Вы находитесь на странице: 1из 34

Elaborao e Anlise de Projetos

Unidade III
5 Gerenciamento de custos do projeto

O processo de estimativa de recursos das atividades deve determinar os recursos necessrios execuo das atividades do projeto pessoas, equipamentos, materiais, servios e suprimentos, as quantidades de cada recurso indicado, o momento em que cada recurso disponibilizado para realizar as atividades do projeto (Maximiano, 2002). As atividades relacionadas ao gerenciamento de custos do projeto partem da identificao dos processos envolvidos e suas respectivas estimativas, a elaborao do oramento e os custos envolvidos, com que a equipe de trabalho cumpra com a realizao do projeto dentro do que foi planejado financeiramente. O gerenciamento de custos do projeto trabalha com os recursos financeiros necessrios para terminar as atividades previstas no cronograma. Maximiano (2002) alerta para o fato de que um dos principais recursos de um projeto so os recursos financeiros. No difcil imaginar que a correta identificao desses recursos est vinculada aos custos do projeto. Como os diversos tipos de recursos geram custos para o projeto, a soma dos custos unitrios, das alocaes e das quantidades compor o oramento do projeto. Tal oramento deve ser definido nos processos de gerenciamento de custos.

23

Unidade III
pessoas materiais equipamentos servios

$
custos do projeto Fonte: Arajo; Barbosa, 2008.

suprimentos

Figura 10: Gerao de custos de um projeto

5.1 Estimativa de custos

Realizar a estimativa de custos das atividades presentes em um projeto consiste em mapear, o mais detalhadamente possvel, cada uma das atividades presentes no projeto, fazendo com que o valor projetado se aproxime ao mximo do valor realmente despendido. 15 Deve-se levar em considerao possveis variveis que impactem as estimativas de custos, dando especial ateno aos riscos. A estimativa de custos inclui a identificao e a considerao de diversas alternativas de custos. Por exemplo, na maior parte das reas de aplicao, aceita-se amplamente o fato de que o trabalho 20 adicional durante uma fase do projeto tem o potencial de reduzir o custo da fase de execuo e das operaes de produtos. O processo estimativa de custos considera se a economia esperada pode compensar o custo do trabalho de design adicional (PMI, 2004). Geralmente tais estimativas de custos so apresentadas em 25 unidades monetrias (dlar, euro, iene, etc.), permitindo que as organizaes faam comparaes de diferentes projetos e entre eles. Pode-se utilizar tambm outros critrios de comparao, fazendo com que determinadas equipes de gerenciamento de projetos utilizem unidades de medida para estimar os custos, como equipe-horas ou equipe-dias, no se esquecendo de 30 apresentar as projees de custos para facilitar o controle gerencial adequado.

10

24

Elaborao e Anlise de Projetos


Cabe ressaltar que as apuraes das estimativas de custo aumentam no decorrer do andamento do projeto. A prpria ocorrncia das atividades e as experincias acumuladas no desenvolvimento dos pacotes de servios fazem com que os 5 valores projetados se aproximem dos valores efetivamente realizados. Os custos das atividades do projeto devem ser estimados para todos os recursos inerentes realizao da atividade, tomando o cuidado de no se limitar a mo de obra, materiais, 10 equipamentos, servios e instalaes. Financeiramente, a equipe de gesto do projeto deve se atentar a indicadores econmicos, como inflao ou custos especiais devido a sazonalidades do mercado fornecedor. A estimativa de custos de uma atividade do cronograma uma avaliao quantitativa dos custos provveis dos recursos necessrios para terminar a atividade do cronograma. Se a organizao executora no possuir avaliadores de custos de projetos formalmente treinados, a equipe do projeto precisar fornecer os recursos e a especializao para realizar as atividades de estimativa de custos do projeto (PMBOK, 2004).
Dados necessrios fatores ambientais da empresa ativos de processos organizacionais lista de atividades atributos das atividades disponibilidade dos recursos plano de gerenciamento do projeto

Ferramentas e tcnicas opinio especializada anlise das alternativas dados publicados para auxlio a estimativas

Resultados recursos necessros atualizaes na lista de atividades atualizaes nos atributos das atividades atualizaes nos calendrios dos recursos solicitaes e alteraes

software de gerenciamento de projetos estimativas bottom-up

15

Figura 11: Entradas, processamento e sadas da estimativa de custos Fonte: Arajo; Barbosa, 2008.

25

Unidade III
6 Gerenciamento da qualidade do projeto

O gerenciamento da qualidade do projeto deve incluir, dentro das atividades que sero realizadas, as respectivas 5 responsabilidades, os objetivos, a ateno s necessidades que deram incio ao projeto. Tudo isso seguindo as polticas de qualidade implementadas na organizao. Essas polticas de qualidade invariavelmente envolvem garantia e controle da qualidade, seu planejamento, bem como a melhoria contnua no andamento dos processos. 10 Os processos de gerenciamento da qualidade do projeto incluem (PMI, 2004): Planejamento da qualidade: utilizao dos padres de qualidade organizacionais que tm impacto no resultado do projeto. Realizar a garantia da qualidade: aplicar os controles de qualidade organizacionais, visando garantir que o projeto utilize processos necessrios para atender aos requisitos. 20 Realizar o controle da qualidade: monitorar resultados especficos das atividades do projeto e compar-los com os padres requisitados de qualidade para saber se esto de acordo. Todos esses processos se comunicam entre si, bem como com as pessoas e os departamentos envolvidos, e necessitam tambm da aplicao em outras reas do conhecimento da gesto de projetos.
7 Gerenciamento de recursos humanos 25 do projeto

15

O gerenciamento de recursos humanos do projeto trabalha diretamente com os processos que gerenciam a equipe do projeto. Essa equipe est compromissada com o cumprimento

