Вы находитесь на странице: 1из 10

Sistemas de Inventariao e Gesto Patrimonial

Inventrios consistem basicamente em listas. So listas que descrevem todos os bens e ativos patrimoniais de uma empresa, sejam ativos disponveis para resgate futuro tais como aplicaes financeiras, sejam bens fisicos e intelectuais tais como patentes ou ento bens utlizados no dia a dia no sistema produtivo. Em suma, inventrio fsico engloba toda a gama de bens de toda espcie disponveis dentro de uma empresa. A grande questo na hora de se produzir um bom inventrio que realmente descreva a realidade corporativa a organizao. Inventrios so dinmicos. Aplicaes financeiras variam constantemente ( com ganhos e perdas ), os nveis de estoque de matria prima variam diariamente, bens fsicos so comprados e vendidos ( quanto maior a empresa, maior esta velocidade ) justamente neste contexto que entra a Gesto Patrimonial. Para atender a um contexto dinmico, precisamos de um sistema dinmico de Gesto do Patrimnio. Juntamente com o Balano Patrimonial e o clculo da Depreciao, a inventariao uma das bases da Contabilidade Moderna. O modo com que a legislao determina que seja produzido um inventrio varia de pas para pas e mesmo dentro de deste, varia de poca para poca. O sistema e a metodologia de gesto patrimonial adotadas, devem sempre se adequar a este contexto.

Segundo a escola indstrial Clssica Ocidental ( Fordismo ) adotada de um modo geral por empresas de manufatura, o inventrio tem como base os seguintes fatores:

Gerenciamento do Estoque da Matria Prima: Todo o estoque de matria prima deve ser devidamente contabilizado para poder ser lanado no inventrio. Material em Processo: Materias primas e recursos que j comearam a ser alocados na produo, tambm devem ser inventarializados. Produtos Acabados: Estoque de todos os produtos acabados, ainda armazenados na empresa e disponveis para venda.

Segundo a escola indstrial Clssica Oriental ( Toyotismo ), adotada de um modo geral por empresas com maior escala de produo e venda e que adotam o sistema Just in Time, todos os fatores considerados acima podem ser desprezados na produo do inventrio, j que segundo a teoria do Toyotismo as empresas no devem manter estoques e nem produtos acabados dentro do seu parque produtivo. Embora Fordismo e Toyotismo sejam contextos industriais totalmente distintos ( praticamente opostos ), e embora possa haver trnquilamente novos contextos locais baseados parte em um, e parte em outro, um bom sistema de gesto patrimonial sempre pode auxiliar na racionalizao e otimizao da produo de inventrios, j que ele prov todo o dinamismo e modularizao necessrios, se adaptando a qualquer contexto. Modularizao da Gesto Patrimonial e a Produo de Inventrios O principal modo com que a gesto patrimonial pode auxiliar na produo de inventrios atravs da modularizao da gesto dos bens. Dividindo o Controle do Patrimnio em nvel celular de organizao, dilumos o problema da organizao e podemos especializar os mdulos para maximizar a eficincia. Entre os principais mdulos que podemos implementar em um projeto de gesto patrimonial, visando a produo otimizada do inventrio, temos:

Gesto Orgnica da Estrutura Fsica Gesto de Estoque e Matria Prima Gesto de Bens Mveis Gesto de Ativo Imobilizado Gesto de Conservao e Manuteno Gesto do Parque Tecnolgico e Equipamentos de Informtica Gesto de Seguros

Gesto Patrimonial Inventrio de Patrimnio Publicado por: Equipe CPCON Inventrio de Patrimnio Definio Bsica

