Вы находитесь на странице: 1из 18

A RELAO PROFESSOR ALUNO NA EJA: UM NOVO SIGNIFICADO PARA UMA PERMANENTE TROCA

Gisele Maria Viana Martins* Edinalda Maria Almeida da Silva**

Este artigo apresenta a Educao de Jovens e Adultos (EJA) como espao de reconstruo de saberes, situado no mbito da educao, como lugar privilegiado de retomada da escolaridade, tendo como principal objetivo mostrar que a construo do conhecimento se d com a permanente troca entre professor-aluno, ponto de partida e de chegada do processo de elaborao do conhecimento. O presente estudo buscou focalizar a sala de aula da EJA, como lugar de relaes, onde os atores que circulam no espao institucional escolar constroem laos, saberes, entre movimentos que vo dos conflitos, busca de sadas socializadoras e geradoras de aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: relao professor-aluno sala de aula prtica docente aprendizagem *Aluna do Curso de Educao Profissional na Modalidade de Jovens e Adultos **Mestre em Comunicao e Cultura/UFRJ. Professora IFF campus Campos Centro

Ser mestre no apenas lecionar. Ensinar no s transmitir conhecimentos. caminhar com o discpulo, passo a passo. transmitir a este o segredo da caminhada. Ser mestre ser exemplo de dedicao, doao, dignidade pessoal e, sobretudo, amor. (Lenner) 1-INTRODUO A Educao de Jovens e Adultos - EJA representa, hoje, uma nova possibilidade de acesso ao direito educao sob uma nova alternativa legal, acompanhada de garantias legais. Na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n. 9.394/96, consta no Ttulo V, Captulo II, Seo V, dois Artigos relacionados, especificamente, Educao de Jovens e Adultos: Art. 37 - A educao de jovens e adultos ser destinada queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade prpria. 1 Os sistemas de ensino asseguraro gratuitamente aos jovens e aos adultos, que no puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as caractersticas do alunado, seus interesses, condies de vida e trabalho, mediante cursos e exames. 2 O Poder Pblico viabilizar e estimular o acesso e a permanncia do trabalhador na escola, mediante aes integradas e complementares entre si. Art. 38 - Os sistemas de ensino mantero cursos e exames supletivos, que compreendero a base nacional comum do currculo, habilitando ao prosseguimento de estudos em carter regular. 1 Os exames a que se refere este artigo realizar-se-o: I. no nvel de concluso do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos. II. no nvel de concluso do ensino mdio, para os maiores de dezoito anos. 2 Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais sero aferidos e reconhecidos mediante exames. No Plano Nacional de Educao, temos como um dos objetivos e prioridades:

Garantia de ensino fundamental a todos os que no tiveram acesso na idade prpria ou que no o concluram. A erradicao do analfabetismo faz parte dessa prioridade, considerando-se a alfabetizao de jovens e adultos como ponto de partida e intrnseca desse nvel de ensino. A alfabetizao dessa populao entendida no sentido amplo de domnio dos instrumentos bsico da cultura letrada, das operaes matemticas elementares, da evoluo histrica da sociedade humana, da diversidade do espao fsico e poltico mundial da constituio brasileira. Envolve, ainda, a formao do cidado responsvel e consciente de seus direitos. (Plano Nacional de Educao - introduo: objetivos e prioridades dois) Nota-se que o cidado est diante de um direito claramente protegido e assegurado.

Ano/Censo

Total

Total de Analfabetos

1920 1960 1980 1991 2006

17.557.282 40.278.602 73.541.943 95.837.043 138.584.000

11.401.715 15.964.852 18.716.847 19.233.758 14.391.000

64,90 39,60 25,50 20,07 10,38

Fonte: IBGE. Censos Demogrficos e Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios 2006. Porm, as estatsticas oficiais apresentam o Brasil como um pas, cujas taxas de escolarizao ainda so muito insignificantes, se comparadas aos demais pases emergentes com economias em pleno desenvolvimento. Em conformidade com a posio de Jamil Cury (2006), o analfabetismo incomoda, mas muito alm dele esto as taxas de abandono, repetncia e defasagem idade/abandono, repetncia e defasagem idade/srie das crianas e jovens brasileiros.

