Вы находитесь на странице: 1из 72

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

Aula 12
Ol, Pessoal! Esta a ltima aula do curso de Administrao Pblica para o TCU, dedicada exclusivamente a simulados. J vou avisando, no liguem se vocs forem mal nesses simulados, pois eu peguei pesado. Eles esto num nvel de dificuldade superior ao que vocs provavelmente encontraro na prova. O objetivo disso vocs identificarem quais pontos ainda precisam de um esclarecimento maior. Vocs tambm vo encontrar coisas que no viram nas aulas, isso tambm deve ocorrer na prova, pois impossvel abranger todo o contedo do edital no curso. S no se desesperem quando isso ocorrer, usando o conhecimento que vocs adquiriram, normalmente possvel responder a questo. Gostaria de agradecer pela confiana de vocs no nosso trabalho e espero que o curso tenha atendido s expectativas de todos. Desejo uma boa prova s vocs darem o mximo de vocs que as chances j sero grandes. Vo com calma, bastante tranquilos, que vocs vo se lembrar do que estudaram. Boa aula e boa sorte!

Sumrio
1 SIMULADOS ......................................................................................................... 2 1.1 1.2 1.3 2 3 SIMULADO 1 ..................................................................................................... 2 SIMULADO 2 ..................................................................................................... 5 SIMULADO 3 ..................................................................................................... 8

GABARITOS ....................................................................................................... 10 COMENTRIOS ................................................................................................... 11 3.1 3.2 3.3 SIMULADO 1 ................................................................................................... 11 SIMULADO 2 ................................................................................................... 28 SIMULADO 3 ................................................................................................... 48

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1 Simulados
1.1 SIMULADO 1
1. A administrao burocrtica caracterstica do tipo puro de dominao racional-legal, em que o carter racional representa a coerncia em relao aos fins visados, ou seja, a realizao de um mnimo de esforos para se chegar aos objetivos.

2. Uma correta anlise da adoo da chamada Nova Gesto Pblica, pelo Brasil, revela que, com o aumento da descentralizao, visava-se reduzir o nvel de accountability a que se submeteriam os rgos reguladores.

3. Entre as principais propostas de melhoria da gesto pblica, nos dias atuais, incluem-se a profissionalizao da gesto de pessoas; a melhoria da integrao entre planejamento e oramento; a padronizao dos procedimentos e legislaes; e a preveno e combate corrupo.

4. O Estado brasileiro no incio do Sculo XX era ainda um Estado oligrquico em que uma pequena elite de senhores de terra e de polticos patrimonialistas dominavam amplamente o pas. A burocracia patrimonialista, formada por juristas e letrados que retiravam sua renda do prprio Estado, estava assentada no universalismo de procedimentos.

5. O Governo Eletrnico deve promover a centralizao e simplificao do acesso e os portais governamentais devem oferecer acesso a servios e informaes correspondentes a demandas pr-estabelecidas e vinculadas a eventos da vida dos cidados e cidads e organizaes.

6. A gesto pblica moderna apresenta um conceito importante de transparncia, que faz referncia possibilidade de o cidado ter acesso s informaes e aes do governo e de intervir em caso de verificao de fatos e atos que atentem contra os seus direitos.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 7. Governana pode ser entendida como um modelo horizontal de relao entre atores pblicos e privados no processo de elaborao de polticas pblicas.

8. As agncias executivas devem acompanhar atividades no exclusivas, por intermdio de contrato de gesto.

9. No mbito da administrao pblica indireta, o contrato de gesto o principal instrumento de controle dos resultados de uma organizao social.

10. O Sistema de Registro de Preos (SRP) representa o conjunto de procedimentos para registro formal de preos relativos prestao de servios e aquisio de bens, para contrataes futuras e deve ser usado preferencialmente quando, pelas caractersticas do bem ou servio, for necessrio realizar contrataes frequentes; a entrega dos bens ocorrer de forma parcelada; mais de um rgo precisar dos mesmos bens ou servios; ou no for possvel definir previamente a quantidade a ser demandada.

11. O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF constitui o registro cadastral do Poder Executivo Federal e mantido pelos rgos e entidades que compem o Sistema de Servios Gerais SISG. Para participar das licitaes, seja eletrnicas ou presenciais, obrigatrio que o fornecedor esteja cadastrado no SICAF.

12. No mbito da administrao pblica, o conceito de efetividade refere-se aos impactos de determinada ao ou poltica pblica.

13. O Oramento Participativo ter maior legitimidade quando forem definidas normas que estabeleam as regras de seu funcionamento e participao, eliminando possveis distores na representatividade.

14. Ao utilizar a avaliao de produto ou somativa, o auditor de um programa social est, durante o processo de implementao, provendo os gestores de informaes necessrias, a fim de promover mudanas no programa.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 15. A auditoria operacional avalia a ao governamental quanto aos aspectos da economicidade, da eficincia e da eficcia. Assim, verifica a adequao entre meios e fins, considerando o contexto econmico, poltico, social, institucional e organizacional em que a ao governamental se realiza.

a)

Questo Discursiva (CESPE/TRE-MA/2009) mercado. Para isso, Torna-se essencial dotar dotar o o Estado de de

condies para que seus governos enfrentem com xito as falhas do necessrio Estado mais governabilidade e governana; preciso, alm de garantir condies cada vez mais democrticas de govern-lo, torn-lo mais eficiente, de forma a atender as demandas dos cidados com melhor qualidade e a um custo menor. Bresser Pereira, 1998. Considerando que o texto acima tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema. EM BUSCA DA GOVERNANA DO ESTADO BRASILEIRO COMO ALICERCE PARA A CONSOLIDAO DA CIDADANIA. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes tpicos: construo da definio de governana; desafios a serem transpostos para a consolidao da governana e da cidadania.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1.2 SIMULADO 2
16. As reformas empreendidas na administrao pblica brasileira at a dcada de 1970 enfatizavam questes administrativas como o redesenho organizacional do aparelho do Estado, numa viso unilateral centrada na burocracia estatal. A partir da dcada de 1980 as reformas passam a incluir a sociedade civil como definidora do interesse pblico, colocando a nfase sobre os processos participativos de gesto.

17. Segundo o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, o setor de servios no exclusivos corresponde ao setor onde no est presente o poder de Estado, ao contrrio do setor de atividades exclusivas.

18. O princpio da eficincia na Administrao Pblica impe aos agentes pblicos o exerccio das funes pblicas de forma clere e tecnicamente adequada, mas no exige que essa atuao seja transparente e impessoal.

19. O contrato de gesto pode ser celebrado pela Administrao Pblica tanto com entidades pblicas estatais quanto com entidades pblicas no-estatais, que atuam paralelamente ao Estado e que recebem a qualificao de organizaes sociais. Em cada um desses casos, ele amplia a autonomia da entidade que ir prestar servios pblicos, em troca da responsabilizao pelo alcance de metas acordadas com o Poder Pblico.

20. O bom funcionamento da accountability horizontal depende da existncia institucional de sanes efetivas sobre os representantes, da proviso de informao adequada e plural e do interesse pela poltica disseminado nos diferentes grupos da populao.

21. O Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao, institudo em 2005 pelo Governo Lula, desenvolveu modelo de excelncia em gesto pblica voltado para o Poder Executivo Federal, que parte da premissa de que premissa de que a gesto de rgos e entidades pblicos pode e deve ser excelente, pode e deve ser comparada com padres internacionais de qualidade em gesto, mas no pode nem deve deixar de ser pblica.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 22. Em uma organizao, existem, basicamente, trs estilos de liderana: o autocrtico, voltado para o lder; o democrtico, voltado para o lder e o subordinado; e o liberal, voltado para o subordinado.

23. O modelo de gesto por competncias tem como objetivo orientar as organizaes em seus esforos para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes nveis da organizao, as competncias necessrias consecuo de seus objetivos. A partir do levantamento das competncias pessoais da organizao, identifica-se quais so as competncias essenciais necessrias para o desenvolvimento da estratgia.

24. A formao de redes apresenta como caractersticas a diferenciao e a interdependncia entre os participantes, em que o compartilhamento de informaes essencial para se formar uma relao de complementaridade. Para que as informaes sejam compartilhadas, preciso que haja uma padronizao nas formas de relacionamento.

25. As despesas com suprimento de fundos sero efetivadas por meio do Carto de Pagamento do Governo Federal, que um instrumento de pagamento, emitido em nome da unidade gestora e operacionalizado por instituio financeira autorizada, utilizado exclusivamente pelo portador nele identificado. permitida sua utilizao na modalidade de saque, desde que para despesas decorrentes de situaes especficas do rgo ou entidade, quando autorizado pelo Ministro de Estado competente, ou para atender a peculiaridades de determinados rgos essenciais.

26. Considerando que certa empresa utilize o sistema de ponto de pedido para atingir a mxima eficincia das reposies de seu estoque; que o consumo dirio de determinado item nessa empresa seja de 120 unidades; que o perodo de reabastecimento do item seja de 2 dias e que o estoque de segurana do item corresponda ao consumo de 1 dia, correto afirmar que o ponto de pedido do item em questo de 360 unidades.

27. O acompanhamento e a avaliao, de forma permanente, da poltica e da operacionalidade da gesto fiscal sero realizados por conselho de gesto fiscal. Cada esfera de governo dever instituir seu Conselho, que ser
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 6

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS constitudo por representantes de todos os Poderes, do Ministrio Pblico e de entidades tcnicas representativas da sociedade.

28. O corporativismo societrio uma forma de intermediao de interesses utilizada por governos autoritrios para cooptar as classes trabalhadoras, alcanando assim maior governabilidade.

29. Na elaborao de polticas pblicas, o gestor deve considerar que, no planejamento estratgico, a anlise dos stakeholders est contida no diagnstico do ambiente externo.

30. Os preos-sombra, que correspondem produtividade marginal dos recursos utilizados em um determinado projeto, encontram-se entre os parmetros utilizados na anlise de viabilidade dos projetos pblicos.

a)

Questo Discursiva O conceito de accountability tem sido empregado por cientistas polticos para se reportarem qualidade dos novos regimes democrticos na Amrica Latina. A teorizao acerca de diversas noes, como a de autoridade institucional, participao, cidados, contestao poltica, assume relevncia central medida que cientistas buscam ir alm dos debates sobre consolidao e procuram abordar processos por meio dos quais a renovao poltica possa ocorrer.
Brian Wanpler. Expandindo accountability atravs de instituies participativas. In: Ctia Lubambo et al. Desenho institucional e participao poltica: experincias no Brasil contemporneo. Ed. Vozes, 2005, p. 35-6 (com adaptaes).

Considerando que o trecho acima tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca das trs formas de accountability: a vertical, a horizontal e a societria. (at 20 linhas)

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1.3 SIMULADO 3
31. Na classificao do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, o Setor de servios no-exclusivos corresponde ao setor em que no est presente o poder de Estado, que atua simultaneamente com outras organizaes pblicas no-estatais e privadas. Estes servios envolvem direitos humanos fundamentais, como os da educao e da sade, ou possuem economias externas relevantes, na medida que produzem ganhos que no podem ser apropriados por esses servios atravs do mercado.

32. O consumerismo consiste em uma reorientao do gerencialismo puro, mais voltada racionalizao e tendo como ponto central a satisfao das necessidades dos cidados, consumidores de servios pblicos.

33. No Brasil, considera-se a funo tcnica comissionada como um exemplo de definio de padres de remunerao embasado em competncias, conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a postos de trabalho.

34. Governos empreendedores alteram a forma de financiamento dos rgos pblicos, concentrando-se nos resultados, enquanto os governos burocrticos privilegiam os recursos necessrios para a prestao do servios. Enquadra-se nessa nova tica o financiamento das escolas com base no nmero de crianas matriculadas.

35. A crise do Estado de Bem-Estar Social est associada a uma crise de governabilidade, em que as disfunes do modelo burocrtico retiravam da administrao pblica sua capacidade tcnica, gerencial e financeira para implementar as polticas pblicas

36. O processo de comunicao em uma organizao envolve a transmisso de uma mensagem de uma fonte por um canal e a compreenso por parte de um receptor, mesmo havendo rudos. As mensagens rotineiras devem ser transmitidas por canais fracos em riqueza, como os relatrios e boletins.

37. Por meio do Sistema Integrado de Administrao de Recursos Humanos (SIAPE), a Secretaria de Recursos Humanos, do Ministrio do Planejamento,
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 8

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Oramento e Gesto, faz a superviso, coordenao e controle dos pagamentos efetuados pelos rgos da Administrao Pblica Federal direta, autrquica, fundacional e das empresas controladas.

38. O conceito de equidade est relacionado com o de discriminao positiva, uma vez que pessoas em condies desiguais devem receber tratamento diferenciado, superando assim o conceito de igualdade.

39. A liderana transacional se baseia na autoridade, recompensando ou punindo os subordinados de acordo com o desempenho. Ela adequada para os momentos de mudana, em que deve partir de cima a iniciativa de mudar.

40. Os atores envolvidos em uma rede interorganizacional esto em situao de interdependncia, gerada pela necessidade de compartilhar recursos para atingir um objetivo comum. Ainda que seus membros representem os diferentes nveis de governo, no implica que haja um relacionamento hierrquico entre eles e cada nvel atua como unidade semiautnoma.

41. O prego eletrnico, modalidade de licitao obrigatria nas compras de bens e servios comuns do Governo Federal, funciona como um leilo reverso no qual a disputa ocorre com o envio sucessivo de lances atravs do portal www.comprasnet.gov.br. Para participar do prego eletrnico, tanto os fornecedores pessoa jurdica como pessoa fsica devem se cadastrar no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF)

42. As agncias reguladoras constituem autarquias sob regime especial, caracterizado pela independncia administrativa e mandato fixo de seus dirigentes, que so nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao do Senado Federal. Estadas entidades so dotadas de maior autonomia na contratao de bens, servios e obras, uma vez que podero utilizar a consulta e o prego, que sero disciplinados pela Agncia em regulamento prprio.

43. O Marco Lgico uma das mais difundidas metodologias utilizadas no planejamento, monitoramento e avaliao do programas e projetos. A lgica vertical dessa ferramenta consiste na lgica da interveno, segundo a qual

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS insumos e trabalho (atividades) aplicados produzem resultados, esses provocam um efeito (objetivo do projeto), que por sua vez contribui para um objetivo superior.

44. Ao utilizar a avaliao do marco zero, o auditor de um projeto social garante o mximo de proximidade s reais necessidades e expectativas dos futuros usurios, e essa avaliao deve ocorrer antes da instalao desse programa social.

45. A diferena entre a avaliao privada e a social na Anlise Custo Benefcio est na precificao dos custos e benefcios. Enquanto a primeira utiliza valores de mercado, a segunda utiliza preos-sombra, que consideram valores socialmente importantes no inseridos no preo de mercado.

a)

Questo Discursiva

O debate sobre polticas sociais no Brasil se apresenta polarizado na escolha entre dois estilos de poltica, a focalizada e a universal. Aponte os principais argumentos de cada lado desta discusso e apresente um exemplo de programa universal e um de programa focalizado. (At 20 linhas)

2 Gabaritos
1. C 2. E 3. E 4. E 5. C 6. C 7. C 8. E 9. E 10. C 11. E 12. C 13. E 14. E 15. C 16. C 17. E 18. E 19. E 20. E 21. E 22. C 23. E 24. E 25. C 26. C 27. E 28. E 29. C 30. E 31. E 32. C 33. C 34. E 35. E 36. C 37. E 38. C 39. E 40. C 41. E 42. E 43. C 44. C 45. C

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

3 Comentrios
3.1 SIMULADO 1
1. (MINHA AUTORIA) A administrao burocrtica caracterstica do tipo puro de dominao racional-legal, em que o carter racional representa a coerncia em relao aos fins visados, ou seja, a realizao de um mnimo de esforos para se chegar aos objetivos. A questo certa. Para estudar as formas de administrao pblica, primeiro temos que entender o que Weber chamava de dominao. Segundo Weber:
Dominao a probabilidade de encontrar obedincia a uma ordem de determinado contedo, entre determinadas pessoas indicveis.

