Juiz Substituto 2007) A desconsiderao da personalidade jurdica, segundo o direito positivo vigente, visa (A) anular, por ato do Juiz, os negcios jurdicos realizados pela pessoa jurdica com desvio de finalidade ou quando houver abuso de poder por parte dos administradores. (B) extinguir a pessoa jurdica quando agir com desvio de finalidade ou ocorrer confuso patrimonial. (C) estender, por ato do Juiz ou de autoridade administrativa, os efeitos de certas relaes de obrigaes aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica. (D) estender, por ato do Juiz, os efeitos de certas relaes de obrigaes aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica. (E) estender, por ato do Juiz e somente em ao autnoma proposta pelo Ministrio Pblico ou por qualquer interessado, os efeitos de certas relaes de obrigaes aos bens particulares de scios e administradores de pessoa jurdica, nos casos de desvio de finalidade ou confuso patrimonial. 16. (Pref. So Paulo/SP Auditor Fiscal Tributrio Municipal 2007) As condies para a desconsiderao da personalidade jurdica, tais como regidas pelo Cdigo Civil e pelo Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei no 8.078/90), so (A) idnticas. (B) distintas, porque pelo Cdigo Civil necessria a prova do excesso de poder por parte do scio, ao passo que pelo Cdigo de Defesa do Consumidor necessria a prova da fraude contra o consumidor. (C) distintas, porque alm das condies j previstas pelo Cdigo Civil, o Cdigo de Defesa do Consumidor exige, adicionalmente, a comprovao da violao dos estatutos ou do contrato social em detrimento do consumidor. (D) distintas, porque o Cdigo Civil permite a desconsiderao apenas em casos de desvio de finalidade ou confuso patrimonial, ao passo que o Cdigo de Defesa do Consumidor traz hipteses mais amplas. (E) distintas apenas no campo de sua aplicao, pois o Cdigo de Defesa do Consumidor restringe-se s relaes de consumo, sendo nos demais aspectos idnticas.

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


17. (Prefeitura de Salvador/BA Procurador - 2006) A desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica poder ser decidida se: (A) Pelo Juiz, de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, quando comprovada fraude de execuo. (B) Por autoridade administrativa ou judicial, quando se verificar confuso patrimonial, no interesse das pessoas jurdicas pblicas. (C) De ofcio, pelo Juiz, sempre que os bens das sociedades forem insuficientes para pagar suas dvidas. (D) Pelo Juiz, a requerimento da parte ou do Ministrio Pblico quando couber intervir, se verificar desvio de finalidade ou confuso patrimonial. (E) Por autoridade administrativa, independentemente de interveno judicial, se comprovada simulao ou enriquecimento ilcito dos scios ou administradores. 18. (TJ/RR Juiz Substituto 2008) A doutrina do disregard of legal entity tem por finalidade superar ou desconsiderar a personalidade jurdica de pessoas jurdicas, (A) para atingir o patrimnio dos scios ou administradores, sempre que se verificar fraude contra credores, o que, na legislao brasileira, ser possvel por deciso judicial a requerimento da parte ou do Ministrio Pblico. (B) responsabilizando-lhes os administradores e, para isto, considera inexistente a personificao. (C) para atingir o patrimnio dos scios, sempre que se verificar confuso patrimonial, permitindo a legislao brasileira que a desconsiderao se d por ato administrativo ou judicial. (D) responsabilizando-lhes os scios ou administradores, mas sem considerar nula a personificao, apenas a tornando ineficaz para certos atos. (E) para atingir o patrimnio dos scios, implicando, na legislao brasileira, a declarao de nulidade de seus estatutos ou atos constitutivos no que se referir distino entre a personalidade jurdica dos scios e da sociedade. 19. (DPE/SP Defensoria Pblica 2007) Sociedade de pessoas voltadas consecuo de atividades econmicas em que todos os scios, pessoas fsicas, respondero, solidria e ilimitadamente, pelas obrigaes sociais, podendo os bens particulares dos scios responder por dbitos da sociedade. O enunciado refere-se a (A) cooperativa. (B) sociedade em nome coletivo. (C) sociedade em conta de participao. (D) sociedade simples. (E) sociedade em comandita simples. 20. (FGV - AUDITOR TCM-PA 2008) Analise as afirmativas a seguir: I. As fundaes somente podem ser constitudas para fins morais, culturais, religiosos ou de assistncia. II. Os partidos polticos so considerados pessoas jurdicas de direito privado. III. As associaes so espcie de sociedade sem fim lucrativo. Assinale: (A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se somente a afirmativa I estiver correta. (C) se todas as afirmativas estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