Estas questes refletem uma sala de aula incompatvel com os desejos e necessidades da clientela atendida e, so reveladoras de uma escola pblica, cuja qualidade do ensino ministrado nas sries da Escola Fundamental vem sendo questionada, em razo do no cumprimento da funo central da escola: levar os alunos sistematizao dos conhecimentos essenciais ao processo de escolarizao. Algumas questes levantadas no incio desse estudo nortearam as investigaes sobre a sala de aula da EJA, inicialmente de forma genrica e posteriormente de forma especfica, com foco nos segmentos atendidos pela Educao de Jovens e Adultos. Como esto ocorrendo as relaes professor-aluno nas escolas da EJA? A transposio didtica leva em conta a diversidade cultural, social, histrica? Quais as estratgias pedaggicas facilitadoras da aprendizagem? O exerccio democrtico encontrase presente nas vozes de todos os envolvidos no processo escolar? A partir desses questionamentos definiu-se o tema, o levantamento bibliogrfico e as questes a serem discutidas no corpo do trabalho. Com base na concepo da EJA como espao de relaes entre sujeitos scio-histricos que se constroem e produzem conhecimentos no interior da cultura, dos saberes, das prticas sociais e educativas, nas quais se encontram inseridos, o foco das anlises concentra-se na relao professor-aluno, ponto de partida e fim ltimo do processo de construo da aprendizagem. Para falar deste tema destacou-se a sala de aula da EJA, como um espao contraditrio e aberto s mltiplas possibilidades, momento em que se discutem as contradies, os contextos educacionais, a EJA como espao de aprendizagem e as possibilidades que se abrem aos jovens e adultos, a relao professor-aluno, vista como um indicador scio/cultural/didtico/pedaggico da EJA, enfatizando o papel do dilogo nessas relaes, levando a um novo significado da sala de aula da EJA, como modalidade de ensino que cumpre uma funo social.

2-- O MODELO TRADICIONAL DO LUGAR DO ENSINO Historicamente, as salas de aulas das escolas brasileiras se construram como espaos de poder, haja vista o autoritarismo e a hierarquizao como caractersticos do modelo de ensino que atravessou a Repblica, no ltimo sculo. Essa escola que preparou os pequenos e os jovens para o futuro, que hoje j passado, teve como modelo tradicional a catequese, processo de imposio de idias que, de certa forma, viu sua cultura original subjugada aos interesses do poder da metrpole no incio do processo de colonizao, como afirma Gadotti. Uma escola que foi tecida por relaes de autoritarismo, diviso de classes e desrespeito cultura do educando, facilmente banalizou o preconceito e a excluso como mecanismos homogeneizadores. Rios (2001) comenta ao falar das relaes entre escola e sociedade: Se a escola transmissora do saber sistematizado acumulado historicamente, ela deve ser fonte de apropriao da herana social dos que esto em seu interior. Entretanto, o que constatamos na escola brasileira , de um lado, que grande parte da populao est excluda do processo educativo formal, e, de outro que a maioria que freqenta a escola, no tem se apropriado das informaes, por total ausncia de condies mnimas de aprendizagem (p.36). Estas consideraes demonstram que a sala de aula da escola regular, ao longo da breve histria da educao brasileira, tornou-se um espao de reproduo das contradies sociais e das lutas pelo poder poltico, por parte de grupos polticos e ideolgicos, que brigam por estes espaos. Atualmente, muitos dos problemas enfrentados pelas escolas, como analisa Vasconcellos (2004) so frutos destas relaes patrimonialistas e clientelistas que marcam a histria do Brasil e de sua gente. Os ranos deste passado de opresso e conservadorismo escolar esto presentes nas escolas atuais, sobretudo no descaso dos detentores de poder com as escolas pblicas, com os professores e at mesmo os alunos, que no recebem um ensino de qualidade, crtico e reflexivo, como bem defendia Paulo Freire.