26

Elaborao e Anlise de Projetos


dos objetivos do projeto e suas responsabilidades esto claramente definidas pelo gestor do projeto. Embora sejam utilizadas formas convencionais de organogramas, a equipe do projeto participa da quase totalidade das atividades relativas 5 ao projeto at seu trmino. O envolvimento dos membros da equipe do projeto possibilita o compromisso de todos com os resultados esperados. Os responsveis pelo gerenciamento de projetos so um subconjunto da equipe geral do projeto. Sua responsabilidade est no acompanhamento das atividades de gerenciamento de 10 projetos, como planejamento, controle e encerramento. Esse grupo de pessoas conhecido por equipe principal, equipe executiva ou equipe lder. Os processos de gerenciamento de recursos humanos do projeto incluem (Maximiano, 2002): Planejamento de recursos humanos: identificar e documentar as funes pertinentes, suas respectivas responsabilidades, as relaes hierrquicas do projeto. Contratar ou mobilizar a equipe do projeto: obter os recursos humanos que iro compor a equipe necessria para terminar o projeto. Desenvolver a equipe do projeto: prover a melhoria de competncias e a integrao dos componentes da equipe. 25 Gerenciar a equipe do projeto: acompanhar o desempenho de todos membros da equipe. Em pontos especficos, fornecer os respectivos feedbacks.

15

20

Vargas (1999) ressalta que o planejamento de recursos humanos determina funes, responsabilidades e relaes hierrquicas do projeto e cria o plano de gerenciamento de 30 pessoal. As funes do projeto podem ser designadas para pessoas ou grupos que podem ser internos ou externos organizao que executa o projeto.

27

Unidade III
O plano de gerenciamento de pessoal pode incluir informaes de como e quando os membros da equipe do projeto sero contratados ou mobilizados, os critrios para sua liberao do projeto, a identificao das necessidades de treinamento, os planos de reconhecimento e premiao, as consideraes sobre conformidade, os problemas de segurana e o impacto do plano de gerenciamento de pessoal na organizao. 5
8 Gerenciamento das comunicaes do projeto

O gerenciamento das comunicaes do projeto a rea de conhecimento da gesto de projetos que garante a gerao, 10 a coleta, a distribuio, o armazenamento, a recuperao e a destinao final das informaes que cotidianamente alimentam o andamento do projeto. Os processos de gerenciamento das comunicaes do projeto 15 preveem as comunicaes que sero efetuadas, as pessoas que sero envolvidas, bem como as informaes constantes em cada uma das comunicaes. Definem tambm o mtodo que se empregar no processo de comunicao (reunies presenciais, reunies eletrnicas, uso de e-mails, cartas, mensagens de texto). Tais atividades demandam do gerente de projetos um tempo 20 excessivo. Os impactos provenientes da durao desse espao de tempo devem ser minimizados com o devido planejamento e com a participao da equipe do projeto, das partes interessadas, do cliente e do patrocinador. Quem participa do projeto deve entender como as comunicaes afetam o projeto como um todo. Os processos 25 de gerenciamento das comunicaes do projeto incluem (PMI, 2004): Planejamento das comunicaes: determinar quais as necessidades de informaes e comunicaes dos envolvidos no projeto.

30

28

Elaborao e Anlise de Projetos


Distribuio das informaes: transmitir as informaes necessrias para os envolvidos nas atividades no tempo certo e de forma correta. 5 Relatrio de desempenho: coletar e distribuir as informaes dos resultados de cada uma das atividades envolvidas, criando indicadores de desempenho, sabidamente facilitadores da gesto de projetos. Gerenciar as partes interessadas: gerenciar as comunicaes visando satisfazer as partes interessadas no projeto e trabalhar na resoluo de problemas com elas.

10

Segundo Maximiano (2002), o processo planejamento das comunicaes determina as necessidades de informaes e comunicaes das partes interessadas, como quem precisa de qual informao, quando precisar dela, como ela ser fornecida 15 e por quem. Todos os projetos tm necessidade de comunicao. Isso basicamente envolve a distribuio das informaes sobre o projeto, levando em considerao a escolha do mtodo de como faz-lo. Vale ressaltar a escolha do meio de comunicao escolhido. Hoje dispomos de diferentes tecnologias e meios de acesso. A telefonia celular evolui a cada dia e disponibiliza 20 meios e mtodos especficos de comunicao. Isso sem falarmos dos comunicadores que encontramos disponveis na Internet. 25
9 Gerenciamento de riscos do projeto

Apesar da importncia, a gesto do risco ainda no uma prtica comum nas organizaes. Logo, no existe uma cultura sobre o tema nos diversos setores. O gerenciamento de riscos se apresenta, hoje, com uma abordagem estruturada, com emprego de tcnicas e ferramentas que permitem ao gestor gerenciar proativamente os impactos das incertezas. O risco

29

Unidade III
um evento ou uma condio incerta que se ocorrer ter um efeito positivo ou negativo sobre um ou mais objetivos do projeto. A ocorrncia de um evento incerto pode produzir um efeito benfico para o projeto (Arajo e Barbosa, 2008).
Entradas fatores ambientais da organizao ativos de processos organizacionais declarao do escopo do projeto plano de gerenciamento do projeto plano de gerenciamento de riscos

Ferramentas e tcnicas

Sadas

anlise e reunies de planejamento

Figura 12: Entradas, processamento e sadas do gerenciamento de riscos

Fonte: Arajo; Barbosa, 2008.