(E) se somente a afirmativa III estiver correta. 21. (FGV - AUDITOR TCM-PA 2008) Assinale a assertiva correta. (A) A teoria da desconsiderao da personalidade jurdica pode ser aplicada s sociedades em comum, comprovado o desvio de finalidade. (B) A teoria da desconsiderao da personalidade jurdica pode ser aplicada s sociedades em conta de participao, comprovada a confuso patrimonial. (C) A teoria desconsiderao da personalidade jurdica no determina a extino ou dissoluo da sociedade. (D) A teoria da desconsiderao da personalidade jurdica no foi positivada no Cdigo Civil, e sim no Cdigo de Defesa do Consumidor. (E) A teoria da desconsiderao da personalidade jurdica aplicada quando a sociedade no possui patrimnio, mas o scio considerado solvente. Gabarito: 1-B 2-B 3-E 4-B 5-E 6-D 7-E 8-A 9-D 10-A 11-D 12-C 13-E 14-A 15-D 16-D 17-D 18-D 19-B 20-A 21-C DOMICLIO 1. (TJ/PA Analista Judicirio Direito 2009) Considerando o domiclio a sede jurdica da pessoa, onde ela se presume presente para efeitos de direito, correto afirmar que: (A) os ciganos, andarilhos e caixeiros viajantes, tem que ter obrigatoriamente uma residncia habitual. (B) uma pessoa pode ter mais de um domiclio, mas no pode ter vrias residncias. (C) impossvel algum ter domiclio sem ter residncia. (D) a residncia um elemento do conceito de domiclio, o seu elemento objetivo. (E) o agente diplomtico que, citado no estrangeiro, alegar extraterritorialidade sem designar onde tem, no pas, o seu domiclio, no poder ser demandado no Distrito Federal ou no ltimo ponto do territrio brasileiro onde o teve. 2. (TJ/SE Analista Judicirio Direito 2009) O domiclio (A) dos oficiais da marinha o lugar onde servem. (B) do martimo o lugar em que o navio estiver atracado. (C) do incapaz o lugar em que foi registrado o seu nascimento. (D) do militar do Exrcito a sede do comando a que se encontrar subordinado. (E) do preso o lugar em que cumpre a sentena. 3. (TRE/AM Analista Judicirio - rea Judiciria 2009) Considere as assertivas abaixo a respeito do domiclio. I. Se a pessoa natural tiver diversas residncias, onde, alternadamente, viva, considerarse- domiclio seu qualquer delas. II. Ter-se- por domiclio da pessoa natural, que no tenha residncia habitual, o lugar onde for encontrada. III. O domiclio do militar da Marinha o local onde o navio estiver matriculado. IV. Tendo a pessoa jurdica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles ser considerado domiclio para os atos nele praticados. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, est correto o que se afirma APENAS em (A) II, III e IV. (B) I, II e III.

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


(C) I, II e IV. (D) I e IV. (E) II e III. 4. (TRT 16 Analista Judicirio - rea Judiciria 2009) Pessoa que seja possuidora de duas residncias regulares. O seu domiclio poder ser (A) a localidade em que por ltimo passou a residir. (B) o local de sua propriedade em que comeou a residir em primeiro lugar. (C) qualquer das residncias. (D) o local onde estiver residindo h mais tempo. (E) somente se o imvel for de sua propriedade. 5. (TRE/PI Analista Judicirio Taqugrafo 2009) Sobre o domiclio civil, considere: I. Nos contratos escritos no podero os contratantes especificar domiclio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigaes deles resultantes. II. Se a pessoa natural tiver diversas residncias, onde, alternadamente, viva, considerarse- domiclio seu qualquer delas. III. Tm domiclio necessrio o incapaz, o servidor pblico, o militar, o martimo e o preso. IV. O agente diplomtico do Brasil que, citado no estrangeiro, alegar extraterritorialidade sem designar onde tem, no pas, o seu domiclio, poder ser demandado no Distrito Federal ou no ltimo ponto do territrio brasileiro onde o teve. De acordo com o Cdigo Civil Brasileiro, est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III. (B) I, III e IV. (C) II e III. (D) II, III e IV. (E) II e IV. 6. (TJ/PA Auxiliar Judicirio 2009) NO exemplo do domiclio necessrio o do (A) incapaz, que o mesmo de seu representante legal. (B) cigano, que o local onde for encontrado. (C) funcionrio pblico, que o local onde estiver servindo. (D) militar, que onde estiver servindo. (E) preso, que onde estiver cumprindo a pena. 7. (TJ/PA Auxiliar Judicirio 2009) A respeito do domiclio, correto afirmar que: (A) se confunde com habitao ou moradia. (B) no o local onde responde por suas obrigaes. (C) no o local onde a pessoa estabelece a sua residncia com nimo definitivo. (D) o local onde a pessoa pratica habitualmente seus atos e negcios jurdicos. (E) a residncia no elemento do conceito de domiclio. 8. (DPE/MT Defensor Pblico Substituto 2009) Assinale a alternativa que se coaduna com o Cdigo Civil brasileiro. (A) Tem domiclio necessrio o absolutamente incapaz, o servidor pblico, o militar e o martimo, apenas. (B) O domiclio necessrio do incapaz o do seu representante ou assistente; o do servidor pblico, o lugar em que exercer permanentemente suas funes; o do militar,