Nesta perspectiva, a sala de aula como lugar do ensino historicamente foi alvo de mltiplas metforas, que vo da priso a casa de loucos, numa demonstrao de que a escola, que deveria ser o centro de referncia do saber, em muitos sistemas um depsito de crianas e adolescentes, que vo, pouco a pouco, perdendo o desejo de aprender. O que fica claro nessas discusses um fato alarmante, ou seja, a escola reprodutora de modelo tradicional, que classifica seus alunos e os coloca para receberem passivamente os contedos, a escola do fracasso escolar que, ao expulsar seus alunos, fez e faz com que eles, j adultos, tenham que buscar complementar a sua escolaridade, como caminho de incluso social (INEP, 2008). Esse modelo de sala de aula, que Paulo Freire chamava de educao bancria, porque s buscava acumular contedos, sem qualquer preocupao com a aprendizagem, acabou por impregnar o ensino brasileiro, no deixando a escola ampliar suas aes em busca de uma proposta inclusiva de qualidade e capaz de respeitar as diferenas culturais e histricas dos sujeitos que esto em processo de conhecimento e que so cidados a serem respeitados em suas singularidades.

3 - A SALA DE AULA DA EJA: ESPAO CONTRADITRIO E ABERTO S MLTIPLAS POSSIBILIDADES A sala de aula da EJA um espao multicultural. Neste, h a presena de professores e alunos em busca do conhecimento. Logo, ali que se estreitam os laos de amizades entre docentes e discentes. Portanto esse espao deve ser um ambiente acolhedor e prazeroso para ambos. Observa-se com isso que a sala de aula para a Educao de Jovens e Adultos, ser a geradora de aprendizagem. Como comenta Paulo Freire as relaes que acontecem no ambiente escolar so por sua natureza, relaes humanas, portanto, relaes complexas, contraditrias, abertas s mudanas e reprodues. O captulo que abre este estudo realiza uma abordagem da sala de aula da EJA, espao das relaes que envolvem professores e alunos, como atores de uma histria que

deveria ser de incluso, dilogo, possibilidades, aprendizagem significativa, cidadania, autonomia de pensar, falar, agir; mas que nem sempre o . Muitos docentes entram na sala de aula da EJA muitas vezes sem saber com que pblico ir lidar o que leva a um choque cultural, j que, esse professor na maioria das vezes no foi preparado para atender esse tipo de clientela. Por isso que nesse artigo enfoca-se a importncia da capacitao desse professor, uma vez que ele ir encontrar diversidades culturais, tnicas e diversos grupos de pessoas de idades diferentes (adultos/jovens). Segundo Paulo Freire, a sala de aula na EJA o espao de encontro entre alunos, professores e o conhecimento. Nela, vnculos de amizade, cooperao e confiana se constroem e se consolidam, animando o processo de interao social entre as trocas comunicativas. E, que vista dessa forma, a sala de aula pulsante, viva e dinmica. Da, a importncia do professor da EJA valorizar o saber cotidiano e, afirmar as histrias que os alunos contam, histrias baseadas em suas prprias experincias. A participao livre e crtica dos educadores um dos princpios que proposto por FREIRE para a EJA, onde rene um trabalho pela conquista da linguagem e que o dilogo condio essencial de uma tarefa de coordenar e, jamais influir ou impor. Posto diante do mundo, o alfabetizando estabelece uma relao sujeito-objeto da qual nasce o eu conhecimento e que lhe expressa por uma linguagem. Esses alunos so marcados por "carncias" socioeconmicas, culturais, materiais, afetivas e por falta de participao nos processos de deciso dos rumos que sero dados ao seu destino profissional e societrio. Mas, so tambm indivduos que voltam escola para aprender, visando, talvez, uma melhor qualidade de vida.

Na EJA, precisa-se levar em conta que o adulto tem uma insero social diferente da criana. Por essa razo, o papel do educador nesta modalidade de ensino extremamente importante, pois esses jovens e adultos possuem um histrico escolar permeado por problemas, no apenas no campo cognitivo, mas tambm no campo social, econmico e emocional. Por isso, os processos pedaggicos que esto, diretamente, ligados