Na busca do retorno de seus investimentos, as empresas necessitam avaliar, de forma transparente, a gerao de valor e o grau de exposio ao risco. Logo, os gestores devem adotar ferramentas para tomar decises que permitam gerenciar 10 os riscos dos mercados em que atuam, para identificar as oportunidades e as ameaas existentes no negcio e para planejar as respostas aos riscos com as aes que iro adotar. Entre os objetivos do gerenciamento de riscos esto o aumento da probabilidade dos eventos positivos e de seu 15 respectivo impacto e a diminuio dos eventos adversos ao projeto e de seu respectivo impacto. O gerenciamento de riscos do projeto inclui os processos da realizao de identificao, anlise, respostas, monitoramento e

30

Elaborao e Anlise de Projetos


controle e planejamento do gerenciamento de riscos em um projeto; a maioria desses processos atualizada durante todo o projeto. Os objetivos desse gerenciamento so aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e diminuir a probabilidade e o impacto dos eventos adversos ao projeto (PMI, 2004). 5 Os processos de gerenciamento de riscos do projeto incluem (Vargas, 1999): Planejamento do gerenciamento de riscos: decidir como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto. Identificao de riscos: determinar com acuidade os riscos que so inerentes realizao do projeto. Anlise qualitativa de riscos: priorizar os riscos utilizandose de variveis como gravidade, urgncia e tendncia de ocorrncia de riscos. Anlise quantitativa de riscos: analisar numericamente as consequncias dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto. 20 Planejamento de respostas a riscos: desenvolver opes e possveis aes visando aumentar as oportunidades de reduzir as ameaas aos resultados do projeto. Monitoramento e controle de riscos: acompanhar os riscos identificados, monitorar suas possveis ocorrncias e elaborar planos de resposta ocorrncia de riscos. A identificao deve avaliar os riscos regulatrios, ambientais, 25 cambiais, financeiros, de mercado e tambm (Arajo; Barbosa, 2008): determinar os riscos que podem afetar o projeto; documentar as caractersticas dos riscos; eliminar o fator surpresa;

10

15

31

Unidade III
aumentar a efetividade e a eficincia ao tratar de suas consequncias; um processo iterativo, que se desenvolve durante todo o ciclo de vida do projeto; conduz aos processos de anlise qualitativa e quantitativa de riscos. 5
10 Gerenciamento de aquisies do projeto

O gerenciamento de aquisies do projeto inclui os processos para comprar o que foi identificado como recurso para o 10 projeto, ressaltando que esses recursos so fundamentais para a execuo do projeto. O gerenciamento de aquisies do projeto engloba os processos de gerenciamento de contratos e de controle e monitoramento de mudanas nos recursos previamente planejados. Esse 15 gerenciamento tambm inclui a administrao dos contratos emitidos por compradores que esto comprando o projeto dos executores, como comumente se faz na venda de apartamentos. Os processos de gerenciamento de aquisies do projeto incluem (PMI, 2004): 20 Planejar compras e aquisies: determinar o que comprar ou adquirir e quando faz-lo. Planejar contrataes: analisar as atividades planejadas e identificar possveis fornecedores. 25 Solicitar respostas de fornecedores: catalogar e analisar informaes relativas aos dados sobre as necessidades de compra. Selecionar fornecedores: escolher dentre os participantes os fornecedores que apresentaram os maiores ndices tcnicos.
Saiba mais: Assuntos relacionados a reas de conhecimento em projetos: <http://pt.wikipedia.org/ wiki/%C3%81reas_de_conhecimento_ (ger%C3%AAncia_de_projetos)>. <http://ogerente.com/ st akeholder/20 07/07/06/areas-deconhecimento-em-gerenciamento-deprojetos/>. <http://gerenciapratica. blogspot.com/2008/04/as-reas-deconhecimento-da-gerncia-de.html>. <http://www.allpm.com/index.php>. < h tt p : / / w w w. g a n tt h e a d . c o m / deliverables/>. <http://www.youtube.com/results?search_ quer y=lock+engenharia&search_ type=&aq=f>. <http://office.microsoft.com/pt-br/ project/HA101656381046.aspx>.

32

Elaborao e Anlise de Projetos


Administrao de contrato: estabelecer aes corretivas necessrias e fornecer uma base para futuras relaes com o fornecedor. Encerramento do contrato: liquidar cada contrato ao trmino do projeto. Referncias bibliogrficas ARAJO, Joo Vieira; BARBOSA, Christina. Tcnicas de gerncia de projetos. Rio de Janeiro: FGV, 2008. BARCAUI, Andr B. Por que gerenciar projetos? PMI-RS Journal, n. 1, p. 7-8, 2002. CLELAND, David I.; IRELAND, Lewis R. Gerncia de projetos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2002. MAXIMIANO, Antnio Csar Amaru. Administrao de projetos: como transformar ideias em resultados. So Paulo: Atlas, 1997. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge PMBOK. Newtown Square: Project Management Institute, 2004. SOUZA, Eduardo J. A. Gerncia de projetos. PMI-RS Journal, n. 4, p. 6-13, 2003. VALERIANO, Dalton L. Gerncia em projetos: pesquisa, desenvolvimento e engenharia. So Paulo: Makron Books, 1998. VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. Rio de Janeiro: Brasport, 2002. VIEIRA, Eduardo N. O. Gerenciando projetos na era de grandes mudanas: uma breve abordagem do panorama atual. PMI-RS Journal, n. 3, p. 7-10, 2002.

33

Unidade III
Anexo 1: Projeto para Implantao de um Novo Curso de Mestrado em uma Instituio de Ensino Superior.
Projeto Curso Novo

Autores: 5 Andr Lus B. de Medeiros Clarissa C. Mussi EAD: 5906: Programas e Projetos Prof. Dr. Antnio Csar Amaru Maximiano Prof. Dr. Hamilton Luiz Corra 10 SO PAULO Setembro, 2004
PLANO GERAL DO PROJETO 1. INTRODUO

Com a entrada em vigor da Lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional em conjunto com as atribuies da 15 CAPES Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior e seu sistema de avaliao de Propostas de Programas de Mestrado, seja ele acadmico ou profissionalizante, e Doutorado, as IES Instituies de Ensino Superior identificaram um aumento significativo nas exigncias para se abrir tais 20 cursos. A falta de expertise na conduo e elaborao de projetos deste nvel leva, em alguns casos, necessidade, por parte das IES, da contratao de empresas especializadas para atingir o seu objetivo, que de ter em seu currculo programas de psgraduao stricto sensu. 25 A elaborao deste presente projeto surge exatamente desta necessidade das IES.

