Вы находитесь на странице: 1из 5

AULA 14. COMPETNCIA. PARTES. REQUISITOS DA EXECUO.

1. Competncia

Competncia para o cumprimento da sentena: competncia funcional e improrrogvel nos incisos I e II.
Art. 475-P. O cumprimento da sentena efetuar-se- perante: I os tribunais, nas causas de sua competncia originria; II o juzo que processou a causa no primeiro grau de jurisdio; III o juzo cvel competente, quando se tratar de sentena penal condenatria, de sentena arbitral ou de sentena estrangeira. Pargrafo nico. No caso do inciso II do caput deste artigo, o exeqente poder optar pelo juzo do local onde se encontram bens sujeitos expropriao ou pelo do atual domiclio do executado, casos em que a remessa dos autos do processo ser solicitada ao juzo de origem.

Competncia para o processo de execuo fundado em ttulo extrajudicial relativa e se aplicam as regras gerais de competncia:
Art. 576. A execuo, fundada em ttulo extrajudicial, ser processada perante o juzo competente, na conformidade do disposto no Livro I, Ttulo IV, Captulos II e III.

Regras: a) se houver foro de eleio (constar no ttulo), a execuo ser nele proposta; b) se no houver, no foro do lugar do pagamento (art. 100, VI, d, CPC); c) se no houver, no domiclio do devedor. O credor pode desconsiderar o foro de eleio e o lugar do pagamento, e mover a execuo no domiclio do devedor, que poder insurgir-se apenas se comprovar prejuzo.

No caso da execuo fiscal, a competncia dada pelo art. 578 do CPC:


Art. 578. A execuo fiscal (art. 585, Vl) ser proposta no foro do domiclio do ru; se no o tiver, no de sua residncia ou no do lugar onde for encontrado. Pargrafo nico. Na execuo fiscal, a Fazenda Pblica poder escolher o foro de qualquer um dos devedores, quando houver mais de um, ou o foro de qualquer dos domiclios do ru; a ao poder ainda

ser proposta no foro do lugar em que se praticou o ato ou ocorreu o fato que deu origem dvida, embora nele no mais resida o ru, ou, ainda, no foro da situao dos bens, quando a dvida deles se originar.

2. Partes Conceito de partes: pessoas que pedem ou em face das quais se pede a tutela jurisdicional do Estado. Na execuo: exeqente/executado credor/devedor A legitimidade quase sempre extrada do contedo do ttulo. - No ttulo judicial: credor ou exeqente ser o vencedor da causa - No ttulo extrajudicial: pessoa em favor de quem se contraiu a obrigao. Exceo: advogado pode executar honorrios (art. 23 Estatuto OAB).

Legitimidade ativa
Art. 566. I - o ordinria) II - o Ministrio Pblico, nos casos prescritos em lei. (legitimao extraordinria) Podem promover a execuo forada: a quem a lei confere ttulo executivo; (legitimao

credor

Obs. O MP pode atuar em aes de reparao de danos decorrentes de leso ao meio ambiente (art. 14, 1 da Lei 6.938/81), interesses difusos ou coletivos (art. 82 CDC), aes populares (art. 16 da Lei 4.717/65), execuo de condenaes impostas pela Lei de Improbidade Administrativa (art. 17 da Lei 8.429/92) etc.
Art. 567. Podem tambm promover a execuo, ou nela prosseguir:

I - o esplio, os herdeiros ou os sucessores do credor, sempre que, por morte deste, Ihes for transmitido o direito resultante do ttulo executivo; (legitimidade ordinria) II - o cessionrio, quando o direito resultante do ttulo executivo Ihe foi transferido por ato entre vivos; (ex. endosso) III - o sub-rogado, nos casos de sub-rogao legal ou convencional.

Obs. Sub-rogado aquele que paga a dvida de outrem, assumindo todos os direitos, aes, privilgios e garantias do primitivo credor contra o devedor principal e seus fiadores (art. 349, CC).

- Sub-rogao legal: decorre da lei e no depende do consentimento das partes. Pagamento feito por um terceiro interessado na relao jurdica. Ex. fiador (art. 831 CC e 595, nico do CPC). Sub-rogao convencional: transferncia expressamente ajustada entre os

interessados (art. 347 do CC).

Legitimidade passiva
Art. 568. So sujeitos passivos na execuo:

I - o devedor, reconhecido como tal no ttulo executivo; II - o esplio, os herdeiros ou os sucessores do devedor; (no pode ultrapassar as foras da herana) III - o novo devedor, que assumiu, com o consentimento do credor, a obrigao resultante do ttulo executivo; IV - o fiador judicial; V - o responsvel tributrio, assim definido na legislao prpria.

