Вы находитесь на странице: 1из 16

Universidade Federal de Gois Faculdade de Artes Visuais Programa de Ps-Graduao em Arte e Cultura Visual - Mestrado

Histrias em Quadrinhos Autorais e Processos Criativos: Dois estudos de caso

Matheus Moura Silva - PPGACV-FAV/UFG Edgar Franco - PPGACV-FAV/UFG

Argentina / Brasil 2012

Quadrinhos Autorais so frutos da tcnica aliada expressividade humana capacitada pela criatividade

Mercado de comics -

A sensibilidade, no entendimento de Ostrower (1977, p.13), no age sozinha A sensibilidade, no entendimento de Ostrower (1977, p.13), no age sozinha sendo sendo complementada por uma srie de complementada por uma srie de capacidades mentais: conscincia; memria; capacidades mentais:
associaes; formas e ordenaes interiores; e tenso psquica

conscincia; memria; associaes; formas e ordenaes interiores; e tenso psquica.

esto intrinsecamente ligadas ao indivduo ou s prprias vivncias dele

Quadrinhista Arquiteto Designer Cengrafo Escultor

existe, nas Histrias em Quadrinhos Francesas, um 'antes do Druillet' e um 'depois do Druillet', principalmente no que diz respeito a organizao de elementos numa pgina de quadrinhos (Idem, ibdem: s/p)

Phillipe Druillet (1944-)

Druillet emprega tendncias expressionistas voltadas para o chamado movimento dark, o surrealismo, o realismo fantstico de Escher e at o barroco, na sua multipolaridade, traduzida pela pluralidade. (Rahde & Cauduro, 2004:104105)

Fiz um lbum totalmente destrutivo, que foi abraado por hard rockers [] Acho que meu lbum mais importante [] um lbum difcil, duro de lidar. Eu estava falando de uma verdade humana, de algo que me essencial, e eu estava com grande sofrimento, mas transmutei minha dor, como numa alquimia, em algo positivo, uma homenagem a minha mulher perdida. Eu estava em tal estgio de Figura 1: La Nuit (Druillet, 1975: 53-54) depresso que fiz uma reao violenta. No era um dio a morte definitiva. Os protagonistas de La Nuit so niilistas, drogados, vivem num mundo sem escapatria, o que os Sex Pistols depois chamaram de No Future. De repente, escrevendo aquilo, me vi preso a realidade do horror. E daquilo tentei fazer algo, sublimar. (Druillet, 2008: s/p)

La Nuit (Druillet, 1975: 53-54)

Quadrinhista Literato Ator Roteirista

o artista surpreende seus leitores com um trao expressionista, muito mais prximo da linguagem do cinema que das revistas de histrias em quadrinhos (Mutarelli; Vergueiro, 2011: 205)

Loureno Mutarelli (1964)

A minha primeira graphic novel, Transubstanciao (1991), um trabalho totalmente teraputico. Estava em depresso profunda, tinha tido muitos ataques de pnico com agorafobia bem violentos, estava h trs meses deitado no mesmo lugar e era carregado pelos meus pais trs vezes por semana para o psiquiatra. Quando consegui melhorar, comecei a fazer esse trabalho, que foi muito teraputico. A partir da, fiz dez anos de psicanlise freudiana e tomo medicao h muitos anos. J fui diagnosticado como bipolar, mas, meu atual psiquiatra no tem certeza disso, portanto venho me medicando somente com antidepressivos e tranqilizantes. Costumo dizer que meu trabalho um mergulho. (Mutarelli, 2008: 170).

Transubstanciao (Mutarelli, 1991: 30)

as atividades criadoras favorecem a incorporao harmoniosa de novas descobertas perceptivas, de experincias emocionais diferentes e de disciplina interna () o indivduo tem a oportunidade de canalizar tenses, conflitos, sentimentos de frustrao, de insatisfao ou de minusvalia [sic] (NOVAIS, 1972: 106).

Salles e o processo de conhecimento (2009, p. 126)

HQ autoral e Arte Diferena conceitual e carregada de preconceito

Formalismo McCloud (2005)critrios de profundidade para uma obra de arte ou quadrinho autoral 1- a sensibilidade; 2- a expresso do Eu; 3- a interao conceitual; 4- o formalismo; 5- o objetivo; 6- e a necessidade de comunicao

Sublimao

Referncias: DRUILLET, P. (2008): O passado, Presente e Futuro de Druillet. [19 de maio, 2008]. So Paulo, + SOMA. Entrevista concedida a Joaquim Ghirotti. GLOTON, R.; CLERO, C. (1971): La creatividad en el nio. KNELLER, G. F. (1978): Arte e cincia da criatividade. MAY, R. (1982): A coragem de criar. MUTARELLI, L. (2008): A estranha arte de produzir efeito sem causa. [20 de agosto, 2008]. So Paulo, Psicanlise e Cultura; v.31 n.47 p.170-179. Entrevista concedida a Cludio Rossi. MUTARELLI, L. (2008): Autor em trnsito. [06 de outubro, 2008]. Recife, O Grito!. Entrevista concedida a Germano Rabello e Paulo Floro. MUTARELLI, L.; VERGUEIRO, W. (2011): Loureno Mutarelli e a produo de graphic novels no Brasil en VERGUEIRO, W.; SANTOS, R. E dos. (eds.) (2011): A Histria em Quadrinhos no Brasil, So Paulo, Laos, 200-217. SILVA, N. M. (2002): Fantasias e Cotidiano nas Histrias em Quadrinhos. NOVAES, M. H. (1972): Psicologia da Criatividade. OSTROWER, Fayga. (1977): Criatividade e Processos de Criao. RAHDE, M. B. F.; CAUDURO, F. V. (2004): Philipe Druilet e a ps-modernidade, Revista FAMECOS, 24: 100-109. SALLES, C. A. (2009): Gesto Inacabado: processo de criao artstica. WAHBA, L. L. (2009): Criatividade, inspirao, possesso e arte en PINTO, G. C. (eds.) (2009): Coleo memria da psicanlise Carl Gustav Jung, So Paulo, Duetto Editorial, 82-89.
-----------------Matheus Moura Silva Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Arte e Cultura Visual na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Gois (UFG), na linha de Poticas Visuais e Processos de Criao. Matheus Moura ainda jornalista, editor, roteirista e produtor cultural. Edgar Franco ciberpaj, artista multimdia, criador premiado de histrias em quadrinhos, HQtrnicas, obras de web arte, instalaes interativas, mentor do projeto musical cbrido Posthuman Tantra. Pesquisador ps-doutor em arte e tecnocincia pela UnB, doutor em artes pela ECA/USP, mestre em multimeios pela UNICAMP, e professor do Programa de Ps-graduao em Arte e Cultura Visual da FAV/UFG.

Вам также может понравиться