De forma sucinta, os inventrios so basicamente uma lista detalhada dos bens de um determinado empreendimento. no inventrio que ser levantado a lista de todos os ativos, tais que sero contabilizados posteriormente pela equipe de Gesto Contbil. Na Gesto Patrimonial, o inventrio de patrimnio, o levantamento de todos os ativos ( tangvel, intangvel, ativo imobilizado, etc ) do empreendimento. Em exemplo prtico, o inventrio de patrimnio, ou mesmo, de estoque de um supermercado , por exemplo, os produtos que este disponibiliza para as vendas. contabilizado tambm no inventrio, produtos a serem utilizados na fabricao de outras mercadorias. Em suma, como observado nas definies acima, o inventrio, de forma geral, se comporta com o mesmo foco nos diversos campos de atuao, com mudana, apenas nos itens a serem destacados. Inventrio de Patrimnio Relevncia na Gesto Contbil Com a definio bsica sobre inventrio j ratificada, interessante destacar os aspectos legislativos do mesmo. interessante ressaltar que cada pas segue suas prprias regras na rea de inventrio e contabilidade. As regras contbeis a serem empregadas diante o inventrio de patrimnio seguem, no Brasil, as definies do Conselho Federal de Contabilidade, juntamente com as Normas Brasileiras de Contabilidade.

Diante o controle do patrimnio, as tributaes baseadas no lucro real sero relevantes diante escriturao no livro de Registro de Inventrio de Patrimnio ao final de cada perodo ou exerccio do empreendimento. Inventrio Fsico dos Bens Controle de Eficincia Um fato relevante na gesto patrimonial eficiente o controle efetivo de estoques, atravs de inventrios otimizados e atualizados. Com o maior controle do volume de itens, possvel garantir uma poltica de estoques mnimos, reduzindo o capital e investimento parado, e otimizando os lucros. Tal poltica de eficincia, s garantida pela acuracidade do inventrio e uma gesto empresarial clebre.

Inventrio de Patrimnio Depreciao e Teste de Recuperabilidade de Ativos interessante ressaltar as vantagens da acuracidade dos inventrios de patrimnio, atravs tambm de uma poltica de engenharia de avaliaes satisfatria. A primazia de ganho atravs, primeiramente, da gesto do patrimnio eficiente, no qual, os gestores do empreendimento, com base nos recursos disponveis, assim como o estado dos mesmos, garantem solues estratgicas diferenciadas. Do ponto de vista legislativo, interessante ter acesso de forma eficaz no estados dos ativos. Desta forma, verificado a necessidade ou no de execues de avaliaes ( teste de impairment, teste de recuperabilidade, etc. ) e laudos ( laudo de vida til ) alm de agilizar o processo, caso seja verificado variaes na depreciao, ou haja necessidade de reduo ao valor recupervel de ativos conforme mudana da lei 11.638/07.

O Conceito Bsico do Inventrio Patrimonial

Estoque de mercadorias, produtos prontos, documentos, bens, maquinrio, tudo isso fundamental para que a sua empresa funcione corretamente. Em empresas pequenas simples controlar o fluxo de entrada e sada destes tens, mas quando a empresa cresce e ganha complexidade muito interessante realizar um controle patrimonial mais profissional. Este processo de controle do patrimnio de sua empresa feito atravs de um processo de criao de um bom Inventrio Patrimonial. Se atualizado, constantemente e corretamente, um Inventrio Patrimonial se torna um item estratgico fundamental para os executivos e gerentes da empresa, pois atravs dele possvel ter uma tima viso global do funcionamento dos negcios. Especificando um Inventrio Patrimonial Mas especficamente, como se constri um inventrio patrimonial ? O que deve ser listado no mesmo ? A palavra Inventrio, que vem do latim Inventarium, nada mais que a lista ou relao completa de Bens Patrimoniais presente dentro da empresa ou ento estocados em locais externos. A principal funo do Inventrio Patrimonial localizar e listar todo este patrimnio, no entanto, dados adicionais interessantes tambm podem ser anexados, criando assim um documento completo de Gesto Patrimonial. Alm de listar os bens, em um Inventrio Patrimonial tambm podem aparecer as seguintes informaes:

Descrio do item, enumerando o tipo de bem e tambm sua funo na cadeia produtiva da empresa, se uma matria prima, documento, prottipo, etc Quantidade de itens estocados ( este item deve sempre ser sempre atualizado ), a quantidade de itens estocados interessante pois pode informar a gerncia de Controle Patrimonial se novas compras devem ser realizadas ou no. Local onde est o bem, citar o local onde est o bem patrimonial tambm interessante pois pode ajudar a melhorar e planejar o sistema de logstica da empresa. Valor dos itens, o valor dos itens dentro do Inventrio Patrimonial fundamental para que se implemente uma poltica efetiva de controle de custos.