34

Elaborao e Anlise de Projetos


2. JUSTIFICATIVA DO PROJETO

O projeto surgiu da necessidade de uma Instituio de Ensino Superior IES ter um curso de Mestrado Acadmico em Administrao, funcionando em conformidade com a legislao educacional e com os requisitos da CAPES Fundao 5 Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior.
3. FINALIDADE DO PROJETO

A finalidade do projeto desenvolver uma proposta de curso de mestrado em Administrao, de acordo com a legislao vigente, para a avaliao da CAPES Fundao Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior.
4. EQUIPE DE ELABORAO DO PROJETO

10

Andr L. B. de Medeiros

Formado em Engenharia Mecnica, ps-graduado em Gerncia de Marketing e Gerncia da Qualidade e da Produtividade, fez Mestrado em Administrao de Empresas na Universidade Ibirapuera. Trabalha na BC Consultoria e Assessoria 15 de Procedimentos desde 1992, empresa da rea de consultoria empresarial. Atua no desenvolvimento de cursos, palestras, seminrios e projetos sob medida para empresas de diversos segmentos. Exerce atividade docente nas Universidades Paulista e Ibirapuera, lecionando disciplinas para os cursos de Graduao 20 e Ps-Graduao em Administrao de Empresas. Clarissa C. Mussi Doutoranda em Administrao na Universidade de So Paulo (FEA/USP). Mestre em Administrao pela Universidade Federal de Santa Catarina, 2002. Graduada em Cincias da Computao 25 pela Universidade Federal de Santa Catarina, 1996. Professora do curso de Graduao em Administrao da Universidade

35

Unidade III
do Sul de Santa Catarina, desde 2002. Analista de Sistemas e Programadora, 1994/1998.
5. PLANO DO ESCOPO

O plano do escopo do projeto, apresentado a seguir, contempla a declarao do escopo do projeto e do escopo do 5 produto, as restries, as premissas e a estrutura analtica do projeto.
5.1 Declarao do escopo do projeto

No escopo do projeto esto elencadas as atividades que sero desenvolvidas no decorrer do perodo do trabalho. O escopo deste projeto abrange o estudo da legislao vigente 10 para cursos de ps-graduao stricto sensu; a identificao e anlise dos cursos de ps-graduao em Administrao existentes no Brasil e recomendados pela CAPES; a especificao do currculo do curso que ser proposto; a definio dos recursos necessrios ao curso, em termos de 15 corpo docente e estrutura fsica e, por fim, a elaborao do documento final com a proposta de um curso de mestrado em Administrao. Observa-se que no faz parte do escopo do projeto qualquer aspecto relativo execuo do curso proposto, inclusive o 20 encaminhamento do curso CAPES.
5.2 Produto do projeto

O produto a ser entregue pelo projeto um documento contendo uma proposta de curso de mestrado em Administrao, de acordo com a legislao vigente. Na proposta de curso sero minimamente especificados: 25 Caracterizao bsica do curso objetivos e perfil do profissional formado;

36

Elaborao e Anlise de Projetos


Currculo rea(s) de concentrao, linha(s) de pesquisa, projeto(s) de pesquisa e disciplinas com ementa e bibliografia; 5 Recursos nmero de docentes com titulao e regime de trabalho; estrutura fsica necessria, acervo bibliogrfico mnimo necessrio, laboratrios.
5.3 Premissas

As premissas correspondem aos fatores que, para os propsitos do planejamento, so considerados verdadeiros, reais, ou certos (PMBOK, 2002). As seguintes premissas foram 10 identificadas: 1. A Instituio de Ensino Superior IES para a qual o projeto ser desenvolvido localiza-se no Estado de Santa Catarina. 15 2. A empresa consultora dispe da equipe de profissionais necessrios ao planejamento e execuo do projeto. 3. A Instituio de Ensino Superior IES dar total apoio para a conduo do projeto.
5.4 Restries

As restries so fatores que limitaro as opes da equipe de gerncia do projeto (PMBOK, 2002). Considerando que 20 o curso a ser proposto dever estar em conformidade com a legislao nacional e estadual, observa-se a seguinte restrio para este projeto: 1. A proposta de curso novo deve ser elaborada de acordo com a legislao vigente nacional (Conselho Nacional de Educao e CAPES) e estadual (Conselho Estadual de Educao) para cursos de ps-graduao stricto sensu.

25

37

Unidade III
5.5 Estrutura Analtica do Projeto

A Estrutura Analtica do Projeto (EAP) agrupa os componentes do projeto de forma a organizar e definir o escopo total do projeto (PMBOK, 2002). A EAP para o projeto proposto est ilustrada na figura 1.

Projeto curso novo

1 - Estudo da legislao Identificao Anlise

2 - Estudos dos cursos existentes Identificao Anlise

3 - Especificao do currculo Caracterizao bsica do curso rea de concentrao Linhas de pesquisa Projetos de pesquisa Disciplinas

4 - Identificao dos recursos Corpo docente Estrutura fsica Laboratrios Biblioteca / Acervo

5 - Relatrio final Estruturao Redao

Figura 1: Estrutura analtica do projeto

Estudo da legislao compreende a identificao, a anlise da legislao brasileira pertinente a cursos de psgraduao stricto sensu. As legislaes dos seguintes rgos devem ser identificadas: Conselho Nacional de Educao, CAPES e Conselho Estadual de Educao. Estudo dos cursos existentes no Brasil h diversos cursos de mestrado em Administrao recomendados pela CAPES. Assim, considera-se importante conhecer a estrutura destes cursos previamente elaborao de um curso novo. Portanto, este componente da EAP envolve a identificao

10

38

Elaborao e Anlise de Projetos


dos cursos de mestrado em Administrao existentes no Brasil, principalmente em Santa Catarina, bem como a anlise dos mesmos. O projeto de todos estes cursos encontra-se disponvel no site da CAPES. 5 Especificao do currculo compreende a definio dos objetivos do curso, perfil do profissional formado, rea(s) de concentrao, linha(s) de pesquisa, projeto(s) de pesquisa, estrutura curricular.

