Вы находитесь на странице: 1из 3

Teste seus conhecimentos Vocao Hereditria Mrcia Pelissari

TESTE SEUS CONHECIMENTOS VOCAO HEREDITRIA 1) O que vocao hereditria? 2) Quem so os legitimados a suceder? 3) Aplica-se a regra do art. 1798 aos embries formados por inseminao heterloga? E a homloga? 4) O que comorincia? 5) Como se d a sucesso entre comorientes? 6) Se o nascituro nascer morto, inda assim ter direito a sucesso? 7) O que nodum conceptus? 8) Pessoa jurdica pode ser herdeira? 9) Pessoa jurdica ainda no legalmente constituda pode herdar? 10) Pessoas jurdicas de direito pblico (interno e externo) tm legitimao para suceder? 11) Pessoas jurdicas de direito privado tm legitimao para suceder? 12) Quando o testamento contemplar filho, ainda no concebido, de pessoas indicadas pelo testador, a quem sero confiados os bens? E em que ocasio? 13) O testador pode contemplar filho, ainda no concebido, de pessoas por ele indicadas e declinar outra, que no os genitores, seja nomeada curador? Exemplifique. 14) Se os filhos, ainda no concebidos, no o puderem mais s-lo, por morte da pessoa indicada pelo testador, o que ocorrer? 15) Nascendo com vida o filho de pessoa indicada pelo testador como ser deferida a sucesso? 16) Existe prazo para a concepo do filho de pessoa indicada pelo testador? 17) Quais as pessoas que no podem ser nomeadas nem como herdeiras nem como legatrias? 18) Qual o fundamento para a proibio do art. 1801, CC? 19) O concubino de testador casado pode ser beneficiado no testamento? E o companheiro(a)? 20) O que concubinato? 21) Filho havido fora do casamento tem direito a herana?

www.direitofacil.com

Teste seus conhecimentos Vocao Hereditria Mrcia Pelissari


RESPOSTAS 1) Chamamento dos herdeiros legtimos a sucesso aberta, com observncia da ordem sucessria prevista na lei. 2) As pessoas j nascidas ou j concebidas no momento da abertura da sucesso (CC, 1798), os filhos ainda no concebidos, de pessoas indicadas pelo testador, desde que vivas estas ao abrir-se a sucesso, as pessoas jurdicas, as pessoas jurdicas, cuja organizao foi determinada pelo testador sob a forma de fundao. 3) A regra do art. 1.798 do Cdigo Civil deve ser estendida aos embries formados mediante o uso de tcnicas de reproduo assistida, abrangendo, assim, a vocao hereditria da pessoa humana a nascer cujos efeitos patrimoniais se submetem s regras previstas para a petio da herana (Enunciado 267 CJF). 4) Morte simultnea de duas ou mais pessoas. 5) Entre comorientes no h transmisso de direitos. Se dois ou mais 1indivduos falecem mesma ocasio presumir-se-o simultaneamente mortos. 6) A lei pe a salvo os direitos do nascituro, mas o direito sucessrio s ser consolidado se o conceptus nascer com vida. 7) Pessoa futura, pessoa ainda no concebida. 8) Sim pessoa jurdica pode ser herdeira (CC, 1799, II), tambm o podem ser as pessoas jurdicas ainda no regularmente instituda, cuja organizao for determinada pelo testador sob a forma de fundao (CC, 1799, III). 9) Sim, o caso das fundaes (CC, 1799, III). 10) Sim, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios tem legitimao para suceder, na sucesso legtima. Tambm o tm as pessoas jurdicas de direito pblico ainda no concebidas, v.g., as fundaes e as empresas pblicas, sociedades de economia mista e autarquias. 11) Sim, tanto as pessoas jurdicas de direito privado sem fins lucrativos com as com fins lucrativos, nesta ultima hiptese ocorre na verdade uma doao indireta a seus acionistas ou scios quotistas. No caso dos acionistas, as aes sero valorizadas por fora do aumento do patrimnio, caso seja significativo. No caso de empresas por quotas de responsabilidade limitada, a contrapartida pelo ingresso de novo patrimnio no ativo ser a criao de um fundo de reserva no passivo realizvel, que servir para futuro aumento no capital da empresa, aumentando, por conseqncia, as quotas ou o valor das quotas de capital de cada scio. 12) Os bens sero confiados, aps a partilha, a curador nomeado pelo juiz (CC, 1800).

www.direitofacil.com

Eduardo Machado Rocha. Sucesso hereditria Fases prticas do inventrio. Ed. Pilares: 2006, p. 127/128.

Teste seus conhecimentos Vocao Hereditria Mrcia Pelissari


13) Sim, o 1 do art. 1800 autoriza que o testador indique outra pessoa, que no os genitores, para exercer a curadoria sobre os bens por ele deixados. Ex.: o caso em que o disponente tem um irmo, que seu inimigo, e, no obstante, beneficia o filho, ainda no concebido, desse irmo, determinando, todavia, que os bens da herana no devem ser confiados a este, at porque nele o testador no confia. 14) A disposio testamentria torna-se ineficaz, passando os bens reservados criana ainda por conceber (e que no mais o ser) aos herdeiros legtimos do testador ao tempo da abertura da sucesso. 15) Recebe os frutos, rendimentos e acessrios desde o momento da morte do testador, ou seja, retroage ao momento da abertura da sucesso (princpio da saisine). 16) Sim, o prazo de dois anos. 17) So as pessoas dispostas no art. 1801, verbis: Art. 1.801. No podem ser nomeados herdeiros nem legatrios: 1 a pessoa que, a rogo, escreveu o testamento, nem o seu cnjuge ou companheiro, ou os seus ascendentes e irmos; II as testemunhas do testamento; III o concubino do testador casado, salvo se este, sem culpa sua, estiver separado de fato do cnjuge h mais de cinco anos; IV o tabelio, civil ou militar, ou o comandante ou escrivo, perante quem se fizer, assim como o que fizer ou aprovar o testamento. 18) Preservar a vontade do testador, evitando que certas pessoas, dada a sua especial condio no momento de elaborao do testamento, possam influenciar na manifestao de ltima vontade do testador, tornando sua manifestao suspeita ou duvidosa. 19) O companheiro (daquele que vive em unio estvel) pode ser beneficiado. O concubino s poder ser beneficiado no pode ser beneficiado, salvo se este estiver separado de fato a mais de cinco anos (CC, 1801III). A proibio no abrange a disposio feita pelo testador solteiro, separado judicialmente, divorciado ou vivo. 20) Constituem concubinato as relaes no eventuais entre o homem e a mulher impedidos de casar (art. 1.727). 21) Sim, se o filho da concubina tambm o for do testador (CC, 1803). A disposio testamentria em favor do filho da concubina, que no filho do testador casado, considera-se feita a pessoa interposta (art. 1.802, pargrafo nico). Por via do filho, pressupe-se que o testador casado quer beneficiar, realmente, a concubina. Mas o filho da concubina pode ser filho, tambm, do testador E. assim, no h mais base ou motivo jurdico ou moral para a proibio. No se presume que a favorecida seja a me, e tudo indica que , verdadeiramente, o prprio filho.

www.direitofacil.com

Вам также может понравиться