Para que um Estado exista, preciso que as pessoas (dominados) aceitem a autoridade alegada pelos detentores do poder (dominadores). necessrio que os detentores do poder possuam uma autoridade reconhecida como legtima. Dominao compreende o poder de impor ao comportamento dos outros a vontade prpria. Weber fala que h trs tipos puros de dominao legtima. Quando ele fala em puros, ele se refere a tipos-ideais, ou seja, um recurso metodolgico que o cientista utiliza toda vez que necessita compreender um fenmeno formado por um conjunto histrico ou uma sequncia de acontecimentos, os quais no podem ser encontrados na realidade em seu estado puro , mas que se situam apenas no plano da abstrao terica. O tipo ideal uma abstrao, atravs da qual as caractersticas extremas desse fenmeno so definidas, de forma a fazer com que ele aparea em sua forma pura. Ideal no quer dizer que bom, mas que contm as caractersticas essenciais, puras. Como o tipo puro uma abstrao, um extremo, nenhuma organizao corresponde exatamente ao modelo puro de burocracia. Weber descreve os tipos puros de dominao com base na vigncia de sua legitimidade. Os trs tipos puros de dominao definidos por Weber so: Dominao Tradicional: o critrio para a aceitao da dominao a tradio, ou seja, os valores e crenas que se perpetuam ao longo de geraes. O Rei governa o Estado porque seu pai era rei, assim como seu av, seu bisav, etc. Fundamenta-se na crena da inviolabilidade daquilo que foi assim desde sempre, a crena na rotina de todos os dias como uma inviolvel norma de conduta.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Dominao Carismtica: a que tem por origem o carisma, uma qualidade extraordinria e indefinvel de uma pessoa. Weber define carisma como:
Uma qualidade pessoal considerada extracotidiana e em virtude da qual se atribuem a uma pessoa poderes ou qualidades sobrenaturais, sobrehumanos ou, pelo menos, extracotidianos especficos ou ento se a toma como enviada por Deus, como exemplar e, portanto, como lder.

Dominao Racional-Legal: o critrio da dominao a lei, o estatuto criado com base em regras racionalmente criadas. Obedece-se s regras e no pessoa. A burocracia moderna, para Weber, a forma de organizao do Estado prpria dos regimes em que predomina a dominao racional-legal.

Segundo Bresser Pereira:


Se adotarmos uma definio curta e perfeitamente enquadrada dentro dos moldes da filosofia aristotlica, diremos que uma organizao ou burocracia um sistema social racional, ou um sistema social em que a diviso do trabalho racionalmente realizada tendo em vista os fins visados.

Detalhando melhor esta definio, o autor diz que o critrio que diferencia o ato racional do irracional sua coerncia em relao aos fins visados. Um ato ser racional na medida em que representar o meio mais adaptado para se atingir determinado objetivo, na medida em que sua coerncia em relao a seus objetivos se traduzir na exigncia de um mnimo de esforos para se chegar a esses objetivos. Isso significa que a burocracia evoluiu como uma forma de se buscar maior eficincia nas organizaes. Isso mesmo! Apesar de considerarmos o termo burocrtico quase como um antnimo de eficincia, no seu cerne ele nasceu como a racionalizao das atividades com o objetivo de aumentar a eficincia. Tanto que no Governo Vargas, que implantou o modelo burocrtico no Brasil, haviam comisses de eficincia nos ministrios. Gabarito: C.

2. (ESAF/AFRFB/2010) Uma correta anlise da adoo da chamada Nova Gesto Pblica, pelo Brasil, revela que, com o aumento da descentralizao, visava-se reduzir o nvel de accountability a que se submeteriam os rgos reguladores. O conceito de accountability abrange pelo menos trs aspectos:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Elementos do Cocneito de Accountability Obrigao em prestar contas Responsabilizao pelos atos e resultados Responsividade

O termo accountability abrange a relao entre o administrador pblico, encarregado da gerncia dos bens da coletividade, e a sociedade civil. Como ele administra bens pertencentes a terceiros, deve prestar contas desta administrao. Contudo, o termo utilizado no somente para referir-se ao ato de prestao de contas por parte das autoridades pblicas, como tambm engloba as reivindicaes decorrentes dos cidados quando julgarem que a atividade estatal encontra-se deficiente em determinado aspecto. O segundo aspecto a responsabilizao do administrador pblico pelos seus atos e pelos resultados alcanados. A administrao gerencial busca a gesto por resultados, ou seja, transfere o foco do controle do processo para o desempenho, passando de um controle a priori para um a posteriori. Portanto, o administrador pblico deve responder no s em termos de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, mas tambm em termos de eficincia. J a responsividade refere-se sensibilidade dos representantes vontade dos representados; ou, dito de outra forma, disposio dos governos de adotarem as polticas preferidas por seus governados. Podemos dizer, ento, que a accountability engloba a responsividade. A questo errada. A descentralizao tem como objetivo aproximar a sociedade da gesto dos servios pblicos, transferindo para os estados e municpios as decises sobre as polticas pblicas. Isso ir permitir uma maior participao e controle da sociedade, aumentando assim a accountability. Gabarito: E.

3. (CESPE/EBC/2011) Entre as principais propostas de melhoria da gesto pblica, nos dias atuais, incluem-se a profissionalizao da gesto de pessoas; a melhoria da integrao entre planejamento e oramento; a padronizao dos procedimentos e legislaes; e a preveno e combate corrupo.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A questo errada. Estas so medidas da administrao burocrtica, atualmente os problemas da gesto pblica so outros: fortalecer a accountabiliy e a transparncia, permitir maior participao da sociedade, ampliar a autonomia e flexibilidade da gesto, proporcionar servios que considerem as necessidades individuais, ampliar a eficincia, eficcia e efeitividade, aumentar a integrao entre as diferentes esferas governamentais, coordenar redes de governana formadas por atores pblicos, privados e do terceiro setor, entre outros. Gabarito: E.

4. (MINHA AUTORIA) O Estado brasileiro no incio do Sculo XX era ainda um Estado oligrquico em que uma pequena elite de senhores de terra e de polticos patrimonialistas dominavam amplamente o pas. A burocracia patrimonialista, formada por juristas e letrados que retiravam sua renda do prprio Estado, estava assentada no universalismo de procedimentos. Em concursos, podemos dizer que nada se cria, tudo se copia. A maior parte das questes de Administrao Pblica tirada de artigos e livros de autores consagrados. O campeo como fonte de questes o Luiz Carlos BresserPereira. E um texto que o CESPE geralmente gosta de usar Do Estado Patrimonial ao Gerencial, disponvel no site: http://www.bresserpereira.org.br/papers/2000/00-73EstadoPatrimonialGerencial.pdf Nesse texto, o autor faz uma anlise da evoluo da administrao pblica no Brasil desde o incio do Sculo XX. Segundo Bresser:
O Estado brasileiro de 1900 ainda um Estado oligrquico em que uma pequena elite de senhores de terra e de polticos patrimonialistas dominavam amplamente o pas. Ningum descreveu melhor do que Raymundo Faoro, em Os Donos do Poder (1957/75) esse Estado, usando o conceito weberiano de burocracia patrimonial ou patrimonialista. Para Faoro o poder poltico do Estado est concentrado em um estamento aristocrticoburocrtico de juristas, letrados, e militares, que derivam seu poder e sua renda do prprio Estado.

A expresso burocracia patrimonialista se refere ao grupo de pessoas que dominava o Estado de forma patrimonialista no incio do sculo XX. Tambm usada a expresso estamento burocrtico para designar este mesmo grupo. Um ponto importante sabermos distinguir entre a administrao burocrtica

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS do modelo racional-legal de Weber e o termo burocracia. Este surgiu da juno da palavra francesa bureau (escritrio) com a palavra grega krtos (poder) e usado desde o sculo XVIII para se referir s reparties pblicas. Assim, quando a questo fala em estamento burocrtico, no devemos associ-lo ao modelo racional-legal, mas sim ao grupo de burocratas que controlava o Estado durante o perodo patrimonialista. O estamento se diferencia da classe social porque, nessa, o critrio de pertencimento o econmico, enquanto no estamento social, de status, prestgios. Classe para Weber o conjunto de pessoas que tem a mesma posio diante do mercado. H dois tipos bsicos de classes, as que tm algum tipo de bem e as que no tem algum tipo de bem. Mas as classes tambm se diferenciam pela qualidade dos bens possudos. J o estamento est ligado esfera social, que capaz de gerar comunidade. Estamento um grupo social cuja caracterstica principal a conscincia do sentido de pertencimento ao grupo. A luta por uma identidade social o que caracteriza um estamento. Uma das diferenas entre classe e estamento, que nas sociedades estamentais h pouca mobilidade social. Raymundo Faoro afirma que a sociedade brasileira patrimonialista no se organizava, seno subsidiariamente, em classes. A separao primordial davase entre estamento burocrtico e o restante da sociedade, incluindo neste resto as camadas proprietrias ou no. O princpio do universalismo de procedimentos defende o tratamento igualitrio perante a lei. A administrao pblica no deve fazer discriminaes positivas ou negativas no atendimento aos administrados. A questo errada porque no patrimonialismo este princpio desrespeitado. Gabarito: E.

5. (MINHA AUTORIA) O Governo Eletrnico deve promover a centralizao e simplificao do acesso e os portais governamentais devem oferecer acesso a servios e informaes correspondentes a demandas prestabelecidas e vinculadas a eventos da vida dos cidados e cidads e organizaes. O Governo Eletrnico caracteriza-se pela utilizao de informao e comunicao para melhorar a gesto da administrao pblica e aprimorar os servios oferecidos aumentando a eficincia e a eficcia da gesto pblica alm
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br

tecnologias de informao na aos cidados, de incrementar


15

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS substantivamente a transparncia do setor pblico e a transparncia do cidado nas suas relaes com o Estado. Para o Banco Mundial, e-gov refere-se ao uso, por agncias governamentais, de tecnologias de informao (como redes de longa distncia, Internet e computao mvel) capazes de transformar as relaes com o cidado, empresas e outras unidades de governo. De acordo com o National Audit Office (NAO), entidade de fiscalizao superior equivalente ao TCU no Reino Unido, governo eletrnico significa prover acesso pblico via Internet a informaes sobre os servios oferecidos pelos departamentos centrais do governo e suas agncias, habilitando o pblico conduo e concluso de transaes para tais servios. A Organizao das Naes Unidas (ONU) define e-gov como a utilizao da Internet e da web para ofertar informaes e servios governamentais aos cidados. No Brasil, temos o Programa Governo Eletrnico, que traa as diretrizes para a tuilizao da tecnologia da informao. Este programa possui um documento de referncia, disponvel no site: www.governoeletronico.gov.br O governo eletrnico est sendo implementado segundo sete princpios, que so adotados como referncia geral para estruturar as estratgias de interveno, adotadas como orientaes para todas as aes de governo eletrnico, gesto do conhecimento e gesto da TI no governo federal. So eles: 1. Promoo da cidadania como prioridade; 2. Indissociabilidade entre incluso digital e o governo eletrnico; 3. Utilizao do software livre como recurso estratgico; 4. Gesto do Conhecimento como instrumento articulao e gesto das polticas pblicas; 5. Racionalizao dos recursos; 6. Adoo de polticas, normas e padres comuns; 7. Integrao com outros nveis de governo e com os demais poderes. Dentro do primeiro princpio, defende-se que os stios e servios on-line do Governo Federal devem ser estruturados de acordo com os assuntos de interesse e perfil do pblico-alvo. Assim:
O governo eletrnico deve promover a centralizao e simplificao do acesso. Assim, os portais governamentais devem conter acesso no

estratgico

de

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


somente a servios e informaes providos pelo rgo ou nvel de governo, mas tambm por outras instncias estatais.

Alm disso, ainda dentro do primeiro princpio, os servios on-line devem ser oferecidos com base nos eventos da vida do cidado. Por isso que:
Os portais governamentais devem ser estruturados predominantemente pelas demandas dos indivduos e eventos da linha da vida, ou seja, devem oferecer acesso a servios e informaes correspondentes a demandas prestabelecidas e vinculadas a eventos da vida dos cidados e cidads e organizaes. Para tanto, devem ser organizados por agrupamentos lgicos de informao e aplicaes destinados a atender categorias de necessidades dos usurios, em substituio ao critrio departamental.

O que podemos concluir destas duas diretrizes que a organizao dos stios do governo federal deve levar em considerao as demandas dos cidados, e no ser realizada de forma departamentalizada, com cada rgo trabalhando de forma independente. Deve haver centralizao e simplificao do acesso para permitir que as pessoas encontrem num lugar s diversos servios de que necessitam. Alm disso, deve-se levar em considerao os servios que as pessoas demandam em determinados momentos de suas vidas. Gabarito: C.

6. (CESPE/EBC/2011) A gesto pblica moderna apresenta um conceito importante de transparncia, que faz referncia possibilidade de o cidado ter acesso s informaes e aes do governo e de intervir em caso de verificao de fatos e atos que atentem contra os seus direitos. A questo certa. A transparncia no se resume mais apenas a publicidade dos atos pblicos. Alm do acesso do cidado s informaes, privilegia-se que este exera o controle social com poder de interferir sobre a gesto pblica, com instrumentos como a ao popular, na defesa de seus direitos. Gabarito: C.

7. (ESAF/AFRFB/2010) Governana pode ser entendida como um modelo horizontal de relao entre atores pblicos e privados no processo de elaborao de polticas pblicas. A questo certa. Segundo Leonardo Secchi (2009):
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 17

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


A interpretao de governana adotada neste artigo a derivada das cincias polticas e administrao pblica, como um modelo horizontal de relao entre atores pblicos e privados no processo de elaborao de polticas pblicas

Vimos que o conceito de governana vem passando por uma transformao, deixando de se restringir aos aspectos gerenciais e administrativos do Estado, para abranger aspectos ligados cooperao entre os diversos atores e a capacidade destes em trabalharem juntos. A discusso mais recente do conceito de governana ultrapassa o marco operacional para incorporar questes relativas a padres de articulao e cooperao entre atores sociais e polticos e arranjos institucionais que coordenam e regulam transaes dentro e atravs das fronteiras do sistema econmico. Com a ampliao do conceito de governana fica cada vez mais imprecisa sua distino daquele de governabilidade. Gabarito: C.

8. (CESPE/SECONT/2009) As agncias executivas devem acompanhar atividades no exclusivas, por intermdio de contrato de gesto. As agncias executivas so autarquias ou fundaes que exercem atividades exclusivas e que, aps a celebrao de um contrato de gesto recebem uma qualificao especial que lhes confere maior autonomia na gesto. A questo errada. Ela super confusa. No fala que as agncias executivas executam atividades no-exclusivas, mas sim que acompanham. Elas at podem fazer isso, pois uma autarquia que fiscalize, por exemplo, servios de sade, cultura ou educao pode vir a ser uma agncia executiva. Mas esse acompanhamento no ser feito por contrato de gesto, esse regula a relao da autarquia ou fundao com seu Ministrio. Gabarito: E.

9. (CESPE/AGUADM/2010) No mbito da administrao pblica indireta, o contrato de gesto o principal instrumento de controle dos resultados de uma organizao social. Segundo a Lei 9.637 de 2000:
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 18

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Art. 1 O Poder Executivo poder qualificar como organizaes sociais pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade, atendidos aos requisitos previstos nesta Lei. Art. 5 Para os efeitos desta Lei, entende-se por contrato de gesto o instrumento firmado entre o Poder Pblico e a entidade qualificada como organizao social, com vistas formao de parceria entre as partes para fomento e execuo de atividades relativas s reas relacionadas no art. 1.

As organizaes sociais so pessoas de direito privado, sem fins lucrativos, que recebem essa qualificao do poder pblico para executarem servios noexclusivos por meio de um contrato de gesto. A questo errada porque as OS no fazem parte da administrao indireta. Gabarito: E.

10. (MINHA AUTORIA) O Sistema de Registro de Preos (SRP) representa o conjunto de procedimentos para registro formal de preos relativos prestao de servios e aquisio de bens, para contrataes futuras e deve ser usado preferencialmente quando, pelas caractersticas do bem ou servio, for necessrio realizar contrataes frequentes; a entrega dos bens ocorrer de forma parcelada; mais de um rgo precisar dos mesmos bens ou servios; ou no for possvel definir previamente a quantidade a ser demandada. O sistema de registro de preos uma das melhores formas de agilizao nas compras pblicas, pois permite planejar a compra de bens, por preos previamente selecionados em concorrncia pblica, em at doze meses. Essa economia procedimental, mediante uma nica licitao, a sua principal vantagem, evitando-se a realizao de vrios certames e eventuais recursos que dificultam o planejamento administrativo. Esse sistema de compra permite unidade adquirir bens de acordo com suas necessidades, evitando grandes estoques. Segundo a Lei 8.666/93:
Art. 15. As compras, sempre que possvel, devero: II - ser processadas atravs de sistema de registro de preos; 1 O registro de preos ser precedido de ampla pesquisa de mercado. 2 Os preos registrados sero publicados orientao da Administrao, na imprensa oficial. trimestralmente para

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


3 O sistema de registro de preos ser regulamentado por decreto, atendidas as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condies: I - seleo feita mediante concorrncia; II - estipulao prvia do sistema de controle e atualizao dos preos registrados; III - validade do registro no superior a um ano. 4 A existncia de preos registrados no obriga a Administrao a firmar as contrataes que deles podero advir, ficando-lhe facultada a utilizao de outros meios, respeitada a legislao relativa s licitaes, sendo assegurado ao beneficirio do registro preferncia em igualdade de condies. 5 O sistema de controle originado no quadro geral de preos, quando possvel, dever ser informatizado. 6 Qualquer cidado parte legtima para impugnar preo constante do quadro geral em razo de incompatibilidade desse com o preo vigente no mercado.