Identificao dos recursos envolve a identificao 10 e especificao dos recursos necessrios ao curso, tanto em termos de corpo docente quanto de estrutura fsica (salas de aula, laboratrios, biblioteca, etc). Relatrio final compreende a estruturao e redao do relatrio final contendo a proposta do curso de mestrado em 15 Administrao.
5.6. Plano de gerenciamento do escopo

O escopo do projeto ser gerenciado pelo gerente do projeto, que traar as diretrizes do andamento das atividades e ser responsvel pelo controle do andamento do projeto. As alteraes que por ventura venham a surgir no decorrer do 20 projeto sero analisadas pela equipe de projeto e discutidas posteriormente com os stakeholders para verificao da sua necessidade.
6. PRAZO DO PROJETO

O plano do prazo do projeto envolve os processos necessrios para assegurar que o projeto ser implementado 25 no prazo previsto (PMBOK, 2002). Como integrantes do plano do prazo so apresentados a seguir: a lista detalhada de atividades do projeto, o diagrama de rede e o cronograma do projeto.

39

Unidade III
6.1 Lista de atividades

As atividades especficas que sero realizadas no projeto esto descritas na figura 2. Observa-se que para cada atividade h a identificao do componente da EAP correspondente.
ID-EAP

Atividade 1 Identificar legislao pertinente

Detalhe da atividade 1 Identificar legislao ps-graduao stricto sensu do CNE (www.mec.gov.br). 2 Identificar legislao CAPES p/ elaborao de propostas de cursos novos (www.capes.gov.br). 3 Identificar legislao ps-graduao stricto sensu do CEE (www.cee.sc.gov.br).

2 Analisar e estudar legislao pertinente

1 Analisar e estudar legislao do CNE. 2 Analisar e estudar legislao CAPES para propostas de cursos novos de PG. 3 Analisar e estudar legislao CAPES para propostas de cursos novos na rea de conhecimento Administrao. 4 Analisar e estudar legislao do CEE.

1 Identificar cursos existentes

1 Identificar cursos existentes no Brasil, recomendados pela CAPES, na rea de conhecimento Administrao (www.capes.gov.br). 2 Identificar cursos existentes em Santa Catarina, recomendados pela CAPES, na rea de conhecimento Administrao (www.capes.gov.br).

2 Analisar propostas de cursos existentes

1 Analisar propostas (estrutura) de cursos existentes no Brasil recomendados pela CAPES. 2 Analisar propostas (estrutura) de cursos existentes em Santa Catarina, recomendados pela CAPES.

3 3 3 3 3

1 Desenvolver a caracterizao bsica do curso 2 Definir a(s) rea(s) de concentrao do curso 3 Definir a(s) linha(s) de pesquisa do curso 4 Definir os projetos de pesquisa do curso 5 Definir as disciplinas do curso

1 Definir e descrever os objetivos do curso. 2 Definir e descrever o perfil do profissional a ser formado. 1 Identificar e descrever a(s) rea(s) de concentrao do curso. 1 Identificar e descrever a(s) linhas(s) de pesquisa do curso. 1 Identificar e descrever os projetos de pesquisa do curso. 2 Definir o nmero de docentes vinculados a cada projeto. 1 Identificar as disciplinas do curso, a carga horria e o nmero de crditos para cada uma delas. 2 Descrever a ementa de cada disciplina. 3 Indicar a bibliografia bsica e a bibliografia complementar de cada disciplina. 4 Definir o nmero de crditos total em disciplinas para titulao. 5 Definir o nmero de crditos total correspondente dissertao para a titulao.

1 Definir o corpo docente do curso

1 Identificar o nmero de docentes necessrios ao curso. 2 Definir a titulao necessria aos docentes do curso. 3 Definir o regime de trabalho, as horas de dedicao instituio e as horas de dedicao semanal destinadas ao curso. 4 Caracterizar a produo cientfica necessria aos docentes do curso. 5 Definir mecanismos de integrao dos docentes e alunos do curso com a graduao.

40

Elaborao e Anlise de Projetos


4 1 Definir a estrutura fsica do curso 1 Definir e dimensionar salas para alunos e para docentes, bem como os recursos de informtica necessrios nas mesmas. 2 Definir a estrutura de secretaria necessria ao curso. 4 4 5 1 Definir o(s) laboratrio(s) do curso 1 Definir o acervo bibliogrfico do curso 1 Estruturar proposta final 1 Definir os laboratrios ( informtica, pesquisa, etc.) necessrios ao curso. 2 Identificar os recursos necessrios a cada laboratrio. 1 Identificar os recursos bsicos necessrios biblioteca. 2 Caracterizar acervo necessrio ao curso (livros e peridicos). 1 Estruturar e redigir relatrio final. 2 Aprovar relatrio final. Figura 2: Lista detalhada de atividades do projeto

6.2 Diagrama de rede do projeto

O diagrama, ilustrado na figura 3, apresenta o sequenciamento das atividades do projeto, descritas na figura 2, e a relao de dependncia entre as mesmas.

1.1 Incio 2.1 1.2 2.2 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5

4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 5.1 5.2 Fim

Figura 3 Diagrama de rede do projeto

6.3 Cronograma do projeto

O cronograma do projeto, apresentado na figura 4, inclui para cada atividade a sua durao (em horas), a data de incio 5 e trmino.

