Вы находитесь на странице: 1из 3

A morte na obra de Carlo Collodi - As Aventuras de Pinquio: histria de uma marionete

A literatura infanto juvenil surgiu com propsitos pedaggicos de passar um bom exemplo para as crianas de como se comportar, esse tipo de literatura visava educar e moldar as crianas. O surgimento de uma leitura para esse pblico alvo nasceu juntamente com uma reviso do papel da criana na sociedade, a partir do sculo XVII. Assim, essas passaram a ser vistas como dependentes do afeto e da proteo familiar, dessa forma, a literatura infanto juvenil tambm intentava proteger as crianas da realidade. Porm, ao longo do tempo essa viso de literatura infanto juvenil no prevaleceu. De acordo com Mastroberti (2007), essa literatura no passa de um rtulo que visa seus interesses econmicos, pois se encontra num mercado que produz e vende muitos livros. A autora ainda adiciona que
H que se perguntar, ento, se ao invs de nos precipitarmos em definir tal produo como um gnero, no seria mais prudente avaliar se ela no se realiza dentro de um sentido discriminatrio cultural, buscando o apartamento entre o ser jovem e o ser aduolto, como se fossem espcies diferentes. Fica a pergunta: no haver um ponto de esforo onde nos comuniquemos na mesma lngua? Por que tanto esforo em evitar uma integrao entre adultos e jovens? (MASTROBERTI, Paula)

Para Mastroberti rotular como literatura infanto juvenil determinar seu destino e, por consequncia limitar a literatura. A autora tambm afirma que no necessrio usar uma linguagem especial na literatura para crianas e jovens, pois esses tm capacidade de entender e poder tirar conhecimento das obras que leem. De acordo com Mastroberti, toda leitura assimtrica, todos somos assimtricos em relao a alguma coisa, habilidade ou experincia, no importa a idade ou ciscuntncias do leitor, o autor sempre ser assimtrico a ele. Para ilustrar as teorias de alguns autores de que as crianas conseguem lidar com temas considerados pesados, como a morte. Apresenta-se aqui o livro de Carlo Collodi As Aventuras de Pinquio Histria de uma marionete, nesta obra em contrapartida com a verso de Walt Disney, o Pinquio uma marionete cabea-dura, inflexvel e

desobediente. Apesar de no ser uma personagem malvada, Pinquio comete inmeros erros ao longo da histria devido sua desobedincia, porm ele responsvel por esses erros e toma as consequncias de todos. Em muitos momentos da obra Pinquio castigado, e neste trabalho ser analisado uma das punies que o boneco submetido: a morte. No captulo quinze, quando Pinquio corre dos assassinos que o perseguem, este v uma casinha branca e decide correr at l para pedir ajuda. Nesse momento, quem atende Pinquio a Fada e esta no abre a porta para Pinquio se esconder, pois est morta e assim, diz para Pinquio que no poder abrir a porta. Dessa forma, Pinquio pego pelos assassinos e levado para uma forca num grande carvalho, o autor ento descreve a morte de Pinquio, que se apresenta de forma mrbida e triste:
Pouco a pouco seus olhos se toldaram e, embora sentisse aproximar-se a morte, esperava ainda assim que de um momento a outro aparecesse alguma alma caridosa para ajud-lo.Porm, quando depois de muito esperar viu que ningum, ningum mesmo, voltou-lhe lembrana o seu pobre pai... [...] No teve flego para dizer mais nada. Fechou os olhos, abriu a boca, estirou as pernas e, depois de uma grande sacudidela, ficou ali como se congelado. (COLLODI, Carlo)

Analisando este trecho do livro de Collodi, percebe-se que o autor no procura poupar as crianas da realidade, ele cria uma cena bem descritiva de como Pinquio tem seus ltimos suspiros at entregar-se a morte. Apesar de Pinquio voltar a vida no captulo seguinte, a personagem toma as consequncias de suas desobedincias, foi avisado de que poderia cair nas mos de assassinos, e assim aconteceu. Essa viso de Collodi de expor o Pinquio como algum com defeitos, que erra repetidamente mas que sofre os efeitos de seus atos, pode ensinar muito mais as crianas, pois esta personagem mais realista, mais fcil de se relacionar do que, por exemplo, o Pinquio de Walt Disney, pois este sempre um bom menino, porm muito ingnuo (beirando o dbil) que sempre enganado pelas personagens trapaceiras. Portanto Carlo Collodi, aparentemente, no v as crianas como esses seres ingnuos, e estas no so. Tratando-se do tema morte, h uma personagem que deve ser mencionada, esta a Fada. Essa personagem de Collodi se apresenta de diferentes maneiras na obra, em um

momento uma menina, mulher e at ovelha. Portanto, pode-se dizer que a Fada uma personagem polimorfa, ou seja, apresenta diferentes formas, e o modo como Pinquio a reconhece sempre pelos cabelos azuis. Alm disso, pode-se adicionar que a Fada representa uma senhora da morte devido suas vrias mortes na histria. Logo, percebe-se que essa personagem sofre metamorfoses (a cada morte, desapario, a Fada sobre uma metamorfose), assim no momento em que Pinquio se torna um menino de verdade, o ciclo de metamorfoses quebrado e, dessa forma, a Fada morre, e se metamorfoseia para o plano dos sonhos saindo do plano da matria.

Referncias: COLLODI, Carlo. As aventuras de Pinquio: histria de uma marionete. Trad. Marina Colasanti; ilustraes Odilon Moraes. So Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002. MANGANELLI, Giorgio. Pinquio: um livro paralelo; trad. Eduardo Brando. So Paulo: Companhia das Letras, 2002. CAMPOS, Camila da Silva Alavarce. A IRONIA EM AS AVENTURAS DE PINQUIO, DE CARLO COLLODI: ARTE LITERARIA OU PEDAGGICA?. Uberlndia, ILEEL (Instituto de Letras e Lingustica). MASTROBERTI, Paula. Literatura infanto-juvenil: gnero, estilo ou etiqueta?. 2007.

Вам также может понравиться