Obs. O fiador convencional pode alegar o benefcio de ordem do art. 827 do CC, o que lhe d direito de primeiro ver executados os bens do devedor antes dos seus.

possvel litisconsrcio ativo, passivo ou misto no processo de execuo, dependendo do que constar no ttulo. Por sua vez, no cabe nenhuma das formas de interveno de terceiros previstas no processo de conhecimento (assistncia, denunciao da lide, chamamento ao processo e oposio) na execuo.

3. Requisitos da execuo:

Sero necessrios o inadimplemento do devedor e o ttulo executivo, a ausncia de um deles gera carncia da execuo.

a) Inadimplemento
Art. 580 do CPC: A execuo pode ser instaurada caso o devedor no satisfaa a obrigao certa, lquida e exigvel, consubstanciada em ttulo executivo.

Art. 581.

O credor no poder iniciar a execuo, ou nela prosseguir,

se o devedor cumprir a obrigao; mas poder recusar o recebimento da prestao, estabelecida no ttulo executivo, se ela no corresponder ao direito ou obrigao; caso em que requerer ao juiz a execuo, ressalvado ao devedor o direito de embarg-la.

Deste modo, o inadimplemento ocorre quando o devedor no cumpre a obrigao no tempo, local e forma convencionados. Se a obrigao a termo, ou seja, tem vencimento certo, o devedor incorre em mora assim que deixar de cumprir a obrigao pontualmente. Se no tiver data certa de vencimento, ser preciso por o devedor em mora, ou seja, notific-lo. Se no ocorrer nenhum destes casos e a notificao no for requisito legal, a mora se iniciar com a citao. Nos casos de atos ilcitos, o devedor, segundo a Smula 54 do STJ, estar em mora desde a data do fato. As obrigaes devem ser cumpridas no local convencionado, na sua ausncia, aplica-se o art. 327 do CC, ou seja, no domiclio do devedor, salve se as partes convencionarem diversamente, ou se o contrrio resultar da lei, da natureza da obrigao ou das circunstncias. A prova do pagamento se d pelo recibo ou pela devoluo do ttulo (ex. nota promissria).
Art. 582. Em todos os casos em que defeso a um contraente, antes de

cumprida a sua obrigao, exigir o implemento da do outro, no se proceder execuo, se o devedor se prope satisfazer a prestao, com meios considerados pelo O idneos e pelo este, poder, juiz, sem mediante justo a execuo recusar da a da contraprestao oferta. Pargrafo nico. devedor entretanto, exonerar-se obrigao, depositando em juzo a prestao ou a coisa; caso em que o juiz suspender a execuo, no permitindo que o credor a receba, sem cumprir a contraprestao, que lhe tocar. credor, motivo,

Esta regra do art. 582 traduz a teoria da exceo do contrato inadimplido (exceptio non adimpleti contractus). O credor para dar incio execuo de obrigao bilateral, precisa provar que cumpriu a sua prestao, nos termos do art. 615, IV, do CPC: Cumpre ainda ao credor: IV - provar que adimpliu a contraprestao, que Ihe corresponde, ou que Ihe assegura o cumprimento, se o executado no for obrigado a satisfazer a sua prestao seno mediante a contraprestao do credor.

b) Ttulo executivo

Os ttulos podem ser judiciais (art. 475-N, CPC) ou extrajudiciais (art. 585, CPC) e devem ser lquidos, certos e exigveis (art. 586 do CPC). por meio do ttulo que se prova a existncia das condies da ao executiva: legitimidade das partes, interesse de agir e possibilidade jurdica do pedido. Certeza: possvel inferir-se, do ttulo, a existncia da obrigao, independentemente de qualquer elemento extrnseco. Esta certeza abstrata, pois necessrio que o ttulo aponte, em abstrato, a existncia do dbito, e esteja formalmente em ordem, preenchendo todos os requisitos, e indicando o credor e o devedor. Liquidez: determinao do objeto da obrigao. O ttulo dispensa qualquer elemento extrnseco para aferio do seu valor, do seu quantum debeatur. Exigibilidade: direito prestao, e que o dever de cumpri-la seja atual, no estando a obrigao sujeita a termo ou condio suspensiva. S ttulo executivo aquele que a lei qualifica como tal (rol taxativo ou numerus clausus). Princpio da taxatividade. Smula 233/STJ: O contrato de abertura de crdito, ainda que acompanhado de extrato da conta-corrente, no ttulo executivo. Smula 258/STJ: A nota promissria vinculada a contrato de abertura de crdito no goza de autonomia em razo da iliquidez do ttulo que a originou. possvel que em um nico processo estejam sendo executados vrios ttulos executivos.
Art. 573. lcito ao credor, sendo o mesmo o devedor, cumular vrias execues, ainda que fundadas em ttulos diferentes, desde que para todas elas seja competente o juiz e idntica a forma do processo.

O ttulo executivo que fundamenta a execuo deve ser original, em regra, no se aceita cpia autenticada, sob o risco de que o credor o execute diversas vezes. Exceo: o original est instruindo inqurito policial que investiga estelionato.

Вам также может понравиться