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do martimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentena. (C) O domiclio da pessoa natural o lugar onde ela estabelece a sua residncia com nimo definitivo, no admitindo o direito atualmente vigente a pluralidade de domiclios. (D) Consideram-se bens imveis para os efeitos legais o direito sucesso aberta e os direitos reais e as aes que os asseguram. (E) Os bens naturalmente divisveis podem tornar-se indivisveis por determinao da lei, mas no por vontade das partes. 9. (TJ/PA Oficial de Justia Avaliador 2009) Considerando o domiclio a sede jurdica da pessoa, onde ela se presume presente para efeitos de direito, correto afirmar que: (A) os ciganos, andarilhos e caixeiros viajantes, tem que ter obrigatoriamente uma residncia habitual. (B) uma pessoa pode ter mais de um domiclio, mas no pode ter vrias residncias. (C) impossvel algum ter domiclio sem ter residncia. (D) a residncia um elemento do conceito de domiclio, o seu elemento objetivo. (E) o agente diplomtico que, citado no estrangeiro, alegar extraterritorialidade sem designar onde tem, no pas, o seu domiclio, no poder ser demandado no Distrito Federal ou no ltimo ponto do territrio brasileiro onde o teve. 10. (MPE/SE Tcnico do Ministrio Pblico Administrao 2009) Com relao ao domiclio INCORRETO afirmar: (A) Ter-se- por domiclio da pessoa natural, que no tenha residncia habitual, o lugar onde for encontrada. (B) Se a pessoa natural tiver diversas residncias, onde, alternadamente, viva, considerar-se- domiclio seu qualquer delas. (C) O domiclio do martimo ser a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado. (D) Tendo a pessoa jurdica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles ser considerado domiclio para os atos nele praticados. (E) Nos contratos escritos, podero os contratantes especificar domiclio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigaes deles resultantes. 11. (TRT 15 - Tcnico Judicirio - rea Administrativa 2009) Pedro militar da Marinha e est servindo na cidade de Foz do Iguau. A sede do comando a que se encontra imediatamente subordinado situa-se em Santos. Sua esposa mora em Registro. Seu filho domiciliado em Guaruj. Seus pais residem em Curitiba. O domiclio civil de Pedro em (A) Registro. (B) Foz de Iguau. (C) Santos. (D) Guaruj. (E) Curitiba. 12. (TRT 18 Analista Judicirio Administrativa 2008) O domiclio do martimo onde (A) estabeleceu sua residncia com nimo definitivo. (B) o navio estiver matriculado. (C) o navio estiver atracado. (D) for encontrado.

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


(E) residir sua famlia. 13. (TRT 2 - Analista Judicirio Execuo de Mandado 2008) Tm domiclio necessrio o incapaz, o servidor pblico, o militar, o martimo e o preso. certo que o domiclio do (A) servidor o lugar em que tomou posse do cargo pblico. (B) incapaz o lugar do seu nascimento. (C) preso o lugar em que cumprir a sentena. (D) militar o lugar onde residir a sua famlia. (E) martimo o lugar onde o navio estiver atracado. 14. (TCE/AL Procurador 2008) A pessoa natural tem domiclio plural (A) quando for itinerante. (B) quanto s relaes concorrentes profisso, quando a exercitar em lugares diferentes. (C) se for absoluta ou relativamente incapaz, e residir em lugar diverso de seu representante ou assistente. (D) se for militar da Marinha ou da Aeronutica. (E) se for servidor pblico ou preso que aguarda julgamento. 15. (ANS Analista em Regulao Especialidade Direito 2007) Uma pessoa jurdica de direito privado estrangeira tem a respectiva diretoria sediada em Bordeaux (Frana) e possui filiais no Brasil. Nesse caso, no que concerne s obrigaes contradas pelas filiais situadas no Brasil, haver-se- por domiclio dessa empresa (A) o lugar em que est sediada a diretoria (Bordeaux Frana). (B) o lugar da filial situada no Brasil a que a elas corresponder. (C) a capital do Estado estrangeiro onde est sediada a diretoria. (D) a capital do Estado brasileiro onde estiver a filial a que a elas corresponder. (E) o lugar que corresponder principal filial brasileira. 16. (TRF 2 - Analista Judicirio- Administrativa 2007) O domiclio do (A) servidor pblico o lugar onde residia antes da posse no cargo. (B) incapaz o lugar onde residir com nimo definitivo. (C) preso o lugar onde foi proferida a sentena condenatria. (D) militar da aeronutica o lugar onde residir a sua famlia. (E) martimo o lugar onde o navio estiver matriculado. 17. (TRE/SE - Analista Judicirio Judiciria 2007) De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, tm domiclio necessrio o incapaz, o servidor pblico, o militar, o martimo e o preso. O domiclio do militar da marinha do Brasil ser (A) o lugar em que fixou a sua ltima residncia em definitivo. (B) o lugar em que exercer permanentemente suas funes. (C) o local em que os navios estiverem matriculados. (D) a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado. (E) o domiclio civil de seus genitores, cnjuge ou descendentes. 18. (TJ/PE - Tcnico Judicirio 2007) Considere as afirmativas abaixo sobre domiclio civil.

