Вы находитесь на странице: 1из 6

Governo de JK em aliana com os Estados Unidos

Juscelino Kubitschek e as Multinacionais

O governo de JK, considerado como uma ponte entre o velho e o novo Brasil, era de carter desenvolvimentista, no qual adotava-se o lema 50 anos em 5 dias. Para tal desenvolvimento econmico foi utilizado o chamado Plano de Metas. O plano de metas se baseava na expanso do setor industrial, com investimentos na produo de ao, alumnio, papel e celulose, borracha, construo naval, maquinaria pesada e equipamento eltrico. Para isto, houve a emisso monetria e a abertura da economia ao capital estrangeiro. O capital estrangeiro era aplicado no setor industrial atravs das Multinacionais, ou seja, a sede de uma indstria, localizada em um pas geralmente desenvolvido, possui filiais em outros pases.

Influncia do capital estadunidense na economia brasileira


As indstrias automobilsticas, juntamente com as indstrias de cigarros, farmcia e mecnica, fizeram parte das principais multinacionais no Brasil. Entre elas, destacam-se duas principais, a Ford e a General Motors, ambas de origem norte-americanas. Nessas indstrias, cerca de 40% das peas produzidas eram nacionais, enquanto que o restante tinha de ser importado das indstrias-sede.

Primeiro veculo Ford, F-600, produzido durante o Plano de Metas.

Veculo Chevrolet Brasil, picape modelo 3100, produzido pela GM no Brasil.

At que ponto a aplicao do capital estrangeiro na economia brasileira se apresenta benfico?

Ao mesmo tempo em que o Plano de Metas apresentou consequncias positivas, como o crescimento em 80% da produo industrial, os malefcios trazidos pelo mesmo se estendem at os dias atuais: Controle da economia nacional pelas multinacionais; Aumento da dvida externa brasileira; Elevao inflacionria (devido produo monetria); Desenvolvimento industrial focado no eixo SP/RJ/MG, causando o abandono nordestino.

Operao Pan-Americana
A operao Pan-Americana foi uma iniciativa da diplomacia brasileira, sob o governo de Juscelino Kubitschek, a qual tinha o objetivo de unir os pases do continente americano em torno de um projeto de desenvolvimento social e econmico, combatendo a pobreza e o subdesenvolvimento. No perodo da guerra fria, a OPA era propagandeada como um meio de evitar os regimes socialistas. O projeto consistia no compromisso dos Estados Unidos para com a erradicao do subdesenvolvimento da Amrica Latina. Assim, a ateno da superpotncia era atrada para os pases latinos, possibilitando que o crdito poltico de Washington se tornasse maior. Os objetivos da OPA seriam alcanados por meio das seguintes metas, incluindo todos os pases americanos: introduo de investimentos financeiros nas regies mais necessitadas do continente; constituio de uma assistncia tcnica para aumentar a produtividade, levando a maior retorno financeiro dos investimentos realizados; conservao dos preos das commodities comercializadas pela Amrica Latina; promoo da liberalizao institucional internacional; pesquisa para uma constante ampliao da pauta de recursos disponveis;

A proposta da OPA foi bem recebida pelo presidente norte-americano, e conversaes foram postas em marcha. No entanto, logo depois Cuba adota um regime socialista, o que mobiliza todos os esforos norte-americanos em erradicar o regime instalado na ilha caribenha. Agora, a prioridade dos EUA seria o combate ao comunismo na Amrica. O presidente seguinte, John Kennedy, se apropria da ideia da OPA, adaptando-a aos objetivos da poltica estadunidense. Batizada de Aliana para o Progresso, esta se concentrava pesadamente no combate ao comunismo, fazendo uso de financiamentos, muitas vezes sem qualquer critrio de planejamento social, utilizados to somente para custear governos simpticos aos ideais pregados por Washington.

Nomes: Catherine Novacovski Luciana Karine dos Santos Renata Sugitani Chimilovski

Turma M11

Вам также может понравиться