41

Unidade III
IDEAP 1 Atividade 1 Identificar legislao pertinente Detalhe da atividade 1 Identificar legislao ps-graduao stricto sensu do CNE (www.mec.gov.br). 2 Identificar legislao CAPES p/ elaborao de propostas de cursos novos (www.capes.gov.br). 3 Identificar legislao ps-graduao stricto sensu do CEE (www.cee.sc.gov.br). 1 2 Analisar e estudar legislao pertinente 1 Analisar e estudar legislao do CNE. 2 Analisar e estudar legislao CAPES para propostas de cursos novos de PG. 3 Analisar e estudar legislao CAPES para propostas de cursos novos na rea de conhecimento Administrao. 4 Analisar e estudar legislao do CEE. 2 1 Identificar cursos existentes 1 Identificar cursos existentes no Brasil, recomendados pela CAPES, na rea de conhecimento Administrao (www.capes.gov.br). 2 Identificar cursos existentes em Santa Catarina, recomendados pela CAPES, na rea de conhecimento Administrao (www. capes.gov.br). 2 2 Analisar propostas de cursos existentes 1 Desenvolver a caracterizao bsica do curso 2 Definir a(s) rea(s) de concentrao do curso 3 Definir a(s) linha(s) de pesquisa do curso 3 3 4 Definir os projetos de pesquisa do curso 5 Definir as disciplinas do curso 1 Analisar propostas (estrutura) de cursos existentes no Brasil recomendados pela CAPES. 2 Analisar propostas (estrutura) de cursos existentes em Santa Catarina, recomendados pela CAPES. 1 Definir e descrever os objetivos do curso. 2 Definir e descrever o perfil do profissional a ser formado. 1 Identificar e descrever a(s) rea(s) de concentrao do curso. 4 1 Identificar e descrever a(s) linha(s) de pesquisa do curso. 1 Identificar e descrever os projetos de pesquisa do curso. 2 Definir o nmero de docentes vinculados a cada projeto. 1 Identificar as disciplinas do curso, a carga horria e o nmero de crditos para cada uma delas. 2 Descrever a ementa de cada disciplina. 3 Indicar a bibliografia bsica e a bibliografia complementar de cada disciplina. 4 Definir o nmero de crditos total em disciplinas para titulao. 5 Definir o nmero de crditos total correspondente dissertao para a titulao. 17/09 18/09 18/09 19/09 01/10 10/10 28/10 28/10 18/09 19/09 18/09 30/09 09/10 27/10 28/10 28/10 Durao 2 2 2 8 16 20 8 3 3 12 12 2 4 Data de incio 08/09 08/09 08/09 09/09 09/09 09/09 12/09 08/09 08/09 13/09 13/09 16/09 16/09 17/09 Data de trmino 08/09 08/09 08/09 10/09 11/09 12/09 12/09 08/09 08/09 15/09 15/09 16/09 16/09 17/09

3 3

8 8 1 30 20 60 1 1

42

Elaborao e Anlise de Projetos


4 1 Definir o corpo docente do curso 1 Identificar o nmero de docentes necessrios ao curso. 2 Definir a titulao necessria aos docentes do curso. 3 Definir o regime de trabalho, as horas de dedicao instituio e as horas de dedicao semanal destinadas ao curso. 4 Caracterizar a produo cientfica necessria aos docentes do curso. 5 Definir mecanismos de integrao dos docentes e alunos do curso com a graduao. 4 1 Definir a estrutura fsica do curso 1 Definir o(s) laboratrio(s) do curso 1 Definir o acervo bibliogrfico do curso 1 Estruturar proposta final 1 Definir e dimensionar salas para alunos e para docentes, bem como os recursos de informtica necessrios nas mesmas. 2 Definir a estrutura de secretaria necessria ao curso. 1 Definir os laboratrios (informtica, pesquisa, etc.) necessrios ao curso. 2 Identificar os recursos necessrios a cada laboratrio. 1 Identificar os recursos bsicos necessrios biblioteca. 2 Caracterizar acervo necessrio ao curso (livros e peridicos). 1 Estruturar e redigir relatrio final. 2 Aprovar relatrio final. Figura 4: Cronograma do Projeto 0,5 1 4 8 8 8 2 2 1 4 20 40 29/10 29/10 29/10 01/11 01/11 05/11 06/11 07/11 08/11 09/11 10/11 30/11 29/10 29/10 30/10 06/11 06/11 08/11 06/11 07/11 08/11 09/11 29/11 10/12

4 5

7. CUSTOS DO PROJETO

Est estimado o valor de R$ 120,00 por hora trabalhada pela equipe. O custo est detalhado para todas as atividades da EAP, considerando a durao prevista (em horas) para cada uma delas. O custo estimado do projeto de R$ 39.060,00 (trinta e nove mil e sessenta reais). 5
ID - Atividade 1.1 1.2 2.1 2.2 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 4.1 4.2 4.2 4.4 5.1 Total Custo da atividade R$ 720,00 R$ 6.240,00 R$ 720,00 R$ 2.880,00 R$ 720,00 R$ 480,00 R$ 960,00 R$ 1.080,00 R$ 13.440,00 R$ 2.580,00 R$ 1.200,00 R$ 360,00 R$ 2.880,00 R$ 4.800,00 R$ 39.060,00

Figura 5: Custos do projeto detalhado por atividade

43

Unidade III
8. RISCOS DO PROJETO

A figura 6 relaciona, para cada atividade, os riscos envolvidos e os respectivos planos de contingncia.
Atividade Riscos Arquivos no disponveis na Internet 1.1 Perder os arquivos de trabalho por problemas em softwares, hardwares Arquivos no disponveis na Internet 2.1 Perder os arquivos de trabalho por problemas em softwares, hardwares Falta reunio de um dos participantes previamente escalados Falta de docentes da IES habilitados para assumir um dos projetos de pesquisa Falta de docentes da IES habilitados para ser responsveis pela disciplina Dificuldade em obter bibliografia atualizada 4.1 Falta de docentes com titulao necessria Restries por parte da IES no que diz respeito aos investimentos que podero ser feitos Restries por parte da IES no que diz respeito aos investimentos que podero ser feitos Subestimar o oramento. Pode-se prever menos horas de pesquisa do que o orado e a equipe ter que trabalhar mais que o previsto para entregar o produto conforme especificado no escopo. Plano de contingncia Fazer pesquisa da legislao nos rgos competentes. Fazer backup de todos os arquivos a cada dois dias Fazer busca em peridicos, em documentos enviados IES e nos sites das instituies. Fazer backup de todos os arquivos a cada dois dias Garantir que o resultado da reunio se mantenha, independentemente da ausncia de um integrante. Recomendar IES a contratao de um docente com as qualificaes necessrias Recomendar IES a contratao de um docente com as qualificaes necessrias Fazer contato com editoras de livros e obter os catlogos atualizados Recomendar IES a contratao de um docente com as qualificaes necessrias Recomendar a estrutura mnima necessria para no causar impactos negativos no momento da avaliao do programa Recomendar a estrutura mnima necessria para no causar impactos negativos no momento da avaliao do programa Impacto Moderado Alto Moderado Alto Probabilidade Baixa Baixa Baixa Baixa Grau de risco 2 1 2 3

3.1; 3.2; 3.3

Moderado

Moderado

3.4; 3.5

Alto

Alto

Alto

Alto

3.5

Alto

Baixo

Alto

Alto

4.2

Moderado

Baixo

4.3; 4.4

Moderado

Alto

Risco geral do projeto

Detalhamento das atividades tentando enxergar ao mximo o tamanho do trabalho.

