Вы находитесь на странице: 1из 5

Teorias Clssicas Foram dominantes at ao final dos anos 30 e so contemporneas do desenvolvimento das primeiras grandes empresas industriais.

Coincidem com uma poca em que as tecnologias so incipientes e de grande crescimento dos mercados, criando a necessidade dum rpido desenvolvimento da capacidade de produo. neste perodo que surgem as primeiras empresas com sistemas de produo baseados no conceito de linha de produo. Todos os trabalhos realizados ( Taylor, Fayol e Max Weber) pretendem descobrir as regras ideais porque se devero reger as organizaes. O trabalho cientfico desenvolvido era orientado no sentido de revelar essas regras que serviro como normas absolutas a aplicar pelos gestores. Qualquer destas abordagens tentou desenvolver um modelo explicativo do funcionamento das organizaes, assentando a sua conceptualizao num sistema fechado isolado do meio exterior e centralizado na tecnologia operativa. A lgica dominante a procura da mxima eficincia atravs da optimizao do sistema produtivo interno. A perspectiva estritamente de produo, sendo ignorada a actuao da organizao nos diversos mercados. O grande crescimento dos mercados e o pouco desenvolvimento das tecnologias de produo utilizadas levavam a que a questo central, a nvel empresarial, fosse ser capaz de produzir. Sendo a tecnologia o aspecto central e crtico do processo produtivo no surpreende que, a nvel da conceptualizao do sistema social da organizao, estas abordagens tendam a considerar o indivduo como uma pea do maquinismo o indivduo um mero complemento da mquina que s estava presente porque a evoluo tecnolgica ainda no o tinha conseguido substituir. Todas as abordagens que se enquadram nas Teorias Clssicas assentam a sua viso da teoria das organizaes nos trs grandes princpios seguintes: Descoberta das regras ideais de funcionamento. Organizao como sistema fechado, centrado na tecnologia, cujo objectivo nico a procura de eficincia do sistema produtivo. O indivduo deve adaptar-se mquina, deve complement-la e contribuir decisivamente para a optimizao de sistema produtivo.

2.1 Administrao Cientfica ( Taylor ) Frederick W. Taylor o pai da Organizao Cientfica do Trabalho e a sua abordagem a que mais claramente se orienta para o estudo do sistema de produo fabril. Deve-se a Taylor a apresentao do primeiro livro que, de forma sistematizada e cientfica, aborda os princpios e a prtica de gesto Princpios da Gesto Cientfica publicado em 1911. De acordo com Taylor o principal objectivo das organizaes assegurar ao empregador e a cada empregado a prosperidade mxima. O conceito fundamental do taylorismo do one and only best way, ou seja, h uma e uma nica maneira de melhor executar uma tarefa. Com base neste conceito Taylor partiu para o mtodo para atingir esse objectivo, que designou por estudo de tempos e movimentos Com base neste mtodo e, no sentido de identificar uma e nica maneira de melhor executar uma tarefa, Taylor prope que qualquer tarefa, mesmo as de superviso, sejam o mais simples possveis. Este mtodo consiste na desagregao de cada tarefa de um indivduo nos seus movimentos fsicos elementares que eram cronometrados, e de seguida, tendo presente o objecto da tarefa, recompostos de forma a minimizar o tempo de execuo. Cada colaborador teria uma tarefas o menos complexas possvel e receberia instrues de algum altamente especializado, propondo, a nvel de superviso que a tarefa tradicional de um supervisor seja dividida em oito ( disciplina, conservao, abastecimento da linha,...) cada uma delas da competncia de um indivduo altamente especializado - organizao funcional do trabalho. Assim, cada colaborador labora como um autmato fazendo repetidamente tarefas extremamente simples. Taylor apenas se debrua sobre o nvel operacional e fabril das organizaes, pois para ele a coordenao interna e o relacionamento com o exterior so dispensveis. Henry Ford foi o primeiro a adoptar, em grande escala e com sucesso, os princpios organizativos do taylorismo ,tendo por fim obter grandes ganhos de eficincia Em resumo a filosofia de gesto de Taylor pode sintetizar-se nas seguintes ideias-chave:

Aplicao do mtodo cientfico para encontrara nica melhor maneira de realizar o trabalho; Seleco, de forma cientfica dos trabalhadores que melhor desempenharo a tarefa; Treino, educao e desenvolvimento dos trabalhadores de modo a melhor desempenharem as tarefas; Interaco amigvel entre os gestores e os trabalhadores, mas com uma clara separao dos deveres entre uns e outros.

2.2 Escola Anatmico-Descritiva ( Teoria Clssica Fayol) Embora com base conceptual idntica de Taylor, Henry Fayol desenvolveu a sua teoria numa perspectiva global, sendo os seus princpios que exps no seu livro Teoria Geral da Administrao que publicou em 1916, destinados organizao como um todo. Fayol vai preocupar-se fundamentalmente com a anlise da estrutura hierrquica das organizaes, pondo acento na linha de comando da qual dependeria todo o bom funcionamento organizacional. Fayol dividiu as operaes empresariais em seis funes fundamentais : comercial, tcnica, segurana, contabilidade, financeira e administrao.

A d m in is t r a o
Funo T c n ic a Funo C o m e r c ia l Funo F in a n c e ir a Funo de S egurana Funo de C o n t a b ilid a d e

Fig. 1 As funes empresariais de Fayol A Administrao ou funo administrativa engloba as funes de gesto tal como definidas por Henry Fayol planear, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Assim Henry fayol tenta assim caracterizar quais as funes de cada responsvel hierrquico definindo as funes a desempenhar pelo gestor prever, organizar, comandar, coordenar e controlar independentemente do seu nvel hierrquico, sendo este, sem dvida, o seu grande contributo para a teoria das irganizaes. Considerou tambm crucial a clareza das relaes hierrquicas bem expressa na unidade de comando cada subordinado tem um s chefe e para cada chefe inequvoco quem so as pessoas que respondem perante ele. Fayol adopta o conceito de homem-servo . Na prtica Fayol definiu um conjunto de regras a que deve obedecer a estrutura interna de qualquer organizao assentes num conjunto de 14 princpios gerais de gesto (administrao), nomeadamente: Diviso do trabalho; Autoridade; Disciplina; Unidade de comando; Unidade de Direco; Subordinao do interesse individual ao coectivo; Remunerao; Centralizao; Cadeia de Comando; Ordem; Equidade; Estabilidade de Emprego; Iniciativa.

2.3 Modelo Burocrtico da Organizao ( Max Weber) Ao contrrio de Taylor e Fayol, Max Weber no um gestor profissional, mas sim um acadmico alemo socilogo.

Weber vai aplicar s organizaes o seu mtodo de anlise que consiste na definio de um tipo ideal de organizao. A organizao weberiana, apelidada de burocracia , do tipo racionalizada em que existe predeterminao total a todos os nveis. Uma vez definidos os objectivos e actividades da organizao possvel formular um sistema de regras e de papis a serem desempenhados por todos os membros da organizao. O indivduo tem apenas de seguir comportamentos prefixados, geralmente por escrito. Tudo est definido e todas as situaes esto previstas para todas as perguntas h uma resposta. Apesar da carga negativa que existe hoje associada palavra burocracia, a Burocracia de Weber assentava num conjunto de caractersticas que so cruciais para a sua sustentabilidade e funcionalidade que ainda hoje esto presentes nas organizaes, nomeadamente: A avaliao e seleco dos funcionrios; Remunerao regular dos funcionrios Carreira Regular dos funcionrios; Separao da propriedade do cargo; Diviso do trabalho; Hierarquia da autoridade.

Uma organizao assente nos princpios de Weber tem um grande perigo: a passagem das regras de funcionamento a objectivos da organizao, sendo os verdadeiros objectivos esquecidos pelos colaboradores, e apresenta ainda vrias disfunes como o excesso de formalismo, a resistncia a mudanas, a despersonalizao do relacionamento, a super-conformidade com rotinas e procedimentos e a grande dificuldade no atendimento a cliente e conflitos com o pblico.

Вам также может понравиться