Levando em conta, a quesito Descrio do Item, segundo as regras bsicas da Contabilidade Brasileira, alm da descrio fsica dos mesmos, eles podem ser separados em 3 categorias distintas para facilitar o controle:

Matria Prima: Todo e qualquer tipo de material usado na fabricao de outro bem. Nesta categoria, que a mais ampla, podem ser enquadrados desde alimentos at componentes eletrnicos usados na fabricao de um aparelho maior.

Material em Processo: Os materiais em processo diferem das matrias primas, no sentido em que so materiais que j comearam a ser processados para a transformao em produtos finais. No contexto do Inventrio Patrimonial est entre a matria prima e o produto pronto. Produto Pronto: So os produtos ou manufaturas finais, acabados, testados e prontos para venda. Em geral, so os itens mais valiosos ( maior valor agregado ) da lista do Inventrio Patrimonial.

O Inventrio Patrimonial e a Construo de Estoques

Embora algumas empresas prefiram trabalhar com o sistema Just-in-Time ( produo de manufaturas sem a construo de estoques ), a implementao de um bom sistema de estoque, controlado por uma equipe sria de Gesto Patrimonial pode ser um fator estratgico decisivo. Embora manter um estoque de matrias primas, materiais em processo e produtos prontos implique em um custo adicional, um estoque pode ser muito til em momentos de crise, quando por exemplo, as materias primas subirem de preo ou ento estarem em falta no mercado. At mesmo na questo de vendas, ter um estoque de produtos prontos, devidamente contabilizado por um Inventrio Patrimonial, pode ser muito til no caso do fechamento de um grande negcio inesperado.

O que inventrio de ativos ? Publicado por: Equipe CPCON Qual a definio de Inventrio ? De forma direta e sucinta, inventrio pode ser definido como uma pesquisa ou registro documentado de uma relao dos bens e sua localizao. Um exemplo simples um estoque de mercadorias, e o inventrio das mesmas seria uma tabela esclarecendo os tipos de bens neste estoque e algumas caractersticas pertinentes sobre os mesmos. interessante destacar tambm a origem da palavra inventrio que vem do latim, da palavra inventarium. A relao de inventrio de ativos e o controle patrimonial

Tendo em vista a definio do inventrio de bens, sua ligao ao inventrio de ativos direta. Os ativos so os bens das empresas, desta forma a associao pode ser feita de forma simples. Mas qual a relao do inventrio de ativos e o controle patrimonial de um empreendimento? A resposta parece ser intuitiva, e mesmo! De forma anloga, pense no somente em pequenas empresas, mas tambm em grandes empreendimentos que possuam grande quantidade de ativos. necessrio ter o controle de todos os bens da empresa, no somente para fins legais e contbeis, mas tambm por segurana. O inventrio de ativos tem como papel principal manter registros atualizados para os gestores, sobre todos os bens do empreendimento, alm de garantir um controle sobre os mesmos, evitando furtos, depreciaes e afins. Do ponto de vista de gesto contbil interessante ter o controle de todos os bens e fazer avaliaes peridicas sobre caractersticas de determinados ativos. Pode parecer algo intuitivo, porm pense em grandes galpes com mquinas guardadas aps longo uso que poderiam cair no esquecimento. Mesmo que tais ferramentas, equipamentos e mquinas no tenham um uso constante, elas estaro contabilizadas contabilmente e suas depreciaes esto sendo contabilizadas, e se for necessrio, haver a referente baixa contbil. Da mesma maneira, de forma legal e fiscal ser feito as atribuies necessrias e os registros das mesmas de forma eficiente. Na rea de segurana, o controle peridico das mesmas ir garantir maior segurana aos bens, pois com o controle e vigilncia haver inibio de algum eventual furto por parte de funcionrios ou terceiros. O inventrio de ativos e a reviso de vidas teis Um processo interessante nos empreendimentos so as avaliaes peridicas de todos os ativos ou de um determinado conjunto de ativos afim de analisar caractersticas que poderiam influenciar no valor contbil dos bens. Fica claro neste ponto a utilizao do inventrio de ativos de modo a organizar e classificar um conjunto de ativos para que os mesmos sejam avaliados. Neste aspecto, verificando a perda por impairment (recuperabilidade), depreciao, ou mesmo analisando demais caractersticas. Desta forma, gerado laudos especficos sobre a caracntersticas de alguns conjuntos de bens, tais laudos elaborados por profissionais competentes e aptos ao servio. Alguns laudos e testes com caractersticas comuns so: laudo de vida til (reviso de vidas teis), laudo de avaliao, teste de impairment (teste de recuperabilidade), entre outros.