Alto

Baixa

44

Elaborao e Anlise de Projetos


Baixo Pontuao Moderado Alto 1 2 3

1 2 Escala de risco 3 4 6 9

Figura 6: Plano de Riscos do Projeto

9. QUALIDADE DO PROJETO

O controle da qualidade do projeto ser feito atravs de uma comparao entre os indicadores de propostas j enviadas, e com autorizao de funcionamento dada pela CAPES Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior, com o projeto 5 ora descrito, e ser validada nos relatrios e reunies descritos na figura 10 Comunicaes do projeto.
10. RECURSOS HUMANOS DO PROJETO

A seguir so apresentados: as partes envolvidas no projeto, os papis e responsabilidades da equipe do projeto e o organograma do projeto.
10.1 Partes envolvidas no projeto (stakeholders)

10

Cliente: Instituio de Ensino Superior / Pr-reitoria acadmica / Diretoria de pesquisa e ps-graduao Patrocinador: Instituio de Ensino Superior Organizao executora: Empresa de consultoria Curso Novo.

45

Unidade III
Integrantes da equipe do projeto: Alta administrao, gerente do projeto, coordenador de documentao, Equipe de elaborao da proposta. Gerente do projeto: Clarissa C. Mussi
10.2 Atribuio de papis e responsabilidades

Os integrantes da equipe do projeto tm os seguintes papis e responsabilidades:

Alta administrao: a alta administrao representada pelo diretor da empresa de consultoria, cujas principais responsabilidades so apoiar o gerente e a equipe do projeto 10 no que se fizer necessrio e validar o relatrio final do projeto. Gerente do projeto: representado por um consultor da empresa de consultoria, responde pelas atividades de planejamento, execuo e controle do projeto. tambm papel do gerente do projeto validar os subprodutos do projeto e o 15 relatrio final, conforme expresso no Plano de Comunicaes (item 11). O gerente do projeto reporta-se ao diretor da empresa de consultoria. Coordenador de documentao: representado por um consultor responsvel por registrar, organizar e distribuir 20 toda a documentao do projeto. tambm seu papel a estruturao do relatrio final contendo a proposta do curso. Equipe de elaborao da proposta: representada por trs consultores (Andr, Clarissa e Mara) cujo papel elaborar a proposta do curso. 25 A figura 7 apresenta as pessoas envolvidas em cada atividade do projeto.

46

Elaborao e Anlise de Projetos


ID Atividade 1.1.1 1.1.2 1.1.3 1.2.1 1.2.2 1.2.3 1.2.4 2.1.1 2.1.2 2.2.1 2.2.2 3.1.1 3.1.2 3.2.1 3.3.1 3.4.1 3.4.2 3.5.1 3.5.2 3.5.3 3.5.4 3.5.5 4.1.1 4.1.2 4.1.3 4.1.4 4.1.5 4.2.1 4.2.2 4.3.1 4.3.2 4.4.1 4.4.2 5.1.1 5.1.2 Mara Mara Clarissa Equipe de elaborao Equipe de elaborao Equipe de elaborao Equipe de elaborao Andr Clarissa Equipe de elaborao Equipe de elaborao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao; diretor Equipe de elaborao; gerente do projeto; coord. documentao; diretor Figura 7: Pessoas envolvidas por atividade Pessoas envolvidas

47

Unidade III
A matriz de responsabilidades do projeto, detalhada por atividade, apresentada na figura 8.
Pessoa ID-Atividade 1.1.1 1.1.2 1.1.3 1.2.1 1.2.2 1.2.3 1.2.4 2.1.1 2.1.2 2.2.1 2.2.2 3 4 5.1.1 5.1.2 R - Responsvel Rr - Requerido na reviso Rv P P R Rv P - Participante Rv - Requerido na validao Figura 8: Matriz de responsabilidades Rv Rv R P P P P Rv Rr Rr Rr Rr Rr Rr Rr Rr P P R P R R P R P P P Rv P P P P P Rv R P P P P R R P R Alta adm. Gerente projeto Equipe de Equipe de Equipe de Coordenador elaborao elaborao elaborao documentao - Andr - Clarissa - Mara R R

10.3 Organograma do projeto

A figura 9 ilustra o organograma do projeto.


Alta administrao

Gerente de projeto

Equipe de elaborao da proposta

Coordenador de documentao

Figura 9: Organograma do projeto

48

Elaborao e Anlise de Projetos


11. COMUNICAES DO PROJETO

O Plano de Gerenciamento das Comunicaes do Projeto contempla a utilizao dos seguintes meios de envio, recebimento e troca de informaes: - Reunies; 5 - E-mail; - Relatrios de atividades. A Figura 10 detalha as comunicaes do projeto abrangendo: identificao da atividade qual a comunicao est relacionada, emissores e receptores da mensagem, data em que a mensagem 10 deve ser enviada, meio pelo qual a mensagem ser gerada/ enviada e contedo da mensagem.
ID-Atividade 1.1 1.1 1.1 2.1 2.1 3.1 - 3.2 - 3.3 3.4 Responsvel (gerador da comunicao) Mara Mara Clarissa Andr Clarissa Coordenador de documentao Coordenador de documentao

Stakeholders (para quem ser enviado?)