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


I. Ter-se- por domiclio da pessoa natural, que no tenha residncia habitual, o lugar onde for encontrada. II. Tendo a pessoa jurdica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, apenas sua sede ser considerada domiclio para quaisquer atos praticados. III. Tm domiclio necessrio o incapaz, o servidor pblico, o militar, o martimo e o preso. IV. Nos contratos escritos, o domiclio deve ser necessariamente o local da residncia dos contraentes. correto o que se afirma APENAS em: (A) I e II. (B) I, II e III. (C) I e III. (D) II e III. (E) III e IV. 19. (TRF 1 - Tcnico Judicirio - Administrativa 2007) Segundo as normas preconizadas no Cdigo Civil Brasileiro, com relao ao domiclio INCORRETO afirmar: (A) Quanto s pessoas jurdicas, o domiclio da Unio o Distrito Federal. (B) O domiclio do militar da Marinha o local em que o navio estiver matriculado. (C) Se a pessoa natural exercitar profisso em lugares diversos, cada um deles constituir domiclio para as relaes que lhe corresponderem. (D) Tendo a pessoa jurdica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles ser considerado domiclio para os atos nele praticados. (E) Em regra, muda-se o domiclio, transferindo a residncia, com a inteno manifesta de o mudar. 20. (TRE/SE - Tcnico Judicirio - Administrativa 2007) Maria, artista circense, nasceu em Salvador. Maria faz espetculos por todo o Brasil, com a companhia de circo de que faz parte. Considerando que seu marido e filho residem em Olinda e que seus ascendentes mais prximos residem em Ilhus, ter-se- por domiclio de Maria (A) a cidade de Ilhus. (B) o local em que for encontrada. (C) apenas a cidade de Salvador. (D) apenas a cidade de Olinda. (E) as cidades de Salvador ou Olinda. 21. (TRE/PB - Tcnico Judicirio - Taquigrafia 2007) Considere: I. servidor pblico. II. militar. III. Presidente de empresa Multinacional. IV. preso. V. comandante de avio comercial. De acordo com o Cdigo Civil tm domicilio necessrio, dentre outros, as pessoas indicadas APENAS em: (A) II, III, IV e V. (B) I, II, IV e V. (C) I, II, III e IV. (D) I, II e IV. (E) I, III e V.

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


Gabarito: 1-D 2-E 3-C 4-C 5-D 6-B 7-D 8-B 9-D 10-C 11-C 12-B 13-C 14-B 15-B 16-E 17D 18-C 19-B 20-B 21-D DIREITOS DA PERSONALIDADE 1. (TRE/PI - Analista Judicirio - rea Judiciria 2009) No que se refere s pessoas naturais, de acordo com o Cdigo Civil correto afirmar que: (A) vlida, com objetivo cientfico, ou altrustico, a disposio gratuita ou onerosa do prprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. (B) Cessar a incapacidade para os menores, com dezesseis anos completos, pela concesso dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento particular, independentemente de homologao judicial. (C) Pode ser declarada a morte presumida, sem decretao de ausncia, se algum, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, no for encontrado at dois anos aps o trmino da guerra. (D) So incapazes, relativamente a certos atos, ou maneira de os exercer os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade. (E) Os direitos da personalidade so, em regra, intransmissveis e irrenunciveis, mas o seu exerccio poder sofrer limitao voluntria. 2. (TRT 16 - Analista Judicirio Administrativa 2008) Diante do que estabelece o Direito Positivo brasileiro, a personalidade, por ser a aptido genrica para a aquisio de direitos e obrigaes, privativa (A) exclusivamente dos brasileiros natos, quer sejam capazes ou incapazes. (B) apenas do ser humano com capacidade plena. (C) do esplio, da massa falida, dos rgos pblicos e da herana jacente. (D) to somente do ser humano. (E) de todos os seres humanos e dos entes morais, tais como sociedades, fundaes e associaes. 3. (TRE/PB - Analista Judicirio - Administrativa 2007) A respeito da personalidade e capacidade das pessoas naturais, correto afirmar que (A) so absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade. (B) cessar, para os menores, a incapacidade pela colao de grau em curso de ensino mdio. (C) presume-se a morte, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucesso provisria. (D) so relativamente incapazes os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para a prtica dos atos da vida civil. (E) o pseudnimo adotado para atividades lcitas no goza da mesma proteo dada ao nome. 4. (TCE/GO Analista de Controle Externo Jurdica 2009) A respeito dos direitos da personalidade, correto afirmar que (A) ningum pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento mdico ou interveno cirrgica.