O Inventrio Patrimonial no Contexto da sua Empresa


Publicado por: Equipe CPCON

As Origens do Conceito e da Palavra Inventrio

O conceito de inventrio patrimonial muito mais antigo do que parece. Desde que as sociedades humanas comearam a se organizar em ncleos urbanos e os bens primitivos comearam a ser produzidos, os lderes j sentiram a necessidade de criar inventrios rsticos. Na antiga civilizao Cretense que floresceu no Mar Mediterrneo, por exemplo, os arquelogos encontraram vrios artefatos antigos que tudo indica que sejam inventrios. Estes inventrios patrimoniais, provavelmente, tem 2 origens: ou foram encomendados e produzidos pelos Reis para controlar os estoques dos armazns imperiais ou ento foram produzidos por comerciantes particulares em s, j que os Cretenses so famosos como navegadores e vendedores de produtos. No que diz respeito a palavra Inventrio, ela vem do Latim Inventarium.

Embora o conceito de inventrio j existisse, como foi dito acima, ele era normalmente referido como lista de bens, uma palavra especfica para referi-lo ainda no tinha sido criada at a poca de Roma. interessante notar, que a palavra inventrio sofreu pouca alterao na grafia e fontica quando foi passando de uma lngua para outra. Do latim original Inventarium, a palavra se transformou em Inventory em Ingls, Inventario em Italiano e Linventaire em Francs.

O Inventrio Patrimonial na Contabilidade Moderna


Na contabilidade moderna, o conceito de Inventrio Patrimonial varia de pas para pas, de legislao para legislao, mas de um modo geral inventrio uma relao ou lista onde se registram bens. Um inventrio pode ser produzido de vrias maneiras diferentes: pode ser padronizado ( como obrigatrio em alguns pases ), pode ser uma descrio minuciosa ou ento uma simples enumerao. No Brasil, as definies gerais de como produzir e interpretar inventrios so definidas pelo Conselho Federal de Contabilidade ( CFC ) que rege o setor atravs da publicao das Normas Brasileiras de Contabilidade.

O que deve ser Registrado em um Inventrio Patrimonial ?


Os itens que devem ser registrados no inventrio patrimonial variam de acordo com a atividade econmica, tipo de empresa, tipo de tributao que ela sofre, dentre outros fatores. Em empresas de manufatura, por exemplo, a maioria dos itens do inventrio se encontra nos depsitos, j nas lojas ( varejo ) os principais itens ao acessveis ao consumidor. De qualquer forma, levando em conta os vrios tipos diferentes de negcio e os vrios contextos, temos sim alguns tipos bsicos de itens que podem ser listados nos inventrios:

Suprimentos: Itens que so necessrios no dia a dia da empresa ( materiais de escritrio e de manuteno de mquinas por exemplo ) mas que no esto diretamente envolvidos no processo de manufatura. Estrutura Fsica: Imveis, mveis e mquinas, fundamentais tambm para o funcionamento do negcio. Matrias Primas: Todo e qualquer item ou componente usado na fabricao de um produto. importante lembrar, que as matrias primas podem ser tambm produtos ( um produto as vezes apenas uma pea na fabricao de outro maior ou mais complexo ).

Material em Processo: Componentes e materiais que j comearam a ser processados, esto no meio de um processo de transformao. Produto Pronto: Produtos prontos, esto no estoque a espera de transporte ou ento esperando a melhor oportunidade para serem vendidos.

Вам также может понравиться