Coordenador de documentao e equipe de elaborao proposta Coordenador de documentao e equipe de elaborao proposta Coordenador de documentao e equipe de elaborao proposta Coordenador de documentao e equipe de elaborao proposta Coordenador de documentao e equipe de elaborao proposta Coordenador de documentao, equipe de elaborao, gerente do projeto Coordenador de documentao, equipe de elaborao, gerente do projeto Coordenador de documentao, equipe de elaborao Coordenador de documentao, equipe de elaborao, gerente do projeto Coordenador de documentao, equipe de elaborao Coordenador de documentao, equipe de elaborao, gerente do projeto

Data 10/09 10/09 10/09 10/09 10/09 20/09 20/09

Meio E-mail E-mail E-mail Relatrio Relatrio Relatrio Relatrio

Contedo da mensagem Legislao do CNE Legislao CAPES Legislao CEE Caracterizao bsica dos cursos no Brasil (nome, cidade, IES, AC, LP) Caracterizao bsica dos cursos de SC (nome, cidade, IES, AC, LP) Objetivos do curso e perfil do profissional formado, AC e LP Projetos de pesquisa Validao currculo caracterizao bsica do curso Disciplinas c/ CH, crditos, ementas, BB, BC Validao currculo - disciplinas Corpo docente

3.1 - 3.2 - 3.3 - 3.4 Gerente do projeto 3.5 3.5 4.1 Coordenador de documentao Gerente do projeto Coordenador de documentao

24/09 Documento 08/10 Relatrio

30/10 Documento 07/11 Relatrio

49

Unidade III
4.1 4.2 - 4.3 - 4.4 4.1 5.1 5.1 5.1 5.1 Gerente do projeto Coordenador de documentao Gerente do projeto Coordenador de documentao Equipe de elaborao Diretor Gerente do projeto Coordenador de documentao, equipe de elaborao Coordenador de documentao, equipe de elaborao, gerente do projeto Coordenador de documentao, equipe de elaborao Coordenador de documentao, equipe de elaborao, gerente do projeto Coordenador de documentao, gerente do projeto Gerente do projeto Coordenador de documentao, equipe de elaborao 08/11 Documento 07/11 Reunio, relatrio Validao recursos - corpo docente Infraestrutura Validao recursos - estrutura fsica Relatrio final Validao relatrio final Validao relatrio final Validao relatrio final

08/11 Documento 08/12 Relatrio

10/12 Documento 10/12 Documento 10/12 Documento

Figura 10: Comunicaes do Projeto

A seguir so apresentadas informaes relativas ao planejamento das reunies do projeto:


Reunio ID-Atividade ID-Subatividades Objetivo Responsvel Envolvidos Frequncia/Data Reunio ID-Atividade ID-Subatividades Objetivo Responsvel Envolvidos Frequncia/Data Legislao 1.2 - Analisar e estudar legislao pertinente 1.2.1, 1.2.2, 1.2.3, 1.2.4 - Discutir legislao CNE, CAPES, CEE. Mara Equipe de elaborao, coordenador de documentao e gerente do projeto 01 10/09 Cursos existentes 2.2 - Analisar propostas de cursos existentes. 2.2.1, 2.2.2 - Discutir sobre propostas de cursos existentes no Brasil e em SC Clarissa Equipe de elaborao, coordenador de documentao e gerente do projeto 01 10/09

50

Elaborao e Anlise de Projetos


Reunio ID-Atividades ID-Subatividades Objetivo Especificao do currculo - caracterizao bsica 3.1, 3.2, 3.3, 3.4 3.1.1, 3.1.2, 3.2.1, 3.3.1, 3.4.1, 3.4.2

- Definir o currculo do curso (objetivos, perfil profissional, AC, LP, projetos)


- Gerar relatrio com o currculo - caracterizao bsica do curso

Responsvel Envolvidos Frequncia/Data Reunio ID-Atividade ID-Subatividades Objetivo

Andr Equipe de elaborao, coordenador de documentao 02 28/09 e 30/09 Especificao do currculo disciplinas 3.5 3.5.1, 3.5.2, 3.5.3, 3.5.4, 3.5.5

- Definir o currculo do curso (disciplinas, ementas, bibliografia, carga horria)


- Gerar relatrio com o currculo disciplinas Andr Equipe de elaborao, coordenador de documentao 01 06/11 Identificao dos recursos - corpo docente 4.1 4.1.1, 4.1.2, 4.1.3, 4.1.4, 4.1.5

Responsvel Envolvidos Frequncia/Data Reunio ID-Atividade ID-Subatividades Objetivo

- Definir o corpo docente do curso (n, titulao, regime de trabalho, produo cientfica, integrao com a graduao)
- Gerar relatrio Recursos - corpo docente Clarissa Equipe de elaborao, coordenador de documentao 01 10/11 Identificao dos recursos - estrutura fsica 4.2, 4.3, 4.4 4.2.1, 4.2.2, 4.3.1, 4.3.2, 4.4.1, 4.4.2, 4.4.1, 4.4.2

Responsvel Envolvidos Frequncia/Data Reunio ID-Atividades ID-Subatividades Objetivo Responsvel Envolvidos Frequncia/Data

- Definir a estrutura fsica do curso


- Gerar relatrio Recursos - estrutura fsica Mara Equipe de elaborao, coordenador de documentao 01 10/11

51

Unidade III
Referncias bibliogrficas HELDMAN, Kim. Gerncia de projetos. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003. KERZNER, Harold. Gesto de projetos: as melhores prticas. Porto Alegre: Bookman, 2003. MAXIMIANO, Antnio C. Amaru. Administrao de projetos: como transformar ideias em resultados. So Paulo: Atlas, 1997. VALERIANO, Dalton L. Gerenciamento estratgico e administrao por projetos. So Paulo: Makron Books, 2001. Traduo livre do PMBOK 2000, disponibilizado na Internet pelo PMI, captulo de Minas Gerais: www.pmimg.org.br

52

Elaborao e Anlise de Projetos

53

Unidade III

54

Informaes: www.sepi.unip.br ou 0800 010 9000

Вам также может понравиться