As compras, sempre que possvel, devem ser processadas atravs do sistema de registro de preos. No se trata de uma modalidade de licitao, mas uma ferramenta que facilita as compras da administrao. O Sistema de Registro de Preos (SRP) permite reduo de custos operacionais e otimizao dos processos de contratao de bens e servios pela Administrao. Ser sempre precedido de ampla pesquisa de mercado. Serve para compras e contratao de servios preferencialmente quando:
Art. 2 Ser adotado, preferencialmente, o SRP nas seguintes hipteses: I - quando, pelas caractersticas do bem ou servio, houver necessidade de contrataes frequentes; II - quando for mais conveniente a aquisio de bens com previso de entregas parceladas ou contratao de servios necessrios Administrao para o desempenho de suas atribuies; III - quando for conveniente a aquisio de bens ou a contratao de servios para atendimento a mais de um rgo ou entidade, ou a programas de governo; e IV - quando pela natureza do objeto no for possvel definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administrao. Pargrafo nico. Poder ser realizado registro de preos para contratao de bens e servios de informtica, obedecida a legislao vigente, desde que devidamente justificada e caracterizada a vantagem econmica.

Gabarito: C.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 11. (MINHA AUTORIA) O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF constitui o registro cadastral do Poder Executivo Federal e mantido pelos rgos e entidades que compem o Sistema de Servios Gerais SISG. Para participar das licitaes, seja eletrnicas ou presenciais, obrigatrio que o fornecedor esteja cadastrado no SICAF. O SICAF um dos mdulos do SIASG: Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF: Registro cadastral nico, cujo objetivo habilitar pessoas fsicas e jurdicas cadastradas no Sistema, mediante a apresentao da documentao estipulada nos incisos I, III e IV do art. 27, quando for o caso, combinados com os arts. 28, 29 e 31, todos da Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993, possibilitando a anlise quanto habilitao jurdica, regularidade fiscal e qualificao econmico-financeira.

A questo errada porque a obrigatoriedade de cadastramento no sistema somente para o prego eletrnico. Segundo o Decreto 5.450/2005:
2 No caso de prego promovido por rgo integrante do SISG, o credenciamento do licitante, bem assim a sua manuteno, depender de registro atualizado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF.

Segundo o site do comprasnet:


Nas licitaes presenciais (Prego Presencial e outras modalidades de licitaes presenciais da Lei n 8.666/93) obrigatrio estar cadastrado no SICAF? Resposta: No, o fornecedor no obrigado a estar cadastrado no SICAF. Ele poder apresentar os documentos exigidos para habilitao ao Pregoeiro ou Presidente de Comisso e se habilitado ser concedido um prazo para a sua regularizao no SICAF.

O fornecedor no precisa estar cadastrado no SICAF para participar da licitao. Porm, caso vena o certame, a contratao tem como condio o cadastramento no sistema, mesmo que seja por dispensa ou inexigibilidade:
Haver obrigatoriedade contrato? de cadastramento no SICAF quando houver

Resposta: Sim, o seu cadastramento dever ser feito pela Administrao, antes da contratao, mesmo que seja aquisio por dispensa ou inexigibilidade.

Gabarito: E.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 21

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 12. (CESPE/EBC/2011) No mbito da administrao pblica, o conceito de efetividade refere-se aos impactos de determinada ao ou poltica pblica. Vamos rever os conceitos das dimenses do desempenho, segundo o MPOG: Eficincia: uso otimizado, com economia e qualidade, dos bens e recursos empregados na implementao das aes. Eficcia: capacidade de alcance das metas previstas; Efetividade: correspondncia entre os resultados da implantao de um programa e o alcance dos seus objetivos, tendo como referncia os impactos na sociedade;

Assim, podemos dizer que a EFICINCIA a racionalizao no uso dos insumos. A eficincia alcanada quando os insumos so manipulados de forma adequada para atingir os produtos. A EFICCIA consiste no grau de alcance das METAS programadas em um determinado perodo de tempo, independentemente dos custos implicados. Quanto mais alto o grau de realizao dos objetivos e metas, mais a organizao eficaz. A EFETIVIDADE observa se houve algum IMPACTO resultante da ao governamental. No basta chegar ao produto, alcanando as metas, preciso que ele produza alguma alterao na sociedade. A questo certa. Gabarito: C.

13. (MINHA AUTORIA) O Oramento Participativo ter maior legitimidade quando forem definidas normas que estabeleam as regras de seu funcionamento e participao, eliminando possveis distores na representatividade. De acordo com Avritzer, o Oramento Participativo se baseia em quatro elementos, quais sejam: a cesso da soberania pelos detentores dos cargos eletivos do poder executivo, pela criao de um conjunto de espaos participativos (assembleias regionais e temticas) nos quais todos os cidados podem participar com igual poder de deliberao;

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS a articulao da participao local ou direta, por intermdio das assembleias regionais, com mecanismos de delegao, mediante escolha de delegados e conselheiros nas esferas de representao regional e municipal; a autodeterminao na formulao das regras e critrios de participao e distribuio de recursos, vinculando o OP a uma tradio de reconstituio de uma gramtica social participativa na qual as regras da deliberao so determinadas pelos prprios participantes; o objetivo de promoo da reverso das prioridades na distribuio dos recursos pblicos, privilegiando os setores mais carentes da populao.

Segundo o autor:
Em terceiro lugar, o OP baseia-se no princpio da auto-regulao soberana, isso , a participao envolve um conjunto de regras que so definidas pelos prprios participantes, vinculando o OP a uma tradio de reconstituio de uma gramtica social participativa na qual as regras da deliberao so determinadas pelos prprios participantes.

Portanto, a questo errada porque o OP baseado no princpio da autoregulao soberana, sendo os prprios participantes que definem suas regras. Segundo a Prefeitura de Porto Alegre:
A auto-regulao uma marca fundamental do Oramento Participativo. A cada ano, os participantes analisam o Regimento Interno e o modificam, garantindo um processo dinmico e em constante aperfeioamento.

Gabarito: E.

14. (CESPE/SECONT/2009) Ao utilizar a avaliao de produto ou somativa, o auditor de um programa social est, durante o processo de implementao, provendo os gestores de informaes necessrias, a fim de promover mudanas no programa. Segundo Chianca: Avaliao do marco zero: ocorre antes da instalao de um determinado programa e serve para orientar a equipe responsvel por ele no planejamento das aes, garantindo o mximo de proximidade s reais necessidades e expectativas dos futuros usurios. Avaliao de processo ou formativa: tem como objetivo prover informaes essenciais sobre um determinado programa para que os
www.pontodosconcursos.com.br 23

Prof. Rafael Encinas

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS gestores possam introduzir mudanas a fim de melhor-lo ainda durante seu processo de implementao. Avaliao de produto ou somativa: conduzida aps o trmino de um programa ou projeto, servindo basicamente para julgar o mrito e a relevncia de um programa ou projeto em relao a determinados critrios.

A questo errada porque avaliao somativa ocorre depois que um programa j foi implementado. S tomem cuidado, pois a maioria dos autores associa a avaliao ex post tambm como posterior, porm alguns autores afirmam que ela ocorre durante, e o CESPE j deu isso como certo. Gabarito: E.

15. (CESPE/MC/2008) A auditoria operacional avalia a ao governamental quanto aos aspectos da economicidade, da eficincia e da eficcia. Assim, verifica a adequao entre meios e fins, considerando o contexto econmico, poltico, social, institucional e organizacional em que a ao governamental se realiza. A Constituio Federal de 1988 afirma que:
Art. 70. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

por causa desse operacional que no Brasil damos o nome de auditoria operacional ao invs de auditoria de desempenho (performance audit), como faz o restante do mundo. A incluso da fiscalizao operacional foi uma inovao da CF88, que privilegiou, alm da fiscalizao do estrito cumprimento da legislao, a verificao efetividade, eficcia e eficincia da gesto dos recursos pblicos, adentrando aspectos ligados ao mrito das decises dos gestores da Administrao. Assim, no basta verificar se a despesa cumpriu as formalidades legais e sim se a gesto de recursos foi efetiva, eficaz e eficiente. Sob essa ptica, as polticas pblicas so examinadas mediante um controle dos procedimentos empregados pelo rgo Pblico, adentrando-se na anlise
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 24

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS das prioridades definidas distribuio oramentria e at dos meios que so utilizados para serem colocadas em prtica, exigindo-se a racionalizao na alocao dos recursos para as reas sociais. Competiria, assim, precipuamente, ao Tribunal de Contas examinar o cumprimento das diretrizes, metas e objetivos do oramento. O controle de natureza operacional se realiza durante o andamento da poltica pblica, constatando a legalidade da despesa e a aferio do cumprimento dos objetivos estabelecidos nos planos de governo, objetivando o aperfeioamento do programa e o cumprimento dos fins dessa poltica, e no a punio do agente pblico. Segundo Torres
O controle da legitimidade exige tambm o controle de gesto, a anlise de resultados e a apreciao da justia e do custo/benefcio, a ver se o cidado realmente obtm a contrapartida do seu sacrifcio econmico.

Assim, podemos diferenciar dois tipos de auditorias: as de regularidade e as operacionais. Segundo as Normas de Auditoria do TCU: Auditorias de regularidade: objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gesto dos responsveis sujeitos jurisdio do Tribunal, quanto aos aspectos contbil, financeiro, oramentrio e patrimonial. Compem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contbeis; Auditorias operacionais: objetivam examinar a economicidade, eficincia, eficcia e efetividade de organizaes, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeioamento da gesto pblica.

Essa diferenciao est refletida na misso do TCU:


Assegurar a efetiva e regular gesto dos recursos pblicos, em benefcio da sociedade.

Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TCU:


Auditoria operacional o exame independente e objetivo da economicidade, eficincia, eficcia e efetividade de organizaes, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeioamento da gesto pblica.

A Intosai afirma que as auditorias operacionais buscam responder a duas questes principais: 1) As coisas esto sendo feitas da forma correta? 2) As coisas certas esto sendo feitas?

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A primeira pergunta est associada a uma perspectiva mais normativa, se o gestor observou as regras ou os requisitos estabelecidos. De modo a estender a anlise, a pergunta pode ser reformulada no sentido de avaliar se as atividades executadas so as mais apropriadas. A questo certa. A segunda parte est na definio de avaliao de processos, de Ernest Cohen:
a verificao da adequao entre meios e fins, considerando o contexto econmico, poltico, social, institucional e organizacional em que a ao governamental se realiza.

Gabarito: C.

a)

Questo Discursiva

(CESPE/TRE-MA/2009) Torna-se essencial dotar o Estado de condies para que seus governos enfrentem com xito as falhas do mercado. Para isso, necessrio dotar o Estado de mais governabilidade e governana; preciso, alm de garantir condies cada vez mais democrticas de govern-lo, torn-lo mais eficiente, de forma a atender as demandas dos cidados com melhor qualidade e a um custo menor. Bresser Pereira, 1998. Considerando que o texto acima tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema. EM BUSCA DA GOVERNANA DO ESTADO BRASILEIRO COMO ALICERCE PARA A CONSOLIDAO DA CIDADANIA. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes tpicos: construo da definio de governana; desafios a serem transpostos para a consolidao da governana e da cidadania.

Vimos que o conceito de governana vem passando por reformulaes, deixando de olhar apenas para o aspecto tcnico da gesto para abranger questes de cunho poltico relacionadas com a participao da sociedade nas decises governamentais. Assim, a legitimidade passa a fazer tambm do conceito de governana, entendendo-se aqui que as decises e aes

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS governamentais so legtimas porque permitiram que a sociedade participasse delas. Outro ponto importante que a governana envolve a atuao conjunta de diferentes atores na implementao de polticas pblicas, a capacidade de gesto integrada, de formao de redes de polticas pblicas que atuam coordenadamente gerando resultados positivos para a sociedade. Esses so aspectos que deveriam constar da resposta de vocs, principalmente porque a questo fala bastante em cidadania. No toa que ela usa o termo mais de uma vez. Atualmente, a governana exige a participao da sociedade e a construo de canais que permitam que o cidado controle as polticas pblicas. No podemos mais falar em governana dissociada de cidadania. Os desafios para construo da governana so aqueles que ns j vimos na gesto de redes. Vamos rever os problemas na gesto de redes enumerados pela Snia Maria Fleury Teixeira:

Problemas nas redes de polticas pblicas

As redes de polticas apresentariam novos desafios para garantir a rendio


de contas (accountability) em relao ao uso dos recursos pblicos, pelo fato de envolverem numerosos participantes governamentais e privados;

O processo de gerao de consensos e negociao pode ser demasiadamente


lento criando dificuldades para enfrentar questes que requerem uma ao imediata;

As metas compartilhadas no garantem a eficcia no cumprimento dos


objetivos j que as responsabilidades so muito diludas;

A dinmica flexvel pode terminar afastando os participantes dos objetivos


iniciais ou comprometer a ao da rede pela desero de alguns atores em momentos cruciais;

Os critrios para participao na rede no so explcitos e universais e


podem provocar marginalizao de grupos, instituies, pessoas e mesmo regies, podendo deixar a poltica apenas nas mos de uma elite;

As dificuldades de controle e coordenao das interdependncias tende a


gerar problemas gesto das redes.

Os desafios so relacionados com a coordenao de diferentes atores numa mesma poltica, conciliando a autonomia com a necessidade de cumprimento

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS de metas, garantir a accountability, conciliar eficincia com processos de negociao e consenso que normalmente so lentos. Vamos ver um modelo de resposta:

O conceito de governana tem sido reformulado nos ltimos anos. Antes, o termo era associado com a capacidade gerencial, financeira e tcnica de um determinado governo em implementar as polticas pblicas. Hoje, o conceito precisou se adequar nova realidade de gesto em redes, sendo entendida como a capacidade de atuao conjunto dos rgos governamentais com atores privados e do terceiro setor. A gesto em redes traz uma srie de desafios para a governana. O primeiro deles a dificuldade em garantir a accountability, pois a responsabilidade fica diluda. O segundo a necessidade de coordenao numa estrutura de gesto flexvel, com ampla autonomia dos atores. O terceiro a necessidade de permitir a participao da sociedade nas decises. A governana no pode mais ser vista dissociada da cidadania. A legitimidade, historicamente associada com o conceito de governabilidade, passa tambm a integrar a governana porque as decises so legtimas na medida em que permitem o controle social. No se aceita mais o insulamento burocrtico, as decises no so as melhores porque so tomadas por tcnicos, mas sim porque atendem ao interesse coletivo.

3.2 SIMULADO 2
16. (MINHA AUTORIA) As reformas empreendidas na administrao pblica brasileira at a dcada de 1970 enfatizavam questes administrativas como o redesenho organizacional do aparelho do Estado, numa viso unilateral centrada na burocracia estatal. A partir da dcada de 1980 as reformas passam a incluir a sociedade civil como definidora do interesse pblico, colocando a nfase sobre os processos participativos de gesto.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Tnia Keinert afirma que a Administrao Pblica no Brasil passou por dois paradigmas. De 1937 a 1979 o paradigma era o do Pblico como estatal. Era uma viso centrada no aparelho do Estado de maneira unilateral, numa situao de inexistncia ou negao da sociedade civil. A partir de 1979, com a crise do Estado, que as atenes voltam-se para a sociedade e o pblico passa a ser entendido como interesse pblico. Ana Paula Paes de Paula tambm diferencia estes dois perodos e afirma que as reformas anteriores dcada de 1970 se caracterizavam pela nfase nos meios e tcnicas administrativas, fazendo com que as dimenses econmicafinanceira e institucional-administrativa sobrepujassem a dimenso sociopoltica. J a reforma dos anos 1990 se singulariza justamente pela incluso dessa dimenso no seu debate, mas a forma como os atores polticos abordam tal dimenso no unnime. Ao analisar esse contexto histrico, a autora identifica dois projetos polticos em desenvolvimento e disputa. De um lado est a administrao pblica gerencial, que se alinha ao movimento internacional de reforma do Estado e utiliza como referenciais as experincias do Reino Unido e dos Estados Unidos. De outro lado, est a administrao pblica societal, que herdou as ideias e propostas dos movimentos contra a ditadura e pela redemocratizao no Brasil nas dcadas de 1970 e 1980. O tema da insero da participao popular na gesto pblica o cerne dessa vertente, que se inspira nas experincias alternativas de gesto pblica realizadas no mbito do poder local no Brasil, como os conselhos gestores e o oramento participativo. Gabarito: C.

17. (MINHA AUTORIA) Segundo o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, o setor de servios no exclusivos corresponde ao setor onde no est presente o poder de Estado, ao contrrio do setor de atividades exclusivas. O PDRAE diferenciou quatro setores de organizao do Estado. Ncleo Estratgico; Atividades Exclusivas; Servios No-Exclusivos; Produo de bens e servios para o mercado;

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Os Servios No-Exclusivos foram definidos da seguinte forma: Corresponde ao setor onde o Estado atua simultaneamente com outras organizaes pblicas no-estatais e privadas. As instituies desse setor no possuem o poder de Estado Este, entretanto, est presente porque os servios envolvem direitos humanos fundamentais, como os da educao e da sade, ou porque possuem economias externas relevantes, na medida que produzem ganhos que no podem ser apropriados por esses servios atravs do mercado. As economias produzidas imediatamente se espalham para o resto da sociedade, no podendo ser transformadas em lucros. So exemplos deste setor: as universidades, os hospitais, os centros de pesquisa e os museus. A questo errada porque nos servios no-exclusivos as instituies no so dotadas do poder de Estado, mas este est presente, uma vez que estes servios envolvem direitos humanos fundamentais. Por isso, o Estado no pode se retirar totalmente destes servios e passou a adotar a publicizao como forma de transferncia deles para a iniciativa privada. Segundo o PDRAE:
Finalmente, atravs de um programa de publicizao, transfere-se para o setor pblico no-estatal a produo dos servios competitivos ou noexclusivos de Estado, estabelecendo-se um sistema de parceria entre Estado e sociedade para seu financiamento e controle.

Gabarito: E.

18. (MINHA AUTORIA) O princpio da eficincia na Administrao Pblica impe aos agentes pblicos o exerccio das funes pblicas de forma clere e tecnicamente adequada, mas no exige que essa atuao seja transparente e impessoal. A questo errada. O princpio da eficincia no estava na redao original do art. 37, ele foi includo pela Emenda Constitucional 19/98, que teve origem no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Hely Lopes Meireles fala na eficincia como um dos deveres da Administrao Pblica, definindo-o como:
O que se impe a todo agente pblico de realizar suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento funcional. o mais moderno princpio da funo administrativa, que j no se contenta em ser desempenhada

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o servio pblico e satisfatrio atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.

No concurso da Advocacia Geral da Unio de 2004, o CESPE cobrou a seguinte quest:. 1. (CESPE/AGU/2004) A transparncia e a desburocratizao so, entre outras, obrigaes do Estado decorrentes do princpio da eficincia. Esta questo foi dada como certa. Neste concurso o CESPE fez algo que deveria fazer em todos os demais: explicou no s porque alterou ou anulou questes, mas tambm porque manteve o gabarito de algumas que foram alvo de recursos. A justificativa para a manuteno deste gabarito foi:
As caractersticas citadas na assertiva so do princpio da eficincia, apontadas por Alexandre de Moraes, Direito Constitucional, 15.ed. So Paulo: Atlas, 2004, pp. 321-322. O fato de a transparncia ser tambm caracterstica do princpio da publicidade no invalida a veracidade da assertiva, como tambm a existncia de outras caractersticas do princpio da eficincia no a invalida, uma vez que esta traz a expresso entre outras.

Segundo Alexandre de Moraes, o princpio da eficincia


aquele que impe Administrao Pblica direta e indireta e a seus agentes a persecuo do bem comum, por meio do exerccio de suas competncias de forma imparcial, neutra, transparente, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre em busca da qualidade, primando pela adoo dos critrios legais e morais necessrios para a melhor utilizao possvel dos recursos pblicos, de maneira a evitar-se desperdcios e garantir-se uma maior rentabilidade social.

Portanto, devemos entender que a transparncia decorrncia tambm do princpio da eficincia. Isso deveria ser estendido ento a tudo que o Alexandre de Moraes falou em relao ao princpio da eficincia: imparcial, neutra, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre em busca da qualidade. Por isso a questo errada. S tomem cuidado porque nem sempre o CESPE segue esta posio. Vejamos outra questo:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 2. (CESPE/MPE-AM/2007) Fere o princpio da eficincia a atitude praticada pelo prefeito de uma cidade do interior que, com o objetivo de valorizar sua propriedade, abre processo de licitao para asfaltar a estrada que liga a cidade sua fazenda. Esta questo foi dada como errada. Contudo, se formos seguir a lgica do Alexandre de Moraes, esta atitude seria sim contrria ao princpio da eficincia, j que no imparcial. Gabarito: E.

19. (MINHA AUTORIA) O contrato de gesto pode ser celebrado pela Administrao Pblica tanto com entidades pblicas estatais quanto com entidades pblicas no-estatais, que atuam paralelamente ao Estado e que recebem a qualificao de organizaes sociais. Em cada um desses casos, ele amplia a autonomia da entidade que ir prestar servios pblicos, em troca da responsabilizao pelo alcance de metas acordadas com o Poder Pblico. Esta questo foi tirada do texto de Maria Sylvia Zanella Di Pietro. Os contratos de gesto j existem em nosso ordenamento desde 1991, quando o Governo Collor buscou institucionalizar uma gesto por resultado, mas eles s ganharam fora com o Plano Diretor, em 1995. Podemos dizer que existem dois tipos de contratos de gesto. O primeiro celebrado com rgos da administrao direta ou entidades da administrao indireta, cuja fundamentao foi includa no art. 37 da CF/88 pela EC 19/98:
8 A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: I - o prazo de durao do contrato; II - os controles e critrios de avaliao de desempenho, direitos, obrigaes e responsabilidade dos dirigentes; III - a remunerao do pessoal.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS J o segundo celebrado com entidades privadas que se qualificarem como organizaes sociais e est previsto na Lei 9.637 de 2000:
Art. 5 Para os efeitos desta Lei, entende-se por contrato de gesto o instrumento firmado entre o Poder Pblico e a entidade qualificada como organizao social, com vistas formao de parceria entre as partes para fomento e execuo de atividades relativas s reas relacionadas no art. 1.

Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro:


O contrato de gesto, quando celebrado com entidades da Administrao Indireta, tem por objetivo ampliar a sua autonomia; porm, quando celebrado com organizaes sociais, restringe a sua autonomia, pois, embora entidades privadas, tero de se sujeitar a exigncias contidas no contrato de gesto.

Portanto, a questo errada porque no em ambos os casos que o contrato de gesto amplia a autonomia da entidade; para as organizaes sociais ele reduz sua autonomia. Aqui h um pouco de polmica porque, segundo o Plano Diretor:
As entidades que obtenham a qualidade de organizaes sociais gozaro de maior autonomia administrativa, e, em compensao, seus dirigentes tero maior responsabilidade pelo seu destino. Por outro lado, busca-se atravs das organizaes sociais uma maior participao social, na medida em que elas so objeto de um controle direito da sociedade atravs de seus conselhos de administrao recrutado no nvel da comunidade qual a organizao serve.

O que acontece que, na essncia, h uma maior autonomia na prestao do servio pblico j que antes ele era desempenhado por uma entidade estatal. A organizao social que assumir a gesto dos bens e servios que estavam sob a responsabilidade de uma fundao pblica que tenha sido extinta ter maior autonomia que esta fundao. Contudo, esta OS poderia prestar tal servio sem assinar o contrato de gesto, caso em que no teria as restries impostas pelo contrato. Gabarito: E.

20. (MINHA AUTORIA) O bom funcionamento da accountability horizontal depende da existncia institucional de sanes efetivas sobre os representantes, da proviso de informao adequada e plural e do interesse pela poltica disseminado nos diferentes grupos da populao.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O conceito de accountability pode assumir trs classificaes: vertical, horizontal e societal. A accountability vertical pressupe uma ao entre desiguais, sendo o seu principal instrumento as eleies, quando a sociedade pode retirar gestores que no cumprirem seu papel. Pode ocorrer tambm sob a forma do controle burocrtico, por rgos de hierarquia superior. A accountability horizontal pressupe uma relao entre iguais atravs da mtua vigilncia entre os trs poderes, autnomos do estado. Prev a existncia de agncias governamentais com poder de sano, como o prprio TCU. Por fim, mais recentemente ganhou importncia o conceito de accountability societal, que surgiu para propiciar uma participao mais ativa da sociedade nas decises governamentais, uma participao direta. Este conceito surgiu da insatisfao em relao s duas outras formas, que no estavam permitindo uma participao real da sociedade nas decises governamentais. Ela um mecanismo no eleitoral porque se diferencia da accountability vertical, cujo principal instrumento so as eleies. A noo de accountability societal incorpora novos atores, tais como associaes, Ong's, movimentos sociais, mdia. Diferentemente da accountability horizontal e vertical, os agentes da accountability societal apresentam diferenas quanto aos recursos que dispem, uma vez que no possuem, segundo essa definio, mandato para sanes legais, mas apenas simblicas, ainda que algumas aes dessa forma de controle possam gerar sanes legais. Podemos dizer que accountability societal sinnimo de controle social. A questo errada porque a accountability vertical que depende de informaes adequadas e plurais e do interesse da populao pela poltica, j que isto permitir uma populao mais consciente no momento do voto, permitir que a sociedade possa escolher melhor os candidatos. Gabarito: E.

21. (MINHA AUTORIA) O Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao, institudo em 2005 pelo Governo Lula, desenvolveu modelo de excelncia em gesto pblica voltado para o Poder Executivo Federal, que parte da premissa de que premissa de que a gesto de rgos e entidades pblicos pode e deve ser excelente, pode e deve ser comparada com padres internacionais de qualidade em gesto, mas no pode nem deve deixar de ser pblica.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao (GesPblica) foi institudo pelo Decreto 5.378 de 2005. O Documento de Referncia do programa afirma que as principais caractersticas dessa poltica de gesto pblica so:
Ser Essencialmente Pblica: O GESPBLICA uma poltica formulada a partir da premissa de que a gesto de rgos e entidades pblicos pode e deve ser excelente, pode e deve ser comparada com padres internacionais de qualidade em gesto, mas no pode nem deve deixar de ser pblica. A qualidade da gesto pblica tem que ser orientada para o cidado, e desenvolver-se dentro do espao constitucional demarcado pelos princpios da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficincia. Estar Focada em Resultados para o Cidado: Sair do servio burocracia e colocar a gesto pblica a servio do resultado dirigido ao cidado tem sido o grande desafio do GESPBLICA. Entenda-se por resultado para o setor pblico o atendimento total ou parcial das demandas da sociedade traduzidas pelos governos em polticas pblicas. Neste sentido, a eficincia e a eficcia sero to positivas quanto a capacidade que tero de produzir mais e melhores resultados para o cidado (impacto na melhoria da qualidade de vida e na gerao do bem comum). Ser Federativa: A melhoria da qualidade dos servios pblicos prestados aos cidados e o aumento da competitividade do Pas pressupem a melhoria da qualidade da administrao pblica como um todo, em todos os poderes e esferas de governo, e implicam em uma atuao cada vez mais coordenada e integrada entre os diversos entes e instituies pblicos. Assim, o GESPBLICA atua junto s organizaes pblicas federais, estaduais, municipais, do legislativo e do judicirio, transcendendo, portanto, ao Executivo Federal. A base conceitual e os instrumentos do GESPBLICA no esto limitados a um objeto especfico a ser gerenciado (sade, educao, previdncia, saneamento, tributao, fiscalizao etc). Aplicam-se a toda administrao pblica em todos os poderes e esferas de governo.

Portanto, a questo errada porque o Gespblica voltado para a melhoria da gesto em todos os nveis de governo, em todos os poderes, e no apenas no Poder Executivo Federal. Gabarito: E.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 22. (CESPE/EBC/2011) Em uma organizao, existem, basicamente, trs estilos de liderana: o autocrtico, voltado para o lder; o democrtico, voltado para o lder e o subordinado; e o liberal, voltado para o subordinado. Para Kurt Lewin, White e Lippitt existem trs estilos bsicos de liderana:
Estilos bsicos de liderana

Liderana autocrtica Liderana liberal (ou permissiva) Liderana democrtica (ou participativa)

O lder autocrtico utiliza seu poder para decidir sozinho e para recompensar ou punir os liderados. aquele que deseja a manuteno do poder ou a permanncia do grupo que ele representa. Esse estilo de liderana favorece a centralizao do poder enfraquece as iniciativas individuais e promove o comportamento submisso dos membros do grupo. O lder liberal aquele que deixa os subordinados tomarem as decises sem a sua participao, no interfere nem orienta em que direo eles devem caminhar. O lder democrtico discute essas mesmas decises em conjunto com sua equipe. Atualmente, diferentemente do passado, tem-se dado preferncia para o estilo de liderana democrtico. O lder deve respeitar as pessoas, estimular o autogerenciamento, as equipes autnomas e as unidades empreendedoras. Os lderes devem pensar mais a longo prazo, percebendo as inter-relaes que fazem parte de realidades mais amplas, pensar em termos de renovao, ter habilidades polticas, provocar mudanas, afirmar valores e conseguir unidade. Gabarito: C.

23. (MINHA AUTORIA) O modelo de gesto por competncias tem como objetivo orientar as organizaes em seus esforos para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes nveis da organizao, as competncias necessrias consecuo de seus objetivos. A partir do levantamento das competncias pessoais da organizao, identifica-se quais so as competncias essenciais necessrias para o desenvolvimento da estratgia.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS De acordo com Chiavenato, a Gesto por competncias um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequao ao negcio, identificando os pontos de excelncia e os pontos de carncia, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critrios objetivamente mensurveis. J Carbone afirma que muitas empresas tm adotado a gesto por competncias como modelo de gesto, visando orientar seus esforos para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes nveis da organizao, as competncias necessrias consecuo de seus objetivos. Portanto, podemos dizer que a gesto de competncias se configura no processo que, com base na estratgia da organizao, identifica s competncias necessrias para o alcance dos objetivos e busca desenvolver elas na organizao. A etapa inicial, portanto, a definio da estratgia, oportunidade em que so definidos sua misso, sua viso de futuro e seus objetivos estratgicos. Definindo-se quais so os objetivos da organizao, possvel identificar as competncias que sero essenciais para concretizar o desempenho esperado, as competncias que sero imprescindveis para a organizao. Segundo Rodriguez y Rodriguez:
A definio das competncias necessrias a uma empresa precisa ser feita a partir do seu plano estratgico e dos fatores crticos de sucesso, para que os objetivos estratgicos sejam atingidos. Por isso, importante que a identificao das competncias seja feita inicialmente no nvel estratgico da organizao para, depois, serem desdobradas em competncias especficas a cada nvel organizacional. O processo , portanto, top-down.

Segundo Chiavenato, podemos falar em quatro categorias de competncias: Competncias Essenciais: chamadas tambm de core competences, so as competncias bsicas e fundamentais para o sucesso de uma organizao em relao aos clientes, sociedade e aos concorrentes. Corresponde quilo que cada organizao sabe fazer melhor do que ningum. Cada organizao precisa identificar e localizar as competncias essenciais capazes de lev-la ao sucesso. As competncias essenciais so fundamentais para a eficcia organizacional. Competncias de Gesto: so as competncias relacionadas com a gesto de recursos financeiros, comerciais, produtivos, etc. Refere-se a como os recursos organizacionais so utilizados e os processos mobilizados para obter melhores resultados. As competncias e a gesto so fundamentais para sua eficincia interna.
www.pontodosconcursos.com.br 37

Prof. Rafael Encinas

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Competncias Organizacionais: so as competncias relacionadas com a vida ntima da organizao. Correspondem ao modus vivendi da organizao, sua cultura corporativa, como a organizao se estrutura para realizar o trabalho organizacional. As competncias organizacionais se referem ao aparato interno por meio do qual a organizao se articula e se integra para poder funcionar. Competncias Pessoais: so as competncias que cada indivduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organizao.

Assim, para mapear as competncias, primeiro deve-se, a partir da estratgia, identificar as competncias essenciais, ou seja, as necessrias ao sucesso da organizao. Depois que se far o levantamento das necessidades de treinamento, com base na identificao do GAP entre as competncias necessrias e as que a organizao possui. Gabarito: E.

24. (MINHA AUTORIA) A formao de redes apresenta como caractersticas a diferenciao e a interdependncia entre os participantes, em que o compartilhamento de informaes essencial para se formar uma relao de complementaridade. Para que as informaes sejam compartilhadas, preciso que haja uma padronizao nas formas de relacionamento. Alguns conceituam redes como um conjunto de pontos (nodos ou ns) ligados por um conjunto de relaes. Nas empresas, percebe-se uma mudana progressiva nos processos de coordenao das atividades, na maneira como elas estruturam suas atividades e como a estrutura organizacional vem se adaptado s imposies do ambiente. Na estrutura em rede, as fronteiras das atividades da organizao vo se diluindo e as formas organizacionais de uma empresa vo se misturando s atividades organizacionais de outras empresas. Podemos perceber que a estrutura em rede abrange tanto a estrutura interna da organizao, como tambm seu relacionamento com outras organizaes. Os processos organizacionais vo alm das fronteiras de uma organizao e se concluem ao longo de diversas organizaes que se entrelaam. Joo Luiz Passador afirma que, na formao das redes organizacionais, podemos identificar trs variveis determinantes:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Diferenciao: quando a organizao est em rede, pode prover seus benefcios inovadores a todos os seus participantes. O mesmo no ocorre em uma organizao isolada, dado que a diferenciao pode gerar elevao em seus custos; Interdependncia: traduz um mecanismo que prediz a formao de redes e por isso mesmo sugere uma cultura de unidade organizacional; Flexibilidade: entendida tanto no aspecto inovador e produtivo como no prprio aspecto organizacional, uma das mais fortes caractersticas das redes. A necessidade de compartilhar a base da formao das redes, tanto na natureza quanto na sociedade. Para Viviane Amaral,
Trabalhar em rede traz grandes desafios pessoais e profissionais, pois a evoluo no domnio das tcnicas de comunicao, o uso habilidoso e criativo das ferramentas tecnolgicas, a revoluo cultural, a internalizao dos fundamentos no podem ser processos apenas individuais, tm que ser coletivos.

No entanto, cada ator possui uma linguagem prpria, modelos mentais, vises de mundo, interesses e outras caractersticas particulares que dificultam a comunicao e a compreenso mtua entre eles. Ento, para que esses atores possam se comunicar e trabalhar juntos, so necessrias muitas tradues, que so difceis e trabalhosas. Segundo Eni Aparecida:
necessrio um processo de homogeneizao (coordenao e alinhamento) da linguagem dos participantes da rede para que as tradues se tornem mais fceis e imediatas, facilitando a comunicao e o trabalho conjunto

No entanto, esta padronizao relacionamento. Segundo a autora:

no

est

presente

nas

formas

de

De modo geral, a formao de redes, em seus diversos nveis e aplicaes, tem sido considerada, tanto na prtica quanto na teoria, um mecanismo de flexibilizao das relaes entre as pessoas, capaz de potencializar o compartilhamento de informao entre organizaes e indivduos e de contribuir para a gerao de conhecimento e inovao tecnolgica

A questo errada porque as redes so caracterizadas justamente pela flexibilidade nas formas de relacionamento, permitindo que os atores possam se comunicar de forma mais livre e rpida. Gabarito: E.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 25. (MINHA AUTORIA) As despesas com suprimento de fundos sero efetivadas por meio do Carto de Pagamento do Governo Federal, que um instrumento de pagamento, emitido em nome da unidade gestora e operacionalizado por instituio financeira autorizada, utilizado exclusivamente pelo portador nele identificado. permitida sua utilizao na modalidade de saque, desde que para despesas decorrentes de situaes especficas do rgo ou entidade, quando autorizado pelo Ministro de Estado competente, ou para atender a peculiaridades de determinados rgos essenciais. Segundo o Decreto 5.535/05:
Pargrafo nico. O CPGF instrumento de pagamento, emitido em nome da unidade gestora e operacionalizado por instituio financeira autorizada, utilizado exclusivamente pelo portador nele identificado, nos casos indicados em ato prprio da autoridade competente, respeitados os limites deste Decreto.

O Carto de Pagamentos do Governo Federal tambm est previsto no Decreto 93.872 de 1986, segundo o qual:
5 As despesas com suprimento de fundos sero efetivadas por meio do Carto de Pagamento do Governo Federal - CPGF.

Este pargrafo foi includo pelo Decreto n 6.370, de 2008, que tambm alterou as hipteses permitidas para saque. Essa alterao ocorreu no ano passado, depois que descobriu-se que o carto Corporativo estava sendo usado para gastos pessoais, como tapiocas, ursinhos de pelcia, etc. Segundo a nova redao do decreto 93.872/86
6 vedada a utilizao do CPGF na modalidade de saque, exceto no tocante s despesas: I - de que trata o art. 47; e II - decorrentes de situaes especficas do rgo ou entidade, nos termos do autorizado em portaria pelo Ministro de Estado competente e nunca superior a trinta por cento do total da despesa anual do rgo ou entidade efetuada com suprimento de fundos. Art. 47. A concesso e aplicao de suprimento de fundos, ou adiantamentos, para atender a peculiaridades dos rgos essenciais da Presidncia da Repblica, da Vice-Presidncia da Repblica, do Ministrio da Fazenda, do Ministrio da Sade, do Departamento de Polcia Federal do Ministrio da Justia, das reparties do Ministrio das Relaes Exteriores no exterior, bem assim de militares e de inteligncia, obedecero ao Regime

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Especial de Execuo estabelecido em instrues aprovadas pelos respectivos Ministros de Estado, vedada a delegao de competncia.

Gabarito: C.

26. (CESPE/AGUADM/2010) Considerando que certa empresa utilize o sistema de ponto de pedido para atingir a mxima eficincia das reposies de seu estoque; que o consumo dirio de determinado item nessa empresa seja de 120 unidades; que o perodo de reabastecimento do item seja de 2 dias e que o estoque de segurana do item corresponda ao consumo de 1 dia, correto afirmar que o ponto de pedido do item em questo de 360 unidades. A questo certa. O ponto do pedido ser o momento em que a quantidade em estoque atingir o estoque mnimo mais a quantidade que consumida durante o tempo de reposio. Assim, se o estoque mnimo de 120 unidades, que representa o consumo de um dia, e o tempo de reposio de dois dias, o ponto do pedido deve fazer a seguinte soma: Estoque mnimo: 120 unidades Quantidade consumida no tempo de reposio: 120 x 2 = 240 unidades Ponto do Pedido: 120 + 240 = 360 unidades

Gabarito: C.

27. (MINHA AUTORIA) O acompanhamento e a avaliao, de forma permanente, da poltica e da operacionalidade da gesto fiscal sero realizados por conselho de gesto fiscal. Cada esfera de governo dever instituir seu Conselho, que ser constitudo por representantes de todos os Poderes, do Ministrio Pblico e de entidades tcnicas representativas da sociedade. Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal:
Art. 67. O acompanhamento e a avaliao, de forma permanente, da poltica e da operacionalidade da gesto fiscal sero realizados por conselho de gesto fiscal, constitudo por representantes de todos os Poderes e

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


esferas de Governo, do Ministrio Pblico e de entidades tcnicas representativas da sociedade, visando a: I - harmonizao e coordenao entre os entes da Federao; II - disseminao de prticas que resultem em maior eficincia na alocao e execuo do gasto pblico, na arrecadao de receitas, no controle do endividamento e na transparncia da gesto fiscal; III - adoo de normas de consolidao das contas pblicas, padronizao das prestaes de contas e dos relatrios e demonstrativos de gesto fiscal de que trata esta Lei Complementar, normas e padres mais simples para os pequenos Municpios, bem como outros, necessrios ao controle social; IV - divulgao de anlises, estudos e diagnsticos. 1 O conselho a que se refere o caput instituir formas de premiao e reconhecimento pblico aos titulares de Poder que alcanarem resultados meritrios em suas polticas de desenvolvimento social, conjugados com a prtica de uma gesto fiscal pautada pelas normas desta Lei Complementar. 2 Lei dispor sobre a composio e a forma de funcionamento do conselho.

A questo errada porque haver apenas um conselho, constitudo por todas as esferas de governo. As questes do CESPE geralmente cobram o fato do CGF ainda no estar em operao. Ele deveria haver regulamentao por lei ordinria, mas ela ainda no foi votada, apesar de estar no Congresso desde 2000 (PL 3.744/2000). Segundo o Projeto de Lei, o Conselho de Gesto Fiscal rgo de deliberao coletiva, integrante da administrao pblica federal, vinculado ao Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, com a participao de representantes da Unio, dos Estados, dos Municpios e de entidades tcnicas representativas da sociedade. Segundo o Projeto de Lei, o CGF seria composto por: Seis representantes da Unio, sendo trs do Executivo, um do Legislativo, um do Judicirio e um do Ministrio Pblico; Quatro dos Estados, os mesmos da Unio, mas desta vez um s para o Executivo; Dois dos municpios um do Executivo e outro do Legislativo; Um representante para cada um dos Contabilidade, Economia e Administrao. Conselhos Federais de

Gabarito: E.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 28. (MINHA AUTORIA) O corporativismo societrio uma forma de intermediao de interesses utilizada por governos autoritrios para cooptar as classes trabalhadoras, alcanando assim maior governabilidade. Bobbio define corporativismo como:
Uma doutrina que propugna a organizao da coletividade baseada na associao representativa dos interesses e das atividades profissionais (corporaes). Prope, graas a solidariedade orgnica dos interesses concretos e s frmulas de colaborao que da podem derivar, a remoo ou neutralizao dos elementos de conflito: a concorrncia no plano econmico, a luta de classes no plano social, as diferenas ideolgicas no plano poltico.

O corporativismo surgiu na Idade Mdia, atravs das corporaes de ofcio, como uma forma de organizao da sociedade. Estas corporaes eram formadas por artesos quese dedicavam a um mesmo trabalho e determinavam os preos, a qualidade, a quantidade de mercadorias produzidas e at a margem de lucro obtido com as vendas eram determinados no mbito dessas entidades. No sculo XX, o corporativismo passou a designar a organizao da sociedade a partir da criao de associaes (ou corporaes), com o objetivo de canalizar e expressar interesses econmicos e profissionais de seus membros. Os Estados fascistas passaram a se utilizar dessas associaes como forma de subordinao e controle repressivo da sociedade por meio da manipulao dos sindicatos. Isto teve incio na Itlia de Mussolini, onde o poder legislativo foi atribudo a corporaes representativas dos interesses econmicos, industriais ou profissionais. Getlio Vargas tambm se valeu do corporativismo. O modelo corporativo tradicional de Estado apresenta-se para disciplinar a economia e assim poder control-la. O Estado cria a corporao, chama para ela todos que trabalham e produzem em um determinado ramo da produo levando-os a discutir, organizar, disciplinar e orientar os interesses do Estado. uma estrutura organizacional subordinada ao Estado, com uma perspectiva poltica da supremacia do interesse nacional, reduzindo as foras do modelo representativo democrtico e, consequentemente, controlando as foras que ameaam o status quo do Estado. O que se busca uma maior governabilidade, restringindo os atritos com as classes trabalhadoras. O conjunto de mudanas ocorridas nas relaes entre Estado e organizaes representativas de interesse privado, nos pases capitalistas com regime

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS democrtico, permitiu a passagem do corporativismo para o neocorporativismo que, alm de representar os interesses, passa a decidir junto com o Estado as polticas pblicas. O corporativismo chamado tambm de corporativismo estatal, enquanto o neocorporativismo chamado de corporativismo societrio. Segundo Bobbio:
O conceito de neocorporativismo difundiu-se recentemente na literatura poltica internacional, como instrumento para analisar um conjunto de mudanas ocorridas nas relaes entre Estado e organizaes representativas dos interesses particulares, nos pases capitalistas com regime democrtico.

O termo neocorporativismo surge para conceituar os fenmenos de intermediao de interesses cuja caracterstica fundamental a existncia das grandes organizaes representativas de interesse privado (corporaes) na intermediao poltica. O antigo corporativismo era criado pelo Estado e por este controlado. O neocorporativismo surge dentro da sociedade democrtica onde as organizaes entram em processo de negociao com o Estado movidas pelas mudanas e novas situaes a serem enfrentadas. A questo errada, pois corporativismo societrio o neocorporativismo, caracterstico de sociedades democrticas. Gabarito: E.

29. (CESPE/SECONT/2009) Na elaborao de polticas pblicas, o gestor deve considerar que, no planejamento estratgico, a anlise dos stakeholders est contida no diagnstico do ambiente externo. A maioria dos autores coloca como uma das fases do planejamento estratgico o diagnstico estratgico, que busca fazer uma avaliao do ambiente interno e externo da organizao, geralmente por meio da anlise SWOT, cuja sigla traz as letras iniciais das palavras Strength, Weakness, Opportunities e Threats, ou seja, foras, fraquezas, oportunidades e ameaas. A anlise dos stakeholders busca identificar quem so os atores envolvidos com determinada poltica. Segundo o documento tcnico do TCU:
A anlise stakeholder consiste na identificao dos principais atores envolvidos, dos seus interesses e do modo como esses interesses iro afetar os riscos e a viabilidade de programas ou projetos. Est ligada apreciao institucional e avaliao social, no s utilizando as

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


informaes oriundas destas abordagens, mas tambm contribuindo para a combinao de tais dados em um nico cenrio. Stakeholder so pessoas, grupos ou instituies com interesse em algum programa ou projeto e inclui tanto aqueles envolvidos quanto os excludos do processo de tomada de deciso.

No acho que essa ferramenta seja aplicada apenas na anlise do ambiente externo. Os atores internos da organizao e seus interesses tambm so extremamente importantes para o sucesso de um determinado programa. Assim como a SWOT, entendo que a anlise stakeholder abrange tanto o ambiente interno quanto o externo. Porm, podemos colocar essa questo como aquelas do CESPE em que o incompleto no est errado. Gabarito: C.

30. (CESPE/ANCINE/2005) Os preos-sombra, que correspondem produtividade marginal dos recursos utilizados em um determinado projeto, encontram-se entre os parmetros utilizados na anlise de viabilidade dos projetos pblicos. Vimos que na Anlise Custo Benefcio Social, tanto os custos quanto os benefcios so valorizados a preos-sombra ou de eficcia. Preo-sombra, segundo Mishan, aquele que o economista atribui a um bem ou fator com base no argumento de que ele o mais apropriado para a finalidade do clculo econmico do que o seu preo vigente, se houver. Na avaliao de um projeto, o economista corrige certo nmero de preos de mercado e, da mesma forma, atribui preos a ganhos e perdas que no tm preos e que se espera que o esquema produza. Pode adicionar algo ao custo de um fator, ou subtrair do custo de um bem, ao considerar alguma deseconomia externa. A questo errada porque o preo-sombra no tem nada de produtividade marginal, apesar de ser usado na anlise de viabilidade dos projetos pblicos. Gabarito: E.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS a) Questo Discursiva

(CESPE/IPEA/2008) O conceito de accountability tem sido empregado por cientistas polticos para se reportarem qualidade dos novos regimes democrticos na Amrica Latina. A teorizao acerca de diversas noes, como a de autoridade institucional, participao, cidados, contestao poltica, assume relevncia central medida que cientistas buscam ir alm dos debates sobre consolidao e procuram abordar processos por meio dos quais a renovao poltica possa ocorrer.
Brian Wanpler. Expandindo accountability atravs de instituies participativas. In: Ctia Lubambo et al. Desenho institucional e participao poltica: experincias no Brasil contemporneo. Ed. Vozes, 2005, p. 35-6 (com adaptaes).

Considerando que o trecho acima tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca das trs formas de accountability: a vertical, a horizontal e a societria. (at 20 linhas)

J vimos os tipos de accountability na aula Vamos rever os conceitos. Accountability horizontal: existncia de agncias estatais funcionando rotineiramente com poderes de superviso, punindo aes ou omisses do Estado, consideradas ilegais. o controle exercido por instituies como o TCU, CGU, entre outras. Accountability vertical: , principalmente, embora de forma no exclusiva, a dimenso eleitoral, o que significa premiar ou punir um governante nas eleies. No entanto, ela abrange tambm o controle exercido por instituies de hierarquia superior. Accountability societal: mecanismo de controle no eleitoral, que emprega ferramentas institucionais e no institucionais (aes legais, participao em instncias de monitoramento, denncias na mdia etc.), que se baseia na ao de mltiplas associaes de cidados, movimentos, ou mdia, objetivando expor erros e falhas do governo, trazer novas questes para a agenda pblica ou influenciar decises polticas a serem implementadas pelos rgos pblicos.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Vamos ver uma tabela comparativa das trs.
Classificao da Accountability Vertical Horizontal Societal

Controle exercido pelo


processo eleitoral, por meio do voto.

Controle exercido
por agncias governamentais

Controle exercido
pela sociedade institucional ou no

A estruturao da questo bem simples, podemos fazer trs pargrafos, um para cada tipo. Eu prefiro ainda colocar uma introduo, falando do conceito de accountability: 1 Pgfo: conceito de accountability. 2 Pgfo: accountability vertical. 3 Pgfo: accountability horizontalal. 4 Pgfo: accountability societal.

O conceito de accountability abrange trs dimenses: informao, justificao e sano. Pela primeira, o governante obrigado a prestar contas de seus atos. Pela segunda, ele deve ser responsivo, agindo conforme o interesse pblico. Pela terceira, deve ser responsabilizado pelos seus atos e resultados. Ela pode ser classificada em trs tipos. A accountability vertical pressupe que a sociedade ir realizar o controle das aes governamentais por meio do processo eleitoral, elegendo os governantes que atuem conforme seus interesses e retirando aqueles cujos atos no lhe agradem. A accountability horizontal realizada por entes estatais, seja entre os diferentes poderes, por meio do controle legislativo e judicirio, ou ento por rgos e agncias criadas com o fim especfico de fiscalizar a administrao pblica, como o Tribunal de Contas da Unio e o Ministrio Pblico.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O conceito de accountability societal surgiu em decorrncia das limitaes do controle eleitoral, que pode ser facilmente manipulado. Por isso, esse terceiro tipo se refere ao controle social, realizado por meio de mecanismos institucionais ou no, permitindo a fiscalizao e a participao por parte da sociedade.

3.3 SIMULADO 3
31. (MINHA AUTORIA) Na classificao do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, o Setor de servios no-exclusivos corresponde ao setor em que no est presente o poder de Estado, que atua simultaneamente com outras organizaes pblicas no-estatais e privadas. Estes servios envolvem direitos humanos fundamentais, como os da educao e da sade, ou possuem economias externas relevantes, na medida que produzem ganhos que no podem ser apropriados por esses servios atravs do mercado. O Plano Diretor identificou quatro segmentos de organizao do Estado, formas de relacionamento com a sociedade, no que concerne distribuio de responsabilidades. Segundo o Documento: Ncleo Estratgico: Corresponde ao governo, em sentido lato. o setor que define as leis e as polticas pblicas, e cobra o seu cumprimento. , portanto, o setor onde as decises estratgicas so tomadas. Corresponde aos Poderes Legislativo e Judicirio, ao Ministrio Pblico e, no poder executivo, ao Presidente da Repblica, aos ministros e aos seus auxiliares e assessores diretos, responsveis pelo planejamento e formulao das polticas pblicas. Aqui, as decises devem ser as melhores, atender ao interesse nacional e ter efetividade. O regime de propriedade deve ser necessariamente estatal. Atividades Exclusivas: o setor em que so prestados servios que s o Estado pode realizar. So servios em que se exerce o poder extroverso do Estado o poder de regulamentar, fiscalizar, fomentar. Como exemplos temos: a cobrana e fiscalizao dos impostos, a polcia, a previdncia social bsica, o servio de desemprego, a fiscalizao do cumprimento de normas sanitrias, o servio de trnsito, a compra de

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS servios de sade pelo Estado, o controle do meio ambiente, o subsdio educao bsica, o servio de emisso de passaportes, etc. A propriedade s pode ser tambm estatal. Servios No-Exclusivas: Corresponde ao setor onde o Estado atua simultaneamente com outras organizaes pblicas no-estatais e privadas. As instituies desse setor no possuem o poder de Estado. Este, entretanto, est presente porque os servios envolvem direitos humanos fundamentais, como os da educao e da sade, ou porque possuem economias externas relevantes, na medida em que produzem ganhos que no podem ser apropriados por esses servios atravs do mercado. As economias produzidas imediatamente se espalham para o resto da sociedade, no podendo ser transformadas em lucros. So exemplos deste setor: as universidades, os hospitais, os centros de pesquisa e os museus. A situao ideal de propriedade , nesse caso, a pblica no-estatal. Produo de Bens e Servios para o Mercado: Corresponde rea de atuao das empresas. caracterizado pelas atividades econmicas voltadas para o lucro que ainda permanecem no aparelho do Estado como, por exemplo, as do setor de infra-estrutura. Esto no Estado seja porque faltou capital ao setor privado para realizar o investimento, seja porque so atividades naturalmente monopolistas, nas quais o controle via mercado no possvel, tornando-se necessrio no caso de privatizao, a regulamentao rgida. Aqui a propriedade privada a regra.

A questo est errada porque no setor de servios no-exclusivos o poder de Estado est sim presente. So as instituies deste setor que no o possuem. Gabarito: E.

32. (ESAF/AFT/2010) O consumerismo consiste em uma reorientao do gerencialismo puro, mais voltada racionalizao e tendo como ponto central a satisfao das necessidades dos cidados, consumidores de servios pblicos. Vimos que a Nova Administrao Pblica evoluiu por meio de trs modelos: o gerencialismo puro, o consumerism e o public service orientation.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Public Service Orientation (PSO) Accountability / equidade Cidados

Gerencialismo Puro Economia / eficincia produtividade Contribuintes

Consumerism

Efetividade / qualidade Clientes / consumidores

A questo certa, cpia de Humberto Falco Martins:


O consumerismo consiste em uma reorientao do gerencialismo puro, mais voltada racionalizao e tendo como ponto central a satisfao das necessidades dos cidados, consumidores de servios pblicos. A nfase do modelo a estratgia de qualidade, cujos resultados dependem de medidas tais como: a descentralizao, o estmulo competitividade, a flexibilizao dos modelos contratuais e seu direcionamento para a qualidade.

Gabarito: C.

33. (CESPE/SECONT/2009) No Brasil, considera-se a funo tcnica comissionada como um exemplo de definio de padres de remunerao embasado em competncias, conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a postos de trabalho. A questo certa. A Funo Comissionada Tcnica (FCT) foi criada no servio pblico em 2000, tendo como base legal atualmente a Medida Provisria 2.229/2001, segundo a qual:
5 A Funo Comissionada Tcnica a que se refere este artigo, caracterizada pela complexidade e responsabilidade, somente poder ser ocupada por servidor com qualificao, capacidade e experincia, na forma definida em ato do Poder Executivo

Destina-se exclusivamente a ocupantes de cargos efetivos, com qualificao, capacidade e experincia, ou seja, com COMPETNCIA. Segundo o Decreto 4.941/2003:
Art. 1 As Funes Comissionadas Tcnicas - FCT esto vinculadas ao exerccio de atividades essencialmente tcnicas, descritas, analisadas e avaliadas de acordo com requisitos previamente estabelecidos, sendo remuneradas de acordo com o nvel de complexidade e de responsabilidade das atividades exercidas.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Portanto, uma forma de premiar a pessoa com maior qualificao e que exera atividades mais complexas. Gabarito: C.

34. (MINHA AUTORIA) Governos empreendedores alteram a forma de financiamento dos rgos pblicos, concentrando-se nos resultados, enquanto os governos burocrticos privilegiam os recursos necessrios para a prestao do servios. Enquadra-se nessa nova tica o financiamento das escolas com base no nmero de crianas matriculadas. O Empreendedorismo Governamental tem como base o livro Reinventando o Governo, de David Osborne e Ted Gaebler. Nele, os autores analisam diversas iniciativas de administraes pblicas americanas, principalmente municipais, que demonstram que o Estado poderia eliminar a burocracia, superando a crise que se instalara em todo o mundo. O subttulo do livro Como o esprito empreendedor est transformando o setor pblico. Analisando diversas iniciativas inovadoras de administraes pblicas americanas, os autores identificaram alguns traos comuns a todos esses esforos. A maioria dos governos empreendedores promove a competio entre os que prestam servios ao pblico; Eles do poder aos cidados, transferindo o controle dessas atividades da burocracia para a comunidade; Medem a atuao das suas agncias, focalizando no os fatores utilizados, os insumos, mas, sim, os resultados; Orientam-se pelos seus objetivos sua misso , em vez de regras e regulamentos; Redefinem seus usurios como clientes, oferecendo-lhes opes entre escolas, programas de treinamento, tipos de moradia; Evitam o surgimento de problemas, trabalhando com a preveno ao invs do remdio; Investem suas energias na produo de receitas, no se concentrando simplesmente nas despesas;

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Descentralizam participao; a autoridade, promovendo o gerenciamento com

Preferem os mecanismos do mercado s solues burocrticas; Detm-se no s no fornecimento de servios ao pblico, mas, tambm na catlise de todos os setores pblico, privado e voluntrio para a ao conjunta dirigida resoluo dos problemas da comunidade

Em relao ao terceiro trao, os autores afirmam que governos tradicionalmente burocrticos concentram-se excessivamente sobre as entradas, os recursos, e no sobre as sadas, os resultados. Continuam financiando escolas com base no nmero de alunos matriculados; a assistncia social em funo do nmero de atendimentos; e os departamentos de polcia com base nas estimativas prprias de pessoal necessrio para combater o crime. Presta-se muito pouca ateno aos resultados. Pouco importa como as crianas se saem nas escolas, ou quantas pessoas finalmente conseguem se empregar e deixar de receber o seguro-desemprego, ou em quanto tenham baixado os ndices de criminalidade. Na realidade, escolas, instituies de assistncia social e departamentos de polcia ganham mais dinheiro medida que fracassam, ou seja, quando as crianas vo mal, o desemprego aumenta e a taxa de criminalidade sobe. Gabarito: E.

35. (MINHA AUTORIA) A crise do Estado de Bem-Estar Social est associada a uma crise de governabilidade, em que as disfunes do modelo burocrtico retiravam da administrao pblica sua capacidade tcnica, gerencial e financeira para implementar as polticas pblicas Segundo Bresser Pereira:
Governabilidade e governana so conceitos mal definidos, frequentemente confundidos. A capacidade poltica de governar ou governabilidade deriva da relao de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, enquanto que governana a capacidade financeira e administrativa em sentido amplo de uma organizao de implementar suas polticas.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A questo errada porque quando a administrao no tem capacidade tcnica, gerencia e financeira para implementar as polticas pblicas temos uma crise de governana, e no de governabilidade. O Estado de Bem-Estar foi marcado por uma crise de governana, j que o modelo burocrtico impedia que ele cumprisse todas suas promessas como Estado provedor de servios pblicos. Esta crise de governana resultou numa crise de governabilidade, uma vez que as pessoas, vendo que seu dinheiro era gasto de forma ineficiente, no queriam mais pagar seus impostos, ocorrendo a chamada revolta dos taxpayers (contribuintes). Segundo Fernando Luiz, quatro fatores scio-econmicos contriburam fortemente para detonar a crise do Estado de Bem-Estar. O primeiro foi a crise econmica mundial, iniciada em 1973, na primeira crise do petrleo, e retomada ainda com mais fora em 1979, na segunda crise do petrleo. O fato que a economia mundial enfrentou um grande perodo recessivo nos anos 80 e nunca mais retomou os nveis de crescimento atingidos nas dcadas de 50 e 60. Neste momento de escassez, o Estado foi o principal afetado, entrando numa grave crise fiscal. A crise fiscal foi o segundo fator a enfraquecer os alicerces do antigo modelo de Estado. Aps ter crescido por dcadas, a maioria dos governos no tinha mais como financiar seus dficits. E os problemas fiscais tendiam a se agravar na medida em que se iniciava, sobretudo nos Estados Unidos e na GrBretanha, uma revolta dos taxpayers (contribuintes) contra a cobrana de mais tributos, principalmente porque no enxergavam uma relao direta entre o acrscimo de recursos governamentais e a melhoria dos servios pblicos. Estava em xeque o consenso social que sustentara o Welfare State. Os governos estavam, ainda, sobrecarregados de atividades acumuladas ao longo do ps-guerra , com muito a fazer e com poucos recursos para cumprir todos os seus compromissos. Alm disso, os grupos de presso, os clientes dos servios pblicos e todos os beneficirios das relaes neocorporativas ento vigentes no queriam perder o que, para eles, eram conquistas e que para os neoliberais eram grandes privilgios. O terceiro fator detonador da crise do Estado contemporneo, portanto, se constitua naquilo que a linguagem da poca chamava de situao de ingovernabilidade: os governos estavam inaptos para resolver seus problemas. Por fim, a globalizao e todas as transformaes tecnolgicas que transformaram a lgica do setor produtivo tambm afetaram e profundamente o Estado. Na verdade, o enfraquecimento dos governos para controlar os fluxos financeiros e comerciais, somado ao aumento do poder das

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS grandes multinacionais resultou na perda de parcela significativa do poder dos Estados nacionais de ditar polticas macroeconmicas. Gabarito: E.

36. (MINHA AUTORIA) O processo de comunicao em uma organizao envolve a transmisso de uma mensagem de uma fonte por um canal e a compreenso por parte de um receptor, mesmo havendo rudos. As mensagens rotineiras devem ser transmitidas por canais fracos em riqueza, como os relatrios e boletins. O processo de Comunicao ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), atravs de um canal (ou meio). O receptor interpretar a mensagem que pode ter chegado at ele com algum tipo de barreira (rudo, bloqueio, filtragem) e, a partir da, dar o feedback ou resposta, completando o processo de comunicao. Podemos observar estes elementos na figura abaixo.

FONTE Mensagem a ser Codificao da

RECEPTOR

Canal

Mensagem Recebida

Mensagem decodificada

Rudo

Feedback O Canal o transportador da informao, pode ser um relatrio formal, um telefone, uma conversa. Quanto maior a quantidade de informaes que podem ser transmitidas durante um evento de comunicao, maior a riqueza do canal. A hierarquia da riqueza do canal mostrada na figura abaixo:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

54

CUR RSO ON-LINE ADMINIS A STRAO O PBLIC CA P/ TC CU - TEO ORIA OFESSOR R: RAFAE EL ENCIN NAS PRO

Conversa Telefone Email, Intran net Mem morando, Ca artas rio Formal, Boletins B Relatr A capacidade do canal de informa o influenciada por trs caractersticas: a habilidad de de lida ar com dicas d mltiplas, a habilidade de facilitar o feedback k rpido e bilatera abelecer um foco al e a habilidade h e de esta o pessoal para a comunica ao. A discusso o face a face fac cilita a assimila a o de dic cas mais s amplas e profund ntendimento emoc cional das s situae es. A mdia escrita das e o en impessoa al, inclu anfletos, boletins s e rela atrios c computad dorizados uindo pa s padroniz zados, so o os mais s baixos na riquez za. Esses no esto o focados s canais n s em um nico rec ceptor, usam dica as limitad das de inf formao o e no permitem p feedback k. A escolha de um canal dep pende de e a mensa agem ser rotineira a ou no-rotineira. As mens sagens ro otineiras costumam ser diretas e apresenta a ar um mnimo de e ambiguid ndem a se dade. As no-rotin neiras ten er mais c complicad das e pod dem levar r a um erro de entendime e ento. Os executiv vos pode em comu unicar me ensagens s rotineiras eficient temente atravs d de canais s fracos em rique eza. Entre etanto, a comunica ens no-r ao de mensage rotineiras s s ser eficaz a atravs de d canais s ricos. Gabarito o: C.

37. (MINHA AUT TORIA) Por P meio do Sistem ma Integr rado de A Administr rao de Recurso os Huma anos (SI IAPE), a Secreta aria de Recursos s Human nos, do Ministr rio do Planejamento, Oramento o e Ges sto, faz z a superviso, coorden nao e controle e dos pagament p tos efetu uados pe elos rgos da Adminis strao Pblica Federal direta, autrqui ica, fund dacional e das empres sas contro oladas.

Prof. Rafa ael Encinas s

www.pontodosco oncursos. .com.br

55 5

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS O Sistema Integrado de Administrao de Recursos Humanos (Siape) um sistema de recursos humanos que processa e controla a folha de pagamento do pessoal civil do Poder Executivo. de responsabilidade da Secretaria de Recursos Humanos do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto (SRH/MP). O Siape responsvel pelo processamento da folha de pagamento de mais de 1,3 milhes de servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo, distribudos em 238 rgos e entidades em todo o territrio nacional. O sistema processa valores anuais da ordem de R$ 52 bilhes. O SIAPE foi institudo pelo Decreto 99.328, de 19 de junho de 1990, com os seguintes objetivos: Dotar o Sistema de Pessoal Civil da Administrao Federal - SIPEC, de instrumento de modernizao da Administrao de Recursos Humanos e de viabilizao da integrao sistmica nessa rea; Atender a Secretaria de Recursos Humanos, nas atividades de planejamento, coordenao, superviso, controle e desenvolvimento de recursos humanos da Administrao Pblica Federal direta, ex-Territrios, das autarquias e das fundaes pblicas, empresas e sociedades de economia mista que recebem dotao do tesouro nacional para pagamento de pessoal e rgos de segurana do Governo do Distrito Federal - GDF; Atender s unidades de pessoal dos rgos e no desenvolvimento de suas atividades. Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal: Empresa controlada: sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertena, direta ou indiretamente, a ente da Federao; Empresa estatal dependente: empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos, no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria; A questo errada porque o SIAPE no abrange as empresas controladas, mas sim as dependentes, j que so estas que recebem recurso do Tesouro Nacional para pagamento de pessoal. Gabarito: E.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 56

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 38. (MINHA AUTORIA) O conceito de equidade est relacionado com o de discriminao positiva, uma vez que pessoas em condies desiguais devem receber tratamento diferenciado, superando assim o conceito de igualdade. O conceito de equidade vem desde a Grcia Antiga e ele surgiu referindo-se disposio de reconhecer o direito de cada um, mesmo que isso implique em no obedecer exatamente ao direito objetivo, pautando-se sempre pela busca de justia e moderao. Equidade, que usada no direito civil, consiste na adaptao da regra existente situao concreta, observando-se os critrios de justia e igualdade. Pode-se dizer, ento, que a equidade adapta a regra a um caso especfico, a fim de deix-la mais justa. Ela uma forma de se aplicar o Direito, mas sendo o mais prximo possvel do justo para as duas partes. A discriminao positiva consiste no tratamento desigual para os desiguais. Entende-se que preciso compensar as piores condies de determinados grupos em competir pelas oportunidades, concedendo-lhes vantagens nesta competio. Por isso diz-se que se trata de uma poltica de contedo compensatrio. A discriminao positiva chamada tambm e ao afirmativa. Os maiores exemplos so as cotas raciais em universidades pblicas destinadas aos estudantes e as vagas reservadas para portadores de necessidades especiais nos concursos pblicos. Podemos perceber que o conceito de equidade est diretamente relacionado justia. Esta a principal diferena de equidade para igualdade. Com frequncia os termos igualdade e equidade so traduzidos e incorporados de modos semelhantes. Apesar de serem muito confundidas, as palavras tm dois significados distintos e so conceitualmente diferentes. Igualdade semelhana; equidade justia. Dessa forma, ser igual no significa necessariamente ser equnime, e vice-versa. O Dicionrio Houaiss traz algumas definies para o verbo superar. Vejamos duas delas:
4 - fazer desaparecer, livrar-se de; remover, afastar, solucionar. 6 - ir mais alto que, subir alm; ultrapassar, sobrelevar-se a, avantajar-se a.

Nas questes, s vi o CESPE usar o termo no segundo sentido. Assim, quando falamos que preciso superar o conceito de igualdade, estamos dizendo que devemos ir alm dele, ultrapass0lo, mas sem abandon-lo. isso que a equidade faz. Ela no abandona o conceito de igualdade. A equidade pode ser dividida em duas: horizontal e vertical. A equidade vertical diz que devemos

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS tratar de forma equivalente aqueles que sejam iguais, ou seja, se relaciona com o conceito de igualdade. J a equidade vertical diz que devemos tratar desigualmente aqueles que sejam desiguais. Gabarito: C.

39. (MINHA AUTORIA) A liderana transacional se baseia na autoridade, recompensando ou punindo os subordinados de acordo com o desempenho. Ela adequada para os momentos de mudana, em que deve partir de cima a iniciativa de mudar. Pesquisas descobriram que algumas abordagens de liderana so mais eficazes do que outras para realizar mudanas nas organizaes. A liderana transacional recebe esse nome porque ela ocorre por meio de um processo de troca no qual o lder prov recompensas em troca do esforo de seguidores e desempenho. So lderes que procuram e observam desvios das regras e padres, tomam aes corretivas. Intervm apenas quando os padres no so alcanados. um tipo de liderana liberal. A liderana transacional importante para todas as organizaes, mas para liderar a mudana uma abordagem diferente necessria. Os lderes transformacionais possuem um habilidade especial em realizar inovao e mudana, reconhecendo as necessidades e preocupaes dos seguidores, ajudando-os a examinarem problemas antigos com novas abordagens, e encorajando-os a questionar o status quo. A Liderana Transformacional capaz de mudar o comportamento de um funcionrio a partir de uma viso do lder, da inspirao de ideais, do estmulo intelectual e da considerao individualizada (cada pessoa possui necessidades individuais exclusivas). Este lder motiva as pessoas, impelindo-as a agirem alm de suas capacidades, transformando-as e alcanando os resultados organizacionais. Refere-se ao processo de influenciar grandes mudanas nas atitudes e nos pressupostos de membros da organizao e obter o comprometimento com mudanas importantes nos objetivos e nas estratgias da organizao. A liderana transformacional envolve a influncia de um lder sobre seus subordinados, mas o efeito da influncia fortalecer os subordinados que tambm se tornam lderes no processo de transformar a organizao. Portanto, a liderana transformacional geralmente vista como um processo

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS compartilhado, envolvendo as aes dos lderes em diferentes nveis e em diferentes subunidades de uma organizao. A questo errada porque a transformacional que adequada mudana. Gabarito: E.

40. (MINHA AUTORIA) Os atores envolvidos em uma rede interorganizacional esto em situao de interdependncia, gerada pela necessidade de compartilhar recursos para atingir um objetivo comum. Ainda que seus membros representem os diferentes nveis de governo, no implica que haja um relacionamento hierrquico entre eles e cada nvel atua como unidade semiautnoma. A questo certa. Um fenmeno recente, cada vez mais frequentemente observado, a existncia de redes, ou estruturas policntricas, envolvendo diferentes atores, organizaes ou ndulos, vinculados entre si a partir do estabelecimento e manuteno de objetivos comuns e de uma dinmica gerencial compatvel e adequada. Este fenmeno apresenta-se igualmente em diferentes campos gerenciais, manifestando-se na existncia de redes empresariais, redes de polticas, redes de movimentos sociais, redes de apoio scio-psicolgico, etc. importante fazer a distino de redes intraorganizacionais e interorganizacionais. Aquelas so formadas dentro das organizaes, como, por exemplo, uma empresa em que os funcionrios trabalham de forma conjunta e flexvel. J estas so formadas por organizaes, as organizaes so os atores. No primeiro caso, o controle baseado em uma autoridade legtima, num fluxo hierrquico. Diferentemente, na rede interorganizacional o controle no uma relao preponderante, os atores no esto dentro de uma hierarquia. A interdependncia uma condio na qual cada organizao depende de outra, sem que isto implique relao de subordinao entre elas. Na condio de interdependncia o comportamento de uma parte no pode ser visto isoladamente dos demais, o que aumenta o grau de incerteza para cada uma delas. Segundo Sonia Maria Fleury Teixeira:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Diferentemente, na rede interorganizacional o controle no uma relao preponderante. Ainda que seus membros representem os diferentes nveis de governo, no implica que haja um relacionamento hierrquico entre eles e cada nvel atua como unidade semi-autnoma. A posio de poder est relacionada influncia que cada membro tem na viabilidade mesma da rede. As organizaes confiam umas nas outras para alcanar objetivos prprios e, nesse sentido, o poder de uma organizao aumenta na medida em que sua participao se torna essencial para a preservao da rede. Alm disso, o gestor est envolvido em diversas redes, que se sobrepem ou influenciam mutuamente. Gabarito: C.

41. (MINHA AUTORIA) O prego eletrnico, modalidade de licitao obrigatria nas compras de bens e servios comuns do Governo Federal, funciona como um leilo reverso no qual a disputa ocorre com o envio sucessivo de lances atravs do portal www.comprasnet.gov.br. Para participar do prego eletrnico, tanto os fornecedores pessoa jurdica como pessoa fsica devem se cadastrar no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) O Prego foi criado por meio de Medida Provisria em 2000, que foi convertida na Lei 10.520/2002. Alm dessa lei, ele regido pelos Decretos 3.555/2000, 3.693/2000 e 3.784/2001. A definio est no primeiro destes decretos, que traz o regulamento do Prego: Art. 2 Prego a modalidade de licitao em que a disputa pelo fornecimento de bens ou servios comuns feita em sesso pblica, por meio de propostas de preos escritas e lances verbais. O Prego Eletrnico regulamentado pelo Decreto 5.450 de 2005, segundo o qual: Art. 4 Nas licitaes para aquisio de bens e servios comuns ser obrigatria a modalidade prego, sendo preferencial a utilizao da sua forma eletrnica.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Portanto, a questo errada porque a obrigatria a realizao do prego na forma presencial ou eletrnica, e no somente na eletrnica, que preferencial. O restante da questo correto. Conforme o mesmo Decreto 5.450: 2 No caso de prego promovido por rgo integrante do SISG, o credenciamento do licitante, bem assim a sua manuteno, depender de registro atualizado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF. Gabarito: E.

42. (MINHA AUTORIA) As agncias reguladoras constituem autarquias sob regime especial, caracterizado pela independncia administrativa e mandato fixo de seus dirigentes, que so nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao do Senado Federal. Estadas entidades so dotadas de maior autonomia na contratao de bens, servios e obras, uma vez que podero utilizar a consulta e o prego, que sero disciplinados pela Agncia em regulamento prprio. As agncias reguladoras foram incorporadas ao direito brasileiro em decorrncia do processo de privatizao de servios pblicos promovido no Brasil na dcada passada. O Estado transferiu ao setor privado determinadas atividades at ento por ele diretamente exercidas, tais como os servios de telecomunicaes e de fornecimento de energia eltrica. Entretanto, apesar da sua retirada da prestao direta desses servios, no teria o Estado como se furtar a continuar neles intervindo, por meio de sua regulao e fiscalizao. Para tanto, instituiu as agncias reguladoras. As atuais agncias reguladoras tm sido institudas sob a forma de autarquias. Isto tem dois objetivos. O primeiro permitir que possam exercer atividades tpicas do Poder Pblico. Segundo entendimento do STF, apenas pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atribuies tpicas de Estado. O segundo conferir maior independncia a essas agncias, retirando elas da subordinao hierrquica da administrao direta. Contudo, o legislador vai alm, caracterizando-as como autarquias em regime especial, que pode ser traduzido, nos termos de cada lei instituidora, em prerrogativas especiais, normalmente relacionadas ampliao de sua

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS autonomia administrativa e financeira. Para exemplificar, a seguir est o art. 8, 2, da Lei 9.472/97, que trata da ANATEL:
2 A natureza de autarquia especial conferida Agncia caracterizada por independncia administrativa, ausncia de subordinao hierrquica, mandato fixo de seus dirigentes e autonomia financeira.

Os dirigentes so escolhidos pelo Presidente da Repblica, aps aprovao do Senado. Segundo a Lei 9.986/00, que dispe sobre a gesto de recursos humanos das Agncias Reguladoras:
Art. 5 O Presidente ou o Diretor-Geral ou o Diretor-Presidente (CD I) e os demais membros do Conselho Diretor ou da Diretoria (CD II) sero brasileiros, de reputao ilibada, formao universitria e elevado conceito no campo de especialidade dos cargos para os quais sero nomeados, devendo ser escolhidos pelo Presidente da Repblica e por ele nomeados, aps aprovao pelo Senado Federal, nos termos da alnea f do inciso III do art. 52 da Constituio Federal

No que se refere contrataes, s Agncias Reguladoras seguem o disposto na Lei 9.986/00, segundo a qual:
Art. 37. A aquisio de bens e a contratao de servios pelas Agncias Reguladoras poder se dar nas modalidades de consulta e prego, observado o disposto nos arts. 55 a 58 da Lei no 9.472, de 1997, e nos termos de regulamento prprio. Pargrafo nico. O disposto no caput no se aplica s contrataes referentes a obras e servios de engenharia, cujos procedimentos devero observar as normas gerais de licitao e contratao para a Administrao Pblica.

Portanto, a questo errada porque a contratao de obras e servios de engenharia civil est sujeita ao procedimento das licitaes previsto na lei 8.666/93. Segundo a Lei 9.472/97:
Art. 55. A consulta e o prego sero disciplinados pela Agncia, observadas as disposies desta Lei e, especialmente.

Gabarito: E.

43. (MINHA AUTORIA) O Marco Lgico uma das mais difundidas metodologias utilizadas no planejamento, monitoramento e avaliao do programas e projetos. A lgica vertical dessa ferramenta consiste na lgica da interveno, segundo a qual insumos e trabalho (atividades) aplicados

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS produzem resultados, esses provocam um efeito (objetivo do projeto), que por sua vez contribui para um objetivo superior. O Marco Lgico, conhecido ainda como Quadro Lgico, Matriz Lgica ou Logical Framework, surgiu no contexto da cooperao internacional de apoio ao desenvolvimento, pela necessidade das agncias internacionais de financiamento de projetos em acompanharem melhor como era aplicado o dinheiro emprestado. O Marco Lgico consiste de uma matriz de duas entradas 4x4, que resume em seus 16 campos a estratgia do projeto, os possveis riscos externos e os indicadores que possibilitem a aferio do desempenho. Desta forma ele representa um poderoso instrumento de comunicao (interna e externa) do projeto, bem como o centro da gerncia do projeto. A sua estrutura pode ser descrita assim:
OBJETIVOS INDICADORES Os indicadores em nvel de Objetivo Superior medem o impacto geral que ter o projeto. Devem ser especficos em termos de quantidade, qualidade e tempo (grupo social e local, se for relevante). Os indicadores em nvel de Objetivo de Projeto descrevem o impacto obtido ao fim do projeto. Devem incluir metas que reflitam a situao aps a concluso do projeto. Cada indicador deve especificar a quantidade, qualidade e prazo dos resultados a serem obtidos. FONTES DE VERIFICAO Os meios de verificao so as fontes de informao que se pode usar para verificar que os objetivos foram atingidos. Podem incluir material publicado, inspeo visual, pesquisas por amostragem, etc. Os meios de verificao so as fontes que o executor e o avaliador podem consultar para verificar se os objetivos esto sendo atingidos. Podem indicar que existe um problema e sugerir a necessidade de mudanas nos componentes do projeto. Podem incluir material publicado, inspeo visual, pesquisas por amostragem, etc. PRESSUPOSTOS Os pressupostos indicam os acontecimentos, as condies ou as decises importantes e necessrias para a "sustentabilidade" (continuidade no tempo) dos benefcios gerados pelo projeto.

OBJETIVO SUPERIOR - uma definio de como o projeto ou o programa contribuir para a soluo do problema (ou problemas) do setor.

OBJETIVO DO PROJETO - o impacto direto a ser obtido como resultado da utilizao dos Componentes produzidos pelo projeto. uma hiptese sobre o impacto ou benefcio que se deseja obter.

Os pressupostos indicam os acontecimento, as condies ou as decises que tenham que ocorrer para que o projeto contribua significativamente para que o Objetivo Superior seja atingido.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Os indicadores dos Componentes so descries breves, porm claras de cada um dos Componentes que precisam ser concludos durante a execuo. Cada um deve especificar quantidade, qualidade e horizonte temporal das obras, servios, etc. a serem concludos.

COMPONENTES so as obras, servios e atividades de capacitao que o executor deve realizar de acordo com o contrato. Estes devem ser expressos em termos de trabalhos concludos (sistemas instalados, pessoas capacitadas, etc.)

Esta clula indica onde os avaliadores podem encontrar as fontes de informao para verificar se os resultados contratados foram realizados. As fontes podem incluir inspeo local, relatrios de auditoria, etc.

Os pressupostos so os acontecimentos, as condies ou as decises que tm que ocorrer para que os componentes do projeto atinjam o Objetivo do Projeto para o qual foram executados.

ATIVIDADES - so as tarefas que o executor deve cumprir para completar cada um dos Componentes do projeto que implicam em custos. Deve ser elaborada uma lista de atividades em ordem cronolgica para cada Componente.

Esta clula contm o oramento para cada Componente a ser produzido pelo projeto.

Esta clula indica onde um avaliador pode obter informaes para verificar se o oramento foi gasto conforme o planejado. Normalmente constitui o registro contbil de uma unidade executora.

Os pressupostos so os acontecimentos, condies ou decises (fora do controle do gerente do projeto) que tm que acontecer para que os componentes do projeto possam ser executados.

Na primeira coluna temos a Lgica Vertical. Portanto, as atividades geram os produtos, que iro alcanar o objetivo do projeto, que levar ao objetivo superior. Gabarito: C.

44. (CESPE/SECONT/2009) Ao utilizar a avaliao do marco zero, o auditor de um projeto social garante o mximo de proximidade s reais necessidades e expectativas dos futuros usurios, e essa avaliao deve ocorrer antes da instalao desse programa social. A questo certa. Vimos que segundo Chianca: Avaliao do marco zero: ocorre antes da instalao de um determinado programa e serve para orientar a equipe responsvel por

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS ele no planejamento das aes, garantindo o mximo de proximidade s reais necessidades e expectativas dos futuros usurios. Avaliao de processo ou formativa: tem como objetivo prover informaes essenciais sobre um determinado programa para que os gestores possam introduzir mudanas a fim de melhor-lo ainda durante seu processo de implementao. Avaliao de produto ou somativa: conduzida aps o trmino de um programa ou projeto, servindo basicamente para julgar o mrito e a relevncia de um programa ou projeto em relao a determinados critrios.

Gabarito: C.

45. (MINHA AUTORIA) A diferena entre a avaliao privada e a social na Anlise Custo Benefcio est na precificao dos custos e benefcios. Enquanto a primeira utiliza valores de mercado, a segunda utiliza preossombra, que consideram valores socialmente importantes no inseridos no preo de mercado. A questo certa. A anlise custo benefcio (ACB) e a anlise custo-efetividade (ACE) so ferramentas que buscam comparar os custos estimados de determinado projeto com os benefcios esperados. Trata-se de uma forma de decidir sobre a adequabilidade e aceitabilidade de prosseguir com um projeto. A principal diferena entre a ACB e a ACE que, na primeira, os custos e resultados podem ser traduzidos em unidades monetrias; j na segunda, os impactos no podem ser valorizados em moeda. A ACB se baseia em uma regra muito simples: compara os benefcios e os custos de um projeto em particular e se os primeiros excedem aos segundos, fornecendo um elemento de julgamento inicial que indica sua aceitabilidade. Dado que sempre existem alternativas para o investimento que se traduzem em projetos, a ACB proporciona um guia para hierarquiza-los racionalmente, ao relacionar seus benefcios e seus custos. Se os projetos esto sendo executados, permite determinar em que medida esto sendo obtidos seus fins, quando estes podem ser traduzidos a unidades monetrias. A ACB pode ser realizada a partir de duas ticas diferentes: a avaliao privada e a social. A diferena que na primeira, os custos e benefcios so avaliados pelo seu valor de mercado. J na avaliao social, tanto os custos
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 65

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS quanto os benefcios so valorizados a preos-sombra, preo social ou de efincia. Preo-sombra, segundo Mishan, aquele que o economista atribui a um bem ou fator com base no argumento de que ele o mais apropriado para a finalidade do clculo econmico do que o seu preo vigente, se houver. Assim, o preo-sombra ser o preo de mercado acrescido ou subtrado de um valor considerado importante pela avaliao social. Por exemplo, o preo social de um bem ser igual ao seu preo econmico mais os efeitos distributivos de renda. Gabarito: C.

a)

Questo Discursiva

(MINHA AUTORIA) O debate sobre polticas sociais no Brasil se apresenta polarizado na escolha entre dois estilos de poltica, a focalizada e a universal. Aponte os principais argumentos de cada lado desta discusso e apresente um exemplo de programa universal e um de programa focalizado.

A universalizao um dos maiores princpios do Estado de Bem-Estar. TODOS os cidados teriam direito a uma srie de prestaes sociais do Estado, independentemente da renda. Contudo, a crise fiscal que abateu o mundo a partir do final da dcada de 1970 trouxe uma srie de obstculos para a universalizao. A falta de recursos e a grande quantidade de demandas geraram uma crise de governabilidade que percorreu o mundo. Como uma das possveis sadas a esta crise, o Consenso de Washington prope a focalizao. Uma vez que o Estado no possui os recursos suficientes para atender a todos, melhor atender a quem mais precisa. Toda essa discusso vai depender de como deve ser estruturada a poltica social de um pas. Qual o papel dos gastos sociais do Estado na reduo da desigualdade e da pobreza? A fim de responder a essa pergunta, preciso definir qual o objetivo que se pretende com os programas sociais. Para Camargo, uma possvel alternativa seria considerar como objetivo dos programas a manuteno do padro de vida de todos os cidados, diante de
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 66

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS situaes imprevistas ou previsveis, mas no devidamente antecipadas, o mais prximo possvel daquele vigente antes que tais situaes se manifestassem. Uma segunda possibilidade seria considerar que o objetivo dos programas sociais criar uma rede de proteo social para todos os cidados do pas, evitando assim que, diante de imprevistos como desemprego, acidentes de trabalho, doena, etc., ou diante de situaes previsveis, mas que os cidados, por alguma razo, no conseguiram antecipar adequadamente, como a perda da capacidade de trabalho em virtude de idade avanada, pouco investimento em educao, etc., estes consigam manter um padro de vida mnimo adequado sua sobrevivncia. A terceira alternativa seria considerar como o objetivo dos programas sociais reduzir as desigualdades na distribuio da renda e da pobreza decorrentes do funcionamento de uma economia de mercado. Assim, os programas buscariam igualar as oportunidades no mercado de trabalho, por isso os eles deveriam ser desenhados para atender fundamentalmente aos grupos relativamente mais pobres da populao. A ideia de igualar as oportunidades no mercado de trabalho est diretamente associada ao conceito de equidade. Enquanto a igualdade defende o tratamento igualitrio entre as pessoas, a equidade vem acrescentar que os iguais devem ser tratados de forma igual e os desiguais de forma desigual. Num ponto, a equidade era usada para justificar a busca de igualar as condies de competir pelas oportunidades. Assim, buscava-se com as polticas sociais proporcionar educao, sade, assistncia para que as pessoas mais pobres, numa corrida em busca das oportunidades, largassem do mesmo ponto de partida que os mais ricos. Depois, alguns vo dizer que no basta dar as condies no ponto de partida, preciso atuar diretamente nas oportunidades, nos resultados. Assim, surgiu a discriminao positiva, ou aes afirmativas, como as cotas raciais em universidades pblicas. A focalizao seria uma forma de buscar a equidade. Como os recursos so escassos, a determinao do grau de universalizao ou focalizao est diretamente relacionada definio de prioridades por parte do Estado. Dado o volume de recursos, quanto mais universal for o sistema, menor a parcela de recursos destinada aos grupos mais pobres da populao. Outro argumento a favor da focalizao que, dado o volume de recursos, quanto mais universalizantes forem os programas, menor o montante que
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 67

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS pode ser destinado a cada programa individualmente. Como resultado, o ajuste acaba ocorrendo na qualidade do servio prestado populao. Como os grupos de renda mais elevada, ao contrrio dos grupos de renda mais baixa, tm a opo de pagar pela prestao dos servios no setor privado, a queda de qualidade acaba sendo uma forma perversa de focalizar os programas sociais nos pobres. No entanto, a focalizao recebeu crticas severas dos movimentos de esquerda, considerando-a como mais uma ferramenta de desmonte do Estado pelo neoliberalismo. Critica-se principalmente a ideia de que aqueles indivduos que no fossem atendidos pelo Estado, poderiam buscar a satisfao de suas necessidades junto ao mercado. Na viso neoliberal, uma economia de mercado seria dotada de uma capacidade integradora irresistvel, pois seus benefcios materiais se transmitiriam (quase) totalidade da sociedade. Nesse campo normativo-conceitual, as polticas sociais seriam residuais, incidindo sobre os segmentos margem dos processos econmicos integradores. Entre os argumentos a favor da universalizao, apontado o fato de que ela economiza vrios recursos na alocao do gasto social, em particular, os custos associados ao desenho minucioso, implementao e ao monitoramento de polticas focalizadas, e posterior avaliao dos impactos, necessria para a correo incremental dos vazamentos ou excluses indevidos. Polticas universais economizariam outros custos menos tangveis como o estigma. Outro argumento o de Albert Hirschman, segundo o qual polticas para pobres seriam polticas pobres, uma vez que o grau responsividade e accountability ser mais baixo do que quando as polticas sociais tm como beneficirios estratos politicamente mais organizados e ativos da populao. Assim, segundo argumentos universalistas preocupados com a eficincia social dos gastos sociais, para atingir os pobres mais eficientemente so necessrias polticas universais. Do ponto de vista tico, argumenta-se que as polticas universais nos reuniriam, a todos, numa mesma comunidade de iguais em termos de direitos sociais de cidadania, maciamente garantidos pelo estado do bem-estar, em consonncia com uma concepo espessa de justia distributiva, como praticada em pases escandinavos. Roberto Mangabeira Unger um dos crticos da focalizao (pelo menos era). Segundo ele:
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 68

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


O governo Lula aderiu ideia de "focalizar" as polticas sociais. Com isso, confirmou que est perdido. Um dos objetivos da opo pela universalidade formar maioria que defenda o Estado social por se beneficiar com ele. Outro formar cidadania que tenha a segurana social necessria para constituir nao unida, capaz e inovadora. Poltica social no distribuio de esmola a necessitados enfileirados por ordem de suas necessidades. construo nacional. Programas s para os mais pobres -- ao invs de programas que incluam os mais pobres -- no resistem aos ciclos econmicos e polticos. Nos Estados Unidos, sede da propaganda em prol da focalizao, as polticas sociais universalizantes do presidente Roosevelt perduram. A "guerra contra a pobreza" do presidente Johnson sumiu.

Apesar de todas essas contradies, a discusso universalizao X focalizao tem recebido novas interpretaes, principalmente no sentido de que elas seriam complementares, e no excludentes. Vimos que o IPEA descreve algumas das caractersticas das polticas sociais no Brasil. Segundo o Boletim, a trajetria recente das polticas sociais no Brasil tem sido marcada por mudanas que vm introduzindo transformaes importantes no perfil do Estado Social brasileiro herdado do regime autoritrio, e vm permitindo avanos no cumprimento dos princpios de responsabilidade, de transparncia e de parceria Estado/sociedade. Essas mudanas podem ser agrupadas em dimenses representativas: universalizao, descentralizao, participao da sociedade, focalizao ou seletividade das aes, regulamentao e regulao, promoo de inovaes sociais, adoo de medidas que visam a elevar a eficincia e a eficcia do aparelho governamental, progressiva elevao do gasto social federal.

Podemos observar que eles colocam tanto a universalizao quanto a focalizao como mudanas que tm ocorrido nas polticas sociais. Mas a nos perguntamos: mas elas no so contrastantes? No necessariamente. Para o

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

69

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS atual governo, o objetivo que haja focalizao, mas sem prejuzo para a universalizao. Segundo o IPEA: A universalizao das aes encontra seu fundamento na Constituio de 1988. Em que pese o fato de o sistema de proteo social brasileiro ainda estar distante de um padro redistributivo e equitativo, a universalidade das polticas de sade, de assistncia, de previdncia e de educao tem sido objeto de inmeros avanos nos ltimos anos. Assim, em relao sade consolida-se, progressivamente, o Sistema nico de Sade SUS, que busca garantir o acesso igualitrio de toda a populao aos servios de sade por intermdio da organizao de uma rede descentralizada. Alm da descentralizao, enfatiza-se tambm o atendimento integral cujas prioridades so as atividades preventivas e a participao da comunidade. No que se refere focalizao ou seletividade das aes, observa-se um esforo em dar prioridade a grupos social e biologicamente vulnerveis no mbito das polticas sociais. Trata-se de um caminho para a universalizao do atendimento, que, assim, configura-se em uma prtica cujo objetivo beneficiar a todos e mais a quem tem menos. Isto , esse movimento busca contemplar tanto a garantia dos direitos sociais quanto a execuo de programas expressivos de combate pobreza. Esse o caso, por exemplo, do Projeto Alvorada. Podemos ver que a focalizao um caminho para a universalizao do atendimento e que o objetivo beneficiar a todos e mais a quem tem menos. Segundo o IPEA, em que pese a focalizao tratar-se de um conceito muito em voga na conjuntura das polticas sociais, preciso considerar algumas de suas ambiguidades. Para alguns formuladores de polticas sociais, a focalizao ou a seletividade das aes entendida como meio para racionalizar e otimizar os insuficientes recursos oramentrios, direcionando-os para o atendimento social dos mais necessitados. Defende-se, portanto, a concentrao de esforos na populao mais carente, de forma a aliviar, de algum modo, os altos custos sociais das polticas de ajuste. Essa vertente da focalizao vem ganhando fora em um contexto de crise do financiamento do Estado Social, e tem pautado o desenho e a implementao de vrios programas e projetos em reas como Habitao e Saneamento, Gerao de Emprego e Renda, Educao e Assistncia Social.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 70

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Por outro lado, observa-se uma verso mais ampla da focalizao da poltica social, na qual se entende que a seletividade das aes um caminho para a universalizao do atendimento, configurando-se em uma prtica do tipo beneficiar todos e mais a quem tem menos. Essa concepo parte da tese de que preciso aumentar o gasto social (estatal e no estatal) para contemplar tanto a garantia dos direitos sociais quanto a execuo de programas expressivos de combate pobreza. Alguns autores argumentam que, mais do que insuficincia de recursos, o que caracteriza a ao governamental no Brasil a m distribuio dos recursos existentes, que no alcanam as populaes mais vulnerveis. Nesse sentido, a focalizao das polticas sociais nestes segmentos sociais defendida como forma de promover o acesso desses setores aos programas sociais. Vamos agora ver como seria estrutura a resposta da questo. Primeiro de tudo: muito importante ler o enunciado com cuidado. Nesta questo, pedi que vocs dessem exemplos de PROGRAMAS focalizados e universais. No pedi para darem exemplo de POLTICAS. Assim, no sero aceitos como exemplos de universalizao o SUS ou a educao fundamental. So polticas, e no programas. Programas so conjuntos de aes que buscam resolver determinado problema. Assim, a sade, que um dos maiores exemplos de Poltica Universalizante, possui um programa focalizado, que o Programa Sade da Famlia, em que equipes buscam atender as famlias diretamente nas residncias. Os municpios devem escolher aquelas reas onde a populao est mais exposta aos riscos sociais. Na redao, como temos at 20 linhas, eu adotaria a seguinte estrutura. No primeiro pargrafo falaria dos argumentos da universalizao, no segundo dos da focalizao, no terceiro que os dois podem ser complementares e no quarto os exemplos solicitados. Tomem muito cuidado com alguns programas, porque o Governo Lula gosta de dizer que para TODOS, mas so programas focalizados. o caso do ProUni: Programa Universidade para Todos. S podem ser beneficirios pessoas com renda familiar at trs salrios mnimos. Portanto, um programa focalizado. Em muitos casos, os programas buscam ser focalizados, mas no conseguem. Por exemplo, o Programa Bolsa Famlia um caso de sucesso. O Banco Mundial o classificou como o programa mais bem focalizado da Amrica Latina. J o Benefcio de Prestao Continuada (BPC), foi considerado como de focalizao ruim, tendo sido classificado em 23. Uma forma de olhar a

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

71

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA P/ TCU - TEORIA PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS focalizao ver se os mais necessitados esto recebendo os recursos. Segundo o estudo do Banco Mundial, 80% dos recursos da Bolsa Famlia vo para os 25% pobres do pas. J no BPC, apenas 30% vo para este grupo. Como exemplos de programas universais, na maioria temos os da sade. Um exemplo a Ao Ateno aos pacientes portadores de coagulopatias. OS hemoflicos, que tem restries na capacidade de coagulao do sangue, devem receber remdios que incentivem a coagulao. So remdios muito caros, e dever do Estado garantir o acesso a esses remdios. Assim, todos os hemoflicos, independentemente da renda, recebem tais remdios. Os programas de vacinao e combate dengue tambm funcionam assim. Nas reas de previdncia e emprego tambm temos muitos programas universais. O seguro-desemprego pode ser requerido por todo trabalhador dispensado sem justa causa. J o abono salarial do PIS (Programa de Integrao Social) focalizado, ele consiste no pagamento anual no valor de um salrio mnimo para os trabalhadores com remunerao mensal de at dois salrios mnimos mdios durante o ano. Vamos ao modelo de resposta.

A favor da universalizao, argumenta-se que o mercado no capaz de prover as necessidades da maior parte da populao, sendo necessria ento a interveno estatal. Outro argumento o de que se reduzem os custos dos programas, uma vez que diminui a necessidade de desenho e avaliao detalhistas. J a focalizao apresentaria como vantagens a reduo das desigualdades sociais por concentrar a ao do governo nos mais pobres. Aumentaria a qualidade das polticas, pois ao invs de muitos programas com poucos recursos, existiriam menos programas com maior capacidade financeira. A focalizao promoveria uma maior justia social, ou equidade. No entanto, pode-se defender tambm que a focalizao e a universalizao no so excludentes, mas sim complementares. A focalizao seria um caminho para a universalizao, pois o objetivo atender a todos e mais a quem tem menos. Como exemplo de programa universal pode-se citar o segurodesemprego, destinado a todo trabalhador dispensado sem justa causa. J um dos programas mais bem focalizados o Bolsa Famlia, destinado s famlias com renda mensal de at R$ 140.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

72

Вам также может понравиться