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


(B) os direitos da personalidade so intransmissveis e irrenunciveis, mas o seu exerccio pode sofrer limitao voluntria. (C) o ato de disposio do prprio corpo para depois da morte com objetivo altrustico deve ser gratuito, mas, com objetivo cientfico, pode ser oneroso. (D) o pseudnimo adotado para atividades lcitas no goza da proteo que se d ao nome. (E) o ato de disposio do prprio corpo para depois da morte, no todo ou em parte, para fins altrusticos, no comporta revogao. 5. (TRE AL Analista Administrativo 2010) De acordo com o Cdigo Civil Brasileiro, pode-se exigir que cesse a ameaa, ou a leso, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos. Em se tratando de morto, ter legitimao para requerer a medida prevista neste artigo (A) apenas o cnjuge sobrevivente. (B) apenas o cnjuge sobrevivente ou qualquer parente em linha reta at o segundo grau. (C) o cnjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral at o terceiro grau. (D) apenas o cnjuge sobrevivente ou qualquer parente em linha reta at o terceiro grau. (E) o cnjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral at o quarto grau. 6. (DPE/MA Defensor Pblico 2009) Os direitos de personalidade so direitos subjetivos (A) intransmissveis e irrenunciveis em qualquer hiptese, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria. (B) intransmissveis e irrenunciveis, embora excepcionalmente o seu exerccio possa sofrer limitao voluntria, mesmo sem expressa previso legal. (C) e, por essa razo, defeso o ato de disposio do prprio corpo, em qualquer hiptese, quando importar diminuio permanente da integridade fsica, ou contrariar os bons costumes. (D) fundamentais, razo pela qual a vida privada da pessoa natural inviolvel, e o juiz, a requerimento do interessado, adotar as providncias necessrias para impedir ou fazer cessar ato contrrio a esta norma. (E) fundamentais, razo pela qual vlida, com objetivo cientfico, ou altrustico, a disposio onerosa do prprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. 7. (TRE/MS Analista Judicirio Judiciria 2007) No que concerne aos direitos da personalidade correto afirmar que (A) o pseudnimo adotado para atividades lcitas e ilcitas goza da proteo que se d ao nome. (B) a disposio gratuita do prprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte, vlida com objetivo altrustico. (C) lcito o ato de disposio do prprio corpo, quando importar diminuio permanente da integridade fsica, mesmo se no houver exigncia mdica. (D) eles so intransmissveis e irrenunciveis, em regra, mas o seu exerccio poder sofrer limitao voluntria. (E) em se tratando de pessoa pblica o nome desta poder ser utilizado em propaganda comercial, ainda que sem autorizao.

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


8. (DPE/SP Defensoria Pblica 2007) Princpio que consagra o direito da pessoa capaz, de manifestar sua vontade e de dispor gratuitamente do prprio corpo, no todo ou em parte, aps a sua morte, com objetivo cientfico ou teraputico chamado pela doutrina de princpio (A) da beneficncia altrusta. (B) do consenso beneficente. (C) do consenso afirmativo. (D) do consentimento vlido. (E) da autonomia de vontade. 9. (TRE/MG - Tcnico de Controle Externo I - Direito 2007) Sobre os direitos da personalidade, considere as seguintes afirmaes: I. exceto nos casos previstos em lei, so intransmissveis e irrenunciveis. II. sujeitam-se a prazos prescricionais, mas no a prazos decadenciais. III. no se reconhece leso a direitos da personalidade, se o suposto ofendido j for morto. IV. a proteo dos direitos da personalidade em algumas hipteses se aplica s pessoas jurdicas. V. validade, com objetivo cientfico, a disposio total ou parcial do corpo para depois da morte, a ttulo gratuito ou oneroso. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I e IV. (C) II e III. (D) II e V. (E) III e IV. 10. (TRE/PB - Tcnico Judicirio - Taquigrafia 2007) No que concerne aos direitos da personalidade, de acordo com o Cdigo Civil, correto afirmar: (A) Com exceo dos casos previstos em lei, o exerccio dos direitos da personalidade no pode sofrer limitao voluntria. (B) Havendo leso a direito da personalidade de pessoa falecida ter legitimao para reclamar perdas e danos o cnjuge sobrevivente ou qualquer parente em linha reta ou colateral at o terceiro grau. (C) O nome da pessoa pode ser empregado por outrem em publicaes que a exponham ao desprezo pblico, ainda quando no haja inteno difamatria. (D) O pseudnimo adotado para atividades lcitas no goza da proteo que se d ao nome. (E) A pessoa pode ser constrangida a submeter-se a tratamento mdico ou interveno cirrgica com risco de vida. Gabarito: 1-C 2-E 3-A 4-A 5-E 6-D 7-B 8-C 9-B 10-A BENS

1. (TRE/PB - Tcnico Judicirio - Taquigrafia 2007) considerado bem mvel, de


acordo com o Cdigo Civil: (A) As energias que tenham valor econmico.

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


(B) O direito sucesso aberta. (C) Os direitos reais sobre imveis. (D) O solo. (E) Os materiais provisoriamente separados de um prdio, para nele se reempregarem.

2. (TRE/SE - Tcnico Judicirio - Administrativa 2007) Mrio resolveu mudar-se do


Estado da Bahia para o Paran, uma vez que sua fbrica no estava dando lucro. Tendo em vista que s possua direito real sobre um terreno na cidade de Curitiba, resolveu levar a casa prfabricada que residia, fechar sua fbrica e demolir o prdio onde estava sediada. Neste caso (so) considerado (s), bem (s) imvel (is) para efeitos legais (A) a casa pr-fabricada de Mrio e o direito real que ele possui sobre o terreno. (B) apenas a casa pr-fabricada de Mrio. (C) a casa pr-fabricada de Mrio e os matriais provenientes da demolio do prdio de sua empresa. (D) apenas os materiais provenientes da demolio do prdio de sua empresa. (E) o direito real que ele possui sobre o terreno e os materiais provenientes da demolio do prdio de sua empresa.

3. (TRF 2 Analista Judicirio Especialidade Execuo de Mandados 2007) Consideram-se bens imveis (A) os materiais provenientes da demolio de algum prdio. (B) os materiais destinados a alguma construo, enquanto no forem empregados. (C) os materiais provisoriamente separados de um prdio, para nele se reintegrarem. (D) os direitos pessoais de carter patrimonial e respectivas aes. (E) as energias que tenham valor econmico. 4. (TRF 2 - Analista Judicirio- Administrativa 2007) Um quilo de ouro um bem
(A) mvel, fungvel e indivisvel. (B) imvel, infungvel e divisvel. (C) mvel, fungvel e divisvel. (D) imvel, infungvel e indivisvel. (E) mvel, infungvel e divisvel.

5. (TJ/AP Juiz de Direito Substitututo 2009) Os bens naturalmente divisveis podem


tornar-se indivisveis (A) exclusivamente se comprometer sua utilidade econmica, com o se verifica no estabelecimento, por lei, de parcela mnima de fracionamento dos imveis rurais ou urbanos. (B) apenas em razo de clusula testamentria ou de contrato de doao, no podendo exceder o prazo de dez anos. (C) por vontade das partes, porm o acordo no pode estabelecer prazo maior do que cinco anos para a indiviso, suscetvel de prorrogao ulterior. (D) perpetuamente, em razo de disposio testamentria. (E) apenas em razo de disposio legal, para atender o interesse pblico.

6. (TJ/SE Analista Judicirio Direito 2009) A respeito das diferentes classes de bens,
correto afirmar:

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


(A) Os bens naturalmente divisveis no podem tornar-se indivisveis por vontade das partes. (B) Consideram-se imveis para os efeitos legais as energias que tenham valor econmico. (C) Constitui universalidade de fato a pluralidade de bens singulares que, pertencentes mesma pessoa, tenham destinao unitria. (D) Considera-se mvel para os efeitos legais o direito sucesso aberta. (E) So necessrias as benfeitorias que aumentam ou facilitam o uso do bem.

7. (TRE/AM Analista Judicirio Administrativa 2009) Considere as assertivas abaixo


a respeito das classificaes dos bens. I. Consideram-se mveis para os efeitos legais os direitos pessoais de carter patrimonial e respectivas aes. II. Constitui universalidade de fato a pluralidade o complexo de relaes jurdicas, de uma pessoa, dotadas de valor econmico. III. Consideram-se imveis para os efeitos legais o direito sucesso aberta. IV. Os bens naturalmente divisveis podem tornar-se indivisveis por determinao da lei ou por vontade das partes. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, est correto o que se afirma APENAS em (A) I, III e IV. (B) II, III e IV. (C) I, II e III. (D) I e IV. (E) II e IV. 8. (TRF 4a Analista Judicirio Judicirio 2010) No que concerne aos Bens Reciprocamente Considerados, INCORRETO afirmar: (A) So volupturias as benfeitorias de mero deleite ou recreio, que no aumentam o uso habitual do bem, ainda que o tornem mais agradvel ou sejam de elevado valor. (B) Em regra, os negcios jurdicos que dizem respeito ao bem principal abrangem as pertenas. (C) Principal o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente; acessrio, aquele cuja existncia supe a do principal. (D) Apesar de ainda no separados do bem principal, os frutos e produtos podem ser objeto de negcio jurdico. (E) No se consideram benfeitorias os melhoramentos ou acrscimos sobrevindos ao bem sem a interveno do proprietrio, possuidor ou detentor. 9. (MPE/SE Tcnico do Ministrio Pblico Administrao 2009) Considere: I. Para os efeitos legais, so imveis, dentre outros, as energias que tenham valor econmico e os direitos pessoais de carter patrimonial e respectivas aes. II. Constitui universalidade de fato o complexo de relaes jurdicas, de uma pessoa, dotadas de valor econmico. III. Apesar de ainda no separados do bem principal, os frutos e produtos podem ser objeto de negcio jurdico. IV. So pertenas os bens que, no constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao servio ou ao aformoseamento de outro. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III.

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


(B) I e IV. (C) II e III. (D) II, III e IV. (E) III e IV. 10. (TCE/RR Procurador de Contas 2008) No que se refere aos bens, INCORRETO afirmar: (A) Apesar de ainda no separados do bem principal, os frutos e produtos podem ser objeto de negcio jurdico. (B) Os bens naturalmente divisveis podem tornar-se indivisveis por determinao da lei ou por vontade das partes. (C) So pertenas os bens que, no constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao servio ou ao aformoseamento de outro. (D) O direito sucesso aberta um bem incorpreo considerado como imvel para os efeitos legais. (E) Os negcios jurdicos que dizem respeito ao bem principal abrangem as pertenas, salvo se o contrrio resultar da lei, da manifestao de vontade, ou das circunstncias do caso.

11. (MPE/PE Promotor de Justia e Promotor de Justia Substituto 2008) Consideramse, dentre outros, bem mveis para os efeitos legais (A) as energias que tenham valor econmico. (B) o direito sucesso aberta decorrente da declarao de ausncia ou bito. (C) as edificaes que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, forem removidas para outro local. (D) os materiais provisoriamente separados de um prdio, para nele se reintegrarem. (E) os direitos reais sobre imveis e as aes que os asseguram.

12. (ANS Analista em Regulao Especialidade Direito 2007) A respeito das


diferentes classes de bens, correto afirmar que (A) os bens que formam universalidade de fato no podem ser objeto de relaes jurdicas prprias. (B) os bens naturalmente divisveis no podem tornar-se indivisveis por vontade das partes. (C) no se consideram benfeitorias os melhoramentos ou acrscimos sobrevindos ao bem sem a interveno do proprietrio, possuidor ou detentor. (D) os frutos e produtos ainda no separados do bem principal no podem ser objeto de negcio jurdico. (E) so considerados bens mveis, para os efeitos legais, os direitos reais sobre imveis e as aes que os asseguram. 13. (TRF 4 - Analista Judicirio Execuo de Mandados 2007) Considere: I. uma Biblioteca; II. um Rebanho; III. uma Frota de automveis; IV. uma Herana; V. uma Esquadrilha. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, constitui uma universalidade de fato os bens indicados APENAS em

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


(A) I, IV e V. (B) I e IV. (C) I, II e III. (D) I, II, III e V. (E) II, III e V. 14. (TRF 1 - Tcnico Judicirio - Administrativa 2007) Considere as seguintes assertivas a respeito das classes de bens adotadas pelo Cdigo Civil Brasileiro: I. So fungveis os bens mveis que podem substituir-se por outros da mesma espcie, qualidade e quantidade. II. Constitui universalidade de direito a pluralidade de bens singulares que, pertinentes mesma pessoa, tenham destinao unitria. III. Os bens que formam uma universalidade de fato no podem ser objeto de relaes jurdicas prprias. IV. Os bens naturalmente divisveis podem tornar-se indivisveis por determinao da lei ou por vontade das partes. Esto corretas SOMENTE (A) I e IV. (B) II e III. (C) I, II e III. (D) I, II e IV. (E) II, III e IV.

15. (TRE/SE - Tcnico Judicirio - Administrativa 2007) Considere as afirmativas abaixo


a respeito das diferentes classes de bens. I. Os bens naturalmente divisveis podem se tornar indivisveis por determinao da lei ou por vontade das partes. II. So singulares os bens que, embora reunidos, se consideram de per si, independentemente dos demais. III. Constitui uma universalidade de direito a pluralidade de bens singulares que, pertinentes mesma pessoa, tenham destinao unitria. IV. So infungveis os mveis que podem substituir-se por outros da mesma espcie, qualidade e quantidade. correto o que se afirma APENAS em: (A) I e II. (B) I, II e III. (C) I e IV. (D) II, III e IV. (E) III e IV. 16. (TRF 4 - Analista Judicirio Execuo de Mandados 2007) Maria est na praa Beija Flor, em frente ao prdio da prefeitura da cidade de Lagoas, ao lado direito de um terreno baldio que patrimnio da prefeitura e ao lado esquerdo do prdio da autarquia federal W. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, em regra, a praa, o prdio da Prefeitura, o terreno baldio e o prdio da autarquia federal W so considerados, respectivamente, bens pblicos (A) dominical, de uso comum do povo, dominical e de uso especial. (B) de uso comum do povo, de uso comum do povo, dominical e de uso especial. (C) de uso comum do povo, dominical, de uso especial e dominical.

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


(D) de uso comum do povo, dominical, dominical e de uso especial. (E) de uso comum do povo, de uso especial, dominical e de uso especial.

17. (TRF 1 - Tcnico Judicirio - Administrativa 2007) As praas, os rios e o edifcio


onde funciona a Prefeitura Municipal so, respectivamente, bens pblicos de uso (A) especial, dominical e dominical. (B) comum do povo, de uso comum do povo e dominical. (C) comum do povo, dominical e de uso especial. (D) comum do povo, de uso comum do povo e de uso especial. (E) especial, de uso comum do povo e dominical.

18. (MPU Tcnico Administrativo 2007) De acordo com a classificao dos bens adotada pelo Cdigo Civil brasileiro, correto afirmar: (A) Os rios, mares, estradas, ruas e praas so considerados bens pblicos de uso especial. (B) Consideram-se bens mveis, para os efeitos legais, os direitos reais sobre imveis e as aes que os asseguram. (C) Consideram-se bens imveis para os efeitos legais, as energias que tenham valor econmico. (D) So infungveis os mveis que podem substituir-se por outros da mesma espcie, qualidade e quantidade. (E) Os bens naturalmente divisveis podem tornar-se indivisveis por determinao da lei ou por vontade das partes. 19. (TRF 3 Analista Judicirio Execuo de Mandados 2007) Considere os seguintes bens pblicos: I. Rios e mares. II. Prdio integrante do patrimnio da Unio. III. Estradas. IV. Terrenos destinados a servio da administrao estadual. V. Ruas e praas. VI. Edifcios destinados a instalao da administrao municipal. So bens de uso especial os indicados APENAS em (A) I, III e V. (B) II, V e VI. (C) II e III. (D) III, IV e V. (E) IV e VI. 20. (TRT 3Analista Judicirio Execuo de Mandados 2009) A respeito das diferentes classes de bens, correto afirmar que (A) os frutos e produtos s podem ser objeto de negcio jurdico aps separados do bem principal. (B) consideram-se imveis para os efeitos legais os direitos pessoais de carter patrimonial e as respectivas aes. (C) so fungveis os mveis ou imveis que podem substituir- se por outros da mesma espcie, qualidade e quantidade. (D) os bens naturalmente divisveis podem tornar-se indivisveis por vontade das partes.

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL TRIBUNAL REGULAR PROFESSOR: DICLER FERREIRA


(E) so pblicos dominicais os edifcios ou terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual ou municipal. 21. (TRE AL Analista Administrativo 2010) Considere os seguintes bens: Praa do Corao; Prdio da administrao da Prefeitura da cidade X; Rio Alegre que liga a cidade C a cidade B; Prdio da administrao da autarquia municipal W. De acordo com o Cdigo Civil Brasileiro estes bens so, respectivamente, de uso (A) comum do povo; especial, comum do povo; especial. (B) comum do povo; especial, comum do povo; dominical. (C) comum do povo; dominical, especial; especial. (D) especial; especial, comum do povo; especial. (E) especial; comum do povo, especial; comum do povo. Gabarito: 1-A 2-A 3-C 4-C 5-C 6-C 7-A 8-B 9-E 10-E 11-A 12-C 13-D 14-A 15-A 16-E 17-D 18-E 19-E 20-D 21-A

www.pontodosconcursos.com.br

60

Вам также может понравиться