ao sistema educacional nessa modalidade de ensino devem ter uma maior preocupao com a capacitao desses profissionais para trabalhar na EJA, para que o ensino/aprendizagem desses alunos esteja comprometido com a transformao das reais condies de vida. Para que essa transformao ocorra, e haja adequado atendimento aos alunos, principalmente, considerando as novas condies sociais e econmicas exigidas pela sociedade, necessita-se de pessoas com versatilidade, capazes de compreender o processo de trabalho na EJA. 4- AS CONTRADIES EXISTENTES NA SALA DE AULA DA EJA A Educao de Jovens e Adultos como modalidade de ensino que nasce da valorizao da funo social da Escola apresenta, em sua natureza, caractersticas que lhe oferece uma especificidade no tocante clientela atendida, ao perfil professor e, sobretudo, s expectativas que confere aos segmentos por ela atendidos. Diante desta realidade, as escolas que atuam com a EJA, alm do Ensino Regular, convivem com um conjunto de contradies e impasses. O primeiro deles talvez seja o despreparo da instituio para atender a este aluno, que muitas vezes esteve fora da escola durante anos, apresentando defasagem de contedos que no podem ser revistos em curto prazo. Compreender que este aluno precisa ser acolhido em sua condio concreta o requisito bsico para um trabalho srio e comprometido com o avano da escolarizao desse sujeito que retorna escola. Paulo Freire (1989), em sua obra Pedagogia do Oprimido diz que a situao do trabalhador que l e no escreve humilhante, na medida em que ele excludo do processo de incluso social porque vive em uma sociedade letrada, na qual cobrado a todo momento pela falta de um saber social que no detm. Muitos alunos adultos que chegam sala de aula da EJA se sentem intimidados em falar, opinar, dizer sua palavra, pois ao longo de sua existncia permaneceram calados, por fora da opresso sobre os analfabetos, os pobres, os negros, os homossexuais, enfim, os oprimidos, um dia, abandonaram a escola no completando sua escolaridade bsica. neste sentido que a sala de aula da EJA, conforme parecer de Jane Paiva (2002), Doutora em Educao de Jovens e Adultos, apresenta-se como um espao de diversidade, marcado por gneros, etnias, vises de mundo, religiosidade, experincias mltiplas e

diferenciadas. Trabalhar com esta clientela, cujas histrias de vida so ricas e cheias de vivncias singulares, exige professores humanizados, que saibam lidar com gente, sem preconceitos e conhecedores da cultura dos alunos, que devem se respeitadas naquilo que possuem de essencial. As contradies se tornam visveis, a partir do instante em que a escola impe ao aluno as EJA, um modelo de ensino que no foi elaborado para quem esteve fora da escola por algum tempo. Segundo Leonardo Boff (2000) muitas vezes contedos infantilizados retiram do adulto trabalhador o desejo de aprender (p.37). Esta realidade ainda se repete em muitas escolas, onde os planejamentos e currculos unificados no deixam que a EJA seja visualizada a partir da sua especificidade de modalidade que supre e complementa saberes, ressignificando vivncias. Logo, fundamental que gestores, professores coordenadores, supervisores, funcionrios das unidades de ensino, estejam preparados para lidar com os jovens e adultos, tendo em vista que, como sujeitos scio-histricos, eles levam para o interior das escolas, suas histrias e modos prprios de ver o mundo e se auto construrem. Quando aborda a questo ontolgica da construo do ser social nas relaes com o mundo, Rios (2002) citando Corbisier diz:

A implicao recproca homem-mundo e mundo-homem no significa uma relao exterior, fortuita e acidental, mas, ao contrrio, com a compenetrao ontolgica, constituda dos dois termos entre os quais a relao se estabelece. No estamos no mundo como objetos fsicos esto dentro uns dos outros, como o livro est na estante, a estante na sala, a sala na casa, etc. O nosso estar e o nosso ser no mundo tem um alcance muito mais profundo, pois no se trata de justaposio no espao, nem de uma incluso meramente fsica, mas de uma relao de inerncia que afeta, na prpria estrutura ontolgica, os dois termos constitutivos da relao (p.30). 5-A RELAO PROFESSOR-ALUNO: SIGNIFICADO FUNDAMENTAL NA EJA Nota-se que a educao tem como finalidade enriquecer o processo de criatividade, e tem o papel de construir o conhecimento de forma abrangente, pois ela possui elementos que ajudam na formao intelectual do aluno e tambm em prticas que iro levar para o seu cotidiano. O educador de jovens e adultos deve ter como qualidade a capacidade de solidarizar-se com os educandos, a disposio de enfrentar dificuldades como desafios, a confiana de que todos so capazes de aprender, a ensinar e aprender numa troca mtua.

