Вы находитесь на странице: 1из 3

Sociologia

Trabalho: Anlise crtica Abril - 2013

Anlise crtica do texto:


Uma breve exposio acerca das classes sociais: a teoria marxista das duas classes fundamentais. Escrito por: Tlita Carvalho de Oliveira

O texto aborda a transformao da sociedade, as diferenas entre as classes sociais considerando realidades sociais e culturais. Aborda ainda, o que leva as pessoas a pertencer a uma determinada classe social. Trata-se de um texto interessante de fcil leitura sobre os conceitos que formam as classes sociais, os interesses, a desigualdade, os fatores que contribuem para a diviso social e os conflitos entre elas. baseado na perspectiva marxista, mas no se prende ao contexto histrico das duas principais classes sociais: a classe trabalhadora e a classe dominante. pautado em fatos registrados em jornais, traz exemplos de alguns mecanismos do capitalismo atual, o que facilita no entendimento e desperta o questionamento sobre alguns fatos que ocorrem no dia a dia e que muitas pessoas no se do conta. A autora explica rapidamente a origem do sistema poltico, que deu incio na Europa do sculo XVI com o comrcio martimo e suas transformaes, passando pela revoluo industrial quando de fato iniciou-se o modo de produo capitalista, onde o modo de produo determinante para caracterizar uma sociedade. O texto chama a ateno para os pontos mais importantes que determinam o limite e a relao entre as classes, como por exemplo, na poca do Feudalismo quando no existia um contrato de trabalho e a dependncia era associada segurana e terras para produzir e sobreviver, estas asseguras pelos senhores Feudais. Em A relao entres as classes, fica claro que a condio para uma pessoa pertencer classe trabalhadora que a fora de trabalho humana o mercado sob o capitalismo, e quem tem posse dos meios de produo pertencem classe dominante. Onde esses meios de produo servem para gerar lucros para seus proprietrios e pelo fato de possuir meios para ampliar suas riquezas a classe dominante, tambm chamada de burguesia, se coloca em uma posio pr ivilegiada na sociedade em funo da condio financeira que permite ampliar seu poder e influncia na sociedade.

Pgina 2 de 3

Ainda sobre a relao entre as classes, o texto retrata tambm a questo da explorao que a classe trabalhadora submetida permitindo a extrao da maisvalia. Quando trata da mais-valia, podemos ver no texto que existe um ciclo muito maior e mais complexo que influncia sobre as classes, isso fica claro onde diz que O Estado tambm se apropria da mais-valia sob a forma de impostos diretos (aqueles cobrados diretamente aos cidados) e indiretos (que so acrescentados aos preos das mercadorias). (p.7). Esse um ponto onde a reflexo vai alm do contedo do texto. Quando aborda a questo das Lutas de Classes, retrata como esses conflitos ocorrem e seus interesses que cada classe tem, onde a classe trabalhadora em busca de melhoria e a classe dominante em manter sua posio social. Analisando esse tpico podemos ver que mecan ismos so criados para confortar a classe trabalhadora de forma que essas lutas no se aproximem muito da burguesia, como a criao da classe mdia. Por fim mostra que a condio econmica influncia e determina a vida social das pessoas. As mudanas sociais so constantes e a preocupao em despertar o interesse, principalmente nos jovens, fundamental para uma boa formao e desenvolvimento da sociedade.

Pgina 3 de 3

Вам также может понравиться