Devem ser coerentes com essas posturas para que possam identificar os fatores que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem no processo de aquisio da leitura e da escrita para, em seguida, reverter essa realidade. Segundo Freire, a relao professor-aluno fundamental para a organizao e assimilao dos contedos. Tudo que o professor faz em sala de aula influencia no desenvolvimento dos alunos. Pois a maioria vem de um longo e cansativo dia de trabalho, e de anos sem irem escola. E o professor precisa ter muita responsabilidade, dedicao e criatividade para que esses educandos sejam incentivados a permanecer na escola. "O adulto est inserido no mundo do trabalho e das relaes interpessoais de um mundo diferente daquele da criana e do adolescente. Trs consigo uma histria mais longa (e provavelmente mais complexa) de experincia sobre o mundo externo, sobre se mesmo e sobre as outras pessoas. Com relao interao em situaes de aprendizagens, essas peculiaridades da etapa de vida em que se encontra o fazem com que ele traga consigo diferentes habilidades e dificuldades (em comparao com a criana) e, provavelmente, maior capacidade de reflexo sobre o conhecimento e sobre seus prprios processos de aprendizagem" . (Oliveira, 2004, p. 60 e 61) O professor o mediador e incentivador de cada aluno, e o bom relacionamento, preocupao e carinho com os alunos, ajudam no seu desenvolvimento intelectual incentivando-os a continuarem frequentando as aulas. Criando sempre mtodos criativos que chame a ateno e faa com que os alunos participem das aulas, e relacionado com o que j trazem de suas experincias e vivncia em seu cotidiano os deixado a vontade para participarem das aulas trazendo suas contribuies. Sendo assim: "Algumas qualidades so essenciais ao educador de jovens e adultos so a capacidade de solidarizar-se com os educandos, a disposio de encarar dificuldades como desafios estimulantes, a confiana na capacidade de todos de aprender e ensinar. Coerentemente com esta postura fundamental que o educador procure conhecer os educandos, suas expectativas, sua cultura, as caractersticas e problemas de seu entorno prximo, suas necessidades de aprendizagem... dever tambm refletir permanentemente sobre sua prtica, buscando os meios de aperfeio-la". (Programa re-aprender 1995).

Nota-se que o educador da EJA deve oportunizar uma explorao especfica dos contedos para essa clientela, reforando a capacidade crtica, estimulando a inquietao, investigao e curiosidade de seus alunos. Outro ponto de destaque a necessidade de estimular a capacidade crtica dos alunos ser estimulada a partir do momento em que v relevncia nesses contedos, no os vendo como algo aleatrio a ele, medida que o professor faz relaes dos contedos com suas experincias de vida. A prtica do professor tem que ser condizente com o que diz, o professor tem que possuir uma prtica testemunhal que o rediz em lugar de desdiz-lo (FREIRE,1987 p.38). Dessa forma, seu pensar certo (aquilo que diz) deve, portanto, estar aliado ao seu fazer certo (sua prtica pedaggica), para que possa testemunhar o que realmente se vivencia. Este pensar certo aquele que no preconceituoso, autoritrio, arrogante, insensato, esnobe, devendo ser ensinado nas escolas concomitantemente com o ensino dos contedos, produzido pelo prprio aprendiz em comunho com o professor formador (FREIRE, p.43). Logo, observa-se que o professor da EJA tem que ter a clareza de que foi o processo histrico e social do aprender que influenciou a descoberta do ensinar, dessa forma, no se pode desconsiderar a significao presente nas experincias de vida fora do ambiente escolar, para este processo ensino-aprendizagem. 6-CONSIDERAES FINAIS A relao professor-aluno d-se pela interao social entre ambos. no contexto da sala de aula, e, no convvio dirio entre si, que o aluno vai aprendendo hbitos, assimilando valores, desenvolvendo habilidades. A educao seja ela escolar ou do mundo o fenmeno que s ocorre em razo de um processo bsico de interao entre pessoas. Que a Educao um processo eminentemente social, julgamos desnecessrios investir, tal a evidncia com que isto se manifesta. Alis, poderamos ir mais alm, ao dizer que a Educao existe exatamente porque o homem um ser gregrio e que s se realiza como tal a partir do momento em que entra em relao com o seu semelhante. O ato de ensinar e aprender so processos essencialmente sociais, porque as relaes entre quem ensina e que aprende repercutem sempre na aprendizagem. De certa forma o professor sempre

aprende algo com o seu aluno, na medida em que reconhece que esse aluno traz consigo um mundo particular, cheio de conhecimentos singulares, que adquiriu no seu ambiente familiar, no seu grupo social. O educando uma pessoa que se desenvolve que atualiza suas possibilidades, que se ajusta e se reajusta, mediante processos dinmicos, orientados por valores que lhe conferem individualidade e prospectividade. Deste modo ao professor cabe a responsabilidade de valorizar cada vez mais a interao que deve haver entre ele e o seu aluno, pois se v nessa interao um processo de intercmbio entre conhecimentos, idias, ideais e valores, que atuam diretamente na formao da sua personalidade enquanto ser humano. E para que isso acontea, para que haja a construo coletiva do conhecimento, preciso que a relao professor-aluno seja baseada no dilogo livre, espontneo e verdadeiro. Por interao social entende-se que seja o processo da influncia mtua que as pessoas exercem entre si. Assim, numa sala de aula, deve haver essa troca de influncia, do professor em relao ao aluno e vice-versa, pois destacamos pelo nosso contexto escolar atual, que a influncia que o professor exerce sobre o aluno ainda muito grande, e esta pode ser positiva ou o que pior, negativa. Por isso se diz que o comportamento e as atitudes de um professor so de fundamental importncia para que contribuam para a aprendizagem do seu aluno e para a sua formao. O professor como facilitador da aprendizagem deve ser aberto a novas experincias, procurar compreender numa relao emptica, tambm os sentimentos e os problemas de seus alunos e procurar conduzi-los auto-realizao. A responsabilidade da aprendizagem e dos objetivos a serem alcanados misso de ambos, o professor deve identificar no aluno o que mais significativo para ele e conduzi-lo a alcanar essa meta. Portanto, o processo de ensino-aprendizagem depende tambm de como se d a relao entre eles. Em um estudo sobre o bom professor, foi investigado por Cunha (1994, p. 7071), o dia-a-dia deste como indivduo e como educador. Analisa tambm sua prtica metodolgica, e a partir de uma caracterizao deste profissional, foram propostos novos direcionamentos para a formao dos mesmos e tambm para os cursos de magistrio. No entanto, sua anlise a respeito da relao professor-aluno passa pela forma com que o professor trabalha os contedos, como se relaciona em sua rea de conhecimentos e por sua satisfao em ensinar.

A importncia da relao entre o educador e o educando to fundamental, de forma que a predileo do aluno por algumas disciplinas, muitas vezes passa pelo gostar, ou no, de um determinado professor. O primeiro professor da uma criana tem uma importncia muito grande na atitude futura desse educando, no s durante sua fase de aprendizagem, mas na sua relao com os sucessivos professores o que nos disse Hilal (1985, p. 19). A relao professor-aluno deve acontecer num clima que facilite ao aluno sua aprendizagem, o professor por sua vez dever valorizar o aluno permitindo que o mesmo avance em sua jornada de construir seu conhecimento e que seja, assim, cada vez mais sujeito da sua histria. A motivao dos alunos para a aprendizagem, atravs de contedos significativos e compreensveis para eles, assim como os mtodos adequados, fator preponderante na atitude de concentrao e ateno dos alunos. Se estes estiverem envolvidos nas tarefas, diminuiro as oportunidades de distrao e de indisciplina. Por outro lado, a aprendizagem no uma atividade que nasce espontaneamente dos alunos. Por mais que o professor consiga a motivao e o empenho dos alunos e os estimule com elogios e incentivos, dever sempre cobrar o cumprimento das tarefas. Mesmo que eles no queiram, devem estar cientes de que o no-cumprimento dessas atividades ter consequncias desagradveis. Ao nosso entender, as relaes estabelecidas entre o professor e o aluno constituem a cerne do processo pedaggico. impossvel desvincular a realidade escolar da realidade do mundo vivenciada pelos discentes uma vez que essa relao segue na mesma direo. Sendo assim, ambos podem aprender e ensinar atravs de suas experincias. Assim, foi possvel rever alguns aspectos da educao de jovens e adultos, a formao do professor e suas prticas de ensino na EJA, alm de constatar que a EJA uma educao possvel. Ao longo dos anos, os avanos da tecnologia e da economia tm feito com que as pessoas sintam necessidade de retornar sala de aula para aprimorar seus conhecimentos ou conseguir um diploma atestando uma escolarizao mais elevada.

7-CONCLUSO Observa-se que este artigo pretende identificar as caractersticas que deve possuir o professor que atua com jovens e adultos e a importncia do respeito ao conhecimento que o aluno traz de seu dia-a-dia. Fazer com que o aluno seja um ser pensante, crtico e produtor do seu conhecimento, requisito bsico ao docente. O professor um suporte na sala de aula e muitos alunos tm seu professor como o espelho. Enfim, foi evidenciado que o professor que atua com jovens e adultos deve ter uma capacitao especfica para lidar com esses alunos. Tal medida favorecer o processo de aprendizagem e aumentar a satisfao dos alunos e, consequentemente, diminuir a evaso escolar. Percebe-se, tambm, que a EJA indiscutivelmente uma educao possvel. Ou melhor, imprescindvel. E que o atraso para o ingresso na educao formal no motivo para o no ingresso mesmo que tardiamente, uma vez que a educao um processo continuado e atemporal. Dessa forma, a educao na EJA deve basear-se no dilogo, que propiciar a ao e a reflexo sobre sua situao de opresso, utilizada pela classe dominante para manipular a conscincia dos oprimidos, atravs da interiorizao de seus valores, por meio da classe oprimida, que vem repleta de um sentimento de inferioridade e impotncia, favorecendo o isolamento e as posies artificiais entre cada grupo de oprimidos. esse dilogo que possibilitar a busca pela unidade na diversidade. Contudo, importante lembrar que todos podem e devem contribuir para o desenvolvimento da EJA: os governantes devem implantar polticas integradas para a EJA, as escolas devem elaborar um projeto adequado para seus prprios alunos e no seguir modelos prontos, os professores devem estar sempre atualizando seus conhecimentos e mtodos de ensino, os alunos devem sentir orgulho da EJA e valorizar a oportunidade que esto tendo de estudar e ampliar seus conhecimentos. sociedade cabe contribuir com a EJA no discriminando essa modalidade de ensino nem seus alunos, e por fim, as pessoas em geral que conhecerem um adulto analfabeto deve falar da importncia da educao e incentiv-los a procurar uma escola de EJA.

*** The teacher student relationships in classroom: the new mean

Gisele Maria Viana Martins Edinalda Maria Almeida da Silva

This article presents The Youth and Adults (EJA) discussing reconstruction of knowledge, lies in education, a privileged place for the resumption of schooling. This space is permanent construction trade, is one of the indicators that the teacher / student point of departure and arrival of the process of developing knowledge. This study aimed to focus on classroom EJA, as a place of exchange, where the actors moving in the institutional school building bonds, knowledge of movements ranging from conflict to search for socializing and generating output of learning. Keywords: teacher- student relationship- the contradictions the classroom- teaching practice

REFERNCIAS ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 28 ed. So Paulo. Cortez, 1993. ARBACHE, Ana Paula Bastos. A formao do educador de pessoas jovens e adultas numa perspectiva multicultural crtica. Dissertao de Mestrado. Rio de Janeiro. Papel Virtual Editora, 2001. BRANDO, Carlos Rodrigues. A educao como cultura. So Paulo. Brasiliense, 1985. BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educao. Disponvel em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 10 maio 2002. BOFF, Leonardo. Tempo de transcendncia: o ser humano como projeto infinito. Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2000. BOFF, Leonardo, O despertar da guia: o diablico e o simblico na construo da realidade 19,Petrpolis RJ, ed.Vozes, 1998. CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fcil: Leitura crtico-compreensiva: artigo a artigo. Petrpolis: Vozes, 1998. CURY, Carlos Roberto Jamil. Por uma nova Educao de Jovens e Adultos. In: TV Escola, Salto para o Futuro. Educao de Jovens e Adultos: continuar e aprender por toda a vida. Boletim, 20 a 29 set. 2006. Disponvel em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2004/eja/index.htm. Acesso em: 04 set. 2006. FUCK, Irene Terezinha. Alfabetizao de Adultos. Relato de uma experincia construtivista. 2ed. Petrpolis: Vozes, 1994. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. - 17. Ed Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. (O mundo, hoje, V.21). FREIRE, Paulo. Educao como Prtica da Libertao. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 150 p. ilust. Apndice: p. 123 149. FREIRE, Paulo. 1921. Conscientizao: teoria e prtica da libertao: uma introduo ao pensamento de Paulo Freire/ Paulo Freire: [traduo de Ktia de Melo e Silva: reviso tcnica de Benedito Eliseu Crintal] 3. Ed So Paulo: Moraes. 1980. FREIRE, Paulo, 1921. Conscincia e histria: a prxis educativa de Paulo Freire: antologia (de textos selecionados) / (de) Paulo Freire; Seleo, estudo preliminar e notas de Carlos Alberto Torres Novoa; (traduo Mnica Mattar Oliva) So Paulo: Ed Loyola, 1979. FREIRE, Paulo. Educao e mudana. Traduo de Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE,Paulo. A importncia do ato de ler: em trs artigos que se completam. 27 ed.So Paulo.Cortez.Autores Associados,1992. GADOTTI,Moacyr.Perspectivas Atuais da Educao Artmed, 2000. GERHARDT, Heinz-Peter. Uma voz europia: Arqueologia de um pensamento. Disponvel em: <http://www.ppbr.com/ipf/bio/europeia.html>. Acesso em: 11 maio 2002. HADDAD, Sergio. Estado e Educao de Adultos (1964 - 1985). So Paulo: Faculdade de Educao da USP, 1991. 360 p. ______.Lei de Diretrizes e Base da Educao n 5692 de 11.08.71 , captulo IV. Ensino Supletivo. Legislao do Ensino Supletivo, MEC, DFU, Departamento de documentao e Divulgao, Braslia, 1974. MCLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionrio: Pedagogia do dissenso para o novo milnio/ Peter Mclaren. (traduo Mrcia Moraes e Roberto Cataldo Costa) Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000. OLIVEIRA, Ins Barbosa; PAIVA, Jane (orgs.). Educao de jovens e adultos. Rio de Janeiro. DP&A, 2004. PAIVA, Vanilda Pereira. Educao popular e educao de jovens e adultos. Rio de Janeiro: Edies Loyola, 1973. ______.PARECER n 699/71. Regulamenta o captulo IV da Lei 5.692/71 . 06 de julho de 1972. Constituio Federal de Educao. Rio de Janeiro. ______. Plano Nacional de Educao. Disponvel em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 10 maio 2002. PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO. http://mec.gov.br/alfabetiza/default.htm. Acesso em: 21 ago. 2004. PINTO, lvaro Vieira. Sete lies sobre educao de adultos. 11 Edio. So Paulo. Cortez, 2000. RIOS, TEREZINHA AZERDO. EDUCAO, TICA E POLTICA : REFLEXO SOBRE A NOO DE COMPETNCIA NA PRTICA EDUCATIVA. So Paulo: 1988. 115 f. Dissertao (Mestrado em Educao) - Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo.

RIOS, TEREZINHA AZERDO. TICA E COMPETNCIA So Paulo: Cortez, 2001. 86 p. (Questes da nossa poca ; v. 16).BBE. VIEIRA, Maria Clarisse. Fundamentos histricos, polticos e sociais da educao de jovens e adultos Volume I: aspectos histricos da educao de jovens e adultos no Brasil. Universidade de Braslia, Braslia, 2004. VVIO, Cludia Lemos. Viver, aprender: educao de Jovens e Adultos (Livro 1) So Paulo: Ao Educativa; Braslia: MEC, 1998